Conectar

Ver Versão Completa : Carburador entupindo

Thiago Serpa
02/05/2005, 21:10
Olá pessoal!! Meu jeep está com motor GM 151 gasolina e carburados weber de corpo simples. Tenho enfrentado problemas em virtude de sujeiro no carburados.. o trem entope e a lenta vai pro saco, só segura se ficar acelerando...

Com a gasolina a R$ 2,50, já viu né...
Pelo menos uma vez a cada 15 dias preciso levar no meca pra acertar, ele não cobra nada, mas o trantorno em si é o complicado, pois uso o jeep no dia a dia.

Vamos por eliminação...
O tanque é novo (colocado em fevereiro)
as mangueiras são novas, há um filtro de gasolina novo antes da bomba de combutível... 8)
Durante muitas vezes utilizei gasolina aditivada. Suspeito que o poder de "limpeza" dela tenha soltado as "cracas" da bomba de combustível, provocando o entupimento do carbura. :shock: :?

Minha suspeita procede? :cry:
Existe algum produto que possa limpar todo mundo de uma vez só e acabar com essa novela? :D
Alguém tem como explicar o procedimento de limpeza de um carburador, (explicação pra tia velha de 80 anos) ou é muito complicado para fazer em casa?! :idea: :?: :!:

Obrigado pela atenção pessoal!!

tio
02/05/2005, 22:57
tente colocar um filtro tambem apos a bomba de combustível ....embora eu ache que o problema possa estar no carburador.....tente trocar de mecanico , pois esse defeito não é muito comum , com tanque novo e mangueiras e filtros novos.....algumas mangueiras de baixa qualidade tb costumam se desfazer por dentro.
[]s

Thiago Serpa
03/05/2005, 09:20
Vou tentar ver em outra oficina... O carburador - pelo papo do mecanico -tá bom. Recentemente troquei todos aqueles reparos, agulha, etc

Thiago Serpa
03/05/2005, 09:30
Vou tentar ver em outra oficina... O carburador - pelo papo do mecanico -tá bom. Recentemente troquei todos aqueles reparos, agulha, etc

Como posso saber se o carburador tá f.. Caso ele esteja imprestável, vale trocar por um 2E?

Ronaldo B.
03/05/2005, 11:46
.... Caso ele esteja imprestável, vale trocar por um 2E?

Thiago,

Caso você decida trocar o carburador original por um 2E, ou você vai ter que colocar um flange ou trocar o coletor, porque o carburador de corpo simples é fixado através de 2 parafusos no coletor, enquanto que o 2E são 3 parafusos se não me engano, se estiver enganado, por favor me corrijam.

Outra coisa, o carburador 2E não equipava originalmente o motor GM151 e sim o motor do Monza 1.8 e do Santana 1.8 entre outros, o que pode resultar em alimentação insuficiente. Se você quiser trocar o carburador original por um de corpo duplo ou usa o 3E ou o H34-SEIE, mas em ambos os casos também é necessária a troca do coletor ou adaptação de uma flange, além da adaptação do conjunto do filtro de ar, que também é diferente.

O H34-SEIE é mais fácil de achar e mais barato que o 3E, além de ter uma manutenção mais simples e com peças de reposição de menor custo, mas tem um consumo ligeiramente superior que o 3E, mas também anda melhor.

[]´s

Thiago Serpa
03/05/2005, 12:02
VC tem uma idéia de quanto sai essa brincadeira!?

Caio
03/05/2005, 16:07
Andei fazendo umas cotações:

3E novo, mosca branca se achar 600,00

www.sbacarburadores.com.br base de troca 3E 350,00 (não tinha carcaças)
Outros modelos na faixa de 200,00 -250,00 base de troca

Outros lugares que eu liguei:

(15) 3223-1550 / 3223-3430 Sorocaba

Tem uma outra em Itapecerica achei no Google teclando carburadores

Tatão
03/05/2005, 18:54
concordo com a ideia de usar dois filtros, um antes e um depois da bomba, motivo:
filtro antes da bomba: impede que sujeira atrapalhe o trabalho da bomba, enroscando em uma das valvulas da mesma (uma valvula de entrada, outra de saida)
filtro depois da bomba: impede que eventuais pedacinhos de diafragma da bomba que se soltam e vão parar no carburadore te ferram o passeio.
e os dois filtros garantem que seu carbura só vai receber gasolina limpinha.
outra coisa, eu gosto de usar o segundo filtro (entre bomba e carburador) bem perto do carburador, só com um pedacinho de mangueira CRISTAL, aquela transparente, que não solta residuos de borracha como as lonadas

NeRo
03/05/2005, 19:32
Bão... eu vou começar do começo...
o tanque é novo... foi lavado antes de instalar?
como está a situação do filtro que está antes da bomba? está limpo? Se já tá detonado o problema é antes do carburador...
a bomba é a mecânica? é mais barato trocá-la que o carburador...

leopoldo
04/05/2005, 13:28
1- O certo é filtro só depois da bomba, pois evita trabalho excessivo da bomba em puxar fluido com restrição (filtro) e diminui a possibilidade de vapor lock em dias quentes. A própria bomba costuma ter um filtro interno na entrada.

2- mangueira "cristal" não é compatível com gasolina e com o tempo, endurece, racha e pode ser a causa de possível incendio.

Thiago Serpa
04/05/2005, 22:50
Bão... eu vou começar do começo...
o tanque é novo... foi lavado antes de instalar?
como está a situação do filtro que está antes da bomba? está limpo? Se já tá detonado o problema é antes do carburador...
a bomba é a mecânica? é mais barato trocá-la que o carburador...

Nero, o tanque foi lavado assim que chegou da loja, secou no sol e depois teve o buraco da boia e o bocal devidamente isolados até a instalação. Em virtude disso o filtro (colocado antes da bomba de gasolina :? ) apresenta-se limpim. Conclusão, a culpa fica da bomba de gasolina pra frente...

Minhas suspeitas: sujeira na bomba de combustível e mangueira lonada meia boca :?
Segundo o mecanico novo (esse é outro, segui a orientação do companheiro de fórum "tio") o problema era ocasionado porque a bóia estava encharcada. Ele deu uma boa geral no carburador (ele tá até mais bonitinho :D), trocou a bóia, agulha e reparos. Agora é esperar os próximos dias para ver como vai ficar...

Junto com o carburador caí na besteira de pedir pro cara trocar o garfo do motor de arranque, daí ele descobriu que um dos locais onde o motor é preso quebrou e foi uma porca soldada, deixando o motor de arranque torto, comendo as engrenagens...

Resumo da ópera...

Arranca motor e vai na retífica fazer uma nova solda no bloco (MIG dessa vez) no local onde o arranque fica preso...

Vamos pra manutenção preventiva, pois ficar tirando e colocando motor não é nada barato :?

Daí começou o efeito cascata... rolamento da embreagem tava chiando, ja aproveitou o embalo e tirou fora e coloca um novo... junto com ele, o disco da embreagem que já estava no final também... :(

Lá se foram minhas economias e mais uma vez o cardan dianteiro tem que esperar mais uns dias (sim, o Pingo ainda tá 4x2, uso ele no dia a dia e preciso manter ele rodando, com isso tem hora que acaba não sobrando nada pro cardan... Vida de estudante é f...)

Acho que até o final da semana ele sai do hospital (retífica é meio movimentada, complicado) daí posto os resultados!!

NeRo
05/05/2005, 07:22
Daí começou o efeito cascata...
Conheço bem esse efeito. :D

Thiago Serpa
09/05/2005, 19:09
Tristes novidades... O Pingo saiu da oficina no sábado, porém o carro ao ligar funcionava a lenta perfeitamente... daí era só dar uma andada de leve que o trem desregulava e morria quando em ponto morto

Novamente levei no meca... o cara desmontou o bura, jato de ar e o carai a 4... daí deu problema eletrico e o troço não ligava... (mais uma pra ranking)
Bom.. tirando o problema elétrico que certamente é mau contato, o que pode ser esse problema de morrer toda hora? Gigle errado? sujeira ou barbeiragem do mecanico?!

tio
09/05/2005, 23:50
Fala aí Thiago

Já tivemos a "novela mexicana" do Pagani , com a iginição eletronica....agora vamos á sua :lol: .....mas não se preocupe ,que a gente resolve.
o seu carburador que vc diz ser weber , corpo simples , deve se o modelo DFV 228.....pode estar ocorrendo entrada de ar por algum lugar , como coletor ou base do carburador empenada (isso é bem comum).
com o motor em funcionamento ,acelere um pouco no parafuso de regulagem da lenta e feche toda a regulagem do ar....ele terá que apagar.....se isso não ocorrer , tem entrada de ar falsa em algum lugar.

NeRo
09/05/2005, 23:54
Tio!
Sem querer puxar o saco 8), mas eu tava pensando nisso. Isso é bem comum mas quase mecânico nenhum olha (experiência própria).

Thiago Serpa
10/05/2005, 10:20
Valeu pela dica pessoal! Vou esperar o resultado da empreitada de hoje e ver essa possibilidade!! Assim que souber algo posto novidades!!
Como ocorre o empeno dessa base?

Tatão
16/05/2005, 18:51
pode dar entrada de ar tambem pelo eixo do carbura...

2- mangueira "cristal" não é compatível com gasolina e com o tempo, endurece, racha e pode ser a causa de possível incendio.

Oloko, sério ?????? HAHAHA

Thiago Serpa
16/05/2005, 19:01
Problema parcialmente resolvido... motor funcionando legal, mas quando frioainda morre algumas vezes :? A base foi corrigida e o eixo embuchado, tava com um feriado, nem folga era!!

André-4WD
13/10/2005, 16:07
Pegando carona no topico, estou pensando em colocar um segundo filtro entre bomba combustivel e carburador. Hj tenho um filtro comum antes da bomba ( sem problemas por enquanto).

Colocaria o atual filtro para depois da bomba e ANTES da bomba colocaria um filtro de vidro da marca incofil. O que acham?? :pensativo:

O filtro incofil teria dupla função: 1) retirar a sujeira vinda do tanque 2) colocaria o retorno do desborbulhador ( a ser instalado) p/ este filtro, pois o tanque de gasol nao tem retorno.

O que a experiencia de vcs me dizem??
Sds,andre