Ver Versão Completa : duvida no eletronico
galera,
comprei um jeep cj5 e ainda era platinado... procurei na minha região toda e não o eletrônico 4cc. tive uma idéia de compra a mesa do uno, cortei e soldei o pé do original do jeep. ficou ligando normal, só que na hora do teste eu sentir o carro mais fraco e o barulho da descarga aumentou... estou com duvida se isso esta acontecendo porque o cano de escape esta estourado e como o jeep ganhou mais pressão e o barulho aumentou e ficou com menos força... será que é esse o problema?
obrigado :concordo:
homerohermida
10/02/2011, 13:59
Provavelmente está fora de ponto. Acho improvável que as curvas de avanço do uno sejam iguais as do OHC
Provavelmente está fora de ponto. Acho improvável que as curvas de avanço do uno sejam iguais as do OHC
homero hermida,
poderia me explica com mais detalhes... porque sou novato nesse assunto.
não entendo muito a parte elétrica... valeu
homerohermida
10/02/2011, 18:38
O "ponto de ignição" é o momento que a faísca salta no eletrodo da vela de ignição. No meu Jeep, por exemplo, quando o motor está a 750 rpm, a faísca salta 8° APMS. Ao colocar o distribuidor do Uno, é fácil colocá-lo neste ponto. O problema é que com o aumento da rotação do motor e do aumento do vácuo no carburador, o ponto é avançado gradativamente, observando uma curva de avanço própria para aquele motor, que, acredito eu, seja diferente do motor do uno. Posso detalhar mais a explicação. Caso deseje, me diga qual parte gostaria que eu me estendesse mais, pois será um prazer.
acredito que o motor esteja apenas fora de ponto.
Tenho exatamente a mesma configuracao sua (tinha um distribuidor de uno jogado em casa a anos e nao achei justo comprar um distribuidor de opala) como sou fuçante mesmo, acabei fazendo essa mesma adaptacao e to curtindo o resultado.
O motor é outro, ficou mais estavel, mais esperto, entra em funcionamento muito mais facil e teve melhora na retomada.
Proximo passo senao uma ignicao selada, sera a instalacao de um modulo ezk para eliminar o avanco a vacuo de vez.
Meus 0,01%:
Nao consigo ver mudanca expressiva na curva de avanco, afinal trata-se de um dispositivo muito arcaico (um simples diafragma com um cursor) passivel de ter tolerancias de mais de 50% entre uma peca e outra pois envolve uma gama de variaveis (quantia de vacuo, vibracao, atrito, etc).
4X4GARAGE
11/02/2011, 09:44
mas ele nao falou que é OHC!!!
se for hurricane 4cil o distribuidor vira ante horario e os avanços do uno é horario!!!
ao inves de adiantar,nao acontece nada(no centrifugo)
qual é o seu motor?
grande abraço
edison
se for hurricane 4cil o distribuidor vira ante horario e os avanços do uno é horario!!!
qual é o seu motor?
grande abraço
edison
OHC significa o que mesmo?
meu motor é o original ford 4 cilindros...
mas ta andando normal, so que ta como se fosse falhar a qualquer momento...
to achando que é a descarga...
obrigado
homerohermida
11/02/2011, 14:44
qual é o seu motor?
grande abraço
edison
Mas ele disse que procurou por sua região o distribuidor eletrônico para 4 cil. Como os Jeeps só possuiram 3 motores com 4 cil e apenas 1, o OHC, possuía este acessório, chega-se a conclusão, que para mim era óbvia, que se tratasse de um 4 cil OHC. Mas poderia estar errado, naturalmente...
ae galera achei essa imagem do esquema elétrico do eletrônico pra jeep, em um blog, so não me lembro o blog agora. mas to postando pra quem tiver duvida.
abraço
galera, troquei meu platinado por um eletronoco... ja ta instalado tudo no tempo, todo certo... so que quando testei o silencioso estourou... e fui da um role no jeep e sentir ele com pouca força como se tivesse com freio de mão puxado. aguem tem idéia se poder ser culpa do silenciado... e o cano de escape que também esta furado. obrigado galera
4X4GARAGE
20/04/2011, 14:54
acredito que o motor esteja apenas fora de ponto.
Tenho exatamente a mesma configuracao sua (tinha um distribuidor de uno jogado em casa a anos e nao achei justo comprar um distribuidor de opala) como sou fuçante mesmo, acabei fazendo essa mesma adaptacao e to curtindo o resultado.
O motor é outro, ficou mais estavel, mais esperto, entra em funcionamento muito mais facil e teve melhora na retomada.
Proximo passo senao uma ignicao selada, sera a instalacao de um modulo ezk para eliminar o avanco a vacuo de vez.
Meus 0,01%:
Nao consigo ver mudanca expressiva na curva de avanco, afinal trata-se de um dispositivo muito arcaico (um simples diafragma com um cursor) passivel de ter tolerancias de mais de 50% entre uma peca e outra pois envolve uma gama de variaveis (quantia de vacuo, vibracao, atrito, etc).
ola DIC,voce ja começou a pensar como sera a instalação da EZK?
gostaria de acompanhar esse seu projeto:concordo::concordo::concordo:se possivel é claro:dance::dance::dance:
abs
edison
Tranquilo, unica coisa é que quero achar uma EZK barata, os precos que estao pedindo por ai é coisa de maluco.
Assim que achar uma e comecar os testes vou colocando no topico da montagem da minha viatura
Tranquilo, unica coisa é que quero achar uma EZK barata, os precos que estao pedindo por ai é coisa de maluco.
Assim que achar uma e comecar os testes vou colocando no topico da montagem da minha viatura
CARAMBA !! COISA MUITO COMPLEXA .............................
Eu simplesmente coloquei um distribuidor do passat, alonguei o eixo do distribuidor 25 cm e está funcionando perfeitamente !
Não é mais fácil ??
Abs,
Alcione
vladimirsilva
21/04/2011, 01:24
Ô Jairjr, esclareça uma coisa, você instalou agora um distribuidor eletrônico (sem platinado) com aquele módulo quadrado e cinzas?
Pablo.pinto2007
21/04/2011, 05:09
Essa adaptação do distribuidor do uno eu também já havia ouvido falar... e que dá certo...
Mas vejam... recentemente tive problemas com meu distribuidor que é AP... então... como estava no interior... um eletricista colocou um distribuidor que disse que era do AP... mas o jeep não queimava o que prestasse... parado era uma maravilha... não apresentava os problemas do outro, que era de aquecimento tanto da bobina quanto da caixa eletrônica (módulo da ignição)... e apagava o motor quando esquentava esses componentes... então fui dar uma volta para teste final mas o carro não andava... enguiava... engasgava... dava até tiro.... então pedi pro cara tirar a peça dele por a minha velha e mandei de prancha pra capital... resultado... troquei o distribuidor com meu eletricista de confiança (Sr. Gambiarra - apelido) (ele ganhou esse apelido pois só consertava jeep's e os mesmos só funcionavam quando ele estava por perto, depois que saiam davam defeito, aí todo mundo dizia que ele só fazia gambiarra, mas é só sarro da cara do coitado, ele trabalha direitinho)... trocou o distribuidor, mas também não queimava o que prestava, até ver que era o avanço que estava travado... resolvido isso... fui dar uma volta no jeep... parecia um caminhão carregado de pedra... não saia do lugar, quanto mais acelerava, mais pesado ficava... parecia que estava pisando numa espécie de acelerador de freio... resultado, totalmente fora de ponto... foi só ajuste e o jeep ficou uma bala... Não acredite nesse negócio de que o cano está furado... aí é que era pra ele andar pois tem menos resistência para o escape dos gases... então é isso leva seu jeep num mecânico que trabalhe bem com carburadores (coisa rara hoje em dia), pra ele ver um ponto bom para seu motor... ou então faz no velho método do ouvir, sentir e depois curtir... dá uma adiantada e ver se está andando bem... aí desliga o motor e se na hora de ligar o motor de partida pesar... foi demais... volta um pouco o ponto é esse... é o carro andar bem e não estar pesado para o motor de partida... ou seja... o ponto ideal da compressão na hora da explosão...
Noooosssaaa como falo.....
Desculpem aí...
Abrações
Pablo
4X4GARAGE
21/04/2011, 09:15
bom dia a todos,DIC estava pensando,pq nao colocamos bobinas multiplas(aquelas com 4 ou 6 bicos)???
seria essa a ligação com a ezk?
abs
edison
Ô Jairjr, esclareça uma coisa, você instalou agora um distribuidor eletrônico (sem platinado) com aquele módulo quadrado e cinzas?
ae amigo, eu comecei instalando o do uno, so que n deu certo... ficou sem um pingo de força. entao comprei o original do jeep, o kit todo completo para OHC 4cc, e instalei. o mecanico colocou no ponto certo... dei uma volta tava legal. no outro dia percebi ele travando muito... e to pensando que é o cano de escape e o cilencioso que estourou com a pressão. que que vcs acham?
valeu abraço
vladimirsilva
24/04/2011, 20:20
Jair, também apoio a ideia de ignição fora de ponto, como os demais. Veja esses vídeos, para entender como fazer para ajustar, no seu caso, o distribuidor que instalou no motor é transistorizado, não é? Também, no anexo, coloquei um arquivo com os dados de ajuste do ponto, seja com platinado ou transistorizado.
http://www.youtube.com/watch?v=FfbPwiyGniY
http://www.youtube.com/watch?v=PheFGzvYeFw
http://www.youtube.com/watch?v=qG2uyfDlyqg
http://www.youtube.com/watch?v=Xr7182Xdj7U
Nao ele continuara com apenas uma bobina e distribuidor rotativo, a EZK apenas me dará um melhor controle do ponto (pois ela tem um map incorporado) em todas as situacoes de uso/carga do motor, inclusive o avanco a vacuo original deve ser desligado e o centrifugo travado.
Na EZK é ligado sensor de temperatura, vacuo e se necessario até um sensor de detonacao para monitorar uma possivel batida de pino. É atraves desses sensores que a EZK faz um melhor controle do ponto.
No momento uso um distribuidor eletronico do uno no meu GM151s. Nao porque o do uno é melhor ou pior, apenas porque tinha um distribuidor desses jogado em casa e resolvi usa-lo.
Fazendo a adaptacao e regulando o ponto corretamente o motor tem que funcionar. Nao ha motivos para o motor ficar amarrado, engasgando ou falhando por causa do distribuidor, claro desde que o ponto esteja regulado corretamente.
ae amigo... tava foro do ponto sim... mas o pior foi que a vela nº 2 estava queimada. por isso não conseguir colocar no ponto certo e o barulho tava grade por ta faltando um momento do ciclo. :D valeu pela ajuda ae
abraço