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Ver Versão Completa : Quantos graus devese cortar o eixo da Rural ,apos a suspençao espoa



dinyursopanda
31/01/2011, 21:35
Ola amigos,antis que alguqm me atire uma ou varias pedras rsrrs fis algumas pesquisar mas nao obtive muito resultado.
Entao e o siguinti ,coloquei os eixos da minha Rural em baixo das molas, acho que e ESPOA, a questao e o seguinti vou ter que cortar o eixo dianteiro para virar,gostaria de saber quantos cm ou graus devo virar para cortar e soldar. Se alguem poder me ajuadar com fotos e informaçoes ficarei muito grato.

antonio umino
31/01/2011, 22:04
tem um topico sobre a suspenção trazeira da f 75. logo abaixo da abertura do topico. vai la tem um topico inserido dentro deste topico sobre virar o eixo dianteiro.

dinyursopanda
31/01/2011, 23:15
tem um topico sobre a suspenção trazeira da f 75. logo abaixo da abertura do topico. vai la tem um topico inserido dentro deste topico sobre virar o eixo dianteiro.
Amigo antonio, procurei em varios lugares achei algo ,ja fis tudo agora so fauta cortar o eixo,mas nao sei quantos graus devo cortar e virar.

Kim
31/01/2011, 23:30
Vê se ajuda!
http://ruralwillys.tripod.com/mecanico/m157.gif
http://ruralwillys.tripod.com/mecanico/m158.gif
http://ruralwillys.tripod.com/mecanico/m154.gif

Cáster, 3 graus, conforme última tabela.

Att.

Kim.

RogérioNunes
31/01/2011, 23:47
Afinal de contas vc quer acertar o alinhamento do eixo com a T case, o cáster ou ambos?
Ficou confusa a sua msg...



Ola amigos,antis que alguqm me atire uma ou varias pedras rsrrs fis algumas pesquisar mas nao obtive muito resultado.
Entao e o siguinti ,coloquei os eixos da minha Rural em baixo das molas, acho que e ESPOA, a questao e o seguinti vou ter que cortar o eixo dianteiro para virar,gostaria de saber quantos cm ou graus devo virar para cortar e soldar. Se alguem poder me ajuadar com fotos e informaçoes ficarei muito grato.

fabiano caxias
01/02/2011, 08:29
Acho q oq ele quer é saber quanto girar a ponta do eixo apos o corte

mas isso tem q variar de acordo com quanto se ergueu e cuidando como vai ficar o nivel do oleo na ponta do pinhao,provavelmente tera tambem q subir o nivel da tampa
________________
bicuda 4.9i em obras

JCJ
01/02/2011, 09:29
O que é ESPOA :?:

:pensativo:

[]´s
JCJ

Denilsom
01/02/2011, 09:55
O que é ESPOA :?:

:pensativo:

[]´s
JCJ

Colega Espoa e passar o eixo para baixo das molas para ficar com a suspençao mais elevada. tem que ser feito por uma pessoa experiente para não atrapalhar o angulo de caster do eixo dianteiro

Kim
01/02/2011, 11:54
Não seria SPOA??????:odedo:

dinyursopanda
01/02/2011, 13:14
Muito obrigado pelas dicas, oque eu quero e saber quantos graus devo girar as pontas do eixo apos cortar

dinyursopanda
01/02/2011, 13:16
Acho q oq ele quer é saber quanto girar a ponta do eixo apos o corte

mas isso tem q variar de acordo com quanto se ergueu e cuidando como vai ficar o nivel do oleo na ponta do pinhao,provavelmente tera tambem q subir o nivel da tampa
________________
bicuda 4.9i em obras
Amigo fabio, como assim devvo subir o nivel da tamda, seria a tampa do diferencial.

fabiano caxias
01/02/2011, 13:59
Sim a altura da tampa,pois assim sobe o nivel do oleo,se erguer demais a ponta do pinhao ,vai faltar oleo e fundir o rolamento

___________________
bicuda 4.9i em obras

JCJ
01/02/2011, 15:54
Não seria SPOA??????:odedo:


Sei não Kim !

Tava pensando em algo tipo o eLocker !
Se tivesse alguma parada eletroeletronica na suspenção poderia ser chamado de eSPOA !

:mrgreen:

[]´s
JCJ

RogérioNunes
02/02/2011, 14:25
Então vc quer acertar o cáster?
Se for isso, coloca de 3,5 a 5 graus lembrando que pra fazer isso a viatura deve estar calçada na mesma altura como se estivesse com as rodas no chão senão vc coloca uma medida e qdo colocar no chão dá outra.



Muito obrigado pelas dicas, oque eu quero e saber quantos graus devo girar as pontas do eixo apos cortar

dinyursopanda
02/02/2011, 19:52
Então vc quer acertar o cáster?
Se for isso, coloca de 3,5 a 5 graus lembrando que pra fazer isso a viatura deve estar calçada na mesma altura como se estivesse com as rodas no chão senão vc coloca uma medida e qdo colocar no chão dá outra.
Muito obrigado pela dica , vai ser uma otima ajuda

Giacomel
04/02/2011, 18:53
Então, não sei se vai ajudar, mas segue sequencia de fotos, as quais foram tiradas quando fiz a rotação do diferencial no eixo dianteiro da rural (apesar de estar instalado em meu JEEP).

Foto 79: Fiz um risco longitudinal para basear a angulação, cortei com a lixadeira a parte exterior do cano (são 2 um dentro do outro)

Se vc cortar tudo (os 2 canos), ferrou! Nunca mais vc arruma o alinhamento, sem contar que precisará chamar o super homem para soldar de volta.

Depois de cortar , colocar um cano no munhão e rotacionar. Pelos meus cálculos, foram cerca de 9mm (Foto 84 e 82)

Depois de rotacionar é a hora da solda. Se possível faça trechos simétricos em opostos quadrantes, assim minimizará a retração da solda.

Depois é só fazer o acabamento e se achar melhor, um tipo de reforço no eixo. Como o meu é canela fina, eu fiz, mas tem gente q não gosta por conta da quantidade de solda que vc deposita ao longo da manga. Tive cuidado!

Mas é isso....:twisted:

dinyursopanda
05/02/2011, 13:10
Então, não sei se vai ajudar, mas segue sequencia de fotos, as quais foram tiradas quando fiz a rotação do diferencial no eixo dianteiro da rural (apesar de estar instalado em meu JEEP).

Foto 79: Fiz um risco longitudinal para basear a angulação, cortei com a lixadeira a parte exterior do cano (são 2 um dentro do outro)

Se vc cortar tudo (os 2 canos), ferrou! Nunca mais vc arruma o alinhamento, sem contar que precisará chamar o super homem para soldar de volta.

Depois de cortar , colocar um cano no munhão e rotacionar. Pelos meus cálculos, foram cerca de 9mm (Foto 84 e 82)

Depois de rotacionar é a hora da solda. Se possível faça trechos simétricos em opostos quadrantes, assim minimizará a retração da solda.

Depois é só fazer o acabamento e se achar melhor, um tipo de reforço no eixo. Como o meu é canela fina, eu fiz, mas tem gente q não gosta por conta da quantidade de solda que vc deposita ao longo da manga. Tive cuidado!

Mas é isso....:twisted:
Valeu amigo era bem isso que eu queria mesmo,ja comecei a cortar o meu eixo, como nao sou muito bom em soldas vou pagar par um torneiro mecanico aqui em curitiba para faser o serviço,vai me cobrar 150.Ele coloca o diferencial no torno e alinha na hora de soldar.

RogérioNunes
05/02/2011, 19:17
O preço tá bom demais se ficar bem feito, porém, tem que pontear no lugar com a viatura nivelada como comentei anteriormente.Torneiro é torneiro, não é mecânico e tem que ter alguém com com conhecimento da geometria de suspensão e mecânica pra fazer direito.


Valeu amigo era bem isso que eu queria mesmo,ja comecei a cortar o meu eixo, como nao sou muito bom em soldas vou pagar par um torneiro mecanico aqui em curitiba para faser o serviço,vai me cobrar 150.Ele coloca o diferencial no torno e alinha na hora de soldar.

RogérioNunes
05/02/2011, 19:30
Giacomel, serviço bem feito o seu!
Mas não é bicho de 7 cabeças se cortar os dois tubos e depois soldar...
A dimensão a ser rotacionada depende de cada caso, 9 mm foi o ideal pra mas não quer dizer que seja pra outras configurações.
Depois de alinhar com o cardã e corrigir o cáster, é so pontear a cada 90 graus e depois fazer um cordão contínuo, sem problemas com retração de solda.
Valeu pelas fotos, vai enrriquecer o tópico!



Então, não sei se vai ajudar, mas segue sequencia de fotos, as quais foram tiradas quando fiz a rotação do diferencial no eixo dianteiro da rural (apesar de estar instalado em meu JEEP).

Foto 79: Fiz um risco longitudinal para basear a angulação, cortei com a lixadeira a parte exterior do cano (são 2 um dentro do outro)

Se vc cortar tudo (os 2 canos), ferrou! Nunca mais vc arruma o alinhamento, sem contar que precisará chamar o super homem para soldar de volta.

Depois de cortar , colocar um cano no munhão e rotacionar. Pelos meus cálculos, foram cerca de 9mm (Foto 84 e 82)

Depois de rotacionar é a hora da solda. Se possível faça trechos simétricos em opostos quadrantes, assim minimizará a retração da solda.

Depois é só fazer o acabamento e se achar melhor, um tipo de reforço no eixo. Como o meu é canela fina, eu fiz, mas tem gente q não gosta por conta da quantidade de solda que vc deposita ao longo da manga. Tive cuidado!

Mas é isso....:twisted:

dinyursopanda
06/02/2011, 12:34
O preço tá bom demais se ficar bem feito, porém, tem que pontear no lugar com a viatura nivelada como comentei anteriormente.Torneiro é torneiro, não é mecânico e tem que ter alguém com com conhecimento da geometria de suspensão e mecânica pra fazer direito.
Esse senhor torneiro ele manda muito nesse asunto, de cada 10 amigos que tem Rural , Jepp e F75 aqui em curitiba 9 me indicaram ele, ele ja fes muito esse serviço e ele e bem barateiro.Se alguem aqui de Curitiba quiser o contato dele e posso pasar.

lucianobarbosa
26/06/2012, 18:33
Esse senhor torneiro ele manda muito nesse asunto, de cada 10 amigos que tem Rural , Jepp e F75 aqui em curitiba 9 me indicaram ele, ele ja fes muito esse serviço e ele e bem barateiro.Se alguem aqui de Curitiba quiser o contato dele e posso pasar.
ola dinyursopanda estou interessado no assunto vc poderia me passar o contato do torneiro abraços