Conectar

Ver Versão Completa : Engate para L200.

fcampelog
31/01/2011, 15:17
Ola Senhores,

Acabo de retornar ao Brasil depois de quase 10 anos de Europa. Como quero viver/trabalhar no campo procurei um carro Diesel 4x4 para aguentar trabalho pessado na fazenda. Fiz o teste dirigindo varias caminhotes e a que mais gostei foi MIT. Dei umas lidas aqui no forum e demorei bastante ate achar uma seminova GLS em boas condições. Enfim, dois meses e 10.000 km rodados comigo so tenho elogios. Forçei o motor dela de todo jeito e ela não pediu pinico. Arrastei tronco de arvore, carreguei areia, carvao e ração, subindo e descendo uma serra pedregosa onde lagatixa cai de costas se nao se agarrar direito. Agora estou precisando aumentar minha capacidade carga e comecei a procurar um engate. Na primeira loja que fui aqui em Recife o cara me disse que tinha que modificar a posiçao do rebocador pois ele era muito alto e nao prestava. Suspeito que o nao presta são os reboques dele. Alguem pode dar uma dica sobre o assunto. Obrigado desde ja.

Imperador!
31/01/2011, 16:41
Dá uma procurada pelos engates da Newtrack.
São muito bons e resistentes.

http://www.newtrack.com.br/SubCategorias.aspx?idCategoriaFilho=11

fcampelog
01/02/2011, 10:07
Obrigado !

lucasam
01/02/2011, 10:37
Nunca tive mit.
Olhando de fora o engate original da MIT parece ser excelente. Bem posicionado no parachoque e com chapas grossas. Em princípio relutaria em troca-lo.

Sobre a posição do mesmo, se voce comprar uma carretinha comum, de carro de passeio, ela provavelmente vai ficar com o cabeçalho alto. O ponto de reboque da MIT deve ser uns 20-30cm mais alto que de um palio. A solução é comprar uma carreta mais adatada a sua camionete, mais alta, com feixe de molas mais envergado

Walter L. L. Casitta
01/02/2011, 10:43
O ponto da Triton também é alto. Tenho que usar um mais baixo para que a carretinha fique alinhada....

Imperador!
01/02/2011, 11:09
Nunca tive mit.
Olhando de fora o engate original da MIT parece ser excelente. Bem posicionado no parachoque e com chapas grossas. Em princípio relutaria em troca-lo.

Sobre a posição do mesmo, se voce comprar uma carretinha comum, de carro de passeio, ela provavelmente vai ficar com o cabeçalho alto. O ponto de reboque da MIT deve ser uns 20-30cm mais alto que de um palio. A solução é comprar uma carreta mais adatada a sua camionete, mais alta, com feixe de molas mais envergado
Mas algumas L200 não saem de fábrica com o engate. Acho que esse é o problema do fcampelog (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=48548).

No mais, não dúvida da alta qualidade do engate original da L200.

Edintruder
01/02/2011, 11:20
O engate da tua L200 é fixo ou móvel? Tens a opção de mandar fazer um engate mais baixo para acoplar no ponto de fixação original.
Outra opção (eu faria essa) é ajustar a ponta do reboque para usar o engate original da Mit.

Walter L. L. Casitta
01/02/2011, 11:28
Que eu saiba todas as picapes Mit vem com engate removível e é mal posicionado. Fica muito alto.
No caso da minha uso o que usava na Ranger que é rebaixado para ser usado com o Body Lifit.

Ventus
01/02/2011, 15:14
Eu uso um da Keko (http://www.keko.com.br/produtos_detalhes.php?id=138), que compensa a diferença de altura. É uma carreta que carregada chega nuns 600 quilos. Até agora, sem problemas com o engate.
Tive problema com o ponto de fixação dele, entretanto: a chapa onde ele é apoiado (e que sustenta o parachoque também), na parte central, tinha "apenas" 4 pontos de solda. Rompeu um, depois o outro e por aí foi... terminei por ficar com todo o conjunto apoiado somente nas duas barras laterais (prolongamento do chassi), inclusive com uma delas já com falha (começou a rasgar o aço, literalmente).
Comprei duas barras novas e fiz uma costura de solda em volta da peça central (ao invés dos míseros 4 pontos que a Mit faz de fábrica).
Até o momento tem aguentado bem.
[]´s

Walter L. L. Casitta
01/02/2011, 17:48
Coincidentemente esse da keko é igual ao que eu fiz...

http://www.keko.com.br/files/a54dd4dd8626b2fe82467775e4cb6cec.jpg

Everton Júnior
01/02/2011, 18:54
fcampelog,
sugiro que coloque um engate da newtrack ou Keko. Esses modelos, que são presos direto no chassi, são bem mais seguros em relação ao engate original da Mit.
No engate original da Mit, com muito uso ou muito peso, o para choque rasga as garras das pontas ou as centrais. Na Savana não tive problemas com o engate original, mas na Sport o para choque ficou pendurado uma vez. Ainda bem que não aconteceu nada, mas a carreta com dois quadris poderia ter provocado um acidente feio.

Abs!

fcampelog
02/02/2011, 15:01
Pessoal,
Obrigado pelas dicas. O engate da minha MIT é móvel, é original e achei ele bem robusto. Não queria ter que trocar/adaptar. Prefiro tentar achar uma maneira de ajustar a altura do reboque, adaptando o reboque mesmo. O engate da keko postado por walter parece otima soluçao tambem. Nao sei o que sairia mais em conta ou qual aguentaria mais cargas pessadas sem o risco de acidentes como observou ventus.

fcampelog
02/02/2011, 15:08
Walter,
Esse dai da foto encaixa no mesmo local do encaixe do engate original ? É compativel ?

Walter L. L. Casitta
02/02/2011, 15:27
Walter,
Esse dai da foto encaixa no mesmo local do encaixe do engate original ? É compativel ?

Na Triton sim, na outra L200 eu não sei dizer...

Ventus
02/02/2011, 17:58
... acho que o problema não está na capacidade de tração do engate, mas sim na carga vertical. Como a bola acaba por ficar bem longe dos pontos de fixação no chassis há um torque muito grande, maior do que nos engates com outra configuração. É fundamental, portanto, que a sua carreta esteja bem equilibrada, ou seja, com pouco peso (ou falta de peso) no engate. E, mesmo estando bem equilibrada, cuidado principalmente nas entradas e saídas de pontes, pois a ondulação no asfalto vai gerar uma carga vertical no engate. É tirar o pé e passar devagar mesmo (se não tiver uma carreta de 50 toneladas atrás de você, claro. )
[]´s

Luiz Castilho
23/06/2021, 07:20
Amigos
Pensando em trocar o engate de pino bola da minha L200 por uma ponteira olhal para manilha. Nunca precisei prender a cinta no engate de bola mas temo que fique escapando e que o pino bola não suporte a força feita num eventual resgate. A ponteira olhal já é feita para isso e, em tese, deve suportar os trancos e o tensionamento da cinta. Alguém já fez essa troca? Poderia opinar? Muito obrigado.