PDA

Ver Versão Completa : Freelander - Dúvidas sobre o câmbio

Serratine
23/01/2011, 00:54
Boa noite pessoal!

Inicialmente registro que acompanho este forum há alguns meses e recebi alguns esclarecimentos bastante relevantes.

Bem, estou com uma dúvida bastante primária, eu acho, porém, como comprei uma Freelander HSE 2006/2006, na última sexta (21/01), sendo que é a minha primeira 4x4, e, até então de automático, somente tive um corolla, e ainda estou descobrindo os detalhes do carro.

Quanto ao câmbio, o manual fala no modo "desportivo" bem como nas trocas manuais. Tentei ajustar ambos colocando a alavanca prá direita e parado, mas não consegui.

Creio que o problema seja comigo e não com o carro, por isso, gostaria de saber, por gentileza, se há alguma dica sobre o uso do câmbio nos modos referidos, se eles somente são ajustados em movimento etc.

Se alguém tiver alguma dica, será ótimo!

Antecipadamente agradeço!

Saudações,

Serratine.

Felipes
24/01/2011, 09:38
Estou com um probleam no câbio da freelander 04/04, ela, quando está fria, não troca de marcha e entra em modo de segurança se insistir.

alguém teria uma idéia do que pode ser issso?

Obs.: ja troquei solenóide óleo da caixa e rolamento.

RONI SAN
01/02/2011, 13:54
Amigo , infelizmente a minha aconteceu a mesma coisa ,o prolblema é na placa modulo , que esta na base da alavanca ( console ) , na qual tem de ser feito uma manutençaõ, pois ela não acusa o engate no modo sport,e tb não funciona tem de levar em uma casa especializada em cambio automático, para resolver o problema !!

Serratine
01/02/2011, 18:45
Prezado Roni San boa tarde!

Obrigado pela sua dica que foi muito útil.

Por acaso tens noção sobre o custo disso?

Obrigado mais uma vez!

Abç.,

Serratine.

neilsonhenriques
01/02/2011, 19:42
Serratine,

Não se assuste com o preço que talvez pipoque por aqui. Peças para Land Rover são caríssimas no Brasil. Não só pra Land, mas pra qualquer carro importado dessa categoria.

Pesquise aqui no fórum se há alguma oficina especializada em Land aí na sua região (Floripa é capital, certamente tem) e veja se o mecânico consegue identificar o problema. Sabendo o que é, dá pra comprar a peça na Inglaterra e poupar um bom dinheiro. Use a ferramenta de "Busca" do fórum e se atualize. Há bastante dicas sobre o assunto.

Já tive uma HSE 2006/2006 que rodou 70.000 km em asfalto, neve, terra, lama e pedras sem qualquer problema, com muito conforto. É um carro espetacular. Espero que te traga muitas alegrias.

Um abraço,
Neilson

NETO PALACIO
08/02/2011, 22:24
Neilson apos a venda da land rover para o grupo tata o valor das peças cairam em torno de 50 a 60%

NETO PALACIO
08/02/2011, 22:26
PODE SE COLOCAR APENAS UM CALÇO DE APROX. 1mm NA PLACA O QUE RESOLVE NA MAIOR PARTE DOS CASOS O PROBLEMA

neilsonhenriques
08/02/2011, 23:23
Neilson apos a venda da land rover para o grupo tata o valor das peças cairam em torno de 50 a 60%

Rapaz, sei não. To com o retrovisor do carona sem movimentação horizontal por causa de um motoqueiro que deu uma porrada nele e fui cotar na Land Rio. Tá por R$ 2.750,00. :oops:

Óbvio que não vou pagar isso.

Mas será que antes ele tava por quase R$ 5.000 ? :shock:

Abraço, :concordo:
Neilson

RONI SAN
16/02/2011, 17:08
Amigo desculpe a demora , mas dica do neto palacio é muito boa e funcionou !! Boa sorte, quanto ao custo não sei lhe informar abraços

MARCELO85
13/03/2011, 23:04
neilsonhenriques e demais colegas, boa noite, tenho lido muita coisa aqui no fórum e gostaria de saber a opinião de vcs. sobre a FREELANDER 2 S 2011. Visitei a Land Rio, mas fiquei com muitas dúvidas. Minha praia é a Mitsubishi, há muitos anos, só que to querendo dar uma variada e sempre pensei na Land, primeiro uma 110, mas, com a noticia de sair de linha em 2013 desisti, então pensei na FL 2 S, já que o outlander não é off road. Os relatos de custos altos e constantes panes, ainda que pequenas, me assustam um pouco. Qualquer comentário agradeço porque não conheço ninguém que tenha pra perguntar diretamente. Obrigado.

neilsonhenriques
14/03/2011, 10:32
Marcelo,

O Freelander 2 também não é um off-road.
Na verdade ele ficou no meio do caminho entre um crossover e um SUV.
Sua capacidade está acima do Outlander, mas muito (muito mesmo) abaixo de um Defender.

Se for pra fazer qualquer tipo de trilha, não é o carro certo. Manutenção cara e a proposta dele não é essa.

Pra andar em estrada de chão com bastante lama, dunas, etc, aí é tranquilo.

No mais, é um puta de um carrão.

Neilson

zabeto
14/03/2011, 21:13
Estou com um probleam no câbio da freelander 04/04, ela, quando está fria, não troca de marcha e entra em modo de segurança se insistir.

alguém teria uma idéia do que pode ser issso?

Obs.: ja troquei solenóide óleo da caixa e rolamento.

Acho que o problema não é no cambio....revisa o medidor de fluxo de ar e o ponto do motor...logo te dou novas noticias,

Jorge

MARCELO85
14/03/2011, 23:36
Marcelo,

O Freelander 2 também não é um off-road.
Na verdade ele ficou no meio do caminho entre um crossover e um SUV.
Sua capacidade está acima do Outlander, mas muito (muito mesmo) abaixo de um Defender.

Se for pra fazer qualquer tipo de trilha, não é o carro certo. Manutenção cara e a proposta dele não é essa.

Pra andar em estrada de chão com bastante lama, dunas, etc, aí é tranquilo.

No mais, é um puta de um carrão.

Neilson
Boa noite. Obrigado pela resposta neilsonhenriques. Sem dúvida que não chega nem perto do defender, mas fiquei na dúvida quando vc. disse que vai bem em estrada com muita lama, dunas etc... mas trilha não? a qual tipo de trilha vc. se refere?

neilsonhenriques
15/03/2011, 11:50
Marcelo,

Trilha pra mim é onde carro 4x2 não passa, ou seja, só (bem) tracionado.

E eu não disse que ele vai mal na trilha. O carro tem condições de encarar muita coisa ruim. Só que a proposta dele não é essa (não tem reduzida, não tem muito vão livre, mal tem ponto de ancoragem, etc) e as peças são caras.

Dá uma pesquisada no Youtube pra ver do que ele é capaz. :twisted:

O Terrain Response do Freelander é a mesma tecnologia do Discovery e do Range Rover. Não tem erro.

Neilson

MARCELO85
17/03/2011, 01:11
Marcelo,

Trilha pra mim é onde carro 4x2 não passa, ou seja, só (bem) tracionado.

E eu não disse que ele vai mal na trilha. O carro tem condições de encarar muita coisa ruim. Só que a proposta dele não é essa (não tem reduzida, não tem muito vão livre, mal tem ponto de ancoragem, etc) e as peças são caras.

Dá uma pesquisada no Youtube pra ver do que ele é capaz. :twisted:

O Terrain Response do Freelander é a mesma tecnologia do Discovery e do Range Rover. Não tem erro.

Neilson
Neilson, entendi perfeitamente. Vi os vídeos do youtube que vc. falou e achei suficiente pra minha realidade de trilha. Valeu pela dica do Terrain Response, confesso que estava desconfiado.
abraço
Marcelo.

Serratine
18/03/2011, 16:34
Serratine,

Não se assuste com o preço que talvez pipoque por aqui. Peças para Land Rover são caríssimas no Brasil. Não só pra Land, mas pra qualquer carro importado dessa categoria.

Pesquise aqui no fórum se há alguma oficina especializada em Land aí na sua região (Floripa é capital, certamente tem) e veja se o mecânico consegue identificar o problema. Sabendo o que é, dá pra comprar a peça na Inglaterra e poupar um bom dinheiro. Use a ferramenta de "Busca" do fórum e se atualize. Há bastante dicas sobre o assunto.

Já tive uma HSE 2006/2006 que rodou 70.000 km em asfalto, neve, terra, lama e pedras sem qualquer problema, com muito conforto. É um carro espetacular. Espero que te traga muitas alegrias.

Um abraço,
Neilson
Caro Neilson boa tarde!

Resolvi o problema do câmbio. Segundo o dono da oficina especializada em câmbio automático em floripa (Ed Câmbio automático), o problema foi no "diodo" (não sei se é assim que se escreve), bem como um imã do tip tronic estava solto. Para que saibam fui até a concessionária e me disseram que era o módulo da alavanca, que custa na faixa de R$ 2.300,00, fora as horas técnicas etc. Na realidade gastei R$ 530,00 e ficou funcionando como deve, porém, o mecânico me falou que há uma folga no câmbio e na alavanca o que gera um mau contato, que segundo ele, resolve-se com a troca da alavanca por uma nova. Disse-me ainda que posso trocar apenas se quiser, pois o engate acontece com tranquilidade se empurrar a alavanca em D um pouco para frente e à direita, ou seja, é apenas um jeito.

No mais, fui em outros lugares e os caras só criaram dificuldades. Já oficina indicada o mecânico me deixou seguro e tranquilo.

Era isso! Mais uma vez obrigado pelas dicas!

Abçs.,

Serratine.

Andrédeavila
08/09/2011, 18:57
Caro Serratine,
Vi hoje (8/9/11) sua mensagem de meses atrás, pois estou com um problema semelhante ao que voce teve em janeiro. Tenho uma Freelander 1 igual a sua (2006 HSE) e o câmbio modo esportivo/manual às vezes funciona e às vezs não. Levei hoje na concessionária (Top Car) e me disseram que tenho que trocar a alavanca toda, que custa 2.500 R$. Voce faliu no Ed Câmbio Automático, ams eu procurei no Google e não achei. Voce tem o contato desta oficina? Endereço ou telefone?
Agradeço a ajuda, André

Caro Neilson boa tarde!

Resolvi o problema do câmbio. Segundo o dono da oficina especializada em câmbio automático em floripa (Ed Câmbio automático), o problema foi no "diodo" (não sei se é assim que se escreve), bem como um imã do tip tronic estava solto. Para que saibam fui até a concessionária e me disseram que era o módulo da alavanca, que custa na faixa de R$ 2.300,00, fora as horas técnicas etc. Na realidade gastei R$ 530,00 e ficou funcionando como deve, porém, o mecânico me falou que há uma folga no câmbio e na alavanca o que gera um mau contato, que segundo ele, resolve-se com a troca da alavanca por uma nova. Disse-me ainda que posso trocar apenas se quiser, pois o engate acontece com tranquilidade se empurrar a alavanca em D um pouco para frente e à direita, ou seja, é apenas um jeito.

No mais, fui em outros lugares e os caras só criaram dificuldades. Já oficina indicada o mecânico me deixou seguro e tranquilo.

Era isso! Mais uma vez obrigado pelas dicas!

Abçs.,

Serratine.

Rafael777
28/09/2011, 22:00
Opa pessoal, comprei uma Freelander 2005 HSE e achei um exelente auto em todos os aspectos mas estou com um problema no câmbio, em D ( Driver ) tudo bem, em 3,2 tudo bem, no Tip tambem tudo bem mas a ré esta com problema, quando o auto esta frio ela entra normal, se estiver quente as vezes ela entra normal, as vezes demora um pouco para entrar, mas na maioria das vezes ela não entra, eu enguato ela e parece que esta no Neutro mas se eu der uma aceleradinha ela enguata.
Alguem sabe oque seja isso, por favor ??
Tem algum lugar de confiança em Florianopolis que eu poça levar para um diagnostico ?

Agradeço des de já

Aguardo ...

Serratine
30/09/2011, 01:17
Caro Serratine,
Vi hoje (8/9/11) sua mensagem de meses atrás, pois estou com um problema semelhante ao que voce teve em janeiro. Tenho uma Freelander 1 igual a sua (2006 HSE) e o câmbio modo esportivo/manual às vezes funciona e às vezs não. Levei hoje na concessionária (Top Car) e me disseram que tenho que trocar a alavanca toda, que custa 2.500 R$. Voce faliu no Ed Câmbio Automático, ams eu procurei no Google e não achei. Voce tem o contato desta oficina? Endereço ou telefone?
Agradeço a ajuda, André

Prezado André boa noite!

Desculpe-me, mas não tenho o telefone do Ed aqui comigo, mas pelo que eu me lembro é 3047.2726 ou 2627.

A oficina dele fica numa perpendicular da Avenida das Torres, no bairro Bela Vista, em São José, sendo que a rua de acesso é a do primeiro posto que existe nessa avenida, para quem chega no bairro.

O cara é muito legal e competente.

Se ainda assim, tiveres alguma dificuldade, podemos combinar que te oriento até o local.

Boa sorte com o teu carro!

Saudações,

Serratine.

Serratine
30/09/2011, 01:19
Prezado Rafael boa noite!

Desculpe-me, mas não tenho o telefone do Ed aqui comigo, mas pelo que eu me lembro é 3047.2726 ou 2627.

A oficina dele fica numa perpendicular da Avenida das Torres, no bairro Bela Vista, em São José, sendo que a rua de acesso é a do primeiro posto que existe nessa avenida, para quem chega no bairro.

O cara é muito legal e competente.

Se ainda assim, tiveres alguma dificuldade, podemos combinar que te oriento até o local.

Boa sorte com o teu carro!

Saudações,

Serratine.

Opa pessoal, comprei uma Freelander 2005 HSE e achei um exelente auto em todos os aspectos mas estou com um problema no câmbio, em D ( Driver ) tudo bem, em 3,2 tudo bem, no Tip tambem tudo bem mas a ré esta com problema, quando o auto esta frio ela entra normal, se estiver quente as vezes ela entra normal, as vezes demora um pouco para entrar, mas na maioria das vezes ela não entra, eu enguato ela e parece que esta no Neutro mas se eu der uma aceleradinha ela enguata.
Alguem sabe oque seja isso, por favor ??
Tem algum lugar de confiança em Florianopolis que eu poça levar para um diagnostico ?

Agradeço des de já

Aguardo ...

Andrédeavila
06/02/2012, 10:44
Há algum tempo não entro neste forum, mas hoje fiz uma constatação sobre a Land Rover de Santa Catarina que merece divulgação. Tenho uma Freelander 2006, que já deu vários problemas de oficina, mas a oficina autorizada vinha me atendendo bem e por preço não muito diferente do mecanico 'genérico'. Mas nesta semana tive um problema sério de motor, que me impedia de usar o carro, mas que era provavelmente facil de resolver (provavelmente bobina de ignição, que já troquei 2 e ainda teria mais 4 para trocar). Até agora não consegui sequer que a oficina de Florianópolis/São José desse uma olhada no carro. Tiveram a cara de pau de me pedir 1 mes de prazo só pra fazer o diagnóstico, que depois ainda se prolongaria mais pra mandar buscar as peças e fazer novo agendamento pra consertar. Diante da minha insistencia e da urgencia, pois eu tava com o carro parado na garagem, eles me disseram pra levar lá que iriam dar uma olhada. Quase 1 semana depois, disseram que ainda nem podem prever qdo vão conseguir dar uma olhada. E ponto final. Ou seja, venderam milhares de carros e não têm oficina pra dar assistencia tecnica pra tudo isso... Vou ter que levar no mecanico não autorizado mesmo... É incrível que uma marca com esta tradição faça um erro estratégico desses...Não tem pior propaganda do que um carro que dá problemas e não tem assistencia no estado (vem gente do estado todo aqui pra capital). Era isso. Pra mim, deu de Land Rover, pois a própria autorizada em SC me obriga a procurar outra marca. Quem sabe Toyota ou MKitsubishi deem atendimento melhor.

wsjunior938
26/02/2012, 19:55
Boa noite, alguem pode me ajudar. Estou comprando umafreelander 2005,mas quero saber qual a diferenca entre a HSE e SE

Geraldo Forti
05/03/2012, 21:39
Fala aí moçada. Pegando carona aqui no tópico, gostaria de ajuda de quem tem mais conhecimento que eu. Comprei uma FL 2004, está com 117.000 km. Andei com ela uns dois dias e estava tudo bem. Dai o tanque estava pela metade e eu ia vijar. Passei num Posto Shell e mandei encher o tanque com Gasolina V-Power. Mas não andei 3 km e carro quase que não sobe um topezinho de nada. Virei o carro, peguei uma rua mais plana e fui para casa. Pensei em voltar ao posto mas como tinha que viajar urgente, fui embora. Pensei que poderia ser uma "sujeirinha" ou coisa assim. Na pista plana, ela até que ia +ou- bem (120 a 140 km/h), mas quando pegava uma subida, para manter os 80 ou 70 km/h era uma tragédia.
Dai pensei -"deve ser a mer... do combustível. Vou gastar o que está no tanque, coloco outro e tudo resolvido".
Abasteci de novo e não mudou nada. O carro veio na viagem do mesmo jeito. Falhando. Para ultrapassar tinha que pensar muito bem, além do que se tivesse uma subida logo à frente e eu tivesse ultrapassado um "gorzinho", ja, já ele me passava de novo..... não dá ne´???
Então moçada, o que pode ter acontecido??? É a danada da bobina que deve ter queimado???
Seriam somente as velas??? Quanto gasta para arrumar esse problema???
Guando ela está parada, na marcha lenta, está dando soco. É como se estive funcionando só três ou quatro pistões. Sei lá.
Socorro.
Geraldo.

imoveisbranco
10/04/2012, 22:47
sendo que o problema começou logo depois ter abastecido

mas verifica também o filtro da gasolina do tanque

a gasolina "diferente" pode ter mexido com a sujeira e entupido

Fala aí moçada. Pegando carona aqui no tópico, gostaria de ajuda de quem tem mais conhecimento que eu. Comprei uma FL 2004, está com 117.000 km. Andei com ela uns dois dias e estava tudo bem. Dai o tanque estava pela metade e eu ia vijar. Passei num Posto Shell e mandei encher o tanque com Gasolina V-Power. Mas não andei 3 km e carro quase que não sobe um topezinho de nada. Virei o carro, peguei uma rua mais plana e fui para casa. Pensei em voltar ao posto mas como tinha que viajar urgente, fui embora. Pensei que poderia ser uma "sujeirinha" ou coisa assim. Na pista plana, ela até que ia +ou- bem (120 a 140 km/h), mas quando pegava uma subida, para manter os 80 ou 70 km/h era uma tragédia.
Dai pensei -"deve ser a mer... do combustível. Vou gastar o que está no tanque, coloco outro e tudo resolvido".
Abasteci de novo e não mudou nada. O carro veio na viagem do mesmo jeito. Falhando. Para ultrapassar tinha que pensar muito bem, além do que se tivesse uma subida logo à frente e eu tivesse ultrapassado um "gorzinho", ja, já ele me passava de novo..... não dá ne´???
Então moçada, o que pode ter acontecido??? É a danada da bobina que deve ter queimado???
Seriam somente as velas??? Quanto gasta para arrumar esse problema???
Guando ela está parada, na marcha lenta, está dando soco. É como se estive funcionando só três ou quatro pistões. Sei lá.
Socorro.
Geraldo.

LeandroDelSanto
11/04/2012, 19:31
Ocorreu algo semelhante com a minha (caso acima relatado)

De uma hora estar andando legal, e "do nada" o carro ficar manco, totalmente manco!

no meu caso, o problema é que estava vazando óleo em cima da bobina de ignição, consequentemente, estava andando com 2 cilindros a menos... Não notou cheiro de óleo no cofre do motor? A minha era quase imperceptível o cheiro, mas tinha!

Enfim, bom dar uma olhada se está tudo ok com as bobinas, além de como citado filtros e bomba de combustível!

miltonbordignon
10/01/2013, 14:33
Oi amigos, Após pressionar o botão do HDC, inadivertidamente em D, e andando alguns metros, senti um tranco na caixa de marcha (automática). Parei, e recoloquei no D e desliguei o botão HDC. Desde então, as trocas de machas estão com trancos. Não sei mais o que fazer.

SM-S
12/01/2013, 10:24
Milton,
Só o que posso opinar é que o fato de você ter ligado o HDC não deve ter ligação com o problema. Foi coincidência, pois o HDC não é ativado sem que o carro esteja com a 1ª ou a ré selecionadas na alavanca de câmbio. Se estava em D, o sistema só ficou aguardando você selecionar 1ª ou ré. Também não faz muito sentido o HDC criar problemas no câmbio. Ele atua nos freios somente. Nem mesmo controla o acelerador.
Não sei o que poderia causar esses trancos no câmbio, mas já li alguns relatos de problemas semelhantes causados por nível baixo do óleo do câmbio e por contaminação do óleo pelo líquido de arrefecimento.
O ideal seria você levar o carro em oficina especializada em câmbio AT.
Boa sorte!

Steveservice
12/01/2013, 21:27
Boa noite, tambem acredito não ter relação com o fato de ter acionado o botão HDC, pois quando comprei a minha tambem fiz isso e simplesmente nada aconteceu, pois a luz do indicador acendia e apagava rapidamente. Como esse carro possui varios sensores eletronicos, ele entendia que essa função não poderia ser aceita com o carro em D, e com avelocidade que estava. Quando li o manual e coloquei o cambio em Primeira marcha, ele aceitou na boa o HDC .

miltonbordignon
20/01/2013, 09:59
Depois do defeito citado, o carro entrou em modo de emergência (F4 piscando no hodômetro), como estava na "garantia" da agência, o carro foi levado para a concessionária Intercar em Itaipava/RJ. Estou aguardando.
Em tempo: As oficinas "especializadas" em câmbios automáticos disseram coisas totalmente contraditórias, inclusive, não davam garantia alguma do serviço feito. Vamos rezar. É um senhor carro. Muito bom.