PDA

Ver Versão Completa : Virabrequim empenado 30 centésimos

hiroshi2
19/01/2011, 19:10
Caros colegas !! estou fazendo o motor do meu Jeep, um Ford Maverick, que na verdade não tenho bem certeza se é mesmo ele. Assim dizem os mecânicos daqui. Bom, a questão é que o Mecânico desmontou todo o motor, e disse que apenas os anéis estavam quebrados. E assim, o que tinha que fazer em termos de retifica era pouca coisa. Então foi feito: Centrado e polido/Virabrequim, Brunimento dos cilindros, Retificação/Bielas (Alojamento) e Limpeza Quimica. Gastei nisso o valor de R$300,00 (achei caro). Ai o amigo da retífica disse que o VIRABREQUIM está empenado 30 centésimo. Então, o certo seria trocar o VIRABREQUIM, bom, o problema é achar um compatível, não é mesmo? Assim, o mecânico sugeriu que montasse o motor assim mesmo, que se girar bem, não terei problemas, mas que se não girar, perco as Bronzinas. A minha dúvida é se pode dar certo, mesmo com o Virabrequim empenado. Será que compensa correr o risco? Não entendo muito de mecânica, se alguém puder me dar umas dicas.

Alguns dados:

BLOCO: Encamisado
JOGOS DE ANÉIS: Stander
BRONZINA DE BIELA: 0.40
BRONZINA DE MANCAL: 0.40

Obs: O motor andou um bom tempo com consumo de óleo, e por último ficou falhando, ai foi desmontado o motor.

Agradeço se alguém puder me ajudar!!!

Fernando Massad
19/01/2011, 19:22
Te falaram o que provocou o empeno? A viatura passou por alguma situação de início de calço hidráulico??

Charles_Curitiba
19/01/2011, 20:27
Eu ACHO que neste caso de empenamento é bem capaz de no passado algum mecanico ter feito uma "shit" bem grande, tipo ter tirado os mancais e deixado suspenso o virabrequim ou em algum momento se foi ja retificado terem derrubado ele no chao...mas se for montar ele tem que girar o virabrequim na mão antes, se ele pesar/travar vc vai saber. Se servir de conselho, da uma ligada pra retifica REMOTOL aqui em Curitiba (veja o nr em ww.guiamais.com.br) e pergunte pra eles "quais as possiveis causas de um empenamento de virabrequim"...pessa pra falar com Celso da mecanica

Será que sua retifica ai mesmo não danificou ele?

reslima
19/01/2011, 22:45
Virabrequim deitado, fora do motor é claro, também causa empenamento...
Mesmo que o mecânico e outros te digam que pode montar que "não tem problema", para evitar maiores dores de cabeça no futuro, EU no TEU lugar, procuraria um virabrequim em condições de uso para substituição... Se fosse a alguns anos atrás, conseguia pra vc num FV que tinha aqui com vários motores desse guardados, não sei onde vc mora, mas da uma procurada e acho que não vai ser "bicho de 7 cabeças" pra vc encontrar não!
Se souber de algum te falo..
abs...

sallespickup
20/01/2011, 12:59
o problema real ao meu ver não é estar empenado, pois retifica boa alinha sem problemas, mais as medidas dele, eu não montaria, 0,40 ja é a 4 retifica acontence que o vira ja esta muito fino, em carro de uso e trilha ainda até 020, procure um que não é muito caro, pois um motor inteiro destes tinha aqui no forum a venda por mil o vira bom uns 350 ja retificado

carlos sallespickup

hiroshi2
21/01/2011, 10:02
Então Fernando !! Nos últimos tempos não me recordo de ter passado por alguma situação extrema que pudesse ocasionar calço hidráulico. Nem o mecânico soube explicar o por que de ter empenado o Virabrequim. Na retífica não fizeram quase nada, apesar de terem enfiado a faca. Eu até estava pensando se quando da última vez que fiz o motor, já não estava empenado, não sei seria possível, É, nessas horas, só Deus sabe !!!

hiroshi2
21/01/2011, 10:08
É Charles !! Na retífica né !! têm essa possibilidade sim, mais vai saber né !! Valeu pela dica, vou ligar la na Remotol, vai que eles têm um Virabrequim desses né ! Obrigado !!

hiroshi2
21/01/2011, 10:11
Virabrequim deitado, fora do motor é claro, também causa empenamento...
Mesmo que o mecânico e outros te digam que pode montar que "não tem problema", para evitar maiores dores de cabeça no futuro, EU no TEU lugar, procuraria um virabrequim em condições de uso para substituição... Se fosse a alguns anos atrás, conseguia pra vc num FV que tinha aqui com vários motores desse guardados, não sei onde vc mora, mas da uma procurada e acho que não vai ser "bicho de 7 cabeças" pra vc encontrar não!
Se souber de algum te falo..
abs...
Bza !! valeu !! vou dar uma procurada por aqui, acho meio complicado encontrar, mas não custa tentar. Estou em Ponta Porã MS, divisa com o Paraguay, Obrigado !!

hiroshi2
21/01/2011, 10:22
o problema real ao meu ver não é estar empenado, pois retifica boa alinha sem problemas, mais as medidas dele, eu não montaria, 0,40 ja é a 4 retifica acontence que o vira ja esta muito fino, em carro de uso e trilha ainda até 020, procure um que não é muito caro, pois um motor inteiro destes tinha aqui no forum a venda por mil o vira bom uns 350 ja retificado

carlos sallespickup
Valeu Salles pela dica, estava quase comprando as peças para montar, acho que vou esperar mais um pouco, quem sabe faço algo mais seguro, o duro é ficar sem a viatura, ainda mais com essas chuvas que estão caindo por aqui, Valeu !!

antonio umino
02/02/2011, 09:15
HIROSHI. quanto ao virabrequim acho que vc tem solução.
Te mande Mp. Ok abraços.

antonio umino
02/02/2011, 14:04
Hiroshi. dá uma olhada na foto. o cara batendo no vira.
vc diz que o vira esta empenado em 30 centesimos. aonde. qualquer lugar a retifica dá umas batidas no vira e endireita.

homerohermida
02/02/2011, 18:26
:shock::shock::shock:

Elmer_Jeep
08/02/2011, 17:41
Caros colegas !! estou fazendo o motor do meu Jeep, um Ford Maverick, que na verdade não tenho bem certeza se é mesmo ele. Assim dizem os mecânicos daqui. Bom, a questão é que o Mecânico desmontou todo o motor, e disse que apenas os anéis estavam quebrados. E assim, o que tinha que fazer em termos de retifica era pouca coisa. Então foi feito: Centrado e polido/Virabrequim, Brunimento dos cilindros, Retificação/Bielas (Alojamento) e Limpeza Quimica. Gastei nisso o valor de R$300,00 (achei caro). Ai o amigo da retífica disse que o VIRABREQUIM está empenado 30 centésimo. Então, o certo seria trocar o VIRABREQUIM, bom, o problema é achar um compatível, não é mesmo? Assim, o mecânico sugeriu que montasse o motor assim mesmo, que se girar bem, não terei problemas, mas que se não girar, perco as Bronzinas. A minha dúvida é se pode dar certo, mesmo com o Virabrequim empenado. Será que compensa correr o risco? Não entendo muito de mecânica, se alguém puder me dar umas dicas.

Alguns dados:

BLOCO: Encamisado
JOGOS DE ANÉIS: Stander
BRONZINA DE BIELA: 0.40
BRONZINA DE MANCAL: 0.40

Obs: O motor andou um bom tempo com consumo de óleo, e por último ficou falhando, ai foi desmontado o motor.

Agradeço se alguém puder me ajudar!!!

Se o virabrequim já está na medida 0,40" pode procurar outro pois esse já está praticamente na usinagem máxima. A maior medida é 0,60" mas ninguém dá garantia quando chega em 040".

Não adianta montar empenado pois vai trancar com certeza e também caso seja feito o desempeno na retífica ele tem que passar pra próxima medida. Então esse "teste" vai te consumir um jogo de bronzinas sem necessidade.

Se já foi detectado os 0,30 de empeno com certeza vai travar, não tem jeitinho que resolva isso ai não, só com usinagem pra próxima medida(0,60) ou substituindo o virabrequim que eu acredito ser mais adequado.

[]'s