Ver Versão Completa : Enchentes - RJ
Marcelo-HPE
20/01/2011, 13:57
Salve Tropa .
Os caça Lamas de Campos e o Jeeo Club de Campos conseguiram entregar cerca de 7 toneladas de donativos para Bom Jardim e regiões .
Foram 8 picapes e uma F 4000 cheias de donativos , fora as Toy Band´s e um Valente rapaz com a sua esposa num gol , isso mesmo num gol GIII 1.6 puxando reboque cheio de donativos , onde entramos com as picapes por cima dos pedregulhos e buracos , o rapaz vinha com o gol .
Mesmo não tendo um Carro apropriado para as estradas, o cara queria ajudar.
Tinha até uma H 100 cheia de mantimentos , do jeito que dava a gente transportava.
Deixamos uma parte dos donativos em Bom Jardim , depois fomos para uma localicade chamada Banquete onde fui muito atinjido.
Distribuimos de porta em porta e deixamos uma boa parte num posto de arrecadação em Banquete.
Na próxima estaremos juntos .
Parabéns a todos que ajudaram . !!!:concordo::concordo:
algumas fotos.
Marcelo-HPE
20/01/2011, 14:09
Mais algumas !!
Duda Lopes
20/01/2011, 14:49
Marcelo,
Muito legal.:palmas:
Dois grandes abraços para todos.
[].
Robinho da Jaguatirica
20/01/2011, 15:52
Galerinha,
Estou com 2 caminhões trucados já carregados e não sei onde está precisando de ajuda.
As notícias do Sul de Minas são ótimas. carvalho, Aiuruoca, Itamonte, estão bem abastecidas, e Itamonte ainda têm 4 mil pesoas ilhadas, as estradas acabaram, mas nem nós jipeiros conseguimos passar, só aeronave mesmo, isso segundo informações oficiais da CONDEC e PMMG locais.
No Rio também está bem abastecido, pelo que tenho acompanhado.
Alguém sabe de algum lugar onde de fato eu poderia levar essa carga, sem ter que entregar em um galpão de prefeitura?
[]s
Robinho
fabioband4x4
20/01/2011, 16:20
Salve Tropa .
Os caça Lamas de Campos e o Jeeo Club de Campos conseguiram entregar cerca de 7 toneladas de donativos para Bom Jardim e regiões .
Foram 8 picapes e uma F 4000 cheias de donativos , fora as Toy Band´s e um Valente rapaz com a sua esposa num gol , isso mesmo num gol GIII 1.6 puxando reboque cheio de donativos , onde entramos com as picapes por cima dos pedregulhos e buracos , o rapaz vinha com o gol .
Tinha até uma H 100 cheia de mantimentos , do jeito que dava a gente transportava.
Deixamos uma parte dos donativos em Bom Jardim , depois fomos para uma localicade chamada Banquete onde fui muito atinjido.
Distribuimos de porta em porta e deixamos uma boa parte num posto de arrecadação em Banquete.
algumas fotos.
Bacana Marcelo,
a destruição foi imensa.
ficamos felizes com o apoio que recebemos de todo BRASIL.:concordo:
fabioband4x4
20/01/2011, 16:33
Essas são na FRI-TERÊ.
Lucena04
20/01/2011, 16:33
Galerinha,
Estou com 2 caminhões trucados já carregados e não sei onde está precisando de ajuda.
As notícias do Sul de Minas são ótimas. carvalho, Aiuruoca, Itamonte, estão bem abastecidas, e Itamonte ainda têm 4 mil pesoas ilhadas, as estradas acabaram, mas nem nós jipeiros conseguimos passar, só aeronave mesmo, isso segundo informações oficiais da CONDEC e PMMG locais.
Alguém sabe de algum lugar onde de fato eu poderia levar essa carga, sem ter que entregar em um galpão de prefeitura?
[]s
Robinho
Ainda vai precisar do apoio aí em Minas para a distribuição? Como está a situação? Estou para pegar a Sportage hj à para ir amanhã à noite.
Até
Robinho da Jaguatirica
20/01/2011, 16:40
Ainda vai precisar do apoio aí em Minas para a distribuição? Como está a situação? Estou para pegar a Sportage hj à para ir amanhã à noite.
Até
Lucena,
A situação é a seguinte:
-Todas as cidades afetadas receberam ajuda da Crz Vermelha até a data de hoje, estão bem abastecidas, pelo menos a área urbana, mas com mantimentos para abastecer suas áreas rurais.
-Aiuruoca necessita de água, mas pouca, eles têm água para pelo menos 10 dias, e só a área urbana, a rural sempre tem minas.
-Itamonte possui uma localidade com 4 mil habitantes isolada, mas está sendo abastecida por helicópteros.
-Quilombo já foi abastecida ontem, mas lá foi fácil, somente 34 famílias.
Portanto sul de Minas Graças a Deus já está ok.
Farei uma reinuão agora a tarde para definir pra onde de fato vamos, pois, já estamos carregados.
Passo mais notícias a noite.
Forte abraço!
Robinho
Guto Machado
20/01/2011, 16:52
Salve Tropa .
algumas fotos.
Fala Marcelo, sou de cachoeiro de itapemirim, estive arrecadando por conta própria donativos e levei para friburgo dia 16, relatei o que vi por lá aqui nesse tópico mesmo , sempre vou ao RJ e devo estar indo proximo ao dia 01/02 , caso o jeepclub de vcs tenham donativos ou se alguém quiser ir comigo estou a disposição até mesmo se vcs estiverem uma data prédefinida podemos vê isso,e outra quando tiver um evento ai não esqueça de avisar, tenho BF At mas já da p brincar faço trilha de moto então não é todo fds q estou de bob, mas se avisar antes posso me programar, sou doido p fazer ai o litoral de vcs até tipo presidente Kenedy,só p brincar com a viatura na areia...Tb faço muitas viagens se marcar podemos ver algum feriado desses...Então é isso fica meu aviso qq coisa é só gritar segue a foto de como a viatura foi p lá...
Abraços e boas trilhas...:concordo:
NILO NETO
20/01/2011, 17:06
Galerinha,
[]s
Robinho
Teve enchente em Santo André e Mauá (ABC PAULISTA), até onde sei, não receberam muitas coisas lá...
Pelo que falaram o Pão de Açucar ta recebendo e distribuindo as cargas também...
Abraço
Robinho da Jaguatirica
20/01/2011, 17:08
caiu um helicóptero do exército, olhe a caca...
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/chuvas-no-rj/noticia/2011/01/exercito-afirma-que-helicoptero-sofreu-queda-em-friburgo.html
Ramiro Cruz Jr.
20/01/2011, 17:41
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/chuvas-no-rj/noticia/2011/01/jipeiros-e-motociclistas-se-unem-para-levar-doacoes-areas-isoladas.html
Jipeiros e motociclistas se unem para levar doações a áreas isoladas
Veículos 4X4 e motos vencem a lama e usam o que sobrou das estradas.
Grupos partirão novamente para pontos atingidos. Veja como participar
Os clubes de jipeiros e motociclistas do Rio de Janeiro já estão organizando uma nova “subida” no próximo final de semana. Os proprietários de veículos 4X4 e trilheiros que queiram integrar o grupo podem acessar o Fórum Brasil 4X4 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=85097) e o Jipenet-RJ (http://br.groups.yahoo.com/group/Jipenet-RJ/) para tirar dúvidas e receber orientações de como ajudar.
Pena estar longe e não poder ajudar diretamente ai na região, mas o espirito jipeiro fala mais alto, é isso ai galera, parabens a todos.
Crema
Parabéns ao amigo Crema pela doação! Acabei de receber aqui em meu posto de gasolina/escritório da minha transportadora, e mais tarde irei ao Pacaembu no encontro das quintas-feiras recolher as demais doações da galera jipeira de Sampa!
( )´s.
Ramiro - Sampa - SP
Ramiro Cruz Jr.
20/01/2011, 17:44
Felipe
Aqui de Mogi,como falei, confirmamos saida em torno de 5 horas da manha de sabado.
Serão 5 carros. 2 trollers / pajero v6 / outlander
Pretendemos a maioria voltar ainda no sabado..
Abcs
Biro188, p.f. mande um fone de contato. Ainda não sei se sairei amanhã á noite ou no sábado cedo. Se eu for no sábado cedo, irei acompanhando vocês!
( )´s.
Ramiro - Sampa - SP
Ramiro Cruz Jr.
20/01/2011, 18:08
Lucena,
A situação é a seguinte:
-Todas as cidades afetadas receberam ajuda da Crz Vermelha até a data de hoje, estão bem abastecidas, pelo menos a área urbana, mas com mantimentos para abastecer suas áreas rurais.
-Aiuruoca necessita de água, mas pouca, eles têm água para pelo menos 10 dias, e só a área urbana, a rural sempre tem minas.
-Itamonte possui uma localidade com 4 mil habitantes isolada, mas está sendo abastecida por helicópteros.
-Quilombo já foi abastecida ontem, mas lá foi fácil, somente 34 famílias.
Portanto sul de Minas Graças a Deus já está ok.
Farei uma reinuão agora a tarde para definir pra onde de fato vamos, pois, já estamos carregados.
Passo mais notícias a noite.
Forte abraço!
Robinho
Robinho, eu deslocaria um truck para Teresópolis direto entregar isso para o Emílio (21-9532-3616 - ligue somente á noite, pois de dia ele tá correndo a região em missões de resgate e distribuição de donativos), e outro para Nova Friburgo no acampamento de Campo do Coelho. Na dúvida, dê uma ligada pro Emílio que ele tá em contato com a galera das demais cidades.
( )´s e mais uma vez parabéns pela empreitada!
Ramiro - Sampa - SP
Marcelo-HPE
20/01/2011, 18:10
-Valeu Duda , o negócio é tentar fazer alguma coisa para ajudar.
-Valeu Guto . Parabéns pela iniciativa meu camarada , surgindo outra missão ou algum outro evento dos Caça-lamas e do Jeep Club de Campos , eu te aviso.
- Fabioband é de doer o coração ver como ficou o lugar , fiquei tb muito triste em ver pelas reportagens como ficou Riograndina e Sumidouro, lugares em que fizemos muitas trilhas e amizades.
Abração a todos.
Lúcio Fuentes
20/01/2011, 18:23
Pessoal, estamos com um caminhão de donativos para enviar para a região serrana, estes, foram recolhidos pelo pessol da ESALQ-USP aqui de Piracicaba e por amigos, vai passar por uma triagem neste findi e provavelmente partirá na terça, estamos a procura de informações para onde seria melhor enviar, estamos pensando em S.J. do Vale do Rio preto, alguma sugestão de quem está acompanhando mais de perto?
fabioband4x4
20/01/2011, 21:39
caiu um helicóptero do exército, olhe a caca...
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/chuvas-no-rj/noticia/2011/01/exercito-afirma-que-helicoptero-sofreu-queda-em-friburgo.html
Robinho era helicóptero pra tudo que é lado , um vôo atrás do outro...tava demorando!Agora diminuiu um pouco ,mas é o dia inteiro...
Sem falar no trânsito que antes do TSUNAMI já era difícil , imagina com bombeiros,polícia civil, polícia federal, exercito,forças especiais , nóis jipeiros , voluntários e muitos curiosos.
Não tinhamos mão nem contra mão , dias difícieis , levei mais de duas horas para andar 1km , parava em frente de barreiras prontas pra deslizar e ao lado do rio que ameaçava transbordar a qualquer momento...
Dramático...nos dias seguintes ao acontecido ainda chovia forte em certas horas do dia...
Para quem estiver vindo pra região tragam máscara de proteção pois a lama ta virando poeira e é muita mesmo, é legal se protegerem...
[]´s
CarlãoBH
20/01/2011, 22:34
As fotos que o Fabio colocou no post 255 ilustram bem uma coisa que observei no (pouco) que vi no fim de semana passado, quando estive em Sao Jose VRP e que todos conhecem bem do nosso graaaannnnde país:
- a primeira foto ilustra bem o nosso poder público, permitindo este tipo de ocupação. É irresponsabilidade, omissão, populismo, picaretagem e tudo mais de ruim.
- a segunda foto e algumas outras mostram uma CATASTROFE AMBIENTAL NATURAL, que poderia acontecer em qualquer lugar. Este tipo de situação desperta em todos nós o sentimento de solidariedade ao semelhante, no fundo pq sabemos que todos estamos sujeitos a este tipo de acidente.
Para chegar em Sao Jose, passamos pela zona rural, mais afastada do rio preto e observei que os agricultores usam praticamente só os vales e encostas leves, as "pirambeiras" e topos de morros estão com cobertura de mata (linda, por sinal).
Portanto, o que quero dizer é que para que este numero de mortes ficasse somente (e lamentavelmente, óbvio...) na conta da 'catástrofe' bastaria que nossos governantes zelassem pela segurança da população e retirasse essas familias das áreas de risco, mas isso custa perder a eleição seguinte....
Otamir Júnior
20/01/2011, 22:37
Pessoal, estamos longe de vcs, más desejamos todo sucesso nesta empreitada, vão lá e mostre que somos solidários também.
Estamos enviando neste sábado, pelos Bombeiros, doações de Higiene e Limpeza, frutos de uma campanha bem sucedida aquí com os Jipeiros do DF.
Boa Sorte.
Otamir Jr.
PAULO CARECA
20/01/2011, 22:38
Fabioband4x4, vc colocou a palavra exata "TSUNAMI", estive em Friburgo hj, o transito tá 10 vezes pior do que era antes, quem for leva mascara de pó, tá insuportavel de poeira, sem chance de respirar normal, deveriam molhar as pistas paralelas ao rio, tentei chegar a Bom Jardim, o unico caminho era por Banquete, mas bloquearam a estrada por volta de 15 horas e só iriam reabrir após as 18 hs, retornei por Mury via serramar, estive em Stucky já esta tudo sob "controle" por lá, amanhã devo ir por Trajano, vou tentar fazer contato com vc, hj não consegui. Enviem comida, mat. higiene e água potável, se possivel já em tipo cestas basicas, ja tem bastante roupas (vamos deixar para posteriormente, no nomento a grande necessidade é agua/comida/material de higiene).
Robinho da Jaguatirica
20/01/2011, 23:33
Amigos,
Acaba que estou indo para o sul de minas amanhã de madrugada, estarei no Posto da balança, depois de Pouso Alegre (sentido SP/MG) às 11:45 hs, vou a Pouso alegre entregar uma pequena parte da carga de material de limpeza e depois volto pra São Sebastião da Bela Vista, fui convocado pela Cruz Vermelha para lá, porém tem um levante de jipeiros da região me esperando, e lá está alagado, terá que ser entrega com barco, vai entender esta logística, mas iremos e entregaremos.
Um caminhão da minha turma estará indo para Sumidouro, o Rafael dará o apoio, se alguém se habilitar a ajudar que levante o dedo e faça contato com o Rafael.
forte abraço a todos!
Fellippi
21/01/2011, 01:05
Grande moçada!
Sou de Curitiba, e claro, Jipeiro. Não tem como nao se sensibilizar com tal situação sofrida por este povo.
Trabalho numa agencia de Publicidade, que faz parte de uma holding de empresas, chamada OMETZ GROUP, responsavel pelas escolas de inglês WiseUp, Lexical e You Move.
Criamos uma campanha de arrecadação de fundos para doação as vitimas da enchentes no rio. Nossa meta é atingir R$100.000,00. Com tres dias de campanha, alcançamos a marca de R$30.000,00, conforme consta em nosso portal: http://www.ometzonline.com/
Acompanhem a materia realizada por um de nossos Jornalistas, diretamente no Rio, nas regioes afetadas: http://ometzonline.com/pt/mediacenter/hw-news/a-tragedia-no-rio-de-janeiro-e-os-resultados-da-segunda-semana
Atraves do Instituto Geração de Valor, vamos canalizar o envio da verba pelos franqueados das escolas que estao situadas em regioes atingidas, que sabem melhor das condicoes locais.
Nossa causa é seria, pois o grupo foi fundado a cidade do Rio de Janeiro e muitos de nossos colegas de trabalho tambem foram atingidos.
Por favor, visitem, divulguem e apoiem essa causa.
Segue um dos cartazes da campanha que idealizamos. Já conseguimos apoio de diversas midias, divulgando gratuitamente a campanha em Outdoores, Bussdores, Mobiliarios urbanos, entre outros. Alguns podem se deparar com ela.
http://s3.amazonaws.com/twitpic/photos/large/227065154.jpg?AWSAccessKeyId=0ZRYP5X5F6FSMBCCSE82&Expires=1295579193&Signature=JpWBIC/MbmVLonNj5JTaJBrZ2Rw%3D
Agradeço a atençao, a ajuda e o espaço para a divulgacao!
Estamos todos juntos nessa luta.
Forte abraço.
Fellippi Vieira
Felipe Marx
21/01/2011, 09:53
Saimos abarrotados do paca ...
A explo tava arriada de tanto peso .. dentro só cabia eu
A RAM tava até o talo de caixas na caçamba e dentro. :mrgreen:
SHOW!!
Descarregamos na TKT por volta da 1:00.
Valeu a todos que colaboraram .. :concordo:
Felipe Marx
21/01/2011, 09:56
Fotos e ontem ... ainda no Paca!!
Ramiro Cruz Jr.
21/01/2011, 11:54
Pessoal, segue notícia atualizada sobre as estradas:
http://www.setcesp.org.br/noticiacompleta.asp?codnoti=14477
DER-RJ conseguiu liberar o acesso das principais rodovias danificadas da Região Serrana
Data.: 21/1/2011
Fonte.: DER-RJ
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) informa que, após a soma de muito esforço, conseguiu desobstruir mais de 90% das rodovias atingidas pela catástrofe da Região Serrana, mesmo com alguns pontos em meia-pista, viabilizando assim a chegada terrestre das equipes de resgate e socorro (Bombeiros, Forças Armadas, Defesa Civil e etc), além da entrega de mantimentos básicos (água, remédios e comida) e donativos (roupas, colchonetes e etc) em maior quantidade nas localidades que estavam ilhadas após a calamidade que ainda aflige esses municípios do Rio de Janeiro. O Presidente do DER-RJ, Henrique Alberto Santos Ribeiro, está a frente das equipes que estão progredindo nas ações emergenciais, mobilizando o maior número de máquinas e homens para terminar até semana que vem os serviços de limpeza nessas estradas. No momento somente a RJ-134 e a RJ-146 (maiores detalhes dessas vias na relação abaixo) ainda estão com trechos interrompidos.
A estabilização das condições climáticas nessas localidades está ajudando no progresso dos serviços. Após esse trabalho, serão feitos estudos profundos para definir medidas e reformas que cada rodovia deverá receber para serem recuperadas.
Ao todo o DER-RJ conta com o efetivo de 250 homens, além de um vasto maquinário, composto por: 11 escavadeiras hidráulicas, 15 pás-mecânicas, 06 tratores, 12 retro-escavadeiras, 70 caminhões, 05 rolos compressores e diversos carros de apoio. Viaturas do BPRv (Batalhão da Policia Rodoviária Estadual) também estão distribuídas pelas rodovias para organizar o tráfego local.
Segue o balanço atualizado sobre a trafegabilidade nas rodovias danificadas:
- A RJ-142, que liga Casimiro de Abreu a Mury, distrito de Nova Friburgo, passando ainda por Lumiar, está com o tráfego liberado ao longo de toda sua extensão, com dois pontos em meia-pista: no km 2 (próximo a Mury) e no km 10 (próximo a Lumiar). O órgão segue trabalhando na limpeza completa dessa via, recebendo o auxílio de: 02 escavadeiras hidráulicas, 02 pás mecânicas, 02 retro-escavadeiras, 01 caminhão pipa, 04 caminhões truck, além de 15 homens.
- A RJ-150, rodovia que liga Nova Friburgo a Amparo, está com tráfego liberado até Amparo, com três pontos em meia-pista: km 0.7 e km 2 (próximos a Friburgo) e km 6,5 (mais próximo de Amparo). Já no trecho entre Amparo a São José do Ribeirão (distrito de Bom Jardim) o tráfego só está liberado para veículos leves, nessa extensão que é todo em leito natural. Nesta estrada o órgão está contando com o apoio de 03 escavadeiras hidráulicas, 02 pás mecânicas, 03 tratores D6, 03 retro-escavadeiras, 01 carreta, 11 caminhões truck, além de 20 homens.
- A RJ-148, que liga Nova Friburgo a Carmo, passando por Sumidouro, está com tráfego liberado, mas com vários pontos em meia-pista no trecho entre Sumidouro e Barão de Aquinos, como: km 17, km 27, km 29,3 e km 30,5 (todos os quatros sofreram com erosão de pista) e nos km 29,8, km 30 e km 32,8 (que estão com um abatimento de pista, ou seja, uma certa depressão na estrada). Entre os km’s 29, 8 e 30 estão sinalizados e com desvio de pista.
- A RJ-130, rodovia que interliga os municípios de Teresópolis e Nova Friburgo, está com o trânsito monitorado e liberado, com pontos em meia pista, devido à queda de inúmeras barreiras e erosões. No km 61,5, próximo a Nova Friburgo, está com um desvio sinalizado para atender o tráfego de momento. Já em outro ponto da RJ-130, o tráfego está em meia-pista no distrito de Vieira, que pertence a Teresópolis. Contudo a situação de Vieira é crítica, sendo um dos locais mais danificados dessa tragédia. Essa localidade é um dos grandes produtores de hortaliças, e está recebendo grande atenção por parte do DER-RJ. Neste ponto o DER está contando com o apoio de 02 escavadeiras hidráulicas, 05 pás mecânicas, 01 trator D6, além de 18 caminhões truck.
- A RJ-242, rodovia de produção agrícola está em meia-pista em diversos pontos entre a RJ-130 até Campinas, distrito de Nova Friburgo. No trecho que vai de Campinas a Águas Quentes o órgão já conseguiu remover diversas barreiras e o tráfego está liberado com pontos em meia pista. Nesta rodovia o DER está atuando com: 01 escavadeira hidráulica, 01 pá mecânica, 01 retro-escavadeira, 01 patrol, 01 caminhão truck, 03 caminhões toco, 01 carreta, além de 10 homens.
- A RJ-146 está dando passagem até o município de Bom Jardim, porém o acesso ao Centro da cidade está interditado devido à queda de uma ponte administrada pela ROTA 116 (Concessionária). Contudo, o DER-RJ está intensificando as obras de emergências no trecho de 100 metros da RJ-146, cuja pista de paralelepípedo, foi totalmente danificada. Essa extensão faz o acesso da RJ-146 até o entroncamento com a RJ-116.
- A RJ-172, que faz a ligação entre Macuco e Manuel de Moraes, segue liberada apenas para veículos leves, com limitador de altura no local, para controlar o acesso a ponte na localidade de Manoel de Moraes. Aguardando projeto de restruturação da ponte sobre o Rio Grande no entroncamento com a RJ-146. Neste ponto o DER está utilizando: 01 escavadeira hidráulica, 01 pá mecânica, 02 retro-escavadeiras, 01 caminhão truck, 02 caminhões tocos, 01 rolo compactador, além de 32 homens.
- A RJ-162, rodovia que liga Rio das Ostras a Trajano de Moraes, o tráfego segue em meia pista no ponto entre os Km’s 72,0 e 74,0, na altura da localidade de Tapera. O órgão já está trabalhando na recomposição do bueiro que rompeu na rodovia. Cerca de 10 homens estão atuando em dois períodos para restabelecer o tráfego pela via o mais depressa possível. Ainda serão utilizados uma retro-escavadeira e alguns caminhões truck.
Veja a Continuação do Balanço da Estradas Danificadas no site do – DER-RJ
( )´s
Ramiro - Sampa - SP
Marcelo-HPE
21/01/2011, 13:25
Saimos abarrotados do paca ...
A explo tava arriada de tanto peso .. dentro só cabia eu
A RAM tava até o talo de caixas na caçamba e dentro. :mrgreen:
SHOW!!
Descarregamos na TKT por volta da 1:00.
Valeu a todos que colaboraram .. :concordo:
Felipe; parabéns pela iniciativa meu camarada !!!
Marcos Paiva
21/01/2011, 13:27
Meu relato da ida em Teresópolis/Friburgo ontem.
Fique meio frustrado, pois perdemos muito tempo precioso sem fazer nada, quando poderíamos ter ajudado muito mais.
Cheguei ao BarraShoppind às 9:30h e ali já tinha um grupo muito bem organizado recebendo os mantimentos e separando e embalando roupas, comida, água, ração para animais, etc.
Por volta das 11:40h um comboio com muitos carros (a maioria carros comuns), não contei, mas tinha mais de trinta, sem contar pelo menos dois caminhões pequenos. Seguimos em direção a Terê. Não pagamos pedágio na Linha Amarela e na subida da Serra, mas sinceramente, acho que não vale à pena! O tempo que se perde na liberação é muito grande. Na rodovia para Terê então, todos os carros que estavam a minha frente, inclusive o meu, tinham de abrir o porta malas e mostrar os mantimentos, para provar que estavam subindo prestar ajuda.
Meu irmão conseguiu lotar um caminhão e partiu direto para Terê junto com o carro dele, uma Hilux. Com a indicação do Felipe daqui do fórum (Frio), disse-lhe para fazer a entrega dos donativos no estádio da Várzea. Chegando lá não deixaram ele descarregar e o mandaram para outro galpão. Lá também teve dificuldades, mas acabou deixando o caminhão com as chaves para descarregar e pegou a Hilux com mantimentos e seguiu em direção a estrada Teresópolis/Friburgo. Lá perto do local onde caiu o helicóptero do exército ele viu uma fila enorme de pessoas buscando alimentos e descarregou tudo que estava no carro lá.
Enquanto isso o comboio chegou no estádio da Várzea e a confusão começou. Não deixaram os carros entrarem para descarregar. O local estava servindo de base para helicópteros e havia um espaço reservado só para os militares que não gostaram nada quando o pessoal do comboio “invadiu” esse espaço. Não era o local onde estavam os helicópteros, mas uma área separada por uma fita e as pessoas que estavam ali para ajudar não podia ultrapassar! Recebemos então um “recado” que não podíamos ficar ali.
Alguns carros 4x4, foram logo carregados e partiram para distribuir os mantimentos. O Felipe me perguntou se tinha experiência em trilhas pesadas. Respondi que não, apesar de estar ali com uma TR4. Então me disse para esperar eles voltarem que depois iriam em locais com trilhas mais leves. Estava com a gente ali também, o Ian aqui do fórum, numa Sportage, que disse também não ter tanta experiência em trilhas pesadas. Nisso rolava uma confusão enorme com os organizadores e o pessoal do comboio. Não me meti na confusão, mas tinha gente ali tão chateada que estava falando em pegar os mantimentos em voltar para o Rio. A maioria colocou tudo de volta nos carros e partiu, acho que para entregar por conta própria, pois mais tarde vi alguns desses carros na estrada Terê/Friburgo.
Eu o Ian ficamos por quase duas horas ali esperando para podermos sair com alguém para locais de difícil acesso entregar os mantimentos. Depois desse tempo ele resolveu conversar com um os responsáveis dali e o cara disse-lhe que ali em Terê, praticamente todo mundo já tinha sido atendido e que seríamos de mais serventia em Friburgo e nos indicou uma igreja (Jesus Cristo Dos Santos Dos Últimos Dias), onde estavam precisando de ajuda. Carregamos três carros com água e cestas básicas e partimos para Friburgo. Na estrada que liga as duas cidades começamos a ter noção da tragédia. Tenho certeza que vi muito pouco dela, mas o que vimos nos deixou chocados.
Chegamos tarde em Friburgo, já passava das 18:00h, perdemos muito tempo com o trânsito que não andava. Na igreja nos disseram que ali tinha ainda muitas áreas isoladas e que as pessoas ainda não tinham recebido ajuda. Tinha um grupo 4x4 que tinha acabado de sair para uma dessas áreas e como já estava muito tarde não nos aconselharam a seguir para lá. Como eu tinha de voltar ao Rio, nos indicaram levar mantimentos para áreas mais próximas dali e arrumaram uma viatura da polícia militar para nos guiar. Colocamos mais algumas cestas básicas e partimos para lá. Não eram áreas isoladas ou de difícil acesso, pelo contrário, qualquer carro chegaria lá, mas essas pessoas estavam passando por dificuldades: falta de água, comida, etc. Descarregamos em Três locais diferentes. Como já passava das 20:00h e eu tinha de voltar ao Rio, não fiz mais entregas. O Ian ficou e acho que dormiu lá.
Conclusões:
O pessoal com 4x4 deve seguir direto para lá e não subir com os caminhões, pois se perde muito tempo.
Não acho que valha a pena tentar economizar o dinheiro do pedágio se o grupo for muito grande. Na volta de Friburgo tive de pagar os três pedágios.
Para quem ainda pensa em subir, aconselho a ir direto para Friburgo, lá a situação está pior. A igreja onde pegamos as cestas básicas, fica no trevo próximo a estrada Teresópolis/Friburgo.
Passei por três estradas e foi tranqüilo, em algumas perdemos tempo com o trânsito no sistema “pare e siga”: a estrada Rio/Teresópolis, a Teresópolis/Friburgo e por último a Friburgo/Rio, passando por Cachoeira de Macacu.
Apesar de toda a solidariedade, ainda tem gente quer faturar em cima da situação. No último local onde fizemos a entrega dos mantimentos, um morador ficou responsável pela distribuição das cestas. Como naquele momento tínhamos poucas ali, ele ficou encarregado de dividi-las entre os mais necessitados. Nisso uma velhinha chegou perto de mim e disse que o cara não iria dividir nada, que ficaria com tudo para ele e seus amigos. Falei com o sargento da polícia que pegou tudo de volta e fez o cara dividir tudo ali na frente de todos.
E por último a resposta de uma mulher que cuidava das crianças numa creche onde deixamos muita água mineral, quando minha esposa perguntou a ela o que mais precisavam.
Ela respondeu:
_Só carinho, inclusive nós.
fabioband4x4
21/01/2011, 14:25
Marcos,
quem já veio sentiu um pouco de tudo que vc passou, é difícil até para ajudar ...o tempo passa e os problemas continuam...ontem mesmo tinha um pessoal de MG com muita roupa para doação, não conseguiam um local para descarregar ,pois roupa virou problema devido a quantidade...
senti que estavam meio revoltados por tantas negações...
disse a alguns deles:
O que vale é a intenção , querer ajudar é o mais importante.
então descarregamos num centro espírita que aceitou tudo...
As dificuldades continuarão por meses , muitas pessoas perderam tudo tudo,como ficarão daqui algum tempo???
Ainda ninguém sabe...
[]´s
Felipe Marx
21/01/2011, 14:42
Nao estive por lá, então, provavelmente esse post será só mais um pitaco.
Mesmo assim, um conselho pro pessoal qu esta querendo ajudar.
Antes de sairem pra lá, organizem-se com o Emilio do Jeep Clube de Teresópolis.
Pelo que tenho visto, ele é o cara que esta conseguindo organizar as coisas por lá.
Muito cacique nessa hora só atrapalha.
Deixem ele no comando lá e coloquem-se a disposição pra o que ele precisar.
Galera acabei de chegar em BH.
Foram 3 dias e duas noites acordados.
A Ekipe:
1 Mirim e seu filho Lucas-Troller e carretinha trucada.
2 Matheus e Rebeca-Land 110 e carretinha
3 Galego e Thiago terra motos- Mercedez 1620 trukado
4 Juju e Robertinho-Scania 420 carreta 3 eixos
5 Mano brauw-Iveco 420 carreta 3 eixos
6 Sadan chefe de opera;oes especias do sindicato dos cegonheiros-palio preto.
7 Carlos Roesel presidente do sindicato cegonheiros-tava por cima de helicoptero.
Agrade;o as Tranportadoras Expresso Minas Frios e Transportadora Morais e Silveira .
Cederam os caminhoes.
Ao Carioca ki convocou e organizou toda opera;ao.
Saimos por volta das 22;00 do posto chefáo e chgegamos por volta das 7;00 em Friburgo.
Esperamos ateh as 9;00 escolta e nada.
entáo entramos na tora mesmo.
Mirim e Carioca na contra máo abrindo caminho e as carretas na cola.
Atravessamos rapido.
Perdemos muito tempo pra descarregar.
Foram;
76 toneladas de doa;oes.
Falta voluntarios pra descarregar:confused:
as estradas jah estáo liberadas em poucos lugares precisamos ligar a tra;áo 4x4.
mas ainda carros 4x2 náo passam,nas pequenas localidades.
descarregamos no ginasio da cidade duas carretas.
o caminháo descorregamos em uma casa de um voluntario(Corrego Dantas) na parte mais atingida e o restante jah de noite na vizinhan;a da Mae do Carioca.(Bairro de Santa Ines.)Uma das partes mais atingidas.
As entregas 4x4 foram entregues em máo nas localiudades de ;
Cardinot,Campo do Coelho,Piloes,Campinas e Corrego Dantas.
As doa;oes dos postos e distribui;áo so seráo feitas por carros do governo e policia federal.
Entáo resolvemos vim embora.
Se chover e precisar de 4x4 ou qualquer coisa a gente volta.
:concordo:
Marcos Paiva
21/01/2011, 16:52
Devo subir amanhã novamente. Entramos em contato com o pessoal da igreja em Friburgo para saber o que eles estão precisando mais. Ela nos disse duas coisas: sacos para cesta básica (não sei onde comprar isso) e eles conseguiram 40 voluntários do Rio para ajudar a preparar as cestas básicas, então estavam querendo um ônibus que levasse e trouxesse esse pessoal. Alguém tem algum contato para isso?
Marcos, em lojas especializadas em embalagens plásticas tem uns sacos pra vender, que é tipo de saco de lixo, mas de um plástico bem mais reforçado. Acho que são ideais para esta situação, são resistentes e baratas.
Abraços.
fabioband4x4
21/01/2011, 19:07
Segue link do jornal da cidade ,http://www.avozdaserra.com.br/
Pro pessoal de cuida de animais, em Conselheiro Paulino (BAIRRO)tem um canil com vários cães, fica situado na Estrada Fazenda da Laje em direção a Mariana /Campinas, já passava por dificuldades antes ... fica a dica.
O local tbm sofreu danos segundo consta.
Ponto de referência Trilha do Céu (Cemitério).
fabioband4x4
21/01/2011, 19:40
Na foto abaixo , onde está aquela cachoeira(bambuzal) tenho um amigo que perdeu a casa , fugiu pela mata e se abrigou num colégio (Anchieta)
O bernardão 66 original dele tá soterrado , a bonanza caída no buraco e ainda não tem acesso, isso no centro da cidade.
marconi agnelo rocha
21/01/2011, 21:00
Parabens a todos com envolvimento direto ou indireto nesta batalha,que Deus esteja
com todos vcs.
Nos aqui jipeiros de Brasilia estamos nos movimentando para poder ajudar um pouco mesmo que a distância,todo ultimo sabado do mês organizamos um encontro só de willys,Rural e F75(Willyseiros do Cerrado) e durante esta semana foi feita uma campanha para arrecadar
grana,e finalizamos agora atarde com a compra de materiais de Higiene e limpeza que sera levada amanhan na reunião para juntar com as outras doações,deu para encher a EXPLO.
Nossa ideia era entregar direto na Cruz Vermelha,mas o ultimo caminhão saiu 18:00 e este fds eles vão esta fechado reabrindo na segunda.Então vamos entregar em um Quartel do Corpo de Bonbeiros e na segunda um caminhão dos fuzileiros naval passa recolhendo e entrega na Cruz Vermelha.
Se vcs tiverem uma dica de caminhão saindo aqui de bsb com donativos amanhan 22/01
nos comunique porque seria melhor ver carga saindo e sabendo onde seria entregue.
Abraço a todos em nome dos jipeiros de Brasilia-DF!!!!
Marconi Rocha 61-99810199
Ford EXPLO 4x4 97
F75 4x4 70
jeep 4x4 66
Galera acabei de ver no jornal nacional agora.
Nosso amigo Carlos Roesel voltou a BH com o helicopitero pra buscar mais donativos.
E nosso amigo Robinho da Jaguatirica Auxiliando no sul de minas.:palmas:
fabioband4x4
21/01/2011, 21:22
Bem pessoal fico feliz de ver o MAXDELTA postando...
Gostaria de deixar bem claro antes de mais nada que não faço parte de nenhuma igreja ou entidade particular.
Bem, o que gostaria de dizer é que existe uma Igreja que foi ponto da Base onde me voluntáriei, se chama COMUNIDADE CRISTÃ ,fica no bairro de OLARIA na entrada da VIA EXPRESSA em direção ao bairro do Cônego , encontrei lá pessoas sérias ,dispostas a ajudar o próximo, vi muita organização , tanto que eu e o MJPS deslocamos dois caminhões para esta base e já eram quase 21:00hs ,perdemos a noção dos dias e da hora diante de tanta desgraça.Chico Cotó tbm atua nesta base...além do INEA na pessoa do Carlos Henrique responsável pelo APA do MACAÉ de CIMA que graças à DEUS nada sofreu a não ser pequenas barreiras nas vias de acesso.
Aos comboios que chegam com caminhões além dos jipes podem deslocar a carga do caminhão pra eles , serão muito bem recebidos procurem por CLAUBER , ELIANA, Ricardo BATISTA , ou ALFREDO.
Falem que são jipeiros que de alguma forma saberão da nossa união 4x4.
[]´s
Se quiserem confiar indico este ponto ,fácil acesso com estrutura grande e organizada. Pra quem vem em comboio indico barracão dos Mendes , na escola depois da ponte local ,procurar Maria Gilda responsavel pela coleta e distribuição , Na prainha procurar Paulo , em Conquista Renatão , Alto Vieira e Vieira não tenho contatos.:concordo:
Fabio a correria foi grande.
mas axo ki trombei com vc no transito num comboio de Bands quase a noite.
Tava eu troller preto e carretinha,troller vermelho e um caminháo truck branco.
Ramiro Cruz Jr.
21/01/2011, 23:00
Na foto abaixo , onde está aquela cachoeira(bambuzal) tenho um amigo que perdeu a casa , fugiu pela mata e se abrigou num colégio (Anchieta)
O bernardão 66 original dele tá soterrado , a bonanza caída no buraco e ainda não tem acesso, isso no centro da cidade.
Fabioband4x4, me mata uma curiosidade e aflição ao mesmo tempo: como está o Colégio Anchieta? Estudei em um Colégio Jesuíta aqui em Sampa (Colégio São Francisco Xavier) e fiz muitos amigos de Friburgo em alguns encontros intercolegiais. E com essa situação toda acontecendo aí fiquei preocupado com as condições do colégio. Continua preservado ou também virou ruínas?
Ah, acabei de carregar mais um caminhão truck que já está seguindo praí com rações, alimentos prontos, cestas básicas, água, roupas, materiais de higiene e outras coisas.
( )´s me preparando pra sair de Sampa daqui á pouco.
Ramiro - Sampa - SP
Fabio a correria foi grande.
mas axo ki trombei com vc no transito num comboio de Bands quase a noite.
Tava eu troller preto e carretinha,troller vermelho e um caminháo truck branco.
Acho que vi esse Troller com a carretinha...
To subindo amanhã para Friburgo. Mini comboio da família: Tracker, Tiggo e talvez um NIva que estava se emburacando quinta com o pessoal da Jipenet. TalkAbout canal10, PX no 16...
marciovictoria
22/01/2011, 00:54
Pessoal,
Vimos no G1 a ajuda de vcs em relação ao Rio de Janeiro e gostariamos de poder ajudar também.
Se precisarem de alguem para levar as doações ao RJ eu posso contribuir indo de montana para lá.
Se precisar podemos ir hoje na madrugada.
Segue meu e-mail para contato: marciovictoria@hotmail.com
Abs.
Marcio
fabioband4x4
22/01/2011, 13:37
Fabioband4x4, me mata uma curiosidade e aflição ao mesmo tempo: como está o Colégio Anchieta? Estudei em um Colégio Jesuíta aqui em Sampa (Colégio São Francisco Xavier) e fiz muitos amigos de Friburgo em alguns encontros intercolegiais. E com essa situação toda acontecendo aí fiquei preocupado com as condições do colégio. Continua preservado ou também virou ruínas?
Ah, acabei de carregar mais um caminhão truck que já está seguindo praí com rações, alimentos prontos, cestas básicas, água, roupas, materiais de higiene e outras coisas.
( )´s me preparando pra sair de Sampa daqui á pouco.
Ramiro - Sampa - SP
Grande Ramiro o Anchieta está intacto ,pelo menos ele ... estou anexando fotos da casa do amigo que citei no post anterior só hoje pela manhã consegui chegar lá ,vejam só...o bernardão sucumbiu aos escombros...fiquei triste ao chegar lá...
Mirim tudo muito ph@da mesmo, isso que ja se passaram alguns dias, imagina só nos 3 primeiros onde havia chances de resgatar pessoas com vida...tenho visto muitos jipes e comboios mesmo...na correria nem a galera conseguiu se reunir por aqui direito ainda...
Agradeço a todos vcs em nome da cidade.
Hoje pela manhã me informaram que vale do tainá na estrada friburgo /bom jardim precisa de donativos , alto dos micheis estrada que liga riograndina em direção a sumidouro tbm...
[]´s
fabioband4x4
22/01/2011, 15:34
Os momentos dramáticos e de horror
que os sobreviventes jamais irão esquecer
TERÇA, 11 DE JANEIRO, 16h: Parecia o prenúncio de um desastre de proporções avassaladoras que estava por vir. Um prédio residencial na Rua São Roque, no bairro Olaria desaba e mata dois moradores. No momento do acidente não chovia.
DIA 11, 23h: Começa a chover forte em todo o município. Tem início o maior pesadelo já vivido pela população de Nova Friburgo. Em diversos bairros, moradores começam a entrar em pânico. Muitos retiram carros de garagens e iniciam a retirada de móveis e objetos pessoais de armários e imóveis que começam a ser invadidos pelas águas. Galerias entopem, ruas alagam no Centro e em diversos bairros. Tragédia atinge pelo menos outros seis municípios serranos dizimando até esta sexta-feira, 21, mais de 750 pessoas.
TRÁGICA MADRUGADA DE QUARTA, 12 DE JANEIRO: A maior tempestade da história toma dimensões inimagináveis. Rios transbordam, encostas inteiras deslizam arruinando casas, bairros e loteamentos inteiros. Árvores, postes e imóveis são derrubados sobre estradas, ruas, carros em meio a avassaladoras avalanches. Postes que sustentam as redes elétrica e de telefonia vem abaixo soterrando centenas de moradores. O fornecimento de energia e telefonia entra em colapso. Rios e córregos transbordam, diversos trechos deles são represados aumentando ainda mais o terror, invadindo casas. Na Rua Cristina Ziede, encostas deslizam e parte de um edifício residencial, no Centro, desaba soterrando dezenas de moradores. Equipes do Corpo de Bombeiros iniciam os trabalhos de resgate das vítimas, outra parte da construção vem abaixo e mata três militares. A população se desespera e por todos os lados se escutam gritos e clamores por socorro. Em meio a todo o terror, a solidariedade aflora e muita gente sai às ruas para tentar resgatar familiares e vizinhos dos escombros e montanhas de lama.
QUARTA, 12 DE JANEIRO: Assim que o dia clareou, ainda chovia forte e a população pode ter ciência verdadeiramente da maior catástrofe climática da história. Pode-se constatar que comunidades inteiras tinham sido dizimadas. No Centro, bairros e distritos, um cenário de guerra. Mais parecia que Nova Friburgo tinha sido alvo de um terremoto. Os acessos a inúmeras localidades encontra-se impedido dificultando o trabalho das equipes de salvamento. A população dificilmente consegue acionar os serviços de emergência devido a interrupção dos serviços de telefonia fixa e móvel. Começam a chegar reforços para salvamentos e resgates de vítimas ao município, inclusive com helicópteros. Tratores, retro escavadeiras e máquinas pesadas começam a desobstruir algumas vias, mesmo que parcialmente, para permitir o acesso das equipes de salvamento. Ainda falta energia e água em grande parte do município. Muitos são resgatados ainda com vida, outros tantos, mortos. Ante ao caos, um alento. O gerente de hotel, Wellington Guimarães e seu filho de sete meses são resgatados com vida dos escombros de sua casa no Centro. Wellington conseguiu hidratar a criança com a saliva.
QUINTA, 13 DE JANEIRO: Uma verdadeira operação de guerra começa a ser montada no município. Hospitais de campanha das Forças Armadas são baseados na Praça Dermeval Barbosa Moreira, em frente a Prefeitura e Olaria. O ginásio Celso Peçanha, anexo ao Instituto de Educação de Nova Friburgo (Ienf) se transforma num grande Instituto Médico Legal. Centenas de corpos de vítimas são levados para o local a espera de identificação de familiares. Tem início da cidade um grande mutirão para sepultamentos. A medida que os corpos são identificados, são liberados para enterros. Muitos se desesperam ao encontrar seus entes queridos já sem vida. Uma lista com o nome das vítimas fatais é afixada no acesso ao ginásio. Corpos já em decomposição tem materiais genéticos colhidos para futura identificação através de exames de DNA e liberados para sepultamentos. Serviços judiciários, Conselho Tutelar, Defensoria Pública e Polícia Civil são concentrados no Ienf. A grande circulação de carros de resgate com sirenes e helicópteros auxiliando na busca por sobreviventes em locais onde ainda não se chega por terra dão a dimensão real da catástrofe. A presidenta Dilma Roussef e o governador Sérgio Cabral chegam à Nova Friburgo e visitam algumas áreas violentamente atingidas. Ambos anunciam esforços para liberação de R$ 780 milhões para reconstrução da cidade. É decretado estado de calamidade pública e luto oficial no país.
A matéria continua no site www.avozdaserra.com.br (http://www.avozdaserra.com.br)
Renan Folly
22/01/2011, 20:29
Valeu pelo apoio galera!!! O negócio aqui foi muito feio mesmo... É nessas horas que se vê a solidariedade do nosso povo brasileiro que está sempre disposto a ajudar o seu vizinho e os amigos e também a força de vontade dos nossos amigos jipeiros que tem o veículo ideal para chegar onde carros comuns não conseguem. Como moro afastado do centro, em Amparo 4º distrito o lance foi ajudar o pessoal daqui ajudando a abrir estradas, cortar árvores e rebocar veículos. Na quinta-feira consegui chegar no centro isso depois de ter que fazer uma trilha leve e encarar 4 horas de engarrafamento em um trecho de 5 quilômetros. Tudo isso para poder abastecer a picape e continuar ajudando o pessoal aqui da roça. E para o colega que queria saber do Anchieta, pois é eu estudo lá e parece que o prédio antigo não teve problema nenhum, já o pré-anchieta teve alguns problemas (fotos) o que eu nunca vi antes ali. Não posso confirmar mas me parece que também teve problemas no complexo esportivo inaugurado a dois anos.
fsoaresi
23/01/2011, 00:46
Acho que vi esse Troller com a carretinha...
To subindo amanhã para Friburgo. Mini comboio da família: Tracker, Tiggo e talvez um NIva que estava se emburacando quinta com o pessoal da Jipenet. TalkAbout canal10, PX no 16...
Este NIVA aqui da foto?
Estivemos juntos na quinta em Rio Grande de Cima, abastecendo de donativos a Estação de tratamento. Se prepara para poeira, sem ar condicionado é F.., tá igual a catástrofe de vulcão,muita poeira, todos de mascaras,... , o cenário da tragédia de Friburgo parece uma mistura de Tisunami e vulcão.
Já Terê deu a impressão de estar normalizando.
Me parece que Friburgo depende agora muito mais de atitudes (tardias) do governo, o negócio agora e segurar a onda agora para não atrapalhar, pois a cidade esta uma zona, o centro caótico, e já tem muita gente ajudando de maneira direcionada e eficaz (vale contribuir com eles),...o mais importante é se programar para continuar ajudando depois, quando sair da mídia, pois vai cair muito o auxílio, mas a necessidade continuará, o estrago foi grande.
Sem dúvida a ajuda da comunidade 4x4 no início, inclusive de outros estados, foi muito importante e emocionante.
Abs
OFF TOPIC
Mirim você é o Mirim cegonheiro do NH azul e do FH verde?
Me passa seu contato estou querendo subir pra ajudar também, dá agonia ficar só lendo os relatos.
Abraço
OFF TOPIC
Mirim você é o Mirim cegonheiro do NH azul e do FH verde?
Me passa seu contato estou querendo subir pra ajudar também, dá agonia ficar só lendo os relatos.
Abraço
Voce num eh policial de transito pra me prender náo neh?:mrgreen:
Vou voltar lah denovo, assim ki a midia der um tempo.
Ai eh quando a galera precisa de ajuda e as coisas come;am a faltar.
Ja estou com doa;oes aki encasa.
Tow esperando a convoca;áo da galera ki fiz amizade em Friburgo:concordo:
quatrodmaio
23/01/2011, 19:24
Chegamos em São José do Vale do Rio Preto na sexta logo após o almoço e deixamos os mantimentos no ginásio.
Em seguida fomos levar kit's de água, produtos de limpeza e cestas básicas em várias comunidades isoladas. Lá não tinha chegado energia ainda e, mesmo assim, fizemos várias missões até as nove da noite.
Por lá a Defesa Civil e a Cruz Vermelha, em conjunto com o Rotary Club, estão organizando tudo.
Os alimentos e demais mantimentos estão centralizados no ginásio de esportes e, ao lado tem um campo de futebol onde foram montadas as SHELTER BOX - doadas pelo Rotary International.
No sábado a tarde fui tentar dar uma força em Terê mas parece que havia mais voluntários do que necessitados...
Retornando pra casa descobrimos a farsa da CRT que fez a cobrança do pedágio.
quatrodmaio
23/01/2011, 19:34
Montagem das Shelter Box ao lado do Ginásio de Esportes - onde estão centralizadas as arrecadações - em São José do Vale do Rio Preto.
As Shelter Box são caixas que possuem uma barraca - com capacidade para abrigar até 10 pessoas - mantimentos, material escolar, purificador de água, galão de água (p/ consumo), lanterna e vários outros ítens.
Estas "caixas" foram doadas, tb, no Haiti e em Alagoas (enchentes de 2010).
As famílias que estão desabrigadas serão acomodadas nestas barracas e lá ficarão até que suas novas moradias definitivas estejam prontas.
Neste campo de futebol, foram montadas 147 Barracas pelo pessoal do Exército e voluntários de Rotary - 03 da Inglaterra, 02 dos Estados Unidos, 02 de S. J. do Rio Preto - SP (nós), 01 de Campinas - SP e 01 de São Caetano do Sul - SP.
fabioband4x4
23/01/2011, 20:05
Hoje encontramos um comboio com vários trollers , com placa Limeira SP ,um deles me disse que ficaram 3 dias em Terê e finalizavam por aqui ,e nóis partimos para Pilões / Sumidouro e mais destruição.
DIAGNOSE MECANICA
23/01/2011, 21:09
Amigos.
Passo meu relato.
Ontem (22/01) saimos de Niteroi rumo a Teresópolis, ao todo eramos em 3 carros(TR4,L200 e JAVALI). Levamos mantimentos não perecíveis e roupas. Chegamos ao gapão indicado pelo companheiro Emilio que tive o prazer de conversar durante a semana passada pelo Nextel.
Nesse galpão, administrado por empresários da região, haviam muitas mercadorias que eram separadas e montadas cestas basicas.
Descarregamos nosso produtos e após negociações, foi dispensado um voluntário da prefeitura para nos guiar até algumas familias necessitadas em lugares que só 4x4 chegaria.
A imagem que levamos é impressionante.
Meu objetivo nesse momento é tentar formar grupos de 10 companheiros a cada fim de semana para fazermos o trabalho de distribuição desse material.
As mercadorias são entregues no atacado para que se distribua no varejo.
Com isso o trabalho será a longo prazo e com planejamento previo com os organizadores. As necessidades desse povo continuarão por longo tempo e nós colaboradores teríamos sempre um grupo atuante sem sacrificio de ninguem por muito tempo.
Minha impressão é a de que com o que já existe armazenado hoje, levará um mes para ser processado e distribuido. Posso estar enganado. O que falta nesse momento é lojistica.
Abraços a todos. Carlos Alberto 21 99523963/ nextel 8*1599
Marcos Paiva
24/01/2011, 11:36
Voltamos (eu, o Felipe "Frio", aqui do fórum e um amigo num Troller e um outro amigo do Felipe num Samurai) no sábado para Friburgo. Encontramos lá o Ian (imesper), também daqui. Ele tinha ido com a gente na quinta e ficou lá até sábado.
A noite seguimos para Teresópolis e voltamos ontem (domingo).
Cenas de destruição :(, muita tristeza :(, muita gente ajudando :palmas:e alguns espertinhos querendo faturar aproveitando o momento. :evil:
Conseguimos levar mantimentos a muita gente. :)
Eles ainda precisam de ajuda, principalmente para levar os mantimentos para as pessoas. Quem puder subir será de grande ajuda. Durante a semana não dá para mim, devido ao trabalho. Se a coisa ainda estiver ruim no próximo fim de semana, subo de novo.
gustavobrandao
24/01/2011, 12:41
galera, tenho uma strada adventure e sei que meu carro não é um 4x4, mas queria saber se seria útil para levar donativos à algumas localidades de não tão difícil acesso na região de friburgo.
pelo menos dá pra carregar alguma coisa na caçamba e encarar uma trilha leve.
ficarei grato pela informação.
Marcos Paiva
24/01/2011, 14:28
galera, tenho uma strada adventure e sei que meu carro não é um 4x4, mas queria saber se seria útil para levar donativos à algumas localidades de não tão difícil acesso na região de friburgo.
pelo menos dá pra carregar alguma coisa na caçamba e encarar uma trilha leve.
ficarei grato pela informação.
Dá sim Gustavo, a grande maioria dos locais que estive, davam acesso a carros comuns.
Marcos Paiva
24/01/2011, 15:46
Conversei agora a pouco com meu irmão. Ontem ele seguiu para Friburgo, eu estive em Friburgo no sábado e no domingo segui para Teresópolis.
Ele estava "P" da vida, porque não conseguiu fazer quase nada do que esperava, que era aproveitar o carro dele, uma Hilux cabine dupla e levar mantimenos a quem necessitasse.
Chegou de manhã em Friburgo e foi para a igreja que estive no sábado (Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, que fica próxima ao trevo da estrada que liga Friburgo a Teresópolis. Chegando lá disseram para ele que os comboios de entrega só começariam às 10:00h. Como era cedo, saiu com o carro e entregou por conta própria alguns mantimentos que trouxera do Rio.
Voltou a igreja e a entrega não havia começado, para não perder tempo, se informou onde poderia ajudar e foi parar numa escola de samba, onde ficou ajudando a montar as cestas básicas. Por voltas das duas e pouco da tarde, perdeu a paciência e voltou para o Rio. Quando estava em Niteróis ligaram para ele dizendo que tinha uma família ou comunindade que ainda não tinha recebido nenhum mantimento, aí mais "P" ainda, soltou os bichos em cima do pessoal. Ele disse que enviou uma mensagem ao programa da Ana Maria Braga relatando os problemas.
O que aconteceu com também aconteceu comigo (já tinha relatado isso acima). Ontem também ocorreu algo parecido comigo. Cheguei no clube da Várzea bem cedo e logo fomos fazer a entrega de mantimentos. Na volta, ficamos até por volta das 11:00 parados sem fazer nada. Aí minha esposa ficou "P" da vida e foi reclamar, rapidamente arrumaram entregas para a gente fazer e aí tudo be até o fim da tarde.
Por isso disse acima que eles precisam mais nesse momento é de gente disposta a levar os mantimentos a quem precisa. Não precisa ser de 4x4, pois em muitos locais o aceso é fácil.
gustavobrandao
24/01/2011, 17:02
Po rapaz, obrigado pela informação.
Acho que irei diretamente à alguma localidade que precise dos mantimentos e assim não precisarei perder tempo nesses pontos de distribuição.
Penso em ir à estrada Terê-Fri, o que você acha?
Gostaria também de ajudar na região de Lumiar e São Pedro da Serra, mas nem sei como está a situação por lá, nem se foi mto atingida ou se meu carro consegue trafegar por lá.
Se alguém souber de outro detalhe importante é só falar.
Abços.
Fiquei desprecupado, vou ligar agora e ja, escrevo pra voce.
Mas so para adiantar , Lumiar e Sao Pedro gracas a deus nao teve obto.
Tanto que o acesso pela serra mar ta tranquilo desde o dia da chuva.
Vou to a te chamar daqui a pouco , caso fique on line
um abraco Rosane
Acho que irei diretamente à alguma localidade que precise dos mantimentos e assim não precisarei perder tempo nesses pontos de distribuição.
Gostaria também de ajudar na região de Lumiar e São Pedro da Serra, mas nem sei como está a situação por lá, nem se foi mto atingida ou se meu carro consegue trafegar por lá.
Abços.
Gustavo
Como te informei anteriormente Lumiar e Sao Pedro da Serra esta normal. Indo pela Serra Mar a estrada esta com transito livre ate Lumiar . Apartir de Mury que a coisa ficou muito feia .
Tenho uma amiga que mora em Lumiar e chegou de la hoje cedo. Esta tudo bem gracas a Deus. Espero ter ajudado .
um abraco Rosane
Abços.
gustavobrandao
24/01/2011, 17:40
Ok roseane, obrigado pela posição.
Fico mais tranquilo com aquelas localidades então.
Devo partir em direção à Terê-Fri de caçamba cheia e distribuir por lá mesmo.
Abços.
Ricardo Paiva
24/01/2011, 19:46
Rio, 24/01/2011
Sou irmão do Marcos Paiva assim fui para Região serrana do Rio para tentar ajudar em dois dias diferentes dias 20 e 23/01/2011 e ambos sai bastante chateado pois ao que me propus a fazer com ajuda de autoridades ou órgãos que se dizem oficiais para receber donativos só vi lero-lero muita burocracia e muita politicagem com os donativos pois tenho uma Hilux Cabine dupla muito mais muito diferente das maiorias de Pick-ups que tem por ai pois a minha além de um Pneu lameiro bem grande 33x12,5x15 a minha suspensão é toda alterada fazendo com que meu carro seja muito mais alto que a maioria dos outros carros, ou seja, um carro que poderia ser muito mais muito útil para levar o que for preciso aos desabrigados mais perdi dois dias e paciência tive até ajuda de um membro daqui que depositou R$ 150,00 em minha conta para que eu comprasse mantimentos e levasse para distribuir. Levar eu levei só não consegui distribuir muita coisa por causa da tal BURROCRACIA. Denise me desculpe ok.
Acabei de me cadastrar nesse fórum e gostaria de contar com ajuda de todos para tentar criar uma forte corrente de protesto contra o mau aproveitamento das pessoas que estão se propondo a ajudar mais que infelizmente pela incapacidade ou má fé de poucos não estão conseguindo ajudar como gostariam que foi o que aconteceu comigo, abaixo relato parte de tudo que aconteceu nessas duas datas e faço um desabafo e se possível se tiver alguém aqui que possa de alguma forma ajudar leia tudo que escrevi com atenção e se achar que é mentira pegue seu carro e vá até Teresópolis ou Friburgo e tente levar ajuda através dos postos oficiais que tem por lá.
Ricardo Paiva
24/01/2011, 19:54
Ricardo Paiva
Inicio do desabafo:
Desabafo de um dos vários voluntários a ajudar as vitimas das enchentes na Região Serrana do Rio frustrados.
Me chamo Ricardo e estou mandando este e-mail para relatar dos problemas que estão acontecendo com a distribuição de donativos na Região serrana do Rio, pois muito comovido com o ocorrido fiz um apelo a alguns amigos, parentes e clientes para arrecadar donativos para essas pessoas e para minha grata surpresa tive ajuda até de quem eu não havia pedido e de quem eu nunca vi e nem falei só sei que comecei essa campanha no sábado dia 15/01/2011 pensando em conseguir donativos para encher o meu carro e quando foi na 4ª feira dia 19/01/2011 véspera da viagem eu tinha em minhas mãos uma quantidade de doações entre água mineral, alimentos, roupas, material de higiene pessoal, limpeza etc. tão grande que tive que levar o caminhão da minha empresa uma Mercedes 709 Baú mais meu carro uma Hilux cabine dupla e ainda pedi ajuda a outro amigo que também estava subindo com um caminhão maior que o meu mais que ainda tinha vaga para levar o que não deu nos dois carros e para eu não ter que por a minha Kombi, ou seja, o povo brasileiro deu uma demonstração de amor como eu nunca vi na minha vida (tenho 45 anos), pois eu mesmo nunca havia ajudado pessoalmente a nenhum outro desastre natural ou campanha que já aconteceu antes, pois tive que interromper a campanha pois minutos antes de eu partir para Teresópolis um dos meus amigos mais antigos o Carlinhos que eu já não falava com ele a quase um ano me ligou desesperado me pedindo para esperar que ele iria trazer mais doações e também queria ir comigo ajudar a descarregar e a entregar as doações e no dia 20/01/2011.
continua...
Ricardo Paiva
24/01/2011, 19:58
Desabafo de um dos vários voluntários a ajudar as vitimas das enchentes na Região Serrana do Rio frustrados.
Me chamo Ricardo e estou mandando este e-mail para relatar dos problemas que estão acontecendo com a distribuição de donativos na Região serrana do Rio, pois muito comovido com o ocorrido fiz um apelo a alguns amigos, parentes e clientes para arrecadar donativos para essas pessoas e para minha grata surpresa tive ajuda até de quem eu não havia pedido e de quem eu nunca vi e nem falei só sei que comecei essa campanha no sábado dia 15/01/2011 pensando em conseguir donativos para encher o meu carro e quando foi na 4ª feira dia 19/01/2011 véspera da viagem eu tinha em minhas mãos uma quantidade de doações entre água mineral, alimentos, roupas, material de higiene pessoal, limpeza etc. tão grande que tive que levar o caminhão da minha empresa uma Mercedes 709 Baú mais meu carro uma Hilux cabine dupla e ainda pedi ajuda a outro amigo que também estava subindo com um caminhão maior que o meu mais que ainda tinha vaga para levar o que não deu nos dois carros e para eu não ter que por a minha Kombi, ou seja, o povo brasileiro deu uma demonstração de amor como eu nunca vi na minha vida (tenho 45 anos), pois eu mesmo nunca havia ajudado pessoalmente a nenhum outro desastre natural ou campanha que já aconteceu antes, pois tive que interromper a campanha pois minutos antes de eu partir para Teresópolis um dos meus amigos mais antigos o Carlinhos que eu já não falava com ele a quase um ano me ligou desesperado me pedindo para esperar que ele iria trazer mais doações e também queria ir comigo ajudar a descarregar e a entregar as doações e no dia 20/01/2011.
Ricardo Paiva
24/01/2011, 20:00
Ricardo Paiva Continuação 1
Por volta das 10 hrs da manhã partimos, eu o Carlinhos e mais três funcionários (todos voluntários) para ajudar no que fosse preciso e chegamos a Teresópolis por volta das 12:30 hrs e começou a nossa penitencia pois ao chegarmos em Teresópolis fui indicado pelo meu irmão mais velho a descarregar o caminhão num bairro chamado Várzea para ser mais exato num ginásio do várzea (esse meu irmão estava subindo a serra com mais um comboio de vários carros e caminhões para também descarregar e passou pelos mesmos problemas) e ao chegarmos em Teresópolis fiquei desapontado com o pouco caso demonstrado pelas autoridades que estavam de plantão num centro de informação a turistas que fica logo na entrada assim que sai da Serra fica a uns 100 mt da Serra pois eles me deram muita pouca atenção em me informar onde eu poderia encontrar tal bairro da várzea no caminho para a tal Várzea passei pela sede da Cruz Vermelha que estava lotada de gente querendo doar e ajudar e que assim como eu não conseguia falar com alguém responsável fui a uns policiais que estavam batendo papo na sombra debaixo de uma marquise ao invés de estarem tentando consertar o transito que de tanta gente levando doação estava todo engarrafado e ao pedir informação eles sem nem dar um passo me falaram que não conheciam o tal ginásio e era para eu tentar perguntar a outra pessoa mais a frente.
Ricardo Paiva
24/01/2011, 20:02
Ricardo Paiva
Continuação 2
Como diz o velho ditado quem tem boca vai a Roma depois de algum tempo finalmente chegamos ao ginásio do Várzea que assim como a sede da Cruz Vermelha estava lotada de gente querendo doar, porém, eles me falaram que já estavam cheio de mantimentos e que caminhão não podia descarregar ali se eu quisesse descarregar eu teria que ir lá para o final da mesma rua pois lá haviam três galpões recebendo mercadorias, então fui para lá e ao chegar novo problema pois cada galpão só recebia um tipo de donativo, ou seja, um só recebia água mineral, o outro só recebia roupas e um 3º recebia alimentos, material de limpeza e higiene pessoal, ou seja, para poder descarregar eu teria que entrar em 3 filas aguardei uns 30 minutos e consegui descarregar 1º a água, porém assim que acabei de descarregar a água eu teria que entrar numa outra fila e aguardar dois caminhões lotados a descarregar os alimentos, material de limpeza e Higiene e ao acabar entrar novamente em outra fila para descarregar as roupas e calçados, ou seja, cheguei a Teresópolis por volta da 12:30 com mais quatro pessoas a ajudar e por pura falta de organização já eram 15 hrs e só tinha conseguido descarregar a água. Meu objetivo quando fui para lá com a minha Pick-up era descarregar a carga e colocar a Hilux a disposição para tentar chegar as comunidades com uma boa quantidade de donativos em lugares onde somente carros 4x4 tem acesso e meu carro é um carro bem diferente dos outros 4x4 que tem por ai pois eu coloquei 4 pneus lameiros bem maiores que o normal e mexi na suspensão para que ela ficasse bem mais alta e se necessário quando entro em trilhas passo por dentro de rios ou poças bem fundas que os outros 4x4 não passam, ou seja, acho que é o carro ideal para esse tipo de serviço mais que infelizmente por pura falta de organização e principalmente por uma burocracia absurda não foi usado para nada disso.
Galera sei ki ateh pra ajudar eh muito dificil.
Tambem tive muito trabalho pra ajudar
levamos 76 toneladas de ajuda solidaria.
De empresas,vizinhos e parentes meus.
Mas num fiquei esperando por nada na cidade.
Ja fiz a minha correria e entreguei em máos as doacoes.
Conselho meu de quem viu de perto a trajedia.
Se vc quer ajudar?
Ajude de cora;áo sem esperar sorrisos em troca.
Diante da trajedia ki aconteceu lah.
Sáo poucos os ki ainda tem animo pra continuar a vida.
Meu amigo ki estava de helicopitero veio aki encasa hj com a mesma reclama;áo.
As aeronaves do exercito saindo com poucos soldados e cheios de reportes.:evil:
Mas eu vou voltar lah pra ver como estáo as pessoas ki eu ajudei.
Quem sabe ainda consigo ver algum sorriso:mrgreen:
Robinho da Jaguatirica
25/01/2011, 10:00
Ricardo,
Entendo e quase vivi a sua situação, é repugnante mesmo, saí de BH no dia 15, quase no olho do furacão com endereço certo para descarregar 2 caminhões e 4 camionetes também lotados, estava com uma turma pequena, porém, todos com faca no dente e sangue no "zói", igualzinho o meu amigo Mirim que já conheço das pelejeiras nas nossas trilhas em BH, decidimos não entregar nada e galpão de ninguém, fomos onde de fato precisava, onde tinha fome, desespero, no primeiro dia fui dormir às 03:30 da manhã, e acredite, mesmo na madrugada tinha gente pra receber nossas doações, muito necessitadas por sinal, e ainda tive notícias que um abrigo ficou sabendo que estávamos por passar perto, e 4 senhoras passaram a noite na chuva esperando, mas naquele dia não chegamos. No dia seguinte, por passar pela sua experiência na Prefeitura de São José do Vale do Rio Preto, fui sendo iluminado no meu caminho e acabei chegando exatamente no abrigo daquelas senhoras, 4 de muitas outras que alí se apertavam, lá recebi dois abraços de uma mocinha de 13 anos que mandou pra você.
Amigo, dois fortes e demorados abraços!
Esqueça as autoridades, eu já as esqueci faz tempo.
Robinho
Robinho da Jaguatirica
25/01/2011, 10:24
Com a empreitada do Rio, cheguei mais animado ainda por ajudas essas vítimas das enchentes, conseguimos apoio da Cruz Vermelha, que não libera donativos para particulares, mas como perceberam nosso volumoso trabalho com recursos próprios, liberaram 2 caminhões com 17 ton cada, com todo o material necessário, cestas básicas, água, leite, roupas, produtos de higiene e limpeza, etc... um foi pro Rio com o Bernardo, para Sumidouro, conseguiram entregar de mão em mão onde por mais incrível que possa parecer ainda não tinha chegado ajuda satisfatória, e o outro e mais 2 camionetes (a minha e a do Neilon) comigo para o Sul de Minas dia 21/01/2011, tive a ajuda o tempo todo do Neilon, que brilhantemente não mediu esforços para a realização da coisa toda. Nos preparativos ainda em BH saiu esta entrevista no MGTV:
http://g1.globo.com/videos/minas-gerais/v/voluntarios-da-capital-fazem-mutirao-para-ajudar-vitimas-das-enchentes/1414630/ (http://g1.globo.com/videos/minas-gerais/v/voluntarios-da-capital-fazem-mutirao-para-ajudar-vitimas-das-enchentes/1414630/)
Chegando ao sul de Minas a indicação da Cruz Vermelha era entregar parte dos donativos em Pouso Alegre em um ginásio, e levar o restante par São sebastião da Bela Vista. Derrubar simplesmente os produtos em Pouso Alegre em nada me agradou saiu esta reportagem ao vivo no MGTV da região:
http://eptv.globo.com/emc/VID,0,1,29304;4,solidariedade+leva+donativos+a+vit imas+das+chuvas+em+pouso+alegre.aspx (http://eptv.globo.com/emc/VID,0,1,29304;4,solidariedade+leva+donativos+a+vit imas+das+chuvas+em+pouso+alegre.aspx)
Assim que acabamos de dar a entrevista, começou a chegar flagelados das enchentes de Pouso Alegre desesperados por ajuda, uma funcionária da prefeitura local teve a coragem de dizer para as pessoas na minha frente o seguinte:
"Faremos o cadastro de todos vocês a partir de segunda feira (isso era sexta), somente depois de completo o cadastro de todos é que iremos distribuir."
Com isso ela tentou me ensinar que fome e sede podem esperar por todo um fim de semana, e mais alguns dias, mas só tentou, não conseguiu.
Sai com o restante da carga, umas 13 ton em direção a São Sebastião, que estava já a 18 dias debaixo d´água, as pessoas vivendo igual sapo dentro de suas casas, com medo de sair e serem roubadas.
Levei tudo para a prefeitura local, liberei o caminhão, e no mesmo dia já comecei a distribuição de casa em casa, a quem realmente necessitava.
A noite saiu no Jornal Nacional essa matéria:
http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2011/01/iniciativas-para-ajudar-vitimas-das-chuvas-se-multiplicam-em-todo-o-pais.html (http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2011/01/iniciativas-para-ajudar-vitimas-das-chuvas-se-multiplicam-em-todo-o-pais.html)
No dia seguinte, com o apoio do Prefeito, consegui 2 caminhões caçamba e mais uns 10 voluntários, sendo um o próprio prefeito, cada um com mais faca no dente que o outro, jipe lá não fez falta, também não apareceram, mas canoas, vocês não imaginam, quase 100% das casas as entregas foram de canoas, com a cheia as cobras foram pra lugares mais altos, correndo das águas, nunca ví tanta cascavel nas beiras das estradas e nos pastos, o maior perigo pra nós que tínhamos de passar por elas... avecredo.
Trabalhamos sábado até a noite, domingo voltei com um voluntário a um lugarejo chamado Lagoa Vermelha, havia lá umas 20 famílias necessitadas, e Graças a Deus, completei minha missão.
Pela primeira vez ví um político realmente fazendo o seu trabalho, como sobrou bastante água e alimentos, hoje (24/01) tive notícias que ele enviou água e material de limpeza pra umas famílias que ficarem sem estes itens no sábado, sem cadastro, sem nenhum estrelismo.
Assim, acho que acaba a minha participação nas enchentes deste ano, no total (Rio e Sul de Minas) distribuímos 59 toneladas de donativos, com a ajuda de você que abriu seu coração, e fez a doação.
Robinho
Felipe Glod
25/01/2011, 10:37
Chegando na sede da cruz vermelha pude ver uma confusão de carros, caminhoes e carretas tentam descarregar, encontramos com nosso contato que separou o comboio de jipes e com ajuda de varios motoqueiros nos levou para as localidades afastadas do centro, onde os donativos nao estavam chegando e assim podemos entregar na mao dos necessitados, estarei voltando no final de semana em Tere e vou direto para a roça e entregar a quem eu julgar que precise, não deveria ser assim mais fazer o que, detalhe os militares (exercito) que estavam tentando derrubar a ponte, isso mesmo tentando passar com um caminhao 6x6 em uma ponte condenada pra mim de tentar derrubala, eles nao queriam deixar um grupo de 4 jipes (experientes) atravessar dizendo que era perigoso, (foda-se) eu vim e sei os riscos se quise-se tranquilidade ficava vendo na tv, infelizmente as equipes de socorro nao tem nenhum preparo, vimos L200 do Bombeiros sem pneus e nem cintas atolados, ridiculo, defesa civil local nem conhecia a localidade que estava um despraparo total, e vamos ter Olimpiadas e Copa do mundo e os caras nao conseguem organiizar um salvamento se quer ... não sou mais inteligente que ninguem mais tambem nao sou um asno ...
Este NIVA aqui da foto?
Estivemos juntos na quinta em Rio Grande de Cima, abastecendo de donativos a Estação de tratamento. Se prepara para poeira, sem ar condicionado é F.., tá igual a catástrofe de vulcão,muita poeira, todos de mascaras,... , o cenário da tragédia de Friburgo parece uma mistura de Tisunami e vulcão.
Já Terê deu a impressão de estar normalizando.
Me parece que Friburgo depende agora muito mais de atitudes (tardias) do governo, o negócio agora e segurar a onda agora para não atrapalhar, pois a cidade esta uma zona, o centro caótico, e já tem muita gente ajudando de maneira direcionada e eficaz (vale contribuir com eles),...o mais importante é se programar para continuar ajudando depois, quando sair da mídia, pois vai cair muito o auxílio, mas a necessidade continuará, o estrago foi grande.
Sem dúvida a ajuda da comunidade 4x4 no início, inclusive de outros estados, foi muito importante e emocionante.
Abs
Esse mesmo! É o Niva do Leandro. Imagino onde ele se enfiou com o jipinho (inho só no tamanho, pelo visto)
Teve um policial federal ki estava me perguntando com se usava o 4x4:shock:
Tava cheio de cestas e a gente num podia distribuir.
Ai fui na igreja e carreguei minha carretinha e boa viajem:odedo:
Marcos Paiva
25/01/2011, 15:26
Felipe,
Quais são as áreas (roçca) de Terê que você vai visitar no sábado? As áreas que estive, poderiam ser abastecidas normalmente por carros comuns.
Chegando na sede da cruz vermelha pude ver uma confusão de carros, caminhoes e carretas tentam descarregar, encontramos com nosso contato que separou o comboio de jipes e com ajuda de varios motoqueiros nos levou para as localidades afastadas do centro, onde os donativos nao estavam chegando e assim podemos entregar na mao dos necessitados, estarei voltando no final de semana em Tere e vou direto para a roça e entregar a quem eu julgar que precise, não deveria ser assim mais fazer o que, detalhe os militares (exercito) que estavam tentando derrubar a ponte, isso mesmo tentando passar com um caminhao 6x6 em uma ponte condenada pra mim de tentar derrubala, eles nao queriam deixar um grupo de 4 jipes (experientes) atravessar dizendo que era perigoso, (foda-se) eu vim e sei os riscos se quise-se tranquilidade ficava vendo na tv, infelizmente as equipes de socorro nao tem nenhum preparo, vimos L200 do Bombeiros sem pneus e nem cintas atolados, ridiculo, defesa civil local nem conhecia a localidade que estava um despraparo total, e vamos ter Olimpiadas e Copa do mundo e os caras nao conseguem organiizar um salvamento se quer ... não sou mais inteligente que ninguem mais tambem nao sou um asno ...
marlon santana
25/01/2011, 20:31
alguem vai subir pra levar doações ,tenho 200 e poucos litros de agua mineral e material de limpeza,nao estou mas com tempo se levar,se tiver alguem e quiser levar eu moro em jacarepagua_rj,meu telefone é 21-77222676 nextel
fabioband4x4
25/01/2011, 20:48
Rio, 24/01/2011
Sou irmão do Marcos Paiva assim fui para Região serrana do Rio para tentar ajudar em dois dias diferentes dias 20 e 23/01/2011 e ambos sai bastante chateado pois ao que me propus a fazer com ajuda de autoridades ou órgãos que se dizem oficiais para receber donativos só vi lero-lero muita burocracia e muita politicagem com os donativos pois tenho uma Hilux Cabine dupla muito mais muito diferente das maiorias de Pick-ups que tem por ai pois a minha além de um Pneu lameiro bem grande 33x12,5x15 a minha suspensão é toda alterada fazendo com que meu carro seja muito mais alto que a maioria dos outros carros, ou seja, um carro que poderia ser muito mais muito útil para levar o que for preciso aos desabrigados mais perdi dois dias e paciência tive até ajuda de um membro daqui que depositou R$ 150,00 em minha conta para que eu comprasse mantimentos e levasse para distribuir. Levar eu levei só não consegui distribuir muita coisa por causa da tal BURROCRACIA. Denise me desculpe ok.
Acabei de me cadastrar nesse fórum e gostaria de contar com ajuda de todos para tentar criar uma forte corrente de protesto contra o mau aproveitamento das pessoas que estão se propondo a ajudar mais que infelizmente pela incapacidade ou má fé de poucos não estão conseguindo ajudar como gostariam que foi o que aconteceu comigo, abaixo relato parte de tudo que aconteceu nessas duas datas e faço um desabafo e se possível se tiver alguém aqui que possa de alguma forma ajudar leia tudo que escrevi com atenção e se achar que é mentira pegue seu carro e vá até Teresópolis ou Friburgo e tente levar ajuda através dos postos oficiais que tem por lá.
É pessoal ,
por este motivo indiquei pontos onde a logistica funcionava aqui em Friburgo , na verdade os militares estavam perdidos , nem eles sabiam como proceder , o trânsito só tinha voluntário tentando organizar,(militares de braços cruzados em suas viaturas esperando o que?) bombeiros de fora não conheciam nada por aqui , meu amigo guiou o comboio do exercito para um morro destruído se não ninguém chegava lá...
Nós da cidade agimos por conta própria sem estratégia ,só por conhecimento local, se dependermos somente do "governo" certamente em muitos locais não teriam recebido ajuda ainda.
Todos que de alguma forma ajudaram , podem se considerar vencedores desta batalha ,pois não tinhamos visto nada parecido , temos muitos desaparecidos maaas ninguém divulga a real dimensão.
O povo BRASILEIRO mostrou ser solidário e os jipeiros verdadeiros guerreiros que não fogem da batalha independente das dificuldades...:concordo:
Felipe Glod
26/01/2011, 11:46
Tenho um contato com Emilio que e jipeiro e morador de la, ele vai sinalizar algum local, acho que agora todos os locais estao sendo acessado sem grandes problemas.
Felipe,
Quais são as áreas (roçca) de Terê que você vai visitar no sábado? As áreas que estive, poderiam ser abastecidas normalmente por carros comuns.
Tenho um contato com Emilio que e jipeiro e morador de la, ele vai sinalizar algum local, acho que agora todos os locais estao sendo acessado sem grandes problemas.
Estava querendo voltar pra ir nesse tipo de lugar, que ninguem vai...
entrei em contato com a F.N. e a maioria das estradas estão abertas...
mas a logistica está uma m**** mesmo.... :parede:
Marcos W
27/01/2011, 08:07
Fala Galera!!
Alguém que rodou por Friburgo / Sumidouro / Bom Jardim com GPS pode me enviar os tracklogs??
Sou o desenvolvedor desses municipios no tracksource e quero melhorar os mapas da região.
Se alguém puder me ajudar envie um e-mail para marcoscw@gmail.com
Abraços!!
Felipe Glod
27/01/2011, 09:38
Te mandei um mp com meu tel
Estava querendo voltar pra ir nesse tipo de lugar, que ninguem vai...
entrei em contato com a F.N. e a maioria das estradas estão abertas...
mas a logistica está uma m**** mesmo.... :parede:
Marcos Paiva
27/01/2011, 11:30
Trecho postado hoje na página do jornal Extra na internet:
"
Na Região Serrana, há ainda nove áreas isoladas: sete em Friburgo e duas em Teresópolis. Na primeira cidade, as sete localidades são: Salinas, Rio Grande de Cima, Fazenda Santo Antônio, Colonial 61, Vargem Grande, Ribeirão do Capitão e Canjiquinha. Em Teresópolis, são duas as áreas, diz o secretário de Defesa Civil, Flávio Luiz Castro:
— No Vale do Santana, ainda há cerca de 60 familias. Há outro trecho no Vale dos Frades isolado. Já tiramos dali a maioria das famílias, mas restam 15. "
O link para a reportagem:
http://extra.globo.com/noticias/rio/jovem-precisou-fazer-escolha-de-sofia-em-teresopolis-numero-de-desaparecidos-na-regiao-serrana-chega-518-941453.html
Fala Galera!!
Alguém que rodou por Friburgo / Sumidouro / Bom Jardim com GPS pode me enviar os tracklogs??
Sou o desenvolvedor desses municipios no tracksource e quero melhorar os mapas da região.
Se alguém puder me ajudar envie um e-mail para marcoscw@gmail.com
Abraços!!
Boa boa boa!!!
Eu náo marquei nada.
mas a iniciativa eh otima.
Rodei bem por lah pq esta sendo guiado por maradores.
No GPS eu ficaria pirdidim:mrgreen:
fsoaresi
28/01/2011, 01:40
Trecho postado hoje na página do jornal Extra na internet:
"
Na Região Serrana, há ainda nove áreas isoladas: sete em Friburgo e duas em Teresópolis. Na primeira cidade, as sete localidades são: Salinas, Rio Grande de Cima, Fazenda Santo Antônio, Colonial 61, Vargem Grande, Ribeirão do Capitão e Canjiquinha. Em Teresópolis, são duas as áreas, diz o secretário de Defesa Civil, Flávio Luiz Castro:
— No Vale do Santana, ainda há cerca de 60 familias. Há outro trecho no Vale dos Frades isolado. Já tiramos dali a maioria das famílias, mas restam 15. "
O link para a reportagem:
http://extra.globo.com/noticias/rio/jovem-precisou-fazer-escolha-de-sofia-em-teresopolis-numero-de-desaparecidos-na-regiao-serrana-chega-518-941453.html
Marcos,
Estive na Estaçao da Aguas do imperador na quinta da semana passada com o pessoal da Jeepnet orientados pela Cruz Vermelha de Terê, e se não me engano fomos para Rio Grande de Cima. Abastecemos a estação que virou ponto de referencia para comunidade, mas nao fomos os primeiros - e chegava fiorino lá. Talvez a partir deste ponto estivesse fechada...
A estrada esta muito ruim mesmo, devia estar terrível antes, tinham caido várias barreiras, mas por causa da estaçao houve um grande movimento do município para abrí-las.
A verdade, é que com sol a lama some, e as motinhas em profusão nestas áreas fazem mais do que 4x4.
Me parece importante continuar abastecendo alguns lugares (a falta de logistica já citada), mas com orientação, mesmo locais de abrigos carecem ainda de suprimentos diferenciados, como produtos para bebês pelo que li em alguns foruns de pessoas de lá.
Abs
fsoaresi
28/01/2011, 01:49
Esse mesmo! É o Niva do Leandro. Imagino onde ele se enfiou com o jipinho (inho só no tamanho, pelo visto)
Tá arrumado o Niva. Aguentou as mais de 16hs entre sair e voltar para o RJ.
Marcos W
28/01/2011, 07:50
Boa boa boa!!!
Eu náo marquei nada.
mas a iniciativa eh otima.
Rodei bem por lah pq esta sendo guiado por maradores.
No GPS eu ficaria pirdidim:mrgreen:
Blz Mirim,
Se souber de alguém que gravou esses tracklogs pede para me enviar depois.
Valeu! :concordo:
fabioband4x4
29/01/2011, 13:06
Pro pessoal de cuida de animais, em Conselheiro Paulino (BAIRRO)tem um canil com vários cães, fica situado na Estrada Fazenda da Laje em direção a Mariana /Campinas, já passava por dificuldades antes ... fica a dica.
O local tbm sofreu danos segundo consta.
Ponto de referência Trilha do Céu (Cemitério).
Estive lá hoje levando amigos do Rio que estarão retornando durante a semana que vem trazendo alimento para os animais , o acesso tá liberado,não aconselho ir quando estiver chovendo pois o risco de novos deslizamentos é real...com sol tranquilo,mas é preciso ter atenção...
Anexo fotos(celular) do local, muitos precisam de cuidados veterinários...
VETERINÁRIOS DA ESTRADA !!! ESSE É O LOCAL...:concordo:
Alguem tem noticias de Friburgo??
GSilveira
08/02/2011, 16:04
Fala amigo, a situação da cidade ainda está ruím, porém já houve uma grande melhora. Ainda há muita poeira nas ruas da cidade, barreiras nas estradas, ruas onde só se é possivel passar a pé, resumindo, ainda há sinais da destruição por todo lugar. Mas para quem viu a cidade nos primeiros dias após a chuva, hoje podemos dizer que está um paraíso. Temos energia elétrica, os telefones funcionam, caminhões que abastecem os supermercados conseguem chegar a cidade, etc; tudo isso há alguns dias atrás era impossível. Pra tudo voltar como era antes ainda vai demorar, mas perto do que estava já dá pra repararmos melhoras importantes. Fora esses problemas de infraestrutura ainda há pessoas que ainda não puderam voltar as suas casas, outras que estão tendo que recomeçar do zero pois perderam absolutamente tudo. Acredito que com muita luta e esperança vamos seguir em frente.
Agradeço de coração a todos que se sensibilizaram com a nossa situação e nos ajudaram com o que puderam. Sem a ajuda de vocês tudo seria ainda mais dificil. Podem ter certeza de que todos aqui estão muito gratos.
fabioband4x4
13/02/2011, 19:01
Um rastro de destruição por toda parte, impressionante!:shock: Mas como Silveira falou já houve melhora.
Anexo fotos do dia de hoje.
fabioband4x4
13/02/2011, 19:10
Pequena mostra de um simples galho a frente da Strada , imagina as pedras...:putz:
[]´s
GSilveira
15/02/2011, 00:03
A quantidade de pedras e galhos realmente nos impressiona a todo lugar que vamos.
Gostaria de saber de onde são essas fotos deste primeiro post de ontem.
Chico Cotó
15/02/2011, 13:58
Boa tarde galera , primeiro gostaríamos de agradecer à tds que de alguma forma ajudaram a nossa população enviando mantimentos , água ,roupas ,através de um gesto amigo , uma palavra ,um abraço ...por mais simples que pareça em aperto de mão significou muito para cada um de nós sabermos que não estavamos sozinhos naquele momento ,foi muito importante.MUITO OBRIGADO .Agora é a hora da reconstrução ,e mais uma vez contaremos com o apoio de tds ....esperamos que os turistas venham visitar nossa cidade , pois existem lugares belos e que não foram afetados ;como Lumiar , São Pedro da Serra , Mury , Cônego etc ,,,lugares que precisam do turismo como td a nossa cidade .Convidando os amigos para virem passear por aqui ,conhecer o circuito de confecções , hotéis entre outros atrativos em nossa cidade ....certamente vcs continuarão nos ajudando assim.Valeu.
fabioband4x4
15/02/2011, 21:37
A quantidade de pedras e galhos realmente nos impressiona a todo lugar que vamos.
Gostaria de saber de onde são essas fotos deste primeiro post de ontem.
São do Alto de Vieira e Vieira , se reparou na primeira foto mostra o que sobrou de uma das várias casas destruidas ... neste local acho que poucas pessoas com donativos chegaram, pois fica bem alto mesmo.
CHICO COTÓ vc foi incansável , nos encontramos várias vezes, não é mesmo...:palmas:
Abraços!!!
Chico Cotó
17/02/2011, 12:42
:palmas::palmas:Verdade Fábio , várias vezes mesmo .....e isso foi bom ,pois nos dá a sensação de ter ao menos tentado levar um pouco de alívio para os mais afetados .Mas vc tbm merece aplausos , pois sempre presente lá na Comunidade ajudando a tds .Valeu !:palmas:
GSilveira
17/02/2011, 16:39
Eu ja passei por esta região também mas mesmo assim me impressionei com as fotos.
Reparei a primeira foto sim. Só ficou o piso da casa. Realmente comovente. A outra imagem com a marca da água acima da janela também é impressionante. Mesmo passados mais de um mês da chuva as imagens ainda chocam.
São do Alto de Vieira e Vieira , se reparou na primeira foto mostra o que sobrou de uma das várias casas destruidas ... neste local acho que poucas pessoas com donativos chegaram, pois fica bem alto mesmo.
CHICO COTÓ vc foi incansável , nos encontramos várias vezes, não é mesmo...:palmas:
Abraços!!!
Claudio Samuca
24/02/2011, 21:50
Amigos jipeiros, tenho ajudado um grupo chamado CESORJ (http://cesorj.blogspot.com/ (http://cesorj.blogspot.com/)) no transporte de voluntários e donativos para áreas de difícil acesso entre Conquista e Friburgo. Estivemos em Rio Grande de Cima na semana passada e o cenário continua triste. Faço um apelo para que entrem em contato com Klaus Denecke, pois meu jipe quebrou e não poderei ajudá-los neste final de semana. Seguem os contatos: klaus2tag [a] gmail . com ou facebook.com/klaus2tag (http://www.facebook.com/klaus2tag)
A base deles fica numa loja em Conquista, próxima ao Ceasa.
Desde já muito obrigado,
Claudio "Samuca" Rezende
Ramiro Cruz Jr.
01/03/2011, 06:45
Pessoal, durante os primeiros 20 dias após o ocorrido, esse tópico rendeu 33 páginas.
Passou um tempo, a imprensa foi embora, e o tópico "morre", vai embora junto?
Cadê a empolgação e espírito humanitário inicial?
Alguém de Friburgo, Terê e arredores pode passar uma posição atualizada para nos dizer como as coisas estão, se ainda precisam de ajuda 4x4?
Uma coisa interessante falada nos últimos tópicos é que se o turismo voltasse, isso já de cara ajudaria e muito as cidades afetadas.
A galera que não curte muito agitação já considerou a hipótese de passar o Carnaval lá e mesclar sossego longe da folia com a ajuda 4x4?
( )´s também querendo saber como as coisas na região estão e se estão evoluindo.
Ramiro - Sampa - SP
Chico Cotó
01/03/2011, 12:29
olá companheiro ,
Obrigado pela preocupação com a nossa regiao .As coisas por aqui já estão mais calmas ,mas isso não significa que não estejamos precisando de ajuda .A ajuda sempre é bem vinda .
Realmente como vc mesmo lembrou ,o turismo será uma ajuda enorme .Pois através dele podemos alavancar a reconstrução de nossa região ...pois o turismo traz renda para o município , ajuda os empresário a manterem os empregos , o que é primordial para qualquer família .
Então acho que vcs nos ajudando a divulgar a nossa cidade , convidando os turistas para conhecerem as belezas naturais de nossa região , trazendo turistas para passar o carnaval por aqui , fazendo compras no nosso polo de lingerie e na cidade como um todo ,seria de muita ajuda .Estamos a disposição para tirar alguma dúvida e até mesmo fazermos algum passeio pelas trilhas , conhecer cachoeiras e belezas naturais daqui . E obrigado pela força .
Fernando.Diz
03/03/2011, 17:24
Muito bem sacada a idéia de alavancar o turismo por aí.
Algum passeio em vista?
Fico feliz em saber que as coisas estão mais calmas por aí.
Por meio de minha transportadora, Catalana, transportei e continuo transportando, só que agora em menor quantidade, material doado por alguns empresários da região do ABC paulista. Não cobrei e não cobro absolutamente nada para coletar e transportar essas doações. É o que tenho podido fazer no momento. E consegui também a ajuda da filial da Trans Alfa, empresa transportadora com sede Teresópolis, qua apesar de também ter sido prejudicada lá, por meio de sua filial aqui tem levado as doações gratuitamente.
É isso aí, grande e forte abraço a todos!!!
Claudio Samuca
04/03/2011, 08:40
Parabéns pela nobre iniciativa, Fernando. Nesta segunda de carnaval subirão pelo menos 4 jipes para Nova Friburgo, para apoio às atividades do CESORJ na região. E acredite, ainda existem muitos locais precisando de ajuda.
Grande abraço,
Samuca
Claudio Samuca
07/09/2011, 20:08
http://vimeo.com/26792162
Pessoal, só para mostrar que a ajuda continua. Um grande abraço aos amigos Marcio e Leandro que muito fizeram e ainda fazem pelas vítimas da enchente em NF.