Ver Versão Completa : Soltou a roda... a 100km/h
Marcos Sete Lagoas
03/01/2011, 11:57
Pessoal vou relatar o acontecido, de antemão agradeço a Deus por nada ter me acontecido.
A cerca de 30 dias atras, eu estava indo pela BR 040 KM 496 sentido BH, ao cortar um caminhão pela esquerda ouvi um barulho de algo quebrando na parte de traz, logo em seguida olhei para o retrovisor e vi minha roda trazeira esquerda solta e rolando sendido direito, o motorista do caminhão percebeu o acontecido, reduziu e deixou eu ultrapassa-lo e ir para o acostamento, o interessante, é que eu estava a uns 100km/h e ainda andei uns 200 metros somente com as 3 rodas, sem que ela tombasse (claro que em nenhum momento pisei no freio, somente re duzi de 5 para 4) assim que cheguei no acostamento ela tombou, parei e notei que não foi só a roda que foi embora (embora mesmo pois vasculhei tudo e não há encontrei) foi também tambor e semi eixo.
Caramba sempre dou manutenção em dia na minha f1000 e no mais não tive nenhuma especie de aviso como barulho ou algo anormal, que poderia prever o acontecido, conversando com alguns mecanicos, me disseram que isso é mau de D20 e F1000.
Ai lhes pergunto isso é verdade?
modelo da minha f1000
F1000 4x4 turbo Super serie 93/94
abraços e obrigado
Lembrando que agradeço a Deus até hoje.
Pequeno jr
03/01/2011, 12:07
Essa F-1000 é sua a quanto tempo?
Como é o uso dela?
Marcos Sete Lagoas
03/01/2011, 12:17
Comprei ela em fevereiro de 2010 uso 95% em BR e cidade e ela carrega muito pouco peso..
Marcos Sete Lagoas
03/01/2011, 12:18
alias rodo cerca de 4000 km por mes com ela
Imperador!
03/01/2011, 12:27
Isso já aconteceu com uma F1000 do meu pai.
Ele ficou tão revoltado na época, que trocou o diferencial do carro.
Não sei explicar bem, mas é mais ou menos assim: quando dá um problema no diferencial (acho que no semi-eixo) da F1000, alguns modelos a roda saca fora, que aconteceu com você, enquanto que em outro diferenciais a roda simplesmente trava, salvo engano, evitando acidentes.
Depois que ele trocou o diferencial nunca mais deu problemas.
RoadRunner
03/01/2011, 12:28
Off tópic:
João do que vc vive falando mesmo? .... :pipoca:
-- // --
Marcos, por favor:
- Sua F1000 para tirar o semi eixo vc solta uma capa na ponta do eixo ou tem que abrir o diferencial para isso?
- A quanto tempo / km vc revisou o diferencial e rodas traseiras?
- Qual o estado das estradas que vc anda e qual a velocidade que vc costuma manter?
- Geralmente qual o peso de carga que vc carrega?
DieselPower
03/01/2011, 12:45
Off topic...
Isto é F1000 com ciumes de D20... Só que as D20 soltam a dianteira....
Marcos Sete Lagoas
03/01/2011, 12:55
Road,
na verdade não sei lhe informar como tirar o semi eixo, até porque ela esta com a seguradora até hoje, pois foi muito dificil achar uma roda igual as outras tres, (meus step é de ferro)
Confesso que na trazeira a unica manuteção que me preocupei em fazer foi no cardan, mas vou ficar mais atento quanto ao diferencial agora, (é minha primeira caminhonete) as estrada que trafego são boas ando a 100, 120, até 150 as vezes, em questão ao peso é muito pouco cerca de no maximo 300 kilos
obrigado pelo interesse
RoadRunner
03/01/2011, 13:11
Faça uma revisão do diferencial e das rodas traseiras.
Estas viaturas são resistentes mas toda maquina precisa de manutenção
A velocidade acima de 120 kph é alta para o motor diesel, nos eixos não interfere.
Quais pneus e rodas vc usa atualmente?
Este peso de carga não é nada pra f1000 que trabalha bem até com 1 ton (+ peso + cuidados e manutenção...)
As F's 4 farois usavam eixo traseiro Dana 44 e para trocar o semi eixo basta retirar uma tampa que fica na ponta da carcaça e soltava semi eixo e rolamento de roda. É um sistema um pouco mais melindroso mas ainda assim confiavel desde que se faça manutenção correta
As F'1000 modernas não conheço o eixo para afirmar algo
De qualquer modo se vc revisar e cuidar nao vai acontecer de novo
Marcos Sete Lagoas
03/01/2011, 13:25
obrigado road
vou ficar mais atento em relação ao diferencial,
os pneus atuais são Pirelli Scorpion ATR 225/70/16 (http://www.google.com.br/url?q=http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php%3Ft%3D80544&sa=X&ei=NekhTZ3UC4SKlwen3Z2vDA&ved=0CCcQrAIoADAB&usg=AFQjCNGfWmhDwICKfnpeS69WuN0Hpthhhg)
Edintruder
03/01/2011, 13:39
Os eixos braseixos tem a tal trava no centro das planetárias ou são os 4 parafusos nas mangas de eixo? Os Dana pra soltar é muito difícil, pois tem os 4 parafusos que prendem o conjunto e freio junto. Como as 4x4 vem com o diferencial Braseixos, é bom dar uma olhada mesmo. Acho que vou aproveitar que a minha está no estaleiro e essa semana não tenho mais no que mexer nela e vou dar uma olhada nisso também.
Um detalhe que tem nos Dana é que o semi eixo vai montado com o rolamento e um anel de pressão que segura o rolamento no lugar. Alguns eixos mais antigos o pessoal costumava dar um pingo de solda nesse anel pra não soltar. Nas Rangers esse anel recebe uma trava de pressão pra não acontecer isso aí. Vale lembrar que isso serve pros eixos usados pela GM também.
antonio umino
03/01/2011, 15:02
Faz tempo achei na estrada uma parte do semi eixo acho que de uma F 75 quebrada bem no rolamento. Pois nestes tipos de semi eixo que tem um anel trava do rolamento da roda em que é colocada aquecida alguns tem o capricho de meter uma solda no anel e no eixo. Acontece que o peso e a rotação faz o eixo quebrar, não sei se o fato acontecido é com o tipo de semi eixo que usa uma trava na ponta dentro da caixa, e ela cai do mesmo jeito.
No tipo de trava por anel com solda quebra bem na solda. Isto é um perigo.
Tem no forum um assunto sobre isso....
acho que é no topico dos jeeps. Seu semi eixo pode matar.
Um Feliz ano novo a todos...........
opala66joao@hotmail.com
03/01/2011, 15:11
Bom,ainda bem que tu esta vivo em amigo,tivemos uma dessas com um OPALA,DEUS me livre não desejo a ninguem nem,roda que nem sabão na pia.
Já ouvi dizer e muito em oficinas e roda de beudo,que algumas F-1000 tem essa 'narquia' de cair tudo lá atras... :putz:
Mas não é um titulo empregado a caminhonete como no casa das D-20,nunca ouvi alguem dizer 'nossa ja trocou a parte de tras da sua f-1000 pq da pau',agora nas D-20 vc escuta bastante das roda da frente... :concordo:
Mas o que tu pretende por aí de diferencial?
Tio Eddie
03/01/2011, 16:51
Nas F-1000 4 faróis isso acontece com alguma frequênica, tanto é que alguns carregam um semi eixo pronto pra substituir.
A minha F-1000 4x4 tem diferenciais DANA (D44 trazeira e D44 TTB (IFS) na dianteira).
Para tirar o semi eixo trazeiro além de ter que soltar o espelho, precisa soltar uma chapa com 4 parafusos e a capa do rolamento da ponta do eixo entra "aquecida".
Renatopami
03/01/2011, 16:58
Desculpem a minha ignorância.....mas independente do tipo de ultilização e manutenção........carro nehum deveria soltar roda não???:pensativo:
Imperador!
03/01/2011, 17:38
Desculpem a minha ignorância.....mas independente do tipo de ultilização e manutenção........carro nehum deveria soltar roda não???:pensativo:
Eu acho isso também.
Eu considero uma espécie de falha de fabricação do diferencial que "apenas" se confiou numa pressão para manter as rodas no lugar. O sistema de 4 parafusos é bem melhor, mais seguro (perguntei ao meu pai, foi esse que ele colocou na F1000 dele).
Marcos Sete Lagoas
03/01/2011, 17:54
Nas F-1000 4 faróis isso acontece com alguma frequênica, tanto é que alguns carregam um semi eixo pronto pra substituir.
A minha F-1000 4x4 tem diferenciais DANA (D44 trazeira e D44 TTB (IFS) na dianteira).
Para tirar o semi eixo trazeiro além de ter que soltar o espelho, precisa soltar uma chapa com 4 parafusos e a capa do rolamento da ponta do eixo entra "aquecida".
mais minha f 1000 é xerox da sua só muda as rodas e a cor, também é 93/94 vou tirar uma foto dela e mandar aqui assim que ela chegar da seguradora
Lucas Nassif
03/01/2011, 17:54
Isso é mal de eixos semi-flutuantes. :putz:
Tchê 4x4
03/01/2011, 18:08
Esse sistema de 4 parafusos seria o mesmo Dana usado nas Rural e F75?...
Tio Eddie
03/01/2011, 18:10
mais minha f 1000 é xerox da sua só muda as rodas e a cor, também é 93/94 vou tirar uma foto dela e mandar aqui assim que ela chegar da seguradora
Coisa boa, fico no aguardo das fotos!
Agora, manutenção preventiva pra quem roda muito como nós sempre é bem vinda, ainda mais em nossos carros que já tem uns aninhos de estrada!
[]s
:shock:
Pessoal vou relatar o acontecido, de antemão agradeço a Deus por nada ter me acontecido.
A cerca de 30 dias atras, eu estava indo pela BR 040 KM 496 sentido BH, ao cortar um caminhão pela esquerda ouvi um barulho de algo quebrando na parte de traz, logo em seguida olhei para o retrovisor e vi minha roda trazeira esquerda solta e rolando sendido direito, o motorista do caminhão percebeu o acontecido, reduziu e deixou eu ultrapassa-lo e ir para o acostamento, o interessante, é que eu estava a uns 100km/h e ainda andei uns 200 metros somente com as 3 rodas, sem que ela tombasse (claro que em nenhum momento pisei no freio, somente re duzi de 5 para 4) assim que cheguei no acostamento ela tombou, parei e notei que não foi só a roda que foi embora (embora mesmo pois vasculhei tudo e não há encontrei) foi também tambor e semi eixo.
Caramba sempre dou manutenção em dia na minha f1000 e no mais não tive nenhuma especie de aviso como barulho ou algo anormal, que poderia prever o acontecido, conversando com alguns mecanicos, me disseram que isso é mau de D20 e F1000.
Ai lhes pergunto isso é verdade?
modelo da minha f1000
F1000 4x4 turbo Super serie 93/94
abraços e obrigado
Lembrando que agradeço a Deus até hoje.
Pelo menos não foi nada grave.
Por algum acaso isso pode acontecer com uma S10 :shock:.
sallespickup
03/01/2011, 19:17
vamos esclarecer, quase todas as f1000 as pontas de eixo são presas pelos 4 parafusos do espelho, por isso que muitos adaptam o flutuante, o problema real é que a fabrica fez um rolamento conico o qual faz força pra fora, ai as quebras, ja nas D20 até 95 os rolamentos das pontas são de roletes retos e as pontas presas com umas meias luas dentro da caixa satelite, nunca quebra, existe apenas 3 anos de f1000 com este sistema 92/93/94, porem não são todas destes anos.
eu não uso este sistema de forma alguma, solução, adaptação no proprio diferencial dos flutuantes, para quem não sabe o que são é o mesmo sistema usado em caminhões 3/4 pra cima, onde é colocado um cubo com 2 rolamentos de cada lado, presos por porcas com uma trava, e depois uma ponta de eixo independente, presa por prisioneiros no cubo, ficando na roda traz aquele cubinho no meio da roda parecido com o da frente,
mas eu acho mais facil e barato a compra de um diferencial de d20 até 92 retira-se as pontas de eixo e manda refurar para 5 furos e monta com a panela da milona, da um pouco de trabalho , mas não quebra mais.
ou ainda procurar o diferencial original que ja saiu no sistema da D20, mas como citei são só 3 anos e como é dificil encontrar, quem tem, quer de 3500,00 pra cima
espero ter esclarecido
qualquer duvidas a mais
as ordens carlos sallespickup
Roraima_Road
03/01/2011, 19:24
Realmente as f-1000 4 farois até 89 acontecia com uma certa frequencia, tanto que já vi muitas dessas com o diferencial da d-20 adaptado, a partir da 90 parou, pq houve um redimensionamento, tanto que na minha não há problemas desse tipo, provavelmente o que aconteceu com o Marcos, nada mais foi que a cuminancia de um problema que já vinha ha algum tempo e ele não percebeu.
O que já aconteceu comigo, foi perder uma vez a roda traseira por quebra de prisioneiro, e as rodas eram de "liga leve", elas costumavam comcerto tempo folgar, daí passei usar de ferro e nunca mais houve sequer um afrouxamento, se eu fosse voce marcão trocava logo as rodas para um modelo de ferro. As de ferro são muito mais resistente,pricipalmente se o uso for parecido com o meu, muita estrada de chão.
opala66joao@hotmail.com
03/01/2011, 19:33
Graças a DEUS da D-20 nunca vou precisar por na minha... Como ela foi tirada zero sei que o que esta nela é o original de 1994...
robson010203
03/01/2011, 21:19
Faz tempo achei na estrada uma parte do semi eixo acho que de uma F 75 quebrada bem no rolamento. Pois nestes tipos de semi eixo que tem um anel trava do rolamento da roda em que é colocada aquecida alguns tem o capricho de meter uma solda no anel e no eixo. Acontece que o peso e a rotação faz o eixo quebrar, não sei se o fato acontecido é com o tipo de semi eixo que usa uma trava na ponta dentro da caixa, e ela cai do mesmo jeito.
No tipo de trava por anel com solda quebra bem na solda. Isto é um perigo.
Tem no forum um assunto sobre isso....
acho que é no topico dos jeeps. Seu semi eixo pode matar.
Um Feliz ano novo a todos...........
a minha f1000 ja quebrou assim tambem so que nao caiu porque eu mandei fazer no torno aquela flange que prende o sitema no eixo(aquela com 4 parafusos) com uma espessura maior, acho que uns 4mm mas nao confio nem um pouco nesse sitema de eixo dessas pickups (diga-se semi flutuante) isso pede para cair
casquinha
16/01/2011, 14:12
Interessante nunca tinha visto isso acontecer, em f 1000 mais nova, esta semana passei perto de Salinas-MG em direção a Br 116 e vi uma f1000 justamente com esse problema estava no acostamento sem a roda trazeiro e o cidadão estava no mato procurando a roda e era justamente um f1000 entre 93/95 pela frente será um defeito cronico ou falta de manutençao?
sallespickup
17/01/2011, 09:33
cronico de todo diferencial dana, pode ver que até em jeeps adaptam os flutuantes para dar segurança, nos braseixos, (d20) sistema diferente
carlos sallespickup
A minha 4x4 tem braseixos.Tem a plaqueta nele!!!
Mas no dif dianteiro tem 44 em relevo.
Isso nunca aconteceu comigo.Acho que pelo meu uso e cuidado!!!
sallespickup
18/01/2011, 10:08
A minha 4x4 tem braseixos.Tem a plaqueta nele!!!
Mas no dif dianteiro tem 44 em relevo.
Isso nunca aconteceu comigo.Acho que pelo meu uso e cuidado!!!
se é braseixos, nunca ira soltar, pode até quebrar uma ponta de eixo, mas em serviços extremos
carlos sallespickup
casquinha
18/01/2011, 11:10
Oba :dance: a minha tambem é Braseixos tem a plaquinha tbem posso andar despreocupado!!!!!