Ver Versão Completa : Problema com o sensor MARCHA LENTA
Irgledson
29/12/2010, 08:31
Pessoal estou com problema com sensor da marcha lenta, já troquei a peça (Bosh R$380,00) e o problema continua e na lenta sai uma fumaça preta e escapamento com muita fuligem preta. Acabei de fazer todo o cabeçote (tudo original) e ficou 45 dias parada. Alguém pode dar uma dica?
Se trocou o atuador e não resolveu o problema da lenta, provavelmente o problema esta no sensor MAF.
Quanto a fumaça na lenta pode ser retentor de valvula ou residuo de óleo no escapamento.
[]s
(DU)
Irgledson
29/12/2010, 18:25
Obrigado Eduardo. As vávulas são todas novas. Esse sensor MAF é uma peça quadrada de plástico no lado esquerdo? Valeu pela força.
O MAF fica logo apos o filtro de ar.
[]s
(DU)
carlos costa
30/12/2010, 18:51
O MAF fica logo apos o filtro de ar.
[]s
(DU)
ola amigo.posso tentar ajudar,se vc trocou o atudador e nao resolveu entao nao era esse o problema,verifique que pode ter "entrada falsa de ar"isso impede que a marcha se estabilise,e preciso desmontar o sistema e verificar passo a passo,boa sorte.
DouglasMac
30/12/2010, 21:18
Alguns pitacos aí:
A fumaça vai acabar se tudo estiver certo em anéis, retentores etc.
Reseta a central e vai andar.
O Curcunda aqui, (97 Gas), quando comprei indicou um monte de defeitos, engasgava, falhava, nem subia uma rua de 30 graus, andei uns dias até normalizar.
Troque o sensor de temperatura (fica na carcaça da válvula termostática R$15,00 na Kia), comece pelo mais barato!!:concordo:
Passe um spray de limpa contato em todos os contatos possíveis!!:pipoca:
LAMA!!
FELIZ ANO NOVO A TODOS!!!!!!!!!!!!!
Irgledson
31/12/2010, 00:01
Douglas como reseta a central? Eu mesmo posso fazer? Não vou ter problema depois? Quanto a força e andar está ótima até melhor que antes andando muito bem. Acho que é isso não está lendo certo (a central) pois o consumo na cidade está 4Km na gasolina pura. Muito obrigado e FELIZ ANO NOVO!
cegandrade
31/12/2010, 07:55
Douglas como reseta a central? Eu mesmo posso fazer? Não vou ter problema depois? Quanto a força e andar está ótima até melhor que antes andando muito bem. Acho que é isso não está lendo certo (a central) pois o consumo na cidade está 4Km na gasolina pura. Muito obrigado e FELIZ ANO NOVO!
Bom Dia
Irgledson
Para um reset perfeito, vc deve desligar os 2 contatos da bateria e deixa-los enconstados por 15 minutos.
Esse processo ira consumir a bateria interna da central e apagar toda a memoria.
Depois ligue os contatos e deixe a chave virada por 5 minutos.
Depois ligue o veiculo e deixe uns 10 minutos ligados na lenta, com isso ele ira mapear o carro em baixa rotação.
Depois rode com o carro em velocidade media de 60km por uns 10 minutos, com isso ele ira mapear o carro em media rotação.
Depois o mesmo procedimento em velocidade media de 100km e ele ira mapear em alta rotação.
Ja fiz esse procedimento que foi indicado pelo instrutor do curso de Injeção eletronica feito pelo meu irmao e zera completamente a central.
É a mesma coisas que o raster dar um reset, sendo que no raster ele ja ira colocar as configurações padroes e nao precisa desses testes de velocidade.
Boas Festas!!!
Irgledson
31/12/2010, 09:33
Obrigado Eduardo pela dica, vou fazer. Deus te abençoe grandemente e Feliz Ano Novo! Você esta sem tração?
cegandrade
31/12/2010, 13:55
Obrigado Eduardo pela dica, vou fazer. Deus te abençoe grandemente e Feliz Ano Novo! Você esta sem tração?
Sim, peguei o carro a 2 meses e estou ajustando tudo.
O dono anterior trocou a homocinetica por uma da sportage sem tração a vacuo, e ela é menor em alguns milimetros.
Com isso nao da para travar e ela fica correndo quando roda, e com isso escapole a tração.
Como estou no interior, nao tive tempo ainda de ir em itaborá para comparar o tamanho e ver se com a que eles tem la vai dar para colocar a trava.
Mais agora em janeiro irei la e se Deus quiser conseguirei resolver esse problema.
Boa Festas e que Deus te abençoe!!!!!!!!!!!
Irgledson
31/12/2010, 16:26
Acho que ela deve ficar rodando mais leve e com isso mais econômica, será que não?
Deus te abençoe e feliz 2011. Depois te teclo sobre o 'reset'.
Irgledson
06/01/2011, 19:06
Estou dando um reset de 12 horas, me informaram que só pode resetar se for 12 horas, vamos ver.
cegandrade
06/01/2011, 19:37
Estou dando um reset de 12 horas, me informaram que só pode resetar se for 12 horas, vamos ver.
Show, vamos ver se resolve o problema.
carlos costa
08/01/2011, 21:23
ola amigo,desculpe descordar,a UNCE le informaçoes passadas pelos sensores,se aguns deles passar informaçoes erradas, a leitura sera errada ,tem que verificar todos os sensores e atuadores,mangeiras,aneis de vedaçao,qualquer entrada de ar "falsa" bagunça todo o sistema,minha spt fazia 5km por litro na cidade,troquei a sonda lambda,agora faz 7km na cidade e 10km na estrada,com pneu 225/75/15,abraços.
Irgledson
09/01/2011, 23:47
Carlos valeu pela dica. Uma pergunta: O que é essa sonda lambda? Vc acha que passando o computador descobre o problema?
murilordg
11/01/2011, 09:26
Olá pessoal,
Minha sptg estava com problema na marcha lenta também, para 'segurar' o motor pela manhã era praticamente uma missão impossível. Troquei o atuador de passo (sensor de marcha lenta) e o problema persistiu. O curioso é que depois de resetar o módulo central o carro ficava bem, mas logo depois a instabilidade do motor voltava.
Isso ocorria devido a uma somatória de problemas. Mas acho que o pior era a entrada de Ar falsa no sistema. Tinha uma mangueira rasgada. Hoje o motor segura bem na marcha lenta. Porém, tenho problema quando tiro o pé do acelerador o carro ainda fica acelerado. Quando tendo reduzir a velocidade do carro utilizando o freio motor, parece que a injeção eletrônica 'diz' para o motor de passo abrir e o carro dá uma acelerada. A dirigibilidade fica horrível. Já desliguei o motor de passo e verifiquei que esse problema não ocorre mais, porém, o motor fica quadrado.
Estou investigando o problema a mais de 1 ano e não perdi as esperanças de resolvê-lo.
Pegando uma dica aqui e outra ali neste fórum resolvi trocar todos os sensores que são mais baratos: sonda lambda, temperatura e verificar todos contatos e mangueiras. Vou fazer isso assim que tiver um tempo e espero zerar esse problema.
Abraço.
carlos costa
11/01/2011, 20:26
ola murilordg,tambem e conhecido como sensor de oxigenio,fica no coletor de escapamento,ele le a quantidade de oxigenio na saida do escapamento,dai faz a correçao de da mistura de combustivel/ar,vc pode ate desligar o sensor e ver como o carro se comporta,a unce tem um parametro de mistura pre programado,nao e o ideal,fica meio gastao mas vale como teste.qualquer duvida to aqui pra ajudar.outro detalhe,carro da idade do nosso ,passar no computador nao adianta,acha um monte de problema menos o que tem de verdade,abraços.
murilordg...
Ja tentou o MAF?????
Em 99.99% das vezes é ele o vilão.
[]s
(DU)
Irgledson
11/01/2011, 23:33
Pessoal por incrível que pareça descobri o problema (acho). Já tinha trocado o regulador de marcha lenta, amanhã iria mexer no tempo do motor(regular correa dentada) R$ 80,00 por informação de mecâncio e saindo hoje pra ir viajar começou um barulho em válvula vácuo (que regula entrada de ar para injeção) muito grande, ou seja, pifou de vez, só desliguei e parou o problema. Amanhã vou tentar investigar melhor e trocar a peça. Essa é a vida com sport...rs..rs..kkk...maravilha.:) FOTO DA PEÇA ANEXO.
carlos costa
12/01/2011, 15:53
ola irgledson,desculpe te desapontar mas vc nao vai conseguir nunca uma marcha lenta regular,suas magueiras estao ligadas erradas,se eu entendi bem falta a VALVULA EGR,essa peça e o sensor MAF,um defeito nele nao causaria esse problema,verifica as mangueiras,e dificil dar uma opiniao por fotos mas e o que pareçe.boa sorte.
Irgledson
12/01/2011, 18:12
Carlos, quais as mangueiras estão erradas e como ligar certo? Onde fica essa válvula EGR?
Ao que vc se refere Carlos?
Pela foto as mangueiras que regulam a emissão de gases do escape estão corretas e a valvula EGR esta no lugar.
[]s
(DU)
carlos costa
12/01/2011, 21:06
vamos la.minha spt e 97, o autador de marcha lenta e diferente do seu,ele e rotativo,vou mandar fotos do meu motor ai vc compara,ve se pode ajudar,e que sua foto nao da pra ver direito.
carlos costa
12/01/2011, 21:46
vamos la.minha spt e 97, o autador de marcha lenta e diferente do seu,ele e rotativo,vou mandar fotos do meu motor ai vc compara,ve se pode ajudar,e que sua foto nao da pra ver direito.
ve se voçe consegue visualisar essa foto.
Aparentemente esta tudo certo.
Existem tres caninhos de metal que saem debaixo do coletor de admissão, na foto não da pra ver se estão certos ou não.
[]s
(DU)
Irgledson
12/01/2011, 23:38
Pessoal só atualizando a peregrinação dos últimos 3 dias...hoje consegui descobrir uma fuga de AR pelo coletor de pressão (peça preta plástico atrás)estava trincada na junta e as duas mangueiras sem prizilhas de aperto. Resolveu o problema...NÃO...amanhã vou escanear o módulo e vê o que acusa. Na cidade esta fazendo 4,5 / 5Km com litro 'gasolina' é pra morrer, pelo menos 7Km.
Irgledson
Pelos seus relatos vc esta com dois problemas, sonda lambda e MAF.
Não confie no diagnostico de scaners, na maioria das vezes ele não informa o problema.
[]s
(DU)
carlos costa
13/01/2011, 20:46
ola,pelo consumo da sua spt e entrada falsa ainda,como ja disse verifique tdo sistema, como junta do coletor de admissao,do TBI (onde fica a borboleta)as mangueiras dos bicos,aneis de vedaçao,nao troque mais peças sem ter certeza vai gastar a toa,boa sorte.
Irgledson
14/01/2011, 14:43
Eduarte você sabe a ordem de cima para baixo dos 3 fios (por cores) do sensor de borboleta? quero conferir se está certo.
Eduarte você sabe a ordem de cima para baixo dos 3 fios (por cores) do sensor de borboleta? quero conferir se está certo.
De cabeça eu não lembro e não estou com a viatura aqui pra olhar, mas se esta dando aceleração normal é sinal que esta certo, se estivesse errado não daria aceleração.
Se vc desconectar o sensor, qdo acelerar ela morre poius vai mais ar que gasolina, é a mesma coisa se estiver invertido.
[]s
(DU)
murilordg
15/01/2011, 18:24
murilordg...
Ja tentou o MAF?????
Em 99.99% das vezes é ele o vilão.
[]s
(DU)
Olá Du, Na verdade o MAF é o sensor de ar? Essa peça é um absurdo de caro, não? Espero que não seja ela. Eu viajei com ela este fds e o motor se comportou bem. O estranho desse carro é que as vezes o motor está perfeito, redondinho. Mas, depois de desligar/ligar fica quadrado, acelerado ou morrendo. Ainda não achei nenhum padrão de comportamento. O que percebi é que se deixar o carro ligado, parado, por uns 10 minutos o motor fica mais estável. Como nem sempre tenho esse tempo antes de sair, por vezes ando com o motor do carro dando uns trancos.
Lucena04
17/01/2011, 11:33
Olá Du, Na verdade o MAF é o sensor de ar? Essa peça é um absurdo de caro, não? Espero que não seja ela. Eu viajei com ela este fds e o motor se comportou bem. O estranho desse carro é que as vezes o motor está perfeito, redondinho. Mas, depois de desligar/ligar fica quadrado, acelerado ou morrendo. Ainda não achei nenhum padrão de comportamento. O que percebi é que se deixar o carro ligado, parado, por uns 10 minutos o motor fica mais estável. Como nem sempre tenho esse tempo antes de sair, por vezes ando com o motor do carro dando uns trancos.
Como está descrito neste tópico usa a do Omega que é igual, se o seu problema for MAF mesmo. A última vez que vi custava 150 reais, apesar de ser um valor alto é um preço razoável pelo tipo da peça.
É isso mesmo Murilo, o MAF mede o fluxo de ar e a pressão atmosferica.
Como o Lucena disse, pode usar o do omega, serve tbm do marea entre outros, mas de preferencia ao bosch ou algum importado, não use o da DPL, não funciona na sportage.
[]s
(DU)
carlos costa
19/01/2011, 19:53
ola amigo,com certeza nao e sensor MAF ele mede a massa de ar, e um sensor auxiliar mesmo que vç desligue ele o carro anda sem nenhum problema vc so sente a diferença em alta rotaçao, se tiver com problema vai dar falta de combustivel,nao confunda com sensor o MAP.nao troque peças sem nescessidade.
Carlos,
Vc esta equivocado, o MAF influencia e muito na marcha lenta, pode dar tanto falta qto exesso de conbustivel, depende da leitura que estiver fazendo.
Não tem nem como confundir os dois, até porque a sportage não usa MAP.
Não estou dizendo para o Murilo "trocar" a peça, e sim "verificar"
[]s
(DU)
murilordg
21/01/2011, 16:07
Pessoal por incrível que pareça descobri o problema (acho). Já tinha trocado o regulador de marcha lenta, amanhã iria mexer no tempo do motor(regular correa dentada) R$ 80,00 por informação de mecâncio e saindo hoje pra ir viajar começou um barulho em válvula vácuo (que regula entrada de ar para injeção) muito grande, ou seja, pifou de vez, só desliguei e parou o problema. Amanhã vou tentar investigar melhor e trocar a peça. Essa é a vida com sport...rs..rs..kkk...maravilha.:) FOTO DA PEÇA ANEXO.
Irgledson, muito obrigado. Lendo sua mensagem resolvi tentar: Desliguei a válvula de vácuo e, BINGO, parece carro novo agora. Eu já tinha passado o scanner no meu carro algumas vezes e não indicava problema algum, também não tinha problemas com barulho. Simplesmente o carro afogava as vezes e tinha o motor muito inconstante. Desligando essa vávula o motor ficou liso. Vou verificar o consumo agora. Pois, apesar de tudo a minha sptg faz 10km/l na estrada andando a 110Km/h e ar ligado direto. Acho um bom número.
Uma pergunta: Qual o problema de andar com essa válvula desligada?
Excelente esse Forum. Obrigado a todos.
carlos costa
26/01/2011, 14:33
ola amigo,sensor MAF mede massa de ar(velocidade do ar no coletor, fica depois do filtro de ar)dentro dele tem um fio de platina aquecido que e resfriado pelo volume de ar admitido varia assim a quantidade de combustivel injetado.sensor MAP mede variaçao de pressao no coletor, tambem influencia a mistura do motor e tambem na variaçao do avanço eletronico,esse sensor pode influenciar na marcha lenta se estiver entupido ou com defeito.PS SPORTAGE TEM OS DOIS .verifique nas fotos que postei aquele e o sensor MAP abraços.
carlos costa
26/01/2011, 14:37
ola murilordg,com esse sensor desligado pode dar falta em alta rotaçao.abraço
LUIS VIOLA
18/02/2011, 15:48
pessoal estou com problema com sensor da marcha lenta, já troquei a peça (bosh r$380,00) e o problema continua e na lenta sai uma fumaça preta e escapamento com muita fuligem preta. Acabei de fazer todo o cabeçote (tudo original) e ficou 45 dias parada. Alguém pode dar uma dica?
boa tarde
me confirma se resolveu o problema com a marcha lenta, estou com o mesmo problema, só quando chega na temperatura normal é que fica ocilando, já troque o refil do fluxo de ar por um paralelo, mas continua a mesma coisa.
LUIS VIOLA
18/02/2011, 15:52
carlos,
vc esta equivocado, o maf influencia e muito na marcha lenta, pode dar tanto falta qto exesso de conbustivel, depende da leitura que estiver fazendo.
Não tem nem como confundir os dois, até porque a sportage não usa map.
Não estou dizendo para o murilo "trocar" a peça, e sim "verificar"
[]s
(du)
boa tarde
voce conhece alguem que vende só o rifil do fluxo de ar bosch, pois o paralelo não esta funcionando corretamente, esta ocilando a marcha lenta quando chega em temperatura normal, já testei a sonda lambda e esta sem novidades, os demais sensores não tenho como testar.
LUIS VIOLA
26/02/2011, 20:55
ola amigo,desculpe descordar,a UNCE le informaçoes passadas pelos sensores,se aguns deles passar informaçoes erradas, a leitura sera errada ,tem que verificar todos os sensores e atuadores,mangeiras,aneis de vedaçao,qualquer entrada de ar "falsa" bagunça todo o sistema,minha spt fazia 5km por litro na cidade,troquei a sonda lambda,agora faz 7km na cidade e 10km na estrada,com pneu 225/75/15,abraços.
boa noite tem como me dizer qual a sonda certa para sportage 98/99 gasolina, a marcha lenta esta ocilando muito quando chega na temperatura normal do motor.
cegandrade
01/03/2011, 10:00
boa noite tem como me dizer qual a sonda certa para sportage 98/99 gasolina, a marcha lenta esta ocilando muito quando chega na temperatura normal do motor.
Bom dia
Luis
Recentemente a minha foi trocado por uma original universal de 4 fios e funcionou perfeitamente.
Cegandrede,
Vc trocou por uma Bosch?
Se foi MTE não vai ficar bom, até funciona, mas ela manda informação errada pra ECU e a viatura fica beberrona.
[]s
(DU)
cegandrade
01/03/2011, 12:28
Cegandrede,
Vc trocou por uma Bosch?
Se foi MTE não vai ficar bom, até funciona, mas ela manda informação errada pra ECU e a viatura fica beberrona.
[]s
(DU)
Foi por bosch, e por sinal ficou muito melhor para queimar 50/50% álcool e gasolina.
Foi por bosch, e por sinal ficou muito melhor para queimar 50/50% álcool e gasolina.
Maravilha...
[]s
(DU)
Claiton_RJ
03/03/2011, 18:56
Boa noite pessoal, meu problema e parecido com o do Luis e murilo, sendo que descobri recentemente que o MENTIMENTADOR DE AR
Claiton_RJ
03/03/2011, 19:06
Boa noite pessoal, meu problema e parecido com o do Luis e murilo, sendo que descobri recentemente que o MENTIMENTADOR DE AR , peça que descobri o nome depois que passei o numero da peça e o sr Elias da loja de autopeças em SP me disse que se chamava esse palavrão acima, o meu estourou, dai eu colei, granpiei, aparafusei e sempre que conserto ele fica redondo mais depois de rodar um tempo ou ligar o ar, ele da um estouro e arrebenta denovo, segundo o Elias da autopeças custa R$ 380,00 e não tem a peça e nenhum dos fornecedores dele tem. Alguem sabe me dizer se existe algum paralelo ou de outro carro para substituir ou mesmo se isolar esse buraco safado, rs, da resultado.file:///I:/fotos%20SONY/DSC00264-2.jpg
Claiton_RJ
03/03/2011, 19:22
fotos anexas do MENTIMENTADOR DE AR
Tira fora, tampa o buraco do coletor e seja feliz...
300 conto por um pedaço de plastico é muita coisa.
Tem varias sportages rodando sem isso.
[]s
(DU)
Claiton_RJ
03/03/2011, 21:04
Valeu Eduarte pela dica, mais uma coisa amigo, não querendo te explorar, rs, mais como faço isso.
Vc pode usar qquer coisa, um pedaço de camara de ar presa com abraçadeira, tampa de frasco de desodorante spray ( essa fica muito boa, cabe certinho e da um belo acabamento), etc...
[]s
(DU)
cegandrade
04/03/2011, 12:40
Caramba, lutei buscando o nome dessa bendita e nao achei.
A minha ja nao tem mais onde remendar.
Vou fazer a retirada da bendita no fim de semana, pois esta passando ar de novo.
Segundo o mecanico da kia, com o nosso clima essa peça nao é necessaria, e por isso a função dela é so dar problemas. rsrsrsrs.
carlos costa
04/03/2011, 19:27
ola amigos,so pra constar eu uso a MTE,(sem querer defender a marca)funciona que uma beleza,outra coisa,tive uma experiencia nao muito boa,tive que trocar minha bateria a minha pifou,o detalhe e que eu ando com 50% de alccol e 50% de gasolina,o detalhe que qdo vc tira a bateria a UNCE entra em modo padrao nao reconhecendo a mistura,solucâo,retirar a mistura ,abastecer com gasolina pura e ir mudando aos poucos,resultado agora ta normal.o carro ficou fraco quando acelerava quase morria,lenta ficou acilando muito.resolvido.a peça a qual se referem e uma CAMARA EQUALISADORA,e verdade nao tem utilidade nenhuma.
Carlos
Qual o consumo da sua viatura na gasolina?
[]s
(DU)
cegandrade
05/03/2011, 14:17
Carlos
[]s
(DU)
Eduarte
Nao sei se a pargunta foi para mim ou pro Carlos Costa.
A minha eu ainda nao fiz media de consumo na gasolina pura, pois desde que comprei to usando ela com 50/50%.
Vicio do meu ultimo carro que anda bem assim.
E tambem uso muito ela no gnv.
Ja no gnv ela faz +-150km/16m3/R$28,00.
Djalma colombo
05/03/2011, 16:58
Olá companheiro, to com problemas na MA, não consigo a BOSCH, a MTE resolve ou é só mais uma dor de cabeça?
Cegandrade
Foi pro Carlos Costa, mas valeu...
Djalma
Se vc se refere ao MAF, a MTE não fabrica pra sportage antiga mas tem pro omega, marea, nunca usei da MTE, outro fabricante nacional é a DPL, mas por conhecimento de causa ja adianto que não funciona bem na sportage, tem que ser bosch ou ching-ling, ja coloquei ching-ling em viatura de clientes e funcionou satisfatoriamente bem, mas não tem marca do fabricante.
Se optar por MTE, depois coloque o resultado aki pra nós.
[]s
(DU)
carlos costa
06/03/2011, 18:50
Carlos
[]s
(DU)
ola eduarte, na cidade faz 7 km/l na estrada faz entre 9 e 10km/l.
cegandrade
12/03/2011, 10:47
fotos anexas do MENTIMENTADOR DE AR
Nos dias de carnaval, eu fiz a troca.
Comprei um Cap Soldavel de 1" (R$1,00) e retirei a peça de plastico colocando ele invertido na mangueira que prende a peça.
Ficou perfeito e discreto.
Boa Carlos, bem pensado.
[]s
(DU)
Djalma colombo
06/04/2011, 14:16
Caro EDuarte, coloquei o MAF da MTE, ficou miuito bom, porem havia outros problemas, atuador de marcha lenta era só de enfiete, coloquei o do suzuki swift é igualzinho só muda a etiqueta! rsrs Outra coisa que tava dando muita diferença era a ventoinha travada, troquei pela da besta que tambem é igualzinha! mais alguns dia s farei um relato completo da maratona com a minha "verduga".
É isso ae Djalma, devagar e sempre...
Que ano é sua viatura?
Quanto pagou pelo atuador do suzuki?
[]s
(DU)
Djalma colombo
07/04/2011, 10:06
[QUOTE=EDuarte;1416049]É isso ae Djalma, devagar e sempre...
Que ano é sua viatura?
Quanto pagou pelo atuador do suzuki?
Aminha é uma 97 curta, tá com pneus 225x75/15, cheguei a colocar o lift de suspensão do nava, ficou show,pena que não tirei fotos, ficou da altura de uma frontier só que tive que tirar, ficou mais alto que o joelho da patroa, hehehehehe... como raramente farei trilha deixei na altura normal. Pelo atuador paguei 200,00 usado na casa do automovel, foi o unico lugar onde encontrei, a Kia ponto K aqui de curitiba me pediu 1280,00 e levaria 15 dias para entrega!
Caraca, 1280 pelo atuador... os caras tão loucos.
[]s
(DU)
carlos costa
29/05/2011, 19:18
ola amigos,descobri o problema da minha sportage e no sensor MAP,problema e o preço do original,alguem ja fez alguma adaptaçao nessa peça,tem outra que possa adaptar,duvida cruel....:parede:
Djalma colombo
29/05/2011, 22:13
Usa o MTE THOMSON, é o que to usando na minha, 146,00 foi o que paguei contra 1.280,00 no bosch, não usa o DPL, é só jogar dinheiro fora. O MTE é o que faz a leitura mais proximo do original BOSCH. Outra opção quase impossivel é conseguir em desmanche!
carlos costa
30/05/2011, 14:16
ola djalma,ja procurei outro que nao seja o original ,as nao esiste,nao e o sensor maf (massa de ar) e o map(pressao no coletor)entrei no site da mte mas nao tem,mas obrigado.
DouglasMac
30/05/2011, 23:27
Prezado, se tá falando da peça que entra um monte de mangueirinhas acima da EGR, custa R$ 120,00 na concessionária aqui de BH mas, tem de esperar chegar. Se for a EGR em pessoa, coloca uma esfera de aço dentro da mangueira que vem da EGR para a MAP e seja feliz...ISOLA!!!
carlos costa
01/06/2011, 19:52
ola douglas,e essa mesmo,mas o problema nao era esse,era so limpeza nos cachimbos,estavam oxidados ai nao passava corrente muito bem,tirei as bobinas,velas e cabos de vela,limpei tdo,montei novamente,resolvido,agora ta perfeita.abraço.:euforico:
ANIBALCL
17/06/2011, 11:07
oi galera, a minha parece que pifou o sensor de marcha lenta. antes eu limpava os contatos e voltava a funcionar agora só fica em 3000rpm. então deixei desligado mas tá gastando horrores apesar de ter melhorado um pouco o desempenho. como vou ter que fazer vistoria do controlar mes que vem to preocupado com isso. outra coisa é que está acontecendo uns "cortes" ou "falhas" quando passa de 4000 rpm na estrada, parece que dá uma "afogada". já reparei que isso ocorre mais no calor. como as mangueiras do coletor estão rachando preciso trocar também, alguém alguma solução pra elas tb ?
abraços.
Djalma colombo
19/06/2011, 21:28
Anibal, cê tá falando daquela peça que parece com uma bomba de combustivel, só que maior e que fica do lado direito na parte de cima do motor? Se for é igual a do omega 2.2 ou do suzukinho 2.0 16V.
ANIBALCL
20/06/2011, 09:34
Anibal, cê tá falando daquela peça que parece com uma bomba de combustivel, só que maior e que fica do lado direito na parte de cima do motor? Se for é igual a do omega 2.2 ou do suzukinho 2.0 16V.
sim essa mesmo, mas num sei se é ela a causa do problema. se for barato e fácil de trocar posso até fazer um teste com essa ai.
ANIBALCL
20/06/2011, 09:36
sábado fui pra Atibaia pela Fernão Dias e quase que tive que desistir ! começou a falhar mais ainda principalmente no GNV. parei no acostamento e religuei o sensor de marcha lenta pra tentar ver se melhorava. só piorou, se acelerava a mais de 3000 rpm falhava demais dando uns trancos como se tivesse cortando, daí diminuia a rotação e andava mesmo que mal. mas não pdia passar de 3000 rpm. daí voltei pra gasolina e só melhorou um pouco, então tive que parar e desligar de novo o sensor da marcha lenta. na gasolina ( tava com Podium, quase sempre ponho essa ) não falhava mas se percebia que perdeu potência. no GNV só em plano e descida senão ao acelerar dava falhas feias. bom, cheguei lá fiz o que tinha que fazer e na volta, por incrível que pareça começou a melhorar, não sei se porque voltei pela Dom Pedro que não tem tanta subida/descida.
Parei no sítio já meio p da vida. no domingo de manhã tentei procurar por qualquer coisa solta no motor, cabo, tubo mangueira, e não vi nada. taquei limpa contato no sensor que fica bem na entrada do coletor, que não é o de fluxo de ar, fica depois dele, só não religuei o sensor de marcha lenta. resultado, voltou a funcionar e melhor ainda ! ainda não religuei o sensor de marcha lenta só pra testar, ficou bem forte o motor e parece que voltou a gastar menos pois na volta do sítio o GNV gastou o normal e tava bem forte mantendo giro nas subidas da Anhanguera em 4 marcha a uns 4000 rpm. então tem alguma coisa que liga/desliga ou dá mal contato e que está causando isso. com certeza motor não é pois quando está ok fica bem bom.
se agora a marcha lenta não voltar ao normal vou tentar trocar o sensor. tô pensando também na maledeta sonda lambda. nunca troquei, é tipo plug & play ou tem alguma manha pra trocar ? o sensor de marcha lenta que tenho visto na internet é de 2 contatos e o meu tem 3. no mercado livre tenho visto DPL mas pelo que li essa marca não serve né ? a sonda lambda qual modelo/marca seria ? são 4 fios, tem diferença de conector, tem que adaptar alguma coisa ? quero ver se arrumo isso pro feriadão, poder viajar com a família na tranquilidade.
resumindo : quero trocar a sonda lambda, talvez o sensor de marcha lenta e preciso achar as mangueiras que ficam em cima do motor
pois estão rachadas ( se tiver alguma fita mágica que resolva tb serve )
ANIBALCL
20/06/2011, 10:57
completando, achei a sonda original Bosch no Mercado Car a 174 pilas.
o código tirado de catálogo da Bosch :
Sportage 2.0i 4WD 04.94 10.98 0K996 18861 0 258 986 602
vou comprar e trocar essa bagaça e ver se resolve.
Djalma colombo
22/06/2011, 19:44
Anibal, verifica como estão as bobinas de ignição, a minha falhava parecido, quando verifiquei as duas estavaão com trincas nos engates das velas resultando em fuga de corrente para o cabeçote. Osensor de macha lenta, ou atuador é omesmo do omega 2.2 ou do susukinho 2.0 16v. O sensor dpl que vc ta falando é o de fluxo de ar qu fica logo depois do filtro, se for trocar ou usa BOSCH ou usa MTE THOMSOM.
ANIBALCL
23/06/2011, 09:55
Anibal, verifica como estão as bobinas de ignição, a minha falhava parecido, quando verifiquei as duas estavaão com trincas nos engates das velas resultando em fuga de corrente para o cabeçote. Osensor de macha lenta, ou atuador é omesmo do omega 2.2 ou do susukinho 2.0 16v. O sensor dpl que vc ta falando é o de fluxo de ar qu fica logo depois do filtro, se for trocar ou usa BOSCH ou usa MTE THOMSOM.
Djalma,
as bobinas , cabos e velas estão novos, troquei no inicio do ano. vou ter que trocar o atuador de marcha lenta que num quer funcionar mais. antes eu limpava os contatos dele e voltava a ficar ok.
o problema da falha é bem estranho. aparece e fica um tempo e depois do nada some...
agora que voltou a funcionar o carro parece novo, até no GNV ta forte. eu reparei que desta vez
o problema começou depois de passar rapido pelas lombadas do estacionamento. parece que com uns trancos alguma coisa fica com mau contato, e depois de mais uns trancos volta ao normal.
esse sensor do omega2.2 qual a marca dele ? pelo que li nos topicos a DPL nao presta pra Sportage.
so preciso verificar se a sonda lambda é de 3 ou 4 fios. segundo a bosch e de 4 mas segundo o Edu é de 3 ! eu vou me certificar pois na minha acho que nem conector tem dai quero só ver...
outra coisa urgente pra encontrar sao as mangueiras pois as que passam sobre o motor estao reseecadas com rachaduras nas pontas.
valeu!
Djalma colombo
27/06/2011, 21:50
O atuador de marcha lenta não sei porque a etiqueta saiu, mas é identico ao do suzuki, o DPL é o do fluxo de ar, DPL é bomba, usa MTE THONSOM, + ou - 150,00, se não conseguir BOSCH original, usado + ou - 350,00. Vou tirar fotos depois posto!
Djalma colombo
29/06/2011, 09:36
Verificando melhor consegui tirar fotos do atuador com a etiqueta e do sensor MAF!
ANIBALCL
04/07/2011, 09:08
troquei as mangueiras e o atuador de marcha lenta mas não resolveu !
a marcha lenta agora está em 1250 rpm mesmo com o atuador desligado.
a unica noticia boa e que parou de falhar em aceleração e parece que
ganhou uns cavalos a mais.
uma das mangueiras de respiro, que vem de trás do motor tinha
uma especia de valvula, uma peça plastica dentro com um furo
pequeno de uns 3mm + - . a que usei para substituir não tem
essa valvula, será que é por isso que continua acelerado ?
Djalma colombo
04/07/2011, 16:09
Anibal, posta a foto dessa mangueira não to conseguindo entender que mangueira é essa!
Anibal
A mangueira que vc esta falando é que a fica do lado direito do motor na tampa do cabeçote logo abaixo do coletor?
Se for, coloca uma valvula de retorno do hidrovacuo de freio, não a que vai no hidrovacuo, mas a que vai no meio da mangueira.
Se isso não resolver, aposto uma cx de breja que é o MAF.
[]s
(DU)
ANIBALCL
04/07/2011, 21:42
bom vamos lá, as fotos !
as magueiras que troquei fiz um risco e os sensores um X ( o TPS vou trocar amanhã junto com a lambda )
( na foto do motor falta uma mangueira que sai do atuador de marcha lenta mas troquei ela )
300578
a mangueira com "valvula"
300579
detalhe da "valvula" que fica na parte de tras do motor
300580
desliguei a bateria, amanha eu ligo e vejo se muda alguma coisa
mas vou levar no meca pra trocar TPS e Lambda que já comprei e vou trocar de qualquer jeito.
ANIBALCL
05/07/2011, 17:53
a saga continua !
muito bem, desliguei a bateria por 12hrs, liguei a chave 21x sem dar partida, na 22ª dei a partida. nada, já foi direto pros 3000 rpm.
deixei assim por 5 minutos.
nada continuou nos 3000rpm e chegou quase a 3500 quando aqueceu o motor.
então desliguei o cabo do atuador de marcha lenta e fui pro meca. trocamos o TPS e a sonda Lambda,
aproveitamos e limpamos o corpo de borboleta.
verificamos todas as mangueiras de novo, fiz um remendo tabajara nessa mangueira que tem a valvula só pra testar com ela.
limpamos todos os contatos de todos os sensores, EGR,MAP,TPS,MAF,Temperatura.
taquei silicone de alta temperatura na caixa de ressonancia em 2 pontos onde já havia sido remendada
e trocamos a mangueira que liga ela também.
tudo montado no seu devido lugar, chegou a hora da verdade: dar a partida novamente !
novamente, 21x ligando sem dar partida e na 22ª liguei. maravilha ! parecia até outro motor de tão redonda a marcha lenta
nos seus 850-900 rpm e o marcador de temperatura voltou a funcionar sem ficar falhando !!! mas...
...tava vazando agua por baixo do carro e era da mangueira que leva agua quente ao coletor,
toca desmontar tudo e consertar a maledeta mangueira !
mangueira consertada ( troquei a abraçadeira de pressão por uma de aperto )
tudo montado no seu devido lugar, chegou a hora da verdade: dar a partida novamente !
novamente, 21x ligando sem dar partida e na 22ª liguei e ... 3000 rpm again !!!!!! :freaking:
pra piorar as coisas o motor desta vez já não estava tão redondo com
o atuador de marcha lenta desligado. desliga o caroo e revisa tudo.
ao testar o conector do atuador de marcha lenta com uma ponta de prova,
um dos contatos está "esquisito" não fica pulsando como o outro.
a sonda lambda que estava instalada também é bem esquisita
tem uma numeração totalmente diferente, segue abaixo :
LSH 24
7700872878 037
0 258 003 715
292041 12V GERMANY 020
agora to vendido, num sei mais o que pode ser, se não tivesse funcionado
perfeito durante uns 5min eu ia achar que alguma outra coisa ainda tav com problemas
mas depois de ver tudo ok e em seguida volta o defeito, e o teste do contato do atuador
acusou algo estranho, só posso achar que o defeito está nesse contato.
como eu havia dito antes, quando dava esse defeito eu limpava os contatos do atuador
com limpa contato e ao ligar novamente voltava a funcionar, mas desde a ultima vez
nao adiantou nada fazer isso. me parece que o problema esta ai mas e agora ?
nao sei mais o que fazer, quem puder ajudar agradeço de coração
( ta valendo a caixa de cerveja tb, rsss )
Se vc tirar o atuador de marcha lenta e tampar o buraco do coletor, o motor vai ficar acelerado, ja é uma pista, com o contato ligado veja se o atuador fica vibrando, se ficar indica que possivelmente esta funcionando, ainda com o contato ligado desconecte o atuador e conecte novamente e observe se o embolo abre ou fecha, qto mais aberto menor é o giro, qto mais fechado maior é o giro.
Se o conector do atuador apresentou problema, troca ele, custa em torno de 20 conto.
[]s
(DU)
ANIBALCL
05/07/2011, 18:16
Se vc tirar o atuador de marcha lenta e tampar o buraco do coletor, o motor vai ficar acelerado, ja é uma pista, com o contato ligado veja se o atuador fica vibrando, se ficar indica que possivelmente esta funcionando, ainda com o contato ligado desconecte o atuador e conecte novamente e observe se o embolo abre ou fecha, qto mais aberto menor é o giro, qto mais fechado maior é o giro.
Se o conector do atuador apresentou problema, troca ele, custa em torno de 20 conto.
[]s
(DU)
Fala Edu !
o atuador é zerinho troquei ele e mesmo assim o defeito é o mesmo do antigo.
colocando o dedo sobre o atuador novo se sente que ele ta funcionando sim.
quando desliga o conector do atuador o motor fica normal.
quando deixa o atuador conectado mas "espreme" a mangueira cortando o ar o motor fica normal também.
cara, onde eu acho esse bendito conector ? pode bem ser ele mesmo
procuro com que nome, conector do atuador mesmo ?
por falar em conector.... a sonda lambda tava com um serviço daqueles, se
tiver onde arranjar um conetor novo pra ela também eu tiro a emenda dela.
cegandrade
05/07/2011, 19:11
Anibal
A minha teve problemas parecido, e quando desligava a bateria a central retornava uma configuração padrao, daí funciona redondo por alguns minutos, mais ligada por uns minutos e o sistema começava a analisar de novo e tudo desandava.
Em um passeio que fiz, tive que tirar a bateria umas 5 vezes ate chegar em casa.
Fui para o macanico e ele detectou o maf com problemas.
Fiz a troca do maf por uma novo da bosch e nunca mais tive problemas.
A minha tinha a luz acesa direto e nunca mais acendeu.
Ficou show!
Obs.: Tambem tive um astra daqueles importados e usava o maf tambem, e teve o mesmo problema, que foi resolvido com a troca do maf.
DouglasMac
05/07/2011, 21:38
Onde achou o MAF Bosch? Quanto custou?:eek:
Anibal
Vc tem que tirar o conector e ir com ele nas autopeças pra compararem.
O conector da lambda vc so consegue comprando uma lambada original, a sportage é a unica que usa esse conector, mas não tem problema se a emenda for bem feita, no padrão de cores correto e "não" for soldada.
Se qdo vc esmaga a mangueira do atuador a marcha lenta normaliza, é sinal que o atuador não esta fechando, o problema pode ser o atuador/conector ou o MAF.
Se resolver trocar o MAF, não use DPL ou Thonsom, até funcionam, mas de forma errada, use o bosch ou ching ling, ja usei os 4 e os unicos que funcionaram de forma correta foram esses.
Tenta conseguir emprestado um MAF da bosch pra testar, a linha GM e FORD usam o mesmo MAF.
[]s
(DU)
cegandrade
06/07/2011, 18:40
Cara no meu caso foi muita sorte, pois o mecanico tinha um novo na caixa guardado e me passou por R$250,00.
ANIBALCL
07/07/2011, 07:53
só vou poder levar no meca no sabado, to enrolado no serviço aqui.
eu vi no ML uns scanners genericos, esse treco funciona na Sportage ?
parece bem interessante porque segundo diz o anúncio ele mostra a leitura dos sensores.
D.h. Memoscan U581 - Scanner Automotivo Profissional - R$ 468,00 en MercadoLibre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-191201257-dh-memoscan-u581-scanner-automotivo-profissional-_JM)
to de saco cheio desses "mechanicos" e concessionária eu quero mais é que se explodam !
cara se eu não fico de marcação cerrada vendo tudo passo a passo só fazem m*rda,
a sonda lambda antiga tava com solda nas emendas e pelo código era de Renault
se não me engano o código era 258 003 715, o final é 715 com certeza.
agora o carro tá gastando mais que amante vingativa, a marcha lenta tá mascada
e ameaça morrer mesmo na gasolina, acima de 2000 rpm parece que ta normal
ta até andando bem.
Scanner genérico não funciona em sportage até 2008, a central de injeção é analógica, tenho um genérico mas só funciona nas sportages a partir de 2008 que usam central digital.
A sonda lambda não tem problema se for de outro veiculo, todas funcionam da mesma forma, desde que não sejam soldadas as emendas e os fios estejam ligados corretamente, resistência de aquecimento, pulso e aterramento.
Vi agora na sua assinatura que usa GNV, isso começou antes ou depois de instalar o gnv? Experimenta desconectar todo o sistema de gnv pra ver se melhora.
[]s
(DU)
Djalma colombo
07/07/2011, 11:11
Edu a minha ta com gnv, motor aquecido blz, motor frio giro alto perto de 1500 depois normaliza. Na gasolina, motor frio giro perto de 1300, motor aquecido pertode 550 a 650, parece que vai morrer mas não morre, só vou ter que daar uma reguladinha! rsrsrsrs
ANIBALCL
07/07/2011, 15:15
Scanner genérico não funciona em sportage até 2008, a central de injeção é analógica, tenho um genérico mas só funciona nas sportages a partir de 2008 que usam central digital.
A sonda lambda não tem problema se for de outro veiculo, todas funcionam da mesma forma, desde que não sejam soldadas as emendas e os fios estejam ligados corretamente, resistência de aquecimento, pulso e aterramento.
Vi agora na sua assinatura que usa GNV, isso começou antes ou depois de instalar o gnv? Experimenta desconectar todo o sistema de gnv pra ver se melhora.
[]s
(DU)
tenho o gnv faz 6 anos, nunca deu problemas só alegrias !
o problema começou tem uns 3 meses, começou a subir a marcha lenta,
dai eu limpava o contato do atuador e voltava ao normal, até que um dia
ficou nos 3000-3500 rpm e não teve mais jeito.
daí começou a falhar em alta mas era uma mangueira que rachou de vez.
remendei uma mangueira de respiro do coletor e ficou bom.
resolvi comprar o atuador novo, mangueiras novas, aproveitei e troquei
a lambda e o TPS também. ao ligar ficou bom mas como tava vazando agua da
mangueira de aquecimento do coletor desmontamos pra consertar
e dai ligou e ficou uma droga ! e assim está até hoje...:parede:
agora tá gastando uma barbaridade de combustível e falhando muito em
marcha lenta mesmo com o atuador desligado :parede:
pra mim está claro que é um mau contato mas como descobrir ?
alguem conhece uma oficina boa em injeção ( que tenha scanner ) em SP ?
Se esta bebendo muito e engasgando na lenta é sinal que esta trabalhando afogada, desligue a lambda e rode com ela desligada pra ver se faz alguma diferença.
[]s
(DU)
cegandrade
07/07/2011, 16:18
Esqueci de dizer uma coisa, quando o meu maf pifou a sonda tambem pifou e o mecanico levou uma semana para descobrir a causa, como a minha tem gnv, ele revisou tudo e encontrou o variador de avanço torrado.
Com o curso do variador queimou o maf e a sonda.
Ele me disse que o variador foi molhado, entrou em curto, torrou e queimou o resto.
ANIBALCL
08/07/2011, 19:50
mais noticias...
remontamos o TBI ( depois disso ficou rui da outra vez ) mas nada, num adiantou, não tinha nada ligado errado ou com vazamentos mau contato. dai passou um scanner no carro, tinham alguns erros que após o reset não voltaram a aparecer.
o carro continua acelerando a 3000rpm quando liga o atuador de marcha lenta e trabalhando afogado
( cheguei em casa fedendo gasosa...)
segue abaixo umas fotos que tirei do scanner
301236
301237
301238
a marcha lenta aparece em 3200rpm, não aparecem mais erros
Djalma colombo
09/07/2011, 16:09
E aí Anibal! A minha tava dando uma oscilada na lenta como postei antes. Ontem resolvi dar uma verificada em todos os sensores: temperatura da agua injeção e outros, veio então a surpresa: MAF, um filamento bem fino estava rompido, nada que uma solda estanho bem feita não resolvesse. Ficou zero bala.
Vai a dica: seja criterioso e inpecione tipo "csi", use uma lanterna de luz branca com aquelas de led pra poder visualizar bem aquele detalhes que sem luz vc não vê!
ANIBALCL
12/07/2011, 08:45
DESISTO !
quem disse que o que está ruim não pode piorar ?
fui verificar, mais uma vez se via alguma coisa no cofre do motor e
dei uma esbarradinha na mangueirinha do canister e....quebrou ! PQP !
quebrou bem rente ao tanque do canister. eita plástico fraquim fdp...
resultado, ultra-mega-gambiarra-tabajara com araldite epoxi transpararente,
e agora toca ir atrás dessa peça pra trocar também, se bem que ficou firme.
na estrada o carro vai bem inclusive o GNV depois que troquei o TPS e as mangueiras
parece que ganhou mais força e manteve uns 100kmh em 5 marcha até nas subidas.
agora a maledeta marcha lenta num tem jeito mesmo.
com o MAFS desligado o carro fica mais acelerado ainda.
por falar em sensores/atuadores, eu vi no kiatechinfo alguns testes
aparentemente simples de se fazer com multimetro para saber
se os sensores/atuadores estão OK. alguém já fez isso ?
ontem fui numa oficina de escapamento pra ver se achava alguma coisa, furo,
vazamento, entrada de ar e nada, tudo ok.
então amanhã vou levar na oficina que fiz o upgrade do GNV
e deixar lá pra ver se resolve isso.
ANIBALCL
28/07/2011, 10:45
capítulos finais !
a oficina do GNV não descobriu o problema, ficou com o carro 2 dias e ao invés de verificar o que eu
mandei fuçaram em outras coisas e não acharam nada e queriam de deixasse o carro, sem prazo,
para descobrir o problema... hahahahahaha, tá bom que ia deixar.
bom, sem opções foi pra concessionária examinar e achar o problema.
o causador do problema, como eu já imaginava era o chicote.
agora é bancar o prejú, já que lá eles num trocam partes da fiação
tem que trocar o chicote da injeção inteiro.
preciso vistoriar o carro no maldito do Controlar ( que num serve pra nada além de tomar grana )
e poder licenciar a viatura, senão ia ficar rodando com risco de multa altíssima.
paciência...
Poxa anibal, se o problema é o chicote, tenta resolver vc mesmo, tendo em vista que vc ja sabe que o problema é na linha do atuador da marcha lenta fica mais facil, na concessionaria vão te esfolar vivo...
[]s
(DU)
ANIBALCL
28/07/2011, 18:49
Poxa anibal, se o problema é o chicote, tenta resolver vc mesmo, tendo em vista que vc ja sabe que o problema é na linha do atuador da marcha lenta fica mais facil, na concessionaria vão te esfolar vivo...
[]s
(DU)
Putz bem que eu queria ter tempo e conhecimento e ainda uns conectores novinhos em folha
pra tentar resolver isso mas o mês foi passando, a data do licenciamento chegando, nenhuma oficina
descobria onde era mesmo eu falando. como eu preciso do carro pra trabalhar é melhor ser esfolado
duma vez pela Kia do que ser esfolado dia a dia com taxi !
esse carro sempre teve problemas de chicote, na verdade o gambitech que eu fazia de tirar, limpar e por
novamente os conctores em parte já era sinal de algum problema eletrico mesmo. em alguns conectores
tava bem feio tb, então sei lá, numa oficina qualquer iam me cobrar metade mas só fazer remendos
ou pior, estragar mais alguma coisa. não tem um lugar que os caras num tentam desconectar e conectar o MAF
com o motor ligado !
agora já era, já está trocando o chicote de injeção inteiro, pelo menos acabou de vez qualquer problema
com conectores e mal contatos.
a troca dos sensores valeu a pena porque o carro apresentou melhoras de desempenho e consumo
então não foi dinheiro perdido de todo.
se fosse o MAF queimado/estragado eu ia me ferrar porque não achei nenhum desses
0 280 217 105 da bosch. tentei com o 111 mas o carro nem liga com ele, se desse certo
eu pretendia tirar o miolo do MAF e instalar no corpo do original.
cara, eu mandei email pra todos os contatos da Bosch e ninguém tem esse sensor MAF !
tentei importar mas não consegui, no site do Alibaba ( que não se perca pelo nome )
até aparece disponível e tentei comprar mas o cara me escreve uns 15 depois dizendo que não tem
que só comprando acima de 50 peças e que vai estornar a minha grana ( será ? )
amanhã eu vou buscar a viatura, depois conto como ficou.
abraços !!!
Intão ta né...
Tomara que resolva, boa sorte.
[]s
(DU)
Djalma colombo
29/07/2011, 13:52
Ai galera, tava pesquisando e achei este link:Sensor Fluxo Ar Golf Gti 2.0 Vectra Gsi 2.0 16v Novo - R$ 150,00 en MercadoLibre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-188759987-sensor-fluxo-ar-golf-gti-20-vectra-gsi-20-16v-novo-_JM) , não custa tentar e se tiver paciencia no google da pra achar original, só que shing ling diret da terra do zoio puxado! rsrsrsr
Adriano-RS
07/08/2011, 19:36
Boa noite pessoal,
Ontem a tarde estava sem nada pra fazer e lembrei que a luz do "check engine" volta e meia acende, ai resolvi fazer o reset da central.
Soltei os cabos da bateria, juntei os dois, enquanto esperava, soltei a sonda lambda, passei uma ecova pra limpar a crosta de fuligem, aparentemente tudo ok, não estava obtruida.
Montei a sonda, ja havia passado uns 30 minutos, liguei a bateria e o sensor da marcha lenta fez um BBRRRRRRR mais alto, nunca havia percebido se era tão alto.
Liguei a chave por 10 min, bati arranque pegou na primeira, ficou em pouco mais de 1000 rpm (o motor estava frio), +10 min acelerei a 2000 rpm, + 10 min, em 3000 rpm deixei apenas 5min.
Quando soltei o acelerador o giro "despencou" bateu em 500, subiu, caiu ficou assim quase apagando uns 15 segundos, voltou a lenta normal sem acelerar, acelerei a 2000 rpm novamente, desabou e apagou, repeti algumas vezes, algumas ficou oscilando ate estabilizar, outras apagou, mas em todas a rpm despencava rapidamente.
Sai com o carro e na rua, ja com temperatura normal apagou alugumas vezes, quando retornei a garagem senti um cheiro mais forte do catalizador da descarga.
Hoje a tarde fui dar uma analizada, e percebi que quando mechia nos fios do soquete do sensor da lenta ele oscilava e chegou ate a apagar.
Repeti todo o processo do reset, nada mudou, ai passei a desligar os soquetes.
Primeiro o MAF, falhou e apagou, ligando o carro ainda com o sensor desligado funcionou mas persistiu o problema na lenta.
Na sequencia desliguei o sensor da lenta, novamente apagou, quanto liguei o carro funcionou e a lenta normalizou, acelerava a 2000 rpm e soltava, o giro "desce" ao inves de "despencar".
Notei que o ronco fica mais forte com o sensor desligado, religuei o sensor e aparentemente normalizou tudo, vamos aguardar para ver com o motor frio como vai se comportar.
Outra coisa que notei, foi que por ter ficado com o motor ligado quase 30 minutos parado no mesmo lugar, formou uma poça d'agua embaixo da saida da descarga, nunca tinha percebido que saia tanta agua pela descarga, nao é a toa que minha media é de 6Km/L na cidade e tambem deve ser esse o motivo da luz do "check engine" acender as vezes...
No fim foi um relato longo e detalhado, mas acredito que a troca de experiencias deve contribuir de alguma forma.
Tanto acredito na troca de experiencias que sempre que posso estou aqui lendo os relatos, acompanhando o desenrolar dos fatos ate que se encontre uma solução.
Um abraço a todos,
Djalma colombo
08/08/2011, 08:57
Car isso ta com jeito de combustivel pra la de adulterado. Da uma esgotada no tanque e troca o combustivel pra ver se faz diferença!
Adriano-RS
08/08/2011, 17:05
Car isso ta com jeito de combustivel pra la de adulterado. Da uma esgotada no tanque e troca o combustivel pra ver se faz diferença!
Boa tarde Djalma,
Abasteço 95% das vezes no mesmo posto a muuuito tempo, mas é certo que tem/tinha alguma agua no tanque, hoje quando sai completei o combustivel, foram 40Lts.
O problema é que diferente da ultima tentativa ontem a tardinha, a oscilação da lenta voltou, chegou a apagar 2x hoje no transito, a aceleração ficou com uma engasgada, tem que dar uma pedalada pra arrancar...
Acho que amanha vou conseguir levar num mecanico.
Adriano-RS
08/08/2011, 17:38
Pessoal,
Esse sensor é o que acredito que esta com problema, quando desligo ele, diminui a oscilação da lenta, mas o funcionamento fica quadrado, com uma engasgada no acelerar.
Na minha primeira mensagem me referi a ele como "sensor da lenta", está correto?
um abraço.
Pessoal,
Esse sensor é o que acredito que esta com problema, quando desligo ele, diminui a oscilação da lenta, mas o funcionamento fica quadrado, com uma engasgada no acelerar.
Na minha primeira mensagem me referi a ele como "sensor da lenta", está correto?
um abraço.
Correto Adriano, esse é o atuador da marcha lenta.
O êmbolo dele costuma carbonizar e dar umas travadinhas, desmonte e de uma boa limpada.
[]s
(DU)
Djalma colombo
09/08/2011, 11:47
Esse é diferente da minha, não tinha visto ainda!
Djalma colombo
09/08/2011, 11:49
Ja experimentou trocar as vela? As fotos são do atuadro da minha.
Adriano-RS
09/08/2011, 20:26
Correto Adriano, esse é o atuador da marcha lenta.
O êmbolo dele costuma carbonizar e dar umas travadinhas, desmonte e de uma boa limpada.
[]s
(DU)
Boa noite EDuarte,
Retirei o sensor da lenda mas não consegui limpar muito não, ele não tem um embolo pra fora, a parte que se move fica dentro do atuador, cheguei a soltar uma chaveta que tem e tentei abrir, mas quando desrosqueei senti uma mola, me correu um frio na espinha...
Tratei de fechar, limpei o que deu pelo buraco e montei, pra meu espanto funcionou...
Acabou a oscilação da marcha lenta, quando desacelera ele volta certinho...
Ficou apenas uma engasgadinha no passar os 1000rpm quando arranca, que não tinha.
Fiz o dito reset por causa da luz "check engine" que volta e meia acendia, agora a maledeta ta acesa direto...
No fim vou ter que ir num mecanico de injeção.
Despois da canseira e frustração, lembrei de um dito de outro colega, la do forun dos Nivas:
" Tá funcionando? Então NÃO MECHE!!!"
um abraço,
Adriano-RS
09/08/2011, 20:41
Ja experimentou trocar as vela? As fotos são do atuadro da minha.
Boa noite Djalma,
Sim o atuador é bem diferente, minha sportage é 1999 2.0 16v.
As velas troquei ano passado, estão com 27.000km agora.
O atuador da minha é igual a estes dois que encontrei no Mercado Livre:
Atuador Marcha Lenta Vectra Kadett Blazer S10 Omega Nova - R$ 137,99 en MercadoLibre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-194796780-atuador-marcha-lenta-vectra-kadett-blazer-s10-omega-nova-_JM)
Atuador De Marcha Lenta Marea 2.0 20v Novo - R$ 160,00 en MercadoLibre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-194240209-atuador-de-marcha-lenta-marea-20-20v-novo-_JM)
Não parece, mas é um linck para o anuncio no Mercado Livre.
Alguem sabe informar se pode ser usado na sportage?
um abraço,
Djalma colombo
09/08/2011, 22:11
Os que postei podem ser usados no omega 2.2, vitara e mais alguns, quando troquei usei o do vitara é o mesmo codigo!
Boa noite EDuarte,
Retirei o sensor da lenda mas não consegui limpar muito não, ele não tem um embolo pra fora, a parte que se move fica dentro do atuador, cheguei a soltar uma chaveta que tem e tentei abrir, mas quando desrosqueei senti uma mola, me correu um frio na espinha...
Tratei de fechar, limpei o que deu pelo buraco e montei, pra meu espanto funcionou...
Acabou a oscilação da marcha lenta, quando desacelera ele volta certinho...
Ficou apenas uma engasgadinha no passar os 1000rpm quando arranca, que não tinha.
Fiz o dito reset por causa da luz "check engine" que volta e meia acendia, agora a maledeta ta acesa direto...
No fim vou ter que ir num mecanico de injeção.
Despois da canseira e frustração, lembrei de um dito de outro colega, la do forun dos Nivas:
" Tá funcionando? Então NÃO MECHE!!!"
um abraço,
Não precisa abrir para limpar, é só jogar descarbonizante nos dois buracos que ja resolve, se vc abrir, qdo fechar não consegue colocar no ponto certo e fica variando a lenta ou da essa engasgada que vc mencionou.
[]s
(DU)
Adriano-RS
10/08/2011, 19:36
Não precisa abrir para limpar, é só jogar descarbonizante nos dois buracos que ja resolve, se vc abrir, qdo fechar não consegue colocar no ponto certo e fica variando a lenta ou da essa engasgada que vc mencionou.
[]s
(DU)
Boa noite EDuarte,
Na verdade ja engasgava antes de abir o atuador, e depois de abrir ele funcionou do mesmo jeito que antes...
Hoje a tarde consegui uma indicação muito boa, um especialista em injeção, que resolveu o problema ligeirinho, uma barbada...
Trocou o MAF, acabou a oscilação, estabilizou a marcha lenta, que ficou um alta, diria que uns 900 rpm... mas não apagou a luz "check"
Como o problema era a lenta alta, trocamos o atuador, a lenta continuou em 900 rpm mas apagou a luz.
Tirando a marcha lenta alta o carro voltou ao normal, vou passar no scaner pra dar um reset na central, segundo o cara da loja vai normalizar tudo...
Como eu disse foi uma barbada... nunca gastei 550 reais tão rapido... foram 300 no MAF e 250 no atuador, que SODA(tudo generico,mas com garantia)...
Semana que vem vou passar o scaner, fazer uma limpeza nos bicos e trocar a sonda lambda, ai fica tudo zerado...
um abraço,
Djalma colombo
11/08/2011, 08:03
Adriano o MAF que vc uso é de qual marca?
Adriano-RS
11/08/2011, 20:29
Adriano o MAF que vc uso é de qual marca?
Boa noite Djalma,
Pra dizer a verdade é sem marca... ching ling...
Segundo o vendedor, ele cosuma ter de tres marca genericas diferentes, essa que usamos costuma funcionar nas Sportages.
Pelo menos esta funcionando, fico chateado de nao ter mias $$$ disponivel, senão trocaria por Bosch, mais ficaria em 1.500R$ o MAF e o Atuador, é muita diferença.
um abraço,
romildogo
07/03/2014, 13:09
[]s
(DU)
EDuarte, boa tarde !
Desculpa te incomodar de novo, estou querendo adquirir um scanner, a minha Sportage é diesel 2000/2001, você sabe me dizer qual scanner funciona corretamente para este modelo? Verifiquei na ML e encontrei uma infinidade de modelos veja este link se pode ser usado na minha viatura; http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-542259993-mini-scanner-automotivo-obdii-obd2-elm327-bluetooth-_JM
Veja a foto em anexo também, este é com bluetooth, existem outros com wi-fi, pretendo usar com o celular sistema Android.
Abraço, Romildo.
EDuarte, boa tarde !
Desculpa te incomodar de novo, estou querendo adquirir um scanner, a minha Sportage é diesel 2000/2001, você sabe me dizer qual scanner funciona corretamente para este modelo? Verifiquei na ML e encontrei uma infinidade de modelos veja este link se pode ser usado na minha viatura; Mini Scanner Automotivo Obdii Obd2 Elm327 Bluetooth - R$ 69,99 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-542259993-mini-scanner-automotivo-obdii-obd2-elm327-bluetooth-_JM)
Veja a foto em anexo também, este é com bluetooth, existem outros com wi-fi, pretendo usar com o celular sistema Android.
Abraço, Romildo.
Romildo, a sportage diesel até 2003 é bomba mecanica, não tem central de injeção, por isso não da pra usar o scaner.
[]s
(DU)
romildogo
07/03/2014, 16:33
Romildo, a sportage diesel até 2003 é bomba mecanica, não tem central de injeção, por isso não da pra usar o scaner.
[]s
(DU)
Obrigado EDuarte,
Então nesta não tem com verificar o funcionamento dos sensores por software ? Estou com o problema de perder a força quando atinge 100 km/h em 2800 RPM, achei que fosse embreagem, mas pelo que vi por aqui não é, outra coisa não encontrei o sensor MAF na tubulação de ar da minha viatura, fica em outro local ?
O filtro de diesel é novo, trocado na última troca de óleo, estava com muito ar no filtro, fiz a sangria, mas continua perdendo potência, o que sugere ?
Abraço, Romildo.
Obrigado EDuarte,
Então nesta não tem com verificar o funcionamento dos sensores por software ? Estou com o problema de perder a força quando atinge 100 km/h em 2800 RPM, achei que fosse embreagem, mas pelo que vi por aqui não é, outra coisa não encontrei o sensor MAF na tubulação de ar da minha viatura, fica em outro local ?
O filtro de diesel é novo, trocado na última troca de óleo, estava com muito ar no filtro, fiz a sangria, mas continua perdendo potência, o que sugere ?
Abraço, Romildo.
Exato, não tem como verificar por software.
Então, como não é injeção eletronica, não tem sensor MAF, sensor O2 entre outros, podemos dizer que é a mesma coisa de um motor carburado.
Pode ser turbina ou bomba, nesse caso só com pessoal especifico, uma oficina especializada em diesel descobre o que é.
[]s
(DU)
romildogo
07/03/2014, 17:14
Exato, não tem como verificar por software.
Então, como não é injeção eletronica, não tem sensor MAF, sensor O2 entre outros, podemos dizer que é a mesma coisa de um motor carburado.
Pode ser turbina ou bomba, nesse caso só com pessoal especifico, uma oficina especializada em diesel descobre o que é.
[]s
(DU)
Ok, Grato !
Então não tem nenhum teste que posso fazer para verificar se é bomba ou turbina ? Somente com um especializado ?
Abraço, Romildo.
Ok, Grato !
Então não tem nenhum teste que posso fazer para verificar se é bomba ou turbina ? Somente com um especializado ?
Abraço, Romildo.
Essa parte eu ja não sei te dizer, aguarde pra ver se alguem que tenha sportage diesel te de alguma dica, mas sugiro vc levar a um especialista.
[]s
(DU)
romildogo
16/04/2014, 13:35
Essa parte eu ja não sei te dizer, aguarde pra ver se alguem que tenha sportage diesel te de alguma dica, mas sugiro vc levar a um especialista.
[]s
(DU)
Duarte, resolvi o problema.
Levei para trocar óleo e pedi para trocar todos os filtros, inclusive o de diesel que seria na próxima troca, quando fui ver ele esvaziar o filtro vi a quantidade de sujeira, parecia uma areia, o rapaz disse que aquilo era de água no diesel que reage no filtro.
Agora está bala de novo.
Abraço. Romildo.
Duarte, resolvi o problema.
Levei para trocar óleo e pedi para trocar todos os filtros, inclusive o de diesel que seria na próxima troca, quando fui ver ele esvaziar o filtro vi a quantidade de sujeira, parecia uma areia, o rapaz disse que aquilo era de água no diesel que reage no filtro.
Agora está bala de novo.
Abraço. Romildo.
Maravilha, agora é só alegria...
[]s
(DU)
yvanjordan
02/12/2014, 11:06
boa tarde
me confirma se resolveu o problema com a marcha lenta, estou com o mesmo problema, só quando chega na temperatura normal é que fica ocilando, já troque o refil do fluxo de ar por um paralelo, mas continua a mesma coisa.
Bom dia amigos, eu comprei recentemente um sportage 98, to muito satisfeito com ela , gasolina 4x4, o que me deixado preocupado eh que pela manha quando ligo a marcha lenta se mantem acelerada mas ao sair o carro falha na subida preciso acelerar no ultimo para suprir a falha, mas quando o carro esquenta para de falhar mas a marcha lenta começa a oscilar e o carro perde rotação e acaba morrendo, tenho ligado o ar condicionado toda vez que preciso parar para manter a aceleração, moro no interior alguém sabe que peça tenho que comprar e onde comprar?
Bom dia amigos, eu comprei recentemente um sportage 98, to muito satisfeito com ela , gasolina 4x4, o que me deixado preocupado eh que pela manha quando ligo a marcha lenta se mantem acelerada mas ao sair o carro falha na subida preciso acelerar no ultimo para suprir a falha, mas quando o carro esquenta para de falhar mas a marcha lenta começa a oscilar e o carro perde rotação e acaba morrendo, tenho ligado o ar condicionado toda vez que preciso parar para manter a aceleração, moro no interior alguém sabe que peça tenho que comprar e onde comprar?
Verifique/teste o sensor de temperatura da IE e sensor MAF
[]s
(DU)
romildogo
17/06/2015, 11:15
Prezados, bom dia !!!
Preciso de uma ajuda não encontrei nos tópicos, se já houver me indiquem qual é que acesso.
A luz das velas aquecedoras não acendeu hoje pela manhã no painel, com isto não entrou o relé e nem as velas, demorou um pouco para pegar, a pergunta é, qual é o fusível deste circuito do relé ? Qual é o relé (tem dois em baixo do porta luvas).
No caso das 4 velas estarem queimadas não impede de acender a luz no painel correto ?
Abraço á todos e aguardo resposta.
Romildo.