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Ver Versão Completa : Problema no medidor de temperatura Defender 90



JBassman
28/12/2010, 12:35
Meus amigos,

A minha Land Rover Defender 90 de 1997 apresentou esta semana um problema elétrico chato. O medidor de temperatura fica instável quando se liga o farol ou o ar condicionado. Ele bate no vermelho quando o motor não está esquentando. Desligando o farol ele volta ao valor normal.

Alguém me pode ajudar?

Abraços

Quati
28/12/2010, 12:56
Tu podes começar a verificação pelo sensor de temperatura, ele costuma apresentar umas coisas estranhas nas leituras de temperatura quando está indo pro pau!

rafaelfernandez
29/12/2010, 02:02
99.99% de chance de ser aterramento. Da uma olhada em como esta o aterramento da viatura. Esse sintoma de indicar aquecimento sem ter realmente aquecido normalmente é isso. Ainda mais se somar o fato dos farois estarem influenciando na leitura. :cool:

[]´s
Rafael

Leonardi
29/12/2010, 12:43
A minha 90 ano 2000 também estava com esse problema. Adapte um medidor de mercúrio e resolva o problema de uma vez, medida precisa.

Abraço

lucar
20/06/2012, 16:34
Provavelmente é aterramento. O meu estava bom e parou de um dia para outro, como tinha acabado de comprar a viatura, troquei o sensor e a valvula termostática junto, na dúvida? agora esta blz!!!
Logo mais vou de Whatchdog para não esquentar mais, porém quero acertar tudo se não vai ser só alarme o dispositivo!!! kkk

rodrigoboscardin
30/10/2012, 12:40
378042

Pessoal, por favor, vejam a foto em anexo...

A da esquerda é uma foto do relogio da temperatura de minha Def130 1996, com o ponteiro na posição normal... a da direita é quando pego uma subida longa, serra, etc... Dá pra ver que ele sobe um pouco, porém todas as defender que tive nunca mexeram o ponteiro...

É normal acontecer isso essa pequena alteração de temperatura?

A água do radiador está no nível...

Abraços


Rodrigo

CGAUER
30/10/2012, 12:44
Rodrigo,

se você nunca substituiu o acoplamento viscoso do ventilador, eu apostaria nele. É comum eles apresentarem problemas depois dos 100-120mil Km.

Abraços

Clemente



378042

Pessoal, por favor, vejam a foto em anexo...

A da esquerda é uma foto do relogio da temperatura de minha Def130 1996, com o ponteiro na posição normal... a da direita é quando pego uma subida longa, serra, etc... Dá pra ver que ele sobe um pouco, porém todas as defender que tive nunca mexeram o ponteiro...

É normal acontecer isso essa pequena alteração de temperatura?

A água do radiador está no nível...

Abraços


Rodrigo

rodrigoboscardin
30/10/2012, 13:05
Clemente, nunca substitui o acoplamento.. eu peguei o carro há pouco tempo... é facil de trocar? é especifico pra Land, ou o da Ranger é a mesma coisa?

Obrigado

Abraço

alberto megda
30/10/2012, 13:47
o da sprinter é o mesmo

Luke Schrauwers
30/10/2012, 15:22
@ Jbassman Seu problemo specifico indica sim um problema da aterramente, e bom pra verificar isso como fui ja indicado.

@ rodrigo Seus temperaturas na relogio somos normal

ABS

A motor maxion HS Euro II 300 tdi e um tipo motor muito vunaravel em relatorio arrefessimento
Especialmente em climas mais quente (tropicais)
Se a relogio chega na ponto vermelho (critico) geralmente ja e tarde demais, pq a relogio / sensor responde muito attrasado em relatorio da temperatura real
Pior, a capacidade da radiador realmente e insufficient.
Assim um problemo pequino ja pode ser um problemo grandeForra da problemos com relogio, sensor e radiador, um vasamente de agua e real, mangeiras de agua curtado pelo pulia da bomba de agua e uma possibilidade realistico, mangeira da retorno para reservatorio rasgado,
Passagems pela agua posso quebra pedaces da helice
Tambem a couplamente come clemente falou quebrem regularmente
E finalmente existem até duas tipos de cabesote, a tipo anterior a capacidade de refrescar e bem mas limitado em referente a tipo novo

comigo accontecei quemo junto de cabesote 1 vez e logo depois mas 3 vesas em 1 mes
1e Mangeira retorno rasgado
2e por casa da sujo na radiador juntos com radiador fud...do pra fora
3e mangeira rasgado pelo pulia bomba de agua
4e Helice quebrado jontos com um sensor da temp quebrado

Tudo em 1 ano só

F1nal das contas: Novo radiador, novo cabecote, novo helice, novo sensor novo mangeiras etc etc
prejuice grande

Muitos pessoas (eu tb) resolve pra modificar a radiador pra bota um colmeia da Mercedes Unimog (com mais capacidade)
Tb e bom pra instalar um relogio que indica a temperatura real em graus celcius
e finalmente e bom pra instalar um tampa de reservatorio com sensor de nivel de aqua , como usado na discovery (LR numero: PRC7825)

Pra quem que precise de trocar a Junto de cabecote......depois uma retifica da cabecote...Sempre use a tipo Junto reinforcado (laminado) com 3 furos

Luke

Luke Schrauwers
30/10/2012, 15:28
Rodrigo,

Tambem , forra da acouplamente, seria bom pra mandar fazer um limpeza geral da radiador (varetas)
Limpeza com mangeira nao e sufficiente
Um specialista tira as tampas finais e fas um limpeza geral nas canais (varetas)

Luke

lucar
30/10/2012, 16:01
Camarada só esta dando esta variada quando pega uma subida e força marcha??? do mais ele se mantem estável????

Quanto tempo que trocou o fluido de afarrecimento?? por acaso já trocou a valvula termostatica?? e o sensor???

Vai do mais em conta sempre!!! eu aposto que deve estar uma sujeira só a água! Na minha D110 foi a primeira coisa que fiz... uma geral em tudo isso... pelo menos fiquei tranquilo. Quando a peguei na estrada o sensor simplesmente parou . ficou no azul. Parei e vi que estava tudo "ok" (pelo menos para seguir) mas em casa constatei que a valvula estava emperrada .... como troquei tudo (agua c/ fluido certo, valvula termostatica e sensor) não posso dizer o que realmente foi, mas assim que montei tudo depois de limpo (mais de 12 lavadas para sair agua limpa do radiador) nunca mais deu problema. Só o dia que instalei o wacthdog que deixei um vazamento para ver se ele iria acusar.... estando certo apertei a mangueira completei com fluido certo e boa!

mauro balmiza
31/10/2012, 12:41
NÃO EXISTE MILAGRE nem mesmo para uma Viatura Defender, o sistema de arrefecimento foi projetado para durar uns 10 anos(mesmo com a manutenção apropriada) depois dos 10 anos cada ano que um Defender "sobreviver" sem ferver é lucro....PORTANTO para todo e qualquer carro diesel ou gasolina com RPM elevado vai chegar um momento adequado para troca ou limpeza radical do sistema de arrefecimento(inclusive radiador)....eu não gosto daqueles motores a diesel pesados e antigos(exemplo 608 e 709 da Bandeirante) mas dizem que esses motores diesel por terem RPM muito mais baixo fervem menos e precisam de menos manutenção no radiador e portanto quase nunca fervem, o que´é uma vantagem.

vwinit
31/10/2012, 13:22
Camarada só esta dando esta variada quando pega uma subida e força marcha??? do mais ele se mantem estável????


Já trocou o acoplamento viscoso?

rodrigoboscardin
31/10/2012, 22:31
Amigos, ainda nao troquei a agua do radiador.. qual seria a correta para usar?

Logo que tiver um tempinho, vou trocar o acoplamento viscoso, limpar o radiador, trocar o liquido...

Acho que a valvula termostatica esta OK, pq ela aquece rapido, e sempre mantem... somente em subidas longas que da essa pequena variacao de temperatura...

Abracos

Rodrigo

Hugo4x4
01/11/2012, 00:18
Forçar o motor em subidas longas a temperatura vai subir, para não acontecer isto é necessário reduzir a marcha, inclusive em carros novos. Na minha meço a temperatura dos gases de escape, com isto da para decidir com clareza em que ponto devemos trocar de marcha para não judiar do motor.

rodrigoboscardin
01/11/2012, 13:06
Sim, não devemos deixar as viaturas "apanharem" nas subidas.. tem que estar com a marcha relativamente alta, para ter giro na bomba dagua, circulando mais água... mas a minha sobe um pouco, cfe as fotos que postei... as de vcs, mesmo em longas subidas faz isso?? Ou nunca mexe.?

Luke Schrauwers
01/11/2012, 19:41
Rodrigo,

Um relogio que sobe um pouco e normal, a minha e egual.
Seus valores como fui indicados nas fotos somos como deve que ter.
Mesmo, se vc nao confire a relogio, a solucao seria modificar ou addicionar um relogio que indica a temperature em graus de verdade.
Obs. Antigamente a minha etave trabalhando ate com temperatures mas altos como um padrao, entre metarde e hot
Entao a seu agora e bom boazinho :)

Luke

Luke Schrauwers
01/11/2012, 21:23
NÃO EXISTE MILAGRE nem mesmo para uma Viatura Defender, o sistema de arrefecimento foi projetado para durar uns 10 anos(mesmo com a manutenção apropriada) depois dos 10 anos cada ano que um Defender

Mauro,

Com tudo respeito, estou muito curioso onde vc pegou este sabedoria.
Talvez....talvez um desenho da fabricante significam TEORETICAMENTE um vida da x anos

Na pratico ja viu motores acabados em 80.000 Km (toyota hilux muito anos atraz e tb Mitsubishi L200 e Pajero) e tb motores em estados novo depois ums 500.000 km

Tudo depende de Maneira de usa, tratemente de viatura pelo dono / dona intervalos e qualidade de manutaç!ao etc etc

E outra coisa, quel e o momento, Ou quando e um motor concenado? existem poucos coisas vc nao posso ajeitar
Porem Duração da vida 10 anos bem provavel seja..Duraçao da Vida Economico.

Isso simpismente e principe economico....Dura da vida economico, e dura da vida technico !

Luke

Luke

VSayegh
05/11/2012, 16:47
Camarada só esta dando esta variada quando pega uma subida e força marcha??? do mais ele se mantem estável????

Quanto tempo que trocou o fluido de afarrecimento?? por acaso já trocou a valvula termostatica?? e o sensor???

Vai do mais em conta sempre!!! eu aposto que deve estar uma sujeira só a água! Na minha D110 foi a primeira coisa que fiz... uma geral em tudo isso... pelo menos fiquei tranquilo. Quando a peguei na estrada o sensor simplesmente parou . ficou no azul. Parei e vi que estava tudo "ok" (pelo menos para seguir) mas em casa constatei que a valvula estava emperrada .... como troquei tudo (agua c/ fluido certo, valvula termostatica e sensor) não posso dizer o que realmente foi, mas assim que montei tudo depois de limpo (mais de 12 lavadas para sair agua limpa do radiador) nunca mais deu problema. Só o dia que instalei o wacthdog que deixei um vazamento para ver se ele iria acusar.... estando certo apertei a mangueira completei com fluido certo e boa!

Lucar, qual líquido de arrefecimento você utilizou? Tem o part number do sensor e válvula?

Neste fim de semana fiz uma viagem de PVH até a Bolivia, foram 700Km de ida e volta e tive este mesmo problema (este post caiu como uma luva....rsrsrsrs) o sensor ficava variando quando eu pegava uma subida e tentava manter os 100km/h (medios). Cheguei a parar uma vez para ver como estava a água. Para minha supresa estava tudo bem e resolvi seguir.

Fiz um resumo do que já li no post para checar, não necessariamente nesta ordem.
1) Acoplamento Viscoso;
2) Liquido do Sistema de Arrefecimento;
3) Aterramento;
4) Sensor;
5) Válvula;
6) Limpeza do Radiador (varetas)

Abs.

Sayegh

lucar
05/11/2012, 17:21
Vamos lá... sempre guardo a embalagem e o que saquei fora para alguma emergencia:

379112379113379114

Foto 1 Sensor de Temperatura: AMR 1425 B
Foto 2 Valvula Termostatica: ERR 3291 A
Foto 3 Bujão da carcaça da Valvula: ERR 4686 A (sempre é bom ter um de reserva)

Compra-se em quaquer revenda MWM INTERNATIONAL ... Ahhh esses codigos são do 300TDI para o 200TDI eu não sei!

Aqui(http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/106287-mais-um-meninao-de-110-por-ai.html) tem os custos que paguei na época e os aditivos de radiador (inclusive tem fotos). Eu fiz uma limpeza com produto especifico da STP e depois limpei bem e completei com água desmineralizada e anticongelente/ferrugem especifico. Se optar acha tudo na revenda MWM.

vwinit
05/11/2012, 17:52
Atenção amigos:

Antes de ir ao encontro LR 2012 em Jaraguá do sul, coloquei um fluido da STP azul (etileno glicol) e já está bem "queimado".
O bicho até mudou de cor...

Comprei um novo (40 conto o litro !!), tbm STP e precisam de 5 litros (200 contos!!) e completar o restante com água desmineralizada.

Este é rosa, long life, STP. Chegando em casa eu tiro uma foto ...
*Gastar em produtos mais baratos só vai adiar o problema.

Meu carro com o líquido anterior (verde) não esquentava nas subidas. Já com este azul, rodou 5mil Km e já tenho que trocar.
Nas subidas ele já mexe ligeiramente o ponteiro.

*Este foi o que usei (azul) e NÃO recomendo aos amigos...
Na embalagem diz que trata até 5 litros. Mas no meu caso, não funcionou... :pensativo:

379154

Abraço!

lucar
05/11/2012, 18:54
Fui ver no topico que criei para conferir e eu utilizei o mesmo produto que voce. Tanto para limpeza quanto para misturar a água. No meu caso a água continua limpa e não apresenta nenhum sinal de aquecimento fora do normal.

Tem que limpar muito bem o liquido que faz a limpeza, e depois colocar água aditivada.....pois ele se ficar no sistema vai corroendo tudo. tudo mesmo!!!

Meu radiador devia estar com água de torneira quando peguei, pois saiu um barro e somente depois de umas 15 "lavadas" é que ficou 100%.

Vou ficar esperto para ver se terei problema como você relatou, mas até agora está 100% inclusive drenei o reservatório no dia que instalei o watchdog (coisa de umas semanas) e o liquido estava do mesmo jeito que estava quando troquei. Inclusive voltei ele mesmo para o reservatório somente acresci um pouco de água!

Eu não pago esse preço que você citou em um outro produto achando que só pelo preço ele vai ser melhor ainda mais sendo da mesma fabricante. A especificação que manda o fabricante deve ser levada em conta, e se esta nos conformes, tudo joia. Claro que não se pode comprar qualquer porcaria que tem no mercado. Este fabricante que usamos é conhecido e referência e acredito que não colocaria produtos "ruins" no mercado.

"Antes de ir ao encontro LR 2012 em Jaraguá do sul, coloquei um fluido da STP azul (etileno glicol) e já está bem "queimado".
O bicho até mudou de cor..."

Será que agora que ele não terminou a limpeza!!!!! Esse fluido não é para queimar/sujar......kkkk

VSayegh
06/11/2012, 00:52
Lucar e Hamilton,
Obrigado pelas dicas, vou fazer!
Abs,
Sayegh

vwinit
06/11/2012, 01:26
Pois é Lucar ... fiquei na dúvida quanto ao motivo de líquido azul escurecer. Mas resolvi pegar nele e não tem muita "lubrificação".
Como vou viajar um bocado em janeiro, prefiro não arriscar.

Posso estar com algum problema com o acoplamento viscoso (causando este ligeiro aquecimento) que ainda não estudei, mas vou trocar o líquido.

A STP tem outro "rosa" que vem 1L e que já é 50% diluído (com água desmineralizada) e "pronto" para o uso.
Este o valor era de 36 renais!! Aí seria beeem mais caro, pois o litro de água é 3 pilas!!
10 x 36 é quase o dobro de 5 x 40 ...
Preferi então pagar os 40 no litro que precisa ser diluído... :pensativo:

Vou postar as fotos do que vou usar, até para ficar de referência para a turma e para nossa comparação futura.

379252 379253

Abraço!

luiz ccosta
06/11/2012, 21:58
pessoal reparei que em uma descida de serra por exemplo com a temperatura do ar externo bem fria a temp do meu motor cai para bem proximo do azul ( lado esquerdo do marcador )voltando ao normal ( pouco abaixo do meio e se mantendo ali ) durante uma subida de serra mesmo em dias quentes, pergunto sera que estou sem a valvula termostatica ou a mesma está emperrada aberta ???????
obs: em condições normais logo após começar a rodar com o carro ela estabiliza proximo do meio ( um pouco a esquerda )
abraços

Luiz

alberto megda
06/11/2012, 23:44
Eu apostaria que vc ta sem valvula termostatica

VSayegh
08/11/2012, 01:56
Luiz,
tive problemas semelhantes e fiz um resumo para checar.
1) Acoplamento Viscoso;
2) Liquido do Sistema de Arrefecimento;
3) Aterramento;
4) sensor de temperatura,
5) valvula termostatica,
6) limpeza no sistema de arrefecimento.
abs,
Sayegh

Luciano Valois
10/11/2012, 22:10
Galera, o aditivo recomendado no manual é o HAVOLIVE XLC DA TEXACO, esse produto é muito bom e está na faixa de R$ 21,00 aqui na minha cidade.
O imetro fez uma pesquisa recentemente com alguns aditivos disponíveis no mercado e vendidos como bons e encontrou muita porcaria, basicamente água com corante. Vou procurar a pesquisa e tentar postar aqui.

O MOTROCRAFT (ACHO QUE É ESSE O NOME) PARA MOTORES DAS RANGER DA FORD TAMBÉM É BOM.

VALEU.

Luciano Valois.

Waldmartins
13/04/2013, 22:42
pessoal reparei que em uma descida de serra por exemplo com a temperatura do ar externo bem fria a temp do meu motor cai para bem proximo do azul ( lado esquerdo do marcador )voltando ao normal ( pouco abaixo do meio e se mantendo ali ) durante uma subida de serra mesmo em dias quentes, pergunto sera que estou sem a valvula termostatica ou a mesma está emperrada aberta ???????
obs: em condições normais logo após começar a rodar com o carro ela estabiliza proximo do meio ( um pouco a esquerda )
abraços



Luiz

Deixa eu ver se entendi...

Segundo estão dizendo o marcador de temperatura não pode oscilar se o carro estiver numa descida de serra? O meu abaixa um pouco...(não chega perto do azul...mas dá pra perceber que abaixa) isso significa que a válvula termostática dele não está funcionando???

Waldmartins
22/04/2013, 12:04
Insisto...

No sábado subindo a serra aqui a temperatura estava normal (marcando no meio - pouco a esquerda) mas na descida, a temperatura caiu. Não chegou no azul, mas caiu ficando entre a marcação normal e o azul.

Eu não estava acelerando e nem segurando o carro na marcha (segunda normal) por usava muito o freio (tava admirando a paisagem e tinha algumas erosões e queria forçar o freio para um teste). Será que essa queda é normal ou uma vez aquecido, tem que marcar sempre naquela ponto?

Valeu!!!

Abs

Wald

Alessandro Lira Perez
30/04/2014, 17:45
Insisto...

No sábado subindo a serra aqui a temperatura estava normal (marcando no meio - pouco a esquerda) mas na descida, a temperatura caiu. Não chegou no azul, mas caiu ficando entre a marcação normal e o azul.

Eu não estava acelerando e nem segurando o carro na marcha (segunda normal) por usava muito o freio (tava admirando a paisagem e tinha algumas erosões e queria forçar o freio para um teste). Será que essa queda é normal ou uma vez aquecido, tem que marcar sempre naquela ponto?

Valeu!!!

Abs

Wald

Boa Noite amigos jipeiros!

Desculpe ressucitar o tópico, mas gostaria de saber se os amigos resolveram seus problemas! Qual a solução que encontraram? Pelo que percebi lendo todas as postagens; quando a temperatura está um pouco abaixo do meio (na subida de uma serra por exemplo) é normal?

Hugo4x4
03/05/2014, 06:37
O marcador original tem "três posições: frio, normal e motor fundido", a solução é colocar um indicador de nível da água do reservatório e um de temperatura em paralelo ao original.

Meccano
03/05/2014, 12:52
O marcador original tem "três posições: frio, normal e motor fundido", a solução é colocar um indicador de nível da água do reservatório e um de temperatura em paralelo ao original.


Heeheh, realmente confiar no instrumento original é querer perder o motor!

Quando meu radiador do ar quente abriu o bico, o alarme de nível me avisou na hora.

Alexandre ST
07/05/2014, 21:42
Galera! Em Parapua numa cooperativa agricola, tem o havoline diluido segue a foto por somente R$8,9 barato heim!vou pra lá acada 15 dias pra quem for de SP posso trazer. 461994 Podem ligar lá e confirmar o nome é CASUL, peguem o tel na net.

rodrigoboscardin
08/05/2014, 22:22
O meu problema foi resolvido com limpeza de radiador... Agora fica estavel um pouco abaixo do meio e não
Mexe.., mas o watchdog fica na cola dele pra avisar qquer M que dê!..

Abç
Rodrigo

heltonmac
08/05/2014, 23:19
A minha ta com o mesmo problema coloquei valvula da f100 q é abre antes depois troquei a viscosa bomba de agua e sempre quando ligava o ar a temperatura subia principalmente quando ligava farol e limpador depois coloquei uma alternado maior problema resolvido pois era falta de amperagem.. detalhe subia quando o radio py marcava 13.5 e quando parava tava com a partida pezava ai q deduzi q era alternador não vencia o consumo de energia.. depois disso acabou o problema, agora esses tempos coloquei rele na ventoinha do ar na frente gelou bem + e o ar interno ta ventado bem + tambem