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Ver Versão Completa : Explorer Falhando



ExplorerXLT
19/12/2010, 19:48
Boa noite!

Minha Explorer XLT 1997 automática está falhando em marcha lenta, ascendendo a luz do check engine e com o código de erro P0320.
O que significa esse código? O que devo verificar?

Obrigado

hugocsl
20/12/2010, 08:39
Acho que essas infos podem te ajudar.

http://arquivo.oficinabrasil.com.br/forum/verpost.asp?codPOST=14143&codForum=4&status=1

Com relação ao número do erro não sei o que pode ser.... Vc passou scanner na autorizada Ford?

A minha tb ascendeu o check engineesses dias, porem as marcações de pressão do óleo e temperatura continuam normais, só da uma variada na lenta e de vez em quando demora pra pegar.

O que vou fazer: Limpar a MAF, TBI e verificar os conectores para tirar oxidação e tudo mais. Me falaram que pode ser mau contato na EEC IV tb... mas eu não sei direito o que é isso acho que é o módulo de injeção eletrônica :pensativo:

Se vc usa GNV pode ser algum problema na sonda lambda tb.

Mais um poto pra verificar é o sensor de rotação que poder estar com algum problemas tb... Aproveita e verifica as velas e se os cabos estão bons.

Boa sorte!

Orleans
23/12/2010, 00:38
Por ordem de probabilidade:

1º - Sensor de posição da árvore de manivelas
2º - Cabos de vela
3º - Bobina de ignição
4º - Verifique se o conector da bobina de ignição está sem a trava, com folga ou muito sujo.

fredboell
28/01/2011, 10:27
quando peguei a minha, uma xlt 4.0 1997, estava meio ocilando a lenta, as vezes até morria.
dai descobri que o antigo dono era um relaxado.
troquei o filtro de ar, que praticamente nao existia mais, o oleo, filtro de oleo, enfim , dei aquela geral, e por incrivel que pareca, ela ficou redondinha, parecendo um reloginho.
quando passa do gnv pra gasolina ou vice-versa, nao da uma falhadinha e muito menos morre.
posteriormente troquei as velas e os cabos de vela, pois estava "pipocando" um pouco no gnv.
de resto so.
tem que ver o que vc ja fez de manutenção preventiva.

ExplorerXLT
28/01/2011, 23:08
Desculpem a demora, fiquei tão animado que acabei esquecendo de responder e agradecer.
Na autorizada confirmaram que esse código é exatamente uma dessas opções, cabos, bobina ou sensor. Como já tinha trocado os cabos, no desespero troquei a bobina + sensor e a luz não acendeu mais.

Obrigado a todos.

PHD
01/02/2011, 10:51
A minha era os cabos, dava fuga de corrente, o mecanico viu o problema me mostrou onde era a fuga e eu apenas troquei os cabos....Mercadocar tinha a pronta entrega.......foi tranquilo.......

n3n3
01/02/2011, 12:52
To com problema na lenta quando fica na gasolina, ta assim:
Se eu uso no gas ta perfeita a lenta e aceleração. Tanto no P D R tudo perfeito.
Quando mudo pra gasolina e está no P a lenta funciona certinho, coloco no D a lenta fica aumentando e diminuindo(a rotação não sobe) parece que vai morrer o motor e volta a acelerar, e fica nisso. Se saio andando funciona normal, mas parou e deixo na lenta no D, fica aumentando e diminuindo.

Outra duvida que tenho, quando engato R dá um pequeno tranco, isso é normal?

Explorer 98 limited V8.

fredboell
02/02/2011, 09:57
o tranco é normal sim, mas um tranquinho que diz, olhe so, estou na re...hehehehe
se o tranco esta meio forte, dai ja nao sai, mas tanto para a re, quanto para o D, ela da um tranquinho sim, e tem que dar, pois quer dizer que o carro engrenou.
é interessante manter o freio acionado, esperar ela dar o tranquilo e dai sim acelerar para sair.
abraço.

PHD
02/02/2011, 10:00
n3n3 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=47583), Cara eu segui uma dica de um amigo do forum, foi a seguinte....

nao manjo muito mas segundo o manual, vc pode retirar o cabo da bateria e retire o atuador de marcha lenta, mete CAR80 nele sem preocupação e deixa por meia hora, lave com CAR80 novamente, instale e ligue o cabo de bateria e ligue o carro na posição P e nao acelera nao faz nada, deixe ligado por uns 3 minutos e a injeção regula sozinha.....

No meu caso eu nao consegui remover o atuador pois um parafuso esta com a cabeça espanada entao vou comprar um novo antes de remover, mas no meu caso eu removi a mangueira da entrada de ar e mandei ver no CAR80 por ali, porem fiz com o carro ligado e acelerando em 200 RPM pra nao morrer.... acho que nao faz nenhum mal fazer isto tb ja que estará mexendo


Tenta e posta o resultado aqui no forum, é BOM, BARATO e FACIL

Valeuuu

PHD
02/02/2011, 10:02
No caso dá ré vale a pena dar uma verificada no nivel do oleo do cambio

n3n3
02/02/2011, 21:43
Valeu galera, o tranquinho é só na R, em D nao percebe nada. Onde fica o atuador da lenta? vou fazer isso e ver no que dá ai posto os resultados.
A proposito, achei o motor do limpador traseiro zero bala estoque antigo por 160.00(isso que é ter sorte) o rapaz é do mato grosso e tem algumas coisas da explorer, depois passo o email pra voces.

PHD
14/02/2011, 21:04
ola a todos, estou com um problema, fui viajar com a minha xlt 97, e ela morreu do nada, e hoje percebi que ela passou a dar uns trancos e morreu 2x seguidas......nao sei se o problema é com o cambio e regulagem do motor, minha maior preocupaçao é o cambio..... esses trancos sao muito estranhos pois vi o nivel de oleo e esta no nivel correto. logo se alguem conhece uma mecanica especialista em cambio automatico em sampa, me da a dica.


valeuu

Orleans
15/02/2011, 00:45
Para fazer o carro desligar + tranco no câmbio, pode ser falha no sensor de posição do virabrequim.
Somente trancos pode ser algum problema no sensor de temperatura do ar de admissão ou sensor de posição da borboleta (TPS), que também é utilizado no kit GNV.

Uma oficina em SP que é especializada nos dois, GNV e câmbio, gaspoint, somente câmbio uma boa opção é a hidramático barão, as duas possuem site.

Procura resolver isso o mais rápido possível e se no trajeto o carro voltar a desligar, engata o N, liga normalmente na chave e depois passa para o D sem precisar parar, mas toma cuidado...

Abraço e boa sorte.

fredboell
16/02/2011, 22:35
eu aconselharia a parar o veiculo para liga-lo.
pois se vc esta em movimento, liga no N e engrena no D, pelo que o mecanico me disse, a pressao da caixa vai la para as alturas, podendo danificar algum componente.
se ja esta meio esquisito, peque pelo excesso.
abraço

Orleans
16/02/2011, 23:59
O ideal seria parar, mas andando a 50, 60, 70, 80km/h no trânsito intenso de São Paulo e ainda com a direção hidráulica desativada, parar é uma péssima opção.

Neutro - ligar - Drive - é para situação de emergência, o certo é não ficar usando o carro com um problema desse tipo.

PHD, está acendendo alguma luz no painel?

Alessandro,
17/02/2011, 18:23
Quando o motor para de funcionar com o carro andando, de imediato a direção fica dura, pra girar simplesmente para o acostamento já tem que fazer muito esforço.

O freio tb perde a leveza, mas esse ainda pode ser acionado umas duas ou três vezes até que o servo-freio perca a pressão e daí precisará pisar com bastante força para freiar.