Ver Versão Completa : Suzuki Vitara ou Suzuki Samurai
Pessoal vem sendo uma tortura a compra do primeiro 4x4 deixei meu telefone em algumas concecionarias e estou vendo alguns aqui no forum tinha me decidido pelo samurai (ainda nao discartei a possibilidade de um CJ so que a patroa é quase que irredutivel no caso de um CJ, ela aceitou - mas nao gostou - a ideia em ter um 4x4 metal top) entao tinha escolhido um samuca e uma concecionaria me ligou disse que tem um Vitara 94 motor original ( acho que é o 8v né? ) com um preço bacana ele ta meio judiadinho na parte de funelaria, mas um bom polimento da jeito em grande parte das coisas ainda nao vi ele limpo pq assim que a loja pegou ele me ligou e nao dei nem tempo de deixar lavarem o carro... verifiquei alguns problemas porem nada ao meu ver que custe muito... vamos aos problemas encotrados,
1 amassado no paralama direito
2 Retrovisor central solto
3 ar condiconado nao gela ele ta com o ar so que nao gela
4 vidro do passageiro nao sobe
5 parachoque nao esta bem fixado (bem a ideia eh retirar e guardar eles e colocar os da RC 4x4 que vao ser adiquiridos em breve )
Os vidros e o ar vao ser reparados pela concecionaria o vidro ja esta sendo feito e o ar naofaço questao tao ja entao se me derem o valor do concerto em desconto topo tbm. :dance::dance:
Nao levei ao mecanico para uma avaliaçao mais rigorosa. e tbm da parte mecanica porem a concecionaria é conhecida e sou cliente deles a pelo menos 10 anos (minha mae e agora eu)
mas o valor pedido esta dentro das minhas possibilidades atuais, enfim com o surgimento desse vitara aqui mais perto de mim nao sei bem se continuo a procura do samurai ou se posso partir para o vitara, gostaria de que os donos dos dois modelos falassem sobre os pro e contra de cada viatura
acho que deu para entender ne? antes que alguem atire pedras em mim dizendo para procurar no forum ja fiz e so achei um topico fechado com somente 2 paginas onde o cara comprava um dos dois modelos e os vendedores cada um puxava sardinha para o lado do seu produto. gostaria de opinioes imparciais para auxiliar na melhor escolha *LOGICO QUE ISSO É MEIO DIFICIL POR SE TRATAR DE UMA PAIXAO****:mrgreen:
Olá amigo,
Estou com meu Samurai (primeiro 4x4) há pouco mais de um mês, mas já dá pra te auxiliar em algo. O meu é modelo Metal Top, ano 97, e em bom estado de conservação.
Lembrando sempre que o melhor veículo é sempre aquele que atende suas expectativas quanto a sua utilização, vamos as conclusões:
Vantagens :concordo:
- Econômico; consumo médio de 10 km/l na cidade e 13 km/l viajando;
- Compacto; fácil de estacionar;
- Robusto; veículo alto e que não leva desaforo de outros 4x4;
- Resistente; foi fabricado para suportar condições hostís;
- Comporta muitas adaptações de peças de outros veículos
Desvantagens :stop:
- Conforto; por ser um legítimo "jipe", é um pouco duro e salta bastante;
- Velocidade; média de 80 a 90 km/h para viagens. Mais rápido que isso, sua estabilidade ficará comprometida;
- Disponibilidade de Peças; algumas peças são difíceis de se encontrar no mercado. Mas existem bons "fornecedores" nacionais (peças novas e usadas). Em último e raro caso, têm-se a opção da importação;
- Passageiros; O Samurai só comporta 04 (quatro) ocupantes, e os do banco de trás não suportarão grandes percursos.
- Bagagem; não possui compartimento de bagagem no interior do veículo, salvo acondicionamento no bagageiro de teto.
No mais, é isso! Estou muito satisfeito com meu Samurai. Por onde passo ouço muitos elogios - tem sempre alguém querendo fazer uma pergunta a respeito do carrinho.
Mas, como falei, tudo dependerá da utilização que será dada ao veículo. Por exemplo, quem quiser o Samurai para encarar as trilhas, areia, etc... não tem nada do que reclamar - é o carro perfeito. Já se não se vai pegar trilhas, se sempre viaja com muitas bagagens, com filhos pequenos - daí já vai faltar conforto e até um pouco de espaço. Sou solteiro, gosto de viajar, não faço trilhas - apenas algumas estradas esburacadas com lama - mas foi o carro que sempre quis. E ainda quero!
Desejo uma boa escolha - procure vários modelos, se informe com outros proprietários, experimente os carros no asfalto e na estrada, e boa compra!
Espero ter ajudado.
Abraço.
trilha doida
12/12/2010, 05:07
meu pitaco...
amigo se vc ñ visa trilhas muito pesadas... vai de vitara pois tem mais conforto comparado ao samurai...principalmente se sua mulher também for dirigir, heheheh!
O samurai é superior em trilhas mais vc só sente isto em trilhas mais pesadas...no resto perde muito em conforto para o vitara...
E falando em conforto, vc também pode pensar e adquirir um vitara ou sidekick 5 portas...
---------------------------------------
cumprimentos lamas e buracos
-------------------------------
TRILHADOIDA.
side5p/AP/1.8álcool/gnv/2+2=31...já rodando...
O LESMA
Andrei Hasse
12/12/2010, 14:27
Os dois são otimos cada um com seus prós e contras. Se vc não tem filhos vai de vitara 3D.
Meu sonho era sempre um Canvas mas, tinha receio a roubos, comprei um e coloquei capota de fibra, facil de tirar e deixar convercivel, é MASSA na praia eheheh, e fica fechado quando eu quero.
Mass quando eu pensar em ter familia quero trocalo em um 5D de preferencia para faze-lo inteiro, pra me encomodar um pouco eheheh.
Abrss..
doje simba
12/12/2010, 14:59
pessoal q usa sidekick 5p em trilha e na cidade
tenho a curiosidade c no banco de traz cabe duas cadeirinhas e uma criança? e por ser maior q o samurai c sai bem em trilhas médias?
doje
amigo, idem aos que os colegas falaram, o samuca é um jeep nato, seu comportamento é como tal!
o vitara, tem tração, vai bem no barro, mas tem ares de camionete, oferecendo mais conforto, gostoso de andar no dia-a-dia!
abraço e boa sorte!
fabio fontoura L 200
12/12/2010, 19:31
Olá Revs !!
Sou samurai até debaixo dágua !!! Ainda mais sendo um segundo carro...é um jeep ...muito resistente...a suzucar tem todas as peças..... é desconfortável...mas muito mais resistente q um vitara...
Outra coisa... se for para o mato...n~]ao ligue para os amassados...com o tempo vc vai adoralos..
Boa Sorte e não tenha pressa de achar sua cara metade....hehehe
Cara fiquei num dilema entre samuka e vitara por um ano... procurando e olhado... andei nos dois... o Samuka é muito mais jeep e muito menos carro de passeio... Se seu uso será mais no asfalto... vitara com certeza... mais conforto (se for um 5p é mais conforto ainda) e mesma robustez, sem perder o estilo jeep, comprei o vitara 3p há um mês, e o conforto não perde em quase nada para esses 1.0 populares que tem por aí... porém tem duas desvantagens.... consumo >10km/l (não tem jeito) e mesmo sendo um carro de uso misto, ainda tem um pulso de jeep e você sentirá isso toda vez que passar em um buraco no asfalto... mas cara... dirigir um VITARA é uma sensação ÚNICA... principalmente se você tiver 1,93m de altura... inexplicável... viciante... isso falando só em cidade... sem contar as aventuras. Quanto a peças e oficinas... procure sempre uma oficina indicada por alguém aki do forum ou alguém de sua extrema confiança, não é qualquer 'pé de boi' que executa uma boa manutenção e os preços de peças e mão de obra equivale a um ford médio.. nada que vá te levar a falência se você fizer uma boa preventiva.
trilha doida
13/12/2010, 00:20
pessoal q usa sidekick 5p em trilha e na cidade
tenho a curiosidade c no banco de traz cabe duas cadeirinhas e uma criança? e por ser maior q o samurai c sai bem em trilhas médias?
doje
sim :mrgreen:
---------------------------------------
cumprimentos lamas e buracos
-------------------------------
TRILHADOIDA.
side5p/AP/1.8álcool/gnv/2+2=31...já rodando...
O LESMA
jipezuki
13/12/2010, 10:15
Meu primeiro 4x4 foi um samurai todo equipado para trilhas. Carro forte, resistente e as peças é como o pessoal fala..várias podem ser adaptadas e outras encontramos na Suzucar e Alternativa4x4. O único problema fica por conta do conforto (pula bem no asfalto...minha sogra odiava he..he..) e a velocidade na estrada 80/90 de máxima. Há um ano vendi e comprei um vitara 3p 97 original, super conservado. Vou colocar calços de 2" e ir equipando devagar...é muito mais confortável que o samurai e anda bem na estrada, muito gostoso de dirigir...resumindo.. se o seu lance for trilhas pesadas vai de samurai, já se for trilhas mais leves e uso misto (cidade, barro) vai de vitara...
Cara fiquei num dilema entre samuka e vitara por um ano... procurando e olhado... andei nos dois... o Samuka é muito mais jeep e muito menos carro de passeio... Se seu uso será mais no asfalto... vitara com certeza... mais conforto (se for um 5p é mais conforto ainda) e mesma robustez, sem perder o estilo jeep, comprei o vitara 3p há um mês, e o conforto não perde em quase nada para esses 1.0 populares que tem por aí... porém tem duas desvantagens.... consumo >10km/l (não tem jeito) e mesmo sendo um carro de uso misto, ainda tem um pulso de jeep e você sentirá isso toda vez que passar em um buraco no asfalto... mas cara... dirigir um VITARA é uma sensação ÚNICA... principalmente se você tiver 1,93m de altura... inexplicável... viciante... isso falando só em cidade... sem contar as aventuras. Quanto a peças e oficinas... procure sempre uma oficina indicada por alguém aki do forum ou alguém de sua extrema confiança, não é qualquer 'pé de boi' que executa uma boa manutenção e os preços de peças e mão de obra equivale a um ford médio.. nada que vá te levar a falência se você fizer uma boa preventiva.
bom se fica bom pra ti que tem 1,93 deve ficar bom pra mim com meus 1,90 hehe
tem 3 opções :
* Se quer usar o carro só prá trilhas pesadas vai de Samurai feixe
* Se pretende uso misto Samurai helicoidal
* Se privilegia mais o conforto vai de vitara
Lucas Kta
13/12/2010, 13:39
fiquei nesta indecisão um tempinho também. Optei pelo Samurai, pelo fato de que queria um carro mais robusto quando em uso off-road.
Esta questão do conforto, não sei até onde você leva isso, mas o conforto que tem no meu Samurai (ar condicionado + banco de normais para confortáveis + sonzinho) me satisfaz plenamente na sua utilização. Estou usando-o diariamente para ir trabalhar, e para fazer viagens off-road.
Na cidade (o meu é 97, helicoidal) o conforto é tranquilo - questão de se acostumar. Fato que o carro é mais duro, mas é um jipe. No off-road o conforto supera o meu outro carro, 4x2. O amortecedor é perfeito e plenamente ajustado para as irregularidades. É claro que pula, mas para o terreno em questão é muito bom. Com relação a uso off-road, o pessoal fala que o Samurai é mais robusto em função das peças, etc...dê uma pesquisada no fórum... já ouvi falar sobre diferencial dianteiro quebrar no vitara mais facilmente que no Samurai, mas acho que isso é pra uso "punk"....
Enfim, se você quer retrovisor elétrico, direção hidráulica, conforto total e de vez em quando uma estradinha de terra, acho que vai de vitarinha... se você quer mais desempenho no off-road, [acredito] mais durabilidade, vai de Samurai. quanto a feixe e helicoidal, acho que tem que dar uma voltinha pra ver....
Estou satisfeito com o SAmurai e meu uso é misto, muito mais pra cidade, pois trabalho todo dia com ele....
Maurício Vitara
13/12/2010, 14:01
Pessoal, já tive 02 samurais feixe, vitara preparado para trilhas, grand vitara 04 portas..
Atualmente estou com um Jimny 2002, onde você tem todo conforto de serie (ar condicionado, retrovisores elétricos, direção hidráulica, vidros e travas elétricas). Motor 16v com bom torque para o jipe e eixo rígido na dianteira. Consumo de 11km/l na cidade
Na minha opinião, melhor custo benefício...é só procurar um em bom estado, pois não tem muitas opções no mercado.
Maurício Vitara
13/12/2010, 14:03
Ahh..ja estava esquecendo...fora todas estas vantagens, consegui fazer seguro total Porto Seguro no meu perfil R$2.400,00 em São Paulo
A RC e a todo terreno desenvolvera muitos acessórios para o jipinho encarar qualquer tipo de trilha.
Abs
Não tenho experiências off-road. Mas as poucas vezes que andei com Samurais e Vitaras na cidade não senti diferenças extremamente gritantes como muitos comentam. Digo no quesito conforto, galera.
A fama que o Samuca tem de pula-pula e durango acho que tem muito mais a ver com lenda e conformismo da galera. Penso que virou rótulo. Achei ele bastante confortável, se compararmos com outros 4x4 e até mesmo com nossos carros populares. Ele tem um pouco de "jogo" a mais, mas nada que eu concorde com alguns depoimentos sobre ele.
Lembrando, digo isso dele na CIDADE.
Samurai é demais! Estou atrás de um pra mim...:parede:
Denis4x4
02/01/2011, 21:55
Muito bom!
Gostei da sua explanação sobre o Samurai! estou à procura de uma agora também! Pra rodar na cidade de sp e para fazer trilhas! Acabei de vender meu CJ5 que só usava pra trilhas!
Valeu pelas considerações! Abraço, Denis :concordo:
Olá amigo,
Estou com meu Samurai (primeiro 4x4) há pouco mais de um mês, mas já dá pra te auxiliar em algo. O meu é modelo Metal Top, ano 97, e em bom estado de conservação.
Lembrando sempre que o melhor veículo é sempre aquele que atende suas expectativas quanto a sua utilização, vamos as conclusões:
Vantagens :concordo:
- Econômico; consumo médio de 10 km/l na cidade e 13 km/l viajando;
- Compacto; fácil de estacionar;
- Robusto; veículo alto e que não leva desaforo de outros 4x4;
- Resistente; foi fabricado para suportar condições hostís;
- Comporta muitas adaptações de peças de outros veículos
Desvantagens :stop:
- Conforto; por ser um legítimo "jipe", é um pouco duro e salta bastante;
- Velocidade; média de 80 a 90 km/h para viagens. Mais rápido que isso, sua estabilidade ficará comprometida;
- Disponibilidade de Peças; algumas peças são difíceis de se encontrar no mercado. Mas existem bons "fornecedores" nacionais (peças novas e usadas). Em último e raro caso, têm-se a opção da importação;
- Passageiros; O Samurai só comporta 04 (quatro) ocupantes, e os do banco de trás não suportarão grandes percursos.
- Bagagem; não possui compartimento de bagagem no interior do veículo, salvo acondicionamento no bagageiro de teto.
No mais, é isso! Estou muito satisfeito com meu Samurai. Por onde passo ouço muitos elogios - tem sempre alguém querendo fazer uma pergunta a respeito do carrinho.
Mas, como falei, tudo dependerá da utilização que será dada ao veículo. Por exemplo, quem quiser o Samurai para encarar as trilhas, areia, etc... não tem nada do que reclamar - é o carro perfeito. Já se não se vai pegar trilhas, se sempre viaja com muitas bagagens, com filhos pequenos - daí já vai faltar conforto e até um pouco de espaço. Sou solteiro, gosto de viajar, não faço trilhas - apenas algumas estradas esburacadas com lama - mas foi o carro que sempre quis. E ainda quero!
Desejo uma boa escolha - procure vários modelos, se informe com outros proprietários, experimente os carros no asfalto e na estrada, e boa compra!
Espero ter ajudado.
Abraço.
Denis4x4
02/01/2011, 21:59
E aí Maurício, Beleza?!??
Como tá o Jimny? já fez alguma trilha com ele? faz tempo que não nos encontramos em nenhuma trilha aqui na cantareira rsrsrs ....
Uma pergunta sobre samurais.... vc conseguiu fazer seguro aqui em sp para os seus? To querendo comprar um e acabei perdendo a oportunidade de comprar o seu último vermelho.... o DMD acabou me falando mas jah era tarde demais......
Qq dica que tiver me envie uma MP ou responda aqui mesmo!!! valeu!!!! Abraço e até a próxima trilha!
Ah, estou entre Samurai e Vitara, pra fazer trilha e rodar na cidade! :dance::dance:
Ahh..ja estava esquecendo...fora todas estas vantagens, consegui fazer seguro total Porto Seguro no meu perfil R$2.400,00 em São Paulo
A RC e a todo terreno desenvolvera muitos acessórios para o jipinho encarar qualquer tipo de trilha.
Abs
Maurício Fernandes
03/01/2011, 07:20
Revs,
Não pensou no Jimny por que?
Na minha opinião, o Jimny junta o conforto do Vitara com a robustez do Samurai.
Tenho 1,83m e fico pequeno dentro dele.
Maurício Vitara
03/01/2011, 10:10
E aí Maurício, Beleza?!??
Como tá o Jimny? já fez alguma trilha com ele? faz tempo que não nos encontramos em nenhuma trilha aqui na cantareira rsrsrs ....
Uma pergunta sobre samurais.... vc conseguiu fazer seguro aqui em sp para os seus? To querendo comprar um e acabei perdendo a oportunidade de comprar o seu último vermelho.... o DMD acabou me falando mas jah era tarde demais......
Qq dica que tiver me envie uma MP ou responda aqui mesmo!!! valeu!!!! Abraço e até a próxima trilha!
Ah, estou entre Samurai e Vitara, pra fazer trilha e rodar na cidade! :dance::dance:
Fala aí Denis beleza?!
Então, peguei o jimny e estou fazenso algumas revisões que precisavam ser feitas e depois começar a mexer no bichinho...
Coloquei um jg de pneus BF At 215, pois é meu carro do dia a dia tbm....após estes meses de ipva, seguro, bla bla bla...pretendo levantar ele em 3'...
Ele encara qualquer dipo de trilha, mas a principio será apenas passeios mesmo...
Vou dar uma olhada pra vc....pois quer somente suzuki mesmo? Tem um amigo vendendo uma IO zerada com 73mil kms 2º dono, solta ela por uns 25mil...
Me cadastra aí no msn e falamos...
Abração
Queria um carro para ir ao trabalho e trilhas leves. Qual seria a melhor opcao, samurai ou vitara? Samurai 91/92 eh carburado, vale a pena? Vitara automatico eh fria? Como eh a mnt deles? Vou enviar alguns anuncios que vi para opinioes. Obrigado.
SUZUKI VITARA JLX 1.6 16V 4X4 4P AUT. 1997 - 788300089 | OLX (https://df.olx.com.br/distrito-federal-e-regiao/autos-e-pecas/carros-vans-e-utilitarios/jeep-jipe-suzuki-vitara-1997-788300089)
SUZUKI SAMURAI JX METAL 1.3 1992 - 806358782 | OLX (https://df.olx.com.br/distrito-federal-e-regiao/autos-e-pecas/carros-vans-e-utilitarios/suzuki-samurai-92-metal-top-4x4-806358782)
SUZUKI SAMURAI JX CANVAS 1.3 1997 - 791519806 | OLX (https://df.olx.com.br/distrito-federal-e-regiao/autos-e-pecas/carros-vans-e-utilitarios/suzuki-samurai-97-4x4-ok-791519806)