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Ver Versão Completa : Patagonia 2010/2011 - Expedições Kataya 4x4



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NO - CT Santos/SP
31/05/2011, 22:12
Marcelo
Viu como ficou bonito o blog do Christian? O rapaz é profissional ... eu apenas um aprendiz kkk
Olha prometi terminar antes da expedição Costa do Sol Poente em julho/11 kkkk
E vou cumprir ... ao menos até o acidente postarei ...
Fiquei uns dias sumido mas retornei e ja iniciei o décimo novo dia (04/01/11) ... so faltam as fotos ...
abs


QUando o blog comemorar um ano da saida da aventura do Brasil, o NO vai completar o relato. :-) :-)

O Christian e a Miriam já terminaram, agora só falta vc.

Estou no aguardo.

Abraços.

NO - CT Santos/SP
11/06/2011, 02:50
AMIGOS
Aleluia ... consegui terminar de contar como foi minha Expedição à Patagônia 2010/2011 ... kkkkk
Patagonia 2010 / 2011 (http://nopatagonia10.blogspot.com)

Mas a SAGA / NOVELA Argentina para trazer o Jimny de volta para casa, vai demorar mais um pouco kkk

Boa leitura abs

hugorangel
11/06/2011, 17:56
NO.

Muito legal o relato, mas tá faltando o gran finale....

Um abraço.

Hugo.

NO - CT Santos/SP
12/06/2011, 20:48
Hugo
Obrigado
Foi graças a amigos como você que me animou a terminar a parte da expedição ... hoje coloquei uma parte do retorno ...
Espero até o final desse mes terminar, ainda tenho pendências com a seguradora, logo tem outra novela surgindo kkkk
abs


NO.

Muito legal o relato, mas tá faltando o gran finale....

Um abraço.

Hugo.

Fernando da Terra
21/06/2011, 14:24
Grande No !!!

Só hoje que li os teus últimos relatos lá no blog, sobre o acidente.....

Putz, é incrível o teu bom humor, o teu jeito positivo de encarar as dificuldades!!!
Imagino como deve ter sido foda a situação, aliás, não tenho como imaginar, pois só vocês dois é que sabem o que passaram com esse acidente.....

No, fiquei um tempo sem acessar o tópico e não sei se você já falou sobre isso, mas qual foi o defeito e qual o motivo da quebra da viatura? Seria um defeito em que poderia ocorrer em outros Jimnys? Há relatos de outros acidentes iguais?

É que tenho planos de no futuro possivelmente adquirir um....... qual a sua opinião a respeito, depois de ter passado por tudo isso?

Nem sei se deveria estar perguntando sobre isso, pois deve ser chato ficar falando de uma situação dessas.......... enfim, se puder dar mais informações..... ou se quiser me mandar para aquele lugar, fique à vontade.....kkkkkkkkkk.......


Grande abraço, cara, e como o Hugo falou, falta só faltando o gran finale no blog!!!.....

Fernando

NO - CT Santos/SP
21/06/2011, 20:20
Fernando
Aprendi nesse meio seculo de vida que so levamos aquilo que vivemos ...
Logo quem vive se lamentando das coisas erradas que acontecem so leva isso ... Eu prefiro sacudir a poeira e seguir em frente ...
Ah como diz um proverbio chines ..."Antes de se levantar da queda, tateia no chão e descubra o que te fez cair, assim não mais tropeçara nele novamente" ....

Houve a quebra de uma barra (não sei o nome) ...
Acredito que não se tem nenhum outro acidente pela mesma causa ...
Só não peguei outro Jimny por causa do espaço interno ... gosto muito de viajar, por isso optei pela XTerra.
Acho o Jimny um excelente jipinho .. mas não é SUV kkkkk
E pra grande expedições, espaço interno é fundamental ...
Mas ainda espero ter um Jimny pra brincar em trilhas (é claro que preparado, não original) ...
Logo estarei abrindo um topico pra relatar a nova expedição: Costa do Sol Poente (Jeri/Delta e Lençóis)
Ah espero dar o 'gran finale' no Blog da Patagonia e abrir um novo kkk
Se não respondi a contento, faça a pergunta especifica, NÃO me incomodo em responder não ...
abs

NO - CT Santos/SP
21/06/2011, 20:26
Ah esqueci de dizer;
Alem do espaço interno outro defeito do Jimny ao menos para mim ...
É a instabilidade em alta velocidade com vento de lado .... esclareço ...
Na viagem a Patagonia pegamos trechos com muito vento ...
Os amigos que estavam atras falaram que ao cruzar com caminhões ele ficava so em duas rodas ... eu segurava no braço.
Ai toda vez que ia cruzar com um caminhão eu diminuia pra 60Km (isso falo em estrada asfaltada), já no ripio ele foi 10.
Ah pode ter certeza, com um Jimny eu não usaria um bagageiro de lona, nunca mais kkkk
abs

Fernando da Terra
29/06/2011, 09:43
É No, nada como poder dizer: Vivendo e aprendendo......

Pra quem tem o bom senso, paciência, bom humor e principalmente, o companheirismo, como atestam os relatos de todos que te conhecem e já relataram aqui, e tiveram o privilégio de dividir momentos contigo,

suas experiêcias relatadas, são de muita importância para nós......

Grande abraço cara, e ainda vamos nos cruzar e nos conhecer por esse mundão afora.....

Fernando

ramalho-vitoria
29/06/2011, 10:08
Já comentamos sobre o assunto, mas existe dois ditados que aprendi nas viagens da vida.

"não olhes aonde você caiu, mas onde você escorregou "

"olhes a vida através do parabrisa e não pelo retrovisor "

Quem sabe um dia iremos em comitiva aonde poucas pessoas ousaram ir.

Grande abraço do Ramalho.

CGAUER
29/06/2011, 20:52
Norberto, esta história é de arrepiar a espinha! Ainda bem que terminaram sem maiores conseqüências.

Me borrando de medo, rodei a internet em todas as línguas possíveis para ver se encontrava outra pessoa que teve o mesmo problema com o Jimny. Não encontrei absolutamente nada!

Você tem certeza que foi a falha desta peça que culminou no acidente e não a caixa de direção ou coisa relacionada?

O nosso modelo, o HR, passou pelas mãos da Mitsubishi em Catalão, para instalação dos calços de 1cm entre chassi e carroceria e também substituição dos pneus. Notei que para tal serviço a coluna de direção é desmontada da caixa de direção e depois remontada. Fica evidente pela diferença de cor da tinta de conferência de torque dos parafusos. Podem ter comido bola em algo...

Pergunto isso, por que esta barra que quebrou, radius arm, é longitudinal. Já a estabilização do eixo, para garantir a ação da direção, é feita pela Panhard, que é trasversal e de metal deformável para justamente evitar quebras por impacto. O material da radius, ferro fundido, não apresenta características de fadiga por esforço repetitivo, costuma partir apenas por violentas pancadas. A receita é muito convencional e provada para ter tamanho azar numa peça tão corriqueira.

Porém muito raramente, acontece nos LR Defender a quebra dos Radius Arm dianteiros, em razão do uso de buchas de PU ou tecnil com material pouco flexível. Nos relatos que escutei, nenhum chegou a perder a direção. O sistema de direção do Jimny e do LR é idêntico, com alguma vantagem ao Jimny, em relação a dimensão e qualidade dos componentes, difícil de acreditar, mas é verdade! Basta mediar o tamanho das buchas e diâmetro das barras de direção.

Minha precipitada impressão, é que a culpa da perda de direção seja oriunda de um componente do sistema de direção (caixa, coluna ou terminais) e a quebra do radius arm é resultado do acidente. Algo MUITO comum nos restos de acidentes que ví com o Defender em desmanches Brasil afora.

As barras radius servem "apenas" para pegar a força de frenagem, aceleração e momento do diferencial quando a tração está engatada, mais nada. Não deveria jamais quebrar nas condições que você utilizava o Jimny, estrada com costelas de vaca. Se fosse num raid, aí seria plausível...

Conte com nossa solidariedade, apoio e qualquer eventual ajuda que precisar. É uma pena a viagem de vocês ter acabado desta maneira. Não deixem de conhecer o resto da viagem. Vale cada km!

Abraços solidariedade e parabéns. Com certeza esta história ficará registrada, porém com final feliz.

Abraços

NO - CT Santos/SP
03/07/2011, 01:35
Fernando
Não será dificil cruzarmos pois costumo ir em Amparo ... na Faz. São Joaquim ... alias já sofri um acidente la ...
Abs


É No, nada como poder dizer: Vivendo e aprendendo......

Pra quem tem o bom senso, paciência, bom humor e principalmente, o companheirismo, como atestam os relatos de todos que te conhecem e já relataram aqui, e tiveram o privilégio de dividir momentos contigo,

suas experiêcias relatadas, são de muita importância para nós......

Grande abraço cara, e ainda vamos nos cruzar e nos conhecer por esse mundão afora.....

Fernando

NO - CT Santos/SP
03/07/2011, 01:39
Grande amigo Ramalho
Andavas sumido, ou era eu?? kkk

Os planos futuros são: Atacama / Macchu Picchu e a nossa Transamazônica ...
Já que a para Jeri/Delta/Lençóis ja ta chegando ... a ansiedade é grande ...

Coloquei pneus BF AT 31" pra ir mais sossegado ...

Abraços


Já comentamos sobre o assunto, mas existe dois ditados que aprendi nas viagens da vida.

"não olhes aonde você caiu, mas onde você escorregou "

"olhes a vida através do parabrisa e não pelo retrovisor "

Quem sabe um dia iremos em comitiva aonde poucas pessoas ousaram ir.

Grande abraço do Ramalho.

NO - CT Santos/SP
03/07/2011, 01:49
CGauer
É só NO (o rberto deve ter outro dono kkkkkkkkk)
Depois de uma aula dessa ...
Eu não entendo nada de mecanica ... só sei que para movimentar o Jimny depois foi problema ... mas depois que o policial mexeu embaixo dava pra rodar as rodas. capenga mas rodava ...

É por isso que falei que compraria outro Jimny ... é um excelente jipínho ... mas aconteceu ...
Só troquei por outro pois quero pra Grandes Expedições ... e uma viatura a Diesel, convenhamos, é melhor kkkk
Tô adorando a XTerra , vamos ver indo pra Jeri etc se ela vai corresponder com meus anseios.
Precisando de algo ... PODE CONTAR COMIGO ...
abs

NO - CT Santos/SP
03/07/2011, 01:54
Amigos
Pra quem ta seguindo meu Blog ... ja iniciei os últimos dias, mas errei algumas datas e to refazendo ... parece brincadeira mas tinha "comido" um dia inteiro kkkkkk
Semana que vem devo terminar todo o relato
abs

CGAUER
03/07/2011, 16:24
NO, mil desculpas pela salada que fiz com os nomes! Ops! rsrsr

Estou acompanhado o seu blog. Excelente, muito gostoso de ler!

Concordo, Diesel é Diesel... Muita paz na viagem para o norte.

Estou curioso em relação ao posicionamento da Suzuki! Abraços

Clemente


CGauer
É só NO (o rberto deve ter outro dono kkkkkkkkk)
Depois de uma aula dessa ...
Eu não entendo nada de mecanica ... só sei que para movimentar o Jimny depois foi problema ... mas depois que o policial mexeu embaixo dava pra rodar as rodas. capenga mas rodava ...

É por isso que falei que compraria outro Jimny ... é um excelente jipínho ... mas aconteceu ...
Só troquei por outro pois quero pra Grandes Expedições ... e uma viatura a Diesel, convenhamos, é melhor kkkk
Tô adorando a XTerra , vamos ver indo pra Jeri etc se ela vai corresponder com meus anseios.
Precisando de algo ... PODE CONTAR COMIGO ...
abs

VOVÔ DO TROLLER
03/07/2011, 19:58
Norberto, esta história é de arrepiar a espinha! Ainda bem que terminaram sem maiores conseqüências.

Me borrando de medo, rodei a internet em todas as línguas possíveis para ver se encontrava outra pessoa que teve o mesmo problema com o Jimny. Não encontrei absolutamente nada!

Você tem certeza que foi a falha desta peça que culminou no acidente e não a caixa de direção ou coisa relacionada?

O nosso modelo, o HR, passou pelas mãos da Mitsubishi em Catalão, para instalação dos calços de 1cm entre chassi e carroceria e também substituição dos pneus. Notei que para tal serviço a coluna de direção é desmontada da caixa de direção e depois remontada. Fica evidente pela diferença de cor da tinta de conferência de torque dos parafusos. Podem ter comido bola em algo...

Pergunto isso, por que esta barra que quebrou, radius arm, é longitudinal. Já a estabilização do eixo, para garantir a ação da direção, é feita pela Panhard, que é trasversal e de metal deformável para justamente evitar quebras por impacto. O material da radius, ferro fundido, não apresenta características de fadiga por esforço repetitivo, costuma partir apenas por violentas pancadas. A receita é muito convencional e provada para ter tamanho azar numa peça tão corriqueira.

Porém muito raramente, acontece nos LR Defender a quebra dos Radius Arm dianteiros, em razão do uso de buchas de PU ou tecnil com material pouco flexível. Nos relatos que escutei, nenhum chegou a perder a direção. O sistema de direção do Jimny e do LR é idêntico, com alguma vantagem ao Jimny, em relação a dimensão e qualidade dos componentes, difícil de acreditar, mas é verdade! Basta mediar o tamanho das buchas e diâmetro das barras de direção.

Minha precipitada impressão, é que a culpa da perda de direção seja oriunda de um componente do sistema de direção (caixa, coluna ou terminais) e a quebra do radius arm é resultado do acidente. Algo MUITO comum nos restos de acidentes que ví com o Defender em desmanches Brasil afora.

As barras radius servem "apenas" para pegar a força de frenagem, aceleração e momento do diferencial quando a tração está engatada, mais nada. Não deveria jamais quebrar nas condições que você utilizava o Jimny, estrada com costelas de vaca. Se fosse num raid, aí seria plausível...

Conte com nossa solidariedade, apoio e qualquer eventual ajuda que precisar. É uma pena a viagem de vocês ter acabado desta maneira. Não deixem de conhecer o resto da viagem. Vale cada km!

Abraços solidariedade e parabéns. Com certeza esta história ficará registrada, porém com final feliz.

Abraços


Eu estava com o No na expedição, e realmente, eu achei bem esquisito o que aconteceu. De acordo com o relatado pelo caro colega forista CGauer, se de fato, apenas como mera especulação, foi uma cagada da Souza Ramos (Mitsubishi Catalão e também Suzuki Catalão) é tremendamente preocupante. Eu sei bem como é isto. Eu já capotei um Tracker em estrada de terra (não estava correndo e estava com o 4x4 acionado) e até hoje eu não consegui entender direito o que de fato aconteceu. Como o carro estava levantado e mexido eu não posso culpar o fabricante, entretanto, de qualquer forma, eu acho melhor o carro original e trocar apenas os pneus, de acordo com o uso do mesmo. Não quero mais passar pelo que eu passei, bem como não desejo que ninguém passe. Acredito que o amigo No, pense da mesma forma.Abs.Válter.

CGAUER
03/07/2011, 23:08
Pois é, pois é!

Um assunto que me preocupa com Jipes com suspensões que utilizam barra Panhard na traseira (a maioria) é a famosa perda de controle em curvas com costelas de vaca. A temida "caranguejada" do eixo traseiro.

Explico, a barra Panhard fica montada na transversal entre chassi e eixo, logo ao comprimir a suspensão, o eixo é deslocado alguns centímetros para o lado. Num piso com obstáculos sucessivos, este efeito faz com que a roda a que cada vez toque o chão, entre as costelas de vaca, se desloque para o lado empurrando o resto do carro. Aí entra o azar, se a ressonância da suspensão (o movimente sobe e desce por/segundo) for equivalente a velocidade de batida das costelas de vaca (velocidade do carro), pronto, perde-se totalmente a direção. De pulo em pulo o carro vai perdendo a traseira cm por cm. O mesmo processo pode acontecer no eixo dianteiro, mas neste caso a recuperação do controle é mais rápida e intuitiva. Por sorte o peso dos eixos nunca é igual logo este efeito nunca vai afetar ambos os eixos de uma vez.

Tive este sintoma com o Niva e muitas vezes com o Tracker e Jimny, por sorte consegui ganhar o controle do carro, mas o susto foi muito grande.

Aqui tem alguma literatura sobre o efeito e os sistemas:

Most racers think of the panhard bar simply as a lateral locating device (http://www.jimmyjudd.com/jimmy/panhard.htm)
Watt's linkage - Wikipedia, the free encyclopedia (http://en.wikipedia.org/wiki/Watt%27s_linkage)
Panhard rod - Wikipedia, the free encyclopedia (http://en.wikipedia.org/wiki/Panhard_rod)
panhard bar (http://www.timskelton.com/lightning/race_prep/suspension/panhard.htm)

Alguns Jipes de eixo rígido não tem barras Panhard, como é o caso de todos aqueles com suspensão de feixe de molas (A traseira do Xterra por ex) e os Land Rovers depois de 84. Em seu lugar usam barra A longitudinal ao chassi com pivô central sobre o diferencial, deixando assim o comportamento neutro à custa de maior manutenção, não esquecendo da primeira e excelente geração de Vitaras, ou o sistema Watt's que limita o curso mas garante maior controle, como nas Discos II. Porém o JPX possui barras A na dianteira e traseira, este sim é o rei do controle!

O uso de barras Panhard não é muito bem vindo em carros com curto entre-eixos (vide Wiki)....

Como evitar a perda de controle?

Evitar velocidades de ressonância, aquela onde o carro fica leve e solto ao comendo do volante. Baixar a velocidade usar amortecedores mais fortes e de DUPLA ação junto molas mais firmes é uma saída.

O efeito no Jimny e Tracker, onde os a barra é presa na longarina direita do chassi com a ponta esquerda do eixo, costuma apresentar maior instabilidade nas curvas para direita, situação onde a barra fica alinhada com o vetor da inércia do carro, empurrando assim o carro fora de controle mais facilmente. Mas isso varia de acordo com a quantidade de carga e angulo da barra... A traseira também costuma sempre sair para o mesmo lado. Vale a pena observar o efeito para não ser surpreendido numa situação complicada.

Baixar a pressão dos pneus seria uma boa alternativa, mas no cascalho (rípio) pode trazer enorme prejuízo aos pneus. Na realidades, todas as "gomerias" da Argetina recomendam pressão ultra elevada no rípio, para que assim, o perfil fique mais aberto, evitando assim retenção e perfuração por pedras afiadas. Obviamente a cada libra que se adiciona, pior fica o comportamento do carro.

A escolha do carro é uma alternativa. Se der evitar carros com Panhard na traseira e chassi curto... Carros com tração integral (com terceiro diferencia) são uma boa.. Neste sentido o Defender é fantástico, se não fossem os amortecedores originais, que são fracos. Basta instalar um jogo australiano ARB Old Man Emu (OME) ou coisa que o valha (Bilstein, Koni, etc) que fica excelente. Agora se tivesse capotado com um Defender, provavelmente não estariam vivos para contar a história... O teto destes LR são um marmitex, mas justamente por isso tem um baixíssimo centro de gravidade prevenindo tais situações, razão pela qual jamais recomendo levar peso no teto do Defender, ou melhor, de qualquer veículo de expedição.

Em resumo, acidentes acontecem, indiferente do veículo, velocidade, estradas, aptidão, etc... Não tem muito o que possamos fazer a não ser contar com a sorte.

Fortes abraços

Clemente


Eu estava com o No na expedição, e realmente, eu achei bem esquisito o que aconteceu. De acordo com o relatado pelo caro colega forista CGauer, se de fato, apenas como mera especulação, foi uma cagada da Souza Ramos (Mitsubishi Catalão e também Suzuki Catalão) é tremendamente preocupante. Eu sei bem como é isto. Eu já capotei um Tracker em estrada de terra (não estava correndo e estava com o 4x4 acionado) e até hoje eu não consegui entender direito o que de fato aconteceu. Como o carro estava levantado e mexido eu não posso culpar o fabricante, entretanto, de qualquer forma, eu acho melhor o carro original e trocar apenas os pneus, de acordo com o uso do mesmo. Não quero mais passar pelo que eu passei, bem como não desejo que ninguém passe. Acredito que o amigo No, pense da mesma forma.Abs.Válter.

NO - CT Santos/SP
03/07/2011, 23:29
Clemente
Obrigado pelas explicações ...
A policia argentina so colocou no BO ... acidente por causa do rípio ...
A Suzuki se calou e não falou nada ... mas como eles me socorreram e a Seguradora MAPFREE NÂO, deixei pra lá ...
Logo se foi somente o efeito "caranguejada" ou não ... nunca saberei kkkk

Mas nisso tudo vc me deu uma boa noticia kkkkk A traseira da XT não sofre desse mal, não é isso?? kkk
Abs

VOVÔ DO TROLLER
03/07/2011, 23:31
Explico, a barra Panhard fica montada na transversal entre chassi e eixo, logo ao comprimir a suspensão, o eixo é deslocado alguns centímetros para o lado. Num piso com obstáculos sucessivos, este efeito faz com que a roda a que cada vez toque o chão, entre as costelas de vaca, se desloque para o lado empurrando o resto do carro. Aí entra o azar, se a ressonância da suspensão (o movimente sobe e desce por/segundo) for equivalente a velocidade de batida das costelas de vaca (velocidade do carro), pronto, perde-se totalmente a direção. De pulo em pulo o carro vai perdendo a traseira cm por cm. O mesmo processo pode acontecer no eixo dianteiro, mas neste caso a recuperação do controle é mais rápida e intuitiva. Por sorte o peso dos eixos nunca é igual logo este efeito nunca vai afetar ambos os eixos de uma vez.



Boa noite caro CGauer. Acho que você matou a charada. Parabéns e obrigado pela elucidação. Eu estava numa estrada de terra, na reta, com inúmeras costelas de vaca (não estava correndo, mas estava com os pneus bem cheios, pois, por preguiça, deixei de esvazía-los, já que tinha compressor de ar no carro). Nunca vi tantas costelas na minha vida e a sensação que eu tive é de que , num determinado momento, as 4 rodas ficaram no ar. Como havia muito pó na superfície, parecendo talco , quando as rodas da frente desceram, eu perdi o controle e aí aconteceu a fatalidade. O lado da frente do passageiro, bateu num barranco e houve o capotamento. Como você bem disse, ainda bem que eu estava de Tracker. Estávamos em dois, eu e a esposa, sendo que no lado dela, o teto afundou, o banco quebrou e segurou o teto. Nenhum arranhão ,nem tampouco qualquer lesão nos dois. Se nós estivéssemos de Defender ou de Troller, não sei o que teria acontecido, ou talvez, eu nem estaria aqui escrevendo esta mensagem, ou talvez, nem teríamos capotado. Foi o meu primeiro acidente em estrada (e quase o último) , depois de quase 40 anos dirigindo e viajando por este Brasil afora, ininterruptamente. Abs. e uma ótima semana. Válter

p.s. minha esposa sempre reclamou das "dançadas traseiras" do Tracker, dizendo que qualquer dia, teríamos uma surpresa. " ô boca"

CGAUER
04/07/2011, 00:53
NO, é isso mesmo.

Por pior que seja a costela de vaca, o Xterra vai ficar na reta. Pode até perder contato com o chão, mas pelo menos não te joga fora da trajetória.

Abs

Clemente


Clemente

Mas nisso tudo vc me deu uma boa noticia kkkkk A traseira da XT não sofre desse mal, não é isso?? kkk
Abs

NO - CT Santos/SP
08/07/2011, 08:48
Amigos

Criei um novo tópico aqui no relato de viagens: Exp. Costa do Sol Poente ...

Quem tiver alguma dica, informação, sugestões, etc ... AGRADEÇO

Abs

NO - CT Santos/SP
11/07/2011, 01:03
Amigos
Terminei os relatos :cool: no Blog: Patagonia 2010 / 2011 (http://nopatagonia10.blogspot.com)
Agora a história ta completa la ... boa leitura
Depois vou atualizar as fotos
abs

PS: NÃO falei que terminava ANTES de iniciar a nova expedição??? kkkkkkk :euforico:
Nessa espero ir relatando de la mesmo ...
Completando ... o novo Blog já ta feito
No Costa do Sol Poente - Jeri / Delta / Lençóis (http://nocostadosolpoente.blogspot.com)
abs

NO - CT Santos/SP
13/06/2012, 00:10
O Blog No Costa do Sol Poente - Jeri / Delta / Lençóis (http://nocostadosolpoente.blogspot.com/) completado ...
E já estou montando o novo Blog ..
NO PERU Machu Picchu 2012 (http://noperu2012.blogspot.com/)
Abrirei um tópico relatando a viagem ao Peru/Chile/Argentina ...
abs

NO - CT Santos/SP
13/09/2013, 12:15
Amigos
O Blog da viagem à Argentina e Uruguay (por falta de parceiros cancelei Peru e Chile), está completo...
NO no Sul / Uruguay / Argentina - jul/2013 (http://nonosulargentina.blogspot.com.br/)
Assim TODOS os blogs estão completos ... acredito eu kkkkkkkk
Abs


O Blog No Costa do Sol Poente - Jeri / Delta / Lençóis (http://nocostadosolpoente.blogspot.com/) completado ...
E já estou montando o novo Blog ..
NO PERU Machu Picchu 2012 (http://noperu2012.blogspot.com/)
Abrirei um tópico relatando a viagem ao Peru/Chile/Argentina ...
abs

NO - CT Santos/SP
30/09/2014, 23:34
Amigos
Novo topico aberto:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/planejamento/144079-no-na-rota-das-emocoes-lencois-maranhenses-delta-do-parnaiba-jericoacoara-jan2015.html
Abs

VOVÔ DO TROLLER
21/12/2017, 20:14
Reativando o tópico. Será que o No já terminou o blog sobre a Patagônia?

konai
22/12/2017, 10:56
Terminou... veja no tópico 522.

VOVÔ DO TROLLER
22/12/2017, 15:24
Terminou... veja no tópico 522.

👍 Valeu Konai, obrigado......

Enepe60
04/02/2019, 22:44
Reativando o tópico. Será que o No já terminou o blog sobre a Patagônia?
Amigos
Estou de volta ao Forum ...
Valter terminei sim, mas não localizei a senha pra reativar o blog ...
Vou tentar pois fiquei devendo postar fotos kkkk
Abssss
No
PS: NÃO ENTENDI PORQUE O NOME DE USUÁRIO AGORA TA ENEPE60 KKKK SE PUDER VOLTAR PARA NO FAREI