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lucas-salvalaggio
06/12/2010, 21:14
Ae Pessoal Tenho um CJs 3 51 atualmente estou com o motor GM151 a gasolina,
Mas quero trocar, pois esta gastando muito e por isso gostaria de saber quais os motores aptos do CJs 3 e quais suas vantagens e economias... Desse já estou muito Grato 8)

Julinot
06/12/2010, 21:18
amigo... esse é um dos que gasta menos.
quanto está fazendo ? regule-o, e conforme-se.
ou instale um diesel caríssimo.
tem muito jeito, não.

abraços.

lucas-salvalaggio
06/12/2010, 22:00
ae ele ta fazendo uns 3 Km/l ou menos
você pode me ajudar a regular ele?

Robertux
07/12/2010, 01:23
Se for trocar, como o CJ3 é bem leve, eu colocaria um AP 2.0 injetado (se possível Flex) com câmbio 5 marchas do Chevette Júnior (1.0) que tem a 1ª e 2ª marchas bem curtas para ter mais arranque e não precisar queimar embreagem na saída (na trilha, com a reduzida engatada até o CHT do Corcel II leva com folga).
Acho que esse conjunto fica leve e com potência o suficiente para o CJ3 e por ser um motor relativamente moderno e injetado deve ficar ecomômico. Se quiser um pouco mais de potência ponha um turbo leve, tipo .70. Fica Show.

sallespickup
07/12/2010, 11:49
concordo, o opala 4cc é das mais economicos, costuma fazer no jeep em deslocamentos de 6 a 7, post umas fotos dos dois lados do motor para vermos a configuração, carburador distribuidor etc.

mas a receita é simples distribuidor eletronico, velas novas carburador limpo e montado conforme tabela de giclagem, regular não tem segredo, vai fechando a agulha de ar até o motor ocilar (querendo morrer) volte um pouquinho ta regulado, ah filtros limpos tb importantissimo

carlos sallespickup

KitiU.
07/12/2010, 12:52
Dae Lucas...

Conforme o Robertux falou, acredito que um Ap injetado destes mais modernos com certeza faria mais economia... mas... vai sabê...

No entanto, existe o custo da traca de motor, adaptação e etc... o principal ainda é os Doc do jeep, se o motor do opala ta cadastrado, não vale a pena mexer... muita burocracia...

Porém, com certeza deve ter algo errado com seu motor... pois tenho no meu Cj5, um opalinha 4cc todo preparado, carbura 446 e rodando no álcool... e faço 5km/l geral... (trilha, cidade, estrada) nunca fiz média certinho com ele... mas, tudo depende do pé...

Antes de pensar em trocar seu motor, principalmente por algo duvidoso, leve-o a uma oficina para regula-lo, pois o pessoal aqui que tem opala 4cc original e gasolina fazem até 8km/l... uns juram que fazem 10km/l na estrada...

Seu problema pode ser simples...

Forte abraço!

Julinot
07/12/2010, 13:32
já passaram a receita... regular válvulas também... mas isso tudo se o motor estiver em condições. se precisar de uma retífica - não creio -, ainda assim pode valer a pena, pois tem o problema de documentação - se o GM estiver legalizado. não sou especialista, mas recomendo você não sair trocando motor e outras coisas mais drásticas. pesquise aqui no fórum, arranje um bom mecânico...

boa sorte.


ae ele ta fazendo uns 3 Km/l ou menos
você pode me ajudar a regular ele?

fabioband4x4
07/12/2010, 14:10
Lembrando que um retorno do carburador para o tanque ajuda bastante na economia.:concordo:

RIQUIZON
07/12/2010, 15:53
Blz Fábio
pergunto, qual a melhor relação:

motor Bf + DIS
ou motor Opala 4 cc + DIS ?

Preciso decidir, porérm gostaria de ouvir os prós e os contras de cada [motor/relação]

Marcelo
07/12/2010, 16:04
Lucas,

Na contra-mão do pessoal, pergunto algumas coisas antes:
1. Qual pneu e relação está usando?
2. Esse consumo é obtido em estrada, cidade, trilha?
3. Qual é o uso do CJ? Trilhas leves, passeios, dia-a-dia, trilha hardcore?
4. O motor tem ignição eletrônica, qual filtro-de-ar?

Passa mais detalhes como esses acima que fica mais fácil pro pessoal te ajudar.
E uma boa pesquisada no Fórum também vai te ajudar em muitas dúvidas.

[s]

lucas-salvalaggio
08/12/2010, 14:58
Ele estava com o carburador do chevete, agora arrumei o do opala.
sera que o carburador do chevete aumenta o cunssumo de combustivel?
A e diminui o gicle do carburador de opala.

Ja ja passo as fotos e reespondo as peguntas.

Desde Já muito Obrigado. vlew

sallespickup
09/12/2010, 16:23
carburador do chevette é muito pouco pro opala, dai gasta mesmo, pois tem de meter o pe

carlos sallespickup

Dodger
09/12/2010, 18:06
Amigo meu tava rodando com um carburadorzinho de chevette que enfiaran no OHC dele achando que ia ficar mais economico. Fazia 3 por litro e fedia a gasolina crua.
Colocamos o original e tá fazendo 7 na cidade e 11 estrada(não é em Jeep), consumo plenamente aceitavel.

Reduzir gigle é fria. A combustão da gasolina é uma reação química e tem a sua estequiometria especifica(proporção entre combustivel e ar). Os engenehiros da fábrica gastavam meses pra achar as calibragens ideais pra um carburador instalado em determinado motor, num vai ser agente nem um mexânico qquer com meia duzia de gigles na mão que vai achar uma medida melhor que a original.

nino-ed
13/12/2010, 22:27
Caros,

Aproventando o assunto do amigo, acho que meu problema é semelhante.

Coloquei no meu jipe o motor 151 e cambio de chevette, sei que jipe e economia sai faisca...kkkk
Bom, antes o meu jipe estava fazendo 6 ...8 km/l dependendo (OHC+4marcha) e agora esta fazendo o mesmo tanto ou menos.
O problema é que ainda nao consegui regular direitinho o carburador DVF228....alguem tem a receita?

Tenho até algumas informaçoes de giglagem da alta e de baixa se alguem precisar.

As informações que tem no forum é desse carburador DFV 228 no motor BF e nao pro GM151

E o meu é 8...80 ou dá falta de gasosa ou afoga... principalmente em subida..kkkk

***DESCULPA AI PELA HISTORINHA....TENTANDO ENTENDER O CARBURADOR

vpaguiar
13/12/2010, 23:42
Amigo ... A combustão da gasolina é uma reação química ...:discordo::discordo::discordo::parede::parede:: oops::oops:

A mistura dos gases é reação química:palmas:, mas ...

Combustão:pensativo: é uma reação fisíca amigo... ebulição, evaporação, solidificação tudo processo físico, só pra constar, ok?!:concordo:

Leonardo Raffi
14/12/2010, 08:08
Blz Fábio
pergunto, qual a melhor relação:

motor Bf + DIS
ou motor Opala 4 cc + DIS ?

Preciso decidir, porérm gostaria de ouvir os prós e os contras de cada [motor/relação]

bem eu tenho um opala 6 3.8 num jeep e irei colocar o DIS.. tenho um 4.1 A20 completo mas vou vender...

se ja tem o BF no lugar coloca o DIS e dale até fundir depois troca por opala....e aproveita o DIS

Dodger
14/12/2010, 09:03
A mistura dos gases é reação química:palmas:, mas ...

Combustão:pensativo: é uma reação fisíca amigo... ebulição, evaporação, solidificação tudo processo físico, só pra constar, ok?!:concordo:

C2H6O + O2 ---> CO2 + H2O + energia

Isso num exemplo da combustão de alcool combustivel, mas é assim para metano(GNV), Octano, etc, etc

vpaguiar
14/12/2010, 11:47
C2H6O + O2 ---> CO2 + H2O + energia

Isso num exemplo da combustão de alcool combustivel, mas é assim para metano(GNV), Octano, etc, etc

É isso aí!:concordo: O negocio é acelerar com economia superar os obstáculos!:pipoca:

decoolimpia
15/12/2010, 23:33
Ae Pessoal Tenho um CJs 3 51 atualmente estou com o motor GM151 a gasolina,
Mas quero trocar, pois esta gastando muito e por isso gostaria de saber quais os motores aptos do CJs 3 e quais suas vantagens e economias... Desse já estou muito Grato 8)

Caro amigo esta minha opcao nao e a mais economica, tinha um 4cc todo trabalhado, cabeçote,carburador,4x1,comando 272, no 51, mas com pneu 31 sem fronteria, ficou fraco,e o motor estava indo pro saco. Como faço rally de regularidade, e tenho as veses que ter retoamdas de tempo rapidas resolvi por um 6cc (250s) do opala,coletor 6x2, carburador 2e, motor rebaixado,sistema motor spice ignicao, etc... ta ai uma das fotos , estou finalizando, o 4cc trabalhado fazia 2,5 a 3 litros no maximo, acho que o 6cc, por nao ter que acelerar tanto deve ser o mesmo consumo , apenas se deixar ele impina fora o ronco do motor um tesã............, rssrs..abraços:twisted: Mais detalhes depois de tudo pronto...passo a todos

achoefel
17/12/2010, 15:09
olha, acho que tem que por no papel o custo de trocar por outro motor. Quanto combustivel vai comprar como o valor gasto? Se o problema é autonomia, põe um tanque maior. Se quer um veículo economico, compra um uno fire.

lucas-salvalaggio
18/12/2010, 22:39
ae galera num vai ter geito vou ter que trocar o motor.
estou querendo um motor a diesel já com caixa redusida.
alguem tem alguma sugestao?

Pandda
19/12/2010, 10:57
Amigo! Recomendo que antes de providenciar a troca de motor para diesel, contate o Detran de seu Estado para ver se é possível. Aqui no RS, por exemplo, é proibida a troca de motor de veículos 4x4 de gasolina ou álcool para Diesel. Além disso, há uma resolução do CONTRAN que limita a troca de motor quanto aos cv (cavalaria). Quando trocar o motor, o motor novo poderá ter no máximo 10% de cv a mais que o motor original do ano do seu CJ. Portanto, entre em contato com o DETRAN ou com um despachante de confiança para você não ter grandes dores de cabeça... Dá uma pesquisada aqui no fórum... existe uma série de tópicos que tiram muitas dúvidas com relação à troca de motores... Eu por exemplo, gastei um pouco mais e já comprei um CJ 1959 com motor e documento a Diesel, o que facilita a troca de motor por qualquer outro a Diesel, desde que respeite o llimite dos 10% de cv com relação ao original. A propósito, alguém poderia me esclarecer umas dúvidas? No documento do meu CJ consta Ford / Jeep, ano 1959. Mas a Ford só assumiu os CJ's a partir da década de 1960 certo? E outra, qual era o motor original do CJ5 1959 e qual a cavalaria dele??? Espero ter ajudado... abraço!

magnum
10/02/2011, 12:59
E o motor flex da S10 164 cv ? Será que compensa ?

coelhofilho
17/02/2011, 20:53
ae galera num vai ter geito vou ter que trocar o motor.
estou querendo um motor a diesel já com caixa redusida.
alguem tem alguma sugestao?

E aí Lucas, beleza?
Vai pelos colegas, antes de trocar o motor faça uma revisão geral nele.
No começo o meu também tava assim, entre 3 a 4 km/l (com ignição eletrônica, velas novinhas, ponto bem regulado). Depois eu descobrir que o comando de válvulas dele havia sido alterado para ter mais arranque nas retomadas. Quando eu substituí o comando o consumo ficou entre 6,5 a 7,0 km/l. Na estrada rodando entre 65 a 75 km/h ele faz 8,5 km/l. Meus pneus são 255/75R15.
Mais, o ajuste da mistura é mais importante no transito urbano do dia a dia quando temos que ficar com motor ligado esparado o sinal abrir, isto é, carro parado, motor funcionando.

Robertux
23/02/2011, 16:08
Eu não trocaria, o custo da adptação, problemas com documentação, o efeito cascata provocado pelo aumento de potência (câmbio, cardam, diferencial, pontas de eixos, etc.), para mim são impeditivos. Se for só problema de consumo o pessoal já deu as dicas de como ajustar, se o motor estiver muito ruim e ficar muito caro para retificar, tipo bloco trincado, procure um igual em bom estado, tem muitos em excelente estado por menos de R$ 2.000,00, e aí é só tirar um e colocar outro e trocando por um motor igual você terá menos problemas para regularizar a documentação (existe resolução do Contran limitando o aumento de potência).
O 51 é um jipinho bem leve e a potência do Opala 4 é mais que suficiente para ele, qualquer coisa acima de 90/100 HP é exagero e será sub utilizado.

hurry-gurits
23/02/2011, 17:00
Também tenho um cj5 com opala 4cc, acho que vai muito bem na trilha e cidade, a unica coisa que mata é ficar esguelando ele na estrada por causa do meu cambio 3m original.
Quando tirei o BF161 pensei em colocar um outro motor também pensando em relação ao consumo afinal meu bf fazia 2 x 1, ja tava todo danado, mas fiz a burrada de colocar um motor sem checar a numeração, somente peguei um motor com nota fiscal do desmanche e refiz o motor inteiro, comprei todas as peças, comando, pistão, etc... tudo de boa procedencia e marca, gastei uma boa grana pra ficar redondo.
Mas descobri ano passado atraves da necessidade de regularizar o veiculo pra passar na Controlar e transferir de cidade que o numero tinha problema, passei 5 anos rodando com um motor com restrição e por sorte não fui parado em uma blitz ou alguma verificação, constatei no meu caso que a nota fiscal não me serve de nada, além de correr o risco de ser processado e ter que provar boa fé na melhor das hipoteses, então fica meus 0,002% de pesamento: se o seu motor está regularizado, invista nele, como nossos outros amigos foristas já falaram, o caminhão de encheção de saco pra mudar a documentação além das adaptações necessárias para por esse novo motor pra funfar, acaba valendo mais a pena refazer seu motor, trocar o carburador e coletor, dimensionar o escapamento, e mesmo assim sairá mais barato, com muito menos dor de cabeça.
A só o desfecho da história comprei outro motor agora com numeração OK, desmontei o outro, as peças que eu tinha comprado estão numa linda caixa de papelão dentro do porão de casa, e pelo menos já tenho todas as peças pra quando o meu atual motor for pro saco é só instalar ....

boa sorte.