Conectar

Ver Versão Completa : Amortecedor original Suzuki agüenta pneusão?

Jeanilson
14/04/2005, 19:15
Grande All.

Estou com um problema meio que grave no meu Samurai 97.

A mais ou menos dois meses atrás tive que trocar os amortecedores dianteiros porque um deles tinha estourado e estava vazando óleo. Como isso ocorreu na véspera de uma expedição, no "de$e$pero" tive que colocar dois amortecedores originais novos. O problema é que agora um dos amortecedores novos acabou de perder totalmente a ação, só que sem sinal de vazamento de óleo. Daí vem as minha dúvidas:

:arrow: Os amortecedores originas do Samurai agüentam o serviço pesado de uma viatura modificada? o meu samurai está com calços de 1" nas molas (traseiras de Voyage na frente), Body Lift e pneus 30"x9,5" em rodas 15"x7" (sendo que costumo andar "forte" em estradas de terra...).

:arrow: Como comprei os mesmos há dois meses, vale a pena correr atrás da Garantia da GM? Na concessionária onde comprei os mesmos fui informado que eles serão enviados para a análise e após TRÊS MESES teria uma reposta (na conversa o cara foi logo peguntando: "estavam instalados com as molas originais?")

:arrow: E enfim, insisto com esses amortecedores ou parto logo para uma reforma na suspensão com molas especiais e amortecedores HDS em todas as rodas? (se é para entrar em falência comprando peças novas prefiro falir construindo um monstrinho para as trilhas... :roll: ).

[]'s desamortecidos.

Wallace
15/04/2005, 07:02
Em principio acho não existem amortecedor HDS ou qualquer outro para Samurais Helicoidais fora os originais.

Jeanilson
15/04/2005, 07:41
Em principio acho não existem amortecedor HDS ou qualquer outro para Samurais Helicoidais fora os originais.

A minha idéia seria modificar a suspensão dianteira (tirando o amortecedor de dentro da mola, tal qual o Jimny) para que pudesse utilizar os HDS.

[]'s

Ralado
15/04/2005, 07:48
O meu Samurai tem jumelo mais alto e pneu 225/75-R15 e os amortecedores originais (que eram novos em agosto/04) ja estão ruins. Encomendei um jogo de HDS que deve chegar no começo da semana se esperar eu montar eu te digo como são. Na teoria eles devem aguentar bem mais que os originais e espero não ter problemas tão cedo.
Obs.: Ja tentei adaptar os nacionais e ficou uma m@#$%.

Ralado
15/04/2005, 07:49
Qualquer duvida veja o topico:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=9224

Claudio
15/04/2005, 08:07
Jeanilson,

Tive Samuca 97 durante muito tempo, e também fuçei muito esses amortecedores. Acho que seu problema não está nos pneus, pois os amortecedores originais, na minha opinião, são mesmo uma M...!
Dos nacionais de testei na dianteira, os que melhor se adaptaram foram os traseiros da Chevy e os traseiros do Corsa novo, sendo que estes últimos deixam o carro com o comportamento mais parecido com o original, e os da Chevy um pouquinho mais duro.
Lógico que você terá que fazer a adaptação do suporte inferior da mola, mas devo dizer que os da Chevy, por exemplo, foram utilizados por quase 2 anos, sendo que eu usava o carro no dia-a-dia e ainda "maltratava" nos fins de semana!
Dê uma fuçada aqui no fórum, pois foram muitas as trocas de experiências sobre amortecedores e molas dos samurais (tanto feixe como helicoidal), e temos relatos de diversas "receitas" que funcionam!
Só não temos elogios aos amortecedores originais! :D :D :D

[]s,

Claudio
15/04/2005, 08:08
Em tempo Jeanilson: não desista de reclamar dos amortecedores originais que você comprou!

[]s,

Jeanilson
15/04/2005, 19:02
...Encomendei um jogo de HDS que deve chegar no começo da semana se esperar eu montar eu te digo como são...

Tranqüilo, Ralado, fico aguardando o seu relato. Até porque, desta vez, tenho tempo para fazer um planejamento melhor...

[]'s

Jeanilson
15/04/2005, 19:34
Jeanilson,

...Dos nacionais de testei na dianteira, os que melhor se adaptaram foram os traseiros da Chevy e os traseiros do Corsa novo, sendo que estes últimos deixam o carro com o comportamento mais parecido com o original, e os da Chevy um pouquinho mais duro...

Cláudio,

Já vi essa solução (amortecedor de Chevy) aqui no forum, como é mostrado na foto abaixo:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/arquivos/p1010001_245.jpg

Só que, pessoalmente, não me agrada a idéia de ficar fazendo solda em amortecedor (que, muito ou pouco, é um produto sob pressão!).

Tenho que admitir que cada vez mais estou tentado em partir logo para a reforma da suspensão do CJ, fazendo algo parecido com uma das etapas do Spider do Bill, como na foto:

http://img.photobucket.com/albums/v635/gweb/untitled-84_281.jpg

Alguém da lista (além do Bill, é claro) já fez algo parecido?

[]'s contando os centavos para fazer besteira... :twisted:

Jeanilson
26/06/2005, 13:08
Grande All,

Estou voltando ao tópico para contar o que resolvi desde então.

:arrow: Os amortecedores originais ainda estão na GM para ver a respeito da garantia, mas em uma análise prévia na concessionária onde os tinha comprado, parece que rompeu algum retentor interno, pois ao balançar o amortecedor o mesmo fazia barulho de metal solto dentro ( :shock: ). Parece que vou conseguir a troca dos mesmos, é só esperar para ver o que dá...

:arrow: Nesse meio tempo, decidi por reformar a suspensão do Samurai e instalando 4 amortecedores HDS 9102, sendo que na frente instalei o amortecedor por fora da mola, como mostra as fotos abaixo:

Ainda não testei a viatura em trilhas, mas na cidade posso afirmar que a estabilidade continuou igual, apesar da viatura ter ficado 5" maior do que antes :!: :twisted: e em um teste em uma rampa aqui perto a viatura conseguiu "torcer" muito mais do que antes também :!: :!: :twisted: :twisted:

[]'s pensando em colocar pneus 31" para tampar o "buração" que ficou... :lol:

mauricioms
27/06/2005, 08:17
Legal esta modificação que fez, depois se puder enviar mais detalhes da modificaçao ficaria grato.
Teve que mexer nos braços de suspensão ?

[]´s
Mauricio
Samurai 98 MT

Jeanilson
27/06/2005, 19:17
Legal esta modificação que fez, depois se puder enviar mais detalhes da modificaçao ficaria grato.
Teve que mexer nos braços de suspensão ?

[]´s
Mauricio
Samurai 98 MT

Maurício,

Tive que mexer nos braços de suspensão sim, entre outras coisas.

Assim que tiver algumas fotos da viatura em ação, vou abrir um tópico para ele na "frota 4x4 Brasil", mostrando essas modificações e outras coisinhas a mais... 8)

P.S.: no meu site tem passo-a-passo (ou quase isso) a reforma que eu fiz na suspensão do Samurai.

[]'s elevados

Fabil
27/06/2005, 19:50
Jeanilson.. como ficou o caster ?

Jeanilson
27/06/2005, 21:10
Jeanilson.. como ficou o caster ?

Praticamente igual ao original. :wink:

[]'s elevados

Jeanilson
12/07/2005, 11:11
Aê povo,

Para finalizar esse tópico, acabei de receber a resposta do GM sobre os amortecedores com problema.

Realmente foi constatado defeito de fabricação e recebi a troca por amorteceres novos :D . a parte chata é que como só um apresentou o defeito só ele foi trocado :| , já que o outro ainda está com a carga tota.

como já reformei a suspensão do meu Samuca, estou vendendo eles. Quem se interessar e só acessar http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?p=148809#148809.

[]'s finais

Fabil
12/07/2005, 15:36
Jeanilson..

os pratos de mola dos amortecedores antigos ( nao destes que vc mandou p/ garantia) vc ainda os tem ?

Jeanilson
12/07/2005, 19:02
Jeanilson..

os pratos de mola dos amortecedores antigos ( nao destes que vc mandou p/ garantia) vc ainda os tem ?

Não. Na época achava que não precisaria mais me preocupar com isso e joguei os antigos fora... :putz: :parede:

[]'s

SILVIO GEORGETTI
19/07/2005, 15:17
Oi pessoal e meu primeiro contato no forum 4x4 Brasil, gostaria que desculpassemm pela minha ignorância, mas é meu primeiro Jipe só tenho ele a sete meses, todos que andam comigo reclema que meu Samurai pula demais é muito seco, estive olhando estas fotos, e v um i samurai com mola elicoidal, o meu é um 97 e possivel por molas elicoidais nele

Maurício Vitara
19/07/2005, 16:15
SILVIO GEORGETTI, se o seu Samurai é ano 97 ele já é molas helicoidais...e bem mais confortável do que os de feixe, ñ há muito q fazer, jipe "pula" mesmo!!!

SILVIO GEORGETTI
20/07/2005, 13:46
FOI MAL ME ENGANEI NA DIGITAÇÃO MEU SAMURAI É 95 :parede:

Fábio
20/07/2005, 16:12
Samurai pula....

Mas se pular em excesso pode alguns problemas

- molas arqueadas
- jumelos longos demais
- amortecedores duros
- pressão alta nos pneus
- buchas inadequadas

Se verificar esses iténs e ainda assim achar que pula muito, pode partir para uma Blazer... Esse 4x4 é confortável!

Fábio
20/07/2005, 16:14
é possivel por molas elicoidais nele

Possivel é...

Mas não compensa. Principalmente se for só pelo conforto.

[]´s

Fábio
20/07/2005, 16:19
é possivel por molas elicoidais nele

Possivel é...

Mas não compensa. Principalmente se for só pelo conforto.

[]´s

Só para você ter uma idéia: Aqui no Fórum tem um Samurai que roda sem molas :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: