PDA

Ver Versão Completa : Eixo dianteiro (Dana 30) - aguenta esta configuração???

Beto Murad
30/11/2010, 02:50
Amigos Engeseiros,

acabei de trocar o motor 4cc gasolina do meu Engesa FI por um motor Nissan TD-27 (115 cv), coloquei também a redução da toyband e pneus tork 265/70/16 (montados na carcaça dos pneus da L-200 Triton) que sao mais largos que os 265 tradicionais.

Aqui no Acre fazemos trilhas muito pesadas, nosso solo predominante é argiloso, porém muito grudento e pesado.

Visto o exposto anteriormente, os amigos acham que terei problema com o eixo dianteiro (Dana 30)? Acham interessante a substituição pelo Dana 44 próprio para Engesa vendido no mercado brasileiro?

Com a certeza que irei receber ajuda dos amigos,
agradeço antecipadamente,

Beto Murad

Kim
30/11/2010, 08:09
Caro Beto!

Muitos te falarão que aguenta, outros te falarão que não aguenta.

O grande problema do D30, no meu ponto de vista, não é a resistência, pois sairam muitas F75, Rural e Jeep, com canela fina, que é a mesma tubeira do D30 do engesa, mais sim a falta de relação no mercado.

Para ter uma idéia, tem a da pampa 4x4, opala 4 e 6 cil.

Para vc que trocou o motor, sentirá falta de uma relação um pouco mais longa.

No meu caso específico, coloquei uma 11x45, e para tanto, efetuei a troca da bolota.

O que ocorre, é que quando o pessoal troca a bolota, já faz um up no eixo, para deixa-lo putaqueparilzante!!

Abraços.

Kim.

Eduardo Velo
30/11/2010, 08:39
Os Wanglers usam Dana 30 com pneuzão sem problemas ...
O Cesar , aqui do Forum , tem um Wangler com pneus 35 e faz trilha pesada ...

Cabelo F1
30/11/2010, 09:36
Eu tennho Dana 30 a no F1 a mais de 7 anos, nunca tive problemas!
-Tenho Pneus 33"
-Motor pesado maxion.
-Guincho mecanico.

Sempre que faço trilha onde os eixos ficam mergulhados em agua (lama) após a trilha eu troco o oleo do diferencial, principalmente o eixo da frente.

Obs.: Estou ciente que o Dana 30 é um pouco menos resitente, por isto eu tiro a diferença no (pé), evito de dar tranços, desta maneira estou com ele a mais de 7 anos andando em afasto e fazendo trilha tipo (pamonha e outras...), eu acho que sabendo usar não não vai quebrar.
No meu ponto de vista o Pneu 33" esta no limite maximo para esta configuração de eixo.

sds
Cabelo F1

zeca_cj
30/11/2010, 18:26
Se sua tocada for bruta, solta a embreagem sem dó, dá tranco ao trocar de marchas, as chances de quebra sao enormes. até mesmo com o D44.

Mas se for uma tocada tranquila, sem trancos na transmissão, é provavel que dure um tempinho.

Segundo uma revista americana que li semana passada, o D30 é recomendado até 33'. D44 até 37' e a partir dai D60 ou maiores...
Claro que isso depende do tipo de trilha e do pé do motorista..

JOÃO R.
30/11/2010, 20:58
Opa, Beto, poste fotos do seu Engesa pra gente conhecer, e tb do motor... eu não conheço este motor, ele saiu em que carro??

Abraços.

GH
30/11/2010, 22:31
O motor 2.7 da Nissan é bem tranquilo, pode usar o D30 sem medo.

Claro que rebocar jipes atolados em marcha ré não é aconselhável com eixo nenhum (ou quase)

Beto Murad
02/12/2010, 01:05
Pessoal,
agradeço a todos os esclarecimentos. A minha tocada é "Bruta", e as trilhas que faço também. Concluí que realmente devo trocar o eixo, para calçar um bloqueio, já que a relação 44x9 ficou perfeita pra mim (não quero andar mais que 80 Km/h no asfalto). Desse modo tenho um carro mais reduzido (melhor p/ barro) e que não me deixe puxar muito no asfalto. Além das trilhas uso O Engesa pra ir a fazenda no período chuvoso, são 20 Km de ramal (pior que a transamazonica), por isso preciso de um carro voltado mais ao barro que ao asfalto.

Mais uma vez, agradeço a todos e me ponho a disposição dos amigos ao que precisarem.

Beto Murad

Beto Murad
02/12/2010, 01:17
Caro Beto!

Muitos te falarão que aguenta, outros te falarão que não aguenta.

O grande problema do D30, no meu ponto de vista, não é a resistência, pois sairam muitas F75, Rural e Jeep, com canela fina, que é a mesma tubeira do D30 do engesa, mais sim a falta de relação no mercado.

Para ter uma idéia, tem a da pampa 4x4, opala 4 e 6 cil.

Para vc que trocou o motor, sentirá falta de uma relação um pouco mais longa.

No meu caso específico, coloquei uma 11x45, e para tanto, efetuei a troca da bolota.

O que ocorre, é que quando o pessoal troca a bolota, já faz um up no eixo, para deixa-lo putaqueparilzante!!

Abraços.

Kim.

Grande Kim,
é a primeira vez que conversamos, mas já faz uns 3 anos que venho acompanhando sua trajetória com os Engesas e tentando "copiar" algumas de suas experiências para o meu.

O meu maior problema com o diferencial é a dúvida se vai aguentar cacete (cacete mesmo, sem dó). E aquela velha história.... bloqueio para o dana 30 só estes spool, que quebram até a alma, e eu preciso de um bloqueio na dianteira (penso no TRPC da Ensimec). Para o eixo traseiro estou pensando em por o Full lock fase 4 (Ensimec também) o que acha?

A relação vou manter a original, pois ela "segura" meu pé no asfalto, e evita muita troca de marcha na lama.

Acha que está correto o meu raciocínio? aceito opiniões. heeheheh

Abraços,

Beto Murad

Beto Murad
02/12/2010, 01:24
Opa, Beto, poste fotos do seu Engesa pra gente conhecer, e tb do motor... eu não conheço este motor, ele saiu em que carro??

Abraços.

Oi João,
estou apanhando pra postar fotos, ainda não acertei, mas prometo que em breve eu consigo. heheheh
Este motor saiu na Nissan Frontier japonesa, é um motor bem forte (não tanto quanto um Sprint), resistente, com engrenagem ao invés de correia dentada, e de manutenção muito barata (com R$1000,00 compro todas as peças pra retificá-lo todo) já que moro no Acre e fazemos fronteira com a Bolívia, onde temos uma zona franca de livre comércio:D.

Abraços,

Beto Murad

Gustavo Luis
02/12/2010, 16:42
Os Wanglers usam Dana 30 com pneuzão sem problemas ...
O Cesar , aqui do Forum , tem um Wangler com pneus 35 e faz trilha pesada ...

Eduardo

Você sabe qual o modelo desses pneus do wrangler da foto que vc postou? Acho esses pneus muito bacana, será que tem algum pneu em nosso mercado com este desenho? seja recapado ou original?

abs

Gustavo

Angelo T. P.
02/12/2010, 19:08
Eu tennho Dana 30 a no F1 a mais de 7 anos, nunca tive problemas!
-Tenho Pneus 33"
-Motor pesado maxion.
-Guincho mecanico.

Sempre que faço trilha onde os eixos ficam mergulhados em agua (lama) após a trilha eu troco o oleo do diferencial, principalmente o eixo da frente.

Obs.: Estou ciente que o Dana 30 é um pouco menos resitente, por isto eu tiro a diferença no (pé), evito de dar tranços, desta maneira estou com ele a mais de 7 anos andando em afasto e fazendo trilha tipo (pamonha e outras...), eu acho que sabendo usar não não vai quebrar.
No meu ponto de vista o Pneu 33" esta no limite maximo para esta configuração de eixo.

sds
Cabelo F1

Eu sempre tive Dana 30 na dianteira com pneus 35". Faz mais de 8 anos que estou com o Engesa e até hoje só tive um problema, e não foi por uso inadequado nem por fragilidade do eixo. A trava do pino da cx satélite soltou, o pino escorregou, quebrou e mastigou alguns dentes de 2 planetárias da caixa. Mais nada!
É um eixo mais fraco que um Dana 44, mas sabendo dosar o pé aguenta bem na minha opinião.

Eduardo Velo
02/12/2010, 19:58
Gustavo , tb sou fã de pneus com cravos nas laterais ... o da foto parece ser um Maxxis MT , mas nem faço idéia que pneu é ... segue link com alguns pneus pra estudo ...
http://www.pneusfacil.com.br/info/pneus_offroad.php

Tb nunca tive nenhum problema com o Dana 30 , inclusive rodei 3 meses com Dana 30 em 4x4 atras de peças pro Dana 44 tras. que tinha quebrado coroa e pinhão , e andava na boa , 100 km/h , sem problema nenhum ... ja fiz muita trilha pesada e o que já quebrou 3 vezes foi o tras.

MaGao
02/12/2010, 21:25
Rapaz é aquela.. meu irmão moeu o eixo dele subindo uma duna ingrime que precisava descolar mais rapido do pe da duna para poder subir.. chegou em cima.. tlec tlec tlec.. bye bye.. piao, coroa, planetarias..
então isso é relativo hehe

Abraços,

RogérioNunes
02/12/2010, 21:50
Levando-se em consideração o número de viaturas que usam o D30 nas mais diversas aplicações, creio que não seja um eixo frágil.Algumas quebras até o D44 tem mas na maioria das vezes é por falta total de manutenção, erro de montagem, peças empregadas de baixa qualidade ou uso de pneu mto grande e na maioria das vezes, são de partes que estão sujeitas tais como coroa e pinhão planetárias, satélites e etc.

Beto Murad
03/12/2010, 01:45
Levando-se em consideração o número de viaturas que usam o D30 nas mais diversas aplicações, creio que não seja um eixo frágil.Algumas quebras até o D44 tem mas na maioria das vezes é por falta total de manutenção, erro de montagem, peças empregadas de baixa qualidade ou uso de pneu mto grande e na maioria das vezes, são de partes que estão sujeitas tais como coroa e pinhão planetárias, satélites e etc.

Roger Nunes,
você tem algum tutorial que mostre o passo a passo de como corrigir o caster do engesa, como você fez no do Guilherme? se puder me mandar por e-mail (betomurad@uol.com.br) lhe agradeço muito.

Grato,

Beto Murad

RogérioNunes
04/12/2010, 10:50
Beto, tutorial eu não tenho pronto pra te manda mas estou a disposição para orientar no que for preciso.

abraço

Roger Nunes,
você tem algum tutorial que mostre o passo a passo de como corrigir o caster do engesa, como você fez no do Guilherme? se puder me mandar por e-mail (betomurad@uol.com.br) lhe agradeço muito.

Grato,

Beto Murad

Beto Murad
05/12/2010, 23:52
Beto, tutorial eu não tenho pronto pra te manda mas estou a disposição para orientar no que for preciso.

abraço

Valeu Roger,

estou esperando a chegada do novo eixo e das molas. Assim que iniciar os trabalhos vou te "perturbar" um pouco.

Abraços

Beto

Sallé
31/12/2010, 14:04
Na minha tocada um pouco mais agressiva ele n aguenta. incluse o meu esta parado agora trocando o maldito dana 30.
Mas... é so ir com calma que vai.
Porém se vc for usar mesmo o 30 use no um pneu 31 por mais segurança
Abraços

Beto Murad
13/01/2011, 02:29
Na minha tocada um pouco mais agressiva ele n aguenta. incluse o meu esta parado agora trocando o maldito dana 30.
Mas... é so ir com calma que vai.
Porém se vc for usar mesmo o 30 use no um pneu 31 por mais segurança
Abraços

Sallé,
estou vendo que voce é de Vilhena, estamos perto... apenas 1200 km!!! hehehe
poderíamos fazer um encontro de engeseiros ACRE - RONDÔNIA, o que acha da idéia?! mas, antes disso, se gostar de trilhas pesadas.... é a melhor época pra vir ao ACRE, nossos ramais estão "derretendo"de tanta chuva. O convite está feito!!!

Abraços,

Beto Murad

CAVESO
15/01/2011, 22:47
Aproveitando o papo....

Se alguém souber de uma relação 9x44 para dana 30, estou precisando.

Abs

Kim
15/01/2011, 23:21
CAVESO!

Isso está ficando difícil!

Coloca um D44, assim sofrerá menos nas procuras.

Att.

Kim.

CAVESO
16/01/2011, 00:18
O problema é o custo e a trabalheira de adaptar um dana 44 na frete.

Se achasse a relação 9x44 manteria o dana 30 mesmo...

CAVESO
16/01/2011, 01:43
Para quem quiser bloquear o dana 30...

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-167717639-bloqueio-diferencial-eaton-true-trac-para-eixo-dana-30-_JM

paje_tapuya
03/03/2011, 22:47
Interessante... E os da Kaiser, valem a pena? Tô querendo colocar um desses no eixo traseiro e se a bola do meu traseiro for p dianteira coloco nos dois eixos aproveitando a satélite que eu já tenho. Mas vale a pena bloquear o dana 30? Ele segura a onda?

Para quem quiser bloquear o dana 30...

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-167717639-bloqueio-diferencial-eaton-true-trac-para-eixo-dana-30-_JM

Andre Engesa
10/05/2011, 13:26
Ola colegas,

sou novo no Forum e novo no ramo de Engesa tambem, pois eu tinha uma Cherokee sport. Moro em Brasilia-DF e estou com dificuldades de achar a relaçao 13x46 (pinhao e coroa) para meu Dana 30 por aqui. Voces poderiam me sugerir nome de lojas que vendem ou peças de outros carros que possam substituir essas do Engesa. Uso pneu 33 da Genius Tires e motor maxion. Caso nao seja nesse tópico que deva perguntar esse assunto, vao me perdoando e me direcionem.

agradeço desde ja,

Andre Engesa.

Leonardo Raffi
10/05/2011, 20:11
voce tem um engesa e usa 13x46 no dana 30 ...dianteiro correto...
se mudar para 13x43 que é dos opalas 6 cilndros dana 30 (acha facil) e barato nos ferro velhos) e bom preço nas auto peças.... e o traseiro 13x43 se for dana 44 é da F1000 ou dana 46 é da F1000 4x4... novos é menos de 1000,00 e usados acho no mercado livre a vontade...pesquise e ai não precisa importar nada....
tem 13x46 neste topico avenda...compra só a relação....
http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-pecas-e-acessorios/87270-eixos-engesa-e-relacoes-13-46-e-dh-2.html#post1386256

Andre Engesa
11/05/2011, 15:53
Grande Leonardo,

obrigado pela dica. Vou procurar esta relaçao 13x43 da F-1000(4x2) para o traseiro tambem, visto que é Dana 44 e 13x43 do opala 6cc para dianteira que é Dana 30.

grande abraço

Andre

guilhermeabreu
11/05/2011, 22:36
Grande Leonardo,

obrigado pela dica. Vou procurar esta relaçao 13x43 da F-1000(4x2) para o traseiro tambem, visto que é Dana 44 e 13x43 do opala 6cc para dianteira que é Dana 30.

grande abraço

Andre

CARO ANDRE ENGESA

Parabens pela aquisição , tenho um ENGESA com DANA 30 na frente e uso a 13x46 , esta relação saiu nos opalas , comprei aqui num ferro velho por R$100,00 o conjunto completo de coroa/pinhão/satélite/planetárias , mas ha 4 anos atras , o desmanche só de opalas daqui acabou , mas pode procurar por aí que vc acha .

Se o seu motor for o MWM 2.8 a 13x43 ficará longa demais , funciona bem com no máximo 13x46 .

Se o motor for um s4t tudo bem a 13x43 pega bem .

Andre Engesa
12/05/2011, 11:46
Obrigado Guilherme,

Estou muito satisfeito com meu Engesa, quanto ao motor, uso um ST4 com 13x46. Me tire uma duvida, conforme o colega Leonardo Raffi comentou anteriormente, a relaçao 13x43 saiu nos opalas, e voce disse que a 13x46 tambem saiu nos opalas?, neste caso tanto a 13x43 como 13x46 sairam nos opalas 6cc?, entao seria melhor usar a 13x43 com o motor ST4? na verdade sinto que em descidas muito íngrimes, meu Engesa fica meio solto, preciso usar mais o freio para ajudar, qual seria uma relaçao mais reduzida para uso na trilha que nao atrapalharia as viagens no asfalto? tendo como referencia o motor ST4, pneus 33, Dana 30 dianteiro e Dana 44 traseiro?

abraçao,

MaGao
12/05/2011, 17:23
André,

uso 13x43 no meu engesa com S4T Plus e pneus 37".. e fica ainda curta d+.. segura muito bem o carro..
qual o cambio que está usando?

Abraços,

Obrigado Guilherme,

Estou muito satisfeito com meu Engesa, quanto ao motor, uso um ST4 com 13x46. Me tire uma duvida, conforme o colega Leonardo Raffi comentou anteriormente, a relaçao 13x43 saiu nos opalas, e voce disse que a 13x46 tambem saiu nos opalas?, neste caso tanto a 13x43 como 13x46 sairam nos opalas 6cc?, entao seria melhor usar a 13x43 com o motor ST4? na verdade sinto que em descidas muito íngrimes, meu Engesa fica meio solto, preciso usar mais o freio para ajudar, qual seria uma relaçao mais reduzida para uso na trilha que nao atrapalharia as viagens no asfalto? tendo como referencia o motor ST4, pneus 33, Dana 30 dianteiro e Dana 44 traseiro?

abraçao,

Leonardo Raffi
12/05/2011, 20:48
errei 43x13 não é de opala
43x14 dana 30 é de opala 6 cilindros
46x13 dana 30 é de opala 4 cilindros
43x13 dana 44 é de F1000
43x14 dana 46 e raro em dana 44 é de F1000 4x4 de 92 para baixo...
eu tinha um catalago eletronico da dana mas não achei...mas agora estas informações estaocorretas falta os colegas adicionar mais
minha camper st4 com 14x43 dana 30 e dana 46...
abraços

Obrigado Guilherme,

abraçao,

guilhermeabreu
13/05/2011, 12:22
ANDRE ENGESA

Infelizmente se vc tem a caixa original NÃO EXISTE UMA RELAÇÃO QUE FIQUE BOM PARA TRILHA E PARA ASFALTO , ou fica bom para asfalto e longa para trilha , ou fica bom para trilha e muito curta para o asfalto .

Um saída , que foi a que eu fiz foi em colocar a caixa de redução ( T-CASE da BAND ) com ísto vc usando a relação 14x43 ou até a 13x43 ficaria um show para asfalto e usaria a REDUZIDA nas trilhas , PRONTO RESOLVIDO SEU PROBLEMA com um custo relativamente baixo , outra saída mais cara seria trocar todo o conjunto de CAIXA DE MARCHA e T-CASE original por outra que tenha a 5ª marcha OVERDRIVING , Mas aí é outra $$$$$$$$ estória.

Andre Engesa
18/05/2011, 20:32
Galera,

estou usando o motor ST4 Plus e o cambio da D-20, 5 marchas e pneus 33. Qual relação vcs sugerem para esta configuração, 13x43, 13x46, 14x43? por favor, me digam qual ficaria mais curta, mais longa?

agradeço a todos antecipadamente,

guilhermeabreu
18/05/2011, 22:12
Galera,

estou usando o motor ST4 Plus e o cambio da D-20, 5 marchas e pneus 33. Qual relação vcs sugerem para esta configuração, 13x43, 13x46, 14x43? por favor, me digam qual ficaria mais curta, mais longa?

agradeço a todos antecipadamente,

ESTE CAMBIO TEM 5ª MARCHA 1:1 OU É OVERDRIVING .

Não me lembro , ajudaria com a resposta .

Andre Engesa
19/05/2011, 20:04
ESTE CAMBIO TEM 5ª MARCHA 1:1 OU É OVERDRIVING .

Não me lembro , ajudaria com a resposta .

O cambio possui a 5ª marcha, nao é overdriving.

obrigado,

RogérioNunes
19/05/2011, 20:28
O cambio possui a 5ª marcha, nao é overdriving.

obrigado,

André, sua configuração é quase a mesma das D20 originalmente com motor S4t plus com diferencial 13x46,porém, vc usa o cambio clark240V com quinta direta,1:1, enquantro nas D20 sairam com cambio ZF com quinta drive.
Primeiramente vc deve determinar qual será a principal utilização da viatura para depois determinar qual a melhor configuração que te atenderá.

Andre Engesa
20/05/2011, 19:52
André, sua configuração é quase a mesma das D20 originalmente com motor S4t plus com diferencial 13x46,porém, vc usa o cambio clark240V com quinta direta,1:1, enquantro nas D20 sairam com cambio ZF com quinta drive.
Primeiramente vc deve determinar qual será a principal utilização da viatura para depois determinar qual a melhor configuração que te atenderá.

Obrigado Roger,

o Engesa será mais usado daqui em diante mais em trilhas e menos asfalto, porém com deslocamentos de até 200km de asfalto. Qual relação daria para andar no asfalto durante deslocamento a uma velocidade de 100km/h?

obrigado,

paje_tapuya
20/05/2011, 23:56
André, meu engesão tem um Q-20-B turbo, relação 13x46, com caxa de transferência fase 1 (por enquanto), que amarra muito ele. Minha velocidade de cruzeiro é de 90KM/h aferida no GPS. E tem uma sobrinha para ultrapassagem. Bom, nem preciso comentar que é impossível conversar dentro da viatura (êêêêêêêêêêêêêêênnêêêêênnnnnnnnn). Mas isso vai mudar... rsrsrrs

Andre Engesa
23/05/2011, 19:51
André, meu engesão tem um Q-20-B turbo, relação 13x46, com caxa de transferência fase 1 (por enquanto), que amarra muito ele. Minha velocidade de cruzeiro é de 90KM/h aferida no GPS. E tem uma sobrinha para ultrapassagem. Bom, nem preciso comentar que é impossível conversar dentro da viatura (êêêêêêêêêêêêêêênnêêêêênnnnnnnnn). Mas isso vai mudar... rsrsrrs

amigo,

essa tambem é a velocidade de cruzeiro que viajo no meu Engesa também, espero reduzi-lo um pouco, pois estarei usando ele mais em trilhas daqui p frente.

grande abraço e boas trilhas.