Conectar

Ver Versão Completa : Motor novo no JPX

zegotinhacpv
24/11/2010, 18:27
Incentivado pelo Renato SJC (ovelha negra) resolvi pedir ajuda aos amigos aqui do forum,pois estou na dúvida entre dois motores que gosto muito(cada um com sua particularidade) o VW AP e o GM 151!Possuo os dois motores ambos a alcool e pretendo injetar qual eu for usar,o meu AP é 1.8 e muitos dizem ser o melhor para ser adaptado e que o certo seria o 2.0 ,mas eu acredito que com pouca mudança(comando,dimensionado,...) no 1.8 ele fica igual ao 2.0,a minha duvida é em relação ao que fica mais parecido com o projeto inicial do carro para que eu não tenha que sair alterando todo o carro para compensar o motor novo.Desde já agradeço aos amigos.:pensativo:

Martin Melcop
24/11/2010, 18:29
Zego,

Vai de GM 151, o AP 1.8 vai ficar sofrido, mesmo fazendo as alterações.

zegotinhacpv
24/11/2010, 18:43
É eu tenho uma leve tendencia a colocar o 151 por ter mais troque em baixo giro e creio que deve ser bem próximo ao motor original.Vlw pela opnião!!:pensativo:

netto mietto
24/11/2010, 18:44
zegotinha...........tenho ap 2.0 injetado no meu jota e recomendo na estrada anda facil 100 a 120 e faz em media 7 km\l.

zegotinhacpv
24/11/2010, 18:50
Legal Netto,o consumo esta muito bom com esse motor!Mas e na trilha como fica?Ja vi varios videos e caras tem que subir o giro mesmo!Vlw.

netto mietto
24/11/2010, 19:06
na trilha ficou o bixo :twisted: como fiz ele para trilha 80% e passaeio 20% praia e pequenas viagem para mim ficou muito bom o meu cambio é clark 2215 e nao precisa subir o giro muito nao pense que o jota ficou um troller a gasolina mesma coisa.
na minha assinatura vc v o que eu fiz nele.

zegotinhacpv
24/11/2010, 20:13
Netto,vi o que vc fez e ficou muito bom!Parabens pela viatura.Mas o meu medo de por o AP e que aconteça justamente o que vc tem relatado(se não me engano foi 2x) o C&P foi pro brejo!!Acredito que as aceleradas violentas do motor danificam esta pçs muito rápido!Parece o que acontecei no meu baja AP 1.8,estourava toda hora!!RsRsRs.flwae.:putz:

netto mietto
24/11/2010, 22:36
zegotinha foi 2 conjunto para o espaço, por causa do mecanico trabalhou muito apertado o conjunto dai da torque ele quebrava e com pneus sem fronteira do geninho agarra muito, outro motor que fica bom é da s 10 2.2 ou 2.4. o edinilson silveira daqui do forum tem um jota com 151 do opala.

zegotinhacpv
25/11/2010, 16:48
Agora entendi então o porque o seu quebrou !!!Então eu vou ir pensando no que me falou e assim que eu transferir ele eu começo a fuçar!!HEHE.flwae.:shock:

Renato_SJC
29/11/2010, 08:02
E ai André

Parabens pela aquisição, corre atras das mudanças e o que precisar é só me avisar.

O meu esta no fim da reforma, arrumei um quadro de parabrisa e essa semana tiro o JPX do mecanico e funileiro, depois ira faltar só a tapeçaria.

Vamos la

Martin Melcop
29/11/2010, 08:46
Renato,

O que vc esta fazendo de tapeçaria??

zegotinhacpv
29/11/2010, 16:27
Olá Renato.
Obrigado pelo apoio e como lhe disse anteriormente eu gostei muito desse carro,e o meu está razoavel,o seu que deve estar muito bom de andar com tudo novinho.Acredito que com o tempo o meu va ficar melhor.obrigado pela dica do quadro.Ainda não decidi sobre o motor e acredito que não conseguirei troca-lo logo,pois peguei uns resultados de exames hj e vou ter que fazer uma cirurgia no ombro para colacar pinos!Devo ficar algum tempo andando de zequinha!RsRs.Quando o seu estiver ok me da um toque que se vc permitir irei ai ver como fica o motor Ap no jota.flwae.

Renato_SJC
29/11/2010, 23:25
Renato,

O que vc esta fazendo de tapeçaria??

Ola Martin

Irei começar na semana que vem ou se nao der tempo só na 1ª semana de Janeiro.

Pretendo fazer o teto com courvin, o meu antigo era de uma material tipo um feltro, horrivel, juntava muito pó.

Fazendo ele de courvin ficara facil para limpar e ainda poderei colocar umas 2 luzes na parte de tras para os passageiros.

Só estou pensando se irei cobrir os forros das portas, mas isso ainda estou em duvida, acho que é um local muito facil de sujar e estragar em um jeep.

como esta o seu?

Renato_SJC
29/11/2010, 23:27
Olá Renato.
Obrigado pelo apoio e como lhe disse anteriormente eu gostei muito desse carro,e o meu está razoavel,o seu que deve estar muito bom de andar com tudo novinho.Acredito que com o tempo o meu va ficar melhor.obrigado pela dica do quadro.Ainda não decidi sobre o motor e acredito que não conseguirei troca-lo logo,pois peguei uns resultados de exames hj e vou ter que fazer uma cirurgia no ombro para colacar pinos!Devo ficar algum tempo andando de zequinha!RsRs.Quando o seu estiver ok me da um toque que se vc permitir irei ai ver como fica o motor Ap no jota.flwae.

te mandei la o email do cara que disse possuir um quadro de parabrisa para vender.

depois que fizer a cirurgia e quiser vir aqui ver o Jota fique a vontade.

vamos marcar um chopp

Chiari
01/12/2010, 11:43
Olá,

Quanto a C$P a minah rodou com meu AP por mais ou menos 3 anos sem nenhum problema, agora coloquei um blower com 0,6kg de pressão e ela ta lá rodando belezinha.

Gosto do AP pois é leve e isso cai bem na dinamica do veículo, nas trilhas esse efeito é ainda mais perceptível.

Entre AP 2.0 e 1.8, eu iria de 1.8, em função do menor curso do virabrequim ele acaba tendo menos torque, mas esse menor curso do virabrequim tambem admitite mais abusos, como por exemplo altas rotaçoes. É realmente questão de opinião e forma de dirigir.

Mas se fosse vc tentaria andar em um J com AP e outro com opala, ai realmente formará melhor sua opinião sobre qual é mais adquado para seu uso.

Um abraço!

leogc
03/12/2010, 11:56
zegotinha...com qualquer dos dois motores vc estará muito bem servido...particularmente eu prefiro o 151....

eu ia injetar meu 151, mas não deu muito certo e acabei vendendo tudo e colocando uma weber....

se vai injetar mesmo, talvez valhar a pena pegar um já injetado (AP ou S-10 2.2 ou 2.4).

abs

joão k. chikui
04/12/2010, 08:15
Ze , parta logo para um AP2000 injetado de fábrica . AP 1.8 mexido vai ganhar potencia , mas o que o Jorta precisa é torque .

Gosto do Opala 4 cil , mas , num Willys . Acho que , fora opções diesel , o AP 2000 é excelente(tive um mais de 5 anos, só trilha pesada e nunca quebrou uma C&P)

Chiari
08/12/2010, 09:24
Concordo com o João, já tive um Willys com opala e é um exelente motor, mas me parece muito mais compatível com um Willys do que com um J, até pela "idade" do motor.

Já no caso do AP, dá pra comprar esses mais modernozos já injetados, e são motores realmente muito legais.

Os injetados mais modernos já tem bom torque em baixa, o que é um problema cronico nos APs carburados

Boa sorte na escolha!

Policarpo
08/12/2010, 19:14
Meu J tem AP 2.0 carburado, apesar do motor ter sido comprado na caixa em 2008.

Acho que o AP 2.0 combina mais com o J do que o GM4cil porque é mais elástico e o J tem uma tocada totalmente diferente dos Willys (que ficam ótimos com o GM4cil...já tive 1).

O custo/benefício do AP 2.0 é excelente e quando precisar de força extra é só reduzir.

Particularmente gostaria de um motor com mais torque do que o AP 2.0 em meu J, principalmente quando pego alguma estrada (o que é raro), o problema é o orçamento $$$. Um 2.4 injetado de S10 parece combinar perfeitamente mas além de ser difícil de encontrar, vai sair caro. Um diesel, sonho de consumo (MWM2.8), mas o $ necessário será ainda maior devido troca de eixos, preço do motor, etc...acaba saindo o preço de um Troller...acabo sempre ficando com meu AP 2.0 mesmo.

Viva o JPX...na trilha!!!

zegotinhacpv
11/12/2010, 00:24
Olá amigos do forum,acabei ficando alguns dias sem poder entrar e postar respostas.Estava numa correria pra transferir o J e acabei tendo uns problemas de pecia e vistoria!Quando o levei para o "perito" ele gastou um vidro inteiro de ácido no meu jota e falou que tinha sido pinada a plaqueta do motor e que o chassi estava estranho!É mole,a plaqueta era sujeira graudada que eu tirei com gasolina e que não saiu no "aguacido" do cara e o chassis não havia nada.Só deu canseira e muita briga,mas blz.Um conhecido daqui de SJC dono da operama até me disse que os números do chassis estavam tortos pq o Eike estava batendo eles e descobriu que a luma tava saindo com o bombeiro!!RSRS.Mas agora ta blz.:parede:

zegotinhacpv
11/12/2010, 00:31
Renato vlw pela dica do quadro,mas meu amigo daqui de CPV arrumou o meu e ficou bom.

Quanto ao motor Chiari eu ia de 1.8 mesmo que eu já tenho,inclusive eu até falei com vc do seu kit e vc me mandou uns videos do seu .Vc tem 1.6 com blower?Uma duvida o seu kit da certo no cambio peugeot ou só no clark?flwae.
:pensativo:

zegotinhacpv
11/12/2010, 00:34
Leogc pq não certo a injeção no 151?Qual vc ia usar?Eu pretendia colocar a monoponto do gol ou outra similar no,lugar do carbura e ia por as bobinas de fiat sem distriubuidor!Acho que ia ficar bom.flwae

zegotinhacpv
11/12/2010, 00:42
João K Chikui,aqui em Caçapava até os wllys tão tudo com AP 2000!flwae

Policarpo,bom seria mesmo um MWM,mas agora não posso.flwae

netto mietto
11/12/2010, 13:08
Uma duvida o seu kit da certo no cambio peugeot ou só no clark?flwae.
:pensativo:[/QUOTE]

ze o kit é para os 2 cambio do chiari eu comprei o meu para o clark e ja to andando desde julho com ap. eu recomendo o kit dele pode confiar.

zegotinhacpv
12/12/2010, 09:43
Legal Netto,eu ja andei conversando com ele e ja até vi uns videos do carro dele!Ficou muito bom mesmo!Vlw pela dica.

Chiari
13/12/2010, 09:31
Só um detalhe, os v[ideos que vc viu meu carro ainda era aspirado, ou seja aqueles vídeos são de 1.6 aspirado!

Agora com o blower ficou sacanagem, hehehe

Netão, devo pegar o caixote pintado dia 23/12, num vejo a hora de remontar o danado!

Abraço!

leogc
13/12/2010, 13:15
zegotinha, ia usar multiponto Pandoo com um kit que um caboclo andou vendendo aqui no forum...comprei e me arrependi, o kit era cheio de gambiarra, não funcionava direito e não tinha alguem disposto a arruma-lo aqui no rio...então o melhor foi comprar um carburador mesmo...

abs

zegotinhacpv
13/12/2010, 21:11
Chiari,é verdade mesmo era 1.6 e agora deve tar bem legal!se bem me lembro no video alguns falavam "sai da frente que esse é loco"!Acho que agora com a mudança não tem ninguem pra ficar na frente flwae.nem pra te filmar na trilha!flwae:palmas:

zegotinhacpv
13/12/2010, 21:23
Leogc,no emu eu ia fazer uma receita bem simples que ja ouvi dizer que funciona muito bem:

motor 151 + ignição do uno(sem distribuidor) + injeção completa monoponto do AP.

Pena o seu não ter dado certo.Acho que esse ano não poder trocar o motor pq to com o ombro ruin e vou operar em janeiro.Acho que vou dar um tapa no xud que ta la mesmo,pois só estava sem a haste da valvula da turbina que eu ja coloquei e precisa trocar os anéis.o motor esta com 192.000 e esta muito bom,não bate nada.Vc sabe qual anel da certo lá pra eu poder ter uma ideia de preço?esse serviço eu faria bem rápido apesar de não compensar,mas eu não que ficar sem ele quando não puder mecher.flwae.:pensativo:

netto mietto
13/12/2010, 21:33
zé .............. um amigo comprou a 1 mes a seguinte peças na murari um jg de aneis stand junta do cabeçote junta da tampa de valvulas junta do coletor de scape e junta do carter gastou 600 latinhas + retifica do cabeçote 400 latinhas + 500 m.o. isso 1500 latinhas pq o mexanico era parceiro dele se nao era 800 latinhas de m.o.

leogc
14/12/2010, 09:08
zegotinha.....eu já ouvi várias coisas, mas confesso que fiquei bem receoso dessas adaptações...pelo muito que eu li sobre o assunto, o melhor mesmo é partir para uma injeção dessas programáveis..o que precisaria de algumas adaptações: no meu caso eu usava bicos de corsa 1.8 (um dos pontos fracos do sistema, mas foi o que veio no mal fadado kit) e tbi de golf (tinha um tamanho bom, só que tava com vazamento de ar e não descobrimos de onde). a ignição era um distribuidor com sensor hall convertido por um cara aí de sampa.

vi muitas pessoas falando que daria certo...só que o negócio era para quem tem mais paciência, conhecimento e habilidade do que eu...e eu não achei ninguem interessado em resolver o problema (na verdade até achei, mas o cara queria quase o preço de outra injeção para resolver)....solução: vendi meu kit, comprei uma weber e ainda sobrou um bom dindin...

abs

Chiari
14/12/2010, 09:31
Chiari,é verdade mesmo era 1.6 e agora deve tar bem legal!se bem me lembro no video alguns falavam "sai da frente que esse é loco"!Acho que agora com a mudança não tem ninguem pra ficar na frente flwae.nem pra te filmar na trilha!flwae:palmas:

É, a má fama me persegue!

Mas como tenho uma programável no meu carro, tambem vou passar minha opinião a respeito.

Concordo com tudo que o Leo disse, se não tiver conhecimento a respeito, vai sofrer pacas, o ideal é que haja algun instalador na sua cidade, caso contrário não é bom negócio nao. Não sei em que cidade está, mas tem um cidadão muito bom em Araras-SP. Se estiver próximo já da jogo.

Pelo que lí na descrição do Leo, no famoso KIT, utilizava distribuidor, isso pro off-road não é legal, se for colocar uma programável, coloque um sensor de rotação e uma bobina de ignição interna, ai podes mergulhar a vontade que o motor realmente fica a prova dágua.

Ví tambem que está bolando um juntado de peças, cada um de um carro, pra montar uma injeção. E nesse caso ou voçe realmente sabe o que está fazendo ou só vai perder tempo e dinheiro, pois cada motor requer especificaçoes diferentes da injeção, acho realmente pouco provável que esse troço de certo, mas volto a dizer, se souber o que está fazendo, SEJA FELIZ!! hehe

Abraço a todos.

Um abraço.

Um abraçõ!

zegotinhacpv
16/12/2010, 15:46
Leogc,era uma ideia em que eu estava pensando!Como não vou trocar o motor logo fico pensando em várias opções!RsRs!Acho melhor eu vender tudo e comprar um novo motor pronto!Por enquanto eu vou fuçando no XUD (vou trocar os anéis) acho que vou arrumar pra kbça,flwae.:parede:

zegotinhacpv
16/12/2010, 15:55
Chiari,o minha idéia era não usar distribuidor e adaptar a distribuição do fiat(sensor e bobinas),pois sai bem barato e eu gosto de sofrer um pouco!mas vou comprar pronto como vc falou mesmo.Por enquanto vou olhando o JOTA parado na garagem e pensando em que posso fuçar,pois final de ano o ciretran para aqui e só me resta esperar.Flwae:pensativo:

zegotinhacpv
16/12/2010, 16:07
Fala ae Netto,fica meio salgado né!com esse valor eu compro tudo que preciso pra adaptação do novo motor.Deixa pra lá.flwae.:shock:

leogc
16/12/2010, 16:49
ze....

se eu fosse fazer de novo (é óbvio que vou acabar fazendo no futuro)....pegaria motor e cambio de s-10 2.4 flex....injetado de fábrica, muitos cavalos e pouco peso.....

abs

MARCOS AFONSO
16/12/2010, 18:44
Só para dar pano pra manga...
LEO,
porque um flex que custa em torno de 6 a 7 mil, enquanto um maxion de 7 a 8 mil ?

zegotinhacpv
16/12/2010, 21:50
Blz Leo!Ficaria muito bom também e inclusive aqui em Caçapava-SP tem um jota com essa configuração.Dizem que anda bem.flwae.

zegotinhacpv
16/12/2010, 21:52
Blz Marcos.O seu está com maxiom?Qual sairia esse valor que vc citou?flwae.

netto mietto
16/12/2010, 23:36
hoje em dia vc acha um ap 1.8 completo injetado por 2 mil + 1100 do kit chiari + 1 mil m.o. e o jota ta pronta + 700 reais de peças bomba mangueira abracadeira etc entao 5 conto o bixo ta pronto e adeus xud o meu motor eu dei de presente para um amigo o bloco ele vai plantar flor dentro das camisas.

MARCOS AFONSO
17/12/2010, 08:03
Zé,
estou com opala 4cc, mas tentando retificar um hilhux.
a referencia que fiz é que o maxion e o 2.4 gm, custam praticamente o mesmo preço, por volta de R$8.000,00.

leogc
17/12/2010, 09:50
Fala Marcos, to com alergia a diesel, muito peso, muita adaptação, muito sensível, além disso, a proposta do meu jota é só trilha...então nem rodo o suficiente para colocar um diesel, vai ser muita dor de cabeça.......e esses gm flex são um tesão.

abs

Martin Melcop
17/12/2010, 10:55
Estão pedindo 8K pelos 2.4 GM???? Carinhos

netto mietto
17/12/2010, 11:09
a 3 anos atraz complei um motor 2.2 s 10 para um amigo adaptar em f 75 paguei em sampa no ponto diesel 3 mil completo com modulo e chicote hoje um motor deste custa em torno de 5 a 6 mil.

MARCOS AFONSO
17/12/2010, 12:05
LEO,
variações nos pontos de vista são interminaveis.
tenho a utilização voltada para trilha tambem, mas como ponto contra no gm vejo a correia dentada, que para isolar precisa um trabalho muito complexo.( já vi um trabalho desses num hilux, incluindo tampa de correia em aluminio, retentor lubrificado por gravidade, e circulação por variação de temperatura; é lindo, mas muito complicado)
o diesel tem grande estabilidade de funcionamento e alta tolerancia para agua, com o agravante da delicadeza da temperatura.
custos nem vamos por na mesa.
quando optei por gm opala 4 na minha pik-up foi por custo e ausencia de correia dentada, até por que seria provisorio, enquanto retificava o hilux,mas não dei sorte com o motor, que já tem 2 anos e nunca ficou redondo.( troquei apenas tuchos, comando, aneis, bronzinas,distribuidor,carburador (2x),arranque,embreagem ( 2x),etc...
já para a pik-up agravado pelo seu peso maior que do jipe acabou ficando xoxo, então coloquei cambio da sprinter, ( ficou forte mas o motor não enchia em 5ª marcha e por isso não passava de 80km )
num novo projeto que é um j jipe coloquei opala 4 com aquele distribuidor eletronico ( dis ) e parece ter ficado bom ( ainda em testes ).
em resumo opte pelo que for, mas tenha a certeza que irá gastar um caminhão de dineiro.
abraços........

zegotinhacpv
17/12/2010, 12:14
Netto,vlw pela dica do que fazer cm o XUD !!!!Essa foi boa.flwae.:palmas:

zegotinhacpv
17/12/2010, 12:23
Olá Marcos, vc falou uma verdade sobre o caminhão de dinheiro,pois tudo vai ter alto custo e também prós e contras!Nas minhas possibilidades hj eu tenho que ficar entre o AP ou 151,pois eu tenho os dois guardados,e toda vez que me inclino mais para um eu acho um ponto negativo.flwae.:putz:

MARCOS AFONSO
17/12/2010, 13:26
ZÉ,
se for usar + trilha, põem opala, ( só pegar capa seca de opala,R$100,00 cortar a do J e refuar, aparafuzando sobre a original) unico incoveniente é que se não gostar, não poderá reutilizar essa capa seca original para colocar o ap.
estou perto de voce (guarulhos ) se quizer esperimentar o meu com opala é só vir.

leogc
17/12/2010, 14:42
concordo com vc netto....realmente é uma discussão interminável....

eu vi um 2.4 flex por 8 mil com cambio....mas ainda é um motor raro por aí...daqui a pouco eles começam a pipocar....e a correia dentada, só quem já teve problema com uma para se preocupar com ela.

também optei pelo opala pelo preço e pela facilidade de manutenção... e não tenho o que reclamar do motor do opala (afinal, um carro que não anda não precisa de motor)...meu motor tá bem esperto....tá certo que bebe bem também, mas cavalo anda, cavalo bebe.

enfim, o DIS tá na minha lista...acho que para o encontro já consigo coloca-lo no lugar.

abs

Policarpo
17/12/2010, 17:11
Definitivamente as opções de motores são muitas, ainda bem.

No meu caso, meu J é pra trilha (100%), to com um AP2.0 zerado com carburador 3E, funcionando 100% no J e sempre fico pensando em fazer um up grade...nós jipeiros gostamos de confusão!

Achei no Mercado Livre o motor GM 2.4 Flex completo (sem caixa marchas), com menos de 10mil km, por 6 paus...

Estou tentado...vender o meu AP2.0 e colocar o GM2.4 Flex...a vantagem é que o restante do powertrain vai casar como uma luva...caixa Clark 260F (4m), red original+eixos Carraro originais...

...a pulga está logo ali, atrás da orelha...

leogc
17/12/2010, 17:20
policarpo, eu não vejo nem mais mercado livre nem nenhum anúncio de motor....justamente pq os duendes ficam me perturbando.....

abs

netto mietto
17/12/2010, 22:24
grande leo.............o meu bebe tambem faz em media de 4 a 5 no etanol na cidade conforme o pé.

policarpo...............como diria um amigo meu nao contrarei os loucos.

eu nao mexeria no que esta quieto quer ganhar torque turbo no ap.

Martin Melcop
17/12/2010, 22:47
Se um dia eu fosse montar um J só trilhas ia com o GM.

O problema é que falta tudo agora:

- Dinheiro
- Espaço
- Mulher que aceite mais um jipe em casa

[]´s

zegotinhacpv
18/12/2010, 11:31
Blz Marcos,a minha idéia era para trilha e para passeios exporadicos.Estou bem inclinado a por o 151 e ver como fica,pois vou gastar menos para faze-lo e já tenho tudo a mão e caso eu não goste eu poderia tirar tudo e por AP.O seu 151 faz quanto por litro?Vc roda no etanol?Obrigado pela oferta.flwae.

zegotinhacpv
18/12/2010, 11:36
Policarpo

...a pulga está logo ali, atrás da orelha...[/QUOTE]

RsRs.é verdade!Pq vc colocou cambio de 4 marchas no seu?flwae.

zegotinhacpv
18/12/2010, 11:43
Martin,faz que nem eu fazia com os meus carros antigos!Vai trazendo uma pç aqui e outra ali e quando ela se der conta ja tá tudo cheio de carro!teve epoca que eu estava com 7 carros(opalas,galaxie,...) e tinha carro até no vizinho.Rsrs.Hj a coisa mudou só tenho 6.flwae.:lol:

MARCOS AFONSO
19/12/2010, 18:45
meu faz 3km/l com etanol, e foi por isso que mexi tanto no motor, e não obtive resultado satisfatorio, isso na pik-up, no jipe ainda não conferi o consumo, mas não esta lá grande coisa.

Anderson BH LOCAÇÃO
19/12/2010, 19:12
meu faz 3km/l com etanol, e foi por isso que mexi tanto no motor, e não obtive resultado satisfatorio, isso na pik-up, no jipe ainda não conferi o consumo, mas não esta lá grande coisa.

Quando usava gasolina era de de 5km/l no etano usando bura 3E...depois q dei uma fuçada no motor passou para 2 a 2,5km/l......

MARCOS AFONSO
19/12/2010, 20:17
ANDERSON,
acho alto esse consumo, o meu está oricinal com solex duplo, mas nunca conssegui acertar o funcionamento, e sempre acabo colocando a culpa mo maior peso da pik-up.

netto mietto
19/12/2010, 20:43
vamos lá um jota de 1550 kilos para um ap ou 151 puxar tem que fazer força para fazer força tem que acelerar e acelerar sem beber fica dificil.

leogc
20/12/2010, 09:33
netto, se não me engano, o jota é mais leve que um opala...

o meu, com motor 2.8 e uma weber 40...é 3 na cidade e 5 na estrada....

abs

zegotinhacpv
20/12/2010, 10:50
Olá Marcos,eu concordo com vc também e acho um consumo muito alto.Tenho alguns carros grandes e pesados que não tem consumo alto e o que o Leo diz eu acredito ser verdade,o jota deve ser mais leve que o opala.Só pra se ter referencia eu tenho um galaxie 500 V8 que faz 6km/l (gasolina) na cidade e tenho também um diplomata que é bem pesado e é 6cc que faz 5 km/l no alcool.Então eu acho bem alto esse consumo para o motor 151.Ja no AP ja era de se esperar,pois são desenvolvidos para carros mais leves e vc tem que forçar mais ele.flwae.:pensativo:

leogc
20/12/2010, 11:00
só para botar lenha na fogueira....o consumo depende não só do peso do carro, mas do estado geral do carburador e do motor, ignição, da regulagem, se o motor tá mexido...e, principalmente, do pé do sujeito.

não reclamo do consumo do meu....senão não teria mexido no motor...não tem jeito, cavalo anda, cavalo bebe.

abs

zegotinhacpv
20/12/2010, 11:08
Olá Leo.

Só citei para referencia,mas é pq acho que esta um pouco demais esse consumo e a verdade é que vai ficar um pouco mais gastão mesmo(pneus grandes,reduzida,...).E verificando aqui em minhas coisas vi que o opala é mais leve uns 150 kg.Então eu tinha me enganado.Flwae.

leogc
20/12/2010, 11:23
pois é.... tem essa questão do pneu..da relação e tudo mais...no meu caso, quando colocar uma DIS deve melhorar um pouco o consumo...além disso, acho que ainda tem como arrumar mais alguma coisa mexendo no carburador....mas como o carro não anda...toda regulagem dele é para potência e não consumo...

abs

Martin Melcop
20/12/2010, 11:52
Por falar em andar, quando o Fio volta a ativa?

leogc
20/12/2010, 14:11
pois é...ta faltando é tempo e disposição para mexer no carro (esse calor tá de matar, prefiro ficar no ar condicionado).

abs

Policarpo
20/12/2010, 14:23
Policarpo

...a pulga está logo ali, atrás da orelha...

RsRs.é verdade!Pq vc colocou cambio de 4 marchas no seu?flwae.[/QUOTE]

Zé,

Na verdade já comprei o meu J, de um colega de trilha, com essa configuração, AP2.0+Clark 260f 4m.

Como já comentei n vezes, o AP é um motor que merece respeito, mas no meu pto de vista, o J precisa de + torque.

Um dúvida que tenho, a configuração motor GM2.4flex+caixa 5m da S10 casa com o uso de pneus 33"? ...mantendo-se a relação 43x8 originais do Carraro.

A colocação de um GM2.4flex é tentadora...o uso de injeção eletrônica também me deixa meio receoso...quanto à instalação de sondas, etc...no caso de motor flex é preciso instalar algum sensor extra no tanque de combustível?

eta nós!!!

leogc
20/12/2010, 15:29
policarpo,

acho que um 2.4 flex + cambio 5m da s-10 empurra uns 33 sim....

abs

MARCOS AFONSO
20/12/2010, 16:33
Para apimentar:

um cambio ainda meio desconhecido, mas muito robusto e barato, por aqui em sp, custando de 1200 a 1500 R$ e com a 1ª bem reduzida ( 5,053) e a 5ª longa ( 0,784 ).
se tiver um bom motor para emcher a 5ª, fica show.

Martin Melcop
20/12/2010, 17:36
Com relação de 5,053 na 1a sai ate com 35. O problema vai ser o eixo aguentar.

Quanto a encher a 5a poucos motores conseguem empurrar bem um 35''

MARCOS AFONSO
20/12/2010, 17:53
faltou dizer qual cambio.
o da sprinter.( se não me engano é eaton )

MARCOS AFONSO
20/12/2010, 17:58
não sei como ficaria com 35, mas a sprinter que usa maxion diferencial 8:35 ( 1:4,375) tem otimo desempenho, pneu bem menor mas com carga.

Chiari
21/12/2010, 14:47
Apesar do peso ser o principal fator, acho que há mais tres fatores que influenciam o desempenho e consumo de motores no JPX:

- Aerodinamica de geladeira, o carro é quase um cubo a 110km/h, isso deve roubar uma boa potencia.

- Pneus de grande arraste, com grande area e perfil agressivo, isso deve ter um arrate lascado.

- Não possuir roda livre na dianteira, para modelos mais antigos, podes apostar que mais uns cavalos vão pro saco graças a isso.

Uso pneus 31", mas ressoaldos, na prática a medida é 33", e como experiencia própria vale ressaltar que antes do blower minha quinta era xoxa, viajava alternando 4a e 5a, mas meu AP é 1.6. Depois do blower coloco quinta na subida a 90km/h e saio a 110. Creio que uma turbina traga resultados semelhantes ou até melhores pros APs, porem particularmente não sou muito fa de turbinas devido a manutenção, mas ai é questão de gosto.

Abraço todos.

zegotinhacpv
22/12/2010, 18:09
Blz Policarpo
Pensei que vc que tinha colocado!Geralmente não se faz essa mudança,por isso fiquei intrigado.Mas blz.Quanto aos motores 2.4 flex da S10 eu não sei bem certo com é feito a leitura do combustivel.Se é no tanque ou na sonda.Mas posso verificar pra vc,pois trabalho na GM SJC e nos fazemos ele aqui,sei que ele também não é muito economico não mesmo nas S10.Faz em media 5km/l no etanol.Agora sobre relação eu ainda não tenho noção para te falar.flwae.

zegotinhacpv
22/12/2010, 18:20
- Aerodinamica de geladeira, o carro é quase um cubo a 110km/h, isso deve roubar uma boa potencia.

- Pneus de grande arraste, com grande area e perfil agressivo, isso deve ter um arrate lascado.

- Não possuir roda livre na dianteira, para modelos mais antigos, podes apostar que mais uns cavalos vão pro saco graças a isso.

Tudo bom Chiari ?

Acredito que vc esteja certo sim.O meu por exemplo não tem roda livre e está com pneus scorpiom mud 235/85/16.O motor xud que ta nele estava sem o funcionamento do turbo e quando pega-se uma leve subida tem que por 1º marcha!É pesado!flwae.

Policarpo
24/12/2010, 12:16
Chiari,

Li sua matéria sobre o SC no AP1.8....muito interessante!

O meu J tá com AP2.0 (comprado em 2008 na caixa direto na VW...o motor tá zero) mas é carburado (3E) com bomba elétrica.

Estou avaliando a troca do motor por outro de maior torque...talvez um GM2.4 flex.

Qual o investimento necessário para se colocar um SC no meu AP? Terei que injetá-lo? As adaptações para ancoragem do SC devem ser bem complicadas, bem como a ligação da correia no mesmo...

Vc recomenda?...vi que são necessários vários ajustes...então a DF (disp física) do J vai cair...rs.

Chiari
27/12/2010, 09:03
Chiari,

Li sua matéria sobre o SC no AP1.8....muito interessante!

O meu J tá com AP2.0 (comprado em 2008 na caixa direto na VW...o motor tá zero) mas é carburado (3E) com bomba elétrica.

Estou avaliando a troca do motor por outro de maior torque...talvez um GM2.4 flex.

Qual o investimento necessário para se colocar um SC no meu AP? Terei que injetá-lo? As adaptações para ancoragem do SC devem ser bem complicadas, bem como a ligação da correia no mesmo...

Vc recomenda?...vi que são necessários vários ajustes...então a DF (disp física) do J vai cair...rs.

Olá Policarpo,

O SC da comprar pelo ebay e pagar bons preços, o único porem é que vc estará importando um item usado e sem garantia, mas a diferença de valores é tão alta que vale a pena. Só no SC vais gastar uns 600 reais, já com valores de importação. No Brasil gira em torno de 2.500.

Não sou especialista no tema, por isso não sei te falar como ele reage com carburador, embora já tenha visto alguns SC adaptados em veículos carburados. O que sei é que a injeção original se perde completamente. Se estivesse na sua situação e fosse colocar um SC, já colocaria uma injeção programável.

Sofri muito pra conseguir instalar de maneira correta e depois pra regular a injeção em função do SC. Confesso que se soubesse que teria todo esse trabalho talvez não tivesse começado. POrem ainda acho que é bem menos trabalhoso do que trocar de motor.

Bati muita cabeça por falta de informaçoes, isso gera erros conceituais, e erros conceituais são sempre mais complicados de arrumar do que apenas ajustes. Hoje tenho uma receita que funciona, a mesma que postei lá no tópico, creio que se fosse fazer outro seria muito mais tranquilo com essa receita.

Mas se quiser ter menos trabalho, pense na possibilidade de colocar uma turbininha, acho que tem lá seus pontos fortes tambem e é bem mais tranquilo de instalar, pois os instaladores no Brasil já estão acostumados com ela.

Um abraço!

Mário Luzente
27/12/2010, 14:40
Com relação de 5,053 na 1a sai ate com 35. O problema vai ser o eixo aguentar.

Quanto a encher a 5a poucos motores conseguem empurrar bem um 35''

Olá Martin e amigos em geral!

Martin, ando afastado mas gostaria de informar que terminei a adaptação do motor S10 2.4 gasolina no meu Jota e o que tenho a dizer é que estou satisfeito com o resultado. Aliás, a oficina (Guanabara, aqui no Rio) foi indicação sua - eles são careiros mas o serviço é perfeito-. Este Jota eu o tenho desde 1996 (ano 95) quando o adquiri com 12.000 km rodados. O motor original eu já havia substituido por um AP 1.8 a álcool injetado em 2001. Ótimo motor mas faltava torque. Como opção eu achava razoável o MWM (torque e $$$ demais) ou o GM 2.4, motivado por várias coisas ($$$$$) optei pelo 2.4. O consumo que é o "Calcanhar de Aquiles" desse motor varia de 5,5 a 8,0 km/l, dependendo do peso do chinelo ou da trilha, mas o torque e a potência são excepcionais para o jota, medidas que acredito não irá forçar nenhum componente (caixa, diferencial, cardan, ...). Como ele já está com uma polia do comando regulável, vou dar regulada nela para baixar a faixa de torque máximo e ver o resultado (quero baixar de 2600 para algo em torno de 1800-2000). A caminho está um freio a disco da Super Break.

Bem, um grande abraço para todos.

Mário Luzente (JPX Lamacento)

Policarpo
27/12/2010, 15:49
Chiari, muito obrigado pelos sinceros comentários sobre a instalação do SC.

Estou muito inclinado a me aventurar na troca do AP2.0+clark 260F por um GM2.4 Flex+Eaton 1305 (5m)...mantendo-se os eixos carraro originais + pneus 31x10,5x15.

Marco, certamente o 2.4 Flex deve "beber" ainda mais...mas como meu uso é 100% trilha, o ganho de torque nem vai me fazer lembrar do maior consumo...Uma dúvida, com o GM2.4 foi preciso alterar o suporte da caixa+T-case ou mesmo encurtar ou alongar cardãns, uma vez que vc usava AP1.8?

zegotinhacpv
27/12/2010, 16:11
Blz Policarpo,é como eu havia lhe dito esse motor já é bem gastão nas S10,mas como vc disse que é 100% pra trilha blz.flwae.

Mário Luzente
27/12/2010, 16:36
Chiari, muito obrigado pelos sinceros comentários sobre a instalação do SC.

Estou muito inclinado a me aventurar na troca do AP2.0+clark 260F por um GM2.4 Flex+Eaton 1305 (5m)...mantendo-se os eixos carraro originais + pneus 31x10,5x15.

Marco, certamente o 2.4 Flex deve "beber" ainda mais...mas como meu uso é 100% trilha, o ganho de torque nem vai me fazer lembrar do maior consumo...Uma dúvida, com o GM2.4 foi preciso alterar o suporte da caixa+T-case ou mesmo encurtar ou alongar cardãns, uma vez que vc usava AP1.8?

Olá Policarpo!
(Marco -> Mário)
Quando coloquei o AP 1.8, a caixa Pegeot foi substituída pela Clark (com primário da D-20) e no momento da troca, a caixa Clark foi reposicionada ficando adiantada de uma a duas polegadas do lugar original da caixa Pegeot. Quando da instalação do 2.4 a Deep Tech mandou para mim a capa seca da S10 retrabalhada para aceitar a caixa Clark (as furações são diferentes). Então, foi só acoplar motor + capa seca + caixa e soldar os suportes do motor no chassis, tudo isso sem mexer no posicionamento da caixa Clark e cardans. De forma que tenho um conjunto composto de: GM 2.4 com sua capa seca retrabalhada, embreagem hidráulica toda da S10 e caixa clark do JPX com primário da D-20. O radiador e ventoinhas são o mesmo do Jota controlados pelo módulo GM, ficando superdimensionado, não aquece de jeito nenhum (graças aos céus). O módulo do motor 2.4 pede até temperatura mais alta para um funcionamento 100%, mas como meu jota também é só para trilhas, prefiro deixar super dimensionado o sistema de arrefecimento. O que acontece é que às vezes a luz do módulo acende quando a temperatura baixa para menos de 80 graus (descendo serra, dias frios e velocidade baixa constante, outros, ...) e ao passar o scanner, descobrimos que o módulo acusou temperatura baixa no motor. Nesses casos quando o motor é religado a luz do módulo apaga normalmente, ou seja é um aviso de pequena anormalidade.

Com relação ao ganho de torque, existe no mercado uma polia regulável cuja função é baixar o giro de torque máximo em até 800 rotações, dependendo da regulagem. Eu já instalei uma, mas ainda não alterei a regulagem padrão, pois queria sentir o motor com sua regulagem de comando original. Agora já está chegando a hora de dar uma mexidinha na regulagem do comando e obter o mesmo torque em rotações mais baixas, o que é ótimo nas trilhas travadas.

Espero ter sanado algumas dúvidas,

Grande abraço.

Mário.

Policarpo
06/06/2011, 21:46
Pessoal, todas as dicas estão sendo consideradas...meu J agora tá na fase final de documentação (regularização junto ao Detran). O bicho tá show de bola. Estou à procura de um motor gm 2.4 flex...tá osso achar um que tenha um preço razoável...não mais vou mudar a caixa...vou deixar a minha Clark 260f (4m) mesmo...ela tá nova e é uma senhora caixa de marchas.

A turma pede 7mil sem dó nem piedade...caramba!!!

Estou antenado.

Uma dúvida: é possível usar injeção programável, tipo uma Fuel Tech em motor flex?

Chiari
07/06/2011, 08:12
Policarpo, Pandoo e Fuel Tech nem pensar, inejçoes simplistas demais.

Uma opção é a Mega Squirt Racing, porem tem que adaptar, regular etc etc. Eu ainda partiria pra injeção oruginal.

Um abraço.

Patoloko
07/06/2011, 14:39
Um problema que eu vi quando fui injetar meu Jota foi exatamente optar por uma central original. Onde eu moro o pessoal cobra uma barbaridade pelo chicote e pela central. Por isso optei pela Megasquirt. Hoje, reguladinha do jeito que está, não troco por nada por uma original. Mas, pra chegar onde está, deu um certo trabalho. Foi tudo acertado no Dinabundometro.
Quanto a usar injeção programável em carro flex, até tem jeito de fazer, mas é mais uma gambiarra que um flex propriamente dito. Na Mega tem como vc usar dois mapas distintos, acionados por um botão, com avanço diferente e tempo de injeção diferente. Daí daria pra usar um mapa só com gasolina e um outro só com álcool. Como disse, é meio que gambiarra.Teria que encher o tanque e esvaziar ele todo pra mudar o combustível.

Chiari
07/06/2011, 15:16
Pois é Patoloko, o meu tambem ficou 10 depois do Dino, e agora estou colocando a lenta em closed loop, feito isso considero missão cumprida.

Se me falar em injetar um carro carburado, se for com Mega, minha posição é 100% favorável, tanto o desempenho como o consumo melhorarão muito. O que questiono se vale a pena é que se vc pega uma injeção original é por e acelerar, já uma programável tem que programar e enche um pouco o saco, mas se o preço da original é proibitivo então vai de programável que a mega tras bons resultados.

Aproveitando o assunto, como fez sua lenta, está por PWM? em malha fechada?

Um abraço!

Patoloko
07/06/2011, 17:04
Eu ainda não configurei ela, por enquanto tá no parafuso manual (aquele que coloca na admissão) mas vou colocar pwm com aquele atuador da kombi.
Pra te falar a verdade, tá tão boa assim que nem sinto falta. Só dá uma leve caída na lenta quando ligo o ar condicionado.

Chiari
08/06/2011, 10:06
Plocarpo,

Já pensou na possibilidade de comprar um daqueles APs antigos, 2.0 carburado, e colocar uma mega.

Já que tem uma injeção progrmável, da pra colocar um pouquinho de taxa e um comando para torque em rotaçoes mais baixas, sem muito trabalho vc consegue um motor com exelente desempenho, barato, que aguenta qualquer desaforo e o mais importante, LEVE!

Um abraço!

leogc
08/06/2011, 11:38
fico lendo vcs com essas injeções programáveis e fico com uma pequena, mas pequena inveja...mas aí olho pra minha weber e lembro de tudo que passei para tentar acertar e desisto....

eu sempre achei e continuo achando essas injeções programáveis, mesmo as mais simplistas, fantásticas....contudo, também acho que não é para qualquer um...tem que ser uma pessoa com um bom conhecimento sobre o comportamento do carro e com muuuuita paciência.

abs

Patoloko
08/06/2011, 16:56
Isso é um engano seu. Não sabia nada de injeção eletronica e acerto até começar a ler sobre a mega e meter a mão na massa. Tem um programa (TunnerStudio) que basta vc ligar a mega nele, inserir os parâmetros iniciais do seu carro (nº de cilindros, se é 4 tempos ou 2 tempos, quantos bicos, vazão dos bicos, tipo de sonda, etc...) e apertar o botão de iniciar o acerto. Ele faz tudo, basta vc andar com o carro nos diversos regimes de rotação e carga que ele se encarrega de acertar. É uma coisa muito doida. Vc ve os numeros sendo modificados e o carro mudando o comportamento sozinho. Fiquei uma tarde inteira andando de um lado pro outro num retão de uns 8 km no acesso ao aeroporto e deixei meu mapa muito bom. Depois foi coisa de mexer bobagem nele ou brincar e tentar chegar a perfeição. Hoje vejo o tanto que é simples em relação ao carburador. Adeus meu 2E. To doido pra eliminar o carburador 3E que tem na minha gaiola. A trabalheira é muito ingrata. Quando acerta na baixa a alta dá falta, quando acerta pra alta, fica enxarcando em baixa. Nunca tá bom. Apaixonei por injeção.

Chiari
08/06/2011, 21:23
Léo,

Ví sua saga com o fio entupido e o "kit injeção" motor de opala com Pandoo.

Como eu já tive pandoo, poso te garatir, Mega é uma injeção programável, pandoo é gambiarra das grandes!
Caso se encorage novamete vai de mega que será muio feliz.

Abraço!

leogc
09/06/2011, 01:05
valeu pelo depoimento patoloko...e chiari, vc acompanhou o meu drama (e isso pq nem viu a quantidade de emails que eu troquei com o tal cara que "inventou" o kit)...

acho que mesmo a pandoo sendo bem simples, o problema maior era o tal do kit...se tivesse comprado tudo e tentado montar sozinho, talvez tivesse dado certo. apesar de adorar a minha weber (mesmo ela não chegando na regulagem ideal), pretendo um dia voltar a tentar injetar o jpx....e quando esse dia chegar, com certeza será uma mega.

abs

Policarpo
21/06/2011, 21:02
Pessoal,

Qual o preço que vcs acham ser razoável para se pagar em um GM 2.4 Flex 2010 (s-10 com pt, baixada) completo (- radiador)???

To ficando maluco...doido para comprar esse "bicho" e colocar na meu J (caixa clark 260f que já tenho no T-case auverland).

?????

jipe come mesmo qualquer centavo que vc tem...mas dá uma alegria danada!!!!

leogc
22/06/2011, 09:51
difícil essa pergunta...o 2.4 flex ainda é meio raro de se encontrar por aí...não acho que ache por menos de 5 mil....

abs

Policarpo
24/06/2011, 09:32
Olá pessoal!!!

Pronto, comprei o GM 2.4 flex 2011 (S-10 com pt), com baixa no detran, etc...completo!!!!

Ele vai chegar na próxima semana...dai no dia 4/07 o J vai para oficina...não vejo a hora...rs!

Vou colocar o anúncio do meu motor ap 2.0...vou vendê-lo...

leogc
24/06/2011, 10:36
o policarpo, parabens pela aquisição. desculpa a curiosidade, mas pagou quanto?

abs

netto mietto
27/06/2011, 18:17
na epoca que procurei este motor nao achei por menos de 6 mil latinhas completo.dai parti para o ap.

Policarpo
13/07/2011, 00:10
Olá pessoal!

Comprei o motor completo menos radiador e caixa de marchas por R$5,5mil. Ano 2010.

Inicio a instalação na próxima 2a feira...estou ancioso. Pretendo colocar uma fuel tech, com 1 mapa para gasolina e outro para àlcool.

Com relação aos pneus, estou em dúvida...preciso de ajuda. Atualmente uso 31x10,5x15...oligator remold.

Com a saída do AP2.0, estou pensando em partir para pneus 33"...acho que o 2.4 flex vai dar conta...como uso o JPX com cuidado, não sou de dar trancos...rsrsrs...acho que os eixos aguentarão...

leogc
13/07/2011, 09:55
Olá pessoal!

Comprei o motor completo menos radiador e caixa de marchas por R$5,5mil. Ano 2010.

Inicio a instalação na próxima 2a feira...estou ancioso. Pretendo colocar uma fuel tech, com 1 mapa para gasolina e outro para àlcool.

Com relação aos pneus, estou em dúvida...preciso de ajuda. Atualmente uso 31x10,5x15...oligator remold.

Com a saída do AP2.0, estou pensando em partir para pneus 33"...acho que o 2.4 flex vai dar conta...como uso o JPX com cuidado, não sou de dar trancos...rsrsrs...acho que os eixos aguentarão...

Caraca policarpo, excelente aquisição, parabens...ainda mais com cambio...preço excelente. O jota vai ficar um canhão....

em relação aos pneus...vc pode testar primeiro para ver como fica com os 31 recapados...já que o 33 bem ou mal força os eixos...com o carro dessa maneira, vc passa em qq lugar mesmo com o 31 recapado...basta soltar a barra estabilizadora na hora da trilha.

não sei se vc quem vai instalar a fuel tech ou se vai contratar alguem para isso...se vc mesmo for instalar, acho que talvez a megasquirt te atenda melhor...inclusive na hora do acerto acho que é bem mais fácil.

abs

Policarpo
14/07/2011, 19:55
Foi 5,5 mil sem caixa.

Quanto à fueltech, citei essa porque me falaram que é excelente!!!

Vou investigar!!!

netto mietto
14/07/2011, 20:04
policardo.....aqui no forum o chiari ta usando no jota dele a megasquirt ainda com ap 1.6 com supercharger e o patoloko ap 2.0 com mega light. da uma olhada Megasquirt Racing Home Page (http://www.megasquirtracing.com.br/)

leogc
15/07/2011, 09:39
Foi 5,5 mil sem caixa.

Quanto à fueltech, citei essa porque me falaram que é excelente!!!

Vou investigar!!!

policarpo, a mega é um projeto DIY com uma imensa comunidade no mundo todo...ela tem muito mais recursos do que qualquer outra dessas injeções programáveis....

mas repito o que disse lá no topico das injeções programáveis: só partiria para uma se tivesse um bom conhecimento do comportamento dos motores e uma paciência de monge budista, pq não é um negócio que vc liga os fios e liga o carro....ou....se tivesse algum amigo ou preparador que conhecesse bastante do assunto e que estivesse realmente disposto a ajudar (os mecanicos que acharam a ideia interessante na minha época, não tiveram paciencia e conhecimento para colocar para funcionar direito).

abs

Policarpo
21/08/2011, 11:14
Pessoal,

A instalação tá meio atrasada mas está em andamento...o motor ap 2.0 já saiu...essa semana começa a fixação dos calços do motor no chassis.

Vou usar o chicote original do 2.4 flex que veio completo.

Vou ter que refazer o escapamento bem como adaptar a embreagem hidráulica...também to aproveitando para colocar uma bateria de 100A.

Quanto à barra estabilizadora dianteira, soltei a mesma e realmente o curso aumenta bastante...como uso o J apenas para trilhas e pequenos trajetos no asfalto, vcs acham que a retirada da barra compromete a condução??

Já não vejo a hora de acelerar o 2.4 flex!!!

Leimax
21/08/2011, 22:30
Caros participantes deste tópico, adquiri um jota de leilão e o mecânico de uma antiga autorizada JPX orçou em 7.000 para o conserto (peças e serviço) do XUD, Tenho acompnhado o fórum para decidir qual decisão tomar, se conserto o XUD (pouco provável) ou vou a busca de outro, ainda fico na dúvida qual seria o melhor custo benefício entre os motores que tenho visto aqui (MWM, Internacional, Kia besta, AP 2.0.....................). Alguém poderia dar uma dica.
Grato.
PS
Policarpo vc já vendeu o motor ap que estava no seu jota?

Mauriciolindoia
22/08/2011, 00:36
Leimax
Tudo depende da finalidade que você pretende dar a sua viatura!
Se vai ser para trilha, lazer, uso diário e também quanto você vai querer e poder gastar neste novo empreendimento!!!!
Mas como sabe. é um ótimo veiculo, só tenha paciência!
Pois no meu caso isso acabou, estou colocando meu J militar a venda, pois estou sem paciência e tempo, para correr atras da finalização da montagem.
Abraço
Mauricio

leogc
22/08/2011, 09:42
policarpo, se vc for andar um pouco mais rápido....dá uma sensação maior de insegurança.....mas andando na boa...não tem problema nenhum. minha barra está solta ha algum tempo já, só coloquei para ir para o Encontro Nacional.

abs

zegotinhacpv
22/08/2011, 11:49
Policarpo,em relação a barra a minha também esta solta pq fui a um evento (X encontro de jeepeiros de São Luis do Paraitinga) e a tirei,mas não tem maiores problemas não!Só fica meio mole na pista e como eu não ando correndo ta tranquilo,mas na trilha torce muito o carro,é muito legal.Agora em relação ao motor que vc vai colocar eu posso te dizer que se fosse hj (depois desse evento que fui acompanhado por um jota com esse motor) eu com certeza o colocaria pois, na estrada o 2.4 é mais esperto que o AP 2.0 que está no meu carro,na trilha o danado enterra na água e na lama e não acontece nada.Fui atrás desse jota e quando ele passava por alguma trecha de riacho ou de muita lama o meu já suava a tampa do dsitribuidor!Até que no final do evento paramos em uma grande cachoeira (cerca de 80 jipes) e a maioria eram troller e resolveram entrar na cachoeira e esse cara do jota entrou onde os outros não entraram para fazer uma graça,como ele mesmo disse: "vamos dar uma quebrada nessa foto pq só tem troller" e o danado fez bonito com muita agua em cima do capô.Apesar de eu acabar de instalar meu Ap 2.0 ja estou a procura de outro motor que talvez será o 2.4 igual ao teu ou se eu tiver com mais coragem o 2.8 da S10.Abraços.

zegotinhacpv
22/08/2011, 12:00
Apenas para ilustrar meu comentario:
308393308394

Policarpo
31/08/2011, 20:28
Leimax...ainda não vendi o meu AP 2.0...tem um amigo aqui da cidade interessado...quero R$3,5mil (motor + carburador 3E, alternador, bomba dir hidráulica e capa seca (pronta p colocar o AP em caixa Clark 260F).

O 2.4 já tá no cofre do J...show!!! Terei que afastar o conjunto uns 4 cm...motor+caixa...dai terei que cortar o cardã tras e aumentar o diant.

A barra estabilizadora...vou tirar!!! Meu J só caminha em trilha (80% do tempo).

A adptação continua e com muita vontade e paciência.

Leimax
02/09/2011, 19:50
Leimax...ainda não vendi o meu AP 2.0...tem um amigo aqui da cidade interessado...quero R$3,5mil (motor + carburador 3E, alternador, bomba dir hidráulica e capa seca (pronta p colocar o AP em caixa Clark 260F).

O 2.4 já tá no cofre do J...show!!! Terei que afastar o conjunto uns 4 cm...motor+caixa...dai terei que cortar o cardã tras e aumentar o diant.

A barra estabilizadora...vou tirar!!! Meu J só caminha em trilha (80% do tempo).

A adptação continua e com muita vontade e paciência.

Peço que faça contato pelo email leidimarsgt@hotmail.com
Obrigado

Policarpo
14/10/2011, 18:35
Caramba....tá foda esperar e esperar para o J sair da oficina...terminando os últimos ajustes da instalação do 2.4 flex no cofre do bicho...

Vamos ver se na próxima semana enconsto ele em outra oficina...agora é pra ligar a injeção eletrônica!!!

Ser jipeiro é tb exercitar a paciência...

Espero que fique bom!!!

candango 4x4
15/10/2011, 21:13
´policarpo,parabens ,pode ter certeza que ficara otimo o Edu vieira tem a mesma configuração sua e ficou um canhão ,na trilha nem se fala,ficou leve e nervoso e torque otimo em baixa, ele esta usando "35" e o motor nem toma conhecimento, as relaçoes ficaram perfeitas,so alegria o consumo deve tar proximo de 6/l (pe de leve) mas no inicio vc não conseque segurar o pé ai se vacilar e 3/l ,mas depois passa a adrenalina ;logo apos a instalação ele estava cortando a injeçaõ com 3500 giros ,mas aqui em BH tem um cara muito bom e não e explorador ,ele consequiu resolver colocando um sensor de rotação na tampa do diferencial traseiro, agora ele corta com 5000 giros,mas vc não chega neste giro com estas relaçoes ,o resultado e que sempre sobra motor se, agarrar da um toque.

Policarpo
16/10/2011, 09:33
Candango,

Estou animado com esse up grade e óbvio, ancioso.

Meu J calça atualmente pneus 31x10,5x15 (Oligator), após terminar a adaptação irei avaliar a elevação da suspensão (2") bem como uso de pneus 33".

A caixa de marchas é uma Clark 260F (4 marchas)...acho que vai casar legal com o 2.4 Flex porque casava bem com o AP 2.0, que tem torque menor.

Com relação ao corte em 3500rpm, por que isso acontecia? Deve ter relação com o que o Renato da Novo Progresso Caixas me disse. Ele comentou que será necessário enganar o motor 2.4 flex porque ele tem um sensor de presença de rotação da caixa de marchas.

Até!

leogc
17/10/2011, 09:15
bom, eu estou aqui só ouvindo esse papo para ver o resultado final...

realmente o edu ficou bem impressionado com o jota dele com esse motor...

abs

candango 4x4
17/10/2011, 20:41
exatamente,enganar a central ,levando o sensor pro diferencial, ja dirigi o jota do edu antes e depois ,quem foi buscar na oficina fui eu e conversei longamente com o "Bim laden" o cara e entendido de injeção,e ele disse que injeta meu jota (ap 2.0) carburado 3E e garante que ficara muito proximo do 2.4 , comentei com o Andersom BH locaçoes e ele imediatamente mandou o jota dele que e opala e o cara esta trabalhando no jota do Anderson vou esperar pra ver o resultado depois mando o meu, o preço esta atrativo mil reais com tudo dele e vc deixa a parte carburada , depois posto a conclusão.

Policarpo
23/12/2011, 16:01
Pessoal, jota ainda na oficina...haja paciência. O 2.4 tá no lugar, a ft300 tá sendo montada...em breve estará rodando. Espero que fique bom!!!!

eduvieira
26/12/2011, 22:30
Policarpo, como o candango e o leo disseram tenho esse motor no meu jota e ficou um show. Ele tbm e 2010 com 6000km rodados e sua adaptaçao e muito simples, uma vez que nao precisou chegar o conjunto motor cx para tras. Ele casou perfeitamente com o cambio clark original do jota e ainda ficou longe do pivot dianteiro. Seu peso e equivalente ao xud original do jota e portanto seu comportamento e excelente on e off road. Uso bloqueio kaiser na traseira e pneus grandes e o jota parace que esta com seus pneus originais, nem toma conhecimento. No mais e so alegria e descobrirmos uma forma de bloquear a dianteira. No meu ver, o jota nao ficou devenndo nada ao 2.8 a nao ser no consumo, mas como meu jota, como o seu, e so de trilha, isso nao me preoculpa.
Precisando de alguma ajuda e so falar.
Abs, edu.

Policarpo
01/01/2012, 21:04
Valeu Edu!

Estou ancioso p ver o bicho funcionando.

Tb pretendo colocar pneus 33 bem como bloqueio kaiser.

Vc fez a ligação d sistema de injeção em qual oficina em bh?

É bom saber q posso contar c vc que já tem o j nessa configuração.

netto mietto
01/01/2012, 21:25
policarpo........coloca umas fotos da adptacao para nos vermos com esta ficando.

Policarpo
02/01/2012, 14:28
Estou "longe" do J...na minha próxima ida à oficina vou tirar umas fotos...

Edu, se vc puder indicar a oficina que fez a ligação da inj do seu motor me fale...tô perdendo a paciência com a atual oficina...

Até

eduvieira
02/01/2012, 21:59
Policarpo, foi na oficina MG Centrais do Elisson. Ele é fera, so que tem muito serviço e acaba demorando muito pra entregar o carro. Mas o resultado ficou perfeito....o telefone dele é 31-3442-7350 / 91029587. Qualquer coisa é só falar.

Policarpo
03/01/2012, 21:55
Edu, obrigado pelas informações. Estou renegociando os termos com meu atual mecânico...se precisar tento a MG Centrais.

alissonlino
24/01/2012, 11:36
Pessoal. to comprando um 2.4 flex tmb, pra por num CJ5, gostaria de saber de vcs, oq preciso pegar pra poder funcionar certo, pois tem muita coisa eletronica. sei que tem que pegar o acelerador q é eletronico, a parte de chaves e fiquei sabendo que precisa tmb da bóia e bomba de combustível, procede?? oq mais preciso?? alguma parte do painel?
aproveito ainda pra perguntar que cambio da certo nesse motor. ele tem mesmo encaixe de que motor? o 2.2 do omega??

Desde já agradeço a ajuda de todos..

Abs.
Alisson!

Policarpo
27/01/2012, 20:24
Finalmente o coração novo do meu JPX já está pulsando...e pulsando legal. O 2.4 flex tá redondo!!!

Agora são os ajustes finais da Fueltech e teste operacional rsrsrs...em breve de volta às trilhas de Ouro Preto e região...

Alissonlino, eu não quis colocar o chicote original que veio no motor. Coloquei o central eletrônica FuelTech (que comanda a injeção, etc). É bem mais simples, mas representa despesa extra. O acelerador eletrônico preferi tirar....instalamos acelerador convencional (cabo) no lugar do acel eletrônico. Tá funcionando legal!!!

Rodrigo Romo
27/01/2012, 21:26
Olha pelo que ja vi de JOtas nestes ultimos 12 anos e das adaptações, a opção pelo motor AP te da maiores recursos em peças, e mudança para um comando mais forte, uma leve turbina pra entrar em baixa rotação e ai vc pega um torque maior do que o nominal dos 19 KG do ap 1.8 passando para uns 24 Kg.

a maior parte dos JPX com Ap usa o 2.0, mas o 1.8 da pra dar um belo jeito nele e ficar proximo a isso ou melhor que um 2.0.

o outro motor é muito bom, e també, te oferece bons resultados, mas em temros de peças e manutenção o AP leva muita vantagem e tem bielas, pistões forjados, o que oferece uma resistencia otima, ja tive num Miura top sport mais de 400 HP no motor 2.0 e nunca quebrou em 6 anos de uso.
vai de AP que nao se arrepende.

abs
Rodrigo

Policarpo
29/01/2012, 12:41
O AP é muito valente! Usei o 2.0 por algum tempo e a propósito ele ainda está comigo...quem quiser comprar...tá anunciado aqui no forum. Tá novo.

No entanto preferi colocar o 2.4 flex ao invés de partir para turbina, etc.

Ainda não andei no meu J com o 2.4 mas tenho certeza que vai ficar legal. Em breve colocarei minha impressões. O pé tá coçando para acelerar o J...

alissonlino
28/02/2012, 10:49
Policarpo. que radiador vc utilizou?? como ficou a temperatura??
Abs.

Policarpo
06/03/2012, 22:26
Com ambos os motores o radiador original...sem problema algum! Já as ventoinhas...troquei ambas pelas do santana 2.0.

alissonlino
07/03/2012, 13:19
Com ambos os motores o radiador original...sem problema algum! Já as ventoinhas...troquei ambas pelas do santana 2.0.
Legal policarpo. então usou o radiador do jpx mesmo? sabe se é parecido com o do cj5? tá usando no alcool ou gasolina o 2.4?
Vlw.
Abs.

Policarpo
07/03/2012, 22:23
Na verdade meu J finalmente "deve" sair do estaleiro no próximo sábado...fazendo figa...rs!! Afinal, depois de 1 ano parado eu nem mais sei o que é fazer trilha...o que aqui na região de Ouro Preto definimos como a pior distância entre dois botecos...

O 2.4 tá funcionando só com gasolina, minha fuel tech está regulada para gasolina. Escolhi pq aqui faz frio na maior parte do ano. O radiador do CJ5 original é diferente...bastante diferente.

Policarpo
18/03/2012, 11:14
Pessoal. Até que enfim meu j 2.4 chegou em casa!!!! Busquei o bicho ontem em Bh. Na viagem de 70 km até Cachoeira do Campo deu pra perceber a diferença gritante de performance do 2.4 flex em relação ao ap 2.0...é outro jipe. Agora falta alguns pequenos ajustes...colocar o cardã dianteiro e a capota nova e cair nas trilhas.

netto mietto
18/03/2012, 13:06
Policarpo....................coloca fotos do jota para vermos como ficou.

André.cc
18/03/2012, 23:13
poderia colocar umas fotos fiquei curioso!!

leogc
19/03/2012, 09:39
Pessoal. Até que enfim meu j 2.4 chegou em casa!!!! Busquei o bicho ontem em Bh. Na viagem de 70 km até Cachoeira do Campo deu pra perceber a diferença gritante de performance do 2.4 flex em relação ao ap 2.0...é outro jipe. Agora falta alguns pequenos ajustes...colocar o cardã dianteiro e a capota nova e cair nas trilhas.

fala policarpo, show de bola essa notícia....o jota deve ter ficado muito bom.

abs

Policarpo
24/03/2012, 18:20
Pessoal, em breve vou colocar fotos do meu j com o motor 2.4 flex. Estou colocando calço nas molas bem como ajustando o tamanho dos cardãs. Ficou bom demais!!

Policarpo
02/05/2012, 22:28
Pessoal coloquei algumas fotos do J no tópico frota aqui do fórum. O j ficou excelente com o motor 2.4 flex. Muiiitooo mais forte e apto p as trilhas do que antesn(ap 2.0). Estou satisfeitíssimo! Quase não demanda o uso da reduzida...acho que agora dá p colocar um pneu 33 sem medo...só falta $$$$$$.

leogc
03/05/2012, 09:13
Pessoal coloquei algumas fotos do J no tópico frota aqui do fórum. O j ficou excelente com o motor 2.4 flex. Muiiitooo mais forte e apto p as trilhas do que antesn(ap 2.0). Estou satisfeitíssimo! Quase não demanda o uso da reduzida...acho que agora dá p colocar um pneu 33 sem medo...só falta $$$$$$.

policarpo, uma dica...tem um jota desses em BH que era do EduVieira, tava com 33...já moeu 2 embreagens. se vai colocar pneuzão, talvez seja melhor pensar em uma embreagem de cerâmica.

abs

Policarpo
01/07/2012, 15:20
policarpo, uma dica...tem um jota desses em BH que era do EduVieira, tava com 33...já moeu 2 embreagens. se vai colocar pneuzão, talvez seja melhor pensar em uma embreagem de cerâmica.

abs

Pessoal, o j com o 2.4 flex tá muito legal. Recomendo!

Léo_Babiski
01/07/2012, 18:50

abs

Xará, moeu 2 embreagens porque erraram na adaptação. Conversei com o dono ele disse que refez o serviço após o fabricante cosntatar que estava fora de centro. Serviço refeito e aprovado. Abs.

leogc
02/07/2012, 09:28
Xará, moeu 2 embreagens porque erraram na adaptação. Conversei com o dono ele disse que refez o serviço após o fabricante cosntatar que estava fora de centro. Serviço refeito e aprovado. Abs.

Xará, quem fez esse carro do edu aí em BH foi o carlinhos?

to com umas idéias doidas de comprar uma s10 de leilão e arrancar o motor e a caixa. ando meio desanimado com o tal do carburador.

abs

Léo_Babiski
02/07/2012, 22:49
Até onde sei o Carlinhos fez e outro mecanico concertou a embreagem. Aqui em BH tem leilão de sinistrados ao menos 2 vezes por semana, www.palaciodosleiloes.com.br . Motor de ducato/iveco 2.8 mecanico completo encontra por 5 mil, o Anderson vai fazer essa experiencia, rs. Se precisar de algo é só falar. Abs.

leogc
03/07/2012, 09:43
Até onde sei o Carlinhos fez e outro mecanico concertou a embreagem. Aqui em BH tem leilão de sinistrados ao menos 2 vezes por semana, www.palaciodosleiloes.com.br . Motor de ducato/iveco 2.8 mecanico completo encontra por 5 mil, o Anderson vai fazer essa experiencia, rs. Se precisar de algo é só falar. Abs.

Valeu...ainda estou estudando assunto. Minha ideia era o 2.4 gasolina. Vou continuar a olhar os leiloes.

Abs

Léo_Babiski
03/07/2012, 10:00
Xara, talvez um gm 2.2 seria mais interessante por conta do custo/benefício. A adpbrasil tem capa seca desse motor para caixa clark, já é meio caminho andado. Abs.

leogc
03/07/2012, 10:23
Xara, talvez um gm 2.2 seria mais interessante por conta do custo/benefício. A adpbrasil tem capa seca desse motor para caixa clark, já é meio caminho andado. Abs.

Essa eh uma informacao que eu nao tinha...de repente eh uma boa mesmo.

Abs

TTJPX
04/07/2012, 08:48
Vai fundo Léo, fuja do carburador, aquilo é uma praga, cada dia se comporta de uma forma diferente.

abs

leogc
04/07/2012, 11:43
Vai fundo Léo, fuja do carburador, aquilo é uma praga, cada dia se comporta de uma forma diferente.

abs

pois é...ainda mais que meu carburador não é uma unanimidade por aqui...mas que ele é lindão é...

estou num processo de capitalização para arranjar um motor (sei que esses 2.2 estão sendo vendidos bem baratos por aí, foi até o renato, primo do celso que me deixou com essa pulga atrás da orelha).

agora só preciso arrumar um mecanico que faça uma adaptação decente.

abs

joão k. chikui
05/07/2012, 09:43
Leo , eu só sairia do GM151 para um diesel bom .

Para trocar por um GM 2.2 vai gastar o mesmo que teu 151 . Um 2.4 é mais economico , mas levaria uns 10 anos para vc recuperar o investimento .Ponha na ponta do lápis e veja se compensa .

Os dois jipes que tive com GM 151 gastavam bem e viviam destregulados . Só ficaram bons qdo adaptei carburador de Gol / Santana . O primeiro que era gasol fazia 8 a 8,5 na estrada , o segundo já a alcool original , coletor aquecido , fazia 5 a 6 na estrada .

O primeiro , encontrei o dono atual e está com motor sem mexer depois de 10 anos . O segundo , perdi o contato , mas , deve estar rodando ainda .

leogc
05/07/2012, 10:29
Leo , eu só sairia do GM151 para um diesel bom .

Para trocar por um GM 2.2 vai gastar o mesmo que teu 151 . Um 2.4 é mais economico , mas levaria uns 10 anos para vc recuperar o investimento .Ponha na ponta do lápis e veja se compensa .

Os dois jipes que tive com GM 151 gastavam bem e viviam destregulados . Só ficaram bons qdo adaptei carburador de Gol / Santana . O primeiro que era gasol fazia 8 a 8,5 na estrada , o segundo já a alcool original , coletor aquecido , fazia 5 a 6 na estrada .

O primeiro , encontrei o dono atual e está com motor sem mexer depois de 10 anos . O segundo , perdi o contato , mas , deve estar rodando ainda .

Oi João,

como eu te disse naquele dia, é uma idéia que ainda estou estudando. confesso que ando desanimado com os carburadores.

o diesel para mim não vale. apesar do baixo consumo perto de um gasolina, o custo do motor e da instalação são inviáveis para mim. eu rodo muito pouco com o carro e quase não viajo. além disso, acho que o único que eu topava colocar no fio entupido era o VW, mas aí é muito caro e complicado (ainda mais aqui no RJ).

em relação aos gasolina, o 2.4 seria o ideal, ainda mais o gasolina 8v que requer menos adaptações eletronicas. o 2.2 vale pelo baixo preço que eles estão sendo vendidos.

a minha idéia é investir o mínimo possível agora no opala, só colocando ele para andar direito, e enquanto isso eu vou olhando os leilões para ver se acho uma pechincha.

bom, como eu disse, é apenas uma idéia...eu vi aquele jota do primo do celso no encontro (com o 2.2) e achei o maior barato...

abs

serra dos Bagres
19/12/2014, 13:27
Olá! Acabei de me registrar no Fórum, e ainda não sei usar direito isso aqui, preciso do contato do Marco Chiari para saber o preço do flange para por motor AP no jpx., quem puder ajudar..grato

serra dos Bagres
19/12/2014, 13:30
Só um detalhe, os v[ideos que vc viu meu carro ainda era aspirado, ou seja aqueles vídeos são de 1.6 aspirado!

Agora com o blower ficou sacanagem, hehehe

Netão, devo pegar o caixote pintado dia 23/12, num vejo a hora de remontar o danado!

Abraço!

Olá! Acabei de me registrar no Fórum e ainda não sei usar, preciso do contato do Marco Chiari para saber o preço do flange para por AP no Jpx, quem puder ajudar..grato

leogc
19/12/2014, 14:48
marcoschiari05@yahoo.com.br

abs

J.Ohia
20/04/2015, 20:50
Alguém sabe se o Marcos Chiari ainda está fazendo esta flange de motor AP para cambio do J?
Tentei entrar em contato pelo e-mail mas não obtive resposta.
Se alguém souber o telefone de contato dele, peço que me envie via MP.

Obrigado

leogc
20/04/2015, 23:53
Em algum lugar aqui do fórum tinha o telefone dele. Acho que era um tópico específico sobre o kit ap ou sobre o kit de suspensão. Tem tb o tópico do JPX dele...tem que dar uma procurada...amanhã vou tentar achar.
Abs

J.Ohia
21/04/2015, 10:07
Procurei em todos os posts do Chiari, mas não encontrei nada.
Me lembro que ele estava fazendo um kit para levantar o J, mas parece que os moderadores apagaram seus posts.

leogc
21/04/2015, 16:12
Amigo, achei um email que ele tinha me passado a um tempo atras...

marcoschiari05@yahoo.com.br

perguntei na lista do yahoo para ver se alguém tem. vamos ver.

abs

J.Ohia
22/04/2015, 12:14
Olá Leo

Obrigado pela ajuda, consegui resposta do Marcos pelo e-mail.
Quanto as questões técnicas, vou tirar a dúvida direto com ele.

Abs

netto mietto
23/04/2015, 22:00
O chiari tem facebook e vive on line

Marcos chiari

Miúdogeo
24/04/2015, 10:22
Galera, Experts e outros que quiserem dar opinião.

Comprei meu Jota recentemente, ele está com o seguinte Powertrain:
-Motor Mitsubishi L200 2.5 turbo, bomba mecânica s/ LDA.
-Cambio Clark 2205 (acredito ser do chevette), com flange que não sei se é artesanal ou se é de algum fabricante.
-T-case willys (acho que é dana 18).
-Eixos Carraro originais, aparentemente em bom estado, acredito que a relação deva ser a mais comum (8x43).
-Pneus e rodas nas medidas originais.

A minha dúvida é se esse conjunto está bem dimensionado?
Esse cambio aguenta o torque do motor?
E a T-case? devido a sua idade, com certeza já passou dos 30 anos, posso confiar para viajar longas distâncias?

Tenho a intenção de futuramente adaptar um cambio ZF-4hp22, e eixos dana 44 com kits ensimec e munhão de Toy band.

Mas por enquanto tenho urgência apenas em conseguir um par de portas e uma capota de fibra, no inverno de Curitiba ninguém merece ficar andando de toldinho... kkkk

Obrigado a todos que derem suas opiniões.

leogc
24/04/2015, 10:40
não conheço bem essa t-case, mas não vejo pq não aguentar. o câmbio acho que aguenta na boa. se quiser conferir dá uma conversada na área de willys para ver o que o pessoal acha.

abs

Miúdogeo
24/04/2015, 15:20
Valeu Leonardo, e o que me diz quanto aos eixos, tem algum problema crônico nos originais?

leogc
24/04/2015, 15:38
cara, vale a pena dar uma olhada como estão os pares de coroa e pinhão. se estiverem ok....é só manter o óleo no nível....se não estiverem é meio difícil de conseguir um par novo (mas não impossível)...na pior das hipóteses vc troca o dianteiro (que força menos e dificilmente dá problema) pelo traseiro e roda um bom tempo ainda.

é bom tb checar as folgas, para ver se estão bem reguladas. aí é o maior problema, achar um mecanico que faça isso direito...esse eixo é mais chato de regular que um dana. só um cara com muita experiencia para regular no ouvido...se for usar relogio comparador (com as folgas originais, que eu não sei quais são) fica tranquilo.

do resto os retentores são bem comuns...e não tem mais o que quebrar. todo o resto é bem resistente.

abs

Miúdogeo
24/04/2015, 19:56
Agora vc me deixou menos preocupado Leonardo.

Muito obrigado pelo esclarecimento.

Grande abraço.

Marcio Rossetto
24/04/2015, 21:10
Amigos , Leonardo , ainda não me apresentei direito né , mas sou velho de forum rsrsrs parte dos Willis
Eu adquiri fazem 8 meses um jpx e montei com a seguinte configuração :
Motor ap 2.0 injetado, cambio da f350 240 f , tcase de willis , eixo traseiro da f75 43:8 e dianteiro carraro 8:43 com sistema original de roda live .

Como eu montei o jipe na minha casa , desmontei de cabo a rabo o diferencial dianteiro, os rolamentos etc.
Não sei se deu sorte , mas o dianteiro que eu mesmo regulei, até agora não deu problema algum . Inclusive eu achei muito mais fácil regular o Carraro do que o Dana 44 .
Agora francamente , depois de regulado eu não confiei naquela porca de ajuste .
Ela tem a rosca fina , a aranha não é muito confiável . No Dana 44 , a gente coloca a satélite e, tem que estar bem justa as folgas laterais . O manual recomenda inclusive expandir a carcaça para alojar os rolamentos . O diferencial Carraro como qualquer outro de jipe, acredito ser a mesma coisa, quando for monta-lo , tem que travar bem as folgas laterais da Coroa . Para isso, no meu caso do dianteiro eu soldei a porca, não é o serviço mais certo, do ponto de vista da Engenharia, mas se um dia der problema , eu tiro com lixadeira, passo o torno e, o sistema fica igual ao Dana 44.

Uso pneus 33 , o carraro dianteiro esta 100% bloqueada as planetárias com solda mig , o cubo é roda live . Faço trilhas pesadas , esta aguentando bem.

sds

leogc
24/04/2015, 22:02
Amigos , Leonardo , ainda não me apresentei direito né , mas sou velho de forum rsrsrs parte dos Willis
Eu adquiri fazem 8 meses um jpx e montei com a seguinte configuração :
Motor ap 2.0 injetado, cambio da f350 240 f , tcase de willis , eixo traseiro da f75 43:8 e dianteiro carraro 8:43 com sistema original de roda live .

Como eu montei o jipe na minha casa , desmontei de cabo a rabo o diferencial dianteiro, os rolamentos etc.
Não sei se deu sorte , mas o dianteiro que eu mesmo regulei, até agora não deu problema algum . Inclusive eu achei muito mais fácil regular o Carraro do que o Dana 44 .
Agora francamente , depois de regulado eu não confiei naquela porca de ajuste .
Ela tem a rosca fina , a aranha não é muito confiável . No Dana 44 , a gente coloca a satélite e, tem que estar bem justa as folgas laterais . O manual recomenda inclusive expandir a carcaça para alojar os rolamentos . O diferencial Carraro como qualquer outro de jipe, acredito ser a mesma coisa, quando for monta-lo , tem que travar bem as folgas laterais da Coroa . Para isso, no meu caso do dianteiro eu soldei a porca, não é o serviço mais certo, do ponto de vista da Engenharia, mas se um dia der problema , eu tiro com lixadeira, passo o torno e, o sistema fica igual ao Dana 44.

Uso pneus 33 , o carraro dianteiro esta 100% bloqueada as planetárias com solda mig , o cubo é roda live . Faço trilhas pesadas , esta aguentando bem.

sds

Fala marcio, blz? Seja bem vindo a nossa familia jpx.

Cara, eu te confesso que nunca desmontei esse eixo e nem sei regular. O que sei é por experiencia propria e dos amigos que fiz aqui e na lista do yahoo. Pelo que aprendi, esse eixo bem cuidado é fantastico pq a bola é pequena, logo nao agarra em lugR nenhu. Essa sua configuracao ai fica show.

No meu carro eu tenho kaiser na frente e atras, e pneu 31 recapado (quase um 33). E uso eixo sem roda livre.

Se puderem, sugiro participarem do nosso encontro anual, tem um topico sobre ele na parte dos eventos. É o 10o encontro e o pessoal é fantastico.

Abs

J.Ohia
24/04/2015, 22:10
Fala marcio, blz? Seja bem vindo a nossa familia jpx.

Cara, eu te confesso que nunca desmontei esse eixo e nem sei regular. O que sei é por experiencia propria e dos amigos que fiz aqui e na lista do yahoo. Pelo que aprendi, esse eixo bem cuidado é fantastico pq a bola é pequena, logo nao agarra em lugR nenhu. Essa sua configuracao ai fica show.

No meu carro eu tenho kaiser na frente e atras, e pneu 31 recapado (quase um 33). E uso eixo sem roda livre.

Se puderem, sugiro participarem do nosso encontro anual, tem um topico sobre ele na parte dos eventos. É o 10o encontro e o pessoal é fantastico.

Abs

Leo, como é o comportamento do J com os bloqueios Kaiser na frente (sem roda livre) e atrás: No asfalto, na terra seca e na lama?
Fica muito ruim como o pessoal comenta?

Abs

Jorge

leogc
25/04/2015, 07:46
Jorge,

O dianteiro vc nem lembra que existe. Ele só aciona quando tem tração positiva, isto é, com a tração ligada. Quando instalamos o mecanico achou até que não estava funcionando...mas estava...

O traseiro estala um pouco. Principalmente se o pneu não estiver calibrado direitinho. Com o pneu calibrado ele funciona muito bem. Da alguns sustos com barulho, mas nada que não possa acostumar.

Abs

J.Ohia
25/04/2015, 09:28
Valeu Leo, só mais algumas questões:

Caso tenha de usar o estepe em uma emergência, e ele for de medida diferente ou com diferença de tamanho devido ao gasto, poderia ser usado com o bloqueio Kaiser? Ficaria estralando direto neste caso? Não prejudicaria o diferencial?
Usando o Kaiser dianteiro na trilha, em curvas na lama( pouca aderência), o carro tenderia a ir reto? Consegue fazer curvas bem fechadas?
No asfalto ao manobrar em garagens a roda fica arrastando ou dando trancos?

Abs

leogc
25/04/2015, 13:07
Ah sim. O estepe é um problema. Vai estalar, mas é um coisa temporária. Não vai estragar o bloqueio. Ele estala para liberar o diferencial.

Quanto ao dianteiro. Na trilha perde um pouco de jogo. Mas nada muito representativo. se for muito estreito dá para desligar a tração e manobrar.

No asfalto, se estiver em 4x2 o bloqueio não aciona. Não arrasta. Nada. Ele só bloqueia quando tem tração positiva.

Abs

J.Ohia
25/04/2015, 14:23
Blz Léo, obrigado pelas respostas.
Vou decidir se vale a pena investir no eixo Carraro com bloqueio Kaiser (Pneu 31) ou se monto uns eixos de Band com ARB (pneu 35 ou maior).
No primeiro momento, com motor TDI ALH acho que o Carraro dá pro gasto, mas quando instalar o DW8 two stroke, acho que terei de partir para o eixo da Band.
A questão é apenas falta de ''$ tempo $'' .

Abs

leogc
25/04/2015, 16:16
Cara, na minha humilde opinião, eu só trocaria de eixo se não arrumasse peças o ele ou, se usasse um motor com mais de 36 kg.f de torque (no meu caso pessoal um v6). Fora isso, eu mantinha o carraro, pequeno e robusto.

Abs

Marcio Rossetto
27/04/2015, 16:16
Amigos como vou partir para um novo projeto, tenho um eixo com sistema de roda livre que vou vender em partes :

De repente se voces quiserem para guardar peças reservas , vale a pena

Todo o conjunto de munhão , cubo e roda livre para montar o sistema Roda livre , tirar um e por outro ( menos o sistema de freio) vendo por R$ 600,00
Conjunto coroa e pinhão em bom estado ja montados numa planetária ja bloqueada : 650:00

Ambas da para enviar por correio

SDS

Marcio Rossetto
30/04/2015, 21:48
Já vendi tudo amigos , obrigado !

Amigos como vou partir para um novo projeto, tenho um eixo com sistema de roda livre que vou vender em partes :

De repente se voces quiserem para guardar peças reservas , vale a pena

Todo o conjunto de munhão , cubo e roda livre para montar o sistema Roda livre , tirar um e por outro ( menos o sistema de freio) vendo por R$ 600,00
Conjunto coroa e pinhão em bom estado ja montados numa planetária ja bloqueada : 650:00

Ambas da para enviar por correio

SDS