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Ver Versão Completa : Quanto dura um pneu recapado de marca boa?!?!?!?!



Drummond
14/11/2010, 16:56
Olá amigos,

Quero ser justo e por isso recorri a essa enquete!:concordo:
A minha dúvida é, quanto tempo dura ou deveria durar um pneu reformado?!?!?!?!:pensativo:
Comprei 5 pneus de um determinado fabricante, paguei R$ 1750,00 no jogo:-|, ele promete no site q o pneu q ele fabrica é um pneu definitivo evitando assim ter dois jogos de pneus e esse determinado pneu serve tanto p terra como p asfalto, além disso o fabricante garante mais de 40mil km c esse pneu!:dance:
Pois bem, imaginei que no meu caso os pneus chegariam fácil nessa quilometragem, já q o meu carro é um Samurai que pesa só 1ton, tem só 67cv (lembrando q esses números são menos da metade dos números de um Troller por ex);). Mas a realidade está sendo outra, rodei 12 mil KM e os pneus q novos tem 25mm hj estão somente c 13mm, sendo assim já perdi quase 50% do pneu com apenas 12mil Km em 6 meses (fotos anexo):parede::parede::parede:. Vale resaltar q um pneu p uso off road c metade da sua vida útil já ñ tem o mesmo desempenho na lama:!:.
:?::?::?:Andei pesquisando por ai e me surpreendi com um fato muito importante, alguns colegas jipeiros q tbm rodam mais no asfalto q na terra, tem esse mesmo modelo de pneu, em carros mais pesados (Vitara 4p, Pajero Full, Ranger) todos estão durando bem mais q o meu, a Ranger rodou mais de 20mil km e eles estão nitidamente mais novos q o meu, o da Pajero me garantiu ter rodado 28mil km e tbm está muito mais novo q o meu (segue fotos).
:dance:Agora antes de procurar os meios legais ou desaconselhar os amigos do fórum a comprar esse pneu, gostaria de saber dos demais usuários de pneus recapados de uso misto quantos km rodaram e quanto perderam em milímetros seus pneus!:pipoca:

:concordo:Serei muito grato a todos, pois ñ quero ser injusto com o fabricante de um pneu q fora o desgaste excessivo é um pneu muito bom, superou todas as minhas expectativas, na terra, lama, asfalto molhado e seco é um excelente pneu :palmas:e como já falei só está pecando no desgaste excessivo:parede:.

Abs e muito obrigado a todos!

DMD

Drummond
14/11/2010, 17:04
Esses rodaram 28mil km e os meus 12mil, lembrando q os meus estão em um pequeno Samurai e o outro em uma Pejero V6:evil:. No gomo central desses pneus ainda tem um friso fino, vejam q no meu ñ tem mais de tão mais gasto q está!

Abs

DMD

Tio Eddie
14/11/2010, 17:18
Drummond,

Não tenho experiência com os Armadillo (prefiro SEMPRE dar nome aos bois), porém tenho alguma experiência com pneus recapados e atualmente uso VJ900 (235/85R16) na minha F-1000 (que pesa 2300kg).

O que observei é que aparentemente há uma primeira camada que literalmente some, e que após a saida desta camada o desempenho do pneu melhora bastante.
Também tive a impressão que o primeiro desgaste foi de certa forma acelerado, mas passados os primeiros 15 mil km, a impressão que tenho é que o pneu gasta mais devagar.

Agora, seja o pneu novo, de primeirissima linha, ching ling, ou recapado, alguns cuidados básicos como balanceamento, calbragem, alinhamento e forma de dirigir devem ser sempre observados antes de colocarmos a culpa exclusvamente nos pneus.

Outra coisa, um pneu recapado que parte de 20-25mm de borracha tem em média mais que o dobro de borracha de um pneu zero, o que não deveria afetar tanto o desempenho dos pneus.

Bem, este é meu primeito imput, lembando que independente da marca/modelo, novo é novo e recapado é recapado, logo devemos comparar coisas semelhantes.

[]s

Eddie

Drummond
14/11/2010, 17:33
Obrigado Eddie pela participação, não acho correto citar nome pois aparece na busca e ainda ñ acho isso justo, já q a idéia é primeiro entender o pq dos pqs sem afetar a parte comercial da coisa!

Quanto forma de dirigir... Meu samurai é muito usado dentro de SP e aqui a velocidade média ñ passa dos 40km/h, em rodovias ñ passo de 80km/h, o freio do Samurai fica menos forte c o diametro de pneus q coloquei (31), então ñ tem nem como travar ou freiar exageradamente, arrancadas então esquece, Samurai tem 67cv. Os 4 pneus sofreram desgastes iguais, pneus usados de Maio até agora isso significa tempo e asfalto frio!

Nesses seus 15mil km quantos milimetros perdeste?!

"Primeira camada some", entedo perfeitamente, mas 12mm de "primeira camada" com certeza ñ é meu caso, até pq tem Pajero c 28mil e bem mais borracha q meu Samurai!

Obrigado!

DMD



Drummond,

Não tenho experiência com os Armadillo (prefiro SEMPRE dar nome aos bois), porém tenho alguma experiência com pneus recapados e atualmente uso VJ900 (235/85R16) na minha F-1000 (que pesa 2300kg).

O que observei é que aparentemente há uma primeira camada que literalmente some, e que após a saida desta camada o desempenho do pneu melhora bastante.
Também tive a impressão que o primeiro desgaste foi de certa forma acelerado, mas passados os primeiros 15 mil km, a impressão que tenho é que o pneu gasta mais devagar.

Agora, seja o pneu novo, de primeirissima linha, ching ling, ou recapado, alguns cuidados básicos como balanceamento, calbragem, alinhamento e forma de dirigir devem ser sempre observados antes de colocarmos a culpa exclusvamente nos pneus.

Outra coisa, um pneu recapado que parte de 20-25mm de borracha tem em média mais que o dobro de borracha de um pneu zero, o que não deveria afetar tanto o desempenho dos pneus.

Bem, este é meu primeito imput, lembando que independente da marca/modelo, novo é novo e recapado é recapado, logo devemos comparar coisas semelhantes.

[]s

Eddie

Tio Eddie
14/11/2010, 17:38
DMD,

Não citar nomes e colocar fotos onde fica bem evidente o modelo do pneu é trocar seis por meia dúzia, mas vamos lá

Preciso medir o desgaste dos pneus que estão rodando e comparar com o estepe que é igual mas nunca viu chão. De qualquer modo acredito que se não chegou em 50% da boracha, está perto disto.

Qual a calibragem que você usa?

[]s

Drummond
14/11/2010, 17:42
Uso 26 lbs, recomendado pelo vendedor do pneu.


DMD,

Não citar nomes e colocar fotos onde fica bem evidente o modelo do pneu é trocar seis por meia dúzia, mas vamos lá

Preciso medir o desgaste dos pneus que estão rodando e comparar com o estepe que é igual mas nunca viu chão. De qualquer modo acredito que se não chegou em 50% da boracha, está perto disto.

Qual a calibragem que você usa?

[]s

Nava
14/11/2010, 17:43
Drummond, o pneu novo tem 20mm. Se vc gastou 7 mm em 13mkm usou 35%.
Se vc rodar 3x isso (~40Mkm) seu pneu atingirá sua vida util media.

A colocação do Eddie é a mesma que ja explicamos a vc tecnicamente. O bloco é um trapezio e a velocidade de desgaste tenderá a diminuir.

Seu caso está sob nossa atenção mas seu post é válido pois poderemos comparar (somente) com outros usuários e trocar experiencias.

Tio Eddie
14/11/2010, 17:50
Grande Nava,

Nada como a manifestação do criador da criatura rsrsrs!
Fico feliz que prontamente você apareceu para os esclareciemntos necessários, não esperava nada diferente!

No mais, como estão as coisas?

Abraços

Eddie

Daniel Engelbrecht
14/11/2010, 20:26
Vou narrar aqui a minha experiência.
Utilizo a mesma marca de pneus recapados do Drummond e também tenho um Samurai. Desde que comprei os pneus, calculo ter rodado no máximo uns 4 mil kms e sim, notei um desgaste acentuado dos gomos, que já diminuíram perceptivelmente. Mas acredito que é uma consequencia natural do uso. Afinal, rodei na prática muito mais no asfalto do que na terra.
Aqui abro um parênteses: muito bom o desempenho dos pneus na lama.
O que me desagradou foi a qualidade das carcaças utilizadas. Duas delas já foram condenadas e recorri a câmaras de pneu para poder continuar utilizando os pneus pelo menos mais um pouquinho. Em uma delas a borda do pneu está tão ressecada e rachada que não consegue fazer a vedação com a roda. Na outra, surgiram rachaduras na lateral, onde o recape não cobriu. Começou a vazar ar pela lateral do pneu! Nunca tinho visto isso. Um terceiro pneus já está esvaziando mais do que o normal também.
Enfim, talvez os gomos dos pneus até aguentassem mais uns 20 mil kms, mas as carcaças não aguentariam.
Conclusão: vou comprar pneus novos. Sei que não vou achar nada com um desenho tão bom para trilhas, mas vou ter a tranquilidade de saber que vão durar.

Drummond
14/11/2010, 21:06
No meu caso as carcaças são muito boas e uso sem câmera! Realmente o desenho do pneu é fantástico, fiz muitas trilhas c eles e ñ tem p ninguém!

Só acho estranho o pneu da Pajero acima estar bem mais novo q o meu, de um Vitara de um amigo tbm e da própria Ranger do Dilmar Nava (q me vendeu os pneus) estarem mais novos q o meu q rodou metade da quilometragem c a metade do peso dos carros citados. Eu sou leigo no assunto, ñ sei nem medir o pneu direito (veja na foto q medi 25mm e o Nava falou 20mm), mas só de olhar as fotos se ve a diferença entre os meus dos demais!

No ritimo q os pneus desgastam duvido q rodarão 40mil KM, é só calcular já se foi 1/3 do pneu em 12mil km. Eu anuciaria ele p uso 100% Off Road ou baixaria a Km p 25mil pois quando se divulga q um pneu p uso lameiro roda até 40mil "eu" entendo q esse uso é p terra, e com certeza o meu pneu daqui a poucos kms ñ vai mais servir p trilha, pois já sinto diferença de quando ele era novo!


Espero q mais pessoas c outras marcas de pneus nos responda p eu saber qual será meu próximo pneu!


Abs




Vou narrar aqui a minha experiência.
Utilizo a mesma marca de pneus recapados do Drummond e também tenho um Samurai. Desde que comprei os pneus, calculo ter rodado no máximo uns 4 mil kms e sim, notei um desgaste acentuado dos gomos, que já diminuíram perceptivelmente. Mas acredito que é uma consequencia natural do uso. Afinal, rodei na prática muito mais no asfalto do que na terra.
Aqui abro um parênteses: muito bom o desempenho dos pneus na lama.
O que me desagradou foi a qualidade das carcaças utilizadas. Duas delas já foram condenadas e recorri a câmaras de pneu para poder continuar utilizando os pneus pelo menos mais um pouquinho. Em uma delas a borda do pneu está tão ressecada e rachada que não consegue fazer a vedação com a roda. Na outra, surgiram rachaduras na lateral, onde o recape não cobriu. Começou a vazar ar pela lateral do pneu! Nunca tinho visto isso. Um terceiro pneus já está esvaziando mais do que o normal também.
Enfim, talvez os gomos dos pneus até aguentassem mais uns 20 mil kms, mas as carcaças não aguentariam.
Conclusão: vou comprar pneus novos. Sei que não vou achar nada com um desenho tão bom para trilhas, mas vou ter a tranquilidade de saber que vão durar.

Drummond
14/11/2010, 21:52
Dilmar,

Como já falei ñ manjo muito de medir pneus, fui agora na garagem c uma régua comum, perdoe minha ignorância, mas seja franco comigo, olha esses gomos centrais, é isso q devo esperar mesmo deles??? Posta as fotos pneus da sua Ranger q tem mais de 20mil km p gente comparar ae!
Acho q eles estão muito baixos, ao contrário do q entendi do esquema de formato de trapézio de desgaste nos primeiros kms sinto isso mais agora, basta olhar na régua!:parede:

Se esses pneus ñ fossem p uso misto eu diria q o errado sou eu por usá-lo muito mais no asfalto, aceitaria um "mal uso" como resposta!:concordo:

Abs



DMD



Drummond, o pneu novo tem 20mm. Se vc gastou 7 mm em 13mkm usou 35%.
Se vc rodar 3x isso (~40Mkm) seu pneu atingirá sua vida util media.

A colocação do Eddie é a mesma que ja explicamos a vc tecnicamente. O bloco é um trapezio e a velocidade de desgaste tenderá a diminuir.

Seu caso está sob nossa atenção mas seu post é válido pois poderemos comparar (somente) com outros usuários e trocar experiencias.

Drummond
14/11/2010, 21:58
Tinha esquecido das fotos, hehehehe...

Abs

DMD

Tio Eddie
14/11/2010, 22:08
Só por curiosidade, qual a pressão dos pneus recomendada pelo manual do teu carro?

Drummond
14/11/2010, 22:16
Opa,

20psi e se carregado 26psi.



Só por curiosidade, qual a pressão dos pneus recomendada pelo manual do teu carro?

Tio Eddie
14/11/2010, 22:21
Tks DMD !

"igualzinho" a femil.....35lbs diant e 40 tras....(uso 35diant e30 tras vazia)

Daniel Engelbrecht
15/11/2010, 00:36
Drummond, acho que o gasto dos meus pneus está similar ao seu.

samukanvas
15/11/2010, 02:02
Conclusão: vou comprar pneus novos. Sei que não vou achar nada com um desenho tão bom para trilhas, mas vou ter a tranquilidade de saber que vão durar.

Olá Daniel, tudo bom?

Vou pegar sua postagem como exemplo para traduzir um pouco o sentimento de alguns dos meus clientes quanto a pneus, ok? Não seria um post direcionado a vc nem a nenhuma empresa. Apenas vou narrar um fato interessante pegando esse seu post (muito bom por sinal) :concordo:

Estou cansado de ouvir comparações entre recapados e pneus novos. Não vou entrar no mérito de quem é melhor e apenas no porquê os desenhos podem ser diferentes. O que eu ouço é: "Os pneus de linha ficam lisos na lama". Porque ficam?

O desenho de um pneu zero que leva um carimbo do governo para poder rodar na rua (nem que seja de um governo internacional) deve ser suficiente para transmitir segurança na rua. Um pneu, por mais que seja lonado, recebe uma chancela do governo e por isso ele deve cumprir uma série de regulamentações. Com isso ele não pode ser um pneu altamente favorável ao off-road como um desenho feito por empresas que não necessitam de chancela, pois o governo não aprova. São feitos testes de frenagem, estabilidade, durabilidade e resistência, por exemplo, que os pneus devem aturar para poderem receber aprovação e serem vendidos. Só são vendidos depois de aprovados e em alguns lugares, nem os pneus 100% off-roads escapam (pneus de competição). Os pneus tem que ser ótimos no asfalto, lama, chuva, na carga máxima, com pressões elevadas, com temperaturas extremas, com velocidades altas, silenciosos, etc.... Tudo em um único pneu. E são... Imagine um pneu "civilizado" na rua e que seja utilizado em competição de jipes? Fábricas como a Maxxis, BF, Goodyear tem!

Os que não são regulamentados quem testa são os usuários e aí fica o relato de carcaças explodindo, recapes saindo, durabilidades reduzidas, falta de balanceamento etc... Qual pneu novo tem esses problemas? Nenhum, certo? Tudo se resume a normas, selos, segurança etc... E isso é incluído no preço final. Por isso podem ser mais caros.

Imagine uma empresa como a BF goodrich, Maxxis, Michelin, Goodyear com a "mente solta" e sem regulamentação pra desenvolver um pneu? Sim, isso acontece e é por isso que vemos essas empresas ganhando corridas pelo mundo. Paris-dakar, baja, rock crawling, nascar, F1, etc... :concordo: Tecnologia pura. Ao comprar um pneus dessas marcas estará levando além do pneu a certeza de um produto que vai entregar o que pagou.

Quer um pneu bom, seguro, durável e com ótimo desempenho nas trilhas? Pega uma boa base (Pode ser de qualquer marca dessas que falei. Uma famosa) e corta ele! Corta os gomos para que chegue no desempenho que quer. Logicamente os pneus perderão um pouco de vantagem na rua (como qualquer pneu voltado só pra off-road), mas vc terá o melhor dos dois mundos.

Qualquer jipe que quer melhorar de desempenho faz o que? Pega o motor: dá uma taxa, coloca um escape, faz um turbo e tal. Um eixo: troca as bengalas, coloca disco, bloqueios e tal. Uma caixa: troca relação, troca por uma melhor, coloca radiador e tal. Uma carcaça: colocamos gaiola, fechamos o teto com boas capotas e tal....

Porque um pneu não pode ser modificado? Modifiquem seus pneus!!! Não tenham medo de meter a serra nos pneus tb. Vejam que o desempenho pode melhorar muito e com segurança. Todo mundo faz isso pelo mundo... Não é anormal isso. Só no brasil que ainda não temos essa cultura.

Algumas marcas já projetam seus pneus para o corte que receberão. Inclusive indicam os melhores cortes para serem feitos pra cada tipo de terreno. Elas projetam um pneu que passe nos testes do governo e de forma que o usuário pode, ao cortar os gomos, criar um novo desenho que se adaptará ao uso que ele fará. Isso é tecnologia. Um pneu que vc pode trabalhar para atingir um bom nível na rua e um bom nível na trilha.

Abs :concordo:

Tio Eddie
15/11/2010, 07:57
Rodrigo,

Muito intressante e porque não dizer, oportuno, este teu post.
Não sou especialista em pneus, muito menos fabricante, importador, revendedor nem nada. Sou apenas um usuário chato que roda bastante e tem necessidades específicas.

Já redesenhei pneus NOVOS (tire sipping ou grooving) buscando mais performance e os resultados foroam proporcionais a ousadia dos cortes que fiz. Faria de novo sem dúvida alguma, independente do pneu ser radial ou diagonal.

Na discussão sobre pneus X desgaste, em geral sabemos que calbragem adequada (e verificada periodicamente), bons hábitos de direção, rodar em velocidades menores, balanceamento, alinhamento e rodizio influenciam de forma determinante a durabilidade do pneu, independente se é MIchelin, Ching ling, recapado, etc....

Tipo e temperatura do piso também afetam a durabilidade além do que pneus diagonais (lonados) em geral duram menos que os radiais.

Apenas lembrando, pneus acima da pressão gastam o meio da banda de rodagem e pneus sub inflados gastam as bordas. Em ambos os casos desgaste desigual.

Minha experiênicia me ensinou que indepentente de marca e ser recapado ou não, quanto mais cravudo mais irregular o desgste nos pneus montados na frente, especialmente em carros com suspensão independente. Dai a solução é fazer rodizio com intervalos menores.

Em tempo, todos os pneus estão sujeitos a falhas decorentes do prcesso de produção, obviamente que quanto maior a qualidade, menor chance de falhas.

Abraços

Eddie

Nava
15/11/2010, 09:58
Drummond,

A opinião de todos é importante e vc colocando sua duvida em evidência podemos a partir dela melhorar mais nossos produtos.

Seu caso está em avaliação e manteremos a postura de qualidade em pós venda que sempre tivemos.

Daniel, não há como tratarmos do seu caso se nós não ficarmos sabendo...seria interessante vc relatar seu caso diretamente a nós.

Grato.

netto mietto
15/11/2010, 10:10
usei o genuis 1000 remold e durou 14 mil km para um pneu misto achei otimo sendo que rodo em 1 ano e meio este km ate que dura bem.

Tio Eddie
15/11/2010, 11:10
Só para constar.

Montei os VJ 900 na Milona dia 24/abr/2010 e de lá pra cá rodei pouco mais de 16.000 km e os pneus ainda não chegaram em meia vida. Sendo que tenho rodado na casa de 70/30, sendo 70% de asfalto. Só no mês de agosto foram 5.000km em 20 dias na viagem de férias.

[]s

Drummond
15/11/2010, 12:32
Dilmar,


Em resposta ao seu e-mail ñ se surpreenda amigo, isso é Web 2.0!!!
Estou aproveitando esse espaço aprender mais sobre pneus reformados!
Sobre tudo gostaria de esclarecer alguns pontos; Os pneus Armadílho são excelentes, recomendo fortemente p uso Off Road!!! O atendimendo da Colossos (Dilmar Nava), é de excelente padrão!

Só estou surpreso c desgaste dos pneus no asfalto, na minha cabeça ñ entra q esse desgaste seja normal, vc mesmo no corpo do mesmo e-mail falou "Eu rodei 25 Mkm e eles estão como na foto anexa." Então fico muito surpreso do meu chegar no mesmo estado dos seus sendo q os meus estão em um Samurai c 12.800km (o seu em uma Ranger c 25.000km).
Ñ estou aqui querendo garantia, tampouco querendo denegrir o produto (nem quero q pensem isso), mas a forma q vc me ofereceu a garantia ñ me antende nem de longe, p ter a garantia vc me disse (copiei e colei) "Vale ressaltar que não há maneira de garantir a longeividade deles... ...Vamos aguardar o fim do pneu. Qdo acabar podemos realizar o ensaio e caso proceda o desgaste prematuro em função de composto faremos um acorodo comercial conforme a lei dos pneumáticos vigente sobre o pneu recapado novo." Como eu uso o carro em trilhas minha idéia seria vender esses pneus a cada 15mil p comprar novos e mantelos sempre novos, então rodar c pneus até acabar no meu caso ñ se aplica!

Abs


DMD

Daniel Engelbrecht
15/11/2010, 13:06
Rodrigo, muito interessante o seu post. Acrescentou um conhecimento que eu não tinha.
Vou tentar agora me informar mais sobre o assunto. Parece-me realmente uma ótima opção.

jcnow444
22/11/2010, 09:40
Em poucos posts foi falado muito sobre pneus...
Esse tópico pode servir de referencia.

Parabéns a todos.

ANDRÉHUFF
22/11/2010, 10:22
Vou dar um pequeno pitaco nesse topico.

Como ja rodei um bom tanto com pneus recapados observei ja alguns detalhes de desgaste, o que eu notei influir muito é a forma da banda x tamanho da carcaça, por exemplo determinada banda é usada em algumas medidas diferentes de carcaça e isso influi na acomodação dos gomos no contato com o solo, então vc observa sempre um desgaste mais acentuado nos gomos centrais em determinadas medidas do que em outras dependendo do tipo de banda, usei um pneus de um recapadora famosa num Niva por aproximadamente 15000 km de uso misto e quando vendi os pneus para um amigo eles ainda estavam otimos e detelhe isso fazem 4 anos e os pneus ainda estão no niva dele e ainda estão bons apesar de ele rodar pouco com o carro, coloquei esse mesmo pneu no meu vitara na medida 235x75x15 ( no Niva 225x75x15) e eles com 10000 km ja mostravam um desgaste central maior que o pneu anterior, ja um outro amigo colocou em seu Sidekic 4 portas os mesmos pneus e com 50000 km ja estavam iguais aos meus com 10000 km, levando em consideração que todos esses casos as medidas eram diferentes e tambem as bitolas das rodas tambem, chego a conclusão que esses desgaste acelerado em determinados casos se deve a essa acomodação do pneu no contato com o asfalto, a pressão de uso influencia muito tambem, no meu modo de ver num Samurai como o meu um pneu desse deva rodar no maximo com 20 libras tendo assim um melhor ascentamento da banda no chão sem contar que deixa a viatura menos saltitante.
É isso.

Drummond
01/12/2010, 22:19
Amigos,

A suspa do meu Samurai está c cáster muito fora e por conta disso tive esse desgaste tão rápido!
Vou solucionar o problema e comprar outro jogo de Armadílhos q são muito bons conforme já havia dito!

Fico grato a colaboração de todos!!!

Abs

DMD