Ver Versão Completa : Cálculo de Relação para Hilux
Olá, pessoal.
Como muitos de vocês aqui tem um conhecimento impressionante, acredito que alguém vai conseguir me ajudar a entender uma questão muito importante sobre meu carro.
Estou calculando a relação de diferencial para usar pneus 35 em uma Hilux 2006.
Os programas de cálculo me dão um resultado em torno de 4,500 considerando os pneus originais como 29'' e a relação original 3,727 (41/11) - foi esse dado que consegui, mesmo assim vou desmontar os diferenciais para contar os dentes.
A minha dúvida é: Qual a importância do número de dentes na comparação entre uma relação 45/10 (4,500) e uma 41/9 (4,555)?
Apesar de a segunda ser um pouco mais reduzida, faz alguma diferença eu ter um conjunto com mais dentes? (55 contra 50)
Um conjunto com menos dentes teria uma durabilidade maior já que a largura dos dentes provavelmente aumenta?
E se fosse 36/8 (4,500) ? Isso existe?
Eu acredito que 45/10 seria uma boa opção, alguém teria uma sugestão?
Obrigado,
Davi
Davi, em teoria, quanto maiores os dentes (ou seja, menos dentes) mais resistente será a peça.
Agora independente disto, eu acho que vc deveria ir de 4,55 pois ela é pouca coisa mais reduzida do que vc precisa e isto acaba compensando um pouco o maior peso dos pneus.
Agora eu não sei quais as combinações de coroa e pinhão que existem disponíveis para a Hilux. Lembro que quando eu coloquei 33 na minha Hilux 2008 cheguei a procurar mas não consegui encontrar relação mais reduzida.
Abraço e boa sorte. Não esquece de mandar fotos do projeto.
Walter L. L. Casitta
13/11/2010, 09:00
O diferencia de 45/10 por exemplo, tem 45 dentes na coroa e 10 no pinhão...
AKPG e Walter, eu também estou há anos nessa luta, mas agora achei um cara que faz relação de diferencial para ônibus. Eu só mando as minhas peças originais para servir de modelo e ele faz o conjunto de coroa e pinhão com o número de dentes que eu estipular.
O problema é decidir! Também tinha pensado em deixar um pouco mais curta para compensar o peso e tamanho extra. Talvez a 41/9 seja uma boa mesmo..
Sobre fotos do projeto já tem algumas aí espalhadas no forum, mas são de outras épocas, quando tiver fotos mais atuais coloco aqui.
Valeu,
Davi
Walter L. L. Casitta
13/11/2010, 11:11
Você pode reduzir o diferencial na mesma proporção da diferença dos pneus e colocar e chipar o motor. Se não for chipar então coloque os diferenciais um pouco mais reduzido mesmo...
Você pode reduzir o diferencial na mesma proporção da diferença dos pneus e colocar e chipar o motor. Se não for chipar então coloque os diferenciais um pouco mais reduzido mesmo...
Já é chipada.
Talvez o melhor é reduzir na exata proporção mesmo, senão é capaz de ficar com rotação muito alta na estrada..
Walter L. L. Casitta
13/11/2010, 12:41
Já é chipada.
Talvez o melhor é reduzir na exata proporção mesmo, senão é capaz de ficar com rotação muito alta na estrada..
Com esses pneus mesmo com a redução proporcional dos difs, você vai ficar uns 20% abaixo da velocidade que conseguia com os originais. Então como vai perder na "velocidade final" de qualquer jeito, com os difs um pouco mais reduzidos você converte a perda de velocidade em ganho na agilidade e de quebra preserva o câmbio...
Com esses pneus mesmo com a redução proporcional dos difs, você vai ficar uns 20% abaixo da velocidade que conseguia com os originais. Então como vai perder na "velocidade final" de qualquer jeito, com os difs um pouco mais reduzidos você converte a perda de velocidade em ganho na agilidade e de quebra preserva o câmbio...
Boa observação. Acho que vai ficar mais ágil para arrancar e o câmbio agradece, afinal ele já deve estar bem cansado depois de 5 anos sendo forçado por pneus maiores.
Eu sempre quis acertar esse grande detalhe no carro, tomara que dê tudo certo, assim mais gente pode fazer e talvez um dia a gente consiga ter esse tipo de peça a disposição no mercado e com preço mais acessível.
Valeu
Abraço e boa sorte. Não esquece de mandar fotos do projeto.
AKPG,
Agora a dianteira está um pouquinho mais alta do que na foto porque foi colocado o espaçador maior que veio junto no kit (Ironman). Como no final do ano fica complicado contratar serviços, os alargadores de para-lama vão ser aumentados só ano que vem, por enquanto ficam estes improvisados, que deixam o carro meio estranho.
(nem gosto muito de botar foto do carro inacabado, mas como você tinha pedido, aí está)
Agora ela está em outra cidade para trocar a relação, mas depois mando uma foto dela pronta se alguém tiver curiosidade.
Abs
____Hilux 35
:shock::shock::shock::shock::shock::shock::shock:
:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::p almas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas:
Sua pkp está show!!!!! Parabéns!!!
Igor Rodas
26/11/2010, 14:51
____Hilux 35
Paraben Davi, muito bonita sua viatura.
Saludos, Igor.
Igor Rodas
26/11/2010, 14:56
AKPG e Walter, eu também estou há anos nessa luta, mas agora achei um cara que faz relação de diferencial para ônibus. Eu só mando as minhas peças originais para servir de modelo e ele faz o conjunto de coroa e pinhão com o número de dentes que eu estipular.
O problema é decidir! Também tinha pensado em deixar um pouco mais curta para compensar o peso e tamanho extra. Talvez a 41/9 seja uma boa mesmo..
Sobre fotos do projeto já tem algumas aí espalhadas no forum, mas são de outras épocas, quando tiver fotos mais atuais coloco aqui.
Valeu,
Davi
Davi, se puder, poderia informar quanto ficou o conjunto dianteiro?.
Saludos, Igor.
Davi, se puder, poderia informar quanto ficou o conjunto dianteiro?.
Saludos, Igor.
Quando o serviço ficar pronto vou ficar sabendo o valor, daí informo.
Abs
Quando o serviço ficar pronto vou ficar sabendo o valor, daí informo.
E obrigado pelo elogio, gosto bastante da sua hilux também.
Abs
Hans Beran
08/06/2011, 23:52
Alguém sabe qual a redução da reduzida da Hilux Automática ano 2009 ?