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Convex Datacenter
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  • #1
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    Cálculo de Relação para Hilux




    Olá, pessoal.

    Como muitos de vocês aqui tem um conhecimento impressionante, acredito que alguém vai conseguir me ajudar a entender uma questão muito importante sobre meu carro.

    Estou calculando a relação de diferencial para usar pneus 35 em uma Hilux 2006.
    Os programas de cálculo me dão um resultado em torno de 4,500 considerando os pneus originais como 29'' e a relação original 3,727 (41/11) - foi esse dado que consegui, mesmo assim vou desmontar os diferenciais para contar os dentes.

    A minha dúvida é: Qual a importância do número de dentes na comparação entre uma relação 45/10 (4,500) e uma 41/9 (4,555)?
    Apesar de a segunda ser um pouco mais reduzida, faz alguma diferença eu ter um conjunto com mais dentes? (55 contra 50)
    Um conjunto com menos dentes teria uma durabilidade maior já que a largura dos dentes provavelmente aumenta?

    E se fosse 36/8 (4,500) ? Isso existe?

    Eu acredito que 45/10 seria uma boa opção, alguém teria uma sugestão?

    Obrigado,

    Davi

  • #2
    Davi, em teoria, quanto maiores os dentes (ou seja, menos dentes) mais resistente será a peça.
    Agora independente disto, eu acho que vc deveria ir de 4,55 pois ela é pouca coisa mais reduzida do que vc precisa e isto acaba compensando um pouco o maior peso dos pneus.
    Agora eu não sei quais as combinações de coroa e pinhão que existem disponíveis para a Hilux. Lembro que quando eu coloquei 33 na minha Hilux 2008 cheguei a procurar mas não consegui encontrar relação mais reduzida.

    Abraço e boa sorte. Não esquece de mandar fotos do projeto.
    Alexandre K
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    Quer ver um brinquedo diferente? Clique aqui ou vá em Www.youtube.com/AKPGOMES


  • #3
    O diferencia de 45/10 por exemplo, tem 45 dentes na coroa e 10 no pinhão...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #4
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    AKPG e Walter, eu também estou há anos nessa luta, mas agora achei um cara que faz relação de diferencial para ônibus. Eu só mando as minhas peças originais para servir de modelo e ele faz o conjunto de coroa e pinhão com o número de dentes que eu estipular.
    O problema é decidir! Também tinha pensado em deixar um pouco mais curta para compensar o peso e tamanho extra. Talvez a 41/9 seja uma boa mesmo..
    Sobre fotos do projeto já tem algumas aí espalhadas no forum, mas são de outras épocas, quando tiver fotos mais atuais coloco aqui.

    Valeu,

    Davi

  • #5
    Você pode reduzir o diferencial na mesma proporção da diferença dos pneus e colocar e chipar o motor. Se não for chipar então coloque os diferenciais um pouco mais reduzido mesmo...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #6
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    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Você pode reduzir o diferencial na mesma proporção da diferença dos pneus e colocar e chipar o motor. Se não for chipar então coloque os diferenciais um pouco mais reduzido mesmo...
    Já é chipada.
    Talvez o melhor é reduzir na exata proporção mesmo, senão é capaz de ficar com rotação muito alta na estrada..

  • #7
    Citação Postado originalmente por Davi_RB Ver Post
    Já é chipada.
    Talvez o melhor é reduzir na exata proporção mesmo, senão é capaz de ficar com rotação muito alta na estrada..
    Com esses pneus mesmo com a redução proporcional dos difs, você vai ficar uns 20% abaixo da velocidade que conseguia com os originais. Então como vai perder na "velocidade final" de qualquer jeito, com os difs um pouco mais reduzidos você converte a perda de velocidade em ganho na agilidade e de quebra preserva o câmbio...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #8
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    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Com esses pneus mesmo com a redução proporcional dos difs, você vai ficar uns 20% abaixo da velocidade que conseguia com os originais. Então como vai perder na "velocidade final" de qualquer jeito, com os difs um pouco mais reduzidos você converte a perda de velocidade em ganho na agilidade e de quebra preserva o câmbio...
    Boa observação. Acho que vai ficar mais ágil para arrancar e o câmbio agradece, afinal ele já deve estar bem cansado depois de 5 anos sendo forçado por pneus maiores.

    Eu sempre quis acertar esse grande detalhe no carro, tomara que dê tudo certo, assim mais gente pode fazer e talvez um dia a gente consiga ter esse tipo de peça a disposição no mercado e com preço mais acessível.

    Valeu

  • #9
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    Citação Postado originalmente por AKPG Ver Post

    Abraço e boa sorte. Não esquece de mandar fotos do projeto.
    AKPG,

    Agora a dianteira está um pouquinho mais alta do que na foto porque foi colocado o espaçador maior que veio junto no kit (Ironman). Como no final do ano fica complicado contratar serviços, os alargadores de para-lama vão ser aumentados só ano que vem, por enquanto ficam estes improvisados, que deixam o carro meio estranho.
    (nem gosto muito de botar foto do carro inacabado, mas como você tinha pedido, aí está)
    Agora ela está em outra cidade para trocar a relação, mas depois mando uma foto dela pronta se alguém tiver curiosidade.

    Abs

  • #10
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  • #11

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por Davi_RB Ver Post
    ____Hilux 35



    Sua pkp está show!!!!! Parabéns!!!
    Alexandre K
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  • #12
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