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Ver Versão Completa : maldito ar condicionado do troller!!



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AG
17/11/2015, 16:13
GALERA, boa tarde
Neste fim de semana, foi a vez do meu ar condicionado morrer. Ele vinha ha tempos hora ligando hora nao.
Levei num especialista lá em Santo Andre (Flavio - (11) 2534-3066), oficina simples mas o cara é muito bom. O diagnóstico foi a queima da placa de controle do ar condicionado. Sabido que o a peça é igual ao KA 1999/2007 com controle de vidro termico traseiro, sai à caça.
Descobri que não tem mais no mercado a peça e quem tem, cobra entre R$ 450,00 e R$ 600,00 reais a peça.
Descobri em pinheiros uma empresa que estaura, na faixa de R$ 400,00.
Depois, encontramos um o sr Luiz (11) 7883-9129 que fez o serviço por R$ 40,00 (quarenta reais).
Fica ai a dica.
Abraços
Rotta PU2-ROT

VOVÔ DO TROLLER
17/11/2015, 19:04
GALERA, boa tarde
Neste fim de semana, foi a vez do meu ar condicionado morrer. Ele vinha ha tempos hora ligando hora nao.
Levei num especialista lá em Santo Andre (Flavio - (11) 2534-3066), oficina simples mas o cara é muito bom. O diagnóstico foi a queima da placa de controle do ar condicionado. Sabido que o a peça é igual ao KA 1999/2007 com controle de vidro termico traseiro, sai à caça.
Descobri que não tem mais no mercado a peça e quem tem, cobra entre R$ 450,00 e R$ 600,00 reais a peça.
Descobri em pinheiros uma empresa que estaura, na faixa de R$ 400,00.
Depois, encontramos um o sr Luiz (11) 7883-9129 que fez o serviço por R$ 40,00 (quarenta reais).
Fica ai a dica.
Abraços
Rotta PU2-ROT


Boa dica Rotta. Valeu.Abs

amonluna
18/11/2015, 11:08
Assim q descobrir oq era aviso aqui.
Valeu novamente amigo!

Fiquei de informar o problema e esqueci, foi mal!
tinha um pedaço de plástico dentro da mangueira do dreno, era tipo um pino, deve ter quebrado durante a reinstalação da caixa do AC e entrou na mangueira, eles tentaram soprar pra dentro pensando ser alguma sujeira, mas voltava a entupir, tiraram a mangueira fora e lá tava o pino com formato e diâmetro perfeitos para entupir a mangueira. deu trabalho mas ficou bom.
Depois disso tive outro problema com o AC, fiz uma viagem pra chapada diamantina e depois de rodar centenas de km em estradas sinistras o corpo do ventilador eletrico q liga quando o AC está em funcionamento quebrou com a trepidação (e porq já tava bem velhinho mesmo) e as hélices rasparam o condensador até vazar o gás, resultado tive q parar o jipe novamente pro pessoal tirar o condensador e soldar o local q vazou, não lembro bem o valor de serviço, mas foi menos de R$ 200 já com a nova carga de gás.
Abraços

Nardo4x4
05/02/2016, 10:59
Galera, ressuscitando o tópico, gostaria de saber se o Troller 3.0, 2010 possui filtro de ar condicionado pra cabine? Se tem, onde fica essa b0$!@? Se não, como faço a higienização do sistema? Grato.

Fabio_Roberto
05/02/2016, 11:17
Galera, ressuscitando o tópico, gostaria de saber se o Troller 3.0, 2010 possui filtro de ar condicionado pra cabine? Se tem, onde fica essa b0$!@? Se não, como faço a higienização do sistema? Grato.

Troller não tem isso... o sistema é bruto... Sem filtro.

Gustavo D
06/02/2016, 02:19
Galera, ressuscitando o tópico, gostaria de saber se o Troller 3.0, 2010 possui filtro de ar condicionado pra cabine? Se tem, onde fica essa b0$!@? Se não, como faço a higienização do sistema? Grato.

Não tem filtro mesmo. Pra higienizar acho que só desmontando o painel e tirando fora a evaporadora. Só vale a pena se você estiver sentindo odores desagradáveis saindo do ventilador. Pra evitar que isso aconteça (proliferação de fungos), o ideal é desligar o ar quando estiver perto de chegar ao seu destino e deixar o ventilador no máximo pra secar o máximo possível a umidade.

petronioadm
16/06/2017, 20:12
Estou comprando um Troller 2003 sem ar. Queria colocar um. Ouvir dizer que é o mesmo ar do Fista, é isso? Posso comprar o kit do festa e mandar o cara instalar?

amonluna
27/06/2017, 23:48
não sei se a instalação é facil, mas é isso mesmo, já ví mais de um tecnico em AC automotivo olhar pro sistema de meu bugão 2003/2004 e dizer q é tudo do fiesta, menos o compressor q é da S-10, um deles falou tamb q o compressor do corsa, astra, vectra, S-10 por dentro são iguais, só muda da carcaça, isso é importante porq um compressor da S-10 deve ser mais salgado q o do corsa...
boa sorte

GRocha
10/08/2017, 20:47
Boa noite. Vou isolar o ar quente do meu bugão. Vou usar uma mangueira do ar quente para isolar e eliminar a outra. Alguém sabe dizer se o fato de extinguir o ar quente pode aumentar a temperatura do motor?

Walter da Camper
11/08/2017, 09:01
O isolamento do ar quente não faz aumentar a temperatura do motor, pois quando ele não está em uso a válvula faz o by-pass (não deixa a agua circular para a parte interna do carro) e isso equivale a ligar diretamente as mangueiras uma na outra retirando a válvula, que é a forma correta de desativar o sistema.

Por outro lado, o sistema de ar quente é uma opção de emergência para resfriamento rápido do motor. Quando liga o ar-quente acrescenta-se mais um radiador no circuito (aquele que fica dentro do carro) e ajuda a aliviar eventual excesso de temperatura do motor. No Troller, que não tem problemas crônicos de aquecimento isso não faz tanta falta, mas esse procedimento já me salvou de fritar o cabeçote de uma Pajero na subida da Cordilheira dos Andes.



Boa noite. Vou isolar o ar quente do meu bugão. Vou usar uma mangueira do ar quente para isolar e eliminar a outra. Alguém sabe dizer se o fato de extinguir o ar quente pode aumentar a temperatura do motor?

homerohermida
11/08/2017, 20:31
Mit sempre fervendo...😂

Sergio c
11/08/2017, 22:18
Para que usa os 4x4 em uso diário ou em locais que a temperatura é demasiadamente alta, até da para investir em AC, senão eu deixaria de lado, é muita traquitana para ter um ar mais frio. Na minha viatura de trilha investi em muitas coisas, mas só a uso em fins de semana. Se for frio aqui na serra gaúcha, tem uns aguardentes com uva que esquenta até defunto, e se for calor umas cevas geladas dão conta do recado.

Gasparini
28/12/2017, 21:17
Ar quente?? nunca mais!!
Amigos, meu troller 2013 desde quando eu comprei venho tendo problema com esse ar quente sempre saindo. Fui me informar sobre o assunto e muitos diziam que o troller apresenta muito problema na válvula de ar quente. Que inclusive é a mesma do FOR KA. Não gostaria de mudar nada no meu jipe. Mas infelizmente, minha paciência acabou. Pois bem! fui na autorizada ford e comprei a referida válvula nova. Coloquei no meu troller. Com válvula nova, de imediato resolveu o problema. Porém, mesmo assim tinha momentos que o ar quente vinha e não dava pra ligar o ar condicionado. Isto me deixava muito puto. Hoje tirei alguns momentos para dar uma olhada mais detalhada na válvula. Abri o capô e desliguei a válvula. Foi pior. Porque? porque quando se tira a alimentação da válvula ou desliga, ela totalmente aberta dando passagem de água quente pro interior. O que eu fiz para acabar de uma vez por todas com esse problema? Por curiosidade, desmontei a válvula antiga que estava guardada e pra minha surpresa ela não estava queimada. Ela não tinha problema nenhum. Pelo que percebi, o problema que muitos falam, não está na válvula e sim no comando interior do veículo. Aquela chave que gira pra aumentar a temperatura. Abri o capô e Retirei apenas a válvula elétrica nova que estava instalada que é fixada com 4 parafusos, desmontei e fabriquei um calço de 0,5mm (medida exata) e coloquei no fundo do eixo. Com este calço, a válvula ficará fechada para sempre. Cortei os 2 pinos de alimentação e conectei o terminal para ficar tudo normal. Quem olhar não verá mudança nenhuma. A válvula ficará fechada, não entrará água quente pro interior e não comprometerá a circulação da água do radiador. Se alguém tiver o mesmo problema, me fale que posso enviar umas fotos que tirei. Saudações, Gasparini.
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homerohermida
29/12/2017, 15:54
Fiz a mesma coisa com a minha. Calcei a base do eixo.

LucianoVeg
09/01/2018, 10:27
O meu problema com o ar condicionado resolvi de vez, limpando o radiador, trocando a agua+aditivo e lubrificando com wd40 o eixo da válvula, que é o que trava com o aumento da temperatura e fica passando agua quente direto. Já faz mais de um ano que esta funcionando sem problemas inclusive com a regulagem da temperatura.
Abraços, Luciano!

Xadrais9
24/01/2018, 12:23
pessoal boa tarde, meu a/c faz esse tec tec a cada 5 seg, o ar gela, e desgela não mantem constante, isso é normal nos trolão? Percebo que o ar não fica gelado lá dentro e sim um meia boca nem lá nem cá, mas não fica geladinho, to achando que é gás que ta pouco, mas creio que não seja somente isso. Help me please!

Peao2014
24/01/2018, 15:21
Peça para completar o gás e verificar quanto à vazamentos. Normalmente o sistema não perde gás. O sintoma que você descreveu é indicativo de baixa pressão de gás no sistema.

Walter da Camper
24/01/2018, 17:19
Faz sentido. Eu fiz uns testes no meu, que está gelando bem, mas fica ligando e desligando o relê, e descobri que o liga-desliga é devido à queda de pressão na linha que vai para o evaporador (desarma o pressostato de baixa). Cheguei a trocar o pressostato e nada mudou.
Possivelmente um acréscimo de gás resolva o problema.


Peça para completar o gás e verificar quanto à vazamentos. Normalmente o sistema não perde gás. O sintoma que você descreveu é indicativo de baixa pressão de gás no sistema.

grillo
23/02/2019, 11:29
Bom dia !!! Alguem sabe informar onde fica o filtro de cabine no Troller 2012?

matiasm
23/02/2019, 12:18
Bom dia !!! Alguem sabe informar onde fica o filtro de cabine no Troller 2012?

Amigo, não há filtro.

Gabriel_Bertinatto
02/11/2019, 13:13
Pessoal, para resolver o Problema do Tec Tec, não seria válido trocar o relé original por um de estado sólido? Ele não faz barulho quando fica acionando/desacionando!

Henrique Figueiredo
15/11/2019, 18:37
Pessoal, boa tarde
Sou novo no fórum e não encontrei nenhum tópico falando disso.
Tenho um 2.8 e está com a placa de controle do AC queimada, não funcionando. Visto que está placa/painel de controle do ar é do Ford Ka até 2005 se não me engano, muito difícil achar AC no Ford Ka nessa época é uma peça de reposição difícil de achar e quando acha tem um valor bastante elevado. Alguém já trocou ou viu alguma adaptação de outro painel no troller, talvez do ford Ka mais novo?

Obrigado desde já
Att

H.leonardo
30/01/2020, 05:44
Alguém tem a solução para o entupimento da mangueira que sai água do ar condicionado?
Meu carro 2011 sempre entope e fica saindo água dentro do carro. Já tentei de tudo, consigo desentupir e depois volta o problema

Gustavo D
30/01/2020, 17:16
Alguém tem a solução para o entupimento da mangueira que sai água do ar condicionado?
Meu carro 2011 sempre entope e fica saindo água dentro do carro. Já tentei de tudo, consigo desentupir e depois volta o problema

No meu 2006 resolvi assim:

https://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/84699-agua-dentro-assolaho-troller-2008-3-0-a-2.html#post1840445

Já fazem 8 anos, caramba! Está do mesmo jeito!

CAPT GOTTLIEB
05/02/2020, 17:09
Acabou a tortura do ar quente em pleno verão!

Segui a recomendação dos colegas deste fórum Troller. Uma solução boa e barata para um problema muito incômodo. Obrigado a todos.
Hoje retirei a válvula da água do radiador que permite o uso do ar quente. É uma peça Ford usada no Ka, Fiesta, Courier, Eco Sport e Troller 2004-2012. Comprei um registro de esfera de 1/2 polegada, uma luva e quatro conexões (R$ 65,00). Joguei a válvula no reciclável e no seu lugar adaptei a torneira e as conexões. Gastei 45 minutos, pois não sou mecânico.
Fechei a torneira e fui dar uma volta por Amparo com ar condicionado ligado. Em poucos minutos começou a gelar e precisei diminuir. O Troller é da minha mulher e ela está super contente.

Um amigo que entende bastante de ar condicionado automotivo me explicou que este Troller 2011 usa o sistema do Ford Fiesta, inclusive a válvula da água que vem do radiador. Talvez pela posição diferente ou maior temperatura do motor esta válvula no Troller frequentemente dá pane e sempre emperra (trava) na posição aberta e impede a atuação do ar frio. Optei pelo registro em vez da simples inutilização da válvula (tubo em U por exemplo), pois caso necessite do ar quente isto ainda será possível.


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CAPT GOTTLIEB
18/02/2020, 19:34
Acrescentando como ficou a válvula manual do ar quente e o SHUNT (desvio) necessário para que a água do motor possa circular.

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Valvula manual do ar quente postada no fórum.

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Não prestei atenção que havia um desvio para a água do motor circular, mesmo com a válvula fechada.
Então acrescentei o desvio que faltava.

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Funcionamento da válvula original

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Deste modo o Troller tem ar condicionado (frio) muito bom e ainda ar quente quando for necessário. Quem não faz questão ou não precisa do ar quente pode adotar soluções muito mais fáceis, práticas e baratas (Tubo em U, travar a vávula na posição fechada, por exemplo).

CAPT GOTTLIEB
06/03/2020, 23:41
Quando a válvula está aberta a água quente do radiador circula pelo painel e ao se ligar a ventilação o ar quente aquece o interior do veículo. Provavelmente 2/3 da água quente do radiador vai circular pelo painel e 1/3 passa pelo desvio (shunt) do tubo H. Embora haja um desvio de água pelo tubo H o fluxo que vai para o painel é bastante suficiente para funcionar o ar quente. Fiz um teste na estrada e comprovei que o ar quente funciona muito bem.

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Marcelo kazu
19/06/2020, 21:02
Boa noite senhores como vi o ar condicionado do troller dar problemas e algo Tão certo quase quanto a morte hehe , adquiri um troller 2008 , a princípio o ar me parecia ok funcionava bem no quesito gelar , e não funcionava no quesito ar quente (que na verdade não uso) como alguns relatos também notei que o meu sempre fazia um tec tec qdo ligado ( aprendi aqui que é o relê) Porém de uns tempos para cá ele hora funcionava hora não funcionava , notei que já ao ligar o carro as vezes ligava ele funcionava normal e as vezes não funcionava ( no caso não acende nenhuma das luzes da parte do ar e desembaçador ) e outras vezes acendia normal , parece que é algo vinculado já na ignição do carro , e agora me parece que não liga não funciona mais , notei que ao desligar o carro a luz do abracem-se porém ao ligar ela não da sinal de vida a luz na maioria das vezes não está funcionando , e consequentemente o ar também não , alguém já teve este problema ? Alguma ideia do que seria mal contato ??? Enfim eis as duvidas

Sergio c
20/06/2020, 08:11
Bom dia, não seria problemas elétricos na central que comanda o ac no painel central, ali nos botões?
Boa noite senhores como vi o ar condicionado do troller dar problemas e algo Tão certo quase quanto a morte hehe , adquiri um troller 2008 , a princípio o ar me parecia ok funcionava bem no quesito gelar , e não funcionava no quesito ar quente (que na verdade não uso) como alguns relatos também notei que o meu sempre fazia um tec tec qdo ligado ( aprendi aqui que é o relê) Porém de uns tempos para cá ele hora funcionava hora não funcionava , notei que já ao ligar o carro as vezes ligava ele funcionava normal e as vezes não funcionava ( no caso não acende nenhuma das luzes da parte do ar e desembaçador ) e outras vezes acendia normal , parece que é algo vinculado já na ignição do carro , e agora me parece que não liga não funciona mais , notei que ao desligar o carro a luz do abracem-se porém ao ligar ela não da sinal de vida a luz na maioria das vezes não está funcionando , e consequentemente o ar também não , alguém já teve este problema ? Alguma ideia do que seria mal contato ??? Enfim eis as duvidas

Rnocito
19/06/2021, 13:25
Boa tarde!
Sou novo por aqui e este é meu primeiro post neste fórum, mas acho que vale a pena ressuscitar o tópico para esclarecer alguns equívocos e dividir com a galera algumas soluções que encontrei.
Há duas semanas comprei meu tão sonhado Troller 09/10 e estive pesquisando bastante a respeito do vulgo "problemático" ar condicionado dele, pois o meu veio com uma ligação direta horrível (ignorava os sensores de proteção do sistema) que acabou por danificar o compressor.

1- "A válvula do ar quente é 8 ou 80!"
Conversei com um técnico em ar condicionado e ele me disse (não testei) que a válvula do ar quente é "pulsante" e abre e fecha conforme o potenciômetro do painel está posicionado.

2- "A válvula do ar quente estraga com facilidade!"
Realmente, quando se utiliza água no sistema de arrefecimento do carro ela acaba emperrando. Segundo o mesmo técnico, basta que seja feito o acompanhamento da saúde do líquido de arrefecimento, mas que o fato dos tubos de plástico da válvula quebrarem é um problema da peça mesmo!

Agora explorando outro problema comum neste sistema de ar condicionado.
Tem-se a placa do comando do ar que dá bastante problema. Ou um transistor SMD estoura, ou a placa sofre com umidade e acaba oxidando algumas trilhas. E pasmem! Nossos "hermanos" já solucionaram esse problema faz tempo, eles criaram uma placa que substitui a original e tem o mesmo funcionamento, sem componentes SMD! Porém ainda não consegui descobrir como trazer tal placa da Argentina, a loja não envia para o Brasil! :-| (se alguém descobrir dê um salve!)

Seguem alguns links de vendedores argentinos da placa:

1- Placa Plaqueta Calefaccion Y Aire Acondicionado Ford Ka | Mercado Libre (https://articulo.mercadolibre.com.ar/MLA-909183227-placa-plaqueta-calefaccion-y-aire-acondicionado-ford-ka-_JM#position=2&search_layout=stack&type=item&tracking_id=f7a22ab6-4537-47c3-b64e-b5b93367008b)

2- Placa-plaqueta De Calefaccion Para Ford Ka Mod. Ant. - GF Autoradio (https://www.gfautoradio.com.ar/producto/placa-plaqueta-de-calefaccion-para-ford-ka-mod-ant/)

Finalizando, acho que substituindo a placa de comando do ar e observando a saúde do líquido do arrefecimento, é para ser um bom sistema de ar condicionado.

Atenciosamente.

BACANÃO
05/03/2022, 18:52
Quando ligo o ar um relé que fica dentro da cabine fica liga e desliga, o ventilador elétrico que fica na frente do radiador liga e desliga. o compressor liga e desliga, todos 3 constantemente ficam comportando-se assim. É assim mesmo? Esse liga e desliga continuo é normal??Att

BlackH
25/03/2022, 14:48
Quando ligo o ar um relé que fica dentro da cabine fica liga e desliga, o ventilador elétrico que fica na frente do radiador liga e desliga. o compressor liga e desliga, todos 3 constantemente ficam comportando-se assim. É assim mesmo? Esse liga e desliga continuo é normal??Att

Com quanto de intervalo de tempo isso ocorre? No mercado livre tem uns termometros quadradinhos safados, acho que na ultima vez que vi custava 19 reais. É digital com bateria de botão.
Coloque um no console do carro e veja se o sistema está mantendo a temperatura.

Juan de Pira
25/05/2022, 11:45
estou comprando um troller 2003 sem ar. Queria colocar um. Ouvir dizer que é o mesmo ar do fista, é isso? Posso comprar o kit do festa e mandar o cara instalar?


olá amigo ! Estou com mesmo problema comprei meu troller 2003 e esta sem a caixa de arcondicionado interna.
E descreveu aqui que é igual do fiesta qual ano ? Grato ....

moacir lopes de lima
26/09/2023, 10:29
aproveitando o movimento kkk
a algum tempo notei agua de radiador nos pés, principalmente do passageiro após um bom tempo exigindo bastante do motor.
um especialista daqui me informou que deve ter sido uma mangueira de dreno do A/C que entupiu com barro e ai sairia essa agua por dentro da cabine.
depois de um tempo voltou ao normal. alguem ja passou por isso?

Já passei por isso. O meu velhinho 2003, apos trocar commpressor e demais conexoes, molhava os pes nos dois lados. Me disseram que pra desentupir os drenos , teriam que desmontar todo o painel. Meu compressor delfhi originnal só durou 1 ano!! Estou pensando se troco tudo outra vez e ai desentupirei os malditos drenos. O compressor é o mesmo da s10 dos anos 1997/98. O sistema é oriundo de ford ka e é ruim mesmo!