PDA

Ver Versão Completa : maldito ar condicionado do troller!!

Páginas : [1] 2

XTroller
05/11/2010, 16:37
Caros amigos,
Sou adpto do off road desde 1988, já tive vários carros e estou no meu quinto Troller, agora um 2009.
TODOS os Trollers q tive deram problema no ar condicionado. Qdo vc desliga o carro sem desligar o ar condiconado antes, entra o ar quente e o ar condicionado só volta a funcionar qdo o carro esfria. Vários amigos tiveram o mesmo problema e a solução foi eliminar a válvula do ar quente.
Qdo comprei esse 2009 achei q estaria livre deste mal, mas o relê fica ligando e desligando direto (enche o saco). Na Trilha 23, concessionária de São Paulo disseram: É ASSIM MESMO!! Lorota.
Mês passado estive em São Pedro e chegou um Troller na autorizada 2010 c 4 mil km c o mesmo problema.
Já troquei relê 4 vezes, adaptei outra ventoinha, troquei um tal de pressostato (é assim q escreve?) por fim...já gastei uma grana e o mês passado fiz uma expedição p Deserto do JALAPÃO em Tocantins e...claro fiquei sem ar com uma lua de 50 graus!! Alguém pode me ajudar? Dá uma luz??? Valeu mesmo!! Abraço, X

CarlãoBH
05/11/2010, 17:26
Essa valvula aí deu pau semana passada e tambem fiz o mesmo que vc: tchau valvula de ar quente...

AKPG
05/11/2010, 17:41
Infelizmente a Trilha 23 estava certa... É assim mesmo!!!
No meu 2010 o relê fica ligando e desligando direto.

XTroller
05/11/2010, 18:01
Vc foi mais uma vítima!! Abração

XTroller
05/11/2010, 18:03
Essa valvula aí deu pau semana passada e tambem fiz o mesmo que vc: tchau valvula de ar quente...

Bom, ao menos o Troller continua sendo o MELHOR veículo off road do Brasil!! Abraço

dudarj
05/11/2010, 18:20
Vc foi mais uma vítima!! Abração

Eu não conheço nenhum Troller 09-10 que não seja assim. Mas com o tempo melhora...

Acho o a/c do Troller um dos melhores que já tive EM DIAS DE MUITO CALOR.
O problema é quando o tempo não está tão quente e tenho que regular a temperatura...se transforma na maior MERD@!!!

Mkaye
05/11/2010, 18:34
O meu 2009/2010 (comprado em dez 2009) também tem o mesmo problema....arma e desarma o rele direto..
Inclusive interfere no meu radio px e no meu manometro de temperatura da agua.
Quando liga o ar a temperatura aumenta de 90 para 100...
O PX também altera com um ruido que incomoda...

A unica coisa boa no meu caso é que nunca tive real problema com o ar propriamente dito....gela muito bem....e esquenta também...sem precisão..mas esquenta...

abs

RcPM
05/11/2010, 18:46
Pessoal,
Acabei de retirar o meu da revisão dos 10K. Caiu um diluvio bem na hora de sair da concessionária. Liguei o AC e como tinha esquecido de levar a frente do CD fiquei só com os barulhos da viatura. Depois de uns minutos escutei o tec do relê e pensei... começou... mas cadê o tec-tec-tec a cada 15 segundos....nada de tec tec tec....
Amanhã vou ter que voltar lá pq esqueceram de colar a porcaria da borracha da porta e ai vou perguntar o que fizeram no AC, pq ele agora faz o tec do AC a cada 5-10 min.
Quero meu tec-tec do AC de volta... eu já tinha me acostumado com ele.

XTroller
05/11/2010, 18:59
o meu 2009/2010 (comprado em dez 2009) também tem o mesmo problema....arma e desarma o rele direto..
Inclusive interfere no meu radio px e no meu manometro de temperatura da agua.
Quando liga o ar a temperatura aumenta de 90 para 100...
O px também altera com um ruido que incomoda...

A unica coisa boa no meu caso é que nunca tive real problema com o ar propriamente dito....gela muito bem....e esquenta também...sem precisão..mas esquenta...

Abs

o meu rele faz o tec tec umas 8 vezes por minuto!! O ar realmente gela muito, até achei q fosse esse o problema...pressão demais no compressor....mas n era! Abç

XTroller
05/11/2010, 19:02
Pessoal,
Acabei de retirar o meu da revisão dos 10K. Caiu um diluvio bem na hora de sair da concessionária. Liguei o AC e como tinha esquecido de levar a frente do CD fiquei só com os barulhos da viatura. Depois de uns minutos escutei o tec do relê e pensei... começou... mas cadê o tec-tec-tec a cada 15 segundos....nada de tec tec tec....
Amanhã vou ter que voltar lá pq esqueceram de colar a porcaria da borracha da porta e ai vou perguntar o que fizeram no AC, pq ele agora faz o tec do AC a cada 5-10 min.
Quero meu tec-tec do AC de volta... eu já tinha me acostumado com ele.

Vamos fazer um rolo de Troller????????? Vc fica com o meu tec tec e eu me livro deles no seu!! Mas por favor, pergunte se fizeram alguma coisa e dá um retorno meu camarada!! Abç

Mkaye
05/11/2010, 19:12
Acredito que os intervalos mudam de acordo com a temperatura externa...

RcPM
05/11/2010, 19:17
Vamos fazer um rolo de Troller????????? Vc fica com o meu tec tec e eu me livro deles no seu!! Mas por favor, pergunte se fizeram alguma coisa e dá um retorno meu camarada!! Abç

Pode deixar, eu to curioso com isso pq eu nem reclamei disso para a revisão por causa de outros posts q indicavam isso como "normal".:pensativo:

Jorgao
06/11/2010, 01:30
Galera, eu já li sobre esses problemas aqui no fórum e tinha algo sobre excesso de gás no ar-condicionado ou algo assim. Eu tenho certeza que tinha alguma coisa a ver com a carga de gás que saía de fábrica!

Fxavier
06/11/2010, 09:32
O meu também 2010, fica fazendo o barulho téc. Téc. Mas gela bem, já acostumei so aumento o som e boa

Mkaye
06/11/2010, 09:47
ja mexi na carga de gás e nao adiantou nada

AKPG
06/11/2010, 12:23
O meu também 2010, fica fazendo o barulho téc. Téc. Mas gela bem, já acostumei so aumento o som e boa
x2!!!
Aumenta o som e curte o carro!!! Troller é assim mesmo... Ame-o ou deixe-o...

Kim
06/11/2010, 12:47
Bem galera!

Sou um engeseiro convicto, mais vim aqui para compartilhar meus conhecimentos em AC, mesmo que limitados.

Sobre o ar quente.
Pode ser um problema no controle do painel, que controla o fluxo de vácuo, fazendo assim o mudar a passagem de ar.
Normalmente, existe o expansor do AC e o rad do ar quente, um em cima do outro ou um ao lado do outro, existe uma tampa, que fica numa espécie de "Y", onde esta controla qual fluxo deseja, ou tempera. ( a saída do ar, ficaria na parte inferior do Y).

Então a solução, ou é colocar uma registro de água tipo válvula, na mangueira, onde o do santana seria ideal, ou desligar mesmo.

Sobre o tec tec.
Ao meu ver, deveria ver o termostato da válvula expansora, que fica na caixa evaporadora. (onde o gás perde a pressão e gela)
Esse termostato, em conjunto com o termostato da temperatura da ventilação forçada faz o compressor ficar ligando e desligando.

Se está regulado com temperatura alta, 20 graus por ex., esfriou um pouco desliga, esquentou liga - tec tec!

No engesa, onde eu fiz todo o serviço em casa, mais auxilidao por um profissional. (o cara ficou de saco cheio mesmo, de tanta pergunta!!!!)
Ele regulou o termostato do válvula de expansão com 9graus, chegava a criar gelo, sem tec tec.
Isso com o termostato do painel todo no azul, no meio, era agradável, mesmo com capota de lona.

Depois de todo esse relato, deixo aqui minha opinião.

Verifiquem os termostatos.

Abraços.

Kim.

abnerjr
06/11/2010, 15:52
O meu é 2007
Comprei recente e de cara percebi o problema da valvula . Troquei por uma similiar ao custo de 150,00 . Ficou tranquilo até agora , porem na primeira trilha apos o motor esquentar percebi queda na eficiencia do ar.
Verifiquei então que a ventoinha acessoria na armava. Consertado , porem ainda não testado...

Twix
06/11/2010, 16:48
O meu 2003 gela bem (até demais), porem se eu virasse um pouquinho que seja o botão de regulagem de temperatura ele esquentava demais e demorava 1 hora pra voltar gelar.
Porem o troller é tão bom que este botão travou misteriosamente na posição gelada.

Ahhh e sai ar por todos os lados, o botão da posição tb não funciona!

Alguem tem solução para estes problemas?

novus
08/11/2010, 17:01
Pessoal, realmente não há solução, pelo menos na concessionária...:odedo:

O problema é a caixa do misturador que é muito pequena e não ha espaço para pôr uma maior.
Então o ar do troller não tem meio termo. Ou esquenta ou gela. Se vc colocar na temperatura ideal, na primeira forçadinha no motor, a válvula abre e o interior vira uma verdadeira sauna.
No inverno aqui na região sul, é melhor desligar o ar e abrir um pouco os vidros, pra não se estressar...:shock:

RcPM
08/11/2010, 18:48

O problema é a caixa do misturador que é muito pequena e não ha espaço para pôr uma maior.
Então o ar do troller não tem meio termo. Ou esquenta ou gela. Se vc colocar na temperatura ideal, na primeira forçadinha no motor, a válvula abre e o interior vira uma verdadeira sauna.
No inverno aqui na região sul, é melhor desligar o ar e abrir um pouco os vidros, pra não se estressar...:shock:

Aqui em Curitiba tem AC natural, mas só esfria no verão e congela no inverno..... aliás hoje esquentou (pros padrões locais) em Curitiba e o tec-tec não voltou. :putz:
Não tive tempo de ir na concessionária pra perguntar o que fizeram...

JEFFCATUNDA
09/11/2010, 01:52

É isso mesmo...

Mas se serve de alento, o meu com uns 15 mil diminuiu em muito a frequencia dos disparos do relé... Ou será que me acostumei? :)

Nunca mexi nisso e posso afirmar que todos os colegas que mexeram nisso o resultado final foi PIOR!

Faz parte...

Falar nisso, conheci um Italiano que me falou horrores do barulho interno da F40 dele, dos vidros que não baixam, da vibração do material, do som que não se escuta, e do ar que congela tudo e não desliga....

Mal de super-esportivos.

Gustavo de Olliveira
09/11/2010, 08:40
Desconhecia esse problema no Troller, fico impressionado pq trata se de um veiculo caro!
e agora ainda sob os olhos da ford....
E pensar que tem um monte de carro popular com Ar condicionado funfando reguladinho perfeito e sem barulho?
Fala ai Ford. Manda seus engenheiros fazer um curso na fiat, GM , VW ou até na China quem sabe.

Zé Novais
09/11/2010, 15:39
por falar em AC . . . alguem poderia me dizer qual compressor substitui um ja em fim de carreira . . . ano 2005. valeu.

RcPM
09/11/2010, 18:55
Pessoal,
Fui na concessionária hoje assuntar o fim do tec-tec e a resposta foi assim:
Não fizemos nada, o tec-tec é normal, porque? Parou de fazer no seu?
Respondi que tava sem tec-tec e a resposta foi uma cara de ué...
Em outras palavras, outra rua sem saida.
[]'s

JPXJYK
09/11/2010, 20:10
Morar em país de terceiro mundo é assim. No país das pizzas e do carnaval então... pfff....

Se isso fosse carro de primeiro mundo, a fábrica já tinha levado fumo de umas boas dezenas de processos.

Eu fico lendo o que os donos de troller ja passaram em relação à concessionária em questão a garantias, atendimento profissional etc, e só tenho a lamentar. Pagaram uma pequena fortuna por um veículo para serem tratados como completos panacas e terem de se virar sozinhos com os problemas de um carro que não deveria ter problemas.

Senhores, duas palavras - PROCESSO JUDICIAL. Alguém tem que dar o primeiro passo, ou essa pizzaria nunca melhora.

RcPM
09/11/2010, 20:20
Morar em país de terceiro mundo é assim. No país das pizzas e do carnaval então... pfff....

Se isso fosse carro de primeiro mundo, a fábrica já tinha levado fumo de umas boas dezenas de processos.

Eu fico lendo o que os donos de troller ja passaram em relação à concessionária em questão a garantias, atendimento profissional etc, e só tenho a lamentar. Pagaram uma pequena fortuna por um veículo para serem tratados como completos panacas e terem de se virar sozinhos com os problemas de um carro que não deveria ter problemas.

Senhores, duas palavras - PROCESSO JUDICIAL. Alguém tem que dar o primeiro passo, ou essa pizzaria nunca melhora.

Processo? Num pais de primeiro mundo isto existe.
Joguei a toalha nesse sentido.... nossa geração não vai ver isto mudar.
Quem sabe nossos netos

MHenrique
09/11/2010, 20:20
pessoal, tenho uma opiniao mais tranquila com relaçao a alguns deslizes da Ford/Troller.

O Troller contribui muito para transformar os exigentes em menos frescos!!! quem nao gosta, pode comprar um Chery por 45mil com ar condicionando+ABS muito bons...kkkkkk feel free

RcPM
09/11/2010, 20:25
pessoal, tenho uma opiniao mais tranquila com relaçao a alguns deslizes da Ford/Troller.

O Troller contribui muito para transformar os exigentes em menos frescos!!! quem nao gosta, pode comprar um Chery por 45mil com ar condicionando+ABS muito bons...kkkkkk feel free

X2...
apenas queria saber pq só eu não tenho mais tec-tec.:pensativo:

MHenrique
09/11/2010, 20:32
rssss cara eu tbem tenho o 010, no inicio encanei com tec tec do ar e bancos, mas agora, sou outra pessoa ou sumiu a brulheira e nem notei

abraços

JPXJYK
09/11/2010, 20:34

Conformismo é uma bitch.

Ta ai o problema, a consciência corrupta e corruptiva e a nossa primitividade quanto ao profissionalismo aliada ao conformismo.

Tenho certeza que é uma maravilha ficar sem AC sob um sol de 50Cº em uma expedição. Gente frescurenta, parem de reclamar, não gostou, compre uma Chevy.

fernandotf
09/11/2010, 21:05
Na primeira semana que peguei o carro até me encomodava os TEC TEC, pois andava com vidro fechado e a viatura não tinha som... e pior: não sabia se era normal ou se estava com problemas.
Mas agora, com o som instalado e sabendo que o TEC TEC é normal, estou c@g4nd0 e andando... pois o importante para mim é que o ar funciona, e funciona muito bem! Dá de 10 na minha TR4! Prefiro escutar os TEC TEC nos 24 graus do que ter silêncio em 35 graus! :odedo::odedo::odedo:

abnerjr
19/11/2010, 20:15
Relatei anteriomente meus problemas com o ar . Troquei valvula , coloquei ventoinha acessoria para rodar . Achei que tava tudo bem e foi só só acelerar um pouquinho que o bixo esquentou de novo...
Conversando com um amigo ele disse que é muito comum apos problemas com a valvula de agua ( que eu ja havia trocado ) aparecer outro problema oculto , que seria o curto da placa do termostato( que fica no painel para controle da temperatura) , que só pode aparecer apos sanar o problema da valvula.
Acho que agora vai...:roll:

RHL
19/11/2010, 21:05
no meu a válvula do ar quente está isolada, e o painel 3 botões está ligado direto. para ligar o ar eu ligo o ventilador.

ele gela be3m, mas do nada para de gelar, voltando uns minutos depois. o que pode ser??

Jorgao
20/11/2010, 02:59
Conformismo é uma bitch.

Ta ai o problema, a consciência corrupta e corruptiva e a nossa primitividade quanto ao profissionalismo aliada ao conformismo.

Tenho certeza que é uma maravilha ficar sem AC sob um sol de 50Cº em uma expedição. Gente frescurenta, parem de reclamar, não gostou, compre uma Chevy.

Não é conformismo. Não é primitividade e não tem muito a ver com consciência. Ninguém compra um Troller sem saber o que realmente está comprando. Profissionalismo? Nem as grandes montadoras conseguem. O consumidor do Troller não é exigente. De verdade, ninguém que enfia um jipe em buracos de 1,5 metros de lama e afunda-o em rios e lagos quer enfiar Airbag, ABS, EBD, Controle de som no volante, Sensor de chuva, Sensor de luminosidade ou câmera de ré porque é óbvio que as frescuras vão dar pau. Ar-condicionado é um luxo. Minha ex Bandeirante que o diga. Vidro elétrico? Está bom de mais. Enfim. O jipe já vem com ar-condicionado, vidros e travas e vocês ainda querem que tudo funcione? huahuauhau :odedo: Se tudo funcionasse não seria jipe huauhahuahau

Quando a Troller realmente se importar com algumas reclamações de alguns clientes, pode escrever. Vai ter propaganda no intervalo da novela das 8 falando que o carro é indestrutível e como o EBD auxilia aqui e o ABS ali e era uma vez um jipe que foi rei das trilhas brasileiras.

Mas, cá pra nós VAZ. Antes de fazer uma expedição com um Troller, eu bem que vou checar se está tudo ok com o AC umas 5 vezes! Hehe :dance:Você tem sua parcela de razão, mas espero que entenda o meu ponto de vista e de alguns colegas.

luizneto
20/11/2010, 05:13
Se a Ford resolver os problemas do Trolão ele vai custar uns 200K..hehehehe

abraço,

lucasaboboreira
24/11/2010, 03:01
ìsolei o ar quente...agora só gelado e gela bem viu...posso ma dar o luxo de fazer isso aqui em salvador...no inverno ta batendo 25 graus...hehhe:dance:

AKPG
02/12/2010, 21:45
Esta semana levei o bugão para a revisão de 5 mil km e reclamei do tec-tec.
O mecânico colocou aquele medidos de pressão e viu que o sistema estava com 30 psi. Ele colocou mais gás até ficar com 32 e parece que diminuiu consideravelmente o tec-tec. Devo pegar estrada amanhã e ai vou ver se realmente diminuiu.

Segundo o mecânico, se a pressão estiver com menos de 31 ou com mais de 33, o relê do AC fica maluco... Vou observar se deu certo e posto aqui...

Carlos A. C. Azevedo
02/12/2010, 22:17
Olha, pelo que voce falou, o compressor sai pelo pressostato de alta pressão, devido a essa lezeira da passagem de agua quente por dentro do habitaculo, devido o aumento brusco de temperatura do nada HEHE,mesmo com o ar gelando ou seja, a droga do botão seletor de controle de temperatura, aquele que um lado é todo vermelho lado mais quente, e do outro azul que é onde é pra gelar, ou seja talvez o problema seja somente eliminar esssa passagem de agua quente, mas, falar é facil né...

Martinelle
24/12/2010, 02:31
Caro colega,

talvéz os seus radiadores estejam cheios de lama seca!!!...isso não permite a circulação do ar pelos mesmos e os relés ficam disparando

tem que lavar bem com jato de mangueira até sair toda a lama... No meu caso retirei os radiadores e lavei eles fora... Tinha muita lama ok...
Resolveu o problema...

Att. Sandro

JEFFCATUNDA
24/12/2010, 03:44
Caro colega,

talvéz os seus radiadores estejam cheios de lama seca!!!...isso não permite a circulação do ar pelos mesmos e os relés ficam disparando

tem que lavar bem com jato de mangueira até sair toda a lama... No meu caso retirei os radiadores e lavei eles fora... Tinha muita lama ok...
Resolveu o problema...

Att. Sandro
Sandro.

Usar jato forte de agua para lavar o radiador pode prejudicar a peça, pois vai empenar as aletas e dificultar a passagem de ar emtre os canaliculos....

Martinelle
26/12/2010, 22:20
não falei em jato forte(lava-jato)!!!, e sim jato de mangueira... claro que se pegar um lava jato e colocar no radiador vai danificar... orientei a usar jato de mangueira ok!!!
p/ amolecer e retirar a lama...

E. Mac
03/03/2011, 11:09
Prezados,

Eis que o ar condicionado não está refrigerando, ao contrário está esquentando, o que faço?

Jorgao
03/03/2011, 15:13
Prezados,

Eis que o ar condicionado não está refrigerando, ao contrário está esquentando, o que faço?

http://www.youtube.com/watch?v=O0yG6SlqGzk&feature=fvst

Brincadeira! Daqui a pouco alguem te ajuda rapaz.

astrorei
03/03/2011, 15:14
no meu a válvula do ar quente está isolada, e o painel 3 botões está ligado direto. para ligar o ar eu ligo o ventilador.

ele gela be3m, mas do nada para de gelar, voltando uns minutos depois. o que pode ser??

Realmente a melhor opcao seria remover a capota!!!
hehehehe

ja troquei a placa, ( mesma do ford Ka ) o ploblema da luz amarela retorna, acho que a unica opcao e isolar mesmo a Valvula do AR quente.

aqui na bahia o frio nunca chega mesmo...

JEFFCATUNDA
03/03/2011, 16:13
Prezados,

Colega.

Ele faz isso direto ou somente algumas x???
No meu 2009 eu observei que quando eu desilgo o carro e fico com o ventilador ligado pr muito tempo, quando volto a ligar o ar condicionado, as vezes, ele primeiro esquenta e depois resfria... Parece que isso se deve ao tamanho da caixa misturadora que é pequena...

Mas já ocorreu dele, do nada, começar a esquentar, e muito, e depois voltar a gelar normal... Normal é apelido, porque o meu quase congela... Como lguns dizem, o troller é o céu ou o inferno...heheheheheh, pois quando você tenta regular em uma temperatura média ele faz isso de acordo com a rotação do motor, basta dar uma puxada maior que vem a vaporada de ar quente...

A maioria dos colegas do Nordeste isola o ar quente, oque resolve o problema, até porque aqui nunca fica frio mesmo....

O unico problema que vejo é que em alguns casos essa circulação da agua por mais uma colméia é necessária...isso se ocorrer do carro esquentar acima do normal, ou entrar em modo de segurança por aquecimento...

Twix
03/03/2011, 17:43
All

Alguem saberia me dizer qual a pressão que é recomendado ao recarregar o gas do A/C

Levei meu T4 2003 para recarregar e o técnico disse que estava com pressão de mais. (350 se não me engano) e abaixou para 250.

Conclusão...agora ele não gela nada. De vez em quando ele da uma resfriadinha.

Então queria saber se alguem sabe a pressão correta ou se alguem sabe de que carro é o sistema de ar do T4 2003

Abraços a todos

Denis

anderson cleiton
04/03/2011, 21:21
All

Alguem saberia me dizer qual a pressão que é recomendado ao recarregar o gas do A/C

Levei meu T4 2003 para recarregar e o técnico disse que estava com pressão de mais. (350 se não me engano) e abaixou para 250.

Conclusão...agora ele não gela nada. De vez em quando ele da uma resfriadinha.

Então queria saber se alguem sabe a pressão correta ou se alguem sabe de que carro é o sistema de ar do T4 2003

Abraços a todos

Denis

Caro Denis

eu ja tive este problema, colocava gas, por uns dias ficava bom e depois o problema continuava. E isso nao foi so com o TROLLER, foi com hilux e peugeot. Ate que levei o veiculo em uma oficina que descobriram que havia vazamento de gas.
Nao adianta completar o gas se tiver vazamento.
O pior é que nao é facil descobrir aonde esta vazando.
Espero ter ajudado.

PAULO CARECA
04/03/2011, 21:37
E. Mac, é como o Jeff citou, mas se está esquentando direto, a válvula do ar quente emperrou aberta, preço da valvula R$70,00, é do ford KA. Tive este problema. Se não sabe onde fica, é a peça que faz as conecções entre as mangeiras que vem do motor com as que entram na colmeia.

FDF4x4
04/03/2011, 23:37
Galera, realmente o ar cond. é um pepino...... Depois de trocar a valvula sem sucesso, um eletricista de confiança descobriu que o problema era na placa, atrás do botao do painel... Em virtude das trepidações e da suspensão dura, as soldas da placa racham gerando máu contato, assim reforçando as soldas o problema foi sanado......... Tentei aí e depois me falem... No meu t4 deu certo, perfeito......

NayCordeiro
05/03/2011, 02:23
O meu 2008 tava com um problema quando eu ligava o ar. Demorava um pouco funcionando normalmente e depois desligava, ligava de novo e desligava novamente. E não parava só o ar. Deixava de funcionar as sinaleiras, luz alta, velocimetro e acendia uma luz amarela no meio do painel. Depois de um tempo voltava tudo ao normal.

Depois de esquentar muito a cabeça, terminei levando na oficina de Seu Chico, em Fortaleza, e ele descobriu que era o relé que fica proximo a caixa de fusiveis. Trocou e ta bom ate hoje. Ele tava queimado e com alta demanda eletrica travava!!

Agora tenho que trocar o evaporador do ar, que é o mesmo do Fiesta, pois a peça está furada. Recarreguei e em um dia o gas escapou. O ruim é que o painel inteiro deve ser desmontado, pq ela fica por tras.

Um abraço.

HansKronit
11/03/2011, 18:35

Caro Vaz ja dei o primeiro passo, dia 25 de maio tenho a ultima audiencia contra a Ford. Existem duas coisas que no Brasil ainda temos esperança, lei do consumidor e pensão alimentícia.
Abçs

JPXJYK
18/03/2011, 19:47
Aeeeeeeeeeee!!! Parabéns cumpade, espero que corra tudo a seu favor.

Os próximos com certeza virão melhores graças a atitudes como a sua.
Abs

Engenheiro_SP
22/03/2011, 14:35
Srs. tenho um 2010 e tive o mesmo problema, diferente dos carros convencionais o TROLLER possui apenas pressostato de alta, se perceberem na cidade em baixa rotação o relé opera normalmente na pista que ocorre o problema, este defeito somente será corrigido com a substituição do compressor de ar, a fábrica sabe disto más não toma providências, solicitei a troca em garantia e ela aceito, cuidado porque os espassadores pegam fogo devido a fricção ligar e desligar continuamente.

Abraços.

RHL
22/03/2011, 15:12
o meu só resolveu o problema dos desligamentos por pressão alta no sistema quando coloquei um eletroventilador mais potente em frente ao condensador.

HansKronit
26/04/2011, 19:51
Caros colegas depois de muito sofrer com o AC da vtr, achei um gênio pra resolver o problema. Tem um camarada aqui em BSB que trabalha em uma concessionária da KIA que me falou que o problema do troller era o pressostato como unica forma de ajuste e controle do ar, sendo assim, qualquer coisa seja a colmeia um pouco suja, compressor com perda, ainda que minima da pressão, pelo próprio uso, o ar ficava ligando e desligando com o famoso e chato tec tec. Ele instalou um termostato dentro da caixa de condensação, e resolveu o problema, ele regulou para desarmar com 10 graus, como isso nunca chega, o carro acabou o problema do tec tec, e ta gelando como um freezer, e o melhor, a viatura não da pra ver nem a cor por uma viajem que fiz ao jalapão, e nenhum problema a geleira continua. Ele colocou o termostato regulavel do caminhão Bongo da Kia, ficou show. Estou tentando pegar com ele o esquema para enviar pra todos. Parece fácil de instalar, ele gastou um dia, estou muito satisfeito com o ar da vtr agora. Coisa que a Troller nunca resolveu depois de quase dois anos, consegui. Mas reforço, justiça neles, minha audiencia ta chegando, após o resultado conto pra voces. Abçs

Kim
26/04/2011, 21:13
Acho que li algo assim por aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/82009-maldito-ar-condicionado-do-troller-2.html#post1297708

flavioams
28/04/2011, 21:00
O meu tb faz um téc. Téc. a cada 5 seg acima dos 1.500 giros....

É um saco... e pior...o termostato é 8 ou 80... Ou fica frio p/ cacete ou esquenta...

O pessoal da Trilha em SSA pediu p/ eu andar com o carro 1 mês... Se continuar....voltar lá que iam mexer no gás do sistema...

Bom... Se me pediram 1 mês p/ ver se eu me acostumava com o téc. Téc. podem esquecer... não dá p/ acostumar....

homerohermida
02/05/2011, 18:09
Amigos,
Alguém saberia dizer se o Troller 2008 possui filtro anti pólem e, caso positivo, de qual carro seria?
Obrigado!

novus
02/05/2011, 18:19
Não! Não tem.

Margaça
08/02/2012, 22:23
FDF4x4, poderia dar a dica de como reforçar as soldas da placa.

John1532Jr
09/02/2012, 13:11
Margaça,

Já tive este problema, mas não com o Troller. Era um Siena, mas o processo é simples. Siga a sequência:

1 - Localize uma pessoa com HABILIDADE (pode ser você) para o serviço.
2 - Retire totalmente a placa do painel.
3 - Organize uma mesa para trabalhar como bancada e com boa iluminação.
4 - Com um ferro de solda 35W e solda de estanho núcleo de resina fina, refaça TODAS as soldas da placa. Não use ferro de solda com maior capacidade, pois poderá danificar as trilhas do circuito impresso.
5 - Com um multímetro verifique a continuidade de TODAS as trilhas do circuito impresso (meça entre cada ponto de solda individualmente).
6 - Se localizar uma trilha rompida, refaça a conexão entre os dois pontos de solda com fio fino, isolado.
7 - Remonte a placa no carro e teste.

Se fizer isto direito, dificilmente terá problemas novamente.

Um abraço e boa sorte.

Mutley 0011
09/02/2012, 16:04
Solução mais barata $ 30,00 Reaus. Levei no cara que mexe com ar. Pedi pra ele tirar a válvula que só serve pro ar quente. Colocamos um U de cobre nas mangueiras. Vedamos os furos que entrar para dentro do carro para não entrar pó. O ar ficou maravilhoso nuca mais tive problemas. NÃO USO AR QUENTE
Abraços

cantodopirão
09/02/2012, 17:31
Caros colegas, no meu carro a própria concessionária (Trilhfort) detectou o rpoblema do AC (estava lá para trocar o velocímetro....) e trocaram o compressor o que realmente resolveu o caso.

Srs. tenho um 2010 e tive o mesmo problema, diferente dos carros convencionais o TROLLER possui apenas pressostato de alta, se perceberem na cidade em baixa rotação o relé opera normalmente na pista que ocorre o problema, este defeito somente será corrigido com a substituição do compressor de ar, a fábrica sabe disto más não toma providências, solicitei a troca em garantia e ela aceito, cuidado porque os espassadores pegam fogo devido a fricção ligar e desligar continuamente.

Abraços.

rcofreitas
09/02/2012, 19:51
Olá!

Eu tive este problema por um tempão, mas aproveitando uma revisão elétrica, eu vi o cabo que controla as saídas de ar, que estava solto. Não estava quebrado.

Mas este cabo, só gira no sentido horário, se tentar voltar ele solta de novo.

E o cabo é super curto, quase não dá para "engatar" no botão.

abs,

Ricardo

Margaça
12/02/2012, 09:11
Meu caro, agradeço as dicas e em breve estarei postando aqui os resultados do conserto.

Um abraço a todos.

Margaça

Margaça,

Já tive este problema, mas não com o Troller. Era um Siena, mas o processo é simples. Siga a sequência:

1 - Localize uma pessoa com HABILIDADE (pode ser você) para o serviço.
2 - Retire totalmente a placa do painel.
3 - Organize uma mesa para trabalhar como bancada e com boa iluminação.
4 - Com um ferro de solda 35W e solda de estanho núcleo de resina fina, refaça TODAS as soldas da placa. Não use ferro de solda com maior capacidade, pois poderá danificar as trilhas do circuito impresso.
5 - Com um multímetro verifique a continuidade de TODAS as trilhas do circuito impresso (meça entre cada ponto de solda individualmente).
6 - Se localizar uma trilha rompida, refaça a conexão entre os dois pontos de solda com fio fino, isolado.
7 - Remonte a placa no carro e teste.

Se fizer isto direito, dificilmente terá problemas novamente.

Um abraço e boa sorte.

Margaça
12/02/2012, 16:39
Senhores, hoje constatei que o problema do ar condicionado não é a placa de comandos do painel. Um eletricista habilitado verificou todas as soldas e circuitos. Montamos novamente e o problema persiste. Na verdade o problema não é com o ar... O que está acontecendo é que ao mesmo tempo que o acessório liga ele NÃO liga e isso não é devido a trepidação ou algo relacionado à movimentação do jipe. Parado no mesmo lugar acontece o defeito de ligar e as vezes, nem sempre, não ligar.... Parece mesmo um mistério.

PAULO CARECA
13/02/2012, 20:08
Já verificou, fusiveis e reles?

Margaça
15/02/2012, 11:53
Prezado, Paulo,

Na verdade ainda não foram substituídos os fusíveis e os relés. Imagino que se fosse fusível queimado o sistema não ligaria em momento algum. Quanto aos relés, notei que tem um esquentando um pouco a mais que os demais. Mas, as vezes o com o carro ainda frio (primeira partida do dia) acontece o defeito.

Em 2005 um colega postou a descrição abaixo com o mesmo problema. A saber:

Olá gente,

Sou novo no fórum (primeiro post), possuo um Troller 03/03 e achei muito legal o nível e a quantidade das informações encontradas por aqui.
Apesar de gostar muito do Troller, acho que fui um daqueles "agraciados" com um problema crônico, pois as vezes o ar condicionado do carro simplesmente não liga, se eu desligo o carro e ligo novamente ele volta a funcionar, tenho de ficar fazendo isto (desligando/ligando) até resolver, se quiser usar o ar.
Alguém já teve problema semelhante? Já levei ele na Trilha23 e na Trilha Master aqui em S. Paulo pra ver se dava jeito, mas nem identificar o problema eles conseguiram, é óbvio que lá nas concessionárias o maldito ar condicionado funcionava perfeitamente em todas as tentativas.

[]',s
André

Agradeço a atenção.

Márcio

PAULO CARECA
15/02/2012, 13:25
Margaça!
Analisando todas as suas respostas, a única saida que vc tem é: Verificar com multimetro ou teste de corrente, todo o circuito (no momento em que vc ligar o ar e ele não funcionar, mantenha ele ligado mesmo sem funcionar) aí vc vai chegar onde esta o problema/corte de corrente ou falta de aterramento. Se não conseguir achar o probl. com este cheque, só trocando todo o sistema de ar cond. (em tempo, estou falando de Troller eletronico, existem dois reles que não se mede por temperatura 1º do ar condicionado, 2º Ar condicionado função off para módulo de injeção de combustivel, o fusivel pode ter um rompimento em que fica funcionando intermitente (ex. lampada com filamento rompido pouco visivel a olho nu, as vezes acende outra não) ou mau contato na placa de rele/fusivel ou aterramento em algum lugar do circuito, principalmente em Troller. Só checando conforme citei acima.

Explica melhor o seu post nº 67, quando vc fala "Na verdade o problema não é com o ar... O que está acontecendo é que ao mesmo tempo que o acessório liga ele NÃO liga"

Margaça
16/02/2012, 08:00
Paulo,
Quiz dizer no post nº 67 que o ar condicionado funciona normalmente quando liga. Ou seja, o problema parece ser na parte de alimentação elétrica do sistema. Um detalhe importante: estando ligado o sistema de AC, inclusive o recirculador de ar, o carro pode ser colocado pra rodar em estrada com "trepidação" por várias horas que o problema não aparece. Funciona normalmente. Basta parar em uma porteira, desligar o motor e quando dar a partida novamente o AC não liga mais. Para ligar o AC novamente é preciso ligar e desligar o motor várias vezes seguidas.
Acho que vou procurar uma auto-elétrica mais conceituada. O receio é de não encontrar o problema.

Tentei contato com o André, responsável pelo post http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/12622-ar-condicionado.html o problema descrito por ele é idêntico ao meu. Ainda sem sucesso.

Márcio

gti_2000
16/02/2012, 12:03
Tive um problema semelhante ao seu e tratava-se do contactor da chave de ignição.
Percebi a origem do problema quando, após funcionar o carro e ligar o ar condicionado, eu movimentava a chave de ignição e o ar condicionado ficava ligando e desligando.
Troquei essa peça e até agora só alegria.
Talvez no seu caso trate-se da mesma avaria.
Att.

gustavomacau
16/02/2012, 13:05
Por coincidência ou não esse problema de esquentar o ar aconteceu depois que troquei o parabrisa dianteiro. Teve que tirar o painel p/ colocar o vidro.
Ou seja, até os 58 000 km mais ou menos ele nunca apresentou esse problema. Estou com 67 000km agora e, as vezes (considero raramente), ele esquenta. Pra voltar ao normal eu desligo o ventilador, ligo novamente e movo o termostato pro quente e volto pro frio.

Alguem ja congitou ser bateria fraca? Quando se liga o carro e o som ta ligado, por exemplo, as vezes ele desliga e liga novamente, as vezes só para de tocar ou as vezes nao faz nada. Talvez isso aconteça com o compressor também.

Ontem troquei minha bateria, vou verificar se o problema continua.

Margaça
16/02/2012, 14:15
Prezado gti_2000,
muitíssimo obrigado pela atenção.
O seu carro também era um Troller? Qual o ano?
Quando você diz "...eu movimentava a chave de ignição e o ar condicionado ficava ligando e desligando."
Esse movimento não chegava a desligar o motor, certo? Quanto tempo tem que você trocou a peça?
Grato.
Saudações.
Márcio

PAULO CARECA
16/02/2012, 17:23
Margaça,
O Andre que vc cita do tópico ar condicionado, postou 3 vezes em 10/2005 e desapareceu do Forum.
Quanto ao seu ar cond., vc desliga o motor do Troller com o ar ligado e religa o motor do Troller com o ar ligado? Foi isso que entendi? Outro detalhe, quando cv liga a ignição, vc espera a central fazer toda a varredura, ou parte logo para partida do arranque?

Margaça
17/02/2012, 06:29
Paulo, bom dia.
Eu nunca desligo ou ligo o motor do Troller sem antes desligar o sistema de AC, inclusive o ventilador. Na maioria das vezes espero até algumas luzes do painel (indicador de combustível na reserva e indicador de alta temperatura) apagarem. Imagino que tempo suficiente para a central fazer a varredura.
Hoje fiz um teste diferente: ontem após circular com o carro na rua e depois de ter guardado o jipe na garagem fiz várias tentativas (ligando e desligando a ignição e mesmo o motor). Não funcionou. Hoje pela manhã, antes de dar partida no motor, girei a chave de ignição até ascenderem as luzes do painel, esperei a central fazer a varredura e logo em seguida liguei o sistema de AC. Funcionou normalmente. Portanto, notei mais um detalhe: o carro estando frio, antes da primeira partida do dia o AC liga normalmente.
Paulo, durante esses testes notei que há um rele esquentando mais que os demais e é por esse rele que passa a corrente que segue para a placa de comandos. Vou trocar esse rele e fazer o teste mas, estou duvidando que seja isso.

Se quiser conversar comigo pelo msn: mnbio@hotmail.com

Saudações.
Márcio

JEFFCATUNDA
17/02/2012, 09:54
Por coincidência ou não esse problema de esquentar o ar aconteceu depois que troquei o parabrisa dianteiro. Teve que tirar o painel p/ colocar o vidro.
Ou seja, até os 58 000 km mais ou menos ele nunca apresentou esse problema. Estou com 67 000km agora e, as vezes (considero raramente), ele esquenta. Pra voltar ao normal eu desligo o ventilador, ligo novamente e movo o termostato pro quente e volto pro frio.

Alguem ja congitou ser bateria fraca? Quando se liga o carro e o som ta ligado, por exemplo, as vezes ele desliga e liga novamente, as vezes só para de tocar ou as vezes nao faz nada. Talvez isso aconteça com o compressor também.

Ontem troquei minha bateria, vou verificar se o problema continua.

GUSTAVO E DEMAIS COLEGAS:

O ar condicionado do Troller apresenta vários problemas distintos, e na sua grande maioria. esses problemas são relacionados as dimensões físicas da viatura.

- Um dos principais problemas está nas dimensões da caixa de mistura de ar quente/frio, ela fica por trás do console central e é responsável pela mistura de ar frio e água quente (calor) proveniente de uma colmeia que traz água direto do radiador da viatura.
Por ser muito pequena, essa caixa não suporta uma grande litragem de ar frio, o que faz com que você não consiga, se você usar o termostato do mesmo para manter a temperatura em valores médios da escala e aumentar muito a rotação da viatura... A quantidade de arfrio será sempre a mesma e o calor da colméia será bem maior, ai ocorrem aquelas baforadas de ar quente...
Nos modelos posteriores a 2005 (2006 até 2008) foi mantida a mesma caixa e todo o sistema, o que piorou esse problema por conta da maior potencia do motor que foi trocado, gerando mais calor e com a mesma caixa de litragem... esses modelos apresentam portanto nais incidências de borrifadas de ar quente, mas os anteriores (com motor 2.8) já apresentavam também.
Se 2009 para cá, a caixa foi aumentada ao máximo, o que permitiu que se podesse dar um minimo de ajuste nas temperaturas (que antes era 8 ou 80), fazendo que aceite alguma programação... Mas não existe espaço fisico para resolver ou melhorar mais ainda esse problema.

- O segundo problema é ligado à válvula que regula o fluxo de água para a colmeia que fica dentro da caixa de mistura, ela é a mesma válvula usada no Ford Ka. Os problemas que acontecem com ela são vários... Ela não suporta em grandes rotações a pressão do sistema e libera mais agua do que deveria, o que faz acontecer as tais baforadas de ar quente quando se vai, por exemplo, ultrapassar um veículo na estrada e se afunda o pé de repente... Ela também pode ficar emperrada com resíduos do liquido de arrefecimento e travar aberta, o que faz com que o ar não funcione frio, só com ar quente...
E finalmente, ela pode estar sofrendo com a BATERIA FRACA. Esse é, acho eu, o problema que a maioria dos colegas enfrenta. SE O TROLLER ESTIVER COM A BATERIA EM FIMAIS DE VIDA, já apresentando cansaço, quando se vai ligar a viatura a válvula desliga e permite a entrada de água do sistema para a colmeia, e só volta a funcionar se você parar o carro, desligar e ligar o botão para ressetar.... Isso ocorre porque ESSA VÁLVULA TEM UM POTENCIÔMETRO INVERTIDO, ela fica sempre LIGADA, QUER DIZER, QUANDO ESTÁ TODA VIRADA PARA O FRIO MÁXIMO, ELA ESTÁ TOTALMENTE LIGADA, QUANDO SE GIRA PARA O LADO QUENTE VOCÊ ESTÁ DIMINUINDO O POTENCIÔMETRO E PERMITINDO A ABERTURA DO REGISTRO DE ÁGUA QUENTE... SE A BATERIA ESTIVER FRACA, O QUE OCORRE É QUE QUANDO VOCÊ LIGA A VIATURA, ELA, DA MESMA FORMA QUE DESLIGA OS FAROS, DESLIGA O RÁDIO E ETC, VAI DESLIGAR O POTENCIÔMETRO DA VÁLVULA PERMITINDO O FLUXO DE AGUA PARA DENTRO DA CAIXA DE MISTURA AR FRIO/ ÁGUA QUENTE....

Por conta disso, antes de se trocar essa válvula é bom verificar o estado da bateria, pois PODE SER que o problema seja baixa carga de partida... Algumas outras vezes, somente com a limpeza da válvula resolve...

- POR ULTIMO, nos Trollers abaixo de 2009, pode ocorrer de PINGAR ÁGUA SOBRE A CAIXA DE FUSÍVEIS E SOBRE A PLACA DO AR CONDICIONADO, essa água vem da deficiente vedação do orifícios dos braços dos limpadores de para brisa... Dai é necessário a vedação dos mesmos e a limpeza/conserto das placas...

= UM EXEMPLO: Como o Gustavo escreveu, esta ocorrendo o mesmo na minha viatura. Meu troller é 2009 e agora em março faz 3 anos, a bateria ainda é a original, mas noto que de uns 2 meses para cá vem apresentando sinais de cansaço somente na hora de dar a partida... Nunca havia desligado ar condicionado, ou mesmo colocado ele tem temperaturas médias, só uso no gelo máximo e já dou partida ligado...

Ocorre que agora se eu fizer isso ele trava no ar quente e só volta a esfriar se eu parar, desligar, ressetar e der partida novamente com o ar desligado e só ligar o ar depois dele fazer o enchimento das bombas (aquele zunbidinho) e travar as portas, ai eu ligo o ar e ele funciona normal... O que está ocorrendo é que a bateria não está mais conseguindo dar a partida e manter os sistemas ligados ao mesmo tempo .

Margaça
17/02/2012, 22:09
Jeffcatunda, muito boa a sua explicação.
Entretanto, não é o meu caso. O meu carro é 2002 e há muito foi retirada a válvula. O meu carro não tem ar quente. E sempre tomo o cuidado de antes de desligar ou dar partida no motor desligar o rádio, e todos os outros itens que estejam em uso, principalmente o AC, o ventilador de ar e o recirculador.
Márcio

PAULO CARECA
23/02/2012, 15:30
Boa tarde Margaça, Te adicionei no msn, mas vc não fez contato, ja deu jeito no ac? Se não, me responda, quando o ac não quer funcionar, tambem não funciona as velocidades 1,2,3 do ventilador e a 4 funciona, ou nenhuma delas funciona ou todas funcionam normalmente só não gela? E a luz do ac no painel, fica ligada ou desliga?

Margaça
26/02/2012, 10:48
Paulo, boa tarde.
Não localizei o seu endereço no meu MSN. Gentileza mandar o seu contato via e-mail para que eu possa adicioná-lo aqui. Meu e-mail mnbio@hotmail.com
Quanto ao AC, tudo continua na mesma. Ontem fiz uma viagem de cerca de 300 km no jipe. O AC as vezes funciona, as vezes não funciona. Ontem, por exemplo, estava funcionando normalmente. A certa altura da estrada, parei para tomar uma água, o AC estava ligado e gelando bem. Ao parar o carro, desliguei o AC, o recirculador de ar e o ventilador e só depois desliguei o motor (sempre procedo assim). Quando retornei ao carro, alguns minutos depois, virei a chave na ignição até ascenderem as luzes no painel, esperei um pouco até as luzes reserva de combustível e temperatura apagarem, dei a partida no motor e só depois acionei o botão o AC e nada, simplesmente não ligou mais. E quando não liga o AC também não liga o recirculador de ar.
Respondendo as suas perguntas:
Quando o AC para de funcionar o ventilador continua normal em todas as posições: 1, 2, 3 e 4.
As luzes no painel (AC e recirculador de ar) não ascendem. Quando ascendem o AC funciona normal e gela bem.
Saudações.
Márcio Nobre

luiz albano
26/02/2012, 14:43
Quando acontecer isso desligue o carro,ligue a chave e as botões do ar ,ao constatar que acenderam desligue os mesmos ligue o carro e volte a acioná-los,no meu sempre dá certo.

homerohermida
26/02/2012, 15:08
Paulo, boa tarde.
Não localizei o seu endereço no meu MSN. Gentileza mandar o seu contato via e-mail para que eu possa adicioná-lo aqui. Meu e-mail mnbio@hotmail.com
Quanto ao AC, tudo continua na mesma. Ontem fiz uma viagem de cerca de 300 km no jipe. O AC as vezes funciona, as vezes não funciona. Ontem, por exemplo, estava funcionando normalmente. A certa altura da estrada, parei para tomar uma água, o AC estava ligado e gelando bem. Ao parar o carro, desliguei o AC, o recirculador de ar e o ventilador e só depois desliguei o motor (sempre procedo assim). Quando retornei ao carro, alguns minutos depois, virei a chave na ignição até ascenderem as luzes no painel, esperei um pouco até as luzes reserva de combustível e temperatura apagarem, dei a partida no motor e só depois acionei o botão o AC e nada, simplesmente não ligou mais. E quando não liga o AC também não liga o recirculador de ar.
Respondendo as suas perguntas:
Quando o AC para de funcionar o ventilador continua normal em todas as posições: 1, 2, 3 e 4.
As luzes no painel (AC e recirculador de ar) não ascendem. Quando ascendem o AC funciona normal e gela bem.
Saudações.
Márcio Nobre
Aconteceu algo parecido no meu mas, além das características acima, a luz do desembaçador também parou junto com as demais (AC e recirculação). Troquei o relé do ar e tudo voltou ao normal.

Bernardo Hoelz
26/02/2012, 16:43
Aconteceu algo parecido no meu mas, além das características acima, a luz do desembaçador também parou junto com as demais (AC e recirculação). Troquei o relé do ar e tudo voltou ao normal.

Homero, onde você comprou o relê?

Abrs.

PAULO CARECA
26/02/2012, 19:21
Margaça, como vc não deu retorno sobre reles, estou passando para os proximos passos, seria bom tambem vc testar a placa trocando por outra só para teste, é do ford ka. Ja tive problemas com o ac e ventilador (parava assim do nada), mas era ferrugem nos contatos das tomadas, o Troller tem muito disso. Vou fazer contato via email.

Bernardo Hoelz, os reles vc encontra em qualquer loja/oficina autoeletrica, é barato, o bom seria oficina com loja que o eletric usaria um novo só para teste, acredito que os 2007 ainda são da VW.

PAULO CARECA
26/02/2012, 19:28
Quando acontecer isso desligue o carro,ligue a chave e as botões do ar ,ao constatar que acenderam desligue os mesmos ligue o carro e volte a acioná-los,no meu sempre dá certo.

Usava esta tecnica com os vidros, e dava certo, depois que troquei a central dos vidros por uma soft não tive mais problemas, principalmente porque desliguei o antiesmagamento.

Margaça
26/02/2012, 20:13
Paulo, adicionei o seu endereço no meu MSN. Agora deu certo. Nos falamos lá e via e-mail. Agradeço a sua gentileza. A propósito, troquei um dos reles. Estou desconfiado do terminal de encaixe que vai na placa.

homerohermida
26/02/2012, 22:49
Homero, onde você comprou o relê?

Abrs.
Comprei no PAT da Troller. Mas foi lá por pura preguiça, pois com um relé na mão, consegue-se comprar igual em, praticamente, qualquer auto-peças.

gti_2000
27/02/2012, 00:05
O meu é um 2007. Não desligava o motor, não. Era uma pequena variação entre o estágio que acende o painel e o de dar na partida. Mas não chegava a acionar o arranque e nem desligava o carro. Já faz uns 8 meses que troquei e até agora tudo funcionado perfeitamente.
Abraços.

Margaça
27/02/2012, 18:16
Luiz Albano, fiz exatamente como você indicou.
Notei que sempre pela manhã, antes da primeira partida no motor, todas as luzes do painel do AC ligam o que indica que está tudo funcionando normalmente. E uma vez ligadas tudo funciona perfeitamente. O problema sempre aparece depois de desligar o motor.
Hoje aconteceu depois de rodar com o AC ligado por uma hora. Parei num posto de combustíveis, deliguei o AC, o recirculador de ar e o ventilador antes de desligar o motor. Quando voltei a funcionar o motor novamente o defeito apareceu. Segui a sua orientação: desliguei o motor, liguem os botões do AC e do recirculador, ascenderam normalmente. Desliguei os mesmo botões e liguei o motor dai as luzes já não funcionavam mais e, consequentemente, o AC também não. Fiz isso várias vezes. As luzes só acederam com o motor desligado. Acontece das luzes não ligarem mesmo com o motor desligado.
Márcio Nobre

Margaça
27/02/2012, 18:19
O meu é um 2007. Não desligava o motor, não. Era uma pequena variação entre o estágio que acende o painel e o de dar na partida. Mas não chegava a acionar o arranque e nem desligava o carro. Já faz uns 8 meses que troquei e até agora tudo funcionado perfeitamente.
Abraços.

gti_2000,
O que você trocou? O seu problema também era com o ar condicionado???

Abraços.
Márcio

elmestizo
27/02/2012, 18:48
Alguém sabe o código do compressor do a/c? é igual da s10?

Fregonese
29/02/2012, 20:32
Alguem sabe de qual veiculo o compressor a/c foi vampirizado?

elmestizo
29/02/2012, 20:33
Fregonese,

To com a mesma duvida... se for = da s10.. o lugar mais barato que achei foi aqui

Radiadores, Ar condicionado, Sistemas eltricos - Paccini (http://www.paccini.com.br/)

Fregonese
29/02/2012, 20:43
Elmestizo, vc já cotou?

Achei da ranger 3.0 por 900 dilmas;
já no "ferro velho" por 650 dilmas;

Só não sei se é o mesmo, pq na ação 4x4 ta 3300 dilmas

elmestizo
29/02/2012, 20:44
o meu é motor 2.8.... 800 e poucos cruzeiros zero km

Fregonese
29/02/2012, 20:45
O mecanico aqui quer 1800 dilmas para deixar funcionando, to achando meio salgado

elmestizo
29/02/2012, 20:46
tá melhor que meu orçamento de 2,1k..... que fase...

Fregonese
29/02/2012, 20:49
achei esse topico a respeito do 2.8

http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/48555-compressor-do-ar-condicionado.html (http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/48555-compressor-do-ar-condicionado.html)

gti_2000
01/03/2012, 13:46
Troquei contato (também conhecido como fundo de chave). No meu caso, é o mesmo do fiat Uno.
Abs.

Margaça
01/03/2012, 19:22
Troquei contato (também conhecido como fundo de chave). No meu caso, é o mesmo do fiat Uno.
Abs.
Caro gti_2000,
Tanbém estou desconfiando dessa peça. Vou trocá-la. Se der certo volto para deixar o resultado.
Abs.

luiz albano
01/03/2012, 21:17
A solução no meu caso foi desativar o ar quente.

Margaça
02/03/2012, 12:39
A solução no meu caso foi desativar o ar quente.

Luiz Albano,
no meu caso o defeito não tem relação com o ar quente. Que, a propósito, já foi desligado.

Grato.

Márcio

AndréAngra
02/03/2012, 18:38
Desligando o ar quente melhora o Ar do Troller?

Elison
02/03/2012, 18:51
Desligando o ar quente melhora o Ar do Troller?
Se o sistema de ar quente estiver funcionando corretamente, desligar o ar quente nao melhora em nada.
Geralmente se desliga o sistema de ar quente quando ocorre defeito na valvula que controla a entrada de agua quente para o interior do veículo, ocasionando aquecimente na parte interna.

PAULO CARECA
02/03/2012, 19:19
Se o sistema de ar quente estiver funcionando corretamente, desligar o ar quente nao melhora em nada.
Geralmente se desliga o sistema de ar quente quando ocorre defeito na valvula que controla a entrada de agua quente para o interior do veículo, ocasionando aquecimente na parte interna.

Complementando, custa R$60,00 e é do ford KA.

AndréAngra
04/03/2012, 08:58
Colocando manta térmica nos dutos de ar do Troller, melhora alguma coisa o ar?
Pergunto isso, pois no ar do Omega, alguns conhecidos fizeram e melhorou e muito a eficiência do mesmo.

JEFFCATUNDA
04/03/2012, 09:31
Complementando, custa R$60,00 e é do ford KA.

Completando um pouco mais...

Se o problema for realmente nessa peça de 60 reais não vale a pena ficar sem ela.
Os colegas se esquecem de que fazendo isso perdem um dos radiadores de água do sistema, e com isso perdem um acessório útil também para baixar a temperatura do motor em casos extremos...

Quando acionamos o ar quete do Troller, ele libera a válvula e permute que a água do radiador circule pelo radiador que fica dentro da caixa do ar condicionado... isso não desliga ou diminui a temperatura produzida pelo ar condicionado dentro da caixa, o radiador fica portanto exposto a uma baixa temperatura e esfria o liquido circulante, o que faz com que a temperatura de funcionamento do motor caia do meio do marcador para 1/4 ou menos até....

Não é feito para isso, mas já vi gente precisando disso para evitar a queima das juntas ou trinca do cabeçote...

Escrevi um longo post nesse tópico em que relato outras coisas, como por exemplo; muitas vezes as pessoas trocam a válvula e o problema é a bateria em fim de vida....

Patolino
05/03/2012, 11:15
No meu a válvula do ar quente já foi retirada a tempos.
Ocorre que, se estiver na estrada, andando a mais de 70km/h, o ar chega a congelar... Mas se estou na cidade, ele fica armando e desarmando o tempo todo... E se pegar uma estrada com muitas lombadas, onde toda hora vc precisa diminuir a velocidade, o bicho volta a desarmar...
Aparentemente o radiador está desobstruído, e a ventuinha liga assim que toco no botão do ar.

Alguém tem alguma idéia de como arrumar esse pepino?

Tks!

felipe.paris
05/03/2012, 17:44
Olá Patolino, achei que esse problema de desarmar era só nos 2006 pra frente, o meu é 2003 e não tem isso. Dos meus companheiros que tem Troller também não.

Vou aproveitar e perguntar, a vazão do ar pra dentro do troller é satisfatória para você? Porque eu coloco no 4 e sai como se fosse a velocidade 2 de um carro normal. Das pessoas que conheço aqui também reclamam disso. O ar gela, mas a pouca vazão de ar ferra quando você pega o Troller depois de ficar estacionado no sol. Imagine para quem vai no banco de trás.
Abraços

Patolino
05/03/2012, 18:08
Olá Patolino, achei que esse problema de desarmar era só nos 2006 pra frente, o meu é 2003 e não tem isso. Dos meus companheiros que tem Troller também não.

Vou aproveitar e perguntar, a vazão do ar pra dentro do troller é satisfatória para você? Porque eu coloco no 4 e sai como se fosse a velocidade 2 de um carro normal. Das pessoas que conheço aqui também reclamam disso. O ar gela, mas a pouca vazão de ar ferra quando você pega o Troller depois de ficar estacionado no sol. Imagine para quem vai no banco de trás.
Abraços

Olá, o meu só da esse problema quando estou andando devagar...

A vazão acaba sendo satisfatória sim. Despois de ficar no sol, não tem jeito, ando um pouquinho com a janela aberta e em seguida, fecho tudo... Não sofro não... mesmo nos outros carros faço assim... Agora deixar as janelas lacradas e arrepiar com o AR, não tem jeito. Sofre mesmo...

felipe.paris
05/03/2012, 21:15
Olá, o meu só da esse problema quando estou andando devagar...

A vazão acaba sendo satisfatória sim. Despois de ficar no sol, não tem jeito, ando um pouquinho com a janela aberta e em seguida, fecho tudo... Não sofro não... mesmo nos outros carros faço assim... Agora deixar as janelas lacradas e arrepiar com o AR, não tem jeito. Sofre mesmo...

hahaha também não faço isso né. Só acho que sai muito pouco ar mesmo. Menos ar que qualquer outro carro que conheço.
Mas enfim, um cara bão está tentando dar um jeito aqui para mim, se der certo posto a receita. :violao:
Boa sorte com seu problema Patolino, desculpe não poder ajudar.
Abraço

Patolino
05/03/2012, 22:23
Abraço

Não desculpo, se te pego tá f&*ˆ*&8... rs...

Em tempo, continuo aberto a soluções!

Abs!

homerohermida
06/03/2012, 08:36
hahaha também não faço isso né. Só acho que sai muito pouco ar mesmo. Menos ar que qualquer outro carro que conheço.
Mas enfim, um cara bão está tentando dar um jeito aqui para mim, se der certo posto a receita. :violao:
Abraço
O Troller, pelo menos o meu, não tem filtro do ar condicionado de papel. Tive um Samurai 91 em 2001, que também não tinha filtro, que o evaporador estava todo entupido. Tive que desmontar o painel, lavar com muita água e sabão para resolver o problema. Seu carro tem 9 anos e pode ser isto. Mas antes eu compararia o fluxo com outro Troller que tenha o mesmo painel/ar condicionado. Se a diferença fosse gritante, desmontaria tudo.

felipe.paris
06/03/2012, 14:05
Não desculpo, se te pego tá f&*ˆ*&8... rs...

Em tempo, continuo aberto a soluções!

Abs!

Beleza, não se esqueça, meu Troller é azul com bolinhas vermelhas. E eu sou loiro de olhos azuis!:euforico:

felipe.paris
06/03/2012, 14:07
O Troller, pelo menos o meu, não tem filtro do ar condicionado de papel. Tive um Samurai 91 em 2001, que também não tinha filtro, que o evaporador estava todo entupido. Tive que desmontar o painel, lavar com muita água e sabão para resolver o problema. Seu carro tem 9 anos e pode ser isto. Mas antes eu compararia o fluxo com outro Troller que tenha o mesmo painel/ar condicionado. Se a diferença fosse gritante, desmontaria tudo.

Obrigado pela dica Homero, vou verificar. O único Troller que comparei do mesmo ano esta com um fluxo de igual para pior. Então vale a pena ver.
Vou procurar esse tal de condensador que eu não conheço!:parede: rsrs
Abraços e obrigado

homerohermida
06/03/2012, 17:07
Obrigado pela dica Homero, vou verificar. O único Troller que comparei do mesmo ano esta com um fluxo de igual para pior. Então vale a pena ver.
Vou procurar esse tal de condensador que eu não conheço!:parede: rsrs
Abraços e obrigado
Me referi ao evaporador, que fica dentro do painel. Condensador fica entre o radiador e a grade dianteira.

felipe.paris
06/03/2012, 17:26
Me referi ao evaporador, que fica dentro do painel. Condensador fica entre o radiador e a grade dianteira.
Juro que foi isso que eu quis dizer. rsrs

rub
30/05/2012, 21:20
Caros colegas depois de muito sofrer com o AC da vtr, achei um gênio pra resolver o problema.

Olá Hans,

Por acaso você conseguiu montar o esquema de ligação deste termostato (termostato regulavel do caminhão Bongo da Kia) dentro da caixa de condensação do Troller?
O meu Troller continua com este problema crônico e gostaria de instalar este termostato para tentar sanar o problema.

Se você conseguir postar este esquema com certeza irá ajudar muitas pessoas na busca de uma solução definitiva.

Abraços,

Rubens

Paulo_CW
11/06/2012, 11:08
UP....
Já estou de saco cheio de trocar a maldita válvula do ar quente do troller... mas aqui no sul não dá pra isolar ar quente... precisamos dele no frio....
Alguém já tentou instalar alguma válvula do tipo agulha antes da valvula do ar com o objetivo de limitar a água quente que entra no radiador interno e assim evitar transformar a vtr num inferno de quente... sera que rola essa idéia....

RHL
11/06/2012, 17:30
Paulo, instala um registro, tipo torneira mesmo.

Paulo_CW
11/06/2012, 17:39
Paulo, instala um registro, tipo torneira mesmo.
Então... até pode ser... mas quero saber se limitando a entrada de água, traz de fato alguma melhora do sistema....
Uma válvula agulha regula muito bem a vazão... mas não sei se adianta por ficar um sistema pressurizado... ou seja, sera q rola uma válvula só na entrada ou teria de fazer um sistema três vias.... válvula de regulagem na entrada / valvula on/off num by-pass com a saída / e válvula on/off na saida .... mas dae já fica uma M...

Será q alguem já tentou algo assim????

Bernardo Hoelz
15/09/2012, 17:35
All. meu carro começou hoje a dar um problema no ac. Não sei se pode ser carga de gás, mas acredito que não.
Quando acelero o carro começa a soprar ar quente, mesmo quando está regulado para mais frio. Alguém tem ideia do que possa ser? Com o carro parado ele gela normalmente.
O troller tem uns probleminhas que desanimam!

RcPM
15/09/2012, 18:23
Quando isso acontece a lampada do botão do AC apaga também?
O meu fazia assim: Andando, dependendo da trepidação vinha ar quente e no buraco voltava a funcionar o AC e a lampada.... Desmontei o painel e encontrei atras do painel do AC um conector frouxo.... encaixei e voltou tudo ao normal.
Boa sorte!

Paulo_CW
15/09/2012, 19:23
All. meu carro começou hoje a dar um problema no ac. Não sei se pode ser carga de gás, mas acredito que não.
Quando acelero o carro começa a soprar ar quente, mesmo quando está regulado para mais frio. Alguém tem ideia do que possa ser? Com o carro parado ele gela normalmente.
nesse caso.... provavel gás baixo...

Bernardo Hoelz
15/09/2012, 21:07
Quando isso acontece a lampada do botão do AC apaga também?
O meu fazia assim: Andando, dependendo da trepidação vinha ar quente e no buraco voltava a funcionar o AC e a lampada.... Desmontei o painel e encontrei atras do painel do AC um conector frouxo.... encaixei e voltou tudo ao normal.
Boa sorte!

Não, a lampada continua acesa e o ar fica armando e desarmando normalmente. Irei dar uma olhada nesse conector.

Abrs.

Bernardo Hoelz
15/09/2012, 21:11
nesse caso.... provavel gás baixo...

Verificarei também Paulo.

Abrs.

Kim
15/09/2012, 22:18
Sobre a soprar ar quente sem apagar a lâmpada:

Esse sintoma, é pouca pressão de gás, quando a rotação sobe a pressão cai mais ainda, desarmando o pressostato, que é uma segurança para a vida util do compressor.

Primeiramente, deve-se descobrir onde houve a fuga do gás, reparar e depois nova carga.

Sobre a soprar ar quente e a lâmpada apagar.
Esse problema é elétrico, ocasionado por algum curto circuito, ou mau contato, quando em terrenos acidentados, ocorre a falta de corrente, desligando o sistema de ar condicionado mesmo!

Abraços.

Kim.

Bernardo Hoelz
15/09/2012, 23:07
Sobre a soprar ar quente sem apagar a lâmpada:

Esse sintoma, é pouca pressão de gás, quando a rotação sobe a pressão cai mais ainda, desarmando o pressostato, que é uma segurança para a vida util do compressor.

Primeiramente, deve-se descobrir onde houve a fuga do gás, reparar e depois nova carga.

Abraços.

Kim.

É exatamente isso que acontece amigo Kim! Quando aumento a rotação o ar passa a soprar quente.
Essa semana levarei a uma casa especializada em ac. Obrigado.

Abrs.

dedehwalen
16/09/2012, 12:30
Bom o meu já isolei a válvula do ar quente, porém ultimamente quando ando quase não gela, aí paro fica marcha lenta parece uma geladeira! O que pode ser? A pouco tempo coloquei gás troquei rolamentos e tudo mais!

JEFFCATUNDA
19/09/2012, 00:02
É exatamente isso que acontece amigo Kim! Quando aumento a rotação o ar passa a soprar quente.
Essa semana levarei a uma casa especializada em ac. Obrigado.

Abrs.

Quase certeza ser a valvula de ar quente, que é a mesma do Fiesta/Ka... O que ocorre é que quando você acelera mais a pressão dos liquidos circulantes do radiador aumenta e abre a valvula para o radiador de ar quente, dentro da caixa de troca do ar condicionado... dai ele sopra o ar quente a a temperatura do motor, no marcador de temperatura desce, pois como aumenta em um radiador a aqua diminui a temperatura.... Você pode somente isolar a valvula e ficar sem ar quente, ou sobstituir por uma nova, é barata...

dedehwalen
19/09/2012, 08:25
Bom o problema é que ja isolei a válvula e estou sem ar quente hehehe!!!

Bernardo Hoelz
19/09/2012, 11:48
Quase certeza ser a valvula de ar quente, que é a mesma do Fiesta/Ka... O que ocorre é que quando você acelera mais a pressão dos liquidos circulantes do radiador aumenta e abre a valvula para o radiador de ar quente, dentro da caixa de troca do ar condicionado... dai ele sopra o ar quente a a temperatura do motor, no marcador de temperatura desce, pois como aumenta em um radiador a aqua diminui a temperatura.... Você pode somente isolar a valvula e ficar sem ar quente, ou sobstituir por uma nova, é barata...

Moro na região serrana, no inverno nem se cogita ficar sem ar quente hehehe.

Abrs.

Pedro Rocha
19/09/2012, 22:54
Bernardo,

já tive vários problemas com o ar do troller, compressor, mangueiras, plug do pressostato solto, e vávula do ar quente...

começou com microvazamento que minou o gas, eu tava viajando e notei uma queda de rendimento, mas não me liguei que o compressor tava armando e desarmando direto por conta do som alto, resultado, foi embora o gas, o oleo, e compressor foi pro espaço. só dei conta quando acendeu a luz de injeção, e ao diminuir o som, ouvi o rele batendo desesperado..

mandei ajeitar; trocou compressor, garrafa, e mais não sei o que, e blz, voltou a gelar, rodou dois dias, e começou a desarmar denovo.

colocamos o contraste novamente, e achamos o vazamento na mangiueira, da primeira vez desconfiamos do evaporador e condesador, mas não achamos nada.

uma semana gelando, e na segunda, na hora que fui ligar o ar, cadê?

simplesmente parou de ligar, nem a luz acendia, voltei, e era o plug do pressostato que tinha soltado.

ai parei pelo menos de visitar a oficina do ar toda semana

só que ainda tem....

o do ar quente (vapor mesmo na cabine) que de vez enquando se manisfesta involuntariamente, como é raro, e já aprendi a manha, não troquei mais nada, mesmo porque ele gela bem.

a "manha" pra parar de sair o bafo é abrir e fechar o botão de regulagem do ar quente umas duas vezes, e ele volta a gelar (pelo menos no meu, 2007). antes desligava e ligava o motor, e ele às vezes voltava, ficava p....! mas mechendo na regulagem sempre volta!

não troquei mais nada pq fico na dúvida se é a valvula, ou o controle no próprio painel...

como já vi relatos de problema de ar de bolo por aqui, mesmo nos novos, não "esquento mais"..rs

Frederico Mendes
30/09/2012, 05:13
O meu 2003 gela bem (até demais), porem se eu virasse um pouquinho que seja o botão de regulagem de temperatura ele esquentava demais e demorava 1 hora pra voltar gelar.
Porem o troller é tão bom que este botão travou misteriosamente na posição gelada.

Ahhh e sai ar por todos os lados, o botão da posição tb não funciona!

Alguem tem solução para estes problemas?

O sistema do Ar do troller 2003, é o mesmo do ford ka/Fiesta.
Provavelmente a valvula emperrou.
Eu tive um problema parecido (troller 2004), troquei a valvula (ela fica dentro do motor, e nao dentro do painel como muitos carros), e até o momento está trabalhando muito bem.

Frederico Mendes
30/09/2012, 05:56
Bernardo, a Valvula é a mesma do Ka/Fiesta. fica no motor. Eu tive problema parecido no meu troller 2004, primeiro fiz a isolaçao com uma valvula de esfera (quando precisava de ar quente, abria o caput da viatura, e abria a valvula). Depois fui em uma revenda ford e comprei uma Valvula original. Esta funcionando normal.

Spike
25/02/2013, 16:07
Pesquisei na Busca do fórum e não achei!!!!

Alguém sabe qual é a quantidade de gás R134 utilizado no Troller 2.8?

Abrs

Bandinho
29/05/2013, 09:48
Bom dia, li todo o tópico e ainda continuo com dúvidas:
O ar do meu troller(2005) gela bem mas tem esse problema sitado que de vez em quando não liga, aí desligo o carro e ligo novamente, aí o ar funciona, não vou procurar problema deixa como está, acredito que pode ser o miolo da chave.
A tal válvula de ar quente que é do ford ka, não funciona, não tenho ar quente, tbém vou deixar como está.
Agora o pior, ultimamente tenho notado que em baixa velocidade(trilhas e rally)o ar não gela, notei que a ventoinha aux. não funciona. Levei numa oficina de ar cond. e o mecânico verificando disse que não é problema elétrico(verificou os relés,etc), verificou a pressão do gás e disse que estava baixa e por esse motivo não acionava uma válvula que arma a ventoinha. Segundo o mecânico 90% dos casos é o compressor, o carro está com 110.000km e, segundo ele já com desgaste nos pistões do compressor e por isso não comprime como deveria, custo do conserto, R$1200,00, compressor novo+mão de obra+carga de gás. Li anteriormente que a pressão de gás fica entre 31 e 33 psi, é correto isso? O troller 2005 usa o compressor de que carro, S10, Ranger?
Abs.

mauricioalan32
29/05/2013, 10:04
Bandinho, sobre a ventoinha que nao liga, verifica abaixo do radiador, do lado do motorista existe uma magueira que passa ali, na qual tem um ventil, nesse ventil tem um pressostato rosqueado com um conector com 4 fios... troca esse pressostato que tudo volta ao normal, ele custa 80,00 e é o mesmo da S10... troquei no meu semana passada e ta tudo certo!

Abrass

Spike
29/05/2013, 10:10
Postei algumas informações nesse post
http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/23267-ar-condicionado-troller-06-06-a-3.html#post1879449

Sobre a válvula do radiador de aquecimento, o mesmo acontecia comigo, então inutilizei o ar quente no meu Troller.

Sobre o compressor, acredito que o problema não seja ele, o que precisa verificar é se tem óleo no sistema para lubrificar o mesmo. A recomendação geral para AC é que pelo menos uma vez na semana seja ligado para lubrifica-lo
Abrs

maico lapschies
29/05/2013, 10:48
comprei um troller 2005 a pouco tempo e também não funciona o ar quente e não gela bem, a ventoinha auxilar não liga(fiz uma direta e ela liga, então o problema não é nela e sim que não vai corrente pra ela) vou troca esse pressostato, aqui na minha cidade ninguém mexe em ac, dai vou ter que ir testando eu mesmo. como aqui na região nessa época só faz frio tenho bastante tempo para achar o defeito do gelar, mas o quente vai fazer falta heheheh

[]'s

Spike
29/05/2013, 11:20
comprei um troller 2005 a pouco tempo e também não funciona o ar quente e não gela bem, a ventoinha auxilar não liga(fiz uma direta e ela liga, então o problema não é nela e sim que não vai corrente pra ela) vou troca esse pressostato, aqui na minha cidade ninguém mexe em ac, dai vou ter que ir testando eu mesmo. como aqui na região nessa época só faz frio tenho bastante tempo para achar o defeito do gelar, mas o quente vai fazer falta heheheh

[]'s

Nem sempre o diagnóstico correto é a troca desse pressostato!!!

Pressão maior = Temperatura maior no condensador, atingido determinada temperatura o pressostato é acionado e mandar sinal para a ventoinha liga para diminuir a temperatura do condensador.

Outra hipótese é que não tenha gás suficiente no sistema ( ~600g). Consequentemente não terá ar gelado saindo pela cabine e menor será a temperatura no condensador. Talvez a ventoinha não funcione por esse motivo!

Abrs

maico lapschies
29/05/2013, 11:32
poisé, mas aqui não tem como eu medir, ou será que esse pessoal que instala ar condicionado residencial, tem como medir o do troller?

[]'s

Spike
29/05/2013, 13:56
poisé, mas aqui não tem como eu medir, ou será que esse pessoal que instala ar condicionado residencial, tem como medir o do troller?

[]'s

Não sei te afirmar isso, provavelmente não, pois os encaixes das conexões nos tubos são padrão e na máquina já tem a contra-peça adequada para realizar a recarga de gás
A máquina utilizada para AC automotivo é similar a essa, tem vários tipos e marcas:
HDS Ar Condicionado Automotivo: Compressores Radiadores Condensadores Componentes para Sistemas térmicos (http://www.redehds.com.br/hotsite/recicladora_delphi/)

Provavelmente vc terá que procurar um casa de AC especializada mesmo!

Abrs

maico lapschies
29/05/2013, 15:55
Não sei te afirmar isso, provavelmente não, pois os encaixes das conexões nos tubos são padrão e na máquina já tem a contra-peça adequada para realizar a recarga de gás
A máquina utilizada para AC automotivo é similar a essa, tem vários tipos e marcas:
HDS Ar Condicionado Automotivo: Compressores Radiadores Condensadores Componentes para Sistemas térmicos (http://www.redehds.com.br/hotsite/recicladora_delphi/)

Provavelmente vc terá que procurar um casa de AC especializada mesmo!

Abrs

valeu pela dica.

assim que tiver oportunidade levarei em uma cidade vizinha que tem oficina especializada em AC, para testar a carga do gás.

mas aqui no sul, devo de usar o ar novamente somente lá por outubro ou novembro.

um detalhe que quando ando em velocidade baixa o ar não gela quase nada, e quando estou em velocidade maior numa viagem por exemplo o ar gela um pouco mais, isso pode ser por a ventoinha auxiliar não estar ligando né?

[]'s

Spike
29/05/2013, 16:50
valeu pela dica.

assim que tiver oportunidade levarei em uma cidade vizinha que tem oficina especializada em AC, para testar a carga do gás.

mas aqui no sul, devo de usar o ar novamente somente lá por outubro ou novembro.

um detalhe que quando ando em velocidade baixa o ar não gela quase nada, e quando estou em velocidade maior numa viagem por exemplo o ar gela um pouco mais, isso pode ser por a ventoinha auxiliar não estar ligando né?

[]'s

Aqui em SP tbm está bem frio, então NO AC..rs
Sobre a perfomance do AC, o compressor do AC funciona conforme a rotação do motor. Quanto maior a rotação do motor, mais rápido o compressor irá funcionar.

Quando for na casa especializada, tente acompanhar o trabalho do técnico, vc perceberá que com o AC ligado e rotação baixa as pressões do sistema ficaram baixa, depois faça o teste aumentando aumentando a rotação do motor, vc percebera que a pressão irá aumentar, consequentemente a temperatura do gás irá aumentar e se atingir o limite projetado, o termostato irá acionar a ventoinha!!

Espero ter ajudado, lembrando que não sou expert no assunto!!!

Abrs

maico lapschies
29/05/2013, 17:03
obrigado

[]'s

hugocsl
29/05/2013, 17:10
Meu ar está funcionando normal, mas ele só sopra por cima no para-brisa e por baixo nos pé, pela frente sai muito pouco ar, e mesmo girando o seletor no painel pouco muda a direção do ar e continua soprando só pra cima e por baixo....

Alguém tem alguma dica?

Spike
29/05/2013, 17:40
Meu ar está funcionando normal, mas ele só sopra por cima no para-brisa e por baixo nos pé, pela frente sai muito pouco ar, e mesmo girando o seletor no painel pouco muda a direção do ar e continua soprando só pra cima e por baixo....

Alguém tem alguma dica?

Dentro da caixa de ar condicionado existem vários defletores que direcionam o fluxo de ar para a posição desejada, seja para-brisas, face frontal/lateral ou pés.
Talves a alavanca externa (desmontar a proteção do lado do motorista) esteja fora da rota do came. Outra hipótese é o defletor de saída não estar conectado internamente coma caixa de ar.

Abrs

Vermeio
29/05/2013, 18:46

Alguém tem alguma dica?

pode ser as engrenagens comidas dos botões, é tudo de plastico se da folga ou quebra o suporte começa a pular dente e estraga.
tem a direto no botao que da pra verificar, só desmontar aquele painel do a/c, e tem mais uma pra dentro que nao sei como faz pra chegar... tive que trocar as duas do meu.
boa sorte

Vinícius-RS
30/05/2013, 10:51
O meu ar enlouqueceu de vez... Ligo somente a ventilação, no frio, e sai um ar quente, mas muito quente... Se ligo o ar condicionado nada muda, por isso nem estou usando para evitar de estragar algo. Alguém sabe o que possa ser?

Paulo_CW
30/05/2013, 18:18
O meu ar enlouqueceu de vez... Ligo somente a ventilação, no frio, e sai um ar quente, mas muito quente... Se ligo o ar condicionado nada muda, por isso nem estou usando para evitar de estragar algo. Alguém sabe o que possa ser?

Leia o início do tópico q vai entender.... este é o consagrado problema da solenóide, basta trocar ela... custa uns $80,00

abreu
30/05/2013, 19:52
Todos nós donos de Troller sabemos que o ar-condicionado do Troller mais parece uma geladeira, e também sabemos que mesmo direcionado apenas para as saídas frontais, vaza um pouco de ar para as saídas do parabrisas que acaba embaçando o mesmo. Aqui em Natal por ser muito úmido, a noite o parabrisas fica todo embaçado.

Eis o que fiz para acabar com o problema:
Corei uns pedacinhos de plástico no formado das borrachinhas de saída e tampei todas elas.
Se um dia eu vier a precisar do ar-condicionado no vidro para desembaçar, basta remover toda saída plástica.

http://img716.imageshack.us/img716/3162/img1556ym.jpg

Abraços.

Vinícius-RS
30/05/2013, 21:39
Leia o início do tópico q vai entender.... este é o consagrado problema da solenóide, basta trocar ela... custa uns $80,00

Obrigado Paulo, estava faltando a leitura completa do tópico. E a hipótese de trocar essa válvula por uma de outro carro?
Abraço

mauricioalan32
30/05/2013, 21:39

Alguém tem alguma dica?

o meu tava com esse problema, tirei todo o casco do painel fora e vi que tava sem a mangueira que joga o ar pro defletor, adaptei uma mangueira corrugada flexível, ficou 10!

[]'s

Vinícius-RS
30/05/2013, 21:59
A propósito, a tal válvula do ar quente é a que fica em cima, bem atrás do motor (próximo ao painel)? Se for essa, parece ser barbada para trocar! Tentarei amanhã...
[]'s

homerohermida
30/05/2013, 23:23
A propósito, a tal válvula do ar quente é a que fica em cima, bem atrás do motor (próximo ao painel)? Se for essa, parece ser barbada para trocar! Tentarei amanhã...
[]'s
Exatamente

Paulo_CW
31/05/2013, 07:01
Obrigado Paulo, estava faltando a leitura completa do tópico. E a hipótese de trocar essa válvula por uma de outro carro?
Abraço

Válvula do ford Ka...

hugocsl
31/05/2013, 15:43
Valeu pelas dicas pessoal vou verificar aqui!

Abs

Vinícius-RS
31/05/2013, 19:33
Válvula do ford Ka...

Pois é Paulo, digo substituir a do Ford Ka por outra, já que o histórico de problemas dela não é pequeno....

Spike
31/05/2013, 21:49
Pois é Paulo, digo substituir a do Ford Ka por outra, já que o histórico de problemas dela não é pequeno....

Ai que está o problema. Qualquer válvula de água para essa função dá problema. O ideal é utilizar portinholas\defletores nessa função de mistura do ar quente e ar.
Abrs

Bandinho
08/06/2013, 13:34
Spike, verifiquei com um eletricista e concluímos que não era o pressostato e sim a placa do comando, alguém sabe onde consigo só a placa?
abs

Pedro Rocha
08/06/2013, 17:52
Spike, verifiquei com um eletricista e concluímos que não era o pressostato e sim a placa do comando, alguém sabe onde consigo só a placa?
abs

Bandinho a placa de comando, é a mesma do KA antigo. No meu o AC já deu problema em quase tudo(exceto condesador e evaporador). A última bronca foi a placa de comando, paguei R$ 220,00 (R$170,00 da placa + R$50 da troca). Mas depois que eu vi, dei conta que a troca é tão simples que dá pra fazer em casa tranquilo...

abs

Pedro Rocha
08/06/2013, 17:59
em tempo, meu carro hoje roda sem a válvula de mistura...

o interior virou uma geladeira mesmo com AC no 1 ao meio dia, isso significa que mesmo fechada ela tava dando alguma passagem...

sem falar que de vez em quando dava um "tilt" nele (AC) que só soprava um bafo quente, mesmo com ac ligado. Entaum eu ia lá no botão de mistura e abria e fechava umas duas vezes e voltava ao normal...

Bandinho
08/06/2013, 19:36
Blz Pedro, vc consegui comprar só a placa ou o comando completo? Comprou em ccs ou pela net? É do Ka rocan?
Abs.

Pedro Rocha
08/06/2013, 23:04
Blz Pedro, vc consegui comprar só a placa ou o comando completo? Comprou em ccs ou pela net? É do Ka rocan?
Abs.

Bandinho,

foi comprado em desmanche... porém foi o próprio pessoal da oficina do AC que comprou.. segundo eles é do KA mais antigo sem ser esse modelo novo...

dei uma pesquisada na net antes do pessoal partir pro desmanche e vi esse..

Comando De Ar Condicionado Ford Ka Ano 2005 Original - R$ 249,90 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-489226469-comando-de-ar-condicionado-ford-ka-ano-2005-original-_JM)

Bandinho
09/06/2013, 09:27
Blz Pedro, tem bastante desmanche próximo da minha cidade. Valeu.
Abs

Astor
26/06/2013, 23:51
pode ser as engrenagens comidas dos botões, é tudo de plastico se da folga ou quebra o suporte começa a pular dente e estraga.
tem a direto no botao que da pra verificar, só desmontar aquele painel do a/c, e tem mais uma pra dentro que nao sei como faz pra chegar... tive que trocar as duas do meu.
boa sorte

Vermeio, tbem preciso trocar essas engrenagem do seletor de posição do ar, saberia me informar o nome dessa engrenagem? eh do ford ka?

Vermeio
27/06/2013, 08:37
Vermeio, tbem preciso trocar essas engrenagem do seletor de posição do ar, saberia me informar o nome dessa engrenagem? eh do ford ka?
bah amigo, nao saberia dizer...
acredito que seja tudo de ford Ka, na verdade to levando amanha pra fazer essa troca e dar uma estudada em como colocar o AC novamente...
abraço

Paulo_CW
27/06/2013, 09:09
Um detalhe. Essa maldita válvula (que no ford ka fica dentro do carro) dá pau com choque térmico.... depois de trocar duas delas, em uma conversa com um meca especializado em ar q já trocou muitas destas válvulas em troller, ele falou pra fazer uma proteção pra ela..... pois bem, peguei pedaço de mangueira de radiador cujo o diâmetro é igual da válvula e vesti ela... assim ela parou de levar agua direta durante os mergulhos das trilhas..... coincidência ou não... nunca mais tive problemas....

hugocsl
10/01/2014, 12:37
Só pra postar um depoimento.

Meu Troller tb não tem a tal válvula de mistura, e o ar gela pra caraleo até incomoda, e tb escuto o tal "tic tac" dele armando e desarmando de 10 em 10 segundo + ou -.

Mas o que eu percebi é que na estrada andando por volta de 90 km/h com o ar ligado a temperatura do motor fica muito baixa bem abaixo dos 90°, fica por volta de 50°, e acho que é por causa do ar condicionado!

Alguém sabe explicar esse fenômeno?

Paulo_CW
10/01/2014, 12:50
Quando se liga o AC, você força a água do sistema de arrefecimento a passar por outro radiador o q faz baixar a temperatura do motor... mas com a permanência do AC ligado, a temperatura vai se equalizando e volta ao aquecimento normal.

AndréAngra
10/01/2014, 14:50
Eu consegui enfim arrumar o ar do meu carro....
O cara que acertou ele, me disse que o ventilador do a/c do radiador lá da frente, não estava armando...daí ele acertou o relê, colocou gas, trocou umas 3 válvulas do sistema....e agora está gelando igual o polo norte....e não tem meio termo.....ou fica sem ar, ou congela no frio...detalhe, o serviço todo ficou em R$ 190,00....com a carga de gas!!!
E como aqui na região anda fazendo 43º direto, tá ótimo!!!

Leandro-SC
08/02/2014, 12:05
olá galera

Estava com aquele velho problema de hora liga e hora nao liga o ar condicionado, aquele esquema desliga tudo antes de desligar e só liga quando o motor já esta ligado, e as vezes mesmo assim ele nao ia, ai desliga e liga o motor algumas vezes que ele vai....

Quinta feria morreu de vez, nao tem jeito de ligar, sexta peguei um rele na oficina onde faço as manutenções troquei e nada!!! Porem o rele que pequei é de 5 pernas e oque estava no lugar tbm era de 5 penas mais a perna do meio estava quebrada propositalmente, alguem sabe pq se faz isso???

Bom deixei o novo com as 5 pernas e nada de funcionar, fusivel tbm esta ok,

ai como tenho 2 reles fiquei curioso pq o aintigo dono quebrou a perda do rele, abri ele entendi seu mecanismo de funcionamento(e nao entendi pq da quebre da perna) e tranquei ele coloquei e é ligar o motor que a bomba do ar condicionado já esta ligada, mesmo sem mexer e acender alguma luz no painel, é só ligar o ventilador que ja vem o ar gelado.

Teria problema em deixar assim?

uma coisa que nao olhei é se a ventoinha na frente esta ligando, mais acredito que nao pois estou trancando o eletrica da bomba e nao do restante do mecanismo. Depois do teste coloquei o rele novo no lugar e abandonei a ideia pq talvez estregue alguma coisa, acredito que o problema seja na placa do painel, que é a mesma do KA,

alguem sabe de qual ano do KA é a placa que vai no 2004?

Pedro Rocha
08/02/2014, 14:17
olá galera

Estava com aquele velho problema de hora liga e hora nao liga o ar condicionado, aquele esquema desliga tudo antes de desligar e só liga quando o motor já esta ligado, e as vezes mesmo assim ele nao ia, ai desliga e liga o motor algumas vezes que ele vai....

Quinta feria morreu de vez, nao tem jeito de ligar, sexta peguei um rele na oficina onde faço as manutenções troquei e nada!!! Porem o rele que pequei é de 5 pernas e oque estava no lugar tbm era de 5 penas mais a perna do meio estava quebrada propositalmente, alguem sabe pq se faz isso???

Bom deixei o novo com as 5 pernas e nada de funcionar, fusivel tbm esta ok,

ai como tenho 2 reles fiquei curioso pq o aintigo dono quebrou a perda do rele, abri ele entendi seu mecanismo de funcionamento(e nao entendi pq da quebre da perna) e tranquei ele coloquei e é ligar o motor que a bomba do ar condicionado já esta ligada, mesmo sem mexer e acender alguma luz no painel, é só ligar o ventilador que ja vem o ar gelado.

Teria problema em deixar assim?

uma coisa que nao olhei é se a ventoinha na frente esta ligando, mais acredito que nao pois estou trancando o eletrica da bomba e nao do restante do mecanismo. Depois do teste coloquei o rele novo no lugar e abandonei a ideia pq talvez estregue alguma coisa, acredito que o problema seja na placa do painel, que é a mesma do KA,

alguem sabe de qual ano do KA é a placa que vai no 2004?

Leandro,

provavelmente é a mesma do 2007(troller) que é do ka antes dessa ultima mudança (2007/2008)
segue o link de um painel de comando completo:

Comando Controle Ar Condicionado Ventilador Ford Ka - R$ 349,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-526118186-comando-controle-ar-condicionado-ventilador-ford-ka-_JM)

Arrumei em desmanche por R$150

na css vendem só a placa de controle do ac mais ou menos por esse preço do painel completo (350,00).

só um comentário... uma vez o ar parou de funcionar e eu tava na estrada, cometi a besteira de parar em uma oficina beira de estrada (que mexia em ac) e pedi para testar se tava chegando corrente e se o compressor disparava e o cara ligou direto invés de usar a caneta de teste..

resumo da estória: queimou a placa que é 5 volts...

o problema na verdade era a embreagem do compressor. trocado a embreagem e o painel de controle por um usado começou a frescura de só ligar quando queria, às vezes tinha que desligar e ligar denovo o motor pra convecer o ac a ligar... muito chato

Levei de novo na oficina do ac (que eu sempre faço serviço) e o cara ficou de arrumar outro painel de controle pra testar, mas não tava conseguindo achar, então fui na css e pedi pra testar a placa. E era ela mesmo. Fiz um acerto com o pessoal da oficina e eles pagaram a troca da placa nova que saiu por +ou - R$ 340,00.

fica a dica, talvez valha a pena levar na css e pedir pra testar e ver se realmente é a placa mesmo.

abç.

Leandro-SC
14/02/2014, 08:04
Leandro,

provavelmente é a mesma do 2007(troller) que é do ka antes dessa ultima mudança (2007/2008)
segue o link de um painel de comando completo:

Comando Controle Ar Condicionado Ventilador Ford Ka - R$ 349,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-526118186-comando-controle-ar-condicionado-ventilador-ford-ka-_JM)

Arrumei em desmanche por R$150

na css vendem só a placa de controle do ac mais ou menos por esse preço do painel completo (350,00).

só um comentário... uma vez o ar parou de funcionar e eu tava na estrada, cometi a besteira de parar em uma oficina beira de estrada (que mexia em ac) e pedi para testar se tava chegando corrente e se o compressor disparava e o cara ligou direto invés de usar a caneta de teste..

resumo da estória: queimou a placa que é 5 volts...

o problema na verdade era a embreagem do compressor. trocado a embreagem e o painel de controle por um usado começou a frescura de só ligar quando queria, às vezes tinha que desligar e ligar denovo o motor pra convecer o ac a ligar... muito chato

Levei de novo na oficina do ac (que eu sempre faço serviço) e o cara ficou de arrumar outro painel de controle pra testar, mas não tava conseguindo achar, então fui na css e pedi pra testar a placa. E era ela mesmo. Fiz um acerto com o pessoal da oficina e eles pagaram a troca da placa nova que saiu por +ou - R$ 340,00.

fica a dica, talvez valha a pena levar na css e pedir pra testar e ver se realmente é a placa mesmo.

abç.

Problema Resolvido

Placa nova na propria troller R$242,00 peça orginal ford, na propria ford me pediram R$800,00 sobre encomenda( eu acredito que u vendedor e eu nao estavamos falando a mesma placa) a troca eu mesmo fiz coisa muito simples e agora tudo certo!!!!

mauricioalan32
15/02/2014, 10:19
Pessoal, na pagina no face "troller face clube" tem um camarada que resolver desvendar o misterio desta placa eletronica, la ele da todas as dicas de como fazer para reparar e definitivamente solucionar este problema, é um simples transistor que queima, se nao me engano ele troca ele e instala um fusivel na linha para proteger ele!

Abrass

amorajr
26/02/2014, 23:05
Amigos, mais uma vez o bendito ar condicionado do meu T4 2008 pifou. Dessa vez condenaram o evaporador, como sempre é a peça mais cara que quebra. Pergunto... Essa peça tem conserto? Se sim, vale a pena? Tem algum modelo de evaporador que sirva ou só o original mesmo?

Spike
27/02/2014, 08:24
Amigos, mais uma vez o bendito ar condicionado do meu T4 2008 pifou. Dessa vez condenaram o evaporador, como sempre é a peça mais cara que quebra. Pergunto... Essa peça tem conserto? Se sim, vale a pena? Tem algum modelo de evaporador que sirva ou só o original mesmo?

Qual é o motivo para condenarem o Evaporador ? dependendo da localização desse furo fica inviável tentar soldar de alumínio, porque a espessura é bem pequena.

Você levou em uma casa especializada em AC? A maioria das CCS só querem ganhar em cima do cliente e acredito que ele tercerizam esse tipo de serviço.

Para achar um evaporador tem que procurar nos catálogos das fábricas de auto peças no site, como Valeo, Delphi, Berh, mercado Livre...). para saber qual é o do Troller a dica é iniciar a pesquisa pelo AC do Ford KA, e a empresa que fornece a maioria dos AC para a FORD é a Visteon.

Não é impossível adaptar outro evaporador, mas tem vários itens a ser levador em conta para uma adaptação começando pelas medidas para ele ser montado dentro das caixas plásticas (altura, largura, espessura), depois vem a questão da posição dos tubos de entrada e saída do gás

Outro detalhe importante é saber se a colméia (aletas em formatos de persianas) é similar ao evaporador original, pois é um dos fatores que involve a permomance frigorifica do aparelho AC.

Encontrando esse evaporador, o técnico no momento que dar a recarda de gás terá que fazer um teste de vácuo no sistema para verificar se não tem nenhum furo que possa dar vazamento do gás.

Teste de vácuo OK, ai é dar a carga de gás e medir se as pressões dos sistema de entrada e saída estão OK (tem essas informações em alguns posts atrás).

Não sou um especialista, mas se fosse comigo seguiria essa linha de raciocínio>

Abrs

amorajr
27/02/2014, 08:48
Obrigado pelas dicas, Spike.
A oficina onde está o carro é especializada em ar-condicionado automotivo. Já fiz serviço lá e tive que trocar o compressor. Fui lá e vi que a colmeia está com furo e já foi feito serviço anteriormente nela. Vou acabar fazendo lá mesmo pois como ainda estou com o compressor na garantia e já está tudo desmontado, aí se eu for tirar de lá para levar pra outra oficina o cara vai me cobrar a mão de obra, no final vai sair quase pelo mesmo preço de lá.

gabrieluarian
27/02/2014, 09:06
Não sei se vai ajudar, mas esses dias meu ventilador parou de funcionar. Estava um calor do cão aqui em Goiânia, 14hs da tarde o ventilador no 4 e o ar do nada parou de funcionar.

Levei numa oficina especializada em ar condicionado e o cara olhou a caixa de fusível, motor do ventilador, fiações (que por acaso é muito dificil de verificar pois não segue apenas uma cor, vai mudando a cor até chegar na base do fusível), estava tudo em ordem. Fez ligação direta e o ventilador voltou a funcionar. Por fim, ele viu que o problema estava na base do fusível, que queimou somente a entrada do fusível do ventilador. Para não ter que trocar a base toda, ele colocou o fusível fora da base. Voltou a funcionar e está beleza até agora.

amorajr
27/02/2014, 14:53
Bem que eu queria que o meu tivesse sido coisa simples, mas fui lá na oficina e verifiquei que a colmeia do evaporador está mesmo danificada (corrosão). Vai ter que ser trocada mesmo. Outra coisa... vi que ela é a mesma do Ford KA, estou tentando agora obter um desconto pra ver se o preço baixa um pouco.

Aeroprado
24/03/2014, 10:49
Pelo jeito esse problema de armar e desarmar relé de ar ninguém
resolve nem consecionárias, é um saco e parece que o carro da soquinho
também quando arma e o compressor entra.

Ricardo Piovan
24/03/2014, 14:08
Bom, estou no meu 3° Trolha e todos tiveram esse problema. Sempre troquei a válvula elétrica do ar quente. Dessa vez quero eliminá-la (ficando sem o ar quente), porém não quero gastar com eletricista/mecânico.

Alguém tem um tutorial de como se faz isso em casa ?

Abraços

Fabio_Roberto
24/03/2014, 15:16
Bom, estou no meu 3° Trolha e todos tiveram esse problema. Sempre troquei a válvula elétrica do ar quente. Dessa vez quero eliminá-la (ficando sem o ar quente), porém não quero gastar com eletricista/mecânico.

Alguém tem um tutorial de como se faz isso em casa ?

Abraços

Acho que se desligar o contato elétrico da válvula do ar quente ja resolve.... só uma opinião. A minha não funciona, mas é problema na válvula emperrada e da placa queimada..

hugocsl
25/03/2014, 09:12
O meu não tem a válvula e esfria tanto que a água condensa sobre o painel, mesmo no 1 do ventilador chega uma hora que tenho que abrir um pouco o vidro pq fica frio d+

Meu ar funciona, ou melhor gela pra carai! Mas estou pensando em deixa-lo original na próxima vez que teiver que dar manutenção nele

Martin427
31/03/2014, 14:16
Não li todas as 16 páginas do tópico então não sei se alguém já deu essa dica, mas ai vai...

Se o seu A/C só joga ar quente pra dentro do carro, antes de condenar a placa do painel ou a válvula do ar quente, tente o seguinte:

Coloque o seletor na posição frio máximo (tudo pra esquerda) e, com a ignição ligada e o carro desligado, bata na parte metálica da válvula (i.e., na solenóide) com um martelinho de metal. A ferramenta ideal pra isso é aqueles martelinhos de alarme de incendio, mas qualquer ferramenta de metal pesada (chave de boca, chave de roda, etc.) serve. Só cuidado com a força por que o corpo da válvula é de plástico. Muitas vezes isso "destrava" a solenóide e ela volta a funcionar bem. No meu caso funcionou.

Abraço,
Martin

matiasm
31/03/2014, 23:27
Olá pessoal, acho que cabe neste tópico aqui, desculpe se estiver sendo repetitivo, mas não encontrei nada relacionado ao mau cheiro quando se utiliza o AC e depois desliga. Já utilizei produtos de higienização, mas não resolve. Alguém tem alguma dica de como melhorar o cheiro do AC do troller?

telles0808
01/04/2014, 15:13
Olá pessoal, acho que cabe neste tópico aqui, desculpe se estiver sendo repetitivo, mas não encontrei nada relacionado ao mau cheiro quando se utiliza o AC e depois desliga. Já utilizei produtos de higienização, mas não resolve. Alguém tem alguma dica de como melhorar o cheiro do AC do troller?

Verifique se o seu não está condensando embaixo do painel. Lembro de ter ouvido pessoalmente o relato de um Sr. que já havia tido vários Trollers, e em um deles, o ar condicionado pingava no painel e dava pane geral.

Embora esse não seja seu problema, condensar e impregnar uma superfície, faz ficar aquela água empoçada, apodrecendo.

Spike
01/04/2014, 17:05
Como não tem filtro de particulas toda sugeira, poeira, germes, bactérias..... ficam todas acumuladas na colméia do evaporador.

Ai com o tempo fica um ninho de tudo o que você possa imaginar, o que teria que fazer é mandar um técnico especializado abrir a caixa de ar condicionado e fazer toda a limpeza (carros mais antigos).

A higienização do AC vai solucionar o seu problema temporariamente, pois o causa raiz não será totalmente eliminada.

O problema disso que comentei é o alto custo que isso vai ter, eu já tentei através do alojamento do resistor do AC lavar com água corrente de uma mangueira e uma escova de dente, mas sem sucesso..hehehe

Porém vale a dica para quem não sabe, toda vez que for entrar em um local com muita poeira, acione o botão de recirculação de ar e mantenha as janelas fechadas, assim não entra nada no sistema.

Outra dica para diminuir o mal cheiro é toda vez que utilizar o AC antes de desligá-lo, somente desligue o AC (compressor) e deixe o ar externo entrar na velocidade máxima, assim toda a água que está na colméia do evaporador vai sair deixando-a seca, calcule alguns minutos antes de você chegar no local.

Abrs

matiasm
01/04/2014, 22:42
Verifique se o seu não está condensando embaixo do painel. Lembro de ter ouvido pessoalmente o relato de um Sr. que já havia tido vários Trollers, e em um deles, o ar condicionado pingava no painel e dava pane geral.

Embora esse não seja seu problema, condensar e impregnar uma superfície, faz ficar aquela água empoçada, apodrecendo.

Faz sentido o que está dizendo, já aconteceu de depois de muito tempo ligado o ar pingar nos pés pela caixa de ar (saída inferior de ar).

matiasm
01/04/2014, 22:45
Como não tem filtro de particulas toda sugeira, poeira, germes, bactérias..... ficam todas acumuladas na colméia do evaporador.

Ai com o tempo fica um ninho de tudo o que você possa imaginar, o que teria que fazer é mandar um técnico especializado abrir a caixa de ar condicionado e fazer toda a limpeza (carros mais antigos).

A higienização do AC vai solucionar o seu problema temporariamente, pois o causa raiz não será totalmente eliminada.

O problema disso que comentei é o alto custo que isso vai ter, eu já tentei através do alojamento do resistor do AC lavar com água corrente de uma mangueira e uma escova de dente, mas sem sucesso..hehehe

Porém vale a dica para quem não sabe, toda vez que for entrar em um local com muita poeira, acione o botão de recirculação de ar e mantenha as janelas fechadas, assim não entra nada no sistema.

Outra dica para diminuir o mal cheiro é toda vez que utilizar o AC antes de desligá-lo, somente desligue o AC (compressor) e deixe o ar externo entrar na velocidade máxima, assim toda a água que está na colméia do evaporador vai sair deixando-a seca, calcule alguns minutos antes de você chegar no local.

Abrs

Spike, acho que este é o problema, somado ao que o Telles falou. O problema é que para fazer esta limpeza precisa tirar o painel todo fora.

Vou tentar utilizar umas 2 latas dessas de higienização de A/C simultaneamente para ver o que dá. Será que melhora?

Gustavo D
02/04/2014, 01:57
Se você ficar sem ligar o AC, usando apenas o ventilador, de preferência no máximo, por um bom período de tempo, o cheiro some. Se você voltar a ligar o AC, e não tiver o cuidado de antes de chegar ao destino, desligar o AC e ligar a ventilação no máximo, o cheiro volta. Faz o teste e veja se não funciona. Tenta usar só o ventilador por 1 semana. Pois, o certo é fazer o que o spike falou e tem que arrancar mesmo o painel inteiro. A água do AC pingando dentro é mole de resolver, basta soltar a mangueira do dreno. Fica em cima da caixa de câmbio.

matiasm
02/04/2014, 20:17
Se você ficar sem ligar o AC, usando apenas o ventilador, de preferência no máximo, por um bom período de tempo, o cheiro some. Se você voltar a ligar o AC, e não tiver o cuidado de antes de chegar ao destino, desligar o AC e ligar a ventilação no máximo, o cheiro volta. Faz o teste e veja se não funciona. Tenta usar só o ventilador por 1 semana. Pois, o certo é fazer o que o spike falou e tem que arrancar mesmo o painel inteiro. A água do AC pingando dentro é mole de resolver, basta soltar a mangueira do dreno. Fica em cima da caixa de câmbio.

Gustavo, já fiz isso, e acontece exatamente o que falou, mas qualquer usada do A/C o cheiro volta. Procuro sempre fazer este procedimento de "secagem" quando desligo o A/C, mas não tem surtido muito efeito. Quanto a água que pinga, já soltei a mangueira, e mesmo assim as vezes pinga. Talvez tenha sujeira, obstruindo a passagem.

Obrigado pelas dicas!

Martin427
02/04/2014, 20:32

Abrs

Lembrando que Troller com snorkel instalado pela concessionária não tem captação de ar externo, somente recircula independente da posição do botão.

homerohermida
02/04/2014, 22:23
Lembrando que Troller com snorkel instalado pela concessionária não tem captação de ar externo, somente recircula independente da posição do botão.
A renovação de ar não é feita pela "barbatana" que fica em baixo do snorkel? No meu tem um buraco lá.

Martin427
02/04/2014, 23:28
A renovação de ar não é feita pela "barbatana" que fica em baixo do snorkel? No meu tem um buraco lá.

Com o snorkel, o carro é homologado para atravessar 1,20m de água, mas aquele buraco (barbatana do lado do passageiro) fica a bem menos que isso do chão. Então quando a concessionária instala o snorkel, eles tiram o tubo que vai da caixa de ar até o lado de dentro desse buraco e colocam um tampão no buraco. Olhe em baixo do painel e você muito provavelmente vai ver um tampão colado com silicone preto nesse buraco a captação de ar aberta para dentro do carro.

Abraço,
Martin

homerohermida
03/04/2014, 00:30
Com o snorkel, o carro é homologado para atravessar 1,20m de água, mas aquele buraco (barbatana do lado do passageiro) fica a bem menos que isso do chão. Então quando a concessionária instala o snorkel, eles tiram o tubo que vai da caixa de ar até o lado de dentro desse buraco e colocam um tampão no buraco. Olhe em baixo do painel e você muito provavelmente vai ver um tampão colado com silicone preto nesse buraco a captação de ar aberta para dentro do carro.

Abraço,
Martin
Então no meu Troller está diferente, pois os únicos tampões que foram colocados no meu foram: um no filtro de ar e outro por baixo do paralamas, que drenava a água que entraria no filtro. E no meu manual está escrito que com o snorkel pode-se passar em 80 cm de água. Coloquei na concessionária e não entendo mais nada!

Julio_ASRJ
03/04/2014, 02:59
Então no meu Troller está diferente, pois os únicos tampões que foram colocados no meu foram: um no filtro de ar e outro por baixo do paralamas, que drenava a água que entraria no filtro. E no meu manual está escrito que com o snorkel pode-se passar em 80 cm de água. Coloquei na concessionária e não entendo mais nada!

Homero, a troller divulgava 80 cm de água sem snorkel até os modelos 3.0 2012, e é o que consta no manual do meu. Ainda tem uma nota de "750 mm com carga máxima". Isso para o veículo original sem snorkel. Como o seu é um 2008, acredito que seja o mesmo caso.

Agora em 2013 com o 3.2 é que impuseram o snorkel de fábrica, e não aumentaram o nível de água garantido, obviamente.

Mas, até mais ou menos 1,70 m de água para um troller original com snorkel, está tranquilo! Só não pode inundar o interior a ponto de encobrir painel e central elétrica. Se isso acontecer, fica igual as pobres picapes/jipes mortais que possuem ECU de motor, ECU de ABS e central de relé no compartimento do motor. Depois de um banho de água suja nesses componentes, nunca mais o veículo é o mesmo. Tem que refazer tudo! Sem falar em toda elétrica do painel que não possui qualquer preparo pra ser submersa.

Spike
03/04/2014, 09:12
Se eu não estiver enganado, o sistema AC do Troller funciona assim:

Primeira imagem: A captação do ar externo sempre ocorre na abertura inferior localizada no lado do motorista e a abertura superior sempre é utilizada para captar ar para o motor independente se tem snorkel ou não.

Segunda imagem: A recirculação sempre ocorre independente se tem snorkel ou não, a função recirculação já é parte integrada no aparelho AC do Troller.

457637457638

Obs: Imagens retiradas da internet. O corte ilustrando o interno do AC é de outro veículo, utilizei somente para explicar o funcionamento.

Abrs

mauricioalan32
03/04/2014, 20:03
O problema é que originalmente o Troller vem com uma tampa em cima do misturador de ar, atras do porta luvas, e essa tampa serve pra abrir e fazer a limpeza do sistema, a tampa é grande, mede em torno de 15x30cm, ja tirei o painel de uns cinco trollers, todos de 2004 a 2008 e desses cinco, apenas um tinha esse tampao, no meu tbm nao tinha, entao eu fiz uma tampa com fibra de vidro para vedar. Sem essa tampa fica totalmente aberta a caixa de ar, fazendo com que o sistema NUNCA consiga puxar o ar de fora pelo snorkel, acredito que isso era feito na concessionaria ao instalar o snorkel, pois assim evita de entrar agua e lama no misturador de ar!

[]´s

LucianoVeg
22/07/2014, 11:50
Pessoal, comprei o meu Troller 2008 a 2 meses e ele estava com o ar quente isolado só funcionava o ar condicionado, comprei a válvula do ar quente e eu mesmo instalei. O ar quente funcionou, o problema é que agora só funciona o ar quente e no máximo sem regulagem, não funciona mais o ar condicionado e nem só ventilação. Será que a válvula veio com defeito ou pode ser algum outro problema? Se alguém teve alguma experiência desta ajuda ai!!!

Fabio_Roberto
22/07/2014, 12:04
Pessoal, comprei o meu Troller 2008 a 2 meses e ele estava com o ar quente isolado só funcionava o ar condicionado, comprei a válvula do ar quente e eu mesmo instalei. O ar quente funcionou, o problema é que agora só funciona o ar quente e no máximo sem regulagem, não funciona mais o ar condicionado e nem só ventilação. Será que a válvula veio com defeito ou pode ser algum outro problema? Se alguém teve alguma experiência desta ajuda ai!!!

Amigo o problema é que sempre que a válvula do ar quente vai pro pau, a placa do painel também vai, então não adianta trocar a válvula que é baratinho sem trocar a placa de comando que é mais cara.

rub
22/07/2014, 13:44
Amigos,

Com o objetivo de tentar sanr o problema do rele do ar condicionado ficar constantemente armando e desarmando, troquei a bomba do ar condicionado, gás do sistema, o próprio rele, válvula e o problema persiste.

Alguem já conseguiu identificar a origem deste problema, ou este problema é tipicamente do meu Troller? Ele é um 3.0 ano 2007.

Informações na tentativa de resolver o problema serão extremamente apreciadas.

Rubens

Martin427
22/07/2014, 16:28
Amigos,

Com o objetivo de tentar sanr o problema do rele do ar condicionado ficar constantemente armando e desarmando, troquei a bomba do ar condicionado, gás do sistema, o próprio rele, válvula e o problema persiste.

Alguem já conseguiu identificar a origem deste problema, ou este problema é tipicamente do meu Troller? Ele é um 3.0 ano 2007.

Informações na tentativa de resolver o problema serão extremamente apreciadas.

Rubens

Existem dois tipos de ar condicionado: um que usa um compressor variável, e outro que usa um compressor fixo. Quando o sistema está quase conegelando, é necessário parar de comprimir gás para que a evaporadora (parte interna) esquente um pouco, sob pena de congelar o sistema e danificar a tubulação e o compressor.

O sistema que usa compressor variável alivia a carga de bombeamento no próprio compressor, com um tipo de válvula by-pass. Dessa forma, o compresor continua acoplado, mas não comprime o gás.

O sitema que usa o compressor fixo precisa que ele seja desacoplado (desligado) quando o sistema está prestes a congelar.

O ar condicionado do Troller usa o 2o tipo (fixo) e é normal o compressor armar e desarmar (o que é feito pelo relé). Quanto mais frio o dia e quanto mais frio estiver dentro do carro, mais frequentemente o compressor liga e desliga.

Abraço,
Martin

rub
22/07/2014, 19:20
Martin,

Obrigado pela informação.
Então resumindo, este problema não é um problema para o Troller e sim nasceu com este projeto?
A saída para acabar com o armar e desarmar do rele, seria a instalação de um compressor variável?

O compressor dele, parece ser do Fiesta ou Ranger, não me recordo. Será que existe um compressor do ar condicionado variável para o Troller?

Abraço,

Rubens

Martin427
23/07/2014, 09:33
Martin,

Obrigado pela informação.
Então resumindo, este problema não é um problema para o Troller e sim nasceu com este projeto?
A saída para acabar com o armar e desarmar do rele, seria a instalação de um compressor variável?

O compressor dele, parece ser do Fiesta ou Ranger, não me recordo. Será que existe um compressor do ar condicionado variável para o Troller?

Abraço,

Rubens

Não sei de qual carro é o compressor original dele. Acho que não é de Fiesta, por que meu pai tinha um Fiesta e não lembro do compessor armando e desarmando, deve ser variável. Pode ser da Ranger.

Mas não tem necessidade de mexer nisso. Esse liga e desliga não faz nenhum mal pro sistema nem pro compressor; os sistemas mais antigos funcionam assim desde que o a/c foi inventado e não há nenhum problema. As pancadas que o compressor ligando com o motor em alta rpm provoca na correia e nos rolamentos pode ter algum impacto em sua vida útil, mas foi projetado assim. Não deve ser significante.

Se o seu a/c está gelando pouco, vale a pena levar num lugar especializado para uma conferência. Mas se está gelando bem, não esquenta a cabeça (no pun intended - hahaha) com o liga-desliga do compressor. É assim mesmo.

Abraço,
Martin

gabrieluarian
24/07/2014, 08:44
Meu maior problema é não poder regular a temperatura do ar, ou sai quente Cuiabá ou frio Alasca... Alguém conseguiu resolver isso?

Martin427
24/07/2014, 11:02
Meu maior problema é não poder regular a temperatura do ar, ou sai quente Cuiabá ou frio Alasca... Alguém conseguiu resolver isso?

Não. Erro de projeto.

A maior parte dos carros tem duas caixas internas, uma para a evaporaora do a/c e outra para o radiador do ar quente, e faz a água quente do motor circular o tempo todo pelo radiador interno com fluxo máximo, e quando você movimenta o seletor de temperatura, ele direciona uma parte do ar frio que vem da evaporadora do a/c (que, caso esteja desligado, traz apenas ar na temperatura ambiente, externo ou interno) para a caixa que contém o radiador de ar quente, misturando os dois fluxos.

O Troller tem os dois radiadores (a evaporadora do a/c e o radiador de ar quente) um após o outro na mesma caixa, e a temperatura é regulada pelo fluxo de água quente que passa pelo radiador interno, através da válvula do ar quente. Isso provoca dois problemas ao regular a temperatura no meio da escala do seletor:

1 - como o compressor do ar condicionado é fixo e precisa ser ligado e desligado de tempos em tempos, enquanto ele está ligado, a evaporadora está muito fria e o ar resultante é muito frio; quando ele desliga, a evaporadora esquenta rápido e o ar resultante é muito quente. Ou seja, fica um ciclo de ar quente/ar frio o tempo todo dentro do carro e não é possível manter uma temperatura constante.

2 - como a pressão e o fluxo da água no motor variam conforme a RPM, na cidade, quando o carro passa mais tempo em marcha lenta, é necessário colocar o seletor numa posição mais quente; já na estrada, com o motor em alta rpm o tempo todo, uma posição mais fria resulta na mesma temperatura. Ou seja, quando você está na estrada e chega na cidade, precisa mudar o seletor, e vice-versa.

Você pode amenizar um pouco esse efeito usando a velocidade mínima (1), pois com o fluxo de ar mais baixo, leva mais tempo para esquentar/esfriar e você acaba percebendo menos a variação de temperatura.

Só vejo uma vantagem no a/c do troller: como bom carro de cearense que ele é, a capacidade de produzir frio é absurda - muito mais alta que qualquer outro carro que já tenha visto.

De resto, o sistema é uma merda.

Abraço,

Martin

matiasm
24/07/2014, 20:18
Boa explicação Martin! Parece ter total sentido!

Carolino
07/08/2014, 00:14
Meus amigos,

Comprei um troller 2007/08, e o danado esta com as mangueiras do ar quente isoladas, o antigo dono não sabe de nada, pode ser o radiador do ar quente? Se sim de qual carro ele e , e onde esta localizado, pra retirar se for o caso tem que retirar o painel?

Se for furo da pra soldar?

Obrigado!

Paulo_CW
07/08/2014, 08:49
Carolino...
Não entendi? não foi isolado somente na entrada da solenoide da parede corta fogo... isso é algo comum que o pessoal faz devido a esta válvula dar problema com frequência.

Vermeio
07/08/2014, 12:22
aproveitando o movimento kkk
a algum tempo notei agua de radiador nos pés, principalmente do passageiro após um bom tempo exigindo bastante do motor.
um especialista daqui me informou que deve ter sido uma mangueira de dreno do A/C que entupiu com barro e ai sairia essa agua por dentro da cabine.
depois de um tempo voltou ao normal. alguem ja passou por isso?

Carolino
07/08/2014, 12:33
Carolino...
Não entendi? não foi isolado somente na entrada da solenoide da parede corta fogo... isso é algo comum que o pessoal faz devido a esta válvula dar problema com frequência.

Oi Paulo!

Sim esta isolado as mangueiras na parede corta fogo, e tem um soquete amarrado por perto, seda que e so relegar e resolver o problema da válvula, se sim e so troca-la?

Abs.

Paulo_CW
07/08/2014, 12:58
Se o ex dono já fez isso, deve ter sido por pau na válvula.... só trocar ela, custa uns 60,00...
A minha dava pau toda vez q jogava agua no motor... depois que cobri ela com uma manta de borracha acabaram os problemas.

Carolino
07/08/2014, 13:14
Se o ex dono já fez isso, deve ter sido por pau na válvula.... só trocar ela, custa uns 60,00...
A minha dava pau toda vez q jogava agua no motor... depois que cobri ela com uma manta de borracha acabaram os problemas.

Mais o ex dono nem sabia disso também, ai que ta ne.

Vou mandar numa loja de AC aqui, o cara e bem bao no trem.

E da linha Ford, Ka, fiesta ne?

Muito obrigado, Paulo.

Abs.

Felipebrandao
07/08/2014, 13:38
Sim é o sistema do fiesta/ka, se esta isolado é porque a vavlvula ou a placa do comando do ar estejam danificadas a válvula é só comprando uma nova mesmo, já a placa do painel de ar quente tem reparo trocando um resistor.

PAULO CARECA
07/08/2014, 16:48
Alguem tem esta resposta? Tambem tem haver com este tópico. POST #987.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/12718-equivalencia-de-pecas-troller-83.html

Gustavo D
07/08/2014, 20:52

A minha deu pau no dia seguinte após ter passado com água acima do capô. Eu achei que a água não tinha chegado nela, já que tem tanta coisa pra desviar a água ali, mas... não acredito em coincidências.

E cuidado, pois essa válvula pode mascarar a temperatura do painel! Após a travessia na água, o ponteiro do painel do meu troller passou a marcar muito frio em algumas situações e demorar muito a subir. Ao pegar estrada a noite, o ponteiro descia totalmente. A maioria dos mecânicos dizia que a válvula do ar quente não causaria problemas na marcação da temperatura no painel! Inclusive pesquisando achei outra pessoa com o mesmo problema e os mecânicos não conseguiram resolver: Fórum (http://www.oficinabrasil.com.br/forum/9-reparador-para-reparador/32744-troller-n-esquenta#32744)

Eu teimoso, e seguindo minha intuição, desconfiava da válvula, pois a mangueira que sai dela cai do lado do sensor de temperatura do painel(o qual também troquei, já que custa 10 reais e não mudou nada). Logo após arrancar a válvula do ar quente fora junto com o homerohermida aqui do fórum e ligar as mangueiras uma na outra, o ponteiro do painel marcou certo, exatamente nos 88-90 graus, como deveria ser e em tempo normal. Antes, o ponteiro mostrava frio, mesmo com horas de uso e chegava a descer totalmente a noite andando em velocidade.

Fica a dica! Ninguém acreditava que era ela a culpada e a maioria dos mecânicos diz que é impossível essa válvula influenciar na temperatura do painel, mas dependendo da forma que ela travar, influencia sim, e influencia muito mesmo! Fiz questão de voltar nos mecânicos e mostrá-los a solução e a maioria nunca tinha visto nada parecido. Acho que essa válvula simplesmente não deveria estar no troller. E lembrando que não precisa afundar o troller para essa válvula dar problema não!

Fica a dica.

Seguem fotos das mangueiras sem a válvula:

473497473498

Vermeio
08/08/2014, 11:16
gustavo, eu acharia melhor tampar estas entradas que vai pra dentro do painel, especialmente se vc anda muito na agua.
no meu 3.0, ao ligar o ar quente a temperatura cai (imagino que seja por passar por dentro do sistema de ar quente e logo depois passar pelo sensor de temperatura) e logo depois ja equaliza quando a agua faz toda a volta.
sei que a injeção trabalha com outro sensor de temperatura mas nao sei aonde os dois se localizam.
abraço

Gustavo D
08/08/2014, 16:34
gustavo, eu acharia melhor tampar estas entradas que vai pra dentro do painel, especialmente se vc anda muito na agua.
no meu 3.0, ao ligar o ar quente a temperatura cai (imagino que seja por passar por dentro do sistema de ar quente e logo depois passar pelo sensor de temperatura) e logo depois ja equaliza quando a agua faz toda a volta.
sei que a injeção trabalha com outro sensor de temperatura mas nao sei aonde os dois se localizam.
abraço

Valeu vermeio. Tampei ontem mesmo, eu fiquei de rodar um pouco para secar a água que poderia estar ali dentro e acabei esquecendo.

O sensor de temperatura da injeção fica na válvula termostática. O do painel fica na seta da foto (dá pra ver o chicote dele). Fica bem perto da mangueira da válvula do ar quente (que no meu caso, não está presente e as mangueiras estão ligadas uma na outra)

473586

John_Niterói
25/10/2014, 11:34
Pessoal, alguém sente o cheiro de diesel dentro do carro, quando o Ar está ligado? O que pode estar causando isso?
Abs
Jean Marc

homerohermida
25/10/2014, 14:58
Pessoal, alguém sente o cheiro de diesel dentro do carro, quando o Ar está ligado? O que pode estar causando isso?
Abs
Jean Marc
Nunca senti.

John_Niterói
25/10/2014, 15:07
Acho que não escrevi direito. Na verdade não é cheiro de diesel, é um pouco do cheiro do escapamento e com as portas fechadas. Quando não ligo o AC, não entra nada, mas quando o ligo, entra pouquinho, mas à medida em que vou andando com o carro, ou cheiro vai ficando mais intenso, como uma inhaca de ônibus velho. O meu é um 2008 também....Como comprei há poucos dias, somente agora comecei a perceber isso.

homerohermida
25/10/2014, 15:18
Acho que não escrevi direito. Na verdade não é cheiro de diesel, é um pouco do cheiro do escapamento e com as portas fechadas. Quando não ligo o AC, não entra nada, mas quando o ligo, entra pouquinho, mas à medida em que vou andando com o carro, ou cheiro vai ficando mais intenso, como uma inhaca de ônibus velho. O meu é um 2008 também....Como comprei há poucos dias, somente agora comecei a perceber isso.
cheiro de escapamento quando entra no carro geralmente é problema de vedação da tampa/vidro traseiro.
Tudo fechado com o ar desligado também dá cheiro?

John_Niterói
25/10/2014, 16:02
Pois é! Isso é que é estranho. Com o carro todo fechado, sem Ar ligado, não entra cheiro algum. Com os vidros abertos, também não entra cheiro algum. O Cheiro só aparece ao ligar o ar condicionado. Muito estranho, não?

homerohermida
25/10/2014, 17:16
Pois é! Isso é que é estranho. Com o carro todo fechado, sem Ar ligado, não entra cheiro algum. Com os vidros abertos, também não entra cheiro algum. O Cheiro só aparece ao ligar o ar condicionado. Muito estranho, não?
Neste caso, não faço idéia...

Giuberto
25/10/2014, 18:36

Bem estranho! Com os vidros fechados, sem ar ligado, e ventilador ligado entra também, correto?
Talvez, não tenha a ver com o ar.

Dê uma checada nos tampões do assoalho (1 no motorista, 1 no passageiro e 1 compartimento do macaco) e verifique se o seu escapamento não está furado em algum ponto. A tomada de ar do troller se dá pelas laterais do capô (embaixo do snorkel). Não vejo como a fumaça do escapamento possa chegar até ali, mesmo havendo algum dano no escape, mas.... Se for cheiro de diesel (não queimado), vale a pena verificar por vazamentos de diesel, afinal a mangueira que traz o diesel do tanque passa por toda a extensão do veículo. Após usar o carro, verifique se não há nada pingando em algum ponto.

Puro chute, pois nunca vi nada parecido.

John_Niterói
26/10/2014, 06:08
Bem estranho! Com os vidros fechados, sem ar ligado, e ventilador ligado entra também, correto?
Talvez, não tenha a ver com o ar.

Dê uma checada nos tampões do assoalho (1 no motorista, 1 no passageiro e 1 compartimento do macaco) e verifique se o seu escapamento não está furado em algum ponto. A tomada de ar do troller se dá pelas laterais do capô (embaixo do snorkel). Não vejo como a fumaça do escapamento possa chegar até ali, mesmo havendo algum dano no escape, mas.... Se for cheiro de diesel (não queimado), vale a pena verificar por vazamentos de diesel, afinal a mangueira que traz o diesel do tanque passa por toda a extensão do veículo. Após usar o carro, verifique se não há nada pingando em algum ponto.

Puro chute, pois nunca vi nada parecido.
Já fiz alguns testes. Realmente é muito estranho. Conversando com um amigo, ele acha que pode ser o filtro do ar condicionado que pode ter acumulado, ao longo dos anos, resíduos da fumaça e, quando o ar gelado circula pelo filtro, faz dispersar esses resíduos. Vou trocar para ver se é isso.....Obrigado a todos pela consideração e ajuda. Abs

heartland
26/10/2014, 09:29
quando foi a ultima vez que trocou o filtro do ar condicionado?

homerohermida
26/10/2014, 10:51
quando foi a ultima vez que trocou o filtro do ar condicionado?
Não se aplica no Troller

John_Niterói
26/10/2014, 12:25
Não se aplica no Troller
Caro Homero, o Troller não tem filtro de Ar Condicionado? Teria algum elemento que pudesse absorver, depois de muito tempo de uso, as partículas escapadas pelo silencioso, se os vidros ficarem abertos?
Abs

homerohermida
26/10/2014, 15:56
Caro Homero, o Troller não tem filtro de Ar Condicionado? Teria algum elemento que pudesse absorver, depois de muito tempo de uso, as partículas escapadas pelo silencioso, se os vidros ficarem abertos?
Abs
Não possui. Estou pensando mas ainda não faço idéia da causa do problema.

John_Niterói
26/10/2014, 16:05
Não possui. Estou pensando mas ainda não faço idéia da causa do problema.
Ontem à noite, descarreguei um frasco de Lysoform spray em todas as partes próxima da aspiração do ar e em todo o interior do carro. Hoje pela manhã deu uma melhorada. Não sei se vai resolver. Um amigo acha que pode ser resíduos espalhados pelo carro que, na recirculação, quando o ar é resfriado intensifica o cheiro. Vamos ver.

John_Niterói
26/10/2014, 16:16
Caro Homero, aqui não seria o melhor local para perguntar, mas como vc tem um 2008 também, peço a sua ajuda. Comprei o meu troller há 1 semana. Está bem novinho e revisado na Trilha Rio, pelo dono, há menos de 4 meses. De lá pra cá, o dono andou menos de 100 km. Ficou parado até a venda. Estou achando o freio super instável. Fiz alguns testes numa rua de terra, forçando o travamento das rodas com o freio e nada. O espaço de frenagem é bem grande. Isso dá uma insegurança enorme, se algum maluco entrar na minha frente e freiar. Como moro numa rua de ladeira, tenho estranhado que, quando subo com o carro, para manobrar numa praça, sinto que o pedal do freio dá umas afundadas. Depois volta ao normal. E isso só acontece depois da subida. Isso é normal? Estou com as notas da revisão, mostrando a troca das pastilhas. Existe alguma forma de o freio ficar mais ágil? Vi num tópico que vc colocou um equalizador do freio traseiro, para evitar o travamento da traseira. No meu, não trava nada....rsrs... Alguma dica? Desde já agradeço.

Fabio_Roberto
27/10/2014, 10:02
Pessoal

Estou com um problema no meu ar condicionado peço opinião de vcs.

Ele esta queimando o fusível.

Troco o fusível, depois de 10 segundo queima, chega a gelar um pouco mas depois queima.

Já trocamos a bobina do compressor, rele e o muitos fusíveis.

Acho que é chicote, alguém arrisca alguma opinião?

Martin427
27/10/2014, 13:36
Pessoal

Estou com um problema no meu ar condicionado peço opinião de vcs.

Ele esta queimando o fusível.

Troco o fusível, depois de 10 segundo queima, chega a gelar um pouco mas depois queima.

Já trocamos a bobina do compressor, rele e o muitos fusíveis.

Acho que é chicote, alguém arrisca alguma opinião?

Se queima tão rápido assim, é mais provável que tenha algo em curto, mas... há outra possibilidade: a voltagem do sistema está muito baixa, por alguma razão qualquer (fio quase quebrando, por exemplo). Isso resulta numa maior necessidade de corrente pra bagaça funcionar, e queima o fusível.

Queimei uns 5 fusíveis da tração em um dia que estava tentando testar o sistema com o carro desligado. Com 11,8V, o motorzinho puxava uma amperagem maior do que a que o fusível suportava, queimando-o.

Não caia na tentação de colocar um fusível mais potente ou algum jacaré no lugar do fusível. Se tiver mesmo algo em curto, 9 em 10 chances de resultar em incêndio.

Vi um cara perder um Gol GTI 1994 impecável por colocar um parafuso no lugar do fusível do limpador de parabrisas. Queimou o interior e o cofre inteiros.

abraço,
Martin

Fabio_Roberto
27/10/2014, 13:47
Se queima tão rápido assim, é mais provável que tenha algo em curto, mas... há outra possibilidade: a voltagem do sistema está muito baixa, por alguma razão qualquer (fio quase quebrando, por exemplo). Isso resulta numa maior necessidade de corrente pra bagaça funcionar, e queima o fusível.

Queimei uns 5 fusíveis da tração em um dia que estava tentando testar o sistema com o carro desligado. Com 11,8V, o motorzinho puxava uma amperagem maior do que a que o fusível suportava, queimando-o.

Não caia na tentação de colocar um fusível mais potente ou algum jacaré no lugar do fusível. Se tiver mesmo algo em curto, 9 em 10 chances de resultar em incêndio.

Vi um cara perder um Gol GTI 1994 impecável por colocar um parafuso no lugar do fusível do limpador de parabrisas. Queimou o interior e o cofre inteiros.

abraço,
Martin

Valeu Martin..

O fusível original é de 15A, estava com um de 25A, na falta coloquei um de 30A, mas queimou tudo. então parei. Deve ser curto mesmo.

Problema que sempre acontece quedo mais precisa... kkk

Obrigado.

Felipebrandao
27/10/2014, 17:40
Fabio o problema pode estar no compressor, desligue o socket de acoplamento do compressor e verifica se o fusivel irá queimar, as vezes esse problema pode ate estar nesse socket onde entra terra e agua e acaba dando mal contato esquentando a fiação até o fusível.

Fabio_Roberto
28/10/2014, 13:22
Fabio o problema pode estar no compressor, desligue o socket de acoplamento do compressor e verifica se o fusivel irá queimar, as vezes esse problema pode ate estar nesse socket onde entra terra e agua e acaba dando mal contato esquentando a fiação até o fusível.

Felipe.

Agradeço a resposta.

Ja fiz o teste, quando desliga o acoplamento não queima o fusivel, por isso deduzimos que era a bobina do compressor, trocamos e o problema persiste..

John_Niterói
28/10/2014, 19:33
Pessoal, agora a conclusão do meu caso: O silencioso estava furado por cima (onde tem a garra que o sustenta). Além disso, embora a luz do painel indique que o Ar Condicionado está apenas reciclando o ar interno, entram gases de fora. Assim, o cheiro de diesel queimado invadia o interior do carro.

Só não entendi pq com o Ar desligado ou na ventilação isso não acontecia ou acontecia de forma muito menos intensa. Agora o que achei absurdo: silencioso do troller (1020,00) e só por encomenda. Procurei em vários lugares no RJ e Niterói (onde moro) e nada.

Solução, adaptar o silencioso da S-10 Diesel. Valor R$ 400,00. Como o seu silencioso parecia super novo, apenas quebrou o suporte, fazendo uma janela na carcaça, trouxe ele pra casa, para tentar uma solda mig. O carro ficou 10, sem cheiro algum e com um barulho legal.

Só não sei se haverá problemas no dimensionamento do escape. Disseram que não, pq o tubo era da mesma bitola (2.5"ou 3"), mas essa galera não entende disso, né? Abs e fiquem com Deus.

Felipebrandao
29/10/2014, 13:33
Felipe.

Agradeço a resposta.

Ja fiz o teste, quando desliga o acoplamento não queima o fusivel, por isso deduzimos que era a bobina do compressor, trocamos e o problema persiste..

Entre todos esses testes, tentou arrumar com um amigo o painel do ar emprestado? Visto que ele é composto por uma placa eletrônica, pode ser que algum componente da placa possa estar danificado. De resto só sobra conferir a fiação inteira.

Boa sorte ai para encontrar o problema!

Martin427
31/10/2014, 12:35
Felipe.

Agradeço a resposta.

Deve ser o chicote então. Tem que ser MUITO azarando pro chicote quebrar em uma área escondida, em geral, ele quebra dentro do cofre ou embaixo do painel, onde pode ter alguma coisa raspando nele.

Da uma olhada em todas as partes visíveis, o mais provável é que tenha algum estrago bem aparente. Se não, vai da sua paciência: o certo é desmontar tudo e refazer igual o original. Mas a solução mais fácil e menos elegante é isolar o(s) fio(s) com problema e puxar um(ns) novo(s). Eu fiz isso em diversas vezes no meu antigo XR3. O próximo dono deve ter ficado maluco se alguma coisa deu pau hehehee

abraço,
Martin

JAIME
31/10/2014, 16:45
Pessoal, agora a conclusão do meu caso: O silencioso estava furado por cima (onde tem a garra que o sustenta). Além disso, embora a luz do painel indique que o Ar Condicionado está apenas reciclando o ar interno, entram gases de fora. Assim, o cheiro de diesel queimado invadia o interior do carro.

Só não entendi pq com o Ar desligado ou na ventilação isso não acontecia ou acontecia de forma muito menos intensa. Agora o que achei absurdo: silencioso do troller (1020,00) e só por encomenda. Procurei em vários lugares no RJ e Niterói (onde moro) e nada.

Solução, adaptar o silencioso da S-10 Diesel. Valor R$ 400,00. Como o seu silencioso parecia super novo, apenas quebrou o suporte, fazendo uma janela na carcaça, trouxe ele pra casa, para tentar uma solda mig. O carro ficou 10, sem cheiro algum e com um barulho legal.

Só não sei se haverá problemas no dimensionamento do escape. Disseram que não, pq o tubo era da mesma bitola (2.5"ou 3"), mas essa galera não entende disso, né? Abs e fiquem com Deus.

Cara, vou ensinar uma gambiarra que fica muito bom e ura muito, enquanto não chega seu silencioso. Pegue manta de fibra de vidro e araldite industrial (vende em qualquer lugar). Passe o araldite no local danificado, depois um pedaço de manta, depois araldite, depois um pedaço de manta até achar que a espessura esta legal. Deixe curar or um tempo e depois pode até ligar o carro que o aquecimento cataliza o processo de cura. Vai prolongar por bom tempo a utilização do silencioso danificado.

John_Niterói
01/12/2014, 10:35
Cara, vou ensinar uma gambiarra que fica muito bom e ura muito, enquanto não chega seu silencioso. Pegue manta de fibra de vidro e araldite industrial (vende em qualquer lugar). Passe o araldite no local danificado, depois um pedaço de manta, depois araldite, depois um pedaço de manta até achar que a espessura esta legal. Deixe curar or um tempo e depois pode até ligar o carro que o aquecimento cataliza o processo de cura. Vai prolongar por bom tempo a utilização do silencioso danificado.
Valeu, Jaime. Ainda não tinha visto essa postagem. Acabei colocando outro, da S10, mas trouxe o original para casa e vou dar uma solda MIG nele. Está novinho, só com uma pequena rachadura por cima. Abs e fique com Deus.

fedao2004
02/02/2015, 08:28
Pessoal, estou com problemas no meu ar condicionado.
Já gastei ins 2K e nada dessa jóia funcionar, o meu é um troller 2008 e agora após ter trocado mangueiras que estavam com vazamentos, filtro secante, pré filtro e tudo mais, ligo o compressor e começa subir a temperatura do jipe, o normal é 90 graus, e o jipe passa de 100, mas estabiliza em seguida..se mantendo nos 100, consegui levar o ar funcionando por 20 minutos, levei de volta ao cara que fez, aí trocamos a maldita válvula do ar quente, e o fusível que tinha derretido, agora consegui usar por 5min e novamente derreteu o fusível, alguém tem noção do que pode ser?
Problemas no compressor? condensador? ou até o próprio sistema de arrefecimento do jipe?

Wagner Off road
26/02/2015, 16:29
Pode deixar, eu to curioso com isso pq eu nem reclamei disso para a revisão por causa de outros posts q indicavam isso como "normal".:pensativo:

Normal...temos q entrar com uma ação conjunta pra termos uma solução para o problema...eliminei a minha TB mas e ai, se precisarmos do ar quente quando formos para o Chile vamos ter q descer do carro pra ligar? Difícil investir 100 mil em um carro pra dar pau em uma idiotice dessa!

amonluna
12/06/2015, 13:27
Olá pessoal sou novo por aqui, comprei um troller a menos de 1 mês (ano/modelo 2003/2004) e dei a sorte/azar do AC pifar na 2ª semana de comprado, levei numa empresa de AC de carros e o diagnóstico foi evaporador furado, não sabia de qual carro era, pesquisei aqui no forum, lí esse tópico da pagina 1 até a 12 e descobri q era do Fiesta (agradeço pelas informações), voltei à loja e p/ minha sorte eles tinham o evaporador do Fiesta (R$ 690,00 já instalado), enquanto eles se matavam p/ desmontar o painel e retirar fora a caixa do AC fui numa loja de peças e encontrei a valvula de ar quente do fiesta 2003 (R$ 85,00) q estava estragada. no cofre do motor as passagens de água quentes estavam isoladas, resultado agora meu jipe tem ar quente e frio, tudo funcionando bem, antes só funcionava o ar frio, como as vezes saiu na madruga com os vidros embaçados p/ não congelar ligando o AC o ar qeunte é super util.
Fiquei impressionado com o estado que estava o evaporador que furou, parecia q alguem tinha passado uma gosma e jogado pó de carvão e deixado tudo no sol, tava completamente obstruido com essa gosma preta endurecida...a caixa do AC também estava em estado deplorável, completamente tomada por 12 anos de poeira, terminei achando q foi otimo essa situação pois agora todas as partes por onde passa ar da cabine estão limpas...outra coisa boa foi ver q o trocador de calor do sistema de ar quente estava praticamente novo.
Enfim vim agradecer ao forum e aos usuarios q postam informações valiosas p/ quem precisar fazer manutenção das viaturas e também confirmar q o sistema interno do AC do Troller 2003/2004 é todo do Fiesta antigo.
Obrigado!

amonluna
30/06/2015, 19:31
Atualizando acho q deram mole na reinstalação do AC, o bixo tá gelando muito, masss...enche o carro de água, tô sem tempo de levar lá p/ eles arrumarem, quando resolver faço o relato.
abraços

Gustavo D
30/06/2015, 21:21
Atualizando acho q deram mole na reinstalação do AC, o bixo tá gelando muito, masss...enche o carro de água, tô sem tempo de levar lá p/ eles arrumarem, quando resolver faço o relato.
abraços

Se for o que estou pensando, é fácil demais de resolver.

Veja se não é isso: http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/84699-agua-dentro-assolaho-troller-2008-3-0-a-post1840445.html#post1840445

amonluna
01/07/2015, 10:37
Valeu novamente Gustavo, quando puder levantar o bixão vou dar uma olhada nessa mangueira, duvido que o pessoal q fez a troca do evaporador tenha feito a caca de conectar essa mangueira pois eles devem ter noção do q fazem, mas pode ser o pessoal q trocou o óleo/filtro de óleo/etc tenha achado q tava ajudando e fez o favor de conectá-la...quem sabe, mas eu ainda aposto q na hora de recolocar a caixa do AC no local o pessoal que fez a troca do evaporador tenha feito alguma merda, pois o tempo tava mesmo apertado, já começava a escurecer, eles queriam fechar a loja e eu já tinha falado q não podia deixar o carro lá...resultado serviço feito às pressas...penso q alguma coisa foi esquecida ou mal encaixada.
Assim q descobrir oq era aviso aqui.
Valeu novamente amigo!