PDA

Ver Versão Completa : Ranger 03 2.8 CD 4x4 - barulho em velocidade - curva em 4x4 - chiado no cambio

Massuti
03/11/2010, 12:31
Olá a todos. Meu primeiro post aqui, sobre a minha primeira camioneta.

Seguinte, andei lendo por aqui pra ver se achei problemas parecidos, mas não especificamente.

Pra começar, minha primeira impressão, foi que eu estava andando de 1.0. Dai é aquela coisa da adaptação, o medo de acelerar demais, achando que tu já tá nos 5 quando o motor tá batendo 1.5 rpm. Mas ai beleza. Depois foi o jogo do carda, que dava soco, mas ai comecei a sentir que jogando com a embreagem e o acelerador do modo correto não dá aquela truncada, e ai também ficou beleza.

Agora, só me falta resolver alguns detalhes aqui, e gostaria de saber se alguém poderia me ajudar com a experiência.

Os problemas são:

- A suspensão parece ter sido erguida. Mas eu nunca vi uma original, então não sei ao certo ainda, vou ter que comparar. Mas é quase certo que foi erquida uns 7-8cm. Isso prejudica em alguma coisa? A folga do carda pode ser acentuada por isso? É uma boa voltar ao original?

- Tá puxando um pouco pra direita, mas acho que tem algo a ver com rolamento ou suspensão. A frontal direita tá um pouco mais baixa que a esquerda...

- A caixa parece roncar quando chego a uns 70-80 km/h. Não sei se é caixa, mas ronca abaixo, na caixa ou carda. Isso deve ser rolamento, ou existe alguma outra manha que possa ser? Quando tá em ponto morto não ronca.

- Ela não tá muito leve, em aclives, por exemplo. Demora para começar a obedecer a gravidade. Pode ser rolamentos de rodas, ou é efeito dos pneus mais largos ou coisa do tipo? (eu comparo com Corolla, Clio, esse tipo de carro)

- Na caixa, as vezes, tem um chiado, como se fosse um barulho chato de metal roçando, mas se eu empurro a alavanca do cambio para o meio, só forçando um pouco sem desengatar, esse barulho para. Devo me preocupar? Se está em 3, eu puxo pra trás um pouco e o barulho para, e se tá em 4 eu empurro um pouco e para também.

- Em 4x4, quando manobro, dá estalos na frente. Parece ser semi-eixo, não sei se ela tem cruzeta ou o que na frente. tem gente que me falou que isso é normal, que nem se deve usar a 4x4, só em caso que precisa. A pergunta é, isso é normal? E se for normal esse desgaste, é normal para 113 mil km?

- As portas de trás fazem barulho, como se fossem mal fechadas. Como se concerta isso? tem que trocar borracha ou tem alguma regulagem que eu possa fazer?

Novamente, qualquer informação me é útil. Parabéns pelo espaço que vocês tem aqui, e espero poder contribuir também daqui em diante! Valeu!

Imperador!
03/11/2010, 13:56
Aparentemente seu carro não tem nenhum problema mais grave.

Agora ela precisa de uma revisão urgentemente. Procure um mecânico bom e fique de olho. Procure uma segunda opinião.

NGDaniel
03/11/2010, 18:15
- Em 4x4, quando manobro, dá estalos na frente. Parece ser semi-eixo, não sei se ela tem cruzeta ou o que na frente. tem gente que me falou que isso é normal, que nem se deve usar a 4x4, só em caso que precisa. A pergunta é, isso é normal? E se for normal esse desgaste, é normal para 113 mil km?

-

Massuti, nao pode manobrar a viatura, com 4x4 ligado, em solo aderente... veja no manual e no proprio forum tem muita lição sobre isso..

abs,

Edintruder
03/11/2010, 21:10
Bota umas fotos da tua Ranger pra gente poder avaliar a altura dela. Em relação ao câmbio, experimenta trocar o óleo primeiro. Troca o óleo das 2 caixas e dos 2 diferenciais. Isso é coisa barata, não chega nem a 100,00.
Amigo, não esqueças que andas de picape, muito diferente de carros, dessa forma tens que te adaptar à ela primeiro, com mudanças mais suaves e com a demora de resposta da turbina. Ela anda bem acima dos 1500 rpm, então não força antes dessa rpm para não prejudicar o motor, podes esticar sem galho até 3500~3800rpm, mas não vai além disso. A BI corta o rpm em 4640rpm, então não adianta forçar muito em rpm alta pois motores diesel é isso aí mesmo, entre 1500 e 3500rpm. Andando nessa faixa e ranger 2.8 tem que andar parecido com um Astra ou um Golf.
Leia o manual dela em relação ao uso do 4x4, se fizer curvas em asfalto com o 4x4 podes quebrar homocinéticas, cruzetas, cardans ou semi-eixos.

Massuti
04/11/2010, 10:11
Eta... menos mal que só usei a 4x4 na primeira andada...

Vou fazer umas fotos pra comparar.

Do giro do motor, já to pegando a manha, mas vai mais um tempo pra se acostumar com a folga do cardan. Ainda to com mania de arrancar na pressa com a embreagem.

Dessa troca de oleo e manutenção em geral, como que é a concessionária Ford? Vale a pena, pelo custo/benefício? Tem um mecanico aqui na cidade que dizem ser bom com diesel em geral, S10, Ranger, D20, F1000... Como são as concessionárias por ai?

Imperador!
04/11/2010, 21:05
Eta... menos mal que só usei a 4x4 na primeira andada...

Vou fazer umas fotos pra comparar.

Do giro do motor, já to pegando a manha, mas vai mais um tempo pra se acostumar com a folga do cardan. Ainda to com mania de arrancar na pressa com a embreagem.

Dessa troca de oleo e manutenção em geral, como que é a concessionária Ford? Vale a pena, pelo custo/benefício? Tem um mecanico aqui na cidade que dizem ser bom com diesel em geral, S10, Ranger, D20, F1000... Como são as concessionárias por ai?
Eu, particularmente, sou do entendimento de que concessionária é para garantia e serviços que mais ninguém pode fazer. Ou seja, uma simples troca de óleo vai te custar bem mais do que custaria em uma loja especializada em óleos e filtros.

No mais, sempre existem mecânicos (esqueça os trocadores de peças) que entendem de carros a diesel e são de [relativa]confiança.

Se informe - toda cidade grande tem pelo menos uma oficina reconhecidamente boa.
Diga qual é a sua cidade para que o pessoal da sua região de indique algum mecânico já testado.

Edintruder
04/11/2010, 23:01
Em relação às trocas de óleo, qualquer posto de combustível faz o serviço.
Para drenar os diferenciais tem que ser por sucção e as caixas tem dreno. Na CT, basta remover o sistema de contrapeso dinâmico (a placa com a peça redonda de ferro fundido) para ter acesso ao bujão do dreno.
Para as caixas, usa o óleo ATF, e para os diferenciais usa óleo 80W90. Vai cerca de 5 litros de ATF e 3 litros de 80W90 em tudo.
Se tiveres $$$ pra isso, compensa trocar o óleo da DH, fluido de freio e água do radiador com aditivo. Uma tarde no posto que faz bem à qualquer veículo!

Deivid/silveira
04/11/2010, 23:11
Melhor ainda se tiver um tempo e fazer em casa.

Pequeno jr
05/11/2010, 00:03
- A suspensão parece ter sido erguida. Mas eu nunca vi uma original, então não sei ao certo ainda, vou ter que comparar. Mas é quase certo que foi erquida uns 7-8cm. Isso prejudica em alguma coisa? A folga do carda pode ser acentuada por isso? É uma boa voltar ao original?

Pesquise no forum o que é o Body Lift ou BL. É uma forma de subir a Ranger que fazemos muito por aqui.

Se a sua está com o BL é possível que esteja com pneus maiores.

- Tá puxando um pouco pra direita, mas acho que tem algo a ver com rolamento ou suspensão. A frontal direita tá um pouco mais baixa que a esquerda...

Tem concessionária Ford ai? É sua primeira pick-up? Já pesquisou aqui no forum sobre essa diferença de altura em cada lado?

- A caixa parece roncar quando chego a uns 70-80 km/h. Não sei se é caixa, mas ronca abaixo, na caixa ou carda. Isso deve ser rolamento, ou existe alguma outra manha ue possa ser? Quando tá em ponto morto não ronca.

Que pneus você está usando? Por acaso AT ou Mud??

Pode ser também o cardãn, tente explicar um pouco melhor

- Ela não tá muito leve, em aclives, por exemplo. Demora para começar a obedecer a gravidade. Pode ser rolamentos de rodas, ou é efeito dos pneus mais largos ou coisa do tipo? (eu comparo com Corolla, Clio, esse tipo de carro)

Serã que não é tamanho dos pneus????

- Na caixa, as vezes, tem um chiado, como se fosse um barulho chato de metal roçando, mas se eu empurro a alavanca do cambio para o meio, só forçando um pouco sem desengatar, esse barulho para. Devo me preocupar? Se está em 3, eu puxo pra trás um pouco e o barulho para, e se tá em 4 eu empurro um pouco e para também.

Com qtos Km rodados está esse carro??? Qual a procedência dele???

Bixo 4x4 se usa em linha reta. Não se pode fazer curvas com o 4x4 engatado. Você leu o manual? Já pesquisou aqui no forum sobre o assunto?

Conhece outras pessoas que conhecem de 4x4???

- As portas de trás fazem barulho, como se fossem mal fechadas. Como se concerta isso? tem que trocar borracha ou tem alguma regulagem que eu possa fazer?

As vezes é alguma borracha ressecada

Novamente, qualquer informação me é útil. Parabéns pelo espaço que vocês tem aqui, e espero poder contribuir também daqui em diante! Valeu!

Vai respondendo para a gente tentar entender e seria legal você tirar umas fotos e postar para a gente.

TarsoDL
13/04/2013, 20:43
desenterrando este tópico.

notei q na minha ranger tem um leve chiado, que parece vir da caixa de mudanças, somente acima dos 70KM/h. vou verificar e até trocar os óleos da caixa e diferenciais, que tambem da este estalinho, dependendo da velocidade em q se troca da 2ª pra 3ª e 3ª para 4ª.
veremos.

Edintruder
13/04/2013, 20:58
Tarso, quando usa o 4x4 a transmissão faz bastante ruído.

TarsoDL
13/04/2013, 22:43
Edin, faz isso no 4x2, no asfalto..

Daniel.Shimomoto
13/04/2013, 23:15
Edin, faz isso no 4x2, no asfalto..

Cuidado que ruidos enganam demais...as vezes voce pensa que vem de um lugar e é de outro.

Via de regra, ruido em diferencial costuma aparecer em velocidade (mais de 60km/h). No cambio, aparece a qualquer hora, exceto quando o ruido vem de problemas em engrenagens especificas, como terceira, ou quarta.

Fica atento. Meu conselho: Troque os lubrificantes do cambio e do diferencial. Na Ranger 2.5 Maxion, o cambio voce coloca o ATF DEXRON III e no diferencial, Oleo SAE 85W140 API GL-5. Tenderá a melhorar.

Abs!!!