Ver Versão Completa : Ventoinha do ar condicionado Samurai
Playmobil
08/04/2005, 01:55
Galera, a ventoinha do ar condicionado do meu samuca não desliga nunca, mesmo com o motor desligado (ignição ligada).
Alguém já viu isso?
abs
Ar condicionado eu já vi mas o seu só se mandar foto... :lol:
Provavelmente foram os contatos do termostato que grudaram. Tem vezes que solta com uma pancada de leve, caso contrário só trocando.
Abraços,
Playmobil
08/04/2005, 12:04
:?: E onde fica o termostato? (desta vez não falei MEU termostato) :?
Mas acho que deve ter outro problema também, o ar não está esfriando.
valeu a ajuda!
Se a ventoinha não desliga e o ar não funciona é sinal que deu algum tilt, aí o melhor mesmo é que algum profissional faça uma verificação In Situ, e não em site. :lol:
Abraços,
Playmobil
09/04/2005, 12:16
É, ache que mi fu...
tanks!
Periquitooffroad
10/04/2005, 02:39
Defeito simples, veja o termostato ao lado do que indica a temperatura do motor, quando o fio parte ou o terminal do termostato dá defeito, a ventoinha liga direto e o ar não funciona.
Esse termostato serve para desligar o A/C e manter a ventoinha funcionando em caso de sobreaquecimento do motor.
Playmobil
10/04/2005, 22:12
Ô amigo, obrigado! Eu já ia amanhã levar o Samuka para uma oficina$$$!
Mas não entendi onde fica este termostato.
obrigado desde já
Periquitooffroad
10/04/2005, 22:30
Fica junto da valvula termostática, tem um fio só encaixado com um terminal de plástico frandinho, se não me engano o fio le amarelo.
Playmobil
10/04/2005, 22:35
Desculpe a ignorância novamente, a válvula termostática fica em baixo no radiador?
Periquitooffroad
11/04/2005, 22:10
Não, faz o seguinte:
Segue a mangueira de borracha preta chamado de mangote superior do radiador. Este mangote se liga a uma peça abaulada de alumínio no motor. Embaixo do abaulado tem o termostato de indicação de temperatura no painel e logo atrás deste tem o termostato do A/C, de um fio só. O que tem mais de um fio e o sensor de temperatura ligado a injeção.
Playmobil
11/04/2005, 23:32
Achei!!! :o
Realmente o danado estava imundo, limpei, recoloquei e funcionou! :D
Mas percebi que o terminal de plástico está meio solto, ele rodadentro do ferro, e dependendo da posição (e trepidação) acho que vai dar pau novamente. existe essa peça para reposição ou vou ter que adaptar algo?
obrogado e um abraço
Periquitooffroad
12/04/2005, 20:49
Achei!!! :o
Realmente o danado estava imundo, limpei, recoloquei e funcionou! :D
Mas percebi que o terminal de plástico está meio solto, ele rodadentro do ferro, e dependendo da posição (e trepidação) acho que vai dar pau novamente. existe essa peça para reposição ou vou ter que adaptar algo?
obrogado e um abraço
Se o problema é no termostato, fixa ele numa posição de funcionamento, põe um durepoxi para fixar o terminal e pronto. Se não funcionar compra outro, veja se na MTE-thompson (internet) tem esse termostato.
Playmobil
12/04/2005, 20:57
Obrigado!
Após horas de trânsito em SP terminei o dia muito bem, graças ao ar (quase) gelado.
abs
cacanakagi
27/10/2008, 09:51
E ae galera... beleza... Meu Samuca 97 tá com a ventoinha parada... não gira nunca... alguém pode me dar uma força??? coloquei o voltímetro na ventoinha e parece que não está chegando energia nela. Porém quando peguei ele, a ventoinha estava cheia de galhos e travada. Fiz a limpeza e nada... Será que ela queimou ou queimou algum fusível?
pelo jeito deve ser uma dessas 2 coisas:
- Eletricidade não chega pelo fio
- Ventoinha queimada (Posso ligar ela direto da bateria pra testar??? Será q vai dar algum curto???)
cacanakagi
16/02/2009, 14:18
E ae galera... beleza... Meu Samuca 97 tá com a ventoinha parada... não gira nunca... alguém pode me dar uma força??? coloquei o voltímetro na ventoinha e parece que não está chegando energia nela. Porém quando peguei ele, a ventoinha estava cheia de galhos e travada. Fiz a limpeza e nada... Será que ela queimou ou queimou algum fusível?
pelo jeito deve ser uma dessas 2 coisas:
- Eletricidade não chega pelo fio
- Ventoinha queimada (Posso ligar ela direto da bateria pra testar??? Será q vai dar algum curto???)
Bom, como ninguém me ajudou, fui lá e fucei sozinho... achei um contato sujo do fio q sai da ventuinha e sobe do outro lado do radiador. Lá tem um engate (preto e cdinza no meu) foi só limpá-lo e tudo funcionando perfeitamente........
Helio Gomes Lentz Junior
24/02/2009, 15:44
O meu não está funcionando também , não testei se chega energia nela... mas vou verificar se é esse o caso.
Caso seja necessario fazer a substituição, qual seria a mais apropriada para colocar lá?
Grato,
Jalisson
24/02/2009, 17:53
O Leo Cabral deu a dica lá no tópico de peças substitutas para samurai e também fotos de como instalar.
Ventoinha universal 12" polegadas 80w de potência.
Abraços,
Helio Gomes Lentz Junior
25/02/2009, 16:35
Valeu!
Vou olhar lá...