Ver Versão Completa : CJ5 -> Rural -> Explorer
fbmiguel4x4
23/10/2010, 01:02
Comecei com um CJ5, depois fui para uma viatura maior Rural, agora quero uma mais confortável.
Estou aprendendo muito aqui pelo forum, mas posso ganhar um tempo precioso fazendo algumas perguntas diretas para os Oraculos em SUVs de plantão.
A Explorer vai ser meu carro de reserva para andar em dia de rodizio, nos fins de semana, viagens de curta e longa distância e trilha mais ou menos uma vez por mês, mas nada de trilha pesada tipo Camel ou coisa parecida no máximo uma subida para a placa em Cajamar.
Estou pesquisando qual modelo oferece o melhor custo benefico.
Quando tiverem um tempinho e paciencia podem me ajudar?, primeiro quero definir o engine v6 ou v8?
$$ Manutenção é muito diferente do V6 para o V8?
Consumo é muito maior no V8 a gasolina e no Gas? do que no V6?
Fernando Miguel
São Paulo
felipe kowalski
07/11/2010, 22:19
Amigo,
Eu tenho duas V6 ano 1997, não posso fazer comparação com o V8 pois nunca tive uma....
Eu recomendo a Explorer sim, pra tudo que voce precisa, uso apenas na cidade e em viagens(estive em SP semana passada com ela), não sei como é o desempenho em trilhas pois nunca fiz, mas alguns amigos que usam na trilha recomendam, só nao dá pra exagerar no tamanho do pneu sem colocar body lift.
Quanto a manutenção, muitas das peças são as mesmas da Ranger V6, é o mesmo motor, ja as V8 acho que é só Explorer que tem então vai ficar mais complicado de encontrar as peças de reposição... só importando ou pagando um olho da cara...
Preferi o cambio manual da Explorer, é mais dificil de achar(tambem da Ranger), não que o automático seja ruim, o cambio é muito bom, o problema é o dono anterior que, salvo raros casos, nunca fez a manutenção preventiva do cambio(troca de filtros, óleo e etc)
Ja tenho mais de 30.000Km de Explorer e nao me arrependo nada, inclusive quero vender uma das minhas 97 pra pegar uma Limited agora...
Qualquer duvida que eu possa te ajudar basta entrar em contato!!
Abração!
fbmiguel4x4
08/11/2010, 22:47
Amigo,
Eu tenho duas V6 ano 1997, não posso fazer comparação com o V8 pois nunca tive uma....
Eu recomendo a Explorer sim, pra tudo que voce precisa, uso apenas na cidade e em viagens(estive em SP semana passada com ela), não sei como é o desempenho em trilhas pois nunca fiz, mas alguns amigos que usam na trilha recomendam, só nao dá pra exagerar no tamanho do pneu sem colocar body lift.
Quanto a manutenção, muitas das peças são as mesmas da Ranger V6, é o mesmo motor, ja as V8 acho que é só Explorer que tem então vai ficar mais complicado de encontrar as peças de reposição... só importando ou pagando um olho da cara...
Preferi o cambio manual da Explorer, é mais dificil de achar(tambem da Ranger), não que o automático seja ruim, o cambio é muito bom, o problema é o dono anterior que, salvo raros casos, nunca fez a manutenção preventiva do cambio(troca de filtros, óleo e etc)
Ja tenho mais de 30.000Km de Explorer e nao me arrependo nada, inclusive quero vender uma das minhas 97 pra pegar uma Limited agora...
Qualquer duvida que eu possa te ajudar basta entrar em contato!!
Abração!
Felipe Obrigado pelas informações estou colecionando diversas opniões, afinal fazer um investimento de 20-25k pra quem não tem essa quantia sobrandoooooo precisa pesquisar um pouco para não se arrepender depois.
A V8 esta praticamente descartada, pelo consumo elevado e ser complicado a manutenção. Agora não vou abrir mão do cambio automatico, apesar que você tem razão, cambio automatico sem a revisão adequada pode virar uma dor de cabeça, por outro lado acredito que os motores dos carros que tem cambio automatico são menos judiados uma vez que não é possível esticar as marchas ou forçar uma marcha com baixa rotação.
Obrigado
Abraço
Fernando Miguel
São Paulo
felipe kowalski
08/11/2010, 23:32
Sim, eu tambem queria inicialmente o automatico, as vezes enche o saco ficar pisando na embreagem e trocando as marchas kkkk
Mas eu vou ainda comprar uma automatica, mas nao tenho mais garagem, preciso vender um pra entrar outro hehe
Parece que ao usar GNV o cambio automatico tem uma durabilidade reduzida tambem, mas nao posso afirmar, da uma pesquisada no forum que voce acha informação sobre isso...\
Abração!!
Alessandro,
21/11/2010, 14:08
Fernando, minhas pesquisas tem sido pelos mesmos motivos que os seus.
Até parece que fui eu quem escreveu sua resposta anterior... :concordo:
Veja esse anúncio postado ontem. Apesar de descartar a Limited, juro que fiquei balançado:
http://www.webmotors.com.br/webmotors/carro/usado/ford-explorer-5.0-limited-4x4-v8-gasolina-4p-automatico/6753859/detalhe.wm
fbmiguel4x4
22/11/2010, 19:19
Pois é Alessandro e quanto mais estou pesquisando conversa com um e com outro, outros pro e contra entram na parada. Ainda não decide, mas estou ponderando uma blazer por ser totalmente nacional, o que facilitaria a manutenção e também a Galloper que esta com um preço muito bom e na verdade é uma pagero disfarçada.
O jeito é pequisar.
Boa sorte
Abraço
Fernando
lcdalzoc
23/11/2010, 11:52
Experimente todas as opções.
Mas depois de dirigir uma Explorer, vc verá que a Blazer é muito, mas muito inferior.
juliano muller
23/11/2010, 18:06
Pesquise um pouco mais a respeito das Limited, fale com quem tem ou já teve!
Tenho uma, e te digo, é muuuito melhor que uma V6, pois tem todo o conforto da V6, mesma suspensão e demais peças como; farois, grades, vidros, acabamentos, direção, freios(só que o tras.da V8 é disco), com a unica diferença da força do V8 que nao dá manutenção e tem peças de facil acesso e o cambio que é infinitamente melhor que de uma V6(mesmo cambio das F150 e mustang´s 95)!
Estou com a minha a uns 2 anos e o consumo é o mesmo de uma V6, 5km/l(usando pneus até 31"pol), pneus maiores já comprometem o consumo! A minha faz 3,5a4km/l porque uso pneus 33"pol e nao uso escape, mas se vc pnsa em deixar tipo tiozão, no minimo 5lm/l ela faz!
Procure uma Limited pouco rodada e te garanto que vc não irá se arrepender!
Abraço...:concordo:
Alessandro,
23/11/2010, 20:10
Visar a Blazer priorizando custos até concordo, mas a Galloper, que é uma ótima máquina, é mais antiga e a fama dos Mitshubish é de peças caras. Creio que a Explorer leva vantagem.
A Limited está me embaralhando as idéias :parede:, mas meu carro será para o dia a dia, e um km a mais por litro me fará diferença.
Os relatos que vejo de donos de V8 que 'pisam leve' na cidade, descrevem consumo entre 5-6 km/l; já os de V6: 6-7 km/l.
juliano muller
23/11/2010, 21:45
:concordo:Beleza amigão! Te garanto que uma Explorer V6 nao chega a fazer 7km/l na cidade, nem com reza brava!
Te digo isso porque já tive cinco(isso mesmo, cinco)Rangers com motor V6, ao longo dos meus 36 anos e a melhor marca que eu já consegui fazer foi 7km/l na cidade, com uma XL americana, pneus 225/14, com o ar desligado! Detalhe, essa pick-up pesa 400kg a menos que uma Explorer!
Pra vc ter uma ideia, uma Ranger Sport(4cc), tem 22kgf de torque e nao faz mais que 7km/l na cidade, isso quer dizer que 5ou6km/l na cidade com um motor V8, é só alegria! E nao estamos citando o conforto!
Pra andar com uma Limited vc não precisa acelerar quase nada, é só encostar no acelerador! A danada anda só no torque, são quase 40kgf!
Então, o que posso dizer é que RECOMENDO!!:concordo:
Grande abraço...
juliano muller
23/11/2010, 21:51
Experimente todas as opções.
Mas depois de dirigir uma Explorer, vc verá que a Blazer é muito, mas muito inferior.
Put's, se for pra comprar uma Blazer, então compra uma Parati, que anda mais e é mais economica!rssss:parede:
Abç...
Alessandro,
23/11/2010, 22:56
Eeee... Juliano, tá botando lenha. :pensativo:
O que me foge da lógica, é como um motor com 2 bocas a mais pode ser menos 'faminto' que o V6.
Vc citou que tem mais torque, mas se tem mais força, precisa de mais energia...
:?:
juliano muller
24/11/2010, 08:13
Eeee... Juliano, tá botando lenha. :pensativo:
O que me foge da lógica, é como um motor com 2 bocas a mais pode ser menos 'faminto' que o V6.
Vc citou que tem mais torque, mas se tem mais força, precisa de mais energia...
:?:
Então, menos aceleração, menos giro, menos combustivel, maior economia!! Simples! :concordo:
Abç...
sim, eu tambem queria inicialmente o automatico, as vezes enche o saco ficar pisando na embreagem e trocando as marchas kkkk
mas eu vou ainda comprar uma automatica, mas nao tenho mais garagem, preciso vender um pra entrar outro hehe
parece que ao usar gnv o cambio automatico tem uma durabilidade reduzida tambem, mas nao posso afirmar, da uma pesquisada no forum que voce acha informação sobre isso...\
abração!!
é isso mesmo, a durabilidade com certeza será menor quando não se faz o que tem que ser feito. No meu caso, eu tinha uma explorer automática 94 que tinha gnv instalado. Nunca tinham me falado que ao mudar do gnv pra gasolina tinha que ser com o carro parado, aí certa vez chegando a ribeirão preto quando acabou o gás mudei pra gasolina e aí só vi uma fumaça pelo retrovisor, o conversor de torque do cãmbio tinha ido pra casa do chapéu, e aí é invevitável alguns outros prejuizos na hora de consertar. Resumindo, é pra usar gnv com consciência e saber que só pode trocar do gnv pra gasolina ou vice-versa quando o carro estiver parado! Estou procurando outra explorer pra comprar, mas fiquei com receio do cãmbio automático.....hehehehehe
fbmiguel4x4
24/11/2010, 21:32
Pesquise um pouco mais a respeito das Limited, fale com quem tem ou já teve!
Tenho uma, e te digo, é muuuito melhor que uma V6, pois tem todo o conforto da V6, mesma suspensão e demais peças como; farois, grades, vidros, acabamentos, direção, freios(só que o tras.da V8 é disco), com a unica diferença da força do V8 que nao dá manutenção e tem peças de facil acesso e o cambio que é infinitamente melhor que de uma V6(mesmo cambio das F150 e mustang´s 95)!
Estou com a minha a uns 2 anos e o consumo é o mesmo de uma V6, 5km/l(usando pneus até 31"pol), pneus maiores já comprometem o consumo! A minha faz 3,5a4km/l porque uso pneus 33"pol e nao uso escape, mas se vc pnsa em deixar tipo tiozão, no minimo 5lm/l ela faz!
Procure uma Limited pouco rodada e te garanto que vc não irá se arrepender!
Abraço...:concordo:
Opa Juliano, obrigado por expressar sua opinião, confesso que fiquei um pouco influenciado por outras opiniões e já estava me afastando da idéia original -a Explorer. O feitiço já passou a Ford continua sendo a primeira opção.
Abraço
Fernando
fbmiguel4x4
24/11/2010, 21:39
Put's, se for pra comprar uma Blazer, então compra uma Parati, que anda mais e é mais economica!rssss:parede:
Abç...
Pô ai já e sacanagem. Parati.
Abraço
Fernando
fbmiguel4x4
24/11/2010, 21:54
Visar a Blazer priorizando custos até concordo, mas a Galloper, que é uma ótima máquina, é mais antiga e a fama dos Mitshubish é de peças caras. Creio que a Explorer leva vantagem.
A Limited está me embaralhando as idéias :parede:, mas meu carro será para o dia a dia, e um km a mais por litro me fará diferença.
Os relatos que vejo de donos de V8 que 'pisam leve' na cidade, descrevem consumo entre 5-6 km/l; já os de V6: 6-7 km/l.
A Galloper é uma pajero, motor, cambio, suspensão tudo na Mitsubishi, mas não dá para comparar mesmo a Explorer é muito mais carro.
Abraço
Fernando
juliano muller
24/11/2010, 22:04
Pô ai já e sacanagem. Parati.
Abraço
Fernando
Gostou da ideia né!!:putz:
Bricadeira cara! Falei da Parati porque tenho um Gol Rallye e é tudo de bão! Blazer é outra categoria né!
Abç...
:concordo:
juliano muller
24/11/2010, 22:16
Entao, voltando ao assunto da Explorer...
Acabei de comprar um jogo de pneus Bf Goodrich Mud KM2 e vou mudar a cor dela! Vou pintar de uma cor clara!, até Janeiro estara de roupa nova!:putz:
Abraço!
Fotos abaixo do antes e depois, e em breve fotos dela pintada!
fbmiguel4x4
11/12/2010, 02:26
Voltando pra contar o final da história.
Primeiramente agradecendo os palpites do Felipe Kowalski, Alessandro, Juliano Muller e Lcdalzol.
Descartei a Blazer, por ser um padrão inferiro a Explorer
Descartei a V8 pois ela não tem reduzida.
A vencedora foi a XLT 94 pois a suspesão dianteira não usa bandeja e tem curso maior.
O detalhe é que fui buscar ela hoje em Belo Horizonte, as de Sampa que vi estavam muito malhada ou com preço acima da tabela FIPE. Essa como gostumamos falar esta "zerada", "mosca branca". Voltei rodando com ela e realmente vocês tinham razão é outro padrão de qualidade e robustez. Antes de pegar a estrada troquei óleo, filtro de óleo e filtro de ar.
Consegui os seguintes números, levando em conta que não foi a primeira "rodada" e peguei um pouco de trânsito para sair de BH.
6.90 km/l na gasolina comum BR
7.60 km/m3 no gaz
Acredito que consiga melhorar um pouco essa marcação, pegando melhor o jeito de tocar o cambio automático, trocando velas, essas coisas.
Agradeço ao Seba também que passou muita informação sobre a Explorer e hoje me ajudou com a troca do óleo.
Segue algumas fotinhos.
Abraço
Fernando
juliano muller
11/12/2010, 08:51
Parabens Fernando!
Otima compra! :concordo:
Abç...
Alessandro,
11/12/2010, 23:52
Nossa! Uma jóia!
'Photoshopou' as fotos? :twisted:
Parabéns e obrigado por nos dar satisfações do desfecho.
Pelo estado, será só alegria.
j.sebastian
12/12/2010, 00:16
Parabéns pela compra, Fernando! Bem vindo ao clube ;)
7.60 km/m3 no gaz
Que pneus ela tem? 31"? Já considerou a diferença de diametro nas contas de consumo?
Abraço,
Seba
fbmiguel4x4
13/12/2010, 00:26
Que pneus ela tem? 31"? Já considerou a diferença de diametro nas contas de consumo?
Pneu 31" ATX Fireston
Tem que fazer conta? Que conta?
Abraço
Fernando
j.sebastian
13/12/2010, 01:09
Pneu 31" ATX Fireston
Tem que fazer conta? Que conta?
Abraço
Fernando
O pneu original, 235/75R15, é nominalmente um 28.9". Ao colocar um 31", vc está alongando a relação em 7%, assim como colocando esse erro no odometro.
Portanto, na teoria, teu consumo foi 7% MELHOR que esses que vc calculou.
Na prática, depende do erro original do odometro, do gasto do pneu, etc...
O melhor é aferir o odometro, usando um gps ou marcos conhecidos numa estrada boa, para ver se vc tá fazendo as contas com dados corretos...
De qualquer maneira, uma manutenção básica, trocando filtro de ar, limpando e acertando abertura de velas, cabos, calibrar pneus, etc, deve melhorar o consumo. Nas minhas faço ~10km/m3...
Seba
Pessoal,
Acompanho esse tópico desde o início, já que sou um admirador dessa viatura. Para a relação custo X benefício ficar show de bola, o que vocês acham das idéias desses caras:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=49519
Abs,
Marcos.
j.sebastian
13/12/2010, 15:26
Pessoal,
Acompanho esse tópico desde o início, já que sou um admirador dessa viatura. Para a relação custo X benefício ficar show de bola, o que vocês acham das idéias desses caras:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=49519
Abs,
Marcos.
Eu acho que a relação custo/beneficio é muito melhor no gnv...
Mas depende do uso e de por onde vc anda.
Seba
Juliano,
Admiro sua coragem em trocar 100% de uma pintura original, mesmo antiga, por outra. Tem experiência com esse tipo de empreitada? Já fiz algumas vezes.:putz:
Fernando,
Vai botar essa relíquia na trilha? Faz tempo que não vejo uma nesse estado. O antigo dono devia guardar mais do que usar. Parabéns, excelente compra.
expedition
14/12/2010, 01:39
é isso mesmo, a durabilidade com certeza será menor quando não se faz o que tem que ser feito. No meu caso, eu tinha uma explorer automática 94 que tinha gnv instalado. Nunca tinham me falado que ao mudar do gnv pra gasolina tinha que ser com o carro parado, aí certa vez chegando a ribeirão preto quando acabou o gás mudei pra gasolina e aí só vi uma fumaça pelo retrovisor, o conversor de torque do cãmbio tinha ido pra casa do chapéu, e aí é invevitável alguns outros prejuizos na hora de consertar. Resumindo, é pra usar gnv com consciência e saber que só pode trocar do gnv pra gasolina ou vice-versa quando o carro estiver parado! Estou procurando outra explorer pra comprar, mas fiquei com receio do cãmbio automático.....hehehehehe
Olá Bado82,
Mês passado um conhecido me falou isso, que ele só trocava com o carro parado. Acontece que tenho um Taurus 3.0 no GNV a 4 anos, e sempre troquei em movimento. Talvez não me deu problema ainda, porque sempre procuro fazer a troca com o pé fora do acelerador, como em uma descida, para diminuir o tranco. É que para mim, quando saio de caso, são 19KM sem sinaleira nenhuma, daí teria de parar o carro só para a fazer a troca, ou ficar na garagem parado consumindo uma gasosa...:grin:
Um abraço,
Eu acho que a relação custo/beneficio é muito melhor no gnv...
Mas depende do uso e de por onde vc anda.
Seba
Pois é, acho que para expedições numa Interoceânica(Peru), NOA(Arg) e Lagos Chilenos uma Explorer MWM associaria autonomia/resistência/baixa manutenção com um puta conforto e espaço interno.
Valeu.
fbmiguel4x4
14/12/2010, 12:29
Fernando,
Vai botar essa relíquia na trilha? Faz tempo que não vejo uma nesse estado. O antigo dono devia guardar mais do que usar. Parabéns, excelente compra.
Vou sim trilha leve e média, nada de pinheirinho ou coisa do tipo, mas antes vou fazer uma revisão geral para evitar surpresas.
Obrigado
Fernando
j.sebastian
14/12/2010, 13:20
Pois é, acho que para expedições numa Interoceânica(Peru), NOA(Arg) e Lagos Chilenos uma Explorer MWM associaria autonomia/resistência/baixa manutenção com um puta conforto e espaço interno.
Valeu.
Numa expedição, o mais importante é a confiabilidade. Eu deixaria original, na gasolina. ;)
Seba
fbmiguel4x4
15/12/2010, 12:45
7.60 km/m3 no gaz
Acredito que consiga melhorar um pouco essa marcação, pegando melhor o jeito de tocar o cambio automático, trocando velas, essas coisas.
Na terceira "Cilindrada" já consegui tirar 9,6km/M3 na Carvalho Pinto de Sampa para Taubaté com o ar ligado média de 90-100km/h 2.000 rpm - R$18,00 - to rindo até agora!!!
Só tenho uma coisa a lamentar:
PORQUE NÃO COMPREI UMA EXPLORER ANTES!!!! HAH HEHH
Abraço
Fernando Miguel
O mais novo Explorado de São Paulo
j.sebastian
15/12/2010, 14:08
...
PORQUE NÃO COMPREI UMA EXPLORER ANTES!!!! HAH HEHH
...
Eu te disse, eu te disse... ;)
fbmiguel4x4
19/12/2010, 22:22
Mais um explorado feliz.
Depois de um CJ5 uma rural e agora a XLT posso afirmar:
Paradise is here!!
Nosssssaaaa que conforto que robustez não vejo a hora de testar ela no off road, mas no tempo certo, continua a revisão preventiva.
Abraço
Fernando
fbmiguel4x4
19/01/2011, 23:55
Completei um mês com a Explorer e faltava testar ela na terra.
Eu e mais duas viaturas resolvemos fazer um bate e volta até a Placa em Cajamar, escolhemos o percurso mais fácil pela Pedreira e Olaria desativada, só moleza a não ser pela chuva que nos acompanhou o tempo todo. Na chegada o trecho mais complicado com subidas fortes e escorregadias, nessa hora não tive dúvida 4x4 e reduzida ligada, foi mamão com açucar a sensação e de estar andando em cima de um sofa com rodas eh eh muito conforto.
Se você quiser da uma olhada nas imagens fique avontade:
http://www.youtube.com/watch?v=FD5uhRM7hp8
Abraço
Vinicius Hauagge
20/01/2011, 11:07
Fiz trilhas com um jeep cj5 por quase 13 anos... tenho uma ranger 4x4 V6... para o dia a dia, tenho um i30 e para ser sincero, o meu carro preferido 'e a explorer 1994 com pneus 33.... 'E impressionante o conforto, robustez e seguran'ca do carro...
Vinicius Hauagge
20/01/2011, 15:06
Desculpas pelos erros de acentuação, não sei o que aconteceu na mensagem anterior!