Conectar

Ver Versão Completa : Central Multimídia Hilux

Páginas : [1] 2 3 4

Marv 377
22/10/2010, 16:50
Alguém aí instalou central multimídia na Hilux? Vale a pena?

AKPG
22/10/2010, 20:03
Acho que até vale, principalmente a que vem com GPS. Mas não conheço alguém que tenha instalado...

Bernardo Hoelz
22/10/2010, 20:20
Eu tbm acho que vale a pena a quem tem dvd e tv digital, tenho um amigo que colocou em um civic 2008, e ficou muito bacana, tem até câmera de ré!
Será a minha próxima aquisição pra Sw4.

Rico SW4
24/10/2010, 16:26
Tenho o seguinte DVD na minha SW4 2001:

http://www.pioneer.com.br/produtos/automotivos/dvd/avh-p4280dvd

Tem modulo de GPS, camera de re, entrada pra cartao SD, usb traseira, dual zone ( liga a camera de re ou gps sem interromper a musica), dizem por ai que tambem pega o modulo pra recepecao de TV digital, mas nao confirmo tal informacao.

Fiz o teste de deixar o DVD rodando enquanto andava em uma estrada esburacada e com costelas de vaca, nao pula nem da erro na reproducao do disco.

kzanin
28/02/2011, 00:15
Eu coloquei a melhor marca do mercado .. isso que pesquisei muito!!
Marca : CASKA

Urbano Meirelles
28/02/2011, 11:21
Kzanin,

Estou fechando essa semana uma para minha hilux,tb estou pesquisando ,porque vc optou pelo caska?
Pelas minhas pesquisas tecnicamente são muito parecidos a unica coisa mais significativa é vque vc pode usar o caska em outros carros.
O que vc acha?
Abraço,
Urbano

yasmin
08/11/2011, 19:44
gente boa noite,
meu pai comprou um corolla usado, que veio com a central multimidia da hilux, pelo que eu pesquisei,é da marca é LIFAN, modelo antigo, com resoluçao de 800*480 HD, camera de re, dvd, tv, gps, usb, entrada pra cartao de memoria e bluetooth.
Porém para usar o bluetooth o aparelho pede uma senha, que nos nao tmos, pela falta do manual do aparelho.
algum de vocês tem essa senha e poderia me informar por favor??

R-Mendes
09/11/2011, 00:13
Tem como colocar nas mais antigas (97)?

dcaiaffo
11/11/2011, 12:59
qual o melhor modelo do mercado atual para colocar na hilux?

dcaiaffo
11/11/2011, 13:00
se eu comprar uma no exterior,por exemplo: uma pioneer,tenho que fazer atualizações dos mapas e essas coisas? é dificil de fazer?

moswaldo
11/11/2011, 14:20
gente boa noite,
meu pai comprou um corolla usado, que veio com a central multimidia da hilux, pelo que eu pesquisei,é da marca é LIFAN, modelo antigo, com resoluçao de 800*480 HD, camera de re, dvd, tv, gps, usb, entrada pra cartao de memoria e bluetooth.
Porém para usar o bluetooth o aparelho pede uma senha, que nos nao tmos, pela falta do manual do aparelho.
algum de vocês tem essa senha e poderia me informar por favor??

Normalmente a senha para "parear" o bluetooth é 0000 (4 zeros)

Abraços

Marco

Thiago Pereira
25/05/2014, 12:29
Pessoal,

O objetivo desse tópico é concentrar as informações e modificações que podem ser feitas na central multimídia da Toyota Hilux de todos os anos e modelos.

Apesar das centrais originais de fabrica serem bem "engessadas", há uma serie de mudanças que podem ser feitas.

Thiago Pereira
25/05/2014, 12:33
Primeiramente o importante é manter a base de dados do GPS atualizada, até o momento não descobri como fazer isso fora da Toyota, então por enquanto a opção é seguir os passos abaixo:

Em dezembro/13 finalmente a Toyota lançou uma atualização para o GPS original da Hilux, a versão anterior era de 2011, portanto existiam inúmeros erros.

Consultei a concessionaria sobre a atualização, e me informaram que trata-se de um cartão SD que é vendido como um peça qualquer ao custo de R$230,00. :shock:

Indignado com o valor conversei com a vendedora que me vendeu a pkp, e essa imediatamente conseguiu o cartão em cortesia, hoje fiz a atualização.
Bem simples, basta apenas inserir o cartão, alguns toques no Ok e aguardar cerca de 30 minutos com o motor ligado.
Infelizmente após a atualização a própria central apaga os dados do cartão o que impede que outra seja atualizada, mas o cartão ainda poderá ser utilizado para musicas, por exemplo.

Para quem tiver interesse o part number é 86271-12120.

Para checar a versão os passos são:

Pressione a tecla "Menu", a seguir "Informações" e então "Exib. Versão de Dados", caso a versão seja diferente dessa da foto abaixo que é a (versão mais atual até o momento) precisa atualizar.

464342

Thiago Pereira
25/05/2014, 12:51
O que descobrir está baseado na versão instalada na Hilux SRV modelo 2013 que possui entrada USB/iPod, entrada auxiliar, câmera de ré e GPS, mas não lê DVD e não possui TV Digital.

Na verdade é um equipamento fabricado pela Pioneer na Tailândia e o modelo é o NVF-9018zt.

464343

464344

464345

Thiago Pereira
25/05/2014, 14:28
O mais importante antes de qualquer aventura é descobrir a pinagem (pinout) dos conectores.

Em vermelho são os cabos que existem no chicote.

464365

Conector A e B:

464364

1. FR+: Alto-falante Dianteiro Direito (+)
2. FL+: Alto-falante Dianteiro Esquerdo (+)
3. ACC: Pós-chave (12V)
4. BU+: Positivo Direto da Bateria (12V)
5. FR-: Alto-falante Dianteiro Direito (-)
6. FL-: Alto-falante Dianteiro Esquerdo (-)
7. GND: Terra/Negativo
8. ANT+: Sinal 12V para antena, somente em modo FM ou AM
9. AMP+: Sinal 12V para amplificador
10. ILL+: Sinal de iluminação (12V) - Acende luzes dos botões e escurece tela
11. RR+: Alto-falante Traseiro Direito (+)
12. RL+: Alto-falante Traseiro Esquerdo (+)
13. RR-: Alto-falante Traseiro Direito (-)
14. SLD: Terra
15: ILL-:Sinal de iluminação (Terra) - Acende luzes dos botões e escurece tela
16. RL-: Alto-falante Traseiro Esquerdo (-)

Conector C:

464357

1. NC: Não conectado
2. NC: Não conectado
3. NC: Não conectado
4. UART: UART para ECU
5. NC: Não conectado
6. PKB: Freio de estacionamento
7. CA+: Câmera de ré energia (6V)
8. V+: Sinal de vídeo câmera de ré (NTSC)
9. NC: Não conectado
10. NC: Não conectado
11. NC: Não conectado
12. NC: Não conectado
13. NC: Não conectado
14. NC: Não conectado
15. CGND: Terra para câmera de ré
16: V-: Terra sinal de vídeo câmera de ré

Conector D:

464358

1. IGN: Ignição
2. REV: Sinal de ré (12V)
3. BRI: Cancelamento do dimmer
4. MACC: Energia para microfone (5)
5. MIN+: Entrada do microfone (+)
6. SNS: Detecção do microfone
7. NC: Não conectado
8. NC: Não conectado
9. CAN: Rede CAN
10. CAN: Rede CAN
11. AGND: Terra
12. NC: Não conectado
13. VV+: Entrada de vídeo (+)
14. VV-: Entrada de vídeo (-)
15. NC: Não conectado
16. NC: Não conectado
17. SPD: Sinal de velocidade
18. SGND: Terra
19. MIN-: Entrada do microfone (-)
20. NC: Não conectado
21. Controle do volante (esquerdo: Seel/Volume)
22. Controle do volante (esquerdo: Mode/Phone)
23. Terra do controle do volante
24. Controle do volante (direito)
25. Detecção da entrada de audio auxiliar
26. Entrada de audio direita (+)
27. Terra da entrada de audio
28. Entrada de audio esquerda (+)

Conector E:

464359

1. USV1: Energia para USB (5V)
2. US1-: USB Data
3. US1+: USB Data
4. UGD1: USB Terra
5. USG1: USB Terra

Conector F:

464362

1. Antena GPS
2. Terra
3. Terra

Conector G:

464363

1. SUB-ANT-IN: Antena de rádio (Sub)
2. SUB-ANT-GND: Terra
3. MAIN-ANT-IN: Antena de rádio (Principal)
4. MAIN-ANT-GND: Terra
5. NC: Não conectado

Thiago Pereira
25/05/2014, 14:59
Para remover a central do painel, primeiro é preciso retirar a moldura que engloba os controles do A/C e as saídas de ar.

A moldura é apenas encaixada, puxe com cuidado pela parte inferior onde indicam as setas e depois na parte superior.

464366

Depois retire os dois chicotes elétricos do controle do A/C e remova a moldura.

464367

Então com uma chave tipo soquete ou "L" nº 10 solte os quatro parafusos (dois de cada lado, setas vermelhas) e puxe a central para soltar as travas superiores (uma de cada lado, seta amarela).

464368

Puxe a central (os chicotes são compridos o bastante) e finalmente solte todos os conectores da parte traseira.

464369

Thiago Pereira
25/05/2014, 15:23
É possível desligar a tela em qualquer momento para isso pressione e segure a tecla "Map" até a tela se apagar, para religa-la toque na tela ou aperte qualquer botão.

Para ajustar a imagem da tela pressione e segure a tecla "Menu" até serem exibidas as opções, lembrando que as configurações são diferente de quando a lanterna está ligada.

Para acessar o menu de serviço aperte e segure a tecla "Menu" até ser exibido o menu de ajuste da tela, a seguir pressione os pontos vermelhos da tela indicados na imagem abaixo nessa ordem: Superior => Inferior => Superior => Inferior => Superior => Inferior.

464375

Se efetuar o procedimento correto será exibida a tela abaixo:

464376

Nesse função é possível verificar sensores, erros e alterar algumas configurações.
Cuidado para não alterar algo e ter problemas.

No item abaixo por exemplo é possível verificar o pulso do sensor de velocidade, tensão da bateria, se há sinal da iluminação, ré e freio de estacionamento.

464379

Na pagina 2 exibe a qualidade do sinal GPS e a quantidade de satélites, alem das conexões bluetooth.

464378

Para sair desligue a ignição ou pressione a tecla Menu até que a central se desligue.

Thiago Pereira
25/05/2014, 16:08
Outra função oculta é a entrada de vídeo (A/V).

Com esta função é possível instalar TV Digital, DVD, câmera frontal, conectar o vídeo do celular ou qualquer outra coisa que a imaginação permitir.

Para ativa-la é preciso de um conector RCA fêmea e cabos.

No conector D no terminal 13 (seta vermelha) deverá ser inserido um cabo (ou para garantir a conexão e qualidade o conector correto) que será ligado no pino central do conector RCA, esse será o cabo que mandará o sinal de vídeo para a central, a parte externa do RCA poderá ser aterrado ou conectada no terminal 14 do conector D.

É necessário também que se aterre o cabo verde (terminal 25) para que seja habilitada a entrada A/V no menu.
Caso deseje também áudio utilize a entrada P2 do painel, ou então com um par de cabos RCA conecte nos cabos 28, 27 e 26 do terminal D, sendo o terminal 26 o canal de áudio direito, 27 o terra de ambos os canais e o 28 o canal de áudio esquerdo.

464382

Para selecionar a entrada A/V clique no botão "Audio", nas opções clique em ">>" e a seguir em "A/V".

464385

464386

E então voilà:

464387

464388

Obs.: O vídeo somente irá aparecer com o freio de estacionamento puxado e em velocidade inferior à 8 km/h.

Thiago Pereira
25/05/2014, 16:53
Um função que me incomoda bastante na central é os bloqueios que acontecem com a pkp em movimento, como por exemplo não permitir que busque por um novo endereço no GPS, entendo que é por questão de segurança e que isso pode distrair mais que falar ao celular e acabar causando um acidente, mas quando estamos com um passageiro ele pode fazer essas operações com segurança.

Com ideia de resolver isso o primeiro passo é fazer com que a central sempre entenda que o freio de estacionamento esteja acionado, para isso é preciso que o terminal 6 do conetor C seja aterrado, para isso será preciso cortar o cabo verde, isola-lo do lado do carro e conecta-lo a algum ponto de terra.
Infelizmente é preciso que o cabo seja cortado, pois caso contrario a luz do freio sempre ficará acesa no painel.

464391

A outra etapa é fazer com que a central entenda que a picape esta rodando em velocidade inferior à 8 km/h ou então esteja parada.
Para isso existe no terminal 17 do conector D (cabo roxo) um sinal de velocidade que vem da ECU do ABS.

464392

Inicialmente pensei que apenas isola-lo seria suficiente, mas não, pois a central entende que há uma falha e passa a utilizar a velocidade do GPS e bloqueia da mesma maneira.

Inclusive sobre isso cabe uma observação bem importante e curiosa: Desde o inicio percebi que diferentemente da grande maioria dos GPS (inclusive originais, Triton é um exemplo) o da Hilux não para de funcionar dentro de tuneis, sob viadutos ou outras barreiras, e até então não entendia como isso era possível, já que é impossível qualquer sinal da constelação de satélites de GPS penetrarem nessas situações.
Depois que comecei a "fuçar" na central consegui entender, a central calcula sua posição baseada em um sensor de giro (uma especie de bussola) e o sensor de velocidade do ABS, assim mesmo sem o sinal de GPS ela sabe a distancia percorrida e a direção tomada. Solução muito inteligente!!!

Voltando ao desbloqueio da central, não queria perder essa funcionalidade genial, para isso a primeira opção foi instalar um interruptor que interrompesse o sinal de velocidade apenas momentaneamente, o que até funciona, porem o sinal só pode ser interrompido por um instante muito curto, já que como disse antes a central passa a usar a velocidade do GPS e o bloqueio ocorre novamente.

Com isso a unica opção seria enganar a velocidade informada a central. Analisando o sinal descobri que a cada 90º que as rodas giram um pulso de 12V é enviado, então era só gerar um sinal com as mesmas características para que a central entendesse o movimento com velocidade abaixo dos 8 km/h e para que continue a funcionar em tuneis um sistema que interrompesse esse sinal emulado e voltasse ao original.
Para isso já comecei a projetar um emulador e com mais alguns finais de semana de chuva e frio e sem nada para fazer talvez esteja pronto.

PS1.: Com esse sistema funcionando também será possível assistir videos com a pkp em movimento, apenas tomando muito cuidado para não causar acidentes.

PS2.: Provavelmente também é possível desbloquear a central das Hilux/SW4 2014 com a mesma lógica.

Thiago Pereira
25/05/2014, 17:08
Para liberar a câmera de ré em qualquer momento basta enviar um sinal de 12V para o terminal 2 do conector D tomando apenas o cuidado de instalar um diodo para que as luzes de ré não se acendam.

464398

Também penso em instalar uma câmera dianteira, pois em muitas situações off-road fico sem visão, para isso é só redirecionar a entrada da câmera de ré no conector C para um interruptor de três posições e mais alguns componentes eletrônicos, assim poderei selecionar entre câmera traseira, câmera dianteira e câmera de ré automática (como é originalmente).

Thiago Pereira
25/05/2014, 17:58
Quem deseja instalar um amplificador é necessário uma saída 12V para que amplificador ligue apenas quando necessário evitando que descarregue a bateria.

Muitos pessoas quando instalam em rádios ou centrais multimídias originais de fabrica acabam ligando o amplificador no pós-chave, fazendo com que o sistema sempre esteja ligado, o que não é o ideal, apesar de pelo menos evitar que a bateria se descarregue.

O correto é inserir um cabo no terminal 9 do conector A (ou para garantir a conexão e qualidade o conector correto), com isso o amplificador irá ligar apenas quando houver áudio ligado.

464411

jorge.duarte
26/05/2014, 22:15
Legal Thiago!! Trabalhão mas valeu a pena. Abs

guilhermeabreu
26/05/2014, 23:44
THIAGO

Que aula , eu sou od tempo das cavernas e só em ler a metade dos seus posts me deu nervoso , não consegui ler tudo pois sou muito burro para isto .

Mas valeu e muito esta explicação toda para quem gosta e entende bem disto .

Thiago Pereira
27/05/2014, 14:56
Legal Thiago!! Trabalhão mas valeu a pena. Abs

Obrigado, tendo novidades vou incluindo!

THIAGO

Que aula , eu sou od tempo das cavernas e só em ler a metade dos seus posts me deu nervoso , não consegui ler tudo pois sou muito burro para isto .

Obrigado Guilherme, parece complicado mas não é... É só um bando de fio colorido, sabendo o que cada um faz e com atenção não tem segredo. O pessoal costuma esconder para valorizar o $erviço!

LuizBHZ
27/05/2014, 16:43
Muito bom seus posts Thiago. Sempre quis saber se essa central suporta tv e dvd. No caso então seria ao fazer seu procedimento e instalar uma antena de tv e um aparelho de dvd, correto?

Outra duvida, sabe se o gps tem alguma opção de exibir a velocidade do carro como em outros gps?

Obrigado

Abs

Thiago Pereira
27/05/2014, 17:12
Muito bom seus posts Thiago. Sempre quis saber se essa central suporta tv e dvd. No caso então seria ao fazer seu procedimento e instalar uma antena de tv e um aparelho de dvd, correto?

Outra duvida, sabe se o gps tem alguma opção de exibir a velocidade do carro como em outros gps?

Obrigado

Abs

Vlw!

Isso, só que para usar os dois você vai precisar de um chaveador (por exemplo: Chaveador Rca Para Audio Video E Dados Com 2entradas 1saida - R$ 35,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-557370302-chaveador-rca-para-audio-video-e-dados-com-2entradas-1saida-_JM)), pois a central só tem uma entrada.

No GPS também gostaria de ter essa função, mas não encontrei.
Até agora não consegui nem descobrir qual é o software que ela roda, se um dia conseguir talvez seja possível fazer algumas alterações, ai posto aqui.

flacodia
30/05/2014, 20:46
Vlw!

Isso, só que para usar os dois você vai precisar de um chaveador (por exemplo: Chaveador Rca Para Audio Video E Dados Com 2entradas 1saida - R$ 35,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-557370302-chaveador-rca-para-audio-video-e-dados-com-2entradas-1saida-_JM)), pois a central só tem uma entrada.

No GPS também gostaria de ter essa função, mas não encontrei.
Até agora não consegui nem descobrir qual é o software que ela roda, se um dia conseguir talvez seja possível fazer algumas alterações, ai posto aqui.

Tiago,

Tem como deixar mudo o multimídia quando vc aperta qualquer comando?

Thiago Pereira
31/05/2014, 17:43
Tiago,

Tem como deixar mudo o multimídia quando vc aperta qualquer comando?

Tem sim.

Aperta a tecla "Menu", depois na tela clica em "Editar/Configurações", "Config Vol/Pos", depois em "Config Volume/Mudo", a seguir "Config Volume" e finalmente no item "Beep" clica no "Off".

Obs.: Talvez os nomes não sejam exatamente esses, pois minha central está em inglês, mas é bem próximo disso.

cintiatsouto
29/06/2014, 17:54
Olá!

Gostei muito do seu post. Comprei uma central quase igual a sua, mas sem antena gps. Pode me enviar uma foto da sua ou sabe me dizer se como adaptar uma antena para este gps, pois não consegui achar nenhuma pra compra.

Obrigada!

Thiago Pereira
29/06/2014, 18:35
Olá!

Gostei muito do seu post. Comprei uma central quase igual a sua, mas sem antena gps. Pode me enviar uma foto da sua ou sabe me dizer se como adaptar uma antena para este gps, pois não consegui achar nenhuma pra compra.

Obrigada!

Cintia,

Não entendi sua duvida, seja mais específica.

Sobre fotos, tem bastante coisa na primeira página, vários ângulos, montada, desmontada, menus, etc, precisa de algo em especial?

cintiatsouto
29/06/2014, 19:36
É que meu carro não tem antena para gps, então quando coloquei o multimidia o gps não funcionou e tb tenho que atualiza- lo, mas já pesquisei e não tem como fazer só na toyota certo?

leodbc
29/06/2014, 21:11
Thiago, meus parabéns pelo tópico, muita informaçao!!! Pena cobrarem tanto para atualizar o GPS, na minha quando pego a estrada uso um Garmin com o mapa do Projeto TrackSource, com pardais, etc...

Abraço!

Thiago Pereira
30/06/2014, 13:59
É que meu carro não tem antena para gps, então quando coloquei o multimidia o gps não funcionou e tb tenho que atualiza- lo, mas já pesquisei e não tem como fazer só na toyota certo?

Você pode comprar a antena separadamente, na Toyota ou buscar uma similar no mercado, acredito que o conector sendo igual deverá funcionar.

Quanto a atualização, até agora não descobrir como fazer fora da concessionaria.

Thiago Pereira
30/06/2014, 14:01
Thiago, meus parabéns pelo tópico, muita informaçao!!! Pena cobrarem tanto para atualizar o GPS, na minha quando pego a estrada uso um Garmin com o mapa do Projeto TrackSource, com pardais, etc...

Abraço!

Obrigado, realmente o GPS original é bem limitado!
Também uso um Garmin com TrackSource quando estou em viajando.

WanBass
01/07/2014, 12:11
Muito bacana Thiago, estou querendo comprar uma nova multimídia para minha viatura, estou pensando na CASKA ou SONY,vc me aconselha outra ?
abs

Thiago Pereira
01/07/2014, 15:02
Muito bacana Thiago, estou querendo comprar uma nova multimídia para minha viatura, estou pensando na CASKA ou SONY,vc me aconselha outra ?
abs

Não estou muito por dentro das centrais, mas pelo que vi a Caska tem a vantagem de ter modelos específicos para a Hilux, o que teoricamente é melhor, nem que seja apenas visual.

Tem também a central da marca M1 que vejo muitos falarem bem, e também com modelos específicos para a Hilux.

WanBass
02/07/2014, 21:12
Não estou muito por dentro das centrais, mas pelo que vi a Caska tem a vantagem de ter modelos específicos para a Hilux, o que teoricamente é melhor, nem que seja apenas visual.

Tem também a central da marca M1 que vejo muitos falarem bem, e também com modelos específicos para a Hilux.

Obrigado Thiago, vou procurar saber sobre a M1, gostaria de melhorar o som na minha SW4, esses dias dirigi uma ford edge e amei o som dela que vem de fábrica , sistema SONY, acho q o grande desafio é o sub, na edge me parece q fica no painel, não quero colocar um sub no porta malas.
abs

Thiago Pereira
03/07/2014, 09:35
Obrigado Thiago, vou procurar saber sobre a M1, gostaria de melhorar o som na minha SW4, esses dias dirigi uma ford edge e amei o som dela que vem de fábrica , sistema SONY, acho q o grande desafio é o sub, na edge me parece q fica no painel, não quero colocar um sub no porta malas.
abs

Realmente o som da Edge é muito bom, o da Ranger já é bem superior ao da Hilux, e olha que o da Hilux não é ruim comparando com outros originais.

Mas o maior segredo da qualidade esta nos alto-falantes, um kit duas vias de qualidade na frente, atrás um par de médios e um subwoofer pequeno (8") que possa ser colocado embaixo do banco já terá um resultado impressionante. Será um som para quem está dentro e não para que todos ao entorno tenha que escutar a mesma música que você.

WanBass
04/07/2014, 00:15
Realmente o som da Edge é muito bom, o da Ranger já é bem superior ao da Hilux, e olha que o da Hilux não é ruim comparando com outros originais.

Mas o maior segredo da qualidade esta nos alto-falantes, um kit duas vias de qualidade na frente, atrás um par de médios e um subwoofer pequeno (8") que possa ser colocado embaixo do banco já terá um resultado impressionante. Será um som para quem está dentro e não para que todos ao entorno tenha que escutar a mesma música que você.

Justamente Thyago, esse tipo de som que eu quero, tem com usar um subwoofer embaixo do banco traseiro , e vc sabe me orientar qual autofalantex comprar e tudo mais ?
Mais uma vez obrigado amigo

Thiago Pereira
04/07/2014, 14:26
Justamente Thyago, esse tipo de som que eu quero, tem com usar um subwoofer embaixo do banco traseiro , e vc sabe me orientar qual autofalantex comprar e tudo mais ?
Mais uma vez obrigado amigo

Não sei como é o banco traseiro da SW4, na Hilux não tem como, mas acredito que esses subwoofers compactos caibam sob o banco do passageiro dianteiro, de qualquer forma na SW4 espaço não é problema.

Sobre auto-falantes, os nacionais de qualidade tem um custo beneficio muito bom, por exemplo Bravox e NAR, já amplificador o Banda.

WanBass
04/07/2014, 16:00
Não sei como é o banco traseiro da SW4, na Hilux não tem como, mas acredito que esses subwoofers compactos caibam sob o banco do passageiro dianteiro, de qualquer forma na SW4 espaço não é problema.

Sobre auto-falantes, os nacionais de qualidade tem um custo beneficio muito bom, por exemplo Bravox e NAR, já amplificador o Banda.

Mais uma vez muito obrigado Thiago, vou ver como agilizo aqui e depois posto fotos
abs

nhfmoraes
05/07/2014, 10:42
THIAGO

Bom dia, adorei a explicação.
agora se possível preciso de uma ajuda, tenho uma hilux 2013 e vejo que ela já tem no multimidia o ícone A/V, onde conecto o sinal de video?

Thiago Pereira
05/07/2014, 16:58
Bom dia, adorei a explicação.
agora se possível preciso de uma ajuda, tenho uma hilux 2013 e vejo que ela já tem no multimidia o ícone A/V, onde conecto o sinal de video?

Você é o primeiro dono?

Se não for o outro proprietário deve ter instalado alguma coisa, o mais fácil é tirar a central e checar o chicote.

Se for o primeiro dono, realmente é estranho, nunca vi caso semelhante! De qualquer forma sendo a mesma central é só conectar um cabo na entrada de vídeo (AV+) do conector maior e montar um conector RCA. Nos posts iniciais tem exatamente qual a posição dessa entrada, o procedimento é o mesmo.

guilhermeabreu
06/07/2014, 12:31
SÓ PARA ALERTAR .

Cópia de uma resposta que dei em outra página :

Na minha SW4 2008 comprei um KIT multimídia da marca KORT , que tem tv digital , GPS , câmera de ré , USB , cartão SD , CD , DVD , BLUETOOTH , paguei R$1650,00 , MAS NÃO COMPREM PQ É UMA BOSTA , lá diz que tem modo RANDON ( aleatório ) de tocar músicas e só toca seguido em sequencia , para quem gosta de música como eu e passo grande parte do dia dentro do carro é uma BOSTA vc ter que ouvir músicas seguidas e não aleatóriamente . E qdo vc desliga o carro ele não liga sozinho e qdo vc liga no botão ele não volta onde ele estava funcionando , volta sempre no modo rádio , é uma BOSTA .

stenio rabelo
14/07/2014, 12:22
Ola Thiago ! estou com o mesmo problema que vi em alguns posts! Depois que desbloquearam o sinal de vídeo e tv na central multimídia para funcionar com o veiculo em movimento, a tela do GPS, aparece uma mensagem de que o Pulso de velocidade está desconectado ! O que eu devo fazer, pois o carro ainda está na garantia, mas na concessionaria autorizada não me autorizaram a fazer os desbloqueios alegando que eu poderia perder a garantia da central multimídia!
OBRIGADO

Thiago Pereira
14/07/2014, 13:02
Ola Thiago ! estou com o mesmo problema que vi em alguns posts! Depois que desbloquearam o sinal de vídeo e tv na central multimídia para funcionar com o veiculo em movimento, a tela do GPS, aparece uma mensagem de que o Pulso de velocidade está desconectado ! O que eu devo fazer, pois o carro ainda está na garantia, mas na concessionaria autorizada não me autorizaram a fazer os desbloqueios alegando que eu poderia perder a garantia da central multimídia!
OBRIGADO

Quem fez o desbloqueio fez de forma totalmente incorreta.
Ele deve ter apenas isolado o cabo do sinal de velocidade, como isso alem da mensagem de erro, o GPS perde precisão, não funciona em tuneis e em locais com sinal ruim e também demora a identificar mudanças de direção.

O correto é instalar uma interface que evita esse problema e não simplesmente isolar o cabo.
Sugiro que volte em quem fez o desbloqueio e exija que faça corretamente.

Se a concessionária tomar conhecimento vai ter problemas com a garantia e com razão, pois o chicote foi violado e pode trazer outros problemas se o instalador não tomou cuidado.

stenio rabelo
14/07/2014, 18:01
Ola Thiago, esta interface é fácil de encontrar nas lojas de acessórios para automóveis? Eu fiz o desbloqueio na minha cidade, no interior de MG; Vc tem fotos de como é este dispositivo?
abraços
e obrigado, Stenio

Thiago Pereira
14/07/2014, 19:32
Ola Thiago, esta interface é fácil de encontrar nas lojas de acessórios para automóveis? Eu fiz o desbloqueio na minha cidade, no interior de MG; Vc tem fotos de como é este dispositivo?
abraços
e obrigado, Stenio

Busque por "interface desbloqueio Hilux", vai cair sempre no mesmo modelo, mas em diferentes sites de venda.

Mas já adianto que o preço é alto, não pela complexidade, pois de componentes eletrônicos uma interface não tem mais que R$20,00, mas sim pela pesquisa&desenvolvimento e a falta de opções no mercado, pois pelo que vi só existe uma marca por aqui...

Oliver
15/07/2014, 11:30
Coloquei a interface ontem a noite, comprei via internet e instalei eu mesmo.
Levei uns 10 minutos para instalar e funciona bem, na verdade ela meche com o sensor de velocidade da central ligando e desligando. A vantagem é poder usar o telefone e o colocar dados no GPS com o carro andando. A TV e o DVD quem gostou foi minha mulher e filho.

Thiago Pereira
16/07/2014, 09:45
Coloquei a interface ontem a noite, comprei via internet e instalei eu mesmo.
Levei uns 10 minutos para instalar e funciona bem, na verdade ela meche com o sensor de velocidade da central ligando e desligando. A vantagem é poder usar o telefone e o colocar dados no GPS com o carro andando. A TV e o DVD quem gostou foi minha mulher e filho.

Em que momento a interface altera o sinal do sensor ligando e desligando?
Como fica o funcionamento em tuneis?

Oliver
16/07/2014, 17:28
É simples, ela liga pelo botão de desligar o telefone do volante, segura-se uns segundos, liga e desliga, fica sua escolha.

Fazendo um teste ligando e desligando com o carro andando notei que o GPS não perde o sinal, ele mantem o link com o satélite e mostrou a posição correta na tela, mas ficou uma mensagem reclamando a falta do sensor e da informação de velocidade. Ou seja funciona, mas meia boca, só que é só apertar o botão do volante e tudo fica normal.
A grande vantagem é que agora se consegue colocar um endereço como carro andando e iniciar uma ligação como carro andando, depois é só bloquear novamente. Se for usar o DVD ou a TV é só desbloquear, ai a informação para o GPS é irrelevante pois vai estar em outra tela.

Não testei no tunel.

Abraço

Thiago Pereira
17/07/2014, 09:36
É simples, ela liga pelo botão de desligar o telefone do volante, segura-se uns segundos, liga e desliga, fica sua escolha.

Fazendo um teste ligando e desligando com o carro andando notei que o GPS não perde o sinal, ele mantem o link com o satélite e mostrou a posição correta na tela, mas ficou uma mensagem reclamando a falta do sensor e da informação de velocidade. Ou seja funciona, mas meia boca, só que é só apertar o botão do volante e tudo fica normal.
A grande vantagem é que agora se consegue colocar um endereço como carro andando e iniciar uma ligação como carro andando, depois é só bloquear novamente. Se for usar o DVD ou a TV é só desbloquear, ai a informação para o GPS é irrelevante pois vai estar em outra tela.

Não testei no tunel.

Abraço

Pensei que a interface fosse um pouco mais sofisticada, ela poderia emular um sinal de baixa velocidade para a central, assim não apareceria nenhuma mensagem de erro.
No caso do túnel, com a interface desligada então tudo funcionará normalmente, se liga-la o navegador deverá perder a localização, então é só tomar o cuidado de não aciona-la quando estiver sem sinal de GPS (indicação de GPS no canto inferior esquerdo fica cinza ao invés de verde)..

Outra solução é apenas colocar algo que chaveie o sinal do sensor de velocidade, um pequeno botão por exemplo,
não fica um instalação tão limpa, mas o custo será 1/10.

Juarez Pontes
22/07/2014, 01:30
Pensei que a interface fosse um pouco mais sofisticada, ela poderia emular um sinal de baixa velocidade para a central, assim não apareceria nenhuma mensagem de erro.
No caso do túnel, com a interface desligada então tudo funcionará normalmente, se liga-la o navegador deverá perder a localização, então é só tomar o cuidado de não aciona-la quando estiver sem sinal de GPS (indicação de GPS no canto inferior esquerdo fica cinza ao invés de verde)..

Outra solução é apenas colocar algo que chaveie o sinal do sensor de velocidade, um pequeno botão por exemplo,
não fica um instalação tão limpa, mas o custo será 1/10.

Foi esta a solução que tb encontrei para usufruir de todos os recursos da central, chaveei com um pequeno interruptor instalado em um dos locais disponíveis próximo ao acendedor de cigarros. Agora está 10!!!
Antes tinha feito alguns procedimentos que possibilitava o uso dos recursos do GPS/Navegador, bem como da TV/DVD com o veículo em movimento. Ocorre que, quando usando o GPS aparecia uma faixa preta na parte superior do mapa informando que o sensor de pulso de velocidade estava desligado, e isso por se só praticamente inviabiliza a navegação com rota pois as informações ficam exatamente em baixo desta maldita faixa. O que foi feito foi chavear o fio cinza do pulso de velocidade (creio), daí é só desligar na chave e vc mexe a vontade no gps, procura locais, faz sua rota, etc, e tudo em movimento. Quando já estiver tudo ok e navegando a rota feita, a faixa vai aparecer, daí é só ligar a chave (interruptor liga/desliga) e a faixa some. Simples assim e a custo zero. Vale salientar que a interface que vi a venda no Mercado Livre tava na faixa dos R$ 950,00. Impraticável, pra ser algo tb meia boca.
Obvio que estive ao lado do técnico de instalação de som que fez o serviço, e tudo com base no que já foi postado neste tópico pelo Thiago.
Agora vou tentar, com ele novamente, liberar a câmera de ré, independente de acionamento de marcha à ré. Vou seguir as orientações já postadas aqui e tentar por em prática. Uns carinhas de som falaram que pra isso tb precisaria de uma interface e que custaria em torno de R$ 350,00. Como bem citado no tópico, creio que tb não irei incorrer neste custo... eheh.
A propósito quero parabenizar o Thiago Pereira pelo belíssimo trabalho de esclarecimento deste tópico. Valeu amigo!

Thiago Pereira
22/07/2014, 17:07
Foi esta a solução que tb encontrei para usufruir de todos os recursos da central, chaveei com um pequeno interruptor instalado em um dos locais disponíveis próximo ao acendedor de cigarros. Agora está 10!!!
Antes tinha feito alguns procedimentos que possibilitava o uso dos recursos do GPS/Navegador, bem como da TV/DVD com o veículo em movimento. Ocorre que, quando usando o GPS aparecia uma faixa preta na parte superior do mapa informando que o sensor de pulso de velocidade estava desligado, e isso por se só praticamente inviabiliza a navegação com rota pois as informações ficam exatamente em baixo desta maldita faixa. O que foi feito foi chavear o fio cinza do pulso de velocidade (creio), daí é só desligar na chave e vc mexe a vontade no gps, procura locais, faz sua rota, etc, e tudo em movimento. Quando já estiver tudo ok e navegando a rota feita, a faixa vai aparecer, daí é só ligar a chave (interruptor liga/desliga) e a faixa some. Simples assim e a custo zero. Vale salientar que a interface que vi a venda no Mercado Livre tava na faixa dos R$ 950,00. Impraticável, pra ser algo tb meia boca.
Obvio que estive ao lado do técnico de instalação de som que fez o serviço, e tudo com base no que já foi postado neste tópico pelo Thiago.
Agora vou tentar, com ele novamente, liberar a câmera de ré, independente de acionamento de marcha à ré. Vou seguir as orientações já postadas aqui e tentar por em prática. Uns carinhas de som falaram que pra isso tb precisaria de uma interface e que custaria em torno de R$ 350,00. Como bem citado no tópico, creio que tb não irei incorrer neste custo... eheh.
A propósito quero parabenizar o Thiago Pereira pelo belíssimo trabalho de esclarecimento deste tópico. Valeu amigo!

Legal, bom saber que funciona perfeitamente.

Quanto a ré, a pinagem é padronizada e deve ser igual na 2014, mas é fácil testar.
Com uma ponta de teste verifique se vai +12V ao engatar a ré, se for é a mesma coisa.

A instalação tem que ser algo mais ou menos assim:

471555

Sivirino
22/07/2014, 20:28
Thiago Pereira, quero parabenizá-lo pelo tópico.

Muito bom.

Procurei pela antena (qualquer uma delas, você disse que tem 4: FM, GPS, TV Digital e antena do alarme) da minha central mutimídia, não conseguir encontrar nenhuma. Como você disse no outro tópico "somente desmontando ou na concessionária".

Como está na garantia e perto da revisão dos 30 mil, vou procurar saber lá.

Abs,

Thiago Pereira
22/07/2014, 20:52
Thiago Pereira, quero parabenizá-lo pelo tópico.

Muito bom.

Procurei pela antena (qualquer uma delas, você disse que tem 4: FM, GPS, TV Digital e antena do alarme) da minha central mutimídia, não conseguir encontrar nenhuma. Como você disse no outro tópico "somente desmontando ou na concessionária".

Como está na garantia e perto da revisão dos 30 mil, vou procurar saber lá.

Abs,

Obrigado!

A antena de FM está no teto na parte traseira da cabine.
A antena do GPS fica no painel próxima a saída de ventilação do pára-brisa, é uma espécie de capa preta semelhante a do sensor do farol, porém essa informação foi me passada pelo pessoal da concessionária e não confirmei pessoalmente.
A antena de TV Digital nos modelos 2014 fica na parte superior do pára-brisa, atrás do espelho, mas no seu caso como é uma 2013 e foi instalada outra central é impossível saber sem verificar in loco.
A do alarme não faço idéia, mas dve ser sob o painel.

Sivirino
24/07/2014, 00:20
Obrigado!

A antena de FM está no teto na parte traseira da cabine.
A antena do GPS fica no painel próxima a saída de ventilação do pára-brisa, é uma espécie de capa preta semelhante a do sensor do farol, porém essa informação foi me passada pelo pessoal da concessionária e não confirmei pessoalmente.
A antena de TV Digital nos modelos 2014 fica na parte superior do pára-brisa, atrás do espelho, mas no seu caso como é uma 2013 e foi instalada outra central é impossível saber sem verificar in loco.
A do alarme não faço idéia, mas dve ser sob o painel.

Só não localizei a antena da TV vou ver na autorizada.

Com vocês ocorre de não ver quase nada na tela do multimídia numa tarde de sol?
Não consigo ver quase nada no GPS.

Abs

Defender
02/08/2014, 13:36

Boa tarde Juarez! Tenho acompanhado aqui no fórum o excelente relato de vcs! Agora é a minha vez pq estou com o mesmo problema! Acabei de fazer a instalação (de forma errada com o tal fio cinza...) para liberar a TV com o carro em movimento e aparece esse aviso "pulso de velocidade desconectado". Vi que vc chegou a solução do problema, mas fiquei um pouco perdido... Vou ler e reler os seus relatos novamente, mas queria saber se agora realmente esta tudo funcionando ok e se esse "interruptor" para ligar e desligar é mesmo a soluçào mais prática e correta?!! Muito obrigado! Grande abraço!

Ricardo Negrini
03/08/2014, 19:23
Incrível THIAGO !! estou há quase 1 ano adaptando esta central numa hilux 2010 e nunca encontrei informações a respeito. Parabéns e Obrigado pelo post.

Como é uma Hilux STD, a idéia é usar o máximo de recursos possíveis da Central. O audio funciona plug-and-play, mas o restante precisa de adaptação. Até o momento, adaptei o conector da antena do rádio e adaptei uma antena de GPS, mas tive que desmontar o conector dela para inserir na fêmea da Central. Embora o GPS encontre os satélites, atualize o horário e mostre a posição (lat e long) o mapa não atualiza a posição atual, pois ele depende também dos pulsos de velocidade. Como o velocímetro funciona com esses pulsos, preciso encontrar o conector lá e derivar o sinal.

Enfim, é pura diversão pois não compensou instalar o presente do cunhado, porque são tantas adaptações que não sei se terei tempo ou paciência para tal .... sem contar o recorte na moldura (ando sem ela até hoje). Mas seu post me re-animou.

Thiago Pereira
05/08/2014, 15:38
Incrível THIAGO !! estou há quase 1 ano adaptando esta central numa hilux 2010 e nunca encontrei informações a respeito. Parabéns e Obrigado pelo post.

Como é uma Hilux STD, a idéia é usar o máximo de recursos possíveis da Central. O audio funciona plug-and-play, mas o restante precisa de adaptação. Até o momento, adaptei o conector da antena do rádio e adaptei uma antena de GPS, mas tive que desmontar o conector dela para inserir na fêmea da Central. Embora o GPS encontre os satélites, atualize o horário e mostre a posição (lat e long) o mapa não atualiza a posição atual, pois ele depende também dos pulsos de velocidade. Como o velocímetro funciona com esses pulsos, preciso encontrar o conector lá e derivar o sinal.

Enfim, é pura diversão pois não compensou instalar o presente do cunhado, porque são tantas adaptações que não sei se terei tempo ou paciência para tal .... sem contar o recorte na moldura (ando sem ela até hoje). Mas seu post me re-animou.

Com paciência dá certo.
Boa diversão!!!

Juarez Pontes
11/08/2014, 15:59
Boa tarde Juarez! Tenho acompanhado aqui no fórum o excelente relato de vcs! Agora é a minha vez pq estou com o mesmo problema! Acabei de fazer a instalação (de forma errada com o tal fio cinza...) para liberar a TV com o carro em movimento e aparece esse aviso "pulso de velocidade desconectado". Vi que vc chegou a solução do problema, mas fiquei um pouco perdido... Vou ler e reler os seus relatos novamente, mas queria saber se agora realmente esta tudo funcionando ok e se esse "interruptor" para ligar e desligar é mesmo a soluçào mais prática e correta?!! Muito obrigado! Grande abraço!

Amigo, conforme o Thiago tinha explicado anteriormente, o que ocorre é que ao chavear o fio cinza do sensor de velocidade, ao invés de simplesmente cortá-lo, vc cria a possibilidade de liga-lo ou desliga-lo conforme sua necessidade (inclusve quando for fazer revisão na autorizada). Ele estando ligado, a central entende que o sensor de velocidade está funcionando então não aparece aquela faixa preta na parte superior da tela com a informação de erro. Ou seja, a central multimídia entende que está tudo original e funcionando redondinho. Entretanto como está tudo original vc não tem como mexer na tela em movimento, nem no modo GPS, nem no DVD. Então quando vc desliga, corta o contato do sensor de velocidade, consequentemente você vai poder mexer a vontade, principalmente no GPS, escolhendo rotas, ruas, mexendo no mapa, etc. Só que quando estiver navegando a rota vai aparecer a tal faixa com a mensagem de erro. Bom daí não tem problema porque vc já escolheu a rota ou point de interesse e deu o “Dirija para”, tudo em movimento, agora é só mudar a chave ou interruptor para o modo ligado e a faixa some e vc navega sua rota tranquilamente. Para o caso de precisar alterá-la novamente, em movimento, é só desligar de novo a chave e refazer o processo. Simples assim. A propósito, tá tudo funcionando beleza. Depois posto o local que coloquei a chave, ou interruptor. Ele é bem pequeno, nem aparece, foi feito um pequeno furo na capinha cega próximo ao acendedor de cigarros, ficou jóia, ninguém ver. Ah, custou R$ 3,00. Se tivesse encontrado um interruptor original, tipo o do farol ou similar, teria colocado no local, mas não encontrei e essa solução resolveu bem.
Abs

Adel Said tarko
13/08/2014, 17:54
Parabéns thiago por todo o tópico bem explicado. porém, eu estou muito interessado em saber como poderei atualizar o meu gps (que esta na versão 2011 ainda) sem ter que comprar esse cartão de 300 contos (foi o que me cobraram na barra). vc tinha postado que fizera a atualização e em seguida o cartão era apagado. fiquei intrigado pois imagino que , se alguem tivesse o cartão ainda sem instalar na central, que pudesse copiar os dados dele para o PC e com isso clonar os dados em outro qualquer cartão antes de ser apagado pela multimidia. será que daria?

abraço

Adel Said

hilux 2013

Thiago Pereira
13/08/2014, 18:20
Parabéns thiago por todo o tópico bem explicado. porém, eu estou muito interessado em saber como poderei atualizar o meu gps (que esta na versão 2011 ainda) sem ter que comprar esse cartão de 300 contos (foi o que me cobraram na barra). vc tinha postado que fizera a atualização e em seguida o cartão era apagado. fiquei intrigado pois imagino que , se alguem tivesse o cartão ainda sem instalar na central, que pudesse copiar os dados dele para o PC e com isso clonar os dados em outro qualquer cartão antes de ser apagado pela multimidia. será que daria?

abraço

Adel Said

hilux 2013

Tentei fazer uma copia antes e não consegui, o cartão SD não chega nem a ser identificado e olha que tentei em PC com Windows, outro com Linux e por ultimo em um Mac e nada!!!

Faz tempo que comprou sua Hilux? Eu comprei em outubro e me deram o cartão em cortesia depois que reclamei do preço.

Juarez Pontes
20/08/2014, 13:46
Pois é Thiago, vamos ter de descobrir como se atualiza o Software do GPS, seria muito mais prático -- e econômico, simplesmente descarregar no cartão via micro as atualizações, que entendo serem mais constantes que uma só por ano. Eu tenho um navegador que uso no meu celular Galaxy S3 com Android 4.3 chamado Sygic, comprado na loja de App Play Store. Não é caro e é extremamente eficiente. Uso com muito mais frequência que o da central do carro, acho até mais confiável. Já faz alguns anos que comprei e as atualizações são automáticas – mais de uma vez por ano, e o melhor, sem custo algum. Os mapas são confiáveis e as rotas idem. Por que termos que pagar caro por uma atualização anual de algo que já foi muito bem pago quando da compra do carro? E olha que a última atualização, que é a versão que veio na minha Sw4 2014, deixa muito a desejar, não confio muito, prefiro usar o navegador do próprio celular. Às vezes deixo os dois brigando entre si, cada um aponta pra um lado diferente... hehehe. Nessa hora vou pelo Sygic e dá mais certo.
Só pra registrar, quando se compra um navegador GPS da marca Garmin, que ainda é o melhor do mundo no segmento, você está adquirindo um equipamento de ponta – com tela touch screen de sensibilidade igual ou melhor do que os famosos iphones ou Galaxys, pode usar no carro, moto, bicicleta, à pé, etc , e ainda tem grátis todas as atualizações dos mapas enquanto durar o equipamento. E estas atualizações são periódicas, ou seja, os mapas sempre estarão o mais próximo possível da realidade. Enquanto isso a Toyota...

Macbsenior
20/08/2014, 14:45
Esta questão de uso da TV/DVD com o veículo em movimento, também acontece no novo Corolla 2015.

Depois que instalei o modulo de desbloqueio, uma vez que originalmente só funcionaria a TV/DVD com o freio de mão acionado.

No começo eu estranhei, mas depois entendi.

Você só consegue sair do modo TV/DVD em funcionamento para o modo sensor de velocidade ativado quando o veículo esta em movimento.

Vou tentar ser mais claro:

Para voltar ao modo sensor de velocidade ativo você tem que apertar o botão "telefone fora do gancho" (este botão fica no volante) por 2 segundos, agora o mais importante "SOMENTE COM O VEÍCULO EM MOVIMENTO" se você apertar com o veículo parado não acontece nada, exceto mudar a tela da central multimidia para telefone.

Pelo menos no Corolla funciona assim, espero ter contribuido.

viniciush
21/08/2014, 08:44
Ola.

Fiquei com uma duvida. para desbloquear a tela eu tireia que chavear o fio cinza ou o fio roxo ?

JhOWeV
21/08/2014, 09:29
Olá galera, estou com um problema, ao ir para a tela de navegação está apresentando :Pulso de Velocidade desconectado. Verifique a conexão. N sei o que fazer ou qual a origem do problema pois a adquiri faz poucos dias. É uma Sw4 2014 Agradeço

Thiago Pereira
21/08/2014, 17:44
Pois é Thiago, vamos ter de descobrir como se atualiza o Software do GPS, seria muito mais prático -- e econômico, simplesmente descarregar no cartão via micro as atualizações, que entendo serem mais constantes que uma só por ano. Eu tenho um navegador que uso no meu celular Galaxy S3 com Android 4.3 chamado Sygic, comprado na loja de App Play Store. Não é caro e é extremamente eficiente. Uso com muito mais frequência que o da central do carro, acho até mais confiável. Já faz alguns anos que comprei e as atualizações são automáticas – mais de uma vez por ano, e o melhor, sem custo algum. Os mapas são confiáveis e as rotas idem. Por que termos que pagar caro por uma atualização anual de algo que já foi muito bem pago quando da compra do carro? E olha que a última atualização, que é a versão que veio na minha Sw4 2014, deixa muito a desejar, não confio muito, prefiro usar o navegador do próprio celular. Às vezes deixo os dois brigando entre si, cada um aponta pra um lado diferente... hehehe. Nessa hora vou pelo Sygic e dá mais certo.
Só pra registrar, quando se compra um navegador GPS da marca Garmin, que ainda é o melhor do mundo no segmento, você está adquirindo um equipamento de ponta – com tela touch screen de sensibilidade igual ou melhor do que os famosos iphones ou Galaxys, pode usar no carro, moto, bicicleta, à pé, etc , e ainda tem grátis todas as atualizações dos mapas enquanto durar o equipamento. E estas atualizações são periódicas, ou seja, os mapas sempre estarão o mais próximo possível da realidade. Enquanto isso a Toyota...

Já fiz algumas pesquisas sobre o assunto e até agora não descobri absolutamente nada, nem o sistema e a base de mapas que a central usa conseguir saber.

Thiago Pereira
21/08/2014, 17:49
Esta questão de uso da TV/DVD com o veículo em movimento, também acontece no novo Corolla 2015.

Depois que instalei o modulo de desbloqueio, uma vez que originalmente só funcionaria a TV/DVD com o freio de mão acionado.

No começo eu estranhei, mas depois entendi.

Você só consegue sair do modo TV/DVD em funcionamento para o modo sensor de velocidade ativado quando o veículo esta em movimento.

Vou tentar ser mais claro:

Para voltar ao modo sensor de velocidade ativo você tem que apertar o botão "telefone fora do gancho" (este botão fica no volante) por 2 segundos, agora o mais importante "SOMENTE COM O VEÍCULO EM MOVIMENTO" se você apertar com o veículo parado não acontece nada, exceto mudar a tela da central multimidia para telefone.

Pelo menos no Corolla funciona assim, espero ter contribuido.

A central do Corolla é praticamente idêntica a da Hilux/SW4, e a interface de desbloqueio é a mesma.
O fabricante dessa interface utilizou o botão de desconexão da ligação para bloquear/desbloquear o sistema, pois esse botão exceto quando estiver numa ligação não tem utilidade.

Thiago Pereira
21/08/2014, 17:50
Ola.

Fiquei com uma duvida. para desbloquear a tela eu tireia que chavear o fio cinza ou o fio roxo ?

Na 2013 é roxo, mas pode ser que em outros anos/modelos a cor seja diferente, de qualquer forma para não ter problemas siga o descrito na postagem inicial com a localização (pinagem) do cabo do sensor de velocidade.

Thiago Pereira
21/08/2014, 17:52
Olá galera, estou com um problema, ao ir para a tela de navegação está apresentando :Pulso de Velocidade desconectado. Verifique a conexão. N sei o que fazer ou qual a origem do problema pois a adquiri faz poucos dias. É uma Sw4 2014 Agradeço

Provavelmente o cabo do sensor de velocidade foi cortado para liberar o uso da TV/DVD em movimento.
Leia este tópico desde o principio, que irá entender o que está acontecendo, e o que fazer para corrigir.

Macbsenior
21/08/2014, 23:39
Basta instalar o módulo de desbloqueio a venda na ccs, e seguir as orientações que coloquei acima. Novos proprietários: ler o tópico TODO ajuda (se esta com preguiça vai na ccs) solução do tipo google não resolve, infelizmente não funciona. Tem que participar do Fórum e ajudar quem não conseguiu resolver. Quem quer ter um 4x4, uma Harley Davidson, ou outra coisa que poucos tem, vai ter que dar a sua contribuição.

viniciush
22/08/2014, 02:09
Ola.

Gostaria de agradecer a todos que deram dicas, a muito tempo esta procurando como manter o radio ligado sem a chave e aqui encontrei muito mais que isso, consegui ate ligar um DVD na entrada de vídeo.

Obs: Eu fiz o chaveamento do pino roxo do sensor e nao sei explicar o porque mas independente mente se deixo o sensor ligado ou desligado ele nao exibe nenhuma mensagem de erro, posso deixar o sensor desligado direto que no gps nao exibe nenhuma falha

Thiago Pereira
22/08/2014, 09:23
Basta instalar o módulo de desbloqueio a venda na ccs, e seguir as orientações que coloquei acima. Novos proprietários: ler o tópico TODO ajuda (se esta com preguiça vai na ccs) solução do tipo google não resolve, infelizmente não funciona. Tem que participar do Fórum e ajudar quem não conseguiu resolver. Quem quer ter um 4x4, uma Harley Davidson, ou outra coisa que poucos tem, vai ter que dar a sua contribuição.

Exatamente, a tal interface é a maneira mais simples e segura para quem não quer ou não se sente confiante em mexer por conta própria.
Quem quiser por a mão na massa acredito que tenha bastante informação por aqui.

Thiago Pereira
22/08/2014, 09:24
Ola.

Gostaria de agradecer a todos que deram dicas, a muito tempo esta procurando como manter o radio ligado sem a chave e aqui encontrei muito mais que isso, consegui ate ligar um DVD na entrada de vídeo.

Obs: Eu fiz o chaveamento do pino roxo do sensor e nao sei explicar o porque mas independente mente se deixo o sensor ligado ou desligado ele nao exibe nenhuma mensagem de erro, posso deixar o sensor desligado direto que no gps nao exibe nenhuma falha

Mas com o sensor desligado o tempo todo, mesmo que não exiba a mensagem você vai perder a funcionalidade do GPS continuar funcionando em tuneis, ou locais sem sinal dos satélites.

RenataDG
24/08/2014, 22:50
Ola!! Comprei uma SW4 2009 e gostaria de instalar uma central multimídia. Será que vale a pena? Alguém pode me indicar uma marca ou modelo?

Defender
29/08/2014, 00:22
Mas com o sensor desligado o tempo todo, mesmo que não exiba a mensagem você vai perder a funcionalidade do GPS continuar funcionando em tuneis, ou locais sem sinal dos satélites.

Boa noite Thiago! Venho acompanhando ess tópico desde o mês passado quando comprei a minha Hilux. Já li enreli várias vezes e tem até um post meu nas páginas anteriores. Entendi tudo, mas fiquei com uma dúvida, na verdade, duas... Rsrs
Primeiro, qual a diferença entre comprar a interface ou fazer o serviço da outra forma (cortando e religando os fios e fazendo o chaveamento no cinza do sensor?? Se podemos fazer desta forma, para que serve a interface? Até pq ela não elimina a msg do pulso de velocidade, certo??
Segunda, quanto ao GPS continuar funcionando em túneis ou locais sem o sinal de satélite. Quando estou dentro de um túnel o sinal do GPS, localizado na parte inferior esquerda da tela aparece "cinza" e só volta a ficar "verde" após sair do túnel... Até onde imaginava, ele estando cinza era pq estava sem sinal, mesmo com a tela do mapa ainda mostrando a minha localização.. Fiquei confuso agora! Me dá uma luz aí, por favor! Obrigado!! Abs

Thiago Pereira
29/08/2014, 07:24
Qual a diferença entre comprar a interface ou fazer o serviço da outra forma (cortando e religando os fios e fazendo o chaveamento no cinza do sensor?? Se podemos fazer desta forma, para que serve a interface? Até pq ela não elimina a msg do pulso de velocidade, certo??

As diferenças são:
1) Praticidade da instalação, já que a interface já vem com os chicotes e conectores prontos, bastando apenas conecta-la;
2) Oferece saídas de vídeo que podem ser ligadas em telas traseiras;
3) Acionamento do desbloqueio através de tecla no volante;
4) Custo.

Sem a interface será necessário instalar um botão em algum local para que seja acionado o desbloqueio, e no momento que for usar o GPS acione este novamente, na interface esse botão é o de desligar a ligação (no volante), e quem desenvolveu escolheu esse botão, pois é o único que não tem uso (exceto durante uma ligação telefônica).

Tanto o botão quanto a interface fazem exatamente a mesma coisa, que é chavear o cabo do sensor de velocidade (cabo roxo ou cinza, pois parece que a cor varia de acordo com o veiculo), apenas fazem isso de forma diferente.

Alem disso tanto com o botão ou com a interface, caso o motorista esqueça de desligar o desbloqueio a mensagem de erro irá aparecer.

Segunda, quanto ao GPS continuar funcionando em túneis ou locais sem o sinal de satélite. Quando estou dentro de um túnel o sinal do GPS, localizado na parte inferior esquerda da tela aparece "cinza" e só volta a ficar "verde" após sair do túnel... Até onde imaginava, ele estando cinza era pq estava sem sinal, mesmo com a tela do mapa ainda mostrando a minha localização.. Fiquei confuso agora! Me dá uma luz aí, por favor! Obrigado!! Abs

Exatamente, quando o indicador fica cinza significa realmente que não há sinal de satélite e a central está baseando a localização exclusivamente nos dados vindos do sensor de velocidade e de giro.
Por isso que o desbloqueio que alguns fazem de apenas cortando o cabo (roxo ou cinza) não resolve, pois com isso a mensagem de erro aparece e essa funcionalidade do mapa funcionar em tuneis é perdida.

Defender
29/08/2014, 15:05
As diferenças são:
1) Praticidade da instalação, já que a interface já vem com os chicotes e conectores prontos, bastando apenas conecta-la;
2) Oferece saídas de vídeo que podem ser ligadas em telas traseiras;
3) Acionamento do desbloqueio através de tecla no volante;
4) Custo.

Sem a interface será necessário instalar um botão em algum local para que seja acionado o desbloqueio, e no momento que for usar o GPS acione este novamente, na interface esse botão é o de desligar a ligação (no volante), e quem desenvolveu escolheu esse botão, pois é o único que não tem uso (exceto durante uma ligação telefônica).

Tanto o botão quanto a interface fazem exatamente a mesma coisa, que é chavear o cabo do sensor de velocidade (cabo roxo ou cinza, pois parece que a cor varia de acordo com o veiculo), apenas fazem isso de forma diferente.

Alem disso tanto com o botão ou com a interface, caso o motorista esqueça de desligar o desbloqueio a mensagem de erro irá aparecer.

Exatamente, quando o indicador fica cinza significa realmente que não há sinal de satélite e a central está baseando a localização exclusivamente nos dados vindos do sensor de velocidade e de giro.
Por isso que o desbloqueio que alguns fazem de apenas cortando o cabo (roxo ou cinza) não resolve, pois com isso a mensagem de erro aparece e essa funcionalidade do mapa funcionar em tuneis é perdida.

Thiago, obrigado!!!!!
Farei a instalação by myself mesmo!
Vou colocar a chave e depois posto aqui o relato de como ficou.
Mais uma vez obrigado pelos esclarecimentos!
Abs

maiconovic
27/09/2014, 23:56
muito bom suas dicas Thiago;
tenho uma Hilux SW4 SRV 2013 Diesel mais o GPS dela está ainda como 2011 lir em todo lugar mais ainda não deacobrir como atualizar ele vc já descobrio como fazer isso?

Daniel Reder
28/09/2014, 18:52
Thiago, vi que você entende bastante dessa parte eletrônica, então gostaria de te fazer uma pergunta. Sabe se é possível instalar o som da Hilux SR 2013 (Aquele com entrada USB e visual da Hilux antiga) nas Hilux de 2009 a 2011, mas mantendo os comandos de som no volante?

Seguindo aquele teu esquema da primeira pagina, reparei que o conector A e B são iguais, só o conector C e D aparentam ser diferentes. No caso do som antigo, o conector menor eu já sei que é a entrada para disqueteira, que nesse caso não faz diferença nenhuma, restando só o conector maior pra ativar as funções dos comandos do volante. Será que dá pra fazer um cabo adaptador?

Não sou adepto dessas centrais multimídia aftermarket por conta da qualidade geral, tanto sonora, quanto durabilidade, se comparadas ao som original da Toyota.

Foto da parte de trás do som da Hilux
http://i.imgur.com/FiHmsrm.jpg

Thiago Pereira
29/09/2014, 16:04
muito bom suas dicas Thiago;
tenho uma Hilux SW4 SRV 2013 Diesel mais o GPS dela está ainda como 2011 lir em todo lugar mais ainda não deacobrir como atualizar ele vc já descobrio como fazer isso?

Fora da concessionária ainda não... Na verdade também não procurei mais.

Qualquer novidade posto aqui!

Thiago Pereira
29/09/2014, 16:17
Thiago, vi que você entende bastante dessa parte eletrônica, então gostaria de te fazer uma pergunta. Sabe se é possível instalar o som da Hilux SR 2013 (Aquele com entrada USB e visual da Hilux antiga) nas Hilux de 2009 a 2011, mas mantendo os comandos de som no volante?

Seguindo aquele teu esquema da primeira pagina, reparei que o conector A e B são iguais, só o conector C e D aparentam ser diferentes. No caso do som antigo, o conector menor eu já sei que é a entrada para disqueteira, que nesse caso não faz diferença nenhuma, restando só o conector maior pra ativar as funções dos comandos do volante. Será que dá pra fazer um cabo adaptador?

Não sou adepto dessas centrais multimídia aftermarket por conta da qualidade geral, tanto sonora, quanto durabilidade, se comparadas ao som original da Toyota.

Foto da parte de trás do som da Hilux
http://i.imgur.com/FiHmsrm.jpg

Talvez seja possível, mas para isso é preciso descobrir que radio é esse, e qual a pinagem dos conectores.

Em alguns modelos Toyota esse conector é usado para os controles do volante nos terminais 6, 7 e 8.

478960

Se realmente o radio possuir essa função, basta identificar cada cabo e refazer as conexões.

Daniel Reder
29/09/2014, 21:50
No caso do som que vem originalmente na Hilux 2009-2011, é o Pioneer DEH-8587zt (Código Toyota 86120-0K240). Já o rádio da Hilux SR 2013 com entrada USB é o Pioneer DEH-9118zt (Código Toyota 86120-0K500).

Que o rádio possui a função para os comandos eu tenho certeza, pois na Hilux SR 2013 tem os comandos no volante, minha única dúvida é quanto a pinagem correta pra fazer os comandos da 2011 funcionarem nesse som.

Thiago Pereira
29/09/2014, 22:44
No caso do som que vem originalmente na Hilux 2009-2011, é o Pioneer DEH-8587zt (Código Toyota 86120-0K240). Já o rádio da Hilux SR 2013 com entrada USB é o Pioneer DEH-9118zt (Código Toyota 86120-0K500).

Que o rádio possui a função para os comandos eu tenho certeza, pois na Hilux SR 2013 tem os comandos no volante, minha única dúvida é quanto a pinagem correta pra fazer os comandos da 2011 funcionarem nesse som.

Fiz uma busca rápida e o que encontrei foi essa pinagem para o radio da 2009-2011:

478994

1. Not Used - Not Connected
2. Not Used - Not Connected
3. Not Used - Not Connected
4. CMP+ (??) - Output - Not Connected
5. CMP- (??) - Output - Not Connected
6. GND (Ground from Steering wheel audio controls) - Neither Input nor Output - Connected
7. SW1 (Seek+/-, Vol+/- Inputs from Steering wheel audio controls) - Input - Connected
8. SW2 (Mode input from Steering wheel audio controls) - Input - Connected
9. TX1+ (Transmission1+) - In/Out - Not Connected
10. TX1- (Transmission1-) - Not Connected
11. Not Used - Not Connected
12. Not Used - Not Connected
13. Not Used - Not Connected
14. SLD1 (Shield/Ground) - Neither Input nor Output - Connected
15. RSR+ (Audio Signal to Rear Audio Controller, For Wireless Headphones) - Output - Connected
16. RSR- (Audio Signal to Rear Audio Controller, For Wireless Headphones) - Output - Connected
17. RSL+ (Audio Signal to Rear Audio Controller, For Wireless Headphones) - Output - Connected
18. RSL- (Audio Signal to Rear Audio Controller, For Wireless Headphones) - Output - Connected
19. RMU (Mute Signal to Rear Audio Controller, Logical 1 when Radio Switch is On) - Output - Connected
20. Not Used - Not Connected

Já para a SR 2013 a pinagem segue o mesmo padrão descrito na primeira pagina no conector D.

Então teoricamente basta conectar o cabo do terminal 6 no terminal 23, cabo 7 no 21 e cabo 8 no 22.

Fernando 4100
08/10/2014, 19:30
Tenho uma SRV 2012, veio nela o Panasonic 86140-0K100-F, que tem comandos no volante. Troquei pela central multimídia no início de 2013 (essa eu não sei que modelo é). Domingo o farol da picape ficou aceso, a bateria acabou, tirei pra dar uma carga e na hora de colocar de volta, a central multimídia não se ligou mais. Não responde a nenhum comando, enquanto todo o resto da picape tá ok. Já chequei os fusíveis, estão normais.
Alguém tem uma dica do que devo checar? Em último caso cogito colocar de volta o Panasonic original pra ver se funciona, assim fico sabendo se o problema pode ser na picape ou no próprio sistema de som.

RONIE_VALIM
18/11/2014, 01:20
Alguém sabe dizer se tem algum tipo de comando na central para poder desligar a tela sem ter que tocar em varias funções até chegar na condição de apagar a tela?

Recebi informação na concessionária de que esta central multimídia da Hilux 2015 NUNCA DESLIGA... Foi novidade ouvir isso...

Thiago Pereira
18/11/2014, 09:37
Alguém sabe dizer se tem algum tipo de comando na central para poder desligar a tela sem ter que tocar em varias funções até chegar na condição de apagar a tela?

Recebi informação na concessionária de que esta central multimídia da Hilux 2015 NUNCA DESLIGA... Foi novidade ouvir isso...

Infelizmente acho que é verdade. Tentei desligar a tela de um Corolla 2015 e só consegui depois de acessar vários menus.

Mas não custa nada ligar no 0800 da Toyota e confirmar a informação, pois na 2013 a CCS também me disse que era impossível desligar a tela, e descobri depois que basta segurar o botão "Map".

RONIE_VALIM
18/11/2014, 17:52
Thiago,

Liguei e informaram que a única opção de desligar é na tecla OFF do LCD, e sabemos que a tecla OFF do LCD apenas desliga a função (Seja ela TV, DVD, FM etc...), portanto, a central nunca desliga!

Lendo um pouco mais, vi que esta central tem uma função de controle de manutenção, que dá para programar revisões, rodizio etc... Ai eu pergunto: Como a central consegue informações precisas de quilometragem para ter esta função?

Bingo! A única forma é nunca desligando! rsssssss

Só acho que faltou um botão mais prático para desligar a tela... Tenho que entrar em 3 ou 4 etapas para desligar a tela, isso é ruim...

RONIE_VALIM
18/11/2014, 17:55
E só para constar... Nessas 6 semanas e nos 5000km rodados, nunca consegui acertar um endereço no GPS... E já tentei atualização na concessionária mas disseram que para este modelo de carro 2014/2015 já vem configurado com a ultima atualização...

Lamentável ter que andar com um Garmin para suprir esta necessidade...

EU estava namorando a marca Caska... Alguém usa e sabe informar se as funções do volante e entrada auxiliar continuam funcionando perfeitamente? Pelo menos o Caska usa navegador IGO e consigo atualizar constantemente os mapas...

Thiago Pereira
18/11/2014, 18:04
Thiago,

Liguei e informaram que a única opção de desligar é na tecla OFF do LCD, e sabemos que a tecla OFF do LCD apenas desliga a função (Seja ela TV, DVD, FM etc...), portanto, a central nunca desliga!

Lendo um pouco mais, vi que esta central tem uma função de controle de manutenção, que dá para programar revisões, rodizio etc... Ai eu pergunto: Como a central consegue informações precisas de quilometragem para ter esta função?

Bingo! A única forma é nunca desligando! rsssssss

Só acho que faltou um botão mais prático para desligar a tela... Tenho que entrar em 3 ou 4 etapas para desligar a tela, isso é ruim...

Não entendo pq produtos tem que involuir, na 2013 um simples toque apagava a tela, tem entrada SD para musicas, não tem preocupação de alguém se apossar sem autorização do microSD com os mapas (que custa uma fortuna), na 2014 melhoraram com TV e DVD, mas retiraram esses itens.

Para apagar a tela a solução é andar com um pano a tiracolo. :mrgreen:

Sobre o controle de manutenção, este também está presente nas 2013, a informação vem do sensor de velocidade.
A central integra o valor para calcular a distancia percorrida, isso inclusive gera um pequeno erro de cerca de 1%.

Thiago Pereira
18/11/2014, 18:14
E só para constar... Nessas 6 semanas e nos 5000km rodados, nunca consegui acertar um endereço no GPS... E já tentei atualização na concessionária mas disseram que para este modelo de carro 2014/2015 já vem configurado com a ultima atualização...

Lamentável ter que andar com um Garmin para suprir esta necessidade...

EU estava namorando a marca Caska... Alguém usa e sabe informar se as funções do volante e entrada auxiliar continuam funcionando perfeitamente? Pelo menos o Caska usa navegador IGO e consigo atualizar constantemente os mapas...

Softwares proprietários tem esses problemas... Logo mais teremos Android em tudo e os problemas acabarão, ou não!

Inclusive até a Garmin já desistiu, nos novos lançamentos será Android.

Sobre a Caska, normalmente funcionam sim, só precisa ser feita uma mudança no chicote.

mvcmartins
18/11/2014, 20:23
Eu tive uma hilux 2011/2012, nao tinha gps.Coloquei a central CASKA na concessionária.Era simples de usar com comandos amigáveis.Deu uma travada uma vez congelando a tela,na hora achei que tinha ido pro saco.levei na concessionária e consertaram na hora desligando a bateria eu acho.depois nunca mais deu problema.o único inconveniente dessa central é que vc perde o comando de atender o telefone pelo comando no volante.problema contornado atraves da configuração da central para atender automaticamente o telefone ,caso contrário tinha que tocar na tela pra atender o telefone,o que é complicado no trânsito.

carpediem
18/12/2014, 17:40
Thiago ou outro usuario sabem a marca e modelo da central multimidia da hilux 2014/2015?
Obrigado.

Softwares proprietários tem esses problemas... Logo mais teremos Android em tudo e os problemas acabarão, ou não!

Inclusive até a Garmin já desistiu, nos novos lançamentos será Android.

Sobre a Caska, normalmente funcionam sim, só precisa ser feita uma mudança no chicote.

Dante Furtado
18/12/2014, 19:57
Boa noite Thiago,

Parabéns pelo tópico, excelente.
Imagino o trabalhão que teve, mas pode ter certeza que está sendo de grande valia para muitos.

Dante

RONIE_VALIM
18/12/2014, 22:20
Thiago ou outro usuario sabem a marca e modelo da central multimidia da hilux 2014/2015?
Obrigado.

Pioneer ok? Só não sei o modelo...

Estou pensando seriamente em colocar uma Caska pois fazem uns 3 meses que estou com o carro e nunca consegui acertar um endereço no GPS nesta central, que particularmente achei uma porcaria. Tenho que andar com um Garmin Nuvi colado no parabrisa...

claytoncfs
22/12/2014, 22:38
Olá Thiago, como vai?
Primeiramente parabéns pelo seu Post. Absolutamente espetacular.
Na verdade não faço parte do mundo off-road, encontrei seu post durante uma pesquisa para encontrar uma solução para o meu problema.
Possuo um Corolla 2010 e ganhei uma Central Multimidia Original Toyota de um primo, mas infelizmente a Central veio sem os conectores, pois ficaram no Corolla 2014 dele.Um técnico de uma Assistência Técnica Pioneer montou o chicote na minha Central e daí levei-a a um instalador de som automotivo. Bom..a Central está instalado em meu carro e funcionando, mas o problema é que perdi os controles do volante, inclusive o do computador de bordo. Gostaria de saber sua opinião, se tem como reativar esses controles? O técnico da assistência disse que eu perderia os comandos do som no volante, mas não mencionou nada sobre o controle do computador de bordo. Desde já agradeço. Um forte abraço.

Subsea
23/12/2014, 15:33
Pioneer ok? Só não sei o modelo...

Estou pensando seriamente em colocar uma Caska pois fazem uns 3 meses que estou com o carro e nunca consegui acertar um endereço no GPS nesta central, que particularmente achei uma porcaria. Tenho que andar com um Garmin Nuvi colado no parabrisa...

Eu estou acompanhando o tópico e ao mesmo tempo me perguntando se sou apenas eu ou mais alguém não gosta desse GPS. Acredito que o tópico se originou mais do desafio de fazer um desbloqueio 100% funcional do que propriamente usar o GPS.
Eu realmente desisti de tentar usar o GPS! Seria excelente não precisar ter o Garmin preso ao para-brisa, mas não tem como depender do GPS original.
O tópico ja me foi bastante útil pelas informações de como usar o DVD/TV com o carro rodando. Parabéns!

Thiago Pereira
28/12/2014, 19:44
Eu estou acompanhando o tópico e ao mesmo tempo me perguntando se sou apenas eu ou mais alguém não gosta desse GPS. Acredito que o tópico se originou mais do desafio de fazer um desbloqueio 100% funcional do que propriamente usar o GPS.
Eu realmente desisti de tentar usar o GPS! Seria excelente não precisar ter o Garmin preso ao para-brisa, mas não tem como depender do GPS original.
O tópico ja me foi bastante útil pelas informações de como usar o DVD/TV com o carro rodando. Parabéns!

Como meu uso é rodoviário, até hoje não tive problemas com o mapa do GPS, mas vou fazer uns testes em São Paulo para ver se ele faz alguma cag***.

Subsea
01/01/2015, 19:39
Alguem sabe se tem alguma saida de video na central da SW4 2013/2014?
Queria colocar uma tela no banco traseiro com a praticidade dos comandos na central.

Thiago Pereira
02/01/2015, 15:08
Alguem sabe se tem alguma saida de video na central da SW4 2013/2014?
Queria colocar uma tela no banco traseiro com a praticidade dos comandos na central.

Não tenho duvida de que tem sim, pois as tais "interfaces" tem essa funcionalidade e para isso apenas são plugadas nos conectores originais da central.
Agora para descobrir qual terminal do conector é o correto, só pesquisando...

ajceara
07/01/2015, 22:14
Olá Thiago, Tenho uma hilux 2012, estou colocando um dvd pioneer, preciso que vc me explique como ligo a câmera de ré neste DVD, ele tem uma entrada RCA para câmera de ré. Tenho uma dúvida é se a corrente que será enviada para câmera de ré tem que ser de 6v?

Aguardo sua grande ajuda.

Obrigado amigo.

Thiago Pereira
08/01/2015, 14:08
Olá Thiago, Tenho uma hilux 2012, estou colocando um dvd pioneer, preciso que vc me explique como ligo a câmera de ré neste DVD, ele tem uma entrada RCA para câmera de ré. Tenho uma dúvida é se a corrente que será enviada para câmera de ré tem que ser de 6v?

Aguardo sua grande ajuda.

Obrigado amigo.

De acordo com a pesquisa que fiz a câmera é alimentada por 6V, porem não confirmei, se alimenta-la com 12V vai queima-la.
Para confirmar basta verificar a tensão do terminal 7 do conector C (veja na primeira pagina).

Sendo 6V vai precisar desenvolver um conversor, o ideal é com um transistor 7806, que é facilmente encontrado em casas de eletrônica e é muito barato.

O RCA é bem fácil, pino interno é o terminal 8 e o externo é o terminal 16, ambos do conector C

De uma olhada nesse fórum vai te ajudar muito: HOW TO: Using the factory rear view camera with aftermarket stereo - Toyota Nation Forum : Toyota Car and Truck Forums (http://www.toyotanation.com/forum/270-4th-generation-2003-2009/355342-how-using-factory-rear-view-camera-aftermarket-stereo.html)

chmak
09/01/2015, 09:53
Bom dia!!

Gostaria de saber se alguém já instalou o Pioneer que vem nas Hilux 2013 em modelos mais antigos, mais precisamente 2006. O espaço no painel é exatamente o mesmo? Terei problemas para instalar a câmera de ré + antena GPS?

Obrigado!!

brunolors
14/01/2015, 21:42
Boa noite,
Acabei de entrar no club Hilux, com uma SR novinha...
Gostaria de saber como funciona o USB da central multimidia caska, uma vez que o USB da Hilux SR é direto no painel (logo abaixo do visor preto, que será retirado para colocar a central).
Alguém saberia informar se instalando a central caska haverá outra saida USB para utilizar? colocando no porta-luvas por exemplo?

Grato.

Oliver
04/02/2015, 22:15
Chmak,

Espaço no painel é igual, para instalar a antena do GPS deve ser fazer o furo, mas depende do acabamento, mas tem o resto da fiação, sensor de movimento, conexão com o farol, etc.

Turma,

me surgiu uma duvida, alguém sabe como fazer para não escurecer a tela da central quando se liga o farol?
Para andar em estradas é mais seguro andar com os faróis baixos ligados, mas a central escurece a tela.
No software do GPS é fácil ajustar para que o mapa fique sempre com as cores diurnas, mas a tela escurece do mesmo jeito.
Procurei no manual, e não achei a solução. Alguém sabe como manter a tela clara?

Thiago Pereira
05/02/2015, 14:14
Turma,

me surgiu uma duvida, alguém sabe como fazer para não escurecer a tela da central quando se liga o farol?
Para andar em estradas é mais seguro andar com os faróis baixos ligados, mas a central escurece a tela.
No software do GPS é fácil ajustar para que o mapa fique sempre com as cores diurnas, mas a tela escurece do mesmo jeito.
Procurei no manual, e não achei a solução. Alguém sabe como manter a tela clara?

Tive (na verdade ainda tenho) o mesmo problema que você, pois sempre rodo com os faróis acesos.

Na 2013 existe a opção de regular a luminosidade da tela mantendo a tecla MENU pressionada por alguns segundos para abrir um menu, e fazendo isso com o farol aceso é possível aumentar a intensidade da luz da tela, o problema é que durante a noite se torna muito clara e incomoda, então tenho que fazer o mesmo procedimento.

Na 2014 em diante sei que exite em algum menu a mesma regulagem, basta faze-la com o farol aceso aumentando o brilho.

Futuramente, pretendo fazer com o seja possível acender o farol de neblina sem ligar a lanterna, dessa forma consigo rodar com ele aceso durante o dia me tornando mais visível para outros motorista, e deixar o acendimento automático acionado para tuneis e quando anoitecer.

Oliver
06/02/2015, 17:03
Thiago,
Acho que central da 2014 é igual da 2013, chegando em casa vou fazer o teste.

Abraço

Sivirino
07/02/2015, 17:29
Thiago, boa tarde.

Tempos atrás comentei aqui sobre a antena da TV da Central Caska (CA163-H) que eu não estava conseguindo localizar por causa da recepção que é muito ruim.

Primeiro conversei na autorizada sobre a recepção e eles mexeram, mas continua péssimo, então voltei a procurar e conseguir localizar:

- Eles instalaram debaixo dos limpadores do parabrisa, entre o parabrisa e a tampa do capô, onde tem uma capa plástica de cor preta e com furos onde entra água.

O engraçado é que se eu me aproximo da antena a recepção fica perfeita e se me afasto fica sem sinal (isso com a antena fora desse lugar com a tampa do capô aberta).
Outra coisa o fio que sai da Central e vai até à antena ficou curto, não dá para mexer a antena de lugar.

Tem como aumentar esse fio?
A antena não teria que ficar do lado de dentro perto do retrovisor?

Grato,

Abs

Sivirino

Sivirino
07/02/2015, 20:15
O que descobrir está baseado na versão instalada na Hilux SRV modelo 2013 que possui entrada USB/iPod, entrada auxiliar, câmera de ré e GPS, mas não lê DVD e não possui TV Digital.

Na verdade é um equipamento fabricado pela Pioneer na Tailândia e o modelo é o NVF-9018zt.

464343

464344

464345

Thiago, boa noite.

Quando instalaram na concessionária a Caska com TV e DVD eles me devolveram a original na caixa da Caska, fui ver e constatei que ela é igual à essa do teu tópico.

Será que vale a pena vendê-la?

Abs

phcbranco
08/02/2015, 05:15
Thiago ou algum outro iluminado, minha Hilux 2011 tem instalada um central multimídia da marca booster. Mexendo nela outro dia consegui perder o cartão SD que tinha nela com o mapa do navegador (IGO). Alguém tem idéia do que fazer? Onde conseguir outro cartão?

Thiago Pereira
09/02/2015, 15:26
Thiago, boa tarde.

Tempos atrás comentei aqui sobre a antena da TV da Central Caska (CA163-H) que eu não estava conseguindo localizar por causa da recepção que é muito ruim.

Primeiro conversei na autorizada sobre a recepção e eles mexeram, mas continua péssimo, então voltei a procurar e conseguir localizar:

- Eles instalaram debaixo dos limpadores do parabrisa, entre o parabrisa e a tampa do capô, onde tem uma capa plástica de cor preta e com furos onde entra água.

O engraçado é que se eu me aproximo da antena a recepção fica perfeita e se me afasto fica sem sinal (isso com a antena fora desse lugar com a tampa do capô aberta).
Outra coisa o fio que sai da Central e vai até à antena ficou curto, não dá para mexer a antena de lugar.

Tem como aumentar esse fio?
A antena não teria que ficar do lado de dentro perto do retrovisor?

Grato,

Abs

Sivirino

Normalmente a antena é instalada entre o forro e o teto, tomando o cuidado de subir o cabo pela coluna que não passa o cabo da antena de FM.

Sobre o cabo da antena, este provavelmente está enrolado atras do radio, difícil vir um cabo tão curto.

Thiago Pereira
09/02/2015, 15:27
Thiago, boa noite.

Quando instalaram na concessionária a Caska com TV e DVD eles me devolveram a original na caixa da Caska, fui ver e constatei que ela é igual à essa do teu tópico.

Abs

Se não for retirar essa Caska quando for vender a picape, não vejo pq não vender a original.

Thiago Pereira
09/02/2015, 15:30
Thiago ou algum outro iluminado, minha Hilux 2011 tem instalada um central multimídia da marca booster. Mexendo nela outro dia consegui perder o cartão SD que tinha nela com o mapa do navegador (IGO). Alguém tem idéia do que fazer? Onde conseguir outro cartão?

Procure o fabricante.

Macbsenior
10/02/2015, 12:29
Thiago, boa noite.

Abs

Caso queira vender eu tenho interesse em comprar, me envie MP ou e-mail no drmarciobatista@hotmail.com.

Abraços.

motagustavo
20/02/2015, 01:08
amigos, ganhei uma central de um amigo o modelo dela é: 86120-0k500, só que não veio o chicote que conecta o pen drive (usb) quero informações de onde posso adquirir, ou se algum dos amigos aqui tem para vender! aguardo informações

Sivirino
20/02/2015, 10:13
Grande, grato pelas respostas.

Oliver
20/02/2015, 15:32
Tive (na verdade ainda tenho) o mesmo problema que você, pois sempre rodo com os faróis acesos.

Na 2013 existe a opção de regular a luminosidade da tela mantendo a tecla MENU pressionada por alguns segundos para abrir um menu, e fazendo isso com o farol aceso é possível aumentar a intensidade da luz da tela, o problema é que durante a noite se torna muito clara e incomoda, então tenho que fazer o mesmo procedimento.

Na 2014 em diante sei que exite em algum menu a mesma regulagem, basta faze-la com o farol aceso aumentando o brilho.

Futuramente, pretendo fazer com o seja possível acender o farol de neblina sem ligar a lanterna, dessa forma consigo rodar com ele aceso durante o dia me tornando mais visível para outros motorista, e deixar o acendimento automático acionado para tuneis e quando anoitecer.

Não Funcionou, Alguém mais tem ideia sobre o assunto?

EduardoHeenrique
04/03/2015, 20:16
galera preciso de ajuda, eu tenho uma hilux sr 2012, comprei o multimídia da hilux srv 2012. Então gostaria de saber se vai funcionar na minha caminhonete? os comandos no volante e ate mesmo aquela entrada USB ali próximo ao cambio? outra duvida, esse multimídia funciona apenas a câmera de ré original? não tem como adaptar outra câmera qualquer? pois preciso da câmera de ré :( aguardo respostas obrigado desde já!

Macbsenior
06/03/2015, 16:05
Dá certo sim, talvez tenha que mudar os plugs para funcionar os controles do volante e é perfeitamente compatível com qualquer câmera de ré, só que a qualidade da câmera de ré original é melhor e deve custar uns mil reais.

Edward_hilux
09/04/2015, 22:21
Pessoal não encontrei essa informação: na central multimidia da Hilux SRV 2015 como faço para mostrar as capas dos discos na tela enquanto reproduz mp3? No meu caso só aparece o titulo da musica e o nome do artista, se algém puder ajudar...Abraço a todos. E parabéns ao criador do tópico muito útil!

Thiago Pereira
10/04/2015, 09:05
Pessoal não encontrei essa informação: na central multimidia da Hilux SRV 2015 como faço para mostrar as capas dos discos na tela enquanto reproduz mp3? No meu caso só aparece o titulo da musica e o nome do artista, se algém puder ajudar...Abraço a todos. E parabéns ao criador do tópico muito útil!

Infelizmente não tem como!

enasor
10/04/2015, 09:37
Sorte dos proprietários de Hilux, que no fórum tem o nosso amigo Thiago para orientá-los sobre as suas centrais multimídia ...

Nós, proprietários de Pajero, precisávamos de alguém assim para nos socorrer com nossas centrais multimídia ... estamos desamparados!!!!!

Parabéns, Thiago, por compartilhar seu conhecimento, sem esperar nada em troca ... apenas pelo prazer de ajudar ...

Abs.

Edward_hilux
11/04/2015, 16:03
Alguém sabe me dizer como faço pra conseguir andar com os farois/luz neblina ligados durante o dia e continuar com a mesma luminosidade da tela do multimidia? Hilux SRV 2015. Obrigado!

Thiago Pereira
11/04/2015, 16:42
Alguém sabe me dizer como faço pra conseguir andar com os farois/luz neblina ligados durante o dia e continuar com a mesma luminosidade da tela do multimidia? Hilux SRV 2015. Obrigado!

Dê uma lida nesse post http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/139366-central-multimidia-toyota-hilux-head-unit-post2241072.html#post2241072

Tem um Corolla 2015 na minha família, e que apesar do design dos botões diferente da Hilux é idêntico, assim que possível e eu lembrar confirmo exatamente que menu está essa configuração.

Talvez no manual também tenha alguma referencia ao ajuste do brilho da tela da central, fazendo esse ajuste com o farol ligado vai aumentar a luminosidade da tela.

Edward_hilux
11/04/2015, 20:14
Dê uma lida nesse post http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/139366-central-multimidia-toyota-hilux-head-unit-post2241072.html#post2241072

Tem um Corolla 2015 na minha família, e que apesar do design dos botões diferente da Hilux é idêntico, assim que possível e eu lembrar confirmo exatamente que menu está essa configuração.

Talvez no manual também tenha alguma referencia ao ajuste do brilho da tela da central, fazendo esse ajuste com o farol ligado vai aumentar a luminosidade da tela.

Eu encontrei a função de ajuste de brilho e contraste na minha central! O problema é que fica complicado percorrer todas as etapas para regular isso sempre que for usar os farois de dia, e depois fazer o inverso a noite, o ideal seria se a central não mudasse a luminosidade com o farolete ligado! Assim seria possivel deixar os farois de neblina ligados durante o dia e visualisar normalmente a central. Abraço!

Thiago Pereira
11/04/2015, 20:43
Eu encontrei a função de ajuste de brilho e contraste na minha central! O problema é que fica complicado percorrer todas as etapas para regular isso sempre que for usar os farois de dia, e depois fazer o inverso a noite, o ideal seria se a central não mudasse a luminosidade com o farolete ligado! Assim seria possivel deixar os farois de neblina ligados durante o dia e visualisar normalmente a central. Abraço!

Concordo, na 2013 apesar de bem mais simples, ainda assim é complicado, principalmente pq tem que estar parado.

Pretendo em breve fazer uma instalação para tornar o farol de neblina independente, dessa forma vou acende-lo sem o farol ou lanterna durante a luz do dia, assim ficaria como um DRL.

Se possível, indique aqui o passo a passo para chegar nesse menu e fazer essa regulagem, já apareceu mais gente com essa duvida por aqui e pode ajudar outros.

Edward_hilux
11/04/2015, 21:02
Concordo, na 2013 apesar de bem mais simples, ainda assim é complicado, principalmente pq tem que estar parado.

Pretendo em breve fazer uma instalação para tornar o farol de neblina independente, dessa forma vou acende-lo sem o farol ou lanterna durante a luz do dia, assim ficaria como um DRL.

Se possível, indique aqui o passo a passo para chegar nesse menu e fazer essa regulagem, já apareceu mais gente com essa duvida por aqui e pode ajudar outros.

Thiago,
Nos carros da VW/AUDI existe um cabo chamado VAG que funciona como um scaner, possibilitando varias alterações nos veiculos, podendo alterar parametros de travamento das portas, luz de alerta do cinto segurança, bip alarme, e até mesmo usar os farois de neblina como DRL como vc disse dentre outras coisas, muito legal mesmo! Agora, eu não sei se existe isso para os veiculos toyota. Logo mais mostrarei o caminho para alterar a luminosidade da central. Abraço!

Thiago Pereira
11/04/2015, 21:10
Thiago,
Nos carros da VW/AUDI existe um cabo chamado VAG que funciona como um scaner, possibilitando varias alterações nos veiculos, podendo alterar parametros de travamento das portas, luz de alerta do cinto segurança, bip alarme, e até mesmo usar os farois de neblina como DRL como vc disse dentre outras coisas, muito legal mesmo! Agora, eu não sei se existe isso para os veiculos toyota. Logo mais mostrarei o caminho para alterar a luminosidade da central. Abraço!

Na Hilux a unica coisa personalizável é o sinal sonoro ao travar e destravar as portas pelo controle da chave e a configuração é feita sem qualquer scanner.

Os japoneses da Toyota estão a anos luz dos alemães nesse ponto, ao plugar o scanner oficial Toyota na concessionaria somente é possível fazer diagnósticos e apagar falhas, nenhum item de configuração é habilitado.

Edward_hilux
11/04/2015, 21:30
Na Hilux a unica coisa personalizável é o sinal sonoro ao travar e destravar as portas pelo controle da chave e a configuração é feita sem qualquer scanner.

Os japoneses da Toyota estão a anos luz dos alemães nesse ponto, ao plugar o scanner oficial Toyota na concessionaria somente é possível fazer diagnósticos e apagar falhas, nenhum item de configuração é habilitado.

Desculpa mas não entendi direito sua resposta, se estão a anos luz então porque não é possível essas alterações para os entusiastas como nós, e nem mesmo para as css com scanner oficial? Como consigo efetuar a alteração do bipe do alarme na chave? Outra coisa que gostaria de mudar é quando destravamos o carro pelo controle da chave, ela abre as quatro portas, seria muito melhor abrir apenas a porta do motorista e dois toques para abrir as demais portas. Obrigado!

Thiago Pereira
11/04/2015, 22:19
Desculpa mas não entendi direito sua resposta, se estão a anos luz então porque não é possível essas alterações para os entusiastas como nós, e nem mesmo para as css com scanner oficial? Como consigo efetuar a alteração do bipe do alarme na chave? Outra coisa que gostaria de mudar é quando destravamos o carro pelo controle da chave, ela abre as quatro portas, seria muito melhor abrir apenas a porta do motorista e dois toques para abrir as demais portas. Obrigado!

Anos luz para trás.... A frase ficou invertida, desculpe. :mrgreen:
Conectar o scanner na Hilux é o mesmo que conectar em um VW, Fiat, GM de 2000.

No manual da 2013 tem os passos para configurar o aviso sonoro, estou longe agora para te dizer a pagina, mas dê uma olhado no manual da sua, se não achar avisa aqui que tiro um foto e te mando quanto estiver com ele.

Sobre a trava, esquece que não existe essa função, função essa que meu Stilo em 2003 tinha, junto com a luz no porta-luvas, vidros que abriam e fechavam com um toque e pelo controle, chave canivete, entre muitas outras coisas.

CarlosEduardoGonçalves
12/04/2015, 00:19
Boa Noite, Companheiros.

Sou novo por aqui.
Estou adquirindo uma Hilux, 2013/2013 STD, 4x4, super pelada, como sabem.
Gostaria de saber se é possível instalar um kit multimídia nessa caminhonete, com todas a suas funcionalidades, tais como, controle no volante, câmera de ré e demais itens???
Na verdade, fazer uma transformação para SRV.

Desde já agradeço aos colegas pela atenção.

Att:

Carlos

Edward_hilux
12/04/2015, 11:48
Segue o caminho para alterar a intensidade de brilho e contraste na central multimídia Hilux SRV 2015/15:
1- Precione a tecla "MENU"
2- EDITAR/CONFIG
3- SISTEMA
4- CONFIG/SISTEMA
5- EXIBIÇÃO
Aqui Você podera alterar o brilho/contraste para MENU/MAPA/CAMERA.
Espero ter ajudado, abraço a todos!

Thiago Pereira
12/04/2015, 12:37
Boa Noite, Companheiros.

Sou novo por aqui.
Estou adquirindo uma Hilux, 2013/2013 STD, 4x4, super pelada, como sabem.
Gostaria de saber se é possível instalar um kit multimídia nessa caminhonete, com todas a suas funcionalidades, tais como, controle no volante, câmera de ré e demais itens???
Na verdade, fazer uma transformação para SRV.

Desde já agradeço aos colegas pela atenção.

Att:

Carlos

Com certeza é possível, mas no seu caso partiria para um central multimídia paralela, existem marcas e modelos excelentes, e na verdade muito superiores à original e mais baratos, e que também vai simplificar muito a instalação, inclusive com câmera de ré, TV, DVD, internet, etc.

Para um acabamento legal compraria apenas uma central com a moldura correta do painel, o volante original com os botões e a capa da câmera de ré, caso queira instala-la na tampa da caçamba assim como é na SRV.

Um instalador caprichoso e com conhecimento consegue fazer a instalação sem dificuldades, inclusive conectando os botões do volante original com qualquer central.

CarlosEduardoGonçalves
12/04/2015, 21:59
Com certeza é possível, mas no seu caso partiria para um central multimídia paralela, existem marcas e modelos excelentes, e na verdade muito superiores à original e mais baratos, e que também vai simplificar muito a instalação, inclusive com câmera de ré, TV, DVD, internet, etc.

Para um acabamento legal compraria apenas uma central com a moldura correta do painel, o volante original com os botões e a capa da câmera de ré, caso queira instala-la na tampa da caçamba assim como é na SRV.

Um instalador caprichoso e com conhecimento consegue fazer a instalação sem dificuldades, inclusive conectando os botões do volante original com qualquer central.

Obrigado Tiago.
Vocês sabem me dizer se consigo adaptar o ar digital nela?

Thiago Pereira
12/04/2015, 22:22
Vocês sabem me dizer se consigo adaptar o ar digital nela?

A resposta está nesse link:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/86566-topico-da-hilux-post2220098.html#post2220098

RONIE_VALIM
13/04/2015, 02:52
Thiago, se você tivesse que escolher uma ou indicar, qual marca paralela indicaria? Leio bastante sobre Caska porém apesar das boas recomendações, existe algumas contra indicações também...

Pergunto pois não sou satisfeito com a central original... Ao meu ver ela é pouco prática...

Abraço!

Thiago Pereira
13/04/2015, 15:35
Thiago, se você tivesse que escolher uma ou indicar, qual marca paralela indicaria? Leio bastante sobre Caska porém apesar das boas recomendações, existe algumas contra indicações também...

Pergunto pois não sou satisfeito com a central original... Ao meu ver ela é pouco prática...

Abraço!

Já ouvi falar de Caska e M1, mas nunca sequer olhei para uma delas, não tenho como opinar.

Macbsenior
14/04/2015, 17:22
Tem uma central multimídia da Kenwood q tem o GPS Garmim na minha opinião faz toda diferença... HDMI é ótima e cara... Só a central um pouco mais de R$ 3k mais instalação, camera de ré e receptor de DTV se o cliente quiser. acho que chega a uns R$ 4,5k

Eu comprei uma da Pioneer AVH X8580BT ficou por R$ 2,7K já instalado em uma loja com mão de obra Top de linha (Leandrini) com a camera de ré e sem o DTV e sem GPS. Eu optei por não colocar o DTV porque eu tenho no Corolla e quase nunca liguei mas como acessório seria mais uns R$ 650,00. Estou satisfeito qualidade da Pioneer e garantia de 2 anos.

[]s

Edward_hilux
15/04/2015, 16:48
Thiago pereira,
Estou me decidindo por comprar uma interface p/ desbloqueio para minha central original Hilux SRV 2015, vc sabe me dizer se com este modelo Faaftech TY eu consigo instalar aquelas telas nos encostos de cabeça e reproduzir o mesmo video da central original nelas? Eu sei que existe outras formas de desbloquear a central, mas eu queria fazer tudo plug and play para não alterar nada no carro. Obrigado antecipadamente! Abraço.

Thiago Pereira
15/04/2015, 17:02
Thiago pereira,
Estou me decidindo por comprar uma interface p/ desbloqueio para minha central original Hilux SRV 2015, vc sabe me dizer se com este modelo Faaftech TY eu consigo instalar aquelas telas nos encostos de cabeça e reproduzir o mesmo video da central original nelas? Eu sei que existe outras formas de desbloquear a central, mas eu queria fazer tudo plug and play para não alterar nada no carro. Obrigado antecipadamente! Abraço.

Consegue sim, e parece que agora essa interface vale a pena, pois está com um preço mais decente, cerca de R$300,00 e você mesmo instala facilmente. A um ano atrás era R$ 1.000,00.

Juarez Pontes
27/04/2015, 10:34
Thiago, lá atrás comentamos sobre a atualização do GPS (mapas) da SW4 2014, onde vc citou que só tinha conhecimento do procedimento por meio de troca do cartão micro SD diretamente na concessionária, e a um custo elevado. Essa semana levei pra revisão dos 20 mil Km e novamente confirmaram este procedimento, e o valor? R$ 299,30!!! A referência do meu Micro SD é N° 86271 33121; a versão desatualizada e ainda original de fábrica é 2013 N° 1.0.0.
Bom, vc tem alguma novidade, ou descobriu alguém ou algum site que faz essa atualização fora da concessionária?
Abs

Thiago Pereira
28/04/2015, 11:14
Thiago, lá atrás comentamos sobre a atualização do GPS (mapas) da SW4 2014, onde vc citou que só tinha conhecimento do procedimento por meio de troca do cartão micro SD diretamente na concessionária, e a um custo elevado. Essa semana levei pra revisão dos 20 mil Km e novamente confirmaram este procedimento, e o valor? R$ 299,30!!! A referência do meu Micro SD é N° 86271 33121; a versão desatualizada e ainda original de fábrica é 2013 N° 1.0.0.
Bom, vc tem alguma novidade, ou descobriu alguém ou algum site que faz essa atualização fora da concessionária?
Abs

Nada!
Para ser sincero depois que descobri que essa central multimídia é exclusiva das Hilux/SW4/Corolla que vem ao Brasil (nem os que ficam pela Argentinos usam) perdi as esperanças.
Teria que descobrir algum modelo mais "popular" que use o mesmo sistema operacional para tentar algo.

FelipeHilux
12/05/2015, 18:33
Boa noite Thiago,

501649

Sabe dizer se consigo instalar uma central Panasonic (Hilux 2015) no painel da Hilux 2009 de forma plug and play ?????

Sera que a TV digital ira funcionar ?????

Obrigado,

Felipe

Thiago Pereira
12/05/2015, 19:08
Boa noite Thiago,
501649

Sabe dizer se consigo instalar uma central Panasonic (Hilux 2015) no painel da Hilux 2009 de forma plug and play ?????

Sera que a TV digital ira funcionar ?????

Obrigado,
Felipe

Com certeza não é p&p, se não me engano os conectores são diferentes além de que irão faltar as antenas de TV e GPS.

Se não me engano em alguma parte desse tópico tem a pinagem dos conectores da 2009.

De de qualquer forma não é impossível, basta atenção, paciência e informação da função de cada cabo nos terminais.
Um BOM instalador tira de letra e ainda poderá adaptar as antenas, já que as originais são complexas, principalmente a da TV que exige até a troca do parabrisa.

FelipeHilux
12/05/2015, 19:58
Pinagem da original 2009 creio que seja essa aqui.

501650

FelipeHilux
12/05/2015, 20:00
Thiago, vc trabalha com isso ????

Ou tem conhecimento por interesse ?????

Talvez seja mais facil e barato instalar uma paralela, oq acha ??????

Thiago Pereira
12/05/2015, 20:36
Pinagem da original 2009 creio que seja essa aqui.

501650

Sendo essa, realmente é diferente da 2015, em especial dos conectores da esquerda (nessa foto) que são responsáveis por tudo exceto alimentação e alto-falantes.

Thiago, vc trabalha com isso ????

Ou tem conhecimento por interesse ?????

Talvez seja mais facil e barato instalar uma paralela, oq acha ??????

Não trabalho, apesar de ter formação na área é mais por curiosidade mesmo.

Quanto a paralela, não tenho dúvida que é mais barato e fácil, e também pode ser melhor, com mais funções e possibilidades.

edilsonzehnder
13/05/2015, 23:27
opa amigos gostaria de uma informação, eu tenho uma hilux 2013 com esta mesma central da primeira pagina e gostaria de saber se alguem desbloqueou ela para andar com o video em movimento, é so colocar a chave para cortar o fio de velocidade?Se eu estiver assistindo algum dvd ela vai apareçer alguma mensagem de erro tb igual no gps?

Thiago Pereira
15/05/2015, 14:12
opa amigos gostaria de uma informação, eu tenho uma hilux 2013 com esta mesma central da primeira pagina e gostaria de saber se alguem desbloqueou ela para andar com o video em movimento, é so colocar a chave para cortar o fio de velocidade?Se eu estiver assistindo algum dvd ela vai apareçer alguma mensagem de erro tb igual no gps?

Você tem que chavear o cabo do sensor de velocidade e aterrar o do freio de estacionamento.

Dê uma lida nas primeiras paginas, que tem mais detalhes.

Shcreal
22/05/2015, 19:35
Alguem sabe qual modelo especifico da central da sw4 2015?
Tenho uma sw4 2013 e comprei uma central 2015 precisava saber a pinagem da 2015 para poder adaptar corretamente. Se souberem o modelo certo da 2015 ja ajuda. Obrigao

Edward_hilux
24/05/2015, 16:32
Fiz o desbloqueio da central da minha Hilux esse F.D.S tudo plug and play, ficou show! Usei a interface da Faaftech paguei 360.00 vale muito a pena! Abraço a todos.

oshu01
05/06/2015, 22:55
Comprei hoje uma Interface Caska Desbloqueio Tela Dvd Tv Nova Hilux Corolla no mercadolivre por R$199.00. Deve chegar em alguns dias. Depois posso postar o resultado.

link http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-659366858-interface-caska-desbloqueio-tela-dvd-tv-nova-hilux-corolla-_JM

turboharano
08/06/2015, 12:06
Obrigado Thiago Pereira, otimo topico!

Como vc disse que tem um Corolla 2015 na familia, gostaria de saber se vc consegue a pinagem desta central (NVF 0738 ZT)? Percebi que é diferente da Hilux deste post.

Obrigado

Thiago Pereira
08/06/2015, 13:40
Obrigado Thiago Pereira, otimo topico!

Como vc disse que tem um Corolla 2015 na familia, gostaria de saber se vc consegue a pinagem desta central (NVF 0738 ZT)? Percebi que é diferente da Hilux deste post.

Obrigado

Realmente são diferentes, é a mesma pinagem da Hilux de 2014 em diante.
Quando fiz o desbloqueio no Corolla apenas me atentei ao cabo do sensor de velocidade e do freio de estacionamento e não aos demais conectores, para informar corretamente precisaria desmontar tudo novamente, o que vai ser complicado.

Você não conseguiria um foto com boa qualidade da parte traseira dessa central?

turboharano
08/06/2015, 17:48
Realmente são diferentes, é a mesma pinagem da Hilux de 2014 em diante.
Quando fiz o desbloqueio no Corolla apenas me atentei ao cabo do sensor de velocidade e do freio de estacionamento e não aos demais conectores, para informar corretamente precisaria desmontar tudo novamente, o que vai ser complicado.

Você não conseguiria um foto com boa qualidade da parte traseira dessa central?

Foi vc quem identificou cada pinagem? Que trabalhao hein!

Tem uma pessoa vendendo no ML, veja se da pra ver nessas fotos:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-658945336-multimidia-corolla-original-2015-_JM

Vi num video que o um cara aterrou o fio preto do ultimo plug da direta (observando de tras pra frente do aparelho; e debaixo do fio roxo) como sendo o do freio de estacionamento. So ai, ja deu diferenca.

Obrigado

guilhermeabreu
09/06/2015, 00:56
THIAGO PEREIRA

Não sei se já perguntaram , mas estou sem tempo daí minha pergunta :

Comprei uma SW4 2008 que veio sem KIT MULTIMÍDIA , daí comprei um que meu irmão indicou no mercado livre , instalei e não me atendeu , uma porcaria .

Agora comprei outra SW4 2011 que veio com KIT MULTIMÍDIA mas não toca no modo RANDON , preciso de um KIT em que aceite USB e que toque músicas no modo RANDON ( aleatório ) pois vivo praticamente dentro do carro muito tempo durante um dia de trabalho pois trabalho em cidades vizinhas a minha a 50 km de distancia .

Qual KIT MULTIMÍDIA que vc me indica que seja de boa qualidade que tenha entrada USB e que toque músicas no modo RANDON ?????

Desde já agraço a ajuda .

Abraço

Thiago Pereira
09/06/2015, 17:48
Foi vc quem identificou cada pinagem? Que trabalhao hein!

Tem uma pessoa vendendo no ML, veja se da pra ver nessas fotos:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-658945336-multimidia-corolla-original-2015-_JM

Vi num video que o um cara aterrou o fio preto do ultimo plug da direta (observando de tras pra frente do aparelho; e debaixo do fio roxo) como sendo o do freio de estacionamento. So ai, ja deu diferenca.

Obrigado

Uma boa parte sim, com a imagem do conector fiz busca na internet por modelos Toyota que tem os mesmos conectores, e encontrei o Prius, dentre outros.
Depois disso achei a pinagem desses conferi na Hilux, identificando o que era diferente.

Se não me engano o sensor de velocidade é o roxo do conector de 28 vias e o do freio de estacionamento é um dos quarto do conector de 24 vias.
Para testar o do freio de estacionamento é só ver se esse fica negativo com o freio acionado e o do sensor de velocidade tem que levantar a roda e ver se vem pulso.

Thiago Pereira
09/06/2015, 17:49
THIAGO PEREIRA

Comprei uma SW4 2008 que veio sem KIT MULTIMÍDIA , daí comprei um que meu irmão indicou no mercado livre , instalei e não me atendeu , uma porcaria .

Agora comprei outra SW4 2011 que veio com KIT MULTIMÍDIA mas não toca no modo RANDON , preciso de um KIT em que aceite USB e que toque músicas no modo RANDON ( aleatório ) pois vivo praticamente dentro do carro muito tempo durante um dia de trabalho pois trabalho em cidades vizinhas a minha a 50 km de distancia .

Qual KIT MULTIMÍDIA que vc me indica que seja de boa qualidade que tenha entrada USB e que toque músicas no modo RANDON ?????

Abraço

Não conheço o mercado das centrais multimídia paralelas, apenas ouvi falar bem de M1 e Caska, sem ter qualquer experiencia com ambas.

Daniel Reder
09/06/2015, 18:49
THIAGO PEREIRA

Abraço

Guilherme Abreu, a Kenwood lançou uma linha de centrais multimídia especialmente para a linha Toyota, fechando certo com a moldura do painel, sem adaptadores que estragam o visual do mesmo. O modelo da central é o DDX715WBT, nas fotos do site a iluminação aparece azul, mas ela pode ser alterada para a cor verde do mesmo padrão da Hilux.

Por acaso, hoje estive na concessionária Toyota e ví que no expositor de acessórios tinha esta central, então sinal que é um produto aprovado pela própria marca, além de ser uma empresa bastante reconhecida no mundo automotivo pela qualidade, não chega a ser um top de linha, mas acredito que esteja em pé de igualdade com a Pioneer.

Caso tenha interesse, a central é esta do link abaixo, já encontrei ela a venda na Internet na faixa dos R$1.500,00 a R$1.600,00.

http://www.kenwood.com/br/car/multimidia-e-navegacao/ddx715wbt/

Macbsenior
10/06/2015, 15:59
A Kenwood é top de linha sim, inclusive tem uma que vem com GPS Garmin na faixa de 2.8k que eu só não comprei pq a verba esta reduzida... Realmente não deve nada para a Pioneer. Eu tenho uma Pioneer AVH X8580BT (muito boa) custou 1,7k e a câmera de ré R$ 500,00(A minha Hilux é 2008 não tem câmera de ré original) fora a instalação. A TV digital é opcional e o GPS também.

Abraços.

guilhermeabreu
10/06/2015, 22:16
DANIEL

Agradeço demais a ajuda , sei que a KENWOOD é primeira linha , vou ler , vou abrir o site e ver se tem o modo RANDON que para mim é imprescidível .

Lí as especificações e lá não cita se tem o modo RANDON de reprodução , teria que ter um amigo aqui que tenha um aparelho deste no carro para que eu fique sabendo se tem ou não o modo RANDON , pois comprei um que dizia que tinha o modo RANDON qdo comprei para a SW4 2008 e ao usar não tinha , fiquei muito P .

MACBSENHIOR

Vc falou que tem um PIONNER em sua HILUX , vc tem um KIT MULTIMÍDIA PIONNER ??? Se positivo ele tem o modo RANDON ????

Fico louco com aparelhos caros como estes e não ter o modo RANDON , fico louco , fico louco , fico louco , pois adoro músicas e tenho um PENDRIVE com 2150 músicas e as vezes pego um cantor com 23 músicas boas mas mesmo boas vc ouvir 23 músicas seguidas do mesmo cantor é doooose .

guilhermeabreu
11/06/2015, 00:03
Amigos

Estou quase ficando maluco aqui , quero trocar meu KIT MULTIMÍDIA e estes acima citados nenhum fala que tem modo RANDON , daí fui no ML e perguntei ao vendedor se o M1 que é Andróid 2.3 se tem RANDON , ele respondeu que sim fiquei animado , mas voltei a perguntar se caso eu instalasse e não tocasse o modo randon se poderia devolver e olha a resposta dele : AMIGO É MELHOR DEIXAR PRA LÁ , ou seja o FDP queria me empurrar um aparelho que não tem as características que eu preciso , mas meu filho falou se ele é Andróid pode instalar um aplicativo que faz tocar no modo RANDON .

Eis meu dilema , compro uma merda de 2.000 pratas e não me atende , eu vou ficar muito P da vida , daí a minha pergunta: Será que não tem alguém aqui que tenha um KIT MULTIMÍDIA que toque no modo randon que possa me indicar ???? Pois quase todas as SW4 que vejo na rua tem KIT MULTIMÍDIA .

Será que sou só eu sou o tão exigente/chato assim ??????

Daniel Reder
11/06/2015, 02:26
Guilherme, ligue no SAC da Kenwood e da Pioneer e faça esta mesma pergunta, provavelmente vão saber te informar.
SAC Kenwood: (11) 3777-6771
SAC Pioneer: 0800 600 5725

Mas posso te adiantar, que o modelo Kenwood é pra ter o modo "Random", como pode ver nesta imagem do manual, no lado direito ele explica os modos de reprodução. Pelo que está explanado, ele toca aleatoriamente tanto as musicas de uma determinada pasta, quanto todas as músicas salvas no Pen-Drive, iPod, iPhone ou outro meio de reprodução de mídia.

504196

Se tiver interesse, pode baixar o manual (Em Inglês) da Central Kenwood neste link: http://manual.kenwood.com/files/B5A-0375-00.pdf.

Edward_hilux
11/06/2015, 09:14
DANIEL

Agradeço demais a ajuda , sei que a KENWOOD é primeira linha , vou ler , vou abrir o site e ver se tem o modo RANDON que para mim é imprescidível .

Lí as especificações e lá não cita se tem o modo RANDON de reprodução , teria que ter um amigo aqui que tenha um aparelho deste no carro para que eu fique sabendo se tem ou não o modo RANDON , pois comprei um que dizia que tinha o modo RANDON qdo comprei para a SW4 2008 e ao usar não tinha , fiquei muito P .

MACBSENHIOR

Vc falou que tem um PIONNER em sua HILUX , vc tem um KIT MULTIMÍDIA PIONNER ??? Se positivo ele tem o modo RANDON ????

Fico louco com aparelhos caros como estes e não ter o modo RANDON , fico louco , fico louco , fico louco , pois adoro músicas e tenho um PENDRIVE com 2150 músicas e as vezes pego um cantor com 23 músicas boas mas mesmo boas vc ouvir 23 músicas seguidas do mesmo cantor é doooose .

Acho que consigo ouvir 23 musicas seguidas do "Creedence Clearwater Revival" kkkkkkkkk mas vc tem razão a função randon é mesmo muito util, na minha central Pioneer (Hilux SRV 2015) tem! Ela busca musicas aleatoriamente em todas as pastas do pen drive, é muito legal! Aliás fiquei impressionado com a capacidade de cachê de armazenamento dela, quando coloquei um HD externo de 320GB e ela leu sem problemas! Abraço e boa sorte na busca!

Thiago Pereira
11/06/2015, 16:00
Legal saber que as centrais multimídia de marcas reconhecidas tem um bom encaixe no painel sem gambiarras.

Quanto ao modo aleatório (randon), tenho 99,9% de certeza que nessas marcas eles não deixariam isso passar desapercebido.

Thiago Pereira
11/06/2015, 16:04
Acho que consigo ouvir 23 musicas seguidas do "Creedence Clearwater Revival" kkkkkkkkk mas vc tem razão a função randon é mesmo muito util, na minha central Pioneer (Hilux SRV 2015) tem! Ela busca musicas aleatoriamente em todas as pastas do pen drive, é muito legal! Aliás fiquei impressionado com a capacidade de cachê de armazenamento dela, quando coloquei um HD externo de 320GB e ela leu sem problemas! Abraço e boa sorte na busca!

Realmente a central consegue ler dispositivos com alta capacidade de armazenamento, o problema é que ela não consegue ler mais de 300 pastas.

Eu que separo as musicas em pastas distintas por artistas, e dentro da pasta do artista coloco pasta de cada álbum sofri com isso.

rmjesus
11/06/2015, 17:23
Primeiramente o importante é manter a base de dados do GPS atualizada, até o momento não descobri como fazer isso fora da Toyota, então por enquanto a opção é seguir os passos abaixo:

464342

Thiago,

Dê uma olhada nesse site , veja se consegue jogar uma luz sobre esse assunto da central.

http://www.toyota-mapupdates.eu/Shop/Index

guilhermeabreu
12/06/2015, 15:06
Guilherme, ligue no SAC da Kenwood e da Pioneer e faça esta mesma pergunta, provavelmente vão saber te informar.
SAC Kenwood: (11) 3777-6771
SAC Pioneer: 0800 600 5725

Mas posso te adiantar, que o modelo Kenwood é pra ter o modo "Random", como pode ver nesta imagem do manual, no lado direito ele explica os modos de reprodução. Pelo que está explanado, ele toca aleatoriamente tanto as musicas de uma determinada pasta, quanto todas as músicas salvas no Pen-Drive, iPod, iPhone ou outro meio de reprodução de mídia.

504196

Se tiver interesse, pode baixar o manual (Em Inglês) da Central Kenwood neste link: http://manual.kenwood.com/files/B5A-0375-00.pdf.

Caro DANIEL

Mais uma vez agradeço imensamente sua ajuda , abri o site da KENWOOD e este modelo que vc citou não tem GPS , mas achei outros modelos que tem vou ligar para o SAC .

Obrigado ,

Abraço

INACREDITÁVEL , INACREDITÁVEL

Daniel , liguei para o SAC da KENWOOD e um rapaz com nome de Rafael me atendeu e fiz as perguntas a ele dizendo que tenho um multimídia que não tem o modo RANDON e que gostaria de comprar um que tenha e ele ficou gaguejando e foi procurar se havia este modo RANDON e depois de alguns minutos ele falou que achava que tinha , daí perguntei como vc acha que tem ou nãotem ??? Eu tenho que saber com CERTEZA , ele fica sem responder e depois de uns 3 minutos sem falar nada me pergunta : Senhor qdo o sr liga o aparelho não tem como vc checar se tem modo aleatório ????? Quase infartei , PQP , o cara que representa a fábrica não sabe NADA do que tem pra vender , totalemente despreparado , daí perguntei a ele se não tem outra pessoa lá que sabe me informar o que quero e ele de pronto falou , NÃO TEM NÃO estes aparelhos não tem modo aleatório de reprodução , OU SEJA :

Estou num mato sem cachorro , ou melhor ainda estou no BRASIL-IL-IL-IL-IL .

guilhermeabreu
12/06/2015, 15:09

EDWARD

A sua central PIONNER tem GPS , câmera de ré e controle no volante ??? Se positivo qual é o modelo ? Comprou onde ?

Thiago Pereira
12/06/2015, 15:27
Thiago,

Dê uma olhada nesse site , veja se consegue jogar uma luz sobre esse assunto da central.

http://www.toyota-mapupdates.eu/Shop/Index

Olhei todas as opções na Hilux e até em alguns outros modelos, mas nenhuma é semelhante ao software utilizado na central das Hilux brasileiras, até as que ficam na Argentina são diferentes.

Edward_hilux
12/06/2015, 17:24
EDWARD

A sua central PIONNER tem GPS , câmera de ré e controle no volante ??? Se positivo qual é o modelo ? Comprou onde ?
Guilherme,
Trata-se da central (OEM Toyota) que veio nela mesmo, eu sei que a marca é pionner porque observei o nome quando fui instalar a interface de desbloqueio! Abraço.

oshu01
12/06/2015, 21:17
No manual da Hilux 2014/2015 fala na pagina 138 "Conecte um VTR à porta AUX comum adaptador VTR ou um adaptadorde 4 pinos."

Alguém sabe o que é este adaptador de 4 pinos????

http://www.toyota.com.br/wp-content/uploads/2014/10/M_01998-98210.pdf

guilhermeabreu
13/06/2015, 16:43
Finalmente achei o que queria , acabei de comprar um KIT MULTIMÍDIA PIONNER modelo : AVIC E960BT , com os acessórios para câmera de ré , interface para controle no volante , moldura de acabamento para SW4 2011 e conector de alimentação e antena .

Paguei R$2630,00 em tudo em 10x sem acréscimo . Espero que corresponda ao que foi falado , mas PIONNER é PIONNER , tenho certeza que fiz uma boa compra . \Tinha um KENWOOD na mesma faixa de preço mas preferi o PIONNER . Todos meus carros velhos tenho PIONNER e nunca nenhum me deixou na mão .

Agradeço mais uma vez aos amigos que ajudaram na minha procura .

Thiago Pereira
13/06/2015, 18:21
No manual da Hilux 2014/2015 fala na pagina 138 "Conecte um VTR à porta AUX comum adaptador VTR ou um adaptadorde 4 pinos."

Alguém sabe o que é este adaptador de 4 pinos????

http://www.toyota.com.br/wp-content/uploads/2014/10/M_01998-98210.pdf

VTR normalmente significa Video Tape Recorder.
Provavelmente se plugar um adaptador do tipo abaixo você consegue exibir imagens geradas por outro equipamento.

504399

Thiago Pereira
13/06/2015, 18:24
Finalmente achei o que queria , acabei de comprar um KIT MULTIMÍDIA PIONNER modelo : AVIC E960BT , com os acessórios para câmera de ré , interface para controle no volante , moldura de acabamento para SW4 2011 e conector de alimentação e antena .

Paguei R$2630,00 em tudo em 10x sem acréscimo . Espero que corresponda ao que foi falado , mas PIONNER é PIONNER , tenho certeza que fiz uma boa compra . \Tinha um KENWOOD na mesma faixa de preço mas preferi o PIONNER . Todos meus carros velhos tenho PIONNER e nunca nenhum me deixou na mão .

Agradeço mais uma vez aos amigos que ajudaram na minha procura .

Legal! :palmas:

Olhei as especificações dessa central, e vi que ela tem entrada para sinal de velocidade, se utilizar essa função seu GPS funcionará muito mais preciso e até em locais sem sinal por curto espaço de tempo, há o porem dela usar esse sinal para bloquear a imagem em movimentos, mas talvez isso seja configurável.

E o modelo correto é AVIC-F960BT, certo?

Mayco Guedes
13/06/2015, 18:30
Recentemente adquiri uma Hilux 13/13 e fui logo tentando conectar meu iPhone via USB e a na central aparece uma mensagem pedindo um ''drive'' ? Qual seria a solução ?

Thiago Pereira
13/06/2015, 18:53
Recentemente adquiri uma Hilux 13/13 e fui logo tentando conectar meu iPhone via USB e a na central aparece uma mensagem pedindo um ''drive'' ? Qual seria a solução ?

Sua central multimídia não é original de fabrica, procure saber o fabricante e quem sabe descobre algo.

Mayco Guedes
13/06/2015, 19:13
Procurei aqui na internet e encontrei que ela é a M1 . Esse msm problema acontece no bluetooh que concecta porém não reproduz música

Thiago Pereira
13/06/2015, 20:36
Procurei aqui na internet e encontrei que ela é a M1 . Esse msm problema acontece no bluetooh que concecta porém não reproduz música

No site do fabricante talvez exista alguma atualização do software dessa central multimídia.

guilhermeabreu
13/06/2015, 22:56
Legal! :palmas:

Olhei as especificações dessa central, e vi que ela tem entrada para sinal de velocidade, se utilizar essa função seu GPS funcionará muito mais preciso e até em locais sem sinal por curto espaço de tempo, há o porem dela usar esse sinal para bloquear a imagem em movimentos, mas talvez isso seja configurável.

E o modelo correto é AVIC-F960BT, certo?

THIAGO

Sim , errei ao digitar é AVIC F960BT .

Depois que paguei R$1999,00 na loja SIGMACAR achei no ML por R$1550,00 , mas senti firmeza no vendedor e eles tem todos os acessórios que necessito e tb é uma loja real em Curitiba , me senti mais seguro comprar neste lugar .

turboharano
16/06/2015, 10:51
Uma boa parte sim, com a imagem do conector fiz busca na internet por modelos Toyota que tem os mesmos conectores, e encontrei o Prius, dentre outros.
Depois disso achei a pinagem desses conferi na Hilux, identificando o que era diferente.

Se não me engano o sensor de velocidade é o roxo do conector de 28 vias e o do freio de estacionamento é um dos quarto do conector de 24 vias.
Para testar o do freio de estacionamento é só ver se esse fica negativo com o freio acionado e o do sensor de velocidade tem que levantar a roda e ver se vem pulso.

Voltando ao assunto Thiago,

Esses conectores são faceis de achar? Vou precisar para ligar as saidas alta de audio no amplificador.

Como já tem um desbloqueio de R$ 200,00 no mercado, já ficou mais acessivel, daria pra comprar.

Porém não tem entrada de video caso eu quisesse conectar alguma entrada. Como eu poderia achar a pinagem de entrada de video? Alias, como vc descobre todas as pinagens? Principalmente as que não tem fio conectado?

Obrigado

Thiago Pereira
16/06/2015, 11:49
Voltando ao assunto Thiago,

Esses conectores são faceis de achar? Vou precisar para ligar as saidas alta de audio no amplificador.

Como já tem um desbloqueio de R$ 200,00 no mercado, já ficou mais acessivel, daria pra comprar.

Porém não tem entrada de video caso eu quisesse conectar alguma entrada. Como eu poderia achar a pinagem de entrada de video? Alias, como vc descobre todas as pinagens? Principalmente as que não tem fio conectado?

Obrigado

Os conectores eu encontrei idêntico, tanto o macho quanto a fêmea no Aliexpress e muito baratos, o problema era que o fornecedor só enviava em lote de 200 peças, então parti para outra solução.
Analisando os conectores descobri que é possível destravar cada cabo retirando uma trava de plastico, e depois com uma agulha destravar o pino pela frente (parece complicado, mas com o conector em mãos não é).
Depois disso analisei o pino e vi que é muito parecido com o pino usado na fonte de computadores desktop para energizar o floppy driver.
Arranjei umas sucatas em uma loja de computador e fiz as conexões com pouquíssimos ajustes.
Com a interface nesse custo o trabalho é inviável, só vale a pena se encarar com hobby ou aprendizado.

Tenho quase certeza que as centrais mais novas ainda tem a entrada de vídeo, mas como já tem TV e DVD quem desenvolve a interface provavelmente tirou essa função para diminuir o custo.
Os pinos devem ser o mesmo da antiga (indicado na primeira pagina desse tópico), pois esse foi justamente um dos pinos que encontrei idêntico em qualquer modelo Toyota. E ai nesse caso terá que você mesmo fazer, reativando a entrada é possível até espelhar a tela do smartphone.

Para descobrir a pinagem o jeito mais pratico e fácil é encontrar o esquema elétrico do veiculo, da Hilux só encontrei dos modelos até 2009 e que não tem central multimídia, por esse esquema só encontrei então as saídas para os alto-falantes, 12V, Terra, pós-chave e saída remota 12V para amplificador.
Depois procurei os conectores iguais, como disse antes, e encontrei mais alguns pinos.

Com os esquema pré-identificado fui para o carro para confirmar se estava tudo correto, ai utilizei um multímetro (pode ser aqueles mais simples, amarelos que custam até R$30,00) e um gerador de sinal para testar os alto-falantes (você pode usar um MP3 Player antigo que não tenha problema se fizer alguma ca**** e queima-lo).

Depois disso restam os pinos não identificados e ai tem que apelar para lógica e eliminando o que já tem até encontrar o que é o que, até um osciloscópio pode ser necessário para fazer testes sem correr o risco de danificar algo.

As que não tinham cabos conectado foram por sorte justamente as que encontrei na internet iguais a outros modelos, os outros que não foram identificados podem até ter funções, mas ai só encontrando o esquema técnico do fabricante da central, ou então abri-la e tentar descobrir por engenharia reversa o que cada um faz.

turboharano
16/06/2015, 16:52
Muito obrigado Thiago!

Boa ideia essa dos conectores de computador, vou procurar.

Esquema eletrico acho meio dificil de achar, se tivesse ia ser bem mais facil, até achei um site (http://www.manualsdrive.com/) com varios manuais, mas precisa pagar e confiar...e eu nao confio.

Outra duvida, normalmente, as cores de cada fio tem as mesmas funcoes em cada central multimidia?

Thiago Pereira
16/06/2015, 21:27
Muito obrigado Thiago!

Boa ideia essa dos conectores de computador, vou procurar.

Esquema eletrico acho meio dificil de achar, se tivesse ia ser bem mais facil, até achei um site (http://www.manualsdrive.com/) com varios manuais, mas precisa pagar e confiar...e eu nao confio.

Outra duvida, normalmente, as cores de cada fio tem as mesmas funcoes em cada central multimidia?

Tambem não confio nesses sites, eles tem manual de qualquer coisa que você possa imaginar e não liberam nem um preview de algumas paginas. Imagino que gerem apenas as capa usando as palavras que buscou.

As únicas cores que algumas marcas do mercado paralelo respeitam é o preto para negativo, vermelho positivo, amarelo pós-chave e azul para o 12v remoto, não originas as vezes nem isso.

Alecio messias
18/06/2015, 11:26
Tiago, parabéns por suas postagens.
Uma dúvida, tem que comprar um aparelho de dvd e conectar nessa entrada de vídeo? Tem algum modelo que sugere?
Obrigado, Hilux flex SRV 2013

Macbsenior
19/06/2015, 14:51
MACBSENHIOR

Dr. Guilherme, tive que comprar o Hugo usava fita K7 ainda kkkkk, no meu caso eu uso como principal fonte de armazenamento o Iphone e ele mesmo já tem o modo aletório. Então confesso que não procurei este modo random no menu da própria central. Menu complicadíssimo diga-se de passagem, leva uns 2 anos para aprender a mexer em tudo, e olha que gosto muito de tecnologia. Mas agora vi que já comprou a Pioneer certamente já esta resolvido.

Abraço.

guilhermeabreu
19/06/2015, 16:38
MACBSENHIOR

Dr. Guilherme, tive que comprar o Hugo usava fita K7 ainda kkkkk, no meu caso eu uso como principal fonte de armazenamento o Iphone e ele mesmo já tem o modo aletório. Então confesso que não procurei este modo random no menu da própria central. Menu complicadíssimo diga-se de passagem, leva uns 2 anos para aprender a mexer em tudo, e olha que gosto muito de tecnologia. Mas agora vi que já comprou a Pioneer certamente já esta resolvido.

Abraço.

MACBSENIOR

Agora que comprei , acabei de chegar da oficina de fibra na qual meu ENGESA ficou um ano e meio e os meninos estão com firma e tem um representante/distribuidor que vende de tudo e o aparelho que comprei , é o AVIC F960BT , que no site da PIONNER só tem ele , e veja só : no catálogo do distribuidor dele este modelo já esta ultrapassado o modelo acoma deste que comprei com tela de 7" esta por R$1.700,00 e o que comprei por R$1.999,00 esta por R$1.500,00 .

A vida é assim o velho chacrinha dizia que quem não se comunica se trumbica , mas estou satisfeito mesmo assim o aparelho já chegou , agora vou agendar para instalar .

Mas se vc gosta de tecnologia esta achando o seu complicado imagina eu que sou do tempo das cavernas , acho que vou ter que fazer uma faculdade para aprender a lidar com meu multimídia .

Abraço

Thiago Pereira
23/06/2015, 18:20
Tiago, parabéns por suas postagens.
Uma dúvida, tem que comprar um aparelho de dvd e conectar nessa entrada de vídeo? Tem algum modelo que sugere?
Obrigado, Hilux flex SRV 2013

Conectar um dvd é uma das opções, não conheço nenhum modelo para indicar, mas tem que ser de uso automotivos devidos as vibrações.

Eu conectei um media-box, que nada mais é que um leitor de cartão SD que reproduz diversos formatos de vídeo.

oshu01
24/06/2015, 11:33
Montagem de um espelhamento de tela de celular. Para Hilux 2014 e 2015, Corola e outros multimídias que tenham entrada auxiliar de áudio e vídeo.

Esta montagem é uma alternativa para os aparelhos de espelhamento de celulares. Estes outros aparelhos funcionam via Wi Fi, o que elimina fios, mas acrescenta um delay entre a imagem do celular e a que aparece no multimídia.

O custo destes aparelhos na internet, sem considerar a montagem é:

Espelhamento De Imagem Do Celular Para Central Multimídia R$ 500,00
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-651554720-espelhamento-de-imagem-do-celular-para-central-multimidia-_JM

Desbloqueador Caska R$ 199,00
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-659366858-interface-caska-desbloqueio-tela-dvd-tv-nova-hilux-corolla-_JM

Total de material: R$ 699,00

As vantagens da montagem é o custo, aproximadamente 55% menor, o fato de não ter o delay que existe nos aparelhos por wi fi, e servir em uma gama maior de celulares. O meu Galaxy S3 não espelha nos aparelhos Wi Fi.

As desvantagens é que a ligação é por fios e os fios ficam aparentes, a não ser que se embuta-os. Problema que estou tentando solucionar agora.

Para outras centrais multimídia que tenham entrada áudio e vídeo também é possível montar. No entanto deve-se verificar se a entrada do multimídia é RCA ou P2. Se for RCA deve-se comprar um cabo 3 RCA x 3 RCA.
Se for entrada P2 deve-se comprar o cabo indicado abaixo.

O desbloqueador é obrigatório, pois caso contrário a tela se desliga em velocidade superior a 10 km por hora. Mas se comprar outros espelhadores será necessário comprar o desbloqueador também.

Material:
Desbloqueador Utilizei o Caska R$ 199,00
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-659366858-interface-caska-desbloqueio-tela-dvd-tv-nova-hilux-corolla-_JM

505465

Mini Adaptador Conversor De Hdmi Para Video Composto 3rca Av R$ 70,00
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-669258638-mini-adaptador-conversor-de-hdmi-para-video-composto-3rca-av-_JM
505466

Cabo HDMI para Celular MHL HDTV Samsung Galaxy S4, S3, Note 2 e 3 R& 36,90
http://www.pontofrio.com.br/Eletronicos/AcessoriosEletronicos/CaboseConectores/Cabo-HDMI-para-Celular-MHL-HDTV-Samsung-Galaxy-S4-S3-Note-2-e-3-4397487.html

505468

Cabo 3 RCA x P2 R$ 5,20
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-651996815-cabo-p2-p3-x-3rca-audio-e-video-gps-tv-celular-18mts-_JM
Observação: O cabo que eu comprei não segue a convenção de cores dos cabos. O de vídeo está funcionando no branco, e os dois de áudio no amarelo e vermelho. O correto seria o amarelo no vídeo. Tem-se que permutar no aparelho na hora da montagem, para achar as cores corretas.
505470
Adaptador Usb Veicular 2 Portas P/ Acendedor De Cigarro R$ 7,78
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-670454663-adaptador-usb-veicular-2-portas-p-acendedor-de-cigarro-_JM

505471

Total de material: R$ 320,00

Montagem:
Ligação do cabo 3 RCA x P2 com o com o Mini Adaptador Conversor De Hdmi - Verificar se é necessário trocar o amarelo pelo branco.
505472

Ligação do Cabo HDMI para Celular MHL com o Mini Adaptador Conversor De Hdmi.
505473

Ligação do dois cabos USB no acendedor de cigarros.
505475

Ligue o Screen Mirroring e conecte o celular no Cabo HDMI para Celular MHL.
505476

Ligue o acendedor de cigarros - USB e o cabo P2 na entrada AUX do multimídia
505477

Wase no multimídia e no celular.
505478

505479

Restrições:
1) Verifique se o seu celular tem a função Screen Mirroring. Caso contrário não vai funcionar.
2) A interface de celular para HDMI é personalizada para cada tipo de celular. Verifique com o vendedor da interface se serve para o seu celular. Antes da montagem pode-se testa-lo ligando o celular em uma TV com entrada HDMI.
3) Coloque o celular em modo de rotação de tela. Caso contrario a tela do celular vai ser uma faixa no multimídia.
4) O controle é sempre no celular. Não é possível controlar seu celular pela tela do multimídia.
5) Será necessário o desbloqueador de multimídia. Caso contrario o multimídia desliga a tela após 10 km / hora. Mas para qualquer outro espelhador também será necessário o desbloqueador.

CarlosEduardoGonçalves
26/06/2015, 23:21
Boa Noite, Colegas.
Preciso da ajuda de vocês. Li o tópico inteiro e vi que isso foi tratado no início, mas não conseguir entender.
Comprei recentemente uma STD e estou pensando em instalar a central original da SRV 2013, referência NVF-9018 zt, da Pioneer. É possível o desbloqueio dessa central da TV e do DVD?? Não ficou claro isso para mim. Precisaria apenas do chaveador RCA?? Sou tapadão!!rsrsrsr
Preciso decidir com urgência se compro ou não esse aparelho de um amigo.

Desde já agradeço aos colegas.

Carlos

VictorAragão10
28/06/2015, 14:48
Tenho uma hilux SR 2012, comprei uma central multimídia da hilux SRV 2012, funciona normal?

oshu01
28/06/2015, 19:28
Boa Noite, Colegas.
Preciso da ajuda de vocês. Li o tópico inteiro e vi que isso foi tratado no início, mas não conseguir entender.
Comprei recentemente uma STD e estou pensando em instalar a central original da SRV 2013, referência NVF-9018 zt, da Pioneer. É possível o desbloqueio dessa central da TV e do DVD?? Não ficou claro isso para mim. Precisaria apenas do chaveador RCA?? Sou tapadão!!rsrsrsr

Carlos

Carlos:

O multimidia NVF 9018 ZT não tem TV nem DVD, portanto não precisa ser desbloqueado.

VictorAragão10
28/06/2015, 21:14
Vou colocar central multimídia da srv2012 em uma sr2012 a moldura é a mesma? A part prateada?

guilhermeabreu
29/06/2015, 09:26
Boa Noite, Colegas.

Carlos

Carlos

Comprei um multimídia PIONNER AVIC F960BT que te,m TV e DVD estou muito satisfeito , como falei depois que comprei achei com preço melhor e tem mais modelos mais recentes e PIONNER é PIONNER , outros que comprei foram porcarias , perdi dinheiro achando que o barato serviria , mesmo assim não foi tão barato o que comprei no ano passado para a SW4 2008 , mas este AVIC é uma boa esta na faixa dos R$1.700,00 .

Mario Lucas
29/07/2015, 09:06
Pessoal,

O objetivo desse tópico é concentrar as informações e modificações que podem ser feitas na central multimídia da Toyota Hilux de todos os anos e modelos.

Apesar das centrais originais de fabrica serem bem "engessadas", há uma serie de mudanças que podem ser feitas.

Bom dia Amigo.. Me tire uma dúvida, é possível adaptar essa central multimídia que você publicou aqui " NVF-9018zt " em uma Hilux SW4 2008 ? Tenho essa mesma central disponível para negociar, e se der para adaptar perfeitamente em minha Hilux, vou comprar a mesma. Aguardo sua resposta, abraço.

Romulo Lisboa
29/07/2015, 21:38
Tiago, PARABÉNS pelo tópico!!! Adaptei um multimídia do RAV 4 (que não tem GPS nem DVD) na minha hilux, (deu um trabalhão) mas todas as dicas dada aqui no seu topico, me ajudaram demais!!
Mas preciso tirar umas duvidas e não sei por ter muito tempo de postagem ainda vai lembrar como seria! Mas vamos lá!
Após instalado, quando ligo o carro a central liga em AUDIO OFF (reconhece o Bluetooth do celular), mas fica ligado! (Eu acho que quando se liga o carro a central deveria ficar desligada, aguardando que eu a ligue), mas não é isso que acontece, então estive pensando será que faltou alguma coisa tipo: no CONECTOR B eu não liguei o fio ILL-:Sinal de iluminação (Terra) - Acende luzes dos botões e escurece tela "e no CONECTOR D "eu não liguei o fio IGN: Ignição por que não sei aonde" "eu não liguei o BRI: Cancelamento do dimmer" . Será que tem alguma coisa haver?
Podendo me ajudar será de grande valia! (Eu não tinha os conectores, então fui a um ferro velho e comprei os conectores de um corolla 2013, e utilizei todo o seu cronograma)

Abraço!

Romulo

Pablo Michel
30/07/2015, 09:28
Bom dia Thiago,
sabe me dizer se consigo instalar a central multimídia original da SW4 2013 na SW4 2006? É a central que tem entrada para cartão SD na frente e diz o vendedor que tem TV digital, GPS, DVD, etc, e a caixa dela que me mostrou é da Orbe, confere isso?
Obrigado!

Thiago Pereira
30/07/2015, 15:50
Bom dia Amigo.. Me tire uma dúvida, é possível adaptar essa central multimídia que você publicou aqui " NVF-9018zt " em uma Hilux SW4 2008 ? Tenho essa mesma central disponível para negociar, e se der para adaptar perfeitamente em minha Hilux, vou comprar a mesma. Aguardo sua resposta, abraço.

Com certeza é possível, mas talvez não seja viável, pois vai precisar ainda adquirir antena para o GPS e refazer o chicote.

Faça como o Guilherme Abreu, compre uma de marca de qualidade como a Pioneer que ele comprou e será muito mais feliz.

sabe me dizer se consigo instalar a central multimídia original da SW4 2013 na SW4 2006? É a central que tem entrada para cartão SD na frente e diz o vendedor que tem TV digital, GPS, DVD, etc, e a caixa dela que me mostrou é da Orbe, confere isso?
Obrigado!
Mesma resposta que dei para o Mario Lucas.

Mas essa central Orbe não é a original. A central original da SW4 2013 é exatamente a mesma da Hilux que é Pioneer não tem TV e DVD.

Thiago Pereira
30/07/2015, 15:56
Tiago, PARABÉNS pelo tópico!!! Adaptei um multimídia do RAV 4 (que não tem GPS nem DVD) na minha hilux, (deu um trabalhão) mas todas as dicas dada aqui no seu topico, me ajudaram demais!!
Mas preciso tirar umas duvidas e não sei por ter muito tempo de postagem ainda vai lembrar como seria! Mas vamos lá!
Após instalado, quando ligo o carro a central liga em AUDIO OFF (reconhece o Bluetooth do celular), mas fica ligado! (Eu acho que quando se liga o carro a central deveria ficar desligada, aguardando que eu a ligue), mas não é isso que acontece, então estive pensando será que faltou alguma coisa tipo: no CONECTOR B eu não liguei o fio ILL-:Sinal de iluminação (Terra) - Acende luzes dos botões e escurece tela "e no CONECTOR D "eu não liguei o fio IGN: Ignição por que não sei aonde" "eu não liguei o BRI: Cancelamento do dimmer" . Será que tem alguma coisa haver?
Podendo me ajudar será de grande valia! (Eu não tinha os conectores, então fui a um ferro velho e comprei os conectores de um corolla 2013, e utilizei todo o seu cronograma)

Abraço!

Romulo

Algumas centrais permite que configure como deseja o estado inicial, deligada, ligada, no radio, vídeo, etc, a original da Hilux não é configurável, mas fica no mesma estado de deixou antes de desligar.

Quanto aos cabos que não conectou, com certeza não são os responsáveis por isso.

gelabert
09/08/2015, 22:47
Se ainda não resolvei, posso de passar as conecções.

Olá Thiago, como vai?
Primeiramente parabéns pelo seu Post. Absolutamente espetacular.
Na verdade não faço parte do mundo off-road, encontrei seu post durante uma pesquisa para encontrar uma solução para o meu problema.
Possuo um Corolla 2010 e ganhei uma Central Multimidia Original Toyota de um primo, mas infelizmente a Central veio sem os conectores, pois ficaram no Corolla 2014 dele.Um técnico de uma Assistência Técnica Pioneer montou o chicote na minha Central e daí levei-a a um instalador de som automotivo. Bom..a Central está instalado em meu carro e funcionando, mas o problema é que perdi os controles do volante, inclusive o do computador de bordo. Gostaria de saber sua opinião, se tem como reativar esses controles? O técnico da assistência disse que eu perderia os comandos do som no volante, mas não mencionou nada sobre o controle do computador de bordo. Desde já agradeço. Um forte abraço.

gelabert
09/08/2015, 23:22
Olá Thiago!
Suas informações me ajudaram muito e consegui instalar a central multimidia da Hilux 2014(NVF-3228zt) no meu Corolla 2010.
Os unicos cabos que tem no meu carro são os dos conectores A e B, e um do controle do volante que tive que adaptar já que era diferentes de todos do multimidia.
Comprei o desbloqueio Faaftech e instalei um receptor de TV digital.
Ainda faltam o microfone, a antena do GPS e o cabo USB.
Instalei a câmera de ré e ela parou de funcionar assim que instalei. Desmontei tudo de novo e não sei como ela voltou e parou novamente, procurei mal contato em tudo e não encontrei. Montei tudo e ela funcionou, quando fui sair com o carro ele já não funcionava mais.
O problema não é na câmera já que ela funciona na entrada da TV, os 12v do pino 2 co conector D estão chegando certinho.
Meu carro não tem conexão para o conector D e nem o C.
Sabe se preciso ligar mais algum pino ou só 8 e 16 do conector C mais o 2 do D ela já deveria funcionar?
Preciso ligar os terras dos pinos 11 e 18 do conector D?
Liguei 12v no pino 1 (IGN) do conector D e não resolveu.

Desde já agradeço,

Grande Abraço!

Thiago Pereira
10/08/2015, 11:25
Olá Thiago!
Suas informações me ajudaram muito e consegui instalar a central multimidia da Hilux 2014(NVF-3228zt) no meu Corolla 2010.
Os unicos cabos que tem no meu carro são os dos conectores A e B, e um do controle do volante que tive que adaptar já que era diferentes de todos do multimidia.
Comprei o desbloqueio Faaftech e instalei um receptor de TV digital.
Ainda faltam o microfone, a antena do GPS e o cabo USB.
Instalei a câmera de ré e ela parou de funcionar assim que instalei. Desmontei tudo de novo e não sei como ela voltou e parou novamente, procurei mal contato em tudo e não encontrei. Montei tudo e ela funcionou, quando fui sair com o carro ele já não funcionava mais.
O problema não é na câmera já que ela funciona na entrada da TV, os 12v do pino 2 co conector D estão chegando certinho.
Meu carro não tem conexão para o conector D e nem o C.
Sabe se preciso ligar mais algum pino ou só 8 e 16 do conector C mais o 2 do D ela já deveria funcionar?
Preciso ligar os terras dos pinos 11 e 18 do conector D?
Liguei 12v no pino 1 (IGN) do conector D e não resolveu.

Desde já agradeço,

Grande Abraço!

A câmera original da Hilux trabalha com 6V, esses 6V vem do pino 7 do conector C, caso a sua câmera não seja a original e trabalhe com 12V você vai precisar de um relé para fornecer a tensão correta.

Originalmente ao ligar a ignição a central fornece instantaneamente 6V para a câmera para evitar um delay caso inicie imediatamente uma manobra de ré e também para executar um auto-teste.
Os 12V que vem da alavanca de cambio (pino 2 conector D) não deve ser utilizado para alimentar a câmera e sim apenas para a central saber quando esta marcha for engatada.

mvcmartins
10/08/2015, 12:55
Caro thiago gostaria de saber se é possível atualizar o GPS original da Hilux 2014 fora da concessionária.
Abraço.

Thiago Pereira
10/08/2015, 13:23
Caro thiago gostaria de saber se é possível atualizar o GPS original da Hilux 2014 fora da concessionária.
Abraço.

Infelizmente eu ainda não achei nenhuma outra altenativa.

gelabert
10/08/2015, 22:21
Olá Thiago,
A minha câmera de ré não é original, liguei o positivo e o negativo nos fios da lâmpada de ré, passei apenas o cabo de vídeo até a central, este cabo tem também um fio vermelho que usei para enviar o sinal da ré para a central no pino 2 do conector D.
Hoje percebi que se eu ligar o carro e a central iniciar sem receber sinal de ré ela não funciona, porém se eu ligar o carro e em seguida engatar a ré com a central ainda iniciando ela passa a funcionar a câmera de ré, mesmo trocando de marcha e voltando para a ré ela funciona desde que eu não desligue o carro.
Parece que está faltando uma alimentação instantânea sempre que ligo o carro.
Será que se eu conectar o sinal instantâneo de 6V no pino 2 do conector D vai funcionar? Mas quando engatar a ré vai enviar 6v onde está entrando 12v, oque pode acontecer?
Acho que o problema está aí, mas não sei como resolver!

Desde já agradeço e muito.

Grande abraço!

Thiago Pereira
11/08/2015, 14:05
Olá Thiago,
A minha câmera de ré não é original, liguei o positivo e o negativo nos fios da lâmpada de ré, passei apenas o cabo de vídeo até a central, este cabo tem também um fio vermelho que usei para enviar o sinal da ré para a central no pino 2 do conector D.
Hoje percebi que se eu ligar o carro e a central iniciar sem receber sinal de ré ela não funciona, porém se eu ligar o carro e em seguida engatar a ré com a central ainda iniciando ela passa a funcionar a câmera de ré, mesmo trocando de marcha e voltando para a ré ela funciona desde que eu não desligue o carro.
Parece que está faltando uma alimentação instantânea sempre que ligo o carro.
Será que se eu conectar o sinal instantâneo de 6V no pino 2 do conector D vai funcionar? Mas quando engatar a ré vai enviar 6v onde está entrando 12v, oque pode acontecer?
Acho que o problema está aí, mas não sei como resolver!

Desde já agradeço e muito.

Grande abraço!

Já entendi o que está acontecendo e é justamente o auto-teste que comentei no post anterior.

Ao ligar a ignição a central envia os 6V pelo pino 7 do conector C para alimentar a câmera, com isso a central espera que receba um sinal de vídeo pelo pino 8 do conector C.
Como sua câmera somente liga ao engatar a ré a central não recebe o sinal de vídeo esperado e com isso desabilita a função.

Para resolver o problema ou você deixa a câmera sempre ligada, utilizando um 12V pós-chave, mas não é o ideal, pois diminuirá a vida útil da câmera.
Ou como um relé de 6V cria uma interface para alimenta-la com 12V.

_Jefferson_
13/08/2015, 12:02
Thiago, retirei o cartão que fica embaixo da central da Hilux 2012. Mas o Cartão SD não lê no meu computador. Você sabe dizer como fazer para ler os dados do cartão?

Thiago Pereira
13/08/2015, 13:55
Thiago, retirei o cartão que fica embaixo da central da Hilux 2012. Mas o Cartão SD não lê no meu computador. Você sabe dizer como fazer para ler os dados do cartão?

O formato do sistema de arquivos é diferente do que o pc consegue ler.

Para utiliza-lo é preciso que faça uma nova formatação, o que excluirá todos os arquivos de mapas, portanto não faça isso.

DeividZanette
13/08/2015, 14:20
Boa Tarde pessoal.
Possuo uma SW4 2001 e por um acaso consegui um rádio original da Hilux 2013, o antigo dono instalou uma central na dele.
Minha SW4 não possui comandos no volante, então acredito que seja por isso que o rádio está sem volume.
Alguém saberia me informar se é possível fazer algum jumper ou algo do gênero no conector do controle de som do volante?
Desde já agradeço a ajuda.

Thiago Pereira
13/08/2015, 14:34
Boa Tarde pessoal.
Possuo uma SW4 2001 e por um acaso consegui um rádio original da Hilux 2013, o antigo dono instalou uma central na dele.
Minha SW4 não possui comandos no volante, então acredito que seja por isso que o rádio está sem volume.
Alguém saberia me informar se é possível fazer algum jumper ou algo do gênero no conector do controle de som do volante?
Desde já agradeço a ajuda.

Não sei a razão de estar sem som, mas com certeza não é culpa do controle no volante, pois estes quando não estão sendo pressionados ficam em circuito aberto, o que é o mesmo que ocorre quando não existem.

DeividZanette
13/08/2015, 15:10
Não sei a razão de estar sem som, mas com certeza não é culpa do controle no volante, pois estes quando não estão sendo pressionados ficam em circuito aberto, o que é o mesmo que ocorre quando não existem.
Obrigado pela ajuda.
Vou fazer a ligação básica sem sinal para amplificador e antena, e vou ligar somente 1 falante. talvez seja algo diferente, como necessidade de um aplificador ou algo do genero.
Mais tarde posto o resultado.
Obrigado

_Jefferson_
13/08/2015, 15:32

Na verdade não é o sistema de arquivos. Acho que deve ser o próprio cartão que tem arquitetura diferente.
O computador não o reconhece. Nem que eu quisesse formatar não conseguiria.
Deve ter pinos diferenciados no cartão de memória para evitar a pirataria por meio de computadores normais.

Thiago Pereira
13/08/2015, 15:58
Na verdade não é o sistema de arquivos. Acho que deve ser o próprio cartão que tem arquitetura diferente.
O computador não o reconhece. Nem que eu quisesse formatar não conseguiria.
Deve ter pinos diferenciados no cartão de memória para evitar a pirataria por meio de computadores normais.

Não é diferente fisicamente pq quando fiz a atualização a própria central formatou o cartão SD, hoje uso ele com musicas.
Inclusive no manual do cartão de atualização diz isso.

Se você entrar no gerenciamento de discos das ferramentas administrativas de um computador Windows verá ele listado.

DeividZanette
13/08/2015, 16:35
Thiago Pereira. Você saberia me dizer se as hilux a partir de 2013 possuem algum amplificador de fábrica? O rádio original Toyota fabricado pela Pioneer com plug para cabo USB na traseira do rádio possui wattagem para tocar os falantes direto, sem ajuda de amplificador? Pois estou começãndo a desconfiar que está queimado o CI de potência...

Thiago Pereira
13/08/2015, 16:57
Thiago Pereira. Você saberia me dizer se as hilux a partir de 2013 possuem algum amplificador de fábrica? O rádio original Toyota fabricado pela Pioneer com plug para cabo USB na traseira do rádio possui wattagem para tocar os falantes direto, sem ajuda de amplificador? Pois estou começãndo a desconfiar que está queimado o CI de potência...

Não há amplificador externo à central, todos os alto-falantes são tocados diretamente por ela, por amplificação interna.

DeividZanette
13/08/2015, 17:37
Não há amplificador externo à central, todos os auto-falantes são tocados diretamente por ela por amplificação interna.
Valeu pela informação.
vou ligar somente os positivos e o terra no radio e testar as saídas com um multiteste.
Mais uma vez Obrigado.

_Jefferson_
14/08/2015, 07:36
Na internet há vários modelos e preços. Qual seria a mais indicada para a Hilux 2012? Quero uma que tenha um bom sinal de TV digital e que aproveite os controles do volante.

Edson Escaramussa
14/08/2015, 14:00

464342
Vc tem o telefone da concessionária que lhe forneceu o cartão!!!Aqui no MS a Toyotas não fazem isto.

Thiago Pereira
14/08/2015, 15:43
Vc tem o telefone da concessionária que lhe forneceu o cartão!!!Aqui no MS a Toyotas não fazem isto.

O cartão SD com os dados atualizados é vendido no departamento de peças da concessionária como um peça qualquer, a versão do fim de 2013 tinha o part number é 86271-12120, talvez já exista uma mais atualizada.
Todas as concessionarias são obrigadas a fornecer tal item, se não estão afim de ajudar reclame no 0800 da Toyota.

A concessionaria que me forneceu o cartã foi a T-line de São Paulo, Tel.:5532-6600.

DeividZanette
18/08/2015, 10:56
Bom Dia Pessoal.
Somente para chegar a conclusão sobre instalar o rádio da Hilux acima de 2013 na Hilux e na SW4 até 2002.
A unica coisa que se deve eliminar do chicote será o fio da antena eletrica (preto com listra branca) pois não sei por que cargas ele elimina o audio do rádio. precisa ser aberto 12mm em cada lado da moldura. Fica muito bom e também serve para quem quiser colocar a Central Multimídia das mais novas nas nossas velhinhas guerreiras.
Espero ajudar ou ter ajutado alguém com o mesmo problema que o meu.

Thiago Pereira
18/08/2015, 11:56
Bom Dia Pessoal.
Somente para chegar a conclusão sobre instalar o rádio da Hilux acima de 2013 na Hilux e na SW4 até 2002.
A unica coisa que se deve eliminar do chicote será o fio da antena eletrica (preto com listra branca) pois não sei por que cargas ele elimina o audio do rádio. precisa ser aberto 12mm em cada lado da moldura. Fica muito bom e também serve para quem quiser colocar a Central Multimídia das mais novas nas nossas velhinhas guerreiras.
Espero ajudar ou ter ajutado alguém com o mesmo problema que o meu.

Parabéns!
Mande uma foto de como ficou a instalação.

Essa cabo da antena foi conectado no pino 8 do conector A?

feliperoraima
18/08/2015, 12:52
Thiago, tenho uma SRV 2010. com aquele som original de 6 discos.
estou pensando em comprar essa central http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-691324797-cd-player-original-toyota-hilux-usb-gps-pioneer-sd-card-_JM#questionText , acredito que seja a mesma da primeira postagem. sabe me dizer se a instalação será plug and play? obrigado.

Thiago Pereira
18/08/2015, 13:15
Thiago, tenho uma SRV 2010. com aquele som original de 6 discos.
estou pensando em comprar essa central http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-691324797-cd-player-original-toyota-hilux-usb-gps-pioneer-sd-card-_JM#questionText , acredito que seja a mesma da primeira postagem. sabe me dizer se a instalação será plug and play? obrigado.

Não é plug&play, mas é possível.

Volte algumas paginas que tem quem fez o mesmo.

feliperoraima
18/08/2015, 13:22
Puts, pensei que fosse só trocar o aparelho :(. tava pensando em comprar pq só a interface USB pro meu aparelho é 300 reais e esse aparelho 500 e ele ainda é touch. vou procurar nas paginas anteriores

feliperoraima
18/08/2015, 13:27
Thiago li algumas páginas atras que algumas funções funciona normal no plug and play, sabe me dizer oq seria? acredito que apenas o gps não funcione corretamente né? sabe me dizer se precisa de moldura?

Thiago Pereira
18/08/2015, 14:44
Thiago li algumas páginas atras que algumas funções funciona normal no plug and play, sabe me dizer oq seria? acredito que apenas o gps não funcione corretamente né? sabe me dizer se precisa de moldura?

Nunca vi pessoalmente uma troca dessa, o que escrevo é baseado no que imagino e pode estar errado.
Creio que as diferenças são do chicote para câmera de ré, controles do volante, gps, usb e entrada auxiliar, será preciso fazer/refazer esses chicotes para que tenha essas funções disponíveis, use os esquemas do inicio que vão te ajudar muito.
Precisará também da antena do GPS.

Sobre a moldura também não sei informar, será que as fotos das primeiras paginas não dão alguma ajuda?

Marcelo matchal
20/08/2015, 14:49
olá amigos estou com um problemao
alguém sabe pinagem domodelo NVF-0638zt
pois não consigo acionar a CAM RE de jeito nenhum
pode ser por causa do SD card que não tenho?????????

Thiago Pereira
20/08/2015, 20:10
olá amigos estou com um problemao
alguém sabe pinagem domodelo NVF-0638zt
pois não consigo acionar a CAM RE de jeito nenhum
pode ser por causa do SD card que não tenho?????????

Olhe nesse link, talvez ajude: http://www.dtforum.info/index.php?topic=145956.msg1011073576

gelabert
27/08/2015, 00:18
Olá Thiago, preciso de mais uma ajuda.
Chegou o microfone original e vou instalar na central da hilux 2014 que instalei no meu Corolla 2010.
Você sabe o que são os fios que saem do microfone:
Vermelho, Branco, Preto e Amarelo.
Preciso saber qual ligo na a entrada do microfone + e - (pinos 5 e 19), na detecção do microfone (pino 6) e energia para microfone (pino 4).

Desde já agradeço,

Alexandre Gelabert.

Thiago Pereira
27/08/2015, 13:46
Olá Thiago, preciso de mais uma ajuda.
Chegou o microfone original e vou instalar na central da hilux 2014 que instalei no meu Corolla 2010.
Você sabe o que são os fios que saem do microfone:
Vermelho, Branco, Preto e Amarelo.
Preciso saber qual ligo na a entrada do microfone + e - (pinos 5 e 19), na detecção do microfone (pino 6) e energia para microfone (pino 4).

Desde já agradeço,

Alexandre Gelabert.

O chicote da 2014 é ligeiramente diferente da 2013, olhei as fotos e na 2013 as cores são as seguintes:

4. MACC: Energia para microfone (5) - Preto
5. MIN+: Entrada do microfone (+) - Branco
6. SNS: Detecção do microfone - Branco com listra preta
19. MIN-: Entrada do microfone (-) - Vermelho

Importante destacar que essas são as cores no conector da central, pode ser que haja alguma mudança de cores em outro conector.

Se tiver alguém com boa vontade em uma concessionaria Toyota perto de você para dar uma olhada no esquema com certeza consegue descobrir.

gelabert
27/08/2015, 22:30
Obrigado Thiago!

Realmente no conector do microfone ao menos uma cor muda, já que são vermelho, branco, preto e amarelo.

Vou ver se consigo que olhem o esquema pra mim, mas acho difícil alguém ter essa boa vontade aqui.

Mesmo assim muito obrigado, você tem me ajudado muito!

Grande Abraço,

Alexandre Gelabert

mvcmartins
29/08/2015, 04:20
Alguem sabe informar como configurar o GPS da Hilux 2014 para aparecer a velocidade no display.
Grato.

Thiago Pereira
30/08/2015, 11:00
Alguem sabe informar como configurar o GPS da Hilux 2014 para aparecer a velocidade no display.
Grato.

Infelizmente não é possível.

mvcmartins
30/08/2015, 18:20
Valeu thiago,pelo visto a central Caska que eu tinha na Hilux anterior era melhor pela TV desbloqueada e o GPS mais customizável e passível de atualização.
Ja essa central não perde em tudo não,seu display tem definição muito superior com iluminação por led,Bluetooth,interface para MP3 mais organizada e comando do telefone muito melhores.
Tenho que me contentar com isso.
Abraço.

Romulo Lisboa
30/08/2015, 22:26
Algumas centrais permite que configure como deseja o estado inicial, deligada, ligada, no radio, vídeo, etc, a original da Hilux não é configurável, mas fica no mesma estado de deixou antes de desligar.

Quanto aos cabos que não conectou, com certeza não são os responsáveis por isso.

Thiago,

Demorei a responde-lo, na verdade não resolvi o problema do aparelho se manter desligado após ligar a chave do carro, mas esta valendo! Segue as imagens para que veja como ficou a minha central, com todas as dicas que passou nesse post SHOW DE BOLA!!
510652

510653

510654

510651

Tudo (Camerá de ré, Bluetooth para conexão com celular, imagem de DVD escravo, TV, AV, USB, funcionando perfeitamente conforme o manual que adicionou no post e suas explicações!!

Super Parabens!! Mais uma vez!

Abraço!

CarlosEduardoGonçalves
31/08/2015, 09:19
Bom dia Thiago e demais colegas,

Alguém sabe me responder qual a diferença entre a central NVF-9018zt. e NVF 3228zt?
Thiago, na primeira pagina deste fórum, você fala em habilitação da funçao de dvd e tv digital da central NVF-9018zt.
Não entendi isso, visto que essa central não tem essas funções!! Seria para utilização de outros aparelhos escravos?
Comprei uma cetral NVF 3228 para instalar na minha hilux std 2013, super pelada..rsrsrsr...Queria ajuda de vcs para instalação e otimização deste aparelho.

Desde já agradeço.

Carlos

Thiago Pereira
31/08/2015, 10:09
Valeu thiago,pelo visto a central Caska que eu tinha na Hilux anterior era melhor pela TV desbloqueada e o GPS mais customizável e passível de atualização.
Ja essa central não perde em tudo não,seu display tem definição muito superior com iluminação por led,Bluetooth,interface para MP3 mais organizada e comando do telefone muito melhores.
Tenho que me contentar com isso.
Abraço.

Dê uma olhada nas centrais multimídias de marcas mais consagradas com Pioneer, Kenwood, etc, são bem mais caras, mas deixam as nossas originais muito para trás.

Thiago Pereira
31/08/2015, 10:10
Thiago,

Demorei a responde-lo, na verdade não resolvi o problema do aparelho se manter desligado após ligar a chave do carro, mas esta valendo! Segue as imagens para que veja como ficou a minha central, com todas as dicas que passou nesse post SHOW DE BOLA!!

Tudo (Camerá de ré, Bluetooth para conexão com celular, imagem de DVD escravo, TV, AV, USB, funcionando perfeitamente conforme o manual que adicionou no post e suas explicações!!

Super Parabens!! Mais uma vez!

Abraço!

Muito bom! Parabéns pelo trabalho! :palmas:

Thiago Pereira
31/08/2015, 10:17
Bom dia Thiago e demais colegas,

Alguém sabe me responder qual a diferença entre a central NVF-9018zt. e NVF 3228zt?
Thiago, na primeira pagina deste fórum, você fala em habilitação da funçao de dvd e tv digital da central NVF-9018zt.
Não entendi isso, visto que essa central não tem essas funções!! Seria para utilização de outros aparelhos escravos?
Comprei uma cetral NVF 3228 para instalar na minha hilux std 2013, super pelada..rsrsrsr...Queria ajuda de vcs para instalação e otimização deste aparelho.

Desde já agradeço.

Carlos

Acredito que a 3228zt é um modelo anterior a 9018zt, se não me engano ela não tem Bluetooth entre outras coisas.

Na verdade aquele esquema você habilita uma entrada de vídeo auxiliar e nela pode conectar qualquer coisa, como aparelho de leitura de DVD, TV digital, etc., o sinal quem vai gerar são esses aparelhos.

Não conheço essa central, mas não deve ser muito diferente da 9018zt, utilize os esquemas da primeira pagina para comparar os conectores, sendo iguais com certeza a grande maioria dos pinos vai ser idêntica e a instalação vai ficar muito simples.

CarlosEduardoGonçalves
31/08/2015, 13:37
Obrigado Thiago.

gelabert
02/09/2015, 21:54
Olá Thiago,

Consegui ligar o microfone original, se alguém precisar segue a ligação:

Fio Vermelho = 4. MACC: Energia para microfone
Fio amarelo = 6. SNS: Detecção do microfone
Fio branco = 5. MIN+: Entrada do microfone
Fio preto = 19. MIN-: Entrada do microfone

Agora está tudo funcionando, GPS, TV, Viva voz, etc...

Muito obrigado pela sua ajuda, sem ela eu não teria conseguido.

Deus te Abençoe!

Grande Abraço,

Alexandre Gelabert

Thiago Pereira
04/09/2015, 09:53
Olá Thiago,

Consegui ligar o microfone original, se alguém precisar segue a ligação:

Fio Vermelho = 4. MACC: Energia para microfone
Fio amarelo = 6. SNS: Detecção do microfone
Fio branco = 5. MIN+: Entrada do microfone
Fio preto = 19. MIN-: Entrada do microfone

Agora está tudo funcionando, GPS, TV, Viva voz, etc...

Muito obrigado pela sua ajuda, sem ela eu não teria conseguido.

Deus te Abençoe!

Grande Abraço,

Alexandre Gelabert

Excelente noticia! Obrigado por compartilhar.

Fábio Guimarães
11/09/2015, 21:02
Boa noite, Thiago!! Parabéns pelas suas descobertas sobre o multimidia da Hilux! Será q vc não faria estas modificações na minha?? Abs

Fabiano de Paula
13/09/2015, 18:23
Thiago Pereira, eu comprei uma central multimidia pioneer da hilux srv e quero instalar na sr 2012, tenho que cortar o painel? Ou tem outra solução?

Thiago Pereira
13/09/2015, 22:26
Boa noite, Thiago!! Parabéns pelas suas descobertas sobre o multimidia da Hilux! Será q vc não faria estas modificações na minha?? Abs

Olá Fábio,

Obrigado!

Gosto de mexer no carro, descobrir e fazer as coisas como hobby, normalmente no fim de semana e infelizmente não tenho tempo e condições de assumir algo com alguém.

Thiago Pereira
13/09/2015, 22:27
Thiago Pereira, eu comprei uma central multimidia pioneer da hilux srv e quero instalar na sr 2012, tenho que cortar o painel? Ou tem outra solução?

Acredito que não precise cortar, talvez trocar a moldura.
Tente reparar nas fotos da primeira pagina se a moldura é igual de sua SR.

felipem1511
05/10/2015, 17:59
Acredito que não precise cortar, talvez trocar a moldura.
Tente reparar nas fotos da primeira pagina se a moldura é igual de sua SR.

Thiago gostaria de saber se a camera de ré da Hilux só pode ser ligada pelo controle do kit multimidia?

Pois comprei uma que não veio com o mesmo e todas as vezes que dou ré a camera não liga, pode me ajudar?

Thiago Pereira
05/10/2015, 18:26
Thiago gostaria de saber se a camera de ré da Hilux só pode ser ligada pelo controle do kit multimidia?

Pois comprei uma que não veio com o mesmo e todas as vezes que dou ré a camera não liga, pode me ajudar?

Dê uma lida no post do link abaixo e nos outros próximo e veja se ajuda.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/139366-central-multimidia-toyota-hilux-head-unit-post2304438.html#post2304438

tassogalhano
06/10/2015, 12:20
Boa tarde, Thiago!
Primeiramente parabéns pelo tópico, muito bem feito e detalhista! Buscando por informações na internet, vim parar no mesmo e acabei por me registrar no fórum, que não conhecia!
Minhas dúvidas são as seguintes, veja se pode me ajudar em alguma coisa:
Tenho uma SW4 ano 2007, meu som é o original de fábrica, sabe se cabe bem uma adaptação dessa central multimídia no meu carro (tanto na moldura, quanto nas conexões)? Até achei com preço viável, mas fiquei na dúvida sobre os cabeamentos, conexões, amplificação para os falantes e etc.
Vejo que você tem um certo conhecimento da área, antes de cair na central multimídia original, andei pesquisando outros modelos, como por exemplo o pioneer AVH-X2780BT - para mim a necessidade real é um usb e um bom bluetooth, visto que meu carro só tem cd e FITA! Mas vi que a saída pre-amp do pioneer é de 23W, e acho que a potência dos falantes do carro é 40W, sabe se estou correto? No caso precisaria de outro amp, ou os 23W já estão de bom tamanho?
Tenho um certo conhecimento da área, mas me deparei com esse som original e achei o mesmo um tanto quanto "restrito".
Muito obrigado desde já!