Ver Versão Completa : direção elétrica no Bandeirante
advocaciamartins
21/10/2010, 20:09
Vamos lá pessoal ...
tenho uma Band direção mecânica e queria instalar uma hidráulica nele. Após ver os custos R$ 3.500-4.500), adaptações, espaço ocupado, polias, correias, barras e pivôs, etc, fiquei decepcionado com essa bagunça toda e comecei a procurar outra solução.
Pesquisando, descobri a direção elétrica (não é elétrica-hidráulica, o que também é interessante pois dispensa bomba, correia, polias e não rouba potência do motor) do Stillo, que é totalmente independente, fica na própria coluna de direção, não ocupa espaço, tem opção para gerar maior torque (tecla city), e é totalmente independente do motor. É muito simples. Na Europa e EUA este sistema está substituindo a direção hidráulica.
Mas no nosso caso, pesquisei e encontrei apenas dois casos de adaptação com esta direção, um em um fusca (no caso a do C3, mas o proprietário iria substituir pela do Stillo) e outro em um jeep willys.
O custo é baixo, um sistema completo e usado está na faixa de R$ 800-1.000 (recondicionado)e não precisa de grandes adaptações visto que a única alteração é na coluna de direção.
Porém, antes de continuar neste projeto eu queria ouvir a opinião dos amigos, então por favor, critiquem.
Sergioporto
21/10/2010, 20:50
Vamos lá pessoal ...
tenho uma Band direção mecânica e queria instalar uma hidráulica nele. Após ver os custos R$ 3.500-4.500), adaptações, espaço ocupado, polias, correias, barras e pivôs, etc, fiquei decepcionado com essa bagunça toda e comecei a procurar outra solução.
Pesquisando, descobri a direção elétrica (não é elétrica-hidráulica, o que também é interessante pois dispensa bomba, correia, polias e não rouba potência do motor) do Stillo, que é totalmente independente, fica na própria coluna de direção, não ocupa espaço, tem opção para gerar maior torque (tecla city), e é totalmente independente do motor. É muito simples. Na Europa e EUA este sistema está substituindo a direção hidráulica.
Mas no nosso caso, pesquisei e encontrei apenas dois casos de adaptação com esta direção, um em um fusca (no caso a do C3, mas o proprietário iria substituir pela do Stillo) e outro em um jeep willys.
O custo é baixo, um sistema completo e usado está na faixa de R$ 800-1.000 (recondicionado)e não precisa de grandes adaptações visto que a única alteração é na coluna de direção.
Porém, antes de continuar neste projeto eu queria ouvir a opinião dos amigos, então por favor, critiquem.
Amigo ,nao sei te dizer 'a respeito !minha toy tem direçao original
e nao é progressiva !Tenho um stilo e direçao é fora de série mas será que quenta peso da dianteira da Toy ?
Este tópico vai ser interessante:pipoca:
hercilio.neto
21/10/2010, 23:26
Como é o funcionamento da direção elétrica?
Não dá pau se entrar na água com o jipe?
elmestizo
22/10/2010, 09:58
Martins,
O direção elétrica pode ser boa para o uso em veículos off-road, desde que o sistema elétrico seja blindado contra agua e barro e que ela seja dimensionada para o uso.
Acredito, não existir no mercado brasileiro, nenhuma direção eletrica que atenda os 2 itens acima.
A comparação que devemos fazer no Bandeirante é sempre com caminhão e quase nunca com um veículo de passeio.
Em tempo, note que, até onde tenho conhecimento, não existe caminhão com direção eletro-assistida.
Abrass sem polemicas e esclarecedores
advocaciamartins
22/10/2010, 11:40
Colocando um pouco mais de lenha na fogueira.
O novo Fiesta já vem com direção elétrica, assim como o Elantra novo, mas são somente carros pequenos, e lá fora o novo Corola.
Já a Hyundai está lançando no Brasil o novo Ix35, utilitário de grande porte com tração 4x4 e "direção elétrica".
Mas a "dor" vem mesmo da Land Rover, que está lançando o novo Range Rover Evoque com direção elétrica.
Vamos considerar também, que tem muita gente utilizando Bandeirante com caixa de opala e bomba do santana, veículos de passeio.
Mas isso é só para colocar um pouco mais de argumento para poder ouvir mais opiniões. Obrigado aos amigos que já colaboraram.
dinhorlf
22/10/2010, 12:10
hum hum ... tô de olho nesse topico.
(as) com os ombros crescendo de tanto bater volante.
Guiga Tostes
22/10/2010, 12:22
Bom lá vai o meu pitaco...
Sem querer ser purista e nem tão pouco saudosista, não considero a solução elétrica a mais indicada para a Band...que é um carro espartano por natureza e mais se assemelha a um caminhão(antigo) conforme citado pelo Elmestizo acima.
Outro detalhe importante a se observar em Bands e jipes em geral, é que a parte que "menos presta" e que mais apresenta problemas crônicos é a parte elétrica, seja pela trepidação ou por interpéries como: agua, barro e poeira. Isso lembrando que a elétrica destes carros(Band e Jipes) é a mais simples/funcional possivel e não envolve centrais eletro-eletronicas coplexas.
Sem entrar no campo dimensionamento e porte do carro X equipamento de direção temos que considerar que os veiculos que vem equipados com direção elétrica contam com tecnologia anos luz mais evoluidas(o que não quer dizer que sejam melhores) que a das Band e a maioria são carros urbanos...ah mas e o Range Rover? ...bem agora estamos falando de outras cifras e outro perfil de uso....com isso considerando o possivel custo da direção elétrica deste veiculo a direção original Toyota, testada e aprovada passa a ser muito mais acessivel, viável($) e possível.
Eu gosto muito de novas soluções e inovações, mas no item direção em um carro com a concepção Band e suas 2ton, melhor não arriscar pois direção é um item crucial para a segurança na condução.
Abrs
Concordo com o Guiga em genero numero e grau, e ainda acrescento o seguinte, pode até funcionar bem no começo, mas acho que em pouquíssimo tempo vai dar pau, além das 2 ton ainda tem o fato que se os pneus forem largos complica mais ainda, porque fica mais pesado estersar, as soluções ja encontradas com caixa do santana e tal, são uma boa e o preço também é bom , só vai render boas adaptações.:parede:
Continuarei de olho neste tópico, ta começando esquentar:pipoca:
Glauco mendes
22/10/2010, 14:02
E ai gurizada ta rendendo o assunto; logo que comprei a minha mandei colocar um setor de opala e bomba do santana, fica bom!! mas o que ñ me agradava era as adaptações, o mais agravante deles o setor que ficava exposto na ponta de fora da longarina do chassi, então logo que pude fui juntando as peças e coloquei tudo nos moldes originais!
Abs..
advocaciamartins
22/10/2010, 21:09
realmente, fica feio aquela adaptação na frente da Band, mas pelo custo acaba valendo a pena.
Outro problema (que encarece muito) na direção hidráulica é comprar o kit de polia + correia + diversos (R$ 1.000,00), a própria bomba, mangueiras e etc. Então, só para esquentar mais um pouco o papo, vamos considerar a direção eletro-hidráulica?
Na direção elétrica, a "caixa" fica na coluna de direção e o motor junto com a caixa, ou seja, um conjunto lacrado, acredito que a prova de água. No mesmo conjunto vai embutido o módulo de controle, que no caso do Stilo é independente (por isso que é o modelo que estão usando para adaptação).
Na direção elétro-hidráulica, você utiliza uma caixa de direção hidráulica qualquer (da toyota, do santana, etc), porém utiliza uma bomba elétrica, totalmente independente do motor e portando de fácil adaptação (custo aproximado de R$ 450,00 recondicionado). As vantagens são que não consome potência do motor (economia 5% e + força no motor) e não precisa de um monte de adaptações para a bomba.
Neste caso, se não optar pela direção elétrica, teríamos a opção eletro-hidráulica, muito comum em vários carros, embora lá fora este sistema esteja sendo substituido progressivamente pela elétrica.
Então a questão complicou: hidráulica, hidráulica adaptada, elétrica e eletro-hidráulica. Como ficamos?
Realmente a ponta do chassi com aquela adaptação, não é bonita , quem tentasse cobrir, mas ainda sim não me agradou, existem adaptações que ficam muito boa como é o caso da caixa do santana e tal mas fica feia, outras podem até ficar legal, mas pouco funcional, neste caso acabo optando pela original (ó até rimou) hehehe, a original realmente é uma fábula o custo, mas penso o seguinte, vou fazer um passeio com a familía e resolvo me aventurar um pouco afinal é um 4X4 e não qualquer um, é uma BAND, e aí quebra logo a adaptação e não posso prosseguir, imagine mulher e filhos na orelha: Tô com fome, com frio, com sono, com dor etc.
Acaba ficando igual o comercial do cartão de crédito:
Bomba adaptada R$1.800,00 Bomba original R$ 3.500,00 ouvir a mulher reclamar na trilha, Não Tem Preço. :twisted:
Continuo de olho a discução tá boa.
Denilson Rocha
02/02/2012, 08:45
Olá Bom não tenho uma Band mas sim uma Kombi dupla e nela ja tinha colocado direção hidraulica ficou muito boa , tive que fazer uma reforma geral nela e troca frente e assoalho pois ja estava mais do que na hora . então nessa reforma saiu fora a caixa e toda instalação que fiz . Ai vem a novidade Comprei uma coluna do stilo (eletrica ) gostaria de saber se alguem sabe como fazer a ligação se so o positivo e negativo ja liga ou o outro conector com 06 pinos também sera usado , e a tecla (city) como farei ? ou esqueço ela de vez. Se alguem puder me ajudar agradeço Muito Obrigado .
Não sou especialista, mas acho que tanto a elétrica, quanto a eletro hidráulica, são gerenciadas pela centralina do carros, até pq elas são progressiva, ficam mais firmes conforme a velocidade. Como seria essa adaptação na band? Elas são lacradas ? Sim, mas para o uso médio em automóveis. Imagina ela coberta por água, um carro de passeio já teria parado há tempo. E tem a questão do peso e do arraste. A discussão é bem interessante, não quero ser purista e novas idéias são são sempre bem vindas. Mas introduzir ( ops ) eletrônica na band é matar a sua principal caracteristica.
Abs
Ferreira M
02/02/2012, 19:34
Faz 2 anos e pouco que eu comprei a band, que originalmente era com direção mecânica, e agora está com uma hidráulica original e é outra vida. Tive a oportunidade de dirigir uma Captiva da GM, que possui direção elétrica e é inacreditável, muito leve e precisa, e o carro só pesa 1850 kg.
Não há como comparar em termos de conforto. Entretando, será que uma Captiva chega aos quase 30 anos de uso funcionando, com tanta eletrônica embarcada? E se já aconselham a não lavar o motor desses carros mais novos, exatamente para não comprometer a parte eletrônica, quem dirá colocar na trilha com água até o capô?
Na minha humilde opinião de novato, melhor ficar com a robustez do original.
Mas como eu queria um ar-condicionado, o coisinha difícil de encontrar!
Grande abraço
Na densul tem Densul Refrigerao - Peas para ar condicionado automotivo (http://www.densul.com.br/) . Mas o kit deles não vai dar conta da longa. Tem que botar um evaporador maior e quissá o condensador.
Abs
hercilio.neto
02/02/2012, 23:11
Entretando, será que uma Captiva chega aos quase 30 anos de uso funcionando, com tanta eletrônica embarcada?
Claro que não! Ainda mais se for colocada pra trabalhar na roça. Rararará
estyvybeykr
03/02/2012, 11:15
Aos senhores que infelizmente ainda não possuem DH na Band ae vai um conselho,(conselho se fosse realmente bom não se dava, mas se venderia.) Adquiram as peças em separado, pois um kit completo acaba tendo um valor exorbitante, saindo o mais caro o setor hidraulico, o restante e facil pois é tudo MB. polias, correias, mangotes, reservatôrio suportes e esticadores são vendidos separadamente.
Fica a dica, malhei muito antes de ter a hidraulica, mas comprei aos pedaços e hoje não sofro mais ao estacionar a Band nas vagas apertadas.
Forte abraço.
Estevão
hercilio.neto
05/02/2012, 02:13
Aos senhores que infelizmente ainda não possuem DH na Band ae vai um conselho,(conselho se fosse realmente bom não se dava, mas se venderia.) Adquiram as peças em separado, pois um kit completo acaba tendo um valor exorbitante, saindo o mais caro o setor hidraulico, o restante e facil pois é tudo MB. polias, correias, mangotes, reservatôrio suportes e esticadores são vendidos separadamente.
Fica a dica, malhei muito antes de ter a hidraulica, mas comprei aos pedaços e hoje não sofro mais ao estacionar a Band nas vagas apertadas.
Forte abraço.
Estevão
Essa e uma boa dica.
O negocio e não ter pressa. Direção Hidráulica ZF original.
canzilao
06/02/2012, 13:34
Hercilio eu não tive pressa e consegui uma ZF completa por R$: 1.500.00 dentro da propria oficina onde estava a Toy.
Um cliente havia compro uma baixada pra recuperar a dele que havia se acidentado, dai sobrou um kit, ele pediu R$: 1.800.00 pra um outro rapaz que estava na frente com a compra, dai o oreia querendo matar na unha ofereceu R$: 1.200.00, dai ele disse que o minimo seria R$: 1.500.00 e eu só pedi um prazinho no qual ele concordou de eu acertar direto com o mecanico pois havia uma mão de obra em aberto da toy dele, acabei pagando com uns 30 dias.
Pensa num menino que ficou feliz rsrs.
hercilio.neto
06/02/2012, 23:45
Parabéns Canzilão.
Com certeza voce resolveu uma questão crucial para sua Band. Foi muita sorte.
Mesmo se pagasse o dobro desse valor, ainda estaria barato.
Ferreira M
07/02/2012, 19:26
Hercilio eu não tive pressa e consegui uma ZF completa por R$: 1.500.00 dentro da propria oficina onde estava a Toy.
Um cliente havia compro uma baixada pra recuperar a dele que havia se acidentado, dai sobrou um kit, ele pediu R$: 1.800.00 pra um outro rapaz que estava na frente com a compra, dai o oreia querendo matar na unha ofereceu R$: 1.200.00, dai ele disse que o minimo seria R$: 1.500.00 e eu só pedi um prazinho no qual ele concordou de eu acertar direto com o mecanico pois havia uma mão de obra em aberto da toy dele, acabei pagando com uns 30 dias.
Pensa num menino que ficou feliz rsrs.
Comprei a minha DH no mecânico que fez a primeira revisão geral após a compra. Avisei a ele que se conseguisse o kit eu comprava e acabou surgindo uma usadinha mas em exelente estado. Em uma outra visita à oficina falei que estava procurando um eixo flutuante e o sujeito me mostra um completo que ele estava guardando para montar um Rural com mecânica Band. Fechei negócio no ato. Troquei minha caixa 4 marchas pela de 5 que o cara tinha para a Rural também. A Rural dele tem metade da minha Band kkkk.
O impressionante é que as peças são usadas, foram revisadas e instaladas e não me incomodaram até hoje.
Tem que ter calma na hora de comprar, mas é preciso sorte também para encontrar essas peças.
Abraço a todos
Carlo Pecca
07/02/2012, 20:11
Aos senhores que infelizmente ainda não possuem DH na Band ae vai um conselho,(conselho se fosse realmente bom não se dava, mas se venderia.) Adquiram as peças em separado, pois um kit completo acaba tendo um valor exorbitante, saindo o mais caro o setor hidraulico, o restante e facil pois é tudo MB. polias, correias, mangotes, reservatôrio suportes e esticadores são vendidos separadamente.
Fica a dica, malhei muito antes de ter a hidraulica, mas comprei aos pedaços e hoje não sofro mais ao estacionar a Band nas vagas apertadas.
Forte abraço.
Estevão
Blz. Vc pode mandar por email a relação das peças de forma que vou procurando na praça e comprando sempre que possível? Meu email pecca@oi.com.br . Obrigado e Abs.
hercilio.neto
07/02/2012, 22:15
Comprei a minha DH no mecânico que fez a primeira revisão geral após a compra. Avisei a ele que se conseguisse o kit eu comprava e acabou surgindo uma usadinha mas em exelente estado. Em uma outra visita à oficina falei que estava procurando um eixo flutuante e o sujeito me mostra um completo que ele estava guardando para montar um Rural com mecânica Band. Fechei negócio no ato. Troquei minha caixa 4 marchas pela de 5 que o cara tinha para a Rural também. A Rural dele tem metade da minha Band kkkk.
O impressionante é que as peças são usadas, foram revisadas e instaladas e não me incomodaram até hoje.
Tem que ter calma na hora de comprar, mas é preciso sorte também para encontrar essas peças.
Abraço a todos
Caraca, Ferreira.
Voce teve mais sorte ainda. Rararará
O cambio de 5 marchas, a DH ZF e o eixo flutuante?
Pô, o meca não tinha também um motor 709? Rarará
Cara, voce nasceu virado pra lua.
estyvybeykr
08/02/2012, 16:43
Blz. Vc pode mandar por email a relação das peças de forma que vou procurando na praça e comprando sempre que possível? Meu email pecca@oi.com.br . Obrigado e Abs.
Carlo anota ae:
O setor hidraulico é a peça principal e mais cara.
Suporte do setor
Braço pitman
Manqueira de pressão
Mangueira de alimentação
Mangueira de retorno
reservatôrio
polia de 03 vias da bomba dagua
correia
bomba de hidraulica com suporte, polia e esticador
O ideal e colocar polia de 02 vias no eixo de manivelas e alternador e polia de 03 vias na bomba dagua, assim se evita que a correia deslize ao se esterçar a direção.
Como vc é do RJ vou te indicar logo uma bomba hidraulica que o nosso companheiro de forum Carlos Siqueira possui e esta querendo vender. Se for interessante pra vc me passa seu contato por MP que repasso a ele Ok.
Forte Abraço.
Estevão
Carlo Pecca
08/02/2012, 20:30
Estevão
Blz.Contato CEL 21-8529.9018 email pecca@oi.com.br. Obrigado.
Ferreira M
08/02/2012, 21:27
Caraca, Ferreira.
Voce teve mais sorte ainda. Rararará
O cambio de 5 marchas, a DH ZF e o eixo flutuante?
Pô, o meca não tinha também um motor 709? Rarará
Cara, voce nasceu virado pra lua.
Me desculpe Martins, desvirtuei seu tópico.
Nascido prá lua? kkk, boa essa Hercílio!! Nessa mesma época da primeira geral um sujeito me ofereceu um ar-condicionado e o tapado aqui deixou passar, achando que era fácil conseguir. Sofro no calorão até hoje, nessa hora a lua não brilhou. Vi o kit da Densul mas parece que realmente não dá conta da longa. Estou pesquisando os equipamentos para vans, capacidade eles tem de sobra, só não faço idéia do custo. Vou abrir um tópico para pedir ajuda e opiniões dos colegas.
Grande abraço
estyvybeykr
09/02/2012, 11:42
Estevão
Blz.Contato CEL 21-8529.9018 email pecca@oi.com.br. Obrigado.
Blza Carlo vou passar seus contatos e vcs negociam OK.
Carlo Pecca
09/02/2012, 14:22
Estevão
Blz e muito obrigado. Já tó devendo um chopps!!!!!
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