Ver Versão Completa : Nova picape Effa Plutus
Troller-a-vista
05/10/2015, 17:32
negóóócio booomm mesmo vc nao fez neh? nao recebeu e ainda teve que ficar com um carro que nem as revendas conseguiram vender, duramente criticada pela mídia e nenhuma expressão no mercado.
mas se a empresa teve a falencia decretada, vc nao ia receber mesmo, entao nesse caso sao 44 mil de prejuizo total... e ainda teria que arcar com advogados inutilmente.
se a empresa nao teve a falencia decretada mas esta em vias de , vc fez um negócio, se é bom ou ruim, só vc pra saber.
se eu fosse voce, aproveitava que esta zera e tentaria vender, talvez pra outra EFFA (nao sei se ainda existem), ou pra alguma loja o mais rapidamente possivel. Vc vai perder, e muito. Qqr coisa acima de R$22 mil é lucro.
se bem que qqr coisa acima de R$1 já é lucro de qqr forma nesse caso.
usar, depreciacar, riscar, correr o risco de acidente ou de quebras é só aumentar o prejuízo.
agora se vc quiser arriscar a ficar com o carro, acreditando que estaria usando os 44 mil de alguma forma, pode contabilizar isso dentro da empresa (se for o caso) e aumentar os bens da mesma. Manobra contábil obviamente, pq como eu disse, dificilmente alguem pagaria mais de 20 mil nesse carro. Isso se alguem pagar.
De qqr forma, se ficar, nao aumente a potencia, nao abuse de freios e carga, pq ela nao vai aguentar.
Ja que fez uma semi-revisao, tenta o uso se te ajudar em algo, senao, nao rode e venda.
Financeiramente falando, eu tentaria a venda.
Xamã do Brasil
05/10/2015, 17:56
negóóócio booomm mesmo vc nao fez neh? nao recebeu e ainda teve que ficar com um carro que nem as revendas conseguiram vender, duramente criticada pela mídia e nenhuma expressão no mercado.
mas se a empresa teve a falencia decretada, vc nao ia receber mesmo, entao nesse caso sao 44 mil de prejuizo total... e ainda teria que arcar com advogados inutilmente.
se a empresa nao teve a falencia decretada mas esta em vias de , vc fez um negócio, se é bom ou ruim, só vc pra saber.
se eu fosse voce, aproveitava que esta zera e tentaria vender, talvez pra outra EFFA (nao sei se ainda existem), ou pra alguma loja o mais rapidamente possivel. Vc vai perder, e muito. Qqr coisa acima de R$22 mil é lucro.
se bem que qqr coisa acima de R$1 já é lucro de qqr forma nesse caso.
usar, depreciacar, riscar, correr o risco de acidente ou de quebras é só aumentar o prejuízo.
agora se vc quiser arriscar a ficar com o carro, acreditando que estaria usando os 44 mil de alguma forma, pode contabilizar isso dentro da empresa (se for o caso) e aumentar os bens da mesma. Manobra contábil obviamente, pq como eu disse, dificilmente alguem pagaria mais de 20 mil nesse carro. Isso se alguem pagar.
De qqr forma, se ficar, nao aumente a potencia, nao abuse de freios e carga, pq ela nao vai aguentar.
Ja que fez uma semi-revisao, tenta o uso se te ajudar em algo, senao, nao rode e venda.
Financeiramente falando, eu tentaria a venda.
:) Prezado Troller,
o negócio estava feio e a questão era a seguinte: Ou pegava a Plutus ou não recebia mais nada e tentava confiar na justiça brasileira.
Optei por pegar o carro. Não tô confiando mais em muita coisa não...
Estou horrorizado com o que o amigo me falou. Já sabia que tinha uma "mosca branca" nas mãos, mas não imaginava que a avaliação do carro, tecnicamente falando, era tão ruim. De fato, comparada ao meu Ssangyong Kyron, não há que se falar em acabamento ou em requinte, mas tenho empresa e pensei em colocar o carro para carregar peso... Bastante peso!
Agradeço a tua opinião. Olhei o carro por baixo durante muito tempo, enquanto retirava o cárter e limpava a parte de baixo do motor - estava bem limpa, por sinal - e não vi maiores detalhes que me chamassem a atenção negativamente. Tudo muito óbvio e muito simples, em termos de construção. Realmente, pode ser que seja muito frágil e não aguente nada. O motor é o mesmo do caminhão JBC, e coloquei um óleo bem moderno nele, já semissintético para EURO 5 (10W-40).
Bom, vou ver o que faço. Depois de ler a opinião do amigo, já estou até pensando em anunciar logo.
Rapaz, dá medo! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!
Vou ver quanto levanto de dindim neste carro e, depois, posto aqui as experiências que tive. Se não vender, vai carregar muita tralha, mas muita tralha até virar pira olímpica!!! ;)
Te agradeço. Saí de uma S10 Executive 2.8, com a qual rodei muito e tive alguns problemas e, neste ano, faz pouco tempo, peguei um Ssangyong Kyron zerado que acho que, durante muito tempo, não me fará pensar em visitar oficina. O carro é sensacional! Problema da marca é, por sinal, a Districar, que comercializa os modelos da marca.
Um abração!
Troller-a-vista
05/10/2015, 21:21
o ssasasasanyong é um carro totalmente diferente, bem construido, bem elaborado, só desconhecido pra gente aqui no BR.
aqui vai o que achei sobre ela na net:
http://www.estadao.com.br/jornal-do-carro/noticias/carros,exclusivo-andamos-na-effa-plutus,8969,0.htm
http://carroonline.terra.com.br/modelo/plutus/3-2-turbo-diesel-cabine-dupla/2013
essa ate que ta bonita!
http://www.webmotors.com.br/comprar/effa/picape-plutus/3-2-cd-8v-diesel-4p-manual/4-portas/2011-2012/14291583
http://www.webmotors.com.br/comprar/effa/picape-plutus/3-2-cd-8v-diesel-4p-manual/4-portas/2011-2012/14671497
http://www.webmotors.com.br/comprar/effa/picape-plutus/3-2-cd-8v-diesel-4p-manual/4-portas/2011-2012/14051449
qqr coisa estamos ai! boa sorte ehehhe
Xamã do Brasil
09/10/2015, 01:41
:D Meu amigo Troller, vc não vai acreditar...
Botei a tal Plutus para carregar peso e vi que ela aguenta muito. Mais de 1300 kg... Botou meu furgão para dormir no fundo da firma/empresa, eis que me economiza um bocado no combustível e roda muito mais carregada que a velha Fiorino 1.3.
Bom, já se vão mais de 1.500 kms desde o emplacamento e tá tudo de boa. Instalei um Purifilt P-250R na saída do tanque, entre este e a bomba injetora, fixado ao chassis, e a picape tá rodando para tudo que é lado nas minhas mãos.
Defeitos? Nenhum.
Vamos ver no que dá...
Estou ficando impressionado com o carro.
Ruídos? Nada!
Peças soltas? Nada!
Será que a picape veio com a "maldição das chinesas"? Digo isto porque a Ssangyong resolveu perder potência e "fumar" logo agora, com menos de 10.000 kms rodados nas minhas mãos, e, logo a Plutus, não deu nada!
Vou esperar para ver... "Internei" a Kyron no concessionário Carpoint, do RJ, e vou ver o que é que deu. Está na garantia e não pago nada até resolver o defeito. Enquanto isso, quem me leva ao trabalho é a Plutus, com a dureza da suspensão traseira e os 15 km/l do motor CA4DC2 10E3, que gira macio para um diesel EURO III...
Não vou vender a Plutus tão cedo. É econômica, lerda, barulhenta, vibradora e freia e faz curvas muito bem. É isso!
Um abraço grande! Fica com Deus!
Já estou tendo lucro com a "porcaria" chinesa!:euforico:
Troller-a-vista
09/10/2015, 08:14
vai postando ai conforme vai usando... vamos ver como ela se comporta em 10 ou 30 mil km...
Newton Guerra
09/10/2015, 08:33
Boa sorte, não conhecia essa pick-up. Fui xeretar os links da Webmotors e vi que o painel é igual ao da Toyota Prado, rsrsrs. Até o console central é igual.
Sempre achei muito bonita e grande essa pickup. Gostaria de ter uma, mas atualmente nao posso $$$... eu compro uma Plutus chinesa e nao compro jamais uma Pajero ou L200... gosto e gosto!
Walter da Camper
09/10/2015, 10:10
Xamã do Brasil, essa sua história é igual à de um amigo meu que acabou pegando como pagamento uma Mahindra Scorpio SUV há alguns anos atrás. Hoje o cara é praticante de off-road e apaixonado pela marca, tem 4 Mahindras, sendo uma preparada para trilhas e outra está sendo preparada para expedições. Eu dirigi uma delas por 70 Km e gostei da experiência.
Xamã do Brasil
09/10/2015, 19:36
:-D Pessoal,
primeiramente, o meu muito obrigado pelos comentários. Mencionei que coloquei o carro para trabalhar porque, de fato, carrega muita carga. E veio barato para as minhas mãos, considerando que é uma pick up cabine dupla e razoavelmente confortável, já com estribo e santo-antônio de fábrica. É meio lerda em função principalmente do motor fraco (103 cv só...:( ), apesar do torque razoável (25 mkgf).
O melhor é a economia de diesel... Nunca imaginei que um carro de mais de 1.700 kg pudesse rodar mais de 15 quilômetros com um único litro de diesel a 90/100 km/h. E o barulho do Deutz, fabricado pela FAW chinesa, é gostoso, notadamente em marcha lenta. "Bate" gostoso mesmo, lembrando muito os ônibus urbanos com motores "eletrônicos"... KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!
Feriadão pela frente e um carro zero na garagem, apesar da "baixa" inesperada do carro que elegi como "favorito" (o Kyron), e já tem viagem pela frente. Rumo à Aparecida do Norte, pessoal e, depois, vou dar uma passada rápida por Campos de Jordão. Vamos ver como a chinesa se sai nesta tarefa. Vou viajar com ela mesmo! Já fez entregas na semana que passou (carregada até o limite!), logo depois de ser emplacada e receber fluidos, óleo, filtros originais e um filtro a mais, o Purifilt P250-R, todos novos.
Já está até empoeirada... :pensativo:
Vamos que vamos! Tô meio preocupado com a ida para a oficina do Kyron novinho. Sinceramente, não gostei. Menos de 10.000 kms e já está "internado"... E se forem problemas nos bicos, já sei que a Districar vai me encher o saco, pelos históricos do site Reclame Aqui. Era tudo que eu não queria. Mas, bom, não vou me adiantar. Não vou sofrer por antecipação...
Gente, um excelente final de semana e feriado para todos!
Que Deus nos guie pelas estradas e caminhos que trilharmos junto às famílias e amigos!
Xamã do Brasil ;)
Vai com Deus. Mas lembre-se: eu venderia o kyron e ficaria com a plutus! Abraço
NGDaniel
11/10/2015, 08:32
Que grata surpresa essa Plutus. Mantenha-nos informado.
Quanto a Mahindra, pelo que sei, fechou a fabrica no Brasil.
Xamã do Brasil
11/10/2015, 19:53
:grin: Boa noite, pessoal!
Já estou em Sampa. Aparecida do Norte está lotada! Só consegui ficar por conta de uma reserva "on line" feita seis meses antes do evento de amanhã, 12/10...:computador:
Bom, a Plutus é, como eu já disse, aquele negócio simples e que não inova em nada. Tudo muito previsível para um conjunto de chassis de longarinas, associado a um esquema de suspensão muito comum, com braços sobrepostos e barra de torção na dianteira e eixo rígido com feixes na traseira. É duro, mas é robusto, relativamente estável em piso liso e carrega bastante peso.
A viagem foi feita sem sobressaltos, com ar ligado o tempo todo e na velocidade máxima de cruzeiro de 100 quilômetros por hora. Tem horas que chega a ser chato! O barulho do motor é alto e invade a cabine sem dó. Vibra pouco para um diesel. O torque razoável em baixas rotações não me obriga a reduções de marcha constantes em aclives da Via Dutra. Basta acelerar um pouco e já compensa a eventual queda da velocidade. Mas a máquina está, de fato, muito justa ainda para maiores pressões de turbo e já me adianto a dizer que, muito dificilmente, ultrapassará os 120 quilômetros por hora.
Média de consumo deve estar na faixa dos 15 por litro de diesel S-10, eis que o marcador está demorando demais a descer no decorrer da viagem e o tanque tem apenas 60 litros de capacidade. Não está "bebendo" muito não...:palmas:
É isso! Vou postando aqui as minhas impressões. Espero não ter problemas... Minha mulher já se aventurou e saiu, pela primeira vez, com a picape hoje. Ao voltar, disse que não acreditava que fosse boa de dirigir, mas que era realmente muito leve "de direção e de pedais e com câmbio de engates muito curtos", como de fato é. Vamos ver no que dá...
Um abraço grande a todos!;)
Xamã do Brasil
19/10/2015, 12:22
:grin: Meus amigos, muito bom dia!
Plutus deu entrada hoje no concessionário para "inspeção" dos 3.000 kms.
Já está com quase 3.400 kms... Tudo certo até agora. Já carregou mais de 1.200 quilos nas "costas". Vai voltar da revisão e vai pegar pesado a semana toda. Tem que render!
Nenhum defeito até agora. Apareceu um rangido na traseira, mas com uma graxa no feixe o barulho simplesmente sumiu.
É isso! Lerda, dura, absurdamente econômica (faz 15 km/l...), barulhenta e "vibrante" :pular:, a estória da Effa Plutus segue adiante. Nesta segunda troca de óleo, após a limpeza feita no cárter, vou de Ursa 10W-30 CJ-4.
514565
Uma ótima semana para todos! :wink:
Xamã do Brasil
21/10/2015, 20:17
:grin: Boa noite, pessoal!
Pergunta que não quer calar: Só eu é que tenho uma Plutus, no fórum 4x4 Brasil?
Ninguém mais tem?
Vixi!
Quem tiver uma e puder aparecer para compartilhar experiências com este carro, por favor se apresente... (Tô com a quase certeza que ninguém vai se apresentar... KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK :chorandoderir::chorandoderir::chorandoderir:)
Um abraço a todos!:wink:
Troller-a-vista
21/10/2015, 20:35
eu tenho certeza ehehhe mas estamos aqui pra ajudar!
Xamã do Brasil
30/10/2015, 18:57
:D Prezados,
só para informar: Já se vão mais de 4.200 quilômetros e, até agora, nenhuma lâmpada trocada.
Tudo certo. A Plutus está sendo usada diariamente.
Nada a reclamar. Depois do trabalho, volta para casa comigo e, de manhã, pega de novo no batente.
Aos 5.000 quilômetros, vai para a terceira troca de óleo (fez uma primeira troca antes do motor ser ligado, quando o cárter foi retirado e limpo e o veículo ainda estava no concessionário, imobilizado. E fez uma segunda troca aos 3.000 quilômetros, quando da primeira "inspeção" pela Effa). A partir dessa terceira troca, o lubrificante será mudado a cada 5.000 quilômetros.
Um abraço grande a todos,
Xamã do Brasil :concordo:
Xamã do Brasil
31/10/2015, 22:42
:D Ao amigo Edintruder, que perguntou sobre a Plutus em um outro tópico:
Meu amigo, o carro é bom ou, pelo menos, engana muito bem neste início de convivência. Até agora, nada de defeitos!
Minha Plutus azul metálica comemorou um mês nas minhas mãos agora no último dia 29/10... Foi pega zero quilômetro, ano/modelo 2011/2012, como pagamento de uma dívida e, para minha surpresa, está indo bem nos serviços mais pesados. Carrega bastante carga e é "torcuda" em giros baixos, apesar do pouco desempenho em estrada.
Antes de ligar o carro, que estava imobilizado já fazia mais de dois anos no fundo de um antigo concessionário Effa/Lifan, tomei os cuidados de praxe: retirei o cárter para limpeza do mesmo e do pescador da bomba de óleo. Nesta etapa também foram trocados junta de cárter, óleo do motor e todos os filtros (ar, combustível e óleo). Para retirar o carro da imobilização, também tive o trabalho - bem divertido para mim, aliás... - de retirar o tanque de combustível e o lavar com água quente, haja vista a borra que havia em seu interior. Na saída do tanque, no chassi do carro mesmo, instalei um Purifilt, para garantir vida longa ao "common rail".
Ademais, posso te garantir que o carro é espaçoso e razoavelmente confortável. O chassis é cópia escancarada dos utilizados nas antigas L200... Sobre a questão das peças, há o site da loja virtual da Effa, onde se acha praticamente tudo do carro. E o amigo, como bem mencionou, tem um centro de distribuição completo de peças no centro de Montevidéu, com preços de "repuestos" bem abaixo dos praticados no Brasil...:euforico:
O carro freia bem e tem direção levíssima. O câmbio é justo. Depois que começou a rodar, troquei óleos de transmissão e diferencial, como garantia que teria vida longa do conjunto, e usei o Castrol Dynadrive, que é um bom lubrificante. Nos freios, sangrei o sistema e adotei um fluido DOT 5.1 da Varga e, na direção, para fechar com chave de ouro, drenei todo o fluido e adotei um moderno DEXRON VI.
Ahhhhhhhh, já ia esquecendo: o sistema de refrigeração já recebeu água desmineralizada nova e fluido orgânico da Texaco, de cor alaranjada. Muito bom, mas meio caro. Espero não ter de mexer tão cedo. A lavagem do sistema se fazia necessária, depois de tanto tempo de imobilização.
Carro parado em estoque desde 2011 demanda cuidados... Mimos...:pensativo:
O acabamento é meio tosco. Falo do acabamento de chapas e de pintura. Levei o carro, na semana que passou, num martelinho de ouro e o cara, amigo meu, tirou umas vinte mossas de portas, laterais traseiras e tampa da caçamba. Também lixou com lixa d'água algumas partes da carroceria e poliu depois, para dar "aquele toque".
Ficou chique a tal Plutus, viu!?! Ainda ganhou uma camada de cera ao final...
Perdeu o ar tosco que a acompanhava desde a aquisição, ficando bem "alinhada" e com cara de carro novo, ano 2015.
É brabo, meu amigo, mas já comecei a me apegar ao carro e, aí, começa a dar aquela pena e comecei a cuidar do mesmo jeito que cuido da minha Kyron. Já anda mais limpa, encerada e com os pneus bem pretinhos, ajudados por muito silicone em gel... Já até viajou comigo para Campos de Jordão!
De fato, o melhor na Plutus é o consumo. Faz mole mais do que 15 km/l na estrada. Mesmo carregada com mais de uma tonelada nas costas, o consumo não muda muito não. Só uso diesel S10. De preferência, uso o Evolux, da Shell.
O motor não solta fumaça e tem barulho de ônibus urbano Mercedes eletrônico, com aquela batida inconfundível do diesel. Sobre o motor, vale destacar uma coisa: Não tem origem Mitsubishi e nem Isuzu, como muito se falou. É identificado como CA4DC2 10E3, tem 3.200 cm³ e a origem é Deutz, equipando uma extensa gama de caminhões pequenos na China.
É bom de consumo, como já disse, mas vibrador e meio lerdo nas acelerações. Mas a picape tem seu charme, com faróis máscara negra e bonitas rodas aro 15, calçadas com pneus 225/75 R15.
Particularmente, gostei. Vou rodar um tempo com a picape, até me convencer que a ter aceitado como pagamento de uma dívida valeu à pena. Por enquanto, está valendo!
Aconselho o amigo a rodar com uma, para ter a visão mais clara do que digo. Acho que vai gostar do carro, do acabamento interno com bancos de couro, laterais forradas também em couro e som com entrada para cartão SD e pen drive (USB). Os preços, no mercado de usados, de fato estão bons.
Um abraço grande,
Xamã do Brasil :concordo:
Edintruder
01/11/2015, 10:53
Amigo, muito obrigado pelo teu parecer. Aqui no RS não tem muitas delas, mas toda vez que vou no Uruguai tem aos montes. Em menos de um ano estou pensando em trocar o patroa-móvel (207). Atualmente com 110.000km. Ela gosta da Palio Adventure, porém o valor da Palio semi-nova está muito próximo ao da Plutus também semi-nova. Como eu faço as manutenções sempre no preventivo, eu compro as peças e vou estocando para a próxima revisão programada. Porém faço em casa mesmo pois não confio em mecânicos. Um exemplo rápido, a Linha Peugeot tem que trocar fluido da DH a cada 50.000 no máximo. Após essa kilometragem a direção hidráulica começa a ficar bem pesada a ponto do setor não retornar após uma curva. Troca o fluido e volta ao normal. Os mecânicos costumam condenar o setor de direção. Simples assim! Garantem um valor e MO absurdamente caro se compararmos à troca do fluído que se faz em 15 minutos...
Há quase 2 anos comprei uma moto Shineray (igual à Bross). No inicio tive alguns probleminhas de montagem, mas depois só felicidade. Então não tenho receio de pegar marcas desconhecidas, mas é sempre bom saber o máximo que der antes de encarar.
Abração!
Walter da Camper
02/11/2015, 23:56
Xamã, em outros tempos eu diria que 4200 Km é um uso insignificante para dizer que um carro é bom por não ter tido problemas, mas nos dias de hoje em que pickups e SUVs de pedigree tem saído da concessionária cheios de defeitos, sou obrigado a reconhecer que 4200 Km sem problemas é um grande mérito nos padrões atuais.
Xamã do Brasil
10/11/2015, 00:28
Xamã, em outros tempos eu diria que 4200 Km é um uso insignificante para dizer que um carro é bom por não ter tido problemas, mas nos dias de hoje em que pickups e SUVs de pedigree tem saído da concessionária cheios de defeitos, sou obrigado a reconhecer que 4200 Km sem problemas é um grande mérito nos padrões atuais.
:D Caro Walter,
a questão, aqui, é que falo de um carro utilitário chinês. Ou seja, de um produto que não vendeu muito no Brasil por conta de uma falácia que dava quase certeza de sua má qualidade...
Até agora, não troquei uma lâmpada do carro. Não há peças soltas e não quebrou nenhum acabamento interno. O ar gela bem e o alarme de fábrica não deu pane quando acionado seguidas vezes. Até hoje, me assusto com o grau de preconceito que eu mesmo tenho com o carro.
Comecei a postar porque achei interessante o fato da Plutus, até o presente momento, não ter apresentado falhas. Funciona bem e cumpre o seu papel. Carrega bastante peso, aliás... :euforico:
Não é tecnológica como as picapes "top" do mercado, mas está valendo à pena, por enquanto.
Um abraço grande, meu amigo,
Xamã do Brasil :concordo:
Xamã do Brasil
27/11/2015, 22:16
:D Boa noite, pessoal!
Só para "requentar" o tópico: Já se vão mais de 6.600 quilômetros com a Plutus e nenhuma lâmpada queimada até agora.
Tudo OK! Consumo continua baixo (na cidade, anda na casa dos 13 km/l...). Motor não solta fumaça. Vibra bastante, mas está andando mais solta já... Parece que o motor gostou do óleo novo, colocado aos 5.126 kms... :brinde:
Tá trabalhando e muito. Por ciúmes, só roda comigo, pois não deixo nem a mulher pegar a picape mais... :shock:
É brabo, mas já peguei sentimento pelo carro... Roda o dobro do Kyron e sinto falta da simplicidade dela quando olho para a tecnologia toda do Ssangyong. Cada sensor a mais que vejo, cada módulo a mais da Kyron, e já me vem o sentimento do tipo "Mais uma peça que pode quebrar e me render um belo de um prejú!".
Bom, gosto dos meus carros. Depois dos reparos (troca da turbina e intercooler), a Kyron vem se revelando um carrão! Anda muito e é econômica e a caixa de marchas é um primor de suavidade... Tudo bem que já usa um fluido mais moderno, do tipo DEXRON VI, desde que o carro saiu do concessionário, mas parece ser uma transmissão automática de qualidade.
A diferença, no que diz respeito a conforto de marcha, é absurda entre os dois carros, mas, de novo, há uma explicação para a Plutus ser dura do jeito que é: a capacidade elevada de carga.
São 1.300 kg nas costas! Os feixes de molas têm que ter resistência!
Bom, é o resumo da situação. Para quem achava que o carro ia fundir na primeira semana de uso, depois de um uso mais severo, tô me achando bem mais confiante. Satisfeito eu estou com o carro. Mas trata-se de relação que tende a durar e precisa ser observada no dia-a-dia. Vamos ver onde esta estória vai...
Um abraço a todos!
Xamã do Brasil :wink:
Show, para mim é a pickup mais bonita do mercado.
Edintruder
28/11/2015, 19:08
Continuo de olho! rsrsrsr
Troller-a-vista
28/11/2015, 22:34
Eu TB .... Mas sem olho gordo!
Xamã do Brasil
28/11/2015, 22:36
:concordo::concordo::concordo:
Muito obrigado, galera!
Xamã do Brasil
29/12/2015, 21:56
:D Boa noite, meus amigos!
Final de ano e lá vai o último post sobre a Plutus CD 3.2, que voltou à vida em 2015, nas minhas mãos.
Já são quase 9.000 quilômetros e nada de dar defeito... Aliás, tive um defeito sim! Tive de trocar, no início do mês de dezembro, o relé de seta pois o mesmo, original, travou e as setas pararam de funcionar. Coloquei um relé novo, de três pólos, da marca Siemens, por coisa de R$ 20,00, e o problema foi resolvido.
Não era uma peça específica e acho, até, que melhorei a qualidade do carro, pois o original era da marca Huanghai Auto SG, chinês...
Isto é o que tenho para falar da Effa Plutus. Tá rodando direto e nada de defeitos graves. Nenhuma lâmpada trocada até agora. Me impressionei apenas com a quantidade de água que drenei do Purifilt, na semana passada, pois uso só diesel S-10 aditivado e não esperava tanta umidade no combustível.
Feliz 2016 a todos! Que Deus ajude muito o Brasil!!!
Xamã do Brasil ;)
Xamã do Brasil
19/03/2016, 13:56
:D Boa tarde, pessoal!
Passando aqui só para atualizar a atual situação da Effa Plutus...
Já são mais de 16.000 quilômetros sem problemas. O carro passou, há pouco, por uma troca de óleo e filtro de óleo, aos 15.371 quilômetros, e segue firme, sem outras paralisações para intervenções mecânicas.
Tive, também, que completar o nível do líquido de arrefecimento, mas foi coisa de 300 ml de água desmineralizada.
De resto, tudo bem.
O motor continua a ser o ponto de destaque. É bem calibrado. A injeção common rail (ainda EURO III), associada ao filtro Purifilt e ao diesel S-10 aditivado, fazem o carro andar sem soltar fumaça e com economia.
A média de consumo, mesmo em cidade, se mantém na faixa dos 14 km/l, o que é muito bom para um carro pesadão e de trabalho.
O desempenho agrada, principalmente em giros baixos, onde se concentra mais o torque do motor 3.2 de concepção antiga. Parece, aliás, bem mais potente do que efetivamente é...
Mas é isso o que eu tenho para dizer.
Nada de acabamentos caindo, peças soltando ou lanternas e faróis ficando opacos com o sol.
Nada! Absolutamente nada!
E a vida segue!
Um abraço a todos,
Xamã do Brasil :concordo:
E peças como pastilhas de freio, já começou a pensar onde comprar? Sou muito fâ da Plutus. É a mais bonita!
Xamã do Brasil
19/03/2016, 20:51
E peças como pastilhas de freio, já começou a pensar onde comprar? Sou muito fâ da Plutus. É a mais bonita!
Prezado rfdex,
Enquanto fazia a troca de óleo e filtro de óleo, fiz o rodízio de pneus e tive chance de verificar o desgaste de pastilhas.
Não há, ainda, motivos para preocupações.
O desgaste das pastilhas é mínimo. Rodam, pelo menos, mais uns 20.000 quilômetros.
Mas se precisar de peças, vou na loja virtual da Effa ou na "Peça Hoje". Tem tudo para a Plutus. A minha, no entanto, ainda está na garantia de fábrica.
Um abraço grande,
Xamã do Brasil
cassimiropb01
23/03/2016, 00:16
Em gostaria que você me tirasse uma duvida a Plutus é boa ? na estrada anda bem ? em ultrapassagens é tranquila ? já foi na estrada de terra ? ela anda bem na estrada de terra ? e na lama ? Em tenta gravar um vídeo e jogar aki ou no Youtube falando sua opinião sobre a plutus mas tenta gravar um video andando nela tipo no seu dia a dia e se possivel tenta gravar vídeo andando nela falando sobre ela 0a100 essas coisas.
Estou te pedindo essas coisas pq tenho vontade de comprar uma mas quero ver vídeo sobre ela e opiniões de donos em vídeos pq não tem no Youtube se puder tenta gravar uns vídeos nela, obrigado
Xamã do Brasil
24/03/2016, 21:22
Em gostaria que você me tirasse uma duvida a Plutus é boa ? na estrada anda bem ? em ultrapassagens é tranquila ? já foi na estrada de terra ? ela anda bem na estrada de terra ? e na lama ? Em tenta gravar um vídeo e jogar aki ou no Youtube falando sua opinião sobre a plutus mas tenta gravar um video andando nela tipo no seu dia a dia e se possivel tenta gravar vídeo andando nela falando sobre ela 0a100 essas coisas.
Estou te pedindo essas coisas pq tenho vontade de comprar uma mas quero ver vídeo sobre ela e opiniões de donos em vídeos pq não tem no Youtube se puder tenta gravar uns vídeos nela, obrigado
:D Prezado Cassimiropb01,
A Plutus é bem melhor do que o que se lê dela na internet, sem sombra de dúvidas.
Sim, é um bom carro!
Tem acabamento de chapas e de pintura toscos, pois é fabricada pela Huanghai chinesa, sem muitos requintes de mão-de-obra, mas, no que diz respeito à parte mecânica, é uma picape bem tradicional, sem novidades tecnológicas caras para o bolso ($$$). Por dentro, agrada mais, com painéis de porta com forração que imita couro e painel com mostradores grandes, Aliás, se você conhecer o interior de um Toyota Land Cruiser, tenha em mente que a Plutus é, por dentro, uma cópia fiel dele.
Os bancos são bons. Largos e confortáveis.
O motor é pesadão (mais ou menos uns 260 kg...) e rende pouca potência para um EURO III com turbo e intercooler (são só 103 cv...), mas anda bem em giros baixos - dá a impressão de ser bem mais potente do que é... - e é extremamente econômico, alcançando médias de mais de 17 km/l na estrada, por volta dos 90 km/h.
No trânsito pesado, minha pior marca foram 12 km/l, o que considero muito bom.
Sobre o desempenho, posso te dizer que chega bem aos 120 km/h... Depois disso, não fui mais, pois evito forçar muito o motor com giros altos. A turbina grita um pouco demais, depois dos 2.800 rpm, e se deve ter em mente que não é um motor moderno, apto a giros altos. O projeto remonta um Deutz, da década de 80. Além disso, a potência máxima ocorre cedo, aos 3.200 rpm, e, além de inútil, não é bom passar disso.
Acho que a velocidade máxima fica em uns 130 km/h... O 0-100 deve ficar na casa dos 20 ou 25 segundos, pois a picape é meio lerda, devido ao peso elevado.
Ela lembra muito as D-20 antigas, com motor Perkins de 90 cavalos... Sem turbo.
O câmbio tem engates curtos e algo "secos".
O que posso te dizer é que ela retoma bem, sem precisar de reduções de marcha e as ultrapassagens, desde que respeitados os limites do carro, são feitas com tranquilidade, apenas "chamando" no acelerador.
A picape é "torcuda", se vc quer saber.
Tem força desde cedo.
A suspensão é dura. Pula muito na traseira, devido à calibragem do feixe de molas, mas carrega bem... Mais de uma tonelada, como já pude atestar.
Defeitos?
Um relé queimado até agora... Já substituído pela imensa quantia de R$ 20,00... Como era uma relé comum, com pinagem padrão, usei o da marca Siemens, pois julguei de melhor qualidade.
Sabe, vou ser sincero com você: se a Plutus tivesse tido melhor divulgação e o brasileiro não fosse tão preconceituoso com este tipo de produto, teria vendido muito no Brasil.
Hoje, tenho ofertas para vender a minha, por valor maior que o que comprei...
É engraçado, mas quando os amigos andam no carro comigo, logo perguntam qual é o carro e se ainda tem para vender novo.
Simplesmente gostam.
Um detalhe que não mencionei sobre a Plutus: ela não tem protetor de caçamba. A caçamba vem, por dentro, revestida com um tipo de material emborrachado. Dessa forma, uso papelões vários, no interior da caçamba, para proteger este revestimento de danos, quando carrego carga. Não precisaria, em tese, mas me apeguei ao carro e já sou cheio de cuidados com ele.
Também instalei uma capota marítima.
Sobre o lance do vídeo, vou ver se filmo a "grandalhona" na estrada comigo.
Tem uns vídeos no Youtube, mas já te adianto que o carro é bom e anda bem.
Lógico que você deve ter em mente que se trata de uma picape e que, por isso, a dirigibilidade não se compara a de um carro pequeno, mas é gostosa de dirigir e não liga para ar-condicionado ligado (não perde potência).
Já viajei com a mulher na Plutus e o carro fez a viagem parecer melhor. A autonomia é bem grande e o desempenho, em ladeiras, com marchas altas, é bom, sem quedas bruscas de velocidade e necessidade de reduções. O aparelho de som que vem no carro não tem entrada para CD, mas apenas entradas para cartão SD e para pen drive. O mostrador do som me lembra muito alguns aparelhos de som com mostradores digitais típicos da china, pois é bem "cheguei"... É bem chamativo mesmo! Mas até hoje, usado e abusado todos os dias pelo meu pen drive, não apresentou defeito algum... A portinhola de plástico, que guarnece as entradas para o cartão SD e pen drive é que parece que, em pouco tempo, vai me dar problemas, haja vista aparentar muita fragilidade.
Instalei na minha o Purifilt, na parte de baixo do carro, logo depois da saída do tanque de combustível.
Não tive, até hoje, o que falar no que diz respeito ao funcionamento do motor. É sempre bom, mesmo em se utilizando diesel S-500.
A injeção de diesel tem módulo Bosch e é common rail.
Uso, porém, preferencialmente, o Shell Evolux, que é um diesel S-10 aditivado.
Acho que é isso!
Sobre o lance do vídeo, vou ver o que faço para te ajudar, OK!?!
Um abraço grande,
Xamã do Brasil :concordo:
cassimiropb01
30/03/2016, 14:42
vlw obrigado mano pelas dicas, tirou um monte de duvidas minhas, em tenta gravar o vídeo tipo nesse modelo: Avaliação Fiat Toro volcano - Todos os Detalhes(Canal Top Speed) - YouTub (https://www.youtube.com/watch?v=hUkSpXobvJE)
Mostrando todos os detahles e etc e depois uma volta longa com 0 a 100, eu estou pedindo tanto o 0 a 100 pq quero muito ouvir o barulho do motor a diesel dela kkkkkkkk etc
JRoberto
31/03/2016, 18:00
vlw obrigado mano pelas dicas, tirou um monte de duvidas minhas, em tenta gravar o vídeo tipo nesse modelo: Avaliação Fiat Toro volcano - Todos os Detalhes(Canal Top Speed) - YouTub (https://www.youtube.com/watch?v=hUkSpXobvJE)
Mostrando todos os detahles e etc e depois uma volta longa com 0 a 100, eu estou pedindo tanto o 0 a 100 pq quero muito ouvir o barulho do motor a diesel dela kkkkkkkk etc
Também gostaria de ver um vídeo da Effa, só conheço por foto, Acompanhando por aqui parece ser uma boa opção.
[]'
Xamã do Brasil
28/04/2016, 17:05
:D Boa tarde, pessoal!
Vejam bem: fiz um vídeo, mas tenho que reconhecer que ficou uma bosta! Ficou horrível!:parede:
Tô fazendo um bacana, para eternizar a minha Plutus, azul metálica, aqui no 4x4 Brasil.
Enquanto o meu não vem, achei este vídeo pequeno, mas que mostra o barulho do motor da Plutus diesel. Deve-se esclarecer que os barulhos iniciais, na trilha sonora do vídeo, são de uma máquina escavadeira que está operando próximo ao lugar onde a Plutus vai passar.
Segue o link:
https://youtu.be/r9KLKHMDtUE
cassimiropb01
22/06/2016, 21:17
Ela parece ser muito boa o problema foi esse barulho dessa maquina no fundo kkkk, essa do vídeo parece ser 4x4, Em eu demorei visualizar o forum mas ainda estou por aki :dance:rs, então quando sai o vídeo da Plutus ? estou aguardando :pipoca:
cassimiropb01
08/10/2016, 18:02
:D Boa tarde, pessoal!
Vejam bem: fiz um vídeo, mas tenho que reconhecer que ficou uma bosta! Ficou horrível!:parede:
Tô fazendo um bacana, para eternizar a minha Plutus, azul metálica, aqui no 4x4 Brasil.
Enquanto o meu não vem, achei este vídeo pequeno, mas que mostra o barulho do motor da Plutus diesel. Deve-se esclarecer que os barulhos iniciais, na trilha sonora do vídeo, são de uma máquina escavadeira que está operando próximo ao lugar onde a Plutus vai passar.
Segue o link:
https://youtu.be/r9KLKHMDtUE
Cade o vídeo da Plutus ???
Arildo MT
09/10/2016, 22:48
Sinal de fumaça p/ Xamã :baseado:
JMPessoa
03/05/2022, 16:13
Poxa vida, agora estou curioso com essa camionete. Procuro uma desse jeito. Mecânica básica, sem grandes aparatos tecnológicos e resistente e com os recursos básicos de conforto. Xamã, conta mais aí. Tô curioso para saber mais.
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