PDA

Ver Versão Completa : Manômetro, 2.5, 2.8 e 3.0 picapes em geral

Deivid/silveira
20/10/2010, 03:39
Senhores
Gostaria de expor e esclarecer algumas duvidas entre pressão Kg nos manometros ( para quem tem manometro do turbo).
É tipo um teste:

-Em uma subida que vc sente que a 5°marcha não vai render, então vc reduz para uma 4° marcha, nesta 4° marcha quantos kg mede em seu manômetro??

Meu exemplo:
Minha Ranger é 2.5,dei uma volta na waste e nesta situação de 4° marcha se o meu manômetro está marcando 0,5 kg sobe que é uma maravilha:grin:, mas se estiver a baixo de 0,5 não rende daí só reduzindo.

Qual é o comportamentos dos motores dos senhores nesta situação?
Motores 2.5, 2.8 e 3.0 diesel?

Este tópico é para ver o rendimento da turbina de cada motor, para prevenir, evitar sertos problemas.

Deivid

Anthoniusnikos
20/10/2010, 03:50
Olá Deivid. Se a sua WG está com uma volta, então deve chegar a uns 1,20 Kgf/cm2, então, cada marcha no seu limite pode chegar a essa pressão.

Anthon

Deivid/silveira
20/10/2010, 12:16
Sim sim Anthoniusnikos, mas refiro que a partir de 0,5 ela sobe que é uma maravilha , mas claro se eu acelerar + concerteza chega a 1,20.
Pois antes de waste original, não respondia tanto.

Gostaria de saber o comportamento da pressão das 2.8 e 3.0?

Alguem é voluntário?

Abs

Raposo
20/10/2010, 15:23
A Natasha, subindo serra de 4ª com motor cheio, pedindo 5ª, 1 1/2 volta na BI. WG original, acusa 1,1 kg no manômetro. Só começa andar bem acima de 0,5 kg.
Abraços.

Deivid/silveira
20/10/2010, 16:12
Pois é Raposo, se ela estiver a partir de 0,5 ela desenvolve muito bem.
Só que o detalhe é o seguinte...só dei uma volta na waste, no BI não fiz nada está original com lacre.

Raposo
20/10/2010, 16:33
Pois é Raposo, se ela estiver a partir de 0,5 ela desenvolve muito bem.
Só que o detalhe é o seguinte...só dei uma volta na waste, no BI não fiz nada está original com lacre.
É Deivid, mas pelo que li aqui no Forum mexer só na WG não resolve, tem que abrir o débito, não muito porque senão fumaceia demais. A Natasha com a BI original não andava lhufas, depois que abri começou a andar muito bem.
Abraços.

Danilo Araújo
20/10/2010, 16:41
tem que abrir a BI pra tem mais queima. Se for bem cuidadoso consegue abri s/ estourar o lacre. isso ñ pode acontecer ! é multa se pararem vc.

Raposo
21/10/2010, 14:16
tem que abrir a BI pra tem mais queima. Se for bem cuidadoso consegue abri s/ estourar o lacre. isso ñ pode acontecer ! é multa se pararem vc.
Eu nem sei como é que está o lacre da BI já que quem regulou a Natasha foi um bombista da BOSCH.
Abç.

DieselPower
23/10/2010, 14:47
se o meu manômetro está marcando 0,5 kg sobe que é uma maravilha:grin:, mas se estiver a baixo de 0,5 não rende daí só reduzindo.

Exatamente Deivid,
Basta partir do pre-suposto, de que a diferença entre um motor aspirado e um turbinado, é a quantidade de ar/combustível dentro da câmara de combustão, gerando potências BEM distintas.
Quando seu marcador está indicando 0, seu motor comporta-se como um aspirado (ou pior, devido a resistência gerada pela turbina aos gases do escape ), ao iniciar a compressão, a LDA começa a enviar mais Diesel, e com isso a oferta de torque e potência melhora muito.
Provavelmente, você não sente uma boa recuperação antes dos 0,5 kgf/cm2 em relação a pressões maiores, devido a falta de ar/combustível e principalmente por estar (provavelmente) em rotações distantes (mais baixas) do pico de torque do motor.

DieselPower
23/10/2010, 14:50
só dei uma volta na waste, no BI não fiz nada está original com lacre.

Se melhorou o desempenho, é porque a mola da WG já estava cansada e com isso abrindo antes da pressão original.
O aumento de pressão via aperto da aste da WG, gera restrição dos gases de escape, reduzindo a potência em rotações mais elevadas.
Isso já foi mais que provado, na prática e no Dinamômetro.
Quer mais potência?
Deixe sua pressão original (1,15 kgf/cm2 para Ranger 2.5), e envie mais Diesel ao motor...
Faça isso e surpreenda-se com o resultado.

klemba
23/10/2010, 14:53
Se melhorou o desempenho, é porque a mola da WG já estava cansada e com isso abrindo antes da pressão original.
Quer mais potência?
Deixe sua pressão original (1,15 kgf/cm2 para Ranger 2.5), e envie mais Diesel ao motor...

melhora e muito,... fica outra coisa...

Walter L. L. Casitta
23/10/2010, 15:06
O aumento de pressão via aperto da aste da WG, gera restrição dos gases de escape, reduzindo a potência em rotações mais elevadas.
Quer mais potência?

X2! Eu já fiz essa bobagem também. Se o pessoal pesquisasse mais no fórum saberia que a melhor posição para a WG é a original. Quando se mexe na WG melhora um pouco em baixa rotação mas piora muito em nas médias e altas.

Portanto se tem uma clara sensação de que melhora, mas no conjunto das situação piora. Melhor mexer só na BI que o resultado é bem melhor...