Ver Versão Completa : intercooler
Ferdinando Jr
20/10/2010, 00:06
Boa noite , gostaria de saber de voces que entendem melhor do assunto , se é possivel instalar um intercooler no motor hsd2.5 e o quanto isso iria melhorar na potencia do motor . Será que vale a pena ?
Carlão Rover
20/10/2010, 00:36
Boa noite Ferdinando!
Estou vendo na sua foto uma Land. Se for, ela já tem o intercooler de fábrica.
O intercooler melhora e muito o desempenho do motor turbo diesel porque resfria o ar, que é aquecido quando comprimido na turbina. O ar resfriado aumenta sua densidade mandando maior quantidade para admissão, permitindo uma regulagem do motor com maior quantidade de combustível.
Com isso ganha-se em torque e potência.
Não é tão simples, pois é necessário uma regulagem precisa, além de muitos outros fatores a serem considerados. Por exemplo: dependendo do aumento da admissão de ar, é necessário aumento da vazão dos gases de escape. Isso é fundamental em uma performance.
Aumentando a temperatura de trabalho e pressão, se torna necessário instalar um radiador de óleo do cárter. E assim vai.
O importante é definir o que busca para daí planejar sua performance.
Pelas características da defender, creio que uma turbina TGV(embora o bi turbo tenha melhor eficiência e seja mais confiável) já dá conta do recado, com um intercooler maior ou com maior capacidade de troca de calor, bicos com maior vazão e melhor distribuição da vazão, redimensionamento do escape, regulagem da bomba de injeção, motor e pressão da turbina. Com isso já deixamos a Defender mais esperta nas saídas e ultrapassagens, ainda preservando o conjunto mecânico de um torque e potência aumentados.
E eu acho que um serviço de performance deveria ser feito apenas quando for realizar uma manutenção grande no veículo, como trocas de correia dentada, turbina, etc. Aí já que vai por a mão na massa, dá uma leve apimentada.
Abraço.
Grande Carlão...
Amigo, a 3 semanas atras intercoolei minha Rural que tem o hsd 2.5 da sprinter, o msm da Land, e por incrivel que pareça o carro ficou mais fraco, e é bem nitido isso... Não fiz nada além de colocar o intercooler entre o turbo e a admissão, não fiz nenhum tipo de regulagem, nada... Oque pode tá acontecendo!!!
Carlão Rover
31/10/2010, 09:19
Grande Admir!!!
Apesar de ser o mesmo motor, a regulagem não é a mesma.
Minha suspeita inicial é: qual intercooler instalou? Ele pode estar estrangulando a entrada de ar. Ou ele ou as mangueiras. Pode estar mal dimensionado. Está instalado aonde na Rural?
A pressão da turbina também é importante aumentar pois o "lag" é maior com o intercooler.
Dê mais detalhes de como está montado seu motor(ano motor,qual turbina,qual intercooler) assim podemos levantar hipóteses.
Aconselho a não forçar na aceleração para não prejudicar a turbina até regular tudo!
Se tudo estiver bem dimensionado, creio que apenas regulando bico e bomba e dando um upgrade na turbina(aumentar a pressão) resolva.
Lembrando que se algo ficou "frouxo" ou solto nas mangueiras a pressão cai e o desempenho também.
Abraço.
Grande Admir!!!
Apesar de ser o mesmo motor, a regulagem não é a mesma.
Minha suspeita inicial é: qual intercooler instalou? Ele pode estar estrangulando a entrada de ar. Ou ele ou as mangueiras. Pode estar mal dimensionado. Está instalado aonde na Rural?
A pressão da turbina também é importante aumentar pois o "lag" é maior com o intercooler.
Dê mais detalhes de como está montado seu motor(ano motor,qual turbina,qual intercooler) assim podemos levantar hipóteses.
Aconselho a não forçar na aceleração para não prejudicar a turbina até regular tudo!
Se tudo estiver bem dimensionado, creio que apenas regulando bico e bomba e dando um upgrade na turbina(aumentar a pressão) resolva.
Lembrando que se algo ficou "frouxo" ou solto nas mangueiras a pressão cai e o desempenho também.
Abraço.
Carlão, o carro está assim:
*Interccoler instalado em cima do motor, fiz a aberta no capo e instalei o scoop da hilux (depois vou trocar por um melhor);
*O motor é relativamente novo, 28 mil rodados;
*Os bocais de entrada e saida do intercooler que são de 1 3!4 pol, não chegam a 2 pol (talvez isso pode ser um dos problemas);
*a metragem cubica do intercooler é:30cm comp. x 20cm largura x 7cm espessura (medidas só da colmeia);
*regulagens de bomba, bico, turbo, etc, continuam as originais, não mexi em nada...
henrique wamser
31/10/2010, 11:09
a 90tinha 2003 que comprei do Marco Aurelio, é um canhão, com um intercooler que ele instalou, e que faz parte de seus itens de venda.quem sebe ele dá uma canja e passa alguns detalhes:concordo:
Admir!
Além de verificar o que o Carlão citou sobre estrangular, quando se instala o intercooler, deve se regular a BI, pois o intercooler proporciona ao motor mais ar, e o que pode estar ocorrendo, é uma sensível falta de combustível.
Verifique isso com um bombista de sua confiança.
Att.
Kim.
Marco Aurélio R Guimarães
31/10/2010, 14:43
a 90tinha 2003 que comprei do Marco Aurelio, é um canhão, com um intercooler que ele instalou, e que faz parte de seus itens de venda.quem sebe ele dá uma canja e passa alguns detalhes:concordo:
Boa tarde pessoal!
A configuração da Pratinha do Henrique está da seguinte forma, como reza o manual de instalação do Maxcooler: Pressão do turbo por volta de 1,0 kg e regulagem do débito da bomba. Além disso, como bem observou o Carlão, foi melhorada a vazão dos gases com a retirada de todos os silenciosos do sistema de escape e aumento da bitola destes.
Esse intercooler, segundo o fabricante, permite uma troca de calor 40% superior aos originais.
Abração a todos!
Boa tarde pessoal!
A configuração da Pratinha do Henrique está da seguinte forma, como reza o manual de instalação do Maxcooler: Pressão do turbo por volta de 1,0 kg e regulagem do débito da bomba. Além disso, como bem observou o Carlão, foi melhorada a vazão dos gases com a retirada de todos os silenciosos do sistema de escape e aumento da bitola destes.
Esse intercooler, segundo o fabricante, permite uma troca de calor 40% superior aos originais.
Abração a todos!
Grande Marco Aurelio...
Meu intercooler é igual a este ai da Maxcooler, só não sei se o tamanho é o msm. Ele também é todo em aluminio... Segue as fotos da minha adaptação....
Carlão Rover
01/11/2010, 12:44
Olá Admir!
A eficiência do intercooler é bem maior se ele estiver na frente do radiador. Se não trocar corretamente o calor ele acaba causando uma perda de potência, pois aumenta o intervalo e a força necessária(turbina) para admitir o ar nos cilindros.
Veja se não está vazando pressão no sistema, antes de mais nada(inclusive no cooler).
E vai precisar regular a pressão da turbina, bomba. Aumentar a vazão do escape e bicos especiais vão melhorar ainda mais sua performance. Seria legal procurar um bom preparador(Maurício Raschmotoren por exemplo) para regular tudo para você.
Mas se for para fazer na raça, eu testaria remover o intercooler e ver se a potência volta ao normal.
Você sabe dizer se perdeu potência na arrancada(saída) ou perdeu em todas as velocidades e rotações? Depois que a turbina "enche" o motor fica mais esperto?Percebeu se está demorando mais para entrar a turbina?
Abraço.
Grande Carlão...
Ela perdeu mais potencia na arrancada, mas nas subidas também perdeu potencia.... Akele barulho tradicional do turbo enchendo já não tem mais...:(
valmirjunior
08/02/2011, 09:20
Admir.
Em poucas palavras.
Verifique vazamentos;
verifique a pressão do turbo DEPOIS do intercooler (na admissão do motor)
Regule a BI e a pressão do turbo.
Seu motor estava regulado para funcionar sem intercooler, colocando ele voce muda a relação de ar - combustivel e como outros ja falaram, dependendo do tipo de intecooler pode haver restrição de passagem.
Abraços:concordo: