Ver Versão Completa : Qual o pneu ideal para Suzuki, Frontiera, Tork, 3K???
sschwarz
05/04/2005, 10:31
Olá gente!
Neste final de semana fiz uma trilha e percebi que todos que usavam Frontiera tiveram visível vantagem em relação aos meus BF Mud 31¨.
Meu carro é um Sidekick (5 portas) com motor AP 2.0, ou seja, não faltou força ao Zuki, mas sim aderência, pois em subidas ou em locais onde o diferencial pegava no fundo, os Frontiera continuavam tracionando muito bem, mas meus BF, por mais que botasse giro para limpar os sulcos, não conseguiam tracionar, só fazia ¨usinagem¨. Sempre fui meio contra o Frontiera pelo estrago que faz às trilhas, mas aqui todos usam este pneu e eu acabo ficando sempre preso...
Qual o Pneu ideal (tipo e medida) para desempenhar bem nas trilhas sem estourar diferencial (o meu já, já vai ser de aço), lembrando que não gostaria de reduzir abaixo de 31¨?
Alguém já usou Tork, vendido pela Garra 4x4? É bom?
Agradeço todas as dicas que puderem me dar, pois tenho outra trilha, bem pesada, para o final de abril e até lá, espero estar de butinão novo.
Valeu galera,
[ ] - Ainda patinando muito...
Schwarz
Dennis Figueiredo
05/04/2005, 10:48
Qual quer um desses 3 vai ter melhor desempenho que seu MUD, acho que o frontiera ja é um desenho ultrapassado e existe já melhores que ele. Os torque são frontiera melhorados, porém não te proporcianal muito controle no carro....
Os 3K frederico são ótimos, acho o desepenho deles o melhor dos 3, principalmente em terrenos ensaboados, também superam quando o terreno é seco e com erosões.
Se fosse para escolher pneus 31" eu ficaria com 3K frederico, quem usa recomenda.
samukanvas
05/04/2005, 10:54
Ou Maxxis tb, os muddzilla são 100%!!!
sschwarz
05/04/2005, 10:55
Valeu Dennis,
Estou com uma grande inclinação a estes mesmo, pois o desenho é bem mais moderno que os Frontiera, mas muita gente fala que ¨entopem¨ também, como os Mud, e que soltam os cravos, só que quem fala nunca usou, tá sendo teórico...
Se quem usa recomenda, acho que é o caminho. São mais caros que as outras opções, mas se forem bons vale a pena.
Aproveitando que vc usa: Como se comportam em deslocamentos em asfalto em termos de conforto, resistência, dirigibilidade e velocidade? Pergunto pois algumas trilhas que faço ficam a 100 ou 200 kilômetros, trecho que tenho que ir já com os kichutinhos calçados...
Obrigado de novo
[ ] - Vendo luz no fim do túnel
Schwarz
sschwarz
05/04/2005, 10:56
Obrigado Dennis,
Esse eu sei que são muito bons, mas ainda falta L$ prá eles... :cry:
Dennis Figueiredo
05/04/2005, 11:01
Para lama são ruims.... tem desempenho semelhante os MUD, ficam lisos rápido... além de serem caros e tem um desgaste muito prepaturo. No mais possuem uma carcaça muito flexível e bem resistentes a cortes... em terreno secos e pedras são muito bons.
sschwarz
05/04/2005, 11:06
Vê só Dennis,
Já me falaram que os Mudzilla eram Pneus excelentes prá lama...
Os 3K gastam muito rápido?
Aqui chove muuuito, portanto preciso de pneus que realmente se comportem bem na lama, subidas ensaboadas (e descidas idem, obviamente...) e grandes ¨bosteiros¨, bem como erosões.
Dennis Figueiredo
05/04/2005, 11:07
Valeu Dennis,
Estou com uma grande inclinação a estes mesmo, pois o desenho é bem mais moderno que os Frontiera, mas muita gente fala que ¨entopem¨ também, como os Mud, e que soltam os cravos, só que quem fala nunca usou, tá sendo teórico...
Se quem usa recomenda, acho que é o caminho. São mais caros que as outras opções, mas se forem bons vale a pena.
Aproveitando que vc usa: Como se comportam em deslocamentos em asfalto em termos de conforto, resistência, dirigibilidade e velocidade? Pergunto pois algumas trilhas que faço ficam a 100 ou 200 kilômetros, trecho que tenho que ir já com os kichutinhos calçados...
Obrigado de novo
[ ] - Vendo luz no fim do túnel
Schwarz
É só olhar o desenho de um frederico e perceber que ele além de tudo foi desenha pensando também na alto limpeza, os cravos não soltam nem a pau, pelo método de fabricação é muita mais facil um frontiera soltar o recape que um 3k perder cravos.
Quanto a deslocamentos os 3K possuem uma durabilidade muito acima da média dos concorrentes, eu vejo pelos meus e pelo de amigo que usa... os meus estão um pouco mais gastos pelo uso de bloqueio, mas o dele estão muito novos ainda e ele ja tem desde novembro de 2004.
Ele ronca sim, acredito que mais que seu BF....
samukanvas
05/04/2005, 11:09
Para lama são ruims.... tem desempenho semelhante os MUD, ficam lisos rápido... além de serem caros e tem um desgaste muito prepaturo. No mais possuem uma carcaça muito flexível e bem resistentes a cortes... em terreno secos e pedras são muito bons.
Esses se transformarão em 3k no futuro :twisted:
sschwarz
05/04/2005, 11:14
Bem, ronco não me incomoda, pois meu Sidekick tem escape dimensionado com um abafadorzinho só, ou seja, o pneu não deve incomodar mais que o barulho do motor. Fico satisfeito em saber que eles não gastam fácil e não soltam os cravos, pois esses eram meus grandes medos. Outra dúvida, abusando de sua ajuda:
No site da 3K aparecem fotos dos pneus sem muitos cravos laterais, mas já ví fotos no fórum onde aparecem desenhos nas laterais e cravos bem definidos, houve alguma mudança de projeto ou as fotos do site não são bem visíveis?
Quanto à rotação, ele tem bom desempenho com rotação baixa, como os Frontiera ou precisam de giro?
Quanto ao Diferencial, será que os eixos do Suzuki agüentam esses pneus?
[ ] - Quase comprando... negocie sua comissão com a 3K (hehehe)
Dennis Figueiredo
05/04/2005, 11:30
No site da 3K aparecem fotos dos pneus sem muitos cravos laterais, mas já ví fotos no fórum onde aparecem desenhos nas laterais e cravos bem definidos, houve alguma mudança de projeto ou as fotos do site não são bem visíveis?
Quanto à rotação, ele tem bom desempenho com rotação baixa, como os Frontiera ou precisam de giro?
Quanto ao Diferencial, será que os eixos do Suzuki agüentam esses pneus?
[ ] - Quase comprando... negocie sua comissão com a 3K (hehehe)
Bem.... vamos lá :wink:
Quanto aos cravos laterais no site eles devem ser meramente ilustrativas, quantidade de cravos pode ser negociado com a 3K, ele fazem o pneu ao seu gosto. Quanto a rotação.... em subidas lisas com os FREDERICO pode ser pisar menos, na ultima trilha eu vi dois CJs com 31, um frontiera e outro com 3K, os dois pisavam muito forte mas com a diferença do 3k frederico ter mais tração e superando mais facil a subida e erosões. Com o meu eu piso bem pouco... bem pouco mesmo.... mas meu CJ tem pneus 37" e bloqueio em ambos os eixos, não dá pra usar como comparação.
Quanto a teus eixos aguentarem ou não.... não sei ao certo, porque não entendo de suzukis.... mas pelo que ja ouvi e lí ele ficará bem no limite da resistencia.
sschwarz
05/04/2005, 11:48
Esse é um dos meus medos: Será que o Zuki agüenta tudo isso. Não sou de andar no limite, detonando o carro. Costumo andar sempre da maneira mais tranqüila possível, mas as vezses isso não é possível, daí...
Tenho no meu samukka os Ernest 215/70-15 viajo no asfalto uns 500km, tem tb cravos na lateral. Faz barulho, mas não é de incomodar.
Dou nota 11. Aprovado
Léo
BH :lol:
mak (SP/ZN)
05/04/2005, 13:25
Não em adaptei e devo retirar os NEW FREDERICOS 235 do wally e voltar aos BSG... se alguem quiser dar um lance ai... estão novos... fiz o Trial e o Encontro suzuki-net de Lindoia com eles... só!
Qual o valor? São 15? Qual a diferença de altura p/ os 7.50x16?
mak (SP/ZN)
05/04/2005, 15:09
Qual o valor? São 15? Qual a diferença de altura p/ os 7.50x16?
São aro 235/75-15" + a espessura da borracha do remold... fica pouco acima dos 31"... quero R$300 em cada... a diferença de altura eu fico devendo...
sschwarz
05/04/2005, 15:21
Me manda uma foto dos Pneus.
Qual a razão de vc não ter se adaptado a estes pneus?
Para comparação: você diria que são similares, melhores ou piores que um Frontiera?
Tenta medir ele com uma trena, dai eu vejo o meu aqui. Pq. essas medidas é uma zona, uns em polegadas outros normais, acho que o negocio é medir na trena mesmo.
Até mais.,
sschwarz
05/04/2005, 16:05
Não em adaptei e devo retirar os NEW FREDERICOS 235 do wally e voltar aos BSG... se alguem quiser dar um lance ai... estão novos... fiz o Trial e o Encontro suzuki-net de Lindoia com eles... só!
Mak,
Pelo preço acho que dá negócio, questão de conversarmos depois de ver uma foto dos pneus.
Por aqui consigo Frontiera na casa de R$ 200,00 e Tork por R$ 280,00, mas por tudo que dizem, acho que o 3K leva vantagem, só não entendi, nesse caso, qual a razão de vc não ter se adaptado aos pneus, poderia detalhar?
[ ] - Já de olho nas butininhas novas...
companheiro
vc nunca vai encontrar o pneu certo certo p vc ou p alguem de 4x4.......nos nao andamos no mesmo piso rotineiramente......ha diferenças comstrutivas nos pneus e nosso piso varia......lama/areião/areia molhada/pedra/pedra molhada/barrancos de areia de pedra de troncos...
alguma vez vc vai levar vantagem...alguma vez seus amigos......
na verdade considero q nos deveriamos ter alguns jogos de pneus diferenciados e colocariamos dependendo aonde vamos andar
pedrao ribeirao preto
mak (SP/ZN)
05/04/2005, 18:05
Me manda uma foto dos Pneus.
Qual a razão de vc não ter se adaptado a estes pneus?
Para comparação: você diria que são similares, melhores ou piores que um Frontiera?
Tenho o pé muito pesado e esse pneu não derrapa... quando agarra sai de baixo! bota o Frontiera no chinelo... agarra meeeeeeeeeeeeeeesmo!! o carro parece que ganha braços! :shock:
mak (SP/ZN)
05/04/2005, 18:22
Tenta medir ele com uma trena, dai eu vejo o meu aqui. Pq. essas medidas é uma zona, uns em polegadas outros normais, acho que o negocio é medir na trena mesmo.
Até mais.,
O carro tá no mexanico consertando o arranque que encheu de lama no Trial... só pego na quinta... vou tentar pedir pro mecanico medir pra mim e posto aqui!
sschwarz
05/04/2005, 19:02
companheiro
vc nunca vai encontrar o pneu certo certo p vc ou p alguem de 4x4.......nos nao andamos no mesmo piso rotineiramente......ha diferenças comstrutivas nos pneus e nosso piso varia......lama/areião/areia molhada/pedra/pedra molhada/barrancos de areia de pedra de troncos...
na verdade considero q nos deveriamos ter alguns jogos de pneus diferenciados e colocariamos dependendo aonde vamos andar
pedrao ribeirao preto
Pedrão,
Na verdade você tem razão, realmente não há um pneu ideal para qualquer piso, pois cada situação é diferente, cada lugar fica diferente dependendo do clima, do tráfego, etc, etc, etc...
Eu procuro um pneu que tenha um bom comportamento na lama, principal terreno que há em nossa região, principalmente em subidas escorregadias, erosões e ¨bosteiros¨. Não costumo andar muito em pedras, e areia é só de vez em quando.
Minha intenção é manter os BF Mud para viagens, cidade e areião e ter o jogo de pneus mais agressivos para trilhas pesadas, com as características que descreví acima.
Valeu pelos toques, realmente manter mais jogos é a única forma de ter versatilidade em qualquer situação, ou na maioria delas, pelo menos.
[ ] - Com a garagem entupida de pneus...
Dennis Figueiredo
06/04/2005, 08:24
companheiro
pedrao ribeirao preto
Oque depende mais é a Região da trilha, é só acertar o pneu que um jogo é sufiente sim. Aqui em SC e SP a trilhas são semelhantes, algumas pedras, muito barro liso, erosões e bosteiros..... é sim bem possível conseguir um pneu versátil a essas situações.
salve galera !!
Intrometendo-me no assunto .. vai a minha dúvida :
Tenho no meu samuka um jogo de Argentinos .. 700 X 15" ... valendo-se do fato que eu ando de motor AP .. leia-se mais GIRO do que FORÇA ... achei que tá faltando torque e aderência dos pneus em trechos de erosão ou em lamaçais ...
A todos que eu pergunto me dizem que não é necessário mais do que os Agentinos pro meu Suzuki ... mas no meio da trilha eu sinto que tá faltando alguma coisa .. apesar de eu estar aprendendo ainda ... acho que optar por um jogo de Frontiera ou mesmo Tork seria uma alternativa .. o que acham ???
Agradeço as opiniões e sugestões ..
[ ]'s ... achando que tá faltando tração ...
Dennis Figueiredo
07/04/2005, 00:16
salve galera !!
Intrometendo-me no assunto .. vai a minha dúvida :
Tenho no meu samuka um jogo de Argentinos .. 700 X 15" ... valendo-se do fato que eu ando de motor AP .. leia-se mais GIRO do que FORÇA ... achei que tá faltando torque e aderência dos pneus em trechos de erosão ou em lamaçais ...
A todos que eu pergunto me dizem que não é necessário mais do que os Agentinos pro meu Suzuki ... mas no meio da trilha eu sinto que tá faltando alguma coisa .. apesar de eu estar aprendendo ainda ... acho que optar por um jogo de Frontiera ou mesmo Tork seria uma alternativa .. o que acham ???
Agradeço as opiniões e sugestões ..
[ ]'s ... achando que tá faltando tração ...
Já usei pneus AT, MT, Argentinos, Frontieras, tork, cross e frederico 3K, por isso sintom-me a vontade de falar sobre eles.... na trilha em qualquer situação de barro, lama ou bosteiro ou frontieras serão pneus superiores aos argentinos se tratando pneus de mesmo tamanho.
LuizCabral
07/04/2005, 14:30
Os 3k frederico são bons em areia?
Dennis Figueiredo
07/04/2005, 14:37
Os meus são muitos bons..... mas como disse não dá pra usar como regra por causa do tamanho....
Se tratando de tamanho "mais normal" 31".. ou 255x75x15, o pneu que andei na praia que mais gostei foram os Argentinos
Fala Dennis, beleza? Oq. vc. acha que vai melhor no bosteiro, os frontiera 7.50x16 ou esses 3k do mak? Os dele é mais baixo, será que o desenho compensa?
Dennis Figueiredo
07/04/2005, 15:38
Fala Dennis, beleza? Oq. vc. acha que vai melhor no bosteiro, os frontiera 7.50x16 ou esses 3k do mak? Os dele é mais baixo, será que o desenho compensa?
Cara.... se for no meu jipe, com certeza os forntiera 750x16 seriam bem melhor nos bosteiros. A diferença de tamanho é grande.
valeu Dennis ...
Vo parti pros Frontiera primeiro .. por conta do custo ser um pouco mais baixo ...
Aliás .. para partior para os 3k seria necessário SPOAr meu Samuka .. 31" não caberiam na suspensão original .. ou estou enganado ??
Apenas calços de carroceria resolveriam ... ??? Outro problema ... no momento de esterçar vejo que os penus pegam no feixe ... é normal ou existe algum tipo de compensação para esse problema ???
[ ]´s
Dennis Figueiredo
07/04/2005, 20:09
valeu Dennis ...
Vo parti pros Frontiera primeiro .. por conta do custo ser um pouco mais baixo ...
Aliás .. para partior para os 3k seria necessário SPOAr meu Samuka .. 31" não caberiam na suspensão original .. ou estou enganado ??
Apenas calços de carroceria resolveriam ... ??? Outro problema ... no momento de esterçar vejo que os penus pegam no feixe ... é normal ou existe algum tipo de compensação para esse problema ???
[ ]´s
Desculpe não posso te ajudar :? ...... não entende de samucas :wink:
Mas o mestre Bill vive batendo na tecla que samuca com 31= samuca SPOA
Valeu a intenção Dennis ...
Já vi uma centena de milhares de vezes o Bii dizer isso .. portanto ... não concordar com ele seria umk pouco difícil ...
No entanto .. levantei a questão por que aki na minha região o pessoal anda de vitara( que é helicoidal, talvez esteja aía diferença) com apenas calço na carroceria e pneus 31 ... entendo nada de suspensão ainda ... mas vamo aprendedndo aki .. aos poucos ...
valeu a força ..
Abraço.
LuizCabral
12/04/2005, 13:22
o pneu que andei na praia que mais gostei foram os Argentinos
Argentinos??? os Fate?
Putz, meu pai tem um jogo de pneus desses no jeep dele. São excepcionais na lama. Agora na areia.... Foram os piores que ja andei.
existe medida do frederico para o samurai original (sem spoa, etc)?
Dennis Figueiredo
12/04/2005, 13:39
Argentinos??? os Fate?
Putz, meu pai tem um jogo de pneus desses no jeep dele. São excepcionais na lama. Agora na areia.... Foram os piores que ja andei.
Os que eu andei são de tamanho 31"x10,5" argentinos mesmo, direcionais à apenas um sentido da rotação, os fate não são. Ao contrário de ti foi um dos piores que andei na lama, e na areia gostei, claro se tratando de pneus mais agressivos.
samukanvas
12/04/2005, 20:40
Dennis,
quando vc andou com os pneus que citou, seu carro já tinha blocante?
LuizCabral
12/04/2005, 20:55
Eh, os aqui de casa são os fate argentinos, são aro 16. Esses ai devem ser aro 15 ne? não sei que formato são.
Mas os fate argentinos na areia são uma negação. Ja na lama dá show!
Dennis Figueiredo
12/04/2005, 22:35
Dennis,
quando vc andou com os pneus que citou, seu carro já tinha blocante?
Naquele tempo não,
Dennis Figueiredo
12/04/2005, 22:41
Eh, os aqui de casa são os fate argentinos, são aro 16. Esses ai devem ser aro 15 ne? não sei que formato são.
Mas os fate argentinos na areia são uma negação. Ja na lama dá show!
Fala Luiz :D , Os meus eram 15" sim :wink:
não sei se tu entendeu oque eu quis dizer, mas eu ja tive no jipe muitos desenhos de pneus bem agressivos.... e se tratando de pneus agressivos os Argentinos não bom na areia sim.....
Melhor que um frontiera, melhore que cross(biscoito), melhor que tork.....
Ja na lama acheio o pior desses. Se tratando de pneus não agressivos o melhor que andei na areia foi o BFGoodrich AT 33"... mas esse não anda em barro.