Conectar

Ver Versão Completa : Jeep CJ5 1957 agora Powerstroke 2.8TD

Páginas : 1 2 3 [4]

fabriciosimonini
01/02/2019, 21:04
Thiago.

Você citou varias coisas em relação à manutenção correta do motor e sistema de arrefecimento, e somente por último disse que utiliza radiador com colméia do 1113, quem vê o seu radiador não tem como adivinhar, por isso que nunca esquentou antes! queria ver este mesmo Power Train funcionando com o radiador original da Volks.

As ventoinhas mecânicas com acionamento viscoso são completamente ineficientes, as elétricas funcionam com alta velocidade mesmo com o Jeep desligado (meu caso), os carros atuais funcionam bem com uma única ventoinha (atrás do radiador), concordo, mas se adaptar o motor do peugeot 207 com seu radiador original em qualquer Jeep, com o dobro de peso e aerodinamica de uma "caixa d'água" o sistema de arrefecimento não iria dar conta.

O posiconamento da ventoinha "auxiliar" à frente do radiador, ou seja, a que "auxilia" a principal que está atrás do radiador, tem a função de fazer com que o ar condicionado consiga "gelar" mesmo com o veículo parado num conjestionamento, por exemplo, tem até um tópico que fala sobre isso aqui no forum, salvo engano, o pessoal estava instalando o ventoinha auxiliar em caminhonetes, com bons resultados, cujo sistema de ar condicionado original era ineficiente no trânsito.

O meu radiador é original, com 5l de capacidade, salvo engano, também nunca medi para ver, já ouvi falar até que cabem 7l de água, mas, não cheguei a confirmar a informação. Sempre abastecia com água, porque quando comprei o Jeep já estava com água, e o uso de aditivo iria "limpar" a ferrrugem por ventura existente, agindo principalmente nos selos que começariam a vasar. Como fiz o cabeçote recentemente, aproveitei para trocar os selos também e após limpeza do sistema abasteci com aditivo, ficou limpinho, mas a temperatura de trabalho do motor continuou a mesma, não houve alteração da temperatura para menos ou para mais.

Sorte na empreitada!

[]s'

Thiago Rodeghel
05/02/2019, 01:48
Olá Fabrício...

Realmente as pessoas subestimam a capacidade do Radiador do Jeep. Já usei com o AP... com esta mesma ventoinha... e deu certo. Ñ vai ter muito segredo com o diesel... afinal gira bem menos... então ñ sobe tão rápido o calor... meu AP cortava giros em 7500rpm... coisa que o Powerstroke nem chega nisto.

O upgrade com as colmeias do 1113 foi tipo velha guarda... cara das antigas fez pra mim... e ficou perfeito... parece original...

Abraços

fabriciosimonini
16/02/2019, 19:16
Olá Fabrício...

Realmente as pessoas subestimam a capacidade do Radiador do Jeep. Já usei com o AP... com esta mesma ventoinha... e deu certo. Ñ vai ter muito segredo com o diesel... afinal gira bem menos... então ñ sobe tão rápido o calor... meu AP cortava giros em 7500rpm... coisa que o Powerstroke nem chega nisto.

O upgrade com as colmeias do 1113 foi tipo velha guarda... cara das antigas fez pra mim... e ficou perfeito... parece original...

Abraços

Thiago.

Não se deve levar em conta somente as RPMs para adequar o sistema de arrefecimento do motor, outros fatores também interferem como capacidade do radiador, bomba d'água e taxa de compressão.

A primeira coisa que se deve fazer para turbinar um motor é reduzir a sua taxa de compressão, após este procedimento o motor pode "girar" a vontade! um motor ap à gasolina tem taxa de 8,5 ou 9 dependendo do ano de fabricação, já os a álcool tem taxa de compressão mais alta, em torno de 11, pois, o álcool aguenta uma taxa maior sem pré detonação, em termos leigos "batidas de pino".

Já os motores diesel trabalham com uma taxa de compressão bem mais alta, em torno de 22, uma vez que, não existem velas para iniciar a combustão como nos motores a álcool e gasolina, ou seja, a queima é iniciada pela própria compressão da mistura ar combustível, que se aquece a tal ponto que explode sozinha no PMS.

Este upgrade da "velha guarda" de colocar as colmeias de caminhão em radiadores de veículos para solucionar problemas de aquecimento é muito usado nos opalas mais antigos com ventoinha mecânica e sem defletor, já ví vários, mas, com a simples adaptação de ventoinha elétrica o problema de aquecimento é resolvido mais facilmente, eliminando-se a necessidade de mexer no radiador.

[ ]'s.

Fabil
18/02/2019, 13:16
e o 2.0 16v? que fim teve?

Thiago Rodeghel
25/02/2019, 10:50
Thiago.

Não se deve levar em conta somente as RPMs para adequar o sistema de arrefecimento do motor, outros fatores também interferem como capacidade do radiador, bomba d'água e taxa de compressão.

A primeira coisa que se deve fazer para turbinar um motor é reduzir a sua taxa de compressão, após este procedimento o motor pode "girar" a vontade! um motor ap à gasolina tem taxa de 8,5 ou 9 dependendo do ano de fabricação, já os a álcool tem taxa de compressão mais alta, em torno de 11, pois, o álcool aguenta uma taxa maior sem pré detonação, em termos leigos "batidas de pino".

Já os motores diesel trabalham com uma taxa de compressão bem mais alta, em torno de 22, uma vez que, não existem velas para iniciar a combustão como nos motores a álcool e gasolina, ou seja, a queima é iniciada pela própria compressão da mistura ar combustível, que se aquece a tal ponto que explode sozinha no PMS.

Este upgrade da "velha guarda" de colocar as colmeias de caminhão em radiadores de veículos para solucionar problemas de aquecimento é muito usado nos opalas mais antigos com ventoinha mecânica e sem defletor, já ví vários, mas, com a simples adaptação de ventoinha elétrica o problema de aquecimento é resolvido mais facilmente, eliminando-se a necessidade de mexer no radiador.

[ ]'s.

Dessa parte eu ñ manjo nada...kkk
Mas pelo que entendi olhando o motor a diesel e do gasolina... a temperatura de trabalho do meu powerstroke e do antigo AP é a mesma. Me baseando pela válvula termostatica... que abre na mesma temperatura. Percebo que o diesel é bem mais rápido na resposta... principalmente a primeira partida. O radiador do 1113 acaba sendo mais eficaz pq tem mais colméias... vai circular mais água e mais rápido. Minha dúvida é se a ventoinha do Vectra vai trabalhar bem montada a frente do radiador. Se ñ vou montar a do citroen c4 que é original montada a frente do radiador.

Thiago Rodeghel
25/02/2019, 11:10
e o 2.0 16v? que fim teve?

Foi para um outro carro... vendi...

Thiago Rodeghel
04/03/2019, 16:12
Só uma atualização... liguei o alternador... e iniciei os testes da ventoinha...

Demorou só 40 minutos em marcha lenta para atingir 90°C... disparei a ventoinha e em poucos segundos baixou para 85°C. Se fosse o AP em 10 minutos já estaeia quente a 90 graus.

Aparentemente a ventoinha montada a frente do radiador vai funcionar...

Abraços

fabriciosimonini
08/03/2019, 18:39
Thiago.
Que bom! Sinal que o sistema de arrefecimento está funcionando bem, uma ventoinha só vai dar conta!
Realmente o motor AP atinge a temperatura de trabalho 85/90 graus bem mais rápido! O meu AP está sem a válvula termostática, já comprei assim, e o cebolão 75/80 graus, funciona bem, nunca tive problema de aquecimento!
Quando puder poste um vídeo do sistema funcionando.

[ ]s'.

Guima-MS
10/03/2019, 13:21
Só uma atualização... liguei o alternador... e iniciei os testes da ventoinha...

Demorou só 40 minutos em marcha lenta para atingir 90°C... disparei a ventoinha e em poucos segundos baixou para 85°C. Se fosse o AP em 10 minutos já estaeia quente a 90 graus.

Aparentemente a ventoinha montada a frente do radiador vai funcionar...

Abraços

To de olho , tenho um MWM 2.8 na minha dodge e queria eliminar a viscosa (vi alguns casos de colocar o kit verao do tempra e uma ventoinha original do polo\gol\saveiro) , sou novo no diesel , sei que nao gasolina da conta .

fabriciosimonini
10/03/2019, 22:08
To de olho , tenho um MWM 2.8 na minha dodge e queria eliminar a viscosa (vi alguns casos de colocar o kit verao do tempra e uma ventoinha original do polo\gol\saveiro) , sou novo no diesel , sei que nao gasolina da conta .

Guima-MS.

Me desculpe a intromissão, uma vez que o tópico não é meu, e com certeza o Thiago tem mais conhecimento e poderá melhor lhe auxiliar, mas uma coisa posso lhe dizer, pois já tive Tempra por vários anos, este quite verão não é necessário, pois, o que muda é de onde o cebolão vai acionar a ventoinha. O kit "verão" é apenas um "T" posicionado na saída de água quente do motor, você necessariamente vai ter que colocar um cebolão "mais quente", caso contrário a ventoinha ira permanecer eternamente ligada, em resumo, é a mesma coisa que trocar 6 por meia dúzia!

Espero ter ajudado, eu acho que só uma ventoínha elétrica já resolve o seu problema!

[ ]s'.

Thiago Rodeghel
27/03/2019, 10:51
Guima-MS.

Me desculpe a intromissão, uma vez que o tópico não é meu, e com certeza o Thiago tem mais conhecimento e poderá melhor lhe auxiliar, mas uma coisa posso lhe dizer, pois já tive Tempra por vários anos, este quite verão não é necessário, pois, o que muda é de onde o cebolão vai acionar a ventoinha. O kit "verão" é apenas um "T" posicionado na saída de água quente do motor, você necessariamente vai ter que colocar um cebolão "mais quente", caso contrário a ventoinha ira permanecer eternamente ligada, em resumo, é a mesma coisa que trocar 6 por meia dúzia!

Espero ter ajudado, eu acho que só uma ventoínha elétrica já resolve o seu problema!

[ ]s'.

Eu sempre usei o kit T do tempra no meu Jeep, nunca deu trabalho... nos primeiros testes que venho fazendo no meu Jeep, tanto com diesel comum e S10, a temperatura chega a 90 graus, só depois de 40 a 45min em lenta, que é onde seria uma simulação de transito, anda e para... qdo ligo a ventoinha logo baixa para 85 graus...

talvez o problema da Dakota seria o radiador que não está bom, pode ser... ou a valvula termostática que não abre no tempo...

outra coisa, que aconteceu aqui no meu Jeep, a ventoinha viscosa, não está no centro do Radiador da sua pickup, não puxa o ar completamente no radiador... ou falta um defletor... para auxiliar a "guiar" o ar para refrigerar.

Com a ventoinha elétrica, vc resolve tudo este problema... o cebolão T, será justamente para disparar a ventoinha qdo aquecer no momento correto...

[s]

fonsek
28/03/2019, 00:15
bom dia amigão pergunta que não quer calar molejo da blazer ficou macia o jeep deixou de ser uma cadeira de balanço você utiliza na traseira também

obrigado e top a viatura

Thiago Rodeghel
29/03/2019, 11:21
bom dia amigão pergunta que não quer calar molejo da blazer ficou macia o jeep deixou de ser uma cadeira de balanço você utiliza na traseira também

obrigado e top a viatura

Olá Fonsek

Obrigado...

Sim, se vc já dirigiu uma Blazer, vai ter a mesma sensação, se bem que é um conjunto de coisas, molas da blazer, amortecedores a gás pressurizados e correção de cáster, associado com a direção hidráulica da S10 e terminais de direção de F1000.

Jeep ficou muito bom, fica mais amigável no dia a dia das ruas, estas molas são o que há de melhor hj em dia em feixes de mola. O aumento de cáster de 3 para 4 graus, deixou o jeep, mais fácil tbm de guiar, não precisa ficar corrigindo tanto, como uso pneus 35, com 2 amortecedores de direção tbm, um para cada roda, é quase um carro de passeio na direção...

Tive um conhecido no interior tbm que adaptou no jeep dele, e disse que agora é vida... andar de Jeep nunca foi tão bom...

Pra vc ter uma idéia, com apenas 1 mão consigo, balançar o carro facilmente... antes parecia uma tábua de tão duro que eram as molas... os amortecedores pressurizados americanos, não deixam o carro bobo, para esta adaptação recomendo amortecedores a gás, pq as molas possuem outro tipo de resposta, e precisam de amortecedores adequados... Os comuns a óleo não são ideais...

[s]

fonsek
31/03/2019, 14:56
A legal ontem instalei na traseira do meu realmente melhoru muito pois usava da toyota,acredito que a proxima e instala na frente agora kkkk

Thiago Rodeghel
01/04/2019, 14:30
A legal ontem instalei na traseira do meu realmente melhoru muito pois usava da toyota,acredito que a proxima e instala na frente agora kkkk

Não quero criar polêmica...

Mas entre colocar de Toyota e manter a do Jeep, prefiro deixar a do Jeep, pq é o mesmo sistema de molas... Só faço um upgrade usando lâminas de Uno entre os feixes, e troca de buchas por PU...

De Blazer é coisa de primeira, por enquanto não tem melhor, em termos de feixe de molas...

[s]

Thiago Rodeghel
01/04/2019, 14:34
É que na dianteira dá trabalho de fazer e adaptar, mas dá pra fazer...
Poucos se arriscam...

[s]

fonsek
01/04/2019, 18:19
É que na dianteira dá trabalho de fazer e adaptar, mas dá pra fazer...
Poucos se arriscam...

[s]

E sim mas na verdade tudo da trabalho né o meu eu não refarei e aproveitei um dos suportes saiu muito para fora mas ja estou boando um para-choque que esconda kkkkk

565332565333
565330565331

DanielBarreto51
11/06/2019, 13:44
E aí, ja está andando o "bichão' ?

[]´s

Thiago Rodeghel
23/07/2019, 00:05
E aí, ja está andando o "bichão' ?

[]´s

Olá Daniel, sim já roda, porém está sem escape e intercooler ligados ainda, falta remover a fiação antiga do AP, e ligar o pós chave no mwm, enfim acessórios... tive trabalho para descobrir pq ñ funcionava a embreagem

Thiago Rodeghel
23/07/2019, 00:29
https://youtu.be/sRJQZtBXUJQ

Thiago Rodeghel
23/07/2019, 00:30
https://youtu.be/S6NhaqtHqB0

Thiago Rodeghel
23/07/2019, 00:31
https://youtu.be/PsJAbUDPz4Y

Thiago Rodeghel
23/07/2019, 00:32
https://youtu.be/ssrPIUp9vI0

Thiago Rodeghel
23/07/2019, 00:33
https://youtu.be/7SaxH_eZRkc

Thiago Rodeghel
23/07/2019, 00:34
Esqueci de mencionar, tive de alongar o eixo piloto do câmbio 23mm...

Abraço

Thiago Rodeghel
29/07/2019, 14:57
https://youtu.be/vjCuytp_aBg

Thiago Rodeghel
05/08/2019, 09:02
https://youtu.be/lB14DpRxZcY

Temos intercooler...😀

Thiago Rodeghel
13/08/2019, 15:31
https://youtu.be/YyBH2X--T1E

Thiago Rodeghel
18/10/2019, 10:33
https://youtu.be/-ohIhXJ61IY

Thiago Rodeghel
18/10/2019, 10:34
https://youtu.be/WTTV6Keai9w

Thiago Rodeghel
18/10/2019, 10:35
https://youtu.be/bAKIG0avUlo

Thiago Rodeghel
18/10/2019, 10:37
Escape já em mãos😎

Thiago Rodeghel
29/10/2019, 18:59
https://youtu.be/4RrXbj9HaSM

Thiago Rodeghel
27/01/2021, 00:25
Primeira volta... de 2.8 Powerstroke no Jeep Willys - YouTube (https://youtu.be/wlBJQV13jiI)

Thiago Rodeghel
27/01/2021, 00:27
Um pouco mais do primeiro rolê... Jeep 2.8 diesel - YouTube (https://youtu.be/1WUpdjfZRrg)

titanium
27/01/2021, 06:50
Olá Thiago!

Rapaz, o jipe ta bonitão!
Com esse motor, o ronco ficou show!

Mas a pergunta que não quer calar: você recomenda essa adaptação para o cj5?
Como ficou parte de freios? Segura bem o foguete?

Abraço!

Thiago Rodeghel
29/01/2021, 00:03
Então Titanium, freia sim, mas só acho o pedal borrachudo ainda, estou tentando descobrir o que acontece...

Mas é algo no meu carro

Abraço

willys1960_ctba
29/01/2021, 11:34
Então Titanium, freia sim, mas só acho o pedal borrachudo ainda, estou tentando descobrir o que acontece...

Mas é algo no meu carro

Abraço

Parabéns, ficou top a viatura... muito legal mesmo!

Sobre o freio pode ser a questão do motor não gerar muito vácuo, pelo que eu me lembre esses motores acabam tendo uma bomba de vácuo justamente para melhorar essa situação.

se falei merda ignore.

titanium
29/01/2021, 14:41
Parabéns, ficou top a viatura... muito legal mesmo!

Sobre o freio pode ser a questão do motor não gerar muito vácuo, pelo que eu me lembre esses motores acabam tendo uma bomba de vácuo justamente para melhorar essa situação.

se falei merda ignore.

Faz sentido!

(não sei se será o problema do Thiago, mas faz sentido)

Nas Defenders, a bomba de vácuo é problema crônico.
Para resolver, foi adaptado na minha ex-defender, ainda pelo antigo dono, um alternador original de Sprinter que já tinha bomba à vácuo.

Somado a isso, um cilindro mestre de freio de carro japonês (acho que era L200)... funcionava muito bem!

Thiago Rodeghel
02/02/2021, 11:27
Até que o vácuo funciona bem, este motor tbm usa a bomba de vácuo no alternador igual a Sprinter... atrás do alternador... aos poucos estou resolvendo os pequenos detalhes. Ontem vazou o retentor do pinhão dianteiro, troquei pelo da S10, mais moderno... veda melhor as flanges...

Thiago Rodeghel
03/02/2021, 00:18
Troca do Retentor do Pinhão Jeep Willys,da S10 Serve? ?? Dana 44 - YouTube (https://youtu.be/VzdkUhzQCu4)