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Ver Versão Completa : Ranger 4x4 - Guincho - Alternador - Bateria



Nava
17/10/2010, 21:51
Srs,

Dúvidas...

Uso guincho P12000, bateria Bosch 90A e o alternador original 85A.

Isso tá bom assim?

Uso o guincho em plena capacidade geralmente só com a meia-luz acesa e ontem usei com farol baixo ligado e tocou na boa, mas o voltimetro vai quase no vermelho...isso mantendo o motor a uns 3000 rpm.

Dai veio a necessidade do farol LED...mas ta no outro topico.

Caso precise troca o alternador por um mais pontente, como ficaria o acoplamento da bomba de vácuo?

Valeu.

Walter L. L. Casitta
17/10/2010, 22:48
Srs,

Dúvidas...

Uso guincho P12000, bateria Bosch 90A e o alternador original 85A.

Isso tá bom assim?

Uso o guincho em plena capacidade geralmente só com a meia-luz acesa e ontem usei com farol baixo ligado e tocou na boa, mas o voltimetro vai quase no vermelho...isso mantendo o motor a uns 3000 rpm.

Dai veio a necessidade do farol LED...mas ta no outro topico.

Caso precise troca o alternador por um mais pontente, como ficaria o acoplamento da bomba de vácuo?

Valeu.

Pro farol de Led ainda não existe tecnologia permita a aplicação prática. Uma opção seria o Xenon.

Melhor que adaptar um alternador seria colocar mais uma bateria.

Anthoniusnikos
18/10/2010, 01:14
Srs,

Dúvidas...

Caso precise troca o alternador por um mais pontente, como ficaria o acoplamento da bomba de vácuo?

Valeu.

Olá Nava.

Um alternador de 85A carrega uma bateria de 85A em 1 hora(85Ah), então, esse mesmo alternador vai carregar a bateria de 90A(90Ah) em 1 e uns poucos minutos. Esse alternador aguenta até uma bateria de 150A(150Ah), porém o tempo de recarga completa(se necessário) será de quase duas horas.
Se os equipamentos que consomem energia na viatura somarem uns 80 A, para uma bateria de 150A, em 1 hora, o alternador de 85A reporá essa carga consumida.

Anthon

Nava
18/10/2010, 13:14
Meu projeto LED funciona muito bem. Mas está no upgrade final...

Anthon, mas o guincho funcionando ae 1h puxando uns 250 a 300A...motor funcionando, dá pra manter essa configuração? O q vc acha?

TylerNTL
18/10/2010, 14:03
Segue minha sugestão:

Compre uma boa lanterna com uma bateria que possa ser carregada no acendedor de
cigarro e use o guincho com o farol desligado.

1-Deve custar mais barato que qualquer adaptação nos faróis
2-Mantém a Ranger original
3-Você terá liberdade para iluminar o que quiser quando estiver usando o guincho

Nava
18/10/2010, 15:02
Boa ideia. Deixei minha lanterna em casa neste dia e claro que ninguem lembrou tb de levar...

leobnaval
18/10/2010, 16:28
Explicando um pouco.

O alternador consegue fornecer no máximo 85 A por hora, isso significa que ele pode fornecer 10A, 30A até 85A depende da demanda de corrente do veiculo e a carga da bateria naquele instante, além da rotação do motor que é diretamente proporcional a rotação do alternado pois ele é tocado por uma correia, e capacidade do alternador varia com a rotação tambem.

A bateria serve principalmente para fornecer corrente para a partida do motor, usar equipamentos elétricos com o motor desligado, servir de acumulador e fornecer uma tensão estável para os componentes (cerca de 12V), além de fornecer corrente caso o alternador não consiga fornecer o necessário, principalmente em casos de picos como ocorre com o uso do guincho.

Outra questão ninguém usa o guincho (para off-road) por 1 hora seguida, por tanto quando o guinchgo estiver em uso com o motor ligado o alternador fornecerá o máximo de corrente (se estiver numa rotação adequada) e o restante a bateria vai suprir a necessidade por este curto espaço de tempo.

Se sua bateria é de 90A ela suporta ficar 10h fornecendo 9A (10h x 9A= 90A de capacidade) ou 5h fornecendo 18A, isto sem que a tensão abaixe mais que 9,6V, mas fora isto tem a questão do pico de tensão que a bateria suporta justamente para a utilização de guincho e partida do motor (ambas situações consomem bastante carga do sistema elétrico).

Pontos importantes para serem observados numa bateria são:

RC (capacidadede reserva) (A): é quantos minutos a bateria consegue fornecer 25A até atingir uma tensão final de 10,5 V a 27 o C.
Ex: Se uma bateria tem Capacidade de Reserva de 60 minutos. Indica que pode fornecer 25A por 60 minutos até atingir a tensão de 10,5 V.

Corrente de Partida:É quanto de corrente a bateria consegue fornecer sem sofrer uma queda de tensão apreciável, que geralmente é fornecido em Amperes na bateria.

CCA (capacidade de partida a fio) (A):O número de ampéres que a bateria pode produzir (a 0º C) durante 30 segundos. Porém temos 2 normas a SAE (-18º C) e DIN (+25º C) aonde o valor de temperatura que é feito o teste muda.
Ex: bateria CRAL CS70 Ah , 440A ( SAE -18º) e 650A ( DIN 25º) . Como podemos observar embora ambos sejam valores de CCA a aperagem muda muito com a alteração da temperatura, portanto verifique que norma de CCA a bateria atende.

Quando utilizar o guincho prefira faze-lo com os componentes elétricos do veiculo desligado, principalmente farol. Pode deixar a lanterna acessa durante o reboque e se necessário o farol tambem mas tente na maioria das vezes evitar o uso conjunto de ambos.

Abraços, Leo

Walter L. L. Casitta
18/10/2010, 17:31
Não vamos esquecer também que uma patesca economiza um monte de bateria...

Nava
18/10/2010, 23:10
mas o guincho de 12K tava puxando beleza...a patesca tava sendo usada para fazer a curva no cabo.
Valeu as dicas.

Pequeno jr
19/10/2010, 10:25
Já que falaram em bateria,

Ontem tive que comprar uma para a Ranger. As últimas baterias que tive foram na ordem a que veio no carro uma Heliar (70A), Moura (75A) e Crawl Série Azul sem manutenção (70A).

Depois de muito pesquisar preços, ver quanto tempo está durando essas baterias (2 anos em média ou pouco mais que isso) e etc, fiquei novamente com uma Crawl devido ao custo.

Aqui no DF, a Moura está saindo por quase R$ 400,00.

A Crawl ficou em R$ 260,00.

Se durar novamente mais 2 anos já valeu a pena.

Aproveitei e dei uma geral no alternador, trocando tudo aquilo que estava com menos da metade da vida útil. Custo R$ 130,00.

Walter L. L. Casitta
19/10/2010, 10:50
Já que falaram em bateria,

Ontem tive que comprar uma para a Ranger. As últimas baterias que tive foram na ordem a que veio no carro uma Heliar (70A), Moura (75A) e Crawl Série Azul sem manutenção (70A).

Depois de muito pesquisar preços, ver quanto tempo está durando essas baterias (2 anos em média ou pouco mais que isso) e etc, fiquei novamente com uma Crawl devido ao custo.

Aqui no DF, a Moura está saindo por quase R$ 400,00.

A Crawl ficou em R$ 260,00.

Se durar novamente mais 2 anos já valeu a pena.

Aproveitei e dei uma geral no alternador, trocando tudo aquilo que estava com menos da metade da vida útil. Custo R$ 130,00.

Tem que tomar cuidado com essas baterias baratas ditas como sem manutenção. Comprei uma assim e com pouco mais de um ano passou a apresentar problemas. Quando fui olhar com mais cuidado vi que poderia ser aberta. Abri e descobri que era uma bateria comum e já estava seca. Isso me mata de raiva.

Pequeno jr
19/10/2010, 10:55
Tem que tomar cuidado com essas baterias baratas ditas como sem manutenção. Comprei uma assim e com pouco mais de um ano passou a apresentar problemas. Quando fui olhar com mais cuidado vi que poderia ser aberta. Abri e descobri que era uma bateria comum e já estava seca. Isso me mata de raiva.

pois é ... me alertaram isso tbm ...o camrada da loja falou que qdo estiver perto em completar um ano, devo voltar lá para eles fazerem um check-up gratuito na bateria.

Já sacou que é o mesmo caso que o teu né!? Assim, ano em ano deverei ir la com a bateria "sem manutenção".

leobnaval
19/10/2010, 18:47
Bem lembrado Walter patesca reduz o consumo de corrente do guincho, já que o motor elétrico não é tão solicitado.

Quanto as baterias.
Isso aí é o famoso pega troxa eles vendem bateria como sendo livre de manutenção mas não são...
A última vez que cotei baterias para camionete acabei descobrindo por um vendedor honesto que aquele determinado modelo "FREE" era com manutenção reduzida ou seja já inventaram um nome pra bateria que necessita de manutenção (aberta), ela é uma bateria comum que necessita ter o nível de água completado, porém o pessoal a vende como selada mas ela não, por isso abram o olho quando forem comprar bateria.

Boas marcas, porém caras: Optima (muito boa e cara na mesma proporção), Heliar, Bosch, Moura, AC Delco, e mais algumas marcas estás são de 1ª linha

Tem tambem as com melhor custo beneficio que são bem mais em conta porém não duram tanto....

[]s

Anthoniusnikos
19/10/2010, 20:25
Meu projeto LED funciona muito bem. Mas está no upgrade final...

Anthon, mas o guincho funcionando ae 1h puxando uns 250 a 300A...motor funcionando, dá pra manter essa configuração? O q vc acha?

Nessa configuração, com o motor ligado(alternador carrega 85A/h e bateria de 90Ah), com o guincho puxando 300A, só vai aguentar uns 15 min. antes da bateria arriar, e até ferver.
Os dispositivo que consomem corrente na viatura devem somar (no máximo) uns 10% abaixo da capacidade nominal do alternador e bateria. Ex: no seu caso, alternador 85A e bateria 90A(com uns 850A de pico, para aguentar o motor de partida por alguns segundos), a soma dos dispositivos que consomem corrente, deve ser +- de uns 75A.
Os cálculos são aproximados, mas podem ser feitos com melhor precisão.

O Leo explicou bem essa condição.

OBS.: VERIFIQUEM A ÁGUA DA BATERIA. MESMO AS DITAS SELADAS. - ARRANQUEM OS "SELOS" DE PROPAGANDA ENCIMA DAS TAMPINHAS PARA VERIFICAREM O QUANTO A ÁGUA EVAPORA A CADA 6 MESES, AQUI NO SUL E SUDESTE. NO NORTE E NORDESTE, A CADA 3 MESES. E reponham só água destiladas, pois o ácido(H2SO4 e o PbSO4) não evaporam. :concordo:
Anthon

Walter L. L. Casitta
19/10/2010, 21:39
Nessa configuração, com o motor ligado(alternador carrega 85A/h e bateria de 90Ah), com o guincho puxando 300A, só vai aguentar uns 15 min. antes da bateria arriar, e até ferver.
Os dispositivo que consomem corrente na viatura devem somar (no máximo) uns 10% abaixo da capacidade nominal do alternador e bateria. Ex: no seu caso, alternador 85A e bateria 90A(com uns 850A de pico, para aguentar o motor de partida por alguns segundos), a soma dos dispositivos que consomem corrente, deve ser +- de uns 75A.
Os cálculos são aproximados, mas podem ser feitos com melhor precisão.

O Leo explicou bem essa condição.

OBS.: VERIFIQUEM A ÁGUA DA BATERIA. MESMO AS DITAS SELADAS. - ARRANQUEM OS "SELOS" DE PROPAGANDA ENCIMA DAS TAMPINHAS PARA VERIFICAREM O QUANTO A ÁGUA EVAPORA A CADA 6 MESES, AQUI NO SUL E SUDESTE. NO NORTE E NORDESTE, A CADA 3 MESES. E reponham só água destiladas, pois o ácido(H2SO4 e o PbSO4) não evaporam. :concordo:
Anthon

As que realmente são livres de manutenção usam gel no lugar da solução liquida e por isso não precisam de manutenção...

Nava
19/10/2010, 22:07
Walter, na verade as seladas nao perdem solução pq nao tem por onde a solução evaporar....as de gel são diferentes.

leobnaval
19/10/2010, 23:19
Se a bateria for realmente selada, pode tirar os adesivos e o que for que não vai ter como abri-lá, pois ela é realmente lacrada, não tem como você adicionar água...

já as que utilizam gel no lugar da água são as baterias de ciclo profundo que não sofrem danos quando a bateria é completamente descarregda, pois as comuns de água quando sofrem um descarregamento por completo partes da solução chumbo-ácido grudam nas placas internas da bateria ocorrendo a perda de eficiência da mesma o que não ocorre nas de gel e baterias de no-breaks...

[]s

Anthoniusnikos
20/10/2010, 04:30
Walter, na verade as seladas nao perdem solução pq nao tem por onde a solução evaporar....as de gel são diferentes.

Sempre tem um furinho(respiro), Nava, senão elas explodem. Se forem de solução líquida até pode-se colocar água destilada, com um seringa grande com agulha na ponta.
As de gel sim, após enfraquecerem não tem jeito.
Mas, a maioria que dizem seladas, tem as tampinhas embaixo do selo de propaganda.
Há uns 5 meses atrás, coloquei uma Moura inteligente de 85Ah, que me disseram ser selada, e quando removi esse selo, tem as tampinhas embaixo. A que substitui tinha comprado no início de 2005, que por ter esquecido ficou quase seca, e foi pro saco em julho/2010.
Comprei um de 1,3Ah para o módulo rastreador, e ela não tem tampinhas porque é selada, porém tive que ir retirá-la na loja porque eles disseram que não mandavam pelo correio porque tem problemas de vazamento. Então verifiquei, e existe um respiro muito pequeno numa das arestas da bateria.

Se houver possibilidade de reposição da água evaporada as baterias, de 1a. linha, que duram uns 2 anos SEM MANUTENÇÃO, podem durar de 4 a 5 anos. - Experiência minha de mais de 30 anos.

Anthon

leobnaval
13/07/2011, 13:27
Amigo e quem vendeu a linha de baterias a Johnson Controls foi a Delphi, que fabricava as melhores baterias que se tinham no mercado.
Hoje é a Johnson que inclusive tem uma nova tecnologia da placas com as placas PowerFrame e dá garantia de 2 anos para este modelo de bateria.
Esta tecnologia esta empregada nas baterias Heliar Racing é disponível em 48, 65 e 75 Ampéres.

Outra excelente marca de baterias é a Moura.

Agora sobre a Optima, não tem comparação pois é outra tecnologia, outros materiais, as placas são espirais, etc, etc. e o preço acompanha tudo isso.

[]s