Conectar

Ver Versão Completa : Correia dentada da ranger quebrando

Iuri Leite
12/10/2010, 21:24
Olá Pessoal,

Tenho uma ranger 2001 2.5 diesel Maxion e a correia dentada começou a quebrar por volta de 15000km de uso, não tem vazamento de óleo entre as polias, provavelmente não tem nada empenado e meu meca tem uma experiência fabulosa, hà e a correia é original.
Amigos, o que pode ser?:parede:

Walter L. L. Casitta
12/10/2010, 22:02
Olá Pessoal,

Tenho uma ranger 2001 2.5 diesel Maxion e a correia dentada começou a quebrar por volta de 15000km de uso, não tem vazamento de óleo entre as polias, provavelmente não tem nada empenado e meu meca tem uma experiência fabulosa, hà e a correia é original.
Amigos, o que pode ser?:parede:

Pelo estado da correia e as macas que podem ter ficado dentro da caixa de distribuição dá pra ter uma idéia melhor do que causou a quebra da correia. De qualquer forma 99% é culpa de quem instalou a correia.

No seu lugar ficara com um pé atrás em relação ao seu mecânico e começaria a procurar outro...

Edintruder
12/10/2010, 23:20
Mal pergunte, quantos km tem esse motor? Quando trocar a correia tem que trocar o kit de tensores, prisioneiros e polia dentada do virabrequim. A minha Ranger tinha um vazamento de óleo pra caixa de distribuição e isso nunca causo nenhum tipo de desgaste prematuro na correia.
De qualquer maneira, uma correia com muita tensão é mais prejudicial que uma correia meio frouxa.

Iuri Leite
14/10/2010, 06:34
Mal pergunte, quantos km tem esse motor? Quando trocar a correia tem que trocar o kit de tensores, prisioneiros e polia dentada do virabrequim. A minha Ranger tinha um vazamento de óleo pra caixa de distribuição e isso nunca causo nenhum tipo de desgaste prematuro na correia.
De qualquer maneira, uma correia com muita tensão é mais prejudicial que uma correia meio frouxa.

A viatura tem 210000km, com relação ao kit foi trocado só não troquei a polia do vira brequim e o meca que vou é um dos mais experientes da minha cidade, ele alega que pode ter sido defeito na correia.

Pequeno jr
14/10/2010, 08:58
QUe Kit foi que vc instalou?

Comprou o HS-500 da International ou foi de algum outro fabricante?

Sinceramente to achando que teu mecânico comeu mosca.

Edintruder
14/10/2010, 13:32
Então, se esse motor tem 210.000km, essa polia do virabrequim já deveria ter sido trocada pelo menos duas vezes e está próximo da 3a vez...
80.000km;
160.000km;
240.000km.
Pensa nisso.

eduardo1968
05/06/2011, 20:49
Fui sorteado com o rompimento da correia dentada da minha ranger.
Não sei a causa, pois a viatura estava normal, faz 50mil Km que fiz o motor, estava viajando entre 3200-3500 rpm (120-140 Km/h), quando reduzi para acessar um trevo e notei um barulho de ferro c/ ferro batendo dentro do cabeçote. Fui num mecânico, pois a ranger estava com andando ainda e era noite. Quando esfriou, o motor não pegou mais e veio um cheiro de óleo queimado pelo filtro de ar.
O meca tirou a tampa do cabeçote e estava com aspecto normal, porém umas válvulas trancadas, então tirou a árvore do comando e apareceram umas varetas tortas (4). Amanhã vamos tirar a correia dentada e ver o que tem por lá.
Tomara que seja só trocar a correia, as varetas e o kit esticador com os rolamentos.
Alguém me dá uma sugestão de outra peça que pode comprometer, se não for trocada?:semideia
Agradeço as dicas.
Abs
Eduardo

FernandoCBS
05/06/2011, 21:50
Fiquem atento pois no manual fala para tencionar o esticador a 10Nm (se não me engano) e ai apertar o parafuso que trava o esticador a 80Nm (se não me engano)....Procurem o manual de manutenção e veja os valores pra ter certeza, quem não tiver acho que tem aqui no forum na area de Dowload...
Tem muito mecanico que são " BONS ??? " mas acabam esticando a correia com 80Nm e ai estora a correia mesmo.
E essa cagada ainda fica pior (meu caso)...ao esticar a correia demais dessa forma, acaba estragado retentor e rolamento da BI se der sorte não enpena o eixo...
Eu nessa gastei 1500 pra trocar retentor e rolamentos da BI...
Qundo for esticar a correia fica o lado do cara e ve o que ele esta aprontando.
Espero ter ajudado...
Abraços...
Fernando.

Carlos A. C. Azevedo
06/06/2011, 09:14
Rapaiz, se a correia quebrou o motor saiu do tempo, será que essas valvulas travadas não tão beijando os pistoes não?
Tomara que tenha somente empenado as valvulas e as varetas mesmo, mas uma correia desssa não tem como quebrar assim do nada, se ela durou 50000km, pode se descartar falha do mecanico e ir pra falha da propria correia???

Boa sorte:concordo:

eduardo1968
06/06/2011, 17:57
Fernando: ainda bem que no meu caso não comprometeu o eixo da BI, está intacto com o retentor bom.
Carlos A. Azevedo: descobri o problema, foi o parafuso que segura o esticador da correia dentada. Ele quebrou bem perto da inserção na carcaça do motor e ainda deu o maior trabalho pra tirar o toco

Em resumo, vou ter que trocar a correia dentada (R$ 75), as varetas (R$ 120 o jogo) e o esticador com os rolamentos (R$ 195,00). Vai R$ 200 pelo serviço. Pelo susto que levei, até que não vai sair tão caro.:euforico:

Abs

Eduardo

Carlos A. C. Azevedo
06/06/2011, 20:26
Fernando: ainda bem que no meu caso não comprometeu o eixo da BI, está intacto com o retentor bom.
Carlos A. Azevedo: descobri o problema, foi o parafuso que segura o esticador da correia dentada. Ele quebrou bem perto da inserção na carcaça do motor e ainda deu o maior trabalho pra tirar o toco

Em resumo, vou ter que trocar a correia dentada (R$ 75), as varetas (R$ 120 o jogo) e o esticador com os rolamentos (R$ 195,00). Vai R$ 200 pelo serviço. Pelo susto que levei, até que não vai sair tão caro.:euforico:

Abs

Eduardo

Rapaiz, ainda bem que foi só isso mesmo, mas esse parafuso quebrou pelo esticador ser vagabundo, ou teve alguma coisa de fora que fez da essa cagada??

Ainda bem que não afetou em nada na camara. :concordo:

LeoLeone
06/06/2011, 21:08

Abs

Eduardo

Olá Eduardo.

Prefira comprar o Kit HS 500 nas revendedoras da MWM International, pois ele ja vem com os rolamentos, polia dentada do virabrequim, os parafusos que prendem os rolamentos e o oringue que entra antes da polia. Esses parafusos são trocados obrigatóriamente na troca dos rolamentos. Existem vários relatos da quebra desses parafusos por aqui no forum. Alguns mecânicos tendem a não troca-los alegando que não é necessario.

Muito boa sorte
Abs

eduardo1968
06/06/2011, 21:55
Leoleone
O seu raciocínio está certo. Para eu tirar essa dúvida, vou olhar as notas fiscais do material que foi usado quando fiz o motor em set/09. Se foi utilizado o kit HS 500 completo, ou foi feito meia-sola neste esticador.
Abs

Eduardo

eduardo1968
06/06/2011, 22:15
Agora fiquei perplexo, pois quando foi feito o motor em 2009, foi colocado o HS 500 (CR polia cx distrib), assim que está especificado na nota fiscal. Deve ter o ocorrido a quebra do parafuso por defeito na peça, eu acho...

Abs

Eduardo

eduardo1968
07/06/2011, 20:19
Alguém sabe me dizer se os rolamentos do kit HS 500 (International), esticador da correia dentada do motor maxion HSD 2.5, são marca INA :?:

Eduardo

Carlos A. C. Azevedo
07/06/2011, 20:39
Agora fiquei perplexo, pois quando foi feito o motor em 2009, foi colocado o HS 500 (CR polia cx distrib), assim que está especificado na nota fiscal. Deve ter o ocorrido a quebra do parafuso por defeito na peça, eu acho...

Abs

Eduardo

Como estava a parte onde quebrou, a superficie? estava lisinha, ou tinha uma espécie de corte a 45°??? caso 1 fadiga ou caso 2 cisalhamento, ou seja todos os 2 se ocorreu foi por falha de projeto/fabricação do parafuso mesmo.

eduardo1968
07/06/2011, 22:07
Carlos
- O parafuso quebrou sem ângulo, porém ficou um bizéu, como aparece na foto abaixo:
- O rolamento também estava danificado, sem uma parte da proteção e com as esferas secas e barulhentas.
Raciocinando como ocorreu, na minha opinião o rolamento danificou, emperrou e isso gerou a quebra do parafuso. A falha foi por conta do rolamento mesmo. Por isso é que eu estou perguntando;
O rolamento vendido pela International tem a marca INA, ou não?

Abs

Eduardo

eduardo1968
07/06/2011, 22:15
foto editada:

Carlos A. C. Azevedo
07/06/2011, 22:25
Esses são INA? a um tempo atras quando ainda trabalhava com fan coils recuperaveis, só se usava desse modelo de rolamento e durava bem o bichinho.. mas como tudo é evoluido e descartavel esses tempos.. infelizmente é o futuro..

:concordo:

eduardo1968
07/06/2011, 22:34
Esse era INA... :freaking:

Carlos A. C. Azevedo
07/06/2011, 22:43
Será que num tem um kit desse com os rolamentos da skf? se essa também tiver ruim é melhor fazer uma fabrica de fundo de quintal por que o negocio tá feio...

LeoLeone
08/06/2011, 19:39
Alguém sabe me dizer se os rolamentos do kit HS 500 (International), esticador da correia dentada do motor maxion HSD 2.5, são marca INA :?:

Eduardo

Sim Eduardo,

Os rolamentos originais do kit HS500 são da marca INA.

Abs

LeoLeone
08/06/2011, 19:48
Carlos
- O parafuso quebrou sem ângulo, porém ficou um bizéu, como aparece na foto abaixo:
- O rolamento também estava danificado, sem uma parte da proteção e com as esferas secas e barulhentas.
Raciocinando como ocorreu, na minha opinião o rolamento danificou, emperrou e isso gerou a quebra do parafuso. A falha foi por conta do rolamento mesmo. Por isso é que eu estou perguntando;
O rolamento vendido pela International tem a marca INA, ou não?
Eduardo

O aquecimento desse rolamento pode ter causado a quebra do parafuso. Os rolamentos de marca INA são de primeira linha e não costumam berrar antes do tempo de vida normal, pelo contrário deixa sempre uma margem a mais. Observe que uma tensão demasiada na correia pode encurtar esse tempo de vida

Abs

BRAVOECONOVEMBER
08/06/2011, 20:36
Dificil dizer por esta foto do parafuso, não dá foco na fratura. Pela direção e pelo borradinho que parece ser o perfil de quebra, parece ser rompimento por sobrecarga, por tração. Só com uma imagem melhor e mais nítida, e comparando a posição dele no mecanismo com a posição da porca junto, pra ter certeza do tipo de falha e sob qual direção de esforço foi.

XAVIER S4T
08/06/2011, 20:36
pode ser problema se a correia for paralela... se for original verifique como está sendo feita a instalação:stop:

eduardo1968
09/06/2011, 23:05
Xavier s4t
A correia era original e não rompeu, só deu uma esfolada leve, mas foi colocada uma nova original da international.
Agora recomendei o mecânico sobre a tensão. Como não tive tempo para acompanhar, vou confiar no profissional e nas peças da international.
...E vida longa aos motores que usam peças originais...:cool:

Abs
Eduardo

mach1
09/05/2013, 16:26
Olá amigos, sou novo aqui, tenho uma Ranger XLT 4x4 CD 2.5 HS Euro II, ano 2001, está com 208mkm rodados, tenho ela a 8 anos, comprei com 78mkm, nunca fiz nada, só ando na Cidade e de leve, nunca fiz manutenção na BI, pois está perfeita, os amortecedores ainda são originais, pneus já troquei 2 jogos e o penúltimo Pirreli Scorpin ST duraram 70mkm, agora uso maxiss 750 bravo HT, muito bons por sinal, step sem uso, é um carro excepcional, se cuidar não estraga nunca. Hj depois de muito esperar resolvi trocar a correia dentada, pois era original e após aberto a tampa de distribuição ela ainda estava boa, ou seja é uma peça que dificilmente vai quebrar. Gastei o seguinte;
Correia Alternador R$ 46,00
Correia Ar Cond. R$ 22,00
Correia Comando R$ 69,00
Rol Tensor Ar Cond R$ 59,00
Rol Tensor Altern. R$ 64,00
KIT Tensor HS R$ 385,00 (achei meio salgado)
Rol, tampa Dist. R$ 98,00
Aditivo R$ 30,00
JUnta Distrib. R$ 15,00

M. Obra R$ 300,00

O que acham deste preços??????
Havia uma pequena folga na bomba, foi chamado um bombista que disse não ser nada grave, pois não vaza e a folga era do pino que a travava.

Eu esperava gastar menos, mas ficou bom.
Estou com uma leve dúvida, ao arrancar ela solta uma pequena fumaça branca, depois some.
Troquei o filtro de ar para ver.
Está bem regulada.

Obrigado

LeoLeone
09/05/2013, 18:55
Olá Mach1, seja muito bem vindo por aqui!
Os preços eu achei dentro da média. Essas peças foram compradas na MWM International?
É sempre bom manter o sistema de distribuição em dia, quando eu comprei a minha tratei logo de trocar as correias, rolamentos e tensores e por sorte minha a correia dentada estava por um fio para arrebentar.
abs.....