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Robertux
08/10/2010, 22:56
Pessoal, meu jeep é 1976 e originalmente veio com motor OHC 4CC, câmbio 4 marchas e relação de diferencial 9:44.

Em algum ponto da sua história o motor foi substituído por um BF 161, mas o câmbio e o diferencial foram mantidos. Quando chegou em minhas mãos já estava assim.

Seu desempenho na trilha é excelente e não tenho do que reclamar, mas na rodovia, até chega aos 90Km/h, mas forçando muito o motor.

Uma velocidade de cruzeiro confortável é por volta de 60/70 Km/h, mas hoje em dia essa velocidade chega a ser perigosa em rodovias, atrapalhando demais o trânsito.

Eu gostaria de melhorar um pouco o desempenho dele no asfalto. Já vi aqui no forum o pessoal falando de um over drive americano para adptar, mas não chegaram a conclusão nenhuma. Pensei também em uma caixa com 5 marchas (5ª ov), mas eu não gosto de adaptações e gostaria de manter o mais original possível.

Comecei então a fazer algumas contas e tive uma idéia e gostaria da opinião dos colegas.

Para mim, o desempenho nas trilhas de um CJ5 com motor BF 161, caixa de 3 marchas, diferencial com relação 8:43 e pneus 7,50X16 é mais que suficiente, mas em rodovias nem pensar, é pior que o meu.

Pensei então na substituição da relação de diferencial por uma mais longa, uma 11:47. Meu mecânico não quis nem ouvir, disse que não funciona, que o jeep perderá a força na trilha e eu me arrependerei da modificação, mas a idéia não saiu da minha cabeça, porque segundo as minhas contas ficaria bom para trilha e bom no asfalto, vejam meus cálculos.

43/08 = 5,375
44/09 = 4,889
47/11 = 4,273

Câmbio 3 marchas c/ dif.8:43
1ª 2,798 X 5,375 = 15,039:1
2ª 1,551 X 5,375 = 08,337:1
3ª 1,000 X 5,375 = 05,375:1

Câmbio 4 marchas do OHC c/ dif. 9:44 (meu jeep)
1ª 3,570 X 4,889 = 17,453:1
2ª 2,381 X 4,889 = 11,640:1
3ª 1,530 X 4,889 = 07,480:1
4ª 1,000 X 4,889 = 04,889:1

Câmbio 4 marchas do OHC c/ dif. 11:47
1ª 3,570 X 4,273 = 15,254:1
2ª 2,381 X 4,273 = 10,173:1
3ª 1,530 X 4,273 = 06,537:1
4ª 1,000 X 4,273 = 04,273:1

Como vocês podem ver a relação final da 1ª do câmbio 4 marchas com diferencial 11:47 é pouca coisa mais forte que a 1ª do câmbio 3 marchas com diferencial 8:43.

Com a segunda, ocorre a mesma coisa.

Na última marcha, que é 1:1, fica muito mais longa no 4 marchas.

Assim, acho que ele teria um desempenho semelhante (um pouco mais forte) ao 3 marchas c/ 8:43 na trilha e um desempenho muito melhor em rodovias em função da relação mais longa do diferencial.

Minha dúvida é se não vai ficar longa demais e o jeep vai perder muita velocidade na subida, pedindo 3ª com frequencia.

Qual a opinião de vocês?

Alguém tem alguma experiência nesse sentido?

Desculpem-me pelo post longo, mas eu precisava explicar minha teoria.

homerohermida
09/10/2010, 00:27
Já ajudei dois amigos que tinham Jeep com motor OHC a trocar de relação de diferencial, de 44/9 para 47/11. Os dois se arrependeram... de não ter trocado a mais tempo! Ficou muito bom! Um deles quebrou o sincronizador da 4 marcha num passeio na areia da praia. Voltamos, na estrada, com velocidade média de 80 km/h. Eu de quarta e ele de terceira! O motor era OHC. Mas acho que vai ficar bom mesmo com o BF-161. A sua primeira é mais curta que a caixa original do BF. vai acabar se equivalendo. Por outro lado, estou comprando um over drive nos EUA. Está uma novela. Mas acho que vai sair este ano ainda. Quando cheagar, avisarei.
Abs

Mauricio Rotta
09/10/2010, 08:36
Robertux
Em nenhum momento vc cita qual o tamanho dos seus pneus. É de se estranhar muito o seu Jeep não desenvolver mais do que 90km/h em 4ª. Você realmente ja aferiu isso em GPS?

Seguinte, cada vez que vc alonga o Jeep o velocimetro passa a marcar menos, qto maiores os pneus mesma coisa. Essa sua velocidade não seria somente impressão sua?

Vou citar o meu caso, meu Jeep está com motor Falcon, pneus 33", diferencial 9x44 e anda a 120km/h com o motor girando a 3.500 rpm, mas no velocimetro não passa de 80!!!

Tenho duas suposições: ou vc está sofrendo de ilusão de ótica por causa do seu velocimetro. Ou vc está usando pneus pequenos e uma simples substituição por modelos maiores tipo 7.50x16 ja lhe ajudaria em muito.


Tem ainda a possibilidade do seu BF 161 não estar desenvolvendo toda a rotação, tipo acelerando pouco ou sei lá, mas aí seria muita gafe da sua parte não haver percebido isso né... hehehehehe

De qualquer forma se vc quiser me passar uma MP com o seu e-mail eu te envio uma planilha onde vc pode calcular a velocidade matemática real do seu Jeep.

Abraço.

Ps: um overdrive seria bom tb... mas será que não seria mais uma bugiganga pra te incomodar a cabeça?

Denis Takashi
09/10/2010, 12:00
Roberto,

Quando você diz que seu carro não passa de 70km/h , essa limitação se deve ao RPM do motor ou que ele não tem força para manter ??? Muitas vezes tem-se a impressão que o carro está amarrado, mas na verdade o motor que não tem força para "tocar" , compreende ???

Fiz uma simulação com os dados que vc postou, e pelo visto seu carro ficará um pouco "frouxo" de saída, pois a " força de saída" ficará bem baixa, essa força é determinada por : (torque motor* redução cambio * redução dif) / raio pneu

Na sua suposição ( BF + 4,27) teríamos uma vel. final elevada ( na casa dos 140 km/h) e uma saída bem pequena, por volta de 10% inferior a um Gm2.5 +chevette+ 4,89+ 33", combinação que eu acho meio "xoxa".

O que dá complica é o fato do cambio do jeep ter a 1ª longa ante um 260f ou chevette ( 4,2 e 3,7 respctivamente), desta forma, não fica muito bom usar relações mais longas, exatamente pelo fato de se perder "saída" .

()´s

Lucas Nassif
09/10/2010, 12:16
No Cascãozão eu usava pneus 750x16, 43x8, BF161, 3m..na estrada ele andava a 80 ou 90km/h sim..era só pisar! Eu que nao gostava de forçar o motor e ficava entre 70 e 80km./h

IMHO, colocar 11x47 não fica bom. O BF é um motor lerdo e não tão elástico quanto um OHC. Eu com meu Jeep c/ a configuração acima, não conseguia fazer as trilhas daqui da região sem engatar a reduzida. O motor simplismente não tem força pra arrancar em subida íngrime. E não é só o meu Jeep que era assim. A galera aqui que tem BF161 sofre com a mesma coisa!

Isso porque eu tinha 43x8...imagino com uma [muito] mais longa! :parede:

Eu faria o seguinte: BF161 + Clarkette 5m e correr pro abraço. :concordo:

Pridi
09/10/2010, 19:38
Roberto,

O jeep do meu sogro está com a seguinte configuração: motor opala 6, clark 4M, 11x47 e pneus 33'.
Meu jeep: motor opala 4, 2.8, taxado, caixa original jeep 4M, 8x43, 33'.

Meu jeep não passa de 70-80 Km/h memo pisando, em função da redução do diferencial (aferido com GPS), acabo andando em torno de 60Km/h, a 2000 rpm, sem forçar o motor. Ele para a mesma velocidade anda a 1000 rpm e facilmente vai a 120 ou mais.

Mas em algum lugar você tem de pagar o preço. No caso dele é na trilha. Já perdi a conta do número de pontas de eixo quebradas ou torcidas e é fácil de entender. Se ele anda 2X mais rápido, as rodas devem girar 2X mais que no meu jeep. Isto se traduz num esforço muito maior sobre o conjunto mecânico, numa situação de arrancada ou com a roda presa em um buraco, por exemplo.

E naõ é só uma questão de usar reduzida ou não, já que a reduzida reduz (é lógico:confused:) o esforço do motor e embreagem, dando maior amplitude de giro, mas o resto do conjunto, especialmente cardãns, diferenciais e pontas de eixo continua sobre o mesmo esforço.

Em resumo, se o uso for mais urbano e trilhas menos radicais, vale a pena. Se for mais destinado para trilhas, eu continuaria com esta relação. Eu particularmente não me estresso muito. Depois dos jeeps, nem de carro ou corro mais, fico curtindo a paisagem:concordo:.

Robertux
10/10/2010, 00:27
Robertux
Em nenhum momento vc cita qual o tamanho dos seus pneus. É de se estranhar muito o seu Jeep não desenvolver mais do que 90km/h em 4ª. Você realmente ja aferiu isso em GPS?

Olá Maurício, meus pneus são os Goodyear Power Tork Trail, 7.50X16, zero km. Segundo o site da Goodyear eles têm 820 mm. de diâmetro externo, o que em polegadas corresponde a 820mm/25,4 = 32,28 polegadas. A velocidade foi aferida no GPS, no velocímetro ela nem chega a 80Km/h. e o motor não vai mais.



Seguinte, cada vez que vc alonga o Jeep o velocimetro passa a marcar menos, qto maiores os pneus mesma coisa. Essa sua velocidade não seria somente impressão sua?

Não, como disse acima verifiquei no GPS



Vou citar o meu caso, meu Jeep está com motor Falcon, pneus 33", diferencial 9x44 e anda a 120km/h com o motor girando a 3.500 rpm, mas no velocimetro não passa de 80!!!

Segundo meu cálculo acima o meu pneu dá pouco mais de 32" por isso o erro do velocímetro é um pouco menor.



Tenho duas suposições: ou vc está sofrendo de ilusão de ótica por causa do seu velocimetro. Ou vc está usando pneus pequenos e uma simples substituição por modelos maiores tipo 7.50x16 ja lhe ajudaria em muito.

Tem ainda a possibilidade do seu BF 161 não estar desenvolvendo toda a rotação, tipo acelerando pouco ou sei lá, mas aí seria muita gafe da sua parte não haver percebido isso né... hehehehehe

Ele está acelerando tudo, mas talvez esteja meio fraco, cansado já que ele fuma um pouco quando piso bastante, para sair de um atoleiro por exemplo.



De qualquer forma se vc quiser me passar uma MP com o seu e-mail eu te envio uma planilha onde vc pode calcular a velocidade matemática real do seu Jeep.

Agradeço, vou entrar em contato.



Abraço.

Ps: um overdrive seria bom tb... mas será que não seria mais uma bugiganga pra te incomodar a cabeça?

Pois é minha dúvida é exatamente essa, se eu aumentar a relação final, alongando o diferencial ou colocando um over drive será que o BF vai conseguir empurrar o jeep ou vai ficar pedindo marcha em qualquer subidinha?

Robertux
10/10/2010, 00:43
Já ajudei dois amigos que tinham Jeep com motor OHC a trocar de relação de diferencial, de 44/9 para 47/11. Os dois se arrependeram... de não ter trocado a mais tempo! Ficou muito bom! Um deles quebrou o sincronizador da 4 marcha num passeio na areia da praia. Voltamos, na estrada, com velocidade média de 80 km/h. Eu de quarta e ele de terceira! O motor era OHC. Mas acho que vai ficar bom mesmo com o BF-161. A sua primeira é mais curta que a caixa original do BF. vai acabar se equivalendo. Por outro lado, estou comprando um over drive nos EUA. Está uma novela. Mas acho que vai sair este ano ainda. Quando cheagar, avisarei.
Abs

Eu já pensei em comprar um motor OHC e substituir o BF assim ele voltaria a ficar original e o OHC sendo mais elástico ele com certeza andaria melhor na rodovia, com mais final, mas dois amigos meus já tiveram problema com o motor OHC dele engolir água pelo retentor/gaxeta do virabrequim e tiveram que fazer o motor, então fiquei com medo.

Robertux
10/10/2010, 01:15
Roberto,

Quando você diz que seu carro não passa de 70km/h , essa limitação se deve ao RPM do motor ou que ele não tem força para manter ??? Muitas vezes tem-se a impressão que o carro está amarrado, mas na verdade o motor que não tem força para "tocar" , compreende ???

Olá Denis, ele chega a 90 Km/h, não tenho conta giros mas o bicho ronca que parece que vai estourar e não adianta acelerar mais que não vai. A 60/70Km/h ele anda bem. Parece realmente falta de força.



Fiz uma simulação com os dados que vc postou, e pelo visto seu carro ficará um pouco "frouxo" de saída, pois a " força de saída" ficará bem baixa, essa força é determinada por : (torque motor* redução cambio * redução dif) / raio pneu

Meu pneu é 7:50X16, segundo a Goodyear ele tem 820mm de diâmetro externo, mas considerando que o motor e os pneus são os mesmos, as únicas variáveis seriam câmbio e diferencial, por isso comparei com um 3 marchas com motor BF, pneu 7,50X16 e diferencial 8:43 (maioria dos jeeps) e os valores nas marchas curtas ficaram próximos, um pouco mais curtos na minha proposta, portanto, aparentemente, a força de saida seria aceitável.



Na sua suposição ( BF + 4,27) teríamos uma vel. final elevada ( na casa dos 140 km/h) e uma saída bem pequena, por volta de 10% inferior a um Gm2.5 +chevette+ 4,89+ 33", combinação que eu acho meio "xoxa".

A velocidade final não chega a ser muito importante, não pretendo correr com jeep, apenas gostaria de uma velocidade de cruzeiro por volta de 80 a 100 km/h para não ser atropelado pelos caminhões.



O que dá complica é o fato do cambio do jeep ter a 1ª longa ante um 260f ou chevette ( 4,2 e 3,7 respctivamente), desta forma, não fica muito bom usar relações mais longas, exatamente pelo fato de se perder "saída" .

()´s

Valeu, Obrigado

Kim
10/10/2010, 10:08
Minha singela opinião.

A 9x44 é uma boa relação tanto para trilha, quanto para asfalto, em motores não tão potentes.

Uma 11x47, 11x45 ou algo desse naipe, ficará fraco em situações que precisem de força.

Então, concordando com o Lucas, não altere a relação, troque o cambio!
Um que tenha over, pois como postou, tanto o 3m, quanto o 4m, as marchas finais são 1:1.

Para ganhar velocidade no asfalto, deve mexer somente na última marcha.

Segue uma tabela garimpada aqui no fórum.

Abraços.

Kim.

André Luiz Rossetim
11/10/2010, 16:33
Eu já pensei em comprar um motor OHC e substituir o BF assim ele voltaria a ficar original e o OHC sendo mais elástico ele com certeza andaria melhor na rodovia, com mais final, mas dois amigos meus já tiveram problema com o motor OHC dele engolir água pelo retentor/gaxeta do virabrequim e tiveram que fazer o motor, então fiquei com medo.

Acho que antes de mexer nos diferenciais (algo caro e que precisa ser feito por alguem capacitado), vc deve avaliar seu motor, afinal para se ter velocidade é preciso ter potencia disponivel, e motores cansados perdem muito rendimento em altas rotações, e a potencia maxima dele cai.
O meu motor de opala antigo não passava dos 3000 RPM e o carro raramente atingia os 70km/h - apesar de desempenhar bem nas trilhas e baixas velocidades), qdo levei ele pra retifica, percebemos que ele estava cheio de folgas, e que o comando de valvulas estava reto, ou seja algumas valvulas mal abriam. Resultado: com o motor retificado o carro ficou outro, e apesar dos diferencias reduzidos (43x8) e dos pneus pequenos (31") da pra manter um ritmo legal (80km/h), podendo checar perto dos 100km/h para fugir dos caminhões.

Cuidado, pois ao alongar demais a relação do diferencial, vc vai perder torque, e pode não ter potencia suficiente para acelerar, por exemplo, ao engatar a quarta marcha estará numa velocidade X, precisando de 70 CV, mas o motor estará numa rotação baixa que gera apenas 60CV, desta maneira, a velocidade do carro vai diminuir, até chegar numa velocidade onde necessite da mesma potencia gerada pelo motor.

rodrigo.hoffman
11/10/2010, 21:39
Roberto

Sou da mesma opinião do Kim.. a 9/44 é uma relação ideal pra quem quer um certo desempenho no asfalto, sem comprometer o off-road.. Mais que isso acho que vai ficar meio xoxo pra arrancar com ele sem estar reduzido.. A nao ser que vc trocasse Cx de marchas mais relação diferencial, alongando a relação e colocando uma cx com relações mais curtas (principalmente a 1ª)

So pra vc ter uma base pra comparar.. A F-75 do meu pai tem relação 11/47, cx de c10 3 marchas, pneus 255/75/15 e motor Falcon 3.6... Pra arrancar ela em uma subida meio ingrime tinha que dar uma queimada de enbreagem, pois ela era muito longa.. Agora ele trocou a cx por uma de C20/F1000 4 marchas.. Ficou perfeita, com força pra arrancar e solta pra andar no asfalto.. Da ate pra botar uns sapatos novos (33")

Eu dava uma boa olhada no motor, pra ver se essa falta de desempenho num tem relação com alguma outra coisa.. Carburação, eletrica, escapamento, etc??

[ ]´s

Curupira
13/10/2010, 17:07
Olá a todos,

Roberto,o meu está com a mesma configuração que o seu,tambem foi trocado por um BF e as relaçoes estão iguais,a unica diferença é que eu estou com o pneu SNAKE 255/75/15 do geninho,um pouco menor que o seu,e posso te garantir que ele chega facilmente nos 100Km/h sem o motor estar parecendo que vai explodir,a unica coisa é que a helice faz muito barulho e parece que é no motor (no caso é mesmo:parede:)....no
marcador ele marca 80 e no GPS ele está a 100....tenho que tomar cuidado com isso pois é muito perigos
por causa dos nossos radares esparramado pela cidade,e pela falta de estabilidade do novo pneu que dança muito.
Abraços....

Robertux
13/10/2010, 19:34
Valeu pessoal, acho que o motor deve estar cansado, acho que vou tentar retificá-lo e ver se o desempenho melhora. Pensei em substituí-lo por um mais moderno, mas não gosto de adaptações e o OHC ou o 2.5 da Ranger, que seriam plug and play, sem adaptações, têm o problema de entrar água (com areia) pelo mancal trazeiro, então acho que vai ficar o BF mesmo, mas vou retificá-lo. Vamos ver se melhora.
As únicas adptações que pretendo fazer são caixa de direção do Maverick, freio a disco na dianteira com pedaleira suspensa e servofreio hidrovácuo e provavelmente a suspensão da Toyota (ainda em estudos).

pedro bonadio
13/10/2010, 19:47
Rapaiz,meu jeep então anda pra caramba ...

É gm 151 2.5 gasolina,sem preparação alguma,cambio 4 marchas ford,5.37/43x8 nos eixos, pneu 750 x 16 e no gps chegou a 110 km/h,na reta.Na subida baixou pra 92 km/h e na descida colei 118 km/h e a relação limito maior velocida,costumo andar à 80/90 km/h com tranquilidade,na trilha,em primeira reduzida,nem uso acelerador.

O consumo anda entorno de 5 km na cidade/asfalto e 3 km na trilha.

Uso ele apenas pra trilha,então pra mim,ta bom.

Estava pensando apenas em trocar os pneus por uns 235/85/16.

Ai a velocidade aumentaria um pouco e acho que ele chegaria a uns 125 km/h.

Robertux,procura o ford 2.3 da ranger com i.e.,que melhoraria bem viu !

Abraços !

Robertux
04/09/2013, 02:23
Bom, depois de algum tempo, voltamos ao assunto.
Não mexi na relação, mas em abril de 2011 meu motor acendeu definitivamente a luz do óleo e precisei abri-lo.
Resultado: o bloco estava trincado, a sede de válvula de escape do último cilindro também, as camisas estavam na última medida e precisava encamisar, o comando já tinha ido pro espaço, o cabeçote estava bravo, então resolvi trocá-lo. Não achei um da Ranger então coloquei um OHC de última geração, de uma F100, com retentor traseiro e ignição eletrônica original. Retifiquei completo e ficou perfeito, mas...
Agora o problema inverteu, na trilha, com a reduzida engatada ele sobe até em parede, porém sem reduzir a 1ª ficou um pouco longa e tenho que andar constantemente reduzido senão corre e pula muito. No uso do dia a dia ele ficou com a 1ª fraca, precisa queimar embreagem para sair em subidas e na rodovia somente anda acima de 90 km/h, abaixo disso pede 3ª. Estou pensando em trocar a 44/9 por uma 43/8, assim com os pneus 7.50X16, ficaria próximo à relação original com pneus 6.00X16, ficando mais equilibrado no dia a dia e ainda mais forte nas trilhas.
O que vocês acham?

Abraços

Roberto

4X4GARAGE
04/09/2013, 08:54
eu acho q vc deveria rever os ajustes do motor pq isso nao é comum,ja peguei varios OHC's com problemas de bobinas do distribuidor e modulos de ignição que faziam isso,da uma confirmada certo antes de tudo!
[]s

chinelao4x4
04/09/2013, 10:09
amigo

eu uso 8/43 , 4 marchas , ohc , minha impressão é:

com redução a 1 marcha só pra parede mesmo , acho muito reduzido , a 2 vai bem em tudo , menos nas " paredes"

na cidade , vai muito bem , apesar de eu usar um platô com mais pressão , a 1 é bem curta e a na estrada em 4 marcha
até 90 km por hora não fica giro alto , entre 3.000 a 3.200 giros ,

pneus 31 sem limites da gennius , é bem largo o danado , e esta com espaçadores 31mm , é bem estável .

abrçs

Mauro-F75
04/09/2013, 15:39
Amigos,
Acho que o meu caso é único, uso minha F-75 no asfalto, nunca peguei trilha. Minha relação é 11/45, motor opala 4 cilindros e cambio opala 5 marchas, ficou bem alongado, do modo que eu queria mesmo, em 5ª no plano vai a 100km/h sem forçar o giro. Claro que perde um pouco em subidas, mas só puxar a 4ª e seguir em frente. Se precisar de força ainda tenho a reduzida, mas nunca precisei usar. Tinha um OHC mas trouquei pelo opala, achei algumas vantagens: torque máximo a 2.000 RPM, peças de reposição mais baratas e mais fáceis, menos vibração, nunca ficou duro pra pegar quando quente.
Abraços
Mauro

NMiller
15/10/2013, 23:54
Boa noite Srs!!
li o tópico e outros sobre esta relação dos diferenciais.. e acredito que tenha começado a entender.
Bom, tenho dois Jeep´s um CJ5 73, 3M, BF161 (pneu 195, 75 ou 70 x15) e um 51, 3M, Motor continental e pneu militar.
O CJ5 sempre achei meio fraco (cansado) e algumas subidinhas preciso usar sempre a reduzida.... o jeep não desenvolve! Vel. de cruzeiro 50KM/h.......para colocar 80KM/h parece que vai explodir. Qdo comprei este 51 recentemente fui da umas voltas antes de reformar e percebi o Jeep mais solto e forte!... Olha que está com ferio meio "agarrando" na lona traseira direita e no disco dianteiro esquerdo....
Não acredito que a diferença de "força" que notei seja pela diferença de motor, por não sei se este continental é tão "esperto" comparado ao BF161.... Nem pela diferença de peso dos Jeeps (acessórios que o CJ5 possui, tipo estribo, suportes, GNV....etc) o 51 será retirada a carroceria para reforma do chassis e qdo dirigi nem banco tinha...:oops:
estou colocando um pneu 31 no CJ5, acredito que irá melhorar a velocidade final, mas penso que pode ficar mais fraco ainda nas subidinhas... estou aguardando para testar! Voltando aos diferencias, vcs saberiam dizer como é possível verificar a relação dos diferencias? somente abrindo mesmo para ver e contar?
Obrigado.

chinelao4x4
16/10/2013, 09:57
Boa noite Srs!! vcs saberiam dizer como é possível verificar a relação dos diferencias? somente abrindo mesmo para ver e contar?
Obrigado.

isso mesmo, só abrindo a tampa ,
sobre cambio 3 marchas , é isso mesmo, ele é curto , passa raiva se tentar ultrapassar 80 , 90 por hora, pois urra mesmo o motor.
abrçs

Bedran
16/10/2013, 11:50
Beleza Chinelão? acho que vai ter trilha em novembro, vamos esperar a chuvarada!!!! te aviso.

Meu GM 151 cambio 3M, 8x43, pneus 32" x 10,5". sem problema na trilha, queima um pouco a embreagem para sair em subidas na 1° (muito longa), mas nada que uma embreagem de ceramica nao aguente (R$ 200,00 na minha cidade). Na estrada vel. de cruzeiro a 80Km/h a 3800 RPM, sobe e desce sem trocar de marcha.

chinelao4x4
16/10/2013, 13:34
Beleza Chinelão? acho que vai ter trilha em novembro, vamos esperar a chuvarada!!!! te aviso.

.
fala camarada, opa, fico no aguardo, se der pra me avisar com um dias antes, pois tenho que achar um caminhao pra levar meu jeep !!
abrçs

turbino
17/10/2013, 18:13
Boa tarde galera, meu cj5 ta com motor bf161, cambio 3M, relação 11x47 e pneu 265x75x16. Ele ta muito bom de velocidade final, anda à 100km/h tranquilamente, porem ta um pouco fraco de arrancada. Tô partindo pra uma relação 8x43, será que vai ficar bom no aspecto de arrancada e subida? será que vai perder muito de velocidade final?

vlw galera

NMiller
18/10/2013, 08:03
isso mesmo, só abrindo a tampa ,
sobre cambio 3 marchas , é isso mesmo, ele é curto , passa raiva se tentar ultrapassar 80 , 90 por hora, pois urra mesmo o motor.
abrçs

Valeu Chinelão!
tb penso isso! Não há milagre,né!?
Cambio de 3 marchas, para esticar vai ter que resgar pra cima do motor e subir o giro...
Mas não quero correr com o Jeep, só queria que ficasse mais "esperto" e melhorar um pouco (ganhar força) nas arrancadas/subidas.
abraço.

NMiller
18/10/2013, 08:23
Boa tarde galera, meu cj5 ta com motor bf161, cambio 3M, relação 11x47 e pneu 265x75x16. Ele ta muito bom de velocidade final, anda à 100km/h tranquilamente, porem ta um pouco fraco de arrancada. Tô partindo pra uma relação 8x43, será que vai ficar bom no aspecto de arrancada e subida? será que vai perder muito de velocidade final?

vlw galera

Oi Turbino,
pelo que entendi das explicações e de tudo que li até agora... Um pneu menor talvez melhore na arrancada. Mas vai perder na vel. final...
Me corrijam por favor, se estiver falando M..:pensativo:

mali9ski
18/10/2013, 09:39
Turbino

Fazendo uma regra de 3 que a tia ensinou no pré, vai dar uma diferença de 20% na relação se vc andava numa rotação em 100, vai andar a 80, eu acho melhor ir de 44x9 que vai dar 12,5% de diferença....

valew