Ver Versão Completa : Primeiro Samurai
Lucas Kta
04/12/2010, 16:26
boa idéia! parabéns pela genialidade :lol: brincadeira....
mas gostei mesmo dessa idéia... meu painel tá meio fosco....acho que pode ganhar uma limpeza.... ainda sobre o painel, quando peguei o meu ele não estava acendendo as luzes internas do console central - aquelas do ar condicionado. No primeiro barrinho que ele pegou numa estrada de terra, ao fim do dia voltou a funcionar....vai entender... deve ser um mal contato...
talvez o seu caso seja este também!
no mais, continuo na saga do marcador de combustível... outro dia ele chegou ao máximo, mas agora cai - aliás, despenca - depois de uns poucos km rodados...
Sou um gênio... Abri o painel do Samurai pra dar uma limpada por dentro, incluindo os relógios do velocimetro, temperatura e combustivel, mas depois do serviço pronto a luz alerta do farol alto deixou de funcionar....
Alguma sugestão pra arrumar isso??
No mais o serviço ficou profissional. Tinha uma puta camada de poeira por tudo, os mostradores ficaram branquinhos como novos.
Eduardo Alemão
04/12/2010, 18:51
Olha o capricho!
http://www.eduardoaigner.com.br/outros/Suzuki/AIG_Brasilia_11-2010_00074.jpg
Drummond
04/12/2010, 19:14
Amigo,
P tirar essa peça vc soltou a coluna de direção ou ñ precisa?!
Abs
Ps: P os amigos aqui de Sampa tenho dois manuais, um em português e outro em três linguas, se alguém quiser consultar algo ou copiar empresto!
Abs
DMD
Olha o capricho!
Eduardo Alemão
04/12/2010, 20:25
Amigo,
P tirar essa peça vc soltou a coluna de direção ou ñ precisa?!
DMD
Não.
Mas tira toda frente do painel, desde a extrema esquerda até logo depois do comando do ar condicionado. São 4 parafusos (dois atrás do controle do ar) e alguns encaixes plásticos. Ai tira os 3 relógios através de + 4 parafusos, e o plástico superior sai desse conjunto através de encaixe. É coisa de uns 30 minutos pra fazer.
http://www.eduardoaigner.com.br/outros/Suzuki/AIG_Brasilia_11-2010_painel.jpg
JEFFCATUNDA
04/12/2010, 23:10
Olha o capricho!
http://www.eduardoaigner.com.br/outros/Suzuki/AIG_Brasilia_11-2010_00074.jpg
Faz falta ai é um bom RPM.... Tenho dois colegas que possuem Samurais acima de 95 e não possuem o RPM... Fica bem mais dificil controlar subidas em alta, bem como prever o corte.
Lucas Kta
05/12/2010, 00:50
Faz falta ai é um bom RPM.... Tenho dois colegas que possuem Samurais acima de 95 e não possuem o RPM... Fica bem mais dificil controlar subidas em alta, bem como prever o corte.
tb acho q faz falta....
JEFFCATUNDA
05/12/2010, 02:37
tb acho q faz falta....
Pois é. Nos 95 JXi tem..... :) :)
Drummond
05/12/2010, 10:08
Nos Emirados Arabes fotografei o modelo helicoidal e lá ele tbm tem!
Abs
DMD
Pois é. Nos 95 JXi tem..... :) :)
JEFFCATUNDA
05/12/2010, 13:34
Nos Emirados Arabes fotografei o modelo helicoidal e lá ele tbm tem!
Abs
DMD
Alguns tem sim, mas acho que não os que vieram para o Brasil... nos anteriores a 95 existem séries com e sem também.... Os JXi tem outras coisa diferentes, como aros mais largos. Parecem que originalmente foram feitos para o mercado americano...
Então,
Esse fds troquei o farol direito que estava queimado. Tirei umas fotos que pode servir pra ajudar quem um dia precisar trocar também.
O farol foi fácil de achar. um "silibim" (sealed bean), comprado na Gilcar (Asa Norte - Brasília) por R$25.
Pra trocar, foi preciso tirar a grade frontal, tirando três parafusos fáceis de achar (na região do logo da suzuki). O mais difícil foi destravar as presilhas. Foi preciso muito cuidado pra não quebrá-las. Segue as fotos das presilhas:
257737 257738 257739
Pra tirar o farol, não foi necessário soltar os parafusos de ajuste, apenas girar levemente o farol até soltá-lo. Pra soltar o farol do aro é moleza, nem preciso explicar.
257736
Como o carro estava extremamente sujo por dentro, principalmente com pêlos de cachorro e um óleo que foi derramado no "porta malas", o que deixavam um cheiro desagradável, desmontei todo o interior, tirando bancos e carpetes e lavei tudo. Moleza, demorei uns 30 minutos pra desmontar e mais uns 30 minutos pra montar depois de tudo seco. Ficou excelente.
O que mais está me surpreendendo até agora nesse carro é a simplicidade, dá pra resolver muita coisa pelo método DIY.
O próximo passo é levar ao mecânico pra tirar a folga no volante, ajustar a embreagem e trocar algumas buchas da suspensão.
Outro problema é ar condicionado e o ar quente, que não estão funcionando. Se alguém puder me dar uma força antes de levar pro conserto, posso economizar uns $$.
Bem, o que acontence é que parece tudo normal, o ventilador liga, o botão do ar também, mas nem gela nem esquenta. Já verifiquei o compressor e este não é acionado quando o ventilador e botão do ar estão ligados. Já verifiquei fusíveis e chicotes e nada estava queimado ou fora do lugar. Alguma dica?
Quanto ao manual, testei escanear algumas páginas, mas não ficou nada bom por causa daqueles escurões que ficam na parte central. Talvez tenha que desmontá-lo pra escanear. Mandei uma MP pro Eduardo pra ele buscar comigo hoje. Se ele conseguir tirar boas cópias, podemos escanear delas.
abraços a todos.
Eduardo Alemão
08/12/2010, 16:56
Pois é, meu plano é fotografar (ou reproduzir, melhor dizendo) o manual. Ficará melhor. Depois monto um PDF.
Meu Samurai chegou sem funcionamento do ar condicionado também. Levei num mequetrefe da W3 norte em BSB e rapidinho cara arrumou. Foi barato. Além do gás que o cara completou foi trocado uma pequena peça que sinceramente não sei o que era nem pra que servia. Ficou excelente. Se tu precisar descubro o endereço certinho.
Quanto ao farol novo, melhorou a iluminação do carro?? O meu é bem ruinzinho.
Drummond
08/12/2010, 17:50
No meu eu coloquei o da Honda twister, fica lindo, foca bem, mas tem q ser original, pois os paralelos ficam foscos rápido!
A única adaptação é p ñ entrar água, vc usa um pedaço de câmara de moto, uma ponta prende c 3 enforca gato no fio (fio passando por dentro) a outra ponta vai no globo do farol!
Abs
DMD
Então,
Esse fds troquei o farol direito que estava queimado. Tirei umas fotos que pode servir pra ajudar quem um dia precisar trocar também.
O farol foi fácil de achar. um "silibim" (sealed bean), comprado na Gilcar (Asa Norte - Brasília) por R$25.
Pra trocar, foi preciso tirar a grade frontal, tirando três parafusos fáceis de achar (na região do logo da suzuki). O mais difícil foi destravar as presilhas. Foi preciso muito cuidado pra não quebrá-las. Segue as fotos das presilhas:
257737 257738 257739
Pra tirar o farol, não foi necessário soltar os parafusos de ajuste, apenas girar levemente o farol até soltá-lo. Pra soltar o farol do aro é moleza, nem preciso explicar.
257736
Como o carro estava extremamente sujo por dentro, principalmente com pêlos de cachorro e um óleo que foi derramado no "porta malas", o que deixavam um cheiro desagradável, desmontei todo o interior, tirando bancos e carpetes e lavei tudo. Moleza, demorei uns 30 minutos pra desmontar e mais uns 30 minutos pra montar depois de tudo seco. Ficou excelente.
O que mais está me surpreendendo até agora nesse carro é a simplicidade, dá pra resolver muita coisa pelo método DIY.
O próximo passo é levar ao mecânico pra tirar a folga no volante, ajustar a embreagem e trocar algumas buchas da suspensão.
Outro problema é ar condicionado e o ar quente, que não estão funcionando. Se alguém puder me dar uma força antes de levar pro conserto, posso economizar uns $$.
Bem, o que acontence é que parece tudo normal, o ventilador liga, o botão do ar também, mas nem gela nem esquenta. Já verifiquei o compressor e este não é acionado quando o ventilador e botão do ar estão ligados. Já verifiquei fusíveis e chicotes e nada estava queimado ou fora do lugar. Alguma dica?
Quanto ao manual, testei escanear algumas páginas, mas não ficou nada bom por causa daqueles escurões que ficam na parte central. Talvez tenha que desmontá-lo pra escanear. Mandei uma MP pro Eduardo pra ele buscar comigo hoje. Se ele conseguir tirar boas cópias, podemos escanear delas.
abraços a todos.
Amigos,
Depois de uma longa jornada, conseguí trazer meu "filho" (Samurai) pra casa. :dance: :dance: :dance:
Lembram da história da malvada "Polia do Girabrequim"? Tentei adaptar um kit de polias do Samurai 95, mas o projeto comprometeu o alinhamento das correias do ar e do alternador. Então optei pelo plano B, o mais funcional e profissional - que custou uma graninha - mandei fazer uma peça nova! :lol:
O torneiro fez um excelente trabalho - :palmas:
E o mecânico, não menos profissional, passou todo o feriado de hoje montando tudo. Mas ajudei muito - e aprendí mais ainda sobre a mecânica desses jipinhos.
Agradeço aos que me auxiliaram, inclusive o Alexandre (Tecnotrilha), que foi consultado até durante o fim de semana via mensagem de celular, sem ao menos me conhecer - sendo muito atencioso!
Obrigado também aos que estavam na torcida - "Eduardo Alemão", "Drummond", "AndréHuff", "rogerimasih", "Fernando Massad", "Mairo", "Fabil" e "cacanakagi" (bem como aos que esquicí de citar...)
Valeu Galera!
Bruno2609
08/12/2010, 21:46
Olá, tenho 16 anos (não tenho carteira ainda :parede:) e já estou juntando uma graninha pra comprar um Samurai :dance:. Estou com algumas dúvidas para escolher um. Gostaria de saber a opinião de vocês sobre o carro.
Gasta muita gasolina?
É confortável?
De que ano é melhor?
Precisa fazer muitas modificações para ter um 50% asfalto 50% trilhas ?(quando comprá-lo quero entrar em um Jeep Clube :))
Qual a média de preço para um Samurai?
O que vocês acham desses Samurais? Muito caro? Que modificações vocês recomendariam? Estou interessado no último.
http://www.mercado4x4.com.br:8080/Mercado4x4/pc_detanun.jsp?anunid=3212
http://www.mercado4x4.com.br:8080/Mercado4x4/pc_detanun.jsp?anunid=2141
http://www.socarrao.com.br/curitiba-regiao/curitiba/carros/suzuki/samurai/usado-semi-novo/samurai-canvas-4x4-branca-1997-1029957/4
http://www.socarrao.com.br/curitiba-regiao/pinhais/carros/suzuki/samurai/usado-semi-novo/samurai-azul-1995-1061471/2
Moro em Curitiba, se alguém souber de algum jeep clube bom para mim acompanhar ou um Samurai para dar uma olhada, meu e-mail é brunopassoni@hotmail.com
Obrigado a todos e desculpe as várias perguntas que fiz.
http://www.youtube.com/watch?v=_XPyi4OyZ4M&feature=related
alexandre afonso sarmento
08/12/2010, 22:12
Boa noite a todos do fórum, meu nome é Alexandre e estou postando minha primeira mensagem.
Estou querendo adquirir uma vtr 4x4 como segundo carro e para uso misto, não vou usá-la p trilhas, porém a usarei em estradas que exigem tração nas 4 rodas, este é o motivo da aquisição, visto que meu carro é 4x2.
Estive pensando em um Suzuki Samurai, pela robustez, simplicidade e beleza e economicidade.
O que eu conheço da vtr é o que eu li no site, nos comentários de vcs, e através de informações de um colega que possui um, todavia, hoje, após um contato firmado, experimentei a vtr. Um Samurai 97, vermelho, sem acessórios externos. O carro me pareceu muito bom, bem cuidado, com as características originais.
Agora uma dúvida, o dono me informou que fez um ajuste que ele disse chamar espaçamento das rodas ??? Motivo este que ocasionou, segundo ele, uma folga na direção...
Vcs poderiam me informar o que seria este espaçamento ?
Teria como diminuir esta folga ?
Este carro é realmente uma relação custo benefício boa ?
As dúvidas e ansiedades andam juntas com as mudanças, nunca tive uma vtr 4x4, sendo a primeira vez, será que, quanto a marca e modelo, estaria fazendo a compra correta ?
Obrigado e conto com a colaboração de vcs.
Pois é, meu plano é fotografar (ou reproduzir, melhor dizendo) o manual. Ficará melhor. Depois monto um PDF.
Meu Samurai chegou sem funcionamento do ar condicionado também. Levei num mequetrefe da W3 norte em BSB e rapidinho cara arrumou. Foi barato. Além do gás que o cara completou foi trocado uma pequena peça que sinceramente não sei o que era nem pra que servia. Ficou excelente. Se tu precisar descubro o endereço certinho.
Quanto ao farol novo, melhorou a iluminação do carro?? O meu é bem ruinzinho.
Cara, o farol que comprei é xing ling, nem marca tem. Não é muito bom, mas comprei só pra fazer a vistoria no detran. Num futuro próximo pretendo trocar por farois melhores.
Se você descobrir o endereço ou nome da oficina da W3 me avise. Valeu
No meu eu coloquei o da Honda twister, fica lindo, foca bem, mas tem q ser original, pois os paralelos ficam foscos rápido!
A única adaptação é p ñ entrar água, vc usa um pedaço de câmara de moto, uma ponta prende c 3 enforca gato no fio (fio passando por dentro) a outra ponta vai no globo do farol!
Abs
DMD
Acho que estou reconhecendo seu carro. Ele têm ou tinha um adesivo da deuter na porta? Lembro que entrei em contato quando esse samurai foi anunciado no começo do ano. Belíssima viatura!
Você notou muita diferença entre o farol original e esse que instalou? valeu a pena?
Gostei muito da adaptação, talvez faça no meu.
Abraços
Olá, tenho 16 anos (não tenho carteira ainda :parede:) e já estou juntando uma graninha pra comprar um Samurai :dance:. Estou com algumas dúvidas para escolher um. Gostaria de saber a opinião de vocês sobre o carro...
Boa noite a todos do fórum, meu nome é Alexandre e estou postando minha primeira mensagem.
...
Agora uma dúvida, o dono me informou que fez um ajuste que ele disse chamar espaçamento das rodas ??? Motivo este que ocasionou, segundo ele, uma folga na direção...
Vou tentar responder coim minha vasta experiência adquirida em uma semana com um samurai, rs. Também pesquisei muito para a escolha da viatura.
Gasta muita gasolina?
Pelo que vi, a média é de 10,11 km/litro na cidade, na trilha faz menos. Dentre viaturas 4x4, é uma das mais economicas, pelo menos pelo que tenho lido.
É confortável?
Depende da sua referência e exigência. Comparando com carros de passeio, como carros populares, achei a suspensão um pouco dura. Outra coisa é a sensação de segurança que transmite: não me senti muito seguro em velocidades mais elevadas. Mas venhamos e convenhamos, é um jipe, é feito pra off-road e suas características são bem diferententes de carros comuns. Pelo que havia lido, esperava muito menos em termos de conforto, mas quando testei, achei que tem conforto suficiente pra usá-lo no dia a dia.
Um detalhe importante é a diferença entre samurai pré e pós 96. Os anteriores são feixe de molas, um pouco mais duros. os posteriores são de molas helicoidas, um pouco mais macios.
De que ano é melhor?
Pelo que li, os modelos até 95 são mais robustos, por serem de feixe de molas e ter uma t-case de engrenagens, que aguenta mais esforço. O que dizem é que esses modelos aceitam mais facilmente adaptações. Fique atento também ao tipo de injeção de combustível, pois os modelos abaixo de 93 são carburados, acima desse ano são injeção eletrônica.
No final das contas, os "melhores modelos" são aqueles que mais se adaptam às suas aplicações e expectativas. Então é bom que saiba bem o que espera do veículo.
Precisa fazer muitas modificações para ter um 50% asfalto 50% trilhas ?(quando comprá-lo quero entrar em um Jeep Clube :))
Qual a média de preço para um Samurai?
Quanto às adaptações, não sei te dizer muita coisa. Quanto ao preço médio, fiquei quase um ano procurando um samurai, e o que posso te dizer é que os valores variam MUITO, dependendo do estado e acessórios instalados, da cidade onde se encontram e do fator "apego" do dono.
O espaçamento, se não me engano, é usado pra adaptar pneus maiores e mais largos sem que encostem em alguma parte fixa do veículo. Usa-se um disco em metal pra aumentar a distância entre os discos/tambores de freios e as rodas.
Bem. meu samurai tá com um pouco de folga na direção. Meu mecânico disse que esse problema pode ser resolvido com alguns ajustes e regulagens.
Quanto ao custo benefício, até agora me pareceu muito bom, já que em comparação a outros veículos 4x4, têm um preço razoável e um desempenho off-road excelente.
Olá Bruno, o Samurai é um excelente carro, não gasta muito não, o meu com pneus fronteira 235/15 prá lama deve fazer uns 7-8 kms/l. Quanto ao conforto não se compara a um carro de passeio mas prá um jipe não deixa nada a desejar. Como o colega acima falou, vc tera que escolher entre um modelo até 95 com feixes de mola menos confortavel e com mais possibilidades de adaptação ou entre um modelo acima de 95 que tem molas helicoidais, e por isso é bem mais confortavel, mas tem a caixa de redução por correntes ao inves de engrenagens e por isso tem menos possibilidades de adaptação.
Mas, pra uso no dia a dia e em trilhas leves/medias é um excelente carro, basta colocar uns pneus bons que ele chega em 90% dos lugares que um 4X4 super equipado e bemmmm mais caro chega!!!!!
Tb sou de Curitiba, comprei o meu Samurai na Parana Off Road, lá eles sempre tem algum no pátio, vai lá e conversa com o Evari, fica na Av. Brasilia, Novo Mundo
Marcos Bonato
mbonato@gmail.com
Bruno2609
09/12/2010, 14:01
Marcos, poderia me informar o ano do seu, enviar umas fotos, e quanto gastou em modificações, e quais modificações você fez nele?
Obrigado.
Drummond
09/12/2010, 16:04
Oi Neilson,
Ele mesmo, como te falei na época ia ou vender ou montar c 31, resolvi ficar c ele e já estou alterando um monte de coisas, já está bem diferente das fotos da época!
Quanto ao farol pode fazer q fica muito bom, mas procure farol original, pois o paralelo é de graça (20k) mas não dura uma semana.
Abs
DMD
Acho que estou reconhecendo seu carro. Ele têm ou tinha um adesivo da deuter na porta? Lembro que entrei em contato quando esse samurai foi anunciado no começo do ano. Belíssima viatura!
Você notou muita diferença entre o farol original e esse que instalou? valeu a pena?
Gostei muito da adaptação, talvez faça no meu.
Abraços
Eduardo Alemão
09/12/2010, 17:50
Se você descobrir o endereço ou nome da oficina da W3 me avise. Valeu
Não sou muito versado em Brasilia e não guardei o cartão do cara. Mas fica na 703 norte, naquelas ruas estreitas que correm dentro da quadra. É uma loja bem pequena e pra entrar tem uma rampa em descida. É fácil de achar.
A cada dia fico mais adimirado com a quantidade de pessoas interessadas no Suzuki Samurai... o carrinho é importado, mas revela-se uma paixão nacional.
Presto mais uma vez meu depoimento em defesa da garantia de satisfação para os que adquirem este "jipinho". São veículos com mais de 10 anos de uso, mas ainda sim muito resistentes - excelente custo benefício na categoria 4x4.
Algumas pecinhas e engrenagens não são encontradas tão facilmente (eu que o diga!), mas também não são impossíveis. No final das contas, fica tudo dentro do orçamento.
Cadê os "olheiros" da Suzuki no Brasil? Monta a "barraca" novamente aqui galera!!!!!!!!!!!!
cacanakagi
10/12/2010, 10:08
A cada dia fico mais adimirado com a quantidade de pessoas interessadas no Suzuki Samurai... o carrinho é importado, mas revela-se uma paixão nacional.
Presto mais uma vez meu depoimento em defesa da garantia de satisfação para os que adquirem este "jipinho". São veículos com mais de 10 anos de uso, mas ainda sim muito resistentes - excelente custo benefício na categoria 4x4.
Algumas pecinhas e engrenagens não são encontradas tão facilmente (eu que o diga!), mas também não são impossíveis. No final das contas, fica tudo dentro do orçamento.
Cadê os "olheiros" da Suzuki no Brasil? Monta a "barraca" novamente aqui galera!!!!!!!!!!!!
Albano... O Samurai é o seguinte... Se vc usar ele original, é um veículo para 10, 20 anos e até mais... Sua principal característica ou o seu ponto forte é o baixo peso... Então dentro da categoria 4x4 em geral, é um veículo que faz tudo muito bem, tá aí o Jimny, produzido até hoje... O chato somos nós que queremos bloqueios, pneus grandes, reduções absurdas... E essas alterações devem ser feitas baseadas em critérios, não é apenas trocar um pneu, erguer o Jipe e tá pronto... Um bando de engenheiros japoneses fizeram esse Jipe... Se tá assim, é pq deve ser assim, e se eu quiser mudar isso, tenho q analisar vários outros fatores antes de mudar qualquer coisa... Qdo comprei o meu, era louco para colocar pneus 33"... Só depois fui saber q não podia, ou melhor, q não deveria... Hoje estou colocando 37" nele, mas com eixos novos e uma suspensão completamente modificada.... Só vou aproveitar o drivetrain por enquanto....
Bruno2609
10/12/2010, 13:23
OMG! :shock::shock::shock::shock::shock::shock:
http://www.youtube.com/watch?v=4b0ykycDOxU&feature=related
Marcos, poderia me informar o ano do seu, enviar umas fotos, e quanto gastou em modificações, e quais modificações você fez nele?
Obrigado.
Bruno, o meu é 98/98, não gastei muito em adaptações porque já peguei ele equipado, mas o básico que é colocar uns pneus, guincho, PX vc vai gastar uns 2 a 3 mil reais. Estou pensando em colocar um bloqueio tipo lock right na traseira, ele custa cerca de 800 reais. Tem também um kit de redução X-Crawler pra deixar a viatura mais reduzida, custa cerca de 1100 reais, se for pra Samurai feixe reduz 85% em LOW, mas no caso do meu que é helicoidal reduz 25% tanto em LOW quanto em HIGH, por isso ainda não sei se vale a pena...
Tem umas fotos do Samuca e da nossa turma fazendo umas trilhas nesse link :
http://picasaweb.google.com/mbonato
[QUOTE=mbonato;1324378]Bruno, o meu é 98/98, não gastei muito em adaptações porque já peguei ele equipado, mas o básico que é colocar uns pneus, guincho, PX vc vai gastar uns 2 a 3 mil reais. Estou pensando em colocar um bloqueio tipo lock right na traseira, ele custa cerca de 800 reais. Tem também um kit de redução X-Crawler pra deixar a viatura mais reduzida, custa cerca de 1100 reais, se for pra Samurai feixe reduz 85% em LOW, mas no caso do meu que é helicoidal reduz 25% tanto em LOW quanto em HIGH, por isso ainda não sei se vale a pena...
http://picasaweb.google.com/mbonato[/QUOTE (http://picasaweb.google.com/mbonato[/QUOTE)]
"mbonato", parabéns pelo seu samurai! É um lindo carro, e ainda mais equipado. Só me tira umas dúvidas; tenho uma samurai 97 original, basicamente com a mesma configuração mecânica que o seu (só não está equipado).
1.) Após a instalação da "grade" frontal do para-choque e do guincho, o jipinho não fica com a dianteira muito pesada?
2.) Seu veículo tem alguma proteção ou isolamento diferenciado para transpor água (rios, alagados, etc...)? O que se pode fazer antes de travessias?
Pergunto porque, apesar de não fazer trilhas, uma vez ou outra pego estradas com lama (moderada) e atravesso alguns rios e riachos. Sem adaptações, ainda não sei quanto de água (altura do obstáculo hídrico) poderei transpor com meu Samurai sem correr nehum risco. Alguém mais sabe?
Valeu!
Bruno2609
10/12/2010, 20:21
Bruno, o meu é 98/98, não gastei muito em adaptações porque já peguei ele equipado, mas o básico que é colocar uns pneus, guincho, PX vc vai gastar uns 2 a 3 mil reais. Estou pensando em colocar um bloqueio tipo lock right na traseira, ele custa cerca de 800 reais. Tem também um kit de redução X-Crawler pra deixar a viatura mais reduzida, custa cerca de 1100 reais, se for pra Samurai feixe reduz 85% em LOW, mas no caso do meu que é helicoidal reduz 25% tanto em LOW quanto em HIGH, por isso ainda não sei se vale a pena...
http://picasaweb.google.com/mbonato
Marcos, obrigado pela disposição de tirar minhas dúvidas :). Eu nunca fiz uma trilha (apenas vi no YouTube algumas e fiquei apaixonado), então tenho váárias perguntas ainda rsrs, mas isso vou tirando aos poucos no fórum.
Andei dando uma pesquisada na internet e achei um Samurai, será que ele vale a pena?
http://www.socarrao.com.br/curitiba-regiao/pinhais/carros/suzuki/samurai/usado-semi-novo/samurai-azul-1995-1061471/2
Ainda não fui ver ele mas acho que nesse fim de semana ou no próximo eu vá dar uma olhada. 18 pau num Samurai é um bom preço? Parece que ele já é bem equipadinho, tem guincho, pneus, e parece estar em um bom estado.
Obs.: Você tem um belo Samurai, parabéns.
Drummond
12/12/2010, 22:21
Vi um pessoal perguntando sobre Samurai p compra, q receita é bem simples:
Samurais Feixe de mola (de 1995 p trás) foram fabricados por muito mais tempo q o helicoidal (1996 em diante), e por esse motivo as peças p os feixudos é muuuuuito mais fácil de achar, vc procura em qualquer site gringo e acha tudo, planetárias, coroa, peão, módulo, kit de redução, rolamentos... Então se a idéia é ter um jipinho de uso mixto e sem grandes preparações eu aconselho o helicoidal, mas se quer um jipe de verdade e equipalo c oq tem de melhor sem gastar um caminhão de $$$ (meu caso, rssss...) vai de feixudo, são práticos e robustos p o Off Road Extreme!
Só p frisar, um helicidal tbm pode virar um monstro sim, mas p isso só p começar vc terá q trocar a caixa de redução e aí a brincadeira começa em 3k, por esses motivos q o helicoidal é uma raridade em trilhas pesadas.
Abs
DMD
Drummond
12/12/2010, 22:31
Vejam q maravilhas!
Abs
DMD
Drummond
12/12/2010, 22:35
Mais um lote de toys!
Abs
DMD
Drummond
12/12/2010, 22:56
E eis o meu toy, hehehehe...
Abs
DMD
Drummond
12/12/2010, 23:14
Antes de "levantar" o Samurai!
Abs
DMD
Bruno2609
12/12/2010, 23:44
Parabéns Drummond, você tem um belo Samurai, ficou bem legal depois que você "levantou" ele rsrs
Esse que estou de olho é 95 (feixe) e achei ele bem legal, ainda não vi ele pessoalmente, apenas por fotos.
Suzuki Samurai Canvas
Preço: R$18.000,00
Ano: 1995/1995
Cor: Azul
Combustível: Gasolina
Kilometragem: 999.999 (não sei se é isso mesmo :shock:)
Acessórios:
CBA, estribo, regulagem altura do banco, capota, farol de milha, engate, manual, 4x4, quebra mato, guincho.
Ele não informa o tamanho dos pneus.
http://www.socarrao.com.br/revenda/535658/1061471/1061471M121120100906020.jpghttp://www.socarrao.com.br/revenda/535658/1061471/1061471M121120100906170.jpg
http://img146.imageshack.us/img146/543/jeepf.jpg
Bruno
[QUOTE=mbonato;1324378]Bruno, o meu é 98/98, não gastei muito em adaptações porque já peguei ele equipado, mas o básico que é colocar uns pneus, guincho, PX vc vai gastar uns 2 a 3 mil reais. Estou pensando em colocar um bloqueio tipo lock right na traseira, ele custa cerca de 800 reais. Tem também um kit de redução X-Crawler pra deixar a viatura mais reduzida, custa cerca de 1100 reais, se for pra Samurai feixe reduz 85% em LOW, mas no caso do meu que é helicoidal reduz 25% tanto em LOW quanto em HIGH, por isso ainda não sei se vale a pena...
http://picasaweb.google.com/mbonato[/QUOTE (http://picasaweb.google.com/mbonato[/QUOTE)]
"mbonato", parabéns pelo seu samurai! É um lindo carro, e ainda mais equipado. Só me tira umas dúvidas; tenho uma samurai 97 original, basicamente com a mesma configuração mecânica que o seu (só não está equipado).
1.) Após a instalação da "grade" frontal do para-choque e do guincho, o jipinho não fica com a dianteira muito pesada?
2.) Seu veículo tem alguma proteção ou isolamento diferenciado para transpor água (rios, alagados, etc...)? O que se pode fazer antes de travessias?
Pergunto porque, apesar de não fazer trilhas, uma vez ou outra pego estradas com lama (moderada) e atravesso alguns rios e riachos. Sem adaptações, ainda não sei quanto de água (altura do obstáculo hídrico) poderei transpor com meu Samurai sem correr nehum risco. Alguém mais sabe?
Valeu!
Albano, quanto comprei o meu Samurai ele já tinha parachoque e guincho instalados, por isso não sei do comportamento do carro sem esses equipamentos, mas acredito que não faça grande diferença não...
Para passar por dentro de trecho alagados o ideal é um snorkel, mas no meu caso apenas foi colocado uma mangueira que capta o ar da parte de tras do motor, isso já resolve a maioria dos problemas, desde que vc não queira usar sua viatura como submarino, rssss,
Marcos, obrigado pela disposição de tirar minhas dúvidas :). Eu nunca fiz uma trilha (apenas vi no YouTube algumas e fiquei apaixonado), então tenho váárias perguntas ainda rsrs, mas isso vou tirando aos poucos no fórum.
Andei dando uma pesquisada na internet e achei um Samurai, será que ele vale a pena?
Ainda não fui ver ele mas acho que nesse fim de semana ou no próximo eu vá dar uma olhada. 18 pau num Samurai é um bom preço? Parece que ele já é bem equipadinho, tem guincho, pneus, e parece estar em um bom estado.
Obs.: Você tem um belo Samurai, parabéns.
O jipinho parece legal e tá por um preço bom pq já tem vários equipamentos instalados, guincho, pneus, proteções, PX. O unico problema que vejo é pelo fato de ser de lona ter que tomar cuidado, não pode largar o carro em qualquer lugar. O ideal é levar um mecanico para dar uma olhada, testar se o 4x4 e a reduzida tão funcionando direito...
Hoje liguei a tração do Samurai para não deixá-la tão "parada". No 4x4 H, tudo certo; no 4x4 L, melhor ainda. Subí e descí um obstáculo de areia sem dificuldade nenhuma. Mas na hora de voltar para a tração normal 4x2, quase que não consigo engatar a marchinha na posição certa. :rolleyes:
Acho que tenho que treinar mais.
ANDRÉHUFF
17/12/2010, 08:52
Hoje liguei a tração do Samurai para não deixá-la tão "parada". No 4x4 H, tudo certo; no 4x4 L, melhor ainda. Subí e descí um obstáculo de areia sem dificuldade nenhuma. Mas na hora de voltar para a tração normal 4x2, quase que não consigo engatar a marchinha na posição certa. :rolleyes:
Acho que quando vc diz "marchinha", vc deve estar querendo falar sobre a alavanca menor da caixa de tração, a dificuldade em desengatar normalmente é gerada por esforços normais dentro da caixa de transferencia, nesse caso observe que quando for desengatar a tração ou reduzida que o carro de preferencia esteja em linha reta e desengatado (cambio em ponto morto) isso elimina alguns esforços e deixa mais facil de desengatar, caso continue com dificuldade engate o caro em ré ou 1º marcha e de leves toquesinhos pra frente e pra tras isso tambem eliminina os esforços tambem e serve para qualquer 4x4.:concordo:
Obs: O que escrevo acima é baseado na minha experiencia de condução em varios veiculos 4x4 diferentes, não é uma via de regra, mas sempre obtive bons resultados agindo dessa forma.
Andre Huff, vi que vc tem amortecedor rancho 9000 instalado, qual regulagem vc usa? E qual a referencia para a regulagem? Tenho eles na traseira do meu samuca e estou achando o carro meio mole....
Albano, meu vitara estava com um problema semelhante, ai mesmo em ponto morto nao estava conseguindo desengatar o 4x4 e colocar a alavanca em 4x2, só conseguia fazer isto com o motor desligado sem problemas! depois de um tempo dando uma revisada por baixo notei que o coxim da t-case (reduzida) estava arriado, com o parafuso solto, concertei ali e voltou a funcionar a alavanca 100%!!!!
cicarelli
18/12/2010, 19:17
Amigos,
Também comprei um Samurai 98, mas o meu foi com emoções mais violentas. Vou falar primeiro o preço: pouco mais de R$12mil. E então conto a mágica: foi em um leilão. O jipinho tá detonado. Como era de empresa pública, tinha pintura especial (marcas), e então o que estou fazendo primeiro é pintá-lo.
O meu veio (para minha surpresa) COM MANUAL :dance:, mas sem chave :evil: Se precisarem de algo com o manual, me avisem.
Vou ter que refazê-lo todo por dentro também, pois o pessoal cuidou dele muito mal.
Ele está ótimo de motor, e tem alguma coisa a ser feita em transmissão.
Hoje rodei a Pedro II (quem é de BH conhece), mas não encontrei nada. Minha próxima luta é com as borrachas (já baixei a lista de adaptações), e estou bastante preocupado com o parabrisa, pois alem de estar muito machucado (os caras funcionaram o limpador sem a palheta e arranhou tudo), certamente ele precisará ser trocado. O vidro é fácil; o problema são as borrachas.
Também estou precisando de uma roda, pois fizeram um "vale" no meu estepe antes de me entregarem o carro.
Ele está no interior de MG (Monte Carmelo) para pintura, e tenho fotos apenas dele ainda "original". Irei pra lá nesse final de ano e vou vê-lo já "peladinho", ou talvez já pintado.
Depois posto mais algumas fotos do bichinho. Vai ser legal ver a "evolução".
Abraços aos Samuqueiros.
cicarelli
18/12/2010, 19:28
Pessoal, no post acima vcs viram o cuidado e a limpeza do meu Samurai, principalmente no interior.
Nunca tinha visto carro com picumã antes, e esse tinha!!!
Nestas outras fotos, um close do motor (sujo, vazamentos mínimos, nada preocupante), duas de minhas preocupações imediatas: Grade Frontal e Roda para o estepe (olhem o estado das rodas dele, mas o pessoal que está reformando disse que com jato de areia, lixa e boa vontade eles reformam as 4; ficará faltando o estepe) e um surpreendente Manual do Proprietário.
[]s,
Eduardo Alemão
18/12/2010, 21:24
Impressionante! Abandonaram o carro por anos seguidos ao que parece. Triste de se ver. Espero que consiga colocar a viatura em dia.
Minha única ajuda é em relação as rodas. Comprei meu Samuca ai em BH, e as rodas foram recauchutadas de maneira muito profissional. Parecem novas. Não sei o nome do cara que fez o serviço pois foi arranjado pelo vendedor do carro, mas se tu procurar o Robson da www.carfix4x4.com.br ele deve te ajudar.
Eduardo Alemão
18/12/2010, 21:40
. Como era de empresa pública, tinha pintura especial (marcas), e então o que estou fazendo primeiro é pintá-lo.
Nunca tinha visto qualquer Suzuki rodando com placa branca!
Mas pensando bem, o Samurai é perfeito pras Emater desse país. Carrega tranquilamente dois técnicos e algum equipamento, vence com elegância os caminhos mais toscos do meio rural e ainda sai barato na manutenção. É um fuscão 4x4!
Vejo hoje (e trabalho na área) o pessoal de ATER rodando direto com Ranger e L200 (mas também algumas Hilux e Bandeirante mais velhas), e o buraco é sempre na manutenção, é fácil ver esses carros parados no interior a espera de peças de reposição.
cicarelli
18/12/2010, 23:02
Impressionante! Abandonaram o carro por anos seguidos ao que parece. Triste de se ver. Espero que consiga colocar a viatura em dia.
Minha única ajuda é em relação as rodas. Comprei meu Samuca ai em BH, e as rodas foram recauchutadas de maneira muito profissional. Parecem novas. Não sei o nome do cara que fez o serviço pois foi arranjado pelo vendedor do carro, mas se tu procurar o Robson da www.carfix4x4.com.br ele deve te ajudar.
Valeu, Eduardo. Vou procurar o Robson e tentar um atalho pra essas rodas. Mas hoje já recebi uma boa notícia do Marcus Medina, aqui do Forum, que está trocando as rodas do Samurai e me vende o estepe completo.
Quanto ao estado do tatuzinho: esses carros rodaram até fevereiro ou março desse ano, quando foram "encostados" para o procedimento do leilão. É porque não ligam mesmo para dar uma boa manutenção no carro. Mas pelo menos deram todas as informações, e comprei sabendo o que me esperava. Vai valer pelo gosto de colocar esse carro mais novo que os de vocês (sonho meu, sonho meu... :discordo: )
E uma observação final. Estou com "alvará" completo hoje aqui em BH. Esposa e filha viajaram, então pude me dedicar todo o dia ao meu tatuzinho. Pela manhã procurando peças, à tarde/noite fuçando aqui no Forum. Já encontrei as rodas (ou pelo menos um caminho, se com o Marcus não evoluir), e um parachoque decente. Alem de encontrar um outro maluco que arrematou outro Samurai da mesma procedência, que já equacionou o parabrisa, outro problema meu. Bendito forum!
Descobri agora: moro a 5 quadras da Carfix. Passo diariamente em frente (mas à noite), mas não tinha associado o nome da loja à sua informação. Meu sonho, alem do Samurai, era um jipe a diesel, e cheguei a olhar uma Sportage com eles certa vez, mas desisti por ser da Grand. Agora realizei praticamente meus dois sonhos: o tatuzinho, se conseguir arrumar, e um GV TD que está apresentando um problema típico do carro, mas (espero) perfeitamente consertável.
[]s,
Ricardo Passoni
20/12/2010, 22:41
Cicarelli , bom vamos la , borracha do vidro dianteiro se não me engano da brasilia( ou qquer carro com vidro grande ) , mas vai ter que cortar e fazer a imenda , rodas 1º pintoff ( tira tinta ) depois jato de areia , lixa ... cor tem igual no catalogo de tintas , é isso ai mãos a obra mas tenha certeza de que quando terminar vai ter um otimo 4x4 para usar
Qquer coisa estamos ai para ajudar
Abraços
cicarelli
20/12/2010, 23:21
Cicarelli , bom vamos la , borracha do vidro dianteiro se não me engano da brasilia( ou qquer carro com vidro grande ) , mas vai ter que cortar e fazer a imenda , rodas 1º pintoff ( tira tinta ) depois jato de areia , lixa ... cor tem igual no catalogo de tintas , é isso ai mãos a obra mas tenha certeza de que quando terminar vai ter um otimo 4x4 para usar
Qquer coisa estamos ai para ajudar
Abraços
Valeu, Ricardo. Peguei hoje o estepe com o Marcus. Roda excelente, praticamente só retoque. E um pneu ainda bem borrachudo, pouco usado. Aos poucos, já dá quase pra dizer que vou conseguir traze-lo rodando de Monte Carmelo pra BH, sem que a PRF me pare, pra dar a geral "fina".
Com relação ao vidro traseiro, alguma idéia? Os laterais (dianteiro e traseiro) eu consegui as substituições simples -- lista aqui do forum mesmo. Mas é quase certo que vou perder a borracha traseira também...
[]s,
Jorge Eloi
21/12/2010, 15:29
Boas!
Chegando mais um novato... a mais ou menos um mês comprei meu primeiro samurai e primeiro 4x4. Chega de ser zequinha!
Já comecei concertando o bicho... Foi pro saco meu sensor MAP. O carro ta rodando sem, mas ta muito gastão.
O problema é encontrar a pecinha sem ter que paga-la dando em troca o meu braço esquerdo. Já vasculhei aqui em SP mas quem tem a peça cobra a peso de ouro.
Já ouvi dizer que sensores de outros carros podem ser usados em substituição ( da Tracker por ex.), mas não encontrei confirmação dessa informação.
Algum iluminado sabe como saio desse buraco?
Obrigado e boas trilhas!
Bruno2609
21/12/2010, 16:17
Ricardo, onde você mora? Primeiro Passoni que encontro aqui haha (meu nome é Bruno Passoni) xD
Parabéns Jorge e Cicarelli, espero que gostem dos seus samurai's...
Daqui a 2 anos eu serei o próximo com um hahaha, boa sorte com a reforma de vocês.
marcus.augusto
21/12/2010, 16:54
Opa! To acompanhando aqui... vlw e para o que precisar estamos aí!
Ricardo Passoni
21/12/2010, 18:13
Boas!
Chegando mais um novato... a mais ou menos um mês comprei meu primeiro samurai e primeiro 4x4. Chega de ser zequinha!
Já comecei concertando o bicho... Foi pro saco meu sensor MAP. O carro ta rodando sem, mas ta muito gastão.
O problema é encontrar a pecinha sem ter que paga-la dando em troca o meu braço esquerdo. Já vasculhei aqui em SP mas quem tem a peça cobra a peso de ouro.
Já ouvi dizer que sensores de outros carros podem ser usados em substituição ( da Tracker por ex.), mas não encontrei confirmação dessa informação.
Algum iluminado sabe como saio desse buraco?
Obrigado e boas trilhas!
Jorge , da uma olhada se por acaso de algum Mitsubishi não serve , tem muita peça da Mit nos Suzukis
abraços e bem vindo
sensor MAP original dos Samurais >96 ( 18590-80C40 ) é tb usado em algumas motos e motores de popa suzuki.. mas a má noticia é que até mesmo fora do Brasil ele caro..
em media U$200,00 um novo
http://www.bikebandit.com/search-products?q=18590+80C40&ch=1&sc=9&v=0&br=suzuki
já OUVI DIZER ( nao testei e nao ví funcionando do carro da pessoa que me contou ) que o MAP dos tempra ( tb nao sei qual ano/modelo) possuem o mesmo range de leitura, porem é preciso compatibilizar a fiaçao do conector..
quem quiser tentar o do tempra, fica ai a dica, se funfar avisa p/ gente... :mrgreen:
Jorge Eloi
22/12/2010, 12:59
Ricardo e fabiano.
Obrigado pela ajuda. Vou vasculhar por mais uns dias e ver se descubro uma solução menos dra$$$$tica para o problema. Se no final não der resultado vou acabar trazendo da grigolandia mesmo.
Quanto aos sensores "compativeis", tenho certeza que deva haver uma porrada de sensores com os mesmo padrões (range de leitura) do Samurai... o problema é encontrar essas informações em algum lugar.
Brigadão mesmo!
Abraços e
Boas trilhas
Que o Papai Noel traga bastante lama este ano!rs
Drummond
22/12/2010, 18:34
Um membro de outro forum postou isso, mas ñ sei se funcionou, estou tentando contato c ele, assim q tiver novidades aviso!
Abs
DMD
Ricardo e fabiano.
Obrigado pela ajuda. Vou vasculhar por mais uns dias e ver se descubro uma solução menos dra$$$$tica para o problema. Se no final não der resultado vou acabar trazendo da grigolandia mesmo.
Quanto aos sensores "compativeis", tenho certeza que deva haver uma porrada de sensores com os mesmo padrões (range de leitura) do Samurai... o problema é encontrar essas informações em algum lugar.
Brigadão mesmo!
Abraços e
Boas trilhas
Que o Papai Noel traga bastante lama este ano!rs
Jorge Eloi
22/12/2010, 19:18
Drummond
Vou atrás de um sensor de corsa usado para testar esse esquema.
Obrigado pela ajuda. amanhã posto contando se deu certo
Pessoal,
com os valores que achei na internet para os sensores MAP do Corsa e Samurai>97 fiz um gráfico e não me pareceram muito iguais. O problema é que as fontes não informaram a tensão de referência.
O do Tempra me pareceu ter a lógica inversa.
Samurai: em anexo
Corsa: http://www.webmecauto.com.br/servicos/se003_map4.asp
Tempra: http://sosmecanico.kit.net/Ca43.htm
Parabéns a todos pelas aquisições.:palmas: Além de um ótimo passatempo, conhecer as histórias de vocês foi muito importante para coletas de informações.:concordo:
Em 2009 fiquei extremamente louco para comprar um VITARA. Estava praticamente de malas prontas para ir para SP pegar o meu, mas após dirigir alguns 2 portas automáticos aqui em Campo Grande - MS (1997), fiquei um pouco desapontado. Era o que eu queria, mas não senti confiança no estilo da viatura.:parede:
Antes mesmo de dirigir e conhecer o Vitara, havia dirigido por um bom tempo um Samuca de um tio meu 1997. Por incrível que pareça não achei ele tão "durango" como muitos dizem ser e gostei mais da confiança e dirigibilidade dele que do Vitara. Até mesmo para cidade. Achei ele mais "firmão".:grin:
Enfim, também estou atrás do meu primeiro 4x4 e sem pressa alguma. O Samuca terá que ser e em ótimas condições.:dance:
Mais uma vez, parabéns a todos pelas aquisições e informações disponibilizadas nesse maravilhoso fórum!
Boas festas! :concordo:
Eduardo Alemão
27/12/2010, 21:05
To passando fim de ano no sul mas dá uma saudade do Samurai parado lá em BSB....
arlei_vitara
28/12/2010, 00:12
Pô Eduardo tú não veio rodando com ele de BSB porque ??????
[ ]s estradeiros,
[ ]s estradeiros,
Os candidatos a jeepeiros sempre tem o mesmo discurso de espírito aventureiro, mas depois que vira jeepeiro de fato, quando tem a chance de demonstrar, abandona o jeep em casa e sai de carro! hehehehehe
não levem a mal a brincadeira, só para descontrair!
Jorge Eloi
28/12/2010, 09:54
Os candidatos a jeepeiros sempre tem o mesmo discurso de espírito aventureiro, mas depois que vira jeepeiro de fato, quando tem a chance de demonstrar, abandona o jeep em casa e sai de carro! hehehehehe
Pois é...Espirito aventureiro tem limite...rs
Eu estava louco para viajar com o Samurai, mas não vai rolar. Passarei o fds de ano novo com a familia no litoral norte de SP e a viagem com o TR (apelido carinhoso - Trinca Rim) não parece uma boa opção desta vez.
Quanto ao sensor. Não encontrei ainda um de Corsa usado para testar. Mas essa epopéia tem data para terminar; no final de janeiro um amigo vai trazer da gringolandia um sensor original por US$ 130,00.
Abraços a todos e um 2011 repleto de alegria e realizações.
arlei_vitara
28/12/2010, 11:28
Isso me faz lembrar de um relato fantastico de viagem que li na Internet faz muuuuuuito tempo, do Odilon Ferreira, criador do programa TrackMaker para uso nos GPS Garmin.
Ele foi de BH à região dos lagos chilenos num Samuquinha helicoidal, na época zerinho km (isso foi 99 ou 00) e lembro bem do comentario dele sobre a namorada ter ficado com a coluna "travada" de dor num dia em que cruzaram as retas sem fim da região do pampa argentino, rodando coisa de 900 / 1000 km no dia.............
Pois é galera, viajar de jipe é sensacional, eu adoro, não troco viajar de Vitara por sedã 4P nenhum, mas é uma viagem diferente, que tem de ser feita mais devagar, parando, curtindo. Se a pressa ou a necessidade de chegar rápido existe, acho que viajar de 4x4 não rola !
Lucas Kta
28/12/2010, 11:29
olha, estou tentando incorporar isso...minha família é do interior de MG (João Monlevade) e pra chegar lá de asfalto é pegar a 381, mais famosa como rodovia da morte....antigamente (uns 2 anos atrás), antes da popularização do carro mil em 72 parcelas, o trecho de 110km entre BH-JM era feito em 1:40. Hoje, quando vazia não dá menos de 2:00, e o normal é de 3:00 podendo chegar até umas 4 ou 5 horas, se tiver acidente (probabilidade grande > 80%).:parede:
Portanto, nestas condições e com um samurai em mãos, tratei de arranjar um trecho off-road pra chegar lá. Fui e voltei agora no natal (127km) em 3 horas na ida e 3:10 na volta, com chuva e tudo mais, além do barro. Sem trânsito e sem preocupação, muito bom. :palmas:
Fevereiro vou estrada real percurso original. Depois destas mini aventuras, já estou sonhando com uma expedição de verdade... será que o samurai aguenta 15.000 km de viagem?:eek:
Pois é, meu irmão é camioneiro e motociclista, além das constantes viagens longas com caminhão carregado, ele saiu daqui do sul do RS até o chile (foi até o pacifico) de moto! com esta experiência ele criou um ditado: "com paciência se da a volta ao mundo de bicicleta, num fusca! mas com pressa e correria não vai longe nem no melhor dos veículos"
Lucas Kta
28/12/2010, 13:15
Pois é, meu irmão é camioneiro e motociclista, além das constantes viagens longas com caminhão carregado, ele saiu daqui do sul do RS até o chile (foi até o pacifico) de moto! com esta experiência ele criou um ditado: "com paciência se da a volta ao mundo de bicicleta, num fusca! mas com pressa e correria não vai longe nem no melhor dos veículos"
um casal de amigos meu foram para o ushuaia de moto tb...acho que com uma boa revisão e bastante espírito de aventura e tempo, dá pra encarar....8)
Olá galera!
Tenho feito algumas viagens com meu Samurai. Como trata-se do único veículo (que trato muito bem), não tinha como ser difrente.
Peguei a rodovia por duas vezes, e em cada uma delas percorrí mais de 300 km (ida+volta). Também em cada viagem enfrentei 50 km de estrada de barro, com carga no bagageiro e tudo mais. No início estranhei o comportamento, mas agora já estou completamente habituado com o ritmo do jipinho. É só saber andar e curtir a viagem.
Pretendo fazer pequenas "expedições" aqui no Nordeste no ano que vem.
No mais, abraços e que 2011 traga saúde, a paz e o bem na medida certa para cada um de nós.
Feliz Ano Novo!
cacanakagi
30/12/2010, 09:36
Olá galera!
Tenho feito algumas viagens com meu Samurai. Como trata-se do único veículo (que trato muito bem), não tinha como ser difrente.
Peguei a rodovia por duas vezes, e em cada uma delas percorrí mais de 300 km (ida+volta). Também em cada viagem enfrentei 50 km de estrada de barro, com carga no bagageiro e tudo mais. No início estranhei o comportamento, mas agora já estou completamente habituado com o ritmo do jipinho. É só saber andar e curtir a viagem.
Pretendo fazer pequenas "expedições" aqui no Nordeste no ano que vem.
No mais, abraços e que 2011 traga saúde, a paz e o bem na medida certa para cada um de nós.
Feliz Ano Novo!
Não esqueça de carregar nele correias e uma bomba de combustível extra....
JEFFCATUNDA
30/12/2010, 12:57
Realmente, em um passeio que fizemos há algum tempo, o samurai do Rogério deu pau na bomba de combustivel, foi trocada por uma de celta, se não me engano...
Lucas Kta
30/12/2010, 14:14
Realmente, em um passeio que fizemos há algum tempo, o samurai do Rogério deu pau na bomba de combustivel, foi trocada por uma de celta, se não me engano...
andar com bomba de combustível reserva???? essa é nova pra mim...pq falam isso? costuma dá problema de hora pra outra? então não é melhor trocar antes???
eu já desconfiei da minha bomba, pois fiquei na mão outro dia. mas descobri que era o marcador, que falava que tinha gasolina mas não tinha nada. enchi o tanque e foi normal...
JEFFCATUNDA
30/12/2010, 17:57
andar com bomba de combustível reserva???? essa é nova pra mim...pq falam isso? costuma dá problema de hora pra outra? então não é melhor trocar antes???
eu já desconfiei da minha bomba, pois fiquei na mão outro dia. mas descobri que era o marcador, que falava que tinha gasolina mas não tinha nada. enchi o tanque e foi normal...
Lucas. O colega falou nisso e eu lembrei que havia acontecido com outro colega, mas realmente não acho que seja uma peça frágil... O problema é que se ela der pau o carro não anda.
Tenho o meu há 3 anos e até agora ele só quebrou a correia do ar condicionado, mas eu ja havia comprado ele com as correias de reserva, ele era de um outro amigo que já me vendeu com esses acessórios.
Andar com essa prevenção toda? :pensativo: Não imaginava que corria este risco!
Meu jipinho é conservado e não faço trihas, mas como vocês são os veteranos, vou seguir a recomendação. :concordo:
Tenho as correias antigas (semi-novas), que só troquei por garantia. Quando der, descolo uma "bombinha" de combustível. :-|
Vivendo e aprendendo!
Abração!
Pessoal, não é pq é um samurai mais antigo, ou um carro zero, ou moto, tanto faz, quando se sai numa viagem de alguns milhares de km, é de praxe levar algumas peças de vital importancia, outras coisas se der pau, da para improvisar no caminho, pois poderemos estar muito longe do auxilio ou nao encontra-las para comprar, ai adeus expedição de meses de planejamento e juntando dinheiro por causa de uma correia ou de uma bomba!!
"É PURA PRECAUÇÃO PARA NAO IR TUDO AGUA ABAIXO"
JEFFCATUNDA
31/12/2010, 11:16
Pessoal, não é pq é um samurai mais antigo, ou um carro zero, ou moto, tanto faz, quando se sai numa viagem de alguns milhares de km, é de praxe levar algumas peças de vital importancia, outras coisas se der pau, da para improvisar no caminho, pois poderemos estar muito longe do auxilio ou nao encontra-las para comprar, ai adeus expedição de meses de planejamento e juntando dinheiro por causa de uma correia ou de uma bomba!!
"É PURA PRECAUÇÃO PARA NAO IR TUDO AGUA ABAIXO"
Sem falar que a minha bomba de gasolina, por exemplo, está com quase 16 anos, e não 16 dias....
Lucas Kta
02/01/2011, 01:32
Sem falar que a minha bomba de gasolina, por exemplo, está com quase 16 anos, e não 16 dias....
tá certo! melhor prevenir....
Lucas Kta
02/01/2011, 01:35
pessoal,
ontem notei um barulho difernete, na região ali do filtro de ar. parece um barulho de algo batendo quando gira. alguém tem alguma idéia?
Eduardo Alemão
02/01/2011, 09:17
Pq precisava fazer a transferencia de um Accord 1995 que herdei do meu pai. Fui com ele até o RS, 2500 km. Pura tranquilidade no carrão automático! Fazer esse trecho no Samurai deve ser realmente doloroso....
Drummond
02/01/2011, 15:31
Amigos,
Se for trocar a bomba coloque Bosh, qualquer outra marca pode te dar doe de cabeça (até mesmo Weber, Magnet Marelli), ela é vendida na versão universal (3BAR).
Levar uma reserva é sempre bom, por isso troquei a minha q falhava de vez enquando e hj guardo ela dentro da guarnição da porta traseira.
Um amigo aqui deste tópico falou q o carro falhou, ele completou o tanque e o carro voltou a funcionar evidenciando prblemas no marcador. Fique atento amigo, sua bomba pode estar ruim sim! Ela pode ter aquecido e "desmaiou" daí vc completou o tanque resfriando a peça daí ela "acordou", já passei por isso e até descobrir q era a bomba penei, pois ela só falhava de vez em quando e sempre q colocava o medidor de pressão nela a danada dava a pressão correta!
Abs
DMD
Lucas Kta
03/01/2011, 09:57
Amigos,
Se for trocar a bomba coloque Bosh, qualquer outra marca pode te dar doe de cabeça (até mesmo Weber, Magnet Marelli), ela é vendida na versão universal (3BAR).
Levar uma reserva é sempre bom, por isso troquei a minha q falhava de vez enquando e hj guardo ela dentro da guarnição da porta traseira.
Um amigo aqui deste tópico falou q o carro falhou, ele completou o tanque e o carro voltou a funcionar evidenciando prblemas no marcador. Fique atento amigo, sua bomba pode estar ruim sim! Ela pode ter aquecido e "desmaiou" daí vc completou o tanque resfriando a peça daí ela "acordou", já passei por isso e até descobrir q era a bomba penei, pois ela só falhava de vez em quando e sempre q colocava o medidor de pressão nela a danada dava a pressão correta!
Abs
DMD
opa! bom saber! este mês agora o samurai vai pra revisão, e vou pedir pro cara dar uma olhada....de vez em quando ele dá uma engasgadinha... pode ser então a bomba, apesar de eu estar desconfiando de velas e cabos....vou olhar tudo por agora, pois em fevereiro vou fazer estrada real....
quanto ao barulho que citei em no meu último post, alguma desconfiança? é perto ou no filtro de ar....
valeu!
Drummond
03/01/2011, 10:23
Vc deveria especificar melhor em q situação ocorre o barulho:
Se é c carro andando pode ser o suporte q prende a haste superior do amortecedor dianteiro ou só a borracha do amortecedor. (mande soldar c tig uma arruelona bem grossa/ troque a borracha).
Se é em marcha lenta parado, um barulho junto c o trabalho do motor pode ser o TBI trabalhando (normal).
Se é rodando c carro e vc escuta como se fosse próximo do painel é a dobradiça do capô. (tenta trocar a borracha e regular o capô, se ñ solucionar troque o pino da dobradiça).
Abs
DMD
opa! bom saber! este mês agora o samurai vai pra revisão, e vou pedir pro cara dar uma olhada....de vez em quando ele dá uma engasgadinha... pode ser então a bomba, apesar de eu estar desconfiando de velas e cabos....vou olhar tudo por agora, pois em fevereiro vou fazer estrada real....
quanto ao barulho que citei em no meu último post, alguma desconfiança? é perto ou no filtro de ar....
valeu!
Feliz Ano Novo a todos,
Vou contar a saga da minha viagem de ano novo com o meu samurai 97 recém adquirido.
Fui pra Cavalcante-GO, distante 320 km de Brasilia, cidade cheia de trilhas e cachoeiras, um lugar perfeito pra relaxar e testar o samurai. Antes da viagem levei o carro ao mecânico pra ver alguns probleminhas. Troquei sensor de temperatura queimado, pastilhas de freio, cruzeta e retentor do volante do motor. Como a água está baixando, o mecânico testou o sistema de refrigeração e disse que não havia vazamento e que este certamente estaria ocorrendo pela junta do cabeçote. Como não daria tempo de fazer o serviço antes da viagem perguntei se teria algum problema em viajar assim. Ele disse que desde que eu observasse a temperatura e fosse completando a água conforme necessário, não teria problemas. Assim fui.
Na estrada foi tudo tranquilo. Parei algumas vezes pra verificar a água e estava tudo certo. Cheguei na cidade tranquilamente, mas no segundo dia abasteci o carro num posto da cidade, um tanto quanto não confiável, mas fiz mesmo assim para garantir que conseguiria fazer as trilhas com tranquilidade. Pois bem, fiz o caminho de volta pra pousada (estrada não pavimentada) e chegando lá passei rápido por uma grande poça de água. Parei o carro na pousada normalmente.
Foi depois disso que tudo começou. Algum minutos depois fui tentar ligar o carro e nada, ele dava partida mas não segurava a marcha lenta e falhava nas acelerações, como se não estivesse sendo alimentado. Bem, pensei em duas possibilidades, gasolina batizada ou água na injeção ou no sistema elétrico. Enxuguei o que tinha que enxugar, verifiquei se alguma mangueira ou fio havia soltado, mas nada. Deixei o carro parado de um dia pro outro. No outro dia, o carro ligou e andei durante uns 5 minutos. Fiquei feliz durante esse tempo, até que o carro morreu novamente. percebi que se o carro esfriasse, ligava normalmente, e morria depois que o motor aquecia bem pouco (1/8 da escala do mostrador) o motor morria. Testei isso várias vezes. Fui atrás de um eletricista na cidade mas não tinha nenhum à disposição. Perdi um dia inteiro procurando alguma coisa errada, mas não encontrei nada. No última dia achei um eletricista, mas o carro, nesse dia, nem frio ligava mais. Ele mexeu na TBI, e disse que o carro estava injetando pouca gasolina, mas que a bomba tinha pressão suficiente. Falou que precisava limpar a TBI, mas enquanto montava, desconectou o cabo do sensor MAP e o carro funcionou. Paguei o cara, e imediatamente peguei a estrada pra voltar pra casa.
Na estrada tudo bem, apesar de notar um consumo elevado. Continuei verificando o nível na água, conforme indicado no manual (pelo reservatório, e não diretamente no radiador). A certa altura, depois de um engarrafamento por causa de um acidente, o motor começou a esquentar. O nível no reservatório estava ok, mas mesmo assim a temperatura ficava subindo. Decidi verificar diretamente no radiador e este não tinha quase nada de água. Completei e assim consegui chegar em casa sem mais problenas.
Fiquei muito chateado e frustado por não consegui aproveitar a viagem e o carro nas trilhas.
Então, antes de levar o carro ao mecânico pergunto: alguém sabe o que ocorreu e o que pode resolver os problemas (injeção e falha na leitura do nível de água)? será que o sensor MAP foi pro saco?
Se o MAP tiver ido pro saco, já percebi que levei um preju gigante, e terei que financiar um, comprar fora ou aguardar uma alma abençoada descobrir um sensor mais barato que possa substituí-lo, conforme discutido alguns posts acima.
No mais é isso.
abraços
Lucas Kta
03/01/2011, 11:22
Vc deveria especificar melhor em q situação ocorre o barulho:
Se é c carro andando pode ser o suporte q prende a haste superior do amortecedor dianteiro ou só a borracha do amortecedor. (mande soldar c tig uma arruelona bem grossa/ troque a borracha).
Se é em marcha lenta parado, um barulho junto c o trabalho do motor pode ser o TBI trabalhando (normal).
Se é rodando c carro e vc escuta como se fosse próximo do painel é a dobradiça do capô. (tenta trocar a borracha e regular o capô, se ñ solucionar troque o pino da dobradiça).
Abs
DMD
hum... beleza! vou verificar isso tb... mas o barulho eu notei em movimento e parado, mas acho que não é perto do painel não... é bem encima ou do lado do filtro de ar....
Mais detalhes a respeito do problema do meu samurai:
Tentei fazer o check engine, e descobri que a a luz de indicação não estava montada. tirei a da 4WD e coloquei no lugar do check engine.
Então, o código mostrado fica alternando entre 31 (baixa tensão no sensor de pressão absoluta) e 32 (alta tensão no sensor de pressão absoluta).
O motor voltou a funcionar da forma que falei acima, com o MAP conectado, só funciona até o motor aquecer bem pouco.
Sem o jump para o check engine, a luz indicadora ficou acesa, mas com uma pequena aceleração, depois de um tempo, a luz apagou, mas logo voltou a acender e o motor apagou.
Bem, a não ser que esse problema tenha outra causa oculta, o problema deve mesmo ser o sensor MAP.
Outra coisa que achei estranha desde a viagem. No samurai de vocês, a ventoinha do ar condicionado fica ligada direto quando a chave está ligada? no meu caso, depois da troca do sensor de temperatura, a ventoinha fica ligada direto.
Drummond
03/01/2011, 19:05
Já vi nego se safar de trocar o MAP tirando ele e metendo WD40 p dentro p limpar, diz q sai um caldo preto e fica novo!
A ventoinha do AC só liga se o botão do AC estiver acionado e a alavanca tbm. Deve ter algo ligado errado!
Antes de mandar trocar a junta do cabeçote verifique se o óleo está misturado c água (pela vareta mesmo), se sim vc vai perceber q o óleo fica esbranquiçado. Caso ñ verifique a tubulação q passa por baixo do TBI, veja se ela ñ pinga em algum lugar, tbm nos tubinhos do ar quente q entram pela parede corta fogo logo atrás do TBI, de preferência ponha uma bomba de pressão (seu mec tem q ter se ñ tiver troque de mec) e ponha pressão no sistema c carro frio, daí c uma lanterna vc vasculha a procura de vazamentos!
Abs
DMD
Mais detalhes a respeito do problema do meu samurai:
Tentei fazer o check engine, e descobri que a a luz de indicação não estava montada. tirei a da 4WD e coloquei no lugar do check engine.
Então, o código mostrado fica alternando entre 31 (baixa tensão no sensor de pressão absoluta) e 32 (alta tensão no sensor de pressão absoluta).
O motor voltou a funcionar da forma que falei acima, com o MAP conectado, só funciona até o motor aquecer bem pouco.
Sem o jump para o check engine, a luz indicadora ficou acesa, mas com uma pequena aceleração, depois de um tempo, a luz apagou, mas logo voltou a acender e o motor apagou.
Bem, a não ser que esse problema tenha outra causa oculta, o problema deve mesmo ser o sensor MAP.
Outra coisa que achei estranha desde a viagem. No samurai de vocês, a ventoinha do ar condicionado fica ligada direto quando a chave está ligada? no meu caso, depois da troca do sensor de temperatura, a ventoinha fica ligada direto.
Eduardo Alemão
03/01/2011, 19:58
O meu Samurai decidiu não pegar ontem pela manhã, espero que seja só a bateria....
Vou tentar limpar o meu sensor. Quanto a ventoinha, vou tentar descobrir.
Na vareta o óleo não tá esbranquiçado, mas na tampinha da tampa de válvula sim. Segundo o mecânico, é um pequeno vazamento na junta mesmo. De qualquer forma vou seguir as sua dicas e ver se acho algo estranho.
valeu pela ajuda
Já vi nego se safar de trocar o MAP tirando ele e metendo WD40 p dentro p limpar, diz q sai um caldo preto e fica novo!
A ventoinha do AC só liga se o botão do AC estiver acionado e a alavanca tbm. Deve ter algo ligado errado!
Antes de mandar trocar a junta do cabeçote verifique se o óleo está misturado c água (pela vareta mesmo), se sim vc vai perceber q o óleo fica esbranquiçado. Caso ñ verifique a tubulação q passa por baixo do TBI, veja se ela ñ pinga em algum lugar, tbm nos tubinhos do ar quente q entram pela parede corta fogo logo atrás do TBI, de preferência ponha uma bomba de pressão (seu mec tem q ter se ñ tiver troque de mec) e ponha pressão no sistema c carro frio, daí c uma lanterna vc vasculha a procura de vazamentos!
Abs
DMD
Tá de volta em Bsb né. Pode vir buscar o manual quando quiser, é só me ligar no telefone que te passei em PVT pra gente combinar.
Quanto ao samurai, deve ser bateria mesmo, já que ficou parado esses ultimos dias. derrepente tem alguma fuga de corrente, por isso zerou a bateria.
O meu Samurai decidiu não pegar ontem pela manhã, espero que seja só a bateria....
Drummond
03/01/2011, 22:08
Se está esbranquiçado na tampa do cabeçote com certeza é isso, manda trocar q fica bala, aproveita e manda o mec regular as válvulas nas especificações de fábrica q o motor fica silêncioso como novo e econômico (nada de tic tic tic tic como motor de fusca hein) rsrsrsssss... !
Abs
DMD
Vou tentar limpar o meu sensor. Quanto a ventoinha, vou tentar descobrir.
Na vareta o óleo não tá esbranquiçado, mas na tampinha da tampa de válvula sim. Segundo o mecânico, é um pequeno vazamento na junta mesmo. De qualquer forma vou seguir as sua dicas e ver se acho algo estranho.
valeu pela ajuda
Se está esbranquiçado na tampa do cabeçote com certeza é isso, manda trocar q fica bala, aproveita e manda o mec regular as válvulas nas especificações de fábrica q o motor fica silêncioso como novo e econômico (nada de tic tic tic tic como motor de fusca hein) rsrsrsssss... !
Abs
DMD
hehehe, pior que tava com esse barulho mesmo, foram reguladas mas ainda ficou um pouco do barulho. quando trocar a junta, os retentores das válvulas também serão trocados e estas ajustadas. espero que fique bom mesmo, pois caro eu sei que vai ficar.
Últimas notícias a respeito do problema no meu samurai:
Coloquei o multimetro pra medir a tensão de saída no sensor MAP, e a tensão de saída estava muito baixa, da ordem de 0,2 volts. Achei que o sensor estivesse com problemas mesmo, ou seja, que ia morrer numa grana (aproximadamente 1000 latinhas).
Mas aí decidi testar fora do carro. arranjei uma fonte de 5 volts, alimentei o sensor, conforme o esquema que o colega postou do MAP do samurai, e vi a saída. Estava PERFEITO. Pra pressão atmosférica aqui de brasília, que está na altitude de 1100m, deu 3,57 volts, dentro da faixa de referência. Como não tinha bomba de vácuo para testar em outras pressões, usei os pulmões mesmo, e a tensão variou conforme deveria, aumentando pra pressões positivas e diminuindo para pressões negativas. Fiquei feliz pois sei que não precisarei comprar outro MAP, ufa.
O estranho é que no fio da tensão de saída do chicote, com o MAP desconectado, tá com uma tensão de quase 5 volts (acho que não deveria ter essa tensão).
Bem, agora vou partir pra ver outros problemas, como curto-circuitos ou falha de aterramento...vamos ver no que dá. tomada que não seja a ECU.
A parte boa dessa história é que estou aprendendo muito sobre o samurai.
A parte ruim é que além do problema, estou deixando de terminar meu projeto final da faculdade pois fiquei muito encucado com isso tudo.
depois volto com mais informações.
Eduardo Alemão
06/01/2011, 13:30
Tá de volta em Bsb né. Pode vir buscar o manual quando quiser, é só me ligar no telefone que te passei em PVT pra gente combinar.
Pois meu Samurai acabou ficando na oficina pra ganhar um banho de loja, e com essa chuva direto por aqui tá ruim de sair de moto.... Se der falamos na semana que vem.
cicarelli
10/01/2011, 00:07
Caros,
Há peças que definitivamente não conseguimos achar. São, em parte, "frescuras", mas às vezes é bom encontrarmos exatamente aquilo que está faltando.
Encontrei uma loja no eBay que tem algumas coisas muito interessantes, a preços ótimos, e com um tratamento excepcional. A loja está em Singapura, mas as peças são remetidas da India. Mas o atendimento é excelente e muito rápido. Ainda não recebi as peças, mas comprei em um dia, e foi postado no outro.
Para quem quiser experimentar trata-se da loja Mantra4x4, já citada por alguém em algum tópico de outro forum. Ou se quiserem esperar até que minhas encomendas cheguem, para certificarem, eu posto aqui assim que estiverem comigo, inclusive os impostos (se houver).
O link: http://stores.ebay.com/mantra4x4 (espero não estar quebrando nenhuma regra do Forum)
[]s,
Caros,
Há peças que definitivamente não conseguimos achar. São, em parte, "frescuras", mas às vezes é bom encontrarmos exatamente aquilo que está faltando.
Encontrei uma loja no eBay que tem algumas coisas muito interessantes, a preços ótimos, e com um tratamento excepcional. A loja está em Singapura, mas as peças são remetidas da India. Mas o atendimento é excelente e muito rápido. Ainda não recebi as peças, mas comprei em um dia, e foi postado no outro.
Para quem quiser experimentar trata-se da loja Mantra4x4, já citada por alguém em algum tópico de outro forum. Ou se quiserem esperar até que minhas encomendas cheguem, para certificarem, eu posto aqui assim que estiverem comigo, inclusive os impostos (se houver).
O link: http://stores.ebay.com/mantra4x4 (espero não estar quebrando nenhuma regra do Forum)
[]s,
Excelente achado Cicarelli! :concordo:
Estarei no time dos que estão esperando que sua encomenda (made in india) cheguem em perfeitas condições. Depois não esquece de nos relatar o resultado, nível de satisfação, impostos e tudo mais que puder!
Abração.
Caros,
[]s,
Demooooora mas chega. Já comprei deles um par de lentes traseiras, borrachas das canaletas dos vidros de porta e um par de maçanetas internas. Esta última é um pouco mais comprida não serviu no meu Samuka, ano 95. Talvez sirva no mais novos, não sei.... Se alguém quiser, eu repasso pelo preço que foi pago.
Eles ainda fabricam o Samurai lá na índia, por isso a disponibilidade de peças.
[ ]s
cicarelli
11/01/2011, 09:03
Demooooora mas chega. Já comprei deles um par de lentes traseiras, borrachas das canaletas dos vidros de porta e um par de maçanetas internas. Esta última é um pouco mais comprida não serviu no meu Samuka, ano 95. Talvez sirva no mais novos, não sei.... Se alguém quiser, eu repasso pelo preço que foi pago.
Eles ainda fabricam o Samurai lá na índia, por isso a disponibilidade de peças.
[ ]s
Esta é a minha sensação com esse pessoal. O atendimento foi muito rápido, objetivo e educado. E eles avisam que o prazo deve girar em 15 dias úteis -- três semanas portanto. Tudo muito tranquilo. Agora é esperar...
Que beleza essa loja hein...se precisar de algo pra acabamento jah sei onde encontrar.
valeu cicarelli
Quanto ao problema na injeção do meu samurai, consegui descobri o que era: Mal contato (zinabre) no fio cinza com vermelho que leva o sinal de 5 volts para o sensor MAP e pra injeção. Desconfiei do zinabre saindo pelo chicote, abri e vi a falha. refiz a conexão e voltou a funcionar tudo, mas precisarei levar pra limpar a TBI e ajustar tudo, pois a lenta tá um pouco irregular. Esse problema aconteceu com um colega daqui, o Armando Santos. Ele me respondeu por MP, dizendo que no samurai dele, além do mal contato, tinha falha no aterramento.
Eduardo Alemão
23/01/2011, 20:31
Ensinando as crianças que a vida é dura ! :
http://www.eduardoaigner.com.br/outros/Suzuki/MDA_AIG__00390.jpg
cacanakagi
24/01/2011, 09:14
Nossa véio.... Novinho esse hein........
Eduardo Alemão
24/01/2011, 09:23
Nossa véio.... Novinho esse hein........
Tá inteiro sim. Baita carro!
Drummond
24/01/2011, 10:40
Depois de resgatar o Troller do Maurício no Pinheirinho as 20hs da noite olha a enchente q o Samurai teve q atravessar! Eu ñ imaginei q estava tão fundo, ñ da p ver no vídeo pq ligamos a cam depois q tinha passado o mais fundo (porta da Braspress), mas tinha carro c água até dois palmos abaixo do teto. Passamos c êxito, mais uma vez viva o Samurai, em alguns pontos boiou, mas ñ desistiu ñ.
Abs
http://www.youtube.com/watch?v=mrWIDhLJurs
Eduardo Alemão
24/01/2011, 10:44
hahahah Ultraje a Rigor!
cicarelli
27/01/2011, 20:30
Pessoal,
(repetição de msg do tópico de adaptações do Samurai)
Fiquei de dar um retorno aqui sobre as compras que fiz no eBay (Mantra4x4 - msg #342 desse tópico).
Pois bem... as peças estão no Brasil desde 17/1, apenas uma semana após a compra, segundo o rastreamento. Porém, nossa burocracia (ou incompetência, ou sei lá o que) não permite que ela siga adiante. Quando comprei, sabia exatamente que poderia ser taxado pela Receita -- faz parte do jogo. Mas segurar as coisas por tanto tempo sem um motivo aparente é sacanagem. Acho que faz parte do nosso "custo Brasil"...
Bom, estou postando essa informação porque ficarei fora por quase 20 dias, e portanto não saberei se as peças chegaram ou não. No dia 16/2 volto e, espero, com boas notícias a respeito das peças.
Desculpem a repetição das msgs, pois é possível que quem assina esse tópico tbem assina o outro. Mas é que várias pessoas me contactaram querendo informações, e achei importante postar aqui tambem.
[]s,
Caramba! :shock:
Tem um "piolhinho" pilotando esse Samurai. O rapaz é 4x4 desde os 3x3 (= 9 anos) kkkkkkkkkkkkkkkkk...
OBS - Realmente é um belo carro esse seu Eduardo!
Lucas Kta
28/01/2011, 13:32
Pessoal,
(repetição de msg do tópico de adaptações do Samurai)
Fiquei de dar um retorno aqui sobre as compras que fiz no eBay (Mantra4x4 - msg #342 desse tópico).
Pois bem... as peças estão no Brasil desde 17/1, apenas uma semana após a compra, segundo o rastreamento. Porém, nossa burocracia (ou incompetência, ou sei lá o que) não permite que ela siga adiante. Quando comprei, sabia exatamente que poderia ser taxado pela Receita -- faz parte do jogo. Mas segurar as coisas por tanto tempo sem um motivo aparente é sacanagem. Acho que faz parte do nosso "custo Brasil"...
Bom, estou postando essa informação porque ficarei fora por quase 20 dias, e portanto não saberei se as peças chegaram ou não. No dia 16/2 volto e, espero, com boas notícias a respeito das peças.
Desculpem a repetição das msgs, pois é possível que quem assina esse tópico tbem assina o outro. Mas é que várias pessoas me contactaram querendo informações, e achei importante postar aqui tambem.
[]s,
e cicarelli, qdo compro coisas da china, até esqueço que comprei... tem que comprar com a certeza que chega, mas só deus sabe quando... o problema é que pra gente é complicado neh, principalmente se estivermos precisando das peças....
grande abs e boa viagem!
cicarelli
28/01/2011, 22:52
Mas segurar as coisas por tanto tempo sem um motivo aparente é sacanagem. Acho que faz parte do nosso "custo Brasil"...
Pessoal, queimei a língua. Cheguei em casa agora, detonado depois de um cansativo dia "pre-ferias", e uma das encomendas havia chegado. Sem taxas, entregue pelos correios na portaria de casa.
Tempo total, 18 dias. O pessoal da Mantra4x4 havia previsto mais ou menos esse tempo. Mais um ponto pra eles.
[]s,
JEFFCATUNDA
28/01/2011, 23:43
Pessoal, queimei a língua. Cheguei em casa agora, detonado depois de um cansativo dia "pre-ferias", e uma das encomendas havia chegado. Sem taxas, entregue pelos correios na portaria de casa.
Tempo total, 18 dias. O pessoal da Mantra4x4 havia previsto mais ou menos esse tempo. Mais um ponto pra eles.
[]s,
Cica.
Um colega está precisando da correia dentada do samuca 97.... Seá que tem por lá?
Pedro_Supimpa
08/02/2011, 11:23
è galera... tinha falado que tinha comprado um samurai..que ia ser so alegria...mas ate agora so me deu foi despesa, o que parecia estar otimo, na verdade foi um belo dum pepino, tive que trocar coroa e pinhão e agora refazendo a reduzida.... uma bela duma facada...e 3 meses quase no estalero
:parede::parede::parede:
mais ainda tenho fê que ele vai me recompensar dando muitas alegrias hehehehe
:roll:
Eduardo Alemão
08/02/2011, 11:34
Eu comprei o meu preparado pra alguns pepinos no inicio. Agora, 4 meses depois, e após pequenas arrumações to sentindo que o carro ta pronto pra guerra!
Pedro_Supimpa
08/02/2011, 11:45
Eu comprei o meu preparado pra alguns pepinos no inicio. Agora, 4 meses depois, e após pequenas arrumações to sentindo que o carro ta pronto pra guerra!
Alguns pepinos o meu eu esperava, mais te falar que mecher no diferencial e caixa de redução...é quase uma plantação de pepino viu :parede::parede:
mas agora tb ele vai fk impecavel! hehehehe
marcus.augusto
08/02/2011, 12:03
Acho que dependendo do que vc faz a coisa não se configura como gasto ou despesa, e sim investimento... sem mais, compartilho com vocês a minha alegria.
Pedro_Supimpa
08/02/2011, 12:15
Acho que dependendo do que vc faz a coisa não se configura como gasto ou despesa, e sim investimento... sem mais, compartilho com vocês a minha alegria.
Acho que jipe nunca é investimento, ja que você não recupera o $$$ gasto, em $$$ não, mas alegria ganha demais hehehe
assim vale a pena demais :mrgreen:
Meus parabens cara! vi a paginas atraz você falando do seu samuca, acho que quando comprou, e ele ja virou um monstrinho heim heheheh
agora so espera o meu ficar pronto e vamos combinar algo ja que somos de bh mesmo! :concordo:
marcus.augusto
08/02/2011, 12:36
Vlw! Tá ficando bacana mesmo. #tecnotrilha
Joao Baeta
08/02/2011, 14:19
:arrow:Edu Alemao,
Estava olhando a foto com seu filho guiando o Samurai.... Lembrei a minha infancia!
Pois eu tinha um Samurai Canvas 93 que era quase 0km (Que ficava na fazendinha).... Aprendi guiar nele aos 11 anos de idade... Que em pouco tempo fiquei viciado nele..... Ou seja... Eu dirigo um Samurai há 14 anos.... Nao largo ele de jeito nenhum... !!!!
Eu e o meu irmao ia na duchão no meio da estrada de terra... Entramos com o jipe no duchão que lavamos ele ( Sem capota)..... Enchia dentro de carro... uma piscina dentro e a gente tirava a borrachinha que fica no chão para agua escorrer... Belas lembranças....
Uma pena que o meu irmao acabou com ele com menos de 20 mkm originais....
E hoje tenho o meu Samurai MT.... Que está quase pronto (Pois foi vitima na chuva que aconteceu na serra de Petropolis).....
Quando ganhei o meu Azul.... Que era Grafite (Janeiro de 2004):
http://img18.imageshack.us/img18/8089/samuraioriginal.jpg (http://img18.imageshack.us/i/samuraioriginal.jpg/)
E ta assim...Atual!
http://img33.imageshack.us/img33/7377/sam5x.jpg (http://img33.imageshack.us/i/sam5x.jpg/)
E estou pensando em ter um 2° jogo de pneus tipo 235.75.15r... Tipo AT
Eu já tenho o aro original do Samurai...Tala 5,5
Que é esse abaixo com o meu ex-Jimny
http://img265.imageshack.us/img265/3221/jimny3.jpg (http://img265.imageshack.us/i/jimny3.jpg/)
Eu já vou mexer no ar condicionado e botar direçao nele!! :dance:
Eduardo Alemão
08/02/2011, 14:26
Que beleza de Samuarai João! Só uma correção, o piá da foto é meu sobrinho e não filho. Mas dá na mesma, o doidinho tá adorando rodar com o jipe, aprender sobre 4x4. Engraçado, nem tinha me dado conta mas aprendi a dirigir num jipe Candango ( http://pt.wikipedia.org/wiki/DKW-Vemag_Candango ) na pista de pouso do aeroclube de Montegro (interior do RS)!
Eduardo_Coton
08/02/2011, 21:25
Acho que jipe nunca é investimento, ja que você não recupera o $$$ gasto, em $$$ não, mas alegria ganha demais hehehe
assim vale a pena demais :mrgreen:
Não recupera o dinheiro gasto NELE, mas deixa de gastar um caminhão de dinheiro com médico, remédio, psicólogo... quer melhor investimento que esse?
[S]
Lucas Kta
08/02/2011, 22:27
Não recupera o dinheiro gasto NELE, mas deixa de gastar um caminhão de dinheiro com médico, remédio, psicólogo... quer melhor investimento que esse?
[S]
é isso aí galera... pra mim um investimento com retorno excepcional! vejam abaixo as fotos do último final de semana....
https://picasaweb.google.com/lucas.alexandre/PasseioSaoBartolomeu?authkey=Gv1sRgCI6goveLrL7Nag# 5570484703139746338
essa é aquela trilha de sai de rio acima e vai até ouro preto, passando por Glaura, Sao Bartolomeu e etc..?
Lucas Kta
08/02/2011, 22:54
essa é aquela trilha de sai de rio acima e vai até ouro preto, passando por Glaura, Sao Bartolomeu e etc..?
é essa mesmo....fizemos este passeio no fds....estamos combinando lá no tópico de passeios e trilhas leves Fabil. bora um dia com a gente....passar um pouco de experiência pra turma...
cicarelli
15/02/2011, 23:16
Cica.
Um colega está precisando da correia dentada do samuca 97.... Seá que tem por lá?
Jeff, não vi correia lá. São mais peças de acabamento, embora eu tenha pedido uma boia. Acho que é melhor pegar correia por aqui mesmo (alternativa, Suzucar). Deve estar uns R$130, no maximo, com frete.
Lucas, estou de volta, mas ainda sem meu Samurai. As peças chegaram todas, poucos dias depois de eu viajar.
Depois conto dos Suzukis do Chile. Tem muito Samurai, mas não tive tempo de procurar por peças.
[]s,
Lucas Kta
15/02/2011, 23:45
Jeff, não vi correia lá. São mais peças de acabamento, embora eu tenha pedido uma boia. Acho que é melhor pegar correia por aqui mesmo (alternativa, Suzucar). Deve estar uns R$130, no maximo, com frete.
Lucas, estou de volta, mas ainda sem meu Samurai. As peças chegaram todas, poucos dias depois de eu viajar.
Depois conto dos Suzukis do Chile. Tem muito Samurai, mas não tive tempo de procurar por peças.
[]s,
opa! bem vindo...o fim de semana está livre, bora tomar uma pra conversar disso. meu samurai está lá no edmur fazendo pequenos reparos...vi um por lá, da emater, é o seu?
cicarelli
16/02/2011, 20:45
opa! bem vindo...o fim de semana está livre, bora tomar uma pra conversar disso. meu samurai está lá no edmur fazendo pequenos reparos...vi um por lá, da emater, é o seu?
Quem dera... o meu ainda está no interior. E não tem mais nada de EMATER nele. Pintadinho e reluzente. E eu sem tempo e grana pra terminar (trazer de guincho pra BH, dar uma intensiva de suspensão e transmissão, algum acertinho de motor)... :cry:
[]s,
Eduardo Alemão
16/02/2011, 21:22
Quem dera... o meu ainda está no interior. E não tem mais nada de EMATER nele. Pintadinho e reluzente. E eu sem tempo e grana pra terminar (trazer de guincho pra BH, dar uma intensiva de suspensão e transmissão, algum acertinho de motor)...
Ainda não conseguiu pilotar a viatura?! Essa cidade onde ele está fica longe de BH imagino. Quando comprei o meu arrisquei 700km até Brasilia. Foi muito tranquilo! Bom de ver a paisagem a 80km/h!
Lucas Kta
16/02/2011, 23:31
Quem dera... o meu ainda está no interior. E não tem mais nada de EMATER nele. Pintadinho e reluzente. E eu sem tempo e grana pra terminar (trazer de guincho pra BH, dar uma intensiva de suspensão e transmissão, algum acertinho de motor)... :cry:
[]s,
peguei o Samurai...tava com um barulho esquisito e morri numa bomba d'água...além de outros pequenos reparos... velas, correia, óleos...resultado: facada no bolso...
cicarelli
17/02/2011, 17:53
Ainda não conseguiu pilotar a viatura?! Essa cidade onde ele está fica longe de BH imagino. Quando comprei o meu arrisquei 700km até Brasilia. Foi muito tranquilo! Bom de ver a paisagem a 80km/h!
Pois é, Alemão... são 500 km de estrada boa, mas muito movimentada.
O problema é que pela origem do bicho (EMATER), ele vinha sofrendo emoções violentas. Certamente ele deve ter problemas básicos de suspensão, por exemplo, além daquele shimmy típico. Acho que foi isso que assustou o cara... ele deve ter tentado dar uma voltinha, o bicho começou a dar uns coices e ele ficou com medo de mexer.
E em uma coisa ele tem razão: aqui em BH tem muito mais gente especializada e acesso a peças do que lá.
Mas um dia ainda vou voltar com ele pra lá, só pra mostrar pro pessoal a joinha totalmente zerada!!!
Estou agora reunindo fôlego (leia-se: $$$) pra trazer ele pra cá e arrumar. Só o guincho vai ser R$1000. Mais outro tanto pra zerar o bicho. Mas em meses de IPVA, IPTU, contas das férias... sem chance. Jan/Fev/Mar são sempre os piores meses. E depois ainda vem abril com o odioso IR. Eu só respiro mesmo em MAIO. Mas não vou esperar até lá pra por o bichin "nos trinque".
[]s,
Ricardo Passoni
17/02/2011, 18:01
Pois é, Alemão... são 500 km de estrada boa, mas muito movimentada.
O problema é que pela origem do bicho (EMATER), ele vinha sofrendo emoções violentas. Certamente ele deve ter problemas básicos de suspensão, por exemplo, além daquele shimmy típico. Acho que foi isso que assustou o cara... ele deve ter tentado dar uma voltinha, o bicho começou a dar uns coices e ele ficou com medo de mexer.
E em uma coisa ele tem razão: aqui em BH tem muito mais gente especializada e acesso a peças do que lá.
Mas um dia ainda vou voltar com ele pra lá, só pra mostrar pro pessoal a joinha totalmente zerada!!!
Estou agora reunindo fôlego (leia-se: $$$) pra trazer ele pra cá e arrumar. Só o guincho vai ser R$1000. Mais outro tanto pra zerar o bicho. Mas em meses de IPVA, IPTU, contas das férias... sem chance. Jan/Fev/Mar são sempre os piores meses. E depois ainda vem abril com o odioso IR. Eu só respiro mesmo em MAIO. Mas não vou esperar até lá pra por o bichin "nos trinque".
[]s,
Meu amigo inicio de ano é fogo rs! mas uma sugestão veja com os caminhoneiros que voltam vazios do lugar onde esta se alguem não pega o " frete" do samuca , fica mais barato , as vezes tem ate cegonheira indo para onde vc deseja , tem sempre uns postos de gasolina que ficam cheios e podem te dar uma informação sobre isso
abraços
Eduardo Alemão
17/02/2011, 21:30
Lavei o jipinho hoje:
http://www.eduardoaigner.com.br/outros/Suzuki/AIG_BSB_02-2011_SuzukiSamurai_00241.jpg
http://www.eduardoaigner.com.br/outros/Suzuki/AIG_BSB_02-2011_SuzukiSamurai_002302.jpg
http://www.eduardoaigner.com.br/outros/Suzuki/AIG_BSB_02-2011_SuzukiSamurai_00251.jpg
http://www.eduardoaigner.com.br/outros/Suzuki/AIG_BSB_02-2011_SuzukiSamurai_00270.jpg
Lucas Kta
17/02/2011, 21:50
Lavei o jipinho hoje:
http://www.eduardoaigner.com.br/outros/Suzuki/AIG_BSB_02-2011_SuzukiSamurai_00241.jpg
http://www.eduardoaigner.com.br/outros/Suzuki/AIG_BSB_02-2011_SuzukiSamurai_002302.jpg
http://www.eduardoaigner.com.br/outros/Suzuki/AIG_BSB_02-2011_SuzukiSamurai_00251.jpg
http://www.eduardoaigner.com.br/outros/Suzuki/AIG_BSB_02-2011_SuzukiSamurai_00270.jpg
ô eduardo, bonito demais, mas num tem foto dele sujo não? tá faltando uma laminha ou poeira pra ele não???
Eduardo Alemão
17/02/2011, 21:56
ô eduardo, bonito demais, mas num tem foto dele sujo não? tá faltando uma laminha ou poeira pra ele não???
heuehheheh certo!
Prefiro ele sujão mesmo, barro, lama. Mas nas ultimas vezes que sai pra terra tava sem câmera... Vou providenciar.
cicarelli
18/02/2011, 00:31
Meu amigo inicio de ano é fogo rs! mas uma sugestão veja com os caminhoneiros que voltam vazios do lugar onde esta se alguem não pega o " frete" do samuca , fica mais barato , as vezes tem ate cegonheira indo para onde vc deseja , tem sempre uns postos de gasolina que ficam cheios e podem te dar uma informação sobre isso
abraços
Idéia boa, Passoni. Vou assuntar por lá. Monte Carmelo é região de produção de cerâmica (telhas e tijolos, embora a atividade esteja em declínio em função da indisponibilidade de matéria prima versus aperto da legislação ambiental). Por causa disso, sempre tem caminhão vindo cheio de MC pra BH. De repente, dá pra por o Samurai em cima de uma carga dessas (que são pesadas, e portanto baixas) e fazer o frete sair na urina...
Valeu, meu caro!
Alemão, inveja do seu carrinho "nos trinque"... (inveja boa, bem entendido ;-) )
Eduardo Alemão
18/02/2011, 08:13
Alemão, inveja do seu carrinho "nos trinque"... (inveja boa, bem entendido ;-) )
Inveja tenho eu daquele teu Samurai Branco! Acho que não tiraria nem o adesivo da Emater! Falei dele pra uma amiga, fã de Bandeirante, e ela respondeu:
"Parece que o Jipe tá na tradicao daquela empresa...eles têm um antiguinho,
mto legal, lá no museu, na entrada da sede da Emater MG. Vei até pra uma
exposicao no Palácio do Planalto, acho que em 2004 ou 2005....queria um
daqueles!!!!!!!"
cicarelli
18/02/2011, 10:59
Inveja tenho eu daquele teu Samurai Branco! Acho que não tiraria nem o adesivo da Emater! Falei dele pra uma amiga, fã de Bandeirante, e ela respondeu:
"Parece que o Jipe tá na tradicao daquela empresa...eles têm um antiguinho,
mto legal, lá no museu, na entrada da sede da Emater MG. Vei até pra uma
exposicao no Palácio do Planalto, acho que em 2004 ou 2005....queria um
daqueles!!!!!!!"
Putz! De fato... no dia em que fui à sede da EMATER aqui em BH buscar a documentação do Samurai, eu fiquei um tempão admirando o bichinho... Agora, o meu tinha até picumã no teto. Eu tinha que dar uma geral nele, mas parece que foi desproporcional mesmo!
Abração,
Eduardo Alemão
19/02/2011, 14:12
Samurai e o novo ícone de Brasilia, a Torre de TV Digital.
http://www.eduardoaigner.com.br/outros/Suzuki/AIG_BSB_02-2011_00330Version2.jpg
Felipe Nogueira Torrano
22/02/2011, 08:15
Fala Galera!
Lí todos os posts... não porque estou comprando um Samurai, mas porque me chamou muito a atenção de como esse grupo se entrosou!
Parabéns pelo companheirismo que é a marca registrada do 4x4!:palmas:
Tive um Vitara por 2 anos e meio e me arrependo MUITO de ter vendido!
Aos que estão investindo pra acertar o carro fica a dica... insista muito! Aproveite o carro sempre que tiver oportunidade! E se um dia vc pensar na besteira de vendê-lo me avisa!:mrgreen:
[]'s a todos
PS: ainda terei um Samurai um dia!
cicarelli
22/02/2011, 14:10
Ô Felipe...
Vc é novo nesse tópico, mas bem mais "advanced" que muitos de nós (eu por exemplo!)
Quanto ao caminho pro seu novo Samurai, vc pode ir pela via Alemão (que comprou um brinquedinho sensacional, praticamente novo), ou a outra via, que foi comprar um bichinho bem surrado, e agora apanhar pra coloca-lo num nível pré-Alemão. Não sei qual dos dois é mais legal: ter o carrinho já de imediato, ou ficar aqui nesse amor pletônico que estou vivendo até hoje... Bom, ouvi dizer na EMATER quando fui buscar os documentos do meu que ainda havia um lote, com previsão de leilão pra esse ano. Isso foi em outubro passado.
Lelão é uma loteria... vc não sabe a priori nem o valor que o carro vai sair, nem mesmo o real estado. Mais ou menos como bumbum de nenem quando vc tira a fralda: pode ser só um xixizinho ou um belo malote de fedorento e pegajoso. Se eu souber de algo mais firme do leilão, eu posto aqui!
[]s,
Felipe Nogueira Torrano
22/02/2011, 23:17
Fala Cicarelli!
Na época do Vitara eu realmente estava sempre por aqui fuçando... se tiver dúvidas sobre Vitara pode perguntar! hehehe
Mas depois que vendi o bichinho fiquei um tempão sem entrar no fórum!
Agora estou no esperança de voltar... e quem sabe de Samuca!:dance:
Isso porque neste tópico só apareceu Samurai filé!
Alemão: o seu tá lindão! Sou vidrado nessa cor!
Anyway, minha praia é mais pegar um já cuidado! Correr atrás das coisas é bacana... mas não dá pra mim agora!
[]'s
Eduardo Alemão
23/02/2011, 07:24
[]'s
Esse azul não seria minha primeira opção. Queria um vermelho (perceberam o adesivo do colorado no vidro de trás?) ou branco.
Buenas, esse fim de semana vou pro interior de Goiás fotografar umas lavouras e se possível trens de carga.
Lucas Kta
23/02/2011, 18:06
Esse azul não seria minha primeira opção. Queria um vermelho (perceberam o adesivo do colorado no vidro de trás?) ou branco.
Buenas, esse fim de semana vou pro interior de Goiás fotografar umas lavouras e se possível trens de carga.
ôpa, é a trabalho ou pra vc mesmo? gostaria de ver as fotos dos trens... vai fotograr algo da fca?
Eduardo Alemão
23/02/2011, 19:20
ôpa, é a trabalho ou pra vc mesmo? gostaria de ver as fotos dos trens... vai fotograr algo da fca?
Ambos são prospeções de futuros trabalhos. Na prática, ao menos agora, é curtir um interiorzão de Samurai e fazer umas fotinhos boas, se possível! Devo ir pra Vianópolis.
cicarelli
23/02/2011, 19:28
Fala Cicarelli!
Na época do Vitara eu realmente estava sempre por aqui fuçando... se tiver dúvidas sobre Vitara pode perguntar! hehehe
Mas depois que vendi o bichinho fiquei um tempão sem entrar no fórum!
Agora estou no esperança de voltar... e quem sabe de Samuca!:dance:
Isso porque neste tópico só apareceu Samurai filé!
Anyway, minha praia é mais pegar um já cuidado! Correr atrás das coisas é bacana... mas não dá pra mim agora!
[]'s
Oi Felipe... fuçando no Forum, achei esse: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=86998
É da cor do Samuca do Alemão, e pela descrição do dono parece estar bem legal, mas não sei avaliar com competência, principalmente somente pelas fotos...
[]s,
Felipe Nogueira Torrano
23/02/2011, 23:01
Oi Felipe... fuçando no Forum, achei esse: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=86998
É da cor do Samuca do Alemão, e pela descrição do dono parece estar bem legal, mas não sei avaliar com competência, principalmente somente pelas fotos...
[]s,
Fala Cicarelli!
Também tinha visto este Samurai!
Mas aí entra o prolblema da minha chatice:
- procuro um mais "virgem"
- não gostei da adaptação da suspensão e dos amortecedores usados
- está no Rio...:lol:
Continuo na busca! Mas estou sem pressa!
A hora que aparecer o Samuca ideal eu saberei!
Valeu pela ajuda!
[]'s
cicarelli
23/02/2011, 23:36
É Felipe, quem foi rei nunca perde a majestade... acho que entendi o que vc está querendo.
De fato, o caminho que escolhi tambem não lhe atenderia. O meu era uma virgem, mas muito mal amada pelo antigo dono... Postei aquelas fotos que vc deve ter visto (parece que na pag. 30), que mostram bem como o meu estava.
Tive pouca chance de acompanhar a reforma do meu por estar no interior, mas tenho algumas. Veja algumas etapas nas fotos abaixo (1a: 24/12; 2a: 31/12; as outras são de 08/1/2011)
Hoje, ele já está com o interior todo pronto, aguardando algumas peças que comprei na India que já estão comigo, mas não enviei pra lá ainda (lanternas, para-sol...), e sem condições de enfrentar a estrada até BH (suspensão principalmente).
Como estou sem grana, vou ficando aqui chupando o dedo...
[]s,
Felipe Nogueira Torrano
24/02/2011, 08:08
É Felipe, quem foi rei nunca perde a majestade... acho que entendi o que vc está querendo.
De fato, o caminho que escolhi tambem não lhe atenderia. O meu era uma virgem, mas muito mal amada pelo antigo dono... Postei aquelas fotos que vc deve ter visto (parece que na pag. 30), que mostram bem como o meu estava.
Tive pouca chance de acompanhar a reforma do meu por estar no interior, mas tenho algumas. Veja algumas etapas nas fotos abaixo (1a: 24/12; 2a: 31/12; as outras são de 08/1/2011)
Hoje, ele já está com o interior todo pronto, aguardando algumas peças que comprei na India que já estão comigo, mas não enviei pra lá ainda (lanternas, para-sol...), e sem condições de enfrentar a estrada até BH (suspensão principalmente).
[]s,
Meus parabéns Cicarrelli!!
Eu aplaudo de pé o seu Samurai!!!:palmas::palmas:
Esta é certamente a melhor maneira de ter um Samurai que é a sua cara. Com certeza, na hora que ficar pronto, será um carro para nunca mais vender! Perfeito!
Vai reformá-lo nas configurações originais ou fará modificações?
Eu já sou da praia que pega um Samuca mais original e andando, e vou fazendo as minhas modificações e melhorias aos poucos! Falte de paciência mesmo...
Novamente, meus parabéns!
[]'s
Eduardo Alemão
24/02/2011, 08:16
[]s,
Ta ficando uma beleza! Mas ainda não entendi uma coisa: tu pretende deixa-lo o mais original possível ou vai "tunar" para o off road?
marcus.augusto
24/02/2011, 09:39
E aí Cica! Tá ficando show hein. O meu já ficou pronto do serviço da suspensão que eu fiz com o Fabiano e já saiu pra ralar bastante por aí.
Tenho ainda para-choques tubulares traseiro/dianteiros com lanternas, links dianteiros originais, amortecedores traseiros de kombi quase novo, reduziada Samurai 98, peito de aço, estribos laterais, cambão e o reboque pra vender... se mais pra frente estiver interessado em alguma dessas peças sabe como me achar!
Tá ficando bom o seu carro, branco é bacana demais viu!
cicarelli
24/02/2011, 13:22
Colegas, a resposta imediata pra pergunta de vcs é um sonoro não sei.
Eu não sou de fazer trilhas. Pelo menos nunca fiz, de repente pego o gosto. Mas gosto de mato, tenho uma pequena fazenda no interior (em Monte Carmelo, onde o carro está), adoro dirigir na terra.
Em princípio, vou colocá-lo original, mas sem nenhuma preocupação xiita em conseguir exatamente aquele parafuso com o símbolo da Suzuki.
Por exemplo: o sujeito que fez a lataria e pintura garantiu que recuperaria o para-choque original. Ele afirma que ficou 100%, mas ainda não fui lá ver. Se ficar bom, ótimo. Se não ficar, procuro o do Marcus ou arrumo um outro. Aliás, Marcus, tem muita coisa do seu que ainda são sonhos de consumo, mas a grana acabou mesmo. Mais um tempo e eu volto ao jogo!!!
Então... acho que na hora em que eu começar a brincar com ele eu vou definir o que fazer. Mas acho que nem daria pra radicalizar muito, sendo ele do modelo helicoidal. Minha idéia inicial era ficar com ele pra mim e dar o GV TD pra minha esposa (ela hoje tem um Ecosport beberrão, pseudo-4x4). Mas ela achou o GV muito grande, vai entender... Isso eu tenho que negociar ainda.
[]s a todos e obrigado pela força com o branquinho (em busca de um nome. Minha filha sugeriu Dadinho -- branco, quadrado e pequeno).
Joao Baeta
24/02/2011, 14:05
[QUOTE=Felipe Nogueira Torrano;1382658]Fala Cicarelli!
Também tinha visto este Samurai!
Mas aí entra o prolblema da minha chatice:
- procuro um mais "virgem"
- não gostei da adaptação da suspensão e dos amortecedores usados
- está no Rio...:lol:
Continuo na busca! Mas estou sem pressa!
A hora que aparecer o Samuca ideal eu saberei!
Valeu pela ajuda!
:arrow:Felipe e Cicarelli,
Esse Samurai que citou.....
É um camarada meu... Que sempre está conosco nas trilhas.....
O carro dele está muito bom........ Confortável.... Ve p/cre!
E bem cuidado ....
Felipe Nogueira Torrano
25/02/2011, 10:10
:arrow:Felipe e Cicarelli,
Esse Samurai que citou.....
É um camarada meu... Que sempre está conosco nas trilhas.....
O carro dele está muito bom........ Confortável.... Ve p/cre!
E bem cuidado ....
Fala Baeta!
O Samurai tá bonito mesmo! É que estou procurando em estado original!
Vou te falar que Samurai original tá ficando bem difícil de achar já!
[]'s
PS: Seu avatar é muito bom!
Eduardo Alemão
28/02/2011, 07:00
Ta ai o Samurai ao lado do Rio Corumbá em Pires do Rio, Goias. Dessa vez um pouco mais sujo!
http://www.eduardoaigner.com.br/outros/Suzuki/AIG_Goyas_02-2011_01612.jpg
Eduardo Alemão
03/03/2011, 07:48
No trilho
http://www.eduardoaigner.com.br/outros/Suzuki/AIG_Goyas_02-2011_01638.jpg
Lucas Kta
03/03/2011, 22:45
Ta ai o Samurai ao lado do Rio Corumbá em Pires do Rio, Goias. Dessa vez um pouco mais sujo!
http://www.eduardoaigner.com.br/outros/Suzuki/AIG_Goyas_02-2011_01612.jpg
:concordo:melhor assim....:grin:
Eduardo Alemão
06/03/2011, 07:48
Não canso de me surpreender com o Samurai. Ontem fui fotografar na Serra dos Pirineus, 100 km de Brasilia e decidi tentar a sorte numa pedreira! Aquela região tem muita quartzita (pedra de pirenopolis), e claro ela é extraida de morros e pra chegar lá em cima...
Buenas, 4x4 low e nada, mas nada mesmo, parou o jipinho. Os caras vão preenchendo as cavas feitas pelas rodas dos caminhões com restos da pedra, ou seja, a subida é toda em pedra solta e em alguns momentos é só areia sobre pedra lisa, sempre muito ingreme. Pra piorar, essas cavas dos caminhões são fundas com montes de pedras grandes no meio da trilha. Se seguisse o caminho natural dos caminhões ia arrebentar o diferencial, então o jeito é ir com uma roda sobre esses montes e a outra beirando as laterais da trilha.
Enfim, é dificil descrever e mostrar já que estava sozinho mas fiz um video da descida (na subida tava muito ocupado!) e essas fotos abaixo que absolutamente não dão a idéia da pedreira. O video vou editar e posto mais tarde.
Só sei que o "primeiro Samurai" ta com tudo para não ser o último! Grande carro.
http://www.eduardoaigner.com.br/outros/Suzuki/AIG_SerraPirineus_02710.jpg
http://www.eduardoaigner.com.br/outros/Suzuki/AIG_SerraPirineus_02725.jpg
http://www.eduardoaigner.com.br/outros/Suzuki/AIG_SerraPirineus_02733.jpg
http://www.eduardoaigner.com.br/outros/Suzuki/AIG_SerraPirineus_02737.jpg
FARAUJO70
07/03/2011, 10:54
Legal, Eduardo, Fica em Pirinopolis, já foi na Chapada dos Viadeiros, VAL PARAISO, eu sou de Brasilia, estou indo ai neste mes de Abril, juntar com os amigos de infancia que estão espalhados pelo Brasil, para comemorar 50 (CINQUENTINHA),queria ir com a VIATURA Ranger XLT 4X4 2001/2001, so que a esposa não topa.
Abraços
Eduardo Alemão
21/03/2011, 08:13
Ai Faraujo070, nesse fim de semana me toquei pra Chapada dos Veadeiros!
Rodei total 600km entre Brasilia e a Vila de São Jorge, na entrada do Parque Nacional. O tempo não ajudou e foi dificil fotografar (meu objetivo, sempre) no entanto anexo algumas fotos do jipe e da paisagem da região.
Pra variar o Samurai se saiu muito bem! O unico problema foi a porta traseira que, após vários kilometros em estrada de terra muito esburacada, ficou solta, começou a bater muito. O problema é no trinco (que parece meio solto) e não nas dobradiças. Acabei sacando o estepe, e isso resolveu temporariamente o problema. No mais só alegria. Usei direto o 4x4 L em subidas pedregosas ou enlameadas. Nada parece segurar o carrinho. Cada dia tenho mais confiança no Samurai. Baita carro!
http://www.eduardoaigner.com.br/outros/Suzuki/AIG_ChapadaDosVeadeiros_03-2011_03531%20-%20Version%202.jpg
http://www.eduardoaigner.com.br/outros/Suzuki/AIG_ChapadaDosVeadeiros_03-2011_03534%20-%20Version%202.jpg
http://www.eduardoaigner.com.br/outros/Suzuki/AIG_ChapadaDosVeadeiros_03-2011_03574.jpg
http://www.eduardoaigner.com.br/outros/Suzuki/AIG_ChapadaDosVeadeiros_03-2011_03646.jpg
http://www.eduardoaigner.com.br/outros/Suzuki/AIG_ChapadaDosVeadeiros_03-2011_03698%20-%20Version%202.jpg
http://www.eduardoaigner.com.br/outros/Suzuki/AIG_ChapadaDosVeadeiros_03-2011_03701%20-%20Version%202.jpg
http://www.eduardoaigner.com.br/outros/Suzuki/AIG_ChapadaDosVeadeiros_03-2011_03725.jpg
http://www.eduardoaigner.com.br/outros/Suzuki/AIG_ChapadaDosVeadeiros_03-2011_03733.jpg
Belas fotos, realmente é uma região muito bonita!!!!
Hotclassic
21/03/2011, 16:58
rapaz... tem uma trupe de brasília que conhece vários caminhos alternativos pra pirenópolis.
Inclusive.. lá tem umas 4 ou 5 trilhas bacanas de se fazer com jipe.
jorgeffn
21/03/2011, 20:37
Muito bacana as fotos Eduardo!!!
Parabéns!!!
Saudações companheiros,
Se o amigo Eduardo me permite, prestarei aqui meu depoimento.
Comecei como todos começam, só tirando dúvidas - e hoje sou mais um desta turma composta por donos satisfeitos do lendário Samurai.
Dizem que não é um carro família, mas até hoje nehum integrante da minha reclamou! ;-)
Aos que pretendem adquirir um, estejam conscientes de que se trata de um "jipe-carro", que, como qualquer outro, tem suas vantagens e suas restrições. Eu disse restrições, porque limites o Samurai quase não tem.
Sinônimos: bonito, compacto, versátil e valente.
Entretanto, mais que um "utilitário", o Samurai proporciona e traduz um estilo de vida. Prova concreta se evidencia em cada uma das belas imagens divulgadas com tanto entusiasmo pelo criador deste tópico.
Felicidades para todos os "samuqueiros"!
Fotos do último passeio:
http://img340.imageshack.us/img340/5980/dsc04239mn.jpg
http://img692.imageshack.us/img692/7689/dsc04319z.jpg
http://img855.imageshack.us/img855/9733/dsc04282u.jpg
http://img146.imageshack.us/img146/5818/dsc03839e.jpg
Abração "Made in Paraíba"! :concordo:
Eduardo Alemão
25/04/2011, 16:12
Mais uma rodada com o jipe: Chapada dos Veadeiros com a mulher e cunhadas :) Carro no limite mas sempre pronto!
http://www.eduardoaigner.com.br/outros/Suzuki/AIG_ChapadaDosVeadeiros_04-2011_05709.jpg
http://www.eduardoaigner.com.br/outros/Suzuki/AIG_ChapadaDosVeadeiros_04-2011_05726.jpg
Jovens, tudo bom?
Faço parte de uma galera de trilhas que está sempre atrás cachoeiras, e fui me tornando um apaixonado por 4x4, lendo vários tópicos deste fórum.
Neste fds (semana santa):putz: sacrifiquei meu palio 1.4 lá em Rancharia, perto de conceição de Ipitipoca. O valente nunca me deixou na mão :) e sem decepcionar, subiu de primeira tentativa uma ladeira horrorosa, contrariando um guia local (com uma land hover), que disse que ele não aguentaria e um pessoal com uma TR4 que tentou subir e não conseguiu sei lá o porquê. Fui embora morro acima, mas agora vou gastar um tempo para reparar e matar todos os grilos e cigarras que o carro trouxe de lá (empenos de supensão, peito de aço amassado, etc). Então quero PARAR :parede:de fazer errado. Sempre fui afim de uma GV/Tracker diesel, mas mesmo com a ajuda da galera aqui fico com medo da mecânica, por causa dos preços das peças, então tou querendo encarar um samuca.
Galera, estou de olho neste aqui: Suzuki Samurai JX 4x4 1.3 Metal Top 1998/1999 3P Verde Gasolina - iCarros (http://www.icarros.com.br/ache/detalhes/Usados/Suzuki/Samurai-JX-4x4-1.3-Metal-Top/2404699.html?posicao=2)
Conversei com o dono que disse nunca ter feito trilha com o carro (não é primeiro dono) e só pegou estrada de terra boa, mas vai saber né...
Gostaria muito da ajuda de vocês para saber o que eu devo observar e ter atenção na hora de visitar o dito cujo e avaliar se esta valendo a pena, se o preço está justo, enfim... agradeço demais o help de vocês!!
Um abração a todos e parabés pelas belas viaturas que vi ao longo de todo este tópico. Belas fotos ai Alemão, seu site é show!!
Aguardo o auxilio da galera!
Eduardo Alemão
26/04/2011, 12:06
Jovens, tudo bom?
Galera, estou de olho neste aqui: Suzuki Samurai JX 4x4 1.3 Metal Top 1998/1999 3P Verde Gasolina - iCarros (http://www.icarros.com.br/ache/detalhes/Usados/Suzuki/Samurai-JX-4x4-1.3-Metal-Top/2404699.html?posicao=2)
Conversei com o dono que disse nunca ter feito trilha com o carro (não é primeiro dono) e só pegou estrada de terra boa, mas vai saber né...
Gostaria muito da ajuda de vocês para saber o que eu devo observar e ter atenção na hora de visitar o dito cujo e avaliar se esta valendo a pena, se o preço está justo, enfim... agradeço demais o help de vocês!!
O verdinho tá bonito. Mas assim, se o dono colocou snorkel, farois auxiliares, quebra mato, inclinômetro, etc, é pq ou fez ou ia fazer trilha com o carro...
De qualquer modo o fundamental é tu checar principalmente suspensão, estado do motor e da TCase. O ideal é tu arrumar um bom mecânico que conheça 4x4 e levar o cara pra ver a viatura.
No mais recomendo os Samurais de olhos vendados!
pessoal, ja postei algumas vezes no tópico, principalmente para o Albano, mesmo sem ter um samurai, fico doido de inveja, no bom sentido se é que tem! Estou disposto a trocar meu vitara por um samurai, estou providenciando isso para daqui a alguns dias.
CARMORO, deve olhar se o samuka tem indícios de preparação para trilhas, tipo calço de suspensão, pneus, etc, olha bem a lataria por baixo, pois se foi no barro fica algumas cicatrizes, o interior fica judiado, a manutenção do samurai é compatível (preço) com a de um carro nacional pouco acima de popular, leva num mecânico e testa se 4x4 e redução funcionam perfeitas, verifica a suspensão, na minha opinião é o mais fácil de estar estragado (se estiver boa o resto tbm estará) pois motor, caixa e tração são muito robustos, não quebram! boa sorte.
pessoal, ja postei algumas vezes no tópico, principalmente para o Albano, mesmo sem ter um samurai, fico doido de inveja, no bom sentido se é que tem! Estou disposto a trocar meu vitara por um samurai, estou providenciando isso para daqui a alguns dias.
Saudações "Mairo"! Obrigado pela referência!
Torço muito para que seus planos de adquirir um Samurai se concretizem. Até hoje não tenho do que reclamar deste "jipinho". Imagino ser o Vitara um veículo mais ágil nas pistas, e confortável aonde quer que vá... mas optei pelo Samurai de caso pensado. Até aqui, ainda o tenho como meu único veículo, e já começo a planejar a compra de um outro carro de passeio (popular mesmo)... sem, claro, pensar em me desfazer do meu "Mamute".
É uma paixão. Só pra ter uma ideia; mesmo já tendo o meu, sempre que passo por um outro Samurai (seja lá qual for o ano), paro para dar aquela olhada. Aqui em João Pessoa-PB existem muitos deles, mais do que pensei. Assim vou acabar criando uma espécie de Samurai Jipe-Clube por estas bandas.
Neste próximo dia 14/05, estarei participando do primeiro passeio de jipeiros na região agreste do Estado. Estima-se algo em torno dos 30 jipes. Nos meses seguintes estarei, eu mesmo, organizando um outro passeio para uma área de brejo... estejam convidados!
Abração made in Paraíba!
jorgeffn
26/04/2011, 21:24
O verdinho tá bonito. Mas assim, se o dono colocou snorkel, farois auxiliares, quebra mato, inclinômetro, etc, é pq ou fez ou ia fazer trilha com o carro...
De qualquer modo o fundamental é tu checar principalmente suspensão, estado do motor e da TCase. O ideal é tu arrumar um bom mecânico que conheça 4x4 e levar o cara pra ver a viatura.
No mais recomendo os Samurais de olhos vendados!
Eduardo, não necessariamente o dono colocou esses acessórios no carro com intuito de fazer trilhas.. até porque nenhum deles é fundamental para uma trilha..... as vezes são instalados para deixar o carro com um visual mais "agressivo", ou então para passeios mais leves....
pelas fotos o Samurai parece bacana.. mais não dá para analisar um veículo por fotos.. o melhor é levar num mecânico experiente em Suzuki para ele fazer um exame mais profundo no veículo e ver se vale ou não a pena... de qualquer forma.. acho 26 mil pesado para um Samurai...
abs!
Saudações "Mairo"! Obrigado pela referência!
Torço muito para que seus planos de adquirir um Samurai se concretizem. Até hoje não tenho do que reclamar deste "jipinho". Imagino ser o Vitara um veículo mais ágil nas pistas, e confortável aonde quer que vá... mas optei pelo Samurai de caso pensado. Até aqui, ainda o tenho como meu único veículo, e já começo a planejar a compra de um outro carro de passeio (popular mesmo)... sem, claro, pensar em me desfazer do meu "Mamute".
É uma paixão. Só pra ter uma ideia; mesmo já tendo o meu, sempre que passo por um outro Samurai (seja lá qual for o ano), paro para dar aquela olhada. Aqui em João Pessoa-PB existem muitos deles, mais do que pensei. Assim vou acabar criando uma espécie de Samurai Jipe-Clube por estas bandas.
Neste próximo dia 14/05, estarei participando do primeiro passeio de jipeiros na região agreste do Estado. Estima-se algo em torno dos 30 jipes. Nos meses seguintes estarei, eu mesmo, organizando um outro passeio para uma área de brejo... estejam convidados!
Abração made in Paraíba!
Pois é Albano, todas estas qualidades do samurai eu to ligado, quando vc pensou em desistir da compra eu fui um dos incentivadores de nao desistir, tem um conhecido que tinha um, até andei nele! o vitara é muito confortavel, completo e macio, mas sei la, o samurai é valente! vamos ver no que vai dar.
Lucas Kta
27/04/2011, 11:22
Jovens, tudo bom?
Faço parte de uma galera de trilhas que está sempre atrás cachoeiras, e fui me tornando um apaixonado por 4x4, lendo vários tópicos deste fórum.
Neste fds (semana santa):putz: sacrifiquei meu palio 1.4 lá em Rancharia, perto de conceição de Ipitipoca. O valente nunca me deixou na mão :) e sem decepcionar, subiu de primeira tentativa uma ladeira horrorosa, contrariando um guia local (com uma land hover), que disse que ele não aguentaria e um pessoal com uma TR4 que tentou subir e não conseguiu sei lá o porquê. Fui embora morro acima, mas agora vou gastar um tempo para reparar e matar todos os grilos e cigarras que o carro trouxe de lá (empenos de supensão, peito de aço amassado, etc). Então quero PARAR :parede:de fazer errado. Sempre fui afim de uma GV/Tracker diesel, mas mesmo com a ajuda da galera aqui fico com medo da mecânica, por causa dos preços das peças, então tou querendo encarar um samuca.
Um abração a todos e parabés pelas belas viaturas que vi ao longo de todo este tópico. Belas fotos ai Alemão, seu site é show!!
Aguardo o auxilio da galera!
meu caro, é particular a venda? combina com o dono de levar no Edmur ou no Paraná, mecânicos que sabem tudo de suzuki e 4x4 em BH, e paga pra fazer uma avaliação. Fiz isso qdo peguei o meu, e foi ótimo, pois já sabia onde ia gastar...No mais, o samurai é só alegria...tenho tido alegrias até com a manutenção, que vem ficando mais barata sei lá porque....antes do feriado comprei um cabo de velocímetro original na concessária por 118,00 (a adaptação ia sair 130....). show de bola!
Muito Obrigado.No geral, to achando que serei obrigado a levar um entendido mesmo de 4x4. Tenho um primo mecânico, sabe muito, mas não manja de 4x4. Valeu.
Isto também é um fator de dúvida pra mim. Vou lá no sábado...
Para pagar 26K, tem que estar filé! Muchiba num dá!
Valeu ai. Bom que confirmou minha "achancia" que 26k tá salgado!
Edumatias
27/04/2011, 23:14
Opa , tb acabei de comprar o meu Samurai , pequisei bastante sobre qual carro comprar e no fim comprei o Samuca.
Porem tenho algumas duvidas e c vcs puderem tirar agradeço:
1- meu carro quando chega a 70 km por Hora treme muito o volante , mas depois que chega a 75 KM para e fica normal, alguem já passou por isso???
2- participei de um raid e no fim da prova tinha um areião o carrinho deu uma enterrada firme , achei ele fraco na areia , mas estive lendo uns post aqui e fiquei sabendo que a medida do pneu influencia , ele está com pneus 235x75x15 , li que tem um kit que vc coloca na reduzida que melhora bastante isso , que kit é esse??
3-Outra coisa o banco traseiro do meu carro tá muito caido para trás , alguem já fez algum tipo de reforma neles?
Desde já agradeço a atenção
Drummond
28/04/2011, 00:09
1- meu carro quando chega a 70 km por Hora treme muito o volante , mas depois que chega a 75 KM para e fica normal, alguem já passou por isso??? Normal, Samurai faz isso mesmo, principalmente se tiver levantadinho (chamam de Shimy).
2- participei de um raid e no fim da prova tinha um areião o carrinho deu uma enterrada firme , achei ele fraco na areia , mas estive lendo uns post aqui e fiquei sabendo que a medida do pneu influencia , ele está com pneus 235x75x15 , li que tem um kit que vc coloca na reduzida que melhora bastante isso , que kit é esse?? É um kit de engrenágens a vai na T-CASE (caixa de tração), dependendo do ano do seu carro ñ vale e pena por o kit e sim trocar a caixa, os 96... tem caixa por correntes e ela é muito frágil, com pneus grandes (31) e kit de redução a probabilidade de relaxar a corrente da engrenagem é muito grande, os ...95 tem caixa por engrenagens, essas sim são ótimas p por o kit.
3-Outra coisa o banco traseiro do meu carro tá muito caido para trás , alguem já fez algum tipo de reforma neles?
Desde já agradeço a atenção[/QUOTE]
Abs
DMD
Edumatias
28/04/2011, 00:17
Obrigado pelas respostas Drumond , o meu Samurai é 93 , ele tá bem inteiro , será que vale a pena colocar esse kit na reduzida???
Abraço
Drummond
28/04/2011, 09:38
Parabéns de 95 p trás são os mais robustos (eixos, semi-eixos, homocinéticas, t-case...) o kit reduz uns 16% em 4x2 e 4x4H e 4x4L ele reduz mais de 100% (esses são os percentuais dos kits 5.0 q são comercializados hj pelo X, se quiser passo os numeros exatos), então vc só ganha c ele o carro vira um monstro e a tocada é completamente outra, mas logo vc vai querer pneus maiores (até 31), pois vai achar muito reduzido.
Abs
DMD
Obrigado pelas respostas Drumond , o meu Samurai é 93 , ele tá bem inteiro , será que vale a pena colocar esse kit na reduzida???
Abraço
Edumatias
28/04/2011, 09:45
Fico feliz com sua resposta , me diz uma coisa , esse kit é muito complicado de instalar ou qualquer mecanico com experiencia em jeeps consegue???
Em relação ao custo vc tem ideia de valores??? Qual pneu vc me indica?? Tenho escutado falar muito bem do peneu geninho.
Abraços
mauricio rodrigues
28/04/2011, 15:20
Carmoro, pode ir fundo no Samurai que o jepinho é fera! Só desconfie da história de que "nunca fez trilha", é difícil de acreditar.
Não que isso desabone a viatura, pois ela foi feita pra isso mesmo!
As peças de manutenção não são caras e até fácil de se achar. O valor de revenda é ótimo! O Samurai quase não se desvaloriza e é muito procurado.
O maior problema do Samurai é o espaço interno. Porta malas então.....
boa sorte
Eduardo Alemão
28/04/2011, 15:30
Carmoro, pode ir fundo no Samurai que o jepinho é fera! Só desconfie da história de que "nunca fez trilha", é difícil de acreditar.
Não que isso desabone a viatura, pois ela foi feita pra isso mesmo!
As peças de manutenção não são caras e até fácil de se achar. O valor de revenda é ótimo! O Samurai quase não se desvaloriza e é muito procurado.
O maior problema do Samurai é o espaço interno. Porta malas então.....
boa sorte
É que nem aquela historia de "carro de mulher"....
Agora assim, coloco meu Samurai na maior tranquera, todo tempo. Rodo direto na terra e as vezes de forma beeem grosseira ! :) No entanto não diria que faço trilha, e de fato meu carro ta como saiu de fabrica a excessão dos pneus um pouco maiores. Pra mim fazer trilha é juntar um monte de jipe e procurar sempre o caminho mais difícil pra passar, ou não passar. Esse pessoal normalmente "tuna" a viatura pra melhorar a performance.
marcus.augusto
28/04/2011, 15:40
"Esse pessoal normalmente "tuna" a viatura pra melhorar a performance"
Isso vai acontecer em breve com vc também... Os amortecedores e molas originais que você provavelmente está usando no seu carro não vão aguentar muito tempo, mesmo fazendo passeios e andando sempre por estradão... eu comecei assim e hoje tudo foi re-posicionado, porque simplesmente colocar originais ou adaptar nacionais não funciona para esse carro.
Eduardo_Coton
28/04/2011, 15:58
Samukeiros, boa tarde
Tava hoje fumando meu cigarrinho em frente ao escritório e vi um Samuka com placa de vende-se. Aparentemente o carro está inteirão. Até abaixei pra ver por baixo e não ví nenhum indício de lama, o que me faz acreditar que pelo menos por um bom tempo esse carro não viu nenhuma trilha.
Trata-se de um 94/95 (portanto ainda com feixes de mola e T-case por engrenagens), metal top, branco. Liguei pro dono há pouco e ele disse que tirando o vidro e travas elétricos que ele instalou, o carro está todo original. Marquei bobeira e não perguntei a Km.
A pedida inicial: L$ 22K (mas senti do dono que se alguém abanar o tutu na cara dele, ele solta por menos)
Parece que os capixabas aqui não gostam muito do Samukinha. De repente vale a pena pra algum mineiro vir comer uma moqueca aqui em Vitória e voltar dirigindo já o danado.
Quem quiser os contatos do cara é só pedir por MP.
[]´s
JEFFCATUNDA
28/04/2011, 16:08
Colegas, a resposta imediata pra pergunta de vcs é um sonoro não sei.
Eu não sou de fazer trilhas. Pelo menos nunca fiz, de repente pego o gosto. Mas gosto de mato, tenho uma pequena fazenda no interior (em Monte Carmelo, onde o carro está), adoro dirigir na terra.
Em princípio, vou colocá-lo original, mas sem nenhuma preocupação xiita em conseguir exatamente aquele parafuso com o símbolo da Suzuki.
Por exemplo: o sujeito que fez a lataria e pintura garantiu que recuperaria o para-choque original. Ele afirma que ficou 100%, mas ainda não fui lá ver. Se ficar bom, ótimo. Se não ficar, procuro o do Marcus ou arrumo um outro. Aliás, Marcus, tem muita coisa do seu que ainda são sonhos de consumo, mas a grana acabou mesmo. Mais um tempo e eu volto ao jogo!!!
Então... acho que na hora em que eu começar a brincar com ele eu vou definir o que fazer. Mas acho que nem daria pra radicalizar muito, sendo ele do modelo helicoidal. Minha idéia inicial era ficar com ele pra mim e dar o GV TD pra minha esposa (ela hoje tem um Ecosport beberrão, pseudo-4x4). Mas ela achou o GV muito grande, vai entender... Isso eu tenho que negociar ainda.
[]s a todos e obrigado pela força com o branquinho (em busca de um nome. Minha filha sugeriu Dadinho -- branco, quadrado e pequeno).
CICA...
Minha filha colocou o nome de "PIPITE" no meu, ela tem 5 anos...hehehehehhe..... Eu tinha uma SW4 e O samurai, ai era o "GANDÃO" e o "PIPITE"... Ai vendi a SW4 e comprei um troller, que ela passou a chamar de "PIPITE NOVO"... Mas agora com 5 anos já chama o troller de troller mesmo eo samurai de "PIPITE"...heheheheheh
Eduardo Alemão
28/04/2011, 19:35
"Esse pessoal normalmente "tuna" a viatura pra melhorar a performance"
Isso vai acontecer em breve com vc também... Os amortecedores e molas originais que você provavelmente está usando no seu carro não vão aguentar muito tempo, mesmo fazendo passeios e andando sempre por estradão... eu comecei assim e hoje tudo foi re-posicionado, porque simplesmente colocar originais ou adaptar nacionais não funciona para esse carro.
Pior é que eu tenho o desejo de comprar um canvas e dar uma tunada nele, nada demais, mas ter dois Samurais na garagem seria luxo!
cicarelli
28/04/2011, 23:43
CICA...
Minha filha colocou o nome de "PIPITE" no meu, ela tem 5 anos...hehehehehhe..... Eu tinha uma SW4 e O samurai, ai era o "GANDÃO" e o "PIPITE"... Ai vendi a SW4 e comprei um troller, que ela passou a chamar de "PIPITE NOVO"... Mas agora com 5 anos já chama o troller de troller mesmo eo samurai de "PIPITE"...heheheheheh
Grande Jeff,
Essa é a idade da minha filha também... 5 anos. Mas o meu Samukinha (ou Dadinho) está meio esquecido. A grana acabou e ele ainda tá parado no interior. Mas a partir de junho eu volto ao jogo (tem colheita, o café tá com preço bom... depois de pagar o banco TEM que sobrar um pra arrematar o Dadinho!)
Abração,
Pior é que eu tenho o desejo de comprar um canvas e dar uma tunada nele, nada demais, mas ter dois Samurais na garagem seria luxo!
Rapaz, eu também já pensei em fazer essa "loucura"!!!! :pipoca:
"Se eu pudesse, e meu dinheiro desse" - não esperava um só minuto; iria correndo catar um Samurai Canvas 95 (tem uns bem arranjados por aqui) pra equipá-lo e... dar barro pra ele comer! :twisted:
Faço passeios 4x4, mas nada muito pesado. O Mamute é meu único carro, e "brincar sério" com o único veículo que se tem (tendo um orçamento acanhado - :cry:) é correr o risco de ficar a pé - sempre que possível.
Por aqui dá pra descolar um 95 (canvas), em plenas condições de uso, com umas P$ 15... e isso é tentador!
Quem sabe?!
Abração!
Eduardo Alemão
29/04/2011, 07:33
Rapaz, eu também já pensei em fazer essa "loucura"!!!! :pipoca:
"Se eu pudesse, e meu dinheiro desse" - não esperava um só minuto; iria correndo catar um Samurai Canvas 95 (tem uns bem arranjados por aqui) pra equipá-lo e... dar barro pra ele comer! :twisted:
Faço passeios 4x4, mas nada muito pesado. O Mamute é meu único carro, e "brincar sério" com o único veículo que se tem (tendo um orçamento acanhado - :cry:) é correr o risco de ficar a pé - sempre que possível.
Por aqui dá pra descolar um 95 (canvas), em plenas condições de uso, com umas P$ 15... e isso é tentador!
Quem sabe?!
Exatamente minha situação . . . Sem grana e ainda com umas coisinhas pra fazer no Samurai atual. Mas quem sabe mais pro final do ano volto a pensar nisso. Já sei até a cor da viatura: vermelho, cor do glorioso Internacional de Porto Alegre!
Exatamente minha situação . . . Sem grana e ainda com umas coisinhas pra fazer no Samurai atual. Mas quem sabe mais pro final do ano volto a pensar nisso. Já sei até a cor da viatura: vermelho, cor do glorioso Internacional de Porto Alegre!
Olha os colorados aparecendo ai!!!!!!! Vamos ser TRI da libertadores esse ano!!!! esse tópico ta ficando cada vez melhor!!! hehehhe
Eduardo Alemão
29/04/2011, 07:50
Olha os colorados aparecendo ai!!!!!!! Vamos ser TRI da libertadores esse ano!!!! esse tópico ta ficando cada vez melhor!!! hehehhe
1x1 com o Peñarol em Montevideo foi bom demais!
mauricio rodrigues
29/04/2011, 09:09
É que nem aquela historia de "carro de mulher"....
Agora assim, coloco meu Samurai na maior tranquera, todo tempo. Rodo direto na terra e as vezes de forma beeem grosseira ! :) No entanto não diria que faço trilha, e de fato meu carro ta como saiu de fabrica a excessão dos pneus um pouco maiores. Pra mim fazer trilha é juntar um monte de jipe e procurar sempre o caminho mais difícil pra passar, ou não passar. Esse pessoal normalmente "tuna" a viatura pra melhorar a performance.
-------------------------------------------
Alemão, minha idéia de uso do Samuca é igual a tua!!! Eu tb não curto destruir a viatura em uma trilha maluca que nem o capeta passaria! Respeito o pessoal mais radical, mas eu gosto de jeep pra me levar em cachoeiras, serras, Parques Nacionais onde um carro de passeio não chega.
Além do mais, meu $$$$$$$$ não dá pra ficar consertando a viatura depois de cada aventura!
Abçs
JEFFCATUNDA
29/04/2011, 10:04
-------------------------------------------
Alemão, minha idéia de uso do Samuca é igual a tua!!! Eu tb não curto destruir a viatura em uma trilha maluca que nem o capeta passaria! Respeito o pessoal mais radical, mas eu gosto de jeep pra me levar em cachoeiras, serras, Parques Nacionais onde um carro de passeio não chega.
Além do mais, meu $$$$$$$$ não dá pra ficar consertando a viatura depois de cada aventura!
Abçs
Eu já gosto de ir onde é necessário que se tenha uma viatura dessas, tem que ter um objetivo, uma meta... Chegar a determinado lugar, mesmo que para isso tenha que passar pelos mais dificeis pesadelos...
Não gosto da forma como alguns colegas fazem, como ir para a beira de um lameiro e ficar tentando passar de um lado para o outro... Sa o lameiro se paresenta no meio do meu destini, e se tenho que passar por ele, maravilhas.... Mas desviar do caminho bom só para entrar na lama ou no buraco eu já não curto muito.....
Neste final de semana santa, fomos daqui de Fortaleza para a região do Seridó no RN... Enfrentamos grandes trechos de mata e erosões para chegar a determinados locais, bem como tivemos que fazer um desvio enorme por uma encosta de morro por conta da destruição de uma ponte minutos antes da gente passar por ela....
Supercharger
29/04/2011, 10:47
Por exemplo: o sujeito que fez a lataria e pintura garantiu que recuperaria o para-choque original. Ele afirma que ficou 100%, mas ainda não fui lá ver. Se ficar bom, ótimo. Se não ficar, procuro o do Marcus ou arrumo um outro.
Cicarelli,
se o cara já recuperou, tenho certeza que deve estar bom, pois pelas fotos da pintura parece que o meca é caprichoso. Se não tiver ficado do seu agrado, tenho os originais do meu Samurai 98 guardados em casa (dianteiro, traseiro e polainas). Como o meu é de trilha, tirei-os para não quebrar. Se tiver interesse, me avise que te mostro as peças.
Saudações,
Gustavo.
Eduardo Alemão
29/04/2011, 11:09
Isso ai, como disse lá na primeira página do tópico comprei o Samurai para chegar onde eu quero, sem restrições. Não vejo muito sentido em fazer trilha só pela trilha por mais divertido que isso seja. Pra mim o ponto é o outro e no meu caso é fotografar. O Samurai me ajuda até na hora de achar um ponto melhor de tomada, no caso sobre o rack dele!
Pedro Bachir
29/04/2011, 17:01
Boa tarde pessoal!
Até dezembro de 2010 tinha um willys que usava para trilhas, mas buscando um veículo que me atendesse também no dia a dia, o vendi e comprei no final de janeiro um samurai 97/98 com 139.000 km, que encontrei aqui no fórum mesmo, para usar no dia a dia e fazer trilhas mais leves.
Estou muito satisfeito com o jipe, tem atendido a todas espectativas!
Com o jogo de pneus 205 75 R15 faz 13,5 km/l na rodovia e com os armadillo 225 75 R15 fica bem valente nas trilhas.
Em relação ao willys só sinto falta da redução, do curso da suspensão e dos ângulos de saída (esbarra o tanque como mostra uma foto ae pra baixo) e ventral.
Segue algumas fotos das trilhas... claro que sem a qualidade das fotos do Eduardo.. hahahaha
http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAALXvi9kvtl4yKbzH5spKTs328qq3e2eZeUZeGGys6sPrbk FAMGA-Ng7vRskiVE1s1NmvFkdmLxBBTh-19kHCKP0Am1T1UKlQpX294qTiRrZMmzByEqzYnInp.jpg
Ae o que eu disse sobre o ângulo de saída
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=289465&d=1304106016
Curso da suspa traseira
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=289466&d=1304106055
Arrastando o outro samurai que agarrou em uma "pedrinha"
http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAALAlsW2eBZ1DgNIAjlFjMf-bwwtdTKCFg9TeR5hQrsSkIBUsOE1VPU6XsXNeexxSJSlcwgLWN HW5189rrehBoOkAm1T1UM48JqinhHgDUg8kp1GfmztlsLFA.jp g
http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAGp2iLAw1zkbhUuRWSCp__4GTrDg4RGemmYv-GrxUMw5lkhQvH1czJKpDG2ptp9QwCgIyL6mGtLJ9dP6ewEcAAE Am1T1UJdGO-NqXze31X69jdIkngttinoY.jpg
http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAHtwWBh3A32uQxS4_UlbJ-dCvAKeEiHe5fzGT0mJZa_NYsmkuU75aLqnWc2WfWIcqplxSYIA a9rKNxRrxt0hh-kAm1T1UHvkQqX2lQx5Qp4M0-x2_ohWrPSS.jpg
http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAKNRtjEPJQk6ZtPBiziryW7t3kBedksPrrFEiIcWM4_3Y4 cAeSdq1gZWyhxBOjFj0VTrHg2DbLNdn0lYNh0hHWEAm1T1UB1m rQ85Yaz4XTgm5bs5neSjb0gK.jpg
http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAKRZoSW0htCEGSEFqLlFKM6xPS_cxT3vxMeQfZe2I9KxM-oQEQPAV1gXTqQ5DvBJOITIPg1t4ZL_W4U2rxyc3zYAm1T1ULUp Z601U4imZ-MyoNzLQ_xfC1aK.jpg
Quando coloquei as Mangels 15x7"
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=289469&d=1304106266
Alto da serra de Boa Esperança - MG
http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAACcTf2jfVrj10MLnyzDMrqB2NVbR5f_KR230mT53Mk0Efg zwzQ1DUfm4KwWFAgvBYsq1HGdqL0SIOEm3_ApvoNYAm1T1UNsT tFtd1-ksinrF5PGDg3gAFBX9.jpg
http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAIX_egPh15TuPHDvykLO06F16P1z6UjEsjISq2tC8XbDGi luVyqHzpBYpLtFMOva501hsgLmoZB4GwAJWzQEBRkAm1T1UCVv UkicE6agBpnc56woro9g3Oy4.jpg
Serra de Carrancas - MG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=289467&d=1304106266
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=289468&d=1304106266
Abraços!!
Boa tarde pessoal!
Até dezembro de 2010 tinha um willys que usava para trilhas, mas buscando um veículo que me atendesse também no dia a dia, o vendi e comprei no final de janeiro um samurai 97/98 com 139.000 km, que encontrei aqui no fórum mesmo, para usar no dia a dia e fazer trilhas mais leves.
Estou muito satisfeito com o jipe, tem atendido a todas espectativas!
Com o jogo de pneus 205 75 R15 faz 13,5 km/l na rodovia e com os armadillo 225 75 R15 fica bem valente nas trilhas.
Em relação ao willys só sinto falta da redução, do curso da suspensão e dos ângulos de saída (esbarra o tanque como mostra uma foto ae pra baixo) e ventral.
...
Abraços!!
Pedro,
O teu samurai tá show.
Tô com o meu há quase cinco meses. Comentei nesses post umas mensagens ai pra trás. Qualquer dia desses colocarei algumas fotos.
Vi que você é membro de uma equipe do SAE baja, então já deve ter competido com meus colegas da equipe Piratas do Cerrado, da UnB. Formei nesse último semestre e agora tô fazendo mestrado.
olá Pedro
eu conhecia esse seu samurai daqui de BH, carro fino mesmo... quanto a reducao, basta instalar um kit xcrawler 2.65 que fica otimo
Pedro Bachir
02/05/2011, 10:45
Pedro,
O teu samurai tá show.
Tô com o meu há quase cinco meses. Comentei nesses post umas mensagens ai pra trás. Qualquer dia desses colocarei algumas fotos.
Vi que você é membro de uma equipe do SAE baja, então já deve ter competido com meus colegas da equipe Piratas do Cerrado, da UnB. Formei nesse último semestre e agora tô fazendo mestrado.
Fala Neilson! td tranquilo?
isso!! competi sim, agora em março mesmo la em piracicaba!! bacana pra caramba o carro de vcs!! Formou em mecânica tb né?! tah fazendo mestrado em qual área?
minha irmã e meu cunhado moram ae em Bsb tb, ja fui a algumas trilhas com eles (cascalheira, vaca atolada, faz. taboquinha, e uma outra que não lembro o nome...) ja fui algumas vezes pra pirenópolis tb, segue algumas fotos da turma dae.
Abração
Pedro Bachir
02/05/2011, 10:54
olá Pedro
eu conhecia esse seu samurai daqui de BH, carro fino mesmo... quanto a reducao, basta instalar um kit xcrawler 2.65 que fica otimo
Olá Fabil,
eu estava até olhando de pegar uma t case de engrenagens ja com o x, mas no momento tenho que priorizar o consumo, então provávelmente vai continuar desse jeito um tempo ainda...
Quando isso não for prioridade mais vou melhorar essas características off-road que citei!
obrigado
Olá amigos.
Os planos mudaram completamente e acabei em Mateus Leme - MG este fds.
Apesar da grande vontade, fui convencido pelo sogro, colegas e noiva a esperar mais um tempo, continuar com o carrinho atual e juntar para pegar um samuca como segundo carro. Me desanima um pouco a idéia de 2 grandes gastos desnecessários em ter 2 carros... concordo com eles quanto à ausência de porta-malas, a questão do uso mais em estradas e trilhas, no muito, uma vez a cada mes.
De qualquer forma, muito obrigado pelas dicas de quem procurar em BH para avaliar um samuca e todas as demais dicas.
Meu pai tá sem carro, então vou verificar acordos para ele ficar e cuidar de um samuca e pagar despesas como se o carro fosse dele e quando eu precisar deixo o palio com ele. Aguardar um tempinho ($$) e em breve espero dar notícias.
Abraços.
Eduardo Alemão
02/05/2011, 12:11
Olá amigos.
Os planos mudaram completamente e acabei em Mateus Leme - MG este fds.
Apesar da grande vontade, fui convencido pelo sogro, colegas e noiva a esperar mais um tempo, continuar com o carrinho atual e juntar para pegar um samuca como segundo carro. Me desanima um pouco a idéia de 2 grandes gastos desnecessários em ter 2 carros... concordo com eles quanto à ausência de porta-malas, a questão do uso mais em estradas e trilhas, no muito, uma vez a cada mes.
De qualquer forma, muito obrigado pelas dicas de quem procurar em BH para avaliar um samuca e todas as demais dicas.
Meu pai tá sem carro, então vou verificar acordos para ele ficar e cuidar de um samuca e pagar despesas como se o carro fosse dele e quando eu precisar deixo o palio com ele. Aguardar um tempinho ($$) e em breve espero dar notícias.
Abraços.
Essa questão de porta malas é bem relativa. Os dois bancos traseiros do Samurai, quando dobrados, revelam um espaço bem generoso para carga.
Fala Neilson! td tranquilo?
isso!! competi sim, agora em março mesmo la em piracicaba!! bacana pra caramba o carro de vcs!! Formou em mecânica tb né?! tah fazendo mestrado em qual área?
minha irmã e meu cunhado moram ae em Bsb tb, ja fui a algumas trilhas com eles (cascalheira, vaca atolada, faz. taboquinha, e uma outra que não lembro o nome...) ja fui algumas vezes pra pirenópolis tb, segue algumas fotos da turma dae.
Abração
Formei em mecânica sim. meu mestrado é na área de sistemas dinâmicos/vibrações.
Por conta da conclusão do curso, do ínicio do mestrado e de alguns consertos que tive que fazer na minha viatura, não pude aproveitar muito o samurai. Então você conhece mais trilhas daqui do que eu, hehehe. Das que listou só fui na taboquinha, além de ter ido assistir as provas do calango trophy 2010 e lagartixa trophy 2011 (dê uma pesquisada no youtube nessas provas, é bem provavel que queira visitar sua irmã na mesma época que ocorrerão as próximas competições).
abraços.
Pedro Bachir
02/05/2011, 15:02
Formei em mecânica sim. meu mestrado é na área de sistemas dinâmicos/vibrações.
Por conta da conclusão do curso, do ínicio do mestrado e de alguns consertos que tive que fazer na minha viatura, não pude aproveitar muito o samurai. Então você conhece mais trilhas daqui do que eu, hehehe. Das que listou só fui na taboquinha, além de ter ido assistir as provas do calango trophy 2010 e lagartixa trophy 2011 (dê uma pesquisada no youtube nessas provas, é bem provavel que queira visitar sua irmã na mesma época que ocorrerão as próximas competições).
abraços.
escolheu uma parte complicada pra estudar! hahahaha mas é mto bacana!
ja vi alguns videos das provas mesmo!!! mto boas!!
Abração
mauricio rodrigues
05/05/2011, 16:29
Essa questão de porta malas é bem relativa. Os dois bancos traseiros do Samurai, quando dobrados, revelam um espaço bem generoso para carga.
------------------------
Amigo, desculpa...mas tenho que discordar de vc.
Não existe nada de relativo na capacidade de um porta malas, pois ele é "sempre" medido com os bancos levantados, já que o veículo se dispõe a levar 4 passageiros.
Eu adoro o Samurai, mas a verdade é que o porta malas é praticamente inexistente! Nisso eu tenho saudades do meu velho russo Niva, que transportava a bagagem de 4 pessoas com relativa folga.
abçs
Pedro Bachir
05/05/2011, 17:51
------------------------
Amigo, desculpa...mas tenho que discordar de vc.
Não existe nada de relativo na capacidade de um porta malas, pois ele é "sempre" medido com os bancos levantados, já que o veículo se dispõe a levar 4 passageiros.
Eu adoro o Samurai, mas a verdade é que o porta malas é praticamente inexistente! Nisso eu tenho saudades do meu velho russo Niva, que transportava a bagagem de 4 pessoas com relativa folga.
abçs
Olá! td bom?
concordo com você, mas pelo que eu entendi, o Eduardo quis dizer que pra utilização que algumas pessoas dão é só dobrar os bancos traseiros e pronto... por isso o "relativo" que ele falou...
é exatamente o que acontece comigo, quando vou viajar é só eu e minha namorada, então dobramos os bancos traseiros e vai td ali..
levando em conta a minha utilização e as minhas po$$ibilidades, o samurai é o melhor jipe que existe! hahahaha
Abraço
Eduardo Alemão
05/05/2011, 22:10
Olá! td bom?
concordo com você, mas pelo que eu entendi, o Eduardo quis dizer que pra utilização que algumas pessoas dão é só dobrar os bancos traseiros e pronto... por isso o "relativo" que ele falou...
é exatamente o que acontece comigo, quando vou viajar é só eu e minha namorada, então dobramos os bancos traseiros e vai td ali..
levando em conta a minha utilização e as minhas po$$ibilidades, o samurai é o melhor jipe que existe! hahahaha
Abraço
Isso.
Pensa no volume de carga que dá pra colocar ali com os bancos dobrados. É bastante coisa.
JEFFCATUNDA
05/05/2011, 22:14
Isso.
Pensa no volume de carga que dá pra colocar ali com os bancos dobrados. É bastante coisa.
Caso seja nacessário, estude a possibilidade de retirar os bancos traseiros, em eventuais necessidades de maior carga.... isso libera um espaço enorme... Fazemos isso quando vamos em duplas em expedições de Troller... Cabe um mundo de coisas...
mauricio rodrigues
06/05/2011, 07:05
Olá! td bom?
é exatamente o que acontece comigo, quando vou viajar é só eu e minha namorada, então dobramos os bancos traseiros e vai td ali.
Abraço
-----------------------------
Caros amigos, o que eu estou querendo dizer é que o espaço chamado de "porta malas" é aquele que fica atrás do banco traseiro.
É lógico que há sempre possibilidade de se rebater os bancos, mas ai é uma adaptação para determinada situação.....mas não dá pra chamar de porta malas.
Mas vamos deixar essa história pra lá.................o que interessa mesmo é que nossos Samucas são dão alegrias...rsssss
O meu por sinal é azul metal top, igual o do Eduardo.
Abçs
Isso.
Só não esquecer do limite de 250 kg. Esta é a capacidade de carga adicional do samuka.
Eduardo Alemão
06/05/2011, 20:05
O que não é legal é dar a impressão aos futuros compradores de Samurai de que não dá pra carregar nada nele.
Mas tava me dando conta de que na maior parte do tempo meu carro fica com um dos bancos dobrados e outro não, configuração excelente pra mim. No espaço do banco dobrado coloco tripés e demais tralhas grosseiras. No outro banco vão câmeras e lentes (numa mochila, claro). Esse esquema pra mim é super prático pois em segundos consigo trocar lentes e demais acessórios da dâmera e esses viajam no maior conforto!
Também utilizo um dos bancos traseiros sempre rebatido - de preferência o que fica atrás do banco do motorista. Assim, acomodo as bagagens mais "grosseiras" no vão livre, e ainda me sobra capacidade para um eventual (e transitório) 3º passageiro, já que sempre viajamos apenas eu e a namorada (ou só eu).
Essa questão dos 250 Kg adicionais, eu não entendí bem. Adicional, além dos 4 ocupantes? Hehehehehe... não entendí.
OBS - Estou planejando uma mini expedição ao interior do Estado durante minhas férias - eu, o Samurai, a barraca de acampar, o caiaque e a bicicleta. O que vai me render belas fotos também. Vou ver como instalar mangueiras nos respiros das caixas e diferenciais, e adquirir - ao menos - 02 pneus cross.
Abração amigos!
Boa noite companheiros,
Desculpem a intromissão no tópico, mas acompanho ele desde o início, assim como vários outros da Suzuki.
Tentarei ser breve: recentemente adquiri um Jimny, adoro ele pela sua proposta, pelos seus 41 anos de estrada e por manter sua proposta inicial, de ser um jipe leve e versátil. Vi que alguns no fórum segregam o Jimny do Samurai. Realmente tem muitas diferenças entre eles, mas, na essência, eu considero o mesmo veículo.
Gostaria de parabenizar a todos vocês "corajosos" que se arriscaram, compraram e estão felizes com seus respectivos Samurais, assim como eu estou muito feliz com o meu Jimny. Aprendi com vocês sobre o verdadeiro espírito dos Samurais, que é uma outra concepção de se guiar o veículo, sem pressa, sem stress, num jipe valente e... honesto, que acho que é o melhor adjetivo ao Samurai/Jimny.
Feitas as apresentações, agora deixo minha colaboração: também deixo o encosto do banco atrás do motorista deitado na maior parte do tempo, inclusive comentei isso num outro posto, em outro tópico. Ainda usei muito pouco, mas por enquanto, a capacidade de carga não me desapontou.
Ah, acho que a capacidade de carga do Samurai é de 250Kg, porque do Jimny é 330...
Abraços!
Drummond
06/05/2011, 22:16
Fala galera,
O meu tiro um dos bancos traseiros dependendo do rolê, p isso se solta dois parafusos 12mm. Assim cabe bastante coisas (caixa de ferramentas, manílha, patesca, isopor c bebidas...) e mais um terceiro passageiro (meu filho 8 anos).
Quanto a pneus vale lembrar q veículos 4x4 tem q ter os 4 pneus sempre identicos, caso contrário é PT na T-Case ou planetárias.
Abs
DMD
Eduardo Alemão
07/05/2011, 09:51
Só não esquecer do limite de 250 kg. Esta é a capacidade de carga adicional do samuka.
Essa recomendação parece ser séria. Os caras se deram até o trabalho de colocar aquele adesivo na porta. No meu entendimento os 250kg se referem a carga total embarcada, incuindo motora e passageiros.
Pedro Bachir
07/05/2011, 10:31
Essa recomendação parece ser séria. Os caras se deram até o trabalho de colocar aquele adesivo na porta. No meu entendimento os 250kg se referem a carga total embarcada, incuindo motora e passageiros.
o meu com 2 passageiros no banco de tras fica dando fim de curso em qualquer pancadinha e a traseira fica bem baixa... hahahah
acho que junta molas ja cançadas com baixa capacidade de carga mesmo.... se não fosse assim ele seria muito duro sem carga...
Abraços!
Drummond
07/05/2011, 11:22
Pedro se suas molas são originais podem estar cansadas, se é paralela pode estar mole mesmo, isso q vc discreveu ñ pode ocorrer em veículo nenhum, é sintoma de mola cansada ou amortcedor estourado.
Abs
DMD
JEFFCATUNDA
07/05/2011, 11:48
Algumas observações.
- Até 95 o Samurai é licenciado para levar 5 passageiros.
- A referência de 250 kg se refere a carga adicional, isso é, a capacidade de REBOQUE da viatura...
Algumas observações.
- Até 95 o Samurai é licenciado para levar 5 passageiros.
- A referência de 250 kg se refere a carga adicional, isso é, a capacidade de REBOQUE da viatura...
Grande "Jeff"!
Agora sim entendí a questão dos 250Kg adicionais! Obrigado mesmo pela colaboração!
OBS: Drummond, pensando bem na questão da T-case, vou me esforçar (R$, R$, R$... rsrsrsrs) para adquirir 04 pneus cross então (ao invés de "ao menos" 02)! Valeu!
Lembrem-se: sou do time dos apaixonados pelo Samurai. Se pudesse ter outro jipe, talvez optasse pelo resistente Toyota Bandeirante (curto) - mas sou Samurai desde pequeno!!! kkkkkkkkkkkkkk.
Abração Galera!
Drummond
07/05/2011, 18:56
Jeff o meu no documento consta 5 lugares, mas isso é coisa de importador esperto q faz o cadastro do veículo junto ao Detrans, pois ñ existem cinco lugares nem cinco cintos de segurança. E esses 250kg de carga ñ é de arrasto ñ (reboque) no meu consta no manual 450kg p reboque de Treiler equipado ou ñ com freio. Sendo assim tudo leva a crer q 250kg é o peso dentro do carro e mais 450kg de arrasto.
Abs
DMD
JEFFCATUNDA
08/05/2011, 21:59
Jeff o meu no documento consta 5 lugares, mas isso é coisa de importador esperto q faz o cadastro do veículo junto ao Detrans, pois ñ existem cinco lugares nem cinco cintos de segurança. E esses 250kg de carga ñ é de arrasto ñ (reboque) no meu consta no manual 450kg p reboque de Treiler equipado ou ñ com freio. Sendo assim tudo leva a crer q 250kg é o peso dentro do carro e mais 450kg de arrasto.
Abs
DMD
Drumont.
O meu tem 5 cintos (95 JXi) e o banco não é bipartido, e se for carga interna, seriam 5 pass. de até 50 kg?
Só no Japão mesmo... heheheheheh
Se não é carga de reboque é de carga no teto, dentro é que não é...
Outra... 450 kg é mais da metade do peso do bixim.....
Drummond
08/05/2011, 22:09
Não discorde de vc ñ, mas está no manual q tenho aqui (se quiserem posso escanear e postar aqui)... O meu 97 é bipartido e só cabem dois atras, uma terceira pessoa ficaria sem cinto e os demais sentariam em cima da volta do para-lama.
Abs
DMD
Drumont.
O meu tem 5 cintos (95 JXi) e o banco não é bipartido, e se for carga interna, seriam 5 pass. de até 50 kg?
Só no Japão mesmo... heheheheheh
Se não é carga de reboque é de carga no teto, dentro é que não é...
Outra... 450 kg é mais da metade do peso do bixim.....
Eduardo Alemão
09/05/2011, 18:47
Manual dos helicoidais, capitulo 7-1 :
http://www.eduardoaigner.com.br/outros/Suzuki/450kg_Samurai.png
Drummond
09/05/2011, 19:36
Pois é, mas na prática acho muito pouco provável essa possibilidade, 450kg é muito p um Samurai, imagine arrancar em uma ladeira, só se usar a reduzida.
Abs
marcus.augusto
09/05/2011, 22:45
Pois é, mas na prática acho muito pouco provável essa possibilidade, 450kg é muito p um Samurai, imagine arrancar em uma ladeira, só se usar a reduzida.
Abs
Fato. Puxar 450km numa subida iria destruir a embreagem na arrancada... com reduzida daria, mas ninguém anda de low no asfalto e utilizando apenas a segunda marcha... Por experiência própria em trilhas afirmo que tranco a gente consegue dar em qualquer carro, por exemplo Troller, mas puxá-lo ladeira acima só se tiver usando um guincho e com o carro estacionado.
cacanakagi
10/05/2011, 08:53
Não discorde de vc ñ, mas está no manual q tenho aqui (se quiserem posso escanear e postar aqui)... O meu 97 é bipartido e só cabem dois atras, uma terceira pessoa ficaria sem cinto e os demais sentariam em cima da volta do para-lama.
Abs
DMD
O 97 é helicoidal portanto mais macio e com probabilidade maior de dar final de curso... o meu dependendo do local, dava final de curso sem ninguém sentado atrás....
O 95 é feixe e um pouco mais duro tendo uma capacidade um pouco maior de peso na minha opinião...
andre veiga
10/05/2011, 09:54
O 97 é helicoidal portanto mais macio e com probabilidade maior de dar final de curso... o meu dependendo do local, dava final de curso sem ninguém sentado atrás....
O 95 é feixe e um pouco mais duro tendo uma capacidade um pouco maior de peso na minha opinião...
Isso então é fato? em todos acontece isso mesmo?
Estava chateado pois tirei um par de amort. (diant. kombi) que davam final tanto fechados quanto abertos, um deles até estourou, agora coloquei uns maiores (tras. kombi), mas apesar de faltar muito para dar final quando abertos, fechados dão sempre...
Não uso os bancos traseiros - 2 pequenos, definitivamente para 2 "crianças" jamais 03 adultos - ali atrás vai pneu, ferramentas e etc, portanto "não tem peso". ainda assim bate fim de curso qdo fecham...
Estava chateado pois tirei um par de amort. (diant. kombi) que davam final tanto fechados quanto abertos, um deles até estourou, agora coloquei uns maiores (tras. kombi), mas apesar de faltar muito para dar final quando abertos, fechados dão sempre...
Não uso os bancos traseiros - 2 pequenos, definitivamente para 2 "crianças" jamais 03 adultos - ali atrás vai pneu, ferramentas e etc, portanto "não tem peso". ainda assim bate fim de curso qdo fecham...
Olá.
Estava com situação semelhante. Meu Samuka está com SPOA e Jumelo Articulado, e o amortecedor dianteiro (traseiro de Omega ou Suprema...) dava fim de curso fácil no fechamento (parecia carro rebaixado) e sobrava na abertura. Resolvi da seguinte forma:
- Tirei todos os amortecedores (dianteiro e Traseiro);
- Fui numa rampa e fiz o "X" na suspensão (veja meu Avatar);
- Com uma trena, peguei a maior medida aberta e a maior medida fechada, tanto na frente quanto atrás;
- Fui no catálogo, e comprei os amortecedores que mais se adequaram. No meu caso, na dianteira o que ficou melhor foi o do traseiro do Monza (poderia ser o do Kadett também). Ficou ótimo, pois aproveita todo o curso incluindo o jumelo articulado. E não ficou mole, pois o samuka é muito leve. Na traseira não achei outra opção e acabou ficando os que estavam, os traseiros da ranger, que dão certo no curso mas ficam um pouco duro.
Abraço
Pedro Bachir
10/05/2011, 14:18
Pedro se suas molas são originais podem estar cansadas, se é paralela pode estar mole mesmo, isso q vc discreveu ñ pode ocorrer em veículo nenhum, é sintoma de mola cansada ou amortcedor estourado.
Abs
DMD
Olá Drummond,
eu acho que junta todos os fatores, com 4 pessoas no jipe passa fácil dos 250 kg que é o máximo, os meus amortecedores estão bons mas não são pressurizados e com certeza as molas ja estão um pouco cançadas, é um carro de 97...
Além do mais ja vi muitos donos de samurai reclamarem do fim de curso na suspensão traseira mesmo, intão acho que até certo ponto é característica do carro também.
Segue anexo uma imagem do meu samuca com 4 pessoas..
Fala André!! td tranquilo?
o meu é mais ou menos assim tb, mas com amortecedores pressurizados com certeza melhora um pouco! esses que vc vem usando são convencionais né?!
"Os amortecedores mais comuns são os apenas hidráulicos e os pressurizados, que são como os hidráulicos mas com a adição de um gás ao óleo interno. O gás visa a evitar o fenômeno da cavitação, a formação de bolhas que prejudica a fluidez do óleo, comum em situações de maior exigência -- como o tráfego prolongado por pisos irregulares. É nessa situação que os pressurizados apresentam maior vantagem, mas eles também adicionam ligeira carga às molas, tornando o carro mais firme em curvas." Fonte: Best cars web site
Olá.
Estava com situação semelhante. Meu Samuka está com SPOA e Jumelo Articulado, e o amortecedor dianteiro (traseiro de Omega ou Suprema...) dava fim de curso fácil no fechamento (parecia carro rebaixado) e sobrava na abertura. Resolvi da seguinte forma:
- Tirei todos os amortecedores (dianteiro e Traseiro);
- Fui numa rampa e fiz o "X" na suspensão (veja meu Avatar);
- Com uma trena, peguei a maior medida aberta e a maior medida fechada, tanto na frente quanto atrás;
- Fui no catálogo, e comprei os amortecedores que mais se adequaram. No meu caso, na dianteira o que ficou melhor foi o do traseiro do Monza (poderia ser o do Kadett também). Ficou ótimo, pois aproveita todo o curso incluindo o jumelo articulado. E não ficou mole, pois o samuka é muito leve. Na traseira não achei outra opção e acabou ficando os que estavam, os traseiros da ranger, que dão certo no curso mas ficam um pouco duro.
Abraço
Olá Marcion,
eu fiz isso no meu helicoidal original na traseira, vou passar o valor pra todos que serve de referência:
Samurai helicoidal (>96)
Amortecedor dianteiro original:
Aberto – 430 mm
Fechado – 290 mm
Amortecedor traseiro original:
Aberto – 420 mm
Fechado – 265 mm
Dimensões medidas para a traseira (samurai 97/98 original)
Aberto (até a roda sair do chão) – 380 mm
Fechado (até o eixo encostar no batente) – 290 mm
Possíveis substitutos para a traseira:
Código Origem Aplicação Aberto Fechado
27017 BRA Fiat - Pick-up / Fiorino / Furgão 430 265
27253 BRA GM - Montana 428 277
27054 BRA GM - Corsa 439 275
O da fiorino não da certo porque tem um olhal deslocado para o lado. O da pick-up corsa usa parafusos de fixação de medidas diferentes do samuca (um é M10 e o outro M12), mas mesmo assim acho o melhor de se adaptar. É só fazer novas buchas de PU ou mudar o tubinho de ferro que pega no parafuso... Em breve vou tentar e posto aqui o que deu...
Abraços
Olá Drummond,
eu acho que junta todos os fatores, com 4 pessoas no jipe passa fácil dos 250 kg que é o máximo, os meus amortecedores estão bons mas não são pressurizados e com certeza as molas ja estão um pouco cançadas, é um carro de 97...
Além do mais ja vi muitos donos de samurai reclamarem do fim de curso na suspensão traseira mesmo, intão acho que até certo ponto é característica do carro também.
o meu é mais ou menos assim tb, mas com amortecedores pressurizados com certeza melhora um pouco! esses que vc vem usando são convencionais né?!
"Os amortecedores mais comuns são os apenas hidráulicos e os pressurizados, que são como os hidráulicos mas com a adição de um gás ao óleo interno. O gás visa a evitar o fenômeno da cavitação, a formação de bolhas que prejudica a fluidez do óleo, comum em situações de maior exigência -- como o tráfego prolongado por pisos irregulares. É nessa situação que os pressurizados apresentam maior vantagem, mas eles também adicionam ligeira carga às molas, tornando o carro mais firme em curvas." Fonte: Best cars web site
Olá Marcion,
eu fiz isso no meu helicoidal original na traseira, vou passar o valor pra todos que serve de referência:
Samurai helicoidal (>96)
Aberto – 430 mm
Fechado – 290 mm
Aberto – 420 mm
Fechado – 265 mm
O da fiorino não da certo porque tem um olhal deslocado para o lado. O da pick-up corsa usa parafusos de fixação de medidas diferentes do samuca (um é M10 e o outro M12), mas mesmo assim acho o melhor de se adaptar. É só fazer novas buchas de PU ou mudar o tubinho de ferro que pega no parafuso... Em breve vou tentar e posto aqui o que deu...
Abraços
Olá Pedro
Passando a minha experiência, lembrando que o meu é 95, portanto feixe de molas, e está com jumelo articulado da RC4x4.
Estava na frente com o amortecedor traseiro do Ômega (curso de 380mm fechado e 670mm aberto) cheguei a quebrar dois suportes inferiores porque o fim de curso estava dando direto no amortecedor (o Samuka mais parecia um carro rebaixado) com pouco curso de fechamento. Soltei todos os amortecedores e fui a uma rampa fazer o X na suspensão para ver o curso disponível pela suspensão aberta e fechada.
Resultado: 360 mm fechado e 550 aberto (sem os amortecedores, somente com o curso das molas) parado, ou seja, sem considerar variação de curso por uma eventual movimentação dinâmica da suspensão.
Adotei o amortecedor traseiro do Monza acima do ano 90 (331mm x 566mm) e o Samuka ficou ótimo. Absorve bem as irregularidades e está com todo o curso disponível que o Jumelo articulado oferece. Paguei R$ 190 o par, instalado, marca Monroe. Só precisou trocar a borracha do olhal inferior, pois o furo era muito pequeno.
Fica a dica. Me parece que haviam outros colegas com o mesmo problema. As outras opções seriam: Traseiro do Kadett - 341x 579 mm, ou o traseiro da Suprema - 322 x 544 mm.
Na traseira, não achei opção melhor que o traseiro da Ranger. O ideal seria achar o de um carro mais leve.
Meu Samurai não possui nenhum "levante" de suspensão, mas - contrariando sugestões dos mais experientes - recondicionei os amortecedores e coloquei um jogo de molas do Logus. Ganhei um "plus" na altura e... até aqui, não tenho do que reclamar!
Foto:
http://img98.imageshack.us/img98/6817/cpiadedsc04973.jpg
Abração!
Pedro Bachir
27/06/2011, 09:12
Olá Drummond,
Olá Marcion,
Samurai helicoidal (>96)
Aberto – 430 mm
Fechado – 290 mm
Aberto – 420 mm
Fechado – 265 mm
Abraços
Olá pessoal,
instalei os amortecedores pressurizados da pick-up corsa esse final de semana, ficou 100%! passei rapido por quebra-molas, fiz uma trilhinha e não deu fim de curso hora nenhuma... muito bom o resultado...
pra instalar foi só aumentar o furo da bucha de metal na fixação inferior (passar pra 12 mm) e trocar a bucha no superior (furo de 16 mm).
Paguei R$184,00 no par de monroe gas premium gold...
Abraços
Olá pessoal,
instalei os amortecedores pressurizados da pick-up corsa esse final de semana, ficou 100%! passei rapido por quebra-molas, fiz uma trilhinha e não deu fim de curso hora nenhuma... muito bom o resultado...
pra instalar foi só aumentar o furo da bucha de metal na fixação inferior (passar pra 12 mm) e trocar a bucha no superior (furo de 16 mm).
Abraços
Pedro,
Tô querendo fazer um lift de suspensão de umas 2" no mesmo esquema dos japoneses (molas e amortecedores maiores, bucha do link não concentrica pra corrigir o caster, etc) (ver fotos).
http://www.moto-rage.co.jp/product/partslist/suzuki/jimny/image/039.jpg
http://img4.blogs.yahoo.co.jp/ybi/1/45/04/taimaemiko/folder/1510928/img_1510928_61299343_7?1276320688
Você tem aí os catálogos pra eu pesquisar as molas e amortecedores que mais se adequarão?
Valeu
Pedro Bachir
28/06/2011, 14:40
Pedro,
Tô querendo fazer um lift de suspensão de umas 2" no mesmo esquema dos japoneses (molas e amortecedores maiores, bucha do link não concentrica pra corrigir o caster, etc) (ver fotos).
http://www.moto-rage.co.jp/product/partslist/suzuki/jimny/image/039.jpg
Você tem aí os catálogos pra eu pesquisar as molas e amortecedores que mais se adequarão?
Valeu
olá Neilson! td tranquilo?
que bacana essa bucha não concêntrica em?! Com certeza não é a melhor solução mas eu imagino que pra lifts de até umas 2" resolva bem! eu não conhecia não!
tem algum lugar falando mais detalhadamente dessa bucha?
Quanto aos catálogos eu tenho só o de amortecedores da Monroe, com as dimensões aberto e fechado. Enviei em anexo!
Quanto às molas eu acho que o melhor é mandar fazer mesmo, porque você consegue manter a constante original. Estou montando uma planilha pra dimensioná-las.
Abraço!
olá Neilson! td tranquilo?
que bacana essa bucha não concêntrica em?! Com certeza não é a melhor solução mas eu imagino que pra lifts de até umas 2" resolva bem! eu não conhecia não!
tem algum lugar falando mais detalhadamente dessa bucha?
Quanto aos catálogos eu tenho só o de amortecedores da Monroe, com as dimensões aberto e fechado. Enviei em anexo!
Quanto às molas eu acho que o melhor é mandar fazer mesmo, porque você consegue manter a constante original. Estou montando uma planilha pra dimensioná-las.
Abraço!
Eu também não conhecia até pouco tempo...tava pesquisando em uns sites japoneses e vi os kits que eles usam, mas não vi muita informação técnica a respeito. Só procurar por suzuki jimny JA22 ou JA12, que é o nosso samurai. Abuse também do tradutor do google português/japonês ou inglês/japonês que você encontra bastante coisa.
Esses kits também são usados pros jimnys mais novos, dá uma olhada nesse lift:
http://blogs.yahoo.co.jp/taimaemiko/61299343.html (http://blogs.yahoo.co.jp/taimaemiko/61299343.html)
Concordo que não deve ser a melhor opção. O ideal mesmo seria a troca do link, ma$...
Tô pensando em comprar uns tarugos de PU e fazer eu mesmo essas buchas nos tornos da facul, mas antes tenho que definir as molas e amortecedores que usarei
Outra coisa que eles usam é uma especie de calço pra barra estabilizadora pra manter a geometria, tipo esse:
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRYwpjx-PWZuhImNix8_c0VkaZc2R8pqwpcLjE10M7t68nmnzyR
Valeu pelo catálogo
Lucas Kta
30/06/2011, 13:39
Olá pessoal,
Abraços
Pedro,
ficou bom mesmo!? quanto ficou a brincadeira toda!? outra coisa, vc trocou os quatro ou somente 2?
Eduardo Alemão
01/07/2011, 08:43
E ai pessoal, alguém?!?!
Compro/troco ponteiras/frisos Suzuki Samurai 1998/99 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/compram-se-pecas-e-acessorios/92310-compro-troco-ponteiras-frisos-suzuki-samurai-1998-99-a.html)
abz
Alemão
Pedro Bachir
05/07/2011, 20:01
Eu também não conhecia até pouco tempo...tava pesquisando em uns sites japoneses e vi os kits que eles usam, mas não vi muita informação técnica a respeito. Só procurar por suzuki jimny JA22 ou JA12, que é o nosso samurai. Abuse também do tradutor do google português/japonês ou inglês/japonês que você encontra bastante coisa.
Esses kits também são usados pros jimnys mais novos, dá uma olhada nesse lift:
http://blogs.yahoo.co.jp/taimaemiko/61299343.html (http://blogs.yahoo.co.jp/taimaemiko/61299343.html)
Concordo que não deve ser a melhor opção. O ideal mesmo seria a troca do link, ma$...
Tô pensando em comprar uns tarugos de PU e fazer eu mesmo essas buchas nos tornos da facul, mas antes tenho que definir as molas e amortecedores que usarei
Outra coisa que eles usam é uma especie de calço pra barra estabilizadora pra manter a geometria, tipo esse:
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRYwpjx-PWZuhImNix8_c0VkaZc2R8pqwpcLjE10M7t68nmnzyR
Valeu pelo catálogo
mto bacana o link! uma coisa que tem que ficar atento na hora de fazer as buchas é não fazer os furos das duas buchas na mesma distância em relação ao centro, porque senão elas podem girar... eu diria até que o ideal seria manter uma das buchas com o furo no centro mesmo...
como o trabalho da nossa suspensão depende muito da torção das buchas, eu receio que uma de PU igual essa da foto trave um pouco (não pelo fato de serem de PU). As originais tem até um circulo mais fundo justamente pra diminuir um pouco a rigidez delas.
fazer as buchas é bem tranquilo mesmo, só um torno e uma furadeira de bancada resolvem, quanto ao resultado (principalmente torção) eu acho que só testando mesmo... hahahaha
ja que estamos falando de suspensão e vc tocou na barra estabilizadora, eu to querendo é arrancar ela fora mesmo, eu tava acostumado com o willys ae essa falta de curso do samurai ta me matando de raiva... amanha vou testar o curso com e sem ela pra comparar a diferença... o que vier é lucro... não passo de 80 km/h mesmo....
ae a trilha que fiz no final de semana e os X:
YouTube - ‪2º Encontro de jipeiros de Barroso - MG‬‏ (http://www.youtube.com/watch?v=Mwezzflf4jk)
Pedro Bachir
05/07/2011, 20:09
Pedro,
ficou bom mesmo!? quanto ficou a brincadeira toda!? outra coisa, vc trocou os quatro ou somente 2?
fala lucas! td tranquilo?
eu gostei muito do resultado, quando esta com 2 pessoas no carro não deu fim de curso hora nenhuma e com 3 pessoas da muito de vez enquando... em costeletas o jipe está saindo menos de lado tb...
em relação aos amortecedores convencionais melhorou di mais!!
no total eu gastei R$206,00 preço do amortecedor a vista no boleto mais frete: Amortecedor GM Corsa Pick-up 1995 at 2003 Traseiro Monroe Gs Premium Gold 27054 - WOLLOKO - Acessorios para Carro e Tuning (http://www.wolloko.com.br/wolloko/interface/product.asp?template_id=3&old_template_id=&partner_id=2&departamento=SUSPENSaO&produto=Amortecedor-GM-Corsa-Pick-up-1995-ate-2003-Traseiro-Monroe-Gas-Premium-Gold-27054&dept_id=2010&pf_id=MRO_27054)
eu troquei só os traseiros, os dianteiros foram trocados a uns 8000 km atraz por originais e estão funcionando perfeitamente...
Abraço
Lucas Kta
05/07/2011, 20:41
show...vou anotar aqui.. vlw o endereço...
fala lucas! td tranquilo?
eu gostei muito do resultado, quando esta com 2 pessoas no carro não deu fim de curso hora nenhuma e com 3 pessoas da muito de vez enquando... em costeletas o jipe está saindo menos de lado tb...
em relação aos amortecedores convencionais melhorou di mais!!
no total eu gastei R$206,00 preço do amortecedor a vista no boleto mais frete: Amortecedor GM Corsa Pick-up 1995 at 2003 Traseiro Monroe Gs Premium Gold 27054 - WOLLOKO - Acessorios para Carro e Tuning (http://www.wolloko.com.br/wolloko/interface/product.asp?template_id=3&old_template_id=&partner_id=2&departamento=SUSPENSaO&produto=Amortecedor-GM-Corsa-Pick-up-1995-ate-2003-Traseiro-Monroe-Gas-Premium-Gold-27054&dept_id=2010&pf_id=MRO_27054)
eu troquei só os traseiros, os dianteiros foram trocados a uns 8000 km atraz por originais e estão funcionando perfeitamente...
Abraço
marcus.augusto
06/07/2011, 09:46
Que trilha foi essa, parece bacana!
mto bacana o link! uma coisa que tem que ficar atento na hora de fazer as buchas é não fazer os furos das duas buchas na mesma distância em relação ao centro, porque senão elas podem girar... eu diria até que o ideal seria manter uma das buchas com o furo no centro mesmo.
como o trabalho da nossa suspensão depende muito da torção das buchas, eu receio que uma de PU igual essa da foto trave um pouco (não pelo fato de serem de PU). As originais tem até um circulo mais fundo justamente pra diminuir um pouco a rigidez delas.
fazer as buchas é bem tranquilo mesmo, só um torno e uma furadeira de bancada resolvem, quanto ao resultado (principalmente torção) eu acho que só testando mesmo... hahahaha
Cheguei à mesma conclusão...jah até havia decidido fazer só em uma das buchas mesmo. Vou fazer uns cálculos e ver quanto consigo de correção...se for o caso, faço a outra bucha também não concentrica, mas com distância do furo diferente.
Depois de algumas pesquisas na internet, fiquei tranquilo em relação ao uso dessas buchas, que também são usadas em vários veículos que usam o mesmo tipo de link do samurai e são produzidas por marcas conceituadas, como Iron Man e Old Man.
Olha só que interessante essas aqui da Iron Man, configurável para três ângulos de caster:
http://www4x4superstorecomau.shop033.com/resources/D3/13011/Image/polyurethane_aocb.jpg
ja que estamos falando de suspensão e vc tocou na barra estabilizadora, eu to querendo é arrancar ela fora mesmo, eu tava acostumado com o willys ae essa falta de curso do samurai ta me matando de raiva... amanha vou testar o curso com e sem ela pra comparar a diferença... o que vier é lucro... não passo de 80 km/h mesmo....
YouTube - ‪2º Encontro de jipeiros de Barroso - MG‬‏ (http://www.youtube.com/watch?v=Mwezzflf4jk)
Fantástica essa trilha hein...vcs estão bem servidos. O samurai fez bonito demais.
Percebi em alguns pontos a falta de curso na dianteira em alguns trechos do seu vídeo...acho que não terá grandes problemas se retirar a barra estabilizadora. Eu não tiro a minha pois uso meu carro no dia a dia e ando bastante no asfalto, aí prefiro deixar com a barra por enquanto. Depois testo pra ver como fica e estabilidade.
Decidi que vou trocar minhas molas e amortecedores traseiros...vou usar uma receita que achei por aqui: Molas traseiras de Gol BX na dianteira e molas traseiras de Apollo/Verona da traseira com amortecedores da Kombi Clipper ou Ipanema. Com isso vou conseguir um lift de 1,5". Vou checar se sua dica de usar os amortecedores da pick-up corsa funcionarão pra mim. Os amortecedores dianteiros vou esperar um pouco. Meu filho nasce em novembro, aí preciso economizar pra comprar fraldas, etc. hehehe
Abraços
Pedro Bachir
06/07/2011, 19:46
show...vou anotar aqui.. vlw o endereço...
precisando estamos ae! :concordo:
Que trilha foi essa, parece bacana!
essa trilha foi em Barroso, 30 km daqui de são joão del rei.. esse troller amarelo e o samuca com gaiola externa são dae de bh, vc deve conhecer eles... teve mto boa a trilha!
Pedro Bachir
06/07/2011, 20:20
Cheguei à mesma conclusão...jah até havia decidido fazer só em uma das buchas mesmo. Vou fazer uns cálculos e ver quanto consigo de correção...se for o caso, faço a outra bucha também não concentrica, mas com distância do furo diferente.
Depois de algumas pesquisas na internet, fiquei tranquilo em relação ao uso dessas buchas, que também são usadas em vários veículos que usam o mesmo tipo de link do samurai e são produzidas por marcas conceituadas, como Iron Man e Old Man.
Olha só que interessante essas aqui da Iron Man, configurável para três ângulos de caster:
http://www4x4superstorecomau.shop033.com/resources/D3/13011/Image/polyurethane_aocb.jpg
Fantástica essa trilha hein...vcs estão bem servidos. O samurai fez bonito demais.
Percebi em alguns pontos a falta de curso na dianteira em alguns trechos do seu vídeo...acho que não terá grandes problemas se retirar a barra estabilizadora. Eu não tiro a minha pois uso meu carro no dia a dia e ando bastante no asfalto, aí prefiro deixar com a barra por enquanto. Depois testo pra ver como fica e estabilidade.
Decidi que vou trocar minhas molas e amortecedores traseiros...vou usar uma receita que achei por aqui: Molas traseiras de Gol BX na dianteira e molas traseiras de Apollo/Verona da traseira com amortecedores da Kombi Clipper ou Ipanema. Com isso vou conseguir um lift de 1,5". Vou checar se sua dica de usar os amortecedores da pick-up corsa funcionarão pra mim. Os amortecedores dianteiros vou esperar um pouco. Meu filho nasce em novembro, aí preciso economizar pra comprar fraldas, etc. hehehe
Abraços
jeitada de mais essa bucha em?! mto bem bolada....
você ja chegou a pensar qual dureza de PU vai usar? pra carros de rua a turma usa 90 shore A, pra aumentar a torção eu acho que 60 ou 70 shore A deve ficar bacana.... só vai durar um pouco menos que a de 90 shore A...
obrigado pelo elogio! o samuca passou em todos os lugares que os jipes sem bloqueio nos dois eixos passaram, mas ainda não estou 100% satisfeito!
vou testar aqui se sem a barra melhora o curso mesmo e como fica no asfalto... depois coloco os resultados....
[]'s
jeitada de mais essa bucha em?! mto bem bolada....
você ja chegou a pensar qual dureza de PU vai usar? pra carros de rua a turma usa 90 shore A, pra aumentar a torção eu acho que 60 ou 70 shore A deve ficar bacana.... só vai durar um pouco menos que a de 90 shore A...
obrigado pelo elogio! o samuca passou em todos os lugares que os jipes sem bloqueio nos dois eixos passaram, mas ainda não estou 100% satisfeito!
vou testar aqui se sem a barra melhora o curso mesmo e como fica no asfalto... depois coloco os resultados....
[]'s
Pois é...a princípio ia usar a dureza 90, mas agora que me falou que 60 e 70 ficam boas, vou pensar em uma das duas...como eu mesmo vou comprar o tarugo e tornear na facul, faço logo uns três jogos extras.
Quanto ao amortecedor traseiro, vc pensou em usar o traseiro da Courier? tava olhando as medidas dele e me pareceram melhores do que o da Pick-up Corsa? 289mm-451mm da Courier contra 275mm-439mm da Picku-up Corsa. O Rancho do Catálogo da Monroe para Samurai é de 297mm-441mm.
Pedro Bachir
08/07/2011, 19:36
Pois é...a princípio ia usar a dureza 90, mas agora que me falou que 60 e 70 ficam boas, vou pensar em uma das duas...como eu mesmo vou comprar o tarugo e tornear na facul, faço logo uns três jogos extras.
Quanto ao amortecedor traseiro, vc pensou em usar o traseiro da Courier? tava olhando as medidas dele e me pareceram melhores do que o da Pick-up Corsa? 289mm-451mm da Courier contra 275mm-439mm da Picku-up Corsa. O Rancho do Catálogo da Monroe para Samurai é de 297mm-441mm.
eu nunca experimentei não, eu imagino que ficam bons, porque o 90 vai acabar travando os links.... aqui umas tabelas com as propriedades:
http://www.plastmetal.com.br/swf/tabelas/poliuretano.pdf
o 70 parece ser bacana!
esse amortecedor rancho é do samurai feixe!
o helicoidal quando ta no batente da 290 mm de distância, isso quando ta torcido, quando sobe os dois lados por igual da menos ainda...
pra mim que não tenho SL, esse não da, pra vc que vai levantar o jipe eu acho melhor o da courier que o da pick-up corsa mesmo!!! mas eu sugiro aumentar o batente uns 10, 15 mm pra não dar fim de curso no amortecedor.
sem amortecedor o meu dava 290 mm fechado e 380 mm aberto no eixo traseiro, com esses amortecedores pressurizados (que empurram o eixo pra baixo) ta dando 406 mm aberto! ainda tem uma margem boa até os 440 mm dele...
Quanto à barra estabilizadora, eu testei ontem! resultados:
Com a barra:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=301175&d=1310132493
Sem a barra:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=301176&d=1310132493
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=301177&d=1310132493
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=301179&d=1310132493
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=301178&d=1310132493
No final das contas o amortecedor pressurizado aumentou 29% no curso da suspensão traseira e a retirada da barra estabilizadora aumentou 28% no curso da suspensão dianteira! :dance::torcendo:
eu nunca experimentei não, eu imagino que ficam bons, porque o 90 vai acabar travando os links.... aqui umas tabelas com as propriedades:
http://www.plastmetal.com.br/swf/tabelas/poliuretano.pdf
o 70 parece ser bacana!
esse amortecedor rancho é do samurai feixe!
o helicoidal quando ta no batente da 290 mm de distância, isso quando ta torcido, quando sobe os dois lados por igual da menos ainda...
pra mim que não tenho SL, esse não da, pra vc que vai levantar o jipe eu acho melhor o da courier que o da pick-up corsa mesmo!!! mas eu sugiro aumentar o batente uns 10, 15 mm pra não dar fim de curso no amortecedor.
sem amortecedor o meu dava 290 mm fechado e 380 mm aberto no eixo traseiro, com esses amortecedores pressurizados (que empurram o eixo pra baixo) ta dando 406 mm aberto! ainda tem uma margem boa até os 440 mm dele...
Quanto à barra estabilizadora, eu testei ontem! resultados:
Com a barra:
...
Sem a barra:
...
No final das contas o amortecedor pressurizado aumentou 29% no curso da suspensão traseira e a retirada da barra estabilizadora aumentou 28% no curso da suspensão dianteira! :dance::torcendo:
Pedro,
Como ficou a estabilidade no asfalto sem a barra? Sentiu muita diferença?
Acho excelente os resutados que conseguiu com tão pouca modificação.
No mais, valeu pelas dicas. Vou pensar bem antes de comprar as molas, amortecedores e qual PU vou usar. Estou tendendo a usar os 70, mas como nos links traseiros tô usando 90, aí ainda estou em dúvida.
Lucas Kta
11/07/2011, 23:38
meus caros, estou precisando de ajuda com pneus...ganhei uma autorização da patroa para investir em algo mais adequado para o samurai mas estou querendo opiniões....também não vou investir pesado demais. quero algo que seja um meio termo mais pra off-road que asfalto, mas que tb eu possa rodar no asfalto com segurança e sem morrer rápido em um novo jogo. Será meu único pneu, pois vou me desfazer dos outros...como tem muita opção, resolvi pedir a opinião dos srs...
abs
Drummond
12/07/2011, 10:58
Se quer zero km BF Mud. Se for recapado o Armadílho da Colossus Off Road, eu uso esse e rodo a 110km/h na rodovia, em dias de chuva ele ñ escorrega, pois é de borracha macia. Na terra deixa qualquer MUD de linha no chinelo.
Abs
DMD
Lucas Kta
12/07/2011, 11:56
Se quer zero km BF Mud. Se for recapado o Armadílho da Colossus Off Road, eu uso esse e rodo a 110km/h na rodovia, em dias de chuva ele ñ escorrega, pois é de borracha macia. Na terra deixa qualquer MUD de linha no chinelo.
Abs
DMD
vlw Drummond, mas o seguinte, o seu é 31", e vi no site que as medidas disponíveis são R15 - 255/70, 255/75, 265/70, 31, 32". Esse que vc tem precisa adapatar alguma coisa ou cabe direitim? abraço
Eduardo Alemão
12/07/2011, 12:00
Abs
DMD
O BF Mud não é emuito barulhento no asfalto?
marcus.augusto
12/07/2011, 12:11
Esse que vc tem precisa adapatar alguma coisa ou cabe direitim? abraço
Pra usar 31 é bom vc ter no mínimo 2' de lift pro pneu não pegar na lata e ainda é essencial que vc instale uma redução já que as relações são alteradas quando se usa um pneu maior. É bom lembrar que o recape é feito numa carcaça 31, mas a medida pode ser superior a isso dependendo do desenho do pneu e da altura dos gomos... O meu 31 VJ910 era um 32 na verdade... Agora estou rodando de BF MUD, mas gostava muito do desenho anterior - o problema era o peso dos pneus e eram muito agressivos para o eixo original do Samuca, resolvi mudar depois que instalei bloqueios.
Dê uma olhada nos Maxxis, nos BF etc... tem muita opção e vai depender mais do uso do carro.
marcus.augusto
12/07/2011, 12:12
O BF Mud não é emuito barulhento no asfalto?
Nope, e nem alguns desenhos recapados dependendo...
Drummond
12/07/2011, 15:36
Vai um caminhão de dinheiro p caber o 31, rsrsrsrsrsrssssss... O meu tem Lift e Boby Lift, t-case por engrenagem c kit de redução...
Lucas Kta
12/07/2011, 16:47
Vai um caminhão de dinheiro p caber o 31, rsrsrsrsrsrssssss... O meu tem Lift e Boby Lift, t-case por engrenagem c kit de redução...
esquece.....rs...já optei pelo tamanho normal...estou vendo aí o do amigo Pedro Bachir.... 225/75 r15....já tá bão demais! depois a gente investe mais....
Drummond
12/07/2011, 16:50
É um pouco sim, mas nada q tenha falar mais alto ou almentar o volume do som. E o Armadilho por incrível q pareça zunca igual o MUD.
Lucas Kta
12/07/2011, 17:20
É um pouco sim, mas nada q tenha falar mais alto ou almentar o volume do som. E o Armadilho por incrível q pareça zunca igual o MUD.
como assim o armadillo nunca é igual ao MUD? no barulho?
qto a lift, minha viatura tem, acho que de 2", não sei...comprei já estava assim...mas a t-case é original e a redução vai ficar pra mais tarde....
Drummond
12/07/2011, 17:52
Zunca igual, faz barulho igual mesmo tendo o desenho mais agressivo.