Conectar

Ver Versão Completa : Guincho Removivel --> É possível?

Garmin
01/04/2005, 10:05
Pessoal,

Nos "istatis" algumas marcas possuem modelos de guincho que são removíveis... São basicamente um guincho normal elétrico numa plataforma que quando vai ser usada é simplesmente colocada no engate (adapatação na dianteira) e a parte elétrica possui um "plug".

Isto significa ue pode ser instalado na traseira tbm!

Eu tenho um certo interesse por isso....
Estou reformando uma veraneio para viagens e expedições, e não quero ocupar muito epaço na dianteira com guincho por problema de espaço de garagem e tbm porque é um trambolho a mais pra se preocupar.

Minha idéia é ter ele no portamalas e boa! Ele vai ser usado de vez em quando mesmo... e talvez dessa forma, qdo tiver o jipinho denovo, poderei usar no jeep tbm!

Minha pergunta: É possivel a gente pegar um guincho como por exemplo o Work 12000 fazer isto?

Fica uma merda? devo eskecer a idéia?

opniões....opniões....

abraços!
Guilherme ("Garmin")

Beto Lacerda
01/04/2005, 11:09
cara da uma olhada no Trem que Pula do André de BH o guincho dele é removivel , pode ser colocado atraz :shock: , a base é tipo um engate removivel , a instalação do cara é criteriosa da uma olhada http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=3618
[]'s

alex_bmx
01/04/2005, 11:56
tem que ser bem intalado :wink: :idea:

com muita presão pode escapar :evil:

ou até mesmo espanar :evil:

pode acontecer isso :?: :?: :?:

Beto Lacerda
01/04/2005, 12:18
tem que ser bem intalado :wink: :idea:

acho que vc não conhece o carro do André , impressiona pelo criterio nas instalações , o cara é meticuloso :lol: se fizer igual garanto que vai aguentar :wink:
[]'s

Eduardo Velo
01/04/2005, 22:10
Qto pesa a veranosa ???
Dependendo um 8000# dá conta e é menor , pra adaptar fica melhor ...
A principio é possível , um reforço na diant. e tras. entre as 2 longarinas e uma base na frente e outra atras , puxa alimentação 12 v pra tras. com cabo de solda , blz ...

Vai fazer a transamazônica ??? hehehe ...

[]s...

Edintruder
02/04/2005, 14:54
Quando andei olhando uns modelos de guinchos notei que a plataforma da Warn é fixada no veículo de forma idêntica desses engates de reboque da Cheroree, um tubo quadrado de umas 2" de diâmetro e preso por um parafuso que atravessa esse tubo quadrado que pode ser facilmente removido. O sistema de ancoragem dianteiro com esse adaptador de plataforma para guincho para a Ranger, e acredito as demais pick-ups, apresentam esse tubo no centro. Daí é tirar da frente e colocar para trás. No caso da Veraneio é mandar numa serralheria e mandar fazer sob medida. Em preços a melhor opção ainda é falar com o Wallace.

Wallace
04/04/2005, 14:26
Cuidado que estas fixações de engate suportam menos carga que os guinchos normalmente usados.
E cabos longos para alimentar o guincho geram uma grande perda.

Tatão
07/04/2005, 11:56
caro Garmin, voce pode minimizar as perdas de amperagem quando usar o guincho na traseira colocando uma bateria estepe no porta malas. aqui na oficina nós fazemos muito isso quando os "boy" colocam um monte de amplificador de potencia para o som e a bateria original num guenta nem meia hora com o som ligado estando o motor parado.
o sistema que a gente faz aqui usa um rele para quando o motor esta parado o som só puxa carga da bateria traseira, quando ce funciona o carro o rele acopla e o alternador carrega as duas baterias.
não seria seu caso, acho que seria mais pratico para vc usar uma chave geral...

tentando ajudar...

andre
07/04/2005, 18:00
Caro colega, como o Beto mesmo disse, tenho e uso tanto no carro de competição quanto na minha land, é simplesmente 10, facilita em tudo, manutenção, podes removê-lo na cidade e gradar p/ não ficar tomando sol nem poeira, o uso na traseira pode te livrar de situações complicadas e fica mais fácil ajudar os outros também.
Obviamente os suportes são super reforçados e dimensionados para uma carga muito maior. não aconselharia como o wallace falou a colocação nesses engates que a gente vê por aí. A instalação tem que ser muito bem feita, uso tomadas industriais que são caras mas suportam a alta amperagem .

Eduardo Chaves
07/04/2005, 18:24
André,

Vc poderia arrumar umas fotos da instalação dos suportes, dos reforços extras e dessa tomada industrial ???
Os suportes podem ser adquiridos prontos e só caprichar na instalação ou o ideal é confeccioná-los tb ??

Vejo tb como "A" grande vantagem nesta instalação, que em nenhum momento na trilha seus ângulos de ataque ou saída fiquem prejudicados pelo guincho...

O Engesa que por natureza tem 74o de ataque, com pneus maiores e o parachoque no limite da longarina, vai dar quase 90o :shock:

Claro pessoal que estou exagerando, não critiquem... :wink:

[]'s interessados, pelo menos os suportes dá pra fazer agora $$$... hehehe...

Wallace
08/04/2005, 07:49
Acho que na trilha vai precisar andar com o guincho instalado, pois dependendo de onde ficar pode não conseguir colocar o guincho na hora.

andre
08/04/2005, 08:54
Não dá pra fazer sem ter o carro, tem que reforçar tudo e ver como se faz a fixação para cada modelo. Só com o carro . no meu site tem umas fotos do J e da Land pode dar uma olhada www.worldscap.com.br

equipeminas4x4
08/04/2005, 12:48
O André até que faz umas coisinhas meia boca..... :lol: :lol: :lol: :lol: To brincando pessoal, pode levar na World Scap que o serviço é profissional, recursos de primeiro mundo como a dobradeira de tubos, que ajudou o Kalango a vencer a prova de SP, pois foi lá que dobrei os links da suspensão e suporte da full-hidro, solda MIG, etc, etc, etc.

[]´s... agradecendo o apoio da World Scap para o Kalango na prova de SP.

Eduardo Chaves
08/04/2005, 13:46
Wallace,

Concordo contigo, porém, quase sempre conseguimos prever qual obstáculo o guincho vai ser necessário, nestes casos, instala antes... :wink:

E mesmo assim corre-se o risco sim de sermos pegos numa situação em que vamos pensar "-Krai... o Wallace tinha razão... :evil: "

Valews André e Marcel...

Pra ser bastante sincero, minha opção sempre foi o mecânico por existir um modelo que se encaixa entre as longarinas do Engesa e mantém o ângulo de ataque original, mas com esta opção de instalação, o elétrico entra no páreo...

[]'s...

Felipe
11/05/2005, 20:55
andre,

Quanto morre uma adaptação dessa para um willys?

Rogério Tortato
14/05/2005, 10:36
como vão?

pessoal, o que voces acham daqueles guinchos portáteis, alguém já experimentou?

existem alguns anunciados, geralmente usados em barcos, por R$ 800,00 ou R$ 900,00 Reais, porém a capacidade de tração anunciada é que é baixa, cerca de 2.600 kg. nada, entretanto, que uma patesca não resolva, já que ela praticamente dobra a capacidade do guincho.

eu não sei se este produto é bom, mas talves alguem possa informar melhor. e, pelo que vejo, é bem mais prático que fazer dois suportes e ficar carregando de um lado pro outro, um trambolho.

abraços.

Eduardo Chaves
15/05/2005, 14:58
PessoALL...

Pra nuvem cinzenta começar a trabalhar, seguem fotos do sistema original Warn para instalação com esta facilidade que estamos imaginando...

[]'s...

Eriksom Teixeira Lima
16/05/2005, 22:46
Todos

Um amigo meu do Rio mandou fazer os suportes exatamente iguais a esse e instalou na Nissan que ele tinha (antes que aluém fale, a Nissan era pra toda e qualquer porrada). Funcionava muito bem. A tomada era adequada ao tamnho da demanda, tinha 3 metros de cabo e era estanhada.

Eriksom

Eduardo Chaves
21/05/2005, 15:51
ET,

Tens fotos ???

Seu amigo é feliz com a instalação ???

Reboques deste modelo suportam até no máximo 2 ton., claro que o limite deve ser a forma como é instalado, será que uma instalação beem robusta e definitiva dos suportes garantem a utilização normal de um guincho 9000lb e/ou com patesca ??

[]'s...

Eriksom Teixeira Lima
27/05/2005, 14:30
Eduardo

Ele nunca ficou em nenhum lugar e ajudou muita gente metendo de frente ou de costas OOPS :lol:

O berço que ele fez foi copiado da própria Warn, e é exatamente o modelo da fot acima. A única coisa a observar é um reforço triangula na base para aliviar a pressão de torções diagonais no guincho. Pense no primeiro desenho com duas barras paralelas de fixação no chassis e duas ligações entre elas na forma de um triângulo.

Eriksom

MarcSport
24/05/2006, 11:58
O guincho citado pelo Rogério Tortato é o do link abaixo, alguém conhece?

http://cgi.ebay.com/NEW-6000LB-12V-ELECTRIC-WINCH-ATV-BOAT-AUTO-PORTABLE_W0QQitemZ4464961748QQcategoryZ632QQssPage NameZWDVWQQrdZ1QQcmdZViewItem

Cláudio Brasília
24/05/2006, 12:43
Olá galera,
Tenho um guincho deste, novo e sem uso; acho que é portátil e pode ser adaptado com uma placa especial na bola do engate traseiro para reboques. Sua capacidade é de 6000Lbs e pode ser feita a conexão para o sistema elétrico com um fio mais grosso para evitar perdas e esquentamento, basta dimensionar a carga. Em anexo, encaminho cópia da capa do manual para este equipamento; nesta imagem pode-se ver a referida placa, à direita acima da foto.

Cláudio Brasília
24/05/2006, 15:44
Galera,
Mais informações, contidas nas demais páginas do manual do guincho. Isto é feito para matar a curiosidade de todos e ajudar alguém que queira fazer algo parecido, tendo como base esta instalação. Desculpem aqueles que não puderem acessar às informações, pois o texto está em inglês e como sabemos realizar esta tradução demandaria tempo; e tempo é dinheiro, não é mesmo? Aproveitando para fazer um marketing; caso tenha algum amigo aqui que necessite e tenha material técnico para ser traduzido (talvez os representantes de guinchos importados?), posso escanear imagens, desenhar esquemas, traduzir e digitar textos, fazer arte final, arte gráfica e gerar arquivos protegidos e compactos para divulgação na web (.pdf), para ajudar na divulgação dos equipamentos, efetuar uma entrega nacional diferenciada ou no auxílio no incremento das vendas para os mesmos. Um grande abraço a todos e saudações.

Wallace
24/05/2006, 18:50
Claudio, pelo que entendi este guincho não tem as mesmas 6000 lbs de um guincho para jipe.
Explico: São 6000 lbs de Rolling, ou seja de rolagem.
Quando um guincho de 6000 lbs de jipe tem 6000 lbs de tração no cabo, ou seja, poderia levantar uma carga de 6000 lbs (2,7 toneladas).
Pelo grafico que voce postou ele deve ser na realidade um guincho com no maximo 1.500 libras de tração, ou uns 700 kg.
Essa rolagem dele normalmente é calculada sobre bons pneus e num piso perfeito como o concreto.
Nestas condições então ele arrastaria no plano um barco com sua carreta, por exemplo, com um peso de até 2,7 toneladas.
Segundo o grafico se a rampa tiver 10 graus só deve arrastar um barco na carreta no concreto se o mesmo pesar menos de umas 1,2 toneladas.
Eu tenho um cliente que colocou um HDW 8000 E que tem 8000 lbs de tração que é umas 3,6 toneladas.
Ele foi fazer um teste e colocou o gancho num caminhão dele.
Foi tracionado o jipe com o guincho até que percebeu que o jipe tinha parado mas o guincho continuava recolhendo o cabo. Ai que percebeu que o caminhão estava sendo arrastado para cima do jipe. Isso porque a roda do jipe parou numa guia alta e o guincho tem força de sobra para arrastar o caminhão mesmo freiado no asfalto plano, mesmo com o caminhão pesando bem mais que as 3,6 T.
Então para um uso fora de estrada este guincho não normalmente não atenderia, claro que é melhor que nada, mas seria bom sempre usar patescado para dobrar a força dele.

Cláudio Brasília
24/05/2006, 19:22
OK prezado amigo Wallace,
Entendi, lendo o manual, uma coisa parecida com o que diz; este aspecto de tracionar um carga de 6000 libras diz respeito a uma carga sobre rodas, pois do contrário o atrito roubaria ou acrescentaria, conforme o ponto de vista, umas libras a mais na capacidade ou no peso total. É claro que este número é em condições ideais, ou seja, em piso plano (não falam nada se pavimentado). Quando o negócio é plano (inclinação zero grau), e não tem atrito (carga rolante), o que o fabricante diz é que puxa 6000 libras (cada libra = 0,454 Kilogram), desde que na primeira camada do cabo. É como uma talha, que o fabricante diz que suspende tanto, mas que ele aconselha a não puxar nada enviesado, pois não aguenta. O fato é que um dia tive que puxar uma carga de uns 650Kgs de dentro de um caminhão baú e não teve jeito; foi na bruta mesmo e quando caiu para fora deu um soco, que quase quebra a talha e desmonta o pórtico móvel, mas o fato é que aguentou daquela vez, pois o fabricante não conta, mas tem uma margem de segurança, geralmente de um terço. Acho que aquele gráfico é para denotar o decréscimo da carga suportada em razão da inclinação do piso (é claro que se estiver afundando na lama, dentro d´água e inclinado, como é comum em beiras de rio a coisa toda muda e bota os Zequinhas para empurrar). Acho que isto deve ser comum a qualquer guincho, mesmo os importados; o fato é que no manual dos outros não aparece nada disto (acho é uma gentileza deles colocar este dado para nós outros). Mas o fabricante não diz, em momento algum que isto é para uso em off-road ou mesmo que não é; acho que deveremos interpelá-los a este respeito, caso pairem mais dúvidas. Um grande abraço a todos e saudações.

Cláudio Brasília
24/05/2006, 20:30
Galera,
Me ocorreu que, algumas vezes já vi os caras em algum lugar usando este guincho para embarcar lanchas de pequeno porte, acho que de uns 20 pés, em carretas rodoviárias (mesmo onde não tem rampa); como ele é portátil e pode ser acoplado no cabrestante de um reboque destes, para puxar a lancha pelo olhal de proa, que ela viria flutuando, até perto do reboque, este já dentro d´água e, então, quando a lancha adentra aquele breço, que por sua vez tem uns roletes, para facilitar o embarque, configurando assim "carga rolante" quando estiver nesta situação; depois o cabra tira o guincho e acopla lá na bola do engate do jeep (é claro), e tira a carreta rodoviária (ou mesmo de encalhe), de dentro da água e sai feliz da vida a rebocar para casa dele, cheio de peixes, certamente. É claro que, dentro das especificações contidas naquele gráfico, a carga suportada é em função da inclinação do piso onde esta operação transcorre. Valeu.

Wallace
25/05/2006, 11:17
É uma das funções dele sim, Cláudio, como eu falei na minha mensagem, mas pode usar sim no fora de estrada e deve ajudar em alguma situações, só tomar o cuidado da não forçar alem do limite dele pela pouca força dele. Como falei pode considerar ele um guincho de 1.500 lbs quando comparar com os guinchos de jipe.
Alias tem varios guinchos para puxar barcos, normalmente o HDW 6000 E para quem tem casa em represa com garagem para barcos, assim fica mais facil tirar e colocar o barco na garagem. No caso usam o guincho chumbado no chão.
Só atente que guinchos para levantar carga ou pessoas tem um duplo sistema de freio que o guinchos para jipe, por exemplo, não tem e este seu não deve ter também.