PDA

Ver Versão Completa : Drenei o sedimentador e agora o motor não pega!

gustavoullmann
30/09/2010, 19:58
Pessoal,

Terça-feira à noite eu drenei o sedimentador de diesel (na caixa de roda traseira), sairam algumas gotas de águas e diesel puro, normal. Quando eu fiz isso, o motor estava frio, pois não havia usado o carro durante o dia. Feito o serviço, liguei o carro normalmente e deixei na lenta por 20s, andei alguns metros para a frente para mexer no motor (coloquei o jipe debaixo da lampada da garagem), deixei na lenta por mais 20s e desliguei o motor. Fiz o que tinha que fazer no motor e quando fui ligar o jipe para dar a ré, o mesmo bateu arranque normal e não pegou. Tentei 3 ou 4 vezes, mantendo no arranque por não mais do que 5-8s. Inclusive dei umas "bombadas" na bombinha manual para ver se adiantava alguma coisa... Como não tava afim de passar a noite ali, empurrei o jipe de volta e deixei quieto.

Hoje eu voltei na garagem, abri o parafuso superior do suporte do filtro de diesel e voltei a "bombar" na bombinha manual. Após umas 10-12 "bombadas", começou a sair diesel pelo parafuso. Fechei o mesmo, tentei ligar o jipe de novo e nada! Fiz isso mais duas vezes, sem sucesso. Como isso não funcionou, resolvi soltar uma das mangueirinhas que levam o diesel da injetora para o motor (aquelas de aço) e voltei a "bombar" a bombinha manual, mas após inúmeras bombadas não saiu diesel por ali. Fechei tudo e tentei mais uma última vez... deu em nada!

Alguma idéia do que pode ser e do que eu posso fazer?

Um abraço e obrigado pela atenção de todos!

Gustavo Ullmann - Defender 110/2002.

caique
30/09/2010, 20:09
DEve ser entrada de ar, tente soltar o sangrador e aí use a bomba manual.

henrique wamser
30/09/2010, 22:22
eu pegaria uma chave boca 17, afrouxaria a porca do primeiro e segundo bicos, mandaria alguem bater na partida, e uma vez o motor dando sinal de querer funcionar,
apertaria rapidinho as ditas cujas.
foi isso que me salvou uma vez, o tal de sangrar os bicos.
verifique antes se o fio da bomba não soltou ou tem mal contacto.
()

rafaelfernandez
01/10/2010, 14:46
Ja olhou pra ver se tem mancha de diesel no chao!? Será que a valvula do sedimentador ficou vazando e foi-se o combustivel!? Pois garanto que nao e normal isso acontecer. Dreno o sedimentador a cada abastecimento e nunca aconteceu isso.

[]´s
Rafael

gustavoullmann
01/10/2010, 21:19
Prezados,

Antes de mais nada, muito obrigado pela ajuda com as respostas! No final das contas, acabei seguindo em partes a dica do Henrique Wamser de fazer a sangria do sistema pelos bicos injetores, a seguir descrevo brevemente como eu fiz:

Soltei parcialmente as duas primeiras porcas que prendem as hastes injetoras, soltei as mesmas até aproximadamente a metade do curso da rosca. Feito isso, bati arranque e fiquei de olho nos bicos. Após 5-6s começou a sair diesel pelos bicos, então parei de dar arranque. Fui no motor, fechei novamente os bicos e voltei a bater arranque por mais 5-6s até que o motor começou a girar sozinho bem devagar, ganhando força até que pegou normalmente. Após isso apenas conferi o aperto dos bicos e do parafuso sangrador do suporte do filtro de diesel, que eu havia mexido na noite anterior. Rodei com o carro durante boa parte do dia e não tive problemas!

Quanto a causa do problema, acho que o Ricardo, do forum clubelandrover, tem razão: eu deveria ter deixado o motor mais tempo ligado, para dar tempo de sair todo ar da linha de diesel após fazer a drenagem do sedimentador.

Mais uma vez um muito obrigado pela atenção de todos, Gustavo Ullmann

dasvirgens
11/12/2010, 12:43
Ola, certa vez inexplicavelmente meu motor parou de funcionar, tentei sangrar na bomba manual, soltei bicos e nada. Já estava quase para desistir quando vi o fio do estrangulador da bomba de injeção (é um dispositivo eletrico). este fio estava solto, possivelmente um gato deve ter entrado no capô e soltado o fio.

piscada de farol, Joca

rafaelfernandez
11/12/2010, 14:40
Ola, certa vez inexplicavelmente meu motor parou de funcionar, tentei sangrar na bomba manual, soltei bicos e nada. Já estava quase para desistir quando vi o fio do estrangulador da bomba de injeção (é um dispositivo eletrico). este fio estava solto, possivelmente um gato deve ter entrado no capô e soltado o fio.

piscada de farol, Joca

Fale Joca,

Esse é um problema relativamente comum nos Defenders. Aqui no forum tem inclusive um bocado de material falando sobre esse famigerado conector da BI. Com o tempo e a trepidacao ele tende a folgar. Um reaperto e o problema esta resolvido.

[]´s
Rafael

rafaelfernandez
24/04/2011, 14:14
Amigos,

Fui drenar o sedimentador e dessa fez fui premiado com a quebra do plug. :putz: :parede:

Ja até encomendei outro, mas estou com duvida em como fazer para tirar o pedaço que ficou dentro do corpo do sedimentador. :pensativo:

[]´s
Rafael

Lothar
24/04/2011, 16:06
Fala Rafa,

Não pode usar aquela broca usada para retirar parafuso com cabeça espanada?

[]

CGAUER
24/04/2011, 16:34
Rafael,

desmonte o copo e com ele do lado de fora, faça o job.. Na hora de montar dê uma geral nas borrachas do copo e corpo para que fiquem 100% vedadas.

A borboleta do filtro de Diesel serve ± bem como substituição ao plug.

Abraços

Clemente
PS: me acostumando ao novo layout...

Amigos,

Fui drenar o sedimentador e dessa fez fui premiado com a quebra do plug. :putz: :parede:

Ja até encomendei outro, mas estou com duvida em como fazer para tirar o pedaço que ficou dentro do corpo do sedimentador. :pensativo:

[]´s
Rafael

rafaelfernandez
24/04/2011, 18:24
Amigos,

Antes de mais nada, obrigado pela ajuda!

Fala Rafa,

Não pode usar aquela broca usada para retirar parafuso com cabeça espanada?

[]

Fale Lothar,

Foi o que pensei em usar, mas nao sei ao certo qual tipo de broca usar. Ela tem que ser um tanto menor que o buraco onde esta alojado a ponta do dreno, correto?

Rafael,

desmonte o copo e com ele do lado de fora, faça o job.. Na hora de montar dê uma geral nas borrachas do copo e corpo para que fiquem 100% vedadas.

A borboleta do filtro de Diesel serve ± bem como substituição ao plug.

Abraços

Clemente
PS: me acostumando ao novo layout...

Clemente,

Vou fazer o serviço fora, mas acho que vou esperar chegar os plugs. Quando estou na cidade abasteço sempre em posto de confiança, por isso o sedimentador não costuma ter agua.

Pensei em usar um parafuso para vedar, será que consigo um com a mesma rosca? Qual seria o tipo de rosca do dreno?

Quanto ao layout está muito interessante, mas confesso tambem que estou estranhando um pouco. :cool:

[]´s
Rafael

Eder Bonesi
25/04/2011, 10:27
Amigos,

Antes de mais nada, obrigado pela ajuda!

Fale Lothar,

Foi o que pensei em usar, mas nao sei ao certo qual tipo de broca usar. Ela tem que ser um tanto menor que o buraco onde esta alojado a ponta do dreno, correto?

Clemente,

Vou fazer o serviço fora, mas acho que vou esperar chegar os plugs. Quando estou na cidade abasteço sempre em posto de confiança, por isso o sedimentador não costuma ter agua.

Pensei em usar um parafuso para vedar, será que consigo um com a mesma rosca? Qual seria o tipo de rosca do dreno?

Quanto ao layout está muito interessante, mas confesso tambem que estou estranhando um pouco. :cool:

[]´s
Rafael
Caro Rafael,
O que faltou eu fazer na minha 110, quando fiquei com esta pane seca, após sangrar o purgador foi encher o filtro de óleo diesel, para a primeira "puxada".
Sangrai e nada...mas depois que eu enchi o filtro...funcionou.
Abraçào.

rafaelfernandez
25/04/2011, 10:36
Caro Rafael,
O que faltou eu fazer na minha 110, quando fiquei com esta pane seca, após sangrar o purgador foi encher o filtro de óleo diesel, para a primeira "puxada".
Sangrai e nada...mas depois que eu enchi o filtro...funcionou.
Abraçào.

Fale Eder,

Valeu pela dica amigo, mas meu problema é somente no plug do dreno que quebrou na minha mão quando fui tirar.

[]´s
Rafael

Eder Bonesi
26/04/2011, 08:30
Grande Rafael, só me atentei ao fato da pane seca! Já conseguiu arrumar o plug? Tomara que sim. Se precisar de alga daqui de Curitiba, posso ver com a Euroimport ou outra oficina (Moráz). Um grande abraço para os Landeiros de Belem. PS: em julho irei ao Acre e depois, Perú, Chile e Argentina, voltando por Foz do Iguaçu. Vai ser muito bom!

Eder Bonesi
26/04/2011, 08:32
Opz acho que nao da para usar acentuacao ou outros caracteres...a resposta ficou truncada...

rafaelfernandez
26/04/2011, 14:25
Grande Rafael, só me atentei ao fato da pane seca! Já conseguiu arrumar o plug? Tomara que sim. Se precisar de alga daqui de Curitiba, posso ver com a Euroimport ou outra oficina (Moráz). Um grande abraço para os Landeiros de Belem. PS: em julho irei ao Acre e depois, Perú, Chile e Argentina, voltando por Foz do Iguaçu. Vai ser muito bom!

Novamente obrigado Eder, mas já fiz o pedido na brit-car. Sai bem mais em conta! :concordo:

[]´s
Rafael

rafaelfernandez
28/04/2011, 00:00
Galera,

A cuira foi grande e hoje quando cheguei do trabalho resolvi meter a mão na massa.
Desmontei o sedimentador, e após brigar com o restante do plug que estava lá dentro :lutabox: , resolvi tentar a indicação do Clemente de colocar o plug do filtro de diesel.

Mas....

Vazou.... e muito... :parede:

Tentei colocar veda rosca, e.... continuou vazando... :putz: :freaking:
Já estava me conformando de ficar com o carro parado até a chegada do plug que pedi quando me veio a ideia de tentar colocar um parafuso. La fui eu atras da caixa de pafarusos para caçar um que tivesse a mesma rosca e bitola do plug.

Achei um cabeça 13 que entrou como se tivesse sido feito para o local! :master: Bastou utilizar o o-ring do plug quebrado e um pouco de veda rosca e pronto. Missão bem sucedida! :euforico: :karate:

Seque em anexo as fotos do parafuso e da "coisa" pronta. :bananadança::bananadança::bananadança:

[]´s
Rafael

289066289067

megre
26/05/2011, 00:21
Olá Rafael,
Vc poderia me explicar qual a finalidade de drenar o sedimentador?
Obrigado Rodrigo

rafaelfernandez
26/05/2011, 11:09
Olá Rafael,
Vc poderia me explicar qual a finalidade de drenar o sedimentador?
Obrigado Rodrigo

O sedimentador separa a agua do diesel. Ao mantermos o sedimentador drenado, garantimos que somente diesel esta indo para o filtro e conseqüentemente para o motor.

[]´s
Rafael

megre
27/05/2011, 01:37
Legal Rafael ,
Valeu entendi agora,e em que lugar fica o sedimentador ? E como faço para drenar? Obrigado pela ajuda!!!

rafaelfernandez
27/05/2011, 14:06
Legal Rafael ,
Valeu entendi agora,e em que lugar fica o sedimentador ? E como faço para drenar? Obrigado pela ajuda!!!

Fixado no chassis, por trás da roda traseira, dependendo do ano, de um lado ou do outro. Na minha 110 01/02 fica no lado do passageiro.
O procedimento para drenagem, e até mesmo para desmonte está descrito no manual de oficina. Vale a pena você baixar e dar uma lida, caso ainda não tenha feito.

[]´s
Rafael

Ulisses 110
05/08/2012, 10:06
Bom Dia amigos,

Estou no site já tem um tempo e sempre pego dicas que me ajudam com minha viatura e agradeço. Hoje venho compartilhar uma problema que estou passando e não entendo o que é! Vamos lá para o que está acontecendo:
Ontem limpei o tanque da minha 110 que fora de impressionar de tanta sujeira e impureza que saiu na lavagem. Fiz este procedimento pq devido a sujeira "entupia" as mangueiras e a viatura parava. Ao colocar o tanque de combustível novamente no devido lugar ocorreu outro problema ocorreu o carro não funciona com o sedimentador conectado (não sei o motivo mas não esta enchendo de diesel aquele copinho). O que é "o'ring"? pois ouvi falar que é componente deste sedimentador, em caso de ter estragado está peça pode ocorrer está situação.

Agradeço pelo tempo e alguém pode me ajudar nesta situação.

Ulisses.

FLFernandes
05/08/2012, 11:17
Bom Dia amigos,

Estou no site já tem um tempo e sempre pego dicas que me ajudam com minha viatura e agradeço. Hoje venho compartilhar uma problema que estou passando e não entendo o que é! Vamos lá para o que está acontecendo:
Ontem limpei o tanque da minha 110 que fora de impressionar de tanta sujeira e impureza que saiu na lavagem. Fiz este procedimento pq devido a sujeira "entupia" as mangueiras e a viatura parava. Ao colocar o tanque de combustível novamente no devido lugar ocorreu outro problema ocorreu o carro não funciona com o sedimentador conectado (não sei o motivo mas não esta enchendo de diesel aquele copinho). O que é "o'ring"? pois ouvi falar que é componente deste sedimentador, em caso de ter estragado está peça pode ocorrer está situação.

Agradeço pelo tempo e alguém pode me ajudar nesta situação.

Ulisses.

Quanto ao seu problema não posso ajudar.
Mas O'ring é um anel de borracha que serve para vedar.
Existe em várias partes do carro.
Leve o antigo até uma casa que venda borrachas e vedações automotivas e certamente encontrará.

scadufax
05/08/2012, 14:17
Amigo,

seu problema deve ser entrada de ar. Verifique as conexões.
Seguem 2 procedimentos, depois de verificado tudo, para tirar o ar do sistema. O primeiro é mais fácil, mas pode ficar sem bateria se ainda estiver entrando ar no sistema de combustível.

1 - Procedimento com partida: afrouxe os 4 bicos (chave 19) que chegam no cabeçote. de partida até que saia diesel pelos 4 bicos (vai jogar um pouco de diesel para fora). aperte novamente e tente ligar.

2 - Procedimento com bomba de combustívell: afrouxe os 4 bicos ou o parafuso da saída do filtro de combustível. usando a bomba manual vá bombeando, sairá ar e combustível. quando estiver saindo apenas combustível aperte tudo e tente ligar.

segue imagem da bomba de combustível, caso não tenha sido apresentado.
362722

Ulisses 110
06/08/2012, 00:02
Amigo,

seu problema deve ser entrada de ar. Verifique as conexões.
Seguem 2 procedimentos, depois de verificado tudo, para tirar o ar do sistema. O primeiro é mais fácil, mas pode ficar sem bateria se ainda estiver entrando ar no sistema de combustível.

1 - Procedimento com partida: afrouxe os 4 bicos (chave 19) que chegam no cabeçote. de partida até que saia diesel pelos 4 bicos (vai jogar um pouco de diesel para fora). aperte novamente e tente ligar.

2 - Procedimento com bomba de combustívell: afrouxe os 4 bicos ou o parafuso da saída do filtro de combustível. usando a bomba manual vá bombeando, sairá ar e combustível. quando estiver saindo apenas combustível aperte tudo e tente ligar.

segue imagem da bomba de combustível, caso não tenha sido apresentado.
362722

Boa Noite Amigo,

Amanha irei repetir estes procedimentos e ver se da certo... O que está me deixando doido é pq quando ligo os canos que sai da boia com a linha de combustivel que vai direito para bomba alimentadora funciona e quando coloco para passar pelo sedimentador ai não está ocorrendo a alimentação do motor ai ñ pega.

Agradeço pela ajuda! Ah minha viatura é azul e branca tambem.

Ulisses.

Ulisses 110
06/08/2012, 00:07
Quanto ao seu problema não posso ajudar.
Mas O'ring é um anel de borracha que serve para vedar.
Existe em várias partes do carro.
Leve o antigo até uma casa que venda borrachas e vedações automotivas e certamente encontrará.

Agradeço por esclarecer o que são O'ring srsrsrsrs perguntei por ser leigo... achei que era alguma peça que sumiu ou então quebrou e nem vi srsrsr ainda bem que são essas borrachas pois estás estão intactas.

Ulisses.