Ver Versão Completa : Dica!Filtro no bocal de abastecimento.
Diegowillys
30/09/2010, 19:11
Pessoal!
Em decorrência da grande incidência de resíduos presentes no óleo diesel, recomenda-se instalar um filtro no bocal de abastecimento para minimizar o acúmulo de detritos nos pré-filtro da bomba alétrica no tanque. Essas impurezas acumuladas restringem a entrada de combustível na bomba e provocam a falha ou parada do motor. Estou usando este pré-filtro em minha Ranger e fiquei impressionado com a sujeira que fica retida nele, desde terra a ferrugem, até fiapo de estopa já vi. Depois é só retirar o pré-filtro, lavar e está novo. O único incoveniente é que é um saco de abastecer com o pré-filtro pois a bomba fica clipando(trancando) toda hora, tem que ter muita paciência. Mas acho que vale a pena, pois você vê na hora se o combustível é sujo ou não. O interessante é que este filtro é original Ford e está disponível no balcão de peças das concessionárias. Fiquei sabendo da existência deste pré-filtro em um curso que adquiri sobre o motor eletrônico NGD 3.0E onde indicam o uso deste acessório.
Abraços
Maninho, tiras umas fotos dele aí para genter ver, se for possível. E também se souber o nº da peça, ajudaria muito.
Abraço!
Troller-a-vista
30/09/2010, 20:41
antes que vc seja metralhado pelos sabe-tudos-senhores-da-razao-ocientes-onipresentes que circulam no forum, percebi que é novo no forum e por isso merece nao ser metralhado eehhe
o filtro é mais do que conhecidissimo pelo pessoal do forum, há anos ja sabemos deles, é barato, custo em média abaixo dos R$20,00 .
Só umas consideracoes: nao é estopa e sim pedacos do filtro do posto que 99% deles nao trocam na hora correta, acarretando esses fios, as vezes, literalmente, placas que se partem do proprio filtro.
Nao se tem terra (ao menos nao deveria.... mas..) e sim sujidades decorrentes do diesel mal estocado, o aspecto é de terra é uma mistura de ferrugem (antigos tanques ainda sao de material ferroso, o que é crime ambiental pela nova lei, alem dos tanques de caminhoes) com bacterias, alem de restos de outros combustiveis.
Como se criam essas sujidades? Terra da mangueira das caminhoes, tanques velhos, aberturas dos tanques dos postos sem a retirada da sujeira envolta (quando nao, literalmente estao imersos em agua podre, terra, areia, folhas e tudo que pode ter num chao de posto as vezes ate mesmo quando tem enchente o posto é coberto, a agua entra nos tanques, que embora devam ter mecanismos contra essas sujeiras, raramente tem).
Caminhoes que circulam com os tanques abertos tb sao fontes principais de sujeira.
é o fim da picada mas encontra-se isso a rodo nos tanques dos postos.
Se vc abasteceu e ficou sujeira nessa peneira, TROQUE o posto!
Alem do que, a sujeira que fica alí é mínima perto de tudo que entrou pro tanque, pelo simples fato que a pressao do combustivel exercida pela bomba, faz a sujeira passar pelos poros do filtro. Uma pena mas impossivel de modificar.
Uma ótima dica (nao só para diesel mas para todos os outros): JAMAIS abasteca, mesmo que seja O MELHOR POSTO DO MUNDO, quando o caminhao esta descarregando ou acabou de descarregar combustivel. Motivo simples: o combustivel que entra revira todo o fundo do tanque, levantando toda sujeira, borra, pedra, agua . Isso tudo vai pro teu tanque! Coloque 10 reais num posto qqr e espere pelo menos umas 2 a 3 horas pra sujeira decantar novamente.
Diegowillys
30/09/2010, 20:47
Foto do pré-filtro.
Walter L. L. Casitta
30/09/2010, 20:53
Usa as ferramentas de pesquisa, assim você evita criar tópicos com assuntos repetidos.
Foto do pré-filtro.
Maninho, valeu por ter colocado a foto.
Vou ver se acho aqui.
Abraço!
toninho55
02/10/2010, 19:16
esse pre filtro esta parecendo mais uma camisinha usada heim? brincadeirinha pessoal, na verdade eu vou colocar na viatura,é melhor prevenir,do que depois gastar os cobres.o unico problema é que vai matar o frentista de raiva, imagino eu.
Silverado Preta
02/10/2010, 19:47
esse pre filtro só existe para Ranger ou pode ser colocado em outras camionetes.....serve na silverado ou na f250 ?
Alguem sabe o código sa peça?
Deivid/silveira
02/10/2010, 23:06
Boa!! tinha esquecido desse filtro:palmas:
Cachoeira
04/10/2010, 10:58
esse pre filtro só existe para Ranger ou pode ser colocado em outras camionetes.....serve na silverado ou na f250 ?
Alguem sabe o código sa peça?
Não sei maiores detalhes sobre a peça
Parece-me que o código da peça é 6L559C358AA.
Não ví a peça pessolamente.
Cachoeira
06/10/2010, 19:57
Pessoal!
Em decorrência da grande incidência de resíduos presentes no óleo diesel, recomenda-se instalar um filtro no bocal de abastecimento para minimizar o acúmulo de detritos nos pré-filtro da bomba alétrica no tanque. Essas impurezas acumuladas restringem a entrada de combustível na bomba e provocam a falha ou parada do motor. Estou usando este pré-filtro em minha Ranger e fiquei impressionado com a sujeira que fica retida nele, desde terra a ferrugem, até fiapo de estopa já vi. Depois é só retirar o pré-filtro, lavar e está novo. O único incoveniente é que é um saco de abastecer com o pré-filtro pois a bomba fica clipando(trancando) toda hora, tem que ter muita paciência. Mas acho que vale a pena, pois você vê na hora se o combustível é sujo ou não. O interessante é que este filtro é original Ford e está disponível no balcão de peças das concessionárias. Fiquei sabendo da existência deste pré-filtro em um curso que adquiri sobre o motor eletrônico NGD 3.0E onde indicam o uso deste acessório.
Abraços
Oi Diegowillysjimny
Comprei o filtro apresentado (R$17,00) e código confere com o anteriormente descrito. Segundo um chefe de mecânica de uma concessionária, as rangers diesel a partir de 2007 já vem equipados com essa peça no encontro da tubulação (de descida do bocal de abastecimento) com o tanque de combustivel. Resolvi, mesmo assim, colocar um no bocal (fica como filtro auxiliar... caso realmente já tenha um desses lá por dentro). Não abasteci ainda depois de sua instalação. Vamos ver o que vai dar!
Ao instalá-lo achei que o mesmo tem o anel plástico na borda muito alto. Passei uma serrinha no mesmo para diminuir sua altura (com o devido cuidado para não ofender a telinha) para que o fundo da tampa do bocal não fique esbarrando (apertando) o mesmo. Acho que ficou bom: ficou firme e acho não atrapalha em nada a tampa do bocal (fixei temporariamente uma fita sobre a borda do filtro e passei um pincel no fundo da tampa do bocal - para sujá-la - e tampei para certificar que a tinta do pincel não sujava a fita sobre ele - ou seja - não esbarrava).
Saudações a todos...
Diegowillys
06/10/2010, 22:30
Oi Diegowillysjimny
Comprei o filtro apresentado (R$17,00) e código confere com o anteriormente descrito. Segundo um chefe de mecânica de uma concessionária, as rangers diesel a partir de 2007 já vem equipados com essa peça no encontro da tubulação (de descida do bocal de abastecimento) com o tanque de combustivel. Resolvi, mesmo assim, colocar um no bocal (fica como filtro auxiliar... caso realmente já tenha um desses lá por dentro). Não abasteci ainda depois de sua instalação. Vamos ver o que vai dar!
Ao instalá-lo achei que o mesmo tem o anel plástico na borda muito alto. Passei uma serrinha no mesmo para diminuir sua altura (com o devido cuidado para não ofender a telinha) para que o fundo da tampa do bocal não fique esbarrando (apertando) o mesmo. Acho que ficou bom: ficou firme e acho não atrapalha em nada a tampa do bocal (fixei temporariamente uma fita sobre a borda do filtro e passei um pincel no fundo da tampa do bocal - para sujá-la - e tampei para certificar que a tinta do pincel não sujava a fita sobre ele - ou seja - não esbarrava).
Saudações a todos...
Olá amigo!
Não sabia que minha Ranger(2010/2011) vêm de fábrica com um pré-filtro na tubulação de abastecimento, isto mostra o quanto é favorável o seu uso. Fico contente com esta informação pois sei que o cuidado agora é em dobro, ou seja, menor probabilidade de ter o pré-filtro da bomba elétrica e o pequeno filtro na entrada da mesma obstruidos. No caso da minha Ranger é muito importante que estes filtros permaneçam limpos, pois meu motor tem aproximadamente 240Hp e preciso de bastante volume e vazão de diesel. Vale lembrar que a troca periódica do filtro de diesel e a sangria do mesmo também são muito importantes.
Valeu pelas dicas de redução da borda do filtro. Eu optei por colocar e retirar a cada abastecimento, gosto de conferir a sujeira que fica nele e limpar antes de usá-lo novamente, assim sei e comprovo o quanto de sujeira estou evitando que vá para o tanque.
Abraços
Se demora mais ainda para abastecer TÔ FORA. Já chega a espuma do diesel...:parede::parede::parede:
Abç.
eduardo1968
08/10/2010, 18:54
Isto me lembra o ritual de abastecer quando eu tinha a minha f1000 86.
Era assim:
1º) Colocava um toco de madeira embaixo do pneu pra erguer um lado;
2º) Abastecia sempre verificando espuma do diesel, depois de uns 15 minutos enchendo de gole em gole, sempre cabia mais uns 30 litros;
3º) Tirava o toco e colocava atrás do banco; e
4º) Perdia um 1/2 litro de diesel pelo suspiro do tanque.
Final de abastecimento:mrgreen:
[QUOTE=eduardo1968;1275312]Isto me lembra o ritual de abastecer quando eu tinha a minha f1000 86.
Era assim:
1º) Colocava um toco de madeira embaixo do pneu pra erguer um lado;
2º) Abastecia sempre verificando espuma do diesel, depois de uns 15 minutos enchendo de gole em gole, sempre cabia mais uns 30 litros;
3º) Tirava o toco e colocava atrás do banco; e
4º) Perdia um 1/2 litro de diesel pelo suspiro do tanque.
Final de abastecimento:mrgreen:[/QUOTE
Putz!!!:stop: Saco, hein?
Abç.
Cachoeira
13/10/2010, 10:28
Oi Diegowillysjimny
Saudações a todos...
Abasteci. Não achei que atrapalhou significamente o abastecimento. A dica é que o frentista tem que segurar a bomba, trazendo-a para fora um pouco.
Até mais
RGamaJr_4x4
13/10/2010, 10:56
Esse filtro de bocal serve na Ranger 2001 também, né?
Alguém que já usa esse filtro de bocal pode informar sobre o tipo de sujeira e a quantidade que fica retida?
Pergunto só para ter uma idéia se é justificável seu uso, pois estou pensando em colocar tb, embora a minha não seja eletrônica.
abs
Cachoeira
13/10/2010, 14:05
Pessoal!
Abraços
Segundo o relato acima, suja bastante. Eu comeci agora e não tenho observaçoes sobre sujeira. Quanto à ranger 2001, eu particularmente não sei se serve. Sugiro pegar uma peça (código já descrito) e olhar "in loco".
Sds...
guguinha1984
17/11/2011, 16:39
Gostaria de saber aonde vai instalado este filtro? seria no bocal de abastecimento???
MaurícioBsb
17/11/2011, 19:44
Achei interessante, pode reduzir as trocas de filtros também, será que cabe no bocal da Frontier? vou pro nordeste e tenho receio do combustivél das Brs da vida.
A turma que tem o filtro intalado no bocal , poderia colocar uma foto para vermos como fica? Se é de facil instalação?
jcdorini
15/01/2013, 13:08
Ressuscitando o tópico. Alguém está usando esse pré-filtro? Sabe onde encontro em São Paulo?
Sds.
JC Dorini
carioca10
15/01/2013, 13:33
Dorini,
Em qualquer concessionária Ford.
Abs,
Felipe
Ressuscitando o tópico. Alguém está usando esse pré-filtro? Sabe onde encontro em São Paulo?
Sds.
JC Dorini
Felipe Duarte
18/03/2014, 13:38
Onde encontro esse filtro?
Lojas de acessórios ou concessionaria?
Minha ranger esta cortando a turbina em rotação alta (3000 rpm), vou ter de remover o tanque para limpeza do mesmo, porem, gostaria de adotar a ideia deste filtro do bocal...
Alguma dica para não precisar novamente remover tanque para limpeza?
Grato, http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/icons/icon11.png
Felipe Duarte.
Roraima_Road
18/03/2014, 18:38
Pessoal, já fiquei no prego duas vezes pelo fato da mangueira que leva o diesel do tanque até o filtro de diesel estar entupido, sendo que uma dessas vezes foi as 22:30h no meio da br 174 vindo de uma cidade vizinha onde ministro aulas noturnas. Minha sorte que neste trecho pega celular em quase todo o percurso, daí liguei e amigos vieram me socorrer.
Desde então pensei, foda-se o frentista, ele que se vire pra abastecer. Retirei o tanque, lavei e saiu quase meio quilo de um lodo... daí montei o tanque e fui na concessionaria da ford e comprei uma peneira dessa da ranger e instalei na boca do tanque. Os problemas acabaram e o diesel realmente é imundo, só que passava quase uma hora pra abastecer os 110 l, daí tive uma ideia, e fiz um abastecedor, simples e funcional...
Vejam a foto:
455258
Eu pensei em patentear... kakakaka, mas vou compartilhar aqui no forum, que ja me ajudou varias vezes.
É um carote de arla, 1,5 mt de mangueira, duas abracadeiras, um tampao no furo que faz no carote, vida veda rosca e silicone por fora, e seja feliz... abastecimento mais rapido do que antes.
PS. se voces olharem bem, da pra ver a ponta da peneira na boca do tanque.
Valeu.
RalisonMichiles
21/09/2014, 16:20
Bem sugestivo, parceiro!
Estou indo no próximo dia 25/09 para BV e meu receio sempre fotam os postos da BR 174. Na época que usava carro a gasolina eu tive alguns problemas de falha no motor, e era só trocar o filtro de combustível e resolvia.
Vou colocar o pré-filtro para a viagem. Minha Negona vai agradecer e meu bolso, futuramente, também.
Forte abraço!!!
Pessoal, já fiquei no prego duas vezes pelo fato da mangueira que leva o diesel do tanque até o filtro de diesel estar entupido, sendo que uma dessas vezes foi as 22:30h no meio da br 174 vindo de uma cidade vizinha onde ministro aulas noturnas. Minha sorte que neste trecho pega celular em quase todo o percurso, daí liguei e amigos vieram me socorrer.
Desde então pensei, foda-se o frentista, ele que se vire pra abastecer. Retirei o tanque, lavei e saiu quase meio quilo de um lodo... daí montei o tanque e fui na concessionaria da ford e comprei uma peneira dessa da ranger e instalei na boca do tanque. Os problemas acabaram e o diesel realmente é imundo, só que passava quase uma hora pra abastecer os 110 l, daí tive uma ideia, e fiz um abastecedor, simples e funcional...
Vejam a foto:
455258
Eu pensei em patentear... kakakaka, mas vou compartilhar aqui no forum, que ja me ajudou varias vezes.
É um carote de arla, 1,5 mt de mangueira, duas abracadeiras, um tampao no furo que faz no carote, vida veda rosca e silicone por fora, e seja feliz... abastecimento mais rapido do que antes.
PS. se voces olharem bem, da pra ver a ponta da peneira na boca do tanque.
Valeu.
marcoswiedemann
21/09/2014, 19:13
ja tive problemas com sujeira no tanque
Depois de limpar tambem instalei esse pre filtro na boca do tanque e nunca mais me incomodei.
paguei R$20,00 no pre filtro e sai muita sujeira no abastecimento.
Daniel Rohde
10/04/2019, 11:46
9 anos depois... kkk nosso diesel continua uma porcaria
já usei o limpador super concentrado STP, troquei o filtro e continua falhando (sem acusar erro).
Hoje vou mandar limpar o tanque/peneira/pescador e comprar esse filtro para colocar na F-250.
Posso colocar de forma móvel mesmo? só por fora? alguém tem mais experiencias?