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Convex Datacenter
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Hybrid View

  • #1
    Usuário Avatar de Diegowillys
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    Dica!Filtro no bocal de abastecimento.




    Pessoal!

    Em decorrência da grande incidência de resíduos presentes no óleo diesel, recomenda-se instalar um filtro no bocal de abastecimento para minimizar o acúmulo de detritos nos pré-filtro da bomba alétrica no tanque. Essas impurezas acumuladas restringem a entrada de combustível na bomba e provocam a falha ou parada do motor. Estou usando este pré-filtro em minha Ranger e fiquei impressionado com a sujeira que fica retida nele, desde terra a ferrugem, até fiapo de estopa já vi. Depois é só retirar o pré-filtro, lavar e está novo. O único incoveniente é que é um saco de abastecer com o pré-filtro pois a bomba fica clipando(trancando) toda hora, tem que ter muita paciência. Mas acho que vale a pena, pois você vê na hora se o combustível é sujo ou não. O interessante é que este filtro é original Ford e está disponível no balcão de peças das concessionárias. Fiquei sabendo da existência deste pré-filtro em um curso que adquiri sobre o motor eletrônico NGD 3.0E onde indicam o uso deste acessório.
    Abraços
    CJ5,pneus48"x15",aro24",turbodiesel,axle rockwell,tcase engesa 6X6,shock 12"
    Ranger 2011 3.0 4X4, pneus 35",240hp,BL4"

  • #2
    Maninho, tiras umas fotos dele aí para genter ver, se for possível. E também se souber o nº da peça, ajudaria muito.

    Abraço!

  • #3
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    antes que vc seja metralhado pelos sabe-tudos-senhores-da-razao-ocientes-onipresentes que circulam no forum, percebi que é novo no forum e por isso merece nao ser metralhado eehhe

    o filtro é mais do que conhecidissimo pelo pessoal do forum, há anos ja sabemos deles, é barato, custo em média abaixo dos R$20,00 .

    Só umas consideracoes: nao é estopa e sim pedacos do filtro do posto que 99% deles nao trocam na hora correta, acarretando esses fios, as vezes, literalmente, placas que se partem do proprio filtro.

    Nao se tem terra (ao menos nao deveria.... mas..) e sim sujidades decorrentes do diesel mal estocado, o aspecto é de terra é uma mistura de ferrugem (antigos tanques ainda sao de material ferroso, o que é crime ambiental pela nova lei, alem dos tanques de caminhoes) com bacterias, alem de restos de outros combustiveis.

    Como se criam essas sujidades? Terra da mangueira das caminhoes, tanques velhos, aberturas dos tanques dos postos sem a retirada da sujeira envolta (quando nao, literalmente estao imersos em agua podre, terra, areia, folhas e tudo que pode ter num chao de posto as vezes ate mesmo quando tem enchente o posto é coberto, a agua entra nos tanques, que embora devam ter mecanismos contra essas sujeiras, raramente tem).
    Caminhoes que circulam com os tanques abertos tb sao fontes principais de sujeira.

    é o fim da picada mas encontra-se isso a rodo nos tanques dos postos.

    Se vc abasteceu e ficou sujeira nessa peneira, TROQUE o posto!

    Alem do que, a sujeira que fica alí é mínima perto de tudo que entrou pro tanque, pelo simples fato que a pressao do combustivel exercida pela bomba, faz a sujeira passar pelos poros do filtro. Uma pena mas impossivel de modificar.

    Uma ótima dica (nao só para diesel mas para todos os outros): JAMAIS abasteca, mesmo que seja O MELHOR POSTO DO MUNDO, quando o caminhao esta descarregando ou acabou de descarregar combustivel. Motivo simples: o combustivel que entra revira todo o fundo do tanque, levantando toda sujeira, borra, pedra, agua . Isso tudo vai pro teu tanque! Coloque 10 reais num posto qqr e espere pelo menos umas 2 a 3 horas pra sujeira decantar novamente.

  • #4
    Usuário Avatar de Diegowillys
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    Foto do pré-filtro.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Dica!Filtro no bocal de abastecimento.-filtro-de-diesel.jpg  
    CJ5,pneus48"x15",aro24",turbodiesel,axle rockwell,tcase engesa 6X6,shock 12"
    Ranger 2011 3.0 4X4, pneus 35",240hp,BL4"

  • #5
    Usa as ferramentas de pesquisa, assim você evita criar tópicos com assuntos repetidos.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #6
    Citação Postado originalmente por diegowillysjimny Ver Post
    Foto do pré-filtro.
    Maninho, valeu por ter colocado a foto.

    Vou ver se acho aqui.

    Abraço!

  • #7
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    esse pre filtro esta parecendo mais uma camisinha usada heim? brincadeirinha pessoal, na verdade eu vou colocar na viatura,é melhor prevenir,do que depois gastar os cobres.o unico problema é que vai matar o frentista de raiva, imagino eu.

  • #8
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    esse pre filtro só existe para Ranger ou pode ser colocado em outras camionetes.....serve na silverado ou na f250 ?
    Alguem sabe o código sa peça?

  • #9
    Citação Postado originalmente por diegowillysjimny Ver Post
    Pessoal!

    Em decorrência da grande incidência de resíduos presentes no óleo diesel, recomenda-se instalar um filtro no bocal de abastecimento para minimizar o acúmulo de detritos nos pré-filtro da bomba alétrica no tanque. Essas impurezas acumuladas restringem a entrada de combustível na bomba e provocam a falha ou parada do motor. Estou usando este pré-filtro em minha Ranger e fiquei impressionado com a sujeira que fica retida nele, desde terra a ferrugem, até fiapo de estopa já vi. Depois é só retirar o pré-filtro, lavar e está novo. O único incoveniente é que é um saco de abastecer com o pré-filtro pois a bomba fica clipando(trancando) toda hora, tem que ter muita paciência. Mas acho que vale a pena, pois você vê na hora se o combustível é sujo ou não. O interessante é que este filtro é original Ford e está disponível no balcão de peças das concessionárias. Fiquei sabendo da existência deste pré-filtro em um curso que adquiri sobre o motor eletrônico NGD 3.0E onde indicam o uso deste acessório.
    Abraços
    Oi Diegowillysjimny

    Comprei o filtro apresentado (R$17,00) e código confere com o anteriormente descrito. Segundo um chefe de mecânica de uma concessionária, as rangers diesel a partir de 2007 já vem equipados com essa peça no encontro da tubulação (de descida do bocal de abastecimento) com o tanque de combustivel. Resolvi, mesmo assim, colocar um no bocal (fica como filtro auxiliar... caso realmente já tenha um desses lá por dentro). Não abasteci ainda depois de sua instalação. Vamos ver o que vai dar!
    Ao instalá-lo achei que o mesmo tem o anel plástico na borda muito alto. Passei uma serrinha no mesmo para diminuir sua altura (com o devido cuidado para não ofender a telinha) para que o fundo da tampa do bocal não fique esbarrando (apertando) o mesmo. Acho que ficou bom: ficou firme e acho não atrapalha em nada a tampa do bocal (fixei temporariamente uma fita sobre a borda do filtro e passei um pincel no fundo da tampa do bocal - para sujá-la - e tampei para certificar que a tinta do pincel não sujava a fita sobre ele - ou seja - não esbarrava).

    Saudações a todos...

  • #10
    Usuário Avatar de Diegowillys
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    Citação Postado originalmente por Cachoeira Ver Post
    Oi Diegowillysjimny

    Comprei o filtro apresentado (R$17,00) e código confere com o anteriormente descrito. Segundo um chefe de mecânica de uma concessionária, as rangers diesel a partir de 2007 já vem equipados com essa peça no encontro da tubulação (de descida do bocal de abastecimento) com o tanque de combustivel. Resolvi, mesmo assim, colocar um no bocal (fica como filtro auxiliar... caso realmente já tenha um desses lá por dentro). Não abasteci ainda depois de sua instalação. Vamos ver o que vai dar!
    Ao instalá-lo achei que o mesmo tem o anel plástico na borda muito alto. Passei uma serrinha no mesmo para diminuir sua altura (com o devido cuidado para não ofender a telinha) para que o fundo da tampa do bocal não fique esbarrando (apertando) o mesmo. Acho que ficou bom: ficou firme e acho não atrapalha em nada a tampa do bocal (fixei temporariamente uma fita sobre a borda do filtro e passei um pincel no fundo da tampa do bocal - para sujá-la - e tampei para certificar que a tinta do pincel não sujava a fita sobre ele - ou seja - não esbarrava).

    Saudações a todos...

    Olá amigo!
    Não sabia que minha Ranger(2010/2011) vêm de fábrica com um pré-filtro na tubulação de abastecimento, isto mostra o quanto é favorável o seu uso. Fico contente com esta informação pois sei que o cuidado agora é em dobro, ou seja, menor probabilidade de ter o pré-filtro da bomba elétrica e o pequeno filtro na entrada da mesma obstruidos. No caso da minha Ranger é muito importante que estes filtros permaneçam limpos, pois meu motor tem aproximadamente 240Hp e preciso de bastante volume e vazão de diesel. Vale lembrar que a troca periódica do filtro de diesel e a sangria do mesmo também são muito importantes.
    Valeu pelas dicas de redução da borda do filtro. Eu optei por colocar e retirar a cada abastecimento, gosto de conferir a sujeira que fica nele e limpar antes de usá-lo novamente, assim sei e comprovo o quanto de sujeira estou evitando que vá para o tanque.
    Abraços
    CJ5,pneus48"x15",aro24",turbodiesel,axle rockwell,tcase engesa 6X6,shock 12"
    Ranger 2011 3.0 4X4, pneus 35",240hp,BL4"

  • #11
    Usuário Avatar de Raposo
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    07/03/2008
    RJ
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    Se demora mais ainda para abastecer TÔ FORA. Já chega a espuma do diesel...
    Abç.
    Natasha: Ranger CD, XLT, 4X4, 2001
    Maxxion HSD, 2.5, Euro II, 1 1/2 volta na BI, Pneus BF AT 31"

    Em breve: ENVELOPADA

  • #12
    Usuário Avatar de eduardo1968
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    27/09/2009
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    Santo Ângelo/RS
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    Isto me lembra o ritual de abastecer quando eu tinha a minha f1000 86.
    Era assim:
    1º) Colocava um toco de madeira embaixo do pneu pra erguer um lado;
    2º) Abastecia sempre verificando espuma do diesel, depois de uns 15 minutos enchendo de gole em gole, sempre cabia mais uns 30 litros;
    3º) Tirava o toco e colocava atrás do banco; e
    4º) Perdia um 1/2 litro de diesel pelo suspiro do tanque.
    Final de abastecimento
    Amarok CD 4x4 SE 180cv 14

    Ex Ranger XLS CD 4x4 2.8 05, ex Ranger XLT CD 4x4 2.5 00, ex D20 94, ex F1000 89.

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