Ver Versão Completa : aquecimento em subidas de serra
fedao2004
29/09/2010, 16:23
Pessoal quero ver se alguém consegue me ajudar.
a minha pajero está esquentando em subidas de serra, quando ando em chatões e até mesmo na tranqueira do centro é tudo normal, mas é só pegar uma serinha que o negócio esquenta, o que pode ser?
válvula termostática estragada? junta queimada? obs: o radiador foi limpo, e também começou a dar depois de colocar a chapa de proteção na frente.
Sintoma: ela joga água de volta ao reservatório e pela tampa do radiador
Se alguém tiver uma luz..
Luciano-Luís
29/09/2010, 16:54
Troca a tampa do radiador.
BLUE BUS
29/09/2010, 17:07
a minha pajero está esquentando em subidas de serra, quando ando em chatões e até mesmo na tranqueira do centro é tudo normal, mas é só pegar uma serinha que o negócio esquenta, o que pode ser?
válvula termostática estragada? junta queimada? obs: o radiador foi limpo, e também começou a dar depois de colocar a chapa de proteção na frente.
Tem cara de junta do cabeçote queimada.....quantos mil km tem seu carro, motor diesel ou gasolina?? Pelo visto seu carro já ferveu né.....bota o carro em uma oficina que entenda para verificar, para não sair mais caro no futuro.
abraço
SAPO-BOMBA
29/09/2010, 19:17
Perguntas básicas:
- Usa aditivo? Tem água/aditivo suficiente no sistema?
- A tampa do radiador, está vedando corretamente?
- O radiador está limpo? Tem vazamentos aparentes?
- A embreagem viscosa está travando a hélice normalmente?
Se o carro só esquenta quando pega subidas, é sinal de que está vazando pressão/vapor d'água por algum lugar, e aí o ponteiro sobe mesmo... Mesmo tendo água no sistema! Eu sei pq acontecia com outras Pajero e L200 que eu conheço...
Causas prováveis tb podem ser radiador sujo ou entupido ( não é seu caso pelo visto ), e arrefecimento deficiente por causa da hélice que não gira o suficiente ( embreagem viscosa ruim ).
Junta queimada vc sabe quando vc observa que as mangueiras de água estão muito inchadas ( pressurizadas ), pq vaza compressão dos cilindros pro sistema de arrefecimento. E tb quando vc liga o motor SEM a tampa do radiador e começa a expulsar água pra fora acelerando o motor um pouco.
Manda averiguar esses itens na oficina que vc poderá encontrar a causa do problema.
Amigo,
Recebi uma orientação básica aqui no forum. É a seguinte:
Na subida de serras desligue o Over Drive, e suba em 3a.
Caso contrário fica trocando de 3 para 4 (e vice-versa), pois existe um "buraco" entre este marchas. A relação é muito boa em 1, 2 e 3, porém a 4 é muito longa.
Subir morro com O.D ligado pode causar um superaquecimento no motor e na transmissão . isto está bem explicado no manual do proprietário e no para-sol do motorista .
Você desliga o Over Drive no botão na alavanca de câmbio, e com isso acende uma luz no painel escrito: O.D. Off
O Over Drive quando ligado (e por incrivel que pareça ele estará ligado quando a luz estiver apagada no painel e o botão não pressionado) simplesmente faz com que voce tenha dísponivel a 4ª marcha do cambio automatico, portanto quando Vc apertar o botão e a luz (OD off) acender, o seu carro não passará da 3ª marcha, isto serve para reduções em descida de serra e tambem para trafegar em trafego muito congestionado evitando assim o engate desnecessario da 4ª marcha.
Abs.
Carlos A. C. Azevedo
29/09/2010, 21:30
O cambio com O.D desligado, com rotação e velocidade consideravel, segura o carro só em 3ª marcha, e com aquele cooler absurdamente ignorante na frente so condensador+radiador ai num tem jeito, não prestou atenção já era lá vai o ponteiro subindo :parede::parede::parede:
Na minha Pajerinho acontecia a mesma coisa. Troquei a tampa do radiador e resolveu.
Estava vazando água com a pressão e enchia o reservatório externo.
Abs,
fedao2004
30/09/2010, 14:45
Troca a tampa do radiador.
Alguém sabe de quantas libras de pressão é a tampa do radiador?
fedao2004
30/09/2010, 18:45
só para lembrar 3000 v6 gasolina
Alguém sabe de quantas libras de pressão é a tampa do radiador?
Fedão, a minha é a 3500. O mecânico me disse que a pressão era 0.9lbs.
Se não me engano, a minha tampa é a mesma da Besta (o carro Besta, hehe).
Abs,
fedao2004
30/09/2010, 22:08
Ok, valeu pela informação, amanhã vou passar na auto peça para ver.
abraço
Luciano-Luís
30/09/2010, 23:00
Isso. Leve a tampa e pessa uma similar (se pedir uma tampa pra Pajero vai melar). A pressão normalmente vem gravada na tampa - a minha troquei ano passado e custou 20,00.
desolrac
10/04/2022, 17:46
Pessoal, boa tarde! Estou reativando essa discussão, pois tenho uma pajero sport 2.5 2010 com exatamente o mesmo problema: aumento de temperatura nas subidas. Sempre que está na rodovia e pega uma linha subida a temperatura aumenta. Conforme dito acima em terceira marcha, ou seja, em alta rotação o motor não superaquece.
Já fizemos praticamente de tudo: substituímos a válvula 82°, limpamos o sistema, varetamos o radiador, trocamos a tampa, colocamos um bom líquido de arrefecimento, travamos a hélice, trocamos a bomba.
O carro é muito bom de andar, não falha, não faz fumaça, não baixa água. Não há vazamentos visíveis.
Valeria a pena substituir a tampa do radiador novamente? E trocar a válvula por uns de 76.5° que também é vendida para esse motor?
Obrigado.