Conectar

Ver Versão Completa : Aos interessados no Niva

KukaMachado
28/09/2010, 21:26
Olá galera, sou novo no fórum mas a muito tempo acompanho os papos de vocês(não só sobre o niva).
Eu acredito que esse tipo de curiosidade em acompanhar toda a conversa por fora existe por não termos um veiculo correspondente e tal.... Mas entre esses curiosos que olham um pouco e saem, eles só fazem isso para tirar duvidas simples. Acho que ficaria mais simples se criássemos um tópico próprio para responder perguntas básicas e simples que todos aqueles que querem comprar um niva tem...(quem sabe ate torna-lo um tópico fixo...)

Acredito que eu tenho algumas perguntas para podermos começar o tópico.
Aqui vão algumas:
-Qual o preço de manutenção básica do Niva(troca de oleo, filtro de oleo, fluido de freio e todo o resto, mensalmente e anualmente)?
-qual o consumo médio do russinho quando ta bem regulado?
-qual o maior tubo de gnv possível de usar no niva?como fica o consumo com gnv?
-qual o valor de um jogo de pneus novos(e compativeis, já que não temos o original)?
-existe mais algum aro de roda possível de se usar no niva(e qual o valor)?caso sim, qual o preço?quais os modelos de pneus disponiveis para essa roda?
-quais opcionais são mais facilmente comprados a parte para instalação no niva(como direção hidraulica, ar condicionado, farois de milha e neblina...), se possivel, valores das peças.
-quais as modificações primarias para entrar no mundo das trilhas off-road com o russinho?
-quais modificações tem as viaturas de vocês(não que seja da minha conta, mas eu sou muito curioso!)

acho que por enquanto é só, mas tenho certeza que mais curiosos vão se juntar a conversa....flw galera, e desde já agradeço!

thgteixeira
28/09/2010, 21:59
Kuka;

Boas vindas a você, espero que aproveite bem o fórum. Tentarei te responder de acordo com a minha vivência, ponto a ponto.

Abaixo de suas perguntas.

Acredito que eu tenho algumas perguntas para podermos começar o tópico.
Aqui vão algumas:
-Qual o preço de manutenção básica do Niva(troca de oleo, filtro de oleo, fluido de freio e todo o resto, mensalmente e anualmente)?

Nada diferente de um carro popular, lembrando que o filtro de óleo é igual ao do 147, de gasolina idem, e por aí vai. A Manutenção preventiva de um Niva é barata e bem acessível. Vale ressaltar que a imensa maioria dos Nivas tem entre 15 e 20 anos, portanto, falamos de um carro que exige manutenção adequada, e que geralmente sofre com antigos proprietátios, e com a fama de "resistente", desta forma o que mais encontramos são Nivas gastos "até o osso".

-qual o consumo médio do russinho quando ta bem regulado?De acordo com a minha experiência: 10km/l na estrada e 7km/l na cidade.

-qual o maior tubo de gnv possível de usar no niva?como fica o consumo com gnv?Deixo para outros colegas, já que não uso GNV

-qual o valor de um jogo de pneus novos(e compativeis, já que não temos o original)?Depende. A Gama de pneus é grande, e passa por vários modelos radiais e diagonais. A Decisão será sua, de acordo com o seu uso. Um pneu militar custa algo em torno de R$ 230,00, você também encontra bons pneus radiais aro 16. Vai da aplicação que você dará ao carro, se é de uso urbano, rural ou misto.

-existe mais algum aro de roda possível de se usar no niva(e qual o valor)?caso sim, qual o preço?quais os modelos de pneus disponiveis para essa roda?Sim, muitos Niveiros usam rodas aro 15, o que dá a você uma gama muito grande de modelos de pneus, aliás, a intenção da troca para as rodas aro 15 é exatamente essa: Uma maior gama de modelos a disposição. Os modelos, são quase infinitos, como eu disse acima vai da aplicação que você dará ao veículo.

-quais opcionais são mais facilmente comprados a parte para instalação no niva(como direção hidraulica, ar condicionado, farois de milha e neblina...), se possivel, valores das peças.Direção Hidráulica e Ar Condicionado são itens que exigem adaptações. O Ar Condicionado original é péssimo, e muitos colegas buscam soluções melhores, o mesmo vale para a direção hidráulica (lembrando que não existem Nivas com direção hidráulica "de série", o que existe é uma versão com uma caixa de direção desmultiplicada, da marca Gemmer, conhecida como "francesa" no meio Niveiro). Faróis de milha e de neblina, são os mesmos usados em qualquer jipe, basta pesquisar em qualquer loja.

-quais as modificações primarias para entrar no mundo das trilhas off-road com o russinho?Opinião pessoal: Niva não é carro pra trilha, se quer um carro pra fazer trilhas, procure um Willys, JPX, Engesa, etc. Niva é um carro projetado pra percorrer grandes extensões de estradas precárias, essa é a concepção do carro. Vai bem na trilha? Vai! Mas é monobloco, não aguenta as torções prolongadas, e vai te desalinhar todo o carrinho. Se mesmo assim quiser optar por um Niva, há vários e vários tópicos discutindo preparações e melhorias para trilhas.

-quais modificações tem as viaturas de vocês(não que seja da minha conta, mas eu sou muito curioso!)O Menor número possível, sou conservador a respeito de modificações, mas muitos colegas já realizaram várias, incluindo a troca do motor. Mais uma vez valha-se do "pesquisar" do fórum. (um bagageiro, um quebra mato, bancos diferentes na dianteira, bomba de gasolina do FIAT 147, e o motorista, que é brasileiro, e não russo :D)

acho que por enquanto é só, mas tenho certeza que mais curiosos vão se juntar a conversa....flw galera, e desde já agradeço!Mais uma vez, é um prazer ter mais um colega por aqui, mas, lembrando que existem INÚMEROS tópicos iguais a este, o meu conselho é pesquisar bastante, pois muito já foi falado por aqui, o fórum é quase uma biblioteca sobre o Niva, vale a paciência em buscar e ler.

Um grande abraço, e disponha sempre! Creio que outros colegas também irão te ajudar.

Flugêncio
28/09/2010, 22:31
O Ar Condicionado original é péssimo.

Thgteixeira,
Aproveitando a deixa, é péssimo porquê? o seu tem o ar original.

thgteixeira
28/09/2010, 22:42
Thgteixeira,
Aproveitando a deixa, é péssimo porquê? o seu tem o ar original.

Flugêncio;

Nada contra o funcionamento dele, mas sim em relação a instalação e a posição em que ele fica colocado, ocupando o lugar onde os pés do passageiro deveriam estar. Esteticamente também não acho nada legal. Fora que as saídas de ar são ótimas para proporcionar um belo resfriado ao passageiro.

Rodei em um Niva com ele instalado há tres meses atrás (na Bomer, o Niva pertence a um médico aqui de S.Bernardo do Campo desde zero km). Quando comprei o meu carro, sinceramente pensei em instalar um, mas depois que vi um funcionando e instalado, desisti imediatamente.

Vi uma solução, feita por um colega aí do RJ, que ficou excelente. Ela aproveitava o espaço da caixa de ventilação, atrás do console central, e usava as mesmas saídas de ar que o carro já possui. Depois, o proprietário instalou mais algumas saídas. O Serviço ficou esteticamente excelente, e segundo o dono, o rendimento idem.

No Clima de São Paulo, eu acho um aparelho de ar condicionado bem desnecessário para o uso que eu tenho, mas obviamente creio que seja bem mais primordial aí no RJ.

Em resumo: Conheci e não instalaria aquela estrovenga no meu carro nunca. Opinião pessoal.

COL
29/09/2010, 14:41
Opinião pessoal: Niva não é carro pra trilha, se quer um carro pra fazer trilhas, procure um Willys, JPX, Engesa, etc. Niva é um carro projetado pra percorrer grandes extensões de estradas precárias, essa é a concepção do carro. Vai bem na trilha? Vai! Mas é monobloco, não aguenta as torções prolongadas, e vai te desalinhar todo o carrinho. Se mesmo assim quiser optar por um Niva, há vários e vários tópicos discutindo preparações e melhorias para trilhas.

Ola, isto é uma questão pessoal mesmo.Eu junto ao meu pai ja fizemos coisas inacreditaveis com Niva.Nos atoleiros que todos 4x4 vai eu vou também e olha que ele nunca deixou eu na mão:palmas:.So que para ''equipar'' precisa de paciência assim como nos outros JeeP's.
Bom eu como uso o Niva pra Trilhas as modificações:
-pneus frontheira 225/70 r16.Radiador de corsa com reservatório de expansão do mesmo, bancos concha na dianteira, freio a disco nas quatro, pistões de tempra 8v no motor original.Correias Poly V .Calços de 5cm na susp dianteira,molas de Delrey na traseira com calços de 4 ou 5 cm.Carburador 460 weber(acho que é esse).Mufla com filtro de ar esportivo, DH de S10 ,Ventuinha de vectra, e forrei de silicone a tampa do distribuidor.:mrgreen:

PS:Acho que escrevi alguma coisa errada.:pensativo::mrgreen:

Girti
30/09/2010, 17:58
Kuka;

Boas vindas a você, espero que aproveite bem o fórum. Tentarei te responder de acordo com a minha vivência, ponto a ponto.

Abaixo de suas perguntas.

Nada diferente de um carro popular, lembrando que o filtro de óleo é igual ao do 147, de gasolina idem, e por aí vai. A Manutenção preventiva de um Niva é barata e bem acessível. Vale ressaltar que a imensa maioria dos Nivas tem entre 15 e 20 anos, portanto, falamos de um carro que exige manutenção adequada, e que geralmente sofre com antigos proprietátios, e com a fama de "resistente", desta forma o que mais encontramos são Nivas gastos "até o osso".

De acordo com a minha experiência: 10km/l na estrada e 7km/l na cidade.

Deixo para outros colegas, já que não uso GNV

Depende. A Gama de pneus é grande, e passa por vários modelos radiais e diagonais. A Decisão será sua, de acordo com o seu uso. Um pneu militar custa algo em torno de R$ 230,00, você também encontra bons pneus radiais aro 16. Vai da aplicação que você dará ao carro, se é de uso urbano, rural ou misto.

Sim, muitos Niveiros usam rodas aro 15, o que dá a você uma gama muito grande de modelos de pneus, aliás, a intenção da troca para as rodas aro 15 é exatamente essa: Uma maior gama de modelos a disposição. Os modelos, são quase infinitos, como eu disse acima vai da aplicação que você dará ao veículo.

Direção Hidráulica e Ar Condicionado são itens que exigem adaptações. O Ar Condicionado original é péssimo, e muitos colegas buscam soluções melhores, o mesmo vale para a direção hidráulica (lembrando que não existem Nivas com direção hidráulica "de série", o que existe é uma versão com uma caixa de direção desmultiplicada, da marca Gemmer, conhecida como "francesa" no meio Niveiro). Faróis de milha e de neblina, são os mesmos usados em qualquer jipe, basta pesquisar em qualquer loja.

Opinião pessoal: Niva não é carro pra trilha, se quer um carro pra fazer trilhas, procure um Willys, JPX, Engesa, etc. Niva é um carro projetado pra percorrer grandes extensões de estradas precárias, essa é a concepção do carro. Vai bem na trilha? Vai! Mas é monobloco, não aguenta as torções prolongadas, e vai te desalinhar todo o carrinho. Se mesmo assim quiser optar por um Niva, há vários e vários tópicos discutindo preparações e melhorias para trilhas.

O Menor número possível, sou conservador a respeito de modificações, mas muitos colegas já realizaram várias, incluindo a troca do motor. Mais uma vez valha-se do "pesquisar" do fórum. (um bagageiro, um quebra mato, bancos diferentes na dianteira, bomba de gasolina do FIAT 147, e o motorista, que é brasileiro, e não russo :D)

Mais uma vez, é um prazer ter mais um colega por aqui, mas, lembrando que existem INÚMEROS tópicos iguais a este, o meu conselho é pesquisar bastante, pois muito já foi falado por aqui, o fórum é quase uma biblioteca sobre o Niva, vale a paciência em buscar e ler.

Um grande abraço, e disponha sempre! Creio que outros colegas também irão te ajudar.

:concordo: :concordo: :concordo: x2!!! :palmas: :palmas: :palmas:

Girti
30/09/2010, 18:03
Flugêncio;

Nada contra o funcionamento dele, mas sim em relação a instalação e a posição em que ele fica colocado, ocupando o lugar onde os pés do passageiro deveriam estar. Esteticamente também não acho nada legal. Fora que as saídas de ar são ótimas para proporcionar um belo resfriado ao passageiro.

Rodei em um Niva com ele instalado há tres meses atrás (na Bomer, o Niva pertence a um médico aqui de S.Bernardo do Campo desde zero km). Quando comprei o meu carro, sinceramente pensei em instalar um, mas depois que vi um funcionando e instalado, desisti imediatamente.

Vi uma solução, feita por um colega aí do RJ, que ficou excelente. Ela aproveitava o espaço da caixa de ventilação, atrás do console central, e usava as mesmas saídas de ar que o carro já possui. Depois, o proprietário instalou mais algumas saídas. O Serviço ficou esteticamente excelente, e segundo o dono, o rendimento idem.

No Clima de São Paulo, eu acho um aparelho de ar condicionado bem desnecessário para o uso que eu tenho, mas obviamente creio que seja bem mais primordial aí no RJ.

Em resumo: Conheci e não instalaria aquela estrovenga no meu carro nunca. Opinião pessoal.

:concordo: :concordo: :concordo: Mais uma vez, concordo em gênero, número e grau!