Ver Versão Completa : Demora para desligar reduzida da ranger!
PAULOROBERTO_87
28/09/2010, 20:05
Olá pessoal sou novo nesse forum e tambem na área de pick ups. recentemente comprei uma ranger xlt cd 4x4, e gostaria de saber se é normal a demora para desengatar a reduzida déla? fiz tudo certo parei pisei no freio embreagem e tal mais as vezes ela emperra, demora um poco para desligar, as vezes tem q dar uma ré ou ir para a frente, isso é normal?
samukanvas
28/09/2010, 21:38
A minha tb faz (gasolina). De vez em quando ela me dá uma canseira até pra ligar :lol:
Acho que é falta de mão do carro ainda. Essa ranger tá me fazendo estudar :mrgreen:
abs
Walter L. L. Casitta
28/09/2010, 21:43
Em torno de 5 segundo é que leva para passar de 4x2 para 4x4L e vice versa...
Anthoniusnikos
28/09/2010, 22:14
Bem-vindo ao fórum, Paulo.
Que ano é a pick-up ? Pode ser que os cubos das rodas estejam precisando de manutenção. Uma limpeza com querosene e um pouco de graxa nova.
A do Samukas, também, deve ser falta de mão-na-graxa ! :mrgreen:
Anthon
PAULOROBERTO_87
29/09/2010, 07:48
Que ano é a pick-up ? Pode ser que os cubos das rodas estejam precisando de manutenção. Uma limpeza com querosene e um pouco de graxa nova.
Anthon
éla é uma 2001 a diesel!
NGDaniel
29/09/2010, 07:58
As vezes ligo o 4x4 hi na cidade pra dar uma desenferrujada... dia desses deu eu desliguei e no painel tava tudo ok, desligada, até que fiz uma curva e percebi que ainda estava ligada... me deu um trabalho danado... so dando ré para desligar...
Depois disso ja liguei outras vezes e nao deu nada, tudo ok...
Desencanei, mas mesmo assim é bom saber o que pode dar problema pra fazer uma revisaosinha...
Agradeceria ajuda dos colegas..
abs,
A minha leva uns 3s para cada opção....
Vi num troller leva tipo 1s...muito rápido.
toninho55
02/10/2010, 19:24
ola paulo, a minha é tambem xlt 2001 e leva apenas mais ou menos ums sete segundos. mais é so para reduzir,para traçao 4x4 simples é praticamente automatíco.abraços....
Cachoeira
03/10/2010, 22:22
Olá pessoal sou novo nesse forum e tambem na área de pick ups. recentemente comprei uma ranger xlt cd 4x4, e gostaria de saber se é normal a demora para desengatar a reduzida déla? fiz tudo certo parei pisei no freio embreagem e tal mais as vezes ela emperra, demora um poco para desligar, as vezes tem q dar uma ré ou ir para a frente, isso é normal?
Seja bem vindo ao forum...
Apanhei também quando comprei a minha (XLT 4x4 2009).
Inclusive, certa vez, após ler o manual (e com a ranger parada) pisei na embreagem e freio e comutei para 4x4 low (o painel sinalizou low). Ao voltar (usando os mesmos procedimentos) para 4x2 ví que a sinalização do painel não acompanhou (mante-se em low). Arranquei devarinho e ouvi a mudança mecânica da tração acontecendo (passando para 4x2 tb no painel) só que a picape estava movimentando o que acarretou um barulho estranho na tração (que me levou a ficar preocupado se eu havia danificado o sistema já que esta comutação deveria ocorrer parada. Felizmente acho que nada aconteceu).
Voltando ao problema em questão: Em conversa com um eletricista de uma concessionária ele me falou que devemos apertar embreagem e freio e aguardar a comutação (sinalização) do painel. Enquanto a comutação da luz do painel não acontecer, devemos manter pedal de freio e de embreagem apertados simultaneamente. Esse "retardo" pode acontecer e se soltarmos um dos pedais, o painel sinalizará errado (painel em 4x4 low ,por exemplo, enquanto a manopla de mudança está em 4x4 high ou 4x2). Estava acontecento comigo que eu seguia o manual apertando os pedais e rodando a manopla do 4x4 ... mas não aguardava. Muitas vezes a sinalização do painel não concluia e parecia que a tração "estava agarrando". Depois que eu fui informado do "segredo", fiquei mais paciente esperando com os pedais apertados e tudo começou a dar certo.**** Mas o manual não explica isso claramente *** (e olha que eu confesso ser um leitor atento de manual).
Espero que minha esperiência particular te ajude...;-)
Saudações e bom proveito de sua pickup.
Cachoeira
03/10/2010, 22:54
As vezes ligo o 4x4 hi na cidade pra dar uma desenferrujada... dia desses deu eu desliguei e no painel tava tudo ok, desligada, até que fiz uma curva e percebi que ainda estava ligada... me deu um trabalho danado... so dando ré para desligar...
Depois disso ja liguei outras vezes e nao deu nada, tudo ok...
Desencanei, mas mesmo assim é bom saber o que pode dar problema pra fazer uma revisaosinha...
Agradeceria ajuda dos colegas..
abs,
Oi NGDaniel,
Vou te contar uma história similar que um colega ME MOSTROU numa hilux (SRV / 2006 / manual). Ele colocou em 4x4 high e o seu painel sinalizou correto e a tração foi engatada. Depois ele levou a alvanca de tração (como eu disse,era manual...) para 4x2. Embora a alavanca estivesse em 4x2 o painel continuava a mostrar o 4x4 high e o o carro permanecia tracionado. Eu perguntei se era assim mesmo. Ele me dissera que embora a alavanca de tração estivesse em 4x2 a comutação mecânica da tração não havia acontecido de fato. Ele até previu: Ao entrar na próxima rua, vou diminuir a velocidade, apertar a embreagem, passar uma primeira e a luz de tração vai apagar...***e foi isso que aconteceu!*** Segundo ele a caixa de traçao "fica esperando uma oportunidade" para se comutar FISICAMENTE e essa oportunidade veio com a "debreada". Segundo ele, é assim mesmo.
Depois desse fato eu adoto o seguinte: voltei da 4x4high para 4x2, dou um jeito de dar uma debreada (sei lá... passando de quarta para terceira por exemplo) dando uma oportunidade para a caixa comutar. Dando um chute... acredito que, de repente, voce tirou da high e continuou tracionando e não houve uma oportunidade de comutação física da caixa (mas sei que manual não diz nada disso...)
Considerando que nem tudo está no manual... e que a prática nos ensina muito... sei lá...:pensativo:
Saudações ao companheiro forista.
Moisés S.M
04/10/2010, 00:08
A minha leva uns 2 seg,tanto 4x4 H ou 4X4 l...acho q tá bom rsrsrs.
samukanvas
04/10/2010, 00:51
Anthon
Grande Anthon!!
Desde que peguei a ranger eu só tô "batendo" ela no trabalho. Eu achei que rodaria pouco, mas já estou quase nos 7000km :lol: Preciso realmente fazer um carinho na menina... Já chegaram umas peças pra ela e essa semana ela deve ir ao salão de beleza dar uma geral :lol:
Estou bastante contente com o desempenho dela. Bebe, mas o V6 é algo sensacional no meu conceito de motor bom a gasolina. Gosto de gasolina por causa de motores como esse... :oops:
Sobre o engate, eu noto que quando ela está com o volante um pouco desalinhado (Não reto), demora mais para engatar ou desengatar a 4x4low (parece que a caixa sob tensão não facilita pro motor elétrico). A 4x4hi vai de boa sempre, ainda mais andando.
Sobre o que o outro amigo falou de desengatar o 4x4 e mesmo sem aparecer no painel a luz do 4x4 ainda continuar em 4x4, tb acontece de vez em quando. Tem que andar uns mts pra frente ou pra trás para desengatar total. Acredito que seja normal nesse tipo de sistema elétrico. O troller faz o mesmo, por exemplo.
Abs
Moisés S.M
04/10/2010, 12:01
Eu acho q não é normal não,até pq a minha desengata rapidinho,nunca precisei andar pra trás ou uns metros pra frente pra desengatar,deve ser pq faço sempre uma limpeza no motor da tração e nos cubos das rodas...mas o importante é funcionar!
RGamaJr_4x4
04/10/2010, 12:28
Eu acho q não é normal não,até pq a minha desengata rapidinho,nunca precisei andar pra trás ou uns metros pra frente pra desengatar,deve ser pq faço sempre uma limpeza no motor da tração e nos cubos das rodas...mas o importante é funcionar!
X2!
A minha leva 2 segundos e não precisa movimentar a viatura pra engatar ou desengatar.
Pelo menos alguma coisa tinha que funcionar direito na minha :lol:
ps: nunca fiz limpeza nenhuma no motor de tração ou cubos.
.
constantino.carvalho
25/12/2011, 12:54
Caros amigos, estou acompanhando varios topicos e esse me pareceu se encaixar melhor no meu problema.
Estou na minha terceira Ranger, essa agora é uma 2002, 2.8 disel, e estou com o seguinte problema nela. Quando engata a tração vai de boa, quando reduzo o carro tb vai de boa, o problema é na hora de sair da redução, o carro não "desreduz", a luz no painel até volta para 4x4 simples (high), porem o carro continua reduzido. Por duas vezes precisei reduzir o carro, e na hora de voltar para 4x2 tive q entrar em baixo do carro, tirar o motor de tração e girar o eixo manualmente. Nessa de girar o eixo manualmente q descobri q a ranger tem NEUTRO, entre o giro do 4x4 high e o 4x4 low exste um ponto de neutro, inclusive esta sinalizada na caixa de tração quando se tirar o motor eletrico. Sobre o motor eletrico, eu ja tirei, desmontei e lubrifiquei nada se resolveu, fico pensando q pode ser uma parte do sistema do motor eletrico q faz a volta para a 4x4 high q esta danificada ou queimada, oq vc acham ? Estou preocurando uma outra ranger para pegar o motor eletrico emprestado e descobrir se é o motor ou o modulo.
OBs. Apos tirar o motor eletrico e colocar o carro em 4x2, eu preciso pegar o motor eletrico, ligalo na bateria, fazendo ele voltar a posição inicial, q é todo pra um canto 4x2 e todo pro outro canto 4x4 LOW, colocando ele na posição 4x2, eu ligo ele novamente no carro e posso continuar usando ele em 4x4 high desde q não o reduza de novo, pq se reduzir, tem q tirar o motor e voltar o eixo manualmente.
Alguem poderia me ajudar nesse caso ?
NGDaniel
25/12/2011, 20:19
Quando for desengatar, tente dar uma rezinha de leve pra ver se desengata..
Edintruder
26/12/2011, 10:23
Constantino, nesse teu caso o ideal é marcar o fusível e quando apresenta o problema tu retiras e recoloca o fusível do módulo do 4x4.
Outra coisa seria a desmontagem completo do motor elétrico e limpeza do disco de posição dentro da caixa plástica redonda.
constantino.carvalho
26/12/2011, 10:28
NGDaniel, oq acontece é q mesmo o motor na minha mão, sem estar ligado na caixa, estando somente conectado nos chicotes, ele não sai da reduzida, tipo, eu com o motor na mão aciono a tração, e ele gira, ai aciono a redução ele gira mais, porem na hora de voltar para tração ele não volta, o paineil até volta para 4x4 high, mais o motor fica travado em 4x4 low...
Edintruder, eu ja retirei o motor, limpei ele, tive acesso apenas a parte mecanica, não consegui abrir a parte onde os fios entram, q é onde provavelmente pode vir a ter terminais sujos. Vc poderia me informar em q lugar fica o modulo de tração da ranger ? Nunca mexi nele, e outra coisa, será q pode ser o botão tb ? Estou pensando em tirar td pra limpar com limpa contato, agora só falta conseguir abrir a parte eletrica do motorzinho. Grato pela ajuda dos amigos.
Edintruder
26/12/2011, 20:15
Constantino, tens que quebrar a borda da caixa de plástico para conseguires tirar a tampa. Depois basta colar para montar.
constantino.carvalho
26/12/2011, 21:21
Caro amigo, agora noite, eu testei, tracionei o carro, e destracionei normal, na hora q reduziu, reduziu normal, mais na hora de sair da reduzida não sai, o motor ficava aguarrado na posição de 4x4 reduzida, ai desliguei o motor, coloquei numa bancada, desmontei ele, quebrei a parte para chegar nos terminais eletricos, aquele disco q tem um monte de contato, então, ele tava com mt graxa, ai eu limpei td bem com limpa contato, fechei, novamente na preção e parafusei ele no lugar, ai quando liguei o motor na tomada e deixei ele pindurado pelo fio pra testar se ia girar ou não, nem deu sinal de vida, primeiro q as luzer da tração nem acendem mais quando viro a chave do carro, pois sempre q se liga o carro as duas luzes tanto com 4x4 high quando 4x4 low acenden, não tão acendendo mais, e o modulo nem ta dando mais sinal, verifiquei os fuziveis e estão inteiros, no painel interno é um fuzivel de 7,5A q mantem o painel todo acesso, e inclusive comanda a tração, e no painel externo, no cofre do motor é o fuzivel numero 13, q não lembro a amperagem agora, ai estou achando q estraguei meu motorzinho eletrico, minha duvida agora é, se na hora de fechar aquela parte eletronica do motor o disco com tracinhos q fazem o desenho dos comandos para ligar a 4x4 e a 4x4 reduzida tem uma posição, ou posso colocar ele em qualquer posição e depois ele se ageita?
Walter L. L. Casitta
26/12/2011, 22:03
Caro amigo, agora noite, eu testei, tracionei o carro, e destracionei normal, na hora q reduziu, reduziu normal, mais na hora de sair da reduzida não sai, o motor ficava aguarrado na posição de 4x4 reduzida, ai desliguei o motor, coloquei numa bancada, desmontei ele, quebrei a parte para chegar nos terminais eletricos, aquele disco q tem um monte de contato, então, ele tava com mt graxa, ai eu limpei td bem com limpa contato, fechei, novamente na preção e parafusei ele no lugar, ai quando liguei o motor na tomada e deixei ele pindurado pelo fio pra testar se ia girar ou não, nem deu sinal de vida, primeiro q as luzer da tração nem acendem mais quando viro a chave do carro, pois sempre q se liga o carro as duas luzes tanto com 4x4 high quando 4x4 low acenden, não tão acendendo mais, e o modulo nem ta dando mais sinal, verifiquei os fuziveis e estão inteiros, no painel interno é um fuzivel de 7,5A q mantem o painel todo acesso, e inclusive comanda a tração, e no painel externo, no cofre do motor é o fuzivel numero 13, q não lembro a amperagem agora, ai estou achando q estraguei meu motorzinho eletrico, minha duvida agora é, se na hora de fechar aquela parte eletronica do motor o disco com tracinhos q fazem o desenho dos comandos para ligar a 4x4 e a 4x4 reduzida tem uma posição, ou posso colocar ele em qualquer posição e depois ele se ageita?
Ela tem posição sim. Quando não acende nada do painel no momento que vira a chave da ignição, é por que o módulo não encontrou a chave de posição (essa que você desmontou). Você pode ter amassado algum contato, quebrado ou ele está muito fora de uma das posições possíveis.
Arranje um jeito de girar a chave de posição 45º e tenta de novo. Se módulo reconhecer ele vai posicionar o motorzinho em 4x2 automaticamente. Depois disso você pode testar o botão do 4x4 nas 3 posições e ver como o motorzinho reage.
Walter L. L. Casitta
26/12/2011, 22:04
Ela tem posição sim. Quando não acende nada do painel no momento que vira a chave da ignição, é por que o módulo não encontrou a chave de posição (essa que você desmontou). Você pode ter amassado algum contato, quebrado ou ele está muito fora de uma das posições possíveis.
Arranje um jeito de girar a chave de posição 45º e tenta de novo. Se módulo reconhecer ele vai posicionar o motorzinho em 4x2 automaticamente. Depois disso você pode testar o botão do 4x4 nas 3 posições e ver como o motorzinho reage.
Não esquece que vai ter que pressionar os pedais do freio e embreagem para testar a posição 4x4L
constantino.carvalho
26/12/2011, 22:27
Então, não me dei por vencido, fui la mexer, oq aconteceu foi o seguinte, o motor ficou parado na posição reduzida, ai como o modulo(acho q é ele) não reconhece o motor nessa posição, ele não identificava o motor, ai oq fiz, voltei o motor manualmente para a posição de 4x2, e liguei na tomada de novo, automaticamente o carro reconheceu o mesmo, e quando ligava o 4x4 high com o pé na embreagem o motor girava, e acendia a luz de high no painel, ai quando liguei o 4x4 low, com o pé na embregem e no freio, ele girou novamente, só q nisso q ele girou, a luz do painel não passou para 4x4 low, permaneceu acessa somente a 4x4 high, com isso, o motor estando em low e o painel em high trava td, não consigo fazer nenhum comando, ou seja, se eu passar pro high o motor não volta, se eu passar pro 4x2 ele tb não volta, ou seja, fica travado na posição de reduzida com o painel em simples, mt doido isso, to comessando a achar q é o modulo em vez do motor, pois como vi em outro post, exste 3 pinos, c1, c2 e c3, para tracionar no simples (high) ele uni C1 + C2, para reduzir(low) ele junta C2 + C3, e para voltar inverte as ordens, porem com os mesmo pares, não sei se essa informação é confiavel li em um post aqui pelo forum, alguem poderia me dizer onde fica o modulo, para eu passar um limpa contato nele ?
josuewanderson
26/02/2018, 22:57
Constantino, nesse teu caso o ideal é marcar o fusível e quando apresenta o problema tu retiras e recoloca o fusível do módulo do 4x4.
Outra coisa seria a desmontagem completo do motor elétrico e limpeza do disco de posição dentro da caixa plástica redonda.
Verdade, Isso ocorreu comigo e Quando Retirei o Fusível a Tração Saiu