PDA

Ver Versão Completa : Troller 2000 Vortec 4.3L V6 - Taxi 37"

Páginas : 1 2 3 4 [5] 6 7 8

tuna
08/08/2013, 16:21
Não me diga que esse som ainda é aquele que afundou naquela trilha lá na Camalheira em março de 2011?

425128

E que afundou novamente na trilha de Cangurito em novembro de 2011?

425129

Se for, é canguinhagem demais! :odedo:

Gostei do local pro som. Facilita o manuseio e deixa mais protegido. E já que nas trilhas vc gosta de lavar o Táxi por dentro :mrgreen:, pq não coloca um som marinizado?

Em abril, quando estive no Paraguai, comprei um dvd marítimo, marca Napoli, modelo DVD-MR 9358USB, com 100W x 4 canais - www.napoliaudio.com/produto/dvdmr-9358-usb

(http://www.napoliaudio.com/produto/dvdmr-9358-usb)425132

E também comprei 4 alto-falantes triaxiais marinizados, da mesma marca, modelo NPL-MR169W - www.napoliaudio.com/produto/nplmr-169w (http://www.napoliaudio.com/produto/nplmr-169w)
425136

Sabe quanto gastei nisso tudo? Absurdos US$ 75! :cool:

Ei, parabéns pelo POST #1.000!:palmas:

Mil meu com mil seu dominamos o fórum! :odedo:

Dino, eu já tive um cd player clarion mariner no jeep, só tem um problema a Clarion quando projetou a carniça, não pensou em um problema específico que nós jeepeiros temos no meio do mar:

Pó!!!!!:mrgreen: em dois meses de trilha num havia mais jeito de ouvir um cd que fosse...

Por isso agora comprei um rádio, com entradas aux, usb e sd e...
acho mais negócio

[]´s

zeca_cj
08/08/2013, 16:43
Tuna,

Esse Pioneer da foto é o famoso Pioneer do golfinho. Ele é cheio de viadagens! Comprei logo quando foi lançado e paguei uma fortuna.

Queimou com menos de 2 meses de uso por causa do dreno do ar condicionado entupido. A garantia não cobriu

Depois dele comprei outro Pioneer, um modelo bem mais simples que usava até o dia que parei o Troller. Assim como você eu usava muito mais a entrada AUX.

Esse ultimo Pioneer sobreviveu as duas afundadas que Dino falou acima.

Quer dizer.... Ainda não tentei ligar desde a segunda afundada (novembro de 2011)! heheheheh

Será que tá funcionando?

*PS o Rontan também ficou submerso nesses dois episódios!

https://lh4.googleusercontent.com/-xbLTFUEVSCc/UgJ55AEBYpI/AAAAAAAAGWs/URFz2VrAJp4/s640/IMAGE_85004C73-28F9-4953-AEAE-B28C44E7014C.JPG

tuna
08/08/2013, 17:01
Grande CJ, ée capaz de tá funcionando ainda, o que eu achei legal do novo que comprei é que como não tem cd, cassete, dvd, ele é muito mais compacto, portanto mais fácil de encaixar no rack, e meio difícil de molhar por causa da localização, agora nessa reforma vou aproveitar o lugar dos rádios e falantes, dá uma olhada: na segunda foto com a tampa fechada:

[]´s

uxio69
08/08/2013, 18:22
Dino, eu já tive um cd player clarion mariner no jeep, só tem um problema a Clarion quando projetou a carniça, não pensou em um problema específico que nós jeepeiros temos no meio do mar:

Pó!!!!!:mrgreen: em dois meses de trilha num havia mais jeito de ouvir um cd que fosse...

Por isso agora comprei um rádio, com entradas aux, usb e sd e...
acho mais negócio

[]´s

Tuna, quando fui no Paraguai, pesquisei vários aparelhos, dos mais tradicionais aos originais xingling. Inicialmente nem pensava em DVD. Queria só USB, AUX e SD como vc citou. Porém esse DVD da Napoli tem umas vantagens que achei interessantes. Todas as entradas tem uma proteção de borracha. Potência de 100W por canal (testei lá mesmo e gostei da qualidade do áudio). Aceita tudo quanto é tipo de dispositivo. Permite tb assistir filmes gravados no pendrive, e não apenas no DVD.

Repare naquela foto que na entrada USB tem um protetor de borracha que cobre essa entrada. E logo acima, na entrada AUX tb tem um protetor, porém não aparece na foto. A entrada do DVD não é frontal, mas atrás do painel, o que já protege mais.

Além disso, devo colocar um protetor de som como os usados em barcos.

425246

Vi a foto do rack que vc montou e vai me servir pra ter umas ideias. Como e onde vc prendeu esse rack?

Grélo
08/08/2013, 18:30
Vcs precisam é de um submarino!!! Kkkkkkkkkkkkkkkkkk

[ ]´s

Grélo.

uxio69
08/08/2013, 18:34
Vcs precisam é de um submarino!!! Kkkkkkkkkkkkkkkkkk

[ ]´s

Grélo.

Já tô quase terminando o meu! :chorandoderir:

tuna
08/08/2013, 22:41
Tuna, quando fui no Paraguai, pesquisei vários aparelhos, dos mais tradicionais aos originais xingling. Inicialmente nem pensava em DVD. Queria só USB, AUX e SD como vc citou. Porém esse DVD da Napoli tem umas vantagens que achei interessantes. Todas as entradas tem uma proteção de borracha. Potência de 100W por canal (testei lá mesmo e gostei da qualidade do áudio). Aceita tudo quanto é tipo de dispositivo. Permite tb assistir filmes gravados no pendrive, e não apenas no DVD.

Repare naquela foto que na entrada USB tem um protetor de borracha que cobre essa entrada. E logo acima, na entrada AUX tb tem um protetor, porém não aparece na foto. A entrada do DVD não é frontal, mas atrás do painel, o que já protege mais.

425246

Vi a foto do rack que vc montou e vai me servir pra ter umas ideias. Como e onde vc prendeu esse rack?

Dino, foi fácil puxei dois tubos do santo antonio no quadro e parafusei a "tálba" neles, aqui dá pra ver mais ou menos:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/406-som-em-jeep-s-17.html

[]´s

uxio69
08/08/2013, 23:34
Dino, foi fácil puxei dois tubos do santo antonio no quadro e parafusei a "tálba" neles, aqui dá pra ver mais ou menos:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/406-som-em-jeep-s-17.html

[]´s

Vi as fotos. Vai me ajudar. Valeu.

zeca_cj
09/08/2013, 10:33

425246

Dino,

55 conto + frete no Mercado Livre.

Já comprou?

Quer rachar o frete?

fabriciosimonini
09/08/2013, 16:12
C.J, Está muito bom o seu tópico, consegui terminar de ler hoje, Úfa!!! E olha que tem bastante coisa, tenho aprendido muito!.

Tem bastante informação sobre suspensão, a cabeça quase que deu um nó! Parabéns pelo trabalho, agora um pouco por dia você vai ajeitando as coisas. Quando vi o chassi do Táxi, e você com a esmerilhadeira, lembrei do gosto de ferrugem que fica na boca depois do trabalho!

Eu levei 3 meses para "lixar" todas as soldas mal feitas e retirar as chapas, chapinhas, chapeletas, enfim um monte de tralha inútil que tava "grudada"!!!! A solda que você está aprendendo a fazer dá de 10 à 0.

A minha sorte é que não tenho vizinhos dos dois lados da casa, então podia trabalhar até ás 22:00Hs tranquilo, era só faisca que saia....rsrs....

O Táxi está ficando muito bom, excelente projeto, motorização etc... Parabéns, fica registrado aqui o meu apoio, mesmo de longe vou acompanhandoi, quando ficar pronto quem sabe vou ai dar umas voltas....

Achei interessante a escolha da suspensão, tem tudo pra ficar bom, também acho que aumentar muuuuuuuiiiito o entre eixos gera um efeito "dominó" tem que ajeitar daqui, puxar dali, e todo o projeto acaba se "alongando" junto. Além de ficar esteticamente meio estranho as rodas traseiras (mais que as dianteiras) descentralizadas em relação a fibra (caixas de roda).

A caçamba com abertura traseira também vai ficar legal e facilitar para colocar as cervejas e demais ferramentas indispensáveis na trilha.... :lol: Tenho somente uma observação a fazer, deixe a tampa traseira bem reforçada estruturalmente, pois, com certeza na hora do churrasco ela vai servir mesa ou banco.

Já pensou 2 ou 3 pessoas sentadas ali! são mais de 200 KG!!! recomendaria fazer dois "tirantes" de cabo de aço, de alguma caminhonete ou mesmo um corrente fina para ajudar na sustentação. Foi só uma ideia que me ocorreu, não quero me intrometer no seu projeto, espero apenas poder colaborar!

Sobre o tanque de combustível, a idéia de passa-lo para cima traria inconvenientes, digo isso pois meu Jeep veio com um tanque de 20 L (usado em motores de "popa")no lugar do banco traseiro, além do forte cheiro de gasolina e algumas espirradas de vez em quando, a autonomia ficava prejudicada.

Como você está adaptando um motor V6, pode esperar com certeza que o consumo aumentará, Lembra do consumo da G.L ? talvez fique um pouco menos devido a injeção eletrônica, mas vai chegar bem próximo. Diminuir o tanque só agravaria o problema.

Eu fiz numa metalúrgica da Cidade um tanque de + ou- 55L, para ficar na traseira, embaixo, entre as longarinas do chassi, com bocal na lateral traseira direita do Jeep. Ficou muito bom, nada de cheiro e borrífos de gasolina, só falta ligar o marcador (parte elétrica), quando sobrar um tempinho eu faço! :mrgreen: Enquanto isso só ando com o tanque cheio, pra prevenir pane seca, e também, devido ao peso, ajudar a pular menos!!!

Por falar em pular menos, mais pra frente pretendo alterar a suspensão do meu Jeep, utilizando molas elicoidais. Quando troquei a carroceira de lata pela de fibra, que é mais leve, retirei 3 molas na dianteira e 2 na traseira. Com quatro ocupantes fica ótimo, mais quando estou sozinho, haja coluna!!!! E olha que ando com 10 Libras na traseira e 12 na dianteira com os 33" acima dessa calibragem o Jeep vira um Cabrito :???:.

Pretendo fazer algo bem simples, dois links com panhard na dianteira e dois links e triângulo na traseira, molas da Pampa, Corcel, Opala etc.. pelo menos é o que encontrei aqui no forum.

Mais um detalhe que ia esquecendo, sei que você já montou o P.T. do Táxi, ficou ótimo!.

Como a capa seca é proveniente da Pkp C20 e casou muito bem com o novo motor, acredito que o Cambio Clarck 260 F também sirva, pois ele saiu de fábrica nas C20 6 cilindros, sendo bastante resistente e facil de encontrar, é uma pena que tenha somente 4m.

Neste caso acredito que teria que usar a caixa de tração e reduzida Willys (Dana 18), só não sei se aguentaria o V6.

Ai vem a pergunta, no caso da G.L que usava esta caixa, houve alguma quebra, ou foi feita alguma modificação interna (reforço) para aguentar o V8 292?

Boa sorte na empreitada, continue postando fotos do projeto pra gente ir acompanhando, Cordial abraço!

zeca_cj
09/08/2013, 17:38
Fabricio,

Obrigado pela atenção e disposição de ler essa novela das 8!

Eu também fiz isso algumas semanas atras numa seção nostalgia. Fiquei assistindo também vários videos de trilhas. hehehehe

A crise de abstinência do Taxi ta ford!

Por favor fique a vontade de dar quantos pitacos quiser, certamente com sua experiencia serão de grande valia.

Sobre a tampa traseira, usei Dino (Uxio69) como exemplo pro fibreiro fazê-la reforçada. Dino é, digamos, bem fortinho! rsrsrs

Jaja ele aparece aqui me xingando :odedo:

Alem de reforço interno vou colocar os cabinhos de aço como você falou. Devo medir e compra-los amanha.

Respondendo sua pergunta, usávamos na F75 o cambio Clark 260T, de 3 marchas. Como era de caminhão (salvo engano F250) ele é bastante robusto e nunca nos deu problema.

Sobre o consumo da Pkp, nunca medi. Mas chuto algo em torno de 3 ou 4km/L.

O Troller quando rodava com AP fazia em torno de 5km/h. Acho que com o V6 vai manter esse numero.

uxio69
12/08/2013, 01:34
Dino,

55 conto + frete no Mercado Livre.

Já comprou?

Quer rachar o frete?

Ôpa, com certeza. Se for BQ melhor ainda!:mrgreen:

uxio69
12/08/2013, 01:48
...deixe a tampa traseira bem reforçada estruturalmente, pois, com certeza na hora do churrasco ela vai servir mesa ou banco. Já pensou 2 ou 3 pessoas sentadas ali! Zé, Fabricio deve tá achando que o Táxi é da altura "normal" de um Troller! :mrgreen:

Só quero ver quem é que consegue sentar ali. O Táxi tb é alto pra baralho!

A crise de abstinência do Taxi ta ford! Sei o que é isso. E quando achei que estava terminando, vou precisar rever os munhões dianteiros.:( Depois passe lá no tópico do Galego!

Sobre a tampa traseira, usei Dino (Uxio69) como exemplo pro fibreiro fazê-la reforçada. Dino é, digamos, bem fortinho! rsrsrs
Jaja ele aparece aqui me xingando :odedo: Vindo de vc, fortinho é elogio! :lol:

fabriciosimonini
12/08/2013, 17:24
C.J e Úxio, quando vi a tampa traseira na foto, não notei a distância da mesma ao Chão, acho que perdi um pouco a referencia. Mas tenho o costume de super dimensionar as coisas buscando sempre maior resistência, e dois cabinhos a mais também não iriam prejudicar em nada.

Eu sigo o velho Brocardo "Tudo que abunda não prejudica"! E também, como sou de alta estatura, 1,67 m, :mrgreen: achei que fosse possível fazer a tampa traseira de banco.

C.J, Quando me referi no post acima "no caso da G.L que usava esta caixa, houve alguma quebra, ou foi feita alguma modificação interna (reforço) para aguentar o V8 292?" Eu estava me referindo a T. Case Dana 18 (original da F-75), e não a caixa de marchas como você entendeu.

Realmente a Caixa de marchas da G.L é uma Clarck 260T, com 3m na coluna de direção (você adaptou o trambulador no assoalho). A 260T saia de linha nos Ford LTD, Galaxie, landau, (todos V8), sendo portanto uma caixa muito forte e resistente.

Úxio, com certeza você tem que ser bem fortinho pra erguer e abaixar sozinho várias vezes o V6 vortec do Táxi (eu ví a foto postada anteriormente no tópico), mas enfim amigo é pra estas coisas!!! :concordo:.

Abraço aos amigos! agora vou dar uma espiada no Galego!

zeca_cj
12/08/2013, 18:14
Fabricio!

Não abusamos muito da Dana 18. A única mudança que fizemos foi o pino chorão. Mas eu tenho certeza que se abusasse um pouco do acelerador ela poderia abrir o bico.

Sábado medi o cabo de aço. Ele deve ter entre 60 a 63cm de comprimento. Vou procurar algo similar e comprar.

Enquanto isso, sábado e domingo o fibreiro fez a moldura do novo local do som. Ficou bom, mas ainda falta o acabamento com massa plástica, lixa e pintura!

https://lh5.googleusercontent.com/-7GIWje-TOXY/UgftL7ja1ZI/AAAAAAAAGZg/2gsjakoB-bY/s640/IMAGE_15.jpeg

https://lh6.googleusercontent.com/-d4YJoUX2ePg/UgftrB1WLiI/AAAAAAAAGZ4/WUj67xQpJQE/s640/IMAGE_18.jpeg

Essa semana a Auto Peças Correios & Telegrafos me entregará muitas novidades!!! :dance::dance:

zeca_cj
12/08/2013, 18:42
Aproveitando que a mão ta na massa... ops, na fibra...

Estou fazendo abaixo do assoalho traseiro, um compartimento pra armazenar tralhas. Salvo engano entre 2003 a 2005 o T4 Diesel tinha esse compartimento. Fiz baseado nele, porem um pouco maior!

Visto por baixo - Antes
https://lh5.googleusercontent.com/-zmq_PpMcQpE/Uf8eKToMseI/AAAAAAAAGRY/e8_Yxh4sorQ/s640/IMAGE_620E384F-74AF-4682-BBDA-934EFF41F02E.JPG

Visto por baixo - Depois
https://lh4.googleusercontent.com/-Jth8UbQfHq4/Ugfs63_NI3I/AAAAAAAAGZQ/uUSZILdLjZs/s640/IMAGE_13.jpeg

por cima
https://lh5.googleusercontent.com/-aX41lG11768/Ugfs15BGpPI/AAAAAAAAGZI/mjcFJbXV-tM/s640/IMAGE_12.jpeg

Pra tapar esse baú, farei uma tampa no mesmo nível do assoalho. Assim não vai atrapalhar o deslizamento da caixa da caixa plastica (tipo hortifrute) que uso pra condicionar a caixa de ferramentas, oleos, cintas etc.

Caixa plastica:
Medidas Aproximadas: 28 x 33 x 60 cm (Alt x Larg x Compr)
http://www.proplast.com.br/wp-content/uploads/2010/10/caixa-plastica-citrus.jpg

Essa caixa vai ficar abaixo do estepe, que ficará fixado quase na horizontal, ocupando o lugar onde eram os bancos.

+- assim
https://lh3.googleusercontent.com/-Lq5To50Ubrk/Uf8d6-wk7kI/AAAAAAAAGRA/bJpvwxwSrek/s640/IMAGE_18CAF50E-9198-418A-BC31-601FB0687DC7.JPG

Estou me baseando nessa obra de arte! inclusive a gaiola!

zeca_cj
12/08/2013, 18:54
Queria deixar o Troller sem porta, como esse Wrangler. Mas dona patroa não gostou da ideia! :freaking: :fight:

Então que tal uma portinha light pro verão de 2016! ???

*Desculpem os devaneios de um cara em crise de abstinência e que não domina a arte de edição de imagens!

Juliano Nitsch
12/08/2013, 21:53
Parabéns pelo seu projeto Zeca. Vc me deu uma injeção de animo, pois ao contrario de vc tenho as ferramentas que preciso, mas nao estava animado pra mexer. Após ver a sua forca de vontade (principalmente na fabricação de uma "girafa" portátil) acho melhor tomar vergonha na cara e por a mao na massa, já que tenho facilidades, como por exemplo um elevador. Parabéns mesmo !!! O mundo precisa de mais pessoas como vc ! Quanto ao cabo que precisa para a tampa traseira provavelmente os de pick-ups pequenas como Ford Courier, Fiat Strada, etc... devem dar certo. Já pensou na possibilidade de colocar amortecedor em vez de cabo ? Ate mais.

uxio69
13/08/2013, 06:02
Então que tal uma portinha light pro verão de 2016! ???

*Desculpem os devaneios de um cara em crise de abstinência e que não domina a arte de edição de imagens!

Portinha light? Tá meio biba isso aí! :odedo: E do jeito que tá a abstinência, essa porta não passa da primeira poça! :mrgreen:

Verão 2016? :shock: Putz, teus devaneios viraram delirium tremens! :lol:

uxio69
13/08/2013, 06:12
Parabéns pelo seu projeto Zeca. Vc me deu uma injeção de animo, pois ao contrario de vc tenho as ferramentas que preciso, mas nao estava animado pra mexer. Após ver a sua forca de vontade (principalmente na fabricação de uma "girafa" portátil) acho melhor tomar vergonha na cara e por a mao na massa, já que tenho facilidades, como por exemplo um elevador. Parabéns mesmo !!! O mundo precisa de mais pessoas como vc! :palmas: :palmas:

Com esse elogio e incentivo, nada impede que Táxi fique pronto pro Jeep Show de Sergipe, em outubro! É só querer e deixar de mimimi! :torcendo:

fabriciosimonini
13/08/2013, 10:39
C.J. Muito boa a nova posição do Toca CD, vai ser difícil a água chegar nesta altura. Só não esqueça de desvirar o aparelho na hora da instalação, pois na foto está de "ponta-cabeça" :mrgreen:. brincadeira!, está muito bom!

Eu acho que " a patroa" não quer se sujar de lama, por isto quer a instalação da porta! Fale pra ela que a lama faz bem pra pele :D.

Mas caso resolva realmente instalar a porta, não use esta cor, concordo com o Uxio, vai dar pinta! como dizemos por aqui! :oops: rsrs...

A caixa no assoalho deve ficar muito boa, ganha-se espaço no assoalho e suas ferramentas de trilha ficarão sempre organizadas. Dá até pra por umas "cervas" com gelo!!! já pensou!!!

A posição do Estepe também ficou muito boa, ali voce também vai ganhar um bom espaço para as "tralhas".

Parabéns pelo projeto, tenha certeza que o Táxi vai fazer muito sucesso nas trilhas, além de ficar muito bonito!

Mas nada de 2016, ainda faltam 5 meses para o fim do ano, faço votos que no início de 2014 o Táxi já esteja rodando!

Brincadeiras a parte, desejo que corra tudo bem! estou na torcida:torcendo:.

Abraço!

tuna
13/08/2013, 10:46
:palmas: :palmas:

Com esse elogio e incentivo, nada impede que Táxi fique pronto pro Jeep Show de Sergipe, em outubro! É só querer e deixar de mimimi! :torcendo:

:roll: Depois que o Galego ficou pronto, Dino tá só na cornetaria!!!!!!:mrgreen:

[]'s

uxio69
13/08/2013, 11:43
:roll: Depois que o Galego ficou pronto, Dino tá só na cornetaria!!!!!!:mrgreen:

[]'s

Tô corneteando não Tuna.

É que CJ só vai no tranco. Temos que ficar atrás dele cutucando e empurrando! :odedo:

tuna
13/08/2013, 13:39
Tô corneteando não Tuna.

É que CJ só vai no tranco. Temos que ficar atrás dele cutucando e empurrando! :odedo:

Eu que não queria um "tranco" desses, vai cutucando e empurrrando aí Dino :odedo::mrgreen:

[]'s bem de looooonge.... hahaha

zeca_cj
13/08/2013, 13:50
C.J. Muito boa a nova posição do Toca CD, vai ser difícil a água chegar nesta altura. Só não esqueça de desvirar o aparelho na hora da instalação, pois na foto está de "ponta-cabeça" :mrgreen:. brincadeira!, está muito bom!

Eu acho que " a patroa" não quer se sujar de lama, por isto quer a instalação da porta! Fale pra ela que a lama faz bem pra pele :D.

Mas caso resolva realmente instalar a porta, não use esta cor, concordo com o Uxio, vai dar pinta! como dizemos por aqui! :oops: rsrs...

A caixa no assoalho deve ficar muito boa, ganha-se espaço no assoalho e suas ferramentas de trilha ficarão sempre organizadas. Dá até pra por umas "cervas" com gelo!!! já pensou!!!

A posição do Estepe também ficou muito boa, ali voce também vai ganhar um bom espaço para as "tralhas".

Parabéns pelo projeto, tenha certeza que o Táxi vai fazer muito sucesso nas trilhas, além de ficar muito bonito!

Mas nada de 2016, ainda faltam 5 meses para o fim do ano, faço votos que no início de 2014 o Táxi já esteja rodando!

Brincadeiras a parte, desejo que corra tudo bem! estou na torcida:torcendo:.

Abraço!

Pra combinar com o som de cabeça pra baixo só um adesivo desses!
http://img1.etsystatic.com/012/0/7730704/il_570xN.438602919_7k9a.jpg (http://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&frm=1&source=images&cd=&cad=rja&docid=_9jZXuCtbUOqaM&tbnid=IFauKKLMKZQEJM:&ved=0CAUQjRw&url=http%3A%2F%2Fwww.etsy.com%2Flisting%2F12660118 3%2Fproblem-no-problem-rollover-mud-decal&ei=yGIKUsexBo6a9QSxo4HYDg&psig=AFQjCNEJ_YOZQx9tVrX34H26NyqDtUpbBA&ust=1376498753622646)

Gostaria muito dele pronto no inicio de 2014. A reforma tá legal, mas mais legal ainda será ele pronto!

A meta é esse ano terminar a parte de baixo; Suspensão e motor posicionado.

zeca_cj
13/08/2013, 13:57
Parabéns pelo seu projeto Zeca. Vc me deu uma injeção de animo, pois ao contrario de vc tenho as ferramentas que preciso, mas nao estava animado pra mexer. Após ver a sua forca de vontade (principalmente na fabricação de uma "girafa" portátil) acho melhor tomar vergonha na cara e por a mao na massa, já que tenho facilidades, como por exemplo um elevador. Parabéns mesmo !!! O mundo precisa de mais pessoas como vc ! Quanto ao cabo que precisa para a tampa traseira provavelmente os de pick-ups pequenas como Ford Courier, Fiat Strada, etc... devem dar certo. Já pensou na possibilidade de colocar amortecedor em vez de cabo ? Ate mais.

Juliano,

Obrigado pelas palavras!

Que bom que o projeto tá empolgando vc e mais gente!

Mas já que vc ta ai sem fazer nada, me manda seu endereço em MP pra eu te mandar 1,5ton de tranqueira pra vc montar ai! hehehehehe

Vamo que vamo!

zeca_cj
13/08/2013, 13:58
Tô corneteando não Tuna.

Bixa ciumenta!! :fight:

zeca_cj
13/08/2013, 13:59

[]'s

Disse tudo!

hehehehe

Deixa ele ficar cornetando... eu sei onde o galego dorme!!!

zeca_cj
14/08/2013, 23:45
Girafa em mãos!

1h de montagem, 12 arruelas de pressão de sobra e vualá!

https://lh3.googleusercontent.com/-K4AnWkpI_N4/Ugwynt9gkcI/AAAAAAAAGcg/zkWd9BKoY-I/s640/IMAGE_31.jpeg

Mais uma entrega da Autopeças Correios & Telégrafos!
https://lh3.googleusercontent.com/-bco292AbDc4/UgwytVDRBNI/AAAAAAAAGco/sk-Cv-TPGtA/s640/IMAGE_32.jpeg

Par de bumpstops (batentes hidráulicos)
Marca: FOX
Part Number: FOX-980-02-311-A
2,5" de curso

Havia pedido Bilstein, pra combinar com os amortecedores. Mas 2 meses de colocada e paga a ordem nada da loja entrar em contato. Dai liguei e me avisaram que não tinham. Pedi pra trocar por esses.

https://lh6.googleusercontent.com/-polZTOAV66Y/Ugwy4MzR1PI/AAAAAAAAGc4/Fde8rngBZF4/s640/IMAGE_34.jpeg

4 kits de fixação de gaiola de proteção no chassis.
Marca: Synergy Manufacturing
Part Number: PPM-3410

Esse kit é bem simples. Eu nem deveria ter comprado 4. Poderia comprar um e replicar aqui. Mas agora já era.

Pra quem ainda não entendeu como ele funciona, aqui mais umas fotos ilustrativas
http://www.polyperformance.com/shop/images/D/PPM-3410-400.jpghttp://www.polyperformance.com/shop/images/D/d_591-01.jpghttp://www.polyperformance.com/shop/images/D/d_592-01.jpg

Agora com a girafa, sabado busco o motor na oficina!!

Vamo que vamo!!

uxio69
16/08/2013, 01:54
Girafa em mãos!

1h de montagem, 12 arruelas de pressão de sobra e vualá!

https://lh3.googleusercontent.com/-K4AnWkpI_N4/Ugwynt9gkcI/AAAAAAAAGcg/zkWd9BKoY-I/s640/IMAGE_31.jpeg

Mais uma entrega da Autopeças Correios & Telégrafos!
https://lh3.googleusercontent.com/-bco292AbDc4/UgwytVDRBNI/AAAAAAAAGco/sk-Cv-TPGtA/s640/IMAGE_32.jpeg

Par de bumpstops (batentes hidráulicos)
Marca: FOX
Part Number: FOX-980-02-311-A
2,5" de curso

Havia pedido Bilstein, pra combinar com os amortecedores. Mas 2 meses de colocada e paga a ordem nada da loja entrar em contato. Dai liguei e me avisaram que não tinham. Pedi pra trocar por esses.

https://lh6.googleusercontent.com/-polZTOAV66Y/Ugwy4MzR1PI/AAAAAAAAGc4/Fde8rngBZF4/s640/IMAGE_34.jpeg

4 kits de fixação de gaiola de proteção no chassis.
Marca: Synergy Manufacturing
Part Number: PPM-3410

Esse kit é bem simples. Eu nem deveria ter comprado 4. Poderia comprar um e replicar aqui. Mas agora já era.

Pra quem ainda não entendeu como ele funciona, aqui mais umas fotos ilustrativas
http://www.polyperformance.com/shop/images/D/PPM-3410-400.jpghttp://www.polyperformance.com/shop/images/D/d_591-01.jpghttp://www.polyperformance.com/shop/images/D/d_592-01.jpg

Agora com a girafa, sabado busco o motor na oficina!!

Vamo que vamo!!

Zé, traz logo esse motor e mete mão. Foco total no Táxi!

Faz um intensivão. Nada de festas, cinema, namorar, etc.! :mrgreen: 24h focado no Táxi!

Se duvidar, fica pronto primeiro que o de Lambe-Lambe! :lol:

Guarde as arruelas! Vai precisar pra prender as tralhas. :odedo:

zeca_cj
16/08/2013, 10:09
Amanhã! Amanhã! :euforico:

zeca_cj
19/08/2013, 10:02
Conforme planejado, sábado peguei o trem de força (motor, caixa e transferência) e trouxe pra casa.

https://lh4.googleusercontent.com/-bhJGbZ1nzT0/UhF1IxjLlGI/AAAAAAAAGds/_JLA3rDJWzo/s640/IMAGE_36.jpeg

Inaugurei minha girafa :euforico:
https://lh3.googleusercontent.com/-03XbbeYXTSQ/UhF1PV3AI_I/AAAAAAAAGd0/Lp0wCYxM2kw/s640/IMAGE_37.jpeg

E posicionei o conjunto no chassis
https://lh3.googleusercontent.com/-VxIO4sL3v40/UhF1bL0tz6I/AAAAAAAAGeE/w-eLwvU_hFk/s640/IMAGE_39.jpeg

Pra finalizar o dia, saí pra dar uma voltinha com minha namorada! :pular:
https://lh3.googleusercontent.com/-8ErD6SqLWtw/UhIR5SlPDgI/AAAAAAAAGek/-ljdlaZJyuU/s640/IMAGE_42.jpeg

uxio69
19/08/2013, 11:39
Massa!

Torcendo pro Táxi ir pra Aracaju!

426900

:mrgreen:

zeca_cj
19/08/2013, 11:43
É pra isso que servem os amigos!!! :odedo:

zeca_cj
20/08/2013, 09:54
A bagaça ta andando!

Ontem trabalhei cerca de 5 horas no Taxi. Até quase 1h da manha!

Embalei num ritmo e nem percebi a hora passar!!! :mrgreen:

Comecei a dimensionar os suportes do coxim do motor e da travessa da caixa de marchas; Medi os cardãs e ângulos de pinhão e por fim desmontei a parte da frente do motor pra trocar alguns parafusos e pegar a *numeração do motor pra checar com a nota fiscal e consultar no Detran

*quase 1 ano de comprado e eu não havia verificado se a numeração na nota bate com a do motor e se o mesmo está baixado no Detran. :parede:

O Axle Truss traseiro chegou, ficou exatamente como eu queria. Simples, limpo e funcional. Lindo! :pular:

Mas num desenvolvimento sob encomenda e a distância, nem tudo são fores. Serão necessários pequenos ajustes pra peça encaixar perfeitamente. Coisa besta... desbastar cerca de 5 a 10mm uma aba que tem na peça.

Ontem mesmo passei pra Adams Lifts e ele já vai ajustar no projeto.

https://lh3.googleusercontent.com/-F82wPNcNdWk/UhLrimeypWI/AAAAAAAAGe0/x3NuGsh6YzE/s640/IMAGE_43.jpeg

Detalhe da aba que precisa ser desbastada
https://lh5.googleusercontent.com/-SnYmH1WLrRc/UhLsdEZqqkI/AAAAAAAAGfU/FIJ48p06I-I/s640/IMAGE_47.jpeg

Por enquanto é isso!

VAMO QUE VAMO!!

maico lapschies
20/08/2013, 10:25
legal o foto do passeio com a namorada

[]'s

uxio69
20/08/2013, 11:26
A bagaça ta andando!

Ontem trabalhei cerca de 5 horas no Taxi. Até quase 1h da manha!

Embalei num ritmo e nem percebi a hora passar!!! :mrgreen:

Comecei a dimensionar os suportes do coxim do motor e da travessa da caixa de marchas; Medi os cardãs e ângulos de pinhão e por fim desmontei a parte da frente do motor pra trocar alguns parafusos e pegar a *numeração do motor pra checar com a nota fiscal e consultar no Detran

*quase 1 ano de comprado e eu não havia verificado se a numeração na nota bate com a do motor e se o mesmo está baixado no Detran. :parede:

O Axle Truss traseiro chegou, ficou exatamente como eu queria. Simples, limpo e funcional. Lindo! :pular:

Mas num desenvolvimento sob encomenda e a distância, nem tudo são fores. Serão necessários pequenos ajustes pra peça encaixar perfeitamente. Coisa besta... desbastar cerca de 5 a 10mm uma aba que tem na peça.

Ontem mesmo passei pra Adams Lifts e ele já vai ajustar no projeto.

https://lh3.googleusercontent.com/-F82wPNcNdWk/UhLrimeypWI/AAAAAAAAGe0/x3NuGsh6YzE/s640/IMAGE_43.jpeg

Detalhe da aba que precisa ser desbastada
https://lh5.googleusercontent.com/-SnYmH1WLrRc/UhLsdEZqqkI/AAAAAAAAGfU/FIJ48p06I-I/s640/IMAGE_47.jpeg

Por enquanto é isso!

VAMO QUE VAMO!!

Que beleza ter um meca trabalhando 5h por dia no Táxi! :palmas:

Hj vou no meca pegar as molas pra enviar à Rota e medir os semis pra passar pra RCV. Depois Free. Vai?

zeca_cj
20/08/2013, 11:34
Tb preciso ir no mecânico pra medir a carroceria: o cofre do motor, parede corta fogo e altura do assoalho pra fazer um gabarito no chassis...

mas só de pensar no trânsito das 18h já bate desanimo. Vou tentar ir mais cedo, umas 16:30 a 17h.

Depois Free. :)

zeca_cj
23/08/2013, 00:00
Lado esquerdo (motorista) - Antes
https://lh5.googleusercontent.com/-z7lrFC1kAQE/UhZQNqxUoQI/AAAAAAAAGgA/lCdhhopJMgk/s640/IMAGE_51.jpeg

Depois
https://lh4.googleusercontent.com/-W1-7XNOxXAk/UhbO83EyrhI/AAAAAAAAGmE/5Jeeake9xH0/s640/IMAGE_59.jpeg

Lado direito (carona) - antes
https://lh5.googleusercontent.com/--oNPmPA-hgM/UhZQQlhYv6I/AAAAAAAAGgI/nQXZrN7Jdkc/s640/IMAGE_52.jpeg

Depois
https://lh4.googleusercontent.com/-3EKpkTNJKYw/UhbPN9XOaeI/AAAAAAAAGmM/echNgEZme9I/s640/IMAGE_60.jpeg

O plano é motor montado no lugar até 31/08. Vamo que vamo!!!

jaime_sandim
23/08/2013, 09:21
Zeca,

ficou lisinho o chassi em :concordo:
nem parece que tinha os suportes.

devagar sempre

abraços.

zeca_cj
23/08/2013, 09:48
Devagar e sempre!!

Só consigo fazer esses trabalhos barulhentos de manha antes do trabalho e/ou na hora do almoço.
Quando chego do trabalho já é tarde e meus vizinhos já chamaram a Sucom uma vez! hehehehehehe

Ainda não terminei de dar o acabamento... não deu tempo ontem e hoje não vou poder trabalhar nisso. Ficará pra amanha!

Pra cortar uso disco de corte de inox que é bem fininho. Se vacilar, quebra.
http://images.quebarato.com.br/T440x/disco+de+corte+norton+original+bna12+115x1+0x22+ap enas+4+89+sao+paulo+sp+brasil__284C46_1.jpg

Depois desbasto as rebarbas da solda com disco de desbaste
http://acamargo.com/media/images/035965_01.JPG

E por fim dou o acabamento com flap-disc, que são varias lixas sobrepostas.
http://rafisaepis.com.br/image/cache/data/produtos/discos%20e%20pontas/foto-discos-flap-500x500.jpg

Sempre usando os EPIs: Luva de couro cano longo, oculos de segurança, protetor auricular concha e mascará respiratória! :concordo:

O resultado final fica boca de 09!

O chato é ter que varrer o pó de ferro da garagem!

xxxtripod
23/08/2013, 11:12
Devagar e sempre!!

Só consigo fazer esses trabalhos barulhentos de manha antes do trabalho e/ou na hora do almoço.
Quando chego do trabalho já é tarde e meus vizinhos já chamaram a Sucom uma vez! hehehehehehe

Ainda não terminei de dar o acabamento... não deu tempo ontem e hoje não vou poder trabalhar nisso. Ficará pra amanha!

http://images.quebarato.com.br/T440x/disco+de+corte+norton+original+bna12+115x1+0x22+ap enas+4+89+sao+paulo+sp+brasil__284C46_1.jpg

http://rafisaepis.com.br/image/cache/data/produtos/discos%20e%20pontas/foto-discos-flap-500x500.jpg

Sempre usando os EPIs: Luva de couro cano longo, oculos de segurança, protetor auricular concha e mascará respiratória! :concordo:

Anotado, para futuras intervenções na Mclaren chará!!! Serviço nota 1000

Trotta.79
23/08/2013, 17:39
Devagar e sempre!!

Eu nem perco tempo usando o disco de debaste, o flap disc com grid 80 já faz esse serviço.

uxio69
26/08/2013, 22:46
:bye:

Ei, kd as novidades?

zeca_cj
27/08/2013, 00:37
Chegando da garagem agora...

:zzz::zzz::zzz:

Sem muitas novidades.

Fds fiz os ajustes no axle truss pra encaixar no eixo. Ficou bom, agora só soldar.

Hoje comprei a chapa de aço pra fazer os suportes do motor.

Por enquanto é só.

Fabil
27/08/2013, 09:06
ô zeca... o setor dos Troller RF é o mesmo do opala/omega confere? porem o pitman dele é bem "dropado" enquanto que o pitman do opala/omega é reto... vou precisar de um pitman dropado desses, o seu está disponivel? :mrgreen:

zeca_cj
27/08/2013, 09:29
Fabil

O pitman do RF é reto... na verdade parece que ele é levemente inclinado pra cima.

Eu mudei pro pitman do Troller diesel. O estriado é igual e é bem dropado!

Nessa foto o de cima é do RF e o de baixo da F1000
https://lh6.googleusercontent.com/-PW_AkdyV0uY/TH8R37NT74I/AAAAAAAAAYE/5z-QQyZe1tw/s640/IMG_0073.jpg

Nessa foto o da esquerda é da F1000 e o da direita do Troller Diesel
https://lh6.googleusercontent.com/-O_kXJhop6Qc/TH8R7BMuglI/AAAAAAAAAYE/Nh3RHSXf4VE/s512/IMG_0109.jpg

Mais uma
https://lh3.googleusercontent.com/-8jnOrsqom8g/TH8R70kUoWI/AAAAAAAAAYE/DuK2RJxbptI/s640/IMG_0110.jpg

Arquivo de fotos de 2010!!! Como é bom fotografar tudo!!! :D

Espero ter ajudado!

xxxtripod
27/08/2013, 09:38
Fabil

O pitman do RF é reto... na verdade parece que ele é levemente inclinado pra cima.

Eu mudei pro pitman do Troller diesel. O estriado é igual e é bem dropado!

Nessa foto o de cima é do RF e o de baixo da F1000
https://lh6.googleusercontent.com/-PW_AkdyV0uY/TH8R37NT74I/AAAAAAAAAYE/5z-QQyZe1tw/s640/IMG_0073.jpg

Nessa foto o da esquerda é da F1000 e o da direita do Troller Diesel
https://lh6.googleusercontent.com/-O_kXJhop6Qc/TH8R7BMuglI/AAAAAAAAAYE/Nh3RHSXf4VE/s512/IMG_0109.jpg

Mais uma
https://lh3.googleusercontent.com/-8jnOrsqom8g/TH8R70kUoWI/AAAAAAAAAYE/DuK2RJxbptI/s640/IMG_0110.jpg

Arquivo de fotos de 2010!!! Como é bom fotografar tudo!!! :D

Espero ter ajudado!

Que bom saber, e o estriado do da F1000 e deste do troller a diesel são iguais? De que F1000 é este?

zeca_cj
27/08/2013, 09:43
Rapaz.. não sei.

O cara me vendeu dizendo que era de F1000. Não lembro se ele falou ano ou modelo...

Aqui mais uma foto pra tentar ajudar a desvendar esse misterio

https://lh4.googleusercontent.com/-UI_BtShTSmI/TH8R1-s1CII/AAAAAAAAAYE/w_KVZn9oPdE/s640/IMG_0071.jpg

Fabil
27/08/2013, 09:54
opa!! muito bom saber que o estriado do pitman do troller diesel ser compativel com o setor do opala, com isso vou matar uns 3 coelhos com uma paulada só aqui :mrgreen:

Fabil
27/08/2013, 13:50
agora fudeu... heheh

o pitman dos trollers 2001 e 2002 diesel sao diferentes dos acima de 2003. o do 2001/02 é bem mais "dropado". será que ambos possuem o mesmo diametro e estrias que o de opala/omega? o dropadao dos 2001/02 seria o ideal p/ mim

zeca_cj
27/08/2013, 14:47
Fabil,

Olhando as fotos e tentando lembrar os detalhes de quando fiz essa mudança, eu arriscaria dizer que o pitman que usei é do 2001.

Aqui nesse link tem todas as fotos que tirei nessa mudança do sistema de direção.

https://picasaweb.google.com/zeca.cj/TerminaisDeMB608ETrocaDoBracoPitmanPraE

Espero ter ajudado!

zeca_cj
27/08/2013, 15:45
....
Amortecedores
Depois de quase um ano de comprados, enfim consegui receber todas as peças pra montar os coil-overs. Tive um problema na importação que atrasou muito tempo o recebimento do ultimo amortecedor e dos 4 kits de instalação.

Mas a felicidade de enfim ter todas as peças pra montar o quebra-cabeças durou pouco.

Embora tenha comprado as molas indicadas pelo vendedor da Polyperformance, elas não são para o meu modelo de amortecedor. O FDP recomendou molas de 3" ID mas deveriam ser 2.5" ID. Não foi nem uma nem duas... foram 8 molas erradas. ô raiva.

Liguei pra loja mas não senti muita disposição deles em resolver meu problema, mesmo eu tendo encaminhado o e-mail do vendedor recomendando a bendita mola.
Pediram pra que eu enviasse as 8 molas pra lá que daí gerariam o credito e eu compraria novas molas, mas alem de um custo absurdo de frete, eu desembolsaria também alguns milhares de reais em impostos.

Cheguei a uma solução que o vendedor concordou comigo que vai funcionar. Vou replicar o kit de instalação de forma que acomode as molas de 3".

Não será muito complicado. mas foi um golpe inesperado,

Seguem fotos para melhor entendimento.

https://lh4.googleusercontent.com/-HRNQJANuWuY/UfvNdSl_zZI/AAAAAAAAGOo/5pc-3rDcIwo/s640/IMAGE_3A05F89D-5E4A-4D31-9ABA-91FCACE771C7.JPG
https://lh4.googleusercontent.com/-XP3Zsk50krs/UfvM36m5DVI/AAAAAAAAGOI/ojACA3oY728/s640/IMAGE_D963A6F3-B57B-4AD8-991E-82F6D2CAF878.JPG
https://lh4.googleusercontent.com/-4G9-0uNtsR4/UfvNk_5pBXI/AAAAAAAAGOw/de_TOSVBdlg/s640/IMAGE_BD1B751F-B3EB-49A1-A95B-0492217B8BC7.JPG

Hoje o torneiro entregou as peças que precisei fazer pra acomodar as molas de 3.00" ID.

Relembrando, as molas deveriam ser 2.5" ID mas por desconhecimento meu e erro de comunicação do vendedor, acabei comprando as molas erradas.

Como são 8 molas e cada uma custa $100 não quis retorna-las à loja e comprar outras pq o custo dessa operação seria muito alto.

Se tiver saco, vou comprando e trocando as molas de 2.5" homeopaticamente. Enquanto isso vou tocar o barco com as molas de 3" mesmo.

Seguem fotos do trabalho excepcional do torneiro. Dificilmente dá pra saber qual é original e qual foi feito por ele.

https://lh5.googleusercontent.com/-RVsa173_gDs/UhzdnCTciVI/AAAAAAAAGrA/1bNZVWSxtkI/s640/IMAGE_70.jpeg

https://lh6.googleusercontent.com/-dQ6W5Yvdf1Q/Uhzdp9yWCKI/AAAAAAAAGrQ/pHFYAn_obdk/s512/IMAGE_72.jpeg
https://lh5.googleusercontent.com/-Q2DvFJRcvhg/UhzdszpZalI/AAAAAAAAGrg/40sNg0qfxcA/s512/IMAGE_74.jpeg

Fabil
27/08/2013, 15:54
muito bao mesmo, só de curiosidade, quanto o torneiro cobrou nesse serviço?

uxio69
27/08/2013, 19:20

Muito bão???? :shock: PQP, tá fantástico! :palmas:

Foi aqui em Salvador?

Arranja um fibreiro dessa qualidade! Estamos precisando com urgência viu.

zeca_cj
28/08/2013, 00:46

O preço ainda não foi fechado, mas foi mais que justo!

Te mando os detalhes por MP

zeca_cj
28/08/2013, 00:48
Muito bão???? :shock: PQP, tá fantástico! :palmas:

Foi aqui em Salvador?

Arranja um fibreiro dessa qualidade! Estamos precisando com urgência viu.

Camaçari!

é o mesmo torneiro que fez algumas peças pra F75

uxio69
28/08/2013, 00:52
Kd as fotos da montagem dos amortecedores?

zeca_cj
28/08/2013, 00:52
Pode não ser a configuração final...

Pode ainda passar por ajustes, trocas de molas etc...

Mas enfim consegui montar meus coilovers e fiquei feliz por isso e é isso que importa!

https://lh3.googleusercontent.com/-050dUc7uo-4/Uh1mpDGxTjI/AAAAAAAAGsA/7uJTJPdGhV4/s640/IMAGE_77.jpeg
https://lh3.googleusercontent.com/-dGJVJgll4Zk/Uh1m2DilzhI/AAAAAAAAGsI/tuBV2jGXZQc/s512/IMAGE_78.jpeg
https://lh3.googleusercontent.com/-V_3m6gCPkjg/Uh1nBji_2UI/AAAAAAAAGsQ/cop53jBGXF0/s640/IMAGE_79.jpeg

Falta de que fazer dá nisso!
https://lh3.googleusercontent.com/-FZIUOt0oOl4/Uh1nTb4gJII/AAAAAAAAGsY/O0XiwJn-bWI/s640/IMAGE_80.jpeg

Amanhã Autopeças Correios & Telegrafos me entrega mais algumas peças da suspensão dianteira!

Vamo que vamo!

Ta chegando a hora de queimar tudo na solda!!! :torcendo:

4X4GARAGE
28/08/2013, 08:37
se precisar de alguem daqui uns dias estarei a disposição!!!
parabens!!!
[]s

xxxtripod
28/08/2013, 09:27

Mas enfim consegui montar meus coilovers e fiquei feliz por isso e é isso que importa!

https://lh3.googleusercontent.com/-050dUc7uo-4/Uh1mpDGxTjI/AAAAAAAAGsA/7uJTJPdGhV4/s640/IMAGE_77.jpeg
https://lh3.googleusercontent.com/-dGJVJgll4Zk/Uh1m2DilzhI/AAAAAAAAGsI/tuBV2jGXZQc/s512/IMAGE_78.jpeg
https://lh3.googleusercontent.com/-V_3m6gCPkjg/Uh1nBji_2UI/AAAAAAAAGsQ/cop53jBGXF0/s640/IMAGE_79.jpeg

https://lh3.googleusercontent.com/-FZIUOt0oOl4/Uh1nTb4gJII/AAAAAAAAGsY/O0XiwJn-bWI/s640/IMAGE_80.jpeg

Amanhã Autopeças Correios & Telegrafos me entrega mais algumas peças da suspensão dianteira!

Vamo que vamo!

Que louco esses Coilovers, devem ter sido baratinhos! HEHEHEH, parabéns ai chará!!

uxio69
28/08/2013, 11:03

Vamo que vamo!

Fantástico! Parabéns pela escolha! Material de primeira! A espera valeu a pena! :palmas:

Zé, vc mediu isso direito? O olhal superior tá alto pra baralho! :mrgreen:

zeca_cj
28/08/2013, 11:18
Fantástico! Parabéns pela escolha! Material de primeira! A espera valeu a pena! :palmas:

Zé, vc mediu isso direito? O olhal superior tá alto pra baralho! :mrgreen:

Relaxe!

Ta alto porque o amortecedor tá todo aberto. Não vai ficar assim não. Em ride height ele vai ficar cerca de 11" mais baixo que isso.

Essa foto foi só pra tirar de tempo... tava desocupado ontem 1h da manhã! heheheh

zeca_cj
28/08/2013, 12:09
se precisar de alguem daqui uns dias estarei a disposição!!!
parabens!!!
[]s

Opa, to sempre precisando!!! :concordo:

zeca_cj
28/08/2013, 12:10
Que louco esses Coilovers, devem ter sido baratinhos! HEHEHEH, parabéns ai chará!!

Melhor nem fazer conta!! rsrs

zeca_cj
28/08/2013, 15:02
Nossa senhora do cartão de credito!

Mais peças pro quebra-cabeças chegaram...

Terminais rotulares + espaçadores + bung + contra porca.. tudo RH e LH pra Panhard
Torre pro upper link do lado do carona com angulada em 10º pro lado esquerdo
Bracket com 3 ajustes de altura pra Panhard
Boné de quebra

Eu acho que descobri um defeito. Sou viciado em comprar peças! :screwy: :parede:

https://lh3.googleusercontent.com/-KI4RgGGWb8A/Uh46HM8Al-I/AAAAAAAAGsw/ONU5rgbZ9GM/s640/IMAGE_82.jpeg

Lucas Lee
28/08/2013, 15:08
Me pegou no pulo!!! hahahaha

Grélo
28/08/2013, 16:15
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!
Parabéns pelas peças novas.
E não é só vc que padece dessa doença das peças novas... hehehhee

[ ]´s

Grélo.

uxio69
28/08/2013, 17:19
Nossa senhora do cartão de credito!

Mais peças pro quebra-cabeças chegaram...

Terminais rotulares + espaçadores + bung + contra porca.. tudo RH e LH pra Panhard
Torre pro upper link do lado do carona com angulada em 10º pro lado esquerdo
Bracket com 3 ajustes de altura pra Panhard
Boné de quebra

Eu acho que descobri um defeito. Sou viciado em comprar peças! :screwy: :parede:

https://lh3.googleusercontent.com/-KI4RgGGWb8A/Uh46HM8Al-I/AAAAAAAAGsw/ONU5rgbZ9GM/s640/IMAGE_82.jpeg

Comprar peça nova não é defeito! Defeito é não usá-la! :mrgreen:

Ufa! Finalmente vc vai trocar o boné. O outro já tava todo encardido! :odedo:

zeca_cj
28/08/2013, 20:59
Comprar peça nova não é defeito! Defeito é não usá-la! :mrgreen:

Ufa! Finalmente vc vai trocar o boné. O outro já tava todo encardido! :odedo:

Encardida é sua cara! Hehehe

jaime_sandim
29/08/2013, 09:02
Quando voce descobrir a ''cura'' pra esse vicio informe aqui,
que tem muita gente que sobre desse mal(no qual eu me incluo) :chorandoderir::chorandoderir::chorandoderir:

jaime_sandim
29/08/2013, 09:16
Falando em cartão de credito,
segue o vídeo pra quem ainda não viu.
DREBITO!!!!
:chorandoderir::chorandoderir::chorandoderir::chor andoderir:

http://www.youtube.com/watch?v=xg1hBHeLmo8

Lucas Lee
29/08/2013, 14:06
Minha visita vespertina.

zeca_cj
29/08/2013, 16:05
Ontem chegou mais muamba!

Faróis de LED de 2" com 12W de potencia e 1.420 lúmens de luminosidade. Modelo SPOT (foco)

Tenho na F75 os faróis da Rigid Industries, que é feito nos EUA e homologado pelo exercito americano. Acredito que essa, é hoje, a melhor marca de faróis e barras de LED do mundo. Contudo, pesquisando e contactando diversos fornecedores achei um que aparentemente tem qualidade tão boa quanto a Rigid, porem com preços um pouco mais interessantes!

São IP68, ou seja, a prova d'água (pode submerger), a prova de choque, poeira, vibração, congelamento etc... boca de 09!

Aqui o link do meu singelo teste feito hoje no escritório:
Teste submersão do farol de LED 2" - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=zX2wxMts2Sk&feature=youtu.be)

Aqui o link dos testes feito pelo fabricante:
Aurora LED - Extreme LED Light bar test - Buy them from us today! - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=_azdQB3N_yc)

Fotos:
https://lh5.googleusercontent.com/-DWk28XyLDnA/Uh-Y9CRTQbI/AAAAAAAAGuk/W6GjbkM0wJ4/w767-h575-no/P8290679.JPG
https://lh3.googleusercontent.com/--O0QKKxbA_k/Uh-Y1XNkrSI/AAAAAAAAGuc/mwPDtVLws1U/w770-h575-no/IMG_2032.JPG
https://lh4.googleusercontent.com/-_iWDydlW8DA/Uh-Y1uGmrfI/AAAAAAAAGuY/6JqrVQeiE7g/w431-h575-no/IMG_2037.JPG

Outra coisa que chegou ontem foram dois painéis de botões, com 4 Rocker switches (identicos aos botões da ARB e Eaton). Como fiquei em duvida entre luz azul e vermelho, comprei os dois pra escolher aqui.

O painel já vem montado com os 4 botões e fuziveis de 5, 10, 10 e 15 amperes. No kit vem tambem 23 adesivos de legenda.

Ele mede 131x120cm

Vou colocar esse painel onde era originalmente o som do painel do Troller RF. Acho que vai ficar bom!

Fotos
https://lh4.googleusercontent.com/-vjyvAYNfeoY/Uh-Yoer9AQI/AAAAAAAAGt0/hfF7guK9p2k/w767-h575-no/P8290686.JPG
https://lh4.googleusercontent.com/-LsL0LIjdHSs/Uh-YnB9W19I/AAAAAAAAGto/ZF2KYI9Sx40/w767-h575-no/P8290685.JPG

zeca_cj
30/08/2013, 14:59
:twisted::twisted::twisted::twisted:

Mais um teste!

No inicio fiquei com pena, mas depois perdi o respeito por ele! heheheh

Teste Impacto - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=xIt5OQgW7C0)

4X4GARAGE
30/08/2013, 22:26
eu acho que voce tem barulho de trem na cabeça sabia hahhahhahahhahha

Juliano Nitsch
30/08/2013, 23:34
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk vc é doido. Acho que nem o fabricante fez este tipo de teste. Manda o vídeo pra eles que o próximo lote vai ser mais em conta !!! Muito bom !!!

JOÃO R.
31/08/2013, 00:00
Cara, tu é uma Fera.... Kkkkkkkkkkkkkkkkkk...... Isso é coisa tua e do Pulga..... Kkkkkk...
Abração...

uxio69
31/08/2013, 00:23
eu acho que voce tem barulho de trem na cabeça sabia hahhahhahahhahha:chorandoderir::chorandoderir::cho randoderir:

zeca_cj
02/09/2013, 11:42
agora fudeu... heheh

o pitman dos trollers 2001 e 2002 diesel sao diferentes dos acima de 2003. o do 2001/02 é bem mais "dropado". será que ambos possuem o mesmo diametro e estrias que o de opala/omega? o dropadao dos 2001/02 seria o ideal p/ mim

Fabil,

O que resolveu do Pitman?

Pergunto isso porque esse fds testei os possíveis posicionamentos da Panhard, mas em nenhum deles consegui fazer ela e a tie rod se entenderem. Não ficaram nem paralelas e nem do mesmo tamanho.

Acho que esse outro pitman menos acentuado pode funcionar.

jaime_sandim
02/09/2013, 16:32
CJ,

cade as novidades(fotos) dos serviços de final de semana?
tivemos avanços ou vou parado?

abraços.

zeca_cj
02/09/2013, 17:23
Esse fds não deu pra produzir tanto... tive um compromisso que tomou o sábado quase todo.

Em resumo:

Defini o posicionamento e comprimento do 4 link traseiro. Lower links com 43" e uppers com 30". Mandei pro torneiro cortar e soldar os bungs (rosca) nas pontas;

*Anti-squat de 95% com possibilidade de ajuste pra 80%

Posicionei o eixo dianteiro e a caixa de direção no lugar, juntamente com a tie rod (barra que liga o pitman ao munhão esquerdo - carona) e experimentei algumas formas de instalar a panhard.

*Em todas as formas a panhard ficou com tamanho e angulação diferente da tie rod, o que é um problema e pode trazer problemas ao dirigir. Ainda estou estudando se reposiciono o bracket do diferencial ou se troco o pitman.

Tentei definir onde vou fixar os amortecedores nos eixos, mas ainda não cheguei a conclusão

E hoje na hora do almoço cortei alguns resquícios do que antes era o suporte do prato de mola do eixo dianteiro.

Bom.. Acho que é só!

Eu não ia fotografar, mas meu cunhado chegou com uma câmera dessas pica das galaxias então arrisquei umas fotos artisticas! heheheh

*A primeira foto mostra o bracket da panhard e a caixa de direção posicionados

Uxio e outros fotografos profissionais, me perdoem. mas foi a minha primeira vez! rsrs

Espero em +- 15 dias mostrar fotos da suspensão traseira flexibilizando!

Vamo que vamo!!!!

jaime_sandim
02/09/2013, 18:18
legal mesmo voce falando que não andou tanto.

pelo menos em estudos vou um avanço.

tem que fotografar tudo,pois são pouco jipe no brasil que tem uma ideia tão ousada...
vai servir de ideia para muita gente e quem sabe eu no futuro tãotão distante :-D

putz quero ver logo essas suspa se torcendo toda :drool:

*puta fotografia bonita, câmera boa é outro nível.

[]'s

zeca_cj
02/09/2013, 18:27
Isso é.... Se essa merda torcer!!

jaime_sandim
02/09/2013, 18:29
se ela não torcer
pelo menos eu vou ta aqui torcendo :chorandoderir::chorandoderir::chorandoderir:

zeca_cj
02/09/2013, 18:48
Onde lê-se "Tie rod" na verdade é "Drag link"! :parede:

http://www.4x4xplor.com/images/alignment/alignment01.jpg

zeca_cj
05/09/2013, 15:44
Diogo mandou nestante uma foto dos links traseiros prontos!

Vamo que vamo!

Torcendo pra torcer! :confused:

MaGao
05/09/2013, 16:04
Zeca,

To achando que vou mandar o Engesa pra tua casa! um 4link nele e uns 40" ja ta bom ok?

kkkkkk

Show de bola!

ABraços,

zeca_cj
05/09/2013, 16:15
Pode mandar, mas lhe adianto que a mão de obra de meXânico bonito é cara pra carvalho!

MaGao
05/09/2013, 17:06
Ode então tudo certo.. Não vou pagar nada de Mecanico! Kkkkkk

uxio69
05/09/2013, 23:35
Ode então tudo certo.. Não vou pagar nada de Mecanico! Kkkkkk

Concordo Magão! Se o pagamento for pela beleza do mecânico, então o serviço vai ficar bem baratinho! :odedo:

FernandoRisso
06/09/2013, 16:51
Os inferiores são bucha e terminal rotular, é isso?

zeca_cj
06/09/2013, 17:06
Isso

vou testar assim primeiro pra tentar amortecer um pouco da vibracao do solo pro chassis.

se nao ficar bom é so cortar e soldar o bung pro terminal rotular

zeca_cj
09/09/2013, 11:58
Pra começar bem a semana!

*Recebi agora de Diogo, meu sócio na F75... Traduz bastante da angustia que to com essa novela mexicana! :D

zeca_cj
09/09/2013, 12:08
Nesse final de semana comecei a planejar o suporte do amortecedor dianteiro.

Será uma peça com duas finalidades. 2x1.

Fixar o amortecedor na tubeira e servir de reforço do munhão ("C Gusset")

https://lh6.googleusercontent.com/-SRHSW4AMj30/Uiu2AcvX6DI/AAAAAAAAGvo/L9bZpMneNJk/w770-h575-no/IMAGE_85.jpeg
https://lh4.googleusercontent.com/-f36L7Eye69Q/Uiu17Sm5M5I/AAAAAAAAGvg/MgE60EvbMt8/w770-h575-no/IMAGE_84.jpeg
https://lh5.googleusercontent.com/-x-eUTD2k3Yk/Uiu2GhLZusI/AAAAAAAAGvw/xC0aimBxYcE/w770-h575-no/IMAGE_86.jpeg

Serão duas chapas de 1/4 com 32mm de espaçamento interno entre elas. Serão soldadas na tubeira e no munhão e terá uns 2 ou 3 furos pra ajustar a posição inferior do amortecedor.

Vou fazer a mesma coisa no eixo traseiro, mas não comecei ainda.

Queimei a terceira esmerilhadeira cortando essas peças... Todas as 3 de uso domestico de 500w de potência :parede:

Então agora resolvi chutar o balde e o bolso... Comprei uma DeWalt de 1.400W com 5 velocidades que serve pra lixar, cortar, polir e fazer pizza.

Espero não me preocupar com esmerilhadeira por um bom tempo!!!
http://www.martineliferramentas.com.br/mostra_foto.aspx?largura=502&altura=502&foto=/imagens_produtos/Esmerilhadeira%204-1-2%20pol.%201400W%20220V.jpg

uxio69
09/09/2013, 12:17
Pra começar bem a semana!

*Recebi agora de Diogo, meu sócio na F75... Traduz bastante da angustia que to com essa novela mexicana! :D :palmas: :palmas: :palmas:

zeca_cj
09/09/2013, 17:15
Das 12 as 14h é hora de????

TRABALHAR!

Peças cortadas!

Amanhã termino de cortar o que sobrou das chapas do prato da mola e durante a semana vou dando o acabamento nas peças.

Por enquanto é isso.

https://lh5.googleusercontent.com/-2ERc-HXEhfk/Ui4r8yKhCjI/AAAAAAAAGxM/I2h8h5XlTgI/w770-h575-no/IMAGE_88.jpeg

FernandoRisso
09/09/2013, 19:07
Boa escolha, a dewalt foi a única que aguentou a pauleira comigo tb.

MaGao
09/09/2013, 19:31
ZEca,

antes que solde...
Como fica a relação do caster com essa alteração de suspa? para não ficar ruim de dirigir..

Abraços,

zeca_cj
09/09/2013, 19:43
O caster ideal pro Troller é entre +5 a +7º

É baseado nisso que vou montar a parafernália toda!

Por enquanto não vou soldar nada. Estou deixando tudo posicionado e ponteado pra chamar um soldador profissa com MIG e tacar fogo nas peças de uma vez só!

MaGao
09/09/2013, 19:55
Zeca,

Não sei o porque mais vai o que aconteceu comigo..

o caster do engesa é 5graus e 30 minutos.. porém quando cortamos o munhão e rotacionamos com um medido de angulo... a marcação que me pediram pra por foi 7. 30' .. eu fiz..
Fui para loja de alinhamento e a medição deu 5. 25' em uma e 5. 30' na outra.. muito foda acertar igual com um medidor de angulo não profissional..

Não sei pq isso.. de por 2 graus a mais... feito isso o carro ficou uma delicia de dirigir..
Cuidado para quando for soldar.. era bom levar no alinhamento para da uma conferida.. ou trazer o alinhamento até ai ! kk

Abraços,

uxio69
09/09/2013, 20:14
Zeca,

Não sei o porque mais vai o que aconteceu comigo..

o caster do engesa é 5graus e 30 minutos.. porém quando cortamos o munhão e rotacionamos com um medido de angulo... a marcação que me pediram pra por foi 7. 30' .. eu fiz..
Fui para loja de alinhamento e a medição deu 5. 25' em uma e 5. 30' na outra.. muito foda acertar igual com um medidor de angulo não profissional..

Não sei pq isso.. de por 2 graus a mais... feito isso o carro ficou uma delicia de dirigir..
Cuidado para quando for soldar.. era bom levar no alinhamento para da uma conferida.. ou trazer o alinhamento até ai ! kk

Abraços,

Magão,

Estou justamente discutindo isso lá no Galego, e CJ sugeriu ver com vc - http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/93716-engesa-fase-ii-galego-mwm-2-8-td-153.html#post2001860 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/93716-engesa-fase-ii-galego-mwm-2-8-td-153.html#post2001860)

No manual indica 3º50'.

Com 5º30' o Calango ficou bom?

MaGao
09/09/2013, 21:08
Magão,

Estou justamente discutindo isso lá no Galego, e CJ sugeriu ver com vc - http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/93716-engesa-fase-ii-galego-mwm-2-8-td-153.html#post2001860 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/93716-engesa-fase-ii-galego-mwm-2-8-td-153.html#post2001860)

No manual indica 3º50'.

Com 5º30' o Calango ficou bom?

meu ENGESA no Manuel é 5. 30.. Meu é fase 1..

abracos

uxio69
09/09/2013, 22:16
meu ENGESA no Manuel é 5. 30.. Meu é fase 1..

abracosOk. No manual do fase II tem 3º50'.

430104

E vc lembra como está no Calango?

MaGao
09/09/2013, 22:41
Vamos centralizar no topico do Galego.

Estamos poluindo o tópico do CJ com um jipe de verdade! oopz! kkkkkkk

zeca_cj
10/09/2013, 00:06
Calma senhores

o jipe de verdade de voces permite ajuste fino de caster?

o meu vai! Basta folgar a contra porca dos terminais rotulares e regular como se fosse uma barra de direcao!

desculpem!!!

tuna
10/09/2013, 00:47
Calma senhores

o jipe de verdade de voces permite ajuste fino de caster?

o meu vai! Basta folgar a contra porca dos terminais rotulares e regular como se fosse uma barra de direcao!

desculpem!!!

IÁÁÁÁÁÁÁ :boxing::karate:

:pipoca:

MaGao
10/09/2013, 04:40
Nao precisamos! Aqui andamos na marra! Kkkkk

zeca_cj
16/09/2013, 23:41
O TAXI começou hoje a seção de alongamentos pras Olimpíadas Rio 2016!

Embora faltem zilhões de ajustes, medidas e prováveis mudanças, hoje vou dormir feliz pra carvalho!

Motivação recarregada! :torcendo:

Desculpem a qualidade das fotos. Fiquei tão empolgado que nem deu pra esperar amanha de manhã!

A segunda foto suspendi o chassis com todo o curso de 1,2mts do Hilift e nem assim o disco de freio esquerdo saiu do chão.:shock:

Analisando um pouco acho que vai ser difícil manter os amortecedores pelo lado de fora do chassis... analisarei com mais calma.

Por enquanto é só!

uxio69
16/09/2013, 23:59
O TAXI começou hoje a seção de alongamentos pras Olimpíadas Rio 2016!

Embora faltem zilhões de ajustes, medidas e prováveis mudanças, hoje vou dormir feliz pra carvalho!

Motivação recarregada! :torcendo:

Desculpem a qualidade das fotos. Fiquei tão empolgado que nem deu pra esperar amanha de manhã!

A segunda foto suspendi o chassis com todo o curso de 1,2mts do Hilift e nem assim o disco de freio esquerdo saiu do chão.:shock:

Analisando um pouco acho que vai ser difícil manter os amortecedores pelo lado de fora do chassis... analisarei com mais calma.

Por enquanto é só!

Massa Zé!

Já tava estranhando a ausência de novidades!

Gostei da motivação!

Manda bala daí que a gente acompanha daqui! :concordo:

PS.: Tô precisando de um Hi-Lift de 1,50m. Acho que vc tb vai precisar! :mrgreen:

tuna
17/09/2013, 00:21
Profissa!!! Zeca os links já estão ponteados?

vai ficar irada essa coisa aí!!!

[]'s

zeca_cj
17/09/2013, 09:39
Tuna,

Os links traseiros estão prontos e soldados desde a semana passada, mas eu não estava conseguindo montar a bucha no olhal porque a interferência entre as peças estava muito grande.

Tentei congelar a bucha e aquecer o olhal mas não deu certo. Consegui apenas me queimar!

Sábado levei as peças numa oficina que tem prensa, e pimba! bastaram algumas bombadas no macaco e tudo pronto!

*Prensa de 15 ou 20ton subiu no meu hanking de prioridade de aquisições pra garagem!

Na foto 1: A marca do olhal em minha mão! hehehhe
Foto 2: Os links antes de prensar as buchas

tuna
17/09/2013, 11:57
Tuna,

Os links traseiros estão prontos e soldados desde a semana passada, mas eu não estava conseguindo montar a bucha no olhal porque a interferência entre as peças estava muito grande.

Tentei congelar a bucha e aquecer o olhal mas não deu certo. Consegui apenas me queimar!

Sábado levei as peças numa oficina que tem prensa, e pimba! bastaram algumas bombadas no macaco e tudo pronto!

*Prensa de 15 ou 20ton subiu no meu hanking de prioridade de aquisições pra garagem!

Na foto 1: A marca do olhal em minha mão! hehehhe
Foto 2: Os links antes de prensar as buchas

Putz!! oficina é divertido mas lugar bão pra dar merda tb, já quebrei dedinho, cortei a mão, furei o zóio , isso sempre de EPI, senão tinha sido merda grande, mas a mais comum é aquela escapadinha de chave e lá vai a mão no chassis, eixo, ou a primeira coisa que tiver na frente, em dia frio então, :freaking:

[]'s

Grélo
17/09/2013, 13:02
Zeca,

conselho bom a gente não dá, VENDE!

Bem, no caso abaixo estou te dando, mas o dono dos videos VENDE eles!!! Hehehehhe

Recomendo assistir todos eles, todas as temporadas e projetos, em dispositivo móvel Apple, pq eles não aceitam os plugins de propaganda, passando direto ;-)

O que vc verá de coisas legais, dicas, matérias, são verdadeiras aulas!

The Xtreme 4x4 Mail Bag | Xtreme 4X4 | PowerBlockTV.com - Video (http://www.powerblocktv.com/episodes/XT2013-13/the-xtreme-4x4-mail-bag)

Abaixo do video, clique em "Episodes" e vai voltando os anos, desde 2006 e vindo para acompanhar o desenvolvimento de vários tipos de projetos.

Cada video tem em média 17 minutos, sem os comerciais.

Prevejo que vc terá muitas noites em claro, como eu tive!!! :-p

Abração,

Grélo.

Juliano Nitsch
17/09/2013, 21:26
Zeca,

conselho bom a gente não dá, VENDE!

Bem, no caso abaixo estou te dando, mas o dono dos videos VENDE eles!!! Hehehehhe

Recomendo assistir todos eles, todas as temporadas e projetos, em dispositivo móvel Apple, pq eles não aceitam os plugins de propaganda, passando direto ;-)

O que vc verá de coisas legais, dicas, matérias, são verdadeiras aulas!

The Xtreme 4x4 Mail BagÂ* | Xtreme 4X4 | PowerBlockTV.com - Video (http://www.powerblocktv.com/episodes/XT2013-13/the-xtreme-4x4-mail-bag)

Abaixo do video, clique em "Episodes" e vai voltando os anos, desde 2006 e vindo para acompanhar o desenvolvimento de vários tipos de projetos.

Cada video tem em média 17 minutos, sem os comerciais.

Prevejo que vc terá muitas noites em claro, como eu tive!!! :-p

Abração,

Grélo.
Cara, como vc descobriu isto ??? Não consigo parar de assistir. Muito bom mesmo !!! E tem outras series como muscle car, trucks, off-road action, etc..., coisa de primeira linha, assim como este tópico.

uxio69
17/09/2013, 23:27
Cara, como vc descobriu isto ??? Não consigo parar de assistir. Muito bom mesmo !!! E tem outras series como muscle car, trucks, off-road action, etc..., coisa de primeira linha, assim como este tópico.
X2! :palmas: :palmas: :palmas:

Valeu Grélo!

Serão algumas semanas que irei dormir depois das 3 da madruga! :mrgreen:

zeca_cj
18/09/2013, 23:58
Hoje consegui um pouco mais de flex na suspensão traseira.

Consegui uma inclinação de 25º no tubo, o que pelas minhas contas de padeiro foi suficiente pra chegar no fim de curso dos amortecedores, fechados e abertos.

Amanhã de manhã vou cortar barras chatas pra de noite fazer o mockup das torres dos amortecedores traseiros e daí refazer os testes com ele no lugar pra rechecar as medidas e fazer ajustes.

Preciso checar também se precisarei cortar o chassis, como no carro de Grelo. Espero que não, mas acho que vai ter que cair na faca sim. Até porque tem um agravante das molas de 3" que estou usando, enquanto deveria ter usado de 2.5".

Amanhã ou sexta também vou conferir a mudança no angulo do pinhão com a variação da suspensão. Segundo o calculator, terei uma variação de 2º. Quero ver se a teoria bate na prática.

Falando em Grélo.

Cara, que TV é essa mermão! Fiquei até 4h da manhã! hehehehehe

Show de bola!

Acho que todo mundo aqui lhe deve agradecimentos por essa contribuição! :palmas:

Foto 1 e 2: Preparação pra inaugurar meu suporte de esmerilhadeira e cortar as barras chatas

Foto 3 e 4: Torção da suspensão. 25º

Foto 5: Comprimento total do amortecedor (+-110cm) contra a altura estimada de onde será a torre. Na torre tem uma marquinha preta e na trena tambem. Suspensão aberta

Foto 6: Suspensão fechada. Mesas marcas, amortecedor fechado +-66cm

Vamo que vamo!

Hora de sair da garagem, tomar banho e assistir mais alguns episódios!

4X4GARAGE
19/09/2013, 00:06
q policorte de boiola hahhahahah

zeca_cj
19/09/2013, 00:09
q policorte de boiola hahhahahah

Na loja tinha pra macho... quer uma pro seu? :odedo:

MaGao
19/09/2013, 00:32
Zeca,

Inclina os amortecedores para o centro do chassi.. vai dar mais curso e trabalhar melhor.. (a diferença é grande.. meus automodelos que digam kkk )

Abraços,

zeca_cj
19/09/2013, 00:40
Quero evitar passar os amortecedores pra dentro do chassis.

Uma coisa é colocar um amortecedor de 10" a 12" por dentro, outra é um de 17"! rsrsr

Passando ele por dentro das longarinas eu terei que cortar o assoalho. Perderei armazenamento de tranqueiras e provavelmente perderei o tanque debaixo do carro.

To analisando isso e essa semana acho que consigo ter uma melhor definição.

Uma opção mais razoável seria colocar alargadores AVM nas rodas.

4X4GARAGE
19/09/2013, 08:28
coloca um eixo de pantanal q é mais largo,e no dianteiro troca a tubeira esq para o comprimento da toy e coloca o semi eixo dela que vai dar certinho!
[]s

ps :ainda é de boiola hahhahahhahhah

zeca_cj
19/09/2013, 09:21
Deixa isso pra fase 39.1/2020 do projeto. Senão não acaba nunca!

O suporte da esmerilhadeira é xing ling, foi barato mas trabalhou certo hoje de manhã!!!

As barras chatas pro mockup das torres já estão cortadas e prontas pra soldar.

- 4 barras de 40cm
- 6 espaçadores de 32mm

zeca_cj
19/09/2013, 09:46
Das 12 as 14h é hora de????

TRABALHAR!

Peças cortadas!

Amanhã termino de cortar o que sobrou das chapas do prato da mola e durante a semana vou dando o acabamento nas peças.

Por enquanto é isso.

https://lh5.googleusercontent.com/-2ERc-HXEhfk/Ui4r8yKhCjI/AAAAAAAAGxM/I2h8h5XlTgI/w770-h575-no/IMAGE_88.jpeg

Suporte dos amortecedores dianteiro 2x1 "C Gussets" versão 2.0!

Agora é furar e soldar!

fabriciosimonini
19/09/2013, 15:33
C.J. Parabéns pelo desenvolvimento do projeto, está indo tudo muito bem!, eu disse que até o fim do ano ficava pronto, nesse rítimo até antes... , é só pensar quantos meses um mecânico (Deus me livre!) levaria pra fazer o que você já fez sozinho? é bom nem pensar ...

Eu comprei um suporte pra policorte igual ao seu, paguei baratinho na net, negócio de brima! ainda não testei, mas já está montado, detalhe a minha esmerilhadeira tem disco de 4.1/2" , pra ter um pouco mais de corte (profundidade) vou substituir o disco por um de 7" ou 9", acredito que de certo, pois o diâmetro do centro do disco é o mesmo, mas só testando pra ver!

Algumas páginas atrás você postou que já "queimou" algumas esmerilhadeiras, a que você comprou agora me parece muito boa, mas dê uma conferida na extensão (se você usar), diâmetro do fio, comprimento da mesma etc... até mesmo a instalação elétrica da sua casa, tomada, fio. Pois não é muito comum queimar esmerilhadeiras assim, na reforma do meu Jeep eu comprei uma esmerilhadeira Black & Decker, 800W, 110V e aguentou bem o tranco até agora (3 anos), não tenho do que reclamar, já cortei muita chapa de 1/4" e até o chassi.

Uso uma Extensão de 10 mts e fio grosso (não sei precisar o diâmetro), e sempre estou dando uma conferida nos conectores mantendo os terminais apertados.

Parabéns pelo projeto, estou acompanhando de longe mais torcendo, grande abraço!

Fabil
19/09/2013, 15:56

show esse programa 4x4 Extreme, pq a Discovery channel do brasil nao passa esse programa ao invez daquele merda vergonhosa que é o " Desafio boiola 4x4" ??? fala serio aquele chines com cabelinho de "emo" e o companheiro aspirante a 'Rambo" andando de jipinho tudo combinado/amarmaçao é ridiculo! programa p/ newbie total!

Grélo
19/09/2013, 19:20
Heheheheheheheh
Que bom que a galera está gostando dos videos.

São fonte de inspirações!

Especialmente para vc, Zeca:

Suspension 101 - Rock Racing | Xtreme 4X4 | PowerBlockTV.com - Video (http://www.powerblocktv.com/episodes/XT2009-07/suspension-101-rock-racing)
MIG Welding 101 Different Machines, Set Up's and Techniques / America's Top Trails Part 2 | Xtreme 4X4 | PowerBlockTV.com - Video (http://www.powerblocktv.com/episodes/XT2010-04/mig-welding-101-different-machines-set-ups-and-techniques-americas-top-trails-part-2)

Abraços,

Grélo.

uxio69
19/09/2013, 23:43
show esse programa 4x4 Extreme, pq a Discovery channel do brasil nao passa esse programa ao invez daquele merda vergonhosa que é o " Desafio boiola 4x4" ??? fala serio aquele chines com cabelinho de "emo" e o companheiro aspirante a 'Rambo" andando de jipinho tudo combinado/amarmaçao é ridiculo! programa p/ newbie total! Nem vou falar do Discovery, pq seria o ideal. :mrgreen:

O que não entendo é pq não colocam esses vídeos no YouTube onde todos podem ver, sem precisar de flash. :parede:

Tento assistir pelo tablet, celular e TV e não consigo, pois precisa do Flash! :freaking:

Só consigo assistir pelo computador! :evil:

uxio69
19/09/2013, 23:46
Heheheheheheheh
Que bom que a galera está gostando dos videos.

São fonte de inspirações!

Especialmente para vc, Zeca:

Suspension 101 - Rock Racing | Xtreme 4X4 | PowerBlockTV.com - Video (http://www.powerblocktv.com/episodes/XT2009-07/suspension-101-rock-racing)
MIG Welding 101 Different Machines, Set Up's and Techniques / America's Top Trails Part 2 | Xtreme 4X4 | PowerBlockTV.com - Video (http://www.powerblocktv.com/episodes/XT2010-04/mig-welding-101-different-machines-set-ups-and-techniques-americas-top-trails-part-2)

Abraços,

Grélo.

Pô Grélo, vc é :campeao:! :palmas:

Dê um tempo na postagem de mais vídeos como esses. Tá flórida ir dormir por volta da 4h da madruga todo dia! :mrgreen:

zeca_cj
20/09/2013, 11:00
C.J. Parabéns pelo desenvolvimento do projeto, está indo tudo muito bem!, eu disse que até o fim do ano ficava pronto, nesse rítimo até antes... , é só pensar quantos meses um mecânico (Deus me livre!) levaria pra fazer o que você já fez sozinho? é bom nem pensar ...

Eu comprei um suporte pra policorte igual ao seu, paguei baratinho na net, negócio de brima! ainda não testei, mas já está montado, detalhe a minha esmerilhadeira tem disco de 4.1/2" , pra ter um pouco mais de corte (profundidade) vou substituir o disco por um de 7" ou 9", acredito que de certo, pois o diâmetro do centro do disco é o mesmo, mas só testando pra ver!

Algumas páginas atrás você postou que já "queimou" algumas esmerilhadeiras, a que você comprou agora me parece muito boa, mas dê uma conferida na extensão (se você usar), diâmetro do fio, comprimento da mesma etc... até mesmo a instalação elétrica da sua casa, tomada, fio. Pois não é muito comum queimar esmerilhadeiras assim, na reforma do meu Jeep eu comprei uma esmerilhadeira Black & Decker, 800W, 110V e aguentou bem o tranco até agora (3 anos), não tenho do que reclamar, já cortei muita chapa de 1/4" e até o chassi.

Uso uma Extensão de 10 mts e fio grosso (não sei precisar o diâmetro), e sempre estou dando uma conferida nos conectores mantendo os terminais apertados.

Parabéns pelo projeto, estou acompanhando de longe mais torcendo, grande abraço!

Fala Fabricio!

Obrigado pelo apoio, mas acho que ficar pronto até o fim do ano é ser muito otimista! hehehehe

Espero terminar a parte de baixo (suspensão e eixos) e fixação do motor esse ano. O resto só ano que vem (carroceria, elétrica, pintura e ajustes).

O suporte é xing ling e tem um pouco de folga na articulação da esmerilhadeira, mas isso não atrapalhou o corte. Pra trabalho domestico esporádico como o nosso, está bem recomendado!

Sobre as esmerilhadeiras, queimei 3 antes de comprar essa DeWalt de 1.400w. Todas queimadas eram pra uso doméstico de 500w e as duas primeiras queimaram por imperícia minha, que apliquei força acima da capacidade dela. A terceira fumaçou fazendo um corte besta. Acho que ela esquentou demais e eu por estar usando luvas grossas de couro, não senti o calor.

Sobre a bitola dos fios, chamei um eletricista pra trocar toda a fiação do quadro de luz até minha garagem por fios mais grossos pois estou usando bastante maquinas elétricas.

fabriciosimonini
24/09/2013, 18:13
É isso ai CJ! Vamo que Vamo!

Com certeza a parte mecânica que você está fazendo, do seu jeito e gosto, é a mais trabalhosa, até porque é uma criação e desenvolvimento de projeto seu, mas acredito ser muito gratificante ver pouco a pouco o conjunto tomando forma.

A carroceria vai exigir, como você mesmo mencionou "alguns ajustes" na montagem, ver se não está "pegando" em algum lugar, fazer pequenos recortes, desbastes etc... Recentemente comprei uma retificadeira de 480W e 33.000 RPM, estou gostando muito dela para trabalhar na fibra e peças de metal, ajuda bastante nos "acabamentos".

A parte elétrica não sei se você vai fazer um up-grade na original ou pretende partir do zero, o que é um pouco mais trabalhoso, mais levará o projeto a outro "patamar" de personalização, tendo em vista que você já adquiriu alguns ítens p/ painel e pretende mudar do CD-Player de lugar.

Com certeza com esta esmerilhadeira de 1.400W, não terá mais problemas, acredito que vai dar conta do recado! e ter uma boa máquina por muitos anos.

Muito bom você ter chamado um eletricista para substituir a fiação da sua garagem/oficina, por fios mais "grossos", pois estes vão aquecer menos, evitando a queima de máquinas manuais, e da máquina de solda elétrica, que consome bastante energia "em picos". Além de poder trabalhar com mais tranquilidade e confiança.

Mais uma vez parabéns pelo projeto, grande abraço!

M-Beltrame
24/09/2013, 20:54
CADE os avanços desse final de semana???

Abraços (folgados:mrgreen:)

Marisco Off Road
25/09/2013, 09:51
Fabricio e Zeca,

Muito cuidado com este suporte de esmerilhadeira, isto daí é um arma esperando pra atirar, ainda mais sem chapa de proteção do disco, pior ainda se aumentar o disco!
Estes discos finos em qualquer vibração quebram e viram uma navalha voando, tenho algumas marcas de pontos no ombro por causa disto!!!
Policorte tem que ser com motor bom e com todas as chapas de proteção no disco, não adianta economizar em ferramantas deste nível.

Abs,

zeca_cj
25/09/2013, 10:22
CADE os avanços desse final de semana???

Abraços (folgados:mrgreen:)

Fim de semana foi de pouco avanço.

Tive um aniversario seguido de trilha noturna sabado. Tomei todas e domingo fiquei o dia todo de ressaca.

Hoje vou tentar terminar os mockups das torres dos amortecedores traseiros.

zeca_cj
25/09/2013, 10:41
Fabricio e Zeca,

Muito cuidado com este suporte de esmerilhadeira, isto daí é um arma esperando pra atirar, ainda mais sem chapa de proteção do disco, pior ainda se aumentar o disco!
Estes discos finos em qualquer vibração quebram e viram uma navalha voando, tenho algumas marcas de pontos no ombro por causa disto!!!
Policorte tem que ser com motor bom e com todas as chapas de proteção no disco, não adianta economizar em ferramantas deste nível.

Abs,

Valeu pelo alerta Marilson!

Sempre uso EPIs (luva de raspa cano longo, macacão de manga comprida, óculos, mascara e protetor auricular), mas mesmo assim vou redobrar a atenção. :concordo:

Realmente trabalhar com esmerilhadeira é um perigo. Qualquer vacilo vai-se um dedo ou coisa pior.

Trabalhei muito tempo em industria, apesar de nunca ter presenciado um acidente, vi diversas fotos nas palestras de segurança.

Sempre lembro delas quando estou trabalhando! :confused:

No incio das obras quebrei vários discos de corte de inox (aquele fininho), mas agora to com a manha e já não quebro tantos. Isso dá uma falsa sensação de segurança, e é justamente ai que mora o perigo!

Com a esmerilhadeira que comprei recentemente, DeWalt de 1.400W posso ajustar a velocidade e isso tem me dado mais conforto pra certos cortes.

Obrigado

fabriciosimonini
26/09/2013, 19:54
Fabricio e Zeca,

Abs,

Nem me fala uma coisa dessas, o que, pontos??? eu não posso nem passar na frente do Hospital, quando passo eu olho pro outro lado! não posso nem ver alguém de branco que já fico meio cabreiro, cheiro de álcool só no posto de combustível e olha lá ainda! mas se for Rum, sem problemas!!! :mrgreen:.

Eu tenho um amigo aqui na minha cidade, e a gente compete pra ver quem é mais "corajoso", eu desmaiei pra tirar sangue, ai ele ficou me sacaneando. Na semana seguinte ele desmaiou na cadeira da dentista! antes de começar o tratamento! ai foi pouco!!! rsrsrsr

Deixando as brincadeiras de lado, eu uso esmerilhadeira, tanto para corte como desbaste, há mais ou menos 3 anos, apesar de usar apenas "óculos de proteção", graças ou bom Deus, nunca aconteceu nada de grave, a não ser uma vez que o fio enrolou no disco e partiu, mas foi no começo da reforma do Meu Jeep.

Outra vez eu foi cortar uma chapa de 3/16 presa na morsa da bancada, na vertical,e no meio do corte, eu senti um calor na parte da frente do meu short de nylon, quando olhei pra baixo a parte da frente tinha derretido e aberto um buraco! Pena que era meu short preferido para trabalhar no Jeep :putz:.

Mais agradeço a dica da má experiência por você sofrida. ainda não usei o meu suporte, mas quando for usá-lo terei o máximo de cuidado possível, com certeza não vale a pena economizar em ferramentas e se machucar depois. Aliás não vale a pena nem comprar uma ferramenta "mais barata" que depois não vai atender as suas necessidades e te deixar na mão! é dinheiro jogado fora! e aborrecimento :freaking:.

Recentemente eu comprei uma moto-esmeril, com uma "pedra" para desbaste numa extremidade, e na outra eu adaptei uma escova de aço, um amigo meu que é mecânico a 30 anos me falou também pra ter muito cuidado ao ligar a máquina, esperar alguns segundos e depois começar a usa-la, pois ao ligar, com a rotação, a pedra pode quebrar e se soltar causando grande estrago! Fica aqui também, registrado o conselhos aos amigos do Fórum.

Grande abraço! obrigado por compartilhar sua experiência!

Marisco Off Road
27/09/2013, 09:03
Pra evitar um pouco do perigo, basta usar aquela proteção de disco que vem na esmerilhdeira, sei que é uma M. de usar ela com aquilo mas evita muita coisa!

:concordo:

Abs.

RODRIGO TOMITÃO
27/09/2013, 11:43
Pra evitar um pouco do perigo, basta usar aquela proteção de disco que vem na esmerilhdeira, sei que é uma M. de usar ela com aquilo mas evita muita coisa!

Abs.
Marilson, acostumei trabalhar com a esmerilhadeira com proteção, nunca tirei. evita muita merda aquilo, ontem cortei 76 cm de chapa 7/8 com ela fazendo os pontos de ancoragem do java, e gastei apenas um disco e meio de corte do fininho, como aguenta aqueles discos...

tuna
27/09/2013, 12:02
Marilson, acostumei trabalhar com a esmerilhadeira com proteção, nunca tirei. evita muita merda aquilo, ontem cortei 76 cm de chapa 7/8 com ela fazendo os pontos de ancoragem do java, e gastei apenas um disco e meio de corte do fininho, como aguenta aqueles discos...

7/8 por quanto de espessura Rodrigo? porque para cortar a de 1/4 de espessura qe tenho lá na oficina eu peno pra baraio!

Findi Chegando , segunda feirra to aqui ppra ver as novidades heim Zeca?

[]'s

zeca_cj
27/09/2013, 12:47
Vou tomar pedradas de vocês... Comprei o novo GTA V e acabei trocando o Taxi pelo Xbox hehehehe

Além disso, hoje tenho outro aniversario. Espero não me empolgar e tentar acabar com as cervejas do bar que nem fiz semana passada, senão será mais um fds improdutivo.

Pra não ficar no 0 a 0 hoje eu comecei a fazer o mockup do axle truss dianteiro.

A princípio eu não estava planejando fazer esse reforço, mas acontece que pra fazer 4 link dianteiro vou precisar adicionar um bracket na cabeça do diferencial (que é de ferro fundido) pra daí fixar o upper link do lado esquerdo (motorista).

Como sabem soldar aço em ferro fundido é uma merda, então minha ideia é fazer um truss passando por cima da bola e fixar esse bracket na peça de aço.
Com essa peça terei a carcaça do diferencial dianteiro reforçada e fixações pro 4 link.

A outra ideia é não fazer o truss (ou fazer), e deixar a frente apenas com 3 links + panhard, conforme as fotos em anexo. Daí não precisarei soldar nada na cabeça do diferencial pois o único upper link será fixado na torre que será soldada na tubeira do eixo (aço).

*Postei algumas páginas atrás a foto da torre desmontada. Agora anexo a foto dela montada.

O 3 link com panhard é muito simples de fazer, e funciona muito bem. Contudo ao passo que tem muita gente falando bem, tem falando mal. Pois a “falta” de fixação de um lado pode permitir o eixo torcer e mover, dando uma sensação estranha ao dirigir.

Bom... fato é que estou projetando uma peça que nem sei se vou usar. Mas caso opte pelo 3 link e depois me arrependa, tendo o truss posso facilmente adicionar o quarto link.

zeca_cj
27/09/2013, 16:05
Se for optar por fazer o truss, vai ficar +- como na foto 4

Foto 1, 2 e 3 são do mockup que comecei a fazer hj

Grélo
27/09/2013, 17:18

Lindão!!! :D

jaime_sandim
27/09/2013, 18:50

CJ,

aproveita que ta tudo desmontado esses eixos e já fecha a compra do semis RCV hehehe
segunda fechamos a saga da compra
abraços.

uxio69
30/09/2013, 11:45
Aê Zé, Feliz Aniversário! :concordo:

Não vou te desejar muitas felicidades, saúde, paz, etc. pq isso vc já tem.

Desejo que vc não tenha juízo nunca, e que continue sendo esse cara mediocrático, rélpis, inoxidável, retombante, mediováigel e estrogonoficamente sensível. :mrgreen:

Parabéns amigo! :brinde:

Abração,

Dino

Ps.: Se o Táxi der muita dor de cabeça, pq não uma Defender? Essa aí tá pronta! :lol:

433056

4X4GARAGE
30/09/2013, 13:08
Aê Zé, Feliz Aniversário! :concordo:

Desejo que vc não tenha juízo nunca, e que continue sendo esse cara mediocrático, rélpis, inoxidável, retombante, mediováigel e estrogonoficamente sensível. :mrgreen:

Parabéns amigo! :brinde:

Abração,

Dino

Ps.: Se o Táxi der muita dor de cabeça, pq não uma Defender? Essa aí tá pronta! :lol:

433056
sho heim!!!parabens pelo aniversario e pela defender hhahahaahahahahah
[]s

ROBERTO SCHOLLER
30/09/2013, 14:10
Parabéns!!! tudo de bom!!! Abraço.:palmas:

tuna
30/09/2013, 14:45
Zeca, parabéns!!! Feliz aniversário!

[]'s

fabriciosimonini
30/09/2013, 17:17
Parabéns pelo aniversário CJ, muita saúde, paz e felicidade :brinde: hoje você pode tirar o dia de folga !!! amanhã mesmo :confused: de ressaca os trabalhos no Táxi devem continuar!!!! abraço!

FernandoRisso
30/09/2013, 17:32
Ae Parabéns!

Juliano Nitsch
30/09/2013, 20:16
Parabéns e muita saúde pra continuar esta e futuras empreitadas... vai rolar algum presentinho ??? Pro Taxi logico... rsrsrs

JCJ
01/10/2013, 08:58
[QUOTE=uxio69;2014149]Aê Zé, Feliz Aniversário! :concordo:

[SIZE=3]

O Zeca é de Quixeramobim ? :chorandoderir:

[]´s
JCJ

JCJ
01/10/2013, 09:00
Zeca, parabéns atrasado véio.

E aproveitando as belas palavras de uxio desejo que vc continue sendo esse cara batráquio ! :chorandoderir:

[]´s
JCJ

uxio69
01/10/2013, 09:13
[QUOTE=uxio69;2014149]

O Zeca é de Quixeramobim ? :chorandoderir:

[]´s
JCJ

O que vc acha? Ele é baixinho e tem cabeça chata! :mrgreen:

tuna
01/10/2013, 10:50
Inoxidável, ou seja, brilhante :chorandoderir:

[]'s

zeca_cj
03/10/2013, 17:30
Obrigado pelas felicitações galera!!!

Dino e JCJ, sou Gaucho, de Passo Fundo pra cá! :odedo:

Hoje me dei de presente de aniversario a furadeira de bancada!

Marca: Ferrari
Modelo: FGC-16
Mandril de 16mm
Potencia 1/2cv

http://bimg2.mlstatic.com/furadeira-de-bancada-fgc-16-ferrari_MLB-F-2803886151_062012.jpg
A noite furo (1/2") as chapas dos suportes dos amortecedores!

zeca_cj
03/10/2013, 17:40
Com a troca dos eixos do meu Troller pros eixos do T4 Diesel, terei que reabrir o furo dos munhões a fim de manter as ponteiras e barras de direção do caminhão MB 608 que usava nos eixos antigos.

Pra isso, estou comprando o ferramental necessário, que juntamente com furadeira de bancada me permitirá fazer o serviço em casa.

A ferramenta chama-se Alargador para cones, com conicidade 1:10 e tamanho de 5 a 15mm

http://www.grupoindaco.com.br/fotos/5602.jpg

Fabil
04/10/2013, 11:35
boa.... vou tem que inverter o conico no meu highsteer, me empresta a ferramenta? :mrgreen:

zeca_cj
04/10/2013, 11:42
boa.... vou tem que inverter o conico no meu highsteer, me empresta a ferramenta? :mrgreen:

Tá dificil de achar pra comprar.. rodei todas as lojas de ferramentas de Salvador e não achei. Liguei na Ferramentas Gerais e não tem em nenhuma das filiais.

liguei agora pro fabricante (indufresa) e pedi pra eles me indicarem um revendedor que tenha em estoque.

Eu empresto, mas você tem que vir aqui buscar! hehehehe

zeca_cj
04/10/2013, 11:49
Ontem a noite inaugurei minha furadeira de bancada. Furei 2 chapas de ¼” dos suportes dos amortecedores.

Usei brocas de marca DORMER de 2 tamanhos intermediários até chegar na medida do furo de 1/2" dos olhais.

Não sou entendedor de brocas, mas já usei algumas marcas, dentre elas Makitta e Bosch. Tenho apenas uma coisa pra falar. DORMER BROCA!

Furei em baixa velocidade e refrigerando com agua, o metal parecia chocolate. Muitíssimo afiada.

Se alguém estiver comprando brocas, vá de Dormer!

Fabil
04/10/2013, 12:02
brocas Dormer sao boas mesmo.. mas chapa de 1/4 é café pequeno de furar, nem precisa de ficar fazendo muitos furos intermediarios nao.. pode passar uma broca de 3mm primeiro e depois rasga com a 1/2 direto, nem precisa refrigerar desde que a furadeira esteja operando com rotaçao abaixo dos 500rpm.

quando vc for furar chapas acima de 10mm ai o papo é outro.. rotaçao baixissima e refrigerar senao queima a broca mesmo..

Marvin_CPS
04/10/2013, 13:45
Zeca,
Só uma dica.. Não aconselho a usar agua não.. Além de matar a chapa, mata a broca tb...

Se não tiver oleo (pode ser de mamoma msm) para usar, use alcool de limpeza msm (msm os de 46º, q pelo menos não é agua pura, rs.s)... O alcool é mais indicado para furar aluminio. Mas na falta de oleo pro ferro, usa alcool msm....

Ele evapora mais rápido, puxando mais o calor do metal e não destrói (enferruja) a chapa e a broca....

Fica a dica...

Abs,

zeca_cj
04/10/2013, 13:49
Zeca,
Só uma dica.. Não aconselho a usar agua não.. Além de matar a chapa, mata a broca tb...

Se não tiver oleo (pode ser de mamoma msm) para usar, use alcool de limpeza msm (msm os de 46º, q pelo menos não é agua pura, rs.s)... O alcool é mais indicado para furar aluminio. Mas na falta de oleo pro ferro, usa alcool msm....

Ele evapora mais rápido, puxando mais o calor do metal e não destrói (enferruja) a chapa e a broca....

Fica a dica...

Abs,

Opa Marvin,

Obrigado pela dica!

Vou usar óleo próxima vez!!

fabriciosimonini
09/10/2013, 18:10
CJ.

Se for usar álcool, assegure-se de que o mesmo é para uso doméstico (46°), mas mesmo assim tome cuidado pra não pegar fogo!

Sempre usei água para auxiliar na furação, depois é só secar a chapa e a broca com um pano e boa!

Mas Antes de usar água, já queimei muitas brocas, depois eu peguei o jeito!

Abraço!

anderson_wzorek
09/10/2013, 23:32
Se possível providencie um óleo de corte mesmo pois ele além de resfriar o corte, elimina um pouco o atrito entre material e broca, preservando-a, coisa que a água e o álcool não fazem. Nas casas de ferragens tem uma latas pequenas a venda e duram uma eternidade. Abraços e parabéns pelo projeto, está do baraio mesmo!!!

zeca_cj
10/10/2013, 00:08
sábado passado usei óleo pra resfriar e lubrificar a broca/furo. Usei um dosador e deu tudo certo!

o alargador cónico chegou, mas estou em São Paulo até o fim da semana então só vou pegar e alargar os furos dos munhões semana que vem.

jaime_sandim
10/10/2013, 08:36
CJ,

vais usar terminais de que? MB608?

conseguiu resolver o lance do pitman?
do troller diesel vai servir para oque precisa?

abs

fabriciosimonini
10/10/2013, 15:47
E ai CJ, belê?

Eu assisti o Jornal da 1:00h na Record News, e tá chovendo pra k...... na sua cidade, O Úxio deve estar aproveitando para atravessar enchente como Galego, nem precisa sair da Cidade pra atravessar Rio!!

Abraço! não se esqueça de comprar uma guarda-chuva ai em São Paulo.

zeca_cj
17/10/2013, 17:28
Peguei hoje o alargador cônico!

Quem quiser alargar o furo, é só me chamar!!! :euforico:

zeca_cj
17/10/2013, 20:40
Errando e se fud##$.

Medi alguma coisa errada ou sei la o que... o alargador é pequeno. Puta merda.

tem que ser de 10 a 25mm. lá se vao mais 400 pilas.

jaime_sandim
18/10/2013, 09:16
CJ,

lascou :parede:

tenta devolver da onde comprou ,nem que pague o frete de volta dessa broca e o da broca correta.
ou vai pros classificados ou voce pode me doar ela tambem eu aceito sem problemas :odedo:

me avisa que te mando meu endereço kkkkkkkkkkkkk

zeca_cj
18/10/2013, 10:49
CJ,

lascou :parede:

tenta devolver da onde comprou ,nem que pague o frete de volta dessa broca e o da broca correta.
ou vai pros classificados ou voce pode me doar ela tambem eu aceito sem problemas :odedo:

me avisa que te mando meu endereço kkkkkkkkkkkkk

Pra você, vou mandar esse! :odedo:

Liguei pra loja e vou tentar trocar.

jaime_sandim
18/10/2013, 14:26
Acho que gente precisando muito mais dessa dose :odedo2::odedo2::odedo2:
435568

Abraço

uxio69
18/10/2013, 14:58
Acho que gente precisando muito mais dessa dose :odedo2::odedo2::odedo2:
435568

Abraço

:chorandoderir::chorandoderir::chorandoderir:

zeca_cj
18/10/2013, 20:04
Ainda bem que você não viu essas!!!

Trilha da mulher de 2005. Uma das primeiras trilhas minhas com o TAXI.

A Organização exige uma coisa apenas: Homem que vai dirigindo tem que ir travestido! hehehehe

PS: A foto que voce colocou é do mesmo evento, mas de 2009!

zeca_cj
18/10/2013, 20:06
Trilha da mulher (que depois virou poderosas) de 2009.

Eu travestido de diarista!

Ps: Eu e o Sr. que está do meu lado fomos eleitos os melhores travestidos... hehehehe

uxio69
18/10/2013, 20:19
Ainda bem que você não viu essas!!!

Trilha da mulher de 2005. Uma das primeiras trilhas minhas com o TAXI.

A Organização exige uma coisa apenas: Homem que vai dirigindo tem que ir travestido! hehehehe

PS: A foto que voce colocou é do mesmo evento, mas de 2009!

Quem foi naninha! :odedo:

Pô, tirando Melissinha, não reconheci ninguém nessas fotos!

Tem alguém conhecido aí?

MaGao
18/10/2013, 20:36
Não comento nada!

kkkkkkkkkkkkkkkkkk

A vida ta dificil CJ!

jaime_sandim
19/10/2013, 10:51
Trilha da mulher (que depois virou poderosas) de 2009.

Eu travestido de diarista!

Ps: Eu e o Sr. que está do meu lado fomos eleitos os melhores travestidos... hehehehe

agora sei da onde veio a inspiração pra F75 gaiola das loucas kkkkkkkkk

com essa figuração do SR. que esta com voce não tem como não ser eleito o melhor :chorandoderir::chorandoderir:
ele levou a seria mesmo kkkkkkkkkkkkkkkk

fabriciosimonini
21/10/2013, 16:58
Nada contra!, mas este tópico está ficando meio estranho :shock: :shock: :shock: !!!

zeca_cj
21/10/2013, 18:18
Podia estar matando...
podia estar roubando...

Mas não. Estava fazendo trilha vestido de mulher!

Podia ser muito pior! hehehehehe

bom, com licença que estou no meio do meu carrinho de compras na Craftman! hehehehe

Essa semana to indo pros EUA fazer umas comprinhas!

tuna
21/10/2013, 19:00
Podia estar matando...
podia estar roubando...

Mas não. Estava fazendo trilha vestido de mulher!

Podia ser muito pior! hehehehehe

bom, com licença que estou no meio do meu carrinho de compras na Craftman! hehehehe

Essa semana to indo pros EUA fazer umas comprinhas!

Zeca, Miss!!!!

zericórdia!!!!! :mrgreen:

Craftsman?????:shock: ô inveja!!!!

parabéns, depois posta ai as aquisiçãos!!!

[]'s

fabriciosimonini
01/11/2013, 11:34
Cadê as novidades??????:pipoca::pipoca::pipoca:

Abraço!!!

uxio69
01/11/2013, 11:47
Cadê as novidades??????:pipoca::pipoca::pipoca:

Abraço!!!

CJ tá viajando. A partir de 09/11 isso aqui vai pipocar de novidades. :bananadança:

zeca_cj
11/11/2013, 13:48
Fala pessoal. To de volta.

15 dias fora, sendo 7 deles na terra do Tio Sam. Ai já sabe né!!!

Na lista de compras não poderia faltar coisas pro Taxi! :dance:

Algumas delas:

- Polia do virabrequim em alumínio c/ diâmetro menor que a original.
*a polia que veio com o motor não é original. Ela é de correias em V e foi soldada uma polia poly-V na gambiarra.

- Polia da bomba d'agua em alumínio c/ diâmetro maior que a original.

- Polia do alternador em alumínio c/ diâmetro maior que a original.

*As polias maiores (bomba dagua e alternador) + a polia menor (virabrequim) fazem com que a correia gire mais devagar e mais reduzida. Como numa corrente de bicicleta. Girando com menos peso, pode dá até 15cv de potencia. (de acordo com o fabricante).
Estou inventando arte... se não der certo volto pro original.
http://static.summitracing.com/global/images/prod/mediumlarge/asp-541084_w_ml.jpg

- Juntas dos coletores de escapamento
http://static.summitracing.com/global/images/prod/mediumlarge/FEL-MS90746_ml.jpg
- Presilha do distribuidor.
*o meu veio sem.
http://static.summitracing.com/global/images/prod/mediumlarge/mrg-1009_w_ml.jpg

- Sensor de explosão dos cilindros (acho que é isso).
*o meu tava quebrado
http://static.summitracing.com/global/images/prod/mediumlarge/smp-ks39_w_ml.jpg

- Parafuso ARP anti-vibração pra presilha do distribuidor
*comprei de viadagem mesmo, pois o kit acima ja vem com parafuso.
http://static.summitracing.com/global/images/prod/mediumlarge/arp-130-1702_ml.jpg

- 5 creeper joints e os bungs pra terminar a suspensão
http://www.trail-gear.com/images/110771-KIT_trail-gear_creeper-joints.jpghttp://www.trail-gear.com/images/110112-1-KIT_trail-gear_bungs.jpg

- 12 prisioneiros de 8mm com garantia vitalicia
http://www.trail-gear.com/images/300578-1-KIT_trail-gear_super-metal-hub-stud-kit.jpg

- 1 par de porcas de engenharia pra manga de eixo
http://www.trail-gear.com/images/300519-KIT.jpg

- 2 pares de brackets inferiores pros diferenciais
http://www.artecindustries.com/thumbnail.asp?file=assets/images/linkbrackets/br1011a_thumbnail.jpg&maxx=150&maxy=150

- 4 logos da Artec pra decoração
http://www.artecindustries.com/thumbnail.asp?file=assets/images/company/logos/ablade_weldon_thumbnail.jpg&maxx=150&maxy=150

e mais algumas coisas que agora não lembro!

Só isso! hehehehe

Fabil
11/11/2013, 14:03
Zecao... nao seria o contrario com relaçao as polias? no caso de utilizaçao OFFROAD ( baixa rotaçao e baixa velocidade do carro na maior parte do tempo)

em carros de arrancada, onde o obejtivo é extrair o maximo de potencia, diminuir o "peso" p/ tocar alternador e bomba dagua é valido, até porque o objetivo do motor é girar alto, inclusive dimunir a velocidade da bomba dagua é um recurso interessante p/ nao cavitar.

mas em jipes de trilha, a ideia seria justamente o contrario, aumentar o giro da bomba dagua ( fazendo a agua circular mais rapido em baixas rotaçoes ) e aumentar o giro do alternador p/ suprir a demanda de energia ( guincho, farois auxilixares etc..) em marcha-lenta?

zeca_cj
11/11/2013, 14:15
Fabil, você muito provavelmente está certo mas eu comprei pra ver o que iria acontecer mesmo... Se der errado destroco.

Existem bombas dagua pra esse motor que são de alta vazão, assim como alternadores de alta amperagem. Poderia troca-los caso fosse necessário e/ou trocar apenas uma ou outra polia até chegar num setup interessante.

Confesso que os 15cv me seduziram!

fabriciosimonini
14/11/2013, 11:51
Olá CJ! Eu estava lendo o seu post do dia 11/11/13 e logo abaixo o amigo Fabil parece que leu os meus pensamentos :pensativo: , você indo na contramão da lógica, como ele expôs acima, paga "ganhar" 15 CVs.

Uma vez eu lí uma matéria numa revista sobre o assunto, salvo engano o carro era um gol 1.6 onde foram aumentadas os diâmetros das polias, inclusive do ar condicionado, reduzindo um pouco a eficiência de todo o sistema, em busca de "menor arrasto" para gerar alguns CVs a mais.

Foi realizado teste em dinamômetro com o motor original, e depois de modificado, inclusive aumentando o diâmetro dos dutos do escape e do "silencioso" intermediário e final.

Depois de toda a trabalheira, peças, correia, solda etc... no final das contas o ganho foi de raquíticos 6CV. :shock: :shock: :shock: !!! ou seja, mais ou menos 6,5% de ganho em potência.

Agora, seguindo o raciocínio, o seu motor deve ter algo em torno de 180 CVs de fábrica, e um torque de mais ou menos 32 KGF/M a 2.500 R.P.M (aferidos pelo chutômetro), enfim, um motor de grande torque em baixa rotação, 6 cilindros, o que implica em maior calor sendo gerado, exigindo mais do sistema de arrefecimento, radiador e bomba d'água.

Polia do alternador maior, significa que vai girar menos, gerando menos carga para a bateria, que no seu caso "pode", e não necessáriamente deve, prejudicar, partida, faróis, Som, guincho...

Pode ser também que essa alteração nas polias, não signifique tanto em termos de funcionabilidade do conjunto, talvez você nem sinta! com certeza esta "receita" já deve ter sido experimentada e aprovada, pois dificilmente as peças seriam postas à venda nos Estados Unidos, se não funcionassem bem!

Em resumo, o que particularmente acho, isto é minha opinião pessoal, com todo respeito, e que apenas esta modificação das polias, possivelmente não vão gerar 15CVs, seguindo o raciocínio acima, se aplicado ao seu motor de 180CVs, geraria um ganho de 6,5%, isto é mais ou menos 11 CVs! o que não é nada mal, contanto que todos os periféricos funcionem bem! :concordo:.

Abraço, boa sorte na empreitada!

zeca_cj
14/11/2013, 19:07
Fala Fabrício,

Obrigado pelo comentário!!!

Então.. comprei as polias porque a polia que veio no virabrequim do meu motor foi mexida. Ela era uma polia V e soldaram uma guia poli-V com 5 canais (vide foto). Originalmente são 6 canais. Então teria que troca-la de qualquer forma.

Fuçando na net, achei varias opções. Como minha ideia era trazer na mala, procurei polias de alumínio pra diminuir o peso. Nessa procura achei alguns modelos com essas características de reduzir a velocidade da correia e ganhar uns cavalinhos extras.
Confesso que os demônios da minha cabeça ficaram aguçados e mesmo achando que poderia ter problema de arrefecimento, tasquei o dedo no "Checkout".

Bom, das 3 polias que comprei, minha real necessidade é apenas a do virabrequim. Então num eventual problema de energia ou arrefecimento eu destroco. Isso se daqui pra lá não meter uma bomba dágua high output.

Não tenho experiencia nesse assunto, mas sinceramente no meu humilde achismo não acredito que haverá tanto problema assim.

Sobre a cavalagem, o fabricante das polias fala até 15cv. Não sei se terei isso. Mas já é alguma coisa! Principalmente em motor aspirado, que é mais difícil de arrancar cavalinhos extra.
Se conseguir chegar nos 6,5% que o gol ganhou, serão na verdade 12,675cv pois o meu motor (da S10 SS) saiu originalmente com 195cv. 10cv a mais que o Vortec da Blazer nacional. Então serão 207,675cvs.

ISSO TUDO CONSIDERANDO QUE O MOTOR NÃO PERDEU A CAVALAGEM ORIGINAL. O QUE A CHANCE É DE 0,001%. hehhehe

Mas a minha vontade de mexer não para nas polias. Quero bypassar a EGR, Escape dimensionado e talvez uma injeção programável.

Vamo que vamo.... A execução projeto ta parada pois perdi o foco. Esse sábado quero levar o que falta de link pro torneiro, e no sábado que vem quero levar o motor na oficina da empresa de um amigo pra abrir o motor e fazer uma inspeção geral*

*O meu motor veio cheio de coisa estranha... diversos parafusos quebrados no bloco, coletor de escape solto e quando foi colocar não casava furação, faltando bracket do alternador, polia toda ferrada de outro motor etc... essas coisas me deixaram com a pulga atrás da orelha com relação ao estado dele. Quero tirar essa pulga sabado que vem!

Descrição da polia feita pelo fabricante:
"Try Auto Specialties underdrive street pulley sets to increase your engine's horsepower. These Auto Specialties replacement crank, alternator, and water pump pulleys turn slower than stock and provide up to 15 extra horses, for about 30 minutes of work. You'll also get better mileage and increased accessory life in the bargain. Instructions are included."

fabriciosimonini
15/11/2013, 11:06
*O meu motor veio cheio de coisa estranha... diversos parafusos quebrados no bloco, coletor de escape solto e quando foi colocar não casava furação, faltando bracket do alternador, polia toda ferrada de outro motor etc... essas coisas me deixaram com a pulga atrás da orelha com relação ao estado dele. Quero tirar essa pulga sábado que vem!

É isso ai C.J vamo que vamo! as dificuldades aparecem na execução de qualquer projeto por mais simples que seja, imagine então conseguir concluir tudo o que você está fazendo, partindo do zero! com motor americano, peças importadas, suspensão etc... isso demanda tempo, Paciência e muita criatividade. Não tenha dúvida que você vai conseguir, siga em frente!

Só pelas fotos não dava pra imaginar como estava o seu motor, com certeza você está fazendo da forma correta, dando uma revisão geral em tudo!

Como se trata de um V6 Vortec americano, o antigo proprietário provavelmente não quis gastar em peças de reposição originais e acabou dando o famoso "jeitinho brasileiro" fazendo adaptações grotescas, como esta da polia do virabrequim e outras coisas que você descreveu acima.

O seu motor, como afirmou, tem 195 CV "de fábrica" o que é muito bom, acredito que as modificações nas polias, bypass na EGR, Escape dimensionado, injeção programável, etc... acredito que este motor deva passar tranquilamente dos 250CV, o que é excelente, e um grande torque em baixa rotação! dá até pra fazer Rock Crawling... rsrs...

Acredito também que o aumento no diâmetro das polias não vão lhe causar problemas, só funcionando para ter certeza! como em todas as "adaptações" que fazemos, se não ficar como a gente quer, fazemos de novo!

Um grande abraço! boa sorte no desenvolvimento do projeto! qualquer coisa estamos ai! nem que seja pra dar a "opinião" errada! rs...:concordo:.

zeca_cj
18/11/2013, 12:22
Pra quem gosta de foto...

Trilha de moto que fiz sábado. Gopro Hero 3+ Black instalada no guidão da moto, me filmando com fotos a cada 3seg. 1.000 fotos tiradas durante a trilha, e essa na minha opinião foi a melhor! :)

Voltando ao proposito do tópico, sábado depois da trilha levei os 3 últimos links e a panhard pro torneiro cortar e colocar as luvas (roscas).

Acho que até o fim da semana ta pronto.

Deixei também o diferencial dianteiro da F75 pra trocar a tubeira por uma mais grossa e inverter o lado da bola. Deve ficar pronto em uns 10 a 15 dias.

Abraços!

uxio69
18/11/2013, 18:28
Pra quem gosta de foto...

Trilha de moto que fiz sábado. Gopro Hero 3+ Black instalada no guidão da moto, me filmando com fotos a cada 3seg. 1.000 fotos tiradas durante a trilha, e essa na minha opinião foi a melhor! :)

Qualquer semelhança é mera coincidência! :mrgreen:

439720

Só não mostre a foto sem a máscara, pq aí a semelhança será maior! :odedo:

fabriciosimonini
19/11/2013, 15:12
Eu Achei meio parecido com este, tirando as "abas" do capacete!

439892

jaime_sandim
19/11/2013, 15:23
Fotos do Taxi que é bom nada né :odedo:

fabriciosimonini
26/11/2013, 15:31
Estou sentindo uma diminuição na Força! ou melhor dizendo uma diminuição na força de Trabalho do Táxi!!! PARADO!!!!!440882

zeca_cj
26/11/2013, 17:14
Hehehehe ta parado mesmo...

Assim que o torneiro me entregar os 3 links dianteiros (2 inferiores e 1 superior) e a Panhard, volto a trabalhar nele!!!

Sábado quero ir na oficina pra pegar e trazer a carroceria pra casa. Pretendo coloca-la no chassis e começar a posicionar o motor.

zeca_cj
01/12/2013, 01:16
Noticia boa no fim do dia: Os 3 links e panhard dianteiros estão prontos! - Sábado que vem vou buscar no torneiro.

Enquanto isso, hoje trouxe a carroceria pra casa.

Vamo que vamo!

JOÃO R.
02/12/2013, 21:49
Vc vai mexer na fibra do taxi em casa???
virou motoqueiro?

M-Beltrame
02/12/2013, 23:56
A pizza de 2 queijos ta quanto pra entregar na trilha Zeca?

HAHAHAHHAHAHAHAHHAHAHAHHAHHA

Abraços

uxio69
03/12/2013, 01:04

Abraços

Barato! 2 Heinekens geladas já paga. hehehe :brinde:

zeca_cj
04/12/2013, 17:42
Vc vai mexer na fibra do taxi em casa???
virou motoqueiro?

Não. Levei a carroceria pra casa pra poder colocar no chassis, medir e posicionar o motor no lugar.

Comprei a CRF 3 ou 4 anos atrás.... Tenho feito algumas trilhas :D

zeca_cj
04/12/2013, 17:43

Abraços

Corneteiro!

Só entrego cerveja cobrando 50% de serviço!

fabriciosimonini
04/12/2013, 18:30
É isso ai C.J, voltando a ativa !!! :pipoca: fazendo tudo hand-made, desculpe se estiver escrito errado, não manjo muito de inglês, mais acho que deu pra entender! , será que o motor vai Roncar até o final do ano??? devidamente instalado é claro, nada de gambiarragem pra funcionar no chão!!!

Achei uma roupa legal pra você fazer aquela trilha, sabe? aquela que usa umas roupas meio..... sabe né! aquela !, nada contra!!! poderia estar fazendo outras coisas etc...

441974

O bom é que tem mascara e capacete, não dá pra saber quem é!!!

Eu vi está foto e não aguentei!!!

Não leve a mal a brincadeira, estou torcendo por você e pelo Táxi, boa sorte na empreitada, que será longa mas no final você vai ver que valeu a pena cada obstáculo superado e a conquista dos seus objetivos :concordo:.

grande abraço!!!

zeca_cj
04/12/2013, 18:57
Fabrício,

Você vai me emprestar sua roupa? Esse tamanho não cabe em mim, mas agradeço sua gentileza!

:odedo:!

Sabado é comemoração do aniversário da patroa, então meu tempo de trabalho será reduzido.

Quero montar os links dianteiros, pontear e testar o flex. Se der tempo fixo os amortecedores pra testar as possíveis interferências..

Vamo que vamo!

fabriciosimonini
06/12/2013, 11:15
Fala C.J!! Beleza? Eu até empresto a minha roupa, mas só no domingo, porque no sábado eu vou usar!!! KKKK!!! rsrsr!!!! :D.

Então Sabadão tem Festa? muito bom, aproveite pra aliviar o estresse, com certeza muitas "idéias" novas e boas surgirão !!!

Que bom que você vai fixar os links dianteiros, com a suspensão no lugar dá pra colocar a carroceria em cima, verificar a necessidade de recortes nos para-lamas para "acomodar" os over coils, e com a girafa posicionar o Powertrain.

Na minha humilde opinião, eu tentaria posicionaria a t.case na travessa original, e verificaria se o motor cabe dentro do cofre sem interferir no radiador, para que a hélice não "pegue" no mesmo, verificando também outras possíveis incompatibilidades.

A vantagem de fixar a T. Case no lugar original é que a alavanca de câmbio deve ficar mais ou menos no mesmo lugar, não sendo necessário recortar o assoalho, apenas fazer um ajuste "fino".

Neste caso, também verificar se há a necessidade ou não de "mexer" nos cardans, pois, mesmo com a t.case no local original, a suspensão com maior curso pode interferir, causando o seu desacoplamento.

Enfim são uma série de "variáveis" que devem ser analisadas com calma, pois, cada peça que é mudada de lugar, causa um "efeito dominó" em todas as outras.

Com certeza você já sabe disso, tem bastante experiência, inclusive com a montagem da G.L, o que vai te ajudar bastante.

Não deixe de postar fotos da "suspa" no lugar, boa sorte, Abraço!

Natanael Junior
06/12/2013, 13:13
Pô, hoje fiz uma coisa que há tempos queria fazer e não arranjava jeito. Passear pelo tópico do Taxi. Gostei muito! E traga essa encrenca para o Calango 2014!
Abraço!

zeca_cj
06/12/2013, 20:04
Teste de montagem dos links foi suspenso :freaking:
O serviço do torneiro não ficou 100% então mandei-os de volta pra os ajustes. :freaking:

Programação de amanhã será terminar a raspagem do revestimento antigo do assoalho e posicionar a carroceria no chassis pra medir o espaço do motor.

Se sobrar tempo, vou estrear minhas novas ferramentas. Dessa vez comprei certo!

Alargador Conico de 10 a 25mm pra alargar os conicos e trocar os pivôs pro MB608 que usava nos eixos do RF;
Broca de aço rapido de 18mm com haste rebaixada pra 16mm pelo fabricante, sob encomenda pra caber em meu mandril de 16. - Com as brocas vou abrir o furo dos brackets comprados na Artec. Os brackets vieram todos com 9/16" de furo.

Fabricio, Não vai ser possível manter a tcase no lugar que era porque esse conjunto motor/caixa ficou maior que o original (AP 2.0 com Tremec). Então tudo terá que ser reposicionado e cardãs refeitos.

Natanael, tava sumido?! Só te vejo no face... hehehehe
Calango e lagartixa são objetivos de médio prazo que pretendo cumprir antes de morrer. Mais cedo ou mais tarde estaremos com uma equipe baiana apertando o juízo de vocês!!!

Vamo que vamo!

zeca_cj
06/12/2013, 20:10
Ontem foi foda... acordei cedo e com muito sono então minha namorada me deu uma pilula de cafeina.

No escritório, por costume tomei 2 copos de 200ml de café. Um de manhã e um de tarde. Em casa, depois do almoço tomei um nespresso.

Ou seja... fiquei até 1 e tanto da manhã elétrico raspando o assoalho. hehehehe coisa de doido!

fabriciosimonini
08/12/2013, 13:00
Fala C.J!

Fabricio, Não vai ser possível manter a tcase no lugar que era porque esse conjunto motor/caixa ficou maior que o original (AP 2.0 com Tremec). Então tudo terá que ser reposicionado e cardãs refeitos.

:putz:Eu tinha esquecido que você trocou de câmbio, eu achei que você só iria trocar a Capa Seca (GM) para encaixar no V6.

O Câmbio original do Troller RF (gasolina) é o Tremec T5, seria o mesmo que saiu em linha no mustang V8, correto?

Em tese se o Tremec T5 equipou o Mustang v8, não daria conta do V6 Vortec?

Você substituiu pelo câmbio Eaton FSO-2305B, este câmbio é do Troller Diesel?

Se o powertrain ficou mais comprido, por conta do câmbio e do motor, a tendência é das alavancas virem mais pra trás, portanto, o cardan traseiro deverá ficar mais curto e o dianteiro mais comprido, sendo necessário refazê-los, prestando atenção no "giro" do diferencial dianteiro e traseiro em especial, por ser mais curto, para que o cardã não trabalhe "estrangulado".

Não sabia que você também gostava de café! Toda manhã eu tomo um copo de 300 ml. é muito bom pra começar o dia!

A "raspagem" da carroceria está ficando muito boa! que tipo de "acabamento" você pretende fazer posteriormente?

Abraço, boa sorte na empreitada! :concordo:.

zeca_cj
09/12/2013, 12:18
Fala C.J!

:putz:Eu tinha esquecido que você trocou de câmbio, eu achei que você só iria trocar a Capa Seca (GM) para encaixar no V6.

O Câmbio original do Troller RF (gasolina) é o Tremec T5, seria o mesmo que saiu em linha no mustang V8, correto?

Em tese se o Tremec T5 equipou o Mustang v8, não daria conta do V6 Vortec?

Você substituiu pelo câmbio Eaton FSO-2305B, este câmbio é do Troller Diesel?

Se o powertrain ficou mais comprido, por conta do câmbio e do motor, a tendência é das alavancas virem mais pra trás, portanto, o cardan traseiro deverá ficar mais curto e o dianteiro mais comprido, sendo necessário refazê-los, prestando atenção no "giro" do diferencial dianteiro e traseiro em especial, por ser mais curto, para que o cardã não trabalhe "estrangulado".

Não sabia que você também gostava de café! Toda manhã eu tomo um copo de 300 ml. é muito bom pra começar o dia!

A "raspagem" da carroceria está ficando muito boa! que tipo de "acabamento" você pretende fazer posteriormente?

Abraço, boa sorte na empreitada! :concordo:.

Opa,

Vamos por partes.

O cambio Tremec T5 é o mesmo modelo do mustang sim, porém existem varias versões dele que equiparam inclusive diversos outros carros americanos. (S10, Pontiac etc...)

Até onde eu lembro das pesquisas feitas no inicio do ano, mudam o eixo piloto, as relações de marchas e a tampa do fundo.

Quando estava pesquisando, falei com um ex-engenheiro da Troller que me disse terem enviado o AP2.0 pros EUA e daí a Tremec fiz as relações de marchas especificas pra aplicação da Troller.

Fazer o casamento do Tremec com o V6 não me pareceu ser tão simples e não sei sei ficaria bom, por isso optei pela receita de bolo - V6 com capa seca de C20 com Eaton FSO-2305B e reduzida BW1354.
Foi tudo 99% plug 'n play. Me poupou tempo e R$$$$.

Sim, o FSO-2305B é do Troller de 2001 até 2004. Na época procurei ele e o FSO-2405E do T4 2005 até agora. Mas não achei. Então costurei com as linhas que tinha.

Segundo o manual, o 2305B suporta até 410N.m de torque, enquanto o 2405E 380N.m. O que dá aprox 41kg.f contra 38kg.f. Ou seja, o por especificação o 2305B é mais robusto que o 2405E.

Alem disso, o 2305B tem as relações de marcha mais curtas. O que pra minha utilização é ideal - 100% trilha.

Com esse setup o PT ficou alguns cm mais comprido, mas como aumentei o entre-eixo isso não será problema. Os cardãs terão tamanho suficiente pra não estrangular.

*O T4 original tem 94,8" de entre-eixo. O Taxi tá com 102".

Numa prémontagem feita no inicio do ano, a posição da alavanca não pareceu ficar tão distante da original. Mas em breve terei essa confirmação.

Bom acho que é isso.... chegou a hora do café!

zeca_cj
09/12/2013, 12:28
Sábado não fiz nada no Troller. Acordei tarde e fui ajudar nos preparativos da festa da patroa... Durante a festa, depois do "parabéns", pedi ela em casamento! :dance:

Em breve mais um encoleirado pro grupo! heheheheh

Bom... Domingo acordei de ressaca e só comecei a mexer no Taxi depois do almoço.

Terminei de raspar o assoalho e tirei a gaiola e os aros das portas.

Por enquanto é isso...

fabriciosimonini
09/12/2013, 20:17
Grande C.J, Parabéns pelo casório!!! espero que de tudo certo e que tanto você como sua noiva sejam muito felizes, e tenham muitos "trolheiroszinhos" para te ajudar nas trilhas !!!!

Agora eu me toquei que os modelos Fs e Fso 2305/2405 saíram em linha nas Pick-ups G.M, Silverado, S10 2.8 M.W.M, Blazer 6CC etc... bem como na Pick-up Ranger 3.0, Frontier, Hilux, Troller (FSO 2405-E), o que mudam são as especificações, para ser mais claro, a relação de redução, ano etc.. como explicitado na figura abaixo.

442631

Por isto entendi a sua opção pela FSO 2305-B, como você mesmo afirmou, com uma Capa Seca da G.M C20 e praticamente "Plug and Play".

Agora o que não está "batendo" e que acima você afirmou que o FSO 2305-B tem relação mais curta que o FSO 2405-E (do Troller Diesel), que você procurou e não encontrou para comprar), como você pode verificar nas especificações abaixo, que copiei deste tópico mesmo, se não me engano mais ou menos na pg. 61, não é bem assim.

442643

Fazendo um quadro comparativo temos:

FSO 2305-B FSO 2405-E

1ª. 4,079. 1ª. 4,473. mais reduzida.
2ª. 2,289. 2ª. 2,458. mais reduzida.
3ª. 1,472. 3ª. 1,472 igual.
4ª. 1,000. 4ª. 1,000. igual.
5ª. 0,809. 5ª. 0,725. mais longa.

No FSO 2405-E a 1ª e 2ª marchas são reduzidas, e 3ª. e 4ª. idênticas, e 5ª mais longa em relação ao FSO 2305-B.

Portanto, somente a 5ª marcha do FSO 2405-E, é mais longa que a do FSO 2305-B, pelo menos é essa a conclusão que cheguei, a não ser que haja algum erro de minha parte.

Quanto ao torque suportado, o FSO 2305-B se sai melhor, com 420 N.m, contra 380 N.m do FSO 2405-E, apesar deste ser "mais reduzido" saiu em linha na S10 2.8 Turbo Diesel e no Troller, além de ter a vantagem de se poder instalar uma tomada de força TK 9025.16 para guincho mecânico.

442673

Eu também encontrei as especificações da caixa de câmbio FS2305-A, como sendo a "mais reduzida", pois, não tem a letra "O" no início, o que significa que sua 5ª marcha tem relação de 1:1, não sendo "overdrive", suas relações são:

FS2305-A:

1ª. 6,800. :shock: :shock: :shock:.
2ª. 3,550.
3ª. 2,281.
4ª. 1,503.
5ª. 1,000.
Ré. 5,920. :shock: :shock: :shock:.

Ela aguenta 339 N.m não chega a ser um absurdo de torque, mais com uma relação desta não precisa nem de reduzida, qualquer A.P vira um Leão!!! segundo um catálogo que encontrei na internet, ela saiu no "Agrale 6000 4x2, 6000CD 4x2, 7000 4x2, MWM Sprint 4.07 e / y4.10 / GMC 6-100 4x2 -Maxion S-4".

O que me chamou a atenção foi o "MWM Sprint 4.07 e o Maxion S-4", que são motores de torque considerável, e outro detalhe este câmbio (FS2305-A) Pesa 66 kilos, contra 55 kilos do FSO 2305-B, deve ser um câmbio bem "Parrudo".

Abraço! O Jardim ficou bonito para o fim de ano, sua família deve ter ficado bem contente :mrgreen:.

fabriciosimonini
09/12/2013, 20:23
Anexo 442631:

442695

Anexo 442643 :

442696

enviei de novo, os anexos...

jaime_sandim
10/12/2013, 11:00
depois te mando MP com meu endereço
pra voce enviar o convite do casório e claro a passagem de avião :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

a lista de presente não precisa me enviar ,o presente sera minha presença VIP :odedo:

antes que me esqueça

Parabéns :palmas::torcendo:

ps. agora que o taxi não fica pronto mesmo kkkkkkkkkkkkkk

Renato Fraga
10/12/2013, 13:19
Fabricio Simonini, o lance da PTO só serve para o câmbio FS. O FSO não tem janela para adaptar a PTO.

Já discutimos isso por aqui...

Abração

M-Beltrame
11/12/2013, 01:30
Zeca, vi no tópico do Grélo que vc estava querendo fazer/importar um axle truss para o eixo dianteiro.
Sem duvidas é bom reforçar, porem vc falou que o motivo do truss era para poder soldar o suborte do link pois o ferro fundido da bola do diferencia não aceita solda. Aceita sim!
Vc só tem que saber qual tipo de ferro fundido é para aplicar a tecnica certa. Só um tipo de ferro fundido não é soldavel ( o branco ) e duvido muito que ele foi usado nos eixos.

Corneto mas dou pitaco tb :odedo: hahahhahahhahahhaha

Parabens pelo casorio!

Abraços

Fabil
11/12/2013, 09:23
Murilo

com certeza o ferro fundido da bola dos D44 nao é branco, uma vez que a propria tubeira dos eixos é soldada na bola... Ferro fundido da carcaça dos D44 é soldavel sim, mas precisa do eletrodo propio. o codigo da ESAB é 9218

zeca_cj
11/12/2013, 10:58
Grande C.J, Parabéns pelo casório!!! espero que de tudo certo e que tanto você como sua noiva sejam muito felizes, e tenham muitos "trolheiroszinhos" para te ajudar nas trilhas !!!!

Se meu filho puxar ao pai eu to lascado! vai faltar espaço na garagem e dindin no banco! ehehhehe

Agora o que não está "batendo" e que acima você afirmou que o FSO 2305-B tem relação mais curta que o FSO 2405-E (do Troller Diesel), que você procurou e não encontrou para comprar), como você pode verificar nas especificações abaixo, que copiei deste tópico mesmo, se não me engano mais ou menos na pg. 61, não é bem assim.

442643

Fazendo um quadro comparativo temos:

FSO 2305-B FSO 2405-E

1ª. 4,079. 1ª. 4,473. mais reduzida.
2ª. 2,289. 2ª. 2,458. mais reduzida.
3ª. 1,472. 3ª. 1,472 igual.
4ª. 1,000. 4ª. 1,000. igual.
5ª. 0,809. 5ª. 0,725. mais longa.

No FSO 2405-E a 1ª e 2ª marchas são reduzidas, e 3ª. e 4ª. idênticas, e 5ª mais longa em relação ao FSO 2305-B.

Portanto, somente a 5ª marcha do FSO 2405-E, é mais longa que a do FSO 2305-B, pelo menos é essa a conclusão que cheguei, a não ser que haja algum erro de minha parte.

Me enganei! Acho que comparei relações de modelos diferentes. :parede:

Quanto ao torque suportado, o FSO 2305-B se sai melhor, com 420 N.m, contra 380 N.m do FSO 2405-E, apesar deste ser "mais reduzido" saiu em linha na S10 2.8 Turbo Diesel e no Troller, além de ter a vantagem de se poder instalar uma tomada de força TK 9025.16 para guincho mecânico.

442673

Ja vi que você curte uns manuais, e isso é bom. Sem achismo, é preto no branco! :D

Mas assim como eu, você confundio os modelos. A FS é utilizada em caminhões pequenos e FSO em camionetes. a FSO não tem janela pra tomada de força como a FS.

Abraço! O Jardim ficou bonito para o fim de ano, sua família deve ter ficado bem contente :mrgreen:.

Felizmente moro em uma casa grande e espaço não é problema. Por enquanto ninguem reclamou!!!

Pra dar uma amenizada na bagunça vou enrolar umas cordinhas pisca-piscas na gaiola! heheheh

zeca_cj
11/12/2013, 11:01
depois te mando MP com meu endereço
pra voce enviar o convite do casório e claro a passagem de avião :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

a lista de presente não precisa me enviar ,o presente sera minha presença VIP :odedo:

antes que me esqueça

Parabéns :palmas::torcendo:

ps. agora que o taxi não fica pronto mesmo kkkkkkkkkkkkkk

O Taxi não vai ficar pronto???? Ta doido?!

A muié vai entrar de TAXI na igreja e os padrinhos na caçamba da F75! hahahahhha

Calma, vai ficar pronto sim. O casamento será em 2015, dá tempo!

zeca_cj
11/12/2013, 11:01
Fabricio Simonini, o lance da PTO só serve para o câmbio FS. O FSO não tem janela para adaptar a PTO.

Já discutimos isso por aqui...

Abração

Ta vivo Renatão?

zeca_cj
11/12/2013, 11:12
Murilo

com certeza o ferro fundido da bola dos D44 nao é branco, uma vez que a propria tubeira dos eixos é soldada na bola... Ferro fundido da carcaça dos D44 é soldavel sim, mas precisa do eletrodo propio. o codigo da ESAB é 9218

Zeca, vi no tópico do Grélo que vc estava querendo fazer/importar um axle truss para o eixo dianteiro.
Sem duvidas é bom reforçar, porem vc falou que o motivo do truss era para poder soldar o suborte do link pois o ferro fundido da bola do diferencia não aceita solda. Aceita sim!
Vc só tem que saber qual tipo de ferro fundido é para aplicar a tecnica certa. Só um tipo de ferro fundido não é soldavel ( o branco ) e duvido muito que ele foi usado nos eixos.

Corneto mas dou pitaco tb :odedo: hahahhahahhahahhaha

Parabens pelo casorio!

Abraços

Opa, valeu pelas informações Fabil e Murilo!

Já anotei o código do eletrodo!

Tava pensando primeiro em montar a dianteira com 3 links + panhard. com apenas um upper do lado do carona, onde o bracket vai soldado na tubeira. Vide foto ilustrativa

E posteriormente, apos testes e se a dirigibilidade não ficasse boa, colocaria o quarto link, do lado do motorista soldando o bracket na bolota ou com um truss.

Esse assunto tava definido em minha cabeça, mas o Truss de Grélo me despertou a curiosidade de importar o truss pronto.

Fabil
11/12/2013, 13:08
e como é o truss do grélo?

tuna
11/12/2013, 15:57
e como é o truss do grélo?

Fabil,

http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/88053-wrangler-ninho-fortificado-15.html#post1943352

[]'s

fabriciosimonini
11/12/2013, 18:26
Ja vi que você curte uns manuais, e isso é bom. Sem achismo, é preto no branco! :grin:
Mas assim como eu, você confundio os modelos. A FS é utilizada em caminhões pequenos e FSO em camionetes. a FSO não tem janela pra tomada de força como a FS.

Justamente, e mesmo assim as vezes a informação sai "truncada". O lance da PTO na FSO 2405-E eu encontrei em outro tópico e postei a informação incorreta. Por isso procuro pesquisar um pouco antes de afirmar alguma coisa senão dá :parede:.

Agora me lembro que o assunto já foi discutido aqui, no fim de semana vou ver se encontro no tópico!

A FS-2305-A saiu no Agrale Marruá 2004, conforme catalogo EATON, o restante saiu na linha "leve de caminhões", conforme você afirmou.

Pra você ir pensando no futuro, segue foto minha com meu Zequinha!!!

442986

Abraço!

uxio69
13/12/2013, 02:52
Zé, seus problemar de ar acabaram.

Quendo estiver pegando ar, querendo estourar, é só enfiar isso aí que resolve! :odedo:

443174

Mesmo bem atrasado - Feliz Aniversário! :mrgreen:

zeca_cj
20/12/2013, 11:46
Comecei ontem e devo terminar domingo o processo de abrir os cônicos dos munhões para usar os terminais do caminhão MB608 que usava nos eixos antigos.

Antes de desmontar, medi e testei a possibilidade de abrir o cônico de cima pra baixo. Desta forma os terminais entrariam por cima do munhão invés por baixo como é originalmente, dando maior altura da barra com relação ao chão e obstáculos.

De acordo com minhas medidas e com o bracket de panhard aftermarket que estou usando no chassis, não consegui o paralelismo entre a panhard com a drag link. Sendo assim optei por abrir de baixo pra cima.

*Não comparei o meu bracket aftermarket com o suporte original da panhard dianteira do T4 Diesel, por isso não sei dizer se é possível montar as barras por cima do munhão respeitando o paralelismo do sistema num T4 "original".

Gostaria de fazer a drag link pegando no munhão, mas por ter adiantado o eixo dianteiro algumas polegadas e mantido a caixa de direção no mesmo lugar, as duas barras se chocarão com o movimento da suspensão. Desta forma montarei a drag link pegando na tie rod, esquema que Elmer andou fazendo e tem dado certo lá em cima em RR.

Assim que reabrir os munhões vou posicionar as barras e re-medir tudo pra daí comprar o material e fazer as barras novas.

Foto 1: Foto da simulação usando a barra por cima do munhão.
Fotos seguintes: São da mudança que Elmer fez e postou num tópico na area do Troller. É o que eu pretendo fazer no Taxi.

Por hora é só.

Dúvidas, conselhos, criticas e sugestões são sempre bem vindas!

Vermeio
20/12/2013, 13:25
zeca
vo faze um comentário e ja usa teu topico pra tentar solucionar um problema que tenho hehhehehe
tenho este sistema no meu troller, mas fiz alguma alterações em relação a estas fotos.
tinha essa peça com parafuso para travar a rosca como na foto mas se nao tivesse cuidado na geometria o pessoal deixava em uma posição que pegava nos amortecedores (nao sei se o teus vao ficar na posição original do eixo ou nao), acabei alterando isso e fiz tudo com contraporca.
Noto um outro problema no meu ate hoje que estou estudando uma maneira de melhorar. nao sei se é o meu que tem esse problema por ter sido feito algo errado ou todos se comportam assim.
vamos ver se eu consigo explicar: quando voce gira o volante o drag link empurra a tie rod para o lado direito ou puxa para o lado esquerdo, nesse movimento de puxa e empurra a tie rod gira com os movimentos dos pivos dos munhões e o centro do volante acaba se alterando depedendo de como a tie rod para.
ja tentei posicionar o olhal que fixa o pivo da drag link diferente mas nao consegui eliminar esse "jogo".
consegui explicar?
o sistema funciona bem mas isso me encomoda um pouco (nao muito ja que faz uns 2 ou 3 anos que fiz isso e esta assim desde aquele tempo kkkk).
pensei em fazer umas buchas de PU e colocar no lugar da coifa dos pivos (igual o sergio fez no tarja preta), para limitar esse "giro" da tie rod.
faz sentido ou eu que montei algo errado?

444125

zeca_cj
21/12/2013, 21:29
Terminei ontem, já de madrugada, de alargar os cônicos dos munhões.

Apesar de ter que abrir na mão, usando "vira macho", deu tudo certo e ficou ótimo!

Melhor ainda ficou a simulação do alinhamento das barras tie rod e panhard. Ambas medirão 90cm e ficarão paralelas, eliminando qualquer possibilidade de bumpsteer.

Ainda ontem, aproveitei os cubos de rodas no chão e troquei as porcas normais por porcas de engenharia compradas na Trail-Gear. Ficou show de bola!

Hoje abri todos os furos dos brackets que vou usar na suspensão. Eles vieram do fabricante com 9/16" e abri pra 18mm conforme os creepers joints que vou usar. Total de 18 furos reabertos.

Pra finalizar o sábado, fiz uma geral na garagem e o resultado foi uma saveiro cheia de tranqueira, entulho e ferro velho.

zeca_cj
24/12/2013, 10:32
FELIZ NATAL MOÇADA!!!!

Que 2014 seja um ano de muitas trilhas, adaptações, melhorias e quebra-cabeças pra todo mundo!

E QUE O TAXI SAIA DA GARAGEM!!!

fabriciosimonini
24/12/2013, 16:39
Vermeio e C.J.

quando voce gira o volante o drag link empurra a tie rod para o lado direito ou puxa para o lado esquerdo, nesse movimento de puxa e empurra a tie rod gira com os movimentos dos pivos dos munhões e o centro do volante acaba se alterando depedendo de como a tie rod para. ja tentei posicionar o olhal que fixa o pivo da drag link diferente mas nao consegui eliminar esse "jogo".
consegui explicar?

Desde já peço permissão ao amigo C.J para responder a questão postulada pelo amigo Vermeio e tentar humildemente ajudá-lo, pois a mais ou menos 6 meses passeio pelo mesmo problema!, vou tentar explicar da melhor forma possível para o texto não ficar confuso:

O sistema de direção que o amigo C.J está montando, até este momento (salvo alterações) é muito parecido com o que tenho em meu CJ5, Caixa ZF, Drag Link, terminal no olhal da Tie rod, terminal esquerdo, terminal direito, "rosqueados" e braçadeiras de aperto.

A única diferença e que este terminal com rosca e olhal no meu Jeep, são uma peça só, isso mesmo, não dá para trocar o terminal sem o olhal. não existe estas peça vermelha onde no caso do C.J une terminal e olhal.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/frota-4x4-brasil/444102d1387547163t-troller-2000-vortec-4-3l-v6-taxi-37-44033c4e29a2ef1be8e91edca75245f9.jpg

Eu percebi que aos poucos, o volante de direção do Jeep se deslocava para a direta, para que o mesmo pudesse andar em linha reta, e em mudanças de direção bruscas o Jeep ocilava um pouco.

Pedi para meu filho girar o volante e percebi que a Tie roda "girava" também, rosqueando e desrosqueando os terminais, e com a mão dava pra chacoalhar a mesma em "circulo" tamanha a folga.

Notei que as braçadeiras que prendem os terminais estavam deslocas cerca de 3 cm antes do final da rosca (extremidade da tie rod) tanto da esquerda como a da direita.

Foi só soltar as braçadeiras, empurrá-las paras as "pontas" da tie rod e apertá-las bem, para travar as roscas dos terminais e pronto! problema resolvido!

Tentei chacoalhar com as mãos e não mexeu nadinha, girei o volante para esquerda e direita, e nada da tie rod "girar" como vinha fazendo anteriormente.

Aproveitei para apertar também a braçadeira da drag link que prende o terminal ao olhal da tie rod.

444552

Vermeio, antes de mandar fazer buchas para limitar a torção dos terminais, procure fazer uma revisão geral nas barras para eliminar "folgas" , não sei se seu sistema de direção faz uso de braçadeiras ou porcas p/ apertar a rosca dos terminais, as vezes, se os terminais estiverem bons (sem folgas em sua rosca) um belo aperto resolve o problema.

A tie rod pode desgastar a sua rosca interna, principalmente se ela "gira" sobre si mesma sempre que se esterça para direita ou esquerda, isto pode tê-la desgastado, bem como, a rosca dos terminais gerando folga em ambas as peças.

Em resumo, se o aperto nas "roscas" não resolver, substitua os terminais e verifique as roscas internas da drag link e tie rod, substituindo-as se necessário.

Na imagem abaixo, do sistema de direção de um Troller, marquei os pontos onde pode haver folga e ocasionar o problema pelo qual vem passando, não sei se é igual ao seu, mas dá pra ter uma idéia.

444564

Espero ter contribuído, pois, como afirmei acima a alguns meses passei pelo mesmo problema, que me "esquentou a cabeça", sendo que a solução era simples.

Abraço! aos amigos Vermeio e C.J.

zeca_cj
02/01/2014, 13:04
zeca
vo faze um comentário e ja usa teu topico pra tentar solucionar um problema que tenho hehhehehe
tenho este sistema no meu troller, mas fiz alguma alterações em relação a estas fotos.
tinha essa peça com parafuso para travar a rosca como na foto mas se nao tivesse cuidado na geometria o pessoal deixava em uma posição que pegava nos amortecedores (nao sei se o teus vao ficar na posição original do eixo ou nao), acabei alterando isso e fiz tudo com contraporca.
Noto um outro problema no meu ate hoje que estou estudando uma maneira de melhorar. nao sei se é o meu que tem esse problema por ter sido feito algo errado ou todos se comportam assim.
vamos ver se eu consigo explicar: quando voce gira o volante o drag link empurra a tie rod para o lado direito ou puxa para o lado esquerdo, nesse movimento de puxa e empurra a tie rod gira com os movimentos dos pivos dos munhões e o centro do volante acaba se alterando depedendo de como a tie rod para.
ja tentei posicionar o olhal que fixa o pivo da drag link diferente mas nao consegui eliminar esse "jogo".
consegui explicar?
o sistema funciona bem mas isso me encomoda um pouco (nao muito ja que faz uns 2 ou 3 anos que fiz isso e esta assim desde aquele tempo kkkk).
pensei em fazer umas buchas de PU e colocar no lugar da coifa dos pivos (igual o sergio fez no tarja preta), para limitar esse "giro" da tie rod.
faz sentido ou eu que montei algo errado?

444125

Vermeio,

Desculpa a demora em responder... Natal emendou com ano novo ai já sabe né!

Feliz 2014 pra você e que esse ano seja de muitas trilhas, saude e dinheiro pra manter o bugão sempre na ativa! hehehehe

Eu acho que entendi seu segundo problema, mas não consegui visualizar uma forma de evitá-lo.

Pretendo montar a direção em breve, mas como a data de término da reforma ainda é uma incognita não sei quando será o teste prático. Então infelizmente por enquanto não posso te dar meu parecer! rsrs

Pra piorar o término do Taxi, esse ano vou montar um AP pra morar com dona patroa, então as prioridade$$$ vão mudar um pouco. rsrs

OPC+JR
02/01/2014, 13:14
Vermeio,

Desculpa a demora em responder... Natal emendou com ano novo ai já sabe né!

Feliz 2014 pra você e que esse ano seja de muitas trilhas, saude e dinheiro pra manter o bugão sempre na ativa! hehehehe

Eu acho que entendi seu segundo problema, mas não consegui visualizar uma forma de evitá-lo.

Pretendo montar a direção em breve, mas como a data de término da reforma ainda é uma incognita não sei quando será o teste prático. Então infelizmente por enquanto não posso te dar meu parecer! rsrs

Pra piorar o término do Taxi, esse ano vou montar um AP pra morar com dona patroa, então as prioridade$$$ vão mudar um pouco. rsrs

Zeca, esse tal de AP é motor de gol? rsrsrsrsrs.... se não for tá fd :odedo:

Já vi que essa reforma vai demorar..... conheço essa história.......

Agiliza esse esquema da direção ai para eu copiar... :mrgreen:

[]´s

uxio69
04/01/2014, 23:38

[]´s:chorandoderir:....

zeca_cj
16/01/2014, 19:11

[]´s

Antes fosse um AP 2.0, mas não... Lá se vai o orçamento do Taxi :parede:

Amanha vou comprar 4 novos terminais do 608 pra começar a fazer o esquema da direção! Fique tranquilo que vou registrar e compartilhar :computador:

zeca_cj
16/01/2014, 19:18
Teste de montagem dos links foi suspenso :freaking:
O serviço do torneiro não ficou 100% então mandei-os de volta pra os ajustes. :freaking:

Enfim o torneiro entregou os links ajustados. Agora vamo q vamo!

Já montei a panhard e até o fim da semana devo pré-montar o resto e testar possíveis interferências.

OPC+JR
17/01/2014, 16:14
Zeca. Tem um album de fotos suas detalhando instalação d terminais de mb 608 com fotos de pitman etc.... em que carro isso foi colocado? Tem a descrição desse processo em algum tópico seu?
[]´s

Francisco Maciel
17/01/2014, 16:45
Zeca, qual a capa seca que vc tá usando nesse motor?

zeca_cj
17/01/2014, 17:17
Zeca. Tem um album de fotos suas detalhando instalação d terminais de mb 608 com fotos de pitman etc.... em que carro isso foi colocado? Tem a descrição desse processo em algum tópico seu?
[]´s

Fiz esse álbum a muito tempo, quando adaptei pela primeira vez os terminais do 608 no TAXI.
A adaptação foi nos eixos eram os originais 5 furos.

Na época eu estava estudando a troca do pitman original (que é reto) por um mais "dropado" pra eliminar bumpsteer. Comparei os pitmans do RF x F1000 / F1000 x T4

https://plus.google.com/photos/100180748277467392881/albums/5512143990339270257?banner=pwa

Se tiver alguma dúvida posta ai q eu tento ajudar!

zeca_cj
17/01/2014, 17:32
Zeca, qual a capa seca que vc tá usando nesse motor?

Capa seca de C20

Francisco Maciel
17/01/2014, 17:55

OPC+JR
18/01/2014, 00:28
Fiz esse álbum a muito tempo, quando adaptei pela primeira vez os terminais do 608 no TAXI.
A adaptação foi nos eixos eram os originais 5 furos.

Na época eu estava estudando a troca do pitman original (que é reto) por um mais "dropado" pra eliminar bumpsteer. Comparei os pitmans do RF x F1000 / F1000 x T4

https://plus.google.com/photos/100180748277467392881/albums/5512143990339270257?banner=pwa

Se tiver alguma dúvida posta ai q eu tento ajudar!

Cara depois do passo a passo ai nem da para ficar com duvida.
O maior problema era o pitman mas ta resolvido, so correr atras da peca.
Tem terminal de 608 ai? Se tiver um tempo livre tenta medir o cone na parte menor e maior do terminal.
Explico, nos states os caras usam os terminais da picape gm k3500 (digita no google que vc vai ver rsrs) nos jeeps com pneu ate 40".
Queria saber se o cone deles e muito maior q o do 608.
Obs. Foi mal pela grafia...ou falta dela... digitar no cel e fd!
[]'s

zeca_cj
19/01/2014, 16:20
Tem terminal de 608 ai? Se tiver um tempo livre tenta medir o cone na parte menor e maior do terminal.
Explico, nos states os caras usam os terminais da picape gm k3500 (digita no google que vc vai ver rsrs) nos jeeps com pneu ate 40".
[]'s

Opa, vou medir o terminal e coloco aqui!

Se for usar terminal americano e nacionalmente nao tiver um similar, é bom vc comprar um conjunto de reserva. Porque quebrar no mato ou num interior vai te deixar em apuros.

Do MB608 é facil de achar!

zeca_cj
19/01/2014, 16:41
:pular:
Enfim o torneiro entregou os links ajustados. Agora vamo q vamo!

Já montei a panhard e até o fim da semana devo pré-montar o resto e testar possíveis interferências.

Seguindo o plano, todos os links já estão posicionados e ponteados em seus respectivos suportes.

Ontem foi um dia intenso de trabalho, foram cerca de 6 horas sem enrolação que me deixou bastante cansado porém feliz pela evolução e principalmente porque tive a companhia e ajuda de grandes amigos!

Sábado que vem tem mais cerão, onde vamos fazer e instalar os protótipos de torre dos amortecedores e fazer os testes de flexão pra ver o que precisa ser mudado.
Também devemos colocar a carroceria no lugar pela primeira vez!

Vamo que vamo!!!

uxio69
19/01/2014, 23:53
:pular:

Seguindo o plano, todos os links já estão posicionados e ponteados em seus respectivos suportes.

Ontem foi um dia intenso de trabalho, foram cerca de 6 horas sem enrolação que me deixou bastante cansado porém feliz pela evolução e principalmente porque tive a companhia e ajuda de grandes amigos!

Sábado que vem tem mais cerão, onde vamos fazer e instalar os protótipos de torre dos amortecedores e fazer os testes de flexão pra ver o que precisa ser mudado.
Também devemos colocar a carroceria no lugar pela primeira vez!

Vamo que vamo!!!

Massa Zé!

Parabéns pela dedicação. Tá ficando bonito! :palmas:

zeca_cj
20/01/2014, 00:08
[]'s

Inicio do cônico com 16mm e fim 18mm

diâmetro da rosca 24mm

4X4GARAGE
20/01/2014, 09:06
parabens Zeca!!!!ta ficando show heim!!!!!!ta merecendo uma cx de direção de jpx com um assist heim!!!!!
manda bala ai!!!!!!
[]s

ROBERTO SCHOLLER
20/01/2014, 09:30
Show!!! Que capricho!!!

Parabéns.

Acompanhando...

OPC+JR
20/01/2014, 11:54
Inicio do cônico com 16mm e fim 18mm

diâmetro da rosca 24mm

Zeca valeu pelas medidas.

Os que os gringos usam:

Na track bar 19 - 20 +-
Na Tie rod 16 - 19 +-

POLY PERFORMANCE OFF-ROAD PARTS*::*Steering*::*Ball Joints & Tie Rods*::*Tie Rod & Drag Link Ends (http://www.polyperformance.com/shop/Tie-Rod-Drag-Link-Ends-p-2395.html)

O lance é que na tie rod tem aquele terminal com olhal, facilita, não tem que soldar aquela pecinha da f1000 ou f250 na barra (ES2233L).

447565

Acho que vou usar os gringos na tie rod e os MB na track bar pois tem de tirar menos material no pitman.

obs, no Ebay tem mais barato.

[]´s

zeca_cj
20/01/2014, 12:50
parabens Zeca!!!!ta ficando show heim!!!!!!ta merecendo uma cx de direção de jpx com um assist heim!!!!!
manda bala ai!!!!!!
[]s

Mestre,

A caixa de direção do JPX é a mesma do Omega, que é a mesma do Troller, com o sem fim de bandeirante pra que o pitman fique apontado pra frente. Correto?

Não sei o que é mais difícil: encontrar o sem fim da Bandeirante ou a caixa do JPX. De uma forma ou de outra, fazer isso vai me livrar de um problema atual, que surgiu após reposicionar o diferencial dianteiro pra frente. Estrangulou as duas barras de direção.
Aquilo que conversamos na fenajeep.

Sabe o caminho das pedras onde conseguir essas peças?

O Hidro assist vai ficar pra fase 2 do projeto! hehehehe

zeca_cj
20/01/2014, 17:39
manda bala ai!!!!!!
[]s

Na Fenajeep c me disse que o sem fim da band serve pra inverter o lado do pitman, confere?

Seria esse aqui ?
Eixo Sem Fim Toyota Bandeirante Junho De 1984 Até 1994 - R$ 155,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-529467120-eixo-sem-fim-toyota-bandeirante-junho-de-1984-ate-1994-_JM)

Fabil
20/01/2014, 17:50
passei por esse mesmo problema... minha tie-rod atropelava a drag-link quando a suspa do lado esquerdo fechava toda... minha soluçao foi inverter os furos do high-steer pegando os terminais da tie-rod por baixo

T+