Conectar

Ver Versão Completa : Direção Hidráulica em CJ-5

Páginas : 1 [2] 3

joao jose galvao
04/01/2009, 07:32
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=652265#post652265 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=652265#post652265)

O amigo "santistadoente" colocou (era meu o kit) uma de s10 (caixa e coluna) na F75. Acho que gostou.
no meu cj coloquei a caixa DH s10 e bomba e mangueras do opala ficou muto bom porque a caixa so tem menos de uma volta e meia e do opala dava mais de duas

ronairy
05/01/2009, 23:37
A pergunta que o Leopoldo fez a uns 3 anos atras vem a tona com essas fotos. Como fica o terminal do braço pitman quando abre ou fecha a suspensão já que os 2 estão travados na posição vertical ?
Não deveria ficar um na horizontal e outro na vertical ?

Nessa nova empreitada que embarquei, comprei DH de opala, spoei e comprei apenas 1 braço do kit SOS munhão para ligar no pitman. Estou quase vendendo meu SOS munhão e soldando uma peça com furo conico, em pé, na barra que liga roda a roda, só para deixar os terminais de direção em posições diferentes

Leopoldo sugere alguma coisa ?

X2 torce e torce beeem mesmo:parede::parede::parede:

Fui buscar uma solução caseira gringa(Saginaw Gearbox Brace) ... prendendo a caixa com uma abraçadeira caseira, e um tubo prendendo do outro lado do chassi... O pessoal lá fazem muito em CJ7 e Wranglers:mrgreen: parece que o meu melhorou muito...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=131012&d=1217710322 Barra em vermelho (onde saiu a ideia)

As que fiz na caixa da S10, sem cortar a grade tbm:cool:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=131013&d=1217710340
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=131014&d=1217710354

[s]

joao jose galvao
06/01/2009, 19:45
A pergunta que o Leopoldo fez a uns 3 anos atras vem a tona com essas fotos. Como fica o terminal do braço pitman quando abre ou fecha a suspensão já que os 2 estão travados na posição vertical ?
Não deveria ficar um na horizontal e outro na vertical ?

Nessa nova empreitada que embarquei, comprei DH de opala, spoei e comprei apenas 1 braço do kit SOS munhão para ligar no pitman. Estou quase vendendo meu SOS munhão e soldando uma peça com furo conico, em pé, na barra que liga roda a roda, só para deixar os terminais de direção em posições diferentes

Leopoldo sugere alguma coisa ?
Esse pitman que esta nessa caixa da foto me pareca nao ser da s10 porque o da s10 o terminal e nele e tem ate um graxeiro de que e esse pitman.

ronairy
06/01/2009, 22:51
Esse pitman que esta nessa caixa da foto me pareca nao ser da s10 porque o da s10 o terminal e nele e tem ate um graxeiro de que e esse pitman.

independente do pitman ou da caixa, o que me chama atenção é o trabalho da suspensao estando os dois terminais travados na mesma posição

Flavio Miranda
06/01/2009, 23:34
Ronairy, como vão as coisas em Itatiba !?

Sobre as barras das fotos, quero quer que :
1- na 1a foto com as barras coloridas, DEVE ter um pivo fixado na roda esquerda, que permite a inclinacao da barra no trabalho da suspensão.
2 - nas fotos 2 e 3, note o pivo da barra que sai do pitman e vai para a roda. Acreditando que a abertura e fechamento maximo da suspensão tenha sido medida para não estrangular o pivo, aí estaria a sua resposta.

Ou seja, 1 dos pontos de fixacao no pivo ou nas rodas TEM de ter o trabalho de um pivo ou outra solucao que permita esta angulacao.

[ ] s

Thiago Rodeghel
06/01/2009, 23:53
Só para constar... retirei do Ebay, drop pitman para CJ7 (suspenção com feixes de mola)
Serve para caixas de direção do CJ7 (parecida com da S10) para CJs com suspenção levantadas, acima de 4polegadas... justamente para eliminar o excesso de angulação... Mas dá pra ver, o pitman tem o mesmo formato.

As fotos são do meu CJ, é uma caixa de S10, com pitman da F1000 inclusive terminais.

http://cgi.ebay.com/ebaymotors/Drop-Pitman-Arm-Jeep-CJ7-79-78-77-76---With-4%22-Lift-Ste_W0QQitemZ270325677102QQcmdZViewItemQQimsxZ2009 0104?IMSfp=TL0901041110007r10008

[s]

Elmer_Jeep
07/01/2009, 17:50
independente do pitman ou da caixa, o que me chama atenção é o trabalho da suspensao estando os dois terminais travados na mesma posição

Chicão, tem muitos kits gringos que são montados assim(com terminais paralelamente posicionados), pra ser sincero não sei qual sistema é mais eficiente, até levantei essa questão em outro tópico, veja lá:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=467731#post467731

[]'s

giovanihappy
07/01/2009, 22:38
Caros,

O que vocês consideram um preço justo para instalação de uma direção hidraulica, do santana mesmo. Já chegaram a me cobrar a exorbitância quantia de R$ 2.000...Acho caro

Elmer_Jeep
08/01/2009, 10:22
2k é o que se gasta por aqui com DH de Opala.
Incluso: caixa, bomba, mangueiras, reservatório, adaptação da caixa, adaptação da bomba, polias, correias, reposicionamento da coluna de direção, adaptação de amortecedor da direção, amortecedor novo, adaptação/confecção de barras e instalação de terminais mais reforçados (barras e terminais novos do MB 608 ).

Não recomendo DH de VW...

ronairy
10/01/2009, 18:52
Ronairy, como vão as coisas em Itatiba !?

Sobre as barras das fotos, quero quer que :
1- na 1a foto com as barras coloridas, DEVE ter um pivo fixado na roda esquerda, que permite a inclinacao da barra no trabalho da suspensão.
2 - nas fotos 2 e 3, note o pivo da barra que sai do pitman e vai para a roda. Acreditando que a abertura e fechamento maximo da suspensão tenha sido medida para não estrangular o pivo, aí estaria a sua resposta.

Ou seja, 1 dos pontos de fixacao no pivo ou nas rodas TEM de ter o trabalho de um pivo ou outra solucao que permita esta angulacao.

[ ] s

Fala Flavião !

Aqui em itatiba as trilhas estão meio devagar ... muito jeep no estaleiro para reforma.
No caso 1 eu nem questiono, minha duvida é na parte 2. Acredito que estrangula principalmente se for SPOA. O Elmer tem essa configuração e pode opinar.
Se um terminal encaixar assim (|), o outro deve ficar assim (.) ... foda nao ter uma foto dessa merda.

ronairy
10/01/2009, 19:05
Chicão, tem muitos kits gringos que são montados assim(com terminais paralelamente posicionados), pra ser sincero não sei qual sistema é mais eficiente, até levantei essa questão em outro tópico, veja lá:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=467731#post467731 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=467731#post467731)

[]'s

Vc fez SPOA e ligou os terminais paralelos ? Deu "fim de curso" ?
Fiz um teste meia boca segurando os terminais do pitman paralelos e fui torcendo pra ver ... torce MUITO pouco.
Estou com o kit SOS munhão na mão, não montei pq tenho essa duvida. Estou quase soldando uma peça com furo conico em cima dela pra acertar ou usando um terminal duplo na barra que liga roda a roda.

ronairy
10/01/2009, 19:12
Só para constar... retirei do Ebay, drop pitman para CJ7 (suspenção com feixes de mola)
Serve para caixas de direção do CJ7 (parecida com da S10) para CJs com suspenção levantadas, acima de 4polegadas... justamente para eliminar o excesso de angulação... Mas dá pra ver, o pitman tem o mesmo formato.

As fotos são do meu CJ, é uma caixa de S10, com pitman da F1000 inclusive terminais.

http://cgi.ebay.com/ebaymotors/Drop-Pitman-Arm-Jeep-CJ7-79-78-77-76---With-4%22-Lift-Ste_W0QQitemZ270325677102QQcmdZViewItemQQimsxZ2009 0104?IMSfp=TL0901041110007r10008 (http://cgi.ebay.com/ebaymotors/Drop-Pitman-Arm-Jeep-CJ7-79-78-77-76---With-4%22-Lift-Ste_W0QQitemZ270325677102QQcmdZViewItemQQimsxZ2009 0104?IMSfp=TL0901041110007r10008)

[s]

Se a barra que sai da caixa de direção do opala, f1000, maverick ... ficar na posição circulada em amarelo, acredito que estrangula o terminal, da maneira circulada em azul não.

ronairy
10/01/2009, 19:16
Se a barra que sai da caixa de direção do opala, f1000, maverick ... ficar na posição circulada em amarelo, acredito que estrangula o terminal, da maneira circulada em azul não.

Faltou citar nessa imagem que, acredito ser a melhor forma de ligar os TERMINAIS, a localização das barras nem comentei. Saca ?

ronairy
10/01/2009, 19:23
Caros,

O que vocês consideram um preço justo para instalação de uma direção hidraulica, do santana mesmo. Já chegaram a me cobrar a exorbitância quantia de R$ 2.000...Acho caro

Vendo caixa de direção hidraulica de santana, 250 conto com mangueiras.:mrgreen:
Paga mais uns 150 para a bomba, uns 300 no kit de suporte e vc monta em casa. 8-)

wcas
10/01/2009, 22:41
Levei meu jeep a um tempo atras para um mecanico instalar a direção hidraulica de opala e olha a gambi que o fulano fez como suporte para a caixa. O que voces acham ???:putz:

Hoje desmontei a frente e vou tentar refazer este suporte com algo mais forte.

Elmer_Jeep
11/01/2009, 13:46
Vc fez SPOA e ligou os terminais paralelos ? Deu "fim de curso" ?

Chicao, nunca montei assim paralelo. O sistema que fiz é esse das barras vermelhas na foto.

[]'s

Thiago Rodeghel
11/01/2009, 20:50

Entendi...
Bom não sei te afirmar para te dar 100% de certeza...:putz: As minhas barras ficaram em paralelo...

Os terminais tem a rotula q dá uma articulação pra eles...
Os braços q estão nos munhões, são feitos pela Ensimec... quem pode dizer melhor é o Franco sobre isso...

[s]

OPC+JR
12/01/2009, 10:27
Levei meu jeep a um tempo atras para um mecanico instalar a direção hidraulica de opala e olha a gambi que o fulano fez como suporte para a caixa. O que voces acham ???:putz:

Realmente, com todo respeito..... na minha opinião o serviçinho tá mal feito heim......:mrgreen::mrgreen::mrgreen:.

Teria receio em andar com isso aí.....

Na minha opinião não inventa a roda não..... tem varias fotos aí de adaptação de caixa de opala.... só copiar, nesse tópico aqui mesmo tem dá uma buscada....:concordo:.

Boa sorte na empreitada.

[]´s

Osmir

Elmer_Jeep
12/01/2009, 10:39

Isso daí é só o gabarito pra verificar a posição da caixa né :mrgreen: :parede:

Falei gambi,

vou procurar umas fotos que postei por aqui, acho que devem estar nesse mesmo topico, nao sei, vou olhar e volto pra te indicar.
[]'s

Elmer_Jeep
12/01/2009, 11:10
aqui mesmo na pagina 6

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=122858#post122858

da proxima vez use a pequisa :mrgreen:

wcas
12/01/2009, 21:47
O pior é que hoje acabei de fazer um novo suporte e fiz a furação igual ao que ja estava la no jeep(gabarito,rssss) e hoje quando fui colocar a caixa percebi que a caixa fica torta na furação que estava, forçando a caixa, e pra resolver isso vou ter que arrumar outra barra para alongar a que esta la pois ficou pequena quando coloco a caixa na posição correta. :parede:

JCJ
13/01/2009, 00:31
:shock:

wcas,

tenho curiosidade para saber o que aconteceu com o mecânico depois que ele te mostrou o serviço pronto !

ele ainda tá vivo ?

quando tenho que levar alguma coisa para o mecânico fazer, imprimo uma foto e levo para o cara e mostro como deve ser feito ! fica mais fácil para os dois !

Tem muito serviço bem feito na net, é so pegar um modelo e copiar ! esses são de S10 !

Em compensação tem uns, que nem dá pra comentar ! (foto 5) :shock:

[]´s
JCJ

Elmer_Jeep
13/01/2009, 00:48
essa base da terceira foto ai tá um espetáculo, mas a DH da S10 só tem 3 pontos de apoio.

[]'s

JCJ
13/01/2009, 01:08
essa base da terceira foto ai tá um espetáculo, mas a DH da S10 só tem 3 pontos de apoio.

[]'s

correto Elmer !

as duas primeiras de uma caixa tipo S10 !

as demais coloquei apenas para mostrar um serviço extremamente bem feito, outra de um molde/gabarito e de uma gambi !

(não sei de que caixa é aquele suporte)

[]´s
JCJ

OPC+JR
13/01/2009, 08:10
Comentários.

Realmente a foto 3 o cara solda muito heim.... quando fou soltar vou tentar copiar rsrs, se bem que estou longe disso :mrgreen::mrgreen::mrgreen:.

Aquele suporte ali deve ser para a caixa dos wranglers da vida que acho que tem 4 pontos de apoio.

Puts mas a ultima ali puta gambiarra heim........:parede: o pior é que tem alguns mecanicos que fazem estas merdas e depois ficam se orgulhando de sua inventividade porca.....

Não sei de quem é aquele jeep, mas prepara o seguro para terceiros e o de vida....:putz:

Cada merda que esses caras fazem...

[]´s

Osmir

wcas
13/01/2009, 08:20
:shock:

wcas,

tenho curiosidade para saber o que aconteceu com o mecânico depois que ele te mostrou o serviço pronto !

ele ainda tá vivo ?

Eu pegunto : "Só esta faixa de ferro ai fica bom ??"
Mecanico: "Fica, isso aguenta um trator"

Como eu ja estava puto com outras merdas que ele tinha feito diferente, peguei o jeep e fui embora assim mesmo, do que ia adiantar ele refazer, ia acabar estragando mais ainda o chassi e fazendo pior do que ja estava.

fugger
13/01/2009, 18:56
Em compensação tem uns, que nem dá pra comentar ! (foto 5) :shock:

simple the best!! :palmas:

[]´s

joao jose galvao
14/01/2009, 07:12
correto Elmer !

as duas primeiras de uma caixa tipo S10 !

as demais coloquei apenas para mostrar um serviço extremamente bem feito, outra de um molde/gabarito e de uma gambi !

(não sei de que caixa é aquele suporte)

[]´s
JCJ
troquei a minha caixa que era de opala por a da S10 e continuei usando a bomba e as manguiras do opala mudei so a coneccao da entrada da caixa, ficou otimo coisa que eu dvia ter feito a mas tempo so em diminuir o numero de volta 1,5 para cada lado ja e uma boa.

NKaneda
15/01/2009, 10:05
Ajuda...
Estou utilizando Barramento de direção da X-Toys com terminal MB608 e caixa de direção hidraulica do opala, porem, diferentemente do sistema do Elmer que a barra para a caixa de direção fica na mesma linha da Barra que liga roda a roda o da x-toys tem um suporte que eleva a barra (foto1), conclusão, se usar as barras paralelas a caixa de direção fica muito acima do chassi, sei que as barras devem ficar o mais paralelo possivel, mas sera que elas poderiam ficar desalinhadas (foto2) sem causar Bump steer?

Elmer_Jeep
15/01/2009, 10:50
Ajuda...
Estou utilizando Barramento de direção da X-Toys com terminal MB608 e caixa de direção hidraulica do opala, porem, diferentemente do sistema do Elmer que a barra para a caixa de direção fica na mesma linha da Barra que liga roda a roda o da x-toys tem um suporte que eleva a barra (foto1), conclusão, se usar as barras paralelas a caixa de direção fica muito acima do chassi, sei que as barras devem ficar o mais paralelo possivel, mas sera que elas poderiam ficar desalinhadas (foto2) sem causar Bump steer?

Esse kit da Xtoys é nota 10 :!:

Cara, do jeito que está ai não tem problema com bumpsteer nao, só daria bumpsteer se a caixa estivesse muito alta pois daí a barra trabalharia com o lado esquerdo muito alto.

O problema que vejo no teu sistema aí é quando colocar a mecânica da viatura pois com o peso a suspensão vai ceder(normal) e o chassi vai baixar fazendo com que a barra fique mais inclinada do que já está.

Elmer_Jeep
15/01/2009, 10:59
olhando melhor a segunda foto pensei,

caso a barra fique muito inclinada quando a suspensão ceder com o peso da viatura vc pode trocar o pitman e corrigir o furo conico pro terminal entrar por cima.

Acho que tua caixa ficou muito alta, nas que instalo aqui o terminal entra por baixo do pitman também mas a ponta de rosca dele passa pertinho da face inferior da travessa frontal(abaixo do radiador). Mas deixa pra mexer com isso depois que montar o carro todo.

Barra de direção, posição de amortecedores, correção de cáster e nivelamento de pinhão eu só faço com a viatura montada pra evitar ter que corrigir depois que o carro está pronto...

[]'s

NKaneda
15/01/2009, 11:12
Verdade!!! Elmer não tinha pensado em o terminal entrar por cima, mas logo vou colocar o conjunto motor e cambio, dai deixo a fixação da caixa por ultimo. Muito obrigado.

OPC+JR
15/01/2009, 17:05
Ajuda...

Boa tarde NKaeda, nunca tinha ouvido falar dessa x-toys, é loja ou fabricante?

Tem site na net... e quem vende esses produtos aí

[]´s

Osmir

JCJ
15/01/2009, 17:14

http://xtrex.blog.uol.com.br/index.html (http://xtrex.blog.uol.com.br/index.html)

:concordo:

[]´s
JCJ

Elmer_Jeep
15/01/2009, 18:24
Boa tarde NKaeda, nunca tinha ouvido falar dessa x-toys, é loja ou fabricante?

[]´s

Osmir

O fabricante é o Paulo Eduardo (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=326), gente boa aqui do fórum :concordo:

[]'s

OPC+JR
16/01/2009, 08:11
O fabricante é o Paulo Eduardo (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=326), gente boa aqui do fórum :concordo:

[]'s

Valeu Elmer, não conhecia.... os produtos são bem legais mesmo. :palmas:

[]´s

Osmir

wcas
15/02/2009, 17:32

Um ajuda !!!
Refiz o suporte da caixa de direção e a unica coisa que alterei foi trazer a caixa em media 1 cm mais para fora da grade dianteira.
Porém hoje fui testar e o que acontece é que quando chego no limite de estercão tanto para a direita quanto para a esquerda a caixa hidraulica faz um barulho que não fazia antes como se tivesse forçando a caixa, pois o curso da roda ja acabou, mais o volante ainda aceita rotação. Isso é normal em adaptações ???? outra coisa nessa de tirar o suporte e colocar outro vazou um pouco de oleo do reservatorio sera que pode ser isso que da falta quando esterço tudo ?? :pensativo:

ronairy
15/02/2009, 20:43
Um ajuda !!!
Refiz o suporte da caixa de direção e a unica coisa que alterei foi trazer a caixa em media 1 cm mais para fora da grade dianteira.
Porém hoje fui testar e o que acontece é que quando chego no limite de estercão tanto para a direita quanto para a esquerda a caixa hidraulica faz um barulho que não fazia antes como se tivesse forçando a caixa, pois o curso da roda ja acabou, mais o volante ainda aceita rotação. Isso é normal em adaptações ???? outra coisa nessa de tirar o suporte e colocar outro vazou um pouco de oleo do reservatorio sera que pode ser isso que da falta quando esterço tudo ?? :pensativo:

Se virou para a esquerda e deu fim de curso na roda, na direita idem, the end !

wcas
15/02/2009, 21:06
o problema é que ela não para, se voce tiver esterçando nem vai achar que acabou o curso da roda de tão maçia que esta, só da pra perceber quando faz um barulho da bomba eu acho.

JCJ
15/02/2009, 21:43
Geralmente direção roncando em final de curso, pode ser o nível de óleo da bomba.

Complete o que vazou e teste novamente !!

[]'s
JCJ

Elmer_Jeep
16/02/2009, 10:33
tem que reaprender a dirigir pois a DH continua empurrando mesmo quando acaba o curso de esterçamento dos munhões daí vc força bomba, mangueiras, terminais e o proprio chassi.

ronairy
16/02/2009, 10:45
tem que reaprender a dirigir pois a DH continua empurrando mesmo quando acaba o curso de esterçamento dos munhões daí vc força bomba, mangueiras, terminais e o proprio chassi.

era mais ou menos isso que tinha postado ontem, como a msg sumiu, ou nao saiu ...

ia falar tb sobre a torção do chassis como provavel "infinito fim de curso" :mrgreen:

wcas
16/02/2009, 16:59
Vou repor o oleo que vasou e testar novamente. Valew !!!

ha,...esse oleos para derição tem que ser o mesmo que foi colocado a primeira vez ?? porque nem sei qual o mecanico usou e não tenho mais contato com ele, exitem varios tipos ou só um basicão ??

Marcelo Godoy
17/02/2009, 14:42
Prezados,
Estou chegando agora no assunto. Tenho um CJ5 com motor BF-161 e gostaria de instalar uma DH. Alguém tem fotos da adaptação da DH dentro do compartimento do motor usando caixa Ranger, S10 ou F1000? Não gostaria de cortar a grade frontal
Atualmente tenho a caixa mecânica VW e gostaria de substituí-la. Motivo: sempre temos algo novo p/inventar.
Grande abraço.

OPC+JR
17/02/2009, 15:06
Prezados,
Estou chegando agora no assunto. Tenho um CJ5 com motor BF-161 e gostaria de instalar uma DH. Alguém tem fotos da adaptação da DH dentro do compartimento do motor usando caixa Ranger, S10 ou F1000? Não gostaria de cortar a grade frontal
Atualmente tenho a caixa mecânica VW e gostaria de substituí-la. Motivo: sempre temos algo novo p/inventar.
Grande abraço.

Marcelo, descupa a sinceridade, mas se sua a adaptaçao ta bem feita, náo te da dor de cabeça, nem inventa nada náo.
Gasta uma grana com algo mais útil e que de menos do cabeça para fazer.
De qualquer forma, se quiser mesmo fazer isso tem alguns topicos que ja trataram do assunto.
[]'s

osmir

ronairy
17/02/2009, 15:17
Prezados,
Grande abraço.

De maneira que fique boa, não existe instalação das caixas citadas por vc, sem furar a grade. Ai convem manter a de VW mesmo.
Fotos tem no inicio desse mesmo topico.

Ah! não vou negar que já vi essas caixas dentro do cofre do motor, mais sou honesto em dizer que EU jamais faria.

fugger
17/02/2009, 21:59
Alguém aí sabe de que veículo é esta caixa? Resolveria meu problema de espaço...:pensativo:

[]´s

JCJ
17/02/2009, 22:47
De maneira que fique boa, não existe instalação das caixas citadas por vc, sem furar a grade.
Fotos tem no inicio desse mesmo topico.

Da pra fazer de maneira que fique boa, sem furar a grade !!
Fotos no início deste mesmo tópico

[]'s
JCJ

joao jose galvao
18/02/2009, 05:24
Alguém aí sabe de que veículo é esta caixa? Resolveria meu problema de espaço...:pensativo:

[]´s
parece ser da hilux antiga

Thiago Rodeghel
18/02/2009, 20:26
Da S10 eu coloquei sem furar a grade...
E ficou muito bom...8-) é uma otima caixa

[s]

Julio Rebello
18/02/2009, 21:09
Eu Optei Pela Hidraulica Do Santana. Se Ela Não Aguentar Mudo Pra Mecânica Que é Plug-and-play.

Sds4x4,
Julio Cj

JCJ
18/02/2009, 22:07

A da Railux o pitman é virado para trás e não para a frente! :concordo:

Agora antiga de que ano !!

[]´s
JCJ

fugger
19/02/2009, 21:37

:discordo: ada hilux antida é essa

[]´s

bruno_nomelini
20/02/2009, 13:16
é isso mesmo, uma vez tentei colocar a hidraulica da Ranger moderna, era tanta adap. que nao valia a pena, pois talvez nao funcionaria bem

Marcelo, descupa a sinceridade, mas se sua a adaptaçao ta bem feita, náo te da dor de cabeça, nem inventa nada náo.
Gasta uma grana com algo mais útil e que de menos do cabeça para fazer.
De qualquer forma, se quiser mesmo fazer isso tem alguns topicos que ja trataram do assunto.
[]'s

osmir

bruno_nomelini
20/02/2009, 13:17

[]´s

isso mesmo, eu uso uma destas no meu CJ com bomba de Opala

ronairy
20/02/2009, 15:50
Da S10 eu coloquei sem furar a grade...
E ficou muito bom...8-) é uma otima caixa

[s]

Manda foto dela montada e da posição do pitman pra inspirar a galera. Não tenho dúvidas que qualquer caixa de caminhonete fica melhor que de opala. :concordo:

Elmer_Jeep
20/02/2009, 16:16

[]´s

Aquela das primeiras fotos pode ser de outro modelo de hilux entao.
Se fosse maior seria a dos Land Cruiser série 70.

[]'s

Marcelo Godoy
20/02/2009, 17:12
Aparentemente, esta caixa fica dentro do cofre do motor. Alguém sabe dizer de qual veículo é?

joao jose galvao
20/02/2009, 18:02
essa caixa da foto e a do opala que o braco pitmam fica para tras

Elmer_Jeep
20/02/2009, 18:13
esse tópico tá andando em círculo...

Thiago Rodeghel
20/02/2009, 23:02
Manda foto dela montada e da posição do pitman pra inspirar a galera. Não tenho dúvidas que qualquer caixa de caminhonete fica melhor que de opala. :concordo:

Acho q tem aqui nesse tópico algumas, mas as fotos q tem são antigas, minha grade dianteira estava toda detonada, tive de fazer um pequeno, recorte na frente, mas não chega nem perto da caixa de Opala.

Mas agora, como fiz a reforma, e coloquei uma grade nova, não aparece nada, e a caixa ficou embaixo da base do guincho...
Só q estou sem meu Jeep aki, não tenho fotos atuais disso agora... mas tem aqui no topico

[s]

fugger
21/02/2009, 10:25
isso mesmo, eu uso uma destas no meu CJ com bomba de Opala

Num cj??? Posta fotos:concordo:

[]´s

renatosapulha
27/02/2009, 15:30
Galera toh afim de instalar uma DH no CJ, no tratorgama tao vendendo um kit com tudo: Composto de barras , terminais , bomba , Caixa , mangueira , abraçadeiras , suportes , esticador de correia , correia , polia , parafusos e porcas . Tudo para o motor BF-161 e caixa e bomba do opala. Tudo por R$2k.

O q q vcs acham? esse preco tah dentro do esperado mesmo?

Obrigado,
Abraco,
R

ronairy
27/02/2009, 16:22
Acho q tem aqui nesse tópico algumas, mas as fotos q tem são antigas, minha grade dianteira estava toda detonada, tive de fazer um pequeno, recorte na frente, mas não chega nem perto da caixa de Opala.

Mas agora, como fiz a reforma, e coloquei uma grade nova, não aparece nada, e a caixa ficou embaixo da base do guincho...
Só q estou sem meu Jeep aki, não tenho fotos atuais disso agora... mas tem aqui no topico

[s]

Revendo os conceitos, fiz alguns testes com os terminais na mesma direção (todos na vertical) e o curso do terminal blindado nakata é absurdo, pelo menos para o comprimento da minha barra no pitman.
Sem duvidas que eu vi suas fotos aqui do topico, gostaria de algumas mais detalhadas e atuais para usar como referencia nas próximas viaturas :mrgreen:
Se tivesse visto e entendido como funciona, jamais colocaria de opala furando a grade. Como sou fã de trocar a viatura e nao o projeto, vai continuar assim mesmo.

Camilo JR
12/03/2009, 20:59
Da pra fazer de maneira que fique boa, sem furar a grade !!
Fotos no início deste mesmo tópico

[]'s
JCJ

Gente, me desculpem, mas acabei de ler o topico TODO, e não achei fotos da DH opala dentro do cofre do motor. ... se alguem puder indicar a pagina... juro que procurei ....

Estou tendo dificuldade nessa adaptação pois, os higt steer (ensimec) deixam as barras de direção (ensimec tb) justamente abaixo da onde é ligado o pitman na DH, quando abaixa a suspenção (SPOA, Molas Toy, etc ..) o pitman acerta em cheio a barra de direçao.

O sistema que o Franco da ENSIMEC fez pra mim é um pouco diferente, .. vai uma barra do hiht steer até o pitman, nessa mesma barra sai outra (perto da onde é a primeira barra ao higt steer) barra que vai ate o outro higt steer. Naquele eskema de que qdo abaixa susp, abre rodas, levanta susp fecha rodas....

Tentei colocar o DH dentro do cofre, mas ocorre isto que falei ... Porem, mesmo se, o pitman não batesse na barra, como ele é pra tras, a barra que vai do ptman à roda bate na saida co cabo do blokeio do diferencial qdo abaixa a susp....

O único jeito que vi ate agora é colocar mais pra frente, mas pra isso tenho q mexer no guincho e por a DH mais pra dentro pois se deixar ela grudada no chassis, como deveria, o braço onde é ligado o pitman vai pegar no jumelo articulado ....

To sem saber o que fazer ...

alguem da uma luz ????

[]'s confusos.

ronairy
12/03/2009, 21:14
Gente, me desculpem, mas acabei de ler o topico TODO, e não achei fotos da DH opala dentro do cofre do motor. ... se alguem puder indicar a pagina... juro que procurei ....

Estou tendo dificuldade nessa adaptação pois, os higt steer (ensimec) deixam as barras de direção (ensimec tb) justamente abaixo da onde é ligado o pitman na DH, quando abaixa a suspenção (SPOA, Molas Toy, etc ..) o pitman acerta em cheio a barra de direçao.

O sistema que o Franco da ENSIMEC fez pra mim é um pouco diferente, .. vai uma barra do hiht steer até o pitman, nessa mesma barra sai outra (perto da onde é a primeira barra ao higt steer) barra que vai ate o outro higt steer. Naquele eskema de que qdo abaixa susp, abre rodas, levanta susp fecha rodas....

Tentei colocar o DH dentro do cofre, mas ocorre isto que falei ... Porem, mesmo se, o pitman não batesse na barra, como ele é pra tras, a barra que vai do ptman à roda bate na saida co cabo do blokeio do diferencial qdo abaixa a susp....

O único jeito que vi ate agora é colocar mais pra frente, mas pra isso tenho q mexer no guincho e por a DH mais pra dentro pois se deixar ela grudada no chassis, como deveria, o braço onde é ligado o pitman vai pegar no jumelo articulado ....

To sem saber o que fazer ...

alguem da uma luz ????

[]'s confusos.

É complicado assim mesmo a instalação, cada caso é um caso.
Coloquei a minha na ponta do chassis, praticamente em cima do parachoque para nao pegar em nada. No meu caso deu certo pq ali não tenho jumelo :mrgreen:. No seu caso, acho que a solução é procurar subir o braçinho pitman para nao pegar em nada e deixar a caixa mais proxima da grade.

Quanto as fotos da instalação sem furar a grade, tá igual cabeça de bacalhau.

JCJ
12/03/2009, 22:12
Camilo JR,

Estava me referindo a caixa da S10 e não do Opala . :concordo:

Fotos a partir da mensagem #96

[]'s
JCJ

Camilo JR
13/03/2009, 07:57
É complicado assim mesmo a instalação, cada caso é um caso.
Coloquei a minha na ponta do chassis, praticamente em cima do parachoque para nao pegar em nada. No meu caso deu certo pq ali não tenho jumelo :mrgreen:. No seu caso, acho que a solução é procurar subir o braçinho pitman para nao pegar em nada e deixar a caixa mais proxima da grade.

Quanto as fotos da instalação sem furar a grade, tá igual cabeça de bacalhau.

Olá, seu eu subir o braço pitman a barra vai ficar mto horizontal, o que resulta bumpster ....

to pensando em adapatar os higt steer pra tras, colocar a caixa do opala mais pra tras, e virar o braço pitman pra frente ... depois vou la na oficina medir e ver se há essa possibilidade ...

Da tb pra por DH VW, mas o jeep ta muito bruto e acho q nao vai aguentar ...

Pra explicar melhor, tava olhando o troller, o sistema de barras de direçao que fizemos pro jeep é exatamente igual ao do Troller ( pelo menos igual ao do 2006 3.0 )

:parede::parede:

Camilo JR
13/03/2009, 08:00
Camilo JR,

Estava me referindo a caixa da S10 e não do Opala . :concordo:

Fotos a partir da mensagem #96

[]'s
JCJ

opa, equivoquei-me entao, achei que era do opala, tava super contente.. ahahhahaha :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Abraços

Elmer_Jeep
13/03/2009, 10:38
opa, equivoquei-me entao, achei que era do opala, tava super contente.. ahahhahaha :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Abraços

Até hoje só vi o Jeep do lassis com DH de opala dentro do cofre:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=1770&d=1076807867

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1920&highlight=tornado&page=2

[]'s

Camilo JR
13/03/2009, 13:55

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1920&highlight=tornado&page=2 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1920&highlight=tornado&page=2)

[]'s

ahaaaaaaaaa agora sim ....

vou procurar mais fotos desse jipe ....

obrigado ... abraços ..

obs.: a minha DH ta instalada na mesma posição, apenas uma pouco mais baixa ... e ta batendo em cima das barras qdo abaix a a susp.

ronairy
14/03/2009, 16:45

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1920&highlight=tornado&page=2 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1920&highlight=tornado&page=2)

[]'s

Tem um amigo aqui em Itatiba que instalou assim tb. O radiador tem que reposicionar, a barra que sai do pitman tem o formato de um arco e sempre pega na bolota, o chassis vem amassando progressivamente e nao tem como colocar uma chapa de reforço pq o radiador ta no limite.
Voltamos ao inicio da conversa quando falei que nunca vi DH de opala dentro do cofre de maneira que fique boa. A ideia e jogar o histeer para tras, caixa dentro do cofre e inverter o pitman ja me passou pela cabeça, como nunca vi em funcionamento, não quis ser o primeiro a postar fotos da adaptação :mrgreen:

Camilo JR
16/03/2009, 19:18
Boa noite, após muito quebra cabeça tivemos uma idea.

O fato de a DH pegar em cima da barra foi "solucionado" mudando o sistema de barras, e levantando um pouco a caixa da DH.

O fato de ela ficar por dentro fo resolvido assim.

Na roda direita o meu Higt Steer tem 2 furos para receber terminais, na esquerda tem um só. Colocaremos uma barra roda a roda e, o pitman será virado pra frente.

:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Mas, pra nao aprender a dirigir de novo, ( já iam atirar pedra né .... ), inventamos/copiamos/resolvemos, o seguinte:

o pitmam vai virado para frente, girando entao ao contrario que o volante, para inventer esse movimento, entre o pitmam e a roda será colocado um "pino morto", não sei se está certo o nome, mas funciona assim, uns 15 cm ao lado da caixa da dh, vai um braço, com lugar pra 2 terminais, ele é fixado ao chassis peo meio, o pitmam vai num lado e a barra q vai pra roda no outro, fazendo a roda virar como o volante..

Possiveis problemas: Bumpster se nao conseguirmos acertar bem a altura da barra e mais lugares para se criar folgas e quebras.

Para que isso nao ocorra estamos fazendo tudo com material muito resistente e justo, e pro bumpster estamos deixando a barra quase horizontal, porem não tao cumprida como gostariamos.

Amanha tento postar fotos.

Abraços

rubensx
16/03/2009, 19:57
tipo....

num seira mais facil corpar uma caixa inversora de engrenagens?? pra ir antes da caixa?

Camilo JR
16/03/2009, 20:04
tipo....

num seira mais facil corpar uma caixa inversora de engrenagens?? pra ir antes da caixa?

E isso existe ??? tenho sonhado ha uma semana com algo assim.. ahhaha

onde acho ??? onde acho ??? onde acho ??? hahahah

:dance::dance::dance::dance::dance:

rubensx
16/03/2009, 20:29
ueh...

creio que aqui no centro de sampa deve ter algo assim... vou procurar, mas pensa bem...

uma caixa com duas engrenagens 1:1 uma entra virando pra esquerda consequentemente vira a outra pra direita...

simples...

num acho difícil criar isso

Camilo JR
16/03/2009, 20:46
pô, tens razão... vo desenha isso hoje e amanha vamos tentar montar .....

abraços e muuuio obrigado pela luz.. ahahha

valew

rubensx
16/03/2009, 20:55
bom se montar posta as fotos heeheheheheh

eu se fosse motnar a caixa de direção dentro do cofre faria isso ou fazia o esquema de frombe steer que tme no hardcore, da barra passandop por trás da roda

Camilo JR
16/03/2009, 21:04
Hoje de manha eu tava imaginando fazer isso, passar tudo por tras, mas dai tenho q mudar as barras anti-rolagem no eixo ( esqueci o nome delas ) pois estao passando bem aonde precisaria passar a barra da direção, e refazer os higt steer .. :???::???:

fora que a direção ia ficar num lugar incomodo pra passar o coletor dimencionado depois :parede:

amanha vo tentar fazer essa caixa de inversao, sem ser ganbiarra.... ahuahuaha

abraços

jotinha4x4
17/03/2009, 11:16
Moçada li o topico todo e fiquei foi com mais duvidas!!!
estou com a oportunidade de trocar meu setor de direçao, bom tenho duas possibilidades uma seria o setor da s10 outra seria o do galax ou landau!!! ambos com bomba hidraulica da ranger!!!

ai que vem a duvida qual seria melhor?
nao to a fim de cortar a frente do carro p/ adaptaçao tirando algumas duvida com amigos do forum da p/ adaptar sem cortar!!!
mas estou em duvida de qual seria melhor no jeep!!!

conto com apoio de vcs!!!

Elmer_Jeep
17/03/2009, 12:50
tipo....

Gaaaaaaaaambi :lol:

Camilo JR
17/03/2009, 13:31
Gaaaaaaaaambi :lol:

:cry::cry::cry:

Elmer, e se fizer os higt steers virados para traz, fazer a barra de direçáo ligando roda a roda por traz do eixo, mas deixando o pitman na frente, ligando-se com o outro lado do higt steer ( lado virado pra frente )

tipo, um higt steer pra traz, e outro pra traz e pra frente .. !!

deu pra entender ????

GAMBI TB ???? :putz:

JCJ
17/03/2009, 13:45
Camilo JR, não me leve a mal !

Mas se vc não sabe se a caixa vai ficar dentro ou fora do cofre e não sabe se o pitman vai ficar pra frente ou para tras, e ta achando que caixa inversora de engrenagem é uma luz, é melhor parar de pensar em mudar o lugar do high steer ! Isso não é tão simples quanto parece !!

Instalar a DH não é complicado, pode ser que a caixa que vc tem em mãos não seja a mais apropriada para a sua instalação e esta te dando toda esta dor de cabeça, nesse caso mude para outra caixa.

Poste umas fotos do serviço que vc esta executando na DH !!!!

[]´s
JCJ

Elmer_Jeep
17/03/2009, 15:22
:cry::cry::cry:

Elmer, e se fizer os higt steers virados para traz, fazer a barra de direçáo ligando roda a roda por traz do eixo, mas deixando o pitman na frente, ligando-se com o outro lado do higt steer ( lado virado pra frente )

tipo, um higt steer pra traz, e outro pra traz e pra frente .. !!

deu pra entender ????

GAMBI TB ???? :putz:

Sei nao véi, o negócio tá tão complicado ai que eu nem li tuas ultimas mensagems...

Acho que agora vc deve estar falando disso das fotos abaixo:
(não sei se rola fazer em munhões do willys)

Camilo JR
17/03/2009, 15:51
Sei nao véi, o negócio tá tão complicado ai que eu nem li tuas ultimas mensagems...

Acho que agora vc deve estar falando disso das fotos abaixo:
(não sei se rola fazer em munhões do willys)

sim, era exatamente isso q tinha em mente !!

acabei de receber o orçamento da usinagem pra fazer a caixinha de inversão

700 latinhas..... :parede:

porém sem gambi na caixa de inversão !!!

vo durmi e amanha talvez apareça uma luz... hahahaha

obrigado pela ajuda

Elmer_Jeep
17/03/2009, 17:04
sim, era exatamente isso q tinha em mente !!

acabei de receber o orçamento da usinagem pra fazer a caixinha de inversão

700 latinhas..... :parede:

porém sem gambi na caixa de inversão !!!

vo durmi e amanha talvez apareça uma luz... hahahaha

obrigado pela ajuda

To intendendo nada...

Gustavo de Olliveira
17/03/2009, 21:49
quando fui colocar hidraulica no meu jipe comprei da S10, como queria deixar dentro do cofre, até pensei em fazer um inversor, esse "inversor" me traria :muito trabalho para ser elaborado, mais uma adaptação, mais peças móveis na direção, e insegurança já que ninguem usa uma porcaria destas.
troquei minha caixa no desmanche pelça da F1000 , voltei R$ 100,00 e acabou o "pobrema".

rubensx
17/03/2009, 21:56
To intendendo nada...

pow meu ce num pesquisa não???

eueehuehuehuehuehu

eu falei da caixa de invesão duas engrenagens dentro de uma caixa vc gira o eixo rpa um lado o outro lado gira ao contrário, simples eheheheh e o Camilo JR disse que ia projetar uma

;-)

Kim
17/03/2009, 22:23
To intendendo nada...

X2

:?::?::?::?::?:

Qual a finalidade da caixa de inversão no setor de S10?

O Elmer estava estudando o setor da S10 ou F1000 ou 4000 (não recordo com certeza) para colocar no Croco!!!

Camilo JR
18/03/2009, 08:36
Bom dia !!!

Mandei cortar os higt steers conforme a foto q o elmer postou la em cima, e vamos ver se da certo, penso que vai dar certo sim. E nesse caso, NÃO usarei a caixa inversora ( sera q era essa a confusão ? )

Porem, se nao der certo, e ter de usar a caixa inversora, o desenho fiz rapidinho aqui, mas o desenho tecnico ta la em jaragua q eu to em Blumenau, amanha vou pra la e posso passar pra vcs.

Vantagem de montar com uma barra atraz do eixo e a outra e vai pro pitman pela frente: Menos rtanquera pra incomodar, mais barato.

Sobre o "desenho": os laranjas são rolamentos, os cinzas são os eixos, o verde é o parafuso pra completar óleo, e os azuis, as engrenagens !!

Elmer_Jeep
18/03/2009, 09:49
pow meu ce num pesquisa não???

eueehuehuehuehuehu

eu falei da caixa de invesão duas engrenagens dentro de uma caixa vc gira o eixo rpa um lado o outro lado gira ao contrário, simples eheheheh e o Camilo JR disse que ia projetar uma

;-)

Eu sei como funciona essa mer...cadoria, só não entendi o que o cara quis dizer e até destaquei em vermelho na citação, acho q vcs são daltonicos então... :odedo:

Elmer_Jeep
18/03/2009, 10:29
X2

:?::?::?::?::?:

Qual a finalidade da caixa de inversão no setor de S10?
Falta de opção não é, deve ser falta de informação... :parede:

O Elmer estava estudando o setor da S10 ou F1000 ou 4000 (não recordo com certeza) para colocar no Croco!!!

Optei pela de S10.

Bom, falando nisso eu lembrei de quando estava adaptando a DH do F4000 ela girava ao contrário do que eu precisava pois originalmente o pitman fica apontado pra frente.

Só precisou trocar o miolo pelo da DH do opala que ficou com a rotação certa mantendo o pitman apontado pra tras (minha configuração)

Camilo, pra resolver isso ai sem gambi e sem grandes despesas basta conseguir um miolo de F1000 ou F4000 e instalar na carcaça de DH do opala que vc vai ter a rotação correta pra sua configuração (caixa dentro e pitman pra frente)

simples assim :wink:

[]'s sem gambi

Camilo JR
18/03/2009, 10:35
UHHUUUUUUU :mrgreen::mrgreen:

ALELUIAAAAA

alguem com uma informação concreta ...

xau pra gambis .... vo atraz dessa modificação .. ai meus poblremas se acabaram-se !!!!! :lol:

Muito obrigado :concordo:

[]'agradecidos e a procuras de miolos.. ahhaha

rubensx
18/03/2009, 10:54
Eu sei como funciona essa mer...cadoria, só não entendi o que o cara quis dizer e até destaquei em vermelho na citação, acho q vcs são daltonicos então... :odedo:

amiiigooooo

amiiigooo

autchhhh

não morde... SAI SAIIII :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Elmer_Jeep
18/03/2009, 11:38
Bom dia !!!

Mandei cortar os higt steers conforme a foto q o elmer postou la em cima, e vamos ver se da certo, penso que vai dar certo sim.

Vai com calma viu, ja falei naquela postagem que isso não é nada fácil de instalar nos munhões do willys. Vc disse que tinha um kit da ensimec, e ai não vai mais usar ?

Pesquise e leia bastante antes de se aventurar em certas adaptações.

Frombe Steering - Ackerman e duvidas! (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=51113)

Uma idéia para estabilizar o Hi-Steer (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=44926)

Mas, se conseguir trocar o miolo da caixa e continuar com os highsteer da ensimec pode desconsiderar o texto acima :concordo:

[]'s

Marcelo Godoy
10/06/2009, 16:51
quando fui colocar hidraulica no meu jipe comprei da S10, como queria deixar dentro do cofre, até pensei em fazer um inversor, esse "inversor" me traria :muito trabalho para ser elaborado, mais uma adaptação, mais peças móveis na direção, e insegurança já que ninguem usa uma porcaria destas.
troquei minha caixa no desmanche pelça da F1000 , voltei R$ 100,00 e acabou o "pobrema".

Tem fotos da instalação da DH da F1000 no Jeep?

Abs

robertosalvi
17/06/2009, 10:43
Depois de ler esse tópico inteiro, fiquei com mais dúvidas do que tinha quando entrei pois apareceram mais modelos de DH para instalar. No meu CJ5 tenho dh do opala muito mau instalada e resolvi trocar tudo. Vou colocar a do Santana, já está colocando por sinal. Caixa + mangueira = 300,00 paus + 2 cruzetas 80 paus e assim por diante, tudo vai ficar 1.300 paus e mais 1.200 do câmbio que estou fazendo todinho novo, acho que agora vai ficar bom. Vou testar a caixa do Santana e depois posto no forum se ela é boa e se aguenta o tranco. Vai sobrar a caixa do Opala que se alguem interessar eu irei vender......
Abraços a todos

Elmer_Jeep
17/06/2009, 11:37
UHHUUUUUUU :mrgreen::mrgreen:

ALELUIAAAAA

alguem com uma informação concreta ...

xau pra gambis .... vo atraz dessa modificação .. ai meus poblremas se acabaram-se !!!!! :lol:

Muito obrigado :concordo:

[]'agradecidos e a procuras de miolos.. ahhaha

E ai, resolveu o problema de forma decente ou teve que apelar pra tal caixinha inversora :?:

inaciocm
18/06/2009, 13:52
minha vez...
sempre rondei este tópico, nunca li ele todo por ser mto grande. ontem tomei coragem e meti a cara... só acabei de ler agora... rsrsrs
enfim, depois de ler tudo, as ideias, as fotos, os ralas, me decidi pela direção da S10 que, se nao me engano, o Thiago instalou no cj dele.
não somente pela estética, mas sim por ser um setor mais robusto que o do opala.
porém, pela configuração do meu jipe, to achando que seria mta coisa pa pouca coisa, entendem???
tipo: OHC, cambio 4 marchas original, suspa 100% original e pneus 6.50 16"(similar aos militares).

como li todo o tópico, pela configuração que utilizo, acho que um setor VW já ficaria bom, MÁS tenho receio qto a durabilidade da peça, por isso, já queria colocar a da s10 e esquecer desse "problema direcional".

aqui na minha cidade todos recomendaram a do opala, porém nao se acha mais esta peça em boas condições em que se acha uma de s10.

como nao sou nenhum expert, o que vo6 sugerem?:pensativo:

Marcelo Godoy
18/06/2009, 15:06
minha vez...
sempre rondei este tópico, nunca li ele todo por ser mto grande. ontem tomei coragem e meti a cara... só acabei de ler agora... rsrsrs
enfim, depois de ler tudo, as ideias, as fotos, os ralas, me decidi pela direção da S10 que, se nao me engano, o Thiago instalou no cj dele.
não somente pela estética, mas sim por ser um setor mais robusto que o do opala.
porém, pela configuração do meu jipe, to achando que seria mta coisa pa pouca coisa, entendem???
tipo: OHC, cambio 4 marchas original, suspa 100% original e pneus 6.50 16"(similar aos militares).

como li todo o tópico, pela configuração que utilizo, acho que um setor VW já ficaria bom, MÁS tenho receio qto a durabilidade da peça, por isso, já queria colocar a da s10 e esquecer desse "problema direcional".

aqui na minha cidade todos recomendaram a do opala, porém nao se acha mais esta peça em boas condições em que se acha uma de s10.

como nao sou nenhum expert, o que vo6 sugerem?:pensativo:

Até então estou optando pela DH da S10, porém há comentários de que as da F1000 e da Ranger não precisam recortar a grade e também são robustas. Alguem tem uma fotos da DH's da F1000 e da Ranger?

Abraços

Elmer_Jeep
19/06/2009, 10:21
Até então estou optando pela DH da S10, porém há comentários de que as da F1000 e da Ranger não precisam recortar a grade e também são robustas. Alguem tem uma fotos da DH's da F1000 e da Ranger?

Abraços

Vai de S10 mesmo.

Aqui tem uma foto da DH de ranger:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=32227&page=3

[]'s

fugger
17/09/2009, 17:54
gurizada

alguém aí sabe me informar em qual das entradas da cx de direção do opala/jpx é ligada a saída da bomba, ou seja, a alta pressão?

[]´s

Elmer_Jeep
17/09/2009, 17:58
a menor é de pressão(entrada) e a maior retorno(saida).

[]'s

fugger
17/09/2009, 18:00
a menor é de pressão(entrada) e a maior retorno(saida).

a mangueira de entrada é a que fica mais próxima a cruzeta, é isso?

[]´s medindo as mangueiras...

Elmer_Jeep
17/09/2009, 18:14
(ai meu carai) :rolleyes:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=191945&d=1253220753

A da direita é entrada, pressão que vem da bomba.

A da esquerda é saida, retorno pro reservatorio.

ta bom agora ? (heheheh) :odedo:

[]'s

rubensx
17/09/2009, 18:18
ahuahuahuahuauhau

o elmer disse que ia desenhar (brincadeira fugger)

Flaibam
17/09/2009, 18:19
Pra quem ainda está procurando informação, tenho uma DH do Ômega. Também tive que cortar a frente mas não atrapalha a instalação de guincho, desde que você tenha um para-choque feito sob medida. Já enfrentou grandes obstáculos, como rampas de pedras, inclinações laterais e atoleiros. Recomendo!

fugger
17/09/2009, 18:33
ta bom agora ? (heheheh)

Pô Elmer, esperava mais de vc... pelo menos aquelas setinhas azuis e vermelhas na foto.:odedo:

[]´s agradecidos pela resposta

LMAGRI
17/09/2009, 19:21
rbottona

por favor me mande mais detalhes da DH da F1000,estou querendo trocar do meu CJ5

abs

BrunoBB
19/09/2009, 14:44
Uma questão que me incomoda na instalação do setor hidráulico não é o modelo pois tanto o setor do Santana/Passat/Gol/... quando o do Opala/S10/F1000 atendem bem quando a instalação é feita com critério.
O que pega mesmo são as barras de direção, aonde fixar, soldar ou não soldar um cônico a mais no munhão (destempera o material, podem vir micro fissuras e a quebra), alterar o cônico para usar outro terminal (paredes ficam muito finas ou tem que embuchar), high steer (só para SPOA), comprar o munhão aberto da ensimec (doi muito no bolso, no meu pelo menos) e por ai vai. Mas hoje, passeando pelo site da Ensimec e cobiçando o que por hora está fora do alcance, vi um kit de barras para o sistema High Steer.
Como não tenho SPOA nem na Rural nem no CJ-5 não é viável para mim, mas uma "pecinha" que faz parte do kit solucionaria o meu problema (e de muitos outros). No site consta como peça da linha FORD mas não sei nem por qual nome começar a procurar.
Segue em anexo a imagem para que um forista mais bem informado possa jogar uma luz sobre o assunto (e que fique bem claro que não falei para ninguém "dar a luz").

Fabiano-SL
22/09/2009, 00:27
o reservatorio do hidraulico deve ficar mais alto que a bomba?

ronairy
22/09/2009, 07:21
o reservatorio do hidraulico deve ficar mais alto que a bomba?

na prática sim, na teoria não.

BrunoBB
22/09/2009, 07:25
Fabiano-SL

Nos meus carros o reservatório fica acima e pelo que já vi em outros carros originais o reservatório também fica sempre acima da bomba.
Como não há uma válvula que restrinja o fluxo do fluido hidráulico do retorno da bomba para o reservatório, caso o reservatório fique abaixo da bomba, ao abrir a tampa do reservatório para conferir o nível o fluido derramará. Mais uma questão, o reservatório nunca fica cheio, há sempre um espaço, caso ele fique abaixo da bomba, este ar subirá para a bomba.

Fabiano-SL
22/09/2009, 12:17
na prática sim, na teoria não.

nao entendi...

ronairy
22/09/2009, 12:57
nao entendi...

Deve ficar alto na pratica pq é impossivel de imaginar alguma coisa abaixo da caixa de direção em um veículo.
Na teoria pode ficar abaixo pq se trata de um sistema selado (vide plataforma dos guinchos)

Fabiano-SL
22/09/2009, 17:24
Fabiano-SL

Nos meus carros o reservatório fica acima e pelo que já vi em outros carros originais o reservatório também fica sempre acima da bomba.
Como não há uma válvula que restrinja o fluxo do fluido hidráulico do retorno da bomba para o reservatório, caso o reservatório fique abaixo da bomba, ao abrir a tampa do reservatório para conferir o nível o fluido derramará. Mais uma questão, o reservatório nunca fica cheio, há sempre um espaço, caso ele fique abaixo da bomba, este ar subirá para a bomba.

Tem lógica... veja como está ficando o meu sistema. Coloquei a bomba bem alta. Vou ver como faço pra colocar o reservatorio mais alto do que ela...

valeu.

Fabiano-SL
22/09/2009, 17:29
Deve ficar alto na pratica pq é impossivel de imaginar alguma coisa abaixo da caixa de direção em um veículo.
Na teoria pode ficar abaixo pq se trata de um sistema selado (vide plataforma dos guinchos)

A pergunta foi se o RESERVATÓRIO deve ficar mais alto que a BOMBA HIDRAULICA. O colega deve ter entendido setor...

Vou seguir o conselho do BrunoBB, achei lógico o relato dele.

LMAGRI
22/09/2009, 20:53
ronairy,
meu jeep está em Perdoes perto de vc, quero fazer algumas adaptações no meu CJ5 e não conheço mecanico na região.vc pode me ajudar???
abs

ronairy
22/09/2009, 21:11
ronairy,
meu jeep está em Perdoes perto de vc, quero fazer algumas adaptações no meu CJ5 e não conheço mecanico na região.vc pode me ajudar???
abs

Não sei se perdões é perto assim como vc disse, mas ...

dependendo do que for fazer, te indico um mecanico

LMAGRI
28/09/2009, 16:36
ronairy

quero colocar DH e freios...

ronairy
28/09/2009, 16:44
ronairy

quero colocar DH e freios...

isso é fácil
veja a caixa que vai utilizar, compre o kit e quando tiver com tudo na mão te passo pro mecanico

LMAGRI
01/10/2009, 17:51
ronairy

beleza.

comprei a dh do santana , servo freio do opala e pedaleiras agora só falta o mecanico.

ronairy
01/10/2009, 18:03
ronairy

beleza.

comprei a dh do santana , servo freio do opala e pedaleiras agora só falta o mecanico.

quando quiser trazer para a cidade, me liga

11*40417
(11) 7740-3587

Fabiano-SL
07/10/2009, 20:25
a) Qual seria o procedimento correto para adicionar o fluido hidraulico no sistema, já que está todo vazio?

Pesquisei no forum e parece que é apenas colocar fluido no reservatorio com o motor ligado, com o jeep levantado girar o volante umas 10 vezes para cada lado e completar até a marca do máximo do reservatório. É simples assim? nao precisa sangrar?

b) O sangrador esse marcado na foto?

c) Qual marca de fluido vcs tem usado?

OBS: Já fiz a limpeza do reservatorio e da tela (filtro).

Catocar
30/11/2009, 14:24
Olá jeepeiros de todo brasil. Sou novo no forum mas ando de jeep ha uns 14 anos. Tenho um cj5 78 ohc 4cc 4 marchas.
Quero por um sistema de direção hidraulica nele. Andei pesquisando aqui no forum e vi que a maior parte da turma prefere o conjunto do santana.
No entanto, gostaria de saber se é possível a instalação do sistema do astra que consiste em uma barra, com dois braços oscilantes nas extremidades e que são ligados às duas rodas respectivamente. Me parece um sistema mais inteligente que o o Santana pois não é preciso muita adaptação para instalá-lo. Além do mais, acho que fica mais seguro, mais resistente, menos sujeito a quebras e menos manutenção.
Alguém já adaptou esses sistema. O que é preciso fazer para viabilizá-lo no jeep?
O movimento dos braços oscilantes é suficiente para acompanhar o movimento da suspensão?
Questão aberta.
Dêem suas opniões por favor.

BrunoBB
30/11/2009, 14:57
Catocar:

O sistema com os bracinhos não é aplicável a eixo rígido, o curso será insuficiente, a menos que vá andar devagar na cidade.

david42
30/11/2009, 17:32
Opa...quem falou esse absurdo de vazamento em ZF opala? Tem possibilidades de vazamento se o mecânico não entender nada do que esta falando. Trabalho a anos com todos modelos de direção hidráulica, leve, pesada e importada, a caixa de direção do opala é a melhor e mais resistente para adaptar em willys, ou também a caixa de galaxie, que é a mesma caixa ranger/explorer até 95!!!!. Além do mais, F1000 tem dois modelos de direção hidraúlica, TRW e ZF, sendo a ZF igual ao opala somente mudando o diâmetro eixo pitman e rotação. Os dois modelos são ótimos, porém o opala ZF é mais barata e uma caixa de menor peso e tamanho. Só aconselho a não arriscar a vida colocando uma caixa de automóvel VW, já cansei de ver essas caixas de direção partidas ao meio nas trilhas, que perigo!!!!! É uma arma!!!

L0nd4r
30/11/2009, 17:43
No meu cj-5 esta instalada a bomba e tudo da f1000 somente a direçao em si do gol, O curso eh um pouco curto mais em fevereiro colocarei a da f1000 de vez. Ate agora num me encomodei em nda ^^

Elmer_Jeep
30/11/2009, 17:52
Opa...quem falou esse absurdo de vazamento em ZF opala? Tem possibilidades de vazamento se o mecânico não entender nada do que esta falando. Trabalho a anos com todos modelos de direção hidráulica, leve, pesada e importada, a caixa de direção do opala é a melhor e mais resistente para adaptar em willys, ou também a caixa de galaxie, que é a mesma caixa ranger/explorer até 95!!!!. Além do mais, F1000 tem dois modelos de direção hidraúlica, TRW e ZF, sendo a ZF igual ao opala somente mudando o diâmetro eixo pitman e rotação. Os dois modelos são ótimos, porém o opala ZF é mais barata e uma caixa de menor peso e tamanho. Só aconselho a não arriscar a vida colocando uma caixa de automóvel VW, já cansei de ver essas caixas de direção partidas ao meio nas trilhas, que perigo!!!!! É uma arma!!!

:palmas: :palmas: :palmas:

Ótimo relato, só acrescento na lista de opções a DH da S10 que tem aos montes porai à preço baixo e são mais atuais que as de opala, creio que até mais fortes. A adaptação no Jeep dá um pouco mais de trabalho mas compensa bastante.

Também sou totalmente contra direção VW nos jipes.

[]'s

Catocar
30/11/2009, 21:01
Elmer boa noite.

E quanto à direção do astra? O Bruno BB disse que os bracinhos são curtos e não acompanhariam o curso da suspensão. Não é o caso de se trocar os bracinhos colancando uns maiores? Seria possível?
A caixa de diração da ranger também possue o mesmo sistema do astra ou tô enganado? E, os bracinhos dela devem ser maiores e proporcionar um curso maior?
Dê a sua opinião.

Flaibam
30/11/2009, 21:35
Olá jeepeiros de todo brasil. Sou novo no forum mas ando de jeep ha uns 14 anos. Tenho um cj5 78 ohc 4cc 4 marchas.
Quero por um sistema de direção hidraulica nele. ....

Catocar..., uso a caixa do Omega. A adaptação fere a grande frontal, mas não prejudica a estética. Uso no motor OHC 2.3. A adaptação não foi complicada e o conjunto é confiável. Existem "N" opções, mas sempre ouvi queixas quanto as caixas VW nos jeeps..... Vale a pena pesquisar mais um pouco.

Catocar
30/11/2009, 21:44
Caro Flaibam boa noite. Pesquisando aqui no forum, ví que existem realmente muitas opções. só não vi a colocação do setor do astra e nem da ranger. Por isso estou procurando saber se alguem já fez ou planeja fazer esta adaptação. É uma coisa nova que me ocorreu quando ví um desses setores em um ferro velho aqui em BH.
Também ja ví adaptados setores de opala e de santana. Este último não gostei do serviço executado pois os caras fizeram do jeito mais fácil e não do jeito correto.
Quanto ao do opala não quero cortar a minha grade e nem quero aquela coisa esquisita no parachoque dianteiro do meu jeep. Por isso a pesquisa. Quero uma adaptação segura, que não dê manutenção e que esteticamente fique com um visual apresentável sem parecer gambiarra.
Um abraço
Carlos Antônio - B.Hte.

Kim
30/11/2009, 22:50
Caro Flaibam boa noite. Pesquisando aqui no forum, ví que existem realmente muitas opções. só não vi a colocação do setor do astra e nem da ranger. Por isso estou procurando saber se alguem já fez ou planeja fazer esta adaptação. É uma coisa nova que me ocorreu quando ví um desses setores em um ferro velho aqui em BH.
Também ja ví adaptados setores de opala e de santana. Este último não gostei do serviço executado pois os caras fizeram do jeito mais fácil e não do jeito correto.
Quanto ao do opala não quero cortar a minha grade e nem quero aquela coisa esquisita no parachoque dianteiro do meu jeep. Por isso a pesquisa. Quero uma adaptação segura, que não dê manutenção e que esteticamente fique com um visual apresentável sem parecer gambiarra.
Um abraço
Carlos Antônio - B.Hte.

Da Ranger funciona, mais do astra não.

No astra, vai fixado posterior ao centro da roda, então, girará o volante para direita, o pneu irá para a esquerda.

No jeep, o braço de fixação é anterior ao eixo, a barra que liga as rodas, fica na frente.

david42
01/12/2009, 08:44
Errado, absolutamente, ZF Omega têm o pistão interno de diâmetro menor, ou seja, é uma caixa um pouco mais "pesada" que ZF opala. Opala, Jpx, Engesa, Troller, Bandeirante, F1000 e DODGE dart têm o mesmo diâmetro de pistão interno, somente mudando entradas de conexões, suportes, diâmetro de eixo pitman e direção de rotação. Atenção que Jpx e bandeirante pickup sairam de fábrica alguns anos com válvulas reguladoras de VAZÃO muito pesada, ficando muito pesado o acionamento da mesma.

abraços.

fugger
01/12/2009, 08:51
Atenção que Jpx e bandeirante pickup sairam de fábrica alguns anos com válvulas reguladoras de VAZÃO muito pesada, ficando muito pesado o acionamento da mesma.

Opa, isto muito me interessa!! Onde encontro essa válvula e como posso tornar "mais leve" a direção?:pensativo:

[]´s

Elmer_Jeep
01/12/2009, 10:43
Elmer boa noite.

E quanto à direção do astra? O Bruno BB disse que os bracinhos são curtos e não acompanhariam o curso da suspensão. Não é o caso de se trocar os bracinhos colancando uns maiores? Seria possível?
A caixa de diração da ranger também possue o mesmo sistema do astra ou tô enganado? E, os bracinhos dela devem ser maiores e proporcionar um curso maior?
Dê a sua opinião.

Abandone essa idéia, esse sistema não saiu em todas as ranger, já ouvi falar que tem na explorer mas é algo frágil pra se adaptar num Jeep, procure opções mais confiáveis como as que foram recomendadas anteriormente que inclusive já foram testadas e aprovadas por muitos jipeiros.

Aqui mesmo nesse tópico tem fotos de DH do opala dentro do cofre sem cortar a grade.

Tenho um cliente que usa a DH do JPX também por tras da grade.

[]'s

fugger
01/12/2009, 10:50
Tenho um cliente que usa a DH do JPX também por tras da grade.

não sou o "criente", mas no meu jeep instalei assim a DH de JPX... e recomendo:concordo:

[]´s

david42
01/12/2009, 12:08
Se vc usa caixa ZF jpx, deve trocar o "eixo torsor", fica dentro do "eixo sem fim" e colocar o do opala ou dodge ou f1000. Isso somente pode ser realizado por quem entende de caixas, pois a troca é complexa, porém o resultado é incrível. Eu já tive jpx e acabei trocando pois era "lenta" a direção. O eixo torsor jpx têm 6,2mm, enquanto opala têm 5,5mm. Essa pequena diferença resolve teu problema. Podes inclusive retificar o eixo passando para a medida zf opala.

Garantido!

david42
01/12/2009, 12:15
Agora vi suas fotos, se vc não encontrar ninguem para executar esse serviço melhor seria simplesmente trocar por uma caixa ZF de opala no seu caso ou somente o eixo sem fim, pois é a única coisa que muda. Vejo q vc tem omega 4,1, bomba DHB, perfeito.

abraços.

fugger
01/12/2009, 13:11
Agora vi suas fotos, se vc não encontrar ninguem para executar esse serviço melhor seria simplesmente trocar por uma caixa ZF de opala no seu caso ou somente o eixo sem fim, pois é a única coisa que muda. Vejo q vc tem omega 4,1, bomba DHB, perfeito.

abraços.

A cx do opala gira o pitman no sentido contrário a do JPX

[]´s

david42
01/12/2009, 13:46
Sim sim..me enganei..foi mal...o único que pode dar certo é o do dodge que gira ao contrário, bandeirante nao tenho certeza. Mas enfim, melhor testar assim e caso vc ache lenta sabe que têm opção de deixar mais leve. Mexer na bomba não altera absolutamente nada, apenas na pressão. Aconselho passar a pressão de 80 bar para 100bar se vc usa pneu 33" ou maior.

abraço;

fugger
01/12/2009, 13:57
Sim sim..me enganei..foi mal...o único que pode dar certo é o do dodge que gira ao contrário, bandeirante nao tenho certeza. Mas enfim, melhor testar assim e caso vc ache lenta sabe que têm opção de deixar mais leve. Mexer na bomba não altera absolutamente nada, apenas na pressão. Aconselho passar a pressão de 80 bar para 100bar se vc usa pneu 33" ou maior.

abraço;

E como se faz isso? Tem como aumentar a vazão também? Tenho planos (beeeem futuros) de usar um HA também...:mrgreen:

[]´s

suv
01/12/2009, 14:46
olá pessoal
de forma resumida quais direções hidraulicas ficam dentro do cofre? as de f-1000, s-10, ranger, e as eletricas ficam dentro?
obrigado

rubensx
01/12/2009, 15:31
olá pessoal
de forma resumida quais direções hidraulicas ficam dentro do cofre? as de f-1000, s-10, ranger, e as eletricas ficam dentro?
obrigado

leia o topico atrás que verá fotos inclusive não tenha preguiça

Rafael SM
12/12/2009, 22:37
Olá pessoal, consegui um setor hidráulico da F250. Aparentemente é igual ao do Landau. O braço pitman é para frente e pelo sentido de giro é possível colocá-lo dentro do cofre do CJ. Alguém aí usa ou já usou este setor? Vou usar pneus 35 e tenho motor 4.1 da silverado. Será que com esses pneus e esse peso todo do motor a direção ainda vai ficar muito macia?
Abraços.

Catocar
20/12/2009, 22:44
PessoALL. Boa Noite. Alguém saberia me dizer o que aconteceria se eu colocasse além da barra munhão a munhão uma barra ligando a roda esquerda e uma barra ligando a roda direita na caixa de direção do vw santana?

Elmer_Jeep
21/12/2009, 10:36
PessoALL. Boa Noite. Alguém saberia me dizer o que aconteceria se eu colocasse além da barra munhão a munhão uma barra ligando a roda esquerda e uma barra ligando a roda direita na caixa de direção do vw santana?

Use a PESQUISA, o tópico sobre direção VW é outro: Diferenças de instalação de direção VW (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=872)

maxdelta
24/04/2010, 22:46
Yo,

Adquiri um jipe do jeito que eu queria, vermelho, ford e com motor do maveco, porém como ainda estou muito habituado a dh da band, to procurando uma DH que não precise furar a carroceria do cj, qual me recomendam? JPX ou santana? ou existem outras?

Lembrando que este jipe só vai ser pra passeios bem lights, asfalto, terra, e muita pouca lama, penso em usar pneus 7.50r16, os atuais são os originais 6.00r16.

Agradeço desde já a ajuda!

LuizDP
24/04/2010, 23:11
O pouco que sei é que a do santana é muito confortável e tem reposição fácil de peças/componentes.
Eu iria novamente de VW.
PS: tbém não faço trilhas, aí não poderia opinar.
Abs

Albertocuritiba1
26/08/2010, 13:50
Afinal de contas alguem tem as medidas, fotos ou desenho deste tal suporte com guia deslisante para instalação da caixa de direção do gol santana etc....?????

Me ajudem..... Não aguento mais a direção original do meu cj

Marcelo Godoy
26/08/2010, 14:15
Afinal de contas alguem tem as medidas, fotos ou desenho deste tal suporte com guia deslisante para instalação da caixa de direção do gol santana etc....?????

Prezado,

Um dos fabricantes de suporte c/guia que conheço é a ADAP BRASIL.

Na minha "CRIATURA" utilizo caixa do santana e logo farei um "up grade" para colocar DH também VW (é simples, bastando instalar caixa, bomba e mangueiras). Também utilizo pneus 7.50x16.

Abraços,

Sds.
Marcelo Godoy

Will4x4
26/08/2010, 18:31

Acho que o que você procura é essa guia que encontrei em outro tópico (DIFERENÇAS DE INSTALAÇÃO DE DIREÇAO VW) postado por outro colega.
Lá você vai encontrar muitas dicas.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=2136&d=1078559498

Will4x4
26/08/2010, 18:36

Foi neste tópico que encontrei uma dica boa que eu gostei para fazer a instalação da hidraulica de vw no meu jeep que tem motor original bf.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=10595&d=1111808879
Gostei do resultado além de ser bem simples a instalação, apenas precisei fazer o escapamento novo.
A foto é de autoria do ilustre colega RONALDO B (só nao vai me processar por plagio :mrgreen:).

BrunoBB
26/08/2010, 19:12
Daniel:

O escapamento está praticamente encostado no setor e pode lhe trazer alguns problemas por conta do calor excessivo. Pense na possibilidade de enrolar alguns metros de Termotape (fácil de encontrar no Mercado Livre e sites de peças automotivas) no escapamento.

anselmorabello
26/08/2010, 21:18

Boa noite
Meu nobre eu tambem estou com essa dificuldade e esta dificil alguns dos usuarios nos socorrer, até o momento somente consegui as medidas desta peça na 1º foto que segue abaixo.
O que estou precisando é a peça marcada com o nº2 que esta na 2º foto.
Eu ja tenho a caixa, barras, chapas e coluna só falta as medidas, vamos esperar que alguns amigos aqui do forum nos ajude com essas benditas medidas para podermos conduzir as nossas viaturas sem fazer muita força.

Um abraço

Albertocuritiba1
26/08/2010, 21:30
BOA MIGÃO .............AGÓRA EU TAMBEM JÁ TENHO O DESENHO DE UMA DAS PEÇAS.............. HAHAHA................ VAMU LÁ PESSOAR AJUDA NÓIS..................................:parede:

Will4x4
27/08/2010, 16:20
Daniel:

O escapamento está praticamente encostado no setor e pode lhe trazer alguns problemas por conta do calor excessivo. Pense na possibilidade de enrolar alguns metros de Termotape (fácil de encontrar no Mercado Livre e sites de peças automotivas) no escapamento.

Nao tinha pensado no calor gerado pelo escape, semana que levo o jeep pra funilaria e vou providenciar esse isolamento.
Valeu pela dica.:concordo:

inaciocm
27/08/2010, 16:23
Uma ajudinha pros amigos...

http://lista.mercadolivre.com.br/termotape

Albertocuritiba1
27/08/2010, 21:27

hummmm pensei que era os desenhos das peças

Rodrigo Baratti
27/08/2010, 21:53
O que estou precisando é a peça marcada com o nº2 que esta na 2º foto.

Anselmo,

Essa peça é facil de se fazer, nem precisa das medidas.
Faça a peça que vc já tem as medidas, que é mais dificil, pontei no chassi ou prenda com um sargento, prenda e alinhe a cx e corte e dobre um pedaço de papelão na medida exata do seu jeep.

[]'s

Will4x4
28/08/2010, 14:10

Valeu.

É bem baratinho essa fita. :dance:

Só por curiosidade. Que problema pode acontecer no setor por causa do calor do escape?

Cesadriano Pereira
28/08/2010, 18:24
eu coloquei uma no meu de s10 que enrola pra o mesmo lado do opala, coloquei dentro do cofre do motor, so que tive que usar um pitmam desloquei ele pra direita e coloquei a barra de puxar no coquilho esquerdo e o ptimam fiz de uma ponta de eixo trazeira de celta para num ter perigo de folgas.

anselmorabello
28/08/2010, 20:00
hummmm pensei que era os desenhos das peças

Nobre Alberto

Ai vai o modo que eu estou adaptando a caixa mecanica que tambem serve para a hidraulica do santana no meu CJ5.
O aço ou ferro é 1045 ou 1020 e de 5 a 7 cm de espeçura.

anselmorabello
28/08/2010, 20:14
Continua

Logo que vc terminar de instalar a caixa, vamos para a ligação da caixa ao volante.

Peço aos amigos algumas dicas e se ver algo errado nos corrija.
Estou adicionando mais fotos

Claudio Almeida Machado
28/08/2010, 20:18
Cesadriano, estou colocando no meu cj direção da S10, por gentileza vc pode me mandar fotos da caixa no cofre do motor? a minha estou colocando lá na frente no parachoque...
Vc usa bomba de S10 msm? eu não tenho a bomba, sabe me dizer se de outro carro da para adptar? e se sabe qual é a pressão da bomba da s10?
Abraço

anselmorabello
28/08/2010, 20:18
Segue o restante das fotos
Um abraço a todos

inaciocm
28/08/2010, 21:31
(...)
...só por curiosidade. Que problema pode acontecer no setor por causa do calor do escape?

Seguinte: como o escape fica meio que perto do setor, a coifa do setor vai ressecar com o tempo, além deque existe componentes de plastico (PU e plastico mesmo) no interior do setor, que podem ressecar e deformar com o tempo, além da graxa de lubrificação da mesma.
No caso de uma hidro, existe o problema do fluido mudar de viscosidade devido a mudança de temperatura que ocorre com o escape passando por perto do setor.
Além do mais, parece que o cabo da embreagem está preso por um "enforca gato" no corpo do setor. Com o tempo e calor, este cabo pode ressecar e a embreagem ficar "dura":oops:...rsrsrsr...

Fica as dicas!
Abraço a todos!:concordo:

Rodrigo Baratti
29/08/2010, 09:28
Nobre Alberto

Ai vai o modo que eu estou adaptando a caixa mecanica que tambem serve para a hidraulica do santana no meu CJ5.

É isso aí!! :palmas:

O aço ou ferro é 1045 ou 1020 e de 5 a 7 cm de espeçura.

5 a 7 mm! :concordo:

Segue o restante das fotos

São as fotos da sua adaptação? Da maneira que está soldado em precisa dos parafusos para reforço!
Está muito legal! :concordo:

[]'s

anselmorabello
29/08/2010, 12:53

São as fotos da sua adaptação? Da maneira que está soldado em precisa dos parafusos para reforço!

[]'s

Boa tarde
5 a 7 Centimetros ou mais

As fotos não é da minha adaptação, foram copiadas aqui do forum para ser usadas como exemplo.

Sou leigo de carteirinha referente mecanica, isso que estou fazendo aprendi aqui no forum. Adotei (Faça vc mesmo).

Um grande abraço e um otimo domingo

Cesadriano Pereira
29/08/2010, 17:16
Cesadriano, estou colocando no meu cj direção da S10, por gentileza vc pode me mandar fotos da caixa no cofre do motor? a minha estou colocando lá na frente no parachoque...
Vc usa bomba de S10 msm? eu não tenho a bomba, sabe me dizer se de outro carro da para adptar? e se sabe qual é a pressão da bomba da s10?
Abraço
oi claudio no momento não tenho como te enviar pois trabalho fora do pais e so vou ai de cinco em cinco meses mas fiz um desenho meio grosseiro para que vc entenda como foi a adaptação, quanto a bomba uso a bomba da silverado que é de 80 bar e toca muito bem sem problemas qualquer duvidas no meu super desenho é so perguntar rsrsrrsr

Claudio não estou conseguindo anexar o desenho meu e mail é Cesarjipeiro@hotmail.com manda um e mail pra mim que retorno com o desenho

anselmorabello
29/08/2010, 23:37

[]'s

Colocar dois parafusos fica mais reforçado.
Se quebrar a solda tem os parafusos (o homem prevenido vale por dois)
Um abraço

TTVANELI
30/08/2010, 10:59
Já tenho a caixa de direção do santana para adaptar no meu CJ5. Mas está faltando a bomba. Gostaria de saber se dá para adaptar a bomba do gol com a caixa do santana, pois fica mais barato. Penso que muda apenas o suporte, mas como terei que fazer suporte de qualquer forma.

Se alguem já fez isso ou já viu, confirme para mim por favor.
Se possível postem fotos da adaptaçã da bomba.

Abraço à todos.;)

Mauricio Rotta
30/08/2010, 14:11
Já tenho a caixa de direção do santana para adaptar no meu CJ5. Mas está faltando a bomba. Gostaria de saber se dá para adaptar a bomba do gol com a caixa do santana, pois fica mais barato. Penso que muda apenas o suporte, mas como terei que fazer suporte de qualquer forma.

Se alguem já fez isso ou já viu, confirme para mim por favor.
Se possível postem fotos da adaptaçã da bomba.

Abraço à todos.;)
A bomba do Gol é a mesma do Santana, da mesma maneira que a caixa do Gol também é a mesma do Santana. Tudo a mesma coisa!

Albertocuritiba1
30/08/2010, 16:29
anselmo.........valeu pelas imagens das peças para adptação da cx do gol.......... só falta agóra alguem ter a receita das barras de direção ai ta susse

anselmorabello
31/08/2010, 00:18
anselmo.........valeu pelas imagens das peças para adptação da cx do gol.......... só falta agóra alguem ter a receita das barras de direção ai ta susse

Grande Alberto
Depois que vc adaptar a caixa, ai vai pensar nas barras, vc ira comprar as duas, uma de roda a roda e a outra caixa e roda na medida em que ficou a sua adaptação.
Obs: Colocar a barra caixa e roda direcionada para a roda esquerda.
Um abraço

icojavali2009
31/08/2010, 08:48
O que voce me diz da do Opala??
Teria fotos da adapatção para nos enviar??
A adaptação é muito complexa?
[]'s
Gustavo
Prezado Iassis...uso DH do Diplomata(opala), já instalei outras, sempre com bons resultados. Quando o serviço é bem feito não tem problema algum, mesmo em trilhas mais severas. Quanto a recortar o quadro isso se disfarça fácil, alguns jipes atuais sai com a caixa na frente da grade sem problemas. A direção do maverik também fica muito bom, macio como hidraulica só que sem correias, reservatórios e mangueiras.

anselmorabello
01/09/2010, 00:10
Prezado Iassis...uso DH do Diplomata(opala), já instalei outras, sempre com bons resultados. Quando o serviço é bem feito não tem problema algum, mesmo em trilhas mais severas. Quanto a recortar o quadro isso se disfarça fácil, alguns jipes atuais sai com a caixa na frente da grade sem problemas. A direção do maverik também fica muito bom, macio como hidraulica só que sem correias, reservatórios e mangueiras.

Boa noite
Lá vai uma rajada de perguntas para tirar algumas duvidas minhas.
Quais foram as caixas que vc adaptou na sua viatura?
Qual é a mais trabalhosa na adaptação?
Qual caixa vc achou melhor?
Qual caixa é a mais macia?
Qual a caixa mecânica mais macia a do Santana, Gol ou a do Maverick?
Se possível poste aqui a sua experiência com as caixas que vc usou.
Um grande abraço

anselmorabello
01/09/2010, 00:33

Boa noite
Lá vai uma rajada de perguntas para tirar algumas duvidas minhas.
Quais foram as caixas que vc adaptou na sua viatura?
Qual é a mais trabalhosa na adaptação?
Qual caixa vc achou melhor?
Qual caixa é a mais macia?
Qual a caixa mecânica mais macia a do Santana, Gol ou a do Maverick?
Se possível poste aqui a sua experiência com as caixas que vc usou.
Um grande abraço

Claudio Almeida Machado
09/10/2010, 14:35
Caros, instalei a direção da S-10, ficou show cortei apenas um bico na grade, se quiserem mando fotos.
Minha duvida é: Estou achando a direção um pouco pesada com o Jeep parado, uso uma bomba de 90 BAR, não é a original da S-10.

Gostaria de saber comentários de quem tem essa caixa! Tipo assim fico bom mas achei que ficaria mais macia!

Pessoal que tem mande seus comentarios.

Abraço

Thiago Rodeghel
09/10/2010, 15:45
Caros, instalei a direção da S-10, ficou show cortei apenas um bico na grade, se quiserem mando fotos.
Minha duvida é: Estou achando a direção um pouco pesada com o Jeep parado, uso uma bomba de 90 BAR, não é a original da S-10.

Gostaria de saber comentários de quem tem essa caixa! Tipo assim fico bom mas achei que ficaria mais macia!

Pessoal que tem mande seus comentarios.

Abraço

Verifique se a bomba está Ok, se está enviando a pressão correta...
Se as mangueiras estão corretas, as medidas delas...

Eu uso esta caixa, mas não cortei a grade... fica muito boa sim...

[s]

Marcelo Godoy
10/10/2010, 08:40
Prezado,

Por favor, poderia enviar foto da caixa da S10? Também tenho intenção de colocar uma DH porém sem recortes na grade.

Grande abraço,

Sds.

Femorais
11/10/2010, 00:44
Galera, comprei um CJ5 1957 a um mês e está com a DH do santana e pneus 33x12,5 R15. O problema é que ele não faz curva para a direita, a direção vira muito pouco. Com isso não saiu de garagens e para virar nas ruas apertadas fica dificil, no transito então é uma maravilha rsrsrs.
O estranho é que para a esquerda até que vira bem.
Alguem sabe se isso é normal ou está instalado errado ?
Um abraço a todos.

BrunoBB
11/10/2010, 07:44
Seria mais fácil dar um diagnóstico correto com fotos, mas "este sintoma" me diz que a barra que liga o setor ao munhão está com o comprimento errado. Para confeccionar esta barra é necessário deixar o setor na metade de seu curso e depois medir a distância até o munhão mais distante. Caso esta medição seja feita com o setor em qualquer outra posição a barra terá o comprimento errado, seja ela ligada ao munhão mais próximo ou mais distante (QUE É O CORRETO) e a direção esterçará mais para um lado.

Thiago Rodeghel
11/10/2010, 20:23
Prezado,

Por favor, poderia enviar foto da caixa da S10? Também tenho intenção de colocar uma DH porém sem recortes na grade.

Grande abraço,

Sds.

Segue anexo as fotos...
Não tenho melhores, pq a caixa está embaixo da base do guincho...:pipoca:

[s]

Cláudio Brasília
19/10/2010, 08:45
Depois de ler o tópico todo (está muito confuso; o ideal é fazer algo tipo passo-a-passo)...ufa...chego a conclusão que, para o meu caso (CJ3A), que não guarda relação com o nome do tópico vou instalar um setor de S10, mesmo que fora da grade, ainda, penso que é a melhor opção. Como alguém já mencionou aqui, este setor é muito semelhante ao Saginaw (setor fabricado e utilizado pelo Grupo GMC); se colocar este nome como argumento de pesquisa no Cadê ou no Yahoo irá aparecer toneladas de informação sobre o assunto (no caso o setor do tipo Saginaw tem quatro parafusos, enquanto o S10 somente três). Tem até uma descrição em como transformar este setor em Full Hydro Assist, fazendo dois furos em locais apropriados, dispensando assim o braço pitman. Ainda, lá ao Norte eles fazem montagens acompanhadas de um filtro e de um radiador para o fluído, na linha de baixa pressão, mesmo que eles tenham uma temperatura ambiente mais amena do que a nossa. Neste caso, de adaptação do setor de S10, deve ser feito um suporte, para ser soldado no chassi semelhante ao usado no Saginaw, com ressaltos de apoio com medidas diferentes em altura. Grande abraço a todos e saudações.

Cláudio Brasília
19/10/2010, 09:02
Mais fotos da adaptação do setor DH tipo Saginaw; no caso o suporte forjado (bracket), me parece ser Advanced Adapters...

renatosapulha
22/10/2010, 09:19
Galera,

Instalei recentemente um kit de DH vendido na tratorgama. Cx do opala, mang, reserv, bomb, etc... Salvos problemas de entrega, pecas faltantes, suportes q n vieram (afinal eh a tratorgama neh?), o kit ateh q deu certo, ateh q eu resolvesse testar a direcao...heheh

Eh o seguinte, eu instalei 2 bracos high-steer, (postarei fotos "as soon as possible"), dai eles comecaram a pegar nos amortecedores quando distercava... mudei os suportes do amortecedores, e aparentemente resolveu.

Dai, agora o problema eh o seguinte: eu sinto a cx do opala muito reduzida. Ou seja, tenho q dar muitas voltas pra distercar. Analisando o conjunto da opera (heheh), na minha insignificante humilde opiniao, acho q foram os high steer q contribuiram pra essa reducao. Pq antes o ponto de apoio dos terminais de direcao eram mais proximos do centro do eixo de rotacao do munhao, com os bracinhos novos, (um pouco mais longos) o ponto de apoio dos terminais (q faz virar a roda) ficou mais afastado do centro do eixo de rotacao (munhao), necessitando de mais curso pra mover a roda. Serah q estah correto isso?

Solucao: Pensei em fazer um novo braco pitman (isso eh possivel?) Mais longo (pouca coisa). Claro q ia fazer uns calculos primeiro, pra saber o quanto eu precisaria pra melhorar essa situacao. Pq com um braco pitman maior, vou precisar de menos voltas da cx pra ter uma deslocamento lateral maior, certo??

Agradeco qualquer tipo de ajuda, cornetada, pedrada, solucoes, dicas, experiencias, etc...

um abraco,
R

Claudio Almeida Machado
18/11/2010, 21:51
Meu caro!

Instalei um setor deste(Opala), para um amigo meu e estava acontecendo isso que vc esta falando, muita volta e a roda vira pouco.
Solução: tive que encurtar o tamanho da barra q foi soldada no munhão do jeep, ou seja ficando mais perto do centro do eixo da roda, com isso aparentemente os problemas acabaram, com poucas voltas no volante e as rodas virava normalmente.

Mas com isto surgiu um outro problema, não esta sendo aproveitado todo o curso do setor, ou seja a roda chega no fim de curso primeiro que o setor, sendo assim pode ocasionar algum dano a todo os componentes da direção ou até então uma possível quebra porque o fim de curso da direção esta sendo limitada pelo fim de curso das rodas e o setor ainda não esta no fim de curso ou seja ele ainda esta puxando a roda porque ele ainda tem curso e as rodas não, isso força muito a direção.
O que vc's me relatam sobre o fato? será que pode quebrar algum componente da direção? Existe algum recurso para limitar esta ação?

No meu CJ coloquei a caixa da S10 e ficou show, não tem este problema, um expetaculo de direção!

Abraço

BrunoBB
19/11/2010, 00:24
Cláudio, se vc já resolveu o seu problema esqueça mas caso ainda esteja em dúvida volte com barra anterior e troque o braço pitman por um mais curto e resolverá o seu problema (ou melhor, o problema do jeep). Já o Renato pode trocar por um braço pitman mais longo.

Claudio Almeida Machado
19/11/2010, 01:18
Por segurança tava até querendo reduzir o braço pitmam, mas se eu fazer isso, vou ter q da muitas voltas no volante para a roda virar...vai ficar igual caminhão rsrsrsr
O seu é assim? vc usou todo o curso do setor?

Abração

renatosapulha
19/11/2010, 09:13
Bruno,

Eu suspeitava mesmo disso, vc tem ideia de como eu faco pra trocar por um braco mais curto? Tipo... eh de costume encurtar/esticar esse braco? ou tem de outro carro jah pronto pra vender etc..?

agradeco ai a galera pela ajuda!

abraco,
R

BrunoBB
19/11/2010, 13:26
Renato, já vi muita gente alongando/encurtando o braço pitman mas conforme os mais entendidos aqui do forum há o risco da peça ficar fragilizada por conta da solda e surgirem micro fissuras e...
Outras pessoas dizem que é seguro se for feito com os eletrodos corretos.
O melhor seria encontrar um braço pitman original no comprimento que lhe atenda, talvez uma visita ao ferro velho com o seu pitman para comparar com outros ou então uma boa casa de peças.

Alguém sabe se há braços de comprimentos variados para um mesmo setor?

inaciocm
19/11/2010, 15:46
Alguém sabe se há braços de comprimentos variados para um mesmo setor?

Bruno, não sei se compromete a peça mas poderia pegar o pitmam do tamanho que quisesse, mesmo de outro setor, embuchar ou aumentar o furo de acordo com o pino do setor que a pessoa estiver utilizando no jipe.
Novamente, não sei se este processo afeta ou não a resistencia da peça!
Ainda nao coloquei a DH no meu CJ, mas to sempre por aqui pegando algumas informações pra fazer do "geito serto"!!! rsrsrsrs

Abraço a todos!

Claudio Almeida Machado
20/11/2010, 03:26
Ai galera, o pessoal q usa DH do opala de as suas opiniões de como esta a direção, tem q virar muito no volante para a roda virar? OU pouca ou seja o normal? PQ se aproveitar todo o curso do setor terá q virar muito no volante, se alongar o pitmam fica bom, mas força o sistema de direção pq o setor não bate no fim de curso do mesmo!

Att
Claudio

Campi
16/01/2011, 18:03
Gostaria da opinião de vcs do forum principalmente a do Elmer e Leopoldo que são craques no assunto.
A dúvida é a seguinte, adiquiri uma direção hidraulica do landau e gostaria de colocá-la no meu jeep, mas não gostaria de alterar o sistema de direção depois da caixa.
A idéia seria bolar um suporte com uma chapa de 1/2 pol que iria ser presa no mesmo lugar da caixa original com 3 parafusos de aço e trava rosca, então a caixa seria presa a este suporte e iria trabalhar no mesmo angulo da tubeira original, andei fazendo umas medições e o comprimento da caixa é de aprox 30 cm e a largura 15 com o pitman, em relação as medidas tudo ok a unica coisa que terei de fazer pra caixa caber é serrar a tubeira e a barra rente ao assoalho e depois bolar um jeito de prender atubeira na caixa, o pitman vai trabalhar na vertical, assim trocarei a barra original que sai da caixa e colocar uma com terminais ao inves e castanhas, a ideia seria a do mb608 ou massey fergussom, até intão é isso que tenho em mente.
Decidi recorrer ao Elmer para que ele descarte possíveis inviabilidades mecanicas e funcionais.
Desde já agradeço e qualquer dúvida é só perguntar, irei mandar prensar as mangueiras na terça feira.

alexandre.jeronimo
17/01/2011, 13:18
Gostaria da opinião de vcs do forum principalmente a do Elmer e Leopoldo que são craques no assunto.
A dúvida é a seguinte, adiquiri uma direção hidraulica do landau e gostaria de colocá-la no meu jeep, mas não gostaria de alterar o sistema de direção depois da caixa.
A idéia seria bolar um suporte com uma chapa de 1/2 pol que iria ser presa no mesmo lugar da caixa original com 3 parafusos de aço e trava rosca, então a caixa seria presa a este suporte e iria trabalhar no mesmo angulo da tubeira original, andei fazendo umas medições e o comprimento da caixa é de aprox 30 cm e a largura 15 com o pitman, em relação as medidas tudo ok a unica coisa que terei de fazer pra caixa caber é serrar a tubeira e a barra rente ao assoalho e depois bolar um jeito de prender atubeira na caixa, o pitman vai trabalhar na vertical, assim trocarei a barra original que sai da caixa e colocar uma com terminais ao inves e castanhas, a ideia seria a do mb608 ou massey fergussom, até intão é isso que tenho em mente.
Decidi recorrer ao Elmer para que ele descarte possíveis inviabilidades mecanicas e funcionais.
Desde já agradeço e qualquer dúvida é só perguntar, irei mandar prensar as mangueiras na terça feira.

Campi, não consigo lhe ajudar na questão acima, mas posso garantir que este setor é ótimo! Uso ele no meu CJ e viro a direção literalmente com 1 dedo usando pneus 33 (Já comprei o jeep com este setor, então não sei dizer o que seria melhor).

Abraço!

Campi
17/01/2011, 15:33
Jeronimo obrigado pela atenção, adiquiri a uma semana a caixa e bomba em um desmanche, se não for dar trabalho, vc poderia tirar fotos da adaptação e de onde esta fixada a bomba e a caixa só pra eu ter uma idéia.

Marcelo Godoy
17/01/2011, 16:00
Campi, não consigo lhe ajudar na questão acima, mas posso garantir que este setor é ótimo! Uso ele no meu CJ e viro a direção literalmente com 1 dedo usando pneus 33 (Já comprei o jeep com este setor, então não sei dizer o que seria melhor).

Abraço!

Prezado,

Assim como nosso amigo Campi, também gostaria de ver a instalação da caixa DH do Landau. Por favor, seria possível o envio de fotos?

Obrigado.

Grande abraço,

Sds.
Marcelo

alexandre.jeronimo
17/01/2011, 16:25
Jeronimo obrigado pela atenção, adiquiri a uma semana a caixa e bomba em um desmanche, se não for dar trabalho, vc poderia tirar fotos da adaptação e de onde esta fixada a bomba e a caixa só pra eu ter uma idéia.

Sem problemas, vou tirar as fotos se possível amanhã e posto aqui!

Abraço!

Campi
20/01/2011, 13:18
Kade o povo, Elmer e Leopoldo vcs tão vivos rsrsrs, as vezes acho que minhas postagens não vão para cá, ficam só na tela do meu computador:odedo:.

José Augusto
20/01/2011, 15:22
Campi, tenho uma caixa de Landau instalada no CJ5 e nâo gosto, vai ser a próxima modificação, ela é bem macia mesmo com os 35", porem é das caixas da geração antiga, tem que girar muito, enquanto as caixas "modernas" vão de batente a batente com menos de duas voltas a do Landau leva quatro voltas.

Outra coisa, instalar na mesma posição da original do CJ5, não vai ficar bom pois na rural instalei a da F4000 nesta posição para facilitar, me arrependi e na ultima reforma instalei lá na frente.

Campi
20/01/2011, 21:31
Obrigado pela atenção José Augusto, já mudei de idéia, acho que será até mais fácil instalar na frente do jeep.

Femorais
11/02/2011, 22:18
Amigo eu tenho a direção hidráulica do santana. Até hoje nunca de problema.

DCD
12/02/2011, 00:39
ola eu usava uma do gol g3 e troquei pela do opala pois tive q trocar para adaptar uma coluna nova e o mecanico q fez me aconselhou a trocar ai ja troquei tudo qto a custos no mercado livre tem bastante ofertas no mercadolivre

Elmer_Jeep
12/02/2011, 14:03
Obrigado pela atenção José Augusto, já mudei de idéia, acho que será até mais fácil instalar na frente do jeep.

Cara, desculpe a demora é que eu não estava recebendo notificações deste tópico.

De qualquer forma eu não iria recomendar a instalação da DH no mesmo local da original.
O ideal é na frente do chassi mesmo e dessa forma vc elimina o sistema de barras original utilizando apenas duas, uma tie rod(barra que liga uma roda a outra) e uma drag link(barra que vai do pitman pra roda direita).

http://i47.photobucket.com/albums/f175/efrancin/100_0006.jpg

[]'s

chinelao4x4
12/02/2011, 17:58
se alguem puder postar ou mostrar onde ta !! procurei , procurei... as
fotos da adaptaçao da bomba DH gol, santana, pro ohc 4cc,
o meu ta com a caixa do gol, e queria ver se colocava hidraulica...
abrçs

GBarros
12/02/2011, 18:21
Cara, desculpe a demora é que eu não estava recebendo notificações deste tópico.

De qualquer forma eu não iria recomendar a instalação da DH no mesmo local da original.
O ideal é na frente do chassi mesmo e dessa forma vc elimina o sistema de barras original utilizando apenas duas, uma tie rod(barra que liga uma roda a outra) e uma drag link(barra que vai do pitman pra roda direita).

http://i47.photobucket.com/albums/f175/efrancin/100_0006.jpg

[]'s

Elmer, estes terminais de direção são de que veiculo? Vc saberia a espessura dela e qual rosca seria? Pergunto porque to querendo trocar por terminais maiores e mais robustos na minha direção. Obrigado.

Marcelo Godoy
13/02/2011, 11:09
abrçs

Ótimo pedido!! Também gostaria de fotos da adaptação da bomba VW para o motor BF-161. A minha viatura já tem caixa VW e estou prestes a fazer um "up grade" e colocar a hidráulica. Pretendo também trocar os terminais por mais reforçados. Se alguém tiver a dica, por favor informe.

Grande abraço!!

Sds.
Godoy

Charles_Curitiba
13/02/2011, 22:33
Opa moçada, boa noite...eu já estou preparando o meu para a caixa hidraulica do VW, o que eu fiz até agora foi somente um projeto da coluna da direção, vou substituir o sem fim da barra original e colocar um terminal estriado para uso com luva e cruzeta, pelo que o pessoal tem usado a do Uno é que deu mais certo...bom a caixa hidraulica + o bf161 necessita de mais uma polia obviamente, o que eu fiz foi pegar num ferrovelho uma polia simples de outro carro cortar o canal e soldar na polia da bomba d´agua do jeep, transformando-a numa polia dupla. Não vou terminar isso tão logo pois ainda me falta tempo. mas estou animado com a expectativa do resultado.

chinelao4x4
17/02/2011, 10:49
:pipoca:
abrçs
:pipoca:

OPC+JR
17/02/2011, 11:50
Opa moçada, boa noite...eu já estou preparando o meu para a caixa hidraulica do VW, o que eu fiz até agora foi somente um projeto da coluna da direção, vou substituir o sem fim da barra original e colocar um terminal estriado para uso com luva e cruzeta, pelo que o pessoal tem usado a do Uno é que deu mais certo...bom a caixa hidraulica + o bf161 necessita de mais uma polia obviamente, o que eu fiz foi pegar num ferrovelho uma polia simples de outro carro cortar o canal e soldar na polia da bomba d´agua do jeep, transformando-a numa polia dupla. Não vou terminar isso tão logo pois ainda me falta tempo. mas estou animado com a expectativa do resultado.

Só observa que a solda tem de ficar balanceada.

Quanto mais balanceada melhor para não vibrar. :concordo:

[]´s

Osmir

Charles_Curitiba
25/02/2011, 20:22
Pois é..desculpe a demora em responder tava fora..mas quanto a polia estou num beco...soldei 2 polias, quer dizer, fiz 2 vezes a mesma polia pegando no ferro velho e o problema da solda é que ela puxa o metal, deformando a peça..pus no torno para checar se estava linear e não estava, as 2 ficaram levemente abaoladas, empenadas...surgiu outra opção, bem cara $$$ mas se funcionar, pensei em fazer em aluminio a polia dupla 2 torneiros bons que conheço dão conta do recado mas a duvida é, qual a durabilidade da polia de aluminio para correia em V? E a fragilidade, suporta rotação e tracionar a correia? dá um help ai. abçs

chinelao4x4
26/02/2011, 09:54
Pois é..desculpe a demora em responder tava fora..mas quanto a polia estou num beco...soldei 2 polias, quer dizer, fiz 2 vezes a mesma polia pegando no ferro velho e o problema da solda é que ela puxa o metal, deformando a peça..pus no torno para checar se estava linear e não estava, as 2 ficaram levemente abaoladas, empenadas...surgiu outra opção, bem cara $$$ mas se funcionar, pensei em fazer em aluminio a polia dupla 2 torneiros bons que conheço dão conta do recado mas a duvida é, qual a durabilidade da polia de aluminio para correia em V? E a fragilidade, suporta rotação e tracionar a correia? dá um help ai. abçs
aew...
porq em vz d vc " fazer " a polia, vc nao adapta uma dupla, caso a furaçao nao dê, mesmo assim acho mais facil... tenho a certeza que há alguma que "quase" de certo..., não ?

Charles_Curitiba
26/02/2011, 21:13
aew...
porq em vz d vc " fazer " a polia, vc nao adapta uma dupla, caso a furaçao nao dê, mesmo assim acho mais facil... tenho a certeza que há alguma que "quase" de certo..., não ?

Chinelão, na realidade dura e crua eu andei sondando umas polias dupla do opalão, não vi outra polia ainda mas a do opala é quase o mesmo tamanho, a furação logico tem que refazer, não seria o problema...o problema esta na profundidade do corpo da polia, não sei se estou sendo claro, mas imagine que vc tem uma na mão, pega um paquimetro e mede a espessura do corpo dela, é menor do que do willys ou seja, ao colocar esta especificamente vai ficar desalinhado a correia..não chega a enforcar a correia mas ela trabalha fora de alinhamento uns 6mm aproxim...não sou especialista em polia, mas imagino que vai ferrar a correia rapidão né...claro, vou voltar no ferro velho que conheco e vou vasculhar uma dupla mais proxima possivel, talvez de pra calçar..não sei. mas valeu de qualquer forma..abçs.

chinelao4x4
27/02/2011, 17:59
Chinelão, na realidade dura e crua eu andei sondando umas polias dupla do opalão, não vi outra polia ainda mas a do opala é quase o mesmo tamanho, a furação logico tem que refazer, não seria o problema...o problema esta na profundidade do corpo da polia, não sei se estou sendo claro, mas imagine que vc tem uma na mão, pega um paquimetro e mede a espessura do corpo dela, é menor do que do willys ou seja, ao colocar esta especificamente vai ficar desalinhado a correia..não chega a enforcar a correia mas ela trabalha fora de alinhamento uns 6mm aproxim...não sou especialista em polia, mas imagino que vai ferrar a correia rapidão né...claro, vou voltar no ferro velho que conheco e vou vasculhar uma dupla mais proxima possivel, talvez de pra calçar..não sei. mas valeu de qualquer forma..abçs.

entendi...
com solda vai ter que ser um super EXPECIALISTA pra soldar e não empenar, que tem como tem...
a correia tem q trabalhar alinhado sim.... calço resolveria, , dá dó mais pode então tentar soldar a base do opala na base do jipe, vc ganha uns centimetros ...

OPC+JR
28/02/2011, 07:57
Seguinte, essa polia não precisa soldar um cordão de fora a fora pois quanto mais solda maior o risco de empenar. Basta usiná-la para entrar justa na outra e depois dar uns dois ou quatro pontos de solda reforçados.

Ali não há a ação de tanta força assim, a função dela é só girar a bomba de dh.

A maioria que tem dh no cj usa esse sistema, também fiz assim na minha e não empenou, já vendi a polia se não eu postava umas fotos aqui.

Solda com calma e dê preferencia para a mig que não vai enpenar :concordo:.

[]´s

Osmir

Charles_Curitiba
28/02/2011, 22:25
Seguinte, essa polia não precisa soldar um cordão de fora a fora pois quanto mais solda maior o risco de empenar. Basta usiná-la para entrar justa na outra e depois dar uns dois ou quatro pontos de solda reforçados.

Ali não há a ação de tanta força assim, a função dela é só girar a bomba de dh.

A maioria que tem dh no cj usa esse sistema, também fiz assim na minha e não empenou, já vendi a polia se não eu postava umas fotos aqui.

Solda com calma e dê preferencia para a mig que não vai enpenar :concordo:.

[]´s

Osmir

Fala Osmir, tudo certo? vc mandou pra mim em MP uma orientação lembra? vc havia vendido umas peças também, salvo engano...então, hoje levei 1 par de polias pra um cara fodovisk em torno e solda Mig ele dissse o mesmo que vc, 4 pontinhos e pronto...vou pegar 6a. feira e te conto. Abçs

Corvo
01/03/2011, 20:58
ola amigos eu coloquei a direção do omega fico muito bom adaptaçao acho ela melhor do que a do opala um abraço.

Corvo
01/03/2011, 20:59
ola amigos eu coloquei a direção do omega fico muito bom adaptaçao acho ela melhor do que a do opala um abraço.

OPC+JR
02/03/2011, 10:49
Fala Osmir, tudo certo? vc mandou pra mim em MP uma orientação lembra? vc havia vendido umas peças também, salvo engano...então, hoje levei 1 par de polias pra um cara fodovisk em torno e solda Mig ele dissse o mesmo que vc, 4 pontinhos e pronto...vou pegar 6a. feira e te conto. Abçs

Lembro sim Charles.

Pode ficar tranquilo que não vai ter problema não, o esquema é esse mesmo.

[]´s

jeep1982
08/03/2011, 22:17
Boa noite é a primeira vez que posto algo aqui,estou montando um jeep willys motor 4cc opala,direção hidraulica,pedaleira,e etc.alguem poderia por favor me mandar algumas fotos detalhadas de como fica a bomba da direção,possuo a base da direção hidraulica para soldar a caixa mas nao sei como colocar la.Então é isso que preciso de fotos detalhadas para q eu possa ver e fazer aqui no meu jeep.Desde ja agradeço e espero q alguem me de uma força.

Fernando Massad
08/03/2011, 22:22
Boa noite é a primeira vez que posto algo aqui,estou montando um jeep willys motor 4cc opala,direção hidraulica,pedaleira,e etc.alguem poderia por favor me mandar algumas fotos detalhadas de como fica a bomba da direção,possuo a base da direção hidraulica para soldar a caixa mas nao sei como colocar la.Então é isso que preciso de fotos detalhadas para q eu possa ver e fazer aqui no meu jeep.Desde ja agradeço e espero q alguem me de uma força.

Meu Jeep tem essa configuração, motor Opala 4 e DH.
Amanhã tiro fotos e coloco pra vc ter uma idéia:concordo:

Fernando Massad
10/03/2011, 18:01
Jeep1982,
seguem as fotos. Se precisar mais alguma, grita aí

Fernando Massad
10/03/2011, 18:05
Mais algumas

Fernando Massad
10/03/2011, 18:09
E as últimas

Fernando Massad
10/03/2011, 18:12
Jeeo1982,
estão aí as fotos, espero que te ajudem, mas se precisar de mais, com mais detalhes de alguma parte, ou alguma dúvida quanto à instalação, grita aí.

Abç:concordo:

Dic3
10/03/2011, 18:53
sabado de carnaval o bloco Unidos da Direcao Hidraulica baixou la em casa. Comecei sabado cedo e terminei no mesmo dia.

Coloquei a hidraulica do santana, eu ja tinha esse kit a 2 anos, fiz a troca dos reparos (a danada estava vazando) e montei. O suporte tive que desenvolver um usando as roscas que ja existem no bloco do meu 151s.
Testado e aprovado, arrisco a dizer até que perdeu um pouco da graca pois dirigir o jeep virou brincadeira, mas estou felizao com o resultado. Fazer manobras entao ficou baba.

Pelo fato da direcao ter ficado bem leve (inclusive mais leve do que quando instalada no proprio santana) arrisco dizer que o conjunto vai longe pois o esforco ta sendo tranquilo pra caixa.

Agora vou desmontar tudo de novo pra pintar os suportes.

Fernando Massad
10/03/2011, 19:59
sabado de carnaval o bloco Unidos da Direcao Hidraulica baixou la em casa. Comecei sabado cedo e terminei no mesmo dia.

Coloquei a hidraulica do santana, eu ja tinha esse kit a 2 anos, fiz a troca dos reparos (a danada estava vazando) e montei. O suporte tive que desenvolver um usando as roscas que ja existem no bloco do meu 151s.
Testado e aprovado, arrisco a dizer até que perdeu um pouco da graca pois dirigir o jeep virou brincadeira, mas estou felizao com o resultado. Fazer manobras entao ficou baba.

Pelo fato da direcao ter ficado bem leve (inclusive mais leve do que quando instalada no proprio santana) arrisco dizer que o conjunto vai longe pois o esforco ta sendo tranquilo pra caixa.

Agora vou desmontar tudo de novo pra pintar os suportes.

Dic3, vc falou tudo......a direção hidráulica no CJ fica tão leve que pode fazer vc perder muito a sensibilidade do terreno.
Então, com essa perda, tem que redobrar o cuidado pra não forçar o sistema. No caso de erosões, por exemplo, em que um pneu cai dentro de uma vala.
Se vc virar, o sistema vai obedecer e vai forçar alguma coisa, sobretudo o braço do munhão ou mesmo o setor, podendo ocorrer quebras.
Depois que vc acostuma, não tem coisa melhor num willys, porque a direção original é fod@.
Abç:concordo:

Willão64
15/03/2011, 01:45
Amigo do forum, bom dia.
Bem eu li este tópico quase todo, e tudo que consegui foi confundir ainda mais minha cabeça...
Eu tinha a idéia de por a caixa hidraulica do gol. Mas ai vi muitos falando que ela é fraca. Então optei pela do opala.
Mas ai, fui no mecanico que vai mexer pra mim, e ele me indicou a do gol. Disse que já instalou outras de gol que não tiveram problemas.
Bem minha idéia é a seguinte.
Tem como colocar a caixa do opala dentro do cofre do jeep?? Pro enquanto meu Jeep está original na altura, mas futuramente vai ter spoa e pneu 35.
Senão me engano, nosso amigo do forum, o lassis, instalou a caixa do opla dentro do cofre. Mas eu não entendi o que tem que modificar na caixa. Ou se ela vira invertido.
Se puderem me ajudar, conto com a ajuda de voces...

grande abraço a todos.

:concordo::concordo::concordo::concordo:

andretomasi
15/03/2011, 02:06
Eu "acho" que a do Gustavo (lassis), ficou pra dentro do cofre porque ele espichou o CJ dele, mas pra saber com certeza só fuçando lá no tópico do amarelão quando ele estava reformando.

Por experiência própria, aconselho a DH de Santana, usei por 9 anos no CJ e sempre funcionou que é uma maravilha, se for bem instalada não vaza e fica mais leve que no Santana mesmo.

[ ]'s

José Augusto
15/03/2011, 14:12
Se vai botar os 35" e for usar para trilha é melhor optar por uma caixa mais parruda, a do gol é só para jipe de passeio com pneu até 31".

Rodrigo Baratti
15/03/2011, 15:28
Amigo do forum, bom dia.
Bem eu li este tópico quase todo, e tudo que consegui foi confundir ainda mais minha cabeça...
Eu tinha a idéia de por a caixa hidraulica do gol. Mas ai vi muitos falando que ela é fraca. Então optei pela do opala.
Mas ai, fui no mecanico que vai mexer pra mim, e ele me indicou a do gol. Disse que já instalou outras de gol que não tiveram problemas.
Tem como colocar a caixa do opala dentro do cofre do jeep?? Pro enquanto meu Jeep está original na altura, mas futuramente vai ter spoa e pneu 35.
Senão me engano, nosso amigo do forum, o lassis, instalou a caixa do opla dentro do cofre. Mas eu não entendi o que tem que modificar na caixa. Ou se ela vira invertido.

grande abraço a todos.

Como já citaram a cx de santana não aguenta os 35", ela até vira e bem leve, mas deve quebrar no corpo rapidamente.

A cx da ZF que fica dentro do cofre é a do JPX (mosca branca) que é a mesma do Opala só que vira invertida e com isso o pitman fica ao contrario.

Coloca da S10 lá na frente (= Opala) que ela fica semi escondida atras do parachoque e o corte na grade é mais baixo, fica com um acabamento muito melhor que a do opala.

[]'s

jeep1982
15/03/2011, 23:23
Blz Massad valeu mesmo brother pelas fotos!!
Velho posso te mandar umas fotos,do q tenho aqui?
Da bomba,da caixa da direção,e mais algumas..
Fico no aguardo ,valeuuuuu...

Elison
15/03/2011, 23:40
Amigo do forum, bom dia.

grande abraço a todos.

Willão64,
Como já dito pelos colegas, a caixa do santana é fraca para pneus maiores que 31", a do opala e S-10 teriam que ficar pra fora. Para fazer um serviço bem bacana, com a caixa de direção por dentro, recomendo a caixa do Dodge / Galaxie, pois ela é bem forte e a direçao fica leve.

Thiago Rodeghel
18/03/2011, 20:46
Se vai botar os 35" e for usar para trilha é melhor optar por uma caixa mais parruda, a do gol é só para jipe de passeio com pneu até 31".

Afff olha quem apareceu tbm...:p:p:p

X2, usei a caixa do Santana, não deu muito certo comigo... estourava tudo os retentores...

[s]agora de S10

Marcelo Ciscato
23/03/2011, 16:42
Olá a todos,
Aproveitando o assunto DH; depois de ler o tópico todo, encontrei informações sobre a DH do Opala dentro do cofre, resumidamente, o que se fez foi inverter o pitman.
Minha pergunta é: já que a maioria acha a DH da S10 melhor, mas esta fica sempre pra fora do cofre, seria possivel colocar ela pra dentro e inverter o pitman como foi feito no caso da DH do Opala?...:pensativo:

José Augusto
23/03/2011, 17:16
Aeee Thiago, eu tô corujando...

Marcelo a questão não é tão simples, o eixo (onde vai o pitman) de cada caixa sempre gira para o mesmo lado, se originalmente ela gira no sentido horário e o pitman também originalmente estiver voltado para frente, quando vc virar o volante para a esquerda a ponta do pitman vai "empurrar" a barra que está ligada a frente do munhão e esta vai esterçar a roda para a esquerda. Se neste caso vc inverter o pitman, o que acontece?, quando vc virar o volante para a esquerda, o pitman voltado para tras vai "puxar" a barra presa na frente do munhão e dessa forma a roda vai esterçar para a direita.

Quando me informei sobre o assunto, o pessoal me dizia que tinha que inverter o sentido de giro desse eixo, e isto se fazia abrindo a caixa e mudando de posição uma peça interna, não cheguei a verificar a essa possibilidade.

Thiago Rodeghel
23/03/2011, 17:27
Aeee Thiago, eu tô corujando...

Marcelo a questão não é tão simples, o eixo (onde vai o pitman) de cada caixa sempre gira para o mesmo lado, se originalmente ela gira no sentido horário e o pitman também originalmente estiver voltado para frente, quando vc virar o volante para a esquerda a ponta do pitman vai "empurrar" a barra que está ligada a frente do munhão e esta vai esterçar a roda para a esquerda. Se neste caso vc inverter o pitman, o que acontece?, quando vc virar o volante para a esquerda, o pitman voltado para tras vai "puxar" a barra presa na frente do munhão e dessa forma a roda vai esterçar para a direita.

Quando me informei sobre o assunto, o pessoal me dizia que tinha que inverter o sentido de giro desse eixo, e isto se fazia abrindo a caixa e mudando de posição uma peça interna, não cheguei a verificar a essa possibilidade.

Corujando né...:razz: E aí novidades José??? Precisamos ir no Poli um dia por as ideias em dia!!!

Em minha opnião nem vale a pena inverter, pq os CJ7, originais, possuem a caixa lá na frente tbm, logo abaixo da travessa do radiador... Se vc colocar um guincho, a base vai cobrir a caixa, e nem vai aparecer...8-)

Visual limpo, lá na frente... Se vc não colocar guincho, ainda sim, vc não precisa cortar a grade dianteira igual o Opala;-)

[s]

Marcelo Ciscato
25/03/2011, 16:25
Ok, agora sim...então qdo se diz "inverter o pitman" não é apenas o braço, mas a rotação...Então acho que tenho que concordar com o Thiago...No meu caso já tenho um guincho instalado, então essa caixa da S10 poderia ficar "escondida" de baixo da base?

Thiago Rodeghel
28/03/2011, 21:00
Ok, agora sim...então qdo se diz "inverter o pitman" não é apenas o braço, mas a rotação...Então acho que tenho que concordar com o Thiago...No meu caso já tenho um guincho instalado, então essa caixa da S10 poderia ficar "escondida" de baixo da base?

Sim, pode sim...
No meu Jeep, acabou ficando... tive de subir um pouquinho a base, é claro, mas nada q afete a funcionabilidade e visual...

[s]

chinelao4x4
29/03/2011, 10:01
galera, estou pensando em trocar as ferraduras de meu jipe
porem, estou com rodas originais 5 furos, PERGUNTO ! :
QUAL O PNEU , MAIS ALTO E LARGO QUE SERVE NA RODA ORIGINAL, O 31 SERVE ?
ABRÇS

andretomasi
29/03/2011, 11:54
galera, estou pensando em trocar as ferraduras de meu jipe
porem, estou com rodas originais 5 furos, PERGUNTO ! :
QUAL O PNEU , MAIS ALTO E LARGO QUE SERVE NA RODA ORIGINAL, O 31 SERVE ?
ABRÇS
É a roda original? Aro 16?

215/80 R16
235/85 R16
265/70 R16

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=5948

[ ]'s

suv
29/03/2011, 15:32
olá amigos
então para por dir.hidr de s-10 não precisa cortar a frente do jipe?
abraços

Marcelo Godoy
29/03/2011, 15:47
olá amigos
abraços

Ótima pergunta!!

Abs!!

GBarros
31/03/2011, 16:55
olá amigos
abraços

Depende, se vc levantar a carroceria, não precisa cortar a grade não. Posto fotos depois!

vpaguiar
01/04/2011, 19:34
:evil::parede:
Depende, se vc levantar a carroceria, não precisa cortar a grade não. Posto fotos depois!

No meu CJ5 tenho DH, cx de galaxie com bomba de santana, rodo com pneus 33" como se fossem barriga de cobra, maciínho-maciínho!

Mas o lugar que instalaram ela ficou uma mer... da!:parede::parede:

no maiss 4 freios a disco, ig. eletr. 6cc, 3marchas, rodas mangels, toldo, BL acho que 3", RL AVM, protetores completos maceral, alternador bosch 100amp, bateria 70 amp, suspiros dos dif, cx marcha, t-case e motor elevados, etc, etc,etc.:palmas::concordo:

E ele tá lá roça só dando um rolezinho e uma pescadinha, mas em breve estará de volta para fazer o que sabe fazer de melhor...

ir pro mecanico!:parede::parede::evil::evil::evil:

Brincadeira! :odedo::odedo::odedo:

Banho de tinta, que é a unica coisa que falta, só falta a grana!:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

nado93
06/04/2011, 20:13
ola,estou reformando meu jeep e gostaria de colocar direção hidráulica nele
que setor que devo usar?e quais sao as peças necessarias
valeu

Fernando Massad
06/04/2011, 20:15
Dá uma olhada aqui

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8

Mazaropi-RJ
06/04/2011, 20:18
Fala nado, eu achei tudo o que precisava aqui...
ficou show de buela...
abração e boa sorte na empreitada
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8

xicoffck
06/04/2011, 21:17
fala amigo, vi que se cadastrou hj no forum, portanto como és novo la vai uma colher de chá...

mas sugiro que use a busca sempre antes de criar novos topicos!:concordo::concordo:
Direção Hidraulica em CJ-5 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8) o melhor;)
Instalação de direção hidraulica em JEEP 1975 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1276)
direcao hidraulica no jeep (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=83375) Problemas que o cara encontrou na instalação de direção hidraulica de S-10 no jeep
Direção Hidraulica no Willys (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=44604).
Direção hidraulica do Landau (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=24232)- essa aqui é só para ter uma ideia sobre a do landau!

Abraços e boa sorte na empreitada!