Ver Versão Completa : CJ-5 : GNV OU AP.? QUAL SERIA MAIS APROVEITAVEL
alex_bmx
29/03/2005, 14:36
:idea:
OI PESSOAL TENHO UM CJ-5 4.1 6CC E SURGE UMA DUVIDA CRUEL
QUAL SERIA MAIS INDICADO COLOCAR UM CILINDRO DE GNV
OU ADPTAR UM MOTOR AP.? LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO
POTENCIA E CUSTO BENEFICIO DE AMBOS...???
OBRIGADO
alex_bmx
29/03/2005, 14:39
:idea:
OI PESSOAL TENHO UM CJ-5 4.1 6CC E SURGE UMA DUVIDA CRUEL
QUAL SERIA MAIS INDICADO COLOCAR UM CILINDRO DE GNV
OU ADPTAR UM MOTOR AP.? LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO
POTENCIA E CUSTO BENEFICIO DE AMBOS...???
OBRIGADO :oops:
Depende...
Que uso vc fará desse Jeep ? Cidade? Estrada ? Trilha ?
Quantos Km/mês vc roda em média ? (acho que essa é a + importante)
Os lugares que frequenta tem disponibilidade de GNV ?
Não tem problema de ocupar a parte traseira do Jeep com o cilindro ?
alex_bmx
29/03/2005, 15:12
eu uso o jeep todos os dias uns 20km por dia nos fins de semana um pouco mais e faço trilhas mais ou menos uma vez por mês...!!!
e tb preciso do bando de traz...!!!
para colocar o cilindro de gnv precisa levantar bem o banco trazeiro
que fica bem esquesitinho...!!!
obrigado raYbelo
Eduardo Chaves
29/03/2005, 17:05
Alex,
O meu CJ tem um cilindro de 15m3, estou sem o banco traseiro, meu motor é o BF161 6cc, na estrada a autonomia é 120km e na cidade 60km...
Pode ser instalado 2 cilindros de 7,5 m3 e o banco sobre eles... :wink:
[]'s...
marcelo nunes
29/03/2005, 21:22
O tipo de trilha que vc faz impede a colocação de cilindro sob o assoalho do carro?
Uma coisa não impede a outra. Porque não AP + GNV?
alex_bmx
30/03/2005, 10:30
EDUARDO , :D
ENTÃO...!!! VC NÃO ACHA QUE FICA MUITO FRACO COM GNV...??
FICA ECONOMICO DE VERDADE...?? :?:
QUANTO ELE FAZ NA GASOLINA E NO GÁS....??? :roll:
MARCELO,
O PROBLEMA É O $$$ :?
EU ESTOU COM UM MOTOR 4.1 6CC PRA COLOCAR O GÁS EU VOU GASTAR UNS 2.700,00MANGOS POR AI
PARA COLOCAR AP MAIS OU MENOS NESSA FAIXA TB MAS AI QUE TÁ
O AP É INJETADO E DE MAIS FACIL MANUTENÇÃO
MAS TB FICA FRACO E EU NÃO SEI SE VAI FICAR ECONOMICO :!: :?:
AGORA COLOCAR OS 2 :idea: FICA MOOOOOOOOOOOOOITO PESADO PRA MIM :D
E MESMO QUE EU ACHO QUE NÃO COMPENSA FAZER OS DOIS
MESMO POR QUE TEREI QUE COMPRAR O MOTOR AP MAIS O CILINDRO
AI JÁ VAI UNS 5MANGOS TALVEZ... :?:
AH ! NÃO FAÇO TRILHAS FREQUENTEMENTE MAS QUANDO FAÇO :twisted:
SÃO MEIO :evil:
MELHOR O CILINDRO EM CIMA :P
OBRIGADO
EDUARDO E MARCELO
ALEX BEZERRA
Eduardo Chaves
30/03/2005, 13:52
Alex,
Pra rodar no asfalto, no gás anda legal, mas na trilha o mais certo é na gasolina mesmo... :wink:
Fazendo um parâmetro com a gasolina, ficaria mais ou menos assim, na gasolina ele faz uns 5 km/l, à gás na cidade seria uns 10km/l e na estrada uns 20 km/l, e antes que chamem a atenção, hehehe, é por litro mesmo, pois pra rodar 60 km na cidade com gás, abasteço R$ 13,00, que dá uns 6 litros de gasolina que daria pra rodar 30km... :roll:
Num sei se expliquei ou compliquei mais... :twisted:
[]'s...
Consumo do veículo com gasolina: 6 km/l
Média de quilômetros rodados por dia: 20 Km
Valor (aproximado) da instalação do kit gás: R$ 3.000,00
Gasolina GNV ECONOMIA com GNV
Preço médio R$ 2,20/l R$ 1,04/m3 R$ 1,16
Gasto por dia R$ 7,33 R$ 2,77 R$ 4,56
Gasto por mês R$ 220,00 R$ 83,20 R$ 136,80
Ou seja, vc vai levar cerca de 20 meses para ter retorno
Sem esquecer que:
1)A instalação do GNV vc paga no ato, a gasolina é aos poucos (quase 2 anos)
2) O carro fica + fraco no GNV (no 6cil acho que é pouca diferença)
3) Vc vai perder espaço (nem pense em colocar debaixo do carro de trilha que vai travar em tudo e ficar uma B%¨$)
4) Vc vai acabar rodando um pouco na gasolina tbém, pq não é em todo lugar que tem GNV então este prazo aumenta + um pouco
Resumo:
Em minha modesta opinião, se seu motor está Ok, fique com ele como está.
GNV só para quem roda uns 100Km/dia
É o mesmo caso do Diesel.
Tem gente que gasta 10k para transformar a pick up a diesel, paga 6K de seguro e acha que tá economisando. Pode até estar, mas nem sempre
Em 98 tive uma Ranger V6 0Km. Na época a Diesel custava exatos 10.500 a mais que a gasolina. juntando o valor do seguro, calculei que teria que rodar cerca de 130.000 km para fazer economia no diesel.
Vendi ela com 75.000km e tive um carro + silencioso, MUITO mais potente, sem fumaça, fedô, trepidação...
É lógico que cada x que ia abastecer era aquela paulada, mas se tivesse pego os 10.500 da diferença + a diferença do seguro e colocado em uma poupança, tava abastecendo meu carro atual com a grana que sobrou
Ou seja.
Faça as contas. Se char que compensa... vai fundo ! :D :D
alex_bmx
30/03/2005, 17:00
valeu :lol:
então vc´s me aconselham a colocar um ap.? :idea:
alguém tem um jeep com ap. :?:
o jeep fica de fato um pouco mais fraco mais será que é tanto assim
como o gnv :?:
e nas triilhas eu sei que vou ficar um pouco pra traz mas
samurai é 1.3 e dá trabalho pros valentes cj-5 :roll:
por que meu problema é o consumo mesmo gente
qualquer voltinha que dá com um 6cc é 20 mangos pra gaveta :mrgreen:
obrigado por enguanto
alex_bmx
30/03/2005, 17:05
valeu :lol:
então vc´s me aconselham a colocar um ap.? :idea:
alguém tem um jeep com ap. :?:
o jeep fica de fato um pouco mais fraco mais será que é tanto assim
como o gnv :?:
e nas triilhas eu sei que vou ficar um pouco pra traz mas
samurai é 1.3 e dá trabalho pros valentes cj-5 :roll:
por que meu problema é o consumo mesmo gente
qualquer voltinha que dá com um 6cc é 20 mangos pra gaveta :mrgreen:
obrigado por enguantoafinal rey belo e eduardo
se vc´s tivessem um cj-5 e estivessem sem grana pra colocar um super
motor v8 diesel..!!!!
e tivesse um 4.1 6cc fumando um pouco (meu mecanico disse que nem
vale a pena abrir pra fazer só isso) mas...um dia a casa cai :evil:
então o mais recomendavel seria o motor ap mesmop né...???
o ap faz uns 7km/l alguém sabe :?: :?: :?:
abraço :arrow:
Eu continuo com o meu 6 cil. Willys 3000 140 cv
Como rodo muito pouco (é carro só para trilhas e passeios de fim de semana) nem que a GNV fizesse 50 KM m³ não compensava :D
Para ter uma idéia, eu rodo uns 2.000 a 3.000 Km/ano
O Chapolim, faz 5,5 Km/l na cidade = R$ 0,40/Km
Se um Ap fizer 7 Km/l na cidade = R$ 0,31/Km
Se a adaptação custar R$ 2.500,00 (eu acho que acaba gastando +$$$)
Vai precisar de 28.000Km para recuperar o investimento
Se a média rodada é 20 Km/dia serão 1.400 dias ou 46 meses
Agora se nas suas contas, estas opções realmente significarão economia $$$ eu sou mais o GNV do que o AP.
AP é bom, mas qto mais adaptações, mais chance de dar problema, e mais dinheiro se gasta. O GNV pelo menos já é algo simples e corriqueiro.
No meu caso, só troco o motor por um 4.1 MPFI da silverado. :mrgreen: :mrgreen:
Agora para quem roda todo dia é outra história...
faça as contas e seja feliz :D :D :D
Beto Lacerda
30/03/2005, 18:03
Cara no seu lugar eu não faria nada , mas se é pra fazer algo coloca gnv , ai qdo seu motor abrir o bico vc gasta 2pilas e compra um 4.1 da silverado e ja tem o kit gnv ...
[]'s
ps.: AP em jeep eca :twisted:
alex_bmx
31/03/2005, 12:11
:D :) :( :o :shock: :? 8) :lol: :x :P :oops: :cry: :evil: :twisted: :roll: :wink: :!: :?: :idea: :arrow: :| :mrgreen:
valew galera...!!!
mas pensem comigo
quando o meu 6cc 4.1 abrir o caneco (coisa que vai demorar) eu já vou ter gastado muita grana de combustivel...!!!
e quando abrir o bico ele não vai valer mais nada$$$
e se eu botar o da silverado que não é 2milzinho ainda mais a gnv
vai gastar no maximo uns 6km/l
o que acham,...?????????
valew...
Eduardo Chaves
31/03/2005, 14:02
Alex,
Eu instalaria o GNV agora e quaando o motor miar, põe um da Silverado...
Ou faz os dois ao mesmo tempo, vai do bolso... 8)
Essa economia que achas que terás com um AP é só imaginação...
[]'s...
alex_bmx
31/03/2005, 14:42
mas se o ap faz... :wink: 7km/l ..
o meu motorzinho :twisted: faz 3,5km/l :evil:
vc sabe me dizer quanto um motor 4.1 mpfi silverado faz.... :?: :?: :?: :?:
valew mais uma vez :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Não esqueça que vc vai ter que mexer nos eixos e talvez no cambio também, pra substituir o GM4.1 pelo AP2000. :?
Eu partiria logo pro 4.1 mpfi e um cambio 5m com relação 11x47. Fica bom pra andar no asfalto e não tem problemas com trilhas leves e médias. :wink:
A propósito, seu 4.1 é alcool, ou a gasolina?
[]´s
alex_bmx
31/03/2005, 15:36
FUGGER
O MEU É 4.1 6CC, 3E COM CAMBIO CLARK 4 MARCHAS
É A GASOLINA MAS O MEU "CARBURISTA" :mrgreen: FEZ UMA GAMBI E ESTÁ RODANDO A ALCOOL......!!!!!!!!! :roll:
:mrgreen:
E a relação do diferencial e pneus?
[]´s
alex_bmx
01/04/2005, 09:14
fugger ,
estou com 7.50x16 argentinos
a relação eu não sei te dizer :idea:
mas sei que ela é bem curtinha :wink:
não passa dos 80km h sem forçar :roll:
e nas subidas ninguem segura a criança :twisted:
Edintruder
02/04/2005, 15:19
Meu!
Não pensa muito não! Coloca o gnv e nas trilhas se faltar força é andar na gasol mesmo. Com o Ap nas trilhas vais sentir a falta do torque, fazendo andar em 1a onde andas em 2a hoje.
Tem um detalhe com o GNV que todo mundo se esquece de comentar:
Anualmente deve ser feito uma vistoria, esta vistoria custa R$ 80,00 e os caras são bem rigorosos, logo se seu jipe não estiver com a suspensão, freios, direção e outras coisas 100% ok, eles nao liberam o selo de autorização.
Logo, pense bem, geralmente quando vc coloca o kit vc já teve que fazer aquela reforma do jeep e ai tudo bem, mas depois , todo ano vc vai ter que passar por esta vistoria$$$, que não deixa de ser um saco. e qualquer probleminha vc vai ter que arrumar em 20 dias ou pagará a taxa novamente.
A vantagem é que seu jeep com certeza vai estar sempre em ordem.. o que é muito bom.
abraços,
GPA-Airborne
14/04/2005, 08:50
E sobre o cilindro, não é interessante colocá-lo sob os bancos dianteiros?
Remove a caixa de ferrugem... ou mehor, de ferramentas, e joga o tanque sob o banco do passageiro.
Aí caberia um cilindro maior, e o peso ficaria melhor distribuído....
Pelo menos é assim que eu pretendo fazer no meu CJ6....
IMHO, ficaria com a combinação 4.1 MPFI + GNV!
Vinicius Bucco Rossot
16/04/2005, 20:13
[quote=alex_bmx]
alguém tem um jeep com ap. :?:
o ap faz uns 7km/l alguém sabe :?: :?: :?:
abraço :arrow:
No meu CJ, o AP2000 à álcool faz na cidade 4,8 à 5,0 km/l, uso cambio clarck 4 marchas, diferencial 9x44 e pneus frontiera 31".
Lembre-se que a diferença de torque entre um AP e um 4.1 é bastante grande.
Isto já foi muito discutido aqui no fórum, use a pesquisa para encontrar algo a mais (AP x 4.1 , consumo, potência, etc...).
Abraços!
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