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  • #1
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    CJ-5 : GNV OU AP.? QUAL SERIA MAIS APROVEITAVEL






    OI PESSOAL TENHO UM CJ-5 4.1 6CC E SURGE UMA DUVIDA CRUEL

    QUAL SERIA MAIS INDICADO COLOCAR UM CILINDRO DE GNV

    OU ADPTAR UM MOTOR AP.? LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO

    POTENCIA E CUSTO BENEFICIO DE AMBOS...???

    OBRIGADO
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos CJ-5 : GNV OU AP.? QUAL SERIA MAIS APROVEITAVEL-jeep_108.jpg  

  • #2
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    Citação Postado originalmente por alex_bmx


    OI PESSOAL TENHO UM CJ-5 4.1 6CC E SURGE UMA DUVIDA CRUEL

    QUAL SERIA MAIS INDICADO COLOCAR UM CILINDRO DE GNV

    OU ADPTAR UM MOTOR AP.? LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO

    POTENCIA E CUSTO BENEFICIO DE AMBOS...???

    OBRIGADO

  • #3

    Depende

    Depende...

    Que uso vc fará desse Jeep ? Cidade? Estrada ? Trilha ?
    Quantos Km/mês vc roda em média ? (acho que essa é a + importante)
    Os lugares que frequenta tem disponibilidade de GNV ?
    Não tem problema de ocupar a parte traseira do Jeep com o cilindro ?
    Marcelo Belo - SP
    JEEP - CJ-5 1966 (Chapolim) | JEEP WK Grand Cherokee 5.7 Overland (Fúria)

  • #4
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    eu uso o jeep todos os dias uns 20km por dia nos fins de semana um pouco mais e faço trilhas mais ou menos uma vez por mês...!!!
    e tb preciso do bando de traz...!!!
    para colocar o cilindro de gnv precisa levantar bem o banco trazeiro
    que fica bem esquesitinho...!!!

    obrigado raYbelo

  • #5
    Alex,

    O meu CJ tem um cilindro de 15m3, estou sem o banco traseiro, meu motor é o BF161 6cc, na estrada a autonomia é 120km e na cidade 60km...

    Pode ser instalado 2 cilindros de 7,5 m3 e o banco sobre eles...

    []'s...
    Eduardo Chaves Tucunduva

  • #6
    Usuário Avatar de marcelo nunes
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    O tipo de trilha que vc faz impede a colocação de cilindro sob o assoalho do carro?
    Uma coisa não impede a outra. Porque não AP + GNV?

  • #7
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    EDUARDO ,

    ENTÃO...!!! VC NÃO ACHA QUE FICA MUITO FRACO COM GNV...??

    FICA ECONOMICO DE VERDADE...??

    QUANTO ELE FAZ NA GASOLINA E NO GÁS....???

    MARCELO,

    O PROBLEMA É O $$$

    EU ESTOU COM UM MOTOR 4.1 6CC PRA COLOCAR O GÁS EU VOU GASTAR UNS 2.700,00MANGOS POR AI
    PARA COLOCAR AP MAIS OU MENOS NESSA FAIXA TB MAS AI QUE TÁ
    O AP É INJETADO E DE MAIS FACIL MANUTENÇÃO
    MAS TB FICA FRACO E EU NÃO SEI SE VAI FICAR ECONOMICO
    AGORA COLOCAR OS 2 FICA MOOOOOOOOOOOOOITO PESADO PRA MIM
    E MESMO QUE EU ACHO QUE NÃO COMPENSA FAZER OS DOIS
    MESMO POR QUE TEREI QUE COMPRAR O MOTOR AP MAIS O CILINDRO
    AI JÁ VAI UNS 5MANGOS TALVEZ...

    AH ! NÃO FAÇO TRILHAS FREQUENTEMENTE MAS QUANDO FAÇO
    SÃO MEIO
    MELHOR O CILINDRO EM CIMA :P

    OBRIGADO
    EDUARDO E MARCELO

    ALEX BEZERRA

  • #8
    Alex,

    Pra rodar no asfalto, no gás anda legal, mas na trilha o mais certo é na gasolina mesmo...

    Fazendo um parâmetro com a gasolina, ficaria mais ou menos assim, na gasolina ele faz uns 5 km/l, à gás na cidade seria uns 10km/l e na estrada uns 20 km/l, e antes que chamem a atenção, hehehe, é por litro mesmo, pois pra rodar 60 km na cidade com gás, abasteço R$ 13,00, que dá uns 6 litros de gasolina que daria pra rodar 30km...

    Num sei se expliquei ou compliquei mais...

    []'s...
    Eduardo Chaves Tucunduva

  • #9

    Contá basica

    Consumo do veículo com gasolina: 6 km/l
    Média de quilômetros rodados por dia: 20 Km
    Valor (aproximado) da instalação do kit gás: R$ 3.000,00
    Gasolina GNV ECONOMIA com GNV

    Preço médio R$ 2,20/l R$ 1,04/m3 R$ 1,16

    Gasto por dia R$ 7,33 R$ 2,77 R$ 4,56

    Gasto por mês R$ 220,00 R$ 83,20 R$ 136,80

    Ou seja, vc vai levar cerca de 20 meses para ter retorno
    Sem esquecer que:
    1)A instalação do GNV vc paga no ato, a gasolina é aos poucos (quase 2 anos)
    2) O carro fica + fraco no GNV (no 6cil acho que é pouca diferença)
    3) Vc vai perder espaço (nem pense em colocar debaixo do carro de trilha que vai travar em tudo e ficar uma B%¨$)
    4) Vc vai acabar rodando um pouco na gasolina tbém, pq não é em todo lugar que tem GNV então este prazo aumenta + um pouco

    Resumo:
    Em minha modesta opinião, se seu motor está Ok, fique com ele como está.
    GNV só para quem roda uns 100Km/dia

    É o mesmo caso do Diesel.
    Tem gente que gasta 10k para transformar a pick up a diesel, paga 6K de seguro e acha que tá economisando. Pode até estar, mas nem sempre

    Em 98 tive uma Ranger V6 0Km. Na época a Diesel custava exatos 10.500 a mais que a gasolina. juntando o valor do seguro, calculei que teria que rodar cerca de 130.000 km para fazer economia no diesel.
    Vendi ela com 75.000km e tive um carro + silencioso, MUITO mais potente, sem fumaça, fedô, trepidação...
    É lógico que cada x que ia abastecer era aquela paulada, mas se tivesse pego os 10.500 da diferença + a diferença do seguro e colocado em uma poupança, tava abastecendo meu carro atual com a grana que sobrou

    Ou seja.
    Faça as contas. Se char que compensa... vai fundo !
    Marcelo Belo - SP
    JEEP - CJ-5 1966 (Chapolim) | JEEP WK Grand Cherokee 5.7 Overland (Fúria)

  • #10
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    valeu

    então vc´s me aconselham a colocar um ap.?

    alguém tem um jeep com ap.

    o jeep fica de fato um pouco mais fraco mais será que é tanto assim

    como o gnv

    e nas triilhas eu sei que vou ficar um pouco pra traz mas

    samurai é 1.3 e dá trabalho pros valentes cj-5

    por que meu problema é o consumo mesmo gente

    qualquer voltinha que dá com um 6cc é 20 mangos pra gaveta

    obrigado por enguanto

  • #11
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    Citação Postado originalmente por alex_bmx
    valeu

    então vc´s me aconselham a colocar um ap.?

    alguém tem um jeep com ap.

    o jeep fica de fato um pouco mais fraco mais será que é tanto assim

    como o gnv

    e nas triilhas eu sei que vou ficar um pouco pra traz mas

    samurai é 1.3 e dá trabalho pros valentes cj-5

    por que meu problema é o consumo mesmo gente

    qualquer voltinha que dá com um 6cc é 20 mangos pra gaveta

    obrigado por enguanto
    afinal rey belo e eduardo

    se vc´s tivessem um cj-5 e estivessem sem grana pra colocar um super

    motor v8 diesel..!!!!

    e tivesse um 4.1 6cc fumando um pouco (meu mecanico disse que nem

    vale a pena abrir pra fazer só isso) mas...um dia a casa cai

    então o mais recomendavel seria o motor ap mesmop né...???

    o ap faz uns 7km/l alguém sabe

    abraço

  • #12
    Eu continuo com o meu 6 cil. Willys 3000 140 cv

    Como rodo muito pouco (é carro só para trilhas e passeios de fim de semana) nem que a GNV fizesse 50 KM m³ não compensava
    Para ter uma idéia, eu rodo uns 2.000 a 3.000 Km/ano

    O Chapolim, faz 5,5 Km/l na cidade = R$ 0,40/Km
    Se um Ap fizer 7 Km/l na cidade = R$ 0,31/Km
    Se a adaptação custar R$ 2.500,00 (eu acho que acaba gastando +$$$)
    Vai precisar de 28.000Km para recuperar o investimento
    Se a média rodada é 20 Km/dia serão 1.400 dias ou 46 meses

    Agora se nas suas contas, estas opções realmente significarão economia $$$ eu sou mais o GNV do que o AP.
    AP é bom, mas qto mais adaptações, mais chance de dar problema, e mais dinheiro se gasta. O GNV pelo menos já é algo simples e corriqueiro.

    No meu caso, só troco o motor por um 4.1 MPFI da silverado.

    Agora para quem roda todo dia é outra história...
    faça as contas e seja feliz
    Marcelo Belo - SP
    JEEP - CJ-5 1966 (Chapolim) | JEEP WK Grand Cherokee 5.7 Overland (Fúria)

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