PDA

Ver Versão Completa : Retentor do vira-brequim.

Anthoniusnikos
17/09/2010, 00:21
Percebí um pequeno umedecimento de óleo do motor saindo pelo retentor do vira-brequim, atrás da polia.
É possível trocar esse retentor sem abrir o motor ? Ou deixar assim até a próxima retífica ? :pensativo:
Motor 2.5L-Ranger 2000-CD-4WD.

Anthon

SAPO-BOMBA
17/09/2010, 11:49
É o retentor do volante ou da polia ( frente ) ?

PS: No caso do Maxion, acho que tem que desmontar aquela carcaça frontal do motor, creio eu. Se for o retentor do volante, basta descer a transmissão.

LeoLeone
17/09/2010, 18:20
Percebí um pequeno umedecimento de óleo do motor saindo pelo retentor do vira-brequim, atrás da polia.
É possível trocar esse retentor sem abrir o motor ? Ou deixar assim até a próxima retífica ? :pensativo:

Anthon

Olá Anthonius
Quando eu troquei a correia dentada da minha, junto com o kit de rolamento, esticador e polia dentada do vira-brequim veio um anel oringue que entra antes da polia dentada. Não sei te informar se esse oringue auxilia na retenção de óleo, mas não vejo outra finalidade para ele estar ali.
Muito boa sorte

Anthoniusnikos
17/09/2010, 21:32
É a da árvore de manivelas. Não troquei esse anel quando troquei a dentada. Mas se é que me lembro existe um retentor nesse eixo. E é por trás da polia mas por fora da tampa de distribuição que está aparecendo um pouco de óleo.

Anthon

Fernando Massad
17/09/2010, 21:42

Anthon

A resposta direta para sua perguntá é: NÃO vc não terá que abrir o motor para trocar esse retentor, assim como não teve que abri-lo para trocar a correia dentada. Vai ter que desmontar as peças móveis na frente do motor (polias e correias) e provavelmente terá que retirar o radiador. O procedimento é o mesmo da troca da correia dentada, com uma diferença: terá que retirar a polia que roda a correia dentada (polia dentada), porque o retentor está atrás dela.
Quando vc troca só a correia essa engrenagem não tem que ser retirada.
Cuidado com a posição pra não tirar do ponto. Se não sabe fazer, mande para quem entende, porque o descuido pode custar caro.
Abç:concordo:

Anthoniusnikos
17/09/2010, 21:54
Já fiz isso Fernando, só não tinha reparado da possibilidade de trocar esse retentor, senão teria aproveitado e feito.
Então, esse retentor sai fácil pela frente ?
Se não vazar muito, vou deixar para trocar na próxima troca da correia dentada.

Anthon

TylerNTL
18/09/2010, 08:08

Anthon

Como vc descobriu o vazamento neste lugar?
Os vazamento da caixa de distribuição são drenados direto para o cárter, certo?

Fernando Massad
18/09/2010, 08:42
Já fiz isso Fernando, só não tinha reparado da possibilidade de trocar esse retentor, senão teria aproveitado e feito.
Então, esse retentor sai fácil pela frente ?
Se não vazar muito, vou deixar para trocar na próxima troca da correia dentada.

Anthon

Anthon,
você pode adiar a troca, sem problema, a não ser a sujeira mesmo.
Vê se esse material te ajuda, vai lá ná página cinquenta e pouco:

http://www.mwm.com.br/files/manual/8.pdf

Sei que seu motor não é esse, porém é só pra ter uma noção.
ASbç.

Anthoniusnikos
18/09/2010, 09:56
Como vc descobriu o vazamento neste lugar?
Os vazamento da caixa de distribuição são drenados direto para o cárter, certo?

Thelmo, mas se o vazamento é pelo retentor, o óleo vai sair mesmo. Neste fim de semana vou entrar debaixo da viatura e conferir direito. De repente, pode estar escorrendo da turbina.
Talvez, o perigo maior seja o óleo melar toda a correia dentada, certo ?

Citação:

Anthon

Anthoniusnikos
18/09/2010, 10:02
Postado originalmente por Fernando Massad,
Anthon,
você pode adiar a troca, sem problema, a não ser a sujeira mesmo.
Vê se esse material te ajuda, vai lá ná página cinquenta e pouco:

http://www.mwm.com.br/files/manual/8.pdf

Sei que seu motor não é esse, porém é só pra ter uma noção.
ASbç.

Obrigado pela dica Fernando. Só de saber que dá para trocar por fora do motor já fico tranquilo.
Como você havia dito, antes do retentor existe um anel de borracha, também. Isso está bem explicado na pg. 55 desse manual que você postou (a respeito da remoção da engrenagem do eixo da árvore de manivelas).
Se o vazamento seja por ali, e não aumentar, vai fica para a próxima troca da correia dentada, mesmo.

Abração

Anthon