PDA

Ver Versão Completa : Radiador sw4

TINO
09/09/2010, 08:35
...preciso trocar o radiador, pois sengundo constatado pela oficina, esta com varias canaletas entupidas. Encontrei um novo da marca Visconde (não original) e um usado original. To em duvida qual instalar...

righi
09/09/2010, 10:28
Tino, a Visconde é super conceituada aqui em sampa, me passa o codigo desse que acho que vou procurar pra minha 97 que o radiador é menor, comprar usado é meio complicado.

Engels Kbça
09/09/2010, 11:03
...preciso trocar o radiador, pois sengundo constatado pela oficina, esta com varias canaletas entupidas. Encontrei um novo da marca Visconde (não original) e um usado original. To em duvida qual instalar...

Canaleta intupida não requer troca, basta mandar "varetar" o radiador, mas se existe recomendação para troca, a Visconde é fornecedor para linha de montagem, pode instalar sem problema, desde que o radiador seja indicado para SW4.

Abs.

TINO
09/09/2010, 17:35
Engels,

.. tentamos varetar, mas algumas canaletas estavam completamente entupidas...

... o radiador é de aluminio.. o da Visconde é de cobre... algum problema nisso???

righi
09/09/2010, 17:54
ele é de cobre na armação em cima e em baixo , as aletas são de metal no da Visconde, manda a especificação dele Tino, queria dar uma olhada no catálogo.

rub
10/09/2010, 06:15
Tino, na SW4 sairam dois tipos de radiadores um que é bem fino e outro com capacidade maior de agua.
Cuidado na hora de comprar. Procure o radiador maior para evitar superaquecimento futuro e danos no cabeçote da sua SW4. Abs, Rubens

fgibin
10/09/2010, 21:55
Aproveitando o tópico.
Já li bastante em outros tópicos sobre o aquecimento e a trinca dos cabeçotes do 1KZT, mas não consegui encontrar nada sobre a possibilidade de diferenciar os radiadores menores dos maiores atualizados. Alguem sabe dizer se existe um código estampado nas peças ou uma característica evidente que permita diferenciar os dois tipos?
Obrigado a todos!!

Um abraço

luz
11/09/2010, 01:01
Pode comprar a marca VISCONDE sem medo e aproveita para compra também o aditivo do radiador da mesma marca que é excelente.Já uso a 2 anos e é só alegria.
Um abraço Luiz.

righi
11/09/2010, 11:49
sou mais um do bando das kzt com cabeçote trincado, minha sw4 ferveu e o cabeçote tá pra fazer o teste, mas tenho quase certeza que foi trinca. Tem um cara em santana que faz um radiador muito grande pra hilux por 700, o da visconde se vai pagar acho que milão na loja Revera no centro de sp.Ele viu que o meu tá quase entupido. O que rola não é o simples fato do radiador menor ser menor, o que rola acho que é que ele entope mais fácil em carros com mais de 10 anos, pelas colméias serem mais próximas. Vou tentar desentupir, se não der vou comprar tbém.

dpab
11/09/2010, 14:34
Os cabeçotes trincam porque os motores fervem, os motores fervem porque os radiadores entopem e os radiadores entopem por FALTA DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA !!!
Meus caros, me perdoem a dureza da assertiva, mas é justamente isso que acontece...
O líquido do arrefecimento deve ser composto de água destilada (60%) + Aditivo à base de etileno glicol (40%) e SUBSTITUÍDO a cada 40.000 Km ou 02 (dois) anos !!! E, ainda, no momento da substituição do líquido, devemos retirar, limpar e inspecionar o estado das mangueiras, se não estão ressecadas ou deformadas, caso em que deverão ser substituídas também.
Se esse procedimento for rigorosamente observado e executado (e isso vale para qualquer motor), torna-se impossível a formação do ciclo pernicioso inicialmente citado, ou seja, os radiadores não entopem, os motores não fervem (pelo menos não por esse motivo) e os cabeçotes não trincam !!! É por isso que o HISTÓRICO DE MANUTENÇÃO é tão importante na escolha de um veículo usado, notadamente das nossas maravilhosas máquinas TOYOTA, com o espetacular motor 1KZ-T.
A fama mundial da Toyota, de ser um veículo "inquebrável", faz algumas pessoas pensarem que não precisam fazer nem mesmo a manutenção preventiva, por desleixo ou por ilusória economia. É lamentável...
Desculpem o desabafo. Um abraço em todos, Delfim.

guilhermeabreu
11/09/2010, 15:52
os cabeçotes trincam porque os motores fervem, os motores fervem porque os radiadores entopem e os radiadores entopem por falta de manutenção preventiva !!!
Meus caros, me perdoem a dureza da assertiva, mas é justamente isso que acontece...
O líquido do arrefecimento deve ser composto de água destilada (60%) + aditivo à base de etileno glicol (40%) e substituído a cada 40.000 km ou 02 (dois) anos !!! E, ainda, no momento da substituição do líquido, devemos retirar, limpar e inspecionar o estado das mangueiras, se não estão ressecadas ou deformadas, caso em que deverão ser substituídas também.
Se esse procedimento for rigorosamente observado e executado (e isso vale para qualquer motor), torna-se impossível a formação do ciclo pernicioso inicialmente citado, ou seja, os radiadores não entopem, os motores não fervem (pelo menos não por esse motivo) e os cabeçotes não trincam !!! é por isso que o histórico de manutenção é tão importante na escolha de um veículo usado, notadamente das nossas maravilhosas máquinas toyota, com o espetacular motor 1kz-t.
A fama mundial da toyota, de ser um veículo "inquebrável", faz algumas pessoas pensarem que não precisam fazer nem mesmo a manutenção preventiva, por desleixo ou por ilusória economia. é lamentável...
Desculpem o desabafo. Um abraço em todos, delfim.

DPAD

X2

É a pura e dura realidade .

rub
11/09/2010, 21:37
Eu concordo e confimo o que meu amigo Delfim menciona. Gostaria de apenas adicionar a importancia da válvula termostática também.
É um item relativamente barato e que por falta de manutenção também causa aquecimento do motor e danos ao cabeçote.
Para quem for troca-la ou mesmo verificar, não esqueça que ela tem posição para montagem.
Abs,
Rubens

marlucio neiva
11/09/2010, 23:18
Os cabeçotes trincam porque os motores fervem, os motores fervem porque os radiadores entopem e os radiadores entopem por FALTA DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA !!!
O líquido do arrefecimento deve ser composto de água destilada (60%) + Aditivo à base de etileno glicol (40%) e SUBSTITUÍDO a cada 40.000 Km ou 02 (dois) anos !!! E, ainda, no momento da substituição do líquido, devemos retirar, limpar e inspecionar o estado das mangueiras, se não estão ressecadas ou deformadas, caso em que deverão ser substituídas também.
Se esse procedimento for rigorosamente observado e executado (e isso vale para qualquer motor), torna-se impossível a formação do ciclo pernicioso inicialmente citado, ou seja, os radiadores não entopem, os motores não fervem (pelo menos não por esse motivo) e os cabeçotes não trincam !!! É por isso que o HISTÓRICO DE MANUTENÇÃO é tão importante na escolha de um veículo usado, notadamente das nossas maravilhosas máquinas TOYOTA, com o espetacular motor 1KZ-T.
A fama mundial da Toyota, de ser um veículo "inquebrável", faz algumas pessoas pensarem que não precisam fazer nem mesmo a manutenção preventiva, por desleixo ou por ilusória economia. É lamentável...
Desculpem o desabafo. Um abraço em todos, Delfim.

Delfim,

Como eu gostaria de poder concordar com você e, por tabela com o Sérgio Hollanda (que também pensa como você), mas, infelizmente, parece que a coisa não é bem assim. Em agosto agora aconteceu comigo também, cabeçote trincado do motor 1KZTE da minha SRV 2002. Conversando com meu mecânico, de considerável experiência com estes motores em concessionária Toyota e hoje em sua própria oficina, ele foi taxativo ao afirmar que dificilmente os cabeçotes destes motores duram mais de 250.000 km. O meu durou 220.000 km com manutenção impecável. Observe os casos que já apareceram por aqui e veja que uma boa parte deles ocorreu dentro dessa faixa de quilometragem. A própria SW4 do pai do Sérgio Hollanda foi assim, segundo relatos do próprio Sérgio. Penso que vale a pena investigar um pouco mais isso, pois estou convencido de que é realmente uma deficiência do carro, embora não invalide recomendá-lo como uma excelente opção de picape. Arrumei o meu e no dia seguinte viajei de férias com ele. Rodei 4.300 km, sem refrescar o pé, e o carro está ótimo. Gastei aproximadamente 3 quilos de alcatra sem osso para arrumar mas valeu a pena (não tenho o valor exato aqui agora, mas tenho anotado na planilha de acompanhamento do carro). Felizmente, meus amigos, a picape é ótima, mas essa safra de motores, por tudo que tenho visto, tem essa deficiência. Espero estar enganado. Abraço. Marlúcio.

guilhermeabreu
11/09/2010, 23:43
Delfim,

Como eu gostaria de poder concordar com você e, por tabela com o Sérgio Hollanda (que também pensa como você), mas, infelizmente, parece que a coisa não é bem assim. Em agosto agora aconteceu comigo também, cabeçote trincado do motor 1KZTE da minha SRV 2002. Conversando com meu mecânico, de considerável experiência com estes motores em concessionária Toyota e hoje em sua própria oficina, ele foi taxativo ao afirmar que dificilmente os cabeçotes destes motores duram mais de 250.000 km. O meu durou 220.000 km com manutenção impecável. Observe os casos que já apareceram por aqui e veja que uma boa parte deles ocorreu dentro dessa faixa de quilometragem. A própria SW4 do pai do Sérgio Hollanda foi assim, segundo relatos do próprio Sérgio. Penso que vale a pena investigar um pouco mais isso, pois estou convencido de que é realmente uma deficiência do carro, embora não invalide recomendá-lo como uma excelente opção de picape. Arrumei o meu e no dia seguinte viajei de férias com ele. Rodei 4.300 km, sem refrescar o pé, e o carro está ótimo. Gastei aproximadamente 3 quilos de alcatra sem osso para arrumar mas valeu a pena (não tenho o valor exato aqui agora, mas tenho anotado na planilha de acompanhamento do carro). Felizmente, meus amigos, a picape é ótima, mas essa safra de motores, por tudo que tenho visto, tem essa deficiência. Espero estar enganado. Abraço. Marlúcio.

CARO MARLUCIO NEIVA

Tem fundamento o que vc fala , MAS TE PERGUNTO :

QUAL FOI O MOTIVO DO CABEÇOTE DA SUA HILUX TER TRINCADO ?

Se foi SUPERAQUECIMENTO , descarto a fragilidade deste motor 1KZT , mas o fundamento que vejo em suas palavras é que um motor com CABEÇOTE DE ALUMÍNIO resiste muito menos a alta temperatura ( SUPERAQUECIMENTO ) do que um motor com CABEÇOTE DE FERRO , daí é que vem a minha opinião ser a mesma do DELFIM .

Num motor com CABEÇOTE DE ALUMÍNIO , uma simples bobeira de deixar faltar água por pouco tempo que seja , O SUPERAQUECIMENTO QUE DER somando-se a ísto a bobeira que podemos dar de NÃO VER O TERMOMETRO DA TEMPERATURA ELEVADA , aí sim o 1KZT vai pro pau .

Se esta mesma situação ocorrer com um motor com CABEÇOTE DE FERRO , e acontecer o mesmo esquecimento de ver o termometro , NA MAIORIA DAS VEZES PERCEBEMOS O CHEIO DE QUEIMADO , VAPOR SAINDO PELO CAPÔ E O MOTORZÃO COM CABEÇOTE DE FERRO ESTARÁ LÁ FIRME AINDA , PODENDO NO MÁXIMO EMPENAR O CABEÇOTE , realmente este motor com CABEÇOTE DE FERRO resiste mais a um SUPERAQUECIMENTO .

ESTE É O PROBLEMA MAIOR QUE VEJO , O " SUPERAQUECIMENTO " , QUE CASO NÃO DETECTAMOS A TEMPO , NUM MOTOR COM CABEÇOTE DE ALUMÍNIO ELE VAI PRO SACO BEM MAIS RÁPIDO DO QUE UM COM CABEÇOTE DE FERRO .

CONCLUINDO :

No fundo no fundo , É A TAL FALTA DE ATENÇÃO ( TANTO EM NÃO VER O NÍVEL DE ÁGUA COMO NÃO VER O TERMOMETRO DE TEMPERATURA ) SOMADO A FALTA DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA ( VERIFICAR SE O RADIADOR ESTA ENTUPIDO ,NÃO COLOCAR LIQUIDO APROPRIADO ), CONCEITO E PALAVRAS PROFERIDAS PELO AMIGO DPAD .

Minha opinião , e respeitanto a sua opinião .

ABRAÇO

dpab
12/09/2010, 03:09
Essa é exatamente a minha opinião, mas que por falta de eloqüência não consegui expressar a contento e o amigo, com sua clareza habitual, muito bem explicou.
Sim, as palavras do Marlucio Neiva, em parte, fazem muito sentido, e todos sabemos da maior rusticidade e durabilidade dos motores 2.8 que equiparam as nossas admiradas viaturas até 1996. Isso é incontestável, motores equipados com cabeçotes de ferro são mais resistentes às altas temperaturas do que os motores equipados com cabeçotes de alumínio.
Entretanto, corroboro com a opinião do amigo e reafirmo que antes de olharmos o EFEITO, temos que olhar a CAUSA, e aí, outra vez chegaremos à manutenção preventiva deficiente. Me recuso a aceitar a hipótese de que após 250.000 Km o cabeçote trinque por simples fadiga, como um efeito sem causa, por obra e graça do Divino.
E digo mais, ouso sustentar a teoria de que, em algum momento, houve deficiência no funcionamento do sistema, ou causado pela falta de atenção, displicência, negligência, ou mesmo pela fadiga de outra peça "com prazo de validade", como mangueira, válvula termostática, etc... Um abraço, Delfim.

TINO
12/09/2010, 09:37
Senhores, com relação a expessura do radiador, um amigo de uma loja de recuperação de radiadores me mostrou a diferença entre os radiadores.
Na verdade a expessura é a mesma, a diferença é que um possui apenas uma fileira de canaletas e no outro são duas canaletas, por isso a troca de calor é maior... a tampa também é mais "rasa".. ajudando a identificação...

guilhermeabreu
12/09/2010, 10:07
Essa é exatamente a minha opinião, mas que por falta de eloqüência não consegui expressar a contento e o amigo, com sua clareza habitual, muito bem explicou.
Sim, as palavras do Marlucio Neiva, em parte, fazem muito sentido, e todos sabemos da maior rusticidade e durabilidade dos motores 2.8 que equiparam as nossas admiradas viaturas até 1996. Isso é incontestável, motores equipados com cabeçotes de ferro são mais resistentes às altas temperaturas do que os motores equipados com cabeçotes de alumínio.
Entretanto, corroboro com a opinião do amigo e reafirmo que antes de olharmos o EFEITO, temos que olhar a CAUSA, e aí, outra vez chegaremos à manutenção preventiva deficiente. Me recuso a aceitar a hipótese de que após 250.000 Km o cabeçote trinque por simples fadiga, como um efeito sem causa, por obra e graça do Divino.
E digo mais, ouso sustentar a teoria de que, em algum momento, houve deficiência no funcionamento do sistema, ou causado pela falta de atenção, displicência, negligência, ou mesmo pela fadiga de outra peça "com prazo de validade", como mangueira, válvula termostática, etc... Um abraço, Delfim.

GRANDE DELFIM

Um complementando o outro , mas é exatamente ísto mesmo , nunca ví ninguem relatar que trincou o cabeçote do 1KZT sem ter tido um superaquecimento sequer ou seja : trincar por trincar sem motivo sem causa simplesmente fadiga de material .

SEMPRE TEM UM RELATO QUE ACONTECEU ALGUMA COISA , POR PEQUENA QUE SEJA , MAS HOUVE SUPERAQUECIMENTO .

ABRAÇO

marlucio neiva
13/09/2010, 11:59
GRANDE DELFIM

Um complementando o outro , mas é exatamente ísto mesmo , nunca ví ninguem relatar que trincou o cabeçote do 1KZT sem ter tido um superaquecimento sequer ou seja : trincar por trincar sem motivo sem causa simplesmente fadiga de material .

SEMPRE TEM UM RELATO QUE ACONTECEU ALGUMA COISA , POR PEQUENA QUE SEJA , MAS HOUVE SUPERAQUECIMENTO .

ABRAÇO

Guilhermeabreu e Delfim,

Vou tentar responder ao questionamento colocado pelo Guilherme logo acima sobre QUAL FOI O MOTIVO DO CABEÇOTE DA SUA HILUX TER TRINCADO?

Sinceramente não sei qual foi a causa, claro que gostaria de saber. Vou contar como identifiquei e a partir daí podemos até tentar conseguir descobrir, embora eu considere a hipótese de fadiga do material como a mais provável. Eu estava viajando para uma cidade distante 355 km de minha casa em Brasília e ao chegar na cidade fui para a casa de uma amiga e deixei o carro lá embaixo de uma mangueira. Como tenho por hábito (depois de ler quilômetros de mensagens aqui no Fórum sobre trincas em cabeçotes do 1KZTE), sempre a primeira vez que ligo o carro por dia checo os líquidos: óleo do motor e líquido de arrefecimento do motor, pelo menos. Quando fui ligar o carro no dia seguinte observei que havia voltado água para o reservatório do radiador. Liguei na hora para o mecânico que faz a manutenção de carro e sua orientação foi de que completasse a água do radiador e viesse de volta a Brasília monitorando a água do radiador e a temperatura do motor. Voltei sem problemas, inclusive sem elevação da temperatura, e ao chegar, depois de exames o diagnóstico foi de que o cabeçote tinha ido pro saco. Lembrando que não houve aquecimento na ida e nem na volta, depois de identificado o retorno de água para o resevatório. Trocado o cabeçote, zeraram-se os problemas. Este motor nunca havia esquentado na minha mão, mas quando comprei o carro ele já havia rodado 165.000 km e sem nenhum histórico de superaquecimento, nem na concessionária onde foi sempre cuidado e tampouco na memória do antigo dono. Abraço.

rub
13/09/2010, 13:41
Marlucio,

Uma dúvida: Quando você menciona retorno de agua para o reservatório, você quer dizer que a agua do radiador esta ultrapassando o nivel máximo do reservatório de expansão de agua do radiador?

Abs,

Rubens

marlucio neiva
13/09/2010, 14:52
Marlucio,

Uma dúvida: Quando você menciona retorno de agua para o reservatório, você quer dizer que a agua do radiador esta ultrapassando o nivel máximo do reservatório de expansão de agua do radiador?

Abs,

Rubens

Exatamente, Rubens, ela retornou do radiador para o reservatório. No meu caso específico, o reservatório estava quase cheio. Retirei a água excedente do reservatório e devolvi para o radiador, completei com água pura o que faltava e retornei para casa.

rub
13/09/2010, 16:00
Marlucio,

Na SW4 de um amigo qu eu ajudei no conserto era a valvula termostática defeituosa. A agua não circulava, criava pressão e retornava para o reversatório de expansão.
Vale a pena verificar o estado dela e fazer o teste com agua quente para saber se ela está abrindo ou não.

Abs,

Rubens

guilhermeabreu
13/09/2010, 20:02
Guilhermeabreu e Delfim,

Vou tentar responder ao questionamento colocado pelo Guilherme logo acima sobre QUAL FOI O MOTIVO DO CABEÇOTE DA SUA HILUX TER TRINCADO?

Sinceramente não sei qual foi a causa, claro que gostaria de saber. Vou contar como identifiquei e a partir daí podemos até tentar conseguir descobrir, embora eu considere a hipótese de fadiga do material como a mais provável. Eu estava viajando para uma cidade distante 355 km de minha casa em Brasília e ao chegar na cidade fui para a casa de uma amiga e deixei o carro lá embaixo de uma mangueira. Como tenho por hábito (depois de ler quilômetros de mensagens aqui no Fórum sobre trincas em cabeçotes do 1KZTE), sempre a primeira vez que ligo o carro por dia checo os líquidos: óleo do motor e líquido de arrefecimento do motor, pelo menos. Quando fui ligar o carro no dia seguinte observei que havia voltado água para o reservatório do radiador. Liguei na hora para o mecânico que faz a manutenção de carro e sua orientação foi de que completasse a água do radiador e viesse de volta a Brasília monitorando a água do radiador e a temperatura do motor. Voltei sem problemas, inclusive sem elevação da temperatura, e ao chegar, depois de exames o diagnóstico foi de que o cabeçote tinha ido pro saco. Lembrando que não houve aquecimento na ida e nem na volta, depois de identificado o retorno de água para o resevatório. Trocado o cabeçote, zeraram-se os problemas. Este motor nunca havia esquentado na minha mão, mas quando comprei o carro ele já havia rodado 165.000 km e sem nenhum histórico de superaquecimento, nem na concessionária onde foi sempre cuidado e tampouco na memória do antigo dono. Abraço.

CARO AMIGO MARLUCIO NEIVA

Em primeiro lugar , quero te agradecer da paciencia que vc esta tendo comigo e com o DELFIM , mas este seu relato é interessante .

MAS A ÁGUA QDO VAI PARA O RESERVATÓRIA DE EXPANSÃO E NÃO VOLTA PARA O RADIADOR QDO O CARRO ESFRIA É PQ EXISTE UM FURO NO CIRCUITO E HAVENDO UM PEQUENO FURO QUE SEJA , NÃO FAZ VÁCUO NO SISTEMA , AÍ QDO A ÁGUA ESQUENTA AUMENTA DE VOLUME E VAI PARA O RESRVATÓRIO DE EXPANSÃO AUMENTANDO O SEU NÍVEL DENTRO DELE ( POR ÍSTO TEM ESTE NOME ) E QDO O MOTOR ESFRIA , A ÁGUA DIMINUI DE VOLUME E É SUGADO DE VOLTA PARA O RADIADOR PELO VÁCUO QUE FORMA NO CIRCUITO , SE TEM UM FURINHO NÃO TEM VÁCUO , AÍ A ÁGUA SÓ SAI DO RADIADOR E VAI ESVASIANDO O MESMO .

É COMO O RELATO QUE VC FEZ , de ter tirado a água do reservatório de expansão e retornou com a mesma para o radiador , então é sinla de que o radiador estava com nível baixo de água , pois a mesma foi pro reservatório de expansão e não retornou .

Na minha SW4 93 estou com um problema parecido , de a água sumir , é pq tem um pequenino furo no radiador já consertei mas ainda continua com um pequeno vasamento , logo tenho colocado água a cada 250 km , MAS ASSIM QUE PEGAR O MEU ENGESA NA REFORMA E COLOCAR PRA ANDAR , VOU PARA A SW4 PARA TROCAR O RADIADOR .

Espero ter ajudado a tentar elucidar o seu problema .

Agora qdo vc diz que com vc nunca esquentou e com o dono anterior tb não aí fica complicado uma explicação que seja fácil de entender .

OBS :

Não sei se a sua SW4 o reservatório de expansão é lacrado , o da minha não é lacrado , este relato que fiz de sair e voltar a água para o radiador É DO SISTEMA ABERTO COMO É NO MEU CASO DA SW4 93 .

ABRAÇÃO

rub
13/09/2010, 21:04
Marlucio,
O meu amigo Guilherme está correto, se houver um pequeno furo pode acontecer este problema.
Uma forma de identificar se é um furo no radiador ou em outro lugar do sistema, tais como: mangueira furada, uma abraçadeira com pouca pressão, junta do cabeçote queimada, etc... deverá ser usado um pressurizador no sistema que é colocado no local da tampa do radiador e pressurizar com 1 bar de pressão.
O manometro tem que ficar parado na escala de 1 bar, se ele começar a descer, ou seja, perder a pressão, é sinal de vazamento. Então você irá identificar o ponto do vazamento, pois a agua começará a vazar.
Abs,
Rubens

dpab
13/09/2010, 22:50
Quero, como o meu amigo Guilherme, também agradecer a sua paciência conosco.
E como eu disse em post anterior, rechaço a teoria de que o cabeçote sofreu fadiga e trinca expontânea, insisto na hipótese de que algum componente "com prazo de validade" (o que definitivamente não é o caso dos cabeçotes) falhou, provocando o efeito indesejado.
O meu amigo Rubens, sempre perspicaz, muito bem lembrou da válvula termostática e o meu amigo Guilherme sabiamente aventou a possibilidade de que haja um pequeno furo no sistema, ambos são raciocínios lógicos e coerentes com os quais corroboro e desejo, ainda, complementar tal raciocínio levantando também a possibilidade de ser a tampa do radiador com defeito.
Nenhum de nós é o dono da verdade, e essas geringonças que adoramos muitas vezes nos arrancam os cabelos (acho que é por isso que já estou careca), mas é muito bom e saudável podermos discutir (no bom sentido) esses problemas e trocarmos experiências. Assim sigo aprendendo. Um abraço, Delfim.

marlucio neiva
14/09/2010, 11:57
Quero, como o meu amigo Guilherme, também agradecer a sua paciência conosco.
E como eu disse em post anterior, rechaço a teoria de que o cabeçote sofreu fadiga e trinca expontânea, insisto na hipótese de que algum componente "com prazo de validade" (o que definitivamente não é o caso dos cabeçotes) falhou, provocando o efeito indesejado.
O meu amigo Rubens, sempre perspicaz, muito bem lembrou da válvula termostática e o meu amigo Guilherme sabiamente aventou a possibilidade de que haja um pequeno furo no sistema, ambos são raciocínios lógicos e coerentes com os quais corroboro e desejo, ainda, complementar tal raciocínio levantando também a possibilidade de ser a tampa do radiador com defeito.
Nenhum de nós é o dono da verdade, e essas geringonças que adoramos muitas vezes nos arrancam os cabelos (acho que é por isso que já estou careca), mas é muito bom e saudável podermos discutir (no bom sentido) esses problemas e trocarmos experiências. Assim sigo aprendendo. Um abraço, Delfim.

Delfim, Rubens e Guilherme,

Não há necessidade de preocupação com agradecimentos especiais, afinal somos todos integrantes do Fórum, ambiente cuja principal característica é a ajuda mútua. Já me beneficiei demais de informações coletadas aqui, apenas chegou a minha hora de contribuir.

Guilherme – pelo que você afirma deveria haver um furo em um canto qualquer, no radiador ou nas mangueiras imagino. Mas não conseguimos constatar isso quando estávamos consertando o veículo. Imagino então que, se você tem razão em sua hipótese, o carro deveria apresentar o problema no retorno a Brasília e isso não ocorreu. Lembro-me de ter trazido uns 10 litros de água pensando que precisaria disso na volta e não foi preciso. Não tenho, como a maioria aqui, conhecimentos mais refinados de mecânica, mas o seu raciocínio me pareceu correto. Enquanto trocava o cabeçote do carro mandei trocar a chaleira do radiador, colocar uma de alumínio. Posso assegurar a você que não havia vazamentos no sistema, pois toda vez que ia ligar o carro a primeira vez do dia conferia o líquido do arrefecimento e nunca notei vazamentos, a não ser uns 200 ml a cada seis ou oito meses, coisa que considero normal para o clima seco de Brasília.

Rubens – O mecânico pediu-me que trocasse o cabeçote, as válvulas de escape e de admissão, a válvula termostática, a junta do cabeçote e os retentores de válvulas. Questionei sobre a necessidade da válvula termostática e recebi a afirmação de que é padrão para eles trocar esta válvula quando trocam o cabeçote, mas foi taxativo em afirmar que a minha estava funcionando sem problemas. Até guardei a válvula velha no carro para, se necessário, tirar alguém do prego em cidades do interior em minhas pescarias.

Delfim – Se havia furos no sistema esses terão forçosamente que se manifestar novamente, pois nada foi feito nesse sentido. Uso esta picape praticamente para viajar, dentro da cidade uso o Corolla, mas na viagem que fiz após o conserto o carro foi muito bem. E olha que atravessei o sertão baiano com velocidades oscilando entre 120 e 140 km/h no período entre 11 e 18 horas, logo não poderia haver teste melhor. Nada, nenhum aquecimento ou retorno de água para o reservatório de expansão. Tampa do radiador acho pouco provável, afinal nunca apresentou qualquer sintoma disso, como por exemplo, uma mancha da água com coolant, uma umidade por merejamento ou coisa que o valha, mas esta hipótese está descartada de ser investigada pois troquei a chaleira do radiador e junto com ela a tampa. Explique melhor como poderia a tampa do radiador influenciar no retorno da água para o reservatório de expansão: a regulagem da pressão dela ?

Apesar deste problema, continuo a recomendar aos meus amigos essa picape, o carro tem uma robustez fantástica. Não fosse pelo câmbio (estou ficando velho e quero na picape o conforto do câmbio automático) ficaria com ela, mas no início do próximo ano penso em trocá-la por uma nova AT.
Abraço a todos.

Claudio Samuca
14/09/2010, 22:27
Marlucio,

Também já tive muita ajuda do pessoal aqui do fórum (do amigo Delfim inclusive). Então, deixo aqui meu palpite: a bomba d'água!

Ela possui um selo que se abre quando a pressão no sistema de arrefecimento ultrapassa 1,0 bar (se me lembro bem...). Quando isto ocorre, vaza uma certa quantidade de líquido pela parte frontal do motor, na altura da ventoinha. Depois que a pressão volta ao normal, o selo se fecha e não ocorre mais vazamento (a não ser que haja excesso de pressão no sistema novamente). Isso explicaria o fato de não ter voltado a vazar. No manual de reparo do motor 3L, com link disponível aqui no fórum, existe um passo a passo para checar o sistema de arrefecimento, que inclui teste da válvula termostática, troca da tampa do radiador, checagem de mangueiras, bomba d'água, etc. Vale uma lida.

Espero ter ajudado.

Grande abraço,
Claudio

marlucio neiva
15/09/2010, 10:22
Marlucio,

Também já tive muita ajuda do pessoal aqui do fórum (do amigo Delfim inclusive). Então, deixo aqui meu palpite: a bomba d'água!

Ela possui um selo que se abre quando a pressão no sistema de arrefecimento ultrapassa 1,0 bar (se me lembro bem...). Quando isto ocorre, vaza uma certa quantidade de líquido pela parte frontal do motor, na altura da ventoinha. Depois que a pressão volta ao normal, o selo se fecha e não ocorre mais vazamento (a não ser que haja excesso de pressão no sistema novamente). Isso explicaria o fato de não ter voltado a vazar. No manual de reparo do motor 3L, com link disponível aqui no fórum, existe um passo a passo para checar o sistema de arrefecimento, que inclui teste da válvula termostática, troca da tampa do radiador, checagem de mangueiras, bomba d'água, etc. Vale uma lida.

Espero ter ajudado.

Grande abraço,
Claudio

Muito obrigado, Claudio, pela dica. Abraço.

TINO
28/09/2010, 09:08
Galera!!!
Voltando a questão do Radiador da SW4, encontrei um revendedor em São Paulo, que tem o radiador novo de bom preço (900$), e segundo o vendedor é importado... O fornecedor e Paccini Radiadores... alguém tem alguma referência???

jleo
03/01/2011, 04:09
alguem tem fotos do radior maior (10 l se não me engano) e comparação com o modelo menor? estou de olho em uma sw4 e gostaria de verificar se foi feita a troca, também, como verificar se o cabeçote está bom?

feitosac
06/01/2011, 16:43
Jleo,
Da uma lida neste tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=6165 , é longo mas vale a pena, se nao me engano o Serjao Holanda da muitas dicas de como verificar o cabeçote.
Abraços.

ale.sandro
19/12/2011, 12:16
A minha Hilux com o motor 1kzt está com 324.000 km, sei que esta é a quilometragem original pois já faz muito tempo que tenho o carro (os últimos 250.000 fui eu mesmo que rodei).
a Troca de óleo é feita religiosamente a cada cada 5.000km, junto com isso vai o filtro de óleo e diesel. Também troco o fluído de radiador ( marca decente!!!) a cada 20.000,
Caixa de marchas também recebe um tratamento especial, troca a cada 20.000. Os diferenciais, se não rodar em lugar com muito alagamento, é feita em no máximo a cada 10.000. Praticamente ninguém diz que meu carro é 1999. a hilux é imabativel e motor aguenta o tranco sim!!!

Delfim,