Ver Versão Completa : Reforma total do CJ3b
Rodrigo Baratti
25/11/2012, 09:25
Henrique, ja que vc ta craque em CJ3b, veja a foto do meu 54, comprei a uns 2 anos e ele veio com os paralamas pintado de preto e a carroceria é bege, existe esta configuração de duas cores em cj 3b?
Lenzi,
Parabéns pela aquisição. Bem original seu CJ3B!
Como detalhe veja seu parachoque, original com furação da placa, curvado nas pontas e o furo da partida.
[]'s
Lenzi 54
25/11/2012, 20:38
Lenzi,
Parabéns pela aquisição. Bem original seu CJ3B!
Como detalhe veja seu parachoque, original com furação da placa, curvado nas pontas e o furo da partida.
[]'s
Rodrigo
Valeu, pois é, esse furo está bem direcionado a polia do virabrequim do motor, é só pegar a chave manivela e girar, hehehe.
HenriqueRS
28/11/2012, 17:23
bah, legal teu 3b, bonito e inteirão :concordo:
Eu nunca tinha visto 3b em 2 cores, mas nunca se sabe, depois que vi as fotos de um 3b original com capô inclinado postada pelo rodrigo baratti em outro tópico, eu não duvido de mais nada :lol:
Vi que tu colocou um suporte pro macaco hidraulico dentro do cofre do motor, boa ideia pra liberar espaço já escaço da caixa de ferramentas. No meu Jeep vou colocar dentro da caixa de ferramentas mesmo, por causa da originalidade.
Quando me dei conta da finalidade desse furo no parachoque do meu Jeep eu fiquei imaginando o que acontece com o cara que tiver fazendo força se o motor voltar :parede: (igual quando pedala moto e o motor tá adiantado demais) Já pensou no coice que o cara-de-cavalo ia dar? :lol:
Bom, quanto aos pneus, escolhi os originais 16-600. Porque são originais :D Não forçam tanto o dana 25 da dianteira e o odometro continua marcando corretamente (tá com 60km agora, hehe). Até que gostaria de uma relação de transmissão mais longa, mas tudo bem, Jeep não é pra voar por ai :concordo:
Por falar em pneus, 4 deles chegaram, e já tão instalados. Agora só tá faltando o estepe novo.
Nesse final de semana fiz um passeio mais longo de Jeep. Deu uns 20km +-, direto. Depois mais uns 10km. Se comportou muito bem. Depois de aquecido funciona como um relógio. Agora com pneus novos, balanceados e calibrados pra 30lb, o jeep ficou muito macio, tô muito feliz com o resultado :palmas: Outra coisa, não forcei nada o motor, e mesmo assim deu pra chegar aos 70km/h tranquilo na estradinha de chão 8---)
Só não andei mais porque ainda tem algumas pendencias: o Jeep ainda tá com a placa velha (cidade do antigo dono), sem triangulo nem macaco, faltando 2 porcas de roda rosca esquerda e estepe todo rachado :roll: Se a polícia me para vai dar m3rd@. Quando essas coisas estiverem arranjadas vou levar ele pra vistoria, aí sim posso andar tranquilo :concordo:
Sábado comprei um segmento do escapamento. Na verdade é só um cotovelo que vai conectado na surdina, que direciona o ar pra trás do Jeep, ao invés de jogar em cima da roda.
Fim de semana vou ver se consigo o segmento que desce do coletor de escape. O que tá no Jeep agora é um pouco curto e tá todo torto, porque tive que adaptar do 6cc :oops: Aí o escapamento tá pronto.
De tarde conferi o diferencial traseiro. Isso porque quando fiz esse serviço tive que tirar a coroa e, para montar, não tinha torquímetro nem idéia de quanto tinha que apertar. Baixei o manual do Dana 44 e fiz o serviço, foi fácil, porque foi só tirar a tampa e apertar os parafusos. Aproveitei e troquei o óleo.
Ontem encomendei 10 porcas de roda rosca esquerda novas pro Jeep na Agromotor. Chegou hoje, meio dia, :concordo:
Era isso, vou ver se tiro mais fotos pra postar aqui
Rodrigo Baratti
30/11/2012, 13:58
Só não andei mais porque ainda tem algumas pendencias: o Jeep ainda tá com a placa velha (cidade do antigo dono), sem triangulo nem macaco, faltando 2 porcas de roda rosca esquerda e estepe todo rachado :roll: Se a polícia me para vai dar m3rd@. Quando essas coisas estiverem arranjadas vou levar ele pra vistoria, aí sim posso andar tranquilo :concordo:
Tenho um causo sobre isso!!
Qdo comprei meu primeiro jeep eu tinha 18 anos e fui buscar um 51 em Passa Tempo MG, uns 500 km de Limeira.
O jeep tava um caco, tanque furado, freiando apenas 2 rodas e na segunda bombada, motor rateando, sem limpador, macaco, chave de roda e triangulo só qdo era zero.
Enfim a intenção era colocar em um caminhão, mas meu primo insistiu em tocarmos viagem com o Jeep....detalhe, tava maior chuva!! kkkk
Rodamos um tanto, enche o tanque.....chegando em Pouso Alegre perdemos a entrada para Borda da Mata e na sequencia tinha um posto policial e não deu outra o guarda sinalizou pra pararmos.
Como o freio era precário o jeep parou la na frente e voltamos de ré.
guarda: O jeep não tem freio não?
primo: Tem sim e dos bão! pisando só até a metade do pedal - Sabe o que é oficial o asfalto tá molhado e não tamo muito acostumado com jeep, então achei melhor freiar com segurança!!
guarda: A certinho...bonito jeep hein!
eu: Compramos hj e vamos pra Limeira, mas algum problema oficial?
guarda: Problema nenhum, só parei vcs porque gosto de jeep, pagou qto?
Papo vai papo vem e no final o guarda fez sinal pro transito parar e fazermos o retorno no meio da pista para voltarmos e pegarmos a entrada correta!!!!
Essa história é só pra vc saber que o jeep vai te proporcionar as situações mais inusitadas que vc já passou!!!
[] e bons passeios!!
Waldir Carlos
30/11/2012, 14:16
:chorandoderir::chorandoderir::chorandoderir:
[Rindo, bagaraio].
Rodrigo, tenho muitos causos, "parecidos". Se uma "patrulha" rodoviária parar um "jipe" [Jeep, Rural, F-75 e similares], basta "papear". Se bobear, o "puliça" não te deixar sair. Mas, nada de multa. Haja "interesse" e peguntas. Hehehe.
[]s
Lenzi 54
30/11/2012, 21:41
Tenho um causo sobre isso!!
Qdo comprei meu primeiro jeep eu tinha 18 anos e fui buscar um 51 em Passa Tempo MG, uns 500 km de Limeira.
O jeep tava um caco, tanque furado, freiando apenas 2 rodas e na segunda bombada, motor rateando, sem limpador, macaco, chave de roda e triangulo só qdo era zero.
Enfim a intenção era colocar em um caminhão, mas meu primo insistiu em tocarmos viagem com o Jeep....detalhe, tava maior chuva!! kkkk
Rodamos um tanto, enche o tanque.....chegando em Pouso Alegre perdemos a entrada para Borda da Mata e na sequencia tinha um posto policial e não deu outra o guarda sinalizou pra pararmos.
Como o freio era precário o jeep parou la na frente e voltamos de ré.
guarda: O jeep não tem freio não?
primo: Tem sim e dos bão! pisando só até a metade do pedal - Sabe o que é oficial o asfalto tá molhado e não tamo muito acostumado com jeep, então achei melhor freiar com segurança!!
guarda: A certinho...bonito jeep hein!
eu: Compramos hj e vamos pra Limeira, mas algum problema oficial?
guarda: Problema nenhum, só parei vcs porque gosto de jeep, pagou qto?
Papo vai papo vem e no final o guarda fez sinal pro transito parar e fazermos o retorno no meio da pista para voltarmos e pegarmos a entrada correta!!!!
Essa história é só pra vc saber que o jeep vai te proporcionar as situações mais inusitadas que vc já passou!!!
[] e bons passeios!!
Buenas , Rodrigo
Tambem tenho uma história sobre a compra do meu jeep, quando comprei, fiquei uns meses procurando pela net, fiz contato com um proprietário de um cj 3b em Ribeirão Preto-SP, em resumo fui de avião até ribeirão no outro dia saí de ribeirão a São Paulo, 300 km pela anhanguera, sem conhecer o estado do jeep e também a estrada (nunca tinha ido até SP), mas deu certo, chegando em SP , coloquei na cegonha e voltamos pra RS, durante o trajeto de RP a SP só alegria, todos que passavam admiravam o jeep rodando, hehehe.
juleymar73
01/12/2012, 21:05
Ola henrique, andei dando umas olhadas la pro meio da reforma alguns meses atras, pescocei ate algumas perguntas e nào podia deixar de te parabenlizar pelo final de reforma, principalmente a parte da lata e motor , mais no final o conjunto todo ficou muinto bom, PARABENS !!!!!
abraço.
HenriqueRS
03/12/2012, 14:00
Bah, bom saber que os policiais não costumam encrencar com os Jeepões :concordo: Bem legal as histórias postadas :lol:
Eu tenho que fazer a vistoria ainda, pra botar a placa nova, atualizada, aí tá tudo nos conformes.
Vlw, Juleymar :D
Pois é, a etapa da lata e do motor foram, sem dúvida, as mais marcantes de toda a reforma. A primeira pela trabalheira que dá e a segunda porque foi a parte mais legal, disparado. Que bom que gostou :concordo:
Bom, finalmente resolvi o problema do escapamento. Há 1 ano e meio +-, eu tinha montado o escapamento com segmento do tubo do Jeep 6cc. Como não serviu de 1ª, tive que fazer uns ajustes na morsa :parede: claro que ficou uma b0st@. Ficou todo amassado, mas não tava furado nem entupido, então deixei assim, provisoriamente.
Sexta de noite tirei algumas medidas de como deveria ser esse segmento e, sábado, fui numa oficina que tem máquina pra dobrar os tubos de escape conforme precisar. Já foram me avisando que não ia dar certo, que tinha que trazer o Jeep pra dobrar-testar-dobrar...
Mas resolvi confiar nas medidas e confirmei o serviço. Levei o tubo pra casa, cortei na medida e ponteei na flange que se parafusa no coletor. Voilá, serviu como uma luva :dance:, fechei a solda e terminei de montar o escape. Depois, até o ronco ficou diferente :concordo:
Também troquei uma peça do carburador. Semana passada eu tirei uma das velas pra ver como que tava e percebi que tava escura = mistura rica. Desmontei o carburador e vi que, por algum motivo, aquele diafragma que eu adaptei de um carburador de motosserra não aquentou o tranco, ficou todo quebradiço, deixando passar um pouco de gasolina, enriquecendo a mistura. Interessante que, como quase todas as peças automobilísticas, o diafragma do carburador de Fusca serve quase que perfeitamente. Foi o que usei dessa vez, só precisei fazer um furinho na lateral pra passar a gasolina, e cortar um pouco da rebarba que ficou dos lados.
Remontei o carburador, limpei as velas e andei uns 30km (tá com 102km agora :concordo:), inspecionei as velas de novo e agora tá legal. Só falta fazer a média.
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Como eu tava devendo fotos, dei umas voltas e parei em alguns pontos da estrada que achei interessante pra pegar algumas imagens. Algumas fotos ficaram muito boas, outras médio e outras, ainda, ruins, mas como não postei foto nenhuma semana passada vou postar todas logo.
Uma vez um parente meu me falou que quando andava de carro se via paisagens bonitas, já de moto se fazia parte delas. Na minha opinião, vale pra Jeep também, haha, então procurei incluí-las na imagem, no geral ficou legal :concordo:
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HenriqueRS
03/12/2012, 14:21
Semana passada também tinha feito um tapete de borracha pro lado do carona, mas não tinha tirado foto. Agora tenho que fazer isso ai pro lugar do motorista e pro banco de trás.
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Continuando...
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Rodrigo Baratti
04/12/2012, 10:35
Ficou muito legal o tapete, como dica, sugiro usar a borracha "canelada" pois a sujeira (terra) cai no vinco e não fica escorregando debaixo do pé.
Esse passeio me lembrou muito os primeiros passeios com o Fernandão no sitio da minha ex-esposa em Itu.
Muito legal!!
Já experimentou a tração?
Para de frente de um barranquinho desses na estrada e manda ver, vai devagar pra ir testando e não se preocupe que vai detonar porque não vai, só não abusa! Lembre-se que ele foi projetado pra isso!!
[]'s curtindo seus passeios!!
Mauricio Rotta
04/12/2012, 10:44
Esse passeio me lembrou muito os primeiros passeios com o Fernandão no sitio da minha ex-esposa em Itu.
Muito legal!!
Nostalgia detected
Rodrigo Baratti
04/12/2012, 11:53
Nostalgia detected
só dos passeios mesmo!!!! kkkkkk
só dos passeios mesmo!!!! kkkkkk
Ex é que em gordura, vc sabe que não deve, mas sempre acaba dando umas beliscadas... :chorandoderir:
[]´s
HenriqueRS
04/12/2012, 13:20
Ficou muito legal o tapete, como dica, sugiro usar a borracha "canelada" pois a sujeira (terra) cai no vinco e não fica escorregando debaixo do pé.
Esse passeio me lembrou muito os primeiros passeios com o Fernandão no sitio da minha ex-esposa em Itu.
Muito legal!!
Já experimentou a tração?
Para de frente de um barranquinho desses na estrada e manda ver, vai devagar pra ir testando e não se preocupe que vai detonar porque não vai, só não abusa! Lembre-se que ele foi projetado pra isso!!
[]'s curtindo seus passeios!!
Boa essa da borracha canelada.
Comprei essa borracha ai lá onde costumo comprar parafusos, rolamentos, papel pra junta e tudo mais. Comprei uns 2m² pra forrar o porta-malas do carro do meu pai, com o que sobrou fiz o tapete do carona.
Quando comprei, fiquei em dúvida entre essa borracha aí e outra que tinha o desenho igual chão de ônibus, com aqueles ressaltos. A 2ª custava mais que dobro do preço, porque além do desenho diferente também era bem mais grossa, aí fiquei com a lisa mesmo.
Vou ver se acho essa com canaletas, se compensar no preço, acho que vou seguir a dica, porque também acaba segurando a terra do lado de cima do tapete.
Já testei a tração sim, funciona super bem :concordo: mesmo com as RL automáticas (cheguei a patinar as rodas dianteiras na terra seca e mesmo assim elas não escaparam, isso quando tava só o chassi ainda). Já nesse passeio, testei a tração 2 vezes, uma vez por querer e outra porque precisei :mrgreen:
Tinha um barranco na beira da estrada, tinha uma inclinação boa, fiz o teste e o Jeep subiu facilmente :D
Depois, fui lá na oficina do cara que jateou as peças, pra mostrar como ficou o Jeep. Pra sair de lá, tive que voltar por um barranco de terra meio solta, de ré. Aí, traseira leve, patinou, já com a 4x4 ligada saiu tranquilamente :concordo:
HenriqueRS
11/12/2012, 20:10
Jeep vistoriado, avaliado e aprovado
Pelo começo:
sábado comprei algumas coisas pro Jeep: extintor de incêndio, aditivo pro radiador, alguns parafusos pra fixação da tampa do assoalho, rolamento novo pro alternador, borracha pra terminar os tapetes (acabei comprando a lisa mesmo, era bem mais barata que a outra, além de já ter um dos tapetes prontos)...
Também levei a tampa da caixa de marchas pra tornearia pra colocarem tampões rosqueáveis, já que os encaixados acabaram sendo ejetados pra fora numa troca de marcha rápida. Levei também a polia do alternador, pra diminuir um ressalto que ela tem e conseguir posicionar ela melhor.
Quando voltei, remontei o alternador usando o rolamento novo (dessa vez 1ª linha, e com o cuidado pra não marcar as pistas) e procurei ajustar o suporte pra deixar mais alinhado. Agora o alternador tá perfeito, não ronca absolutamente nada, só o alinhamento dele ainda não tá 100% com as outras polias, mais isso é questão de tempo, haha.
Depois, como o dia tava bonito, fui dar umas voltas por ai...
Num desses passeios, levei meu irmão menor de carona. Fui fazer o retorno e tinha uns barrancos por ali, era perto de uma pedreira, e ele do lado enchendo a paciência, "Duvido tu subir ali, eu duvido...", apontando pra uma rampa de terra de uns 45º +-, haha, não me aguentei, 4x4 reduzida e o Jeep foi subindo com a mesma facilidade que um carro comum sobe uma rampa de garagem. Mais engraçado que depois ele falou que tava duvidando mesmo, nem era um desafio, era só pra implicar hsuahsuhasauhs
Quando voltei pra casa, percebi que o suporte do estepe começou a ceder com a vibração. A chapa que usei pra refazer a parte podre não aguentou o tranco e começou dobrar e, depois, rachar. Decidi fazer um reforço com uma cantoneira parafusada por dentro do suporte. Fechei as rachaduras com solda e depois joguei tinta em cima, ficou muito mais forte.
Pedi uma ajuda pro meu pai e ele fez aquela madeirinha que calça o pneu contra a carroceria. Montei tudo pra vistoria, mas ainda falta pintar essa madeirinha de preto.
Por fim, montei a tampa do assoalho com as coifas das alavancas e troquei a água do radiador, dessa vez colocando o aditivo.
Depois de tudo isso, levei o Jeep pra vistoria, segunda de manhã. Andou super bem. Como o motor ainda tá com baixíssima quilometragem, procurei não passar dos 70km/h, mas mesmo assim percebi que não falta motor pra manter com tranquilidade pelo menos 80km/h.
Interessante que tive problema numa das peças mais simples de todo Jeep, que na verdade eu já tinha testado várias vezes se ter problemas. Parei pra abastecer e, quando tirei tampa saltou fora uma das travas. Como eu tinha levado uma caixa de ferramentas, foi fácil consertar, ali mesmo, chato, mas fácil.
Finalmente cheguei no destino. Foi feita a vistoria e o Jeep passou com louvor, haha, sem qualquer problema. Quando liguei o motor pra ir embora o cara falou "Bah, mas esse ronquinho chega a arrepiar", hehe.
Troquei o estepe, que tinha faltado, e depois fiquei passeando por Lajeado, é impressionante como é bom de andar, vai macio (levando em conta que é um Jeep), mesmo com o sol forte que tava não se passa calor porque é muito bem ventilado (claro...) e, pelo menos pra mim, o ronco do motor é um espetáculo.
Outra coisa interessante, pensei que eu ia me apertar na cidade por causa do ângulo de esterçamento pequeno que o Jeep tem, mas me surpreendi como ele é manobrável, já que tem entre-eixos curto e é estreito. Além disso, não tem nenhuma coluna lateral atrapalhando a visibilidade (pra ser sincero, só o para-brisa poderia ser um pouco mais alto, mas também tá longe de ser um problema).
Mesmo andando por aí, o Jeep ainda não tá pronto, faltam alguns detalhes. Voltando pra casa, percebi que o pedal do freio subiu e que começou a travar um pouco as rodas depois de aquecido. Pra corrigir isso vou trocar o fluido de freio (praticamente não usei, mas já ta quase 2 anos lá dentro...) e fazer uma sangria bem feita.
Além disso, vou trocar o óleo do motor pelo 20w50, um pouco mais grosso que o 20w40 que to usando agora.
Não sei se porque tava muito quente perto do meio-dia mas a pressão de óleo tava baixa na lenta, quando cheguei em casa. Espero que seja isso, já que de manhã cedo, que tava mais frio, a pressão de óleo continuou bem boa na lenta mesmo depois de andar uns 20 a 30 min na estrada. Só espero que não seja a maldita bucha do comando (a 4ª) que aquela retífica insistiu que tava boa, parece que tá tão boa quanto o serviço deles...
E menos urgente que todos outros serviços ainda tenho que corrigir: alguns detalhes na pintura; o pezinho dianteiro do banco do carona, que teima em escapar do suporte; prender melhor o banco traseiro, que dá umas batidas de vez em quando; tentar refazer a pintura na plaqueta de identificação do Jeep e na plaqueta de identificação do modelo, que fica parafusada no para-lama atrás do banco do carona e, finalmente, corrigir um vazamento na entrada de gasolina do antigo Carter YF, isso por enquanto, hehe
Era isso,
Atualmente o Jeep tá com 170km, agora com a placa esse número vai subir cada vez mais rápido, haha
Lenzi 54
12/12/2012, 19:45
Jeep vistoriado, avaliado e aprovado
Pelo começo:
sábado comprei algumas coisas pro Jeep: extintor de incêndio, aditivo pro radiador, alguns parafusos pra fixação da tampa do assoalho, rolamento novo pro alternador, borracha pra terminar os tapetes (acabei comprando a lisa mesmo, era bem mais barata que a outra, além de já ter um dos tapetes prontos)...
Também levei a tampa da caixa de marchas pra tornearia pra colocarem tampões rosqueáveis, já que os encaixados acabaram sendo ejetados pra fora numa troca de marcha rápida. Levei também a polia do alternador, pra diminuir um ressalto que ela tem e conseguir posicionar ela melhor.
Quando voltei, remontei o alternador usando o rolamento novo (dessa vez 1ª linha, e com o cuidado pra não marcar as pistas) e procurei ajustar o suporte pra deixar mais alinhado. Agora o alternador tá perfeito, não ronca absolutamente nada, só o alinhamento dele ainda não tá 100% com as outras polias, mais isso é questão de tempo, haha.
Depois, como o dia tava bonito, fui dar umas voltas por ai...
Num desses passeios, levei meu irmão menor de carona. Fui fazer o retorno e tinha uns barrancos por ali, era perto de uma pedreira, e ele do lado enchendo a paciência, "Duvido tu subir ali, eu duvido...", apontando pra uma rampa de terra de uns 45º +-, haha, não me aguentei, 4x4 reduzida e o Jeep foi subindo com a mesma facilidade que um carro comum sobe uma rampa de garagem. Mais engraçado que depois ele falou que tava duvidando mesmo, nem era um desafio, era só pra implicar hsuahsuhasauhs
Quando voltei pra casa, percebi que o suporte do estepe começou a ceder com a vibração. A chapa que usei pra refazer a parte podre não aguentou o tranco e começou dobrar e, depois, rachar. Decidi fazer um reforço com uma cantoneira parafusada por dentro do suporte. Fechei as rachaduras com solda e depois joguei tinta em cima, ficou muito mais forte.
Pedi uma ajuda pro meu pai e ele fez aquela madeirinha que calça o pneu contra a carroceria. Montei tudo pra vistoria, mas ainda falta pintar essa madeirinha de preto.
Por fim, montei a tampa do assoalho com as coifas das alavancas e troquei a água do radiador, dessa vez colocando o aditivo.
Depois de tudo isso, levei o Jeep pra vistoria, segunda de manhã. Andou super bem. Como o motor ainda tá com baixíssima quilometragem, procurei não passar dos 70km/h, mas mesmo assim percebi que não falta motor pra manter com tranquilidade pelo menos 80km/h.
Interessante que tive problema numa das peças mais simples de todo Jeep, que na verdade eu já tinha testado várias vezes se ter problemas. Parei pra abastecer e, quando tirei tampa saltou fora uma das travas. Como eu tinha levado uma caixa de ferramentas, foi fácil consertar, ali mesmo, chato, mas fácil.
Finalmente cheguei no destino. Foi feita a vistoria e o Jeep passou com louvor, haha, sem qualquer problema. Quando liguei o motor pra ir embora o cara falou "Bah, mas esse ronquinho chega a arrepiar", hehe.
Troquei o estepe, que tinha faltado, e depois fiquei passeando por Lajeado, é impressionante como é bom de andar, vai macio (levando em conta que é um Jeep), mesmo com o sol forte que tava não se passa calor porque é muito bem ventilado (claro...) e, pelo menos pra mim, o ronco do motor é um espetáculo.
Outra coisa interessante, pensei que eu ia me apertar na cidade por causa do ângulo de esterçamento pequeno que o Jeep tem, mas me surpreendi como ele é manobrável, já que tem entre-eixos curto e é estreito. Além disso, não tem nenhuma coluna lateral atrapalhando a visibilidade (pra ser sincero, só o para-brisa poderia ser um pouco mais alto, mas também tá longe de ser um problema).
Mesmo andando por aí, o Jeep ainda não tá pronto, faltam alguns detalhes. Voltando pra casa, percebi que o pedal do freio subiu e que começou a travar um pouco as rodas depois de aquecido. Pra corrigir isso vou trocar o fluido de freio (praticamente não usei, mas já ta quase 2 anos lá dentro...) e fazer uma sangria bem feita.
Além disso, vou trocar o óleo do motor pelo 20w50, um pouco mais grosso que o 20w40 que to usando agora.
Não sei se porque tava muito quente perto do meio-dia mas a pressão de óleo tava baixa na lenta, quando cheguei em casa. Espero que seja isso, já que de manhã cedo, que tava mais frio, a pressão de óleo continuou bem boa na lenta mesmo depois de andar uns 20 a 30 min na estrada. Só espero que não seja a maldita bucha do comando (a 4ª) que aquela retífica insistiu que tava boa, parece que tá tão boa quanto o serviço deles...
E menos urgente que todos outros serviços ainda tenho que corrigir: alguns detalhes na pintura; o pezinho dianteiro do banco do carona, que teima em escapar do suporte; prender melhor o banco traseiro, que dá umas batidas de vez em quando; tentar refazer a pintura na plaqueta de identificação do Jeep e na plaqueta de identificação do modelo, que fica parafusada no para-lama atrás do banco do carona e, finalmente, corrigir um vazamento na entrada de gasolina do antigo Carter YF, isso por enquanto, hehe
Era isso,
Atualmente o Jeep tá com 170km, agora com a placa esse número vai subir cada vez mais rápido, haha
Pô Henrique, ta legal esse seu Jeep, meu sonho é arranjar tempo e R$$$$$, para restaurar o meu cj 3b, agora vem a parte boa, curtir o verão com o 3b.
HenriqueRS
12/12/2012, 19:59
Pô Henrique, ta legal esse seu Jeep, meu sonho é arranjar tempo e R$$$$$, para restaurar o meu cj 3b, agora vem a parte boa, curtir o verão com o 3b.
Isso, dei sorte de terminar bem na melhor parte do ano, haha :concordo:
HenriqueRS
19/12/2012, 20:00
Bom... troquei o fluido de freio. Como falei antes, depois de aquecer um pouco, o pedal começava a "subir" e o freio começava a pegar sem pisar no pedal, esquentava e dava "fading", coisa que percebi quando fui reduzir no asfalto para entrar na estradinha de terra, final de semana passado.
Mesmo com esse problema, que não era tãããão grave, decidi ir de Jeep pra comprar o que faltava, sábado de manhã. Comprei um macaco que eu pudesse guardar na caixa de ferramentas e liquido de freio. Quando cheguei em casa, fiz a troca.
De tarde fui visitar uns parentes, andei uns 50km e o problema dos freios parece ter sido corrigido :concordo:
Quando cheguei em casa percebi que o feixe de mola traseiro direito, por alguma razão, arriou :parede:Já verifiquei, mas não parece ter nenhuma lâmina quebrada. Vou ver se dou um jeito nisso o quanto antes, fica feio demais pendendo pro lado.
Domingo andei mais um pouco e depois não fiz mais nada no Jeep, porque tive que fazer um trabalho pra universidade.
Também fiz a média: 5.5km/l, aproximadamente. Não acho ruim, mas acho que consigo melhorar, levando em conta que andei grande parte do percurso na cidade, arrancando e parando, além de estar com o problema no freio. Ah sim, também tem um vazamento chato no carburador que tenho que consertar, vai ajudar.
Era isso, agora o Jeep tá com 280km :concordo:
Henrique, feliz natal atrasado e um excelente ano novo pra vc. e pra sua família!
[]´s
HenriqueRS
03/01/2013, 09:18
Henrique, feliz natal atrasado e um excelente ano novo pra vc. e pra sua família!
[]´s
Vlw Tuna! Pra ti também, feliz natal e ano novo, e pra todos que aqui frequentam também :concordo:
Estive fora essa semana. A empresa onde trabalho resolveu emendar o feriado de natal e ano novo :dance: então fiquei no sítio.
Fiz poucas coisas mais no Jeep, na verdade só algumas correções, tipo o ajuste da tampa do tanque de gasolina, que agora ta mais justa, botei uma borracha na dobradiça da tampa traseira da carroceria, que tava batendo quando passava por buracos, e outras coisas assim.
Também venho com 2 notícias, uma boa e uma má. A boa é que sei porque o Jeep abaixou no lado do carona e a má é que não é porque a mola cansou.
Na véspera de natal, tavam os parentes por lá e fui dar uma volta de Jeep. Andando na estrada de chão, nem tava ligeiro, porque era subida, deu um barulhão. Parei o Jeep na hora e fui ver se não tinha perdido o cardã, foi a primeira coisa que pensei.
Percebi logo que o que tinha quebrado era, na verdade, a mola. Quebrou no olho, onde prende no chassi. Quando desmontei percebi o porquê: antes da reforma a suspensão usava buchas de bronze, que tinham tudo, menos graxa. Nos jumelos eu não lembro direito, mas sei que não tava muito melhor. Com o movimento, acabou comendo o olho da 1ª lâmina na parte de baixo, não percebi durante a montagem e foi onde quebrou algumas semanas atrás e deixou o Jeep pendendo pro lado, não se apoiando mais na 1ª lâmina, mas direto na 2ª. Aí, na véspera de natal, com o Jeep carregado, a 2ª lâmina não aguentou o tranco sozinha e acabou quebrando onde termina a 3ª lâmina.
Não consegui achar essas 2 lâminas usadas, com esse comprimento, em oficinas de Jeep, mas consegui achar novas num posto de mola. Remontei e tudo voltou ao normal (ou quase, continua um pouco inclinado pro lado do carona, mas é bem pouco mesmo, dentro da margem de erro, haha).
Com um pouco mais de 500km, troquei o óleo do motor pelo 20w50, agora a pressão de óleo tá melhor, parece estar resolvido.
Outra coisa, meu tio passou por lá e, por sugestão dele, adiantei o ponto além dos 5º. Eu já queria fazer isso há um tempo mas tinha a preocupação de detonação no motor, então fui adiando. Agora o Jeep tá andando bem melhor, sobe ladeiras com mais facilidade e até tá mais silencioso. Acho inclusive que vai dar uma diferença boa no consumo.
Era isso, agora o Jeep tá com 680km :mrgreen:
HenriqueRS
07/01/2013, 23:04
bom, voltei...
me esqueci de dizer no post anterior, mas semana passada queimou o relé do pisca. Achei estranho porque era novo, então, sábado de manhã, um pouco antes de sair com o Jeep, dei uma volta por ali e medi a tensão no sistema elétrico, deixando o motor subir o giro um pouco mais. Percebi logo que o regulador de tensão tava com problema, a tensão atingia fácil os 16v. Resolvi nem sair com o Jeep assim, me deu até pena da bateria nova, que teve que aguentar isso ai, que porcaria :parede:... mas, fui na autoelétrica e comprei um regulador novo, além de um relé pro pisca, troquei e tava tudo resolvido, agora não passa de 14v :concordo:
Como o tempo tava chuvoso, sábado de tarde eu aproveitei pra tentar corrigir o vazamento do carburador. Junto com ele, resolvi consertar um vazamento que surgiu na boia do tanque. O segundo parece que consegui tirar, já o primeiro consegui minimizar apenas.
Antes, vazava gasolina pela entrada (tubo que vem da bomba de gasolina) e pela haste que aciona a bomba injetora, agora vaza só pela haste que aciona a bomba injetora :mrgreen: Esse vazamento eu não tenho idéia como resolver. Essa haste entra pelo fundo da cuba e, lá dentro, aciona o diafragma da bomba. É só o Jeep balançar um pouco que sai gasolina por ali.
Se fosse uma haste cilindrica um oring iria vedar, mas o problema é que é uma haste retangular, então ainda não sei o que posso fazer, talvez bolar uma sanfona... sei lá.
Odômetro marcando 778km, logo termino a primeira fase do amaciamento :concordo:
BRAVOECONOVEMBER
24/01/2013, 09:22
bom, voltei...
me esqueci de dizer no post anterior, mas semana passada queimou o relé do pisca. Achei estranho porque era novo, então, sábado de manhã, um pouco antes de sair com o Jeep, dei uma volta por ali e medi a tensão no sistema elétrico, deixando o motor subir o giro um pouco mais. Percebi logo que o regulador de tensão tava com problema, a tensão atingia fácil os 16v. Resolvi nem sair com o Jeep assim, me deu até pena da bateria nova, que teve que aguentar isso ai, que porcaria :parede:... mas, fui na autoelétrica e comprei um regulador novo, além de um relé pro pisca, troquei e tava tudo resolvido, agora não passa de 14v :concordo:
Como o tempo tava chuvoso, sábado de tarde eu aproveitei pra tentar corrigir o vazamento do carburador. Junto com ele, resolvi consertar um vazamento que surgiu na boia do tanque. O segundo parece que consegui tirar, já o primeiro consegui minimizar apenas.
Antes, vazava gasolina pela entrada (tubo que vem da bomba de gasolina) e pela haste que aciona a bomba injetora, agora vaza só pela haste que aciona a bomba injetora :mrgreen: Esse vazamento eu não tenho idéia como resolver. Essa haste entra pelo fundo da cuba e, lá dentro, aciona o diafragma da bomba. É só o Jeep balançar um pouco que sai gasolina por ali.
Se fosse uma haste cilindrica um oring iria vedar, mas o problema é que é uma haste retangular, então ainda não sei o que posso fazer, talvez bolar uma sanfona... sei lá.
Odômetro marcando 778km, logo termino a primeira fase do amaciamento :concordo:
Complicado mesmo... mas... tens certeza de que tem que ter vedação, ainda mais sabendo que a haste é quadrada? Não pode ser o diafragma do injetor furado ou vazando e correndo pela haste? Devo ter teclado besteira, mas, sem conhecer o modelo do carburador, tentei me lembrar das minhas panes passadas e de como eram os diafragmas dos injetores.
HenriqueRS
24/01/2013, 19:32
Complicado mesmo... mas... tens certeza de que tem que ter vedação, ainda mais sabendo que a haste é quadrada? Não pode ser o diafragma do injetor furado ou vazando e correndo pela haste?
Pois é cara... acho que esse carburador é diferente dos outros (sei dizer que é bem diferente dos de fusca, haha, mas não posso generalizar para os outros).
Esse carburador tem uma característica interessante: se o diafragma do injetor furar, a gasolina não sai do carburador. Ela desce por uma câmara de vácuo que tem em baixo dela e vai direto pro coletor. O único sintoma que se percebe é mistura muito rica.
Esse diafragma do injetor fica montado no fundo da cuba do carburador, do lado de dentro, por isso que mesmo furado não sai gasolina do carburador.
Em compensasão, precisa da haste que entra dentro da cuba pra acionar o diafragma, nesse carburador ela é quadrada. Com o Jeep parado não vaza, porque o furo fica acima do nível da gasolina, mas quando anda e chacoalha...
Devo ter teclado besteira, mas, sem conhecer o modelo do carburador, tentei me lembrar das minhas panes passadas e de como eram os diafragmas dos injetores.
Capaz, toda ajuda e troca de idéias é sempre bem vinda :concordo:
Vlw
Gustavo Barros Barbosa
04/10/2013, 14:31
Boa tarde Henrique !
Gostaria de saber se vc poderia me ajudar.
Estou desmontando meu willys cj3b 1954 , para começar a reforma , mais sinceramente não estou sabendo por onde começar , até tenho noção mais claro que se vc puder me ajudar vai me ajudar muito quero deixar ele original porem vou colocar uns pneus maiores para dar a aparência mais robusta e freio a disco na dianteira , mais no mais deixarei tudo original , mais quero reformar tudo - chassi , lataria , motor , cambio , elétrica , estofado e por ai vai .... me ajuda ai me passando todos os passos que vc fez que quero seguir os mesmos passos .
Abraço e agradeço desde já .
Compramos um Willys CJ3b 1953 e agora vamos começar a reforma. Está bastante judiado, mas faltam poucas peças. A intenção é deixar original. Sem dúvida vai ficar muito legal
. Assim que aprender, vou postar algumas fotos.
HenriqueRS
08/10/2013, 21:55
Boa tarde Henrique !
Gostaria de saber se vc poderia me ajudar.
Estou desmontando meu willys cj3b 1954 , para começar a reforma , mais sinceramente não estou sabendo por onde começar , até tenho noção mais claro que se vc puder me ajudar vai me ajudar muito quero deixar ele original porem vou colocar uns pneus maiores para dar a aparência mais robusta e freio a disco na dianteira , mais no mais deixarei tudo original , mais quero reformar tudo - chassi , lataria , motor , cambio , elétrica , estofado e por ai vai .... me ajuda ai me passando todos os passos que vc fez que quero seguir os mesmos passos .
Abraço e agradeço desde já .
Boa noite, Gustavo, desculpe a demora, não checava o email há algum tempo,
eu fui meio extremo na reforma do meu Jeep. Quando comecei a reforma eu tava disposto a passar um bom tempo trabalhando nele, sem poder usá-lo para nada. Assim eu comecei desmontando tudo, depois fui fazendo por partes. Primeiro fiz o chassi, depois feixes de mola, eixo traseiro, eixo dianteiro, caixa, funilaria, motor e elétrica. Levou 2 anos, mas valeu a pena, porque aprendi muita coisa, e o Jeep virou de estimação ^^
Nesse tópico tem vários posts da reforma, formando um passo-a-passo, se ficar em dúvida em algum é só perguntar. Outra coisa que ajuda bastante são os videos do Tonella, no youtube, conhece? O cara explica como fazer a manutenção no carro bem no estilo "Faça Você Mesmo".
Boa sorte ai na reforma, qualquer coisa, prende o grito :concordo:
Boa noite amigos, comprei meu CJ3b a uns 2 meses estou com duvidas em qual capota fechada colocar...Sujestoes??445255
ROBERTO SCHOLLER
02/01/2014, 09:52
Parabéns Pelo Jeep Henrique!!!
esta maravilhoso! :palmas::palmas::palmas:
não vai para o barro?
hehe.
Andre Luis Ferreira
30/09/2014, 13:23
Olá Henrique, onde comprou a Gaxeta do mancal traseiro. Eu já coloquei duas de modelos diferentes e ainda tenho pingos, essa sua é bem diferente. Assenta bem no mancal.
André.
360415360416360417360418360420
Ricardo Dantas
04/12/2014, 21:44
Boa noite companheiros, estou reformando meu jeep cj3b 1954 100% original, gostaria da ajuda de vcs me mostrando como é preso o cabo do freio de mão na extremidade da lata do carro (motor) após o puxador e lá embaixo no suporte da caixa de marcha. se tiverem fotos eu agradeço de coração.
pitchodesigner
30/05/2015, 22:41
onde vc comprou o reparo da caixa de direção...
NEUTON RAFAEL
09/09/2015, 23:20
Notei que o Henrique manja muito dos paranauês! Deixo a pergunta em aberto aos demais, possuo um cj3a original, retifiquei motor, tudo certinho, porém, após a montagem me surge vazamento na gaxeta! Alguém me ajuda com alguma solução para o problema?
Alexandre Kemenes
22/03/2016, 11:43
Prezado amigo
adquiri a alguns anos um CJ3 1953 e estou reformando ele agora
quero saber sobre as peças do motor
no site da jipebras existe peças de motor importado e motor OHC
o meu motor acredito que seja um motor importado OHC, não é?
Assim fico na duvida das peças que solicito pra reformar o motor
veja no site que dúvida www.jipebras.com.br
anexo fotos do meu
tá interinho sendo desmontado hoje
abs e aguardo
Fabiano-SL
22/03/2016, 11:59
Esse motor é um HURRICANE 4 cil. original do cj3b e alguns cj5.
Lenzi 54
13/11/2016, 09:54
Bom Dia
Fabiano estou a procura da lanterna black out militar para meu cj 3b, enfim, em pesquisa no google me levou em suas postagens, vc por acaso tem essas lanternas.
Att.
Clóvis Lenzi
xibiu!!!
13/11/2016, 10:25
Bom Dia
Fabiano estou a procura da lanterna black out militar para meu cj 3b, enfim, em pesquisa no google me levou em suas postagens, vc por acaso tem essas lanternas.
Att.
Clóvis Lenzi
Olá colega Lenzi 54.
Informo abaixo o e-mail do colega Fabiano-SL.
jeepwillys@sinos.net
Abraço.:concordo:
Lenzi 54
14/11/2016, 21:49
:concordo:
Boa noite Henrique, vc poderia me explicar como dobrou os tubos de freio com tanto capricho
Rodrigo Baratti
10/07/2018, 15:00
Não sou o Henrique, mas.....
Dobrar os tubos é muito simples, faz na mão mesmo.
Vai medindo e dobrando, só presta atenção para não faltar nem sobrar ao final.
Eu sou cliente de uma loja de freios que flangea os tubos, então compro o tubo por metro, dobro e corto, depois eles finalizam com os terminais flangeados, tudo em aço!
[]'s
Boa noite Rodrigo muito obrigado, sou de Cajamar seu vizinho me passa o endereço da loja por favor
Paulo André BR
10/07/2018, 20:29
Boa noite Henrique, vc poderia me explicar como dobrou os tubos de freio com tanto capricho
Como o Rodrigo falou, pode fazer com a mão, mas tem que estar bem apoiado no dedão para não achatar e/ou vincar.
Porém pode usar um "curvador de tubos de cobre" que evitará achatar ou vincar...dê um Google!
As flanges de freio, devem ser duplas, coisa que um flangeador básico não faz.
Porém eu fiz do modo básico nos meus Jeeps e num Fusca e nunca deram problema.
Porém tem que prestar muita atenção no momento de flangear para abrir o "beiço"corretamente.
E testar tudo antes de sair por aí...
Busque por flangeador de tubos de cobre no mesmo Google de antes, rsrsr
Aqui no fórum tem uma dissertação sobre isso... Acho que no tópico do Jeep com esterçamento total, jeep Leopoldo... algo assim...
Boa sorte!
T+
Rodrigo Baratti
11/07/2018, 22:54
É isso mesmo, fica com o dedão doendo!kkkk Mas da certo.
Eu nunca dei sorte com o flangeador de cobre, tenho um e sempre da vazamento, o problema é o tubo abrir na emenda.
Em Jundiaí uso a Só Brek
[]’s
Steel Horse > Brave Heart
27/08/2020, 18:44
Boa noite Henrrique !!!
Um excelente trabalho!!!
E o horse face hoje já está com quantos anos ... Digo km?
Suas explicações e dedicação ajudam muitos que também lutam por ressuscitar a alma desses cavalos valentes ... Por isso peço seu auxilo : no mancal traseiro nas duas canaletas que se unem entre o bloco e o mancal formando um orifício cilíndrico , que vc passou acho que " silicone " estou deduzindo por ser de cor vermelha , ali devem ir duas borrachas cilíndricas , correto? Pois é.... o jogo de juntas que comprei que dizia-se completo não tinham as ditas borrachas , e não consigo encontrar em ligar nenhum , net auto peças ... Então na sua humilde opinião daria para preencher esses dois orifícios com o silicone para altas temperaturas "neutro" ? Outra questao a graxeta deu certo? Se sim poderia detalhar o procedimento que utilizou na colocação da graxeta... Pois uns dizem que é só bater no local com um rolamento , outros que tem que deixar de molho no oleo e amassar bem ... Enfim saoiitas reclamações de vazamento mesmo depois de retifica e tudo novo no lugar .... E desmontar o motor tudo de novo para trocar essa graxeta não é nada fácil , por este motivo conto com o seu auxílio vendo que já detêm bastante experiência e gosto pelo assunto.
Agradeço muitíssimo pelo seu auxílio!!!
CAPT GOTTLIEB
12/02/2021, 14:01
HenriqueRS teu cara de cavalo ficou maravilhoso.
Tens fotos mais recentes para postar?
Abraços,
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